Implementação de algoritmo de tratamento de imagens para detecção de falhas em cordão de solda. Rafael Marques Ilivinski

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Implementação de algoritmo de tratamento de imagens para detecção de falhas em cordão de solda. Rafael Marques Ilivinski"

Transcrição

1 Implementação de algoritmo de tratamento de imagens para detecção de falhas em cordão de solda Rafael Marques Ilivinski Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Curso superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Curitiba PR Brasil r.ilivinski@gmail.com Resumo: Este artigo visa apresentar os resultados obtidos na implementação em Matlab do algoritmo de tratamento de imagens para detecção de falhas em cordão de solda. Várias imagens foram fornecidas pelo professor Luís Alberto Lucas, onde cada imagem tem falhas distintas no cordão de solda, sendo que o algoritmo deveria detectar e realçar as falhas em pelo menos três dessas imagens. Palavras-chave: Matlab, falhas, detecção. Abstract: This article aims to present the results obtained in the Matlab implementation of the image treatment algorithm for detecting flaws in weld bead. Several images were provided by Professor Luis Alberto Lucas, where each image has distinct flaws in the weld bead, and the algorithm should detect and highlight the failures in at least three of these images. Keywords: Matlab, flaws, detecting. 1. Introdução O presente trabalho visa detectar erros em cordão de solda por meio de um algoritmo. Inicialmente, foi implementado em MatLab um algoritmo baseado em conceitos vistos em aula, especificamente os conceitos de limiarização, morfologia matemática e elementos estruturantes, e também baseado em trabalhos similares, como a dissertação de mestrado Segmentação e extração das características de defeitos em imagens radiográficas de junta soldadas e tubulações, do professor Guilherme Schneider, que foi estudada durante as aulas. Antes de iniciar a detecção das falhas, as imagens utilizadas foram segmentadas manualmente para enfatizar apenas a parte relativa ao cordão de solda, já que as imagens fornecidas são de tubos inteiros e a parte do cordão corresponde apenas a uma parte do tubo. Para a análise dos resultados, a cada etapa da implementação era possível visualizar uma imagem, possibilitando conferir o efeito que cada função utilizada causava na imagem original.

2 2. Base Teórica 2.1. Limiarização Segundo MARQUES FILHO & VIEIRA NETO (1999, p. 71), a limiarização consiste em separar as regiões de uma imagem quando esta apresenta duas classes (o fundo e o objeto). Devido ao fato da limiarização produzir uma imagem binária à saída, o processo também é denominado, muitas vezes, binarização. A forma mais simples de limiarização consiste na bipartição do histograma, convertendo os pixels cujo tom de cinza é maior ou igual a um certo valor de limiar em brancos e os demais em pretos Morfologia Matemática Segundo MARQUES FILHO & VIEIRA NETO (1999, p. 139), morfologia matemática consiste em extrair as informações relativas à geometria e à topologia de um conjunto desconhecido (uma imagem), pela transformação através de outro conjunto completamente definido, chamado elemento estruturante. 3. Implementação Matlab e Resultados Para facilitar a implementação, foram utilizadas imagens com falhas similares. Como pode ser observado nas figuras 1,2 e 3, as imagens possuem baixo contraste. Figura 1: imagem CP1-1B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif original. Figura 2: imagem CP1-2B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif original.

3 Figura 3: imagem CP2-2B_Seifert-_kV_mA_3.5min.tif original. Para possibilitar a detecção dos erros nas imagens foi utilizada a função im2double, conforme mostra o quadro 1, que converte os pixels da imagem para números reais, caso contrário ao final da implementação apareceria somente um fundo branco e não realçaria os defeitos. i = imread( 'CP1-1B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif'); % lê a imagem 'CP1-1B_Seifert- _kv_ma_3.0min.tif' i = im2double(i); % i = imread( 'cp1-2b_seifert-_kv_ma_3.0min.tif'); % i = im2double(i); % i = imread( 'CP2-2B_Seifert-_kV_mA_3.5min.tif'); % i = im2double(i); Quadro1: Leitura da Imagem i e conversão para double usando a função im2double. Depois cada imagem foi segmentada manualmente de modo que enfatizasse a parte do cordão de solda. Foi feita também a inversão de contraste para poder visualizar os defeitos da imagem, as imagens também foram rotacionadas em 90 graus para facilitar a visualização. A função utilizada pode ser observada no quadro 2 e as imagens resultantes são observadas nas figuras 4, 5 e 6. i= i( :, 1200:2000); % segmentação para enfatizar apenas a parte relativa ao cordão de solda. I1 = imrotate( i, 90); % rotaciona a imagem para melhor visualização. figure, imshow(i1, []); % O campo [ ] inverte o contraste da imagem para visualização. Quadro 2: Segmentação manual da imagem na região relativa ao cordão de solda e rotação em 90 graus e inversão de constraste. O campo [ ] na função imshow aumenta o contraste da imagem I1 para melhor visualização.

4 Figura 4: imagem CP1-1B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif segmentada, rotacionada e com aumento de contraste. Figura 5: imagem CP1-2B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif segmentada, rotacionada e com aumento de contraste.

5 Figura 6: imagem CP2-2B_Seifert-_kV_mA_3.5min.tif segmentada, rotacionada e com aumento de contraste. Foi utilizado o filtro Bottom-hat para salientar possíveis defeitos, e como os defeitos nas imagens são em furos, o elemento estruturante utilizado foi o disco, neste caso com raio 13. Em seguida foi feita a limiarização para deixar os defeitos e eliminar o resto, as duas funções são mostradas no quadro 3. % elemento estruturante disco de raio 15, usado no bottom-hat no proximo comando I3 se = strel('disk',13); % Bottom-hat para salientar descontinuidades (possíveis defeitos) I3 = imbothat(i1,se); % figure, imshow(i3); % imtool(i3); % Limiarização (deixa os defeitos e elimina o resto) I4 I4 = I3>2e-3; Quadro 3: Filtro Bottom-Hat utizando elemento estruturante disco (disk) com raio 13. Limiarização da imagem I3. Feita a limiarização, foi utilizado a função imclose para o fechamento com elemento estruturante disco de raio 6, a função do fechamento é, segundo MARQUES FILHO, e VIEIRA NETO, fundir pequenas quebras e alargar golfos estreitos, eliminar pequenos orifícios e preencher gaps no contorno. No quadro 4 é mostrada a função imclose, e nas figuras 7, 8 e 9 são mostradas as imagens resultantes após a aplicação da função imclose.

6 % Fechamento com disco de raio 6 (conecta pontos dos defeitos) se = strel('disk',6); % elemento estruturante disk de raio 6 I5 = imclose(i4, se); % conecta pontos dos defeitos figure, imshow(i5); Quadro 4: Função imclose com elemento estruturante disco (disk) com raio 6, para efetuar fechamento dos pontos dos defeitos. A função Figure, imshow mostra a imagem resultante desta operação (I5). Figura 7: imagem CP1-1B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif após aplicação da função imclose.

7 Figura 8: imagem CP1-2B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif após aplicação da função imclose. Figura 9: imagem CP2-2B_Seifert-_kV_mA_3.5min.tif após aplicação da função imclose. Feita esta etapa, já era possível visualizar o(s) defeito(s) na forma de manchas brancas enquanto o resto estava na cor preta, porém ainda apareciam manchas brancas que não eram interessantes. Para suavizar esse problema, foi usada a função erosão imerode, com elemento estruturante disco de raio 2 para eliminar esses ruídos. Com isso as imagens obtidas já estavam em um nível satisfatório e não foram mais manipuladas, no quadro 5 é mostra a função imerode, e nas figuras 10, 11 e 12 são mostradas as imagens resultantes.

8 % Erosão com disco de raio 2 para eliminar ruídos ( manchas em branco não interessantes) se = strel('disk', 2); I6 = imerode(i5, se); figure, imshow(i6); Quadro 5: Função imerode utilizando elemento estruturante disk com raio 2, para eliminar ruídos das imagem I5 vista anteriormente nas figuras 7, 8 e 9. A função Figure, imshow mostra a imagem resultante desta operação (I6). Figura 10: imagem CP1-1B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif após aplicação da função imerode. Figura 11: imagem CP1-2B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif após aplicação da função imerode.

9 Figura 12: imagem CP2-2B_Seifert-_kV_mA_3.5min.tif após aplicação da função imerode. 4. Conclusão Os resultados obtidos nessa implementação mostram que é possível a detecção de erros em imagens, utilizando os conceitos e técnicas de processamento de imagens no Matlab vistos em aula, principalmente os conceitos de segmentação, limiarização, filtros e morfologia matemática. Por mais que seja difícil eliminar todos os elementos que não correspondam aos defeitos, o algoritmo para detectar e realçar os defeitos pode ser feito de maneira simples, não só em cordão solda, mas também pode ser utilizado para detectar defeitos em outros objetos, utilizando tanto estes conceitos como também outros para otimizar os resultados. 5. Referências 1. MARQUES FILHO, O., & VIEIRA NETO, H. (1999). Processamento Digital de Imagens. Rio de Janeiro: Brasport. 2. SCHNEIDER, Guilherme. Segmentação e extração das características de defeitos em imagens radiográficas de juntas soldadas e tubulações Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, STRAUHS, Faimara; GARCIA, Lilian; DAVID, Denise; CROCETTI, Simone. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos do DAELN (NATELN). UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba, BECKER, Alex Jenaro; SILVA, Daiane Medianeira Ilha da; DIAS, Francisco Helmuth Soares; PINHEIRO, Lucélia Kowalski. Noções Básicas de Programação em MATLAB. Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

10 Anexo I: Algoritmo completo da implementação com comentários % ALUNO: RAFAEL MARQUES ILIVINSKI % IMPLEMENTAÇÃO, CÓDIGO DE VERIFICAÇÃO DE ERROS NO CORDÃO DE SOLDA % O código da imagem 1 está pronto para ser emulado. % Os códigos das imagens 2 e 3 estão em comentários, abaixo da imagem 1. % Foi feita segmentação manual para mostrar somente a parte do cordão de % solda, já que é a única que interessa no tubo para esta implementação. % imagem 1: CP1-1 B i = imread( 'CP1-1B_Seifert-_kV_mA_3.0min.tif'); i = im2double(i); i= i( :, 1200:2000); % segmentação para enfatizar apenas a parte relativa ao cordão de solda I1 = imrotate( i, 90); % rotaciona a imagem para melhor visualização % imagem 2: CP1-2 B % i = imread( 'cp1-2b_seifert-_kv_ma_3.0min.tif'); % i = im2double(i); % i= i( :, 1200:2100); % segmentação para enfatizar apenas a parte relativa ao cordão de solda % I1 = imrotate( i, 90); % rotaciona a imagem para melhor visualização % imagem 3: CP2-2 B % i = imread( 'CP2-2B_Seifert-_kV_mA_3.5min.tif'); % i = im2double(i); % i= i( :, 1200:2100); % segmentação para enfatizar apenas a parte relativa ao cordão de solda % I1 = imrotate( i, 90); % rotaciona a imagem para melhor visualização figure, imshow(i1, []); % mostra a imagem, exceto pela inversão de contraste, sem modificações. % elemento estruturante disco de raio 15, % usado no bottom-hat no proximo comando I3 se = strel('disk',13); % Bottom-hat para salientar descontinuidades (possíveis defeitos) I3 = imbothat(i1,se); % figure, imshow(i3); % imtool(i3); % Limiarização (deixa os defeitos e elimina o resto) I4 = I3>2e-3; % Fechamento com disco de raio 6 (conecta pontos dos defeitos) se = strel('disk',6); I5 = imclose(i4, se); % figure, imshow(i5); % Erosão com disco de raio 2 para eliminar ruídos ( manchas em branco não % interessantes) se = strel('disk', 2); I6 = imerode(i5, se); figure, imshow(i6);

Implementação de códigos no Matlab para detecção de falhas em cordão de soldas. Adailton Turczen de Melo Andrine M. Varela da Cruz Wallace Griz Ayres

Implementação de códigos no Matlab para detecção de falhas em cordão de soldas. Adailton Turczen de Melo Andrine M. Varela da Cruz Wallace Griz Ayres Implementação de códigos no Matlab para detecção de falhas em cordão de soldas Adailton Turczen de Melo Andrine M. Varela da Cruz Wallace Griz Ayres Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) - Universidade

Leia mais

DEFEITOS EM IMAGENS RADIOGRÁFICAS DE JUNTAS SOLDADAS EM TUBULAÇÕES: SEGMENTAÇÃO E EXTRAÇÃO DE DEFEITOS

DEFEITOS EM IMAGENS RADIOGRÁFICAS DE JUNTAS SOLDADAS EM TUBULAÇÕES: SEGMENTAÇÃO E EXTRAÇÃO DE DEFEITOS DEFEITOS EM IMAGENS RADIOGRÁFICAS DE JUNTAS SOLDADAS EM TUBULAÇÕES: SEGMENTAÇÃO E EXTRAÇÃO DE DEFEITOS * Aluno do curso Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações da UTFPR jvrsschaid@gmail.com ** Aluno

Leia mais

Processamento Digital de Imagens Radiográficas de Juntas Soldadas e Tubulações

Processamento Digital de Imagens Radiográficas de Juntas Soldadas e Tubulações Processamento Digital de Imagens Radiográficas de Juntas Soldadas e Tubulações Daniel Felipe Warkentin, Dionísio Benedito, Devanir Pereira de Carvalho, Luís Alberto Lucas Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Morfologia Matemática. Guillermo Cámara-Chávez

Morfologia Matemática. Guillermo Cámara-Chávez Morfologia Matemática Guillermo Cámara-Chávez Morfologia Matemática Foi desenvolvida inicialmente por Georges Matheron e Jean Serra na década de 60 Baseada na Teoria dos Conjuntos Originalmente desenvolvida

Leia mais

PRÁTICA 4. SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

PRÁTICA 4. SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira PRÁTICA 4 SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prática 4 Morfologia de Imagens Instruções: Essa prática consiste de 9 Exercícios (E_1 a E_9). Deve ser gerado um arquivo

Leia mais

Aula 4: Morfologia de Imagens

Aula 4: Morfologia de Imagens SEL 5886 - VISÃO COMPUTACIONAL Aula 4: Morfologia de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Colaboração: Dr. Bruno R. N. Matheus Morfologia Morfologia matemática: Ferramenta para extração de

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Técnicas de Modificação do Histograma Compressão de Histograma 2 Veremos a definição e utilização do conceito de histograma.

Leia mais

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA

Leia mais

SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prática 2 Processamento no Domínio do Espaço Instruções: Essa prática consiste de 12 exercícios (E_1 a E_12). Deve ser gerado um arquivo

Leia mais

Processamento Digital de Imagens. Análise de Imagens

Processamento Digital de Imagens. Análise de Imagens Processamento Digital de Imagens Análise de Imagens Eduardo A. B. da Silva Programa de Engenharia Elétrica - COPPE/UFRJ Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações eduardo@smt.ufrj.br Sergio L.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL UTILIZANDO MICROTOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA APLICAÇÕES EM METROLOGIA

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL UTILIZANDO MICROTOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA APLICAÇÕES EM METROLOGIA DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL UTILIZANDO MICROTOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA APLICAÇÕES EM METROLOGIA Julio Cesar Corrêa de OLIVEIRA 1 João Flávio Vieira de VASCONCELLOS 2 Joaquim Teixeira

Leia mais

Morfologia Matemática: algumas aplicações. Rosana Gomes Bernardo Universidade Federal Fluminense

Morfologia Matemática: algumas aplicações. Rosana Gomes Bernardo Universidade Federal Fluminense Morfologia Matemática: algumas aplicações Rosana Gomes Bernardo Universidade Federal Fluminense Introdução Aplicações Motivadoras - Consumo de Gás Natural Roteiro - Placas de Veículos Referências - Cartografia

Leia mais

MORFOLOGIA MATEMÁTICA

MORFOLOGIA MATEMÁTICA MORFOLOGIA MATEMÁTICA Morfologia Na Biologia área que trata com a forma e a estrutura de plantas e animais Processamento de Imagens Ferramenta para extração de componentes de imagens que sejam úteis na

Leia mais

ESTUDO DE TÉCNICAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO A LINGUAGEM PYTHON

ESTUDO DE TÉCNICAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO A LINGUAGEM PYTHON ESTUDO DE TÉCNICAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO A LINGUAGEM PYTHON Marcus Vinícius Teodoro Silva, Marcos William da Silva Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Processamento de Imagens Segmentação Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/133 Conceituação Segmentação é uma tarefa básica no processo de análise

Leia mais

Processamento de Imagens Digitais

Processamento de Imagens Digitais Processamento de Imagens Digitais Antonio Cesar Germano Martins 2º semestre de 2018 Apresentações Nascido em Sorocaba. Graduado em Bacharelado em Física pela UNICAMP em 1989, tendo participado de pesquisas

Leia mais

APLICAÇÃO DE ROTINA MORFOLÓGICA PARA DETECÇÃO DE PISTAS DE AEROPORTOS EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO

APLICAÇÃO DE ROTINA MORFOLÓGICA PARA DETECÇÃO DE PISTAS DE AEROPORTOS EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO p. 000-000 APLICAÇÃO DE ROTINA MORFOLÓGICA PARA DETECÇÃO DE PISTAS DE AEROPORTOS EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO FERNANDO LEONARDI THIAGO GONÇALVES RODRIGUES ERIVALDO ANTÔNIO DA SILVA Universidade Estadual

Leia mais

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 5 Segmentação de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga Segmentação de

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Morfologia Matemática Binária Prof. Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://web.inf.ufpr.br/luizoliveira Luiz S. Oliveira (UFPR)

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática DETECÇÃO DE BORDAS DE IMAGENS UTILIZANDO ELEMENTOS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Prof. Marcelo Portes de Albuquerque Prof. Márcio Portes de Albuquerque Monitores: Fernanda Dutra Moraes (CBPF) Pedro de Souza Asad (CBPF) IX Escola do CBPF 22 IX Escola do CBPF

Leia mais

Processamento de Imagens. Segmentação por regiões

Processamento de Imagens. Segmentação por regiões Processamento de Imagens Segmentação por regiões Inúmeros Métodos Clusterização Baseados em histograma Detecção de bordas Crescimento de regiões Level Set Particionamento de grafos Watershed Baseados em

Leia mais

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Visão Computacional Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Processamento da Informação Capturei uma Imagem! E agora? Assumindo que

Leia mais

[2CTA121] Processamento de Imagens em Alimentos: Conceitos e Aplicações

[2CTA121] Processamento de Imagens em Alimentos: Conceitos e Aplicações [2CTA121] Processamento de Imagens em Alimentos: Conceitos e Aplicações Dr. Sylvio Barbon Junior PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS - UEL 2016 Assunto Aula 4 Segmentação de Imagens 2 de

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Exemplos. Propagação (Reconstrução)

Exemplos. Propagação (Reconstrução) Processamento de Imagens Médicas Morfologia Matemática em Imagens Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Informática Biomédica Depto. de Física e Matemática (FFCLRP/USP) Propagação (Reconstrução) lgoritmos Baseados

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Conversão de imagens; Histograma; Limiarização. Imagem digital Uma imagem é uma matriz

Leia mais

SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prática 1 - Treinamento no Matlab Instruções: Esse treinamento consiste de 11 exercícios (T_1 a T_11). Deve ser gerado um arquivo no

Leia mais

Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco

Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco Engenharia Biomédica Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco 1 Exemplos filtros Média Mediana Passa_B Passa_A Borda_H Borda_V Sobel_Y Sobel_X Oliveira, Henrique J. Quintino (UMC-SP), 2 Media Mediana

Leia mais

Seminários de pesquisa do DAINF Transformações de imagens baseadas em morfologia

Seminários de pesquisa do DAINF Transformações de imagens baseadas em morfologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Departamento Acadêmico de Informática - DAINF Seminários de pesquisa do DAINF Transformações de imagens baseadas em morfologia matemática e aplicações

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Detecção de bordas. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Detecção de bordas. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR56 Visão Computacional Detecção de bordas Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Características; Detecção de bordas. Características Tipos de características: Bordas; Cantos;

Leia mais

Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos

Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos Saulo Martiello Mastelini 12 de Julho de 2016 Para realização das operações requeridas, a ferramenta ImageJ foi utilizada. Após cada passo

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS DE ALGAS MICROSCÓPICAS POR GRANULOMETRIA MORFOLÓGICA

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS DE ALGAS MICROSCÓPICAS POR GRANULOMETRIA MORFOLÓGICA SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS DE ALGAS MICROSCÓPICAS POR GRANULOMETRIA MORFOLÓGICA Sérgio R. Nauffal 1, Jacques Facon 2, Flávio Bortolozzi 3 1 snauffal@utp.br, Universidade Tuiuti do Paraná, Av. Comendador

Leia mais

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Tentativa de replicar a habilidade humana da visão através da percepção e entendimento de uma imagem; Fazer

Leia mais

Realce de imagens parte 1: operações pontuais SCC0251 Processamento de Imagens

Realce de imagens parte 1: operações pontuais SCC0251 Processamento de Imagens Realce de imagens parte 1: operações pontuais SCC0251 Processamento de Imagens Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2013/1 Moacir Ponti Jr.

Leia mais

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 2 Processamento Espacial Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga mvieira@sc.usp.br

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Segmentação. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D.

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Segmentação. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Reconhecimento de Padrões Segmentação Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. http://lesoliveira.net Objetivos Introduzir os conceitos básicos de segmentação

Leia mais

UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in

UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in Exemplo de aplicações: automação e visão artificial reconhecimento de caracteres análise de cromossomos veículos

Leia mais

Tratamento da Imagem Transformações (cont.)

Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/133 Tratamento de Imagens - Sumário Detalhado Objetivos Alguns

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Amostragem e Quantização Amostragem refere-se ao número de pontos amostrados de uma imagem digitalizada (resolução).

Leia mais

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Visão Computacional Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Análise da Imagem Análise da Imagem O algoritmo opera sobre a imagem e extrai

Leia mais

Processamento e Análise de Imagens Médicas

Processamento e Análise de Imagens Médicas Processamento e Análise de Imagens Médicas Prof. Luiz Otávio Murta Junior 1 : Programa Fundamentos de imagem O modelo de imagem Brilho, contraste, luminância A imagem digital Quantização, amostragem e

Leia mais

INF Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza

INF Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza INF2608 - Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza Trabalho 02 Visualização de Imagens Sísmicas e Detecção Automática de Horizonte Resumo Este trabalho

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Detecção de Pontos Isolados Detecção de Linhas Prof. Sergio Ribeiro 2 Operações lógicas e aritméticas orientadas a vizinhança utilizam o conceito

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Objetivos Melhoria

Leia mais

EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE MARCADORES ANATÔMICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO POSTURAL POR IMAGENS

EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE MARCADORES ANATÔMICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO POSTURAL POR IMAGENS EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE MARCADORES ANATÔMICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO POSTURAL POR IMAGENS Daily Morales 1 Tania Mezzadri Centeno 2 daily@din.uem.br mezzadri@cpgei.cefetpr.br

Leia mais

Princípios sobre imagens digitais

Princípios sobre imagens digitais Princípios sobre imagens digitais Aula 1 LPV 5731 - ANÁLISE DE IMAGENS DE SEMENTES E PLÂNTULAS Programa de pós-graduação em Fitotecnia Francisco G Gomes-Junior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

SEL Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial

SEL Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-5895 - Visão Computacional Aula 2 Processamento Espacial Prof. Dr. Adilson Gonzaga Prof. Dr. Evandro Linhari Rodrigues Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Transformações de Intensidade Transformações Logarítmicas Comparação entre Diversas Técnicas 2 Transformações de Intensidade

Leia mais

Aula 3 Processamento Espacial

Aula 3 Processamento Espacial SEL 0449 - Processamento Digital de Imagens Médicas Aula 3 Processamento Espacial Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Processamento Espacial Transformações ponto a ponto

Leia mais

3 Processamento e Análise Digital de Imagens

3 Processamento e Análise Digital de Imagens 41 3 Processamento e Análise Digital de Imagens O Processamento Digital de Imagens (PDI) é em um conjunto de técnicas que utiliza operações matemáticas para alterar os pixels de imagens digitais. O PDI

Leia mais

Processamento Digital De Imagens Para Uma Análise Quantitativa De Sementes De Feijão

Processamento Digital De Imagens Para Uma Análise Quantitativa De Sementes De Feijão Processamento Digital De Imagens Para Uma Análise Quantitativa De Sementes De Feijão Luana de L. Lopes 1 (PG)*, Francisco R. de Melo 1 (PQ) luanalopes100@yahoo.com.br 1 Universidade Estadual de Goiás,

Leia mais

Detecção de crateras de impacto na superfície marciana por meio de técnicas de Morfologia Matemática

Detecção de crateras de impacto na superfície marciana por meio de técnicas de Morfologia Matemática Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.7698 Detecção de crateras de impacto na superfície marciana por meio de técnicas

Leia mais

Aplicação de operadores morfológicos na extração de feições cartográficas em imagens orbitais

Aplicação de operadores morfológicos na extração de feições cartográficas em imagens orbitais Aplicação de operadores morfológicos na extração de feições cartográficas em imagens orbitais Aline Sayuri Ishikawa 1,2 Paulo Henrique Amorim da Silva 1,3 Erivaldo Antônio da Silva 1,4 1 Universidade Estadual

Leia mais

Tratamento da Imagem Transformações (cont.)

Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/33 Transformações Geométricas 3 Transformações Geométricas

Leia mais

4 Detecção de Silhueta

4 Detecção de Silhueta 4 Detecção de Silhueta No decorrer deste capítulo é proposto um modelo de detecção da silhueta da mão capaz de lidar com os erros da segmentação e ruídos na sua morfologia. Num primeiro passo são considerados

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE FOLHAS DE PLANTAS COM REDES COMPLEXAS

REPRESENTAÇÃO DE FOLHAS DE PLANTAS COM REDES COMPLEXAS REPRESENTAÇÃO DE FOLHAS DE PLANTAS COM REDES COMPLEXAS OLIVEIRA, Cintia Carvalho 1 ; DORNELES, Jaqueline Neves 2 ; BEZERRA, Maria Aparecida Serafim 3 RESUMO: É notório que a utilização de técnicas no meio

Leia mais

Detecção de Tubos em Imagens Radiográficas Digitais. Pipe detection in digital radiographic images

Detecção de Tubos em Imagens Radiográficas Digitais. Pipe detection in digital radiographic images Pipe detection in digital radiographic images Márlon de Oliveira Vaz 1 Tania Mezzadri Centeno 2 Myriam Regattieri Delgado 3 Data de submissão: 01/06/2015, Data de aceite: 15/02/2016 Resumo: Este artigo

Leia mais

Simulação Gráfica. Segmentação de Imagens Digitais. Julio C. S. Jacques Junior

Simulação Gráfica. Segmentação de Imagens Digitais. Julio C. S. Jacques Junior Simulação Gráfica Segmentação de Imagens Digitais Julio C. S. Jacques Junior Segmentação Subdivide uma imagem em suas partes ou objetos constituintes. O nível até o qual essa subdivisão deve ser realizada

Leia mais

Morfologia Matemática em Imagens

Morfologia Matemática em Imagens Processamento e nálise de Imagens Médicas Morfologia Matemática em Imagens Prof. Luiz Otavio Murta Jr. FMB Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) Principais Tópicos Introdução Morfologia

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 6 de outubro de 2016 Segmentação de imagens A segmentação

Leia mais

10º Guia de Laboratório de ECA412 Introdução ao Processamento Digital de Imagens

10º Guia de Laboratório de ECA412 Introdução ao Processamento Digital de Imagens 10º Guia de Laboratório de ECA412 Introdução ao Processamento Digital de Imagens Nome Nº de Matrícula: Nome Nº de Matrícula: Nome Nº de Matrícula: Descrição geral Este laboratório tem como objetivo exemplificar

Leia mais

APLICAÇÃO DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA NA EXTRAÇÃO DE PISTAS DE AEROPORTOS EM IMAGENS DIGITAIS

APLICAÇÃO DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA NA EXTRAÇÃO DE PISTAS DE AEROPORTOS EM IMAGENS DIGITAIS APLICAÇÃO DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA NA EXTRAÇÃO DE PISTAS DE AEROPORTOS EM IMAGENS DIGITAIS FABRICIO LEONARDI VIVIANE SAMPAIO SANTIAGO ERIVALDO ANTÔNIO DA SILVA Universidade Estadual Paulista - Unesp Faculdade

Leia mais

Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Disciplina Processamento de Sinais Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noção da Análise de Fourier e Análise Espectrográfica de sinais, Estudo de Caso do Processamento Sinais Aplicado a Imagens

Leia mais

COMBINATION OF BILATERAL FILTER AND MATHEMATICAL MORPHOLOGY TO DETECT IMPACT CRATER ON MARS SURFACE

COMBINATION OF BILATERAL FILTER AND MATHEMATICAL MORPHOLOGY TO DETECT IMPACT CRATER ON MARS SURFACE Proceeding Series of the razilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol. 1, N. 1, 2013. COMINATION OF ILATERAL FILTER AND MATHEMATICAL MORPHOLOGY TO DETECT IMPACT CRATER ON MARS SURFACE

Leia mais

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera Introdução ao Processamento de Imagens COS756 PESC/COPPE/UFRJ 2013 1 Renan Garrot garrot@cos.ufrj.br 1. Introdução O processo de tracking por vídeo consiste

Leia mais

CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA.

CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. Emerson Carlos Pedrino * e-mail: ecpedrin@sel.eesc.sc.usp.br Valentin Obac Roda ** e-mail: valentin@sel.eesc.sc.usp.br

Leia mais

MORFOLOGIA MATEMÁTICA. Adair Santa Catarina Curso de Ciência da Computação Unioeste Campus de Cascavel PR

MORFOLOGIA MATEMÁTICA. Adair Santa Catarina Curso de Ciência da Computação Unioeste Campus de Cascavel PR MORFOLOGIA MATEMÁTICA Adair Santa Catarina Curso de Ciência da Computação Unioeste Campus de Cascavel PR Outubro/2015 Morfologia Matemática Morfologia na Biologia Estudo da estrutura dos animais e plantas;

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 6 Histograma de Imagem Digital 2 de 18 Sumário Conceitos Sistema de

Leia mais

AUTOMATED ASSESSMENT OF BREAST TISSUE DENSITY IN DIGITAL MAMMOGRAMS

AUTOMATED ASSESSMENT OF BREAST TISSUE DENSITY IN DIGITAL MAMMOGRAMS AUTOMATED ASSESSMENT OF BREAST TISSUE DENSITY IN DIGITAL MAMMOGRAMS Introdução Câncer de mama É uma das neoplasias mais comuns que afligem as mulheres Globalmente, a cada 3 min uma mulher é diagnosticada

Leia mais

Alunos: Caio Santos Renato Miceli

Alunos: Caio Santos Renato Miceli rangel@dscufcgedubr/ rangeldequeirop@yahoocombr Alunos: Caio Santos Renato Miceli UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG Av Aprígio Veloso, S/N Bodocongó CEP: 58109-190 Campina Grande PB www.ufcg.edu.br/

Leia mais

Extração de atributos usando o método LBP - Local Binary Pattern

Extração de atributos usando o método LBP - Local Binary Pattern Extração de atributos usando o método LBP - Local Binary Pattern Lia Nara Balta Quinta. 2 de maio de 2006 1 Antecedentes e Justificativa O Brasil possui, atualmente, um grande rebanho bovino, porém em

Leia mais

Processamento Digital de Imagens Aula 04

Processamento Digital de Imagens Aula 04 exatasfepi.com.br Processamento Digital de Imagens Aula 04 André Luís Duarte A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DE PADRÕES GRÁFICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO GRADIENTE MORFOLÓGICO

CONTROLE DE QUALIDADE DE PADRÕES GRÁFICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO GRADIENTE MORFOLÓGICO CONTROLE DE QUALIDADE DE PADRÕES GRÁFICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO GRADIENTE MORFOLÓGICO João L. Fernandes Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal Fluminense. Rua Passos da Pátria,

Leia mais

Processamento de Imagens com MATLAB Carlos Alexandre Mello

Processamento de Imagens com MATLAB Carlos Alexandre Mello com MATLAB Carlos Alexandre Mello Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1 Toolboxes Image Processing Diretório: toolbox/images/images Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 2 Comando imshow(): Visualização

Leia mais

Processamento de Imagens com MATLAB

Processamento de Imagens com MATLAB com MATLAB Carlos Alexandre Mello Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1 Toolboxes Image Processing Diretório: toolbox/images/images Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 2 Comando imshow(): Visualização

Leia mais

Processamento de Imagens com MATLAB

Processamento de Imagens com MATLAB com MATLAB Carlos Alexandre Mello Toolboxes Image Processing Diretório: o toolbox/images/images Comando imshow(): Visualização de imagens Uso: o imshow(nome_do_arquivo ou variável) Exemplo: o imshow( eight.tif

Leia mais

Extração de Redes de Drenagem em Imagens Orbitais Utilizando a Teoria da Morfologia Matemática

Extração de Redes de Drenagem em Imagens Orbitais Utilizando a Teoria da Morfologia Matemática Extração de Redes de Drenagem em Imagens Orbitais Utilizando a Teoria da Morfologia Matemática Aline Sayuri Ishikawa Paulo Henrique Amorim da Silva Erivaldo Antônio da Silva UNESP- Depto. de Cartografia

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE. Trabalho de Processamento de Imagens Reconhecimento de Símbolos de Componentes Eletrônicos

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE. Trabalho de Processamento de Imagens Reconhecimento de Símbolos de Componentes Eletrônicos Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Trabalho de Processamento de Imagens Reconhecimento de Símbolos de Componentes Eletrônicos Nome: Fernanda Duarte Vilela Reis de Oliveira Professores: Antonio

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Introdução

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Introdução Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Reconhecimento de Padrões Introdução Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. http://lesoliveira.net Objetivos Introduzir os conceito básicos de reconhecimento

Leia mais

9 Trabalho - Segmentação do corpo caloso

9 Trabalho - Segmentação do corpo caloso 9 Trabalho - Segmentação do corpo caloso Disciplina de Morfologia Matemática 1 semestre de 2015 Prof. Aura Conci Alunos: Carolina Carvalho, Érick Oliveira, Breno Carvalho e Francisco Benavides Segmentação

Leia mais

Detecção automática de pontos para alinhamento de guia tomográfica de mandíbula

Detecção automática de pontos para alinhamento de guia tomográfica de mandíbula Detecção automática de pontos para alinhamento de guia tomográfica de mandíbula Autor: Renan Carlos Pereira de Moraes Orientador: André Ricardo Backes Introdução Descoberta dos Raios X em 1895 por Wilhelm

Leia mais

Estudo comparativo de métodos de segmentação das bordas de lesões em imagens dermatoscópicas

Estudo comparativo de métodos de segmentação das bordas de lesões em imagens dermatoscópicas Estudo parativo de métodos de segmentação das bordas de lesões em imagens dermatoscópicas Pedro Vinícius Macêdo de Araújo, Geraldo Braz Junior Curso de Ciência da Computação Universidade Federal do Maranhão

Leia mais

1 1 1 *1/ *1/ *1/49

1 1 1 *1/ *1/ *1/49 O que é filtragem? As técnicas de filtragem são transformações da imagem pixel a pixel, que não dependem apenas do nível de cinza de um determinado pixel, mas também do valor dos níveis de cinza dos pixels

Leia mais

6 Conclusão Contribuições da Dissertação

6 Conclusão Contribuições da Dissertação 6 Conclusão Neste trabalho, foi apresentado um sistema colaborativo capaz de controlar as versões das edições de um vídeo no formato MPEG-2, sem que os editores estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.

Leia mais

Ao: Presidente do Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP Prof. Maurício Alves Mendes

Ao: Presidente do Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP Prof. Maurício Alves Mendes 4 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Diretoria de Graduação e Educação Profissional Curso de Engenharia Eletrônica PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 6 Histograma de Imagem Digital 2 de 32 Sumário Conceitos Sistema de

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS UTILIZANDO ELEMENTOS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS UTILIZANDO ELEMENTOS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS UTILIZANDO ELEMENTOS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA Tiago Cordeiro de Melo Nascimento Trabalho

Leia mais

Aplicação de técnicas de Morfologia Matemática e PDI na detecção semi-automática de feições cartográficas em imagens digitais

Aplicação de técnicas de Morfologia Matemática e PDI na detecção semi-automática de feições cartográficas em imagens digitais Aplicação de técnicas de Morfologia Matemática e PDI na detecção semi-automática de feições cartográficas em imagens digitais Prof. Dr. Erivaldo Antônio da Silva 1 Fernanda Puga Santos 2 Fernando Leonardi

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás 06 de julho de 2015 Mini-currículo Professor do curso Gestão da Informação Formação: Graduação

Leia mais

DIÓGENES DOS SANTOS SILVA AJUSTES DO ELEMENTO ESTRUTURAL E FILTROS PARA CONTAGEM AUTOMÁTICA DE OVOS DO AEDES AEGYPTI EM IMAGENS DE ARMADILHAS DE OVOS

DIÓGENES DOS SANTOS SILVA AJUSTES DO ELEMENTO ESTRUTURAL E FILTROS PARA CONTAGEM AUTOMÁTICA DE OVOS DO AEDES AEGYPTI EM IMAGENS DE ARMADILHAS DE OVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DIÓGENES DOS SANTOS SILVA AJUSTES DO ELEMENTO ESTRUTURAL E FILTROS PARA CONTAGEM AUTOMÁTICA DE

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Processamento morfológico. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Processamento morfológico. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR256 Visão Computacional Processamento morfológico Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Algumas operações de processamento morfológico de imagens; Imagens binárias; Imagens

Leia mais

Método de Otsu. Leonardo Torok 1

Método de Otsu. Leonardo Torok 1 Método de Otsu Leonardo Torok 1 1 Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense (UFF) Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº 24.210 346 Niterói RJ Brasil ltorok@ic.uff.br Resumo. O método de

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Introdução Prof. Dr. Márcio Sarroglia Pinho Histogramas Histogramas w Equalização alpha = 255 / numpixels for each pixel g(x,y) = cumulativefrequency[f(x,y)] * alpha end for http://www.generation5.org/content/24/histogramequalization.asp

Leia mais

Implementação do algoritmo SIFT para detecção de objetos em imagens.

Implementação do algoritmo SIFT para detecção de objetos em imagens. Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Rio de Janeiro, RJ - Brasil Implementação

Leia mais

Processamento de Imagem. Histograma da Imagem Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Histograma da Imagem Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Histograma da Imagem Professora Sheila Cáceres Histograma É a distribuição de frequência dos níveis de cinza da imagem onde cada entrada no eixo x representa o nível de cinza específico

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Filtros e Morfologia. Prof. Dr. Geraldo Braz Junior

Filtros e Morfologia. Prof. Dr. Geraldo Braz Junior Filtros e Morfologia Prof. Dr. Geraldo Braz Junior Filtragem Operações que visam extrair informações importantes da imagem CaracterísAcas Cantos, bordas, agrupamentos Melhoramento rearada de ruídos, aumento

Leia mais

Busca de imagens baseada no conteúdo: Aplicação em imagens médicas

Busca de imagens baseada no conteúdo: Aplicação em imagens médicas Busca de imagens baseada no conteúdo: Aplicação em imagens médicas Rafael Gessele Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Sumário Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais