O EMOCIONAL DA FAMILIA DIANTE DO BEBÊ COM FENDA PALATINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O EMOCIONAL DA FAMILIA DIANTE DO BEBÊ COM FENDA PALATINA"

Transcrição

1 O EMOCIONAL DA FAMILIA DIANTE DO BEBÊ COM FENDA PALATINA COSTA, Juliana Melo de Oliveira 1 ALMEIDA, Maria Clara de 2 VIEIRA, Fábio Henrique Antunes 2 1 Acadêmica do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva 2 Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva RESUMO A fenda palatina é uma má formação congênita, proveniente de falhas no processo de formação facial durante o desenvolvimento do embrião. Diante do padrão de beleza imposto pela sociedade atual e fatores como culpa e medo, o emocional dos pais torna-se fraquejado diante do diagnostico da enfermidade. O presente trabalho teve como objetivo, através de pesquisa bibliográfica, relatar o emocional dos familiares perante um bebê com fenda palatina. Para tal, foram consultados artigos sobre o tema. A falta de informação e o temor da rejeição podem ser citados como fatores contribuintes para tal abalo, além das dificuldades encontradas para suprir a necessidade do bebê com fenda palatina. Palavras-Chaves: Emocional, Fenda palatina, Família ABSTRACT A cleft palate is a congenital malformation, due to failures in the face of the formation process during development of the embryo. By default the results of beauty imposed by today's society and factors such as guilt and fear, the emotional from parents becomes shaken due diagnosis the disease. The present study aimed to, through the Bibliographic Search, know the emotional from parents becomes shaken due a baby with cleft palate. For this, scientific articles were consulted.. The lack of information and fear of rejection can be cited as contributing factors to such shock, beyond the difficulties to meet the need of the baby with cleft palate. Keywords: Cleft palate, Emotional, Family

2 1. INTRODUÇÃO Segundo Araruna (2000) e Mazzetti (2009), a formação facial do ser humano ocorre a partir do crescimento e união dos processos maxilares e mandibulares juntamente com o processo fronto nasal, que desencadeia processos nasais mediais e laterais. Uma falha na migração ou fusão desses processos, entre a quarta e oitava semana do desenvolvimento embrionário, desencadeia a fissura lábio palatina. A fissura de lábio, tanto unilateral quanto bilateral, ou fissura lábio-palatina é decorrente da falta de fusão dos dois processos, na sétima semana de vida intrauterina. Já a fissura palatina é resultante da ausência de fusão na linha mediana, dos processos de formação do maxilar, aproximadamente na décima semana do desenvolvimento embrionário (LOFREDO, 1994). Essas fissuras, consideradas como malformações congênitas craniofaciais, são as mais comuns, acometendo um a cada 757,5 nascimentos em geral, e um a cada 923,53 bebês nascidos com vida (SILVA, 2009). No Brasil, a incidência da fenda labial ou palato (FL/P ) pode atingir 1,54 a cada 1000 nascimentos, porém não se tem conhecimento se essa baixa ocorrência é realmente um reflexo da realidade, ou somente se difere da média por motivos metodológicos (PARANAÍBA, 2010). Existem alguns fatores ambientais associados ao desenvolvimento das fissuras, como por exemplo, nutrição, tóxicos, infecciosos, medicamentos, exposição a radiações ionizantes, estresse e tabagismo materno e, além disso, fatores genéticos também influenciam, dado o fato de que metade dos acometidos por essa alteração possui a mesma no histórico familiar (CAMPILLAY, 2009). Ter um histórico genético familiar favorável, sem Fissura de Palato, não é propriamente exato, que um feto concebido virá com a certeza de não desenvolvimento dessa anomalia, pois a genética favorável da família não é adjunta para exatidão da ausência desta anomalia (VANZ, 2007).

3 A característica física da fissura bilateral completa de lábio, forma mais severa, consiste na divisão da maxila em três segmentos distantes entre si, com projeção extrema e de maneira assimétrica da pré-maxila e pró-lábio (FILHO, 2007). A exposição da deficiência, devido a fissura ser facial, implica no psicológico do acometido e aos seus familiares, decorrente da necessidade de beleza imposta pela sociedade atual (PEREIRA, 1997). Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de conhecer de forma mais especifica, o quão abalado se torna o emocional da família perante o nascimento de um bebê com fenda palatina, baseado na literatura encontrada sobre o assunto. A pesquisa teve início em fevereiro de 2015, com duração aproximada de cinco meses. Baseou-se em artigos encontrados no site da SCIELO ( Scientific Eletronic Library Online) e Google Acadêmico, com máximo cuidado na confiabilidade do material coletado. A justificativa da realização da pesquisa foi a curiosidade e a necessidade, no âmbito da profissão em enfermagem, em compreender os envolvidos no nascimento de um bebê com má formação congênita, como é a fissura labial ou de palato, e a partir dessa informação ter a capacidade de orientar e educar sobre o assunto. 2. CONTEÚDO Devido a sua localização ser exposta, a fissura de palato é bem mais do que uma questão de saúde, de estética ou de nutrição, essa deformidade também acomete o emocional (VERONEZ, 2005). Pereira (1997), afirma que diante de uma deficiência, seja ela qual for, todo o contexto familiar é afetado. No decorrer da gravidez a mãe, principalmente, cria a imagem de seu filho mentalmente, e quando se depara com o bebê divergente dos seus planos, com uma má formação tão exposta quanto é a fissura palatina, o seu narcisismo materno é destruído, e a partir dali surge à ideia da limitação e incapacidade de gerar um descendente saudável (MARQUES, 2011).

4 A ideia do filho saudável, belo, perfeito, passa de sonho a pesadelo a partir do diagnóstico de fissura palatina, causando nos pais sensações de desespero, agonia, raiva, assim como a culpa e tristeza (SANTOS, 2005). Normalmente para os pais, a ocasião de ver o filho pela primeira vez é emocionante, porém quando são diagnosticados com a malformação craniofacial, são surpreendidos e essa realidade torna-se assustadora (VANZ, 2007). De certa forma os pais sabem de suas responsabilidades e atribuições, mas muitas vezes surge o medo de não conseguir suprir as necessidades daquele bebê que ali está e que difere por completo do esperado e planejado por eles (GUIMARÃES, 2007). Existe um temor que se refere ao bebê fissurado em termos de nutrição. Em qualquer recém-nascido, existe uma necessidade na alimentação do mesmo, porém quando se trata de um bebê com fenda palatina, essa necessidade passa a ter uma complicação, devido à má formação interferir significativamente nesse processo (ARARUNA, 2000). Um bebê fissurado possui dificuldades na amamentação, como a ausência de pressão, tempo prolongado em cada mamada e regurgitação (CAMPILLAY, 2008). Se referindo ao diagnóstico, Vanz (2007) relata que este necessita ser o mais breve possível, buscando evitar a ansiedade e idealização do bebê perfeito. Além disso, o autor relata a necessidade do aprendizado sobre os fatores considerados propícios para o desenvolvimento desta enfermidade, com o intuito de amenizar a culpa dos pais. Um corpo sadio e uma aparência bonita estão bem explicitas nos padrões da sociedade. A fenda palatina, como tudo que é diferente, causa um impacto em quem a presencia. A família não deixa de ser exceção, o preconceito e a ideia do belo ocasiona certa rejeição do fissurado. Nesse contexto, os familiares são envolvidos de sentimentos como a vergonha, constrangimento. A vontade de esconder de todos que o filho é feio é maior do que a necessidade de pedir auxílio para os cuidados dessa criança. O que se torna de certo modo compreensível, pois a sociedade em si exige muito de cada individuo.

5 Porém, o emocional abalado poderia ser amenizado diante do conhecimento sobre a cirurgia de reconstrução. Segundo Biazon (2007), essa cirurgia é denominada queiloplastia, com idade mínima os três primeiros meses de vida, realizada para o fechamento do lábio. Quanto ao fechamento da abertura do palato, cirurgia chamada de palatoplastia, o autor estabelece que o fissurado necessita ter no mínimo um ano e condições orgânicas para ser submetido à uma anestesia geral (peso mínimo de g, taxa de hemoglobina acima de 10 g/dl, etc.). Assim, é importante que o acometido pela fissura tenha um acompanhamento profissional desde a gestação até a fase adulta, que lhe propicie o tratamento integral da enfermidade e, além disso, o guie para um melhor ajustamento perante a sociedade (CERQUEIRA, 2005). Decorrente disso, pode-se considerar a importância de um auxilio perante ao emocional da família, considerando-a parte do contexto social e a mais influente. 3. CONCLUSÃO Em toda a literatura pesquisada, em estudos de caso mais especificamente, o fator mais impactante foi o nascimento de um bebê que não apresenta a beleza que os pais tanto sonhavam. O que se acalmaria diante da informação que existe maneiras cirúrgicas que amenizam a aparência do fissurado. Porém, apesar das dificuldades na alimentação, esse fato por si só, não abala tanto o emocional dos pais quanto a fuga do belo e perfeito. O que se conclui é a necessidade da informação, do conhecimento, da orientação correta e da humanização de todos os envolvidos perante aos afetados emocionalmente pela fissura. Talvez assim, sensações como o medo da rejeição, o sentimento de culpa, de desespero, se tornem mais ameno.

6 4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARARUNA, R. C.; VENDRÚSCOLO,D. M. S. Alimentação da criança com fissura de lábio e/ou palato um estudo bibliográfico. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p , abril BIAZON, J.; PENICHE, A. C. G. Estudo retrospectivo das complicações pósoperatórias em cirurgia primária de lábio e palato. Rev Esc Enferm USP, [S.l.], v. 42, n. 3, p , CAMPILLAY, P. L.; DELGADO, S. E.; BRESCOVICI, S. M. Avaliação da alimentação em crianças com fissura de lábio e/ou palato atendidas em um hospital de Porto Alegre. Rev. CEFAC, São Paulo, CERQUEIRA, M. N.; TEIXEIRA, S. C.; NARESSI, S. C. M.; FERREIRA, A. P. P. Ocorrência de fissuras labiopalatais na cidade de São José dos Campos SP. Rev Bras Epidemiol, [S.l.], v. 8, n. 2, p , FILHO, O. G. S.; OZAWA, T. O.; BORGES, H. C. A influência da queiloplastia realizada em tempo único e em dois tempos cirúrgicos no padrão oclusal de crianças com fissura bilateral completa de lábio e palato. R Dental Press Ortodon Ortop Facial, Maringá, v. 12, n. 2, p , mar./abr GUIMARÃES, G. P.; MONTICELLI, M. A formação do apego pais/recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso no método mãe canguru: Uma contribuição da enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 16, n. 4, p , out./dez LOFREDO, L. C. M.; SOUZA, J. M. P.; YUNES, J.; FREITAS, J. A. S.; SPIRI, W. C. Fissuras lábio-palatais: estudo caso-controle. Rev. Saúde Pública, [S.l.], v. 28, n. 3, p , MARQUES, D.; GIRÃO, D. R.; GIRON, T. Lábio leporino. Disponível em: < Acesso em: 16 ago MAZZETTI, M. P. V.; KOBATA, C. T.; BROCK, R. S. Diagnóstico ultrassonográfico pré-natal da fissura lábio-palatal. Arquivos Catarinenses de Medicina, [S.l.], v. 38, supl. 1, PARANAÍBA, L. M. R.; MIRANDA, R. T.; MARTELLI, D. R. B.; BONAN, P. R. F.; ALMEIDA, H.; JUNIOR, J. M. O.; JUNIOR, H. M. Cleft lip and palate: series of unusual clinical cases. Braz J Otorhinolaryngol, [S.l.], v. 76, n. 5, p , 2010.

7 PEREIRA, A. C. M. M.; MOTA, S. A. S. Análise da influência do estigma físico nas relações interpessoais em indivíduos com malformações crânio-faciais: fissura lábiopalatina. Mimesis, Bauru, v. 18, n. 1, p , SANTOS, R. S.; DIAS, I. M. V. Refletindo sobre a malformação congênita. Rev Bras Enferm, [S.l.], v. 58, n. 5, p , set./out SILVA, D. P.; DORNELLES, S.; PANIAGUA, L. M.; COSTA, S. S.; COLLARES, M. V. M. Aspectos patofisiológicos do Esfincter Velofaríngeo nas Fissuras Palatinas. Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol., São Paulo, v. 12, n. 3, p , VANZ, A. P.; RIBEIRO, N. R. R. Escutando as mães de portadores de fissuras orais. Rev Esc Enferm USP, [S.l.], v. 45, n. 3, p , VERONEZ, F. S.; TAVANO, L. D. A. Modificações psicossociais observadas póscirurgia ortognática em pacientes com e sem fissuras labiopalatinas. Arq Ciênc Saúde, [S.l.], v. 12, n. 3, p , jul./set

Etiologia e classificação das fissuras labiais e fendas palatinas

Etiologia e classificação das fissuras labiais e fendas palatinas Etiologia e classificação das fissuras labiais e fendas palatinas M.Sc. Profª Viviane Marques Seja um voluntário: http://www.operationsmile.org.br/ Vídeo - Doe um Sorriso! Definição As fissuras labiopalatais

Leia mais

Projeto de Atendimento Ortodôntico para Indivíduos com Fissuras Labiopalatinas

Projeto de Atendimento Ortodôntico para Indivíduos com Fissuras Labiopalatinas UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE ODONTOLOGIA Projeto de Atendimento Ortodôntico para Indivíduos com Fissuras Labiopalatinas Aluno (a): Raquel Souto Silva Equipe: Dra. Elizabeth Maria Bastos

Leia mais

Um estudo sore fissuras labiopalatinas. RESUMO

Um estudo sore fissuras labiopalatinas. RESUMO COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Magna Andréa Rabêlo Diógenes Enoque Fernandes de Araújo Francisca Tauliane Lemos de Castro Francisco Edymundo Fontenele F. de Albuquerque Maria

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO E PROSERVAÇÃO DE FISSURAS LABIOPALATINAS

IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO E PROSERVAÇÃO DE FISSURAS LABIOPALATINAS IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO E PROSERVAÇÃO DE FISSURAS LABIOPALATINAS Renata Fernandes Graduação em Odontologia e Pós-Graduação em Endodontia pelo Centro Universitário de Maringá

Leia mais

Questão 1: Sobre as alterações no desenvolvimento dos pacientes com fissuras labiopalatinas, responda: a) Época em que ocorrem essas malformações:

Questão 1: Sobre as alterações no desenvolvimento dos pacientes com fissuras labiopalatinas, responda: a) Época em que ocorrem essas malformações: Questão 1: Sobre as alterações no desenvolvimento dos pacientes com fissuras labiopalatinas, responda: a) Época em que ocorrem essas malformações: b) Fatores etiológicos associados a essas malformações:

Leia mais

Desmistificando as Fissuras Labiopalatinas

Desmistificando as Fissuras Labiopalatinas Comment 229 Desmistificando as Fissuras Labiopalatinas Jônatas Peireira do Prado¹, Jade Alexandre Belo Reus², Ana Flávia Soares 2 ; Gyselle Cynthia Silva Meireles Lemos 3 Resumo: A fissura palatina é um

Leia mais

HERANÇA MULTIFATORIAL

HERANÇA MULTIFATORIAL HERANÇA MULTIFATORIAL Resulta de uma combinação de PEQUENAS VARIAÇÕES nos genes que juntas podem produzir ou predispor a um grave defeito, em geral EM CONJUNTO COM FATORES AMBIENTAIS. Tendem a recorrer

Leia mais

REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ISSN

REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ISSN 1 REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ISSN - 2358-2391 GVAA - GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS - POMBAL - PB Revisão de Literatura Uma abordagem sobre as dificuldades enfrentadas por mães

Leia mais

REBES. Palavras-chave: Fenda Labial; Fenda palatina; Cuidados; Assistência de Enfermagem.

REBES. Palavras-chave: Fenda Labial; Fenda palatina; Cuidados; Assistência de Enfermagem. REBES Revista Brasileira de Educação e Saúde Pombal, PB, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/rebes DOI: http://dx.doi.org/10.18378/rebes.v8i3.5599 ARTIGO DE REVISÃO

Leia mais

FISSURAS LABIOPALATAIS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DOS DESDOBRAMENTOS PSICOLÓGICOS EM PACIENTES E FAMILIARES

FISSURAS LABIOPALATAIS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DOS DESDOBRAMENTOS PSICOLÓGICOS EM PACIENTES E FAMILIARES FISSURAS LABIOPALATAIS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DOS DESDOBRAMENTOS PSICOLÓGICOS EM PACIENTES E FAMILIARES ROUBUSTE, Leandro da Silva 1 LÜDTKE, Lucas 2. RESUMO O resumo consiste de uma revisão de literatura

Leia mais

Atuação do Enfermeiro nos Cuidados Alimentares de Crianças com Fissuras Lábio e/ou Palatina: Uma Revisão da Literatura

Atuação do Enfermeiro nos Cuidados Alimentares de Crianças com Fissuras Lábio e/ou Palatina: Uma Revisão da Literatura Atuação do Enfermeiro nos Cuidados Alimentares de Crianças com Fissuras Lábio e/ou Palatina: Uma Revisão da Literatura Nurse's Activities in the Food Care of Children with lip and / or Palatine Fissures:

Leia mais

FAMÍLIA E FISSURA LABIOPALATINA E SEUS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

FAMÍLIA E FISSURA LABIOPALATINA E SEUS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA FAMÍLIA E FISSURA LABIOPALATINA E SEUS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA FAMILY AND CLEFT LIP AND PALATE AND THE PSYCHOSOCIAL ASPECTS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE KAROLINE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO NO MUNICÍPIO DE NOVO ITACOLOMI-PR

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO NO MUNICÍPIO DE NOVO ITACOLOMI-PR A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO NO MUNICÍPIO DE NOVO ITACOLOMI-PR FAVORITO, Suelen¹; TEIXEIRA, Daniela Cristina Wielevski² RESUMO Objetivo: Identificar

Leia mais

TÍTULO: AS ESTRATÉGIAS DO ENFERMEIRO FRENTE Á AMAMENTAÇÃO DO RECÈM- NASCIDO COM FISSURA DE LÁBIO OU PALATO.

TÍTULO: AS ESTRATÉGIAS DO ENFERMEIRO FRENTE Á AMAMENTAÇÃO DO RECÈM- NASCIDO COM FISSURA DE LÁBIO OU PALATO. TÍTULO: AS ESTRATÉGIAS DO ENFERMEIRO FRENTE Á AMAMENTAÇÃO DO RECÈM- NASCIDO COM FISSURA DE LÁBIO OU PALATO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Clique para adicionar texto AMBULATÓRIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE HOSPITAL MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Clique para adicionar texto AMBULATÓRIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE HOSPITAL MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Clique para adicionar texto AMBULATÓRIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE HOSPITAL MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Núcleo de Reabilitação dos Portadores de Lesões Lábio Palatais Clique para adicionar texto

Leia mais

Simpósio de TCC e Seminário de IC, 2016 / 2º 1679

Simpósio de TCC e Seminário de IC, 2016 / 2º 1679 ENFERMAGEM PAPEL DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO DO LACTANTE PORTADOR DO LÁBIO LEPORINO ROLE OF NURSING IN THE BREASTFEEDING PROCESS OF NEWBORN WITH LEPORINE LIPS AN A GABRIELA DE SOUSA SILVEIRA

Leia mais

NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS COM FENDA LABIAL E PALATINA: REVISÃO DA LITERATURA

NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS COM FENDA LABIAL E PALATINA: REVISÃO DA LITERATURA NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS COM FENDA LABIAL E PALATINA: REVISÃO DA LITERATURA AUTORES Jackeline Cristina MENDONÇA Marina Palace Moreira PANZA Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos UNILAGO Amanda

Leia mais

Orientações recebidas pelas mães de crianças com fissura labiopalatina

Orientações recebidas pelas mães de crianças com fissura labiopalatina ARTIGO ORIGINAL Orientações recebidas pelas mães de crianças com fissura labiopalatina Instructions received by mothers of children with cleft lip and palate Letícia Santos Silva 1, Renata Ferreira Silva

Leia mais

Tendência familial das fissuras lábio-palatais

Tendência familial das fissuras lábio-palatais A r t i g o In é d i t o Tendência familial das fissuras lábio-palatais José Alberto de Souza-Freitas*, Gisele da Silva Dalben**, Patrícia Zambonato Freitas***, Milton Santamaria Jr.**** Resumo Este estudo

Leia mais

26/06/2013. Sexta passada Aula de HOJE As Estruturas Faciais derivam primariamente dos Arcos Branquiais. Os Arcos Branquiais são separados por Fendas

26/06/2013. Sexta passada Aula de HOJE As Estruturas Faciais derivam primariamente dos Arcos Branquiais. Os Arcos Branquiais são separados por Fendas Sexta passada Aula de HOJE As Estruturas Faciais derivam primariamente dos Arcos Branquiais 6 Os Arcos Branquiais são separados por Fendas O ESTOMODEU (ou boca primitiva) se forma após o rompimento da

Leia mais

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Lidiane de Oliveira Carvalho PERFIL DE USUÁRIOS DO SERVIÇO DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS BELO HORIZONTE 2018 Lidiane de

Leia mais

REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE GVAA - GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS - POMBAL - PB Artigo Científico A importância do diagnóstico pré-natal e aconselhamento genético na prevenção de

Leia mais

Recomendações nutricionais para crianças com fissura labiopalatina

Recomendações nutricionais para crianças com fissura labiopalatina Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC Comunicações em Eventos - HRAC 2013-08 Recomendações nutricionais

Leia mais

O papel das próteses oculares e faciais no processo reabilitador das anomalias craniofaciais

O papel das próteses oculares e faciais no processo reabilitador das anomalias craniofaciais Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC Comunicações em Eventos - HRAC 2013-08 O papel das próteses oculares

Leia mais

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura André Ricardo Bezerra Bonzi (1); Renata Soares Ferreira (2) Edécio Bona Neto (3); Daniel Sarmento Bezerra (4); Tânia

Leia mais

MANEJO ADEQUADO PARA A ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES COM FISSURAS ORAIS

MANEJO ADEQUADO PARA A ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES COM FISSURAS ORAIS MANEJO ADEQUADO PARA A ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES COM FISSURAS ORAIS Bruno José Lessa de Souza 1 Danielli Patrícia Auto de Lima 2 Mileyde Cerqueira da Silva 3 Alba Maria Bomfim de França 4 Enfermagem ciências

Leia mais

Giovana Anzilago Tesser 1, Fabiane Azeredo 1, Juliana Lindemann Rizzato 1, Susana Maria Deon Rizzato 1, Luciane Macedo de Menezes 1 (orientador)

Giovana Anzilago Tesser 1, Fabiane Azeredo 1, Juliana Lindemann Rizzato 1, Susana Maria Deon Rizzato 1, Luciane Macedo de Menezes 1 (orientador) XII Salão de Iniciação Científica PUCRS Análise morfológica do arco inferior de portadores de fissura lábio-palatal após expansão rápida da maxila com dois tipos de parafusos: convencional e em leque Giovana

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL FERREIRA, Tamires Alves¹; SEGATTO, Caroline Zanetti² RESUMO Objetivo: Definir ações dos profissionais de enfermagem no centro cirúrgico durante o ato anestésico.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA

AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA VOLPATO VIEIRA, Marília. Estudante do Curso de Medicina ILACVN UNILA; E-mail:

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ANOMALIAS CONGÊNITAS: UM ESTUDO DA MACRORREGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ANOMALIAS CONGÊNITAS: UM ESTUDO DA MACRORREGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA As anomalias congênitas, usualmente conhecidas como malformação, perturbação e deformação, é todo defeito funcional ou estrutural prehttp://dx.doi.org/10.18616/gcsaude21 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ANOMALIAS

Leia mais

Genética Clínica História e Exame Físico

Genética Clínica História e Exame Físico 7 o Congresso Nacional de Pediatria Região Norte - Manaus Genética Clínica História e Exame Físico Prof a Dr a Ana Maria Martins UNIFESP-EPM CONCEITOS Ana Maria Martins UNIFESP -EPM DESVIO FENOTÍPICO:

Leia mais

Aspectos etiológicos, classificação, etapas e condutas terapêuticas para o tratamento interdisciplinar das fissuras labiopalatinas

Aspectos etiológicos, classificação, etapas e condutas terapêuticas para o tratamento interdisciplinar das fissuras labiopalatinas Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC Comunicações em Eventos - HRAC 2013-08 Aspectos etiológicos, classificação,

Leia mais

Cirurgia ortognática em paciente com fissura labiopalatina: relato de caso

Cirurgia ortognática em paciente com fissura labiopalatina: relato de caso RELATO DE CASO ISSN 1677-5090 2017 Revista de Ciências Médicas e Biológicas DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v16i1.17366 Cirurgia ortognática em paciente com fissura labiopalatina: Orthognathic surgery

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS FATORES CULTURAIS NA RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS PORTADORES DE FISSURA DE LÁBIO E/OU PALATO E A SOCIEDADE

INFLUÊNCIA DOS FATORES CULTURAIS NA RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS PORTADORES DE FISSURA DE LÁBIO E/OU PALATO E A SOCIEDADE e-scientia, v.2, n.1, dezembro, 2009 INFLUÊNCIA DOS FATORES CULTURAIS NA RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS PORTADORES DE FISSURA DE LÁBIO E/OU PALATO E A SOCIEDADE NAZARETH, A. G.*; ROCHA, C. G.*; CUPERTINO, R.

Leia mais

TÍTULO: TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA DURANTE A GESTAÇÃO:O COMPROMETIMENTO MATERNO-FETAL

TÍTULO: TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA DURANTE A GESTAÇÃO:O COMPROMETIMENTO MATERNO-FETAL TÍTULO: TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA DURANTE A GESTAÇÃO:O COMPROMETIMENTO MATERNO-FETAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS R e s u m o E x p a n d i d o &CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA Marcos Roberto Tovani Palone 1 Thaieny Ribeiro da Silva 2 Cristiane Denise da Silva Moralejo 3

Leia mais

Investigação epidemiológica em indivíduos portadores de fendas labiais e/ou palatinas

Investigação epidemiológica em indivíduos portadores de fendas labiais e/ou palatinas Investigação epidemiológica em indivíduos portadores de fendas labiais e/ou palatinas MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA E COSTA GRAZIOSI*, MIGUEL ANGEL CASTILLO SALGADO**, JÚLIO CESAR DE MELO CASTILHO* RESUMO

Leia mais

DISFONIA. Justificativa Tipos N máximo de sessões Videolaringoscopia: é um exame

DISFONIA. Justificativa Tipos N máximo de sessões Videolaringoscopia: é um exame DISFONIA Justificativa Tipos N máximo de Videolaringoscopia: é um exame Disfonias Funcionais: São alterações realizado com anestesia tópica e permite uma detalhada avaliação da estrutura anatômica da hipofaringe

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM FISSURAS LABIOPALATINAS

UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM FISSURAS LABIOPALATINAS UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM FISSURAS LABIOPALATINAS Ysabele Caroline Oliveira da Silva¹; Gabriela Luciana Santos Bastos Teixeira²;

Leia mais

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE FISSURA DE LÁBIO E/OU PALATO DE UM CENTRO ESPECIALIZADO DE BELO HORIZONTE

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE FISSURA DE LÁBIO E/OU PALATO DE UM CENTRO ESPECIALIZADO DE BELO HORIZONTE 1002 LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE FISSURA DE LÁBIO E/OU PALATO DE UM CENTRO ESPECIALIZADO DE BELO HORIZONTE Epidemiological Survey of Patients with Cleft Lip and/or Palate at

Leia mais

Revista Paulista de Pediatria ISSN: Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil

Revista Paulista de Pediatria ISSN: Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Jordão R. Figueirêdo, Cristina; Vasconcelos, Willyanne Kathia S.; Maciel, Shirley Suely S. V.; Vieira

Leia mais

LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E A ODONTOLOGIA MATERIAL EDUCATIVO PARA PUÉRPERAS

LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E A ODONTOLOGIA MATERIAL EDUCATIVO PARA PUÉRPERAS 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO

Leia mais

Formação da face Formação do lábio Formação do palato. Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem.

Formação da face Formação do lábio Formação do palato. Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem. Peterson-Falzone Formação da face Formação do lábio Formação do palato Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem. Fissura préforâme incisivo Fissura pósforâme incisivo Fissura transforâme

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE FISSURA LABIOPALATAL ATENDIDOS NA SEAFESE

UNIVERSIDADE TIRADENTES LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE FISSURA LABIOPALATAL ATENDIDOS NA SEAFESE UNIVERSIDADE TIRADENTES LUAN WESDLEY RIBEIRO MAIA MANOEL ROQUE PARAÍSO SANTOS FILHO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE FISSURA LABIOPALATAL ATENDIDOS NA SEAFESE Aracaju 2015 LUAN WESDLEY

Leia mais

CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES COM FISSURA LÁBIO PALATAL

CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES COM FISSURA LÁBIO PALATAL MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS CURSO TÉCNICO

Leia mais

Métodos de Alimentação para Crianças com Fissura Labiopalatina

Métodos de Alimentação para Crianças com Fissura Labiopalatina 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE UFCSPA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO Giesse Albeche Duarte Métodos de Alimentação para Crianças com Fissura Labiopalatina

Leia mais

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO CURSOS DE ATUALIZAÇÃO LOCAL: Centro de Estudos do Hospital Samaritano Rua Assunção, 286 Botafogo RJ INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Sra Ana Cristina (21) 2266-4770 e 2266-7996 (no período da tarde) VAGAS LIMITADAS:

Leia mais

HIV NA GRAVIDEZ Resumo:

HIV NA GRAVIDEZ Resumo: HIV NA GRAVIDEZ Patrick Leandro B. Henriques Lucinete L. B. Henriques Fabrícia Martins Resumo: A transmissão vertical do HIV, ou seja, a passagem do vírus da AIDS da mãe portadora para a criança, durante

Leia mais

ANENCEFALIA. Prof. Diotto

ANENCEFALIA. Prof. Diotto ANENCEFALIA Prof. Diotto O QUE É ANENCEFALIA? A anencefalia é uma malformação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana. É proveniente de um defeito no fechamento

Leia mais

Data: 23/05/2017 Horário: 13h Local: Anfiteatro da Biblioteca. Apresentação: Brenda Catalani (4º ano) Susanna Ferruci (2º ano)

Data: 23/05/2017 Horário: 13h Local: Anfiteatro da Biblioteca. Apresentação: Brenda Catalani (4º ano) Susanna Ferruci (2º ano) Data: 23/05/2017 Horário: 13h Local: Anfiteatro da Biblioteca Apresentação: Brenda Catalani (4º ano) Susanna Ferruci (2º ano) Orientação: Ms. Vanessa Destro Fga. Bruna Tozzetti HISTÓRICO O Centrinho surgiu

Leia mais

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA TAVARES, V. A. 1 ; PEÇANHA, D. S. 2 ; PESENTI, F. B. 3 RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o perfil

Leia mais

ASPECTOS BIOPSICOLÓGICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIZADAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ASPECTOS BIOPSICOLÓGICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIZADAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ASPECTOS BIOPSICOLÓGICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIZADAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Thayná Lisboa da Costa (1); Cecília do Nascimento Freitas (1); Kátia Cristina Figueiredo (2); Karina

Leia mais

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016)

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016) Compartilhe conhecimento: Além de cuidar das crianças, precisamos estar atentos à saúde psicológica das mães. Entenda os sintomas e os tratamentos da depressão pós-parto. Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez

Leia mais

ANÁLISE TIMPANOMÉTRICA PÓS CIRÚRGICA EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA Fabiana Vitória Ananias Gonçalves 1

ANÁLISE TIMPANOMÉTRICA PÓS CIRÚRGICA EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA Fabiana Vitória Ananias Gonçalves 1 32 ANÁLISE TIMPANOMÉTRICA PÓS CIRÚRGICA EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA Fabiana Vitória Ananias Gonçalves 1 RESUMO Júlio Cezar da Luz Ferreira Filho 2 José Roberto Pereira Lauris 3 Priscila de Araújo

Leia mais

Perfil do Tratamento de Fissurados no Brasil

Perfil do Tratamento de Fissurados no Brasil Perfil do Tratamento de Fissurados no Brasil Diogo Franco! Luiz Fernando Gonçalves- Talita Franco- 1] TCBC, TSBCp' Mestre em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorando do

Leia mais

CIRURGIA ORTOGNÁTICA: UMA REVISÃO SOBRE O IMPACTO PSICOLÓGICO E SOCIAL.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA: UMA REVISÃO SOBRE O IMPACTO PSICOLÓGICO E SOCIAL. CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CIRURGIA ORTOGNÁTICA: UMA REVISÃO SOBRE O IMPACTO PSICOLÓGICO E SOCIAL. Alane Elen Andrade de Almeida¹ Carla Borges Rodrigues

Leia mais

Qual das seguintes teorias nos diz que o condocrânio domina o desmocrânio?

Qual das seguintes teorias nos diz que o condocrânio domina o desmocrânio? Relativamente aos níveis de controlo do crescimento: a) Centro de crescimento é a zona na qual se produz o crescimento; b) Lugar de crescimento é a zona onde se produz um crescimento independente; c) Todos

Leia mais

A psicologia no HRAC USP

A psicologia no HRAC USP Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC Comunicações em Eventos - HRAC 2013-08 A psicologia no HRAC USP Curso

Leia mais

UNESP 1991/1992 * ABSTRACT RESUMO UNITERMS MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA E COSTA GRAZIOSI**, MARCO ANTONIO BOTTINO***, MIGUEL ANGEL CASTILLO SALGADO****

UNESP 1991/1992 * ABSTRACT RESUMO UNITERMS MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA E COSTA GRAZIOSI**, MARCO ANTONIO BOTTINO***, MIGUEL ANGEL CASTILLO SALGADO**** Prevalência das anomalias labiais e/ou palatais, entre pacientes que freqüentaram o centro de tratamento das deformidades labiopalatais da faculdade de odontologia, Campus de São José dos Campos - UNESP

Leia mais

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ANÁLISE DO RELATO VERBAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ANÁLISE DO RELATO VERBAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ANÁLISE DO RELATO VERBAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA OLIVEIRA, Thais Millene. Estudante do Curso de

Leia mais

TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM FISSURA LABIOPALATINA INSERIDAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM BAURU

TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM FISSURA LABIOPALATINA INSERIDAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM BAURU TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM FISSURA LABIOPALATINA INSERIDAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM BAURU Lívia Ribeiro Silva dos SANTOS * Maria Inês Gândara GRACIANO ** Regina Célia Arruda de Almeida

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN: MORBIDADE E MORTALIDADE

SÍNDROME DE DOWN: MORBIDADE E MORTALIDADE SÍNDROME DE DOWN: MORBIDADE E MORTALIDADE SASAKI, Camila Nathami. SANTOS, João Vitor Brisolla Acadêmicos do curso de Graduação de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva SAVIAN,

Leia mais

ETAPAS E CONDUTAS FISSURAS LABIOPALATINAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS SAÚDE AUDITIVA SÍNDROMES

ETAPAS E CONDUTAS FISSURAS LABIOPALATINAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS SAÚDE AUDITIVA SÍNDROMES ETAPAS E CONDUTAS T E R A P Ê U T I C A S FISSURAS LABIOPALATINAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS SAÚDE AUDITIVA SÍNDROMES HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (HRAC-USP)

Leia mais

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO:

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: ANEXO IV REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: 3222-05 Pré-requisitos Formação completa em ensino médio. Formação completa

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL Maria Franncielly Simões de Morais 1, Juliana Romano de Lima 1, Carina Scanoni Maia 1 Universidade

Leia mais

CARATERIZAÇÃO DAS GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PONTA GROSSA PR

CARATERIZAÇÃO DAS GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PONTA GROSSA PR 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CARATERIZAÇÃO

Leia mais

Procedimento terapêutico multiprofissional de pacientes com fissura labiopalatal: relato de experiência

Procedimento terapêutico multiprofissional de pacientes com fissura labiopalatal: relato de experiência Procedimento terapêutico multiprofissional de pacientes com fissura labiopalatal: relato de experiência Multiprofessional therapeutic procedure of patients with cleft lip and palate: report of experience

Leia mais

OFICINA DE CUIDADOS BÁSICOS E ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA COM FENDA ORAL NO PERÍODO PRÉ-CIRÚRGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

OFICINA DE CUIDADOS BÁSICOS E ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA COM FENDA ORAL NO PERÍODO PRÉ-CIRÚRGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE OFICINA DE CUIDADOS BÁSICOS E ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA COM FENDA ORAL NO PERÍODO PRÉ-CIRÚRGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE Chrystenise Valéria Ferreira Paes Hospital Universitário Professor Alberto

Leia mais

A pessoa com fissura labiopalatina: conhecimento e concepção sobre deficiência

A pessoa com fissura labiopalatina: conhecimento e concepção sobre deficiência ARTIGO ORIGINAL A pessoa com fissura labiopalatina: conhecimento e concepção sobre deficiência Person with cleft lip and palate: knowledge and conception about disability Maria Inês Gândara Graciano 1

Leia mais

TÍTULO: TÉCNICA DE MICROPIGMENTAÇÃO LABIAL EM LÁBIO LEPORINO CICATRIZADO

TÍTULO: TÉCNICA DE MICROPIGMENTAÇÃO LABIAL EM LÁBIO LEPORINO CICATRIZADO TÍTULO: TÉCNICA DE MICROPIGMENTAÇÃO LABIAL EM LÁBIO LEPORINO CICATRIZADO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Fisioterapia INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS

Leia mais

A síndrome do alcoolismo fetal, SAF, é resultado da ingestão de bebida alcoólica pela mãe durante o período de gestação.

A síndrome do alcoolismo fetal, SAF, é resultado da ingestão de bebida alcoólica pela mãe durante o período de gestação. Quando Malcolm nasceu, meu coração se partiu, ela disse. E a culpa, meu Deus, o sentimento de culpa... Quando descobriu que estava grávida, Ellen O Donovan estava perdendo a luta contra o alcoolismo. Meses

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Humana. Ossos do Crânio e da Face

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Humana. Ossos do Crânio e da Face Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Humana Ossos do Crânio e da Face Recepção do alimento e do ar e centro das emoções e da fala a face representa a pessoa

Leia mais

Estudo epidemiológico das fissuras labiopalatinas na Bahia Epidemiological study of cleft lip and palate in Bahia

Estudo epidemiológico das fissuras labiopalatinas na Bahia Epidemiological study of cleft lip and palate in Bahia ARTIGO ORIGINAL Estudo epidemiológico das fissuras labiopalatinas na Bahia Epidemiological study of cleft lip and palate in Bahia MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE DE FREITAS 1 TIAGO SANTOS BATISTA 2 MÔNICA CILER

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE DEFORMIDADES DENTOFACIAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY-UFPB

AVALIAÇÃO DO PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE DEFORMIDADES DENTOFACIAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY-UFPB AVALIAÇÃO DO PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE DEFORMIDADES DENTOFACIAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY-UFPB Autores: LUNA, Aníbal H. B.; ALVES, Giorvan Â. dos

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE EENFERMAGEM A FAMÍLIA DE UM PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA TÉRMICO: RELATO DE CASO

ASSISTÊNCIA DE EENFERMAGEM A FAMÍLIA DE UM PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA TÉRMICO: RELATO DE CASO 3386 Trabalho 2982-1/6 ASSISTÊNCIA DE EENFERMAGEM A FAMÍLIA DE UM PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA TÉRMICO: RELATO DE CASO Tavares, Suzane de Fátima do Vale 1 Monteiro, Ana Ruth Mâcedo 2 Queiroz, Terezinha Almeida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROCESSOS INTERATIVOS DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS SANYRA LOPES DIAS ROCHA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES PORTADORES

Leia mais

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Baixo ganho ponderal em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM 2010 Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Introdução Baixo ganho ponderal em bebês em AME causa grande angústia profissional e

Leia mais

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE FISSURAS LÁBIO PALATINAS E ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE FISSURAS LÁBIO PALATINAS E ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA SEXTA 22/09/2017 08:00 INSCRIÇÕES CONFERÊNCIA DR. ERIC HUBLIC 08:30 SURGICAL TECHNIQUES IN NON-SYNDROMAL CRANIOSYNOSTOSIS PRESIDENTE DR MARCO AURELIO GAMBORGI MESA DE LÁBIO UNILATERAL PRESIDENTE DR HUGO

Leia mais

Malformações do trato urinário

Malformações do trato urinário Malformações do trato urinário 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Devido à origem embriológica do trato urinário, muitas malformações podem ocorrer. Algumas delas são simples e frequentes, já outras são

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem.

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem. A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA Sarah de Moura e Silva Rodrigues 1 Elisângelo Aparecido Costa 2 Marília Cordeiro de Sousa 3 RESUMO: A amamentação é um ato de amor, uma

Leia mais

elevador do véu palatino encontram-se desinseridos não permitindo a abertura da tuba auditiva na nasofaringe. Isso não permitirá a drenagem do ouvido

elevador do véu palatino encontram-se desinseridos não permitindo a abertura da tuba auditiva na nasofaringe. Isso não permitirá a drenagem do ouvido 5 1 Introdução As fissuras labial e palatina são as anomalias congênitas graves mais comuns a afetar a região orofacial. Acometem comumente o lábio, o rebordo alveolar e os palatos duro e mole. Três quartos

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE CAMPO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA EM SAÚDE NASS, F. M.; PONTES, C. F.; ALMEIDA, L. S.; GIL, M. G.; PRANDINI, M. R.

EXPERIÊNCIA DE CAMPO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA EM SAÚDE NASS, F. M.; PONTES, C. F.; ALMEIDA, L. S.; GIL, M. G.; PRANDINI, M. R. EXPERIÊNCIA DE CAMPO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA EM SAÚDE NASS, F. M.; PONTES, C. F.; ALMEIDA, L. S.; GIL, M. G.; PRANDINI, M. R. Resumo: O seguinte projeto procurou apresentar possíveis intervenções

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL. Fulvia S. Veronez 1 ; Liliam D A. Tavano 2 1. Resumo

ARTIGO ORIGINAL. Fulvia S. Veronez 1 ; Liliam D A. Tavano 2 1. Resumo ARTIGO ORIGINAL Modificações psicossociais observadas pós-cirurgia ortognática em pacientes com e sem fissuras labiopalatinas Psychosocial modifications observed after orthognathic surgery by patients

Leia mais

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças.

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças. Saúde coletiva para a infância Ciclos da Vida Profa. Me. Adriana de Medeiros Melo Membro do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Quais são as principais ações da área

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CONSEQUÊNCIAS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

O PROBLEMA. A cada 3 minutos nasce uma criança com fissura.

O PROBLEMA. A cada 3 minutos nasce uma criança com fissura. QUEM SOMOS A Operação Sorriso é a maior ONG internacional dedicada a reunir médicos voluntários para operar gratuitamente crianças carentes nascidas com fissura labial (popularmente conhecida como lábio

Leia mais

RELATO DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DETECTADAS NO PRÉ NATAL DE GESTANTES EM ACOMPANHAMENTO NO HC DE GOIÂNIA

RELATO DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DETECTADAS NO PRÉ NATAL DE GESTANTES EM ACOMPANHAMENTO NO HC DE GOIÂNIA RELATO DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DETECTADAS NO PRÉ NATAL DE GESTANTES EM ACOMPANHAMENTO NO HC DE GOIÂNIA BARBOSA, Raul Carlos i ; SANTOS Natália Mirelle Carrijo ii ; VELÁSQUEZ, Paola Castillo iii ; AMARAL,

Leia mais

PERFIL OBSTÉTRICO DAS PUÉRPERAS ATENDIDAS PELO PROJETO CEPP

PERFIL OBSTÉTRICO DAS PUÉRPERAS ATENDIDAS PELO PROJETO CEPP 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PERFIL OBSTÉTRICO DAS

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES PÓS LAUDO: PAIS FILHOS E DIAGNÓSTICO

ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES PÓS LAUDO: PAIS FILHOS E DIAGNÓSTICO ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES PÓS LAUDO: PAIS FILHOS E DIAGNÓSTICO OLIVEIRA, Lucia Aparecida Henrique Rodrigues de¹; MORAES, Aline Natanea de¹; JULIANA, Valeriano dos¹; ROMUALDO, Marlise dos Santos¹;

Leia mais

Face e cavidade bucal

Face e cavidade bucal Face e cavidade bucal Formação da Face e pescoço Na aula passada: -Aparelho faríngeo Arcos faríngeos Bolsas faríngeas Fendas faríngeas Membranas faríngeas -Tireóide Na aula de hoje - Língua - Face - Cavidades

Leia mais

Resultados de fala após palatoplastia: estudo comparativo prospectivo entre as técnicas de Veau modificada e Furlow

Resultados de fala após palatoplastia: estudo comparativo prospectivo entre as técnicas de Veau modificada e Furlow ARTIGO ORIGINAL Resultados de fala após palatoplastia: estudo comparativo prospectivo entre as técnicas de Veau modificada e Furlow Speech after palatoplasty: prospective and comparative study between

Leia mais

Revista Piauiense de Saúde Northeast Brazilian Health Journal ISSN 2238-4839 www.revistarps.com.br

Revista Piauiense de Saúde Northeast Brazilian Health Journal ISSN 2238-4839 www.revistarps.com.br Vol. 1, Nº 2, Ano 2013 p. 02-08 Revista Piauiense de Saúde Northeast Brazilian Health Journal ISSN 2238-4839 www.revistarps.com.br TRATAMENTO INTEGRAL DO PACIENTE FISSURADO: NECESSIDADE DE INTERIORIZAÇÃO

Leia mais

Evaluation of perception and experience of dentists in the municipal network of Pelotas/RS in attendance of cleft lip and palate patients.

Evaluation of perception and experience of dentists in the municipal network of Pelotas/RS in attendance of cleft lip and palate patients. Avaliação da percepção e da experiência dos cirurgiões-dentistas da rede municipal de Pelotas/RS no atendimento aos portadores de fissuras labiopalatais Evaluation of perception and experience of dentists

Leia mais