_Comentários Iniciais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "_Comentários Iniciais"

Transcrição

1 _manualdousuário

2 _Comentários Iniciais O presente Manual medbem foi desenvolvido para proporcionar o monitoramento domiciliar da glicemia à distância, visando ações preventivas para o gerenciamento de riscos e redução de custos. Permite transferência de medições e gera relatórios e gráficos, que dão aos profissionais envolvidos no acompanhamento dos diabéticos, uma visão precisa da evolução de cada paciente e do grupo. É uma ferramenta que tem como plataforma a internet e pode ser visualizada de formas diferentes pelos diversos usuários: paciente, equipe de saúde e gestor. O objetivo do Manual é mostrar as atribuições de cada usuário na interação com o sistema. Considera-se usuário os seguintes profissionais: administrativo/ gestor, médico, enfermeira, nutricionista, assistente social, psicóloga e demais profissionais envolvidos no Projeto. Para melhor entendimento, as explicações seguem a mesma lógica das operações do sistema, sendo ilustradas com a reprodução das diversas telas que são exibidas por ele. No final do manual existe um glossário, para melhor compreensão de alguns termos, de uso comum na área da saúde.

3 _Como Acessar o Sistema? O acesso ao medbem é possível através do site A tela inicial do site é a que abre o sistema. Nesta divisória serão cadastradas as informações sobre:» Clientes» Unidades» Pacientes» Usuários» Profissionais Responsáveis 1.1_Cliente Na tela acima o usuário digita sua identificação e senha. Depois clica no botão ENTRAR. O sistema exibe a tela com o primeiro menu. O usuário deve clicar em uma das divisórias, de acordo com o que está realizando no momento. 1_Cadastro Clicando nessa opção, o sistema exibe a tela para inclusão das informações para inserir novos clientes, para cadastrar para clicar em novo para abrir a tela abaixo. Clicando na divisória cadastro, o sistema exibe outro menu possibilitando a inserção das informações que serão cadastradas na base de dados no sistema. Após preenchimento do cadastro clicar em salvar.

4 » Alerta Plus» Aderência» Faixa de Glicemia Acerto de Horários e Limites Glicêmicos» Faixa de Pressão Arterial - Limites 1.3_Pacientes Após cliente cadastrado, caso necessite alguma alteração, basta clicar em cadastro a frente do nome do cliente e efetuar as alterações. 1.2_Unidade Clicando na opção paciente, o sistema exibe a tela para inclusão das informações sobre os pacientes de cada unidade. Para efetuar o cadastro do paciente, basta clicar em novo _Cadastro Clicando na opção Unidade, o sistema exibe a tela para inclusão das informações sobre as unidades pertencentes ao cliente cadastrado. Para acessar, basta clicar em cadastro a frente do cliente e cadastrar a unidade. Caso o cliente for a mesma unidade cadastrar os dados do cliente na unidade _Parametrização Após cadastrar o paciente clicar em salvar, o sistema irá retornar na pagina inicial do cadastro do paciente. Para acessar, basta clicar em parametrização a frente do cliente e cadastrar os parâmetros gerais da unidade:

5 1.3.1_Cadastro _História Clínica Esse campo permite alteração no cadastro do paciente _Prontuário Esse campo permite o cadastro do prontuário do paciente.» História Clínica;» Exame Físico;» Exames;» Histórico de Consultas;» Contato;» Insulina;» Medicação Diabetes;» Medicação Geral;» Vacinação;» Nutrição. Esse campo só está disponível para cadastro e visualização para o Médico do Paciente _Exame Físico

6 _Exames _Contato _Histórico de Consultas

7 _Insulina _Medicação Diabetes

8 Medicação Geral _Vacinação

9 _Nutrição 1.3.4_Parametrização Após realizar o cadastro do prontuário clicar em Salvar, ou Voltar, caso seja apenas uma consulta 1.3.3_Dispensa Esse campo serve para ajustar os parâmetros de cada paciente.» Alerta Plus» Aderência» Faixa de Glicemia Acerto de Horários e Limites Glicêmicos» Faixa de Pressão Arterial - Limites 1.3.5_Alterar Senha Esse campo permite o cadastro de:» Material entregue;» Quantidade de medições diárias;» Previsão de retorno para retirada de insumos. Esse campo permite o paciente alterar sua senha pessoal.

10 1.3.6_Excluir Esse campo permite apenas o gestor a excluir o paciente. Obs: Só será aceito excluir o paciente se ele não tiver nenhuma transferência de dados no sistema. 1.4_Usuários Clicando na opção Usuário, o sistema exibe a tela para inclusão ou busca das informações sobre um determinado usuário. Para efetuar o cadastro do paciente, basta clicar em novo. O sistema permite o cadastro dos seguintes perfis: Paciente Só visualização» Cadastro» Prontuário» Relatório Controle Glicêmico medidas de glicemia e analise período paciente.» Esquadrão Saude e Suporte Médico» Cadastro Alterar» Prontuário Alterar completo Só o Médico principal alterar Histórico Clínico» Relatórios Controle Glicêmico (Todos), Pressão Arterial(Todos), Acompanhamento (Alerta e Alerta Plus x Variabilidade).» Esquadrão Saude e Suporte Enfermagem / Nutricionais/Ed. Físico/Outros Profissionais» Cadastro Alterar» Prontuário Alterar Exceto Histórico Clínico do Paciente» Relatórios Controle Glicêmico (Todos), Pressão Arterial(Todos), Acompanhamento (Todos).» Equipamentos e Consumíveis» Esquadrão Saude e Suporte Gestores de Unidade» Cadastro Visualizar» Prontuário Visualizar Exceto Histórico Clínico do Paciente» Relatórios Controle Glicêmico (Todos), Pressão Arterial(Todos), Acompanhamento (Todos).» Esquadrão Saude e Suporte Após o cadastro clicar em salvar. 1.5_Profissionais Responsaveis Nesse campo será cadastrado os médicos (as) e enfermeiros (as) da Unidade. Para efetuar o cadastro do paciente, basta clicar em novo.

11 Esta tela apresenta os seguintes campos:» O código do paciente;» O nome do paciente;» Data de nascimento;» Data da última medição;» Data da última transferência. Após o cadastro clicar em salvar. 2_Relatório Clicando na divisória Relatório, o sistema exibe outro menu, onde o usuário poderá gerar os diversos relatórios oferecidos pelo sistema, dividido em 2 grupos:» Controle Glicêmico» Pressão Arterial 2.1_Controle Glicêmico 2.1.1_Medidas Glicêmicas Clicando na opção Medidas Glicêmicas, o sistema abre a tela que permite ao usuário gerar relatórios mostrando informações sobre as medições da glicemia, efetuadas pelo paciente. Basta o usuário clicar no ícone escolher na linha do paciente que o sistema gera o relatório com as medições do paciente selecionado, no período indicado pelo sistema. Caso o paciente não tenha efetuado nenhuma medição no período, o sistema apresenta a seguinte mensagem. Digitando ou selecionando um ou mais campo, ao clicar no botão Buscar o sistema exibe uma lista de paciente, tendo a esquerda de cada nome, um ícone para selecionar o paciente para o qual se quer gerar o relatório. O usúario tem a opção de determinar a data inicio e fim, impressão ou exportar para planilha excel.

12 2.1.2_Média das Medidas de Glicemia Para continuar, o usuário deve assinalar o paciente para o qual se quer obter a média das medições. Feito isto, é só clicar no botão Escolher. O sistema gera o relatório com a média das medições daquele paciente. O sistema medbem permite ao usuário gerar um relatório com as médias das medições efetuadas por um paciente em um determinado período. Se o usuário deseja gerar este relatório, basta clicar na opção Média das Medições. O sistema abre a tela a seguir: O usúario tem a opção de determinar a data inicio e fim, impressão ou exportar para planilha excel _Variabilidade das Medidas de Glicemia Nesta tela o usuário deve preencher um ou mais campo, depois clica no botão Buscar. O sistema abre uma lista de pacientes.

13 Clicando na opção Variabilidade o sistema abre a seguinte tela: 2.1.4_Gráficos das Medidas de Glicemia Nesta tela o usuário poderá gerar relatório com a variabilidade das medições de um paciente ou de um grupo. Clicando no botão Buscar o sistema gera uma lista de paciente, onde o usuário vai assinalar quais os pacientes que serão investigados. O medbem além de gerar relatórios, está preparado para construir gráficos que permitem aos profissionais uma visualização da evolução de um paciente ou de um grupo de pacientes. Clicando na opção Gráfico, o sistema exibe a seguinte tela: Em seguida, deverá clicar no botão Escolher. O sistema gera o seguinte relatório: Preenchendo as informações desta tela e clicando no botão Buscar o sistema gera uma lista de pacientes, onde o usuário irá selecionar um ou mais paciente. O usúario tem a opção de determinar a data inicio e fim, impressão ou exportar para planilha excel. Em seguida vai clicar no botão Escolher. O sistema exibe um gráfico, mostrando o comportamento das medições do paciente.

14 Preenchendo as informações desta tela e clicando no botão Buscar o sistema gera uma lista de pacientes, onde o usuário irá selecionar um ou mais paciente. O usúario tem a opção de determinar a data inicio e fim, impressão ou exportar para planilha excell _Análise Periodo X Paciente Em seguida vai clicar no botão Escolher. O sistema exibe um resumo geral do paciente, com as informações de:» Exames;» Exames Físicos;» Alerta Plus x Variabilidade;» Insulina;» Medicação Diabetes;» Medicação em Geral;» Vacinação;» Contato;» Nutrição. Clicando na opção Análise Período x Paciente o sistema abre a seguinte tela:

15 O usúario tem a opção de determinar a data inicio e fim, impressão ou exportar para planilha excel. 2.2_Pressão Arterial 2.2.1_Medidas da Pressão Arterial Clicando na opção Medidas da Pressão Arterial, o sistema abre a tela que permite ao usuário gerar relatórios mostrando informações sobre as medições da glicemia, efetuadas pelo paciente. Digitando ou selecionando um ou mais campo, ao clicar no botão Buscar o sistema exibe uma lista de paciente, tendo a esquerda de cada nome, um ícone para selecionar o paciente para o qual se quer gerar o relatório. Esta tela apresenta os seguintes campos:» O código do paciente;» O nome do paciente;» Data de nascimento;» Data da última medição;» Data da última transferência.

16 Basta o usuário clicar no ícone escolher na linha do paciente que o sistema gera o relatório com as medições do paciente selecionado, no período indicado pelo sistema. Preenchendo as informações desta tela e clicando no botão Buscar o sistema gera uma lista de pacientes, onde o usuário irá selecionar um ou mais paciente _Gráfico das Medidas da Pressão Arterial Em seguida vai clicar no botão Escolher. O sistema exibe um gráfico, mostrando o comportamento das medições do paciente. O medbem além de gerar relatórios, está preparado para construir gráficos que permitem aos profissionais uma visualização da evolução de um paciente ou de um grupo de pacientes. Clicando na opção Gráfico das Medidas da Pressão Arterial, o sistema exibe a seguinte tela:

17 3_Acompanhamento do Paciente A apuração e realizada através dos Grupos:» Alimentação;» Exames de Rotina;» Exercício Físico;» Hiperglicemia;» Hipoglicemia;» Insulina;» Medicação;» Monitorização de Glicemia;» Monitorização de Pressão Arterial;» Transmissão de Dados. 3.1_Esquadrão Saúde Nesse Relatório o usuário pode verificar o trabalho realizado pelo grupo de apoio Esquadrão Saúde, a quantidade de contatos realizados e quais os pontos que foram abordados. O Gráfico pode ser apresentado em Linha, Barras ou Pizza.

18 3.2_Alertas Se a intenção é gerar relatório sobre um grupo de pacientes, basta assinalar uma das opções acima e clicar no botão Gerar. O sistema abre uma tela com todos os pacientes contemplados pela opção definida pelo usuário, Aderência, Medições, Data Invalida e Alerta Plus, o sistema emitirá a seguinte tela: Na opção Aderência será gerada uma tela com o nome dos pacientes que não estão realizando a transferência de dados no período solicitado pelo médico, o sistema exibirá a seguinte tela: 3.2.1_ Aderência

19 O usuário escolhe a unidade que deseja obter as informações e clica em Gerar, para ser exibida a lista com as informações: Paciente; Aderência; Dias sem Medição; Última Medição; Ultima Transferência _Alerta Plus Clicando no botão Gerar, o sistema gera o relatório solicitado. Na opção Alerta Plus, o sistema abrirá pagina com as informações de:» Data Inicio» Data Fim» Alerta Plus percentual» Unidade 3.2.2_Medições Clicando no botão Gerar, o sistema gera o relatório solicitado. Na opção Medições será gerada uma tela com o nome dos pacientes que estão com medições fora do padrão préestipulado pelo médico, o sistema exibirá a seguinte tela: Após assinalar as opções desejada clicar em Gerar, para exibir o relatório. 3.3_Alerta Plus x Variabilidade» Paciente;» Data / Hora;» Medição;» Faixa de Hipoglicemia;» Faixa de Hiperglicemia _Data Inválida Clicando no botão Gerar, o sistema gera o relatório solicitado. Na opção Data Inválida Lista será gerada uma tela com o nome de todos os pacientes que estão com a data do seu monitor alterada. Esse relatório também tem a opção de visualização em Gráfico, o sistema exibirá a seguinte tela: Nesta tela o usuário poderá gerar relatório com a alerta plus x variabilidade das medições de um paciente ou de um grupo.» Paciente;» Medição;» Data do Recebimento;» Data do Monitor;» Mensagem.

20 Esse relatório tem a opção de busca de cruzamento de dados de risco de patologia e grupo de risco. Para aces Nesta tela o usuário poderá gerar relatório dos pacientes que realizaram transferências em um determinado dia. 4_Gestão 4.1_Acompanhamento Esse relatório tem a opção de busca de cruzamento de dados de risco de patologia e grupo de risco. Para acesso basta clicar na patologia a ser pesquisada, lembrando que o cruzamento pode ser realizado por varias patologias. Após assinalados basta clicar em gerar relatório ou Lista de Pacientes. Clicando na opção Acompanhamento, o sistema abre a tela onde o usuário pode gerar novas formas de acompanhamento. 3.4_Transferência dia Anterior Nesta tela o usuário deve indicar o mês e ano de início do acompanhamento e indicar como os resultados serão formatados:» Tabela» Gráfico de Linhas» Gráfico de Barras Em seguida o usuário deve clicar no botão Gerar. O sistema gera o formato escolhido. a) Tabela

21 4.2_Entrada e Abando b) Gráfico de Linhas Clicando na opção Entrada e Abandono, o sistema abre a tela onde o usuário pode visualizar em determinado período a quantidade de pacientes que foram cadastrados e que não estão sendo mais acompanhados. c) Gráfico de Colunas Para visualizar o relatório basta selecionar a unidade e o periodo e clicar em Gerar

22 4.3_Internação 4.4_Evolução Pacientes Esse relatório só poderá ser utilizado quando a instituição enviar as informações de:» Passagens diarias em Pronto Socorro» Internações em UTI» Consultas Ambulatórias O sistema também permite a emissão de relatório de acompanhamento em forma de gráfico. Basta o usuário clicar sobre a alternativa Evolução Pacientes. O sistema gera a seguinte tela: Nesse relatório temos a opção de busca por periodo e tipos de visulização do relatório, Linhas, Barras e Colunas e Barras. De posse as essas informações o sistema ira compilar os dados e trazer um grafico.

23 São três relatórios: 5.1_Transferências 5.2_Transferências por Pacientes 5_Outros Nesse Relatório são informados a quantidade de exames foram transferidos em determinado período 5.3_Transferências por Mês

24 6_Equipamentos Esse campo serve para cadastrar Monitores de Pressão Arterial, Glicosimetros e Tablet, que serão utilizados no programa. 7_Consumiveis Esse campo serve para cadastrar os insumos para monitoramento da glicemia (Tiras e Lancetas) que serão utilizados no programa. Para realizar o cadastro basta clicar em NOVO que o sistema abrirá a seguinte pagina. Para cadastrar, basta clicar em NOVO, e a pagina de cadastro será aberta. Para cadastro será necessários preencher os dados como numero de serie do equipamento e qual equipamento será cadastrado. Esse cadastro deverá ser preenchido sempre que o unidade receber os insumos para serem distribuídos aos pacientes, com data de entrada, data de validade dos insumos, quantidade.

25 8_Esquadrão Saúde Descritivo Menu Navegação medbem 1_CADASTRO 1.1_CLIENTES Cadastro inicial do cliente que estaremos prestando serviço (FEITO PELA MEDLEVENSONH - NÃO CONSTARÁ NA PERMISSÃO DO CLIENTE) 1.2_UNIDADES Faz o cadastro das unidade referente ao cliente que estamos prestando serviço (Caso o cliente só tenha uma unidade, repetir o cadastro inicial). 1.3_PACIENTE Fax o cadastro dos pacientes pertencente sempre vinculado a cada unidade. 1.4_USUÁRIOS Faz o cadastro dos profissionais e tipo de acesso que terão a plataforma medbem, com login e senha 1.5_PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS Faz o cadastro dos Médicos, Enfermeiros e demais profissionais que ligados diretamente no tratamento (cuidado) do paciente da unidade. 9_Suporte 2_RELATÓRIOS CONTROLE GLICEMICO UTILIZADO PELOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS (MÉDICOS, ENFERMEIROS E DEMAIS PROFISSIONAIS.) COM O OBJETIVO DE 2.1_MEDIDAS DE GLICEMIA Esse relatório exibe a relação de todas as medições transferidas em determinado período 2.2_MÉDIA DAS MEDIDAS DE GLICEMIA Esse relatório exibe um quadro com as médias por faixa de medição e dia da semana, de acordo com o período assinalado. 2.3_VARIABILIDADE DAS MEDIDAS DE GLICEMIA Esse relatório exibe um quadro com informações de Média das medições, quantidade de exames realizados por período, porém utiliza fórmulas para cálculo de Desvio padrão, exibe por faixa de medição e dia da semana, incluindo resumo geral por faixa. 2.4_GRÁFICO DAS MEDIDAS DE GLICEMIA Exibe as informação através de 3 opções de gráfico: Pizza, Linha e/ou barras, com informações das média das medidas de glicemia e por faixa de medição. 3_RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO MÓDULO DESENVOLVIDO PARA ACOMPANHAMENTO DOS PACIENTES PELO GRUPO DE PREVENÇÃO 3.1_ESQUADRÃO SAÚDE Exibe relatório com os motivos e condutas abordadas durante as ligações realizadas pelo grupo de prevenção. 3.2_ALERTA Exibe um Relatório, por período, para verificação do grupo de pacientes em relação as 4 variáveis: 3.2.1_ADERÊNCIA Exibe um Relatório, por período, quantificando o numero de dias que pacientes não realizam transferência de dados 3.2.2_MEDIÇÕES Exibe um relatório com informação sobre os resultados fora da faixa parametrizada para os pacientes (< limite 1 e >= limite 4) 3.2.3_DATA INVÁLIDA Exibe a informação sobre resultado que foram transferidos com a data de realização do exame alterada (houve alteração de data e hora do equipamento) _ALERTA PLUS Exibe a informação dos resultados fora da faixa limite, dentro de um % pré estabelecido pelo gestor. 3.3_ALERTA PLUS X VARIABILIDADE - Exibe um relatório que traz o cruzamento dos

26 relatório de Variabilidade Glicemica com o relatório de Alerta Plus de toda a unidade em um determinado período. 3.4_TRANSFERÊNCIA DO DIA ANTERIOR Informa os pacientes que realizaram sua transferência de dados ao sistema em uma data pré-determinada. 4_GESTÃO Relatório para analise do grupo (Gestores) 4.1_ACOMPANHAMENTO Exibe um relatório comparativo nos últimos 3 meses ou em um período pré-determinado a evolução dos parâmetros glicêmicos da unidade e classifica em três níveis (bom, alerta e ruim) 4.2_ENTRADA E ABANDONO Exibe um relatório informando a quantidade de pacientes que entraram e saíram do grupo em determinado período. 4.3_EVOLUÇÃO DE PACIENTES Exibe um relatório em gráfico de linha, barras e colunas com linhas, do grupo de pacientes pertencentes a uma unidade, informando número de pacientes e percentual para cada nível de glicemia (bom, alerta e ruim). 5 - OUTROS 5.1_TRANSFERÊNCIA - Exibe informações sobre quantidade de transferência de todo o sistema realizadas dentro de um período exibe: data. hora, valor e faixa de horário da medição da glicemia 5.2_TRANSFERENCIA POR PACIENTES Exibe as transferências por usuárioe em período solicitado - exibe: data. hora, valor e faixa de horário da medição da glicemia 5.3_TRANSFERENCIA POR MÊS EXIBE O MÊS 6_EQUIPAMENTOS Cadastra todos os equipamento que serão distribuídos aos pacientes Glicosímetro, Monitor de pressão arterial ou tablet). 7_CONSUMÍVEIS - Cadastro de todos os insumos (tiras ou lancetas) que serão distribuídos aos pacientes. 8_ESQUADRÃO SAÚDE Envio automático de perguntas dos pacientes para profissionais do grupo de apoio. 9_SUPORTE Inicia um chat on line com suporte técnico referente a plataforma medbem.

27 Unidade RJ Unidade ES Unidade SP _(21) _(27) _(11) Made by:

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação 28/02/2011 Aplicado a partir da

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

Configuração > Minha Equipe

Configuração > Minha Equipe Me cadastrei. E agora? Esse tutorial o guiará para deixar o Genu com a sua cara. Nesse passo lhe ensinaremos a administrar as suas equipes em seus diferentes locais de trabalho. IMPORTANTE: Apenas usuários

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Página Inicial Exclusiva para auditores. 2 Para efetuar seu primeiro login clique em: Como obter o primeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...6 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Manual do Portal de adesão a Campanha

Manual do Portal de adesão a Campanha Manual do Portal de adesão a Campanha 0 1 - OBJETIVO... 1 2 - ACESSO AO PORTAL DE ADESÃO... 3 2.1 - CADASTRO... 3 2.2 - LOCALIDADE...6 2.3 - TRABALHADOR...8 2.4 - CONCLUINDO A ADESÃO... 11 3 - LOGIN...

Leia mais

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão:

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão: SPM Spare Parts Management Canal Indireto Guia do Usuário Assunto: Versão: Utilização do Sistema SPM - Parceiros Canal Indireto 1.1 26/05/2014 Índice 1 Acesso... 3 2 Cadastro de Usuários... 4 2.1 Cadastrar

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...7 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE DIETA ESPECIAL CADASTRO DE DIETA ESPECIAL E CONSULTA DE DIETAS ESPECIAIS CADASTRADAS PERFIL ESCOLA

PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE DIETA ESPECIAL CADASTRO DE DIETA ESPECIAL E CONSULTA DE DIETAS ESPECIAIS CADASTRADAS PERFIL ESCOLA PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE DIETA ESPECIAL CADASTRO DE DIETA ESPECIAL E CONSULTA DE DIETAS ESPECIAIS CADASTRADAS PERFIL ESCOLA Objetivo do Documento Este documento representa todo o fluxo

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes. Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes

Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes. Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Manual - Solicitação de Exames Dermatológicos

Manual - Solicitação de Exames Dermatológicos ISSN 2236-5281 Relatório Técnico INCoD/ TELEMED.13.2013.P Manual - Solicitação de Exames Dermatológicos Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde Autores: Aldo Von Wangenheim Harley Wagner João

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Este guia tem como objetivo auxiliar os gestores de escolas do Sistema Farias Brito, a utilizarem a Plataforma Administrativa

Leia mais

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá:

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá: Menu Pesquisador o Inscrição em Novo Projeto Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto A seguinte tela aparecerá: Clique no botão Criar novo Projeto obs: cada pesquisador só poderá

Leia mais

Manual WK Radar. Solicitação de Materiais

Manual WK Radar. Solicitação de Materiais Manual WK Radar MÓDULO COMPRAS Acessar o sistema pelo ícone: Solicitação de Materiais Escolher a empresa 2009 - NAVEGAÇÃO: Preencher com seu Usuário e Senha: Clicar na opção SOLICITAÇÕES: 1 No cabeçalho,

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA 1. ACESSO AO SISTEMA DE CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS Para visualizar o Cadastro e Resolução de Recursos, o usuário com o perfil de Solicitante

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS 1/27 1.0 Objetivo Protocolar para encaminhamento para o faturamento SANCOOP as guias provenientes dos atendimentos realizados nos hospitais, clínicas e consultório 2.0 Aplicação Setor de Recepção e Comunicação.

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet NOTA: Procedimentos de utilização pela empresa cliente 1. Ao acessar a página do WebSIGOM, através do Internet Explorer, preencha o campo Login. 2.

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Patrimônio SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 PATRIMÔNIO O módulo de patrimônio do Sistema SIGA-EPT consiste na administração do material

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Posto Credenciado Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Posto Credenciado Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.5.0 Manual de Utilização Posto Credenciado Visão Gerente Histórico de alterações 19/02/2014 1 Deiviane F. R. de Souza Criação do documento. 11/03/2014 2 Deiviane F. R. de Souza Adequação

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Analise e Projeto de Sistemas

Analise e Projeto de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MÓDULO-III Analise e Projeto de Sistemas Professor Willians Santos Freudis Ferreira Isadora Fidelis Matheus Santos Wenderson Guimarães

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA Operador MANUAL SISTEMA ESISLA WEB Versão: 1.0 16 / 09 / 2010. GESTÃO PÚBLICA Controle de Revisão VERSÃO DATA DESCRIÇÃO AUTOR REVISOR 1.0 16/09/2010 Manual Operador GESTÃO PÚBLICA Página 2 de 32 ÍNDICE

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

Tutorial de Monitoria

Tutorial de Monitoria Tutorial de Monitoria Solicitação de Bolsa Para iniciar o processo de solicitação de bolsa, deve-se efetuar o login no Portal do Servidor. Em seguida, deve-se acessar Departamento e em Informações Departamento,

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 Sumário APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 NÍVEIS DE ACESSO SEGURANÇA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 DADOS PESSOAIS - ALTERAÇÃO DO PRÓPRIO CADASTRO...9

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação.

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. 1. Para acesso ao terminal basta acessar as guias Biblioteca > Circulação > Terminal de

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

1. Acessando o SIGPRH

1. Acessando o SIGPRH 1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Animais. A: Botões para cadastrar e consultar animais, clicar no botão desejado para ter acesso aos formulários.

Animais. A: Botões para cadastrar e consultar animais, clicar no botão desejado para ter acesso aos formulários. Animais A: Botões para cadastrar e consultar animais, clicar no botão desejado para ter acesso aos formulários. Cadastrar Animal A: Formulário para cadastro de animal B: Brinco do tipo char(6), não se

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...

Leia mais

Esta seção é uma breve explicação do motivo pelo qual esse módulo ou tela foi desenvolvido.

Esta seção é uma breve explicação do motivo pelo qual esse módulo ou tela foi desenvolvido. ÍNDICE ÍNDICE... 2 TAREFAS SIMILARES... 4 Entrar no sistema... 4 Sair do sistema... 5 Navegação... 5 Pesquisar um registro... 6 Telas Complementares... 6 Cadastrar um novo registro... 7 Editar um registro

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SYSCBB ACESSO PARA AS FEDERAÇÕES

MANUAL DO SISTEMA SYSCBB ACESSO PARA AS FEDERAÇÕES 1) COMO ENTRAR NO SYSCBB MANUAL DO SISTEMA SYSCBB ACESSO PARA AS FEDERAÇÕES Para acessar ao sistema SYSCBB, abra o browser (internet Explorer, Firefox e outros). Na barra de endereço digite o endereço

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

Lançamentos Protocolados

Lançamentos Protocolados Lançamentos Protocolados Procedimento para Utilizar os Lançamentos Protocolados Quando é gerado um protocolo de entrada com tipos de documentos parametrizados para gerar prélançamentos contábeis, estes

Leia mais

SARESP Manual do Sistema Integrado do Saresp - SIS

SARESP Manual do Sistema Integrado do Saresp - SIS SARESP 2010 Manual do Sistema Integrado do Saresp - SIS Sumário 3 INTRODUÇÃO 5 AGENTE VUNESP 5 Acesso ao Sistema 5 Atualização de Cadastro 6 Alocação de Fiscais 7 Visualização e Manutenção da Alocação

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47 MANUAL PBE - FOGÕES Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE Versão 1.0 Manual Operacional Pág 1/47 1.0 - INTRODUÇÃO Este documento tem por finalidade orientar os usuários do sistema na melhor utilização

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

Pesquisa de Clima. Fortes RH

Pesquisa de Clima. Fortes RH Pesquisa de Clima Fortes RH Pesquisa de Clima Tem o intuito de analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização

Leia mais

STT SISTEMA CATARINENSE DE TELEMEDICINA E TELESSAÚDE MANUAL

STT SISTEMA CATARINENSE DE TELEMEDICINA E TELESSAÚDE MANUAL STT SISTEMA CATARINENSE DE TELEMEDICINA E TELESSAÚDE MANUAL Solicitação de Exames Dermatológicos MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE EXAMES DERMATOLÓGICOS Laborato rio de Telemedicina LabIMed Universidade Federal

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Web.

CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Web. CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web Manual do Usuário Cadastro de Acordos de Parcelamento 1 de 23 Índice 1 Introdução... 3 1.1 Visão Geral... 3 1.2 Considerações Iniciais... 3 2 Funcionalidades... 4 2.1

Leia mais

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.

Leia mais