AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO PROF. DRA. ÉRICA L. ROMÃO. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS E AMBIENTAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EEL-USP 2016_2

2 ANÁLISE DO CICLO DE VIDA O termo Análise do Ciclo de Vida (ACV), ou em inglês, "Life Cycle Assessment" (LCA) foi utilizado primeiramente nos Estados Unidos da América (EUA) em 1990 Um dos primeiros estudos quantificando as necessidades de recursos, emissões e resíduos feito pelo Midwest Research institute (MRI) para a Coca-Cola, Foi demonstrar que as garrafas de plástico não eram piores, do ponto de vista ambiental, do que as de vidro.

3 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO Ciclo físico formado pelo sucessivos estágios do processo de produção e comercialização de um bem ou serviço, desde a origem dos recursos produtivos no meio ambiente até a disposição final após o uso ou consumo, passando pelos estágios intermediários, como beneficiamento, transportes, estocagens e outros, incluindo os reaproveitamentos na forma de reúso, reciclagem, revalorização energética.

4 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO Do berço ao túmulo (cradle to cradle); Espera-se, portanto, que os sistemas produtivos evoluam tornando-se cada vez mais próximos dos sistemas naturais, porque nestes não há restos inaproveitáveis.

5 AVALIAÇÃO DO DO CICLO CICLO DE DE VIDA VIDA DO DO PRODUTO Quando aplicado a bens ou serviços O ciclo de vida do produto corresponde a um conjunto de atividades realizadas por agentes econômicos específicos, como empresas dos mais variados tipos, tamanhos e setores, configurando uma cadeia de suprimento.

6 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO CADEIA DE SUPRIMENTO É formada pelos agentes que contribuem, direta ou indiretamente, para a produção e comercialização de um bem ou serviço, como mineradores, fabricantes, transportadores, armazenadores, varejistas e os consumidores finais.

7 Consumidores CADEIA DE SUPRIMENTO GENÉRICA E SIMPLIFICADA O objetivo da gestão de uma cadeia de suprimento é maximizar o seu valor global, que é a diferença entre o valor do produto final para o cliente final e o esforço realizado pela cadeia para atendê-lo. Fornecedores Fabricante Distribuidores menor maior maior menor influência A empresa pode estabelecer controle: Critérios ambientais; Avaliar processos produtivos; Práticas trabalhistas; geração de resíduos, situação das licenças ambientais, comprometimentos com iniciativas voluntárias, etc.

8 GESTÃO DO CICLO DE VIDA (LIFE CYCLE MANAGEMENT) Princípio conhecido como 6 Rs: Repensar os produtos e suas funções, para que possam ser usados de modo mais eficiente do ponto de vista ambiental; Reparar: projetar produtos para facilitar a sua manutenção e reparo; Reusar: projetar produtos para facilitar o desmanche e a reutilização de suas partes e peças; Reduzir o consumo de energia, de materiais e de impactos socioeconômicos ao longo do ciclo de vida; Reciclar: selecionar materiais que podem ser reciclados; Substituir (Replace) substâncias perigosas por alternativas seguras.

9 CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO CONTEMPLANDO ATIVIDADES DE REUSO, REPARO E RECICLAGEM

10 AS NORMAS ISO SOBRE AVC Norma ISO Título Descrição 14040:2006 Avaliação do ciclo de vida princípios e estruturas 14044:2006 Gestão ambiental avaliação do ciclo de vida requerimentos e diretrizes 14048:2002 Avaliação do ciclo de vida (ACV) Informações sobre apresentação de dados para um estudo de ACV 14049:2000 Avaliação do ciclo de vida Exemplos para aplicação da norma ISO :2002 Gestão ambiental Integração dos aspectos ambientais no desenvolvimento de produtos exigências e diretrizes 14047:2003 Avaliação do ciclo de vida Exemplos para aplicação da norma ISO Proporciona os elementos gerais e metodológicos requeridas para uma ACV de produtos e serviços Especifica requisitos e proporciona um guia para a ACV, incluindo exemplos, incorpora os temas tratados nas normas ISO 14041, e Proporciona informação sobre o formato dos dados para suporte de uma ACV Ilustra com exemplos como aplicar as normas ISO Descreve conceitos e práticas usadas para integrar aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos e serviços Ilustra com exemplos como aplicar a norma ISO 14042

11 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA A ACV fornece informações para usos variados: Melhorar o processo produtivo de um produto; Revisar o projeto de um produto com vistas a reduzir seu impacto ambiental; Comparar produtos similares de um mesmo fabricante ou de fabricantes diferentes, etc.

12 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006: Fonte: ISO 14040:2009

13 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006: 1. Definição de Objetivo e Escopo: O objetivo deve apresentar as aplicações pretendidas com o estudo, as razões para a sua elaboração, o público-alvo a quem seus resultados serão comunicados, e se os resultados serão divulgados publicamente. Exemplo: Fornecer embasamento técnico para emitir uma autodeclaração ambiental do produto objeto do estudo; comparar os impactos ambientais de embalagens alternativas para efeito de substituir a embalagem atual.

14 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006 (continuação) 1. Definição de Objetivo e Escopo: O escopo da ACV refere-se à sua abrangência, profundidade e seu detalhamento, devendo ser compatível com o objetivo declarado. sistema de produto estudado; funções do sistema (característica de desempenho utilidade ou benefício que proporciona ao usuário ou cliente); sistemas no caso de estudos comparativos; unidade funcional (fornece dados de entrada e saída. Ex. produção de tijolos, o milheiro de tijolos); requisitos de dados; Obs.: Sistema é uma coleção de objetos, que interagem entre si através de um conjunto de operações lógicas.

15

16 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006: Fonte: ISO 14040:2009

17 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006 (continuação) 2. Análise de inventário: Coleta de dados e cálculos para quantificar as entradas e saídas de um sistema de produto conforme o objetivo e o escopo. A coleta de dados sobre as entradas de materiais e energia, produtos, coprodutos e resíduos, lançamento de poluentes no ar, água ou solo. Processo é interativo... (duplo sentido da flecha)

18 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006: Fonte: ISO 14040:2009

19 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006 (continuação) 3. Avaliação de impacto do ciclo de vida Objetiva entender e avaliar a magnitude e a significância dos impactos potenciais do sistema de produto definido ao longo do seu ciclo de vida. Itens mandatários: Seleção das categorias de impactos, indicadores e modelos; Classificação das categorias de impacto ambiental; Estimativa dos impactos; Itens não mandatários: Normalização dos indicadores em relação ao valor de referência; Agrupamento; Atribuição de pesos e Análise da qualidade dos dados.

20 FASES DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Um estudo de ACV envolve 4 fases, conforme ISO 14040:2006 (continuação) 3. Avaliação de impacto do ciclo de vida As categorias referem-se aos problemas ambientais relevantes associados à análise do inventário, ou seja, aos problemas ambientais gerados durante o ciclo de vida do produto. Categorias Saídas Categorias Entrada Combustíveis fósseis; Minerais, etc. Madeira, peixes, Mudança de clima; Formação de oxidantes fotoquímicos; Acidificação; Eutrofização; Toxicidade humana; Ecotoxicidade, Particulados, metais pesados, uso do solo, ruídos e odores.

21 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) Técnica para avaliar os impactos ambientais desde a extração dos recursos naturais até a disposição final do produto, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pode ser utilizada, por exemplo, para: - Desenvolvimento e melhoria do produto; - Definição de planejamentos estratégicos e políticas públicas; - Gestão de impactos ambientais de produtos e serviços e; - Marketing ecológico responsável. Por ciclo de vida, entende-se como sendo as etapas necessárias para que um produto ou serviço seja desenvolvido ou concebido, cumpra a respectiva função e chegue à etapa de descarte, reciclagem ou reutilização. A ACV é regida pela série de Normas ISO 14040, compõem-se das fases iterativas de Definição do Objetivo e Escopo, Análise do Inventário, Avaliação de Impactos do Ciclo de Vida e Interpretação, podendo responder questionamentos como: - Qual produto tem menor impacto ambiental? - Quantos kg de CO2 são emitidos para fabricar um produto? - Qual etapa do ciclo de vida tem maior significância para o consumo de água? - Que matriz energética é menos poluente? - Qual material tem menor impacto ambiental?

22

23 REFERÊNCIAS José Carlos Barbieri; Jorge Emanuel Reis Cajazeira; Oziel Branchini. Cadeia de suprimento e avaliação do ciclo de vida do produto: revisão teórica e exemplo de aplicação. Artigo técnico - O PAPEL vol. 70, num. 09, pp SEP José Carlos Barbieri. Gestão Ambiental Empresarial. 4 edição, Editora Saraiva, Obs.: IEC - International Electrotechnical Commission

Avaliação de ciclo de vida. Profa. Dra. Dione Mari Morita Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

Avaliação de ciclo de vida. Profa. Dra. Dione Mari Morita Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Avaliação de ciclo de vida Profa. Dra. Dione Mari Morita Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental BERÇO AO TÚMULO Transporte Embalagem Reuso Uso Fabricação Extração de Matérias primas Reciclagem

Leia mais

ROTULAGEM AMBIENTAL PROF. DRA. ÉRICA L. ROMÃO

ROTULAGEM AMBIENTAL PROF. DRA. ÉRICA L. ROMÃO ROTULAGEM AMBIENTAL PROF. DRA. ÉRICA L. ROMÃO. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS E AMBIENTAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EEL-USP 2016_2 SELO VERDE E ROTULAGEM AMBIENTAL Atualmente

Leia mais

Análise do Ciclo de vida

Análise do Ciclo de vida Universidade Federal de Campina Grande Centro de ciências e Tecnologia Agroalimentar UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL (UACTA) Disciplina: Gestão Ambiental Créditos: 4 Carga Horária:

Leia mais

CONCEITO DE CICLO DE VIDA. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA GENERALIDADES. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA - METODOLOGIA.

CONCEITO DE CICLO DE VIDA. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA GENERALIDADES. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA - METODOLOGIA. CONCEITO DE CICLO DE VIDA. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA GENERALIDADES. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA - METODOLOGIA. CONCEITO DE CICLO DE VIDA LIFE CYCLE THINKING LIFE CYCLE THINKING Life Cycle Thinking é intuitivo.

Leia mais

Agenda. Braskem e Visão Função da ACV. GCV na Braskem. Perspectivas Futuras. Conclusões

Agenda. Braskem e Visão Função da ACV. GCV na Braskem. Perspectivas Futuras. Conclusões Agenda Braskem e Visão 2020 Função da ACV GCV na Braskem Perspectivas Futuras Conclusões Indústria Petroquímica Nafta Gás natural Integração Competitiva PE PP PVC 1ª Geração 2ª Geração Extração 3ª Geração

Leia mais

Prof. Ms. Carlos William de Carvalho

Prof. Ms. Carlos William de Carvalho Prof. Ms. Carlos William de Carvalho Questões Abordadas O que é a rotulagem ambiental? Como podem ser classificados os programas de rotulagem de acordo com a entidade certificadora? Quais são os trêstipos

Leia mais

Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV

Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV I CICLO DE DEBATES PROMOVIDO PELA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL / SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE - GESP PLÁSTICOS: USOS E DEGRADABILIDADE Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação

Leia mais

1. HISTÓRIA DA ANÁLISE DE CICLO DE VIDA

1. HISTÓRIA DA ANÁLISE DE CICLO DE VIDA 1. HISTÓRIA DA ANÁLISE DE CICLO DE VIDA O termo ACV, ou em inglês, "Life Cycle Assessment" (LCA) foi utilizado primeiramente nos Estados Unidos da América (EUA) em 1990. A designação histórica para estes

Leia mais

Ambiente e Sustentabilidade CTCV 8 /9 FEV centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal

Ambiente e Sustentabilidade CTCV 8 /9 FEV centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Reforço do posicionamento do produto em Pedra através de Declarações Ambientais de Produto (DAP) como instrumentos competitivos / ferramentas voluntárias de comunicação Marisa Almeida Ambiente e Sustentabilidade

Leia mais

Avaliação ambiental do processo de moldagem por sopro para a produção de garrafas de polietileno

Avaliação ambiental do processo de moldagem por sopro para a produção de garrafas de polietileno Avaliação ambiental do processo de moldagem por sopro para a produção de garrafas de polietileno E. A. da SILVA, J. M. MOITA NETO Universidade Federal do Piauí - UFPI Av. Universitária, Ininga, Teresina-PI

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Reciclagem. 4 ACV Avaliação do Ciclo de Vida. Agosto, 2017

Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Reciclagem. 4 ACV Avaliação do Ciclo de Vida. Agosto, 2017 Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental Reciclagem 4 ACV Avaliação do Ciclo de Vida Prof.Sandro Donnini Mancini Agosto, 2017 Avaliar impactos

Leia mais

ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação. Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE

ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação. Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE Contexto (1) Iluminação consome cerca de 20% da energia

Leia mais

Avaliação da sustentabilidade de tecnologias abordagens e indicadores

Avaliação da sustentabilidade de tecnologias abordagens e indicadores Avaliação da sustentabilidade de tecnologias abordagens e indicadores Paula Antunes CENSE Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

Leia mais

Análise do Inventário para Avaliação do Ciclo de Vida de Embalagens para Refrigerantes

Análise do Inventário para Avaliação do Ciclo de Vida de Embalagens para Refrigerantes Análise do Inventário para Avaliação do Ciclo de Vida de Embalagens para Refrigerantes PRADO, M. R. a*, KASKANTZIS NETO, G. b a. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba-PR b. Universidade

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Análise do Ciclo de Vida do Produto instrumento de Gestão... Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir Análise do Ciclo de Vida do Produto instrumento de Gestão... Gestão Ambiental Naturlink Naturlink Análise do Ciclo de Vida do Produto instrumento de Gestão Ambiental Rita Teixeira d Azevedo A Análise do Ciclo de Vida do Produto traduz se na aceitação voluntária, por parte dos fabricantes,

Leia mais

Ciclo de Vida dos produtos

Ciclo de Vida dos produtos Ciclo de Vida dos produtos Dep.to de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto XVIII Congresso Nacional de Fundição Alfândega do Porto 17 de maio de 2018 Estrutura

Leia mais

Disciplina: Gestão Ambiental na Empresa (LOB 1228)

Disciplina: Gestão Ambiental na Empresa (LOB 1228) Disciplina: Gestão Ambiental na Empresa (LOB 1228) Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP 2016_2 Aula

Leia mais

WORK SHOP AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DECLARAÇÃO AMBIENTAL DO PRODUTO E A SUSTENTABILIDADE

WORK SHOP AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DECLARAÇÃO AMBIENTAL DO PRODUTO E A SUSTENTABILIDADE Gil Anderi da Silva 10/Setembro/2015 WORK SHOP AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DECLARAÇÃO AMBIENTAL DO PRODUTO E A SUSTENTABILIDADE APRESENTAÇÃO SUSTENTABILIDADE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE AVALIAÇÃO DO

Leia mais

O Mito da Degradação como Solução. Eloísa E. C. Garcia CETEA / ITAL

O Mito da Degradação como Solução. Eloísa E. C. Garcia CETEA / ITAL O Mito da Degradação como Solução Eloísa E. C. Garcia CETEA / ITAL VISÃO DE SUSTENTABILIDADE Consumo Sustentável é saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer

Leia mais

GUIA BÁSICO DE ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)

GUIA BÁSICO DE ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV) GUIA BÁSICO DE ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV) Sumário 1. Introdução a) Conceito do ciclo de vida b) Estrutura da ACV (norma) 2. Elementos estruturais da ACV a) Definição de objetivo e escopo b) Inventário

Leia mais

Marisa Almeida. Ambiente e Sustentabilidade CTCV 29 NOV centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal

Marisa Almeida. Ambiente e Sustentabilidade CTCV 29 NOV centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Reforço do posicionamento do produto em Pedra através de Declarações Ambientais de Produto (DAP) como instrumentos competitivos / ferramentas voluntárias de comunicação e Estudo de valorização de lamas

Leia mais

Painel 1 Considerando o ciclo de vida na avaliação da sustentabilidade de edificações

Painel 1 Considerando o ciclo de vida na avaliação da sustentabilidade de edificações Painel 1 Considerando o ciclo de vida na avaliação da sustentabilidade de edificações Emissões de Carbono e a análise de ciclo de vida de produto Programa Brasileiro GHG PROTOCOL Centro de Estudos em Sustentabilidade

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA - Professor Theofilo

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA - Professor Theofilo INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Professor Marcos Theófilo Logística Integrada O conceito significa, como o próprio nome sugere, a integração de todo o processo logístico, da origem dos

Leia mais

Avaliação de Ciclo de Vida Passado, Presente e Futuro

Avaliação de Ciclo de Vida Passado, Presente e Futuro Avaliação do Ciclo de Vida na Construção Guimarães, Universidade do Minho Avaliação de Ciclo de Vida Passado, Presente e Futuro Luís Arroja Ana Cláudia Dias Paula Quinteiro CESAM - Centro de Estudos do

Leia mais

Regra da Categoria do Produto (PCR)

Regra da Categoria do Produto (PCR) Regra da Categoria do Produto (PCR) Para a elaboração de declaração ambiental de produto (EPD) de acordo com a ISO 21930 para Rodapés Versão 1 Fevereiro 2016 Sumário 1. Termos e definições... 4 2. Introdução...

Leia mais

ENTENDENDO A SACARIA DE RÁFIA

ENTENDENDO A SACARIA DE RÁFIA INTRODUÇÃO 1 A Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas (AFIPOL) e a Braskem apresentam a cartilha ENTENDENDO A SACARIA DE RÁFIA ao mercado brasileiro de farinha de trigo. O objetivo

Leia mais

Barreiras Comerciais Internacionais Formais e Informais & Análise de Ciclo de Vida

Barreiras Comerciais Internacionais Formais e Informais & Análise de Ciclo de Vida Eco-Efficiency Analysis Barreiras Comerciais Internacionais Formais e Informais & Análise de Ciclo de Vida Georgia Cunha Fundação Espaço o ECO BASF SA BASF no mundo Maior empresa química do mundo Fundada

Leia mais

SEP0358 Adequação Ambiental de Empresas I: Técnicas de Avaliação Prof. Aldo R. Ometto aometto@sc.usp.br (16) 3373-8608 Estagiária a PAE: Roberta Sanches (admrosanches@yahoo.com.br) Objetivo Propiciar uma

Leia mais

O design nos contextos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Produção mais Limpa e da Sustentabilidade. João E. B. Migliano

O design nos contextos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Produção mais Limpa e da Sustentabilidade. João E. B. Migliano O design nos contextos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Produção mais Limpa e da Sustentabilidade João E. B. Migliano Emissões Perdas R e s í d u o s Recursos Perdas Adaptado de Bastianoni,

Leia mais

Promover o Desenvolvimento Sustentável na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em

Promover o Desenvolvimento Sustentável na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em Análise de Ecoeficiência Fundação Espaço ECO Centro de ecoeficiência aplicada da América Latina desde 2005 Missão: Promover o Desenvolvimento Sustentável na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia,

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental,

Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental, AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DE FILMES DE Polietileno (PE): Estudo de caso sobre a alternativa do PE Verde João Paulo Matheus¹; Pedro Marcio Munhoz 2 ¹Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental, e-mail: jpmatheus@gmail.com;

Leia mais

Declarações Ambientais de Produto DAP Habitat

Declarações Ambientais de Produto DAP Habitat Declarações Ambientais de Produto DAP Habitat Baio Dias Plataforma para a Construção Sustentável 16-12-2011 Tecnologias e Sistemas de Construção Sustentável ITeCons, Coimbra 14 Dezembro 2011 1 Sumário

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! CLAUDIO MARCONDES Engenheiro de Materiais com especialização em Polímeros pela Universidade Federal de São Carlos. Pós graduado em Administração Financeira pela FAAP,

Leia mais

I Forum BR Avaliação de Ciclo de Vida. Luiz Gustavo Ortega Outubro/2015

I Forum BR Avaliação de Ciclo de Vida. Luiz Gustavo Ortega Outubro/2015 I Forum BR Avaliação de Ciclo de Vida Luiz Gustavo Ortega Outubro/2015 2 OBJETIVO Discutir as vantagens do uso da ACV na estratégia de Desenvolvimento Sustentável da Braskem 3 Compromisso Público 2002

Leia mais

TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS. Setembro/2015

TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS. Setembro/2015 TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS Setembro/2015 CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS NO BRASIL A demanda iniciou-se em 2007, especialmente com o sistema americano LEED.

Leia mais

Logística Reversa (parte II)

Logística Reversa (parte II) Logística Reversa (parte II) O produto logístico de pós-consumo A vida útil de um bem é dada pelo tempo decorrido entre a sua fabricação até o descarte de seu primeiro usuário Há produtos que duram horas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Os Sistemas de Gestão Conceitua-se Sistemas de Gestão (SGA) como um conjunto

Leia mais

Logística e Distribuição. Conceito

Logística e Distribuição. Conceito Logística e Distribuição Logística Reversa 1 Logística e Distribuição 2 Logística e Distribuição Conceito É uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno

Leia mais

Orientações para Elaboração do Trabalho sobre Sistema de Gestão Ambiental na Empresa

Orientações para Elaboração do Trabalho sobre Sistema de Gestão Ambiental na Empresa Orientações para Elaboração do Trabalho sobre Sistema de Gestão Ambiental na Empresa Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade

Leia mais

Gerente da Qualidade do Ar - INEA Luciana Mª B. Ventura DSc. Química Atmosférica

Gerente da Qualidade do Ar - INEA Luciana Mª B. Ventura DSc. Química Atmosférica Gerente da Qualidade do Ar - INEA Luciana Mª B. Ventura DSc. Química Atmosférica Rio de Janeiro, 07 de Março de 2017 Painel Gestão de Emissões de GEEs e combate ao desmatamento ilegal no Rio de Janeiro

Leia mais

Avaliação de Ciclo de Vida Estudo comparativo de perfil extrudado Alumínio e Poli Cloreto de Vinila (PVC)

Avaliação de Ciclo de Vida Estudo comparativo de perfil extrudado Alumínio e Poli Cloreto de Vinila (PVC) Avaliação de Ciclo de Vida Estudo comparativo de perfil extrudado Alumínio e Poli Cloreto de Vinila (PVC) Diogo Ap. Lopes Silva, Anthony C. Espitia, Maurício O. Gondak Universidade de São Paulo Campus

Leia mais

SISTEMA DE REGISTO NACIONAL DE DECLARAÇÕES AMBIENTAIS DE PRODUTO PARA O HABITAT. Marisa Almeida Plataforma Construção Sustentável

SISTEMA DE REGISTO NACIONAL DE DECLARAÇÕES AMBIENTAIS DE PRODUTO PARA O HABITAT. Marisa Almeida Plataforma Construção Sustentável SISTEMA DE REGISTO NACIONAL DE DECLARAÇÕES AMBIENTAIS DE PRODUTO PARA O HABITAT POFC SIAC 01/2011 - nº 18653 CTCV, COIMBRA 19/04/2012 Marisa Almeida Plataforma Construção Sustentável Sumário 1. Introdução

Leia mais

Workshop Produção Ecoeficiênte na Fileira da Carne Castelo Branco 24 Julho 2014

Workshop Produção Ecoeficiênte na Fileira da Carne Castelo Branco 24 Julho 2014 Workshop Produção Ecoeficiênte na Fileira da Carne Castelo Branco 24 Julho 2014 ACV da Carne de Frango Introdução Objetivos Gerais Identificar e quantificar os principais potenciais impactes ambientais

Leia mais

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Preliminares Enquanto Grupo, estamos conscientes do impacto que as nossas atividades e os nossos produtos têm sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, bem como nosso

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 - dispõe sobre: - princípios, objetivos e instrumentos; - diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos

Leia mais

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental SISTEMAS DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL Professor: Mierzwa Sistemas da Qualidade Série ISO 9.000 de normas; Experiência de países como Inglaterra,

Leia mais

Workshop Técnico Gestão Hídrica na Indústria

Workshop Técnico Gestão Hídrica na Indústria Workshop Técnico Gestão Hídrica na Indústria 11 de setembro de 2018 Firjan Tijuca Parceria: Ciclo de vida e a ferramenta de Pegada Hídrica Maria Cléa Brito de Figueirêdo Embrapa Agroindústria Tropical

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

Ferramentas de promoção da sustentabilidade para o setor das tintas

Ferramentas de promoção da sustentabilidade para o setor das tintas Ferramentas de promoção da sustentabilidade para o setor das tintas Marisa Almeida - CTCV Mercado de Tintas 2016 04-11-2016 24 de Março 2017 1 CTCV Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro Centro para

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175911 Avaliação do ciclo de vida (ACV) do bloco cerâmico Fernanda Belizário Silva Palestra apresentada em Cerâmica City, Cesário Lange, 2018. 94 slides. A série Comunicação Técnica

Leia mais

ESTUDO DO USO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO: AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E LOGÍSTICA REVERSA

ESTUDO DO USO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO: AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E LOGÍSTICA REVERSA ESTUDO DO USO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO: AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E LOGÍSTICA REVERSA Adriana Dias Moreira PIRES (1); Ceres Virginia da Costa DANTAS (2); (1) Instituto Federal

Leia mais

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA: ANÁLISE DO CICLO DE VIDA Introdução: Os processos industriais não geram somente resíduos, como também, consomem recursos naturais, requerem infraestrutura de transporte, utilizam

Leia mais

Responsabilidade das Empresas na Cadeia do Gerenciamento de Resíduos e na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Responsabilidade das Empresas na Cadeia do Gerenciamento de Resíduos e na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Seminário: Responsabilidade Compartilhada no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos REALIZAÇÃO: Responsabilidade das Empresas na Cadeia do Gerenciamento de Resíduos e na implantação da Política Nacional de

Leia mais

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil.

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de 2002. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO

Leia mais

SSumário. Parte I: Quadro de Referências

SSumário. Parte I: Quadro de Referências SSumário NOTAS SOBRE O TEXTO... 15 INTRODUÇÃO... 17 Parte I: Quadro de Referências 1. A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: PERFIS E PERCURSOS... 27 1.1. A Sustentabilidade como Objetivo... 28 1.2. A Dimensão

Leia mais

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Engenharia Civil - Construção Civil 1 CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Prof. Dr. Leonardo Miranda CONAMA 307/02 2 CONAMA Conselho Nacional

Leia mais

Marisa Almeida. Ambiente e Sustentabilidade CTCV 20/26 JUN centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal 1 11/02/2019

Marisa Almeida. Ambiente e Sustentabilidade CTCV 20/26 JUN centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal 1 11/02/2019 Reforço do posicionamento do produto em Pedra através de Declarações Ambientais de Produto (DAP) como instrumentos competitivos / ferramentas voluntárias de comunicação Marisa Almeida Ambiente e Sustentabilidade

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental SGA

Sistema de Gestão Ambiental SGA Sistema de Gestão Ambiental SGA Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP 2016_2 Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

2 Minimização de Resíduos

2 Minimização de Resíduos 2 Minimização de Resíduos 1. Como abordar o problema dos resíduos, emissões e efluentes na indústria 2. Prevenção da Poluição 3. Redução na fonte, pensando a mudança do produto 4. Reciclagem interna e

Leia mais

Avaliação do Ciclo de Vida de Roupeiro Composto por Material Aglomerado (MDP)

Avaliação do Ciclo de Vida de Roupeiro Composto por Material Aglomerado (MDP) Avaliação do Ciclo de Vida de Roupeiro Composto por Material Aglomerado (MDP) SILVA, D. A. L. a*, IRITANI, D. R. a, GRAEL, P. F. F. a, OMETTO, A. R. a a. Universidade de São Paulo, São Paulo *Corresponding

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL Norma ISO 19011

AUDITORIA AMBIENTAL Norma ISO 19011 AUDITORIA AMBIENTAL Norma ISO 19011 PROF. DRA. ÉRICA L. ROMÃO. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS E AMBIENTAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EEL-USP 2016_2 NORMA ISO 19011:2012

Leia mais

Gestão Ambiental Empresarial

Gestão Ambiental Empresarial Gestão Ambiental Empresarial Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP 2016_2 Gestão Ambiental Empresarial

Leia mais

Localização da Atividade Tipologia: Ciclo de Vida do Produto

Localização da Atividade Tipologia: Ciclo de Vida do Produto Avaliação do Ciclo de Vida e a Gestão Pós Consumo de Produtos Gestão Ambiental não é o gerenciamento dos recursos naturais, mas sim das atividades antrópicas para que estas não os utilizem acima de sua

Leia mais

Workshop da CT 150 SC5 Avaliação do Ciclo de Vida

Workshop da CT 150 SC5 Avaliação do Ciclo de Vida Workshop da CT 150 SC5 Avaliação do Ciclo de Vida CT 150 e subcomissões SC 1 Sistemas de gestão ambiental SC 2 Auditorias ambientais SC 3 Rotulagem ambiental SC 4 Avaliação do desempenho ambiental SC 5

Leia mais

Declaração Ambiental de Produto - Instrumento de desempenho ambiental com base na avaliação de ciclo de vida

Declaração Ambiental de Produto - Instrumento de desempenho ambiental com base na avaliação de ciclo de vida Declaração Ambiental de Produto - Instrumento de desempenho ambiental com base na avaliação de ciclo de vida Marisa Almeida Unidade de Ambiente e Sustentabilidade Lisboa - Tektonica 6 de Maio de 2015 07-05-2015

Leia mais

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto Perspectiva do CICLO DE VIDA do produto A SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES faz parte do GRUPO SABARÁ, que com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação

Leia mais

06/11/2018. Indústria da reciclagem nos EUA em O fluxo reverso de pós-consumo. Cap. 6: O objetivo econômico na logística reversa de pós consumo

06/11/2018. Indústria da reciclagem nos EUA em O fluxo reverso de pós-consumo. Cap. 6: O objetivo econômico na logística reversa de pós consumo Cap. 6: O objetivo econômico na logística reversa de pós consumo A logística reversa pós-consumo oferece diversas possibilidades de ganho financeiro e econômico nas diversas etapas de coleta, processamento,

Leia mais

Rótulo ecológico para serviços de obras em edificações

Rótulo ecológico para serviços de obras em edificações Pág. Nº 1/11 SUMÁRIO Histórico das revisões 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Escopo de Produtos 6 Critérios técnicos 7 Atendimento a requisitos legais 8 Utilização

Leia mais

A importância da embalagem. Margarida Alves 23 março 2018

A importância da embalagem. Margarida Alves 23 março 2018 A importância da embalagem Margarida Alves 23 março 2018 CNE Centro Nacional de Embalagem O Centro Nacional de Embalagem, fundado em 1973, é uma Associação de pessoas singulares e coletivas sem fins lucrativos,

Leia mais

Instrumentos de Sustentabilidade e Economia Circular para o Setor da Pedra

Instrumentos de Sustentabilidade e Economia Circular para o Setor da Pedra Instrumentos de Sustentabilidade e Economia Circular para o Setor da Pedra Marisa Almeida CTCV Ambiente e Sustentabilidade Batalha, 08 de Junho 2017 1 CTCV Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro Centro

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer a definição de Logística Reversa Conhecer os principais canais de

Leia mais

0 7 / F a b r i c i o D o r a d o S o l e r f a b r i c i o s o l e f e l s b e r g. c o m. b r

0 7 / F a b r i c i o D o r a d o S o l e r f a b r i c i o s o l e f e l s b e r g. c o m. b r 0 7 / 2 0 1 7 F a b r i c i o D o r a d o S o l e r f a b r i c i o s o l e r @ f e l s b e r g. c o m. b r Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos Responsabilidade compartilhada

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA Gestão Ambiental não é o gerenciamento dos recursos naturais, mas sim das atividades antrópicas para que estas não os utilizem acima de sua capacidade de suporte. (Adap. Tolba,

Leia mais

Ação colaborativa para uma sociedade sustentável

Ação colaborativa para uma sociedade sustentável 24/09/16 Montalegre Ação colaborativa para uma sociedade sustentável Lindsey Wuisan Fundadora CEP www.circulareconomy.pt info@circulareconomy.pt Experiência Politica ambiental - Gestão de resíduos e reciclagem

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA COMPARATIVA ENTRE COPOS DESCARTÁVEIS E REUTILIZÁVEIS

AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA COMPARATIVA ENTRE COPOS DESCARTÁVEIS E REUTILIZÁVEIS AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA COMPARATIVA ENTRE COPOS DESCARTÁVEIS E REUTILIZÁVEIS COPO CERÂMICA REUTILIZÁVEL Capacidade: 200ml Massa: 190g Escopo do Estudo COPO PP REUTILIZÁVEL Capacidade: 200ml Massa: 20g

Leia mais

Os benefícios duma Declaração Ambiental de Produto (DAP) para o mercado de produtos e serviços de construção!

Os benefícios duma Declaração Ambiental de Produto (DAP) para o mercado de produtos e serviços de construção! Os benefícios duma Declaração Ambiental de Produto (DAP) para o mercado de produtos e serviços de construção! Desenvolvimento de Regras para a Categoria de Produto (RCP) c templateswise.com Regras para

Leia mais

IMPACTO AMBIENTAL DOS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Fundamentos de Materiais e Construções (FMC) Profª Bárbara Silvéria

IMPACTO AMBIENTAL DOS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Fundamentos de Materiais e Construções (FMC) Profª Bárbara Silvéria IMPACTO AMBIENTAL DOS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Fundamentos de Materiais e Construções (FMC) Profª Bárbara Silvéria RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307, de 05 de julho de 2002 Objetivo: Estabelecer diretrizes,

Leia mais

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1 PNRS e a Logística Reversa Page 1 História Roma de Júlio Cesar e Augusto Page 2 História Geena Fogo eterno Page 3 História Cambridge 1338 São Paulo 1722 Rio de Janeiro 1850 Page 4 Novidades da PNRS Bloco

Leia mais

Subjetividade no processo decisório - Aplicação em Logística Reversa. Carlos Francisco Simões Gomes, D.Sc

Subjetividade no processo decisório - Aplicação em Logística Reversa. Carlos Francisco Simões Gomes, D.Sc Subjetividade no processo decisório - Aplicação em Logística Reversa Carlos Francisco Simões Gomes, D.Sc Carlos Francisco Simões Gomes Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (UFRJ & UFF) Pos-Doutorado

Leia mais

Regra de Categoria do Produto para Alumínio secundário: lingote, placas ou metal líquido

Regra de Categoria do Produto para Alumínio secundário: lingote, placas ou metal líquido Pág. Nº 1/5 SUMÁRIO 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Escopo 6 Critérios de comparação 7 Fluxograma geral de processos 8 Requisitos metodológicos Histórico das revisões

Leia mais

Produção e caracterização de resíduos da construção civil

Produção e caracterização de resíduos da construção civil 1 Produção e caracterização de resíduos da construção civil 2 Geração de resíduos RCC Brasil 230 a 760 kg/hab.ano RCC Europa 600 a 918 kg/hab.ano Resíduos domiciliares Europa 390 kg/hab.ano 3 Geração de

Leia mais

Pensamento do ciclo de vida e os plásticos

Pensamento do ciclo de vida e os plásticos Pensamento do ciclo de vida e os plásticos Elaine Aparecida da Silva 1* (Bolsista CAPES), José Machado Moita Neto 2 (Orientador) 1. Universidade Federal do Piauí Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Hewerton Bartoli Presidente

LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Hewerton Bartoli Presidente LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO Hewerton Bartoli Presidente hewerton@abrecon.org.br Panorama da apresentação O que é RCC Legislação e normas evolução Cenário atual

Leia mais

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência 25 de novembro de 2015 Centro de Formação, Capacitação e Treinamento - CEFOR da Câmara dos Deputados OBJETIVOS Geral:

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS Pág. Nº 1/10 SUMÁRIO 1 Introdução 2 Objetivo 3 Referências normativas 4 Definições 5 Siglas 6 Escopo de Produtos 7 Critérios técnicos 8 Atendimento a requisitos legais 9 Modificações nos critérios Histórico

Leia mais

Resíduo de Construção Civil

Resíduo de Construção Civil Resíduo de Construção Civil O QUE É O PGR Plano de Geração de Resíduos É o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo do resíduo sólido, observadas suas características e riscos, no âmbito

Leia mais

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa a) Razões para utilizar a logística reversa; b) Produtos no final da Cadeia de Suprimentos; c) Motivos para o retorno dos bens; d) Processo logístico: direto e reverso; e) Origens e destino dos materiais

Leia mais

OXITENO. Ipiranga Ultra Cargo. Ultragaz. Extra Farma. Oxiteno

OXITENO. Ipiranga Ultra Cargo. Ultragaz. Extra Farma. Oxiteno OXITENO OXITENO Ipiranga Ultra Cargo Ultragaz Oxiteno Extra Farma OXITENO EUA Guadalajara MÉXICO Coatzacoalcos Pasadena San Juan Del Rio Oxiteno ao redor do mundo Santa Rita VENEZUELA Caracas 5 Centros

Leia mais

2 O impacto ambiental de um empreendimento

2 O impacto ambiental de um empreendimento 2 O impacto ambiental de um empreendimento 2.1 Conceito geral do estudo do Ciclo de Vida A principal ferramenta para medir o grau de sustentabilidade do processo para concepção de um produto é o estudo

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Talita Ester Martins Amaral 2, Carmem Konarzewski 3 1 Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Projeto, Colégio Tiradentes da Brigada Militar de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS TÊXTEIS

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS TÊXTEIS AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS TÊXTEIS Marco Introdutório Neste trabalho a técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) foi empregada para avaliação do desempenho ambiental do processo de confecção

Leia mais

REGULAMENTA O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

REGULAMENTA O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 6277, DE 01º DE DEZEMBRO DE 2009. REGULAMENTA O PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

Design Sustentável ou Eco design. Prof. Ernani Maia

Design Sustentável ou Eco design. Prof. Ernani Maia Design Sustentável ou Eco design Prof. Ernani Maia QUAIS AS FUNÇÕES DO DESIGN? -Prática -Estética -Simbólica -Ecológica QUAL A FUNÇÃO DO DESIGNER? O designer é quem concebe o produto e define: Que materiais

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A.C.V & L.R ANÁLISE DO CICLO DE VIDA e LOGÍSTICA REVERSA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A.C.V & L.R ANÁLISE DO CICLO DE VIDA e LOGÍSTICA REVERSA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A.C.V & L.R ANÁLISE DO CICLO DE VIDA e LOGÍSTICA REVERSA CONCEITO: A Análise de Ciclo de Vida ACV é uma importante ferramenta para tomada de decisões, concebida com o objetivo de viabilizar

Leia mais

Análise do Ciclo de Vida - ACV. Vera Lúcia P. Salazar

Análise do Ciclo de Vida - ACV. Vera Lúcia P. Salazar Análise do Ciclo de Vida - ACV Vera Lúcia P. Salazar ACV Todo produto, não importa de que material seja feito (madeira, vidro, plástico, metal, etc.), provoca um impacto no meio ambiente, seja em função

Leia mais

03/05/2010 SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO CLIENTE FABRICANTE FOR RNECEDOR. Fluxo Reverso Devolução ou Reciclagem. FLUXO DOMINANTE DE PRODUTOS E SERVIÇOS

03/05/2010 SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO CLIENTE FABRICANTE FOR RNECEDOR. Fluxo Reverso Devolução ou Reciclagem. FLUXO DOMINANTE DE PRODUTOS E SERVIÇOS FOR RNECEDOR FABRICANTE SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO CLIENTE Fornecimento físico Planejamento e controle de produção Distribuição física FLUXO DOMINANTE DE PRODUTOS E SERVIÇOS FLUXO DOMINANTE DE DEMANDA E DE

Leia mais

Instrumentos de avaliação de desempenho ambiental nas empresas: contribuições e limitações

Instrumentos de avaliação de desempenho ambiental nas empresas: contribuições e limitações Instrumentos de avaliação de desempenho ambiental nas empresas: contribuições e limitações Anderson Bortolin Clara Lemos Olívia Toshie Oiko Ursula Rodriguez Tadeu Fabrício Malheiros Avaliação de desempenho

Leia mais

Regra de Categoria do Produto para Vidro Laminado

Regra de Categoria do Produto para Vidro Laminado Pág. Nº 1/5 SUMÁRIO 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Escopo 6 Critérios de comparação 7 Fluxograma geral de processos 8 Requisitos metodológicos Histórico das revisões

Leia mais

L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r. L og ís tic a E m pre s a ria l

L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r. L og ís tic a E m pre s a ria l L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r L og ís tic a E m pre s a ria l P a rte I L o g ís tic a re ve rs a L og ís tic a E m pre s a ria l De finiç ã o A logística reversa, pode ser entendida

Leia mais