NORMAS DE VIAGENS E DESPESAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS DE VIAGENS E DESPESAS"

Transcrição

1 PT (817) NORMAS DE VIAGENS E DESPESAS I. Normas gerais II. Viagens III. Despesas incorridas a serviço do Rotary IV. Recursos Revisão feita pelo Conselho Diretor do RI em junho de 2017, em vigor desde 1º de julho de 2017.

2 I. NORMAS GERAIS Estas normas se aplicam a todos os voluntários rotarianos ( voluntários ) que viajam e/ou incorrem em despesas a serviço do Rotary International ou da Fundação Rotária ( Rotary ). Os voluntários são responsáveis por aderir às normas e a desempenhar um papel ativo na gestão eficaz dos recursos da organização quando a serviço do Rotary. O Rotary reembolsa despesas razoáveis e necessárias incorridas durante a condução de assuntos autorizados pelo Rotary. Somente as despesas de viagem autorizadas a serviço da organização são pagas ou reembolsadas. Despesas de viagens não patrocinadas são da responsabilidade do viajante. Para que sejam reembolsados, os voluntários, cuja participação em encontro, evento ou outra atividade for patrocinada pelo Rotary, devem cumprir as devidas tarefas e obrigações conforme descritas nos documentos estatutários do RI, no Código Normativo do Rotary/Fundação Rotária ou no programa oficial do referido encontro, evento ou atividade. Aqueles que deixarem de cumprir com suas responsabilidades não serão reembolsados e terão que devolver o total pago a eles ou em seu nome em conexão com a viagem. Pessoas que viajam às custas do RI podem estar sujeitas a impostos no valor da viagem se esta não for para os fins aprovados e de boa-fé. Todos os convites para participação em viagens patrocinadas pelo Rotary incluirão referências a estes requisitos. O Rotary isenta-se da responsabilidade de reembolsar voluntários por despesas que não se adequem a estas normas. Todos os valores monetários indicados nestas normas são em dólares dos Estados Unidos. II. VIAGENS Viagens aéreas: As agências/agentes autorizados pelos Serviços de Viagem do Rotary (RITS) oferecem os itinerários mais econômicos disponíveis nas respectivas classes de serviços, levando em conta todas as despesas no decorrer da viagem, a duração da viagem e os acordos negociados pelo Rotary com as companhias aéreas. Para assegurar o preço mais baixo, é recomendável solicitar as passagens aéreas pelo menos 16 dias antes de voo doméstico e 24 dias antes de voo internacional. Além disso: Incentiva-se enfaticamente usar as empresas aéreas e itinerários preferenciais sempre que possível, se estes possibilitarem o custo total mais baixo de viagem, levando-se em conta o tempo gasto pelo viajante. Deve-se aceitar os voos com até uma conexão adicional se isto reduzir de forma significativa o custo total da viagem, levando-se em conta o tempo gasto pelo viajante. Os voos são reservados por meio dos aeroportos mais econômicos desde que o custo do transporte terrestre não aumente o custo total da viagem nem amplie substancialmente a duração total da viagem. Se possível, a mudança de aeroporto para conexão de voos deve ser evitada. Classes de serviços: O tempo total da viagem é definido aqui como iniciando na partida programada do primeiro voo até a chegada programada do último voo.

3 Aqueles patrocinados pelo Rotary devem aproveitar a tarifa aérea mais econômica, a qual servirá aos propósitos do RI ou da Fundacão Rotária ao mesmo tempo em que propiciará conforto razoável ao viajante, levando em consideração as despesas incorridas durante a viagem e o tempo do viajante. Os líderes seniores do Rotary podem usar os upgrades às classes de serviços às quais são elegíveis, conforme relacionadas a seguir, mas podem também escolher viajar em classe mais barata. Viajam na primeira classe, se assentos totalmente reclináveis da classe executiva não estiverem disponíveis: Presidente Presidente eleito Chair da Fundação Rotária Cônjuges dos rotarianos acima quando viajando sob o patrocínio do Rotary Viajam na classe executiva, ou equivalente, nos voos de não mais de quatro horas: Diretores do Rotary International Curadores da Fundação Rotária Presidente indicado Ex-presidentes Ex-chairs da Fundação Rotária Secretário-geral Diretores eleitos, em conjunção com a Convenção do Rotary International e as reuniões do Conselho Diretor realizadas à época da Convenção Curadores entrantes, em conjunção com seu treinamento *começando em 1º de janeiro do ano precedente Assessores do presidente, presidente eleito, chair da Fundação Rotária e chair eleito da Fundação Palestrantes da Convenção convidados pelo presidente do RI Ganhadores dos principais prêmios convidados pelo presidente do RI Cônjuges das pessoas acima quando viajando sob o patrocínio do Rotary * Exceção: candidatos convidados pela Comissão de Indicação para Presidente do RI viajam em classe econômica. Pessoas que exerceram a função de diretor, curador e secretário-geral** e seus cônjuges, quando viajando às custas do Rotary, são elegíveis a: Classe econômica com possibilidade de upgrade em voos com mais de quatro horas. O Rotary financiará até 175% do bilhete mais barato na classe econômica, contanto que o ex-diretor ou ex-curador pague o custo adicional, se houver, no momento da reserva para assegurar a próxima classe de serviço. Classe executiva, ou equivalente, em voos com mais de oito horas. **O ex-secretário-geral tem que estar servindo como representante oficial do Rotary International a pedido do presidente. Obs.: Em situações de emergência, o secretário-geral pode autorizar a compra de bilhetes em qualquer classe para garantir a viagem segura de viajantes financiados pelo Rotary.

4 Chegada e partida: Em geral, os participantes de reuniões oficiais podem chegar um dia antes da data da primeira reunião, salvo algumas exceções: Pessoas viajando pelo menos km, ou no mínimo oito horas de viagem, podem chegar dois dias antes da data da primeira reunião, caso o voo reservado pelo Rotary não chegue antes das 15h00 do dia anterior ao de uma reunião programada para começar às 09h00 ou mais cedo. Aqueles que viajarem uma distância de km, ou no mínimo 14 horas, podem chegar dois dias antes do respectivo evento. Presidentes de comissão podem chegar dois dias antes da reunião. Ex-presidentes viajando mais de km, ou no mínimo oito horas, para o Conselho de Legislação, Assembleia Internacional ou Convenção Internacional, podem chegar dois dias antes do evento, a menos que requisitados a chegar mais cedo do que isto para outras reuniões. Os custos de hospedagem, refeições e despesas gerais dos viajantes que cheguem dentro dos prazos acima serão da responsabilidade do Rotary. Quem chegar antes do prazo estipulado, ou ficar além da noite do último encontro, deverá cobrir as despesas decorrentes desta opção pessoal. 1 Obs.: Se uma reunião de comissão terminar na sexta-feira e o preço da passagem for mais em conta para voos saindo no domingo, a estadia do sábado, refeições e gastos gerais serão cobertos pelo Rotary. Isso também se aplica a quem chegar no sábado para participar de reuniões que começam numa segunda-feira. Hospedagem diurna/pernoites: Se o tempo para conexão internacional exceder 7 horas durante o período diurno, o Rotary reembolsará o passageiro pelo custo de hospedagem diurna, contanto que tenha sido providenciada por agência/agente autorizado pelo Rotary. Se o itinerário de viagem exigir pernoite, o Rotary reembolsará custos de hospedagem em quarto de hotel de categoria econômica reservado por agência/agente autorizado pelo Rotary. Um pernoite forçado faz-se necessário se os horários dos voos impedem que o viajante chegue ou parta em uma data ou hora razoável antes ou após o evento designado. Além disso, dependendo do horário dos voos, um pernoite forçado pode ocorrer em uma cidade diferente daquela onde o evento será realizado. Acomodações durante um pernoite forçado não se aplicam a viagens pessoais antes ou após o evento. Alguns eventos têm suas próprias normas pertinentes ao assunto. 1 Esta norma não se aplica a viagens referentes à Assembleia Internacional, Convenção Internacional e Conselho de Legislação, pois estas normas podem ser alteradas para melhor acomodar os objetivos dessas reuniões.

5 Compra local: O viajante pode enviar um pedido de autorização para compra local de passagem aérea se conseguir a passagem, diária de hotel ou aluguel de carro por preços mais baixos através de uma agência não designada pelo Rotary. Para transporte aéreo, o pedido de autorização para compra local de passagem aérea deve incluir o formulário de pedido de viagem e um itinerário oficial de viagem, indicando números e horários dos voos, companhia aérea e preço do bilhete, sendo concedido somente se a diferença for de, no mínimo, US$300. O viajante será devidamente reembolsado pela quantia previamente autorizada após o retorno e mediante apresentação dos comprovantes de pagamento, enviados ao Rotary com o relatório de despesas. Obs.: O RITS reserva-se o direito de não autorizar a aquisição de passagem localmente após avaliar o itinerário, disponibilidade de assentos e seleção da companhia aérea preparados por agências não afiliadas. Programas de fidelidade Viajantes patrocinados pelo Rotary que usam pontos de milhagem para comprar ou fazer upgrade não são reembolsados pelo Rotary, exceto por despesas pagas de seu próprio bolso (p.ex.: taxas e tarifas de serviços). As milhas percorridas em voos pagos pelo Rotary serão creditadas ao viajante. Viagens pessoais: Os viajantes são responsáveis pelos custos de viagens pessoais associadas à tarefa autorizada pelo Rotary. Outras formas de transporte: A utilização de outro meio de transporte que não seja aeronave de companhia comercial deve ser previamente autorizada e o custo não pode ultrapassar a quantia estimada pelo RITS para o itinerário de ida e volta em questão. Não haverá reembolso completo para viagens não autorizadas. Se a viagem por via aérea não for possível, os viajantes serão reembolsados tomando-se por base a forma de transporte mais econômica (p.ex.: automóvel particular, trem, ônibus, embarcação, etc.). o Para despesas que excedam US$350, é necessária autorização prévia do RITS. Para determinar suas despesas de viagem, inclua estacionamento, quilometragem, pedágios, passagem de barco, etc. Cabe ao viajante selecionar o modo de transporte mais econômico de ida e volta do aeroporto. Se o custo da viagem exceder US$150, deverá ser obtida a aprovação prévia. O reembolso de viagem previamente autorizada em automóvel particular será feito com base na distância percorrida em quilômetros, conforme pré-determinado anualmente pelo Rotary International para o país em questão. O reembolso é suficiente para cobrir todas as despesas, inclusive com combustível. Custos com quilometragem acima de US$350 exigem autorização prévia do RITS. Obs.: Taxas de quilometragem estão sujeitas a mudanças. Use as taxas mais recentes listadas no website do Rotary (ver link na seção de Recursos abaixo) antes de solicitar autorização.

6 Os viajantes serão reembolsados por aluguel de carro no destino se esta opção for mais econômica do que outros transportes, como táxis, limusines e vans. Reservas para locação de carro devem ser feitas através da agência/agente designado pelo Rotary. Obs.: Para mais informações sobre alugar carro ou usar automóvel particular durante sua viagem, clique em Aluguel de carro e veículo particular. III. DESPESAS INCORRIDAS A SERVIÇO DO ROTARY O Rotary reembolsa voluntários por despesas legítimas e razoáveis incorridas na realização de tarefas autorizadas pela organização. Para obter reembolso, os voluntários devem enviar um demonstrativo de despesas, usando o formulário oficial de Relatório de Despesas, para o departamento de Contas a Pagar o mais tardar dentro de 60 dias após o término da tarefa designada ou ocorrência da despesa. Exceções serão feitas somente se houver uma justificação documentada e aceitável para o atraso, bem como a autorização do secretário-geral. As despesas não poderão ser reembolsadas até a conclusão da tarefa através da qual elas foram incorridas. Os relatórios devem especificar o propósito de cada despesa e incluir os documentos necessários para que sejam reembolsadas. Comprovantes válidos de pagamento para os gastos de valor igual ou superior a US$75 (ou outro valor se as leis locais forem mais rígidas que este requisito do Rotary), e para todas as despesas de hotel (consulte as diretrizes sobre documentação para mais informações). Os documentos comprobatórios das despesas devem ser legíveis e incluir a quantia, data, local, caráter geral de cada despesa e comprovante válido de pagamento. Despesas elegíveis: Os voluntários devem assegurar que cada despesa seja a mais econômica possível. Seguem exemplos de despesas reembolsáveis. Consulte também o Código Normativo do Rotary, pois algumas despesas consideradas inelegíveis podem ser de fato elegíveis dependendo da sua função e das circunstâncias. Se não tiver certeza se uma despesa é elegível para reembolso, pergunte com antecedência ao seu funcionário designado no Rotary ou à equipe do Departamento de Contas a Pagar. Despesas de transporte: Passagens aéreas: os voluntários devem reservar suas passagens através de agências/agentes designados pelo Rotary. Ver a seção Viagens para detalhes relacionados a viagens aéreas. Taxas de bagagem: as taxas para até duas bagagens que não excedam o limite de peso padrão serão reembolsadas mediante a apresentação dos devidos recibos. Obs.: Os encargos por excesso de peso e excesso de bagagem não serão reembolsados. Taxas para obtenção de visto (se exigido pela função a ser desempenhada) Transporte de ida e volta ao aeroporto (ou outro terminal): os viajantes serão reembolsados com base no meio mais econômico de transporte (automóvel particular, trem, ônibus, táxi). Limusines, motoristas contratados, etc., normalmente não são a opção mais econômica. Se dirigir um carro pessoal for a melhor opção para ir ao aeroporto/rodoviária/estação de trem, você poderá pedir reembolso por quilometragem, pedágios e taxas de estacionamento de longo prazo. Táxis, vans, estacionamento, pedágios. Locação de carros quando mais econômico do que outros meios (p.ex., táxis, limusines, vans). Ver Aluguel de carro e veículo particular para mais informações.

7 O Rotary não reembolsa a cobertura de Dispensa de Indenização por Colisão nem o Seguro de Acidente Pessoal para aluguel de carros. No caso de locação de veículos nos Estados Unidos, seus territórios e possessões, e no Canadá, a cobertura é fornecida através do seguro de automóvel do Rotary, quando as viagens são patrocinadas. Quilometragem: o reembolso de viagem previamente autorizada em automóvel particular será feito com base na distância percorrida em quilômetros, conforme prédeterminado anualmente pelo Rotary para o respectivo país. O reembolso é suficiente para cobrir o combustível. Como a taxa de quilometragem já inclui o combustível, este último não deverá constar do relatório de despesas. Custos com quilometragem acima de US$350 exigem autorização prévia do RITS. Caso serviços aéreos ou de trens não estejam disponíveis e o viajante tenha dirigido sem autorização prévia do RITS, o reembolso de ida e volta será limitado a US$350. Obs.: Taxas de quilometragem estão sujeitas a mudanças. Use as taxas mais recentes listadas no website do Rotary (ver link na seção de Recursos abaixo). Outras despesas: Refeições: 2 o custo de refeições de preço razoável será reembolsado. Recomenda-se que os custos não excedam US$75 por dia. Para mais informações, consulte a seção do Código Normativo do Rotary. Se tiver pagando a refeição de outras pessoas, os nomes delas devem ser incluídos no relatório de despesas. Obs.: Se for obrigatório o comparecimento a um evento oficial onde seja servida refeição, o Rotary não cobrirá custo extra de alimentação e bebidas. Diárias de hotel: o custo das diárias de hotel de preço moderado será reembolsado em um nível apropriado à área, desde que estas sejam feitas por agência/agente designado pelo Rotary. As contas detalhadas de hotel serão exigidas para documentar as despesas. Consulte a seção Hospedagem diurna/pernoites para mais informações. Lavanderia: despesas razoáveis de lavanderia serão reembolsadas. Consulte a seção Despesas inelegíveis a seguir para mais detalhes. Gorjeta: dar gorjeta para garçons e motoristas de táxi é permitido quando apropriado e habitual. Normalmente, as gorjetas são de 15% a 20% do valor da conta, excluindo o imposto sobre a venda. Gorjetas para arrumadeiras, carregadores de mala e manobristas são permitidas somente quando necessário. Taxas de telefone/internet: para conta alta por uso da internet, use o Wi-Fi gratuito disponível em muitos hotéis e outros locais. Despesas inelegíveis: Seguem exemplos de despesas que não são reembolsáveis: Afiliação a clube/lounge de companhias aéreas Compra local de passagem ou outras formas de transporte acima de US$350 sem aprovação prévia do RITS 2 Esta norma não se aplica a refeições na Assembleia Internacional, na Convenção Internacional ou no Conselho de Legislação, já que as normas podem ser alteradas para melhor acomodar os objetivos dessas reuniões.

8 Milhas por programas de companhia aérea/upgrades Os viajantes patrocinados pelo Rotary que usam milhas de passageiro frequente para comprar passagens ou upgrades não são elegíveis para reembolso pelo Rotary, exceto para as despesas pagas com seus próprios fundos (taxas e tarifas de serviços). Os bilhetes gratuitos obtidos usando pontos de milhagem não são reembolsáveis. Seguro médico e contra acidentes O Rotary fornece seguro de viagem para os viajantes patrocinados (líderes seniores presidente do RI, presidente eleito, presidente indicado, diretores, diretores eleitos, curadores, curadores entrantes, ex-líderes seniores, membros de comissões ou grupos de apoio, representantes do presidente, Equipe de Consultores Técnicos, agentes fiscais, editores da Rotary World Magazine Press, avaliadores do Intercâmbio de Jovens do Rotary, membros da equipe de planejamento de programas e avaliação de desempenho). O seguro médico e contra acidentes também é oferecido aos rotarianos viajando para a Assembleia Internacional, o Conselho de Legislação e a Convenção Internacional, mas somente quando a viagem for patrocinada. Para quaisquer viajantes rotarianos não incluídos nesta lista, o Rotary fornece somente um seguro limitado de acidentes e bagagem, contanto que o bilhete aéreo tenha sido emitido por uma agência/agente designado pelo Rotary. Contate um consultor de seguros a respeito de suas necessidades de cobertura. O custo do seguro suplementar é da responsabilidade do viajante e, portanto, seu custo não será reembolsado pelo Rotary. Taxas por excesso de peso e excesso de bagagem. Taxas anuais ou taxas atrasadas de cartões de crédito pessoais. Conserto de automóveis. Creche. Roupas. Materiais de leitura recreativa/entretenimento. Serviços de cabelereiro. Taxas de academia. Filmes no quarto do hotel/durante o voo. Lavanderia: o o o Antes ou depois da viagem a serviço do Rotary Durante uma tarefa autorizada de menos de cinco dias No último dia da tarefa Compra de bagagem. Multas de estacionamento ou de trânsito. Itens pessoais, como artigos de perfumaria, suprimentos médicos, produtos de higiene. Dinheiro perdido ou roubado. Cuidados de animais. Saunas, massagens e outros serviços de spa. Souvenirs ou presentes. Bagagem perdida: o Rotary não se responsabiliza por bagagens perdidas. Uma solicitação de reembolso deve ser feita diretamente com a companhia aérea. Despesas declaradas após 60 dias de sua ocorrência somente serão reembolsadas mediante um pedido aprovado de exceção e uma explicação sobre os motivos que causaram o atraso. Despesas declaradas após mais de um ano de sua ocorrência não serão reembolsadas.

9 Obs.: As despesas são reembolsáveis apenas na medida que não sejam luxuosas nem extravagantes, considerando-se as circunstâncias, e se estiverem em concordância com todas as normas descritas neste documento. O Rotary reserva-se o direito de negar ou reduzir o reembolso de itens que não estejam de acordo com estas normas. Caso você não tenha certeza se uma despesa é reembolsável, consulte o departamento de Contas a Pagar ou o seu funcionário de contato. Despesas do cônjuge: O Rotary cobrirá as despesas de viagem de cônjuges apenas se a sua viagem servir um propósito genuíno para a organização (com a aprovação prévia do funcionário de contato) Use o Formulário de Atividades Reembolsáveis de Cônjuges para justificar o propósito da viagem do cônjuge juntamente com a quantia do reembolso. As despesas do cônjuge devem ser autorizadas pelo seu funcionário de contato no Rotary antes de serem incorridas. No caso de cônjuges que acompanham rotarianos em diversos segmentos da viagem, as despesas de viagem do cônjuge só serão elegíveis para reembolso se o cônjuge tiver incorrido em tais despesas enquanto conduzia negócios oficiais do Rotary referentes a tarefas rotárias aprovadas e financiadas. As despesas serão encaminhadas ao Centro de Custos autorizando a viagem do cônjuge. Quaisquer custos adicionais de cônjuges que acompanham rotarianos em diversas atribuições de viagens, além da porção financiada pelo Rotary, serão da responsabilidade do rotariano. Obs.: Exceções a estas normas só podem ser aprovadas pelo secretário-geral. Envie solicitação por escrito ao gerente do RITS (para assuntos ligados a viagens) ou ao gerente do departamento de Contas a Pagar (para assuntos ligados a despesas), para que este encaminhe a solicitação ao secretário-geral. IV. RECURSOS O funcionário designado do Rotary será seu principal ponto de contato para questões ligadas à sua viagem ou a reembolso de despesas. Muitos recursos relacionados a viagens e relatórios de despesas são publicados no site Rotary.org/pt na seção Meu Rotary > Gestão > Viagens e despesas. Abaixo estão links para documentos úteis: Formulário para Solicitação de Reserva de Passagem Rotary-agências afiliadas designadas Declaração de Despesas (Excel) PDF/IPAD) Diretrizes para envio de relatórios de despesas Documentação para reembolso de despesas Requisitos para documentação adicional por país Diretrizes para Uso de Taxa de Câmbio em Relatório de Despesas Taxas de câmbio do Rotary Reembolso por km rodado Formulário de Atividades Reembolsáveis de Cônjuges Instruções para Preenchimento de Formulário de Atividades Reembolsáveis de Cônjuges Dados do recebedor dos fundos

10 Diretrizes para pagamento (por país) Aluguel de carro e veículo particular

Política Interna de Despesas AMIB

Política Interna de Despesas AMIB Política Interna de Despesas AMIB Gestão 2016/2017 Política de Despesas AMIB 1. Objetivo: Esta política tem por objetivo estabelecer as diretrizes para reembolso e prestações de contas referentes às despesas

Leia mais

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM Finalidade Estabelecer procedimentos para o reembolso consistente de despesas comerciais de colaboradores incorridas em nome da WMCCANN, empresa do

Leia mais

Quaisquer despesas que não estejam relacionadas ao objetivo da viagem devem ser evitadas.

Quaisquer despesas que não estejam relacionadas ao objetivo da viagem devem ser evitadas. 15. POLÍTICA DE VIAGENS CORPORATIVAS a) Abrangência Esta política tem caráter obrigatório para todos os funcionários COGEM efetivos e tem porários, estagiários e membros dos Conselhos de Administração

Leia mais

Lions Clubs International paga somente as despesas do governador de distrito.

Lions Clubs International paga somente as despesas do governador de distrito. Capítulo 9 FINANÇAS O objetivo da Divisão de Finanças é administrar as normas financeiras da associação, incluindo operações bancárias, assuntos contábeis em geral e contas a receber. A Divisão de Finanças

Leia mais

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014.

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014. Informações Gerais Qual política a seguir Adiantamento de Valor para Sempre seguir a Política da Compasso, a menos que o cliente/projeto em que o profissional esteja trabalhando possua uma política específica;

Leia mais

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 1. OBJETIVOS 1.1. Estabelecer diretrizes na execução dos processos de viagens: atendimento às solicitações de viagens, adiantamentos, reembolso de despesas com viagens, cancelamento e prestação de contas.

Leia mais

REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários)

REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários) REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários) 1 OBJETIVO Estabelecer as regras, critérios e responsabilidades para colaboradores Oi, Terceiros e membros do

Leia mais

Política de Viagens Gestão operacional dos produtos e serviços de viagem junto aos fornecedores

Política de Viagens Gestão operacional dos produtos e serviços de viagem junto aos fornecedores 1. Objetivo 1.1. Estabelecer diretrizes na execução dos processos de viagens da : atendimento às solicitações de viagens, adiantamento, reembolso de despesas com viagens, cancelamento e prestação de contas;

Leia mais

GRUPO SERVOPA PROCEDIMENTO de VIAGENS

GRUPO SERVOPA PROCEDIMENTO de VIAGENS GRUPO SERVOPA PROCEDIMENTO de VIAGENS 1. Objetivo Padronizar os procedimentos e rotinas administrativas e financeiras, para que os colaboradores das empresas do Grupo Servopa possam realizar viagens profissionais

Leia mais

NORMAS PARA VIAGEM A SERVIÇO NA AMBEP

NORMAS PARA VIAGEM A SERVIÇO NA AMBEP NORMAS PARA VIAGEM A SERVIÇO NA AMBEP Estas Normas estabelecem os procedimentos relativos à concessão de adiantamento de diárias, fornecimento de passagens e cobertura de diversas despesas de viagem realizadas

Leia mais

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM 1. OBJETIVO Estabelecer critérios e regras para os adiantamentos de viagem, bem como o reembolso de despesas para os colaboradores da empresa, quando realizarem serviços extraordinários da mesma e também

Leia mais

CAPÍTULO XXI REEMBOLSO DE DESPESAS E VIAGENS

CAPÍTULO XXI REEMBOLSO DE DESPESAS E VIAGENS CAPÍTULO XXI REEMBOLSO DE DESPESAS E VIAGENS As normas de viagens e reembolso a seguir se aplicam a dirigentes executivos, ex-diretores internacionais, diretores internacionais e ex-governadores de distrito

Leia mais

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Política tem como finalidade informar as diretrizes na utilização dos serviços de viagem. 2. APLICAÇÃO Esta política aplica se á PC Sistemas. 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Não se

Leia mais

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS Estas diretrizes se aplicam a todos os gestores, diretores, funcionários em regime de período integral e meio

Leia mais

DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS

DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS Um elemento do Programa Anticorrupção da Laureate Estas diretrizes se aplicam a todos os gestores,

Leia mais

- a necessidade de regulamentar a utilização destes recursos;

- a necessidade de regulamentar a utilização destes recursos; RESOLUÇÃO CBH Macaé n 82/2018, de 26 de junho de 2018. "Dispõe sobre o custeio das despesas de convidados para participação em Reuniões e Eventos organizados pelo Comitê Macaé." O Comitê das Bacias Hidrográficas

Leia mais

Política de Viagem. Administração Spread. Revisão de Julho/2014.

Política de Viagem. Administração Spread. Revisão de Julho/2014. Administração Spread 1. OBJETIVO O objetivo deste documento é estabelecer os critérios para operacionalizar o processo de aquisição, pagamento e apropriação contábil dos recursos necessários às viagens

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO 01/2013

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO 01/2013 ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO 01/2013 Dispõe sobre o cálculo e a concessão de valores pecuniários a título de ressarcimento das despesas com viagens, hospedagem e alimentação

Leia mais

Norma Administrativa Data Assunto Código Página. 21/10/2014 Norma para Viagens FN-001/12 Pág. 1 de 11

Norma Administrativa Data Assunto Código Página. 21/10/2014 Norma para Viagens FN-001/12 Pág. 1 de 11 21/10/2014 Norma para Viagens FN-001/12 Pág. 1 de 11 1. OBJETIVO Reduzir os problemas com acertos e padronizar o controle dos adiantamentos, através de critérios e limites para despesas com viagens, representações

Leia mais

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta política tem como finalidade informar as diretrizes na utilização dos serviços de viagem. 2. APLICAÇÃO Esta política aplica se à PC Informática. 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO PARÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO PARÁ PORTARIA CRMV-PA Nº. 003,, DE 19 DE JUNHO DE 2017. Ementa: Dispõe sobre a concessão de diárias no âmbito do CRMV-PA e dá outras providências. O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do

Leia mais

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 004 GASTOS COM VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 004 GASTOS COM VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1. OBJETIVO Regulamentar o procedimento para disciplinar os gastos e os reembolsos de despesas de viagens para as empresas do grupo BEVAP; 2. ABRANGÊNCIA Esta norma aplica-se a todos os colaboradores das

Leia mais

Assistência e Compensação

Assistência e Compensação Assistência e Compensação Em caso de cancelamentos, atrasos, viagem em classe inferior (downgrading) e recusa de embarque Este aviso legal é exigido pelo Regulamento 261/2004 do Parlamento Europeu e do

Leia mais

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA A. PROGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA 1. Declaração de Missão Atingir excelência no Desenvolvimento da liderança Leonística através de oportunidades de ensino de qualidade.

Leia mais

Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5

Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5 - 1 - Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5 - 2 - SUMÁRIO 1. Apresentação - 3-1.1 Objetivos - 3-1.1.1 Objetivo da definição do Processo de Viagem - 3-1.1.2 Objetivo deste Manual - 3-2.

Leia mais

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes e procedimentos para o reembolso de despesas efetuadas pelos Colaboradores da Casa do Pica-Pau relativos às viagens

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes e procedimentos para o reembolso de despesas efetuadas pelos Colaboradores da Casa do Pica-Pau relativos às viagens POLÍTICA DE REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AMPLITUDE 3. DIRETRIZES 4. RESPONSABILIDADES 5. REEMBOLSO 6. REFEIÇÕES/VIAGENS 7. DESPESAS COM DESLOCAMENTO 8. HOSPEDAGEM 9. DESPESAS

Leia mais

Procedimento Nº: P.CT.001 Página 1 de 9 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Revisão: 1 Data Rev.: out15

Procedimento Nº: P.CT.001 Página 1 de 9 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Revisão: 1 Data Rev.: out15 Procedimento Nº: P.CT.001 Página 1 de 9 ÍNDICE I Norma: 1. Objetivo. 2. Abrangência. 3. Política. 3.1. Áreas envolvidas. 3.2. Vigência. 3.3. Definições. 3.3.1. Extensão de roteiros por motivo particular.

Leia mais

RESOLUÇÃO OPERACIONAL SUPRIMENTOS E DIÁRIAS

RESOLUÇÃO OPERACIONAL SUPRIMENTOS E DIÁRIAS de Compras e de Recursos Humanos 1 / 8 Objetivo: Revisar e consolidar o processo de concessão de suprimentos e diárias no âmbito dos projetos e atividades geridos pela COPPETEC. Público Alvo: Coordenadores,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 252/2017 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 252/2017 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 252/2017 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a adequação dos valores de ajuda de custo e ressarcimento de despesas referentes a deslocamento dos membros da Diretoria Colegiada

Leia mais

NORMAS DE SERVIÇO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E CONTÁBEIS.

NORMAS DE SERVIÇO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E CONTÁBEIS. NORMAS DE SERVIÇO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E CONTÁBEIS. NORMA - FACTI 001/2007 VERSÃO 01 Revisão Razão para Alteração Páginas Alteradas Autor Data 01 ANALISE E APROVAÇÃO CenPRA FacTI

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE VIAGEM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE VIAGEM 03/02/205 PGR-0. INTRODUÇÃO A Política de Viagem tem por objetivo estabelecer normas e procedimentos relacionados a viagens a serviço da empresa. 2. ESCOPO Viagens a serviço da empresa. 3. CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PORTARIA Nº 003/2016 Dispõe sobre a concessão de passagens e diárias pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo e dá outras providências. O Presidente do Conselho Regional de Engenharia

Leia mais

P O L Í T I C A 01 1 / 8. Versão: 1.3 Vigência: 15/03/2013 Atualização: 03/03/2015 VIAGENS CORPORATIVAS ÍNDICE

P O L Í T I C A 01 1 / 8. Versão: 1.3 Vigência: 15/03/2013 Atualização: 03/03/2015 VIAGENS CORPORATIVAS ÍNDICE TÍTULO: VIAGENS CORPORATIVAS P O L Í T I C A 01 1 / 8 Versão: 1.3 Vigência: 15/03/2013 Atualização: 03/03/2015 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. SÍMBOLOS E SIGLAS...

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA ATUALIZADO: JULHO/2016 PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA ATUALIZADO: JULHO/2016 PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO PADRÃO PARA VIAGEM A PADRÃO PARA VIAGEM A Julho/2015 PADRÃO PARA VIAGEM A Índice Sumário 1. Envolvidos... 3 2. Formulários Envolvidos... 3 2.1. Relatório de Solicitação de Viagem (anexo 02).... 3 2.2.

Leia mais

Resolução do Comitê Macaé e das Ostras n.º 59/2015, de 23 de novembro de 2015.

Resolução do Comitê Macaé e das Ostras n.º 59/2015, de 23 de novembro de 2015. Resolução do Comitê Macaé e das Ostras n.º 59/2015, de 23 de novembro de 2015. Altera a Resolução nº 40/2013 que dispõe sobre a ajuda de custo e reembolso aos membros do Comitê que venham representá-lo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP Instrução nº 2556 /2013 Dispõe sobre o ressarcimento de diárias e transporte aos Senhores Conselheiros, Inspetores, Componentes de Grupos de Trabalho e Fóruns, instituídos pelo Plenário do Crea-SP, formalmente

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versão: 01/09/2017 2ª versão: 06/10/2017 3ª versão: 11/12/2017

POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versão: 01/09/2017 2ª versão: 06/10/2017 3ª versão: 11/12/2017 POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE S 1ª versão: 01/09/2017 2ª versão: 06/10/2017 3ª versão: 11/12/2017 ÍNDICE 1- NOSSA POLÍTICA... 3 1.1- Objetivo... 3 1.2- Vigência... 3 2- PASSAGENS AÉREAS...

Leia mais

1- Scanear (formato PDF em boa resolução) e enviar toda a documentação solicitada para o

1- Scanear (formato PDF em boa resolução) e enviar toda a documentação solicitada para o Prezado (a) cliente, Caso o(a) senhor(a) tenha tido algum gasto durante sua viagem que seja passível de reembolso, seguem abaixo as instruções de como proceder para a solicitação do reembolso. 1- Scanear

Leia mais

Resolução do Comitê Macaé e das Ostras n.º 40/2013, de 07 de agosto de 2013.

Resolução do Comitê Macaé e das Ostras n.º 40/2013, de 07 de agosto de 2013. Resolução do Comitê Macaé e das Ostras n.º 40/2013, de 07 de agosto de 2013. Altera a Resolução nº 32/2012 que dispõe sobre a ajuda de custo e reembolso aos membros do Comitê que venham representá-lo oficialmente

Leia mais

NORMATIVO: SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS (COLABORADORES) OU DESPESAS DE VIAGEM (NÃO COLABORADORES) Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação

NORMATIVO: SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS (COLABORADORES) OU DESPESAS DE VIAGEM (NÃO COLABORADORES) Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação CONTROLE DE REVISÕES Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 00 17/12/2012 01 24/02/2014 02 01/06/2014 03 01/07/2014 04 21/07/2014 Revisão geral Emissão inicial (em substituição ao PCF-023 de 22/08/05,

Leia mais

REEMBOLSO DE DESPESAS DE

REEMBOLSO DE DESPESAS DE 1. OBJETIVO Estabelecer critérios e regras para os adiantamentos de viagem, bem como o reembolso de despesas para os colaboradores da empresa, quando realizarem serviços extraordinários da mesma. 2. REGRAS

Leia mais

1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas Documentos e Registros de Referência Responsabilidades...

1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas Documentos e Registros de Referência Responsabilidades... Sumário 1. Quadro de revisões... 1 2. Objetivos... 2 3. Definições e Siglas... 2 4. Documentos e Registros de Referência... 2 5. Responsabilidades... 2 6. Hospedagem... 4 7. Despesas Reembolsáveis... 4

Leia mais

POLÍTICA DE REEMBOLSO SUMÁRIO

POLÍTICA DE REEMBOLSO SUMÁRIO POLÍTICA DE REEMBOLSO SUMÁRIO 01. OBJETIVO... 2 02. AMPLITUDE... 2 03. DIRETRIZES... 2 04. ADIANTAMENTOS... 2 05. PRESTAÇÃO DE CONTAS... 3 06. REFEIÇÕES... 4 07. DESPESAS INTERNACIONAIS... 6 08. CORREIOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA ORIENTAÇÕES O PPGSC tem como política de incentivo aos acadêmicos a possibilidade do custeio de parte dos gastos com viagens onde haverá apresentação de trabalhos. Este benefício sempre será analisado

Leia mais

Norma - Despesas de Viagens e Estadias

Norma - Despesas de Viagens e Estadias 1 de 16 1. Objetivo Padronizar os procedimentos de solicitação de viagens e estadias para profissionais do Grupo Caoa. 2. Programação Anual: As necessidades operacionais e funcionais definirão a frequência

Leia mais

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM Rev. 00 Página 1 de 5 1. OBJETIVO: Estabelecer critérios e regras para os adiantamentos de viagem, bem como o reembolso de despesas para os colaboradores da empresa, quando realizarem serviços extraordinários

Leia mais

Pico Victoria. City Pack HONG KONG. Repulse Bay. Hong Kong. Aberdeen. Nathan Road

Pico Victoria. City Pack HONG KONG. Repulse Bay. Hong Kong. Aberdeen. Nathan Road Pico Victoria HONG KONG City Pack Repulse Bay Hong Kong Nathan Road Aberdeen 2019 DESTAQUES DO ROTEIRO: HONG KONG CITY PACK PICO VICTORIA Conhecido como o principal mirante de Hong Kong, o Pico Victoria

Leia mais

OPERATIONAL PROCEDURE REEMBOLSO DE DESPESAS

OPERATIONAL PROCEDURE REEMBOLSO DE DESPESAS 1 de 6 1. Objetivo Detalhar a política de reembolso de despesas e os procedimentos relacionados. 2. Documentos relacionados Manual de utilização do sistema GIITS da ITS. Formulário de Solicitação Interna

Leia mais

NORMATIVO: SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS (COLABORADORES) OU DESPESAS DE VIAGEM (NÃO COLABORADORES)

NORMATIVO: SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS (COLABORADORES) OU DESPESAS DE VIAGEM (NÃO COLABORADORES) CONTROLE DE REVISÕES NORMATIVO: SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS (COLABORADORES) OU Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 00 17/12/2012 Emissão inicial (em substituição José Maria ao PCF-001* de 22/08/05,

Leia mais

Todos os passageiros que tenham adquirido bilhetes Alitalia iniciados com o número 055 e que não se enquadrem nestas categorias:

Todos os passageiros que tenham adquirido bilhetes Alitalia iniciados com o número 055 e que não se enquadrem nestas categorias: FAZER UPGRADE PERGUNTAS FREQUENTES Serviço Quem tem direito a "Fazer upgrade"? Todos os passageiros que tenham adquirido bilhetes Alitalia iniciados com o número 055 e que não se enquadrem nestas categorias:

Leia mais

O Plenário do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ no exercício de suas atribuições legais e regimentais.

O Plenário do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ no exercício de suas atribuições legais e regimentais. RESOLUÇÃO Nº CRC-CE 0695/2018 DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Plenário do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ no exercício de suas atribuições legais

Leia mais

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 206/2013 DE 28 DE AGOSTO DE 2013.

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 206/2013 DE 28 DE AGOSTO DE 2013. DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 206/2013 DE 28 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a revisão dos valores de ajuda de custo pagos aos membros do Comitê que venham a representálo oficialmente em outros Fóruns, e aos membros

Leia mais

Resolução do CBH Macaé n.º 83/2018, de 02 de março de 2018.

Resolução do CBH Macaé n.º 83/2018, de 02 de março de 2018. Resolução do CBH Macaé n.º 83/2018, de 02 de março de 2018. Altera a Resolução nº 59/2015 que altera a Resolução nº 40/2013 que dispõe sobre a ajuda de custo e reembolso aos membros do Comitê que venham

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Produto: Conjunto: Subconjunto: Título: VIAGEM DESPESAS REEMBOLSO POLÍTICA PARA REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM 1. OBJETIVO: 1.1. Definir as normas e procedimentos a serem seguidos para os funcionários

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 Projeto de Lei n.º 68, de 03 de março de 2010. Dispõe sobre concessão de diárias dos servidores do poder executivo, membros dos conselhos municipais e tutelar, membros do Controle interno, prefeito e

Leia mais

Nova Zelândia com guia em português

Nova Zelândia com guia em português Nova Zelândia com guia em português Conheça Auckland, Rotorua e Queenstown na companhia de guia em português. Duração: 9 dias. Saídas: diárias. ROTEIRO 1º DIA: AUCKLAND Recepção no aeroporto e traslado

Leia mais

NORMATIVO: SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS (COLABORADORES) OU DESPESAS DE VIAGEM (NÃO COLABORADORES) Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação

NORMATIVO: SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS (COLABORADORES) OU DESPESAS DE VIAGEM (NÃO COLABORADORES) Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação CONTROLE DE REVISÕES Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 00 17/12/2012 01 24/02/2014 02 01/06/2014 Emissão inicial (em substituição ao PCF-023 de 22/08/05, com última revisão em 02/05/12) Alteração

Leia mais

Procedimentos para Concessão de Diárias e passagens aos Servidores e Colaboradores Eventuais do CEFETMG

Procedimentos para Concessão de Diárias e passagens aos Servidores e Colaboradores Eventuais do CEFETMG Procedimentos para Concessão de Diárias e passagens aos Servidores e Colaboradores Eventuais do CEFETMG Procedimentos para Concessão de Diárias aos Servidores e Colaboradores eventuais do CEFETMG Os servidores

Leia mais

RESOLUÇÃO CREMAL n 406/2013

RESOLUÇÃO CREMAL n 406/2013 RESOLUÇÃO CREMAL n 406/2013 Normatiza no âmbito do Conselho Regional de Medicina Estado de Alagoas (CREMAL), os procedimentos para pagamento de diária nacional e estadual, verba indenizatória, revoga a

Leia mais

Política de Reembolso de Despesas. Adiantamento de Viagem

Política de Reembolso de Despesas. Adiantamento de Viagem Adm/ Política de Reembolso de Despesas E Adiantamento de Viagem 1 Adm/ ÍNDICE 1-Finalidade... 3 2-Legibilidade...3 3-Regra Geral...3 3.1 Reembolso KM...4 3.2.Reembolso de Pedágio...4 3.3 Reembolso Estacionamento...4

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA Julho/2015 Índice Sumário 1. Envolvidos... 3 2. Formulários Envolvidos... 3 2.1. Relatório de Solicitação de Viagem (anexo 02).... 3 2.2. Relatório de Prestação de Contas (anexo 03).... 3 3. Procedimentos...

Leia mais

Bilhete Eletrônico G U SAO - CONGONHAS MGF - MARINGA 04/06/ :23/23:40

Bilhete Eletrônico G U SAO - CONGONHAS MGF - MARINGA 04/06/ :23/23:40 Bilhete Eletrônico Nome do Passageiro ALEXANDRE FERRARI Voo Classe Origem Destino Data Saída/Chegada G3 1132 U SAO - CONGONHAS MGF - MARINGA 04/06/2013 22:23/23:40 Data de emissão 04/05/2013-09:04 Nome

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA COLETA DE PREÇO 01/2017. Prestação de Serviço Viagens e Hospedagens.

CONVOCAÇÃO PARA COLETA DE PREÇO 01/2017. Prestação de Serviço Viagens e Hospedagens. CONVOCAÇÃO PARA COLETA DE PREÇO 01/2017 Prestação de Serviço Viagens e Hospedagens. 1. PREÂMBULO 1.1. A FIDI - Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem torna pública a realização

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção do Estado da Bahia RESOLUÇÃO Nº 006/ DIRETORIA

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção do Estado da Bahia RESOLUÇÃO Nº 006/ DIRETORIA RESOLUÇÃO Nº 006/2017 - DIRETORIA Dispõe sobre os procedimentos de cobertura e reembolso de despesas dos Diretores, Conselheiros, membros do Tribunal de Ética e Disciplina, membros da Diretoria da Escola

Leia mais

I ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO PPP-ECOS NA AMAZÔNIA

I ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO PPP-ECOS NA AMAZÔNIA I ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO PPP-ECOS NA AMAZÔNIA BRASÍLIA - 28 A 30 DE MARÇO DE 2017 O I Encontro de Experiências e Aprendizados do PPP-ECOS na Amazônia será uma oportunidade de compartilhar

Leia mais

PORTARIA CRMV-MS Nº. 015, DE 23 DE MARÇO DE 2016.

PORTARIA CRMV-MS Nº. 015, DE 23 DE MARÇO DE 2016. PORTARIA Nº. 015, DE 23 DE MARÇO DE 2016. EMENTA: DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE DIÁRIAS NO ÂMBITO DO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato

Leia mais

Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP)

Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP) Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) área Zoologia alocou R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para custeio de despesas com itens relacionados

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.964/2011

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.964/2011 RESOLUÇÃO CFM Nº 1.964/2011 (Publicada no D.O.U. 23 fev. 2011. Seção I, p.110) (Revogada pela Resolução CFM n. 1996/2012) Normatiza os procedimentos para pagamento de diária nacional e internacional, auxílio

Leia mais

PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO DE DESPESAS E VIAGENS

PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO DE DESPESAS E VIAGENS Ref. - Assunto Página: 1 / 19 de Publicação: 01//08/2017 : PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO DE DESPESAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Marina Mendes Cyrillo Controles Internos Revisores Carlos

Leia mais

CAPITULO I OBJETIVOS

CAPITULO I OBJETIVOS CAPITULO I OBJETIVOS ART. 1º A presente Instrução Normativa tem por objetivo padronizar os procedimentos para solicitação de viagens e de adiantamentos para viagens a serviço, treinamentos, representação

Leia mais

Confirmação de Reserva - Aéreo

Confirmação de Reserva - Aéreo Confirmação de Reserva - Aéreo PLATINUM TURISMO 55 11 21342134 Atendente: lmartos emergencia@platinumturismo.com.br Dados da Reserva Localizador Sistema Data da reserva Prazo para emissão YY3SYY Gol 12/12/2013

Leia mais

REGULAMENTO ACE ASSISTÊNCIA 24 HORAS VANS, MOTOS, CARROS E CAMINHÕES. LIGUE PARA: ( )

REGULAMENTO ACE ASSISTÊNCIA 24 HORAS VANS, MOTOS, CARROS E CAMINHÕES. LIGUE PARA: ( ) REGULAMENTO ACE ASSISTÊNCIA 24 HORAS VANS, MOTOS, CARROS E CAMINHÕES. LIGUE PARA: (0800-601-4055) Somente quando estiver com documento do veículo em mãos, para fornecer ao atendente a placa e o chassi

Leia mais

Groundforce VIP Very Important Passenger

Groundforce VIP Very Important Passenger TERMOS & CONDIÇÕES 1. Processo de venda Todas as solicitações para este serviço devem ser feitas por email. Os pedidos de assistência devem ser feitos pelo menos 72 horas antes e não mais de 60 dias de

Leia mais

RESOLUÇÃO CFESS Nº 446/2003 De 08 julho de 2003

RESOLUÇÃO CFESS Nº 446/2003 De 08 julho de 2003 RESOLUÇÃO CFESS Nº 446/2003 De 08 julho de 2003 EMENTA: Dispõe sobre a concessão de diárias, ajuda de custo, transporte e ressarcimento de despesas a conselheiros, assessores, funcionários e convidados.

Leia mais

Instruções para solicitação de Passagens para ALUNOS 2016

Instruções para solicitação de Passagens para ALUNOS 2016 Instruções para solicitação de Passagens para ALUNOS 2016 Instrução/formalização do processo de solicitação Abrir processo no SIPAC e encaminhar à Direção do CCS (11.01.37.06). Obs: solicitamos que o processo

Leia mais

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA A. PROGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA 1. Declaração de Missão Atingir excelência no Desenvolvimento da liderança Leonística através de oportunidades de ensino de qualidade.

Leia mais

AVIAÇÃO - CONDIÇÕES GERAIS

AVIAÇÃO - CONDIÇÕES GERAIS AVIAÇÃO - CONDIÇÕES GERAIS I) AVISO SOBRE O LIMITE DE RESPONSABILIDADE: A Convenção de Montreal ou a Convenção de Varsóvia poderão ser aplicáveis à sua viagem. Estas Convenções governam e podem limitar

Leia mais

Política de Viagens e Reembolso de Despesas

Política de Viagens e Reembolso de Despesas Política de Viagens e Reembolso de Despesas Controle do Documento Código do Documento: POL.FIN.001-01 Data de Criação da Política: 12/09/2017 Versão Atual: Versão 1 Data da Versão Atual: 12/09/2017 Diretoria

Leia mais

Regulamento de Despesas em Representação e Deslocações

Regulamento de Despesas em Representação e Deslocações Regulamento de Despesas em Representação e Deslocações REGULAMENTO DE DESPESAS EM REPRESENTAÇÃO E DESLOCAÇÕES É revogado o anterior Regulamento de Despesas em Representação e Deslocações aprovado em 28

Leia mais

ATO DIEX : 001/2018. Consolidado com a edição do Ato n. 002/2018, de 23/05/2018.

ATO DIEX : 001/2018. Consolidado com a edição do Ato n. 002/2018, de 23/05/2018. ATO DIEX : 001/2018 Consolidado com a edição do Ato n. 002/2018, de 23/05/2018. Dispõe sobre a concessão e pagamento de diárias e deslocamentos mediante o fornecimento e ressarcimento de passagens, ou

Leia mais

Já estudantes, cujo nível de inglês for abaixo do Intermediário, deverão solicitar o visto de estudante tipo SVV ou ESVV, conforme detalhado abaixo.

Já estudantes, cujo nível de inglês for abaixo do Intermediário, deverão solicitar o visto de estudante tipo SVV ou ESVV, conforme detalhado abaixo. CONDIÇÕES E NORMAS GERAIS Kaplan Inglaterra (UK) 1. Documentos necessários para matrícula O estudante deve apresentar cópia do RG, CPF e passaporte constando número, nome completo e data de validade, além

Leia mais

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 119/2009 DE 18 DE AGOSTO DE 2009.

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 119/2009 DE 18 DE AGOSTO DE 2009. DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 119/2009 DE 18 DE AGOSTO DE 2009. Dispõe sobre a ajuda de custo aos membros do Comitê que venham a representá-lo oficialmente em outros Fóruns, e aos membros representantes de organizações

Leia mais

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA Informações Super Rally 2012 15 a 19 de Agosto - Phoenix/Arizona EUA 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade

Leia mais

Regulamento de Despesas em Representação e Deslocações

Regulamento de Despesas em Representação e Deslocações Regulamento de Despesas em Representação e Deslocações 2017-2019 REGULAMENTO DE DESPESAS EM REPRESENTAÇÃO E DESLOCAÇÕES 2017-2019 Aprovado em Reunião de Direção de 19.10.2017. Lisboa, 19 de outubro de

Leia mais

American Express Conta Hotel

American Express Conta Hotel American Express Conta Hotel Guia de Serviços e Benefícios. SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE GASTOS COM HOSPEDAGENS. Bem-vindo ao American Express Conta Hotel O American Express Conta Hotel é um meio de pagamento

Leia mais

3 dias na Amazonía Peruana Paga con American Express e ahorra $ 70 por persona.

3 dias na Amazonía Peruana Paga con American Express e ahorra $ 70 por persona. 3 dias na Amazonía Peruana Paga con American Express e ahorra $ 70 por persona. Taxas Taxa normal Taxas usando AMEX Suplemento de quarto individual Turista $720 $650 $80 Superior $940 $870 $130 Breve itinerário

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS TÍTULO: VIAGENS, ESTADAS E DESLOCAMENTOS 1. OBJETIVO Estabelecer normas e procedimentos para os deslocamentos e viagens, por motivos profissionais, dos colaboradores e prestadores de serviços do Grupo

Leia mais

Confirmação de Reserva - Aéreo

Confirmação de Reserva - Aéreo Confirmação de Reserva Aéreo PLATINUM TURISMO 55 11 21342134 Atendente: lmartos emergencia@platinumturismo.com.br Dados da Reserva Localizador Sistema Data da reserva Prazo para emissão J88D8Y Gol 06/12/2013

Leia mais

SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL

SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL PORTUGUÊS (PT) SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL Conteúdo (clique para ir à sessão) Representante Elegibilidade Obrigações Idioma Seleção Situações especiais Prazo para seleção Apresentação de nomes ao

Leia mais

CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016

CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016 CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016 MANUAL DE INSCRIÇÕES Local A Convenção de Franqueados 2016 está chegando! Mais uma vez estaremos juntos para discutirmos os temas relevantes ao nosso negócio, conhecer a estratégia

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA A Diretoria do Campus, por intermédio da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal

Leia mais

Instrução de Viagens

Instrução de Viagens Índice: 1. Viagens Regras com aplicação global... 2 2. Viagens Regras com aplicação local (Brasil)... 5 Glossário:... 7-1 de 7 - 1. Viagens Regras com aplicação global Objetivo: Estabelecer diretrizes

Leia mais

Instrução nº 2537/2011

Instrução nº 2537/2011 Instrução nº 2537/2011 Dispõe sobre o ressarcimento de diárias e transporte aos Senhores Conselheiros, Inspetores, Componentes de Grupos de Trabalho e Fóruns, instituídos pelo Plenário do Crea-SP, formalmente

Leia mais

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO - CISVALE CNPJ /

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO - CISVALE CNPJ / RESOLUÇÃO Nº 01/2015 Fixa valor e procedimentos para concessão de diárias, bem como reembolso de despesas realizadas em favor docisvale. 1 O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO

Leia mais

Oferta de Viagem a Cabo Verde ILHA BOAVISTA directo DO PORTO as SEXTAS e DOMINGOS VERAO. Ficha viaje. Voos. Resumen del viaje

Oferta de Viagem a Cabo Verde ILHA BOAVISTA directo DO PORTO as SEXTAS e DOMINGOS VERAO. Ficha viaje. Voos. Resumen del viaje Tfno: 914405176 Email: clientes@lusoviagens.com Web: http://www.lusoviagens.com/ Ficha viaje Oferta de Viagem a Cabo Verde ILHA BOAVISTA directo DO PORTO as SEXTAS e DOMINGOS VERAO PROMOÇAO DE VIAGEM á

Leia mais

Política de Viagens. Última Atualização em 18/07/2017. As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Política de Viagens. Última Atualização em 18/07/2017. As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Política de Viagens Última Atualização em 18/07/2017 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2017 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste

Leia mais

REGULAMENTO No 03/2003 / CM / UEMOA, que estabelece as regras de compensação aos passageiros recusado os embarque e de cancelamento ou atraso

REGULAMENTO No 03/2003 / CM / UEMOA, que estabelece as regras de compensação aos passageiros recusado os embarque e de cancelamento ou atraso REGULAMENTO No 03/2003 / CM / UEMOA, que estabelece as regras de compensação aos passageiros recusado os embarque e de cancelamento ou atraso considerável dos voos Versão Português O CONSELHO DE MINISTROS

Leia mais

Trens na Europa. Produtos Online

Trens na Europa. Produtos Online Trens na Europa Produtos Online Parceria CVC e Rail Europe Representante oficial da Rail Europe no Brasil; Venda de bilhetes eletrônicos ponto-a-ponto; Operação em diversos países da Europa; Vantagens

Leia mais