ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000
|
|
|
- Irene Deluca Sousa
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA
3 Orgulho Machadiano Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas Memórias Póstumas que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social. É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa rompe essa harmonia; haja vista que, embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados igualmente, muitos cidadãos se utilizam da inferioridade religiosa para externar ofensas e excluir socialmente pessoas de religiões diferentes. Segundo pesquisas, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discriminação, destacando-se o preconceito religioso como o principal impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que a preparação do preconceito religioso se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, a continuação do pensamento da inferioridade religiosa, transmitido de geração a geração, funciona como base forte dessa forma de preconceito, perpetuando o problema no Brasil. Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Governo Federal construir delegacias especializadas em crimes de ódio contra religião, a fim de atenuar a prática do preconceito na sociedade, além de aumentar a pena para quem o praticar. Ainda cabe à escola criar palestras sobre as religiões e suas histórias, visando a informar crianças e jovens sobre as diferenças religiosas no país, diminuindo, assim, o preconceito religioso. Ademais, a sociedade deve se mobilizar em redes sociais, com o intuito de conscientizar a população sobre os males da intolerância religiosa. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
4 Orgulho Machadiano Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas Memórias Póstumas que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.
5 É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa rompe essa harmonia; haja vista que, embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados igualmente, muitos cidadãos se utilizam da inferioridade religiosa para externar ofensas e excluir socialmente pessoas de religiões diferentes.
6 Segundo pesquisas, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discriminação, destacando-se o preconceito religioso como o principal impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que a preparação do preconceito religioso se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, a continuação do pensamento da inferioridade religiosa, transmitido de geração a geração, funciona como base forte dessa forma de preconceito, perpetuando o problema no Brasil.
7 Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Governo Federal construir delegacias especializadas em crimes de ódio contra religião, a fim de atenuar a prática do preconceito na sociedade, além de aumentar a pena para quem o praticar. Ainda cabe à escola criar palestras sobre as religiões e suas histórias, visando a informar crianças e jovens sobre as diferenças religiosas no país, diminuindo, assim, o preconceito religioso. Ademais, a sociedade deve se mobilizar em redes sociais, com o intuito de conscientizar a população sobre os males da intolerância religiosa. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
8 Podemos perceber que trata-se de uma dissertação-argumentativa com a estrutura composicional adequada e clássica: divisão em quatro parágrafos, sendo o primeiro o parágrafo introdutório, o segundo e o terceiro os de desenvolvimento e o quarto e último o da conclusão. Além disso, é um texto escrito da maneira correta em relação ao estilo: linguagem impessoal, objetiva e formal, seguindo a norma culta da Língua Portuguesa escrita e que atende ao tema da proposta de redação da primeira edição do ENEM 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.
9 Já na primeira oração do texto, a candidata relaciona a intolerância e o preconceito religioso com a frase final do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, de Machado de Assis: não tive filhos; não deixei para ninguém o legado da nossa miséria. Como avaliadora, não penso que a autora estabeleceu tal relação com consistência; não acredito que esta passagem literária seja a melhor opção para dialogar com o tema da proposta, mas, mesmo assim, avaliadora não deve gostar do texto e sim corrigi-lo dentro da grande de correção e, pensando neste ponto, a candidata pontuou na segunda competência, quando relaciona o tema com outras disicplinas, assim como fez ao citar Aristóteles e Durkein, este por sua vez, muito melhor inserido do que Machado de Assis.
10 No terceiro parágrafo, a candidata refere-se, por meio do discurso indireto, à coletânea de textos motivadores, quando escreve que, segundo pesquisas, as religiões afro-brasileiras são as principais vítimas de preconceito, mas não cita nenhum exemplo. No mesmo trecho, Larissa explica que grande parte deste problema advém da criação de crianças por famílias preconceituosas.
11 Na conclusão, a autora cita três propostas de intervenção social, cada uma dirigida a uma instância da sociedade. Ao Governo Federal, caberia a criação de delegacias especializadas em crimes de ódio, especialmente no que concerne a intolerância religiosa; às escolas ficaria a realização de palestras e a sociedade deve se mobilizar contra este tipo de discriminação, principalmente nas redes sociais.
12 Análise realizada por: CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação
13
14 Equilíbrio Aristotélico Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, o pensamento machista consolidou-se e permaneceu forte. A mulher era vista, de maneira mais intensa na transição entre a Idade Moderna e a Contemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao voto conquistado apenas na década de 1930, com a chegada da Era Vargas. Com isso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludente que persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social. Orgulho Machadiano Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas Memórias Póstumas que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.
15 É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a agressão contra a mulher rompe essa harmonia, haja vista que, embora a Lei Maria da Penha tenha sido um grande progresso em relação à proteção feminina, há brechas que permitem a ocorrência dos crimes, como as muitas vítimas que deixam de efetivar a denúncia por serem intimidadas. Desse modo, evidencia-se a importância do reforço da prática da regulamentação como forma de combate à problemática. É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa rompe essa harmonia; haja vista que, embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados igualmente, muitos cidadãos se utilizam da inferioridade religiosa para externar ofensas e excluir socialmente pessoas de religiões diferentes.
16 Outrossim, destaca-se o machismo como impulsionador da violência contra a mulher. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito de gênero pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusão feminina, transmitido de geração a geração, funciona como forte base dessa forma de agressão, agravando o problema no Brasil.
17 Segundo pesquisas, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discriminação, destaca-se o machismo como impulsionador da violência contra a mulher. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito de gênero pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusão feminina, transmitido de geração a geração, funciona como forte base dessa forma de agressão, agravando o problema no Brasil.
18 O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. O plágio é considerado um crime no Brasil e está previsto na lei (Lei de direitos autorais). Apesar disto, esta legislação destina-se somente para o amparo legal de obras comerciais, permitindo que pequenas partes de textos sejam copiadas sem enquadrar-se na modalidade de plágio, prática esta que poderia ser considerada plágio em se tratando de obras acadêmicas.
TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra
TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas
COMO FAZER CITAÇÕES PROFª KARINA ALEM
COMO FAZER CITAÇÕES PROFª KARINA ALEM EM QUE PARTE DO TEXTO DEVEM APARECER? INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO CITAÇÃO DIRETA APARECE EXATAMENTE DO MODO COMO FOI DITO PELA PESSOA. PORTANTO, DEVEMOS USAR
Helário Azevedo de Silva Neto, 17 anos
Helário Azevedo de Silva Neto, 17 anos O Período Colonial do Brasil, ao longo dos séculos XVI e XIX, foi marcado pela tentativa de converter os índios ao catolicismo, em função do pensamento português
MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa
MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Redação AULA: A Dissertação Argumentativa Dissertar Falar sobre; discorrer sobre 1) Modelo dissertativo 1) Expositivo: Panorama imparcial de ideias, informações neutras, exposições.
ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO Prof. Sara Oliveira Semana 23 a 26 de Maio de 2017 INTRODUÇÃO Tema: A Persistência da Violência Contra a Mulher no Brasil (ENEM 2015) REDAÇÃO ENEM (NOTA MÁXIMA) 1)
Profª Mª Fernanda Trombini Cassim
Profª Mª Fernanda Trombini Cassim TESE INICIAL ARGUMENTOS PARA DEFESA DA TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO TEXTO I TEXTOS MOTIVADORES Em consonância com a Constituição da República Federativa
Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli
Tema: Preconceito na sociedade contemporânea Temas de redação / Atualidades Texto I A sociedade atual não tem tolerância com as causas diferentes do comum Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado
Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem
Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem Texto I Historicamente, as mulheres são vistas como seres inferiores e, por isso sofrem discriminação e outras formas de violência as quais podem levá-las
Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio
Redação Enem 2016 - Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Texto selecionado da Turma 231 Aluna: Giorgia Gimenez Durante uma transmissão ao vivo de um canal televisivo
ENSINO RELIGIOSO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO
ENSINO RELIGIOSO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURMA: ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR: FLÁVIA GINO RODRIGUES ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos
Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de
Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada
Professora: Susana Rolim S. Silva
Professora: Susana Rolim S. Silva Sociólogo, filósofo e antropólogo francês. Conferiu a Sociologia o reconhecimento acadêmico. Considerado por muitos o pai da Sociologia. Sua grande preocupação: estabelecer
1º ano LINGUAGEM E INTERAÇÃO
A escrita com instrumento de interação social Opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal Unidade 4 - capítulo 12, 13 e 14 Palavras: emprego e valor semânticodiscursivo;
EBOOK INTERATIVO. redação nota 1000 ENEM. baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI.
EBOOK INTERATIVO redação nota 1000 ENEM baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI www.kultivi.com Redação nota 1000 Enem Os ebooks interativos da Kultivi são uma boa ferramenta para aprofundar seus
TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT
TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza
24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento
Tema 1: O enfoque do Positivismo para a Educação Professora Ma. Mariciane Mores Nunes As origens da Sociologia Sociologia: ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve: herança
Esquema + Redação. Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015.
Esquema + Redação Olá! Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015. No final deste arquivo, você encontrará a proposta de
Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM
Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?
PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivos. TEXTO GERADOR
APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Grupo: SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Tarefa: Roteiro de Atividades Original (versão preliminar) PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;
A dissertação escolar no ENEM. Professor Rógi
A dissertação escolar no ENEM Professor Rógi Rógi Almeida Formação: Letras Português UFPI/ULBRA 18 anos de experiência em Leitura e Produção Textual; Experiência em textos voltados para o ENEM (competências
apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo
apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota
#ÉABUSOQUANDO Refletindo relacionamentos abusivos em sala de aula
#ÉABUSOQUANDO Refletindo relacionamentos abusivos em sala de aula Este projeto foi desenvolvido na disciplina de Programas para o Ensino de Língua Portuguesa, oferecida pelo Instituto de Letras da Universidade
ENEM. Análise do critério dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação do texto
ENEM Análise do critério dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação do texto O participante do ENEM tem de demonstrar domínio dos recursos coesivos, dos mecanismos linguísticos
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO
3º EM Gramática Renata Av. Dissertativa 18/05/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta
A construção pela construção
A construção pela construção Juliana Fabbron Não podemos dizer que existe uma única política que solucionará os problemas concernentes ao gênero, etnia e geração na sociedade brasileira. Talvez diversas
CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO
CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO 1 PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos do MÓDULO TEMÁTICO e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativoargumentativo
Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA
Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS
Dissertação x argumentação
Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,
COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017
Data da entrega: 08/09/2017. COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): 3ª Série: 1-(UFSM-RS) Uma revista utilizou em sua capa a seguinte frase, típica da linguagem coloquial:
Caminhos para combater o bullying no Brasil. Prof. Karina Alem
Caminhos para combater o bullying no Brasil Prof. Karina Alem Tema: Como combater o bullying no Brasil Palavras-chave Estratégias: - Alusão - Arg. de autoridade - Obra - Citação - Causas e consequências
Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5
GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR
Convite. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.
1 Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais O CEFET-MG, por meio da Secretaria de Política Estudantil, convida todos seus alunos das unidades Belo Horizonte e Varginha para participarem de
2.3 REDAÇÕES DO ENEM REDAÇÃO NO ENEM 2016 CARTILHA DO PARTICIPANTE
2.3 REDAÇÕES DO ENEM 2015 48 REDAÇÃO NO ENEM 2016 Redação de LAIANE DA SILVA CARVALHO Escola pública de Valença BA Mesmo com a vigência da Lei Maria da Penha, com a criminalização do feminicídio na última
PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L
PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor No diálogo Fédon, escrito por Platão, seu personagem Sócrates afirma que a dedicação à Filosofia implica que a alma
Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por
Aula 2 Bernardo Soares Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 23 mar A sociedade no século XXI: definições e problemas
COLÉGIO MAGNUM BURITIS
COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO
COMO FAZER UMA CONCLUSÃO ENEM NOTA Professor Romulo Bolivar
COMO FAZER UMA CONCLUSÃO ENEM NOTA 1000 Professor Romulo Bolivar CONCLUSÃO NOTA 1000 OBJETIVO Reafirmar o posicionamento Relacionar-se ao assunto Relacionar-se ao tema ESTRUTURA 3 frases em média PROPOSTA
LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia
LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015 Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia 7º Ano Filósofos Clássicos. A filosofia clássica. Sócrates de Atenas: o poder das perguntas
INSTITUIÇÕES ATENDIDAS - VESTIBULARES VUNESP
Unesp - Redação INSTITUIÇÕES ATENDIDAS - VESTIBULARES VUNESP Centro Universitário de Várzea Grande, Centro Universitário de Votuporanga, Centro Universitário São Camilo, Centro Universitário Senac, Colégio
P A E S P E R E D A Ç Ã O C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E
P A E S P E R E D A Ç Ã O C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PARAGRAFAÇÃO. XXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXX.
PROFESSORA: CLAUDIA ROSA
PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO
ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO
ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO PARTES DA CONCLUSÃO Retomada da tese Proposta de intervenção ou Síntese das ideias-chave dos parágrafos do desenvolvimento. POSSÍVEIS FALHAS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Não apresenta
RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS
Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura
COMENTÁRIO DA PROVA DE REDAÇÃO
COMENTÁRIO DA PROVA DE REDAÇÃO Entra ano, sai ano e é sempre a mesma apreensão quanto ao tema de redação do Enem. Bolas de cristal, bolsas de aposta para acertar a grande loteria de temas. A edição de
Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior PAES/ DOCV/PROG/UEMA FILOSOFIA
FILOSOFIA 1. Sobre o evento Rock In Rio, o cantor da banda U2, Bono Vox, afirmou o seguinte: O Brasil está no centro do mundo. Esta é uma afirmação sobre a atuação do Brasil no cenário político mundial?
Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )
Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero
Intolerância religiosa
Intolerância religiosa Proposta de redação: Como promover uma cultura de paz em meio à intolerância religiosa? Liberdade de expressão x Líderes religiosos: No dia 7 de janeiro de 2015, terroristas islâmicos
José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: Porto Alegre, 24 de Setembro 2012.
José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: [email protected] Um texto dissertativo-argumentativo Argumentativo: defende um ponto de vista Dissertativo: explica-o para convencer o leitor Respeitando
Redação Professor Jean Aquino
Redação Professor Jean Aquino Exemplo: Em virtude da atualidade e relevância da questão, tornam-se a cada dia mais comuns as discussões acerca de. Na abordagem do assunto, dois fatores devem ser considerados:
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1º EM Prod. de texto Tina Av. Trimestral 29/09/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Planeje
DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS
DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS Eliene dos Santos Costa 1 Universidade Federal de Campina Grande, [email protected] Lucivania da Silva Costa ¹ INTRODUÇÃO Universidade
CÓDIGO PENAL. Artigo 1.º Objeto A presente Lei altera o Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções.
ou por causa delas Artigo 1.º Objeto A presente Lei procede à alteração do Código Penal, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 400/82, de 23 de setembro, com as posteriores alterações, tornando crime público as
INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema.
Prof. Sandra INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que se a educação sozinha não transforma a sociedade,
PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO
PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação
Correção de Exercícios da etapa Sociologia
Correção de Exercícios da etapa Sociologia INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 1) A SOCIOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL, QUE ESTUDA AS RELAÇÕES SOCIAIS E AS FORMAS DE ASSOCIAÇÃO CONSIDERANDO AS INTERAÇÕES QUE OCORREM
Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica
Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica Valéria Poliana Silva Unimontes [email protected] Resumo: O presente trabalho
Guia prático para Redação nota 1000
Guia prático para Redação nota 1000 Guia prático para redação nota 1000 2 Convite ao estudo Olá, seja bem-vindo! Este material foi elaborado com o objetivo de prepará-lo ainda mais para essa reta final
EAD Fundamentos das Ciências Sociais
EAD - 620 Fundamentos das Ciências Sociais Prof. Dr. André Luiz Fischer Revisão sobre problema social e fato social 1. Problema social 2. Grupo social 3. Fenômeno ou fato social O PROBLEMA SOCIAL Fenômeno
PORTUGUÊS. Mulheres soldados
PORTUGUÊS TEXTO 2 Mulheres soldados Fardadas e de fuzil na mão, as mulheres podem passar despercebidas no meio de uma tropa, embora estejam conquistando cada vez mais espaço dentro das Forças Armadas em
ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA
ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;
Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa
Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa Do Latim textum = tecido, pano. Não é um aglomerado de frases; É uma totalidade dotada de sentido; Tem início, meio e fim; É produzido por alguém num
UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição
Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT
Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT A sigla LGBT reúne segmentos da sociedade oprimidos por sua orientação sexual, como é o caso das lésbicas, gays e bissexuais, e também pela sua identidade de
Grupo de Estudos de Textos Relacionados à Prática Docente DA FOFOCA À CITAÇÃO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto: Biologia Coordenadora: Ivaneide Alves Soares da Costa Bolsista: Maurílio Soares dos Santos
O ESTUDO DO HOMEM 3 0 / 0 8 /
O ESTUDO DO HOMEM 3 0 / 0 8 / 2 0 1 3 NATUREZA? CULTURA? Natureza: características relacionadas à essência do indivíduo de fato, são características imutáveis. (Platão, Aristóteles, Hobbes e Rousseau)
Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente
Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Introdução básica _ Apresenta a tese a ser defendida e o assunto sobre o qual o texto será desenvolvido
Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo
Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Introdução A primeira parte do texto dissertativo é a introdução. Nela, são apresentados o tema e, normalmente,
3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah
3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah QUEM FOI DURKHEIM? BIOGRAFIA Francês, nascido em Épinal, em 1858. Inaugurou o estudo da Sociologia. CONTEXTO / INFLUÊNCIAS Revolução Industrial / Neocolonialismo. Influenciado
QUERIDO(A) ALUNO(A),
LANÇADA EM 15 MAIO DE 2008, A CAMPANHA PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS É UMA DAS MAIORES MOBILIZAÇÕES PERMANENTES JÁ REALIZADAS NO PAÍS, COM FOCO NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS
COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4
COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 Índice 1. Significado...3 1.1. Contexto... 3 1.2. Intertextualidade... 3 1.2.1. Tipos de intertextualidade... 3 1.3. Sentido... 4 1.4. Tipos de Significado... 4 1.4.1. Significado
Análise de São Bernardo, de Graciliano Ramos
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica
PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica Prof. Me. Renato R. Borges Aristóteles(IV a.c), Kant(1804) e Stuart Mill (1873). facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com
CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2 SÉRIE
INGLÊS DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Text Interpretation Reported Speech Conditional Sentences Infinitive with to or -ing PORTUGUÊS PATRÍCIA Regência verbal e nominal; Concordância verbal e nominal; Colocação
ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS
NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados
RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)
Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107
DIRETRIZES DE CONDUTA EÉ TICA. Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein
DIRETRIZES DE CONDUTA EÉ TICA Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein Janeiro de 2019 1. OBJETIVO Este Código de Ética e Conduta tem o objetivo de apresentar as diretrizes institucionais de conduta
Aula O que são as Ciências Sociais
Aula 01 O estudo da sociedade humana 1. O que são as Ciências Sociais A todos que participam de uma sociedade, é possível perceber e diferenciar as ações e relações humanas, como andar, alimentar-se, respirar,
