Desenvolvendo Jogos 2D-Android

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvendo Jogos 2D-Android"

Transcrição

1 DISPOSITIVOS MÓVEIS II Etep Desenvolvendo Jogos 2D-Android Prof. Rogério B. de Andrade Coordenador do Curso de Programação em Jogos Digitais

2 Desenvolvimento de Jogos Utilizando Android Inicialmente o primeiro item é saber adicionar imagens ao jogo. Para isto para arrastar as imagens para uma pasta específica do projeto Android: No exemplo acima foram arrastadas as imagens png para a pasta drawabel-hdpi. Esta pasta esta destinada as imagens de alta resolução (high). Também podem ser adicionadas imagens com resoluções menores (Drawable-ldpi (low)), média resolução (Drawable-mdpi) e assim por diante. O segundo passo é definir variáveis que sejam compatíveis com as imagens que foram adicionadas. Na pasta src selecione o arquivo MainActivity.java (arquivo principal do projeto). E neste arquivo que devemos inserir os códigos do jogo. Observe que temos a classe MainActivity sendo complementada (extends) pela classe Interna Activity do Android. Toda classe de projeto deve ter esta classe como referência é esta classe que permite dar vida a aplicação, todas as definições básicas de uma aplicação são herdadas desta classe. No código foram criados objetos (personagem, cenário, vilão e objeto, todos com herança na Classe Bitmap). A classe Bitmap é responsável por permitir o uso de imagens em jogos desenvolvidas em Java para a plataforma Android.

3 Apenas isto não basta, é preciso relacionar as imagens que adicionamos as variáveis (objetos) que criamos: O código acima associa o objeto personagem ao arquivo físico aranha.png. O arquivo físico é representado no Android através da Classe R. Esta classe tem uma subclasse drawable que contém os atributos (no caso aranha ) que referenciam o arquivo físico aranha.png. Lembrem-se todo e qualquer recurso visual no Android é armazenado e gerenciado pela classe R (Resources=recursos). Este processo deve ser repetido para toda a imagem que será gerenciada pelo jogo (projeto), como descrito a seguir: Os códigos acima devem ser inseridos no método oncreate, pois, este é o primeiro método que é executado quando uma aplicação Android é iniciada:

4 Vamos agora começar a programar códigos que irão permitir desenhar as imagens do jogo. Para isto vai ser necessário criar variáveis que servirão para posicionar cada uma das imagens do jogo. As variáveis posx e posy são necessárias para iniciar a posição do personagem no jogo. O personagem deverá iniciar na posição central do cenário, pois, posx é igual ao comprimento do cenário (cenário.getwidth()) dividido por 2. O mesmo ocorre para Y, porém em relação à altura do cenário (cenário.getheight()) divido por 2. Também foram criadas outras variáveis a fim de gerenciar a imagens restantes do jogo: A variável posxvilão e posyvilão servem para gerenciar a posição do vilão. O vilão no caso do jogo é o duende verde. O vilão vai de um lado para outro da tela, descendo até o final do cenário, quando deve subir novamente. A variável direção indica em qual sentido o vilão está atualmente. Quando o vilão atinge o limite em um dos sentidos (esquerda ou direita) volta para o sentido contrário que estava fazendo. Tudo isto que foi descrito deve ocorrer no método Run(), método responsável por executar o jogo. Mas antes vamos ver como desenhar as imagens do jogo:

5 ... O método Run contém um laço de repetição. Este laço é o loop que mantém o jogo em execução. Note que os Comandos iniciados com a palavra canvas são responsáveis por desenhar as imagens do jogo. O canvas possui um método chamado drawbitmap que permite desenhar imagens em determinada posição da tela (x,y). O último parâmetro diz respeito ao contexto (memória) onde será desenhada a imagem. Vamos entender melhor a origem de paint : Paint é um objeto (atributo) declarado e iniciado logo no começo da classe MySurfaceView. Esta classe é complementada pela classe SurfaceView do Android. A classe SurfaceView é responsável por gerenciar os desenhos em um contexto gráfico. Este contexto gráfico é o Paint. Se quisermos desenhar algo, devemos utilizar esta referência. O código abaixo permite deslocar o vilão para direita ou esquerda:

6 Também é necessário saber se o vilão chegou ao limite de deslocamento, de acordo cm a direção que é tomada ou ainda mudar de direção: Nos jogos em geral, um objeto deve ser mover automaticamente. No caso do jogo desenvolvido temos a abóbora que cai. O objetivo é que o personagem aranha consiga pegar as abóboras antes de tocarem o chão. A variável posxobjeto e posyobjeto fazem o gerenciamento da posição da abóbora. A variável posyobjeto tem seu valor atualizado em dez pixel para baixo. Como este comando está dentro de um laço (While) a abóbora irá cair automaticamente. Também é necessário verificar se a abóbora chegou ao seu limite para então fazê-la voltar em uma nova posição aleatória (Random):

7 O Limite em Y que a abóbora pode cair é a altura do cenário (cenario.getheight()) menos a altura da própria abóbora (objeto.getheight()). A abóbora é controlada através da variável denominada objeto. O código faz esta verificação e poir meio do método nextint sorteia um novo número que irá servir de posição (x) para abóbora não cair sempre a partir do mesmo lugar. Quando a abóbora ultrapassa o limite em Y, o jogador perde 10 pontos (pontos-=10). Para o usuário ver a quantidade de pontos do jogo é necessário enviar a mensagem, para isto temos o código abaixo: O objeto canvas tem um método denominado drawtext que escreve uma mensagem pontos na posição x,y (10,10) no contexto de memória paint. Foi implementada também a função de colisão que verifica se personagem aranha colidiu com o objeto abóbora. Isto é feito pelo código abaixo: Nesta função passamos como parâmetros: o centro do objeto abóbora, dado pelos dois parâmetros iniciais: Lembre-se a variável posxobejto e posyobjeto são responsáveis por gerenciar a posição da imagem abóbora. No caso acima são passados o centro x e y da abóbora, resultado dos calculos descritos (posxojbeto+comprimento do objeto dividido por 2 e posyobjeto + altura do objeto dividido por 2)

8 E mais a área do personagem aranha, representado pelos quatro parâmetros restantes: Lembre-se a variável posx e posy são responsáveis por gerenciar a imagem (aranha) que é simbolizado pelo objeto personagem. Os parâmetros descritos são: x inicial, x final e y inicial e y final. Para obter x e y iniciais basta utilizar as variáveis posx e posy respectivamente. Para obter o x final e y final, basta somar a posição x o comprimento do personagem e a posição y a altura do personagem. A função responsável por esta análise esta descrita logo abaixo:

9 Trata-se da implementação clássica do algortimo que verifica se um ponto (x,y) está dentro de um retângulo (x1,y1,x2,y2). Chamada da função: Por comparação percebe-se que x recebe o parâmetro posxobjeto+objeto.getwidth()/2). Y recebe posyobjeto+ objeto.getheight()/2, x1 recebe posx, x2 recebe posx+personagem.getwidth(), y1 recebe posy, y2 recebe posy+personagem.getheight() respectivamente. Quando a colisão ocorre é necessário sortear uma nova posição para a abóbora, pois a mesma deve aparecer novamente no iníco do cenário, em uma posição x aleatória. Não esquecer de atualizar a variável pontos (pontos+=10) e atualizar o placar do jogo, mostrando o valor da variável pontos (canvas.drawtext( pontos +pontos,10,10,paint); Entendendo o objeto inicio: Este objeto é uma cópia da instância da classe Random. Esta classe é responsável por gerar números aleatórios: Além disto vamos determinar os valores máximos e mínimos que o número a ser sorteado vai poder ter: A variável mim é resultado da obtenção do comprimento do objeto, que no caso é abóbora. A variável max é resultado do comprimento do cenário menos o comprimento do próprio objeto. Este valores servirão de base para gerar uma nova posição para a abóbora. O método nextint retorna um inteiro a partir do valor dado entre (), ou seja,( max min +1)+ min.

10 Não podemos esquecer que feitas todas as atualizações no surface através do objeto paint é necessário halitarmos o Surface: O movimento do persoangem é realizado através de toques na tela, nos cantos esquerdo ou direito, conforme a direção desejada: O evento de touch é gerenciado pelo código abaixo: A partir deste código podemos obter informações à respeito do evento touch. No código acima, o objeto event passado como parâmetro pelo próprio evento nos permite obter a posição x e y, na qual ocorreu o toque pelo usuário. Antes a variável action armazena a ação realizada pelo evento, que será utilizada mais tarde para identificar se o usuário realizou o toque na tela. O código anterior verifica se o conteúdo da variáel action é igual a constante MotionEvent.ACTION_DOWN que identifica um toque na tela. Caso seja verdadeiro é verificada qual área da tela foi tocada:

11 A primeira condição analisa se foi a área esquerda e a segunda a direita. Quando selecionada a esquerda, a variável posx é decrementada menos 20 pixels, do contrário (direita) é incrementada 20 pixels. Lembre-se a variável posx e posy definem o posionamento do persoangem (aranha) no jogo. A seguir o código completo que gerencia o evento de touch: Há também os métodos padrões que gerenciam a questão de pausa no jogo, continuação, interrupção etc. Este códigos devem estar declarados e implementados como descrito abaixo:

12 Para facilitar o desenvolvimento de jogos utilize o exemplo dado como template. Altere-o conforme seu desejo para um novo projeto. Lembre-se ao utilizar um template o erro causado por digitação ou esquecimento de um método padrão diminuem, dando ganho de produtividade. Crie um novo jogo com a utilização do template, mas antes pratique a partir do exemplo adiconando novas imagens, movimentos diversificados, colocando a possibilidade do jogador ganhar bônus etc.

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Um jogo muito simples e viciante que foi lançado no ano de 2014 para celulares, é o jogo Flappy

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

Criando um Joguinho 2D. Prof. Fellipe Aleixo

Criando um Joguinho 2D. Prof. Fellipe Aleixo Criando um Joguinho 2D Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Conteúdo Desenvolvimento de um jogo 2D para Android Componentes de Interface e Classes SurfaceView, SurfaceHolder Canvas, Paint

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1 Nível 1 Caça às bruxas Introdução: Este é um jogo de caça às bruxas. Você deve clicar nas bruxas que aparecem na tela, cada vez que acertar uma delas você ganha pontos. O objetivo é ganhar o máximo de

Leia mais

APÊNDICE D O Projeto do javaplay

APÊNDICE D O Projeto do javaplay APÊNDICE D O Projeto do javaplay Este apêndice documenta os princípios de projeto do motor especialmente desenvolvido para este livro, o motor 2D javaplay. D.1 Arquitetura Geral O engine se divide em módulos

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes Introdução ao Java Prof. Herbert Rausch Fernandes Orientação a Objetos Programação Orientada por Objetos: é a construção de sistemas de software como uma coleção estruturada de implementações de tipos

Leia mais

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 11 de Dezembro de :15 - Última atualização Qua, 11 de Dezembro de :20

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 11 de Dezembro de :15 - Última atualização Qua, 11 de Dezembro de :20 Prezado leitor, O objetivo deste artigo é mostrar como desenhar primitivas gráficas em uma tela de desenho baseada na classe View em Android. A classe View é responsável por prover uma interface de desenho

Leia mais

Editor de Lajes Protendidas

Editor de Lajes Protendidas Editor de Lajes Protendidas No Gerenciador Estrutural, ative o "TQS-Lajes" e execute o comando "Visualizar" - "Editor de Lajes Protendidas". Definição de uma RPU As RPU são definidas através do comando

Leia mais

Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção.

Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção. Android OLÁ MUNDO MÓVEL Prof. Dr. Joaquim assunção. Parte 1/3 SDK e Android Studio Java SE Development Kit Download and Install JDK 6 http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 05 Introdução ao Löve Edirlei Soares de Lima Hello World em Löve function love.draw() love.graphics.print("hello World", 360, 300) end O comando

Leia mais

TRABALHO FINAL 20 Pontos

TRABALHO FINAL 20 Pontos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Algoritmos e Banco de Dados Profa. Cleiane Gonçalves Oliveira TRABALHO FINAL 20 Pontos O trabalho final deverá constar os três seguintes tipos de funções:

Leia mais

TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS

TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS Uma activity é um componente do aplicativo que fornece uma tela com o qual os usuários podem interagir. Uma aplicação geralmente consiste de múltiplas activities,

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Editor Gráfico Vamos usar nosso framework do Motor, com pequenas mudanças (para permitir interação com

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TW Viewer Versão 1.0 Compatível com toda linha TW Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes:

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes: Arquitetura O menu de arquitetura destina-se a pequenos trabalhos de desenho de plantas de arquitetura que podem ocorrer mesmo em escritórios de cálculo estrutural. Estão disponíveis facilidades de desenho

Leia mais

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Manual realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Manual Webmail UFMS Índice 1- Acesso ao Webmail...3 2- Tela inicial...4

Leia mais

SME Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de Trabalho: jogo Semáforo

SME Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de Trabalho: jogo Semáforo SME0230 - Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de 2017 Professora: Marina Andretta (andretta@icmc.usp.br) Monitores: Douglas Buzzanello Tinoco (douglas.tinoco@usp.br) Amanda Carrijo

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Projecto # 4: HangMan

Projecto # 4: HangMan Projecto # 4: HangMan Entrega: 1 de Julho as 23:59 Para este problema sua missão é escrever um programa que implementa o jogo Hangman. Deve-se ter em conta dois objectivos. Primeiro, o programa é desenhado

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 07 Introdução a Löve2D 2018.1 Prof. Augusto Baffa Hello World em Löve2D function love.draw() love.graphics.print("hello World", 360, 300) end

Leia mais

CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS

CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS Felipe Sodré M. Barros Marinez Ferreira de Siqueira Andrea Sánchez Tapia ELABORAÇÃO DE LAYOUT DE MAPA A maioria dos resultados de análises espaciais são apresentados

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Hello World Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Desenvolver o primeiro aplicativo Android Se familiarizar com o ambiente de desenvolvimento Conhecer os principais

Leia mais

Projecto # 4: HangMan

Projecto # 4: HangMan Projecto # 4: HangMan Entrega: 17 de Junho as 23:59 Para este problema sua missão é escrever um programa que implementa o jogo Hangman. Deve-se ter em conta dois objectivos. Primeiro, o programa é desenhado

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra Webmail

Manual de Utilização do Zimbra Webmail Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Utilização do Zimbra Webmail Introdução.

Leia mais

SCC0504 Programação Orientada a Objetos Prof. Luiz Eduardo Virgilio da Silva / Estevam Arantes (Monitor) Projeto

SCC0504 Programação Orientada a Objetos Prof. Luiz Eduardo Virgilio da Silva / Estevam Arantes (Monitor) Projeto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Departamento de Ciências de Computação SCC0504 Programação Orientada a Objetos Prof. Luiz Eduardo Virgilio da Silva / Estevam

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Exemplo 1. Entendendo o Exemplo 1

Exemplo 1. Entendendo o Exemplo 1 Exemplo 1 Entendendo o Exemplo 1 Neste primeiro exemplo, será executado um detalhamento de Painéis de Telas Soldadas formando as Plantas de Telas Soldadas e o Esquema de Corte de Telas Soldadas. O detalhamento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA INTRODUÇÃO AO ACTIONSCRIPT 3. Prof. Dr. Daniel Caetano

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA INTRODUÇÃO AO ACTIONSCRIPT 3. Prof. Dr. Daniel Caetano PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA INTRODUÇÃO AO ACTIONSCRIPT 3 Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Apresentar os conceitos básicos da linguagem ActionScript 3.0 Capacitar o aluno para criar programas

Leia mais

Conexão com Banco de Dados

Conexão com Banco de Dados Conexão com Banco de Dados ORM Atualmente os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos estão utilizando a técnica de ORM para fazer conexão e acesso a banco de dados. ORM é uma técnica de mapeamento

Leia mais

Adendo do Manual de Operações Máquina de cortar Product Code (Código do Produto): 891-Z01

Adendo do Manual de Operações Máquina de cortar Product Code (Código do Produto): 891-Z01 Cover1-4 Adendo do Manual de Operações Máquina de cortar Product Code (Código do Produto): 891-Z01 Visite o nosso site da web http://support.brother.com para obter informações sobre o suporte ao produto

Leia mais

Criando o primeiro projeto para entender a estrutura do app

Criando o primeiro projeto para entender a estrutura do app File > New > New Project Criando o primeiro projeto para entender a estrutura do app Escolha o tipo de projeto. Tenha sempre atenção a versão mínima da API a ser utilizada no projeto. Normalmente, quando

Leia mais

Criação e modificação de um modelo geológico

Criação e modificação de um modelo geológico Manual de engenharia No. 39 Atualização: 04/2019 Criação e modificação de um modelo geológico Programa: Arquivo: Introdução Estratigrafia Demo_manual_39.gsg O objetivo deste Manual de Engenharia é explicar

Leia mais

Aula 3 PROFESSOR TUTA

Aula 3 PROFESSOR TUTA Aula 3 PROFESSOR TUTA WHILE Formato: while(condição) Loop infinito: while(1) Exemplo: int x = 0; while(x

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Resumindo As estruturas de repetição são utilizadas quando necessitamos realizar comandos diversas vezes

Resumindo As estruturas de repetição são utilizadas quando necessitamos realizar comandos diversas vezes Desenvolvimento de Software I - 1 Aula 07 Estruturas de Repetição / Dialog Result 1. Definição Em ciência da computação, uma estrutura de repetição é uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS

MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS ÍNDICE Introdução Acessando a plataforma Monitorando dispositivos Gerenciando aplicativos Opções de segurança Recursos avançados desenvolvedor Contato 03 04 05

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00 Objetivo... 3 Procedimentos... 4 1. ipad... 4 1.1. Instruções Gerais... 4 1.2. Informações sobre as telas... 4 2. Android... 6 2.1. Instruções Gerais... 6 2.2. Informações Sobre as Telas... 6 Departamento

Leia mais

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D 1. Crie um novo projeto 2D. Parte-1 2. Criar as seguintes pastas na janela Project: _scenes, _scripts, _sprites e _animations. 3. Importe para o projeto, dentro da

Leia mais

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC 1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC Condomínios ; 3. Ao acessar o aplicativo, na tela de login

Leia mais

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros)

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros) Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligar o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Explorador do Windows

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO INFORMÁTICA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Trabalho Final Semestral TFS

ENSINO MÉDIO INTEGRADO INFORMÁTICA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Trabalho Final Semestral TFS ENSINO MÉDIO INTEGRADO INFORMÁTICA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Trabalho Final Semestral TFS EDITOR DE MAPAS GAME RESGATE 1. Introdução O trabalho proposto tem por objetivo aplicar de forma prática o conteúdo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS A classe Intent Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Alternar entre múltiplas telas de uma aplicação Android. Conhecer a classe Intent. Associar as telas do

Leia mais

Instrução de Trabalho do fluxo automatizado de Gestão de Documentos. Sumário. 1. Consultar documentos

Instrução de Trabalho do fluxo automatizado de Gestão de Documentos. Sumário. 1. Consultar documentos Sumário 1. Consultar documentos 2. Solicitar aprovação de documentos 2.1. Acessar ao formulário e informação geral 2.2. Criar documento 2.3. Alterar documento publicado 2.4. Alterar os usuários que consultam

Leia mais

PRINCÍPIOS DA PROGRAMAÇÃO LEGO MINDSTORMS NXT

PRINCÍPIOS DA PROGRAMAÇÃO LEGO MINDSTORMS NXT PRINCÍPIOS DA PROGRAMAÇÃO LEGO MINDSTORMS NXT CONCEITOS PARA A PROGRAMAÇÃO O que é um robô O que é um pseudocódigo O que é um programa O que é o programa NXT-G Programando o Lego Mindstorms NXT com NXT-G

Leia mais

Gerados os esquemas, poderemos emitir um resumo contendo apenas painéis inteiros a serem pedidos:

Gerados os esquemas, poderemos emitir um resumo contendo apenas painéis inteiros a serem pedidos: Esquema de Telas Dada uma ou mais plantas de telas soldadas, quantos painéis precisam ser pedidos para a obra? O resumo da lista de telas por planta bastaria, se todas as telas fossem painéis inteiros.

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Comunicados: Relatórios Agendados

Comunicados: Relatórios Agendados Comunicados: Relatórios Agendados Está disponível no sistema a função de agendar relatórios para envio por e-mail aos colaboradores. Para utilizar a função é necessário possuir o módulo de envio de e-mails

Leia mais

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi. AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA 1 Solução Adobe para criação de animações e de títulos hipermídia. Consiste em uma poderosa

Leia mais

Aula 1 - Revisão de Modularização

Aula 1 - Revisão de Modularização Computação II Aula 1 - Revisão de Modularização Carla Delgado - João Carlos 1. Na Copa do Mundo da Rússia, o prêmio Chuteira de Ouro é dado ao jogador que possui a melhor média de gols na competição. (a)

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA INTRODUÇÃO AO ACTIONSCRIPT 3. Prof. Dr. Daniel Caetano

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA INTRODUÇÃO AO ACTIONSCRIPT 3. Prof. Dr. Daniel Caetano PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA INTRODUÇÃO AO ACTIONSCRIPT 3 Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar os conceitos básicos da linguagem ActionScript 3.0 Capacitar o aluno para criar programas

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos explorar as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos e ferramentas

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO COLLABORATE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blackboard Collaborate Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o Blackboard Collaborate? 2. Como acessar ao Blackboard

Leia mais

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2016 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 002/IGAM/2012 09/2017 1 PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de Caso Exercício

Sumário Objetivos Estudo de Caso Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 12 2 1. Objetivos Nesta lição, serão utilizadas as ferramentas de modelagem do SolidWorks para criação de peças com

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Uso de Imagens no Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender a utilizar imagens em aplicações Android. Conhecer e utilizar o componente Gallery. Conhecer

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell

Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell Stephen P. Allewell 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Interface do Usuário 6 2.1 Janela principal do SymbolEditor............................. 6 2.1.1 Janela do Editor................................... 6 2.1.2

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

AULA 4 - FLUXOGRAMAS PARTE 1 Noções sobre a ferramenta Flowgorithm para construção de fluxogramas

AULA 4 - FLUXOGRAMAS PARTE 1 Noções sobre a ferramenta Flowgorithm para construção de fluxogramas AULA 4 - FLUXOGRAMAS PARTE 1 Noções sobre a ferramenta Flowgorithm para construção de fluxogramas 4.1 Objetivo: O objetivo desta aula é exercitar a lógica de programação através do desenvolvimento e simulação

Leia mais

Unidade 9: Desenvolvendo um Game no App Inventor

Unidade 9: Desenvolvendo um Game no App Inventor Unidade 9: Desenvolvendo um Game no App Inventor Indice 1. Introdução...3 2. Começando........ 3 3. Configure os Componentes........3 4. Adicionar comportamento aos Componentes...5 5. Criando Variáveis...6

Leia mais

Administração Central 2019 São Paulo

Administração Central 2019 São Paulo 2019 São Paulo Material Didático sobre Robocode 1 Conceitos básicos sobre as técnicas de Orientação a Objetos Para que possamos utilizar o Robocode para construção do nosso Robô, usaremos a linguagem de

Leia mais

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados

Leia mais

Editor de Lajes Protendidas

Editor de Lajes Protendidas Editor de Lajes Protendidas No Gerenciador Estrutural, ative o "TQS-Lajes" e execute o comando "Visualizar" - "Editor de Lajes Protendidas". Definição de uma RPU As RPU são definidas através do comando

Leia mais

Página Padrão Blog. 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme

Página Padrão Blog. 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme indicado na imagem abaixo. Imagem 2 Passo: Após você ter clicado em BLOG aparecerá uma tela que mostra algumas opções conforme indicado

Leia mais

Letreiro Digital. Modelo I7014B. Manual do Usuário

Letreiro Digital. Modelo I7014B. Manual do Usuário Letreiro Digital Modelo I7014B Índice Aplicativos... 1 Iniciando... 1 Ligar, Desligar e Hibernar... 2 Mensagens... 3 Ferramentas e Recursos... 3 Data/Hora... 5 Ferramentas e Recursos... 5 Agendamento...

Leia mais

Futura E-commerce - Cadastros

Futura E-commerce - Cadastros Futura E-commerce - Cadastros O E-commerce é integralmente ligado ao sistema Futura Server, no qual as informações se replicam, sejam elas, compras feitas na loja virtual, baixa em contas a receber, cadastro

Leia mais

Estatísticas e Relatórios. Treinamento OTRS Help Desk

Estatísticas e Relatórios. Treinamento OTRS Help Desk Estatísticas e Relatórios Treinamento OTRS Help Desk Sumário Estatística... 3 Visão Geral... 3 Gerando Relatórios... 4 Criação de Relatórios... 5 Lista de Chamado... 7 Acumulação de Chamados...10 Tempo

Leia mais

Futura E-commerce - Cadastros

Futura E-commerce - Cadastros Futura E-commerce - Cadastros O E-commerce é integralmente ligado ao sistema Futura Server, no qual as informações se replicam, sejam elas, compras feitas na loja virtual, baixa em contas a receber, cadastro

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Laboratório de Ciências Computação

Laboratório de Ciências Computação Laboratório de Ciências Computação APP Inventor https://goo.gl/bx1ezt 1 Dispositivos Móveis e Plataformas Os dispositivos móveis fazem parte de nosso dia a dia e nos permitem aplicar a computação de forma

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2016.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Editor gráfico Vamos fazer um programa simples para desenho e manipulação de figuras geométricas: um nano-sketchpad

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch Scratch 2 Jogo da Tabuada All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You can

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

CAI Fluxograma Revisão 7

CAI Fluxograma Revisão 7 exatasfepi.com.br CAI Fluxograma Revisão 7 André Luís Duarte O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv 18:15 Fluxograma Introdução Formas básicas Estrutura

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Primeiro Projeto de PG: Lista de Temas Selecionados

Primeiro Projeto de PG: Lista de Temas Selecionados Primeiro Projeto de PG: Lista de Temas Selecionados Observações O sistema não pode apresentar estouro de memória, ou excessiva lentidão na execução. Haverá desconto na nota para este caso. Nenhum dos projetos

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>;

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>; Vetores e Constantes Imagine uma situação na qual fosse necessário armazenar 100 valores para processamento. Por exemplo, pode ser necessário armazenar as notas de 100 provas de uma turma de alunos. Uma

Leia mais

Eixos de locação. Alteração de cortes. Corte geral do edifício

Eixos de locação. Alteração de cortes. Corte geral do edifício Acabamento O Modelador permite a definição de elementos não estruturais, para acabamento de desenho. Estes elementos são os cortes, eixos rotulados, tabela de baricentros e cotagens. A menos dos eixos,

Leia mais

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Inspeção Sanitária Agenda Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Objetivo Oferecer um processo automatizado Evitar retrabalho no

Leia mais

Tutorial QGIS Aula 10

Tutorial QGIS Aula 10 Geração de Cartas e Impressão Engenharia de Agrimensura e Cartografia Caio Henrique de Souza Gregory Baldim Carvalho Diego Fernandes Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas Professor: Angelo Marcos

Leia mais