pesquisa em comunicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "pesquisa em comunicação"

Transcrição

1 Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação O campo da Comunicação e sua natureza como objeto de estudo Profa. Liliane Dutra Brignol Jornalismo - UNIFRA

2 Centralidade da mídia Complexidade das relações entre tecnologias da comunicação e sociedade Cuidado para não tornar uma idéia banalizada, esvaziada de sentido Cenário maior = Centralidade da mídia / Midiatização (Verón, Mata, Silverstone)

3 1º - Pergunta simples: O que entendemos por mídia ou meios de comunicação? - Fuga da definição de tudo o que comunica, pois nos levaria à idéia de que tudo é mídia - Um meio de comunicação social é um dispositivo tecnológico de produção-reprodução de mensagens associado a determinadas condições de produção e a determinadas modalidades (ou práticas) de recepção dessas mensagens (Verón)

4 O que entendemos por mídia ou meios de comunicação? - Princípio de produção tecnológica de mensagens, mas é mais do que isso. É preciso considerar os contextos em que esse processo está inserido. Um mesmo dispositivo tecnológico pode apresentar usos múltiplos e diversificados. Exemplo: vídeo câmeras de vigilância, vídeos caseiros com imagens da família, vídeo arte, registro de imagens para a televisão - Dimensão coletiva da mídia (acesso às mensagens por uma pluralidade de indivíduos acesso ao dispositivo e ao sentido como dimensões diferentes)

5 Comunicação midiática A comunicação midiática é essa configuração de meios de comunicação resultantes da articulação entre dispositivos tecnológicos e condições específicas de produção e de recepção, configuração que estrutura o mercado discursivo das sociedades industriais (Verón).

6 Comunicação midiática A comunicação midiática encontra-se em uma situação de mudança acelerada, como resultado da evolução dos dispositivos tecnológicos e da emergência de novas tecnologias, mas também como resultado da evolução da demanda. A partir de certo ponto, a comunicação midiática gera um processo de midiatização das sociedades industriais (Verón).

7 Esquema da Semiose da Midiatização (Verón) Instituições Mídias Atores individuais

8 Mudança de cenário Sociedade dos meios sociedade midiatizada Centralidade outorgada à mídia com instituição geradora de sentidos e dinamizadora de relações na sociedade contemporânea A mídia ocupa espaços e assume funções antes pertencentes a outras instituições (política, educação, justiça, etc). Os meios alcançam onde a interação pessoal e a influência institucional não chegam (Mata).

9 Importante Isso não significa que excluímos a importância das relações comunicacionais fora do contexto midiático, mas é preciso considerar o modo como elas podem estar imbricadas.

10 Por que estudar a mídia? Partimos da compreensão de que a mídia é onipresente, diária, uma dimensão essencial de nossa experiência contemporânea. É impossível escapar à presença, à É impossível escapar à presença, à representação da mídia. Passamos a depender da mídia, tanto impressa como eletrônica, para fins de entretenimento e informação, de conforto e segurança, para ver algum sentido nas continuidades da experiência e também, de quando em quando, para as intensidades da experiência (Silverstone, 2002, p.12)

11 Exemplos da presença da mídia Casos citados por Silverstone Talk show vespertino Funeral da princesa Diana Podemos trazer muitos outros casos, inclusive no contexto brasileiro

12 Exemplos da presença da mídia Caso Nardoni (2008)

13 Exemplos da presença da mídia Recado no Orkut originou o sequestro em Santo André, veja foto das sequestradas e seus perfis Segundo matéria do O Globo, a gota d agua para a revolta de Lindemberg o sequestrador de Santo André, seria um scrap no Orkut. Mensagens de um amigo no Orkut de Eloa Cristina Pimentel da Silva foram o estopim da briga e do fim do namoro da adolescente com Lindemberg Fernandes Alves, de 22 anos, que a mantém refém desde 13h30m da última segunda-feira após invadir o apartamento dela. Veja o perfil de cada um no Orkut: Perfil no Orkut da Eloá (ex namorada) Perfil no Orkut da Nayara (amiga) Dizem que esse é o perfil do cara. Veja foto das vítimas: (Matéria publicada na internet em 16 outubro de 2008)

14 Internet nas eleições 2010 A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!

15 Morte de Michael Jackson derruba sites e aumenta uso do Twitter Os sites TMZ, primeiro a noticiar a morte do cantor, e depois o Los Angeles Times tiveram várias quedas durante o dia. Redes sociais como Twitter e Facebook tiveram seus acessos dobrados e triplicados. No Twitter, Jackson emplacou nove entre os 10 assuntos mais twittados no dia. "Nós vimos a multiplicação instantânea de tweets por segundo assim que a notícia se espalhou. Foi o maior pulo de posts por segundo desde a eleição de Barack Obama", disse Biz Stone, cofundador do Twitter. No momento de pico, foram 5 mil mensagens por minuto sobre Michael Jackson. O próprio site do Los Angeles Times (LA Times) teve 2,3 milhões de page views em uma hora, o recorde de tráfego por hora,desde o dia mais 5 novembro, data da última maior audiência. Em pronunciamento, os administradores do AOL disseram que a quinta-feira foi um marco na história da internet: "Nós nunca vimos nada parecido em termos de alcance e profundidade". A maioria dos sites de notícias na América do Norte teve um aumento de 20% em acessos, de acordo com a empresa de monitoramento de tráfego na internet Akamai. (Fonte: ClicRBS, 26 de junho de 2009)

16 MÍDIA = presença constante na vida diária Como o mundo é apresentado e representado? Como são transformadas as relações de tempo e espaço? Como trabalhamos? Como interagimos e nos relacionamentos? Como nos divertimos? Como construímos nossas identidades? Como se transforma nossa cultura?

17 Por ser fundamental, é que devemos estudar a mídia Intensidade e insistência de nossas vidas com nossa mídia: não apenas pelo crescente consumo, mas pelo modo como a mídia penetra nas mais diferentes esferas do cotidiano. Estudá-la em sua dimensão social e cultural, mas também política e econômica, do mundo moderno. Estudar sua onipresença e sua complexidade. Estudá-la como algo que contribui para nossa variável capacidade de compreender o mundo, de produzir e partilhar significados (Silverstone)

18 Qual o papel da mídia na sociedade contemporânea? Mídia como conduto de mensagens (modelo linear Emissor mensagem Receptor) Mídia como linguagem (produtora de textos e representações para interpretação) Mídia como agendamento Mídia como espaço de representação Mídia como extensões do homem, próteses (McLuhan) Mídia como ambiente que constitui a cultura midiática (Sodré) Mídia como organizadora das interações/relações sociais Mídia como parte da textura geral da experiência (Silverstone)

19 Diferentes dimensões da mídia Exigência de pensar em todas as dimensões que envolvem a mídia: política, econômica, social, cultural, de significação. Tensão constante entre o tecnológico, o industrial e o social. Da produção, circulação ao consumo.

20 Nossa jornada diária implica movimento pelos diferentes espaços midiáticos e para dentro e fora do espaço da mídia. A mídia nos oferece estruturas para o dia, pontos de referência, pontos de parada, pontos para o olhar de relance e para a contemplação, pontos de engajamento e oportunidades de desengajamento. Os infinitos fluxos da representação da mídia são Os infinitos fluxos da representação da mídia são interrompidos por nossa participação neles. Fragmentados pela atenção e pela desatenção. Nossa entrada no espaço midiático é, ao mesmo tempo, uma transição do cotidiano para o liminar e uma apropriação do liminar no cotidiano. A mídia é do cotidiano e ao mesmo tempo uma alternativa a ele. (Silverstone, 2002, p.24-25)

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE Voto não tem preço, tem consequências.

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE Voto não tem preço, tem consequências. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE Voto não tem preço, tem consequências. omos o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Sapartidário, uma rede formada por entidades da sociedade

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Contexto Crise econômica Crise de representatividade institucional Classe dominante com unidade mínima Classe trabalhadora fragmentada Por idade 16 a 24 anos:

Leia mais

O hibridismo no processo de produção televisiva do jornalismo pós-industrial: estudo de caso do canal My News

O hibridismo no processo de produção televisiva do jornalismo pós-industrial: estudo de caso do canal My News O hibridismo no processo de produção televisiva do jornalismo pós-industrial: estudo de caso do canal My News Angelo Sastre Juliano Maurício de Carvalho UNESP Bauru - Brasil O cenário pós-industrial O

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Redes sociais: presença diária e ativa 89% celular 2013: 31% 2014: 47% 58% dos brasileiros usam internet 40% Comp. mesa 39% notebook 13% televisão Fonte: 11ª edição

Leia mais

FORMAÇÃO TRANSVERSAL EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

FORMAÇÃO TRANSVERSAL EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA FORMAÇÃO TRANSVERSAL EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A comunicação pública da ciência e tecnologia tem deixado de ser um "hobby" para os acadêmicos, e tem sido reconhecida como uma necessidade. Nas diversas profissões,

Leia mais

Mídias Sociais na Comunicação do Município/Saúde

Mídias Sociais na Comunicação do Município/Saúde Cíntia Cury Março/2017 Acabou a época da comunicação de única via: De um emissor para milhares de receptores Do redator ao leitor Do apresentador ao telespectador Do radialista ao ouvinte Do assessor de

Leia mais

O que? 15 anos como referência no entretenimento nacional e internacional com sua cobertura completa e linguagem diferenciada;

O que? 15 anos como referência no entretenimento nacional e internacional com sua cobertura completa e linguagem diferenciada; Mídia Kit O que? 15 anos como referência no entretenimento nacional e internacional com sua cobertura completa e linguagem diferenciada; Tudo sobre o mundo dos astros e estrelas nacionais e internacionais;

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Ementário - Doutorado Eixo de Disciplinas Comuns Metodologia de Pesquisa em Jornalismo M e D Obrigatória 60 horas 04 Conhecimento e campo científico. Campo

Leia mais

Eliziete dos Santos Padilha 2. Palavras-chave: midiatização; telejornalismo; imagem.

Eliziete dos Santos Padilha 2. Palavras-chave: midiatização; telejornalismo; imagem. A midiatização do telejornalismo: Como a cultura da imagem engendra a inserção do telespectador ao meio midiático como cogestor da informação 1 The mediatization of TV journalism: How the culture of the

Leia mais

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital Teoria da Comunicação Unisalesiano Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital O espaço público em escala planetária A multiplicação das comunicações promovidas por ONGs e associações da sociedade civil

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Contexto Crise econômica Crise de representatividade institucional Classe dominante com unidade mínima Classe trabalhadora fragmentada Estamos entre dois mundos

Leia mais

II SIC Simpósio Internacional de Comunicação Alteridade e práticas sociais

II SIC Simpósio Internacional de Comunicação Alteridade e práticas sociais CIRCULAR Nº 2 O Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen e a Comissão Organizadora têm a honra de convidar pesquisadores docentes, discentes e profissionais da área de

Leia mais

ENTREVISTA COM RAFAEL SBARAI: SUPERVISOR EXECUTIVO DE PRODUTOS DIGITAIS DE ESPORTE DO GRUPO GLOBO FALA SOBRE O SUCESSO DO FANTASY GAME CARTOLA FC

ENTREVISTA COM RAFAEL SBARAI: SUPERVISOR EXECUTIVO DE PRODUTOS DIGITAIS DE ESPORTE DO GRUPO GLOBO FALA SOBRE O SUCESSO DO FANTASY GAME CARTOLA FC 63 Aron Rodrigo Batista et al. ENTREVISTA COM RAFAEL SBARAI: SUPERVISOR EXECUTIVO DE PRODUTOS DIGITAIS DE ESPORTE DO GRUPO GLOBO FALA SOBRE O SUCESSO DO FANTASY GAME CARTOLA FC Aron Rodrigo Batista 1 ;

Leia mais

POR QUE A COMPRA DE DIÁRIA É DIFERENTE?

POR QUE A COMPRA DE DIÁRIA É DIFERENTE? POR QUE NO A COMPRA DE DIÁRIA É DIFERENTE? O R7 É UM PORTAL MULTIPLATAFORMA, QUE TEM A INOVAÇÃO EM SEU DNA. É HOJE O PRINCIPAL PORTAL DE INFORMAÇÕES CAPAZ DE COLETAR TUDO O QUE ACONTECE NAS REDES SOCIAIS

Leia mais

PANORAMA DA INTERNET NO BRASIL

PANORAMA DA INTERNET NO BRASIL PANORAMA DA INTERNET NO BRASIL INTRODUÇÃO Neste E-Book, serão apresentados os principais resultados relativos à internet no Brasil. A importância crescente e a penetração das chamadas novas mídias na sociedade

Leia mais

Mídias Sociais. Aula 01 Plano da disciplina Introdução. Dalton Martins

Mídias Sociais. Aula 01 Plano da disciplina Introdução. Dalton Martins Mídias Sociais Aula 01 Plano da disciplina Introdução Dalton Martins dmartins@gmail.com Bacharelado em Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Foco da disciplina

Leia mais

Governo do AM assina acordo de pesca em região da reserva Mamirauá

Governo do AM assina acordo de pesca em região da reserva Mamirauá Page 1 of 6 globo.com notícias esportes entretenimento vídeos e-mail Globomail Pro Globomail Free Criar um e-mail central globo.com assine já todos os sites Amazonas 18/07/2012 18h22 - Atualizado em 18/07/2012

Leia mais

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES expandindo O SIGNIFICADO DA TV A T V M U I TO A L É M D O Q U E VOCÊ IMAGINA Os efeitos da revolução digital no consumo

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Estamos entre dois mundos 58% dos Brasileiros usam internet 42% dos Brasileiros NÃO usam internet Redes sociais: presença diária e ativa 13% televisão 89% 58% celular

Leia mais

Mídias Sociais. Aula 01 Plano da disciplina Introdução. Dalton Martins

Mídias Sociais. Aula 01 Plano da disciplina Introdução. Dalton Martins Mídias Sociais Aula 01 Plano da disciplina Introdução Dalton Martins dmartins@gmail.com Bacharelado em Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Foco da disciplina

Leia mais

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 GESTÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Davi Luiz Schmidt Diretor do Departamento de Participação Cidadã Secretaria de Planejamento, Gestão

Leia mais

Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias. Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali

Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias. Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali Relacionada à produção em larga escala e padronizada de bens de consumo; Metáfora que explica

Leia mais

Desafio do jornalismo na era do engajamento

Desafio do jornalismo na era do engajamento Desafio do jornalismo na era do engajamento Luís Fernando Bovo - Estadão/2016 O jornalismo hoje: 2 maneiras de ver O jornalismo hoje: o que fazer? Apropriar-se das novas tecnologias e fazer a mesma coisa,

Leia mais

população brasileira com perfis ativos nas redes sociais. (Fonte: Conversion (especializada em Search Engine Optmization)

população brasileira com perfis ativos nas redes sociais. (Fonte: Conversion (especializada em Search Engine Optmization) Na medida em que se democratiza o acesso à rede mundial de computadores, mais pessoas passam a usar as ferramentas on line para se informar e manter contato com amigos e familiares. Com isso, as redes

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? O que é Comunicação? Comunicar-se é mais do que expressar ideias ou trocar pontos de vista. É o processo pelo qual nos relacionamos com os outros e buscamos informações essenciais para nossa vida diária,

Leia mais

DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM TORNO DO CASO CELSO DANIEL DO PT 1

DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM TORNO DO CASO CELSO DANIEL DO PT 1 103 de 119 DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM TORNO DO CASO CELSO DANIEL DO PT 1 Leandro Chagas Barbosa (UESB) Edvania Gomes da Silva (UESB) RESUMO: Este trabalho analisa o modo como o acontecimento discursivo

Leia mais

As Redes Sociais. na internet. 2a aula

As Redes Sociais. na internet. 2a aula As Redes Sociais na internet 2a aula A dinâmica das redes sociais As redes sociais são dinâmicas, mudam com o tempo. As redes sociais sofrem constantes mutações em sua composição. Não há redes paradas

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Internet, Redes Sociais, Contemporaneidade.

RESUMO. Palavras-chave: Internet, Redes Sociais, Contemporaneidade. RESUMO Este trabalho procura compreender o impacto da internet e das redes sociais na contemporaneidade. O estudo perpassa pela história de desenvolvimento da internet, pelo conceito de juventude, traz

Leia mais

Campanha Revista O PAPEL 80 Anos

Campanha Revista O PAPEL 80 Anos Revista Twogether, n. 7 Fevereiro, 1999 Resumo histórico Campanha Revista O O PAPEL 80 80 Anos Abril, 1939. Américo Kende, André Tibor, Paulo Herlinger e Carlos José Benko reúnem-se para criar a Revista

Leia mais

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Janeiro a Dezembro Rio de Janeiro, Dezembro de 2015 Números do Icict 2015 Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2 Assessoria de Comunicação do

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 8 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR APRESENTAÇÃO Nos últimos anos as séries de TV têm se tornado um verdadeiro fenômeno. Com público cada vez maior e crescentes lançamentos de

Leia mais

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Junho 2017 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Junho de 2017 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2017 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

LAZER E CULTURA DIGITAL

LAZER E CULTURA DIGITAL GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER LAZER E CULTURA DIGITAL Prof. Carlos Café Dias Da cultura oral e escrita à cultura das mídias digitais EVOLUÇÃO DA CULTURA A era digital e as novas tecnologias revolucionaram

Leia mais

Carga Horária. Quantidade de Vagas

Carga Horária. Quantidade de Vagas Publicidade e Propaganda Criadores, Influenciadores e Inteligência Artificial 40 vagas 68 Prof. Wesley Pinhei- O universo digital atualmente se orienta por dois vetores principais: os Creators e Influencers,

Leia mais

Cidadania e redes digitais março primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO. sergio amadeu seeder

Cidadania e redes digitais março primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO. sergio amadeu seeder primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO sergio amadeu seeder Cidadania não é uma definição estanque, mas um conceito histórico, o que significa que seu sentido varia no tempo e no espaço. JAIME PINSKY

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

O que buscamos 1. Abordaremos desde as últimas discussões em pauta até insights e projetos que procuram mudar a forma de pensar e viver em comunidade.

O que buscamos 1. Abordaremos desde as últimas discussões em pauta até insights e projetos que procuram mudar a forma de pensar e viver em comunidade. O Foco Ambiental é uma editoria inteiramente dedicada ao meio ambiente e às práticas sustentáveis, para trazer ao leitor o que há de mais atual e relevante sobre o tema. Abordaremos desde as últimas discussões

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003143A - Processos de Gerenciamento em Rádio e Televisão Docente(s) Willians Cerozzi Balan Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Fake News: Desafios das Organizações

Fake News: Desafios das Organizações 2018 ABERJE Concepção e planejamento: Paulo Nassar Diretor Presidente da Aberje e Professor Livre-Docente da ECA-USP Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje Coordenação: Carlos A. Ramello e Gisele

Leia mais

Estamos em contato diariamente com as mentes mais brilhantes e os profissionais mais competentes do mercado, seja no papel de entrevistado,

Estamos em contato diariamente com as mentes mais brilhantes e os profissionais mais competentes do mercado, seja no papel de entrevistado, 2 O interregno nada mais é do que aquele intervalo entre dois reinados... No nosso caso atual, estamos vivendo uma mudança significativa na área da comunicação. A tecnologia se tornou insubstituível e

Leia mais

Palavras-chave: reconhecimento; semiótica; teoria crítica; política.

Palavras-chave: reconhecimento; semiótica; teoria crítica; política. Reconhecimento em Verón e Honneth: aspectos para compreender processos comunicacionais na interação entre indivíduos e instituições políticas 1 Recognition in Verón and Honneth: aspects to understand communication

Leia mais

COMPROVADAMENTE A MAIOR CIRCULAÇÃO DA REGIÃO

COMPROVADAMENTE A MAIOR CIRCULAÇÃO DA REGIÃO MÍDIA KIT 2019 COMPROVADAMENTE A MAIOR CIRCULAÇÃO DA REGIÃO O Novo Dia Notícias tem tiragem comprovada (auditoria da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI-SP) de 25 mil exemplares

Leia mais

Comunicação em Dispositivos Móveis

Comunicação em Dispositivos Móveis Comunicação em Dispositivos Móveis emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código ruído feedback Processo de Comunicação

Leia mais

MÍDIA E EFEITOS DE SENTIDO DO ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO O CASO DA MÁFIA DOS SANGUESSUGAS

MÍDIA E EFEITOS DE SENTIDO DO ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO O CASO DA MÁFIA DOS SANGUESSUGAS Página 331 de 658 MÍDIA E EFEITOS DE SENTIDO DO ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO O CASO DA MÁFIA DOS SANGUESSUGAS Leandro Chagas Barbosa * (UESB) Maria da Conceição Fonseca-Silva ** (UESB) RESUMO Neste trabalho,

Leia mais

Mídia e Drogas: uma necessária reflexão para a Psicologia e para as Políticas Públicas

Mídia e Drogas: uma necessária reflexão para a Psicologia e para as Políticas Públicas Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul CRPRS Mídia e Drogas: uma necessária reflexão para a Psicologia e para as Políticas Públicas Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas

Leia mais

Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação

Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação Turma 131 Professora: Cleide Luciane Antoniutti Integrantes: Diego De Souza Basto França Lidiane Da Silva Barbosa Dos Santos Lilian de Melo Virginia

Leia mais

Comunicação em Dispositivos Móveis

Comunicação em Dispositivos Móveis Comunicação em Dispositivos Móveis emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código ruído feedback Processo de Comunicação

Leia mais

Comunicação Sistema CNDL

Comunicação Sistema CNDL Comunicação Sistema CNDL Objetivos Posicionar a Comunicação do Sistema CNDL de acordo com as diretrizes do planejamento 2015-2017 Alcançar uma comunicação consistente e padronizada para os públicos Gerar

Leia mais

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11)

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) 3506-1878 www.spiner.com.br spiner@spiner.com.br O QUE SÃO as REDES? O QUE SÃO AS REDES? Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas

Leia mais

CAMPANHA POUPANÇA SICOOB. 1. Cenário 2. Objetivos 3. Estratégia 4. Tática 5. Cronograma

CAMPANHA POUPANÇA SICOOB. 1. Cenário 2. Objetivos 3. Estratégia 4. Tática 5. Cronograma CAMPANHA POUPANÇA CAMPANHA POUPANÇA SICOOB 1. Cenário 2. Objetivos 3. Estratégia 4. Tática 5. Cronograma CENÁRIO A 1ª etapa da campanha foi ao ar em maio e junho de 2014 e atingiu um resultado surpreendente:

Leia mais

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Dezembro/2016 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Dezembro de 2016 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2016 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

Cultura das Mídias. Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017

Cultura das Mídias. Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017 Cultura das Mídias Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017 Fonte: Slideshare Conceito De acordo com Santaella, podemos definir a cultura das mídias como uma cultura intermediária entre a cultura das massas

Leia mais

JORNALISMO POPULAR NA ERA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO EXTRA

JORNALISMO POPULAR NA ERA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO EXTRA JORNALISMO POPULAR NA ERA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO EXTRA Antonio Rocha Filho Mestrando em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP, é professor do curso de Jornalismo da ESPM-SP. Graduado pela Cásper

Leia mais

PAJUÇARA NOITE. Se você procura agregar credibilidade à sua marca, o Jornal da Pajuçara Noite é o lugar certo para anunciar.

PAJUÇARA NOITE. Se você procura agregar credibilidade à sua marca, o Jornal da Pajuçara Noite é o lugar certo para anunciar. PAJUÇARA NOITE O jornal da noite agora com mais qualidade e credibilidade para os alagoanos. Os principais fatos do dia passados numa linguagem ágil e direta. É assim que os alagoanos ficam bem informados,

Leia mais

Turismo na Sociedade Midiatizada: o Calendário de Eventos como Ferramenta de Divulgação e Informação de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil 1

Turismo na Sociedade Midiatizada: o Calendário de Eventos como Ferramenta de Divulgação e Informação de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil 1 Turismo na Sociedade Midiatizada: o Calendário de Eventos como Ferramenta de Divulgação e Informação de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil 1 Vanessa Cibele CauzzoDenardin 2 Centro Universitário Franciscano

Leia mais

Antonio Francisco Magnoni 2 Aline Cristina Camargo 3. Palavras-chave: esfera pública; comunicação política; juventudes; participação; redes sociais.

Antonio Francisco Magnoni 2 Aline Cristina Camargo 3. Palavras-chave: esfera pública; comunicação política; juventudes; participação; redes sociais. Redes sociais digitais e juventude brasileira: análise de novas modalidades de participação político-social 1 Digital social networks and Brazilian youth: an analysis of new modalities of political and

Leia mais

MÍDIA E SOCIEDADE DO CONTROLE: SUJEITOS, POSIÇÕES, COMPORTAMENTOS 1

MÍDIA E SOCIEDADE DO CONTROLE: SUJEITOS, POSIÇÕES, COMPORTAMENTOS 1 289 de 368 MÍDIA E SOCIEDADE DO CONTROLE: SUJEITOS, POSIÇÕES, COMPORTAMENTOS 1 Júnia Cristina Ortiz Matos * (Uesb) junia.ortiz@gmail.com Nilton Milanez ** (Uesb) niltonmilanez@hotmail.com RESUMO Este trabalho

Leia mais

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro TEXTO-BASE: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 ...Vem do latim communicatio = atividade realizada

Leia mais

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de experiência GRUPO

Leia mais

Nova rede social do criador do Orkut chega ao Brasil - Link -

Nova rede social do criador do Orkut chega ao Brasil - Link - Nova rede social do criador do Orkut chega ao Brasil - Link - Estadão Aplicativo do Hello foi lançado nesta terça-feira, 19, nas lojas de aplicativos de Android e iphone; segundo empresa, mais de 100 mil

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Jornal Vida em Relevo Trabalho submetido ao XVI Prêmio Expocom 2009, na Categoria Jornalismo, modalidade Jornal Impresso Avulso. Mariana ESPÓSITO, estudante do 4 o Semestre do Curso Jornalismo, esposito.jornal@gmail.com

Leia mais

@Roseana2010 Dino 1 O uso do Twitter nas Eleições Maranhense de 2010

@Roseana2010 Dino 1 O uso do Twitter nas Eleições Maranhense de 2010 @Roseana2010 e @Flavio Dino 1 O uso do Twitter nas Eleições Maranhense de 2010 Raíla Maciel 2 Márcio Carneiro dos Santos 3 Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA PALAVRAS-CHAVE: twitter, internet,

Leia mais

o Gastronomia o Decoração o Life Style o Dicas de atividades físicas o Esportes radicais o Moda e beleza

o Gastronomia o Decoração o Life Style o Dicas de atividades físicas o Esportes radicais o Moda e beleza Exibição: Segunda a Sexta, às 16h30 Reexibição: Segunda a Sexta, às 08h30 Bate-papo com especialistas das mais diversas áreas, quadros com curiosidades, deliciosas e saudáveis receitas, combinando INFORMAÇÃO

Leia mais

Agenda. Objetivo. Vender nas Redes Sociais. Renda-se às Redes Sociais. Case OLX. Sucesso!

Agenda. Objetivo. Vender nas Redes Sociais. Renda-se às Redes Sociais. Case OLX. Sucesso! Redes Sociais Agenda Objetivo Vender nas Redes Sociais Renda-se às Redes Sociais Case OLX Sucesso! Dados 48 milhões acessam diariamente (58%) 82,7 milhões de brasileiros acessam a internet Fonte: comscore/dez_11

Leia mais

ABQUIM XVI Congresso de Atuação Responsável

ABQUIM XVI Congresso de Atuação Responsável ABQUIM XVI Congresso de Atuação Responsável Elaborar plano de comunicação considerando ferramentas modernas que melhorem e potencializem a comunicação entre Industria, Conselhos e Sociedade. Conselho Comunitário

Leia mais

Manual de Gerenciamento

Manual de Gerenciamento Manual de Gerenciamento Mídias Sociais da UFPA Assessoria de Comunicação Institucional Manual de Gerenciamento Mídias Sociais da UFPA 2014 Universidade Federal do Pará Reitor Carlos Edilson de Almeida

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Disciplina: 3143-A - Processos de Gerenciamento em Rádio e TV Terça-Feira manhã Sala 77-1º

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS Estudo da relação entre a tecnologia e a comunicação visando a compreensão o fenômeno técnico de forma global.

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

SCUP.COM. IDEAS.SCUP.COM UMA PUBLICAÇÃO DO SCUP. IDEAS.SCUP.COM DADOS DO ESTUDO

SCUP.COM. IDEAS.SCUP.COM UMA PUBLICAÇÃO DO SCUP. IDEAS.SCUP.COM DADOS DO ESTUDO SCUP.COM. IDEAS.SCUP.COM UMA PUBLICAÇÃO DO SCUP. IDEAS.SCUP.COM DADOS DO ESTUDO O ESTUDO Na 4ª edição do estudo Horários Nobres, foram analisadas 86.489.600 publicações monitoradas pela ferramenta do Scup

Leia mais

NO QUE ACREDITAMOS. O esporte é uma forma de criar e contar histórias.

NO QUE ACREDITAMOS. O esporte é uma forma de criar e contar histórias. Quem Somos NO QUE ACREDITAMOS O esporte é uma forma de criar e contar histórias. Uma boa história é composta por personagens interessantes, situações envolventes e um relato que se espalha, multiplica.

Leia mais

R E L A T Ó R I O. 1ª a 8ª ETAPA DO SUPERBIKE BRASIL

R E L A T Ó R I O. 1ª a 8ª ETAPA DO SUPERBIKE BRASIL R E L A T Ó R I O 1ª a 8ª ETAPA DO SUPERBIKE BRASIL QUEM SOMOS TRANSMISSÃO AO VIVO Televisão e internet MAIOR CAMPEONATO DE MOTOVELOCIDADE DO PAÍS maior evento de esporte a motor do país 3º 250 MIL PESSOAS

Leia mais

Pablo Furlanetto Gonçalez 2. Palavras-chave: circulação; midiatização; Instagram; notícias.

Pablo Furlanetto Gonçalez 2. Palavras-chave: circulação; midiatização; Instagram; notícias. A circulação de notícias no Instagram no contexto da sociedade em midiatização 1 The news circulation on Instagram in the subject of the society in a mediatization process Pablo Furlanetto Gonçalez 2 Palavras-chave:

Leia mais

Civitas Revista de Ciências Sociais

Civitas Revista de Ciências Sociais ISSN 1519-6089 Civitas Revista de Ciências Sociais Volume 2, número 2, dezembro 2002 Democracia, mídia e cultura política Flavio E. Silveira Organizador Sumário Apresentação Democracia, mídia e cultura

Leia mais

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016 Sistema Brasileiro de Televisão Atualizado em junho/2016 Dados do Mercado de OTT e VOD no Brasil Tamanho de Mercado Outros México Brasil Argentina Netflix Claro Vídeo Vivendi NetMovies DirecTV Outros

Leia mais

GT2: CIDADANIA E CULTURA CULTURA PLURAL: A PRÁTICA EXTENSIONISTA COMO ESPAÇO PARA A CIDADANIA NO JORNALISMO

GT2: CIDADANIA E CULTURA CULTURA PLURAL: A PRÁTICA EXTENSIONISTA COMO ESPAÇO PARA A CIDADANIA NO JORNALISMO GT2: CIDADANIA E CULTURA CULTURA PLURAL: A PRÁTICA EXTENSIONISTA COMO ESPAÇO PARA A CIDADANIA NO JORNALISMO Karina Janz Woitowicz (UEPG), e-mail: karinajw@gmail.com Aline Louize Deliberali Rosso (UEPG),

Leia mais

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento)

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Se há 20 anos imprensa produzia a mensagem População e empresas recebiam a mensagem Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Imprensa População empresa Quem produz a notícia Imprensa População

Leia mais

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 A Escola de Frankfurt Em 1923, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Herbert

Leia mais

A criação em rede: tendências de realocação e remediação entre produtores fonográficos e os fãs

A criação em rede: tendências de realocação e remediação entre produtores fonográficos e os fãs Revista FAMECOS mídia, cultura e tecnologia Doutorado Teses defendidas entre agosto e outubro de 203 na linha de pesquisa Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 205328 No dia 4 de outubro de 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. O fato foi noticiado pela agência Tass às 23 horas de Moscou. Favorecido por uma antecedência

Leia mais

Instituto Mamirauá no AM seleciona bolsistas para programa científico

Instituto Mamirauá no AM seleciona bolsistas para programa científico Page 1 of 5 globo.com notícias esportes entretenimento vídeos e-mail Globomail Pro Globomail Free Criar um e-mail central globo.com assine já todos os sites Amazonas 05/07/2012 13h09 - Atualizado em 05/07/2012

Leia mais

MÍDIA KIT ACOLUNA.CO COMPARTILHE COMPARTILHE

MÍDIA KIT ACOLUNA.CO COMPARTILHE COMPARTILHE MÍDIA KIT A Coluna é uma nova publicação do grupo Ação Popular. Começamos em 2015 como uma página política, com um blog no wordpress sem fins lucrativos, naquela época nossos indicadores já era relativamente

Leia mais

INTERNET E REDES SOCIAIS VÃO INFLUENCIAR A DECISÃO DE VOTO DE 43,4% DOS ELEITORES BRASILEIROS

INTERNET E REDES SOCIAIS VÃO INFLUENCIAR A DECISÃO DE VOTO DE 43,4% DOS ELEITORES BRASILEIROS Contatos Manoel Fernandes Diretor BITES manoelfernandes@bites.com.br (11) 3814.5928 INTERNET E REDES SOCIAIS VÃO INFLUENCIAR A DECISÃO DE VOTO DE 43,4% DOS ELEITORES BRASILEIROS Pesquisa também revela

Leia mais

5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 26 5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Por mais que estudemos, sempre teremos algo a descobrir no que diz respeito a comunicação, até mesmo porque é através dela que começamos a compreender o mundo, as pessoas,

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Set/2016

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Set/2016 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Set/2016 A Rede Record apresenta A.D. The Bible Continues, a sequência da minissérie A Bíblia que aborda os fatos que aconteceram após a crucificação de Jesus Cristo. Pré-plano

Leia mais

CHAMADA PARA GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

CHAMADA PARA GRUPOS DE TRABALHO (GTs) CHAMADA PARA GRUPOS DE TRABALHO (GTs) O XII SIMCOM Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, organizado pelo Curso de Comunicação Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Campus Imperatriz)

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação 2010 2018 Informar e dialogar são metas para uma comunicação oficial comprometida. Por isso, em 2003, a Uesb implantou a Assessoria de Comunicação,

Leia mais

MÍDIA KIT ALTERNATIVA NERD

MÍDIA KIT ALTERNATIVA NERD 1 JANEIRO 2019 MÍDIA KIT ALTERNATIVA NERD 2 Apresentação Surgimos em 03 de abril de 2016 com a nossa primeira rede social o Instagram, com o principal objetivo de noticiar conteúdos relevantes para o público

Leia mais

Em 25 de julho de 2010, no aniversário do PSDB, nascia a Turma do Chapéu.

Em 25 de julho de 2010, no aniversário do PSDB, nascia a Turma do Chapéu. A Turma do Chapéu A ideia Unir ideias diferentes. Ligar tradição e modernidade. Conectar juventude e experiência. Com o objetivo de levar todos a participar. Uma iniciativa inédita que pretendia unir política,

Leia mais

BREVE PERFIL MIDIÁTICO DOS NOSSOS ALUNOS

BREVE PERFIL MIDIÁTICO DOS NOSSOS ALUNOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MÍDIA IMPRESSA ROTEIROS, MAPAS, GRÁFICOS E TABELAS BREVE PERFIL MIDIÁTICO DOS NOSSOS ALUNOS Adriana Bastos da Silva Henz Georgia Stella Ramos

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva 1 COMUNICAR COMUNICAR TORNAR COMUM TORNAR COMUM 2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A B EMISSOR RECEPTOR 3 A comunicação sempre

Leia mais

Mariangela Ribeiro Mariangela Ribeiro

Mariangela Ribeiro Mariangela Ribeiro Enquete realizada pelo Grupo dos Profissionais do Rádio entre os dias 16 e 21 de setembro de 2009 O convite para os ouvintes foi através de spot veiculado em algumas emissoras do Brasil. Encaminhamos via

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 8 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit Inovação Publicidade Entretenimento Opinião Mídia Kit - 2016 Apresentação O Geek Publicitário nasceu em 2013, quando eu estava no último ano da faculdade e acreditei que tinha algo diferente e relevante

Leia mais

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba A BR Brazil Show é um novo hub de comunicação e entretenimento, com foco na música brasileira, em especial o samba, o pagode, bem

Leia mais

Oficina de Vídeo. Primeira projeção de imagens em movimento da História da Arte: O cavalo em movimento, de Eadweard Muybridge (1878)

Oficina de Vídeo. Primeira projeção de imagens em movimento da História da Arte: O cavalo em movimento, de Eadweard Muybridge (1878) Oficina de Vídeo Vídeo: O vídeo define toda a tecnologia envolvida na gravação, produção, edição, processamento e reprodução de uma série de imagens que compõem cenas com movimento. A palavra vem do latim

Leia mais

Mídia e Comunicação Cenário e desafios para a democracia e a liberdade de expressão. Veridiana Alimonti, integrante do Intervozes

Mídia e Comunicação Cenário e desafios para a democracia e a liberdade de expressão. Veridiana Alimonti, integrante do Intervozes Mídia e Comunicação Cenário e desafios para a democracia e a liberdade de expressão Veridiana Alimonti, integrante do Intervozes Premissas fundamentais Pertence aos cidadãos, não é um direito reservado

Leia mais

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay Rádio Fundamentos e dados Rodrigo Duguay Fundamentos É um meio de caráter local. Como mídia Nacional ainda apresenta problemas: mesmo com a consolidação de algumas redes de rádio, é difícil obter-se grandes

Leia mais