Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem
|
|
|
- Matheus de Miranda Belém
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Operações com Números Naturais: Multiplicação e Divisão Multiplicação: Situações-problema envolvendo números naturais; Divisão: Situações-problema envolvendo números naturais; 2. Características/Descrição do Objeto de Aprendizagem 2.1. Nome: Operações com Números Naturais II Finalidade do O. A.¹: As principais operações com números naturais são: Adição, subtração, multiplicação e divisão, como este conteúdo é extenso, optou-se por dividi-lo em dois objetos. O objeto aqui descrito trata da segunda parte do conteúdo proposto, sendo ela multiplicação e divisão. Esse aplicativo tem como principal função relembrar os conceitos das operações matemáticas, sendo utilizados recursos multimídias e lúdicos, tais como: desenhos, animações, simulações e atividades para que esse aprendizado seja intuitivo e em uma linguagem equivalente à faixa etária a qual se destina. Dessa forma Usa-se esse conceito para facilitar o entendimento do aluno, pois se acredita que eles consigam abstrair melhor o conteúdo envolvido se este for exemplificado tangendo a realidade do aprendiz, por isso utilizamos esses conceitos para incorporar conteúdo e conhecimento Gênero ²: Tutorial/Exercício-e-prática : Desde o inicio, o objeto permite que o aluno tenha uma postura interativa diante do seu aprendizado, pois são utilizados métodos integrados ao aplicativo para conduzir o usuário a assimilar o conteúdo por meios de reforço da aprendizagem, tais como: exemplos do cotidiano, feedback e simulações. Entretanto, é importante frisar que a participação ativa do aprendiz não o exclui de absorver o conteúdo esposto em texto no aplicativo, pois o aluno se deparará com textos expostos de maneira informativa, sem haver necessidade de interação. Isso implica em afirmar que as atividades práticas são apresentadas em pararelo à abstração do conteúdo aplicado. Ao final do conteúdo teórico, espera-se que o aprendiz tenha assimilado todos os conceitos. Para que ¹ A meta que o aplicativo pretende alcançar. ² Classificação do O. A. interatividade e controle (exemplo quebra-cabeça, tutorial, exercício e prática).
2 seja possível verificar se foram supridas as expectativas referente a primeira parte dos conceitos, são disponibilizados no fim da aplicação os exercícios para serem resolvidos Elementos do aplicativo (enredo)³: O objeto é dividido em tutorial, prática e exercícios estabelecendo assim uma ordem lógica no intuito de tornar o aprendizado do aluno de maneira organizada seguindo a premissa da escola que aborda primeiro o conteúdo teórico e posteriormente o conteúdo prático. O objeto conta com um menu navegacional para facilitar a organização do conteúdo proposto, sendo ele distribuído em: Adição, subtração e atividades. Através de um personagem animado, será exposto ao aluno um texto introdutório referente ao assunto teórico. No decorrer do objeto serão apresentadas animações, caixa de diálogos, entre outras atividades práticas que possibilitarão a comunicação entre usuário e conteúdo, abordando contextos baseados no dia-a-dia do aprendiz, sempre se preocupando em fazer uso de personagens próximos a sua realidade. Por fim o aluno será submetido a uma sequência de exercícios referentes ao conteúdo proposto, para uma análise e reforço de conhecimento do aprendiz. É importante salientar que o conteúdo inserido neste produto baseia-se no livro didático usado em sala de aula Tutorial: Multiplicação CONTEÚDO 1: Vocês se lembram da tabuada? Para fazer contas de multiplicação e divisão, é bom lembrar! CONTEÚDO 2: Observação: Recurso animado. ³ Desenvolvimento do O.A. (especificação das ações que o aplicativo deverá realizar).
3 CONTEÚDO 3: Você sabia que a multiplicação nada mais é que várias contas de adição?! Veja só! Três VEZES quatro é igual a doze porque: Observação: Recurso animado. CONTEÚDO 4: Viu só?! Desse jeito não é preciso decorar a tabuada! Agora quando vocês precisarem saber um resultado, é só usar esta técnica de adição! CONTEÚDO 5: Vamos exercitar! 6 x 4 = 3 x 9 = = 8 x 5 = Observação: As caixas acima se referem à entrada de dados (input text). CONTEÚDO 6.a.: Parabéns! Você acertou!!! CONTEÚDO 6.b.: Você errou, tente novamente...
4 CONTEÚDO 7: Para multiplicar números que são compostos por dezenas, centenas e milhares, o procedimento é o mesmo que adotamos para adição e subtração. Veja: CONTEÚDO 8: Observação: Recurso animado passo-a-passo. CONTEÚDO 9: Sete VEZES três é vinte e um. São 2 dezenas e 1 unidade! CONTEÚDO 10: Observação: Recurso animado passo-a-passo. CONTEÚDO 11: Sete VEZES seis é quarenta e dois. Mas não podemos esquecer de somar as duas dezenas! O resultado é: 44 dezenas. Uma centena são 10 dezenas, No nosso resultado temos 44 dezenas.
5 CONTEÚDO 12: Portanto, temos 4 centenas e 4 dezenas! Viu só?! Observação: Recurso animado passo-a-passo, até que se formem 4 centenas e 4 dezenas. CONTEÚDO 13: Observação: Recurso animado passo-a-passo.. CONTEÚDO 14: Sete VEZES cinco é igual a trinta e cinco. Mas não podemos esquecer de somar as quatro centenas! O resultado fica: 39 centenas. 1 milhar são 10 centenas. Temos no resultado 39 centenas. Portanto, temos 3 milhares e 9 centenas! CONTEÚDO 15: Assim também acontece quando temos números maiores. Veja isso: Observação: Recurso animado.
6 CONTEÚDO 16: Para facilitar o cálculo, dividiremos o multiplicador pela sua ordem de unidades, dezenas, centenas e milhares, se assim existir. No caso da conta 431 x 26, vamos fazer duas contas de multiplicação e depois somar os resultados. Olhe com é simples: CONTEÚDO 17: Observação: Recurso animado. CONTEÚDO 18: Agora só precisamos somar o resultado das duas operações que efetuamos: Observação: Recurso animado.
7 CONTEÚDO 19: Porém, é de outra maneira que aprendemos na escola: Observação: Recurso animado passo-a-passo. CONTEÚDO 20: É bastante simples, mas vamos ver se você entendeu: 137 X28 Observação: A caixa acima se refere à entrada de dados (input text). CONTEÚDO 21: Na multiplicação, a quantidade AUMENTA. Na divisão, a quantidade DIMINUI. CONTEÚDO 22: Observação: Recurso animado
8 CONTEÚDO 23: Para Dividir também precisamos usar a tabuada. Olhem este exemplo: 48 dividido por 6, quanto dá?! CONTEÚDO 24: Observação: Recurso animado O 4 não é divisível por 6. Por isso, temos que emprestar as unidades também. CONTEÚDO 25: O 48 é um número divisível por 6. CONTEÚDO 26: Qual é o número que multiplicado por 6 é igual a 48? Vamos lembrar a tabuada do 6.
9 CONTEÚDO 27: Que número multiplicado por 6 é igual a 48? Clique na opção correta. Observação: Os resultados devem ser manipulados pelo aluno a fim de organizar a tabuada. Depois disso, ele deve clicar na linha correspondente à resposta certa. CONTEÚDO 28. a: Sim! A resposta é 8!!! Isso quer dizer que 48 DIVIDIDO por 6 é igual a 8! CONTEÚDO 28. b: Você errou, tente novamente... CONTEÚDO 29: Agora que vocês entenderam como funciona a divisão, vamos aprofundar o assunto! CONTEÚDO 30: Quanto é 172 dividido por 4?
10 Observação: Recurso animado CONTEÚDO 31: Começando pela CENTENA, logo percebemos que 1 é menos que 4 e portanto não é divisível. Por isso, pegamos as DEZENAS. Juntando os dois números correspondentes, encontramos o número 17. Será que 17 é divisível por 4? CONTEÚDO 32: Que número vezes 4 é igual a 17? Nenhum. Mas então que número vezes 4 chega perto de 17? CONTEÚDO 33: A mesma coisa acontece na subtração, veja! CONTEÚDO 34: Observação: Recurso animado
11 CONTEÚDO 35: O 16 é o resultado mais próximo do 17. Agora vamos relembrar o que foi feito: Observação: Recurso animado passo-a-passo. CONTEÚDO 36: Resta 01, entretanto, 1 não é maior que 4, portanto, não é divisível. Está na hora de utilizarmos as unidades: Observação: Recurso animado CONTEÚDO 37: 12 é divisível por 4? Sim! Que número VEZES 4 é igual a 12? Observação: Caixa de inserção de dados (input text)
12 CONTEÚDO 38: Observação: Recurso animado. Pronto! 172 DIVIDIDO por 4 é igual a 43. CONTEÚDO 39: Super fácil, não é mesmo?! Vamos ver outro exemplo: CONTEÚDO 40: CONTEÚDO 41: Não se esqueça que sem sempre as divisões resultam em contas exatas. Às vezes, fica restando algum número...
13 CONTEÚDO 42: Prontinho, pessoal! Agora está na hora de exercitar! Vamos lá! Exercício-e-Prática: Parte composta por 6 atividades interativas. 1. Seu Francisco é caminhoneiro. Viaja transportando engradados de refrigerantes da fábrica situada em Maringá, para uma distribuidora na cidade de Londrina. Faz três viagens por semana, sempre com cargas equivalentes. Um funcionário da distribuidora deve fazer um relatório mensal da quantidade de garrafas de refrigerante recebida da fábrica. Vamos ajudá-lo a fazer os cálculos? Se em cada engradado há 24 garrafas e no caminhão do Seu Francisco cabem 45 engradados, quantas garrafas ele transporta em uma viagem?
14 Input text (Espaço que o aluno utiliza para montar a conta) Input text (resposta) Resposta: 1080 Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada:sua resposta está incorreta. Tente mais uma vez! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Parabéns! Você conseguiu efetuar a conta de maneira correta!!! 2. Sabendo que um mês tem 4 semanas e que Seu Francisco faz 3 viagens por semana, quantos engradados ele transporta em um mês? Input text (Espaço que o aluno utiliza para montar a conta)
15 a) 670 engradados; Feedback fornecido pelo Objeto: Você erro., Tente mais uma vez! b) 135 engradados; Feedback fornecido pelo Objeto: Você tem certeza? Tente outra vez! c) 540 engradados; Feedback fornecido pelo Objeto: Parabéns! Você conseguiu efetuar a conta de maneira correta!!! d) 570 engradados; Feedback fornecido pelo Objeto: Essa não é a resposta correta. Tente outra vez. 3. Efetue: Resposta: Multiplicação: 1314 Divisão: 17 Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada:suas respostas estão erradas. Pense mais um pouco e tente de novo! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Parabéns! Você conseguiu acertar mais uma atividade! Está ficando bom mesmo!
16 4. Um grupo de alunos apanhou joaninhas e aranhas num total de 7 animais. O grupo contou o número de patas (pés), que resultou 48. Quantas aranhas e joaninhas haviam sido coletadas? Input text (resposta) Resposta: 3 aranhas e 4 joaninhas Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada:você não acertou. Mas não desista! Tente mais uma vez! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Oba! Mais uma resposta certa! Muito bem!!!!
17 5. Numa adição de três parcelas, a primeira parcela é 18, a segunda é o dobro da primeira e a terceira é o triplo da segunda. Qual é a soma? Resposta: 162 Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada:você está errado. Lembre-se que além de saber o valor das parcelas, você deve somá-las! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Parabéns!! Você acertou na mosca! 6. Para responder um questionário de 48 perguntas, a professora decidiu repartir os 32 alunos em grupos de 8 alunos. a) Quantos grupos foram formados? Input text (Espaço que o aluno utiliza para montar a conta) Input text (resposta)
18 Resposta: 4 Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada:seus cálculos estão errados. Refaça as contas! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Muito bem! Você acertou!!! b) Cada grupo recebeu um questionário composto por 48 questões. Todos os alunos do grupo deveriam responder ao mesmo número de questões. Quantas couberam para cada aluno? Input text (Espaço que o aluno utiliza para montar a conta) Resposta: 6 Input text (resposta) Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada:você está errado... Mas continue tentando! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Parabéns! Você conseguiu!!! 3. Bibliografias Iezzi, Gelson; Dolce, Osvaldo; Machado, Antonio Matemática e Realidade 5ª série do Ensino Fundamental, Atual Editora. Cavalcante, Luiz G.; Sosso, Juliana; Vieira, Fábio; Poli, Ednéia Para Saber matemática 5ª série do Ensino Fundamental, Editora saraiva. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Orientações pedagógicas, matemática: sala de apoio à aprendizagem. Curitiba : SEED - PR., p.
19 4. Créditos Equipe de desenvolvimento Programação em Flash Lucas Nery Equipe Pedagógica Aline Mendes Vasco Hannah Sabaini de Sá Anivalda N. V. Garcia Ana Lúcia V. Reche Responsáveis pela Documentação Aline Mendes Vasco Hannah Sabaini de Sá Coordenação / Orientação Profº Msc. André L. A. Menolli Profª Dra. Marília A. Amaral O Usuário não poderá infringir direitos de terceiros, sobretudo os direitos autorais tais como reproduzir, modificar divulgar, ou visar fins lucrativos sobre a obra alheia sem autorização prévia do titular.
Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem
1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Unidades de Medida: Capacidade.
Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem
1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Unidades de Medida: Massa.
Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Polígonos. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos
Polígonos Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aaulas passadas Conhecimentos
Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem
Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Geometria - Poliedros. 1.3.1.
Como desbloquear o POP-UP
Como desbloquear o POP-UP Manual do Usuário GIED 2009 Grupo de Informática Educativa. COMO DESBLOQUEAR O POP-UP: Para que os objetos funcionem corretamente é necessário desativar os bloqueadores de pop-up
Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão
Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos
Operações com Números Decimais
Operações com Números Decimais Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aaulas
Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos
Movimentos da Terra Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos
Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Água. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos
Água Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática
Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos
Atmosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática
Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa Poliedros Resumo Iconográfico LEGENDA
Poliedros Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática
Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos
Sistema Solar Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática
Frações. Resumo Iconográfico LEGENDA. Uma hora-aula de 45 minutos. Livro Didático. Conhecimentos adquiridos em aulas passadas. Objeto de Aprendizagem
Frações Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel Dados de identificação Disciplina: Ciências Assunto: Energia Séries indicadas: 5ª Série/6º Ano e 6ª Série/7º Ano Material utilizado: Objeto de Aprendizagem
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Adição e subtração. Séries indicadas: 6ª série/ 7º ano, 8ª série/ 9º ano do ensino
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz Dados de identificação Disciplina: Multidisciplinar Assunto: Matemática, Português, Biologia, Química, Historia, Geografia, Atualidades, entre outros. Séries
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Pontos em Batalha
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Pontos em Batalha Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Geometria analítica. Séries indicadas: 1/ 2/ 3º ano do ensino médio. Material utilizado:
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos Dados de identificação Disciplina:Biologia Assunto: Genética Séries indicadas: 2º e 3º ano (Ensino Médio) Material utilizado: Objeto
PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação
PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,
Operações com números naturais: Adição e Subtração
Operações com números naturais: Adição e Subtração Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos
Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos
Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Objetivos da Aula A aplicação deste Objeto de
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Representação de Formas Geométricas/ Gráficos no Plano. Série indicada: 5ª Série do Ensino Fundamental.
Matemática em Libras. Parte 4 Quatro operações. Professora Surda Zanúbia Dada
Matemática em Libras Parte 4 Quatro operações Professora Surda Zanúbia Dada Campo Grande - MS 2015 Quatro Operações Profª Surda Zanúbia Dada 1 Ensinando os alunos surdos como fazer adição 4 + 5 = 9 6 +
A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.
. Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula.
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula. Dados de identificação Disciplina: Língua Portuguesa. Assunto: Pontuação. Séries indicadas: 6ª Série/ 7º Ano. Material utilizado: Objeto de Aprendizagem
Introdução à Informática: Mouse
Introdução à Informática: Mouse Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA 1. Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático 2. Conhecimentos adquiridos
Fácil e Poderoso. Dinâmica 1. 3ª Série 4º Bimestre. DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO. Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico-Simbólico
Fácil e Reforço escolar M ate mática Poderoso Dinâmica 1 3ª Série 4º Bimestre DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico-Simbólico Polinômios e Equações Algébricas. Primeira
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.
PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES
PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como
Fundamentos da Matemática e Estatística
Fundamentos da Matemática e Estatística Operações matemáticas básicas Prof. Dr. Marcos Aurélio Basso IFSULDEMINAS Campus Incondentes MG Introdução As operações matemáticas básicas são adição, subtração,
Direto do concurso. Comentário CONJUNTOS NUMÉRICOS
CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais (propriedades e operações). Qual a importância de conhecer os CONJUNTOS NUMÉRICOS? Como existem vários tipos de conjuntos,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem ATIVIDADE PRÁTICA DIA 30 DE SETEMBRO DE 2017 EDUCANDOS JHONSON DOUGLAS
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman
Provão. Matemática 4 o ano
Provão Matemática 4 o ano 21 Com base em seus estudos sobre sistema de numeração decimal, marque a alternativa correta para escrevermos por extenso, os números: 1.423 94 195 a) Mil quatrocentos e vinte
Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um
FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria
25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que
RADICIAÇÃO Provavelmente até o 8 ano, você aluno só viu o conteúdo de radiciação envolvendo A RAIZ QUADRA Para relembrar: = para calcular a raiz quadrada de, devemos encontrar um número que elevado a seja,
Operações Com Números Decimais
Operações Com Números Decimais 0,9 + 0,1 =? 1,2-0,1 Destacar o preço do sorvete no carrinho! Sofia: Olha Pedro, o tio Toninho esta vendendo sorvete! pracinha Pedro: Uhuul! Vamos comprar um sorvete? Carrinho.jpg
Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado?
Uma pessoa caminha diariamente 4 000 m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa trabalhou durante 10 dias para fazer um serviço pelo qual recebeu R$ 325,00. Quanto recebeu por
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch
Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch Dados de identificação Disciplina: Inclusão Digital Assunto: Digitação Séries indicadas: 5ª a 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem (OA): Inclusão
Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado?
Uma pessoa caminha diariamente 4 000 m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa trabalhou durante 10 dias para fazer um serviço pelo qual recebeu R$ 325,00. Quanto recebeu por
CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO
COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO MATEMÁTICA Aluno(a) 3º ano Turma Professora: Valor: 20 pontos DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR(A): DATA: 17 / 12 / 2014 VALOR: 20,0 NOTA: NOME
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.
Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta:
PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Problemas para você resolver Leia
A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
DIVISÃO É o contrário da multiplicação. Ou seja, tem o sentido de dividir, repartir ou distribuir. Quando dividimos um número pelo outro, estamos diminuindo seu tamanho, distribuindo de maneira igual à
AULA 2 - MATEMÁTICA BÁSICA: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
AULA - MATEMÁTICA BÁSICA: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS. Epressões Algébricas São epressões matemáticas compostas por números, letras e operações algébricas. Epressões algébricas Eemplos Monômio Binômio Trinômio
Para indicar os dias, as semanas e os meses do ano, bem como as datas em que são comemorados os feriados, utilizamos o CALENDÁRIO.
PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Para indicar os dias, as semanas e os
Resoluções das atividades
Resoluções das atividades 2 Operações Abertura de capítulo com números naturais Dudu tinha uma coleção com 250 lápis de cor. No seu aniversário, sua mãe lhe deu 60 lápis. Qual é a operação matemática que
Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F.
Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1.
A álgebra nas profissões
A álgebra nas profissões A UUL AL A Nesta aula, você vai perceber que, em diversas profissões e atividades, surgem problemas que podem ser resolvidos com o auxílio da álgebra. Alguns problemas são tão
3. Números Racionais
. Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo
OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS
WILLIAM OLIVEIRA MENEZES JUNIOR OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS Trabalho apresentado ao curso de formação continuada da fundação CECIERJ Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes Grupo 02 Instituição:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID
PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: 8º e 9º ano 1.3 Duração: 3 períodos de 40 min 1.4 Conteúdo desenvolvido: Multiplicação e
Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano
2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.
OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID
PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)
CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha
CURSO DE MATEMÁTICA Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha Qual a importância de conhecer os CONJUNTOS NUMÉRICOS? Meu querido aluno,
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS COM SINAIS IGUAIS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS 1º Caso: (+3 ) + (+4) = + 7 +3 + 4 = + 7 ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Quando duas parcelas são positivas, o resultado da adição
Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo
Os números decimais Leitura e escrita de números decimais A fração 6/10 pode ser escrita na forma 0,6, em que 10 é a parte inteira e 6 é a parte decimal. Aqui observamos que este número decimal é menor
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan
Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.
DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 04
DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 0 Este é o º artigo da série de dicas para facilitar / agilizar os cálculos matemáticos envolvidos em questões de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira
Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda
Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.
MATEMÁTICA. ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2
MATEMÁTICA ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2 1 1 Matemática 2 Conjuntos Numéricos 00 Introdução Os conjuntos numéricos mostram a evolução do homem no decorrer do tempo mostrando que, de acordo com suas necessidades,
RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem
RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem Monitores: Juliana e Alexandre Exercício 1 Para resolver esse exercício, devemos levar em consideração os algarismos {0, 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9}. Para que esse
ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PRÉ AULA DIAGNÓSTICO 22/10/2015. Analise o algoritmo a seguir e depois assinale a alternativa correspondente:
ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com [email protected] PRÉ AULA Julgue as afirmações enumeradas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas
Polinômios e Equações Algébricas
Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano - 4º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Polinômios e Equações Algébricas Tarefa 1 Cursista: Thiago Thompson Pereira
aparecem os números, na parte de cima da máquina)
Um número de quatro algarismos multiplicado por outro de três algarismos deu como resultado 123 123. Quais são esses números? Vamos aprender a utilizar a máquina de calcular em operações simples. Para
O CIRCUITO QUATRO DESAFIOS. Atividade lúdica apoiada pelo Pensamento Computacional
O CIRCUITO QUATRO DESAFIOS Atividade lúdica apoiada pelo Pensamento Computacional C. S. Gonçalves¹, L.R. R. Cunha¹, G. F. Guarda², I. F. Goulart² ¹ Departamento de Computação Universidade Católica de Brasília
a) Qual o total de votos dos 3 primeiros candidatos? Escreva esse número por extenso: R.:
PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- No 1º turno das eleições para governador
NÚMEROS COMPLEXOS CÍNTIA TEIXEIRA DIAS. Trabalho apresentado ao curso de Formação Continuada Fundação CECIERJ/ Consórcio Cederj
1 CÍNTIA TEIXEIRA DIAS NÚMEROS COMPLEXOS Trabalho apresentado ao curso de Formação Continuada Fundação CECIERJ/ Consórcio Cederj Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes Grupo 2 Curso: Matemática 3ª série
Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se
Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios
Como aprender rapidamente a tabuada.
VOCÊ MERECE O MELHOR Para gratidão e desenvolvimento do site http://wunderkindplus.jimdo.com/ Millennium bcp NIB/ 0033 0000 4520 7424 1440 5 Svyatoslav Hrynchak IBAN/ PT50 0033 0000 4520 7424 1440 5 BIC/SWIFT/
OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO
Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO Marina Nunes e Claudia Davis: busca por um melhor entendimento do processo de ensinoaprendizagem. Fundação Carlos
Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367
Divisibilidade Um número é divisível por outro quando sua divisão por esse número for exata. Por exemplo: 20 : 5 = 4 logo 20 é divisível por 5. Múltiplos de um número Um número tem um conjunto infinito
Adição de números decimais
NÚMEROS DECIMAIS O número decimal tem sempre uma virgula que divide o número decimal em duas partes: Parte inteira (antes da virgula) e parte decimal (depois da virgula). Ex: 3,5 parte inteira 3 e parte
FUNÇÃO EXPONENCIAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0. Professora: Valéria Gomes Gonçalves
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0 FUNÇÃO EXPONENCIAL http://matfotos.pbworks.com/w/page/11251898/grupo%20%20%206 Professora: Valéria Gomes Gonçalves
Revendo as operações
A UA UL LA 61 Revendo as operações Introdução Nossa aula Assim como já vimos em muitas de nossas aulas, a Matemática é uma ciência que está sempre presente em nosso dia-adia. Na aula de hoje, recordaremos
Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante.
Conjunto dos Números Naturais A noção de um número natural surge com a pura contagem de objetos. Ao contar, por exemplo, os livros de uma estante, temos como resultado um número do tipo: N = {0,1,2,3 }
Praticando. Matemática. Sequência didática para sala de aula. Unidade 3: Adição e subtração de números naturais (páginas 35 a 48 do livro)
Edição Renovada Praticando Matemática 6 Sequência didática para sala de aula Unidade 3: (páginas 35 a 48 do livro) Objetivos Efetuar adição e subtração. Desenvolver cálculo mental. Utilizar arredondamentos
REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA
REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original
Multiplicação Divisão
Multiplicação Divisão 1 Introdução Nesta aula iremos analisar como podemos usar o Sistema Numérico para calcular operações básicas usando a Aritmética Decimal na: Multiplicação; Divisão. 2 MULTIPLICAÇÃO
-Roteiro do professor-
NÚMEROS INTEIROS -Roteiro do professor- Introdução teórica: As regras de sinais nas operações com números inteiros, em geral, causam dificuldades de aprendizagem aos alunos, ocasionando seqüelas no desenvolvimento
AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE
. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS AVALIAÇÃO BIMESTRAL º BIMESTRE NOME: TURMA: TURNO: DATA: PROFESSOR:
CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha
CURSO DE MATEMÁTICA Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha Qual a importância de conhecer os CONJUNTOS NUMÉRICOS? Meu querido aluno,
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 INSTRUÇÕES: 1) Este é um instrumento para auxiliá-lo em seu estudo
(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1
(Nova) Matemática, Licenciatura Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática I Unidade de Aprendizagem: Conjuntos, operações e equações
Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.
Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os
Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano
Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.
~W ;f 1 L IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Em certa região, existe uma linha de trem que atende a muitos moradores. As estações são numeradas. A estação inicial, de onde parte o trem, é chamada estação O. As outras se seguem: estação 1, estação
Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito
Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito SUMÁRIO SOBRE O PROJETO... 03 NOSSO JEITO DE SERVIR... 04 POR ONDE PASSAMOS... 05 NÚMEROS DO PROJETO... 06 CIRCUITO DE ATIVIDADES...
PLANO DE TRABALHO MATRIZES E DETERMINANTES
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA 2º AN0-3º BIMESTRE-2012 PLANO DE TRABALHO MATRIZES E DETERMINANTES CURSISTA: Roseli Aparecida Sevenini Silva TUTOR(A):Edileizer 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO --------------------------------
