Fechamento Anual/ Geração da RAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fechamento Anual/ Geração da RAIS"

Transcrição

1 Fechamento Anual/ Geração da RAIS A Relação Anual de Informações Anual (RAIS) tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o fornecimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho, a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais. Neste ano de 2017 a entrega da declaração inicia-se 17 de Janeiro de 2017 e encerre-se em 17 de Março de Iniciando a configuração dos dados no Sistema Módulos. Arquivos / Parâmetros

2 Eventos p/ Contribuição Sindical: Informar os códigos dos eventos utilizados no programa para o desconto da contribuição sindical; Eventos p/ Contribuição Associativa #1: Informar os códigos dos eventos utilizados no programa para o desconto da contribuição associativa; Eventos p/ Contribuição Associativa # 2: Continuação do parâmetro anterior; Eventos p/ Contribuição Assistencial: Informar os códigos dos eventos utilizados no programa para o desconto da contribuição assistencial; Eventos p/ Contribuição Confederativa: Informar os códigos dos eventos utilizados no programa para o desconto da contribuição confederativa; EVENTOS p/ Horas Extras: Informar os códigos dos eventos utilizados no programa para o pagamento de horas extras, destinamos dois parâmetros para as informações; Eventos p/ Dissídio (Rescisão): Refere-se ao campo dentro da DIRF Reajuste Coletivo. O usuário deve informar os eventos correspondentes à variação salarial negociado na database da categoria, incluindo acordos, convenção ou dissídio coletivo, tendo sido pago somente na rescisão de contrato. Para o sistema levar a Quantidade de Meses para RAIS/DIRF, o evento deve estar configurado com a rotina 13 (meses); Eventos para Banco de Horas (Rescisão): Refere-se ao campo dentro da DIRF Banco de Horas. O usuário deve informar os eventos correspondentes ao saldo das horas extras que não foram pagas durante o contrato de trabalho. Para o sistema levar a Quantidade de Meses para RAIS/DIRF, o evento deve estar configurado com a rotina 13 (meses); Eventos para Outras Verbas (Rescisão): Refere-se ao campo dentro da DIRF Gratificações. O usuário deve informar os eventos correspondentes aos valores decorrentes de gratificações firmadas em contrato de trabalho, regulamento da empresa, acordo ou convenção coletiva de trabalho, que não foram pagas durante o contrato de trabalho. Para o sistema levar a Quantidade de Meses para RAIS/DIRF, o evento deve estar configurado com a rotina 13 (meses); Base de FGTS como Remuneração nos Afastamentos: Marcando a opção SIM, o programa irá utilizar a base do FGTS como remuneração mensal para a RAIS.

3 Cargos de Funcionários Comissionados: Informa os códigos de todos os cargos de funcionários cujo salário é pago por comissão ou por diversas tarefas com remuneração diferentes, deve-se informar a média mensal dos salários pagos no ano-base; Eventos p/ Férias: Informar os eventos utilizados para o pagamento de férias que não estiverem com as rotinas 50 a 66, pois com essas rotinas, sistema já reconhece sendo referente às férias Rescisão Complementar: Selecionar dentre as opções Todas ou Com rescisões no ano calendário Considerar Aviso Trabalhado para Projeção da Rescisão: Selecionar se deseja ou não projetar os dias de aviso em caso de Aviso Prévio Trabalhado. Fechamento Anual/ Rais/ Manutenção Para a conferência e manutenção dos arquivos no sistema devemos acessar: (Fechamento Anual/Manutenção dos Valores) - [RAIS] nesta tela o sistema mostrará o ano base e funcionário por funcionário os valores mensais e quantidade de horas extras realizadas em cada mês, como também os valores das verbas rescisórias, dissídios e contribuições sindicais valores e CNPJ. É aconselhável antes da conferência ou digitação, que seja ativado o ícone irá atualizar os valores., assim o sistema Os valores nesta tela serão carregados automaticamente através dos cálculos efetuados, ou para alguma complementação ou ajuste o cliente poderá preenchê-los manualmente. Obs. Caso algum valor tenha sido incluso manualmente, não deve ser ativado o botão de atualizar valores após a inclusão dos valores, pois o sistema irá apagar os dados digitados, sobrepondo para os calculados pelo sistema. Ao lado da remuneração irá aparecer o total de horas extras efetuadas no mês, conforme o evento que estiver selecionado no parâmetro e a referencia lançada nas variáveis.

4 Nos campos referente ao 13º Salário, serão demonstrados os valores de cada parcela e ao lado o mês do pagamento da respectiva parcela. Nos campos de verbas pagas em rescisão serão demonstrados os valores de cada campo conforme parâmetro e rotina do evento. Nos campos de Contribuições Sindicais serão demonstrados os valores referentes às contribuições e o CNPJ do Sindicato que estiver selecionado no cadastro do funcionário.

5 Fechamento Anual/ Rais/ Geração da Rais Na tela de exportação temos dois ícones importantes. - Serve para selecionar a empresa responsável pela geração. - Serve para preencher informações pertinentes a empresa. PAT Programa de alimentação ao trabalhador. Serve para informar dados específicos referente à adoção da empresa junto ao PAT. Contribuições para Sindicatos Patronais - serve para informar o pagamento efetuado da parte Patronal (Empresa) para cada sindicato. Estes campos são gravados por empresa/ local de trabalho e por ano.

6 RETIFICAÇÕES No caso de retificadora deverá ser selecionado apenas os funcionários a retificar. Item 2 das Notas. Rais / Genérica Este item é utilizado para gerar e informa à RAIS anos bases anteriores ao atual, iniciando em Deve preencher os dados solicitados pelo sistema e realizar a geração. A importação deve ser feita no sistema chamado RAIS Genérico. Neste ano será ( ). Alterações Importantes Nesta versão, conforme orientação do Manual Rais 2016, a data de desligamento e as verbas da rescisão devem ser projetadas conforme os dias de Aviso Prévio. No Menu Pagamentos / Rescisões / Manutenção, haverá um novo campo, onde o sistema idetificará automaticamente a data projetada da Rescisão. O sistema irá calcular a projeção a partir da Data de Admissão e tipo de Aviso Prévio do funcionário.

7 Neste exemplo o funcionário foi admitido em 01/03/2010. De acordo com a Lei /11 o aviso será acrescido em 18 dias com termino da projeção em 05/01/2017. O cliente poderá efetuar a conferencia antes mesmo da exportação, no Menu Fechamento Anual / RAIS/ Manutenção de Valores, selecionando o funcionario e Ano Base desejado. Para a RAIS o sistema irá demonstrar os valores referente ao Saldo de Salario em 2016 e o Aviso Prévio e as Verbas Rescisórias em 2017, conforme imagem a seguir.

8

9 Obs. O sistema irá controlar o valor de Aviso Prévio de acordo com o evento padrão do Sistema Módulos. Notas Em caso de matriz e filiais o arquivo deve ser enviado separadamente. Os campos de ponto eletrônico e mês de dissídio podem ser fixados dentro do cadastro da empresa. Para o envio por grupo de empresas, são aceitos apenas 10 empresas por arquivo. 1 - Que data deve ser informada para o empregado no caso de aviso prévio indenizado? R. Relativamente à data de desligamento do empregado, o Manual de Orientação da RAIS 2016 traz os seguintes esclarecimentos: Página 33, item Notas, VI a data de desligamento do empregado deve ser a mesma data de saída constante na Carteira de Trabalho (CTPS), que deve corresponder à data do término do aviso prévio, ainda que indenizado. Página 39, item Aviso Prévio Indenizado Observação A data de saída do empregado, relativa ao Contrato de Trabalho, é a do último dia da data projetada para o aviso, contado com os referidos dias de acréscimo. Portanto, no caso de aviso prévio com inicio em 2016 e término em 2017, o empregado deve ser informado normalmente na RAIS 2016, sem desligamento, e somente na RAIS de 2017 o desligamento do mesmo deverá ser informado com as respectivas verbas rescisórias, quando for o caso. Por exemplo: Aviso prévio indenizado com inicio em 19/12/2016 e data do término em 23/01/2017 (30 dias + 6 de acréscimo): Na RAIS de 2016: o empregado deve ser informado sem data de desligamento e na remuneração do mês de dezembro informar o valor do salário dos 19 dias trabalhados Na RAIS de 2017: o empregado deve ser informado novamente, com a data do desligamento 23/01/2017, o valor do aviso prévio indenizado informado no campo específico Aviso Prévio Indenizado e as respectivas verbas rescisórias, quando houver, no campo verbas Pagas na Rescisão. 2 - Detectando-se erro na declaração enviada, seja nos campos do estabelecimento ou nos campos do empregado, o estabelecimento deverá adotar os seguintes procedimentos para a retificação:

10 DADOS DO ESTABELECIMENTO Para a retificação dos dados do estabelecimento, exceto os campos CNPJ/CEI ou CEI Vinculado - clicar na opção "Retificação: dados do estabelecimento", preencher corretamente o formulário com todos os dados solicitados e, em seguida, clicar na opção "Enviar". Para a retificação dos campos CNPJ/CEI/CEI Vinculado, o estabelecimento/entidade deverá: gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS, contendo todos os empregados e realizar a sua transmissão; e realizar a exclusão da declaração incorreta (anteriormente enviada), utilizando a opção "Exclusão de Estabelecimento: ano-base ", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive, o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar". Neste caso o cliente deve primeiro efetuar a exclusão da Declaração dentro do GDRAIS e depois gerar uma nova através da Módulos. DADOS DO EMPREGADO Para retificar erro no campo remuneração e demais campos, exceto PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deve providenciar o envio de uma DECLARAÇÃO RETIFICADORA, utilizando o programa GDRAIS, contendo somente o(s) empregado(s) que foi(ram) declarado(s) com erro. Neste caso, não é necessário excluir a informação enviada anteriormente. Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deverá: Gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS, incluindo somente os empregados que foram corrigidos e realizar a sua transmissão; e Realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) corrigido(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a...", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar". Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades. Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, a empresa deverá gerar uma nova declaração CBO, utilizando o programa GDRAIS, informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos. Nestes casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora. Estamos a disposição para qualquer dúvida.

Fechamento Anual/ Geração da RAIS

Fechamento Anual/ Geração da RAIS Fechamento Anual/ Geração da RAIS A Relação Anual de Informações Anual (RAIS) tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o fornecimento de dados para a

Leia mais

Fechamento Anual / Geração da DIRF

Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Dirf Nesta versão está disponível a geração do arquivo para a entrega da Dirf 2017 (referente ao ano calendário 2016), com data de entrega até dia

Leia mais

Fechamento Anual / Geração da DIRF

Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Dirf Nesta versão está disponível a geração do arquivo para a entrega da Dirf 2018 (referente ao ano calendário 2017 / 2018), com data de entrega até

Leia mais

: 27/01/2015 Data da revisão : 15/09/2015. Banco(s) de Dados

: 27/01/2015 Data da revisão : 15/09/2015. Banco(s) de Dados RAIS 2015 Produto : Logix versão 10.02 (Com garantia estendida) Chamado : TSCPZC Data da criação : 27/01/2015 Data da revisão : 15/09/2015 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Importante O objetivo

Leia mais

Como simular cálculo de rescisão e férias?

Como simular cálculo de rescisão e férias? Como simular cálculo de rescisão e férias? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para simular cálculos de rescisão e férias. Essa opção é válida para empregados e estagiários, exceto

Leia mais

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte DIRF 2019 Declaração de Imposto de Renda retido na fonte O que é a DIRF? A declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte; É a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar á Secretaria

Leia mais

Comparativo das Principais e 2016

Comparativo das Principais e 2016 Comparativo das Principais alterações entre as RAIS ano-base 2015 e 2016 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DA RAIS ANO-BASE 2015 E 2016 RAIS 2015 - PORTARIA MTE N 2.027/2013 RAIS 2016 - PORTARIA MTPS N 269/2015 Informações

Leia mais

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1 Pág. 1 O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais RAIS, as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

Palestra. RAIS - Relação Anual de Informações Sociais Fevereiro Elaborado por: Valéria de Souza Telles

Palestra. RAIS - Relação Anual de Informações Sociais Fevereiro Elaborado por: Valéria de Souza Telles Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Apresentação: Group Folha - RAIS

Apresentação: Group Folha - RAIS Documentação RAIS Apresentação: Com o intuito de auxiliar e agilizar as rotinas anuais, a Group Software disponibiliza este documento com informações importantes para geração da RAIS. Ocorrendo dúvidas

Leia mais

Título: Gerar guia GRRF para empregado doméstico?

Título: Gerar guia GRRF para empregado doméstico? Título: Gerar guia GRRF para empregado doméstico? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar o procedimento para gerar a guia GRRF para empregado doméstico. 1 GUIA GRRF DOMÉSTICO 1.1 - Acesse o

Leia mais

RAIS 2015 e DIRF 2016 Ano Calendário 2015 Sistema Advanced - Versão 06/2015

RAIS 2015 e DIRF 2016 Ano Calendário 2015 Sistema Advanced - Versão 06/2015 RAIS 2015 e DIRF 2016 Ano Calendário 2015 Sistema Advanced - Versão 06/2015 Alterações efetuadas para facilitar o processamento da RAIS No Programa A02 e A11 do Módulo 01 (M01), incluímos a Função CPR,

Leia mais

PORÉM ESTÁ SUJEITA Á MULTA.

PORÉM ESTÁ SUJEITA Á MULTA. RAIS Ano Base 2011 Prazo e Local para Entrega das Informações: Prazo: INÍCIO : 17 de Janeiro de 2012. TÉRMINO : 9 de Março de 2012 Notas: I - Após o dia 9 de Março de 2012 a entrega da declaração continua

Leia mais

Passo a Passo para Fase 3

Passo a Passo para Fase 3 Passo a Passo para Fase 3 4 INDÍCE 2 Como Realizar o Envio dos Eventos Periódicos? 4 Exclusão de Eventos Periódicos 6 Considerações dos Eventos Periódicos Como enviar as informações para o esocial*? 2

Leia mais

expert PDF Trial RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Atualização Elaborado por: Valéria de Souza Telles

expert PDF Trial RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Atualização Elaborado por: Valéria de Souza Telles Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Introdução

Introdução Maria Antônia S. Almeida SRTE/MG Junho/2012 1 Introdução O Objetivo é apresentar o Sistema HomologNet sob o prisma das empresas e contabilidades na produção do TRCT. O primeiro passo é o cadastro no sistema

Leia mais

Boletim Técnico. Chamado : TGKCLZ Data da publicação : 21/01/13

Boletim Técnico. Chamado : TGKCLZ Data da publicação : 21/01/13 RAIS 2013 - Ano Calendário 2012 Produto : Microsiga Protheus Gestão de Pessoal Versão 11 Chamado : TGKCLZ Data da publicação : 21/01/13 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos O Ministério do Trabalho

Leia mais

Segunda Tela: a) Selecionar as empresas que vão participar do arquivo Rais2007. A seleção pode ser feita de forma individual ou ainda

Segunda Tela: a) Selecionar as empresas que vão participar do arquivo Rais2007. A seleção pode ser feita de forma individual ou ainda RAIS 2007 Procedimentos obrigatórios na Folha Consisa SGRH antes da geração do arquivo RAIS2007 1) Verificar versão atual do seu sistema a mesma deverá ser igual ou superior a 2.08.063 2) Fazer informação

Leia mais

Para preencher clique no campo e pressione as teclas <CTRL> + <ENTER> simultaneamente.

Para preencher clique no campo e pressione as teclas <CTRL> + <ENTER> simultaneamente. MANUAL DE INTEGRAÇÃO RAIS 2007 Considerações Importantes: 1 A partir da RAIS de 2005, foram acrescentadas informações adicionais como por exemplo a Contribuição Sindical Patronal, Contribuição Sindical

Leia mais

S Desligamento

S Desligamento O que diz o e-social Conceito do evento: São as informações destinadas a registrar o desligamento do trabalhador da empresa/órgão público. Quem está obrigado: Todo empregador/órgão público que tenha encerrado

Leia mais

S Desligamento

S Desligamento S-2299 Desligamento Este evento registra as informações destinadas ao desligamento do trabalhador da empresa/órgão público. No Questor foram criados alguns campos para atender as especificações do layout,

Leia mais

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva.

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para calcular Rescisão Complementar com o tipo de

Leia mais

Olá! Abaixo destacamos todos os ajustes e melhorias efetuados:

Olá! Abaixo destacamos todos os ajustes e melhorias efetuados: 1 de 5 Olá! Estamos disponibilizando hoje uma nova atualização do ERP Solution e queremos mantê-lo informado sobre as mais recentes modificações do sistema. Para que essa atualização tenha efeito na sua

Leia mais

Como configurar Gratificação de Férias?

Como configurar Gratificação de Férias? Como configurar Gratificação de Férias? Através dessa solução, será possível configurar a Gratificação de Férias no cadastro do Sindicato. 1 CADASTRO GRATTIFICAÇÃO DE FÉRIAS 1.1 Acesse menu ARQUIVO, opção

Leia mais

setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. 1 RAIS Neste tutorial abordaremos os conceitos e aplicação da RAIS no sistema Folha de Pagamento da Tron Informática. Primeiramente precisamos saber o que é a RAIS, conforme definição do MTE: A gestão

Leia mais

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO 02/03/2018 SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO ESOCIAL SEGUNDA FASE Este manual possui informações para as empresas que já iniciaram o envio de dados oficiais ao esocial, conforme

Leia mais

RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS - RAIS Ministério do Trabalho - MT LAYOUT PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO DE DECLARAÇÃO - ANO BASE 2017

RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS - RAIS Ministério do Trabalho - MT LAYOUT PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO DE DECLARAÇÃO - ANO BASE 2017 RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS - RAIS Ministério do Trabalho - MT LAYOUT PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO DE DECLARAÇÃO - ANO BASE 2017 REGISTRO TIPO-0 007 a 020 14 Número Inscrição CNPJ/CEI do 1º estabelecimento

Leia mais

Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias

Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração que será possível visualizar os dias de licença remunerada nos relatórios

Leia mais

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável?

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina de empregado diarista para configuração da folha com jornadas variáveis e não

Leia mais

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Ajustes no termo TRCT 2. Inclusão do campo código do afastamento 3. Inclusão do parâmetro Considerar data fim do período para relatórios de Folha Sintética

Leia mais

Título: Quais as rubricas que compõe a guia rescisória GRRF?

Título: Quais as rubricas que compõe a guia rescisória GRRF? Título: Quais as rubricas que compõe a guia rescisória GRRF? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar como avaliar os valores na guia rescisória GRRF junto ao cálculo da rescisão. 1 CÁLCULO DE

Leia mais

Dados Cadastrais Cadastro da Empresa

Dados Cadastrais Cadastro da Empresa O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO II - CADASTROS Folha Union> Cadastros> Empresas Cadastre as empresas (Condomínios) ou importe os dados utilizando o código do cadastro do condomínio do módulo Condominium. Informe

Leia mais

Para iniciar o processo de geração da RAIS, verificar as configurações abaixo:

Para iniciar o processo de geração da RAIS, verificar as configurações abaixo: Passo a Passo para interface da RAIS Para iniciar o processo de geração da RAIS, verificar as configurações abaixo: 1- Ir em opções, configurações, configurar ambiente, verificar se nos campos códigos

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice Cálculo da folha de pagamento No menu Cálculos / Folha normal / rescisão é acessada a tela onde são efetuados os cálculos da folha de pagamento. Pelo botão Cálculo de folha normal

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

PLANILHA+ Planilha+ 1 CÁLCULO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO, SEGURO DESEMPREGO E HORAS EXTRAS

PLANILHA+ Planilha+ 1 CÁLCULO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO, SEGURO DESEMPREGO E HORAS EXTRAS 1 PLANILHA+ CÁLCULO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO, SEGURO DESEMPREGO E HORAS EXTRAS Planilha de fácil utilização. Pode ser utilizada até por pessoas com poucos conhecimentos em direitos trabalhistas.

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice Cálculo de Rescisão Para efetuar cálculo de rescisão, acessar o menu Cálculos / Folha normal / rescisão. Informar Empresa e Funcionário e clicar no ícone Rescisão ou (ALT+R),

Leia mais

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega;

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega; Escopo do Produto Módulo do Mega Empresarial: RH Folha de Pagamento Última Atualização: 01/04/2016 Gerente de Produto: Pedro Oliveira Descrição do Módulo O módulo de Folha de Pagamento do Mega Empresarial

Leia mais

Posicionamento Consultoria de Segmentos. Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015

Posicionamento Consultoria de Segmentos. Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015 Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015 06/01/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Orientações para Declaração Relação Anual Informações

Leia mais

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017 Neste bip Pagamento de bônus nos recibos normais... 1 Configuração para Vale Refeição... 2 Processo de importação de NFe Recebidas - XML... 3 Aviso sobre a GRRF... 4 Pagamento de bônus nos recibos normais

Leia mais

Manual de Versão Group Folha

Manual de Versão Group Folha Manual de Versão Group Folha Belo Horizonte, 2016. Group Software. Todos os direitos reservados Sumário 1. Novidades... 3 1.1. E-Social Qualificação Cadastral... 3 2. Lista de FIX... 7 3. Histórico de

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII

ROTEIRO OPERACIONAL FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII ROTEIRO OPERACIONAL FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII Datahouse Automação Rua Barão do Itaqui, número 55, sala 101, Bairro Passo D areia, Porto Alegre / RS 1 CRONOGRAMA FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII FÉRIAS

Leia mais

Passo a Passo para Fase 2

Passo a Passo para Fase 2 Passo a Passo para Fase 2 Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Através da segunda fase serão enviados

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo IV

Treinamento Sistema Folha Union Módulo IV FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO IV Rescisão / 13º Salário / Autônomos Folha Union> Movimento> Rescisão> Cálculo de aviso prévio Informe a empresa e o funcionário a ser desligado. Informe a data do desligamento

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Complementação

Como Calcular o 13º Salário - Complementação Como Calcular o 13º Salário - Complementação Número do Artigo: 2908 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:06 PM Para proceder com o pagamento da segunda parcela do 13º

Leia mais

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista?

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha professor. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique

Leia mais

2019/2018 VICTOR LOPES

2019/2018 VICTOR LOPES Relação Anual de Informações Sociais - RAIS 2019/2018 O que é RAIS? A gestão governamental do setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações

Leia mais

O que mudou nessa versão da Folha de Pagamento?

O que mudou nessa versão da Folha de Pagamento? O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais RAIS, as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax:

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax: SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CADASTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE ACORDOS, CONVENÇÕES E DISSÍDIO COLETIVOS... 1 2.1 Listagem... 1 2.2 Cadastro... 1 3. CÁLCULO DE FOLHAS NORMAIS COMPLEMENTARES... 2 3.1 Listagem...

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Como configurar categoria Horista Variável?

Como configurar categoria Horista Variável? Como configurar categoria Horista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha com jornadas variáveis. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema em seguida

Leia mais

Relatório de Dependentes - Em Impressão/Relatórios Funcionais/Relação de Dependentes, incluído 2 campos: Incapaz Física/Mental e Tipo de Dependente.

Relatório de Dependentes - Em Impressão/Relatórios Funcionais/Relação de Dependentes, incluído 2 campos: Incapaz Física/Mental e Tipo de Dependente. Versão 6.70A Cadastro de Funcionários - Em Edição/Cadastro de Funcionários/Aba Pessoal/ Campo 24 - Grau de Instrução, acrescentado o Item 12 - Pós Graduação Completa. Tabela de Itens de Pagamentos -Na

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Data Desligamento e Verbas Rescisórias Rais

Orientações Consultoria de Segmentos Data Desligamento e Verbas Rescisórias Rais 17/03/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 4 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 12 5. Informações Complementares... 13 6. Referências... 14

Leia mais

RAIS ano-base 2015 Regras gerais e preenchimento das informações

RAIS ano-base 2015 Regras gerais e preenchimento das informações Evento Presencial - Café da Manhã 25 de fevereiro de 2016 quinta-feira RAIS ano-base 2015 Regras gerais e preenchimento das informações Apresentação: Fábio Momberg Érica Nakamura Introdução A Relação Anual

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO 13º SALÁRIO

DOCUMENTAÇÃO 13º SALÁRIO DOCUMENTAÇÃO 13º SALÁRIO Sumário 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Introdução... 4 5. Configuração da base de cálculo... 4 6. Exceção no cálculo das médias...

Leia mais

E-Social. Este sistema esta localizado na barra de tarefa do Windows de seu Computador quando abrimos o Sistema de Folha com o E-Social.

E-Social. Este sistema esta localizado na barra de tarefa do Windows de seu Computador quando abrimos o Sistema de Folha com o E-Social. E-Social Para que seja possível enviar o arquivo do E-Social ao governo é necessário configurarmos o Certificado Digital do Cliente no Sistema denominado UniNFe que já esta instalado em seu computador,

Leia mais

CÁLCULO DA FOLHA. 1- Fechamento Quinzenal/Mensal 2- Lançamentos individuais na Ficha Mensal 3- Gerar lançamentos na Ficha Mensal 4- Cálculo da Folha

CÁLCULO DA FOLHA. 1- Fechamento Quinzenal/Mensal 2- Lançamentos individuais na Ficha Mensal 3- Gerar lançamentos na Ficha Mensal 4- Cálculo da Folha CÁLCULO DA FOLHA Objetivo: Realizar o cálculo da folha de pagamento dos funcionários, podendo ser realizado individualmente por funcionário ou por departamento. 1- Fechamento Quinzenal/Mensal 2- Lançamentos

Leia mais

OBSERVAÇÂO:- As Datas que constam nas telas dos sistemas abaixo são meramente ilustrativas, sendo que a data correta será 2016.

OBSERVAÇÂO:- As Datas que constam nas telas dos sistemas abaixo são meramente ilustrativas, sendo que a data correta será 2016. Porto Feliz, 07 de Março de 2017. OBSERVAÇÂO:- As Datas que constam nas telas dos sistemas abaixo são meramente ilustrativas, sendo que a data correta será 2016. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar previamente o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar previamente o pacote de atualizações (Patch) deste chamado. RAIS 2015 Ano Calendário 2014 Produto : Microsiga Protheus Gestão de Pessoal versão 11 Gestão Pública Chamado : TRMUB1 Data da publicação : 28/05/15 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos O Ministério

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Número do Artigo: 3246 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:08 PM Para proceder com o pagamento da primeira parcela do 13º salário,

Leia mais

Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor

Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor Módulo Gerenciador de Empresas Cadastro da Empresa Para cadastrar a empresa, inicialmente é necessário fazer o cadastro básico com as informações quanto à

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Título: Como configurar categoria Horista Variável?

Título: Como configurar categoria Horista Variável? Título: Como configurar categoria Horista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha com jornadas variáveis. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE,

Leia mais

Passo a Passo esocial Ambiente Oficial

Passo a Passo esocial Ambiente Oficial Passo a Passo esocial Ambiente Oficial Como enviar as informações para o esocial*? 2 * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão

Leia mais

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal,

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, orientações para instalação da RAIS 2017 (ano-base 2016) e também rotinas para a geração, verificação

Leia mais

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. Edição 82 Junho de 2017

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. Edição 82 Junho de 2017 Neste bip Adiantamento Salarial... 1 Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. 1 Duplicatas... 2 Listagem de Alterações de Dados... 3 Você Sabia? Que o Rumo trouxe mais agilidade no processo

Leia mais

GUIA PARA O CÁLCULO DO 13º SALÁRIO NO SIP

GUIA PARA O CÁLCULO DO 13º SALÁRIO NO SIP Atualização: Original........................ Página: 1 GUIA PARA O CÁLCULO DO 13º SALÁRIO NO SIP Depto. Técnico (*) (Nov 2015) 1. - As configurações básicas que devem ser realizadas no sistema para o

Leia mais

Recursos Humanos Rescisão Complementar

Recursos Humanos Rescisão Complementar Recursos Humanos Rescisão Complementar 1/18 Índice 1. RESCISÃO COMPLEMENTAR... 3 2. RESCISÃO COMPLEMENTAR POR ACORDO/CONVENÇÃO/DISSIDIO... 4 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. PARÂMETROS... 4 SALÁRIOS RETROATIVOS

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice 13º Salário Para Calcular 13º salário, acessar o menu Cálculos / 13º Salário e escolher entre as opções: Adiantamento 13º Salário Complemento 13º Salário Integral Para iniciar

Leia mais

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP.

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Através desta solução, será possível identificar prováveis causas de diferença de INSS entre o sistema e a SEFIP, com relação ao INSS

Leia mais

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável?

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável? Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha professor. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE,

Leia mais

Passo a Passo esocial Ambiente Oficial

Passo a Passo esocial Ambiente Oficial Passo a Passo esocial Ambiente Oficial Como enviar as informações para o esocial*? 2 * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão

Leia mais

GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP

GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP Atualização: Original........................ Página: 1 GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP 1- Geração da DIRF por meio do SIP Depto. Técnico (*) (Jan 2016) Anualmente,

Leia mais

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados?

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração com múltiplos vínculos. Para o cálculo de múltiplos vínculos,

Leia mais

Como realizar configuração para integração na Folha?

Como realizar configuração para integração na Folha? Como realizar configuração para integração na Folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas para integração entre os módulos Folha e Contabilidade. 1 CONFIGURAR

Leia mais

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES Procedimento para Cálculo de Folha de Professores Através de Tabela Fixa 1º Passo: Em Cadastros\ Genéricos Eventos, devem ser criados todos os eventos de hora

Leia mais

RAIS Relação Anual de Informações Sociais

RAIS Relação Anual de Informações Sociais MANUAL DE ORIENTAÇÃO RAIS Relação Anual de Informações Sociais Geração e Importação do Arquivo Ano-Base 2013 e Genérica 1976 a 2012 1 COMUNICADO IMPORTANTE A partir desta versão 3.82.0 do sistema Folha

Leia mais

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal,

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, orientações para os procedimentos a serem seguidos referente a DIRF 2017 (ano-base 2016) a respeito

Leia mais

RAIS ano-base Regras gerais e Preenchimento

RAIS ano-base Regras gerais e Preenchimento Evento Presencial 27 de fevereiro de 2013 RAIS ano-base 2012 - Regras gerais e Preenchimento Apresentação: Fábio Momberg RAIS - ano-base 2012 Introdução A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) foi

Leia mais

Boletim de Administração Pública Municipal

Boletim de Administração Pública Municipal Assunto:................................... 13- DIRF Atualização: Original........................ Página: 5 Caso não deva haver o cálculo e a retenção na fonte do imposto de renda sobre o pagamento desse

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ Atualização: Original................... Página: 1 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ ANEXO II DA RESOLUÇÃO Nº 9065/2008 Folhas de Pagamento Especificações de Arquivo Versão 2008.02 Estrutura Lógica

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA GERENCIADOR DE SISTEMAS - 2.48A 1 - Alterada a rotina de Backup do Sistema, em Utilitários, para que seja possível

Leia mais

Passo a Passo esocial Ambiente de Teste

Passo a Passo esocial Ambiente de Teste Passo a Passo esocial Ambiente de Teste Como enviar as informações para o esocial*? 2 * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão

Leia mais

Folha de Pagamento FOLLI esocial EVENTOS PERIÓDICOS

Folha de Pagamento FOLLI esocial EVENTOS PERIÓDICOS A partir de 10/01/2019 as empresas do grupo 2 começam a gerar os eventos periódicos (Folha de Pagamento Eventos S-1200, S-1210 e S-1299). Também a partir desta data as rescisões: eventos S-2299 e S-2399,

Leia mais

Opção Regionais do Menu Principal do Sistema Integrado de Pessoal-SIP7

Opção Regionais do Menu Principal do Sistema Integrado de Pessoal-SIP7 Atualização: Original................... Página: 1 Considerando o disposto no art. 5 da Resolução Normativa n 16/2008 do TCE/MT, a Secretaria de Desenvolvimento Institucional do Tribunal de Contas do Estado

Leia mais

Passo a Passo esocial Ambiente Oficial

Passo a Passo esocial Ambiente Oficial Passo a Passo esocial Ambiente Oficial Como enviar as informações para o esocial*? 2 * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão

Leia mais

Manual 13º Salário Novembro/2018

Manual 13º Salário Novembro/2018 Manual 13º Salário Novembro/2018 Sumário 1 Cadastros que influenciam no Processo... 3 1. 1. Manutenção Parâmetro Empresa RH (FP0500)... 3 1. 2. Manutenção Estabelecimentos... 5 1. 3. Funcionários (FP1500)...

Leia mais

Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Inovações : 1. Cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Isso se fez necessário, pois no formulário

Leia mais

Passo a Passo esocial Ambiente de Teste

Passo a Passo esocial Ambiente de Teste Passo a Passo esocial Ambiente de Teste Como enviar as informações para o esocial*? 2 * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A HOMOLOGNET 1) Para possibilitar a emissão do TRCT modelo Homolognet, aprovado pela Portaria

Leia mais

Passo a Passo esocial Ambiente de Teste

Passo a Passo esocial Ambiente de Teste Passo a Passo esocial Ambiente de Teste Como enviar as informações para o esocial*? 2 * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão

Leia mais