ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E CÁLCULO DE DOSAGENS. Enf.ª Sara Fernandes. Curso Técnico Auxiliar de Veterinária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E CÁLCULO DE DOSAGENS. Enf.ª Sara Fernandes. Curso Técnico Auxiliar de Veterinária"

Transcrição

1 ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E CÁLCULO DE DOSAGENS Enf.ª Sara Fernandes Curso Técnico Auxiliar de Veterinária

2 1º Parte da aula: Papel do Auxiliar de Veterinária Fármacos Vs Medicamentos Farmacocinética Posologia e curva dose-efeito Cuidados a ter com os medicamentos Plano de medicação e material para injetáveis Principais vias de administração Reconstituição de soluções Cálculo de doses

3 2º Parte da aula: Vias de administração menos utilizadas Diferentes tipos de medicamentos

4 Um dos papéis principais do Auxiliar de Veterinária é administrar medicações. Este ato é de extrema importância no resultado final do processo terapêutico do animal e envolve vários riscos pelo que se torna importante que o auxiliar possua conhecimentos sólidos ao nível da sua preparação e administração.

5 Certificar-se que está administrar a medicação correta; Administrar pela via correcta e no tempo certo; Observar reacções do animal durante a administração; Explicar ao proprietário administração de medicamentos; Registar no processo clínico.

6 FÁRMACOS São substâncias químicas capazes de alterar as funções do organismo. MEDICAMENTOS São substâncias químicas que têm uma ação profilática e terapêutica.. Ação profilática prevenção de doenças (ex. vacinas). Ação terapêutica cura da doença

7 Sequência de eventos desde que o medicamento é administrado até à sua eliminação. Administração Absorção Efeito no órgão alvo Metabolização Excreção Objetivo: Fármaco reconheça o seu local de ação, realize o seu trabalho e após a sua conclusão, seja imediatamente eliminado (rim, fígado, trato GI).

8 Existem diversos fatores que influenciam a farmacocinética! Carácter geral Variações individuais Posologia Associações medicamentosas Regime alimentar Condições atmosféricas

9 DOSE: Quantidade de medicamento administrado num toma, na qual é esperado que se verifiquem efeitos no organismo. Dose adequada: Efeito positivo Ação terapêutica Sem alterações indesejáveis no organismo Dose desajustada: Efeito negativo Ação prejudicial Falência de alguns órgãos A reter: A avaliação da dose a administrar de qualquer medicação só pode ser feita pelo Médico veterinário.

10 Interpretação gráfica, no que diz respeito a fármacos terapêuticos:.à medida que aumentamos a dose administrada, aumentamos a resposta ao medicamento;. A resposta tem no entanto, um limite máximo que caso seja ultrapassado (ex: sobredosagem) iremos obter um efeito com consequências indesejáveis..é importante respeitar o intervalo de segurança dos medicamentos.

11 Ter o cuidado de os ter sempre arrumados de forma ordenada e devidamente identificados; Armazenados em locais secos; Cumprir com as temperaturas ideais de cada um e verificar sempre o prazo de validade; Ter atenção aos fármacos fotossensíveis.

12 Dose ; Via ; Frequência ; Duração (?) SIGLAS Dose: ml Mililitros (ml) Via de administração: IV Intra-venoso SC Sub-cutâneo IM Intra-muscular Frequência: SID 1 vez por dia Q2h A cada 2 horas BID 2 vezes por dia TID 3 vezes por dia QID 4 vezes por dia IP Intra-peritoneal QOD De 2 em 2 dias PO (per os) Via oral

13 . Agulhas: Descartáveis e de metal; Diâmetro: medido em Gauges (do maior para o mais pequeno). 18G (Verde);. 20G (Amarela);. 23G (Azul);. 25G (Laranja - pediátrica) Mais utilizadas no HVP: Amarela Azul Laranja

14 . Seringas: Descartáveis Volumes: 1ml (insulina), 2ml, 5ml, 10ml, 20ml e 50 ml (utilizadas para administrações orais) Componentes da seringa:. Canhão. Êmbolo. Corpo

15 Factores que influenciam a escolha da via de administração:. Forma farmacêutica disponível (comprimidos, xarope, injetável);. Propriedades físicas do fármaco;. Tempo de ação (rapidez de absorção);. Temperamento do animal;. Patologia em causa.

16 Oral Intravenosa Subcutânea Intramuscular

17 Medicação absorvida na mucosa gástrica, oral, ou intestinal; Absorvida mais lentamente; Absorção influenciada por vários factores (motilidade GI, ph da medicação); Não utilizar em animais com vómitos.

18

19

20 Via de eleição pelo seu efeito rápido; Temperatura do líquido (ajustada à temperatura corporal); Tonicidade do líquido (igualada à tonicidade do sangue); Ausência total de ar e cuidados de assepsia; Devem ser administrados lentamente; Formas oleosas e medicamentos com precipitados (partículas sólidas ) não devem em regra ser administrados por esta via; Cuidado com o extravasamento, no caso por exemplo, dos quimioterápicos.

21 No cão e no gato a administração de injetáveis por via intra-venosa pode ser realizada através da punção direta de uma veia ou da administração no cateter. Tendo em conta o calibre da veia para a punção direta, utiliza-se: Agulhas: 25G (laranja gatos e cães pequenos) a 23G (azul cães médios e grandes) Seringas: Depende da dose a administrar. Exemplos: - 2ml (gatos e cães pequenos) - 5ml (cães médios e grandes) No caso de se proceder à colocação de cateter IV para administração, utiliza-se: - 22G (azul gatos e cães pequenos) e 20G (rosa cães grandes)

22 Absorção mais lenta duração mais prolongada; Administração na região interescapular tecido menos irrigado menos doloroso; Muito utilizada para administração de medicamentos injetáveis, vacinas, fluidoterapia SC; Cuidado na administração para não provocar abcessos; Evitar em animais desidratados porque não há uma absorção eficaz. Escolha do material a utilizar: Agulha: 20G (amarela cães grandes), 23G (azul cães médios) e 25G (laranja cães pequenos e gatos) Atenção! Poderá sofrer alterações consoante o tipo de fluído que se quer administrar! Seringa: Depende da dose a administrar.

23 Absorção rápida tecido muscular muito irrigado mais doloroso; Realiza-se em zonas de grandes músculos (coxa e lombo); Maior perigo de atingir um nervo e causar paralisias locais; Contra-indicada para a administração de grandes volumes e líquidos irritantes. Escolha do material a utilizar: Agulha: 23G (azul cães grandes a médios) e 25G (laranja cães pequenos e gatos); Seringa: Depende da dose a administrar.

24 Na reconstituição utilizar: Água própria para a diluição fornecida com o medicamento; NaCl 0,9% Não usar RINGER Precipita alguns medicamentos! Nunca misturar 2 medicamentos diferentes!

25 Graduada em UI (Unidade Internacional) Seringas Medicina humana: 1 ml = 100 UI Seringas Veterinária: 1ml = 40 UI Não confundir as duas seringas!

26 Conversões (conceitos adquiridos):. Massa:. Volume: 1g (grama) = 1000mg (miligramas) 1l =1000 ml 1mg (miligrama) = 1000 g (microgramas) Dosagem: mg/kg (peso de animal) Concentração: mg/ml ou em % Exemplo 1: Valium (10 mg/ml) Significa que em cada 1ml existem 10 mg do principio ativo (diazepam). Exemplo 2: Alsir 5% (50mg/ml) Significa que em cada 1ml existem 50mg do principio ativo (enrofloxacina)

27 Exercício 1: Calcule a dose em ml (unidade de medida) necessária de Alsir 5% (enrofloxacina) na dosagem de 5mg/kg para um cão com 15kg, para administração SC, SID. 1. Sabe-se que um frasco de Alsir 5% tem 50mg/ml (enrofloxacina); 2. Por indicação médica, sabe-se que a dosagem pedida é de 5mg/kg; 3. Recorre-se então a cálculos matemáticos: 1º Cálculo: Descobrir a quantidade total em mg que o cão precisa. Então, 5 (mg) x 15 (kg) = 75mg Explicação: Multiplicou-se 5mg por 15kg (peso vivo) para saber-se que quantidade total em mg necessitaria o animal.

28 2º Cálculo: Converter para mililitros (ml) a quantidade que se descobriu anteriormente em mg, para poder-se preparar a administração (via sub-cutânea). Utiliza-se, SEMPRE a regra de 3 simples! Então, 50mg ml 75mg X X = (75 x 1) : 50 = 1,5ml Resposta: A dose de Alsir 5%, para administração SC, necessária para um cão com 15kg é de 1,5ml.

29 Exercício 2: Calcule a dose em ml necessária de Lasix (furosemida) na dosagem de 2mg/kg para um cão com 5kg, para administração IV. 1. Sabe-se que uma ampola de Lasix tem10mg/ml (furosemida); 2. Por indicação médica sabe-se que a dosagem pedida é de 2mg/kg, então: 2(mg) x 5(kg) = 10mg 3. Conversão para ml: Recorre-se à regra de 3 simples: 10mg ml 10mg X X = (1 x 10) : 10 = 1ml Resposta: A dose de Lasix (furosemida), para administração IV, necessária para um cão com 5kg é de 1ml na dosagem de 2mg/kg.

30 Exercício 3: Calcule a dose necessária de primperan (metoclopramida) na dosagem de 1mg/kg, para um cão com 10kg, para administração intra-venosa. Nota: Na embalagem refere que cada ampola tem10mg/2ml. 1º Cálculo: 1(mg) x 10(kg) = 10mg 2º Cálculo: 10mg ml 10mg X X = 2 ml Resposta: Dose necessária de primperan é de 2ml.

31 Exercicio 4. Queremos administrar 20UI insulina num animal. Qual a quantidade necessária em ml? Cálculos auxiliares: A) Para uma seringa de insulina humana: Sabe-se que cada 1ml contêm100ui Então, 100UI ml 20UI X X = (1 x 20) : 100 X = 0,2ml B) Para uma seringa de insulina veterinária: Sabe-se que cada 1ml contêm 40UI Então, 40UI ml 20UI X X = (1 x 20) : 40 X = 0,5ml Para o caso de já se ter a dose calculada para uma seringa de insulina veterinária, é obrigatório fazer-se sempre os cálculos de conversão para se saber a quantidade que se deve colocar numa seringa de insulina humana. Neste exemplo colocando a quantidade de 0,5ml numa seringa de insulina humana, estarse-ia a administrar na realidade 50UI quando a quantidade pretendida seria de 20UI. Mais do dobro da dose Erro fatal para o animal

32 . Qualquer medicação tem potencial para prejudicar o estado de saúde do animal.. A avaliação da dose a administrar só pode ser feita pelo Médico Veterinário.. Ter noção que cada medicamento tem um intervalo de segurança e que ultrapassá-lo provoca um efeito negativo no animal.

33

34 Intradérmica (ex.: teste alergia - abdómen) Intra-articular (tratamentos tópicos) Intracardíaca (utilizada em paragem cardiorrespiratória e eutanásia) Epidural (cesarianas ou mielografias)

35 Antibióticos AINES Anti-eméticos Anti-fúngicos Desparasitantes internos Desparasitantes externos Soluções otológicas Colírios Medicamentos de aplicação cutânea Quimioterapia

36 Objetivo: Atuar contra as bactérias e alguns parasitas Classificação dos AB de acordo com a composição química:.beta-lâctamicos.tetraciclinas.aminoglicosídeos (nefrotóxicos).quinolonas Os mais utilizados são: beta-lâctamicos e quinolonas

37 Exemplos: Penicilina, cefalosporinas e amoxicilinas Ligam-se a enzimas bacterianas e impedem a síntese da parede bacteriana. Efeitos secundários: vómitos e diarreia

38 Inibem a síntese proteica impedindo a multiplicação das bactérias. Exemplos: Efeitos secundários: Vómitos e esofagites (irritante para a mucosa) Administrar com comida ou água.

39 Eficaz para Gram positivos e Gram negativos (tipos de antigénios bacterianos). Exemplos: Alsir e baytril

40 Anti-inflamatórios não esteróides; Propriedades anti-inflamatórias, anti-piréticas e analgésicas; Efeitos secundários: ulceração gástrica, insuficiência renal e distúrbios da coagulação. Mais usado: Onsior (comprimidos e injetável) Não usar brufen ou paracetamol em animais TÓXICO!

41 Actuam a nível central ou periférico para inibirem o vómito. Exemplos:. Cerenia: É um antiemético para uso subcutâneo, que previne e trata animais com vómito agudo.. Metoclopramida: É um fármaco utilizado pela medicina no tratamento de distúrbios na motilidade gastrointestinal. É um bloqueador dopaminérgico, antiemético e estimulante peristáltico. Pode ser usado em cães e gatos iv ou subcutâneo.

42 Objetivo: Impedir a síntese de gorduras na parede celular dos fungos Terminam em...ol : cetocanazol, itraconazol. Vantagens:. Largo espectro de ação. Muito eficazes e pouco tóxicos. Aplicação tópica e sistémica Efeitos secundários: hepatopatias

43 Os desparasitantes internos, atuam:. Sobre o sistema neuromuscular e no metabolismo energético;. Na reprodução do parasita;. Na terapêutica curativa (animal). Na terapêutica preventiva (efetivo) Escolha na terapêutica curativa: Ideal é basear-se no resultado do exame coprológico a fim de sabermos em que tipo de parasita queremos atuar.

44 Desparasitantes internos Atuam no controlo e prevenção dos parasitas internos gastrointestinais e prevenção da dirofilariose Através:. Administração oral de comprimido Dose: Varia consoante a idade e peso do animal Cão e gato: Milbemax

45 Frequência Cachorro e gatinho Cão e gato Deve ser administrado a partir das 6 semanas de vida (±1 mês e meio) e daí em diante mensalmente até o animal completar 6 meses de idade. Pelo menos 4 vezes ao ano. Cadelas e gatas que estejam a amamentar devem ser tratadas ao mesmo tempo que os seus filhotes.

46 Champôs. Pouco eficazes ou muito tóxicos.. Cuidado com os champôs á base de organoclorados vendidos em drogarias e Petshops São muito tóxicos (incluindo para as pessoas) e não se justifica o seu uso.

47 Coleiras Pouco eficazes quando utilizadas isoladamente para pulgas e carraças. Muito úteis para a prevenção de Leishmaniose e dirofilariose como repelentes de mosquitos.

48 Sprays Em regra mais eficazes se aplicados corretamente em toda a superfície do corpo, excepto mucosas e olhos. Difíceis de aplicar em gatos, cães de pêlo comprido e animais agressivos.

49 Spot-ons / Pipetas Verificar SEMPRE as espécies alvo!!! Cuidado com a aplicação de piretrinas (pulvex e advantix) em gatos FATAL!!! Aplicar na base do pescoço para não serem lambidos. Não dar banho 48h antes ou depois.

50 Limpadores auriculares: soro fisiológico ou limpadores comerciais. Auxiliam na remoção de matéria orgânica (cerúmen) permitindo a actuação do medicamento. Deve ser feita semanalmente de forma profilática. Medicamentos: normalmente com antibiótico, corticóide e antifúngico.

51 Não se deve aplicar qualquer tipo de solução sem o exame prévio pelo veterinário. Em caso de ruptura de tímpano muitas das medicações são tóxicas para o ouvido médio/interno. Aplicar profundamente; risco de atingir o tímpano é nulo.

52 Medicações aplicadas topicamente nos olhos (ex: gotas ou pomadas); Aproximar-se do animal por trás. Nunca aplicar corticóides sem exame médico prévio risco de agravamento em caso de úlcera da córnea.

53 Antibióticos: feridas infectadas. Corticóides: dermatites, saculites. Antifúngicos: tinha localizada. Desvantagem: dificuldade em aplicar devido ao pêlo; risco de ingestão.

54 Actuam sobre células em rápida divisão; Efeitos secundários: leucopénia (diminuição dos glóbulos brancos), sépsis, vómitos e diarreia; Queda de pêlo é invulgar; Muito cuidado com o risco de extravasamento; Dosagem prescrita pelo Veterinário responsável;

55 . Os agente quimioterápicos têm a capacidade de provocar cancro se em contacto com a nossa superfície corporal;. Usar uma sala isolada no hospital;. Usar um resguardo absorvente descartável para cobrir a superfície da mesa;. Usar luvas e bata de mangas compridas, máscara e gorro;. Cuidado na reconstituição;. Lavar mãos após remover as luvas.

56 Obrigada pela atenção! Hospital Veterinário do Porto Travessa Silva Porto, 174, Porto T: F: W:

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas CÁLCULO DE MEDICAÇÃO Enfª Fabiana Chagas E-mail: Fabiana.chagas@hu.usp.br Administração de medicamentos em Pediatria - Etapas interpretação e transcrição da PM; requisição e checagem da medicação dispensada;

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Colivet 2 000 000 UI/ml, concentrado para solução oral para suínos e aves de capoeira 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA APLICADA-VPT APOIO DOCENTES DA DISCIPLINA DE ANESTESIOLOGIA: Profa. Dra. Silvia R. G.

DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA APLICADA-VPT APOIO DOCENTES DA DISCIPLINA DE ANESTESIOLOGIA: Profa. Dra. Silvia R. G. DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA APLICADA-VPT 224-2018 APOIO DOCENTES DA DISCIPLINA DE ANESTESIOLOGIA: Profa. Dra. Silvia R. G. Cortopassi EXERCÍCIOS PARA O APRENDIZADO DE: CÁLCULO DE DOSE - CÁLCULO DE CONCENTRAÇÃO

Leia mais

TÉCNICA EM FARMÁCIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO

TÉCNICA EM FARMÁCIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO TÉCNICA EM FARMÁCIA Parte I: MÚLTIPLA ESCOLHA 01 A partir de uma ampola de cefepime 2g, o volume

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Meloxidyl 1,5 mg/ml suspensão oral para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição para 1 ml Substância(s)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO COLIVET 2 000 000 UI/ml, concentrado para solução oral para suínos e aves. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Calmoderme (emulsão cutânea)

Calmoderme (emulsão cutânea) Resumo de caracteristicas do medicamento Só pode ser vendido mediante receita médico-veterinária. Calmoderme (emulsão cutânea) Princípio activo: kanamicina base (sulfato). 375.000 UI Acetato de dexametasona..

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AFLUZIN 50 mg/ml solução injectável para bovinos, suínos e equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães.

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metacam 1 mg comprimidos para mastigar para cães Metacam 2,5 mg comprimidos para mastigar para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido para mastigar

Leia mais

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento ou bebida. Medicamentos são administrados, concomitantemente,

Leia mais

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO Informação importante relacionada com a RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO de VELCADE (bortezomib) 3,5 mg frasco para injetáveis para utilização subcutânea (SC) e intravenosa (IV) INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ROMEFEN 5 mg comprimidos para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém:

Leia mais

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO PHPT/VEL/0317/0002 Informação importante relacionada com a RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO de VELCADE (bortezomib) 3,5 mg frasco para injetáveis para utilização subcutânea (SC) e intravenosa (IV)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vetrimoxin L.A.150 mg/ml suspensão injetável para bovinos e suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações

Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações Rubens Alves Pereira Farmacêutico Industrial Mestre em Biotecnologia Doutorando em Veterinária Objetivo Abordar alguns aspectos muitas

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ROMEFEN 1% solução injectável para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Direcção Geral de Alimentação e Veterinária - DSMDS 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Engemicina 10 % LA, solução injetável para bovinos, suínos, equinos, ovinos,

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rimadyl Bovinos 50 mg/ml solução injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância(s)

Leia mais

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Baytril Palatável 250 mg comprimidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Cada comprimido contém:

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Baytril Palatável 250 mg comprimidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Cada comprimido contém: 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Baytril Palatável 250 mg comprimidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância activa: Enrofloxacina 250,0 mg Para a lista

Leia mais

AULA 4 TIPOS DE SOLUÇÕES E CÁLCULO DE MEDICAMENTOS

AULA 4 TIPOS DE SOLUÇÕES E CÁLCULO DE MEDICAMENTOS AULA 4 TIPOS DE SOLUÇÕES E CÁLCULO DE MEDICAMENTOS Professor: Moisés Wesley M. Pereira FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM AGULHAS E SERINGAS 1 2 USO DA SOLUÇÃO FISIOLÓGICA Depleção de sódio (deficiência),

Leia mais

APOSTILA SÓ ENFERMAGEM DOSAGEM DE MEDICAMENTOS

APOSTILA SÓ ENFERMAGEM DOSAGEM DE MEDICAMENTOS APOSTILA SÓ ENFERMAGEM DOSAGEM DE MEDICAMENTOS Para preparar e administrar medicamentos, é preciso considerar 11 saberes, segundo Figueiredo et al (2003, p.173): 1. Saber quem é o cliente; 2. Saber quais

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Fisioterapia - 2º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica A absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção de um fármaco envolvem

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO FERCOBSANG, solução injetável e oral para equinos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos, cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO

Leia mais

Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg de Clioquinol e 30 mg de Ácido salicílico como substâncias activas.

Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg de Clioquinol e 30 mg de Ácido salicílico como substâncias activas. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Quinodermil As 30 mg/g + 30 mg/g Pomada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PRIVAPROL 50 mg/ml suspensão injectável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância

Leia mais

Biodisponibilidade/Bioequivalência (BD/BE)

Biodisponibilidade/Bioequivalência (BD/BE) iodisponibilidade/ioequivalência (D/E) Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Farmacocinética e iogalénica 1 Perspectiva histórica Oser (1945) - quantidade de fármaco absorvido em relação a um

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetaveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Dexacortin 2 mg/ml solução injetável para bovinos, suínos, cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metricure 500 mg suspensão intrauterina para vacas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada seringa de 19g

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BÊ-FORTIL 50mg/ml Solução injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 100 ml contém: Substância activa Cloridrato

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 12 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RIMADYL Bovinos 50 mg/ml solução injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância(s) ativa(s): Carprofeno

Leia mais

Capacitação em Cirurgia Oral

Capacitação em Cirurgia Oral Capacitação em Cirurgia Oral Prescrição medicamentosa na cirurgia odontológica Legislação Lei 5.081 de 24/08/1966, art. 6, item II: Regula o exercício da Odontologia, determina "Compete ao Cirurgião-Dentista

Leia mais

Farmacologia 2002/2003 Aulas práticas

Farmacologia 2002/2003 Aulas práticas Lição Nº01 08/10/2002(T1) 08/10/2002(T2) 09/10/2002(T3) 07/10/2002(T4) 10/11/2002(T5) Introdução -Farmácia galénica. -Farmacopeia. Formas farmacêuticas -Definição. -Componentes da forma farmacêutica. -Classificação

Leia mais

Efeitos retinotóxicos, incluindo cegueira, podem ocorrer em gatos quando a dose recomendada é excedida.

Efeitos retinotóxicos, incluindo cegueira, podem ocorrer em gatos quando a dose recomendada é excedida. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BAYTRIL palatável 15 mg comprimidos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância ativa: Enrofloxacina 15,0 mg Para a lista completa de

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Meloxivet 0,5 mg/ml suspensão oral para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um ml contém: Substância activa

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO OTOMAX gotas auriculares, suspensão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml do medicamento veterinário

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO 1/12

FOLHETO INFORMATIVO 1/12 FOLHETO INFORMATIVO 1/12 FOLHETO INFORMATIVO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Quadrisol 1 mg/ml, gel oral para cães 2. DESCRIÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS Vedaprofeno Propilenoglicol

Leia mais

CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA HANDBOOK

CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA HANDBOOK CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA HANDBOOK Outubro 2015 Nome do Aluno CURSO AUXILIAR TÉCNICO DE VETERINÁRIA Outubro 2015 Informação Geral Introdução Os principais objetivos do programa do Curso de

Leia mais

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito 1.Considerando o papel do técnico de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir. Deve-se proceder à lavagem das mãos antes

Leia mais

Colírio, solução. Solução oleosa, amarelo claro com aspeto límpido e cheiro característico.

Colírio, solução. Solução oleosa, amarelo claro com aspeto límpido e cheiro característico. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Diomicete 10 mg/ml colírio, solução 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um ml de solução contém 10 mg de clotrimazol. Excipientes com

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metricure 500 mg suspensão intrauterina 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada seringa contém: Substância ativa: Cefapirina

Leia mais

SUSPENSO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

SUSPENSO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AFLUZIN 50 mg/ml solução injectável para bovinos, suínos e equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 11 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PROGRAM 40 mg Suspensão injetável para gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa:

Leia mais

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 11 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO MAXYL 500 mg/g PÓ PARA ADMINISTRAÇÃO NA ÁGUA DE BEBIDA PARA FRANGOS DE CARNE, PERUS, PATOS E SUÍNOS 2. COMPOSIÇÃO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Colivet 2 000 000 UI/ml, concentrado para solução oral para suínos e aves de capoeira 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vetalgin 500 mg/ml solução injetável para bovinos, suínos, equinos e cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Duelmint 40 pasta oral para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substâncias

Leia mais

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA Bases Farmacológicas Marcio Toledo Curso de Formação Jan, 2011 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 2 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 3 1 Farmacologia

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis

Farmacologia. Vias de Administração. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetáveis Enteral X Parenteral Vantagens (V) Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

Interações medicamentosas

Interações medicamentosas Interações medicamentosas O que é uma interação medicamentosa? Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento. Segundo a Anvisa,

Leia mais

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FARMACOLOGIA Estuda as substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos, ligando-se a moléculas reguladoras

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BÊ-FORTIL 50mg/ml Solução injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 100 ml contém: Substância

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 1 de 7 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição

Leia mais

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO. 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO. 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item. AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item. O preparo do medicamento deve ser realizado apenas quando houver certeza

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg de Cloridrato de benzidamina.

Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg de Cloridrato de benzidamina. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Rosalgin 1 mg/ml solução vaginal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg

Leia mais

Não administrar a machos destinados à reprodução. Não administrar em caso de hipersensibilidade à substância activa ou a algum dos excipientes.

Não administrar a machos destinados à reprodução. Não administrar em caso de hipersensibilidade à substância activa ou a algum dos excipientes. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Shotaflor 300 mg/ml solução injectável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância activa: 300 mg Excipientes: Para a lista completa

Leia mais

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA FASES DA FARMACOCINÉTICA A farmacocinética pode ser separada em cinco fases essenciais: Professor: Moisés Wesley M. Pereira FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 1.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 20/01/2010 Validação 2 - Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 032 DE-EP Cuidados de Enfermagem no Preparo de Medicamentos 3 - Em que consiste?

Leia mais

Guia destinado a Doentes para a reconstituição e administração de Ilaris 150 mg, pó para solução injetável

Guia destinado a Doentes para a reconstituição e administração de Ilaris 150 mg, pó para solução injetável Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá ajudar, comunicando quaisquer efeitos secundários que tenha. Para

Leia mais

Caninos (Cães): Para controlo da dor e inflamação pós-operatória após cirurgia ortopédica e dos tecidos moles (incluindo cirurgia intraocular).

Caninos (Cães): Para controlo da dor e inflamação pós-operatória após cirurgia ortopédica e dos tecidos moles (incluindo cirurgia intraocular). 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rycarfa 50 mg/ml solução injetável para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância ativa: Carprofeno Excipiente: Álcool benzílico

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Laurabolin 25 mg/ml, solução injetável para cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÂO DO MEDICAMENTO Procto-Glyvenol 50 mg/g + 20 mg/g Creme rectal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Procto-Glyvenol creme rectal

Leia mais

Carprox vet 50 mg/ml solução injetável para cães e gatos

Carprox vet 50 mg/ml solução injetável para cães e gatos 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Carprox vet 50 mg/ml solução injetável para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância ativa: Carprofeno 50 mg Excipiente: Álcool

Leia mais

TOTIVERME VET 500 mg/g, pó para solução oral para pombos, pombos-correio, aves canoras e ornamentais

TOTIVERME VET 500 mg/g, pó para solução oral para pombos, pombos-correio, aves canoras e ornamentais 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO TOTIVERME VET 500 mg/g, pó para solução oral para pombos, pombos-correio, aves canoras e ornamentais 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Citrato

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vetalgin 500 mg/ml solução injetável para bovinos, suínos, equinos e cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO 2.1. Denominação comercial SPECTAM. 2.2. Composição qualitativa e quantitativa - Princípio activo: Espectinomicina... 10,00 g (como dihidrocloridrato pentahidrato)

Leia mais

GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml. Forma farmacêutica:solução injetável

GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml. Forma farmacêutica:solução injetável GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml Forma farmacêutica:solução injetável MODELO DE BULA GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio Forma farmacêutica e apresentações: Solução injetável. GLYCOPHOS (glicerofosfato

Leia mais

Biofarmácia. Farmacotécnica

Biofarmácia. Farmacotécnica Biofarmácia Prof. Luis Antonio Paludetti Agradecimentos especiais aos Professores Robson M. Gama e André Rolim Babii pela criação de parte das transparências desta apresentação 1/26 Farmacotécnica Disciplina

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetáveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO NUFLOR 300 mg/ml Solução injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: Cada

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CANIGEN CHP, Solução injectável para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose de 1 ml de vacina

Leia mais

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais:

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais: Farmacologia Farmacologia Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos efeitos dos fármacos Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle É dividida em duas áreas principais: Farmacocinética Farmacodinâmica 1 Farmacocinética

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direcção Geral de Veterinária - DSMPUV Aprovado a 22 de Março de 2010 Página 1 de 6

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direcção Geral de Veterinária - DSMPUV Aprovado a 22 de Março de 2010 Página 1 de 6 ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 6 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO REPEN suspensão injectável para bovinos, equinos, ovinos, suínos, cães e felinos gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 5 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Zipyran 50 mg Comprimidos para cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém:

Leia mais

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Metacam 2 mg/ml solução injetável para gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA.

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Metacam 2 mg/ml solução injetável para gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metacam 2 mg/ml solução injetável para gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um ml contém: Substância ativa Meloxicam Excipientes: Etanol 2 mg 150 mg Para a

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Rismavac, suspensão celular congelada para galinhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 16 Karprovet 100 mg comprimidos para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância

Leia mais

Cuidados de Enfermagem na Administração de Medicamentos

Cuidados de Enfermagem na Administração de Medicamentos Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Cuidados de Enfermagem na Administração de Medicamentos Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO GUARDIAN 30 mcg, comprimidos para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 53 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Strongid Cães Pasta Oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama contém: Substância(s) activa(s):

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO NUFLOR 300 mg/ml solução injetável para bovinos e ovinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Parafusiv 10 mg/ml Solução para perfusão Leia atentamente este folheto. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso ainda tenha dúvidas,

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Mitomicina APS 2 mg/5 ml Pó e solvente para solução injectável Mitomicina APS 5 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Mitomicina APS 10 mg Pó para solução injectável Mitomicina

Leia mais

Farmacologia 2001/2002. Aula teórico-prática

Farmacologia 2001/2002. Aula teórico-prática Aula teórico-prática LiçãoNº1 30/10/2001 (T1) 30/10/2001 (T2) 08/11/2001 (T3) 29/10/2001 (T4) 31/10/2001 (T5) Introdução -Farmácia galénica. -Farmacopeia. Formas farmacêuticas -Definição. -Componentes

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Canidryl 50 mg comprimidos para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Carprofeno Excipientes:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ORNIPURAL solução injectável para Bovinos, Equinos, Ovinos, Suínos, cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES ELABORADO POR: SIMONE MANTUAN MARCIANO ENFERMEIRA DOCENTE Página 1 Conteúdo CÁLCULO DE DILUIÇÃO SIMPLES ( VIA ORAL E ENDOVENOSA... 3 CÁLCULO COM PENICILINA CRISTALINA... 4 EXERCÍCIOS UTILIZANDO PORCENTAGEM...

Leia mais

Gel Bisnaga de 40 g, 60 g e 100 g. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Gel Bisnaga de 40 g, 60 g e 100 g. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. FOLHETO INFORMATIVO Diclofenac Germed 10 mg/g Gel Diclofenac Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vacina Anti-rábica, suspensão injetável para cães, gatos e bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO LACRYBIOTIC pomada oftálmica para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada gr. Contém:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Laxatract 667 mg/ml xarope para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml contém Substância

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Baytril 0,5 % solução oral para leitões 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância activa: Enrofloxacina

Leia mais