das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades"

Transcrição

1 catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades

2 objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Pesquisar publicações no catálogo das bibliotecas da UA; o Guardar registos e enviá-los por ; o Renovar livros através do espaço pessoal; o Reservar livros que estejam emprestados.

3 catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades 1. conteúdos e funcionalidades

4 1. conteúdos e funcionalidades 1.1. pesquisa no catálogo colectivo integrado O catálogo está disponível na Internet em Permite efectuar pesquisa simultânea dos vários tipos de documentos existentes nas várias bibliotecas da UA; fornece os dados bibliográficos das publicações através do seu registo completo; o acesso ao formato electrónico do documento, quando disponível; a localização do documento; a situação de empréstimo;

5 1. conteúdos e funcionalidades 1.2. pesquisa por biblioteca da UA Possibilita a realização de pesquisas separadamente em cada biblioteca da UA. Podem ser efectuadas pesquisas das publicações só existentes na Biblioteca, na Mediateca, no Centro de Documentação Europeia, no ISCA, etc.

6 1. conteúdos e funcionalidades 1.3. pesquisa por tipo de documento Permite a realização de pesquisas por tipo de documento. Podem ser seleccionadas apenas as monografias, as partituras, os audiovisuais, os periódicos (revistas), etc. No caso destes, não se incluem os acessíveis electronicamente pelo consórcio b-on.

7 1. conteúdos e funcionalidades 1.4. pesquisa de bibliografia recomendada Faculta a realização de pesquisas dos livros recomendados pelos docentes para as várias disciplinas. Pode ser efectuada pesquisa por título do livro, por nome do docente, nome da disciplina, etc. Estas publicações identificam-se pelo estatuto condicionado e estão localizadas no balcão de atendimento. A sua consulta deverá ser solicitada a um técnico.

8 1. conteúdos e funcionalidades 1.5. pesquisa por fundos especiais Permite a realização de pesquisas nos vários fundos especiais das bibliotecas da UA. Estes fundos são conjuntos de publicações que pelo seu conteúdo, forma de aquisição ou formato não se encontram em acesso livre. Incluem-se aqui as provas académicas defendidas na UA, o fundo de publicações sobre Aveiro - Aveirana (AV), o fundo Manuel dos Reis (MR), etc. A sua consulta deve ser solicitada a um técnico e não podem ser requisitados.

9 1. conteúdos e funcionalidades 1.6. pesquisa no catálogo geral Este é o catálogo que surge por defeito quando se entra em Permite realizar pesquisas na totalidade dos fundos documentais existentes nas bibliotecas da UA. No caso de ter estado a pesquisar num sub-catálogo (por tipo de documento ou por biblioteca da UA) e pretender pesquisar no catálogo geral, seleccione Deverá aparecer a indicação do catálogo geral

10 catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades 2. pesquisa e índices

11 2. pesquisa e índices 2.1. pesquisa simples, avançada e muti-campo O catálogo possibilita a realização de vários tipos de pesquisa conforme a necessidade dos utilizadores e as referências bibliográficas que se pretendem pesquisar.

12 2. pesquisa e índices 2.2. pesquisa por título Permite efectuar pesquisa pelo título do livro, do periódico (não do artigo científico), da partitura, do CD, etc.

13 2. pesquisa e índices 2.2. pesquisa por título - exercício Verificar se existe nas bibliotecas da UA o artigo BUMILLER, Elisabeth Inside the Presidency. Nat. Geogr. Vol. 215, n.º 1 (2009), p Pesquisa por título do artigo? Pesquisa por título da publicação! Em que biblioteca? Todas > catálogo geral Que tipo de documento? > Periódicos Título completo: National geographic Uso da truncatura? Nat? Geogr?

14 2. pesquisa e índices 2.2. pesquisa por título - exercício Ao aceder ao registo da revista, deve ser verificado se esta tem acesso em linha. Se não tiver, é necessário verificar as existências para confirmar o ano pretendido.

15 2. pesquisa e índices 2.2. pesquisa por título - exercício Depois de aceder ao ano pretendido, é necessário verificar os volumes e os números existentes e disponibilidade do que é necessário.

16 2. pesquisa e índices 2.3. pesquisa por autor Possibilita a pesquisa por palavras do nome do autor.

17 2. pesquisa e índices 2.3. pesquisa por autor - exercício Pesquisar no catálogo livros de José Saramago.

18 2. pesquisa e índices 2.3. pesquisa por autor - exercício Lista de livros de José Saramago.

19 2. pesquisa e índices 2.3. pesquisa por autor - exercício Registo do livro A viagem do elefante. Localização (cota)

20 2. pesquisa e índices 2.4. localização das obras Após ser encontrada a localização da referência procurada, é necessário interpretá-la. As cotas estão divididas em três partes: algarismos, letra e algarismos (com ou sem letras). A letra identifica o piso: G (geral 2º piso) H (humanidades 3º piso) A (avançado 4º piso) Os algarismos que estão antes da letra correspondem ao número da prateleira (que corresponde ao assunto) e os que estão depois da letra correspondem ao número do livro nessa prateleira. 860 H.151.2ed

21 2. pesquisa e índices 2.4. localização das obras O Sistema Integrado de Localização de Obras (SILO) oferece um mapa do piso com identificação da estante onde está a publicação pretendida (no caso de estar em acesso livre) ou dá uma informação útil sobre a localização da mesma.

22 2. pesquisa e índices 2.4. localização das obras Neste caso, a localização da obra é no 3º piso (H), estante 34. Nesta estante procura a prateleira com a cota 860 e depois o livro nº 151.

23 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta Aqui podem ser colocadas palavras soltas do que se pretende pesquisar. Pode ser colocadas por exemplo palavras do título da publicação em simultâneo com o apelido do autor.

24 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - exercício Pesquisar no catálogo viagem elefante de Saramago, através da pesquisa simples. Palavras: viagem elefante Saramago campo: geral

25 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - exercício O resultado foi o livro A viagem do elefante.

26 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - exercício Pesquisar no catálogo viagem elefante de Saramago, através da pesquisa avançada. Autor: Saramago (Palavras do) Título: viagem elefante

27 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - exercício Do autor Saramago existem 53 registos e com as palavras viagem e elefante no título existe um. Com o cruzamento dos dois campos de pesquisa existe apenas um registo. Para o visualizar deve clicar no número indicado.

28 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - exercício O resultado foi o livro A viagem do elefante. Conclusão: os resultados são iguais. A pesquisa avançada oferece informação sobre o número de registos por cada campo pesquisado e depois o resultado final enquanto que a pesquisa simples apresenta logo o resultado final.

29 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta operadores boleanos Os operadores boleanos and, or e not permitem combinar termos a pesquisar. Recupera os registos existentes com as palavras Saramago e viagem mas sem elefante.

30 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - truncatura O uso da truncatura? também permite recuperar termos no singular e no plural. Recupera os registos existentes com o assunto viagem e viagens.

31 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - Google Books O catálogo tem, sempre que possível, ligação ao Google Books onde pode encontrar mais informações sobre a obra, ler partes da mesma e revisões criticas.

32 2. pesquisa e índices 2.5. pesquisa por palavra solta - Google Books

33 2. pesquisa e índices 2.6. pesquisa por assunto O catálogo permite efectuar pesquisa por assunto. Este deve ser escrito em português.

34 2. pesquisa e índices 2.6. pesquisa por assunto - exercício Pesquisar no catálogo provas académicas sobre gestão de empresas.

35 2. pesquisa e índices 2.6. pesquisa por assunto - exercício Seleccionar o(s) registo(s) pretendido.

36 2. pesquisa e índices 2.6. pesquisa por assunto - acesso ao SInBAD Quando pesquisar provas académicas deve verificar se está disponível para consulta, na totalidade ou em parte, no repositório institucional SInBAD.

37 2. pesquisa e índices 2.6. pesquisa por assunto - acesso ao SInBAD

38 2. pesquisa e índices 2.6. pesquisa por assunto - acesso ao SInBAD

39 2. pesquisa e índices 2.7. percorrer índices Na pesquisa por índices é possível percorrer alfabeticamente a lista a partir de um assunto, encontrar termos e combinações de termos.

40 2. pesquisa e índices 2.7. percorrer índices - exercício Pesquisar no catálogo, através dos índices, o assunto gestão de empresas.

41 2. pesquisa e índices 2.7. percorrer índices - exercício Pode avançar ou recuar na lista dos assuntos e clicar sobre cada um que pretenda visualizar.

42 catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades 3. resultados

43 3. resultados 3.1. lista de resultados / histórico da sessão Na opção resultados, pode voltar à lista da última pesquisa realizada.

44 3. resultados 3.1. lista de resultados / histórico da sessão Na opção histórico pode recuperar todas as pesquisas efectuadas na sessão actual.

45 3. resultados 3.2. refinar resultados Quando os resultados obtidos são muito extensos, pode refinar a pesquisa.

46 3. resultados 3.2. refinar resultados Para isso escolha um operador boleano, defina um campo a pesquisar e escreva uma nova palavra.

47 3. resultados 3.3. cesto O catálogo permite guardar registos de interesse durante uma sessão. Para isso devem ser seleccionados e adicionados ao cesto para recuperar mais tarde.

48 3. resultados 3.3. cesto o Deverá atribuir uma nota ao conjunto de registos seleccionados. o É apresentada uma mensagem de confirmação. o Poderá recuperar os registos através da opção registos guardados no cesto.

49 3. resultados 3.4. gravar / enviar Pode seleccionar registos das pesquisas realizadas e gravá-los ou enviá-los por .

50 3. resultados 3.4. gravar / enviar Basta preencher o campo de para enviar os registos.

51 3. resultados 3.4. gravar / enviar Se não preencher o campo de poderá gravar os registos.

52 3. resultados 3.5. referência bibliográfica com a NP405 As referências das publicações consultadas, por exemplo para a realização de um trabalho, devem ser referidas no mesmo. Para facilitar a sua descrição, no catálogo pode visualizar o registo no formato NP405 pois é a norma portuguesa indicada para referências bibliográficas.

53 3. resultados 3.5. referência bibliográfica com a NP405 A referência bibliográfica está pronta para colocar num documento. Depois basta copiar e colocar no trabalho.

54 3. resultados 3.6. link permanente As sessões de pesquisa do catálogo são temporizadas. Quando for necessário gravar o link de um registo para colocar num trabalho, enviar por a um colega ou a um professor ou simplesmente para voltar a consultar mais tarde, deve clicar na opção link permanente e guardar o link que surgir na barra de navegação.

55 catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades 4. espaço pessoal

56 4. espaço pessoal 4.1. acesso Para aceder ao espaço pessoal clique em login > espaço pessoal e insira os seus dados de Utilizador Universal UU.

57 4. espaço pessoal 4.1. acesso Nesta página poderá consultar a sua lista de empréstimos, o histórico de empréstimos, as reservas, etc).

58 4. espaço pessoal 4.2. consulta da lista de empréstimos A opção empréstimos do espaço pessoal permite verificar quais os livros ou outras publicações requisitadas e os respectivos prazos de devolução.

59 4. espaço pessoal 4.3. renovação de empréstimos Pode renovar o empréstimo de uma publicação, no máximo até 3 vezes, se não tiver publicações requisitadas com datas de devolução expiradas, multas para pagar por não cumprimento das datas de devolução e desde que não existam utilizadores em fila de espera para as mesmas publicações. Seleccione a publicação que pretende renovar.

60 4. espaço pessoal 4.3. renovação de empréstimos Clique na opção renovar. Verifique a nova data de devolução da publicação. Se não a devolver na data prevista, incorre no pagamento de uma penalização de 0.50 por dia e por livro.

61 4. espaço pessoal 4.4. reserva de um livro emprestado O espaço pessoal faculta a possibilidade de reservar um livro que se encontra emprestado. Quando efectuar uma pesquisa e verificar que todos os exemplares estão requisitados, pode seleccionar o que tem a data de devolução mais próxima. Clique na opção Reserva.

62 4. espaço pessoal 4.4. reserva de um livro emprestado Na janela seguinte, verifique os dados e envie o pedido.

63 4. espaço pessoal 4.4. reserva de um livro emprestado Na mensagem seguinte confirme o pedido.

64 4. espaço pessoal 4.4. reserva de um livro emprestado Para verificar o estado da reserva aceda ao menu Reservas no seu espaço pessoal. O campo Estatuto da requisição informa-o do estado da mesma.

65 4. espaço pessoal 4.5. sair do espaço pessoal Não se deve esquecer de sair do espaço pessoal, especialmente se aceder em locais públicos.

66 catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades síntese

67 Síntese Funcionalidades do catálogo o Pesquisa por biblioteca o Pesquisa por tipo de documento o Pesquisa de bibliografia recomendada o Pesquisa por fundos especiais o Pesquisa no catálogo geral

68 Síntese Pesquisa e índices o Pesquisa simples, por título, por autor, por assunto e por palavra solta o Identificação das cotas o Localização das obras através do SILO o Percorrer índices

69 Síntese Resultados o Lista de resultados / histórico da sessão o Refinar os resultados o Cesto o Gravar / Enviar por o Referência bibliográfica com a NP405 o Link permanente

70 Síntese Espaço pessoal o Consulta da lista de empréstimos o Renovação de empréstimos o Reserva de livros emprestados

71 Dúvidas? Pode encontrar esta apresentação e outras no portal dos SDUA em apoio online tutoriais / manuais

72 catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades questionário Obrigada!

localizar documentos nas bibliotecas da UA

localizar documentos nas bibliotecas da UA localizar documentos nas bibliotecas da UA localizar documentos nas bibliotecas da UA objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Pesquisar publicações no catálogo das bibliotecas

Leia mais

localizar documentos nas bibliotecas da UA 2010/2011

localizar documentos nas bibliotecas da UA 2010/2011 localizar documentos nas bibliotecas da UA 2010/2011 localizar documentos nas bibliotecas da UA objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Conhecer os espaços e os serviços das bibliotecas

Leia mais

Catálogo Bibliográfico

Catálogo Bibliográfico Cadernos de Apoio ao Utilizador Nº1 (2012) - Guia de Apoio ao Utilizador / Catálogo Bibliográfico Catálogo Bibliográfico http://iscte-iul.pt/libraries/pdfs_sid2/opac_guiautilizador.sflb.ashx Índice Introdução

Leia mais

Guia do utilizador Catálogo Aleph

Guia do utilizador Catálogo Aleph Guia do utilizador Catálogo Aleph Fundação Universidade do Porto Faculdade de Letras Biblioteca Central Laura Gil Marlene Borges Miguel Simões Porto Julho 2009 1 UM GUIA PERTO DE SI NA SUA ESTANTE ON-LINE

Leia mais

Guia de Apoio ao Utilizador. Catálogo Bibliográfico

Guia de Apoio ao Utilizador. Catálogo Bibliográfico Guia de Apoio ao Utilizador Catálogo Bibliográfico Índice Introdução 3 I Pesquisa no Catálogo Bibliográfico 4 1- Acesso ao Catálogo Bibliográfico 4 2- Acesso à conta pessoal 5 3- Pesquisa simples 6 4-

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO

GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO A Biblioteca Municipal de Estarreja coloca à disposição um Guia do Utilizador para pesquisa no catálogo on-line. Este Guia tem como objetivo orientar os utilizadores

Leia mais

Catálogo Bibliográfico Bibliotecas da Universidade Aberta

Catálogo Bibliográfico Bibliotecas da Universidade Aberta Catálogo Bibliográfico Bibliotecas da Universidade Aberta O catálogo está disponível para consulta no Portal UAb 2 3 4 Computador com ligação à Internet 5 6 O Catálogo Bibliográfico em linha permite localizar

Leia mais

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria Sumário: Apresentação... 1 Definição... 3 Recursos... 3 Pesquisa Rápida no Ulisses... 4 Fig. 1 Pesquisa Rápida, Simples... 5 Fig.2 Pesquisa Rápida, Avançada... 6 Fig.3 Resultados da pesquisa rápida...

Leia mais

Manual do utilizador do WebOPAC. Sumário

Manual do utilizador do WebOPAC. Sumário Manual do utilizador do WebOPAC Sumário 1. Introdução 2.Catálogos disponíveis 3. Pesquisa 3.1. Tipos de pesquisa 3.1.1 Simples 3.1.2 Avançada 3.2. Campos de pesquisa 3.2.1 Autor 3.2.2 Título 3.2.3 Assunto

Leia mais

O Portal da DDB. Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010

O Portal da DDB. Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010 O Portal da DDB Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010 Biblioteca UNL : Página Inicial Acesso ao catálogo Recursos de Recursos de informação disponibilizados Biblioteca Digital : Acessos Como

Leia mais

Ulisses Universidade de Lisboa

Ulisses Universidade de Lisboa Manual de Utilizador externo Ulisses Universidade de Lisboa Santos, Tânia 2007 Introdução...2 O que é o ULisses?...2 O que é o SFX?...2 O que se pode fazer no ULisses?...2 Quais as vantagens em estar registado

Leia mais

Biblioteca do Conhecimento Online b-on

Biblioteca do Conhecimento Online b-on Biblioteca do Conhecimento Online b-on Agenda Histórico da b-on Motivação Visão, missão e objectivos Estrutura administrativa Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE BIBLIOTECA ANACOM - Manual do Utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 6 Pesquisa simples... 6

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: http://fl.academicos.ul.pt/cssnetfl/ Para iniciar o processo é necessário clicar no tipo de curso que se

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DA ESENFSM

GUIA DE UTILIZAÇÃO NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DA ESENFSM GUIA DE UTILIZAÇÃO NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DA ESENFSM O OPAC (Online Public Access Catalogue) é o catálogo da biblioteca disponível para consulta na Internet, no seguinte endereço: http://biblio.enfermagem.pt:8100/

Leia mais

Interface de pesquisa WWW. guia de utilização

Interface de pesquisa WWW. guia de utilização webopac Interface de pesquisa WWW guia de utilização versão 2011.01 Janeiro 2011 Ficha técnica Título Biblio.net módulo de pesquisa WWW : guia de utilização Autor António Manuel Freire Co-Autores Licínia

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador Nova funcionalidade Envio on-line de pedidos de homologação de despesas Nota: Este

Leia mais

Operadores Booleanos (E, OU, NÃO, truncatura) permitem refinar a pesquisa;

Operadores Booleanos (E, OU, NÃO, truncatura) permitem refinar a pesquisa; 1 BIBLIOTECA EGAS MONIZ TUTORIAL DE PESQUISA CATÁLOGO DA BIBLIOTECA .. PESQUISA Catálogo informatizado - Pesquisa no acervo por: Autor, Título, Assunto; Pesquisa em texto livre; Operadores Booleanos (E,

Leia mais

Manual de Pesquisa no Catálogo da Biblioteca

Manual de Pesquisa no Catálogo da Biblioteca Manual de Pesquisa no Catálogo da Biblioteca Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária Serviços de Documentação e Biblioteca 2013 Í n d i c e 1. Entrar na Base de Dados... 3 1.1.

Leia mais

Introdução. Apresentação da Biblioteca

Introdução. Apresentação da Biblioteca BIBLIOTECA DO IPCA Introdução Este guia tem por finalidade documentar e apoiar o utilizador no que concerne aos serviços e recursos disponíveis na biblioteca. Define os espaços físicos, a utilização do

Leia mais

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA CATÁLOGO ON-LINE A Biblioteca dispõe de catálogo on-line de autor, título e assunto disponível a todos os usuários que estejam ligados à rede. Instrução

Leia mais

Guia de Apoio: Pesquisa no Catálogo Bibliográfico

Guia de Apoio: Pesquisa no Catálogo Bibliográfico Guia de Apoio: Pesquisa no Catálogo Bibliográfico Serviço da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco 2016 Pesquisa Bibliográfica no Catálogo da EST O catálogo

Leia mais

Pesquisa preliminar recorrendo a uma base bibliográfica ou motor de pesquisa para identificar os artigos relevantes sobre o assunto pretendido:

Pesquisa preliminar recorrendo a uma base bibliográfica ou motor de pesquisa para identificar os artigos relevantes sobre o assunto pretendido: 1 EGAS MONIZ TUTORIAL DE PESQUISA ARTIGOS CIENTÍFICOS Pesquisa temática Pesquisa preliminar recorrendo a uma base bibliográfica ou motor de pesquisa para identificar os artigos relevantes sobre o assunto

Leia mais

2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO. Guia do utilizador

2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO. Guia do utilizador 2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO Guia do utilizador 2 UTILIZADORES: CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A biblioteca está aberta a toda a comunidade docente e discente da Universidade

Leia mais

Manual de Ligação Software XD com AirMenu

Manual de Ligação Software XD com AirMenu Manual de Ligação Software XD com AirMenu Para configurar o Software XD com AirMenu siga os seguintes passos: 1- Inicie o Software XD (POS / REST / DISCO) e aceda ao menu de Configurações Gerais (imagem

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD SUMÁRIO Interface público PESQUISA SIMPLES PESQUISA ORIENTADA o Definir critérios de pesquisa o Limitar a pesquisa o Opções de visualização dos resultados RESULTADOS

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

Tutorial Catalogação. Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE

Tutorial Catalogação. Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE Tutorial Catalogação 2013 Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE Tutorial catalogação Primeira opção: Importar registos a partir de um já existente no catálogo coletivo das bibliotecas escolares

Leia mais

Índice Preâmbulo... 3

Índice Preâmbulo... 3 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 3 1. Guia de utilizador... 4 1.1. Login no portal... 4 1.2. Recuperação da password de acesso... 5 1.3. Navegação... 6 1.4. Gestão do utilizador... 7 1.5. Informação da

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 2-5 Entrada na aplicação... 2-3 Recuperação de dados... 3-4 Saída da aplicação... 4 2. FUNCIONALIDADES... 5-11 Perfil... 5-6 Editar perfil... 6-7 Histórico de candidaturas... 7-9

Leia mais

BIBLIOTECA UC-POLO II

BIBLIOTECA UC-POLO II BIBLIOTECA UC-POLO II FCTUC Engenharias e Ciências da Terra Universidade de Coimbra Edifício do Departamento de Engenharia Civil - Piso 3, Bloco D Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra

Leia mais

Como efectuar pesquisas no catálogo da BMCV?

Como efectuar pesquisas no catálogo da BMCV? Como efectuar pesquisas no catálogo da BMCV? Para dar inicio à pesquisa no catálogo da BMVC, seleccione na página principal da biblioteca a opção PESQUISA NO CATÁLOGO Clique aqui PESQUISA NO CATÁLOGO A

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Portal de Busca Integrada USP

Portal de Busca Integrada USP Portal de Busca Integrada USP Ago./2019 PORTAL DE BUSCA INTEGRADA Acesso: http://www.buscaintegrada.usp.br Portal de Busca Integrada Busca simultaneamente os materiais impressos disponíveis nas Bibliotecas

Leia mais

1. A Loja Lisboa Online

1. A Loja Lisboa Online Índice A Loja Lisboa Online Se tiver dificuldades, Fale connosco Registar-me na Loja Lisboa Online com nome de utilizador/palavra-passe Registar-me na Loja Lisboa Online com cartão do cidadão / chave móvel

Leia mais

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização.

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização. Manual de utilização Pág 1 de 30 CONTEÚDO 1. Acesso à Plataforma... 3 2. Adicionar empresas a projectos... 4 3. Introduzir ou actualizar ficheiros na Empresa... 7 4. Criação de novos trabalhadores e carregamento

Leia mais

B-On Pesquisar Periódicos. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2009

B-On Pesquisar Periódicos. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2009 B-On Pesquisar Periódicos Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2009 A B-on, Biblioteca do Conhecimento On-line, reúne as principais editoras

Leia mais

Serviço de pesquisa b-on EBSCO

Serviço de pesquisa b-on EBSCO Serviço de pesquisa b-on EBSCO Agenda Acesso ao Serviço Pesquisa básica Pesquisa avançada Filtros Resultados de pesquisa Pastas pessoais Agenda Acesso ao Serviço Pesquisa básica Pesquisa avançada Filtros

Leia mais

Manual de Apoio às inscrições online

Manual de Apoio às inscrições online Manual de Apoio às inscrições online As inscrições são realizadas através do portal da Divisão Académica em https://da-online.isa.utl.pt/netpa Qualquer dúvida nas regras e condições definidas contacte

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO PRINCIPAIS SERVIÇOS Consulta ao acervo, reserva e renovação via internet. http://www.utfpr.edu.br/medianeira/biblioteca-e-producao-academica

Leia mais

ACESSANDO O PERGAMUM:

ACESSANDO O PERGAMUM: ACESSANDO O PERGAMUM: Acesse o site http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/ PESQUISANDO UM TÍTULO: 1) Clique em Abrir mais opções de consulta; e 2) Selecione Itapetininga no campo Unidade de Informação:

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA UNIVERSIDADE DE COIMBRA SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA UNIVERSIDADE DE COIMBRA MÓDULO DE EMPRÉSTIMO INTERBIBLIOTECAS MILLENNIUM GUIA DE UTILIZAÇÃO Elaborado por Antónia Pereira da Silva ( Coord ) Cecília Paulino

Leia mais

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas de Gualtar da E.B. de Gualtar 1. Objetivos da Biblioteca Preparar os alunos para a utilização e frequência de Bibliotecas. Proporcionar aos utilizadores um espaço

Leia mais

MIMO DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MIMO DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO MIMO DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO 0 Índice Índice 0 Intro 0 Menu Entrada Login 0 Registar 0 Recuperar Palavra-Passe 0 Menu Principal Barra de Menu 09 Menu de Mensagens Enviar Mensagem Mensagens Enviadas

Leia mais

Implementação do Web SIG para o PGRH

Implementação do Web SIG para o PGRH Implementação do Web SIG para o PGRH ARH Centro, I.P. MANUAL DO UTILIZADOR Backoffice Versão 1.0 Ref.: ARHCentro/WebSIG/MUT_Backoffice V1.0 Co-financiamento FICHA TÉCNICA Referência: Projecto: Gestor de

Leia mais

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice 1. PROCEDIMENTOS DE ACESSO...4 2. RECOLHA DE TURNOS...15 2.1 NAVEGAÇÃO NO ECRÃ...16 2.2 PESQUISAS NO

Leia mais

SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL

SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DOS SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL 2015 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Inquérito... 3 1. Sexo... 3 2. A que grupo de utilizadores

Leia mais

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015.

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015. Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO São Paulo, 2015. APRESENTAÇÃO... 1 1. PESQUISA NO CATÁLOGO ONLINE DA BIBLIOTECA... 2 1.1 BUSCA LIVRE/PESQUISA GERAL... 3 1.2 PESQUISA REFINADA... 4 1.3

Leia mais

Regimento de utilização da Mediateca

Regimento de utilização da Mediateca Regimento de utilização da Mediateca 01.10.05 Conteúdo Enquadramento... 3 1 Utilização presencial... 3 1.1 Documentos em geral... 3 1.2 Recursos multimédia... 3 1.3 Acesso... 3 2 Utilização não presencial...

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007 Manual Requisições Sonaecom M03102008 03 de Outubro de 2007 Índice 1 Personificação do Utilizador 2 Criar Requisição 3 Criar por Upload 4 Documentos Modelo 5 6 Gerir Requisições Relatórios 2 Personificação

Leia mais

Como Declarar online e pagar sem filas?

Como Declarar online e pagar sem filas? Como Declarar online e pagar sem filas? Declaração Online a) Acesso à sua conta no Portal do Cidadão Ao aceder ao Portal do Cidadão (www.portondinosilha.cv), faça o login para aceder à sua conta (para

Leia mais

I-Resa Smartbooking. Guia do utilizador para o seu espaço Smartbooking. Alguma dúvida?

I-Resa Smartbooking. Guia do utilizador para o seu espaço Smartbooking. Alguma dúvida? I-Resa Smartbooking Guia do utilizador para o seu espaço Smartbooking Alguma dúvida? Contacte o Serviço de Gestão de Parcerias: Por telefone: 808 202 993 De Segunda a Sexta-Feira : das 9h às 19h Por Email

Leia mais

B-On Biblioteca do. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2010

B-On Biblioteca do. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2010 B-On Biblioteca do Conhecimento on-line Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2010 A B-On, Biblioteca do Conhecimento On-line, reúne as principais

Leia mais

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: Figura: Consulta Web

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse:  Figura: Consulta Web Guia Pergamum APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: www.pergamum.udesc.br Figura: Consulta Web FUNCIONALIDADES GERAIS A pesquisa pela Internet permite

Leia mais

Regulamento do Serviço de Empréstimo da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras (RBTV)

Regulamento do Serviço de Empréstimo da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras (RBTV) Regulamento do Serviço de da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras (RBTV) Artigo 1º Âmbito O serviço de empréstimo interbibliotecas destina-se a rentabilizar o fundo documental pertencente a cada uma das

Leia mais

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos pesquisa de revistas / artigos científicos o que é? A Current Contents é uma base de dados de referência bibliográfica, produzida pelo ISI (Institute for Scientific Information) cobrindo aproximadamente

Leia mais

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Guia do utilizador

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Guia do utilizador Centro de Informação Europeia Jacques Delors Guia do utilizador Biblioteca Jacques Delors Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / Ministério dos Negócios Estrangeiros A biblioteca do Centro

Leia mais

Dicas para pesquisa no Catálogo Coletivo

Dicas para pesquisa no Catálogo Coletivo Dicas para pesquisa no Catálogo Coletivo Apresentamos algumas orientações para a consulta do catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas de Nelas. Recordamos-lhe que estamos ao seu dispor para qualquer dificuldade

Leia mais

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Preâmbulo... 3 Manutenção de dados Acesso Universal... 4 Alterar palavra-chave... 6 Alterar dados do utilizador...

Leia mais

Guia do Portal de Busca Integrada

Guia do Portal de Busca Integrada Guia do Portal de Busca Integrada SBI / IQSC 2014 Seção de Referência e Atendimento ao Usuário Eliana de Cássia Aquareli Cordeiro - Chefe de Seção Bernadete de L. da C. B. F. Filho - Técnico para Assuntos

Leia mais

Tutorial de pesquisa no catálogo bibliográfico online

Tutorial de pesquisa no catálogo bibliográfico online Tutorial de pesquisa no catálogo bibliográfico online Sumário A. Aceder ao catálogo online...3 B. Interface de pesquisa e limites de pesquisa...3 Interface de Pesquisa simples...3 Interface de Pesquisa

Leia mais

REGISTO E INSCRIÇÕES NAS PROVAS DA PLATAFORMA

REGISTO E INSCRIÇÕES NAS PROVAS DA PLATAFORMA Antes de se inscrever numa prova deve fazer Login, Registar ou Recuperar Conta. LOGIN Clique em MENU e de seguida em Registar/Login Vai aparecer Se já tiver um Username e uma Password digite-a tomando

Leia mais

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes CAMPUS VIRTUAL Manual de utilização Docentes CTM JANEIRO 2015 1. Objetivo do Documento 02 2. Acesso ao Campus Virtual 02 Acesso através do site ISCIA - iscia.edu.pt Acesso direto campus.iscia.edu.pt 3.

Leia mais

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA PASSO-A-PASSO PARA SOLICITAR PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE ESCALÃO ATRAVÉS DA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA Aceda à Segurança Social Direta, em https:///consultas/ssdirecta/

Leia mais

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2.

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2. HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA ELABORADO POR PEDIDOS DE SERVIÇOS FORMAÇÃO GLINTT -HS DATA: 2010-06-11 VERSÃO: 2.0 HS-SGICM Manual do Utilizador Confidencial, para uso no âmbito

Leia mais

Índice. LeYa Multimédia

Índice. LeYa Multimédia Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 3 2. Registo no 20 Aula Digital... 4 3. Autenticação... 5 3.1. Editar os dados de perfil... 5 3.2. Ativar código... 5 4. Página de entrada... 6 4.1. Pesquisar um

Leia mais

ANEXO D Manual de utilização do Campus Virtual

ANEXO D Manual de utilização do Campus Virtual Avaliação Formativa num Ambiente Virtual de Aprendizagem - Anexos ANEXO D Manual de utilização do Campus Virtual Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde Manual de utilização Plataforma

Leia mais

1.1 Instruções para candidatura online

1.1 Instruções para candidatura online 1.1 Instruções para candidatura online Para efetuar o processo de candidatura, o candidato deverá aceder ao portal da ESD, selecionar o contingente através do qual se vai candidatar, e clicar no link https://portal.ipl.pt/esd-cssnet/page.

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura deve aceder ao link: http://ff.academicos.ul.pt/cssnetff Tenha sempre em atenção que durante o seu processo de candidatura todos os campos assinalados com * são de

Leia mais

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE CSSNET CANDIDATURAS ONLINE f d. c a n d i d a t u r a s. u l i s b o a. p t Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.candidaturas.ulisboa.pt (Portal

Leia mais

Manual do Cibernauta

Manual do Cibernauta Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Manual do Cibernauta Versão 1.1 João Braga http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

Leia mais

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Sumário 1. ACESSO AO CATÁLOGO KOHA... 1 2. PESQUISA SIMPLES... 4 Truncatura... 8 Refinar a pesquisa... 10 Registo detalhado... 11 Cota Localização...

Leia mais

Biblioteca Escolar André Soares. Formação de Utilizador Outubro 2010

Biblioteca Escolar André Soares. Formação de Utilizador Outubro 2010 Biblioteca Escolar André Soares Formação de Utilizador Outubro 2010 Serviços da biblioteca Empréstimo de documentos: livros, CDs, Vídeos e DVDs Apoio a pesquisas Apoio à realização de trabalhos ou TPCs

Leia mais

GUIA DE APOIO PAGAMENTO DE IMPOSTOS

GUIA DE APOIO PAGAMENTO DE IMPOSTOS GUIA DE APOIO PAGAMENTO DE IMPOSTOS 1ª FASE ADESÃO AO PORTAL DO CONTRIBUINTE Um dos representantes legais da empresa deverá registar-se no Portal do Contribuinte do MINFIN. 1º Organizar a informação para

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA DEPARTAMENTO DE BIB DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO GUIA DO USUÁRIO CONSULTA AO ACERVO OU RESERVA Acesse o site: www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao Entre

Leia mais

Tutorial. Circulação de materiais

Tutorial. Circulação de materiais Tutorial Circulação de materiais Tutorial elaborado com o objetivo de facilitar o acesso do usuário às bibliotecas da UFPel, nas consultas, renovações e reservas de materiais. Pesquisa de materiais Endereço:

Leia mais

Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor

Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor João Braga http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

Leia mais

GUIA DE UTILIZADOR DO PORTAL WEB ( ÁREA DE CLIENTE DO SITE XIKILA MONEY)

GUIA DE UTILIZADOR DO PORTAL WEB ( ÁREA DE CLIENTE DO SITE XIKILA MONEY) GUIA DE UTILIZADOR DO PORTAL WEB ( ÁREA DE CLIENTE DO SITE XIKILA MONEY) Março de 2018 / 2ª Versão ÍNDICE Introdução... 2 Registar... 2 Recuperar Palavra-Passe... 8 Transaccionar... 12 Pagamentos ou Transferências

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.academicos.ulisboa.pt/cssnetfd (Portal de candidaturas on line) Browsers recomendados: Microsoft

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SIBI) Portal de Periódicos Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que é o

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Antes de efetuar o seu processo de candidatura, deverá ler rigorosamente os editais e regulamentos, para que a sua candidatura seja a mais completa possível. A falta de informação

Leia mais

Manual de Inscrições On-line

Manual de Inscrições On-line Manual de Inscrições On-line Antes de efectuar a sua inscrição on-line deverá regularizar a sua situação financeira, para tal, depois de aceder ao portal, consulte o serviço referente às referências multibanco,

Leia mais

DICAS DE PESQUISA.

DICAS DE PESQUISA. DICAS DE PESQUISA O que deves saber antes de iniciar uma pesquisa: COTA COTA da REDE É a indicação do local (estantes, prateleira, nº sequencial) onde os documentos se encontram. Para obter a informação

Leia mais

O PERGAMUM é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação. O Sistema funciona de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESHTE www.eshte.pt, clicar em CURSOS e selecionar a modalidade de candidatura que pretende: CONCURSOS

Leia mais

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS Fornecedores Julho/2010 Índice 1.Introdução 2.As Notificações da área do Fornecedor 1. Introdução Este documento apresenta como finalidade principal, descrever

Leia mais

Pagamento de Imposto Guia de Apoio

Pagamento de Imposto Guia de Apoio Pagamento de Imposto Guia de Apoio Pagamento de Imposto Guia de Apoio Pagamento de Imposto Guia de Apoio Enquadramento A Direcção Nacional de Impostos (DNI), entidade afecta ao Ministério das Finanças

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16 Índice 1. Introdução... 2 2. Secção pública aspecto gráfico... 3 3. Acesso á secção reservada... 4 4. Autenticação na área reservada... 6 5. Recuperação de códigos de acesso... 7 6. Área reservada... 8

Leia mais

ferramenta de busca integrada

ferramenta de busca integrada : ferramenta de busca integrada Ferramenta de busca integrada Interface que oferece acesso a materiais disponibilizados na Rede de Bibliotecas da Unesp e coleções digitais Fontes disponíveis: - coleção

Leia mais

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos pesquisa de revistas / artigos científicos o que é? A «Web of Science» é a designação comum que é dada a um conjunto de de referências compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information), também

Leia mais