FUNCIONALISMO PÚBLICO, CARGOS COMISSIONADOS E MÍDIA. Aluno: Guilherme Bernardes Sutter Orientadora: Maria Celina Soares D Araújo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNCIONALISMO PÚBLICO, CARGOS COMISSIONADOS E MÍDIA. Aluno: Guilherme Bernardes Sutter Orientadora: Maria Celina Soares D Araújo."

Transcrição

1 FUNCIONALISMO PÚBLICO, CARGOS COMISSIONADOS E MÍDIA Aluno: Guilherme Bernardes Sutter Orientadora: Maria Celina Soares D Araújo. Introdução O tema de nossa pesquisa, Funcionalismo Público sempre esteve e esta em evidencia na mídia brasileira, devido à importância na conjuntura politico/social que o funcionário publico, ocupa a sociedade brasileira. Muito se fala na mídia sobre o tema, e sempre que este e abordado se faz em tom de critica, principalmente quando se fala em Cargos de Confiança, que são cargos que são de livre nomeação, e são ocupados sem a necessidade de um concurso publico. Dentro desses chamados cargos de confiança, vemos subdivisões como, cargos comissionados, Direção e Assessoramento Superior (DAS) etc. Uma, entre as principais criticas feitas aos cargos de livre nomeação e que estes cargos são ocupados por pessoas com baixa qualificação técnica e educacional como podemos verificar em uma noticia pulicado pelo portal da BBC Brasil no dia 1 de abril de 2016, esta noticia é de autoria da jornalista Ruth Costas: E o preço que a população paga é uma queda de eficiência do setor público porque são colocadas na administração federal pessoas que desconhecem a máquina pública ou sem a qualificação necessária". Também verificamos em muitas noticias a critica feita ao numero de funcionários públicos, mas em especial ao número de Cargos de Confiança, e estas críticas são feitas também, quando comparam a maquina publica brasileira, com outros sistemas como dos EUA, e da Inglaterra e França. Uma critica como essa, podemos verificar em uma notícia do colunista Mauricio Lima da Veja, publicada no dia 05 de julho de 2015: Reguffe quis saber quantos cargos comissionados existem no governo federal. Resposta oficial: cargos a que o governo pode nomear ao seu bel prazer. (...) Para que o leitor possa

2 comparar na França este tipo de nomeação fora da carreira pública não passa de 4800 vagas e nos EUA, Neste segundo trecho de noticia, não podemos precisar a comparação feita pela colunista, pois não há um rigor metodológico cientifico. Mas pelos números apresentados podemos sugerir que a colunista se refere a um tipo especifico de cargo comissionado, os chamados DAS (Direção e Assessoramento Superior) que segundo o BEP (Boletim Estatístico de Pessoal) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em junho de 2015, ultima publicação do BEP antes da publicação da noticia eram de 22590, e já o número total de cargos de Confiança era de , esses números são como dito, números do mês de junho de 2015, verá a diante na tabela número 3 que o ano de 2015 vai fecha com queda do número de DAS para e o total de cargos de confiança para E estas críticas estão presentes, na maioria das noticias que encontramos sobre o tema, e em cima dessas criticas, que escrevemos o presente trabalho, com a intenção de fomentar o debate publico em torno do tema do Funcionalismo Publico, mas em especial dos chamados Cargos de Confiança. A baixa qualificação e o apadrinhamento politico nos Cargos de Confiança Queremos aqui, mostra ao leitor, algumas colocações da mídia quanto uma suposta baixa qualificação e do apadrinhamento politico nos cargos de confiança. Escolhemos aqui, exemplificar com noticias que falam em torno de 23 mil cargos de confiança, que acreditamos que essas notícias estejam falando dos cargos de confiança chamados DAS. Escolhemos falar a partir desse exemplo especifico, pois temos mais dados disponíveis sobre estes cargos específicos do que de outros, dados como formação acadêmica, trajetória politica etc. Normalmente, a mídia da como uma das justificativas para a baixa qualificação dos ocupantes de cargos de confiança, e o apadrinhamento politico. Podemos aqui citar como exemplo uma noticia publicada o site do instituto millenium, na noticia diz o seguinte: Isso é aproveitado para justificar a nomeação de pessoas sem qualificação alguma, usualmente cabos eleitorais, gente a quem se deve favores.

3 Se lermos essa notícia na integra vemos que a noticia fala dos DAS. Porém se falarmos desses cargos, segundo André Borges e Denílson Bandeira, não podemos afirmar que todos os cargos de DAS seguem este padrão, pois o recrutamento pode ser condicionado dependendo do ministério a que estamos nos referindo. No capitulo 2 do livro Cargos de Confiança no presidencialismo de coalizão brasileiro, organizado por Felix Garcia Lopez, André Borges e Denílson Bandeira vão dizer que em ministérios com uma consolidação maior como o ministério da ciência e tecnologia, o controle politico e a politização de cargos e menor que em ministérios como o da integração nacional. Tomando esta referencia para nós podemos dizer que a afirmação feita pelo instituto acima, e inconsistente, pois nem todos os cargos são ocupados por critérios meramente políticos. Porém temos que frisar também que são colocadas pessoas em cargos de confiança como perfil citado a cima, porém isso não e uma regra valida para todo o funcionalismo publico brasileiro como vimos no argumento dos autores citados. Ainda utilizando o capitulo citado podemos dialogar com a colocação feita pela BBC Brasil que citamos na introdução do nosso trabalho. Lá o autor diz que um dos frutos dessa politização é a falta de conhecimento de como funciona a maquina publica. Para podermos contribuir com a nossa reflexão trago uma tabela contida a página 84 da obra já citada. Na tabela acima mostra que, apenas 28,45% dos servidores que ocupavam função de DAS no ministério do planejamento ocupavam sem vinculo com o órgão, enquanto o ministério da ciência e da tecnologia esse número cai para 0,5%. Quando se fala em vinculo com o órgão, quer dizer que este funcionário já trabalhava naquele órgão antes

4 de ocupar o cargo de DAS. Então essas pessoas tem conhecimento de causa. O que refuta o argumento de esses funcionários não terem conhecimento da maquina publica. Nos dois trechos que usamos para construir nossa argumentação vemos um ponto em comum, nos dois casos e falado de uma falta de qualificação dos ocupantes de cargos de confiança, pois bem, o primeiro questionamento que nos fazemos e sobre o que e considerado como qualificação para eles. Pois tem haver com escolaridade, vemos que essa colocação a maioria dos casos não se aplica. Para podermos argumentar, trazemos uma tabela do BEP do ministério do planejamento publicado em fevereiro de 2016, sobre o perfil educacional dos ocupantes de cargo de confiança no governo federal a tabela se encontra a pagina 168 do documento. Tabela 2 Cargos Funções e Gratificações por Escolaridade.

5 Como podemos verificar, mais de 75% das pessoas que ocupam cargos de confiança no governo federal, tem pelo menos, o terceiro grau que corresponde ao ensino superior. Ou seja, são pessoas que frequentaram as universidades, e se consideramos este, como um indicador de qualificação essas pessoas são sim qualificadas.

6 Vale ressaltar que estamos falando de cargos de confiança do governo federal, pode ser que nós estados e munícipios possam existir realidades diferentes, porém esta analise não será feita neste trabalho. O número de Cargos Comissionados no Brasil. Na introdução de nosso trabalho, nos colocamos alguns números sobre o quantitativo de cargos comissionados e também dentro delas um cargo especifico chamado de DAS. Aqueles dados citados eram de junho de 2015 e o citamos para podermos balancear com o trecho da matéria citada. Pensando no número de cargos vemos uma matéria do jornal o globo publicado no dia 03/05/2016 que nos dá alguns dados interessantes. Além de aumento do total de servidores federais, ao longo dos anos 2000 e até o fim do 1º governo Dilma também houve aumento no número de cargos comissionados, aponta levantamento de Felix Garcia Lopez, também pesquisador do IPEA. Lopez mostra que, de 1999 a 2013, o número de comissionados foi de 16,6 mil para cerca de 23 mil, um aumento de 38%. Vemos nessa noticia, um crescimento no número de cargos comissionados, e como já vemos em outras notícias ele chama de comissionados, o montante de cargos específicos chamados de DAS. Aqui colocaremos os últimos dados sobre todos os cargos comissionados publicados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Boletim Estatístico de Pessoal publicado no mês de abril de Faremos a demonstração destes dados a partir de uma tabela apresentada no BEP, na página 168, onde poderemos ver a evolução desses cargos de confiança de 1997 até os dias atuais.

7 Tabela 3 - Quantitativo de ocupantes de Cargos e Funções de Confiança e Gratificações do Poder Executivo Federal, a partir de 1997

8 Como podemos ver o que a notícia do jornal o globo traz, e preciso quando quis que o número de cargos comissionados, cresceu nos últimos 19 anos, porém quando falamos em DAS nos últimos dois anos vemos que esse número caiu um pouco, é não seguiu o padrão dos anos anteriores. Essa matéria faz referencia ao livro de Felix Garcia Lopes como referencia como neste trabalho foi utilizado, porém a pesquisa realizada por Lopes, e seus companheiros termina em 2013, por isso ele não aborda nem o jornal esta diminuição que citamos.

9 Conclusão Uma colocação muito recorrente a mídia quando falamos de cargos comissionados, são a utilização deles é a sua necessidade, estes são temas que estão diretamente relacionados tanto com o apadrinhamento politico, quanto ao número de cargos existentes. Colocaremos aqui trecho de uma notícia publica no jornal gazeta do povo e outra no portal Brasil 247 e é de autoria de Marcelo Gruman: Há uma correlação entre cargos comissionados e nepotismo. Cortando-se os cargos elimina espaço para contratação de parentes e clientelismo. Gazeta do Povo. Confiança DELE, não necessariamente da sociedade, que lhes paga o salário. Brasil 237. Vemos aqui noticias com fundos muito parecidos, de critica aos cargos de comissão e nas duas matérias a solução dada e o fim desses cargos em substituição por cargos ocupados por concurso publico, e com estabilidade. Porém vemos também noticias que trazem a ideia de que esses cargos servem para oxigenar a maquina publica como podemos ver na noticia da BBC Brasil já citado na introdução. Em tese, os cargos de designação livre existem para oxigenar a burocracia estatal e fazer com que as políticas públicas possam ser moldadas pelo grupo político que recebeu nas urnas o voto de confiança dos eleitores. Vemos nessa noticia então, uma tentativa de justificar a existência desses cargos, a colocamos aqui para mostra que não existe um padrão de argumento, existem argumento que se repente, mas eles mudam conforme o jornal, o editor, o publico, pois o jornal ele tem a função de noticiar fatos e colaborar na opinião publica. E essas noticias tendem a serem construídas em um curto espaço de tempo, então os jornalistas não tem tempo hábil de verificar a informação em varias fontes. O nosso esforço neste trabalho foi o de trazer os principais argumentos encontrados na mídia e os dialogar uns com os outros e também com outros dados e artigos da ciência politica, esperamos ter atingido o nosso objetivo com sucesso, e possamos continuar a nossa pesquisa.

10 Referência Bibliográfica 1 - NUNES, Felipe Miguel Ramos de Abreu Os Directores-Gerais: O Recrutamento das Elites Administrativas no Portugal Democrático. Tese de Doutorado, Universidade de Lisboa. 2- LOPEZ, Felix Garcia (org.) Cargos de confiança no presidencialismo de coalizão brasileiro Brasília, Ipea. 3 ARAUJO, Maria Celina D Elites burocráticas, dirigentes públicos e política no Poder Executivo. In: Maria Celina D'Araujo. (Org.) Redemocratização e mudança social no Brasil. Rio de Janeiro: Edit. da FGV, p COSTAS, Ruth. Cargos indicados por partidos são 'caixapreta' no governo. BBC Brasil, São Paulo, 01 de abril de Disponível: 5- LIMA, Mauricio. Um exagero. Veja, 05 de julho de Disponível: 6- BRASIL supera EUA e Alemanha em número de cargos comissionados. Instituto Millenium, 01 de outubro de Disponível: 7- FUNCIONALISMO público no governo federal aumenta 28% em dez anos. O Globo, Rio de Janeiro, 31 de agosto de Disponível: em-dez-anos #ixzz4fc0moqgb 8- ELEVADO número de cargos em comissão facilita o nepotismo. Gazeta do Povo, 14 de setembro de Disponível: 9- GRUMAN, Marcelo. Cargos comissionados: ate quando? Brasil 247, 25 Agosto de Disponível: Ministérios do Planejamento Desenvolvimento e Gestão. Boletim Estatístico de Pessoal BEP. Brasília, junho de Ministérios do Planejamento Desenvolvimento e Gestão. Boletim Estatístico de Pessoal BEP. Brasília, fevereiro de Ministérios do Planejamento Desenvolvimento e Gestão. Boletim Estatístico de Pessoal BEP. Brasília, abril de 2016.

ESTRATÉGIAS DE SELEÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS A Experiência do Brasil

ESTRATÉGIAS DE SELEÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS A Experiência do Brasil ESTRATÉGIAS DE SELEÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS A Experiência do Brasil CIDESP I Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público Florianópolis, 04 de Setembro de 2017 Sociedade e Estado no Brasil CLIENTELISMO

Leia mais

Mérito x influência no funcionalismo público brasileiro

Mérito x influência no funcionalismo público brasileiro Mérito x influência no funcionalismo público brasileiro Regina Couto e Yuri Lopes Programa de Educação Tutorial Departamento de Economia Universidade de Brasília 07 de dezembro de 2012 1 Introdução Justificativa

Leia mais

SINCOR-SP 2017 JULHO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2017 JULHO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS JULHO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS Sumário Mensagem do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica... 10

Leia mais

SINCOR-SP 2016 SETEMBRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 SETEMBRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS SETEMBRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

SINCOR-SP 2016 AGOSTO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 AGOSTO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS AGOSTO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

APRIMORAMENTOS PARA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA E ADOÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO AUTOR: SILVIO BROXADO

APRIMORAMENTOS PARA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA E ADOÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO AUTOR: SILVIO BROXADO APRIMORAMENTOS PARA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA E ADOÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO AUTOR: SILVIO BROXADO 16 ANOS DA LEI 101/2000 CONTROLE FISCAL PARA CONTER DEFICITS

Leia mais

SINCOR-SP 2016 JULHO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 JULHO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS JULHO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

Sondagem Indústria da Construção do RN Ano 9, Número 8, agosto de 2018

Sondagem Indústria da Construção do RN Ano 9, Número 8, agosto de 2018 RESUMO E COMENTÁRIOS Atividade da construção potiguar cai menos em agosto A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de agosto, a atividade do setor registrou nova queda

Leia mais

DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010.

DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010. DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito da administração pública federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Ano 3 Número 2 ISSN 2317-7330 novembro de 2013 www.cni.org.br FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA da construção Falta de trabalhador qualificado dificulta

Leia mais

ENDP Painel: Metodologias de Planejamento em Gestão de Pessoas. Porto Alegre, 03 de setembro de 2015

ENDP Painel: Metodologias de Planejamento em Gestão de Pessoas. Porto Alegre, 03 de setembro de 2015 ENDP - 2015 Painel: Metodologias de Planejamento em Gestão de Pessoas Porto Alegre, 03 de setembro de 2015 Prof. Dr. Diogo Joel Demarco diogo.demarco@ufrgs.br Abordagem da minha fala Problematizadora em

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO EVOLUÇÃO RECENTE DOS RENDIMENTOS DOS TRABALHADORES DO AGRONEGÓCIO EDIÇÃO ESPECIAL Notas Metodológicas do MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO O Acompanhamento

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

Registra que, na hipótese apresentada, não há relação entre uma nomeação e outra, tanto que estariam separadas por mais de 5 (cinco) anos.

Registra que, na hipótese apresentada, não há relação entre uma nomeação e outra, tanto que estariam separadas por mais de 5 (cinco) anos. CONSULTA 0007482-72.2013.2.00.0000 Requerente: Daniel Felipe Mendonça Ewerton Requerido: Conselho Nacional de Justica CONSULTA. NEPOTISMO. RESOLUÇÃO CNJ N. 7, DE 2005. OCUPANTE DE CARGO COMISSIONADO. NOMEAÇÃO

Leia mais

NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA

NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA A 137ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta segunda-feira (20), aborda as eleições de 2018. O levantamento

Leia mais

Região sob o nº 3122/16 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP desde De

Região sob o nº 3122/16 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP desde De Curitiba, 05 de maio de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de São Bernardo do Campo, com o objetivo de consulta à população sobre avaliação

Leia mais

Capacidade estatal, concursos e carreiras burocráticas

Capacidade estatal, concursos e carreiras burocráticas Capacidade estatal, concursos e carreiras burocráticas Sérgio Praça burocraufabc.wordpress.com (sergiopraca0@gmail.com) Temas da aula 1) Delegação políticos burocratas 2) Componentes da capacidade estatal

Leia mais

Marcelo Neri: desenvolvimento inclusivo no Brasil

Marcelo Neri: desenvolvimento inclusivo no Brasil 11 Marcelo Neri: desenvolvimento inclusivo no Brasil RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar os principais temas abordados pelo palestrante Marcelo Neri no UniBrasil Futuro, com o tema Desenvolvimento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Decreto nº 7.203/2010 Prof.ª Tatiana Marcello Decreto nº 7.203/2010 Edital Decreto nº 7.203/2010

Leia mais

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016 Maio/2017 2ª edição Maio/2017 2ª edição 1 - Introdução O Boletim Economia em Foco, em sua segunda edição, traça um panorama da economia brasileira e fluminense por meio da análise de indicadores econômicos

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

Funcionário de Brasília ganha 247% a mais que o da iniciativa privada

Funcionário de Brasília ganha 247% a mais que o da iniciativa privada Funcionário de Brasília ganha 247% a mais que o da iniciativa privada 39,7% dos trabalhadores do Distrito Federal são funcionários públicos Em São Paulo, só 13,3% dos empregados trabalham para o governo

Leia mais

Coordenação de Recursos Humanos

Coordenação de Recursos Humanos Coordenação de Recursos Humanos Em janeiro/97: Coordenação de Recursos Humanos Divisão de Gestão de Pessoal Serviços de Assistência e Benefícios Serviço de Treinamento e Desenvolvimento Estrutura da C

Leia mais

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião Ana Luiza M. Garcia Organização do Encontro O TRABALHO COM SD A SD DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO JOGOS (VIRTUAIS e QP BRASIL ) Questões-chave O que

Leia mais

HOMENS E MULHERES TÊM VISÕES DIFERENTES DO PROCESSO ELEITORAL

HOMENS E MULHERES TÊM VISÕES DIFERENTES DO PROCESSO ELEITORAL HOMENS E MULHERES TÊM VISÕES DIFERENTES DO PROCESSO ELEITORAL Análise realizada a partir de reprocessamento inédito da pesquisa Datafolha de julho de 2010. A produção de tabulações especiais foi realizada

Leia mais

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor Otimismo e autoconfiança são marcas do jovem empreendedor no Brasil. Percepção da crise é menor quando empresários olham para o próprio negócio A pesquisa

Leia mais

GTR de Carreira do Sisejufe

GTR de Carreira do Sisejufe GTR de Carreira do Sisejufe Consolidação das propostas aprovadas nas reuniões dos dias 20/10/2016 (19h30 21h30) e 10/11/2016 (20h 22h30), que serão encaminhas ao GTN de Carreira da Fenajufe. Sumário 1Temas

Leia mais

Quem tem medo do IDEB?

Quem tem medo do IDEB? Quem tem medo do IDEB? João Batista Araujo e Oliveira Presidente do A divulgação dos resultados da Prova Brasil de 2014 foi marcada por uma politização nunca vista em torno desse exame. O objetivo deste

Leia mais

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Número 7, Outubro/2014 www.ratingdeseguros.com.br 1 Objetivo: O objetivo desta é ser uma avaliação mensal desse segmento e seus setores relacionados (resseguro,

Leia mais

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO RAPPORT

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO RAPPORT RAPPORT Criar uma relação ou trazer de volta. É um processo em que se busca aperfeiçoar o relacionamento com o cliente por meio da otimização na comunicação, valendo-se de ferramentas não materiais, mas

Leia mais

Força de Trabalho na Administração Pública Federal

Força de Trabalho na Administração Pública Federal Força de Trabalho na Administração Pública Federal QUANTITATIVO DE SERVIDORES O Brasil contava, em junho de 2008, com 1.001.416 servidores civis e militares da União. Este é o quantitativo de servidores

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

71,1% DOS MORADORES DA GRANDE VITÓRIA NUNCA TENTARAM CONCURSO PÚBLICO

71,1% DOS MORADORES DA GRANDE VITÓRIA NUNCA TENTARAM CONCURSO PÚBLICO 71,1% DOS MORADORES DA GRANDE VITÓRIA NUNCA TENTARAM CONCURSO PÚBLICO Inayara Soares Passar em um concurso publico é o sonho de grande parte dos brasileiros. O sonho de possuir um emprego estável movimenta

Leia mais

Não, o Estado brasileiro NÃO é grande

Não, o Estado brasileiro NÃO é grande Não, o Estado brasileiro NÃO é grande André Levy Brasil Debate, 1.4.2015 O Estado brasileiro emprega pouco mais que 10% do mercado de trabalho; na Noruega e na Dinamarca, pelo menos 1 de cada 3 trabalhadores

Leia mais

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa Período De 22 a 24 de setembro de 2018. Abrangência Universo Amostra Nacional Eleitores com 1 anos ou mais 2000 entrevistas em 12 municípios Margem de erro 2 pontos percentuais e grau de confiança de 9%

Leia mais

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA O COMÉRCIO VAREJISTA NO FIM DE ANO

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA O COMÉRCIO VAREJISTA NO FIM DE ANO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA O COMÉRCIO VAREJISTA NO FIM DE ANO Outubro 2016 INTRODUÇÃO Menos de três em cada dez empresários do comércio varejista vão investir no estabelecimento para o

Leia mais

Infraestrutura estagnada: o nó da economia brasileira

Infraestrutura estagnada: o nó da economia brasileira Boletim Econômico Edição nº 51 dezembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Infraestrutura estagnada: o nó da economia brasileira 1 Situação atual da infraestrutura no

Leia mais

SINCOR-SP 2017 MAIO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2017 MAIO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS MAIO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 7 1. Carta de Conjuntura... 8 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 9 3. Análise macroeconômica... 12

Leia mais

JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO

JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO Leonardo Migues de Léon, Centro Universitário Internacional Uninter leomiguesleon@gmail.com

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

A extinção da Fundação de Economia e Estatística do RS Mais um passo no desmonte das estruturas públicas de pesquisa Tarson Núñez

A extinção da Fundação de Economia e Estatística do RS Mais um passo no desmonte das estruturas públicas de pesquisa Tarson Núñez A extinção da Fundação de Economia e Estatística do RS Mais um passo no desmonte das estruturas públicas de pesquisa Tarson Núñez Breve Histórico Fundada em 1974, sucedendo o Departamento de Economia e

Leia mais

Panorama do Mercado de Trabalho. Centro de Políticas Públicas do Insper

Panorama do Mercado de Trabalho. Centro de Políticas Públicas do Insper Panorama do Mercado de Trabalho Centro de Políticas Públicas do Insper Março de 2017 Apresentação Com o objetivo de ampliar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho e difundir informações

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Setembro/2018. Pesquisa CNI-Ibope SUPLEMENTO ESPECIAL SOBRE INTENÇÃO DE VOTO NESTA EDIÇÃO:

AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Setembro/2018. Pesquisa CNI-Ibope SUPLEMENTO ESPECIAL SOBRE INTENÇÃO DE VOTO NESTA EDIÇÃO: Indicadores CNI ISSN 2317-7012 Ano 8 Número 3 Setembro NESTA EDIÇÃO: SUPLEMENTO ESPECIAL SOBRE INTENÇÃO DE VOTO Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Setembro/ Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Leia mais

AJUSTES PROPOSTOS PELO GOVERNO FEDERAL SOBRE SERVIDORES

AJUSTES PROPOSTOS PELO GOVERNO FEDERAL SOBRE SERVIDORES AJUSTES PROPOSTOS PELO GOVERNO FEDERAL SOBRE SERVIDORES Apresentadas no dia 15 de agosto, as propostas do governo federal para reestruturação das carreiras, planos e cargos da Administração Pública Federal

Leia mais

EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA

EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA 2006 RELATÓRIO NACIONAL Standard Eurobarometer 65 / Spring 2006 TNS Opinion & Social SUMÁRIO EXECUTIVO

Leia mais

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de Ofício P.358/2014 Santos, 21 de outubro de 2.014. Exmo. Sr. AUGUSTO NARDES MD Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União TCU SAFS Qd 4 Lote 1 Ed. Sede Sala 151/159 BRASÍLIA/DF CEP: 70.042-900 Fones:

Leia mais

COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL?

COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL? COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL? Análise das respostas dos professores, diretores e alunos aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 OS DESAFIOS LIGADOS À GESTÃO

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL. Expectativas positivas ainda não se refletem na situação corrente

SONDAGEM INDUSTRIAL. Expectativas positivas ainda não se refletem na situação corrente Indicadores CNI 20 ANOS SONDAGEM INDUSTRIAL Expectativas positivas ainda não se refletem na situação corrente Os resultados de junho apontam retração da atividade industrial, movimento usual para esse

Leia mais

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008.

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região. O PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 1ª REGIÃO

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TRIBUNA. Abertura do ano lectivo 2008/2009

INTERVENÇÃO DE TRIBUNA. Abertura do ano lectivo 2008/2009 INTERVENÇÃO DE TRIBUNA Abertura do ano lectivo 2008/2009 Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da R.A.A, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo, Senhora e Senhores Membros do

Leia mais

CORRELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO DISCENTE E A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR

CORRELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO DISCENTE E A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR CORRELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO DISCENTE E A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE ATUAÇÃO DO Tirza Ben Hur de Almeida de Souza Prefeitura Municipal de Curitiba tirza.souza@gmail.com 1 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA O objetivo

Leia mais

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 2

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 2 Sondagem ICS / ISCTE Março 2019 Parte 2 ÍNDICE 1. Ficha técnica... 2 2. Avaliação da qualidade dos serviços públicos... 3 2.1 Panorama geral... 3 2.2 A saúde (hospitais públicos e centros de saúde)...

Leia mais

Pesquisa CNI-Ibope - Suplemento Especial INTENÇÃO DE VOTO

Pesquisa CNI-Ibope - Suplemento Especial INTENÇÃO DE VOTO Indicadores CNI ISSN -0 Suplemento Especial Setembro 0 Pesquisa CNI-Ibope - Suplemento Especial INTENÇÃO DE VOTO lidera intenção de voto, seguido de Na pergunta estimulada, em que o entrevistador apresenta

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS MINAS GERAIS AGOSTO DE 2018 JOB0014-1

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS MINAS GERAIS AGOSTO DE 2018 JOB0014-1 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS AGOSTO DE 2018 JOB0014-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo geral levantar um conjunto de

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Atividade industrial potiguar volta a crescer em maio RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, em maio, o nível de produção

Leia mais

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO Ministério Público apontava situações de Nepotismo com base na Resolução 07/2005 do CNJ (restrita ao Poder Judiciário). Em verdade é a própria CF, ao elencar os princípios

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO DEBATE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO DEBATE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO DEBATE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

SINCOR-SP 2017 NOVEMBRO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2017 NOVEMBRO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS NOVEMBRO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS Sumário SINCOR-SP 2017 Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO ESTADO BRASILEIRO A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

Leia mais

GAZETA DO POVO Vida e Cidadania

GAZETA DO POVO Vida e Cidadania GAZETA DO POVO Vida e Cidadania EDUCAÇÃO Como melhorar o ensino Receita para tornar o aprendizado em sala de aula mais eficiente inclui professor interessado e turmas menores e mais homogêneas Publicado

Leia mais

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DA COBERTURA DEDICADA PELA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA À AGENDA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INCLUI SEÇÃO ESPECIAL COM DADOS RELACIONADOS

Leia mais

Panorama do Mercado de Trabalho Brasileiro

Panorama do Mercado de Trabalho Brasileiro Brasileiro Centro de Políticas Públicas do Insper Março de 2014 Panorama Educacional Apresentação Com o objetivo de ampliar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho e difundir informações

Leia mais

PLANO REAL E INDICADORES ECONÔMICOS

PLANO REAL E INDICADORES ECONÔMICOS PLANO REAL E INDICADORES ECONÔMICOS RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo comparar o desempenho da economia brasileira durante o mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso com o mandato do

Leia mais

PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY)

PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY) PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY) É um índice de ajuste dos salários e da renda per capita. O PPC leva em consideração o poder de compra de um determinado salário frente ao custo de vida do país que

Leia mais

DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA. TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO Aula 3

DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA. TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO Aula 3 DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO Aula 3 O que é Incentivo à Qualificação? É o percentual concedido aos servidores que possuem curso de educação formal superior ao exigido

Leia mais

OS DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS

OS DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Anais do VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF Estudos de Linguagem OS DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Milene Maciel

Leia mais

SINCOR-SP 2017 MARÇO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2017 MARÇO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS MARÇO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário SINCOR-SP 2017 Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

Em 2016, trabalhadores lutarão por emprego, renda e em defesa da Previdência pública

Em 2016, trabalhadores lutarão por emprego, renda e em defesa da Previdência pública Boletim Econômico Edição nº 7 janeiro de 1 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Em 1, trabalhadores lutarão por emprego, renda e em defesa da Previdência pública 1 I - Balanço econômico

Leia mais

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Tania Moreira Braga UCAM/Campos Introdução Os indicadores

Leia mais

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Número 6, Setembro/2014 www.ratingdeseguros.com.br 1 Objetivo: O objetivo desta é ser uma avaliação mensal desse segmento e seus setores relacionados (resseguro,

Leia mais

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Número 5, Agosto/2014 www.ratingdeseguros.com.br 1 Objetivo: O objetivo desta é ser uma avaliação mensal desse segmento e seus setores relacionados (resseguro, capitalização,

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 9, setembro de 2018

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 9, setembro de 2018 Produção industrial potiguar volta a cair em setembro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de setembro, a produção industrial

Leia mais

Sondagem Indústria da Construção do RN Ano 9, Número 10, outubro de 2018

Sondagem Indústria da Construção do RN Ano 9, Número 10, outubro de 2018 Atividade da construção potiguar suaviza queda em outubro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta moderação, no mês de outubro, em quase todos os aspectos

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO ISSN 2177-9139 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO Paola Reyer Marques paolareyer@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS RIO GRANDE DO SUL OUTUBRO DE 2018 JOB0809-8

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS RIO GRANDE DO SUL OUTUBRO DE 2018 JOB0809-8 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2018 JOB0809-8 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo geral levantar um conjunto

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL. Atividade industrial mostra fôlego

SONDAGEM INDUSTRIAL. Atividade industrial mostra fôlego Indicadores CNI SONDAGEM INDUSTRIAL Atividade industrial mostra fôlego Apesar das dificuldades enfrentadas pela indústria, os dados de atividade são positivos em março. Ainda que seja comum que se registre

Leia mais

IAP. Faço saber que a Câmara Municipal de DAMIÃO aprovará e eu sancionarei o Projeto de Lei no

IAP. Faço saber que a Câmara Municipal de DAMIÃO aprovará e eu sancionarei o Projeto de Lei no IAP PREFEITURA MUNICIPAL DE DAMIÂO Rua Juviniaxo Comes de Lrn. S/N, Centro Fone: 83 3635-I062/10 O Fax: 83 3635-1013 Lei GP N 129/ 2010 DE 07 DE JUNHO DE 2010 PLANO DE CARREIRA, CARGOS E REMUNERAÇÃO PARA

Leia mais

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Número 4, Julho/2014 www.ratingdeseguros.com.br 1 Objetivo: O objetivo desta é ser uma avaliação mensal desse segmento e seus setores relacionados (resseguro, capitalização,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PERNAMBUCO SETEMBRO DE 2018 JOB0015-2

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PERNAMBUCO SETEMBRO DE 2018 JOB0015-2 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2018 JOB0015-2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo geral levantar um conjunto

Leia mais

Pesquisa de Intenção de Voto Eleição 2018 Presidente

Pesquisa de Intenção de Voto Eleição 2018 Presidente Pesquisa de Intenção de Voto Eleição 2018 Presidente Rodada FS7 Campo: 13 e 14 de Outubro Divulgação: 15 de Outubro Registro no TSE: BR-07950/2018 Conteúdo da Apresentação 1. Metodologia 2. Cenário Espontâneo

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL. Indústria segue em recuperação. Utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual Índice de difusão (0 a 100 pontos)

SONDAGEM INDUSTRIAL. Indústria segue em recuperação. Utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual Índice de difusão (0 a 100 pontos) Indicadores CNI 20 ANOS SONDAGEM INDUSTRIAL Indústria segue em recuperação A de setembro mostra a manutenção dos bons resultados apresentados em julho e agosto. A exemplo do mês anterior, o número de empregados

Leia mais

IUS RESUMOS. Agentes Públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Agentes Públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves Públicos Parte I Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. AGENTES PÚBLICOS PARTE 1... 3 1. Conceito... 3 2. Espécies de agentes públicos... 4 2.1 políticos... 4 2.2 Particulares em colaboração com

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RESPOSTA À NOTA DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Após ter recebido da Secretária de Orçamento Federal, em 12/5, a Nota do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), por intermédio

Leia mais

Jornal Oficial do Centro Acadêmico da Universidade Vale do Acaraú.

Jornal Oficial do Centro Acadêmico da Universidade Vale do Acaraú. Jornal Oficial do Centro Acadêmico da Universidade Vale do Acaraú. Uvinha outubro/novembro de 2012. Editorial: Uvinha Olá, estimados leitores. Essa edição do jornal Uvinha está muito interessante, pois

Leia mais

Panorama Mercado de Trabalho

Panorama Mercado de Trabalho Centro de Políticas Públicas do Insper Setembro de 2014 Apresentação Com o objetivo de ampliar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho e difundir informações para subsidiar o mesmo,

Leia mais

SINCOR-SP 2016 DEZEMBRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 DEZEMBRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS DEZEMBRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 Entrevistas: 1204 Margem de erro: 3 Intervalo de Confiança: 95% Período de Realização: 30 de Julho a 3 de Agosto

Leia mais

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros

Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Carta de Conjuntura do Setor de Seguros Número 8, Novembro/2014 www.ratingdeseguros.com.br 1 Objetivo: O objetivo desta é ser uma avaliação mensal desse segmento e seus setores relacionados (resseguro,

Leia mais

FILIPE DE SOUZA BENTO. Análise de Gráficos e de Tabelas

FILIPE DE SOUZA BENTO. Análise de Gráficos e de Tabelas FILIPE DE SOUZA BENTO Análise de Gráficos e de Tabelas Trabalho apresentado ao Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Orientador: Andréa Silva de Lima (Tutora) Grupo: 1 Série:

Leia mais

SINCOR-SP 2017 FEVEREIRO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2017 FEVEREIRO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2017 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

É possível levar um sapo ao lago?

É possível levar um sapo ao lago? É possível levar um sapo ao lago? Resumo da atividade Nesta atividade o professor proporá aos alunos um jogo de tabuleiro, sem contar para os alunos que o objetivo do jogo é impossível de se alcançar.

Leia mais

BALANÇO DAS GREVES EM

BALANÇO DAS GREVES EM 1 NOTA Á IMPRENSA São Paulo, 29 de novembro de 2012. BALANÇO DAS GREVES EM 2010-2011 Em 2011, o DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos registrou a ocorrência de 554

Leia mais

Reforma Eleitoral. Raquel Rocha Gomes

Reforma Eleitoral. Raquel Rocha Gomes Reforma Eleitoral Raquel Rocha Gomes Aproximando-se as eleições de 2010, o governo discute mudanças na legislação eleitoral, que, se forem devidamente aprovadas, valerão para o próximo pleito. Com base

Leia mais

Gráfico 1 Indicador de Incerteza da Economia Brasil (IIE-Br)

Gráfico 1 Indicador de Incerteza da Economia Brasil (IIE-Br) Janeiro de 2017 Novembro de 2016 O Indicador de Incerteza da Economia () da Fundação Getulio Vargas caiu 9,1 pontos e atingiu 127,3 pontos em janeiro após dois meses de altas consecutivas retornando ao

Leia mais

A Imagem da Escola nos Media Relatório referente aos meses de Abril a Junho de 2009

A Imagem da Escola nos Media Relatório referente aos meses de Abril a Junho de 2009 A Imagem da Escola nos Media Relatório referente aos meses de Abril a Junho de 2009 (Análise realizada pela Bolseira de Iniciação à investigação do OBVIE Carla Nunes) O problema que dá sentido a este trabalho

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

[O governo federal] Investe três vezes mais por aluno [no ensino superior] do que no ensino básico fundamental

[O governo federal] Investe três vezes mais por aluno [no ensino superior] do que no ensino básico fundamental [O governo federal] Investe três vezes mais por aluno [no ensino superior] do que no ensino básico fundamental Segundo o Inep, o governo federal investiu 1,8 vezes mais por aluno no ensino superior do

Leia mais

A mídia brasileira e as regras de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei

A mídia brasileira e as regras de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei ANÁLISE CRÍTICA PARTE III A mídia brasileira e as regras de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2013 PARTE III O discurso da técnica jornalística PRESSUPOSTOS

Leia mais

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega Atualidades Projeto de Reforma Política A Comissão Especial da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15/08/2017) a votação das emendas da parte da reforma política que necessita de alterações

Leia mais