A Nova Promessa de Inteligência de Negócios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Nova Promessa de Inteligência de Negócios"

Transcrição

1 IBM Software Group White Paper Business Analytics A Nova Promessa de Inteligência de Negócios

2 2 A Nova Promessa da Inteligência de Negócios Introdução: Muito mudou desde que a inteligência de negócios entrou em cena prometendo ajudar a TI a entregar informações aos negócios. Os ativos de informações cresceram exponencialmente, usuários de negócios tornaram-se mais proficientes com tecnologia e o ritmo dos negócios acelerou. A inteligência de negócios deve evoluir também. Hoje, para a inteligência de negócios ter sucesso, deve atender às necessidades de usuários de negócios e de profissionais de tecnologia da informação (TI). Isso geralmente é mais complicado do que parece, porque as necessidades desses dois grupos, à primeira vista, parecem diametralmente opostas. Os usuários de negócios clamam por liberdade e flexibilidade para acessar e analisar informações em seus próprios termos. A TI, no entanto, precisa manter padrões que assegurarão a integridade e a segurança das informações, bem como uma arquitetura e desempenho geral dos sistemas. O IBM Cognos Business Intelligence atinge justamente o equilíbrio correto. Fornece aos usuários de negócios a liberdade que precisam e à TI o desempenho, a segurança e a confiabilidade que precisa. Cognos Business Intelligence pode acessar praticamente qualquer fonte de dados corporativos, independente da plataforma e fornecer visualizações compreensíveis e detalhadas desses dados a todos os usuários, independente do local, desde executivos e analistas até gerentes e profissionais de inteligência de negócios (BI). Também oferece ferramentas inovadoras que permitem que esses diversos usuários acessem e analisem com facilidade as informações necessárias em seus desktops ou em dispositivos móveis enquanto estão remotos, compartilhando informações e adquirindo novos insights por meio de colaboração, e tomando melhores decisões mais rápido. O Desafio para Superar: Informar, Engajar, Alinhar, Otimizar Imagine que sua organização usou de maneira efetiva todas as informações relevantes disponíveis para tomar decisões mais inteligentes. Imagine que as decisões de negócios foram tomadas por usuários de negócios com as informações mais atualizadas dos mercados, clientes, canais e operações em todos os momentos. E imagine que programas do governo foram gerenciados com insight total e em tempo hábil com todos os fatores críticos para seus sucessos. Essa é a nova promessa de inteligência de negócios.

3 Business Analytics 3 O dicionário define inteligência como a capacidade de aprender, ponderar, entender... aptidão na apreensão de verdades, relacionamentos, fatos, significados etc. 1 A Inteligência de Negócios começa ao entregar informações relevantes a profissionais do conhecimento, mas não para por aí. A nova promessa da inteligência de negócios prevê um ambiente de trabalho no qual departamentos de TI coletam e distribuem informações por toda a empresa com custo e esforço mínimos e são conferidos poderes aos usuários de negócios para derivar insights acionáveis e em tempo hábil de suas informações quando e onde precisarem. Informar: Entregar as informações corretas às pessoas corretas no momento correto Informações podem ser o maior ativo da sua organização. Informações corporativas, vindo de operações do dia-a-dia, sistemas de planejamento de recursos corporativos, armazéns de dados, armazenagens de dados operacionais ou outras fontes, são críticas para entender e gerenciar seu desempenho de negócios. E a Web contém uma abundância de informações sobre seus clientes, mercados, concorrentes, fornecedores e parceiros. Passar essas informações para as mãos certas na hora certa pode significar a diferença entre ganhar e perder. As informações mais valiosas, no entanto, depreciam muito rápido. Considere, por exemplo, as informações usadas por um analista de mercado para identificar tendências emergentes. Se ele puder usar essas informações para obter vantagem de ser o primeiro no mercado, as informações terão valor incalculável. Mas, assim que a concorrência tiver as informações, terá valor significativamente menor. De maneira semelhante, identificar indicadores de satisfação ou insatisfação do cliente tem muito mais valor antes que um representante de contas visite o cliente do que depois. Logo, a chave para maximizar o valor das informações é passar as informações certas para as pessoas certas no momento correto. Isso significa que a TI deverá estar apta a fornecer fácil acesso a dados de todas as fontes aos usuários de negócios, em todos os horizontes de tempo, independente de onde residam. E devem fazer de maneira tal que os usuários possam entender, confiar e usar. 1 Dictionary.com Unabridged, baseado no Random House Dictionary, Random House, Inc

4 4 A Nova Promessa da Inteligência de Negócios O Cognos Business Intelligence entrega: Um espaço de trabalho unificado de Inteligência de Negócios que oferece aos usuários de negócios a liberdade de procurar e montar qualquer quantidade de conteúdo de Inteligência de Negócios de qualquer origem em uma única interface organizados por menus para que possam personalizar uma visualização e obter insights de negócios rapidamente Conteúdo de Inteligência de Negócios utilizável em dispositivos remotos incluindo Blackberry, ipad e iphone Criação com autoatendimento e recursos de arrastar e soltar em uma interface de usuário web que não necessita instalação de nenhum software, para dar aos usuários de negócios a capacidade de simplesmente procurar e/ou criar seus próprios relatórios Acesso a uma ampla variedade de fontes de informações incluindo dados operacionais, analíticos, internos e externos Acesso a informações em todos os horizontes de tempo Capacidade para profissionais de TI para criar relatórios uma vez e distribuir para diferentes tipos de usuários no formato necessário, incluindo relatórios, painéis, visualizações ou qualquer combinação Painéis de negócios que comunicam informações complexas rapidamente com apresentações visualmente ricas usando medidores, mapas, gráficos e outros elementos gráficos para mostrar múltiplos resultados juntos Linhagem de dados transparente do IBM Cognos Fontes de dados consolidadas para que um usuário tenha apenas um lugar para localizar as informações necessárias. O Active Report oferece aos funcionários remotos uma experiência de Inteligência de Negócios rica e interativa mesmo quando desconectado.

5 Business Analytics 5 IBM Cognos Business Insight O IBM Cognos Business Insight é um ambiente de trabalho de inteligência de negócios sem limites que combina acesso a todos os tipos de dados em todos os horizontes de tempo com a capacidade de montar, analisar e interagir com as informações em uma interface altamente personalizada. Os usuários podem criar e compartilhar relatórios, incluir notas a documentos e comunicar-se por meio de ferramentas e aplicativos familiares. Os usuários também podem mudar da visualização simples para a análise preditiva avançada ou de simulação por meio de uma interface de usuário graduada. Também pode ser incluído conteúdo de arquivos externos como planilhas. O IBM Cognos Business Insight oferece: Um ambiente de trabalho pré-montado com o conteúdo de BI que você precisa para entender o status dos negócios rapidamente Assistente capaz de orientar a mesclagem de dados externos com fontes relacionais e dimensionais Acesso com um clique a um glossário de negócios com definições estabelecidas de termos de negócios e de dados Funcionalidade de procura baseada em palavra-chave Uma interface intuitiva com orientação disponível na forma de vídeos de treinamento de e-learning integrados Ferramentas poderosas de criação de gráficos para comunicar ideias com elementos visuais compelidores Uma área de trabalho de Inteligência de negócios unificada oferece aos usuários de negócios a liberdade de compor um painel de partes de relatórios diferentes porém relacionadas. Anotações fornecem contexto e insight para pontos de dados.

6 6 A Nova Promessa da Inteligência de Negócios Engajar: Aproveitar ao máximo uma equipe orientada para se superar Entregar informações relevantes em tempo hábil é um bom primeiro passo. No entanto, se sua inteligência de negócios parar aqui, nunca obterá os benefícios totais da Inteligência de Negócios. Isso pode acontecer somente quando os usuários de negócios estão engajados ativamente em explorar, analisar e usar as informações. Em cada organização existem algumas pessoas que se superam, com quem a equipe conta para obter informações e insights. Essas pessoas sabem quais informações buscar, onde obtê-las e como usar as informações para avaliar a situação de todos os ângulos e entender as implicações táticas e estratégicas. O ideal é criar uma cultura corporativa de superadores que se engajam ativamente com informações para contribuir com insights novos e acionáveis. Isso exige uma solução de inteligência de negócios que vai muito além do conjunto de ferramentas tradicionais. Os usuários de negócios precisam da capacidade de analisar a situação imediata e considerar todos os resultados possíveis. O Cognos Business Intelligence entrega: Uma experiência progressiva que permite aos usuários entender as implicações táticas e estratégicas das ações propostas ao deslocar facilmente sua visualização de Inteligência de Negócios para uma análise mais avançada, preditiva ou de simulação Visualizações e painéis que permitem aos usuários observar informações de novas maneiras de derivar novos insights A capacidade de analisar grandes conjuntos de dados com uma interface de usuário de arrastar e soltar de fácil utilização A capacidade de comparar desempenho entre dimensões para captar tendências e anomalias Tempos de resposta rápidos e previsíveis A capacidade de realizar análises comparativas para identificar extremos de desempenho, como fornecedores mais e menos efetivos, em uma mesma visão Análise multidimensional em dados de Cognos Business Intelligence em um ambiente de planilha familiar com IBM Cognos Analysis for Microsoft Excel

7 Business Analytics 7 Alinhar: Orientar alinhamento para acelerar o processo de tomada de decisão Finalmente, o objetivo é permitir que empresas tomem melhores decisões mais rápido. As decisões raramente são tomadas com base em um único ponto de dados ou na opinião de um único indivíduo isoladamente. Várias entradas devem ser combinadas, compartilhadas, analisadas e acordadas. As equipes devem ser capazes de fazer hipóteses e testar o impacto tático e estratégico dos cursos de ação possíveis. A inteligência de negócios abrange muitos responsáveis por decisões, funções, departamentos, sistemas de dados e processos de negócios. Permitir um processo de tomada de decisões colaborativo exige uma abordagem que alinha decisões táticas com objetivos estratégicos e reúne processos de negócios entre fronteiras organizacionais. Colaborar sobre conteúdo de Inteligência de Negócios para compartilhar insights, ganhar consensos e acelerar a tomada de decisões.

8 8 A Nova Promessa da Inteligência de Negócios Isso exige alinhamento em duas direções: Alinhamento vertical, no qual metas e objetivos estratégicos são definidos no nível executivo relacionado a objetivos operacionais no nível funcional e para áreas de tomada de decisão dentro dessas funções. Os resultados e status são controlados e monitorados de volta por meio da cadeia de decisões Alinhamento horizontal, no qual funções diferentes podem colaborar e executar decisões estratégicas entre processos de negócios e fronteiras departamentais Em termos de requisitos de informações, esse alinhamento exige que cada responsável por decisões esteja apto a confiar em informações completas e consistentes. Eles precisam de um método para capturar e compartilhar decisões e planos dentro do sistema de gerenciamento de desempenho e um conjunto de definições acordado e compartilhado uma linguagem comum que defina como os negócios querem moldar as informações que sustentam sua orientação ao aprimoramento do desempenho de negócios. O Cognos Business Intelligence entrega: Monitoramento em tempo real de informações para comunidades de usuário que são desafiadas para executar análises em tempo real em ciclos de decisão compactados Inteligência de Negócios integrada, porém com mashups e fluxos de trabalho orientados a negócios que vinculam o BI a tarefas do dia-a-dia Rede social e colaboração integrada para alimentar a troca de ideias e conhecimento na tomada de decisão A capacidade de iniciar atividades, engajar outros com experiência, postar mensagens, arquivos, links e discutir ou revisar opiniões de outros para que todos possam trabalhar juntos rumo a um objetivo comum A capacidade de mostrar maior contexto de negócios ao anexar anotações até o nível da célula, definições de termos, linhagem de dados e como as decisões foram tomadas Fluxo de trabalho que estabelece prestação de contas, fornece modelos de decisões, sequencia próximas etapas e garante comunicação e coordenação para engajar as pessoas certas na hora certa para acelerar alinhamento e ação Scorecarding para alinhar iniciativas e projetos com a estratégia de negócios geral, comunicar objetivos com consistência e monitorar o desempenho com relação a alvos. A mesma métrica do scorecard orienta o planejamento corporativo para gerenciamento de desempenho integrado.

9 Business Analytics 9 Otimizar: Permitir à TI responder imediatamente e de forma efetiva às demandas de negócios em alteração Ter uma fundação sólida para endereçar os requisitos de hoje e os do futuro é critico para garantir benefícios sustentáveis. Com a arquitetura correta instalada, a solução pode alterar e crescer conforme as necessidades da organização evoluírem, sem colocar um peso extra na TI. O Cognos Business Intelligence entrega: Acesso a todos os dados onde quer que residam, dentro ou fora da organização Informações organizadas em termos que capturam motivadores de desempenho inseridos nos negócios Facilidade de implementação e gerenciamento para atender e exceder acordo de nível de serviço A capacidade de se ajustar a opções de infraestrutura existentes e de se adaptar a requisitos futuros Suporte a todos os tipos de informações em todos os horizontes de tempo A plataforma IBM Cognos é projetada para fornecer acesso livre a qualquer combinação de origens de dados heterogêneas. Fornece um único ponto de acesso aos dados de múltiplos sistemas e tecnologias, incluindo: Fontes relacionais, como IBM DB2, Oracle, Sybase, Microsoft SQL Server, com acesso nativo a todos os principais bancos de dados e suporte para recursos e funcionalidades específicos de bancos de dados, além de acesso ODBC a muitas outras origens. Fontes OLAP como o IBM Cognos PowerCube, IBM Cubing Services, SAP NetWeaver Business Warehouse e Microsoft SSAS, que são todos acessíveis sem a necessidade de duplicar ou fazer reengenharia de metadados. O IBM Cognos TM1 e fontes do IBM Real-time Monitoring, bem como o intervalo total de suas capacidades de análise e de geração de relatórios. SAP R/3, PeopleSoft Enterprise, JD Edwards EnterpriseOne, Oracle ebusiness Suite, Siebel CRM e SalesForce.com, que são facilmente acessíveis, com as complexas fontes de dados do ERP sendo apresentadas em termos de negócios comuns. Origens modernas e legadas, que podem ser acessadas através de uma interface relacional que permite que seja escrito uma consulta SQL contra essas origens. Isso inclui XML, Web Services e LDAP. Além disso, muitas origens legadas podem ser acessadas através do JDBC.

10 10 A Nova Promessa da Inteligência de Negócios Planejamento e orçamento de dados das soluções de planejamento do IBM Cognos. Origens de dados satélites, incluindo arquivos Microsoft Excel, arquivos Microsoft PowerPoint, arquivos Microsoft Access, arquivos texto e muito mais. Origens de mainframe, incluindo VSAM, IMS, IDMS, copybooks COBOL e outros. Dados de gerenciamento de conteúdo, incluindo IBM FileNet, Documentum, OpenSoft e outros. IBM Cognos 10: Inteligência sem fronteiras Decisões mais inteligentes. Melhores Resultados. Cognos 10 fornece uma nova experiência revolucionária para o usuário e expande a inteligência de negócios (BI) tradicional com planejamento, modelagem de cenário, monitoramento em tempo real e análises preditivas. Com a habilidade de interagir, pesquisar e montar todas as perspectivas de seu negócio, o Cognos 10 fornece uma área de trabalho de BI sem limites para oferecer suporte ao modo como as pessoas pensam e trabalham. O Cognos 10 possibilita que as organizações superem seus próprios desempenhos ao fornecer: Analíticos que qualquer um pode usar em uma área de trabalho de BI que aprimora as qualificações individuais para responder a questões de negócios importantes Inteligência coletiva com colaboração integrada e rede social para conectar pessoas e insights para ganhar alinhamento Insight acionável em qualquer lugar por dispositivos remotos, processos de negócios e em tempo real para responder instantaneamente no ponto de impacto Acessar e visualizar informações financeiras do IBM Cognos TM1 e relatórios de vendas lado a lado. Construído sobre uma plataforma de tecnologia comprovada, o Cognos 10 foi projetado para se atualizar sem interrupções e para se escalar economicamente para implementações. O Cognos 10 fornece a você e à sua organização a liberdade de ver mais, fazer mais e tomar decisões mais inteligentes que conduzem a melhores resultados de negócios

11 Business Analytics 11 Conclusão É hora de esperar mais da inteligência de negócios. O mercado de hoje exige. Os gerentes de negócios de hoje esperam. E o Cognos Business Intelligence entrega. Com o Cognos Business Intelligence, você não apenas informa os usuários de negócios. Você os arma com o conjunto progressivo de analíticos mais poderosos disponíveis, conferindo poderes para verem mais das informações que importam para seus negócios. O Cognos Business Intelligence oferece aos usuários de negócios a liberdade de colaborar e estender a Inteligência de Negócios para que possam compartilhar insights, ganhar alinhamento e tomar melhores decisões mais rápido. Essa é a nova promessa de inteligência de negócios. E essa é a promessa que o IBM Cognos Business Intelligence cumpre de maneira exclusiva. Sobre o IBM Business Analytics O software IBM Business Analytics fornece informações completas, consistentes e exatas que os tomadores de decisão confiam para melhorar o desempenho de negócios. Um portfólio abrangente de inteligência de negócios, visões analíticas avançadas, desempenho financeiro e de gerenciamento de estratégia dão insights claros, imediatos e acionáveis sobre o desempenho atual e a habilidade de prever futuros resultados. Combinadas com soluções completas para cada setor econômico, práticas comprovadas e serviços profissionais, as organizações de todos os tamanhos podem obter a mais alta produtividade de TI e entregar resultados melhores. Para obter informações adicionais Para obter mais informações ou entrar em contato com um representante: ibm.com/cognos Solicitar uma chamada Para solicitar uma chamada ou fazer uma pergunta, visite ibm.com/cognos/contactus Um representante do IBM Cognos responderá à sua consulta em até dois dias úteis.

12 IBM Brasil Ltda. Rua Tutóia, 1157 CEP São Paulo Brasil O site da IBM pode ser encontrado em: ibm.com IBM, o logotipo IBM e ibm.com são marcas registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. Caso esses e outros termos com marca registrada da IBM estejam marcados na sua primeira ocorrência nestas informações com o símbolo de marca ( ou ), esses símbolos indicam marca registrada nos EUA ou de direito consuetudinário de propriedade da IBM no momento em que estas informações foram publicadas. Essas marcas registradas também são marcas registradas ou de direito consuetudinário em outros países. Uma lista atualizada das marcas registradas da IBM está disponível na Web em: Copyright and trademark information em: ibm.com/legal/copytrade.shtml Java e todas as marcas registradas e logotipos baseados em Java são marcas registradas da Sun Microsystems, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros países. Linux é uma marca registrada da Linus Torvalds nos Estados Unidos e/ou em outros países. Microsoft, Windows, Windows NT, e Windows logo são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. SAP NetWeaver são marcas ou marcas registradas da SAP AG na Alemanha e em vários outros países. UNIX é uma marca registrada da The Open Group nos Estados Unidos e outros países. Outros nomes de empresas, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de terceiros. As referências nesta publicação a produtos ou serviços IBM não significam que a IBM pretende torná-los disponíveis em todos os países em que ela opera. P25301 Copyright IBM Corporation 2010 Todos os Direitos Reservados. Por favor, recicle. YTW03094-BRPT-00

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding Unindo a estratégia às operações com sucesso Visão Geral O Scorecarding oferece uma abordagem comprovada para comunicar a estratégia de negócios por toda a

Leia mais

Pacotes de Relatório do IBM Cognos 8 BI MidMarket Atenda a todos os seus requisitos de relatório dentro do orçamento

Pacotes de Relatório do IBM Cognos 8 BI MidMarket Atenda a todos os seus requisitos de relatório dentro do orçamento Data Sheet Pacotes de Relatório do IBM Cognos 8 BI MidMarket Atenda a todos os seus requisitos de relatório dentro do orçamento Visão Geral Organizações de tamanho médio precisam melhorar drasticamente

Leia mais

IBM WebSphere Business Monitor

IBM WebSphere Business Monitor Obtenha visibilidade em tempo real do desempenho dos processos de negócios IBM WebSphere Business Monitor Fornece aos usuários de negócios uma visão abrangente e em tempo real do desempenho dos processos

Leia mais

PRIMAVERA P6 ANALYTICS DA ORACLE

PRIMAVERA P6 ANALYTICS DA ORACLE PRIMAVERA P6 ANALYTICS DA ORACLE O Primavera P6 Analytics da Oracle é um pacote de solução de inteligência de negócios que fornece percepções valiosas sobre seus projetos e portfólios no Primavera P6 Enterprise

Leia mais

Requisitos de business intelligence para TI: O que todo gerente de TI deve saber sobre as necessidades reais de usuários comerciais para BI

Requisitos de business intelligence para TI: O que todo gerente de TI deve saber sobre as necessidades reais de usuários comerciais para BI Requisitos de business intelligence para TI: O que todo gerente de TI deve saber sobre as necessidades reais de usuários comerciais para BI Janeiro de 2011 p2 Usuários comerciais e organizações precisam

Leia mais

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios?

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? O CA ERwin Modeling fornece uma visão centralizada das principais definições de

Leia mais

IBM Cognos Financial Statement Reporting (FSR): Gerenciamento de fechamento financeiro integrado

IBM Cognos Financial Statement Reporting (FSR): Gerenciamento de fechamento financeiro integrado IBM Software Business Analytics Relatório IBM Cognos Financial Statement Reporting (FSR): Gerenciamento de fechamento financeiro integrado 2 IBM Cognos Financial Statement Reporting (FSR): Gerenciamento

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 A capacidade dos portais corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante especialmente para empresas intensivas

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Business Intelligence. BI CEOsoftware Partner YellowFin

Business Intelligence. BI CEOsoftware Partner YellowFin Business Intelligence BI CEOsoftware Partner YellowFin O que é Business Intelligence Business Intelligence (BI) é a utilização de uma série de ferramentas para coletar, analisar e extrair informações,

Leia mais

Dashboards dinâmicos para executivos

Dashboards dinâmicos para executivos dos produtos SAP Soluções SAP Crystal SAP Crystal Dashboard Design Objetivos Dashboards dinâmicos para executivos Transforme dados complexos em dashboards atraentes e interativos Transforme dados complexos

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DO PRODUTO CA Clarity PPM agility made possible O CA Clarity Project & Portfolio Management (CA Clarity PPM) o ajuda a inovar com agilidade, a transformar seu portfólio com confiança e a manter os

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa

INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa ACESSE Informações corporativas a partir de qualquer ponto de Internet baseado na configuração

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço Service Level Management SLM Gerenciamento de Níveis de Serviço 1 É o balanço o entre... Qualidade dos serviços entregues Expectativa do cliente 2 Processo: Definições Service Level Management (SLM) Têm

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise de Soluções SAP SAP Afaria, edição para nuvem Objetivos Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise 2013 SAP AG ou empresa afiliada da SAP. Investimentos

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Insight completo sobre IDG/Oracle Relatório de pesquisa de SOA Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Alinhamento

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Cross-Channel Marketing Platform. Aproximando marcas e consumidores em tempo real.

Cross-Channel Marketing Platform. Aproximando marcas e consumidores em tempo real. Cross-Channel Marketing Platform Aproximando marcas e consumidores em tempo real. Integração de dados muito mais completa. Obtenha visão panorâmica dos clientes por meio de insights relevantes. Tudo começa

Leia mais

Trabalhe com mais inteligência. Venda melhor. Ganhe mais.

Trabalhe com mais inteligência. Venda melhor. Ganhe mais. SAP Sales ondemand Trabalhe com mais inteligência. Venda melhor. Ganhe mais. Uma solução projetada para a maneira que você vende hoje A qualquer hora, em qualquer lugar Os vendedores sabem que o sucesso

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

O futuro da produtividade

O futuro da produtividade O futuro da produtividade Ambiente cada vez mais exigente CONSUMO DO PRODUTO 11% de profissionais da informação visitam sites de rede social para o trabalho FORÇA DE TRABALHO MULTIGERAÇÃO 4milhões de jovens

Leia mais

ACADEMIA DE MM (GESTÃO DE MATERIAIS)

ACADEMIA DE MM (GESTÃO DE MATERIAIS) A Academia é o melhor caminho para especialização dentro de um tema no ERP da SAP. Para quem busca uma formação com certificação em gestão de materiais, o mais indicado é participar da Academia de MM.

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

PRIMAVERA RISK ANALYSIS

PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRINCIPAIS RECURSOS Guia de análise de risco Verificação de programação Risco rápido em modelo Assistente de registro de riscos Registro de riscos Análise de riscos PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Leia mais

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio?

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Comparativo prático para escolher a ferramenta perfeita para a sua empresa Faça nosso Quiz e veja as opções que combinam com o seu perfil ÍNDICE

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 FSI capítulo 2 Referências bibliográficas: Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010 Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 Porter M., Competitive

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1. Notas sobre a Liberação

IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1. Notas sobre a Liberação IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1 Notas sobre a Liberação IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1 Notas sobre a Liberação Notas Sobre a Liberação para o IBM Endpoint

Leia mais

IBM WebSphere DataStage

IBM WebSphere DataStage IBM WebSphere DataStage Os Desafios de Integração de Dados Integrar dados discrepantes entre aplicações e processos de negócio sempre foi uma tarefa difícil, e dado a explosão de dados que acontece na

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

Soluções baseadas no SAP Business One BX MRO BX MRO. Brochura. Gestão de Manutenção, Reparo e Revisão de Equipamentos

Soluções baseadas no SAP Business One BX MRO BX MRO. Brochura. Gestão de Manutenção, Reparo e Revisão de Equipamentos Brochura BX MRO Soluções baseadas no SAP Business One BX MRO Gestão de Manutenção, Reparo e Revisão de Equipamentos Manutenção, Reparo & Revisão para SAP Business One Esta combinação de SAP Buisness One

Leia mais

Academia MM Gestão de Materiais

Academia MM Gestão de Materiais Academia MM Gestão de Materiais A Academia é melhor caminho para especialização dentro de um tema no ERP da SAP. Para quem busca uma formação com certificação em gestão de materiais, o mais indicado é

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO

UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO S Y S T E M S ASG-PERFMAN 2020 UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO ASG ASG-PERFMAN 2020: Visão Global A sua capacidade

Leia mais

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert Vivemos em um mundo em CONSTANTE MUDANÇA 1 bilhão de pessoas nas redes sociais

Leia mais

Os 10 principais benefícios do Microsoft Office Excel 2007. Autor: Leonardo Barroso Galvao

Os 10 principais benefícios do Microsoft Office Excel 2007. Autor: Leonardo Barroso Galvao Os 10 principais benefícios do Microsoft Office Excel 2007 Autor: Leonardo Barroso Galvao Os 10 principais benefícios do Microsoft Office Excel 2007 O Microsoft Office Excel 2007 é uma ferramenta poderosa

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Informação no contexto administrativo Graduação em Redes de Computadores Prof. Rodrigo W. Fonseca SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA PELOTAS >SistemasdeInformação SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER Autor: RANGEL TORREZAN RESUMO 1. Gestão de Portfolio e suas vantagens. A gestão de portfólio de projetos estabelece

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação da Empresa Somos uma empresa especializada em desenvolver e implementar soluções de alto impacto na gestão e competitividade empresarial. Nossa missão é agregar valor aos negócios de nossos

Leia mais

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe I FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe GERENCIAMENTO DE PATCHES Atualizações de segurança Aracaju, Agosto de 2009 DAYSE SOARES SANTOS LUCIELMO DE AQUINO SANTOS II GERENCIAMENTO DE PATCHES

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management Version 2.0 Simplifique e otimize seu DB2 para tarefas de gerenciamento de carga de trabalho

Leia mais

Solitaire Interglobal

Solitaire Interglobal Solitaire Interglobal POWERLINUX OU WINDOWS PARA IMPLANTAÇÃO SAP Escolher entre as plataformas concorrentes de sistema operacional Linux e Windows para SAP pode ser uma tarefa confusa para as organizações.

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? As ofertas de nuvem pública proliferaram, e a nuvem privada se popularizou. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Maria Luiza Guerra de Toledo Coordenar e conduzir um projeto de melhoria da qualidade, seja ele baseado no Seis Sigma, Lean, ou outra metodologia

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Alavancando a segurança a partir da nuvem

Alavancando a segurança a partir da nuvem Serviços Globais de Tecnologia IBM White Paper de Liderança em Pensamento Serviços de Segurança IBM Alavancando a segurança a partir da nuvem O quem, o que, quando, por que e como dos serviços de segurança

Leia mais

IBM Cognos Express. BI e Planejamento para organizações de médio porte. Destaques. IBM Software Business Analytics

IBM Cognos Express. BI e Planejamento para organizações de médio porte. Destaques. IBM Software Business Analytics BI e Planejamento para organizações de médio porte Destaques O entrega recursos essenciais de relatórios, análise, dashboard, scorecard, planejamento, orçamento e previsão que as organizações necessitam

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 20/03/2015. Big Data Analytics:

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 20/03/2015. Big Data Analytics: Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 20/03/2015 Big Data Analytics: Como melhorar a experiência do seu cliente Anderson Adriano de Freitas RESUMO

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil)

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Company Profile Índice Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Missão A SEVEN Consultoria Tecnologia è uma empresa na área da Tecnologia e Informação

Leia mais

Organograma Organizacional Automático e Subordinação da Força de Trabalho

Organograma Organizacional Automático e Subordinação da Força de Trabalho Organograma Organizacional Automático e Subordinação da Força de Trabalho Visualização da Força de Trabalho Subordinação por Contagem de Pessoas Orçamentação e Planejamento Gerenciamento de Diversidade

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision Software de gerenciamento de impressoras MarkVision O MarkVision para Windows 95/98/2000, Windows NT 4.0 e Macintosh é fornecido com a sua impressora no CD Drivers, MarkVision e Utilitários. 1 A interface

Leia mais

Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte

Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte IBM Global Technology Services Manutenção e suporte técnico Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte Uma abordagem inovadora em suporte técnico 2 Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável

Leia mais

A arte da gestão de negociações

A arte da gestão de negociações A arte da gestão de negociações A nova pesquisa da Intralinks revela os desafios que os profissionais de desenvolvimento corporativo enfrentam ao administrarem um portfólio de transações estratégicas.

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Fóruns Comunidades de Prática Mapeamento do Conhecimento Portal Intranet Extranet Banco de Competências Memória Organizacional

Leia mais