Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens."

Transcrição

1 Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor Doutor. Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil. Resumo: Objetivo: Verificar as vantagens e desvantagens da Prescrição Eletrônica nas instituições de saúde no Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura. Os artigos foram selecionados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Para localização dos artigos, foi utilizada a expressão (tw:(prescrição eletrônica)) AND (tw:(sistemas computadorizados de registros médicos)) OR (tw:(prontuário eletrônico)). Resultado: A partir do enfoque da utilização da prescrição eletrônica em instituição de saúde foram utilizados 5 artigos para análise. Conclusão: Percebe-se que em todos os trabalhos consultados a prescrição eletrônica possui mais vantagens do que desvantagens quando comprada à prescrição manual feita em papel. Descritores: Prontuário eletrônico; Sistemas computadorizados de registros médicos; Prescrição Eletrônica. Introdução De acordo com Pazin-Filho et all (1), a prescrição médica hospitalar pode ser definida como: uma etapa no processo de fornecimento de medicamentos para um paciente internado. Esse processo é multidisciplinar, envolvendo médicos, farmacêuticos, nutricionistas e equipe de enfermagem e pode adquirir enorme complexidade. Esse processo pode ser feito utilizando papel e caneta. Com avanço da tecnologia da informação, surgiram sistemas informatizados para uso na área de saúde, em clínicas e hospitais e esses sistemas possibilitaram que a prescrição seja feita de forma digital, em meio eletrônico. O advento da prescrição eletrônica nas instituições de saúde não eliminou a prescrição manual (2).

2 A prescrição eletrônica já está presente em muitas instituições privadas e públicas no Brasil e verificar suas vantagens e desvantagens fornece subsídios para quem deseja implantar ou aprimorar esse processo. Baseado na experiência de outras unidades de saúde, que foram objeto da literatura aqui pesquisada, é possível observar os pontos do processo que devem receber atenção especial para mitigar as desvantagens. Ao considerar o contexto, esse estudo teve como objetivo verificar as vantagens e desvantagens da Prescrição Eletrônica nas instituições de saúde no Brasil. Tendo em vista esse cenário, este artigo baseou-se na seguinte questão: Quais são as principais vantagens e desvantagens da prescrição eletrônica?. Método Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, pois faz uma análise e síntese da informação disponibilizada por todos os estudos relevantes publicados sobre um determinado tema, de forma a resumir o corpo de conhecimento existente e levar a concluir sobre o assunto de interesse. Foi realizada a pesquisa bibliográfica no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que contempla as que seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); National Library of Medicine (PUBMED); EMBASE e Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL), EDUCA, ERIC, COCHRANE, SCIELO, BDENF. Para localização dos artigos, foi utilizada a expressão de busca Prontuário eletrônico; Sistemas computadorizados de registros médicos; Prescrição Eletrônica. Foram aplicados os seguintes critérios de inclusão: artigos de pesquisa que apresentaram especificidade com o tema, com os descritores relacionados, publicados entre 2000 a 2016, escritos no idioma em português. Critérios de exclusão dos artigos: foram excluídas teses, dissertações e monografias.

3 Resultados e Discussões Foram localizadas 32 publicações utilizando a expressão de busca (tw:(prescrição eletrônica)) AND (tw:(sistemas computadorizados de registros médicos)) OR (tw:(prontuário eletrônico)). A partir do enfoque da utilização da prescrição eletrônica foi realizada a leitura dos resumos dos artigos na busca por aproximação com a temática, sendo selecionados 05 artigos para a extração dos dados e avaliação crítica. Ver Tabela 1. Tabela 1 Artigos localizados na base de dados BVS, sobre prescrição eletrônica. Título do Artigo/Referência Objetivo Resultados A prescrição médica eletrônica em um hospital universitário: falhas de redação e opiniões de usuários (2). Analisar as falhas de redação da prescrição médica eletrônica e opiniões dos usuários acerca de suas vantagens e desvantagens Os profissionais indicaram as seguintes vantagens: facilidade de leitura dos dados e rapidez com que a prescrição é feita e liberada e como desvantagens a repetição de prescrições de dias anteriores sem revisão e informações digitadas de forma incorreta. Avaliação do registro eletrônico da prescrição e evolução de enfermagem (3). Implantação de prescrição eletrônica a fim de otimizar a dispensação de medicamentos(4) A análise em hospital da serra gaúcha (rs) (5). Prescrição Eletrônica como fator contribuinte para segurança de pacientes hospitalizados (6). Conhecer a percepção e a preferência do usuário na prática estabelecida antes da implementação de melhorias e novos desenvolvimentos de rotinas eletrônicas. Implantar a prescrição eletrônica a fim de otimizar a dispensação de medicamentos e evitar erros de dispensação. Verificar as vantagens e desvantagens da sistematização eletrônica do prontuário do paciente. Identificar fatores causais de erros de medicação relacionados à redação da prescrição médica eletrônica e suas vantagens e desvantagens, segundo médicos, Em todos os quesitos investigados, houve preferência pela prescrição e evolução de enfermagem eletrônica, quando comparada com o registro manual. A liberação das prescrições via computador aumenta a eficiência na dispensação de medicamentos, porém não erradica a possibilidade de ocorrência de fatores causais de erros na medicação, principalmente quando há também prescrições manuais. Com a implantação do prontuário eletrônico nos hospitais ocorre a melhoria da qualidade do atendimento, bem como recuperação rápida e organizada de informações de um conjunto de pacientes ou sobre um paciente em particular. Com relação à opinião dos profissionais, verificou-se que grande parte deles identificava erros na prescrição eletrônica o que nos mostra que o sistema computadorizado não erradica a possibilidade de ocorrência de fatores causais de erros na medicação. Porém, várias vantagens foram apontadas como a maior legibilidade, praticidade e

4 equipe de enfermagem e oficiais administrativos. organização, rapidez com que é elaborada e emitida, dentre outras. A partir das análises dos artigos observou-se que o período de publicação foi entre os anos de 2003 à Nota-se que as publicações selecionadas, em sua maioria, foram elaboradas por pesquisadores da área de enfermagem, o que revela o interesse dessa categoria pela temática. Os artigos permitiram identificar as vantagens do uso da prescrição eletrônica, tais como: maior legibilidade (2, 3, 6), praticidade e organização da prescrição (2, 3, 4, 5, 6), eficiência na dispensação do medicamento (4), minimização de erros ao paciente decorrente de prescrições mal formuladas (2); melhora da qualidade dos atendimentos (2). A análise dos artigos indica que a equipe de enfermagem prefere utilizar a prescrição eletrônica, pois a consideram mais fácil de preencher, que é visualmente superior e mais completa (3). Porém os estudos também revelaram algumas desvantagens relacionadas ao uso da prescrição eletrônica, como (2, 3, 4, 5, 6): Repetição inadequada da prescrição sem revisões; necessidade de profissionais treinados para o uso do sistema e indisponibilidade do sistema. Conclusões Conclui-se que a prescrição eletrônica é mais segura quando comparada à em papel, trazendo maior segurança ao paciente, uma vez que são mais legíveis e os sistemas de informação podem até mesmo criticar interações medicamentosas. Entretanto, foi observado na análise dos artigos alguns fatores de risco para essa modalidade, que são decorrentes do uso inadequado do sistema, como a repetição das prescrições sem revisões e a falta de treinamento dos usuários para o uso adequado da ferramenta.

5 Referências 1. Pazin-Filho A, et all. Princípios de prescrição médica hospitalar para estudantes de medicina. Medicina (Ribeirão Preto) [internet] 2013;46(2): Disponível em: M%E9dica%20Hospitalar%20para%20Estudantes%20de%20Medicina.pdf 2. Cassiani SHB, Gimenes FRE, Freire CC. A prescrição médica eletrônica em um hospital universitário: falhas de redação e opiniões de usuários. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet] 2003; 37(4): Disponível em: 3. Palomo JSH, Damas BGB, Gutierrez MA. Avaliação do registro eletrônico da prescrição e evolução de enfermagem. J. Health Inform. [Internet] 2010; 2(1): Disponível em: 4. Cardoso AM. Implantação de prescrição eletrônica a fim de otimizar a dispensação de medicamentos. Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo [Internet] 2013; 4 (4): Disponível em: 5. Brocheto AD et al. Prontuário eletrônico do paciente (pep): A análise em hospital da serra gaúcha (rs). Revista Eletrônica Gestão & Saúde [Internet] 2015; 6 (Supl. 3): Disponível em: 6. Gimenes FRE, Miasso AI, Lyra Junior DP, Grou CR. Prescrição Eletrônica como fator contribuinte para segurança de pacientes hospitalizados. Pharmacy Practice [Internet] 2006; 4(1): Disponível em:

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Rosane Barreto Cardoso 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal

Leia mais

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS 1 A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS Carlos Alberto dos Reis Júnior 1, Denise Caluta Abranches 2 1. Graduado em Gestão de Ambientes Internet, Universidade Estácio de

Leia mais

Prevenção de erros de medicação por meio de prescrição eletrônica e código de barras: Revisão Sistemática.

Prevenção de erros de medicação por meio de prescrição eletrônica e código de barras: Revisão Sistemática. Prevenção de erros de medicação por meio de prescrição eletrônica e código de barras: Revisão Sistemática. Bruna Santos de Oliveira¹, Diego Roberto Colombo Dias 2 1. Bacharel em Farmácia e Bioquímica.

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

A importância da Informática aplicada à prescrição e administração de medicamentos.

A importância da Informática aplicada à prescrição e administração de medicamentos. A importância da Informática aplicada à prescrição e administração de medicamentos. Resumo Ariane Estela Ap. da Costa 1, Leila Blanes 2 1. Bacharel em Farmácia Bioquímica, Especialista em Desenvolvimento

Leia mais

O uso do PEP na otimização da farmacoeconomia e no uso racional de medicamentos

O uso do PEP na otimização da farmacoeconomia e no uso racional de medicamentos O uso do PEP na otimização da farmacoeconomia e no uso racional de medicamentos Como a prescrição eletrônica pode otimizar a farmacoeconomia e auxiliar no uso racional de medicamentos Andréa Santana de

Leia mais

Impacto das TIC na saúde: foco no cuidado ao paciente e a redução nos erros de prescrição

Impacto das TIC na saúde: foco no cuidado ao paciente e a redução nos erros de prescrição Impacto das TIC na saúde: foco no cuidado ao paciente e a redução nos erros de prescrição Gislene Cristina da Silva 1, Ivan Torres Pisa 2 1.Bacharel em Farmácia e Bioquímica, Sertãozinho, São Paulo (SP),

Leia mais

Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem

Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem Gisele de Almeida Silva 1, Felipe Mancini 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Saúde e Segurança do Paciente.

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde

Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde Marionei Antunes Monge Filho 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores, Técnico em Tecnologia da Informação em Hospital

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Gérson Lima da Silva 1, Ieda Aparecida Carneiro 2. 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS.

IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS. IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS. Michel Lima Borges 1, Leila Blanes 2 1. Bacharel em Sistemas de Informação. Pós-graduado em Gestão de Projetos. 2. Enfermeira com especialização em Estomaterapia

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA DROGARIA DA CIDADE DE SERICITA, MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA DROGARIA DA CIDADE DE SERICITA, MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA DROGARIA DA CIDADE DE SERICITA, MINAS GERAIS Wanderlea Santana Gomes 1, Bruno Marcos Leite Fontes 2, Adriane Jane Franco 3 Resumo: Avaliaram-se prescrições

Leia mais

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO Área temática: Linha Gerencial 02 Políticas públicas e gestão dos serviços de saúde. Sublinha de pesquisa: Gestão e organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. Modalidade de apresentação:

Leia mais

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE: uma revisão da literatura.

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE: uma revisão da literatura. ERROS NA ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE: uma revisão da literatura. Josefa Raquel Luciano da Silva (1); Luana Larissa Oliveira Bezerra (2); Nayanne Leal do Monte (3); Saulo Rios

Leia mais

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO Egressos de : uma revisão sistemática da literatura Nayla Cecília da Silva Silvestre BRANQUINHO I ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA II Universidade Federal de Goiás - Faculdade de I E-mail: naylacecilia@gmail.com

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação

Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação Caroline Andreis Borges 1, Gabriela Denise de Araujo 2 1. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

Fatores determinantes para o sucesso na implantação de um sistema de prontuário eletrônico do paciente.

Fatores determinantes para o sucesso na implantação de um sistema de prontuário eletrônico do paciente. Fatores determinantes para o sucesso na implantação de um sistema de prontuário eletrônico do paciente. Anselmo Aparecido dos Santos Pereira 1, Luciano Gamez 2 1. Tecnólogo em Sistemas de Informação, Especialista

Leia mais

Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada: dificuldades dos enfermeiros

Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada: dificuldades dos enfermeiros Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada: dificuldades dos enfermeiros 1. 2. Simone Duque Estrada Bandeira 1, Ieda Aparecida Carneiro 2 Bacharel em Enfermagem. Faculdade Anhanguera de

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Tripla checagem da administração de medicamentos a beira leito

Tripla checagem da administração de medicamentos a beira leito Tripla checagem da administração de medicamentos a beira leito I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente Erros de Medicação Helen Mª Benito

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Paulo Rogério Gonçalves Dantas (USP) - paulo.rogerio.dantas@usp.br

Leia mais

Prontuário eletrônico do paciente: dificuldades e vantagens de sua implantação

Prontuário eletrônico do paciente: dificuldades e vantagens de sua implantação Prontuário eletrônico do paciente: dificuldades e vantagens de sua implantação Carla Tatiane Abreu de Arruda 1, Felipe Mancine 2 1. Bacharel em Ciências da Computação 2. Professor Doutor. Universidade

Leia mais

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Os benefícios do prontuário eletrônico na administração segura de medicamentos

Os benefícios do prontuário eletrônico na administração segura de medicamentos Os benefícios do prontuário eletrônico na administração segura de medicamentos Éder dos Santos Silva 1, Douglas Schneider 2 1. Enfermeiro. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI Biguaçu/SC), Especialista

Leia mais

Aplicação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como instrumento de Gestão em Saúde

Aplicação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como instrumento de Gestão em Saúde Aplicação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como instrumento de Gestão em Saúde Roberto Galdino 1, Karina Camasmie Abe 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Gestão em Enfermagem e Docência

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: OXIGENOTERAPIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO

AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO RESUMO AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO 1 Natana Siqueira 2 Laísa Schuh 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Cachoeira do Sul, RS, Brasil E-mail: natanasiqueira@outlook.com 2 Universidade

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 1 OLIVEIRA, Valdir Antunes, 2 TEIXEIRA Cristiane Chagas, 3 SILVA Ludyanne Neres, 4 Arruda Nara Lilia Oliveira 1. Enfermeiro.

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO COM ALZHEIMER ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL.

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO COM ALZHEIMER ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL. TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO COM ALZHEIMER ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Introdução à busca de artigos científicos

Introdução à busca de artigos científicos Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009 Fontes de evidência Fontes primárias Bases de dados bibliográficas eletrônicas. Exemplos: Pubmed/MEDLINE,

Leia mais

Revisão Integrativa de Literatura

Revisão Integrativa de Literatura Érick Igor dos Santos Enfermeiro especialista em Saúde Coletiva (UGF). Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto e do Idoso (ABEN-RJ). Mestre em Enfermagem (UERJ). Docente do Centro Universitário Augusto Motta

Leia mais

DEFINIÇÕES convergências e divergências

DEFINIÇÕES convergências e divergências DEFINIÇÕES convergências e divergências Farm. Mário Borges Rosa Erros de medicação Conceitos em construção Ainda existem polêmicas Linha dos EUA e Espanha Os conceitos existentes têm lacunas Erros de medicação

Leia mais

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Competência informacional é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico

Leia mais

Experiência do uso de um dispositivo eletrônico móvel à beira leito na promoção da segurança da cadeia medicamentosa

Experiência do uso de um dispositivo eletrônico móvel à beira leito na promoção da segurança da cadeia medicamentosa Experiência do uso de um dispositivo eletrônico móvel à beira leito na promoção da segurança da cadeia medicamentosa Carlos Eduardo Alves Cardoso Silvana Coelho Pinheiro Viviane Ernesto Iwamoto Introdução

Leia mais

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação

Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação Projeto - Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente Proposta do acolhimento... Humanização Qualificação dos serviços

Leia mais

Sistemas de apoio à decisão em saúde

Sistemas de apoio à decisão em saúde Sistemas de apoio à decisão em saúde Ednei Wilson Asbahr 1, Luciano Gamez 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação, Faculdades Integradas Einstein, Limeira (SP), Brasil. Pós-Graduado em MBA em Gestão

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP) NA GESTÃO DE PROCESSO: A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO PACIENTE

UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP) NA GESTÃO DE PROCESSO: A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO PACIENTE UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP) NA GESTÃO DE PROCESSO: A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO PACIENTE Resumo Simone Isidoro Prado 1, Luciano Gamez 2 1. Bacharelado em Enfermagem. Especialista

Leia mais

Implantação de Sistemas de Informação em Saúde: Principais Dificuldades na Implantação de um PEP no Brasil

Implantação de Sistemas de Informação em Saúde: Principais Dificuldades na Implantação de um PEP no Brasil Implantação de Sistemas de Informação em Saúde: Principais Dificuldades na Implantação de um PEP no Brasil Nelson Hakamada 1, KarinaCamasmieAbe 2 Bacharel em Ciência da Computação, Centro Universitário

Leia mais

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES): MICHELE MONTEIRO

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA: O papel do enfermeiro frente as adversidades na falha do sistema.

ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA: O papel do enfermeiro frente as adversidades na falha do sistema. ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA: O papel do enfermeiro frente as adversidades na falha do sistema. Francklin Amaro¹, Luciano Gamez² 1. Bacharel em Enfermagem, Universidade Paulista UNIP, São Paulo (SP), Brasil.

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE CIDADE

Leia mais

Indicadores de Segurança do Paciente Medicamentos

Indicadores de Segurança do Paciente Medicamentos Indicadores de Segurança do Paciente Medicamentos Título Fonte Definição Nível Informação Dimensão da Qualidade Numerador Denominador Definição de Termos Taxa de erros na dispensação de medicamentos Programa

Leia mais

Tendência da Certificação Digital no Prontuário Eletrônico do Paciente

Tendência da Certificação Digital no Prontuário Eletrônico do Paciente Tendência da Certificação Digital no Prontuário Eletrônico do Paciente Kathia Dayane da Silva Araújo Rodrigues 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Bacharel em Ciências da Computação. Centro Universitário

Leia mais

Descritores: informática médica; informática em enfermagem; enfermagem.

Descritores: informática médica; informática em enfermagem; enfermagem. Especialização EaD em Informática em Saúde UAB UNIFESP 4a edição 2015 2016 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Stephani Catherini Paz Brondani 1 Prof. Ivan Pisa 2 1. Enfermeira, Especialista em Saúde

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA FARMÁCIA HOSPITALAR NO MUNICÍPIO DE TERESINA.

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA FARMÁCIA HOSPITALAR NO MUNICÍPIO DE TERESINA. ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA FARMÁCIA HOSPITALAR NO MUNICÍPIO DE TERESINA. SILVA, R.F 1 ; AMORIM, R.G 1 ; BRAGA, R.R.R 1 ; PASSARINHO, A. M 1 ; LIMA, R.S 2 ; LIMA, P.S.C.B 2 ;

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NOS CONTEXTOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NOS CONTEXTOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NOS CONTEXTOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM Dilma Costa Santos, 1 Rafael Durelli 2 1. Enfermeiro. Especialista em Gestão em enfermagem. Pós graduando no curso de informática em

Leia mais

A trajetória da. e a Coleção. Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem

A trajetória da. e a Coleção. Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem A trajetória da e a Coleção Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem marziale@eerp.usp.br Órgão oficial de divulgação científica da Escola de Enfermagem de Ribeirão

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação. Enfermagem. Revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Comunicação. Enfermagem. Revisão bibliográfica. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA DE 1997 A 2006. Silvia Soares dos Santos Ricardo Ricardo Magali Telecio Tatiana Longo Borges Miguel tatiana@unisalesiano.edu.br Centro

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP Biblioteca Virtual em Saúde Pública 27

Leia mais

Bases de dados na área de Ciências da Saúde

Bases de dados na área de Ciências da Saúde Bases de dados na área de Ciências da Saúde PubMed Cochrane Lilacs Scielo Web of Science Portal da Capes: revistas eletrônicas Catálogos Athena CCN Catálogo Coletivo Nacional www.biblioteca.btu.unesp.br

Leia mais

MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984-8153) 1 MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM RESUMO HANDLING AND DRUG ADMINISTRATION FOR THE NURSING STAFF Daniela Silveira PEREIRA 1

Leia mais

A PRÁTICA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO IDOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

A PRÁTICA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO IDOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA A PRÁTICA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO IDOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Isabely Pereira Cavalcante de Sousa (1) Docente (UNESC União de Ensino Superior Campina

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE ERROS EM PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS DE UMA MATERNIDADE DO PIAUÍ

DETERMINAÇÃO DE ERROS EM PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS DE UMA MATERNIDADE DO PIAUÍ DETERMINAÇÃO DE ERROS EM PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS DE UMA MATERNIDADE DO PIAUÍ RESUMO SILVA FILHO, F. L; 1 OLIVEIRA, E. C. R; 1 CARNEIRO, S. M. P; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU͹ A prescrição consiste

Leia mais

Análise da literatura científica sobre Prontuários Eletrônicos de Pacientes - PEP na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil

Análise da literatura científica sobre Prontuários Eletrônicos de Pacientes - PEP na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil Análise da literatura científica sobre Prontuários Eletrônicos de Pacientes - PEP na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil Polyana Cândida Cavalcanti de Andrade Silva 1, Cícero Inacio

Leia mais

Adequação do processo de trabalho em enfermagem como um registro eletrônico de saúde em hospitais terciários

Adequação do processo de trabalho em enfermagem como um registro eletrônico de saúde em hospitais terciários Adequação do processo de trabalho em enfermagem como um registro eletrônico de saúde em hospitais terciários Ismael Lima Casmiro 1, Cláudia Galindo Novoa Barsottini 2 1. Bacharel em Enfermagem, discente

Leia mais

medicamentos para uso na prática

medicamentos para uso na prática Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF0436 Fontes de informação sobre medicamentos para uso na prática clínica Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade

Leia mais

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Bases de dados na literatura médica Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Index medicus Medline pubmed Descritores cabeçalhos oficiais MeSH SciELO - Scientific Electronic Library Online LILACS Fernando M. Aarestrup,

Leia mais

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INTRODUÇÃO: A enfermagem acumulou conhecimentos específicos da sua área de atuação, com o objetivo

Leia mais

TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO

TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

Erros de medicação e segurança do paciente: uma revisão integrativa da literatura

Erros de medicação e segurança do paciente: uma revisão integrativa da literatura Artigo de Revisão Erros de medicação e segurança do paciente: uma revisão integrativa da literatura Medication errors and patient safety: an integrative review of literature Errores de medicación y seguridad

Leia mais

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Os aspectos da Segurança da Informação no Prontuário Eletrônico do Paciente

Os aspectos da Segurança da Informação no Prontuário Eletrônico do Paciente Os aspectos da Segurança da Informação no Prontuário Eletrônico do Paciente Carlos Vinicios Ferreira 1, Helena de Fátima Magliarelli 2 1. Superior em Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas,

Leia mais

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³.

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³. ANÁLISE DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONFERÊNCIA DE FATURAS HOSPITALARES EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE / MS 2005. Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice

Leia mais

A Inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente no Brasil pelos Profissionais da Enfermagem nos últimos anos

A Inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente no Brasil pelos Profissionais da Enfermagem nos últimos anos A Inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente no Brasil pelos Profissionais da Enfermagem nos últimos anos Rosiene Cristina Melo das Chagas 1, Luciano Gamez 2 1. Bacharel em Sistemas de Informações,

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA Kyonayra Quezia Duarte Brito Universidade Estadual da Paraíba queziaduarte@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Incapacidade funcional significa a presença

Leia mais

MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS ELABORAÇÃO DE FOLDER CONSTANDO AS ETAPAS PARA DISPENSAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS ELABORAÇÃO DE FOLDER CONSTANDO AS ETAPAS PARA DISPENSAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE

Leia mais

TÍTULO: APLICABILIDADE DA HIPODERMÓCLISE E VANTAGENS DE SEU USO EMIDOSOS

TÍTULO: APLICABILIDADE DA HIPODERMÓCLISE E VANTAGENS DE SEU USO EMIDOSOS TÍTULO: APLICABILIDADE DA HIPODERMÓCLISE E VANTAGENS DE SEU USO EMIDOSOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1. Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior

INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1. Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1 Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior ESCOLHA DO TEMA Tema principal Tema principal Item específico Tema principal Item específico Problema TRANSFORMAR

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN CARGA DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO SEGUNDO O TISS-28 Kelly Ribeiro 1 Anair Lazzari Nicola INTRODUÇÃO: A unidade de terapia intensiva (UTI) é destinada

Leia mais

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar - CREMEB Dra. Flávia Mendes L. Freire Conflito de Interesse Coordenação Assistencial

Leia mais

Revisão Sistemática da Literatura. Cynthia Cassoni

Revisão Sistemática da Literatura. Cynthia Cassoni Revisão Sistemática da Literatura Cynthia Cassoni Pesquisa bibliográfica Procedimento preparatório para a realização de outra pesquisa. Um trabalho em si mesma. Materiais escritos. Diferente da Pesquisa

Leia mais

Análise de erro de medicação sob a ótica de auxiliares/técnicos de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva

Análise de erro de medicação sob a ótica de auxiliares/técnicos de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva VI Simpósio Internacional de Enfermagem (SIEN) Análise de erro de medicação sob a ótica de auxiliares/técnicos de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Daniela Benevides Ortega Enfermeira da UTI

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009 XIII Encontro Mineiro de Homeopatia 04 à 06 de Setembro de 2009 Pesquisa em Bases de Dados sobre Homeopatia Acesso às Fontes Disponíveis na BVS Biblioteca Virtual em Saúde Rosângela Brambilla - Bibliotecária

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO, DISPENSAÇÃO E USO DE QUETIAPINA EM UMA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS DE TERESINA, PI.

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO, DISPENSAÇÃO E USO DE QUETIAPINA EM UMA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS DE TERESINA, PI. Área: CV ( X ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga Cep: 64049-550

Leia mais

Política Nacional de Urgência e Emergência

Política Nacional de Urgência e Emergência Política Nacional de Urgência e Emergência ERM0310 - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 4 Introdução Desorganização do Sistema de Saúde; Redes de Atenção à Saúde Redes de

Leia mais

Intervenções farmacêuticas em prescri- ções ambulatoriais de medicamentos antineoplásicos no Hospital das Clíni- cas de Ribeirão Preto - USP

Intervenções farmacêuticas em prescri- ções ambulatoriais de medicamentos antineoplásicos no Hospital das Clíni- cas de Ribeirão Preto - USP Intervenções farmacêuticas em prescri- ções ambulatoriais de medicamentos antineoplásicos no Hospital das Clíni- cas de Ribeirão Preto - USP Rodrigo Marangoni Fernandes 1, Ana Paula Zambuzi Cardoso Marsola

Leia mais

Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas.

Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas. 1 2 Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas. Organização Projeto Visual COMEP Paulo Roberto Bueno Pereira Michela Peanho Harumi Toda Watzel

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 1 Thaís Cristina Laurenti (Universidade Federal de São Carlos thaislaurenti@hotmail.com) Aline Natalia Domingues (Universidade Federal de São

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. Diogo Ignácio Amorim 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores. Universidade Católica Dom Bosco UCDB,Campo Grande (MS),

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

Introdução. Objetivo. Justificativa RESUMO

Introdução. Objetivo. Justificativa RESUMO Impacto da adoção de tecnologia web para agilização de rotinas administrativas do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde Dr. José Hermes do Prado Jr., Fulvio da Silva, Regina Gonçalves

Leia mais

Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva

Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva Aleksander da Silva Bernardo 1, Ricardo Terra 2 1. Bacharel em Ciência da Computação. Centro Universitário Central Paulista

Leia mais

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA GILVÂNYA MAGNA DANTAS PEIXOTO ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA SUÊNIA SILVA DE MESQUITA XAVIER RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GERÊNCIA DE INFORMÁTICA Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e valores dispendidos TI 2015 Jan.2016 Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e

Leia mais

Acurácia como métrica de Avaliação de Modelos de Classificação

Acurácia como métrica de Avaliação de Modelos de Classificação Acurácia como métrica de Avaliação de Modelos de Classificação Deize de Souza Soares 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Gestão em Enfermagem, Universidade Aberta

Leia mais

COMPREENSÃO DE PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA NA CIDADE DE BAGÉ - RS. Ana. Paula. S.³

COMPREENSÃO DE PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA NA CIDADE DE BAGÉ - RS. Ana. Paula. S.³ COMPREENSÃO DE PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA NA CIDADE DE BAGÉ - RS CONCEIÇÃO, Daniela. M. ¹, ALVES, Lenise. L.1, ZAGO, A.C.2, MARINO, P. A. 2 MENEZES, Ana. Paula. S.³ ¹ Acadêmica

Leia mais

A POTENCIALIDADE E AS APLICAÇÕES DOS BIOFÁRMACOS

A POTENCIALIDADE E AS APLICAÇÕES DOS BIOFÁRMACOS A POTENCIALIDADE E AS APLICAÇÕES DOS BIOFÁRMACOS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO As pesquisas e os inúmeros medicamentos desenvolvidos

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DA PESSOA IDOSA NA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DA PESSOA IDOSA NA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DA PESSOA IDOSA NA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Débora França de Melo 1 ; Laysse Nunes Sampaio²; Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé³; Vivian Marcella dos Santos Silva

Leia mais

Fórum de Nutrição e Farmácia

Fórum de Nutrição e Farmácia Fórum de Nutrição e Farmácia Farmacêutico Clínico: Aspectos Relevantes para a Rentabilidade Hospitalar Vinícius Cézar da Silva Moreira 36 farmacêuticos 3 - gestores 3 - oncologia 10 - administrativos

Leia mais