Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem"

Transcrição

1 1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Ciências; 1.3. Conteúdo: Solos Solo: Conceito e introdução aos solos; Formação: Apresentação da seqüência de ações que formam o solo; Composição: Elementos que compõem o solo; Tipos: Classificação dos solos segundo sua composição. 2. Características/Descrição do Objeto de Aprendizagem 2.1. Nome: Solos Finalidade do O. A.¹: O presente objeto de aprendizagem tem a intenção de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, se tornando um mediador entre as ações do docente e a assimilação dos alunos. Ao final de sua aplicação, o aluno estará apto a conceituar o que é solo; compreender como se dá sua formação e o que o compõe. Também será capaz de apontar os principais tipos de solos existentes. Este objeto de aprendizagem também pretende fixar a aprendizagem do usuário por meio de atividades práticas Gênero ²: Tutorial/Exercício-e-prática: Este recurso oferece primeiramente um conteúdo informativo, composto por textos e outras mídias visuais, tais como: imagens e animações. Posteriormente, para estimular a efetivação da aprendizagem, disponibiliza atividades interativas e de caráter lúdico. Esta última característica garante maior interesse do aprendiz. ¹ A meta que o aplicativo pretende alcançar. ² Classificação do O. A. interatividade e controle (exemplo quebra-cabeça, tutorial, exercício e prática).

2 Elementos do aplicativo (enredo)³: O conteúdo abordado no objeto de aprendizagem é tratado em forma de diálogos informais entre dois personagens. No desenvolvimento das idéias propostas, são apresentadas teorias, ilustrações e animações a fim de que o aprendiz efetive a aprendizagem. No início da aplicação, o aluno se deparará com um menu, onde pode optar pelas ações que deseja desenvolver. Após a seqüência de exemplos e teorias, há o momento de verificação e fixação da aprendizagem, composta por atividades interativas. É importante frisar que o conteúdo inserido neste produto baseia-se no livro didático usado em sala de aula Tutorial: Solos CONTEÚDO 1: Pedro: A natureza é tão incrível! Você já parou para pensar como as plantas conseguem viver só com os alimentos que o solo proporciona? CONTEÚDO 2: Pedro: Como o solo é importante para a vida no planeta! Pedro: E é muito curioso perceber que há muitos tipos diferentes de solos! ³ Desenvolvimento do O.A. (especificação das ações que o aplicativo deverá realizar).

3 3 CONTEÚDO 3: Pedro pensando em todos os lugares: *Recurso animado CONTEÚDO 4: Pedro: Existem tantas coisas interessantes sobre o solo! Que tal aprender um pouco mais sobre isso? CONTEÚDO 5: Menu Solo: O que é? Formação Composição Tipos Atividades CONTEÚDO 6: Pedro: Para entender um pouco mais sobre o solo, vamos lembrar de algumas coisas:

4 4 CONTEÚDO 7: Pedro: Você se lembra das camadas que compõem a Terra? Pedro: São três: O núcleo, o manto e a litosfera. *Recurso animado e 3D CONTEÚDO 8: Sofia: Mas Pedro! Eu pensei que você ia falar sobre o solo! * Pedro: Calma! Eu disse que tínhamos que relembrar algumas coisas. Pedro: Estamos falando das camadas da Terra para poder lembrar da crosta terrestre, que está localizada na litosfera. * Sofia faz apenas uma aparição. Depois que fala, desaparece novamente. CONTEÚDO 9: Pedro: O solo é a camada mais externa da superfície terrestre. Pedro: Por isso, dizemos que o solo pertence à crosta terrestre. CONTEÚDO 10: Pedro: Mesmo havendo muitos tipos diferentes de solo, é preciso saber que nem sempre eles foram como são hoje em dia.

5 Formação CONTEÚDO 11: Pedro: O solo sofre constantes mudanças, que vem ocorrendo há milhões de anos. Pedro: É o chamado processo de formação do solo. CONTEÚDO 12: Pedro: Basicamente, o solo se forma pelo desgaste das rochas. Este fenômeno tem um nome: Pedro: INTEMPERISMO! Cenário CONTEÚDO 13: Pedro: O intemperismo pode ser físico ou químico. Isso quer dizer que a rocha sofre desgaste de diferentes formas.

6 6 CONTEÚDO 14: *Recurso animado. Todas as telas no mesmo frame.

7 7 CONTEÚDO 15: INTEMPERISMO QUÍMICO *Recurso animado CONTEÚDO 16: Pedro: O intemperismo físico está relacionado aos fenômenos climáticos. Chuva, sol, frio... Tudo isso! Pedro: Ao longo dos anos, as rochas são partidas em pequenos fragmentos. CONTEÚDO 17: Pedro: O intemperismo químico acontece quando a rocha sofre desgaste pela ação de substâncias químicas. Pedro: São o que chamamos de matéria orgânica. Restos de planta, animais mortos, raízes, etc. CONTEÚDO 18: Sofia: Está bem, Pedro! Mas o que isso tem haver com a formação do solo? Pedro: O intemperismo, fenômeno que estava explicando, faz parte desse processo de formação. Pedro: A rocha começa a ser degradada pelas mudanças climáticas e pela água. * Sofia faz apenas uma aparição. Depois que fala, desaparece novamente.

8 8 CONTEÚDO 19: *Recurso animado. Um fenômeno por vez. Por último a rocha mudando de cor. CONTEÚDO 20: Pedro: A matéria orgânica também desgasta o solo. As rochas partidas, com o tempo, vão se tornando menores, até que fiquem macias. Pedro: Neste estágio, o solo já apresenta camadas e vai se diferenciando. CONTEÚDO 21: * Recurso animado

9 9 CONTEÚDO 22: Pedro: As raízes das plantas, juntamente com as substâncias liberadas pelos liquens * vão fragmentando ainda mais as rochas, até que se forme o solo em equilíbrio. *Hiperlink CONTEÚDO 22. a: Hiperlink LÍQUENS São uma combinação de 2 tipos de organismos vivos, uma alga e um fungo. CONTEÚDO 23: * Recurso animado

10 10 CONTEÚDO 24: Pedro: Além do intemperismo, o solo sofre erosão, que também contribui para sua formação. Pedro: Erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. CONTEÚDO 25: * Recurso animado CONTEÚDO 26: Pedro: Você sabia que o solo possui muitas camadas diferentes? CONTEÚDO 27: * Recurso animado. Cada balão de fala corresponde a uma camada inserida na figura.

11 11 1º: Pedro: A primeira camada encontrada é um bloco de rocha sólida, chamado rocha-matriz. 2º: Pedro: A camada acima é composta por grandes pedaços de rocha fragmentada. 3º: Pedro: A terceira camada é de rocha parcialmente fragmentada, pobre em matéria orgânica. 4º: Pedro: A última camada é a superficial, também chamada de solo agrícola. Geralmente, é escura, fofa, rica em matéria orgânica e microrganismos Composição CONTEÚDO 28: Pedro: É importante saber também que a composição do solo contém matéria orgânica, sais minerais, ar e água. Pedro: A matéria orgânica junto com os sais minerais formam as partículas sólidas do solo. CONTEÚDO 29: Pedro: Um solo fértil deve ser composto por 50% de partículas sólidas, sendo 45% de sais minerais e 5% de matéria orgânica. 25% de água e 25% de ar. *Recurso animado

12 12 CONTEÚDO 30: Pedro: Existem inúmeras partículas sólidas que compõem o solo, mas destacam-se três: Pedro: AREIA formada por partículas de quartzo. Pedro: ARGILA constituída por partículas minerais resultantes do intemperismo. Pedro: HÚMUS formado por restos de seres vivos em decomposição. CONTEÚDO 31: Pedro: A água serve para dissolver os sais minerais que serão absolvidos pelas raízes das plantas. Contribui muito para a fertilidade da terra. CONTEÚDO 32: Pedro: O ar serve para fornecer gás oxigênio aos seres que vivem no solo. Também garante a respiração das raízes das plantas. CONTEÚDO 33: Pedro: É estranho saber que no solo encontramos água e ar, não é? Mas isso acontece porque as partículas sólidas deixam poros (espaços) entre si. Pedro: Esses poros vão sendo preenchidos por água e ar. *Recurso animado CONTEÚDO 34: Pedro: Isso influencia muito os tipos de solo. A quantidade de ar, água e matérias orgânica é capaz de diferenciar os solos.

13 Tipos CONTEÚDO 35: Pedro: Você se lembra de já ter visto diferentes tipos de solo? É fácil notar essa diferença quando chove. Pedro: Alguns solos depois da chuva secam rapidinho. Outros, ficam cheios de barro e poças d água. CONTEÚDO 36: Pedro: Estas são algumas características dos solos. O solo arenoso, por exemplo, possui poros grandes. Pedro (NO MESMO FRAME): Veja esta experiência! Obs: É importante que a janela do hiperlink ocupe todo o espaço da tela, para que não haja conflito de informações visuais para o usuário. EXPERIÊNCIA SOLO ARENOSO 1: Coloque areia em um funil; 2: Regue o funil com água; 3: Observe. RESULTADOS A água escorre pelo funil com muita facilidade. Isso acontece porque o solo arenoso é poroso (poros grandes) e permeável, fatores que auxiliam na circulação de água e ar. *fazer animação (experiência) CONTEÚDO 37: Pedro: O solo arenoso possui poros grandes. Por isso é considerado muito poroso e permeável.

14 14 Alta porosidade e alta permeabilidade *Recurso animado CONTEÚDO 38: SOLO ARENOSO Pedro: Em sua composição, também existe argila, mas em pouca quantidade. Possui cerca de 70% de areia e 30% de argila. Pedro: O solo arenoso é seco e pouco fértil. *Recurso animado

15 15 CONTEÚDO 39: Pedro: Em compensação, o solo argiloso possui pequenos poros. Pedro (NO MESMO FRAME): Veja esta experiência! Obs: É importante que a janela do hiperlink ocupe todo o espaço da tela, para que não haja conflito de informações visuais para o usuário. EXPERIÊNCIA SOLO ARENOSO 1: Coloque argila em um funil; 2: Regue o funil com água; 3: Observe. RESULTADOS A água ficou acumulada na superfície da argila, formando poças. Os poros pequenos dificultam a circulação de água e ar. O solo argiloso é pouco poroso e pouco permeável. Por isso a água fica retida. *fazer animação (experiência) e sair bem menos água do funil. (1 ou 2 gotas, no Max) CONTEÚDO 40: Pedro: Quando este solo está molhado, acumula-se lama. Quando está seco, endurece e racha.

16 16 Baixa porosidade e baixa permeabilidade. *Recurso animado CONTEÚDO 41: SOLO ARGILOSO Pedro: Em sua composição, há um pouco de areia também. É aproximadamente 30% de argila ou mais. *Recurso animado

17 17 CONTEÚDO 42: Pedro: Existe também um solo ideal para plantação. Ele se chama solo humífero, pois existe húmus em sua composição. Pedro (NO MESMO FRAME): Veja esta experiência! Obs: É importante que a janela do hiperlink ocupe todo o espaço da tela, para que não haja conflito de informações visuais para o usuário. EXPERIÊNCIA SOLO ARENOSO 1: Coloque húmus em um funil; 2: Regue o funil com água; 3: Observe. RESULTADOS Um pouco de água escorreu pelo funil. Isso aconteceu porque o solo humífero é considerado equilibrado. Seus poros não são tão grandes como os do solo arenoso, nem tão pequenos quanto os do solo argiloso. O solo humífero absorve água. Isso o torna fofo, permeável e fértil. *fazer animação (experiência) CONTEÚDO 42. a: Hiperlink HÚMUS Matéria orgânica depositada no solo. É resultado da decomposição de animais e plantas mortas.

18 18 CONTEÚDO 43: Alta porosidade e razoável permeabilidade *Recurso animado CONTEÚDO 44: SOLO HUMÍFERO Pedro: O solo humífero possui em sua composição 10% de húmus e o restante são partículas sólidas, como areia e argila. *Recurso animado CONTEÚDO 45: Pedro: Além dos tipos de solo arenoso, argiloso e humífero, existe o solo rochoso. É assim chamado, pois a rocha-matriz fica exposta. Trata-se de um solo jovem.

19 19 *Cenário CONTEÚDO 46: Sofia: Pedro! Chega de falar! Nosso tempo está se esgotando!!! * Pedro: Nossa! É verdade! Tinha me esquecido do nosso tempo! * Sofia faz apenas uma aparição. Depois que fala, desaparece novamente. CONTEÚDO 47: Pedro: Então é isso, pessoal! Espero que vocês tenham aprendido um pouco sobre solos. Agora vamos exercitar!

20 Exercício-e-Prática: Parte composta por 4 atividades interativas. 1. Complete a palavra-cruzada: 1: Tipo de solo que tem alta porosidade e permeabilidade. 2: Tipo de solo jovem. 3: Tipo de solo fértil e fofo. 4: Tipo de solo que contém mais argila. 5: É a camada mais externa da Terra.

21 21 Resposta: Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada: Sua resposta está errada. Vamos lá, tente mais uma vez! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Parabéns! Sua resposta está certa! 2. Forca.

22 22 Respostas: Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada: Você errou, mas não desista! Preste mais atenção nas letras e na dica! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Parabéns! Sua resposta está certa! 3. Pinte: a. A rocha-matriz de cinza; b. O solo agrícola de marrom.

23 23 Resposta: Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta errada:sua resposta está errada. Pense mais um pouco e tente de novo! Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Ótimo! Você está de parabéns! 4. Ligue os pontos:

24 24 Resposta: Feedback fornecido pelo Objeto em caso de resposta correta: Muito bem! Você completou todas as atividades! Parabéns!!! 3. Bibliografias Projeto Araribá: Obra Coletiva Ciências 5ª série, Editora Moderna, Barros, Carlos; Paulino, Wilson Ciências. O Meio Ambiente. Editora Ática, Santana, Olga; Fonseca, Aníbal Ciências Naturais 5ª série. Editora Saraiva, 2006.

25 25 4. Créditos Equipe de desenvolvimento Programação em Flash Lucas Nery Equipe Pedagógica Aline Mendes Vasco Hannah Sabaini de Sá Zenaide M. Sanches Responsáveis pela Documentação Aline Mendes Vasco Hannah Sabaini de Sá Coordenação / Orientação Profª Dra. Marília A. Amaral Profº Msc. Viviane F. Bartholo O Usuário não poderá infringir direitos de terceiros, sobretudo os direitos autorais tais como reproduzir, modificar divulgar, ou visar fins lucrativos sobre a obra alheia sem autorização prévia do titular.

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Unidades de Medida: Capacidade.

Leia mais

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Unidades de Medida: Massa.

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Atmosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano Rochas, solo e vida no meio terrestre CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano O solo, a camada superficial da Terra, é um dos principais suportes da vida. A sua espessura, composição e propriedades variam

Leia mais

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Operações com Números Naturais:

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Movimentos da Terra Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos

Leia mais

Como desbloquear o POP-UP

Como desbloquear o POP-UP Como desbloquear o POP-UP Manual do Usuário GIED 2009 Grupo de Informática Educativa. COMO DESBLOQUEAR O POP-UP: Para que os objetos funcionem corretamente é necessário desativar os bloqueadores de pop-up

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas. Conteúdo: Constituição do Solo mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas água húmus ar Solo é o nome dado à parte superficial da litosfera constituída pela mistura de matéria

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos: Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo SOLO Parte mais superficial e fina da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. É fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta.

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características SOLOS DO BRASIL Tipos de solo e suas características O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de chão ou terra. É um elemento natural e de fundamental importância para

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Polígonos. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Polígonos. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Polígonos Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aaulas passadas Conhecimentos

Leia mais

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura 6. Importância O solo é a camada mais superficial e mais fina da crosta terrestre, e é indispensável para a manutenção da vida na Terra

Leia mais

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O

Leia mais

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo CONCEITO DE SOLO Sistema Brasileiro de Classificação do Solo Definições e Conceitos de Solo É uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Água. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Água. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Água Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Sistema Solar Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Cálculos Fracionários

Cálculos Fracionários Cálculos Fracionários Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aulas passadas

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Biosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Biosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Biosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

b) Que é solo permeável? R.:

b) Que é solo permeável? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 TIPOS DE SOLO Os solos não são

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos.

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. Exercitando Ciências Tema: Solos Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. 1. O solo é um componente terrestre essencial para os seres vivos e também para a realização

Leia mais

A Terra como um sistema

A Terra como um sistema A Terra como um sistema Subsistemas fundamentais Geosfera Atmosfera Hidrosfera Biosfera Os subsistemas constituintes do sistema Terra são a atmosfera, a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, que interagem

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

Fatores de Formação de Solos

Fatores de Formação de Solos Fatores de Formação de Solos De onde vem o solo? O solo resulta da ação simultânea do clima e organismos que atuam sobre um material de origem (rocha), que ocupa determinada paisagem ou relevo, durante

Leia mais

Operações com Números Decimais

Operações com Números Decimais Operações com Números Decimais Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aaulas

Leia mais

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 COMO AS ROCHAS SE FORMAM? A litosfera é a camada de rocha que existe sobre o manto, ou seja, a nossa crosta terrestre, que se transforme e se cria por meio do vulcanismo

Leia mais

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II MÓDULO 03 GEOGRAFIA II Ação da água Oscilações de temperatura Atuação dos seres vivos (animais e vegetais) ROCHA Com o tempo ocorre a desintegração e a decomposição Os minerais vão se quebrar em pequenos

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 2º BIM P2 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno:... Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão

Leia mais

Solos e suas várias importâncias

Solos e suas várias importâncias SOLOS Solos e suas várias importâncias Fornecer alimentos, madeira e terra para construções. Capacidade de decompor resíduos e purificar a água. Capacidade de regular as enchentes. Na paisagem, produzindo

Leia mais

Conhecendo um. pouco do SOLO

Conhecendo um. pouco do SOLO Conhecendo um pouco do SOLO 1 O solo é um recurso natural renovável é responsável por abrigar as espécies vegetais e também por ser o meio de sobrevivência do ser humano e dos animais. http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/795df51481d796f77853b5bafb74709b.jpg

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 1º/06/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 1º/06/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos Dados de identificação Disciplina:Biologia Assunto: Genética Séries indicadas: 2º e 3º ano (Ensino Médio) Material utilizado: Objeto

Leia mais

Composição do solo. Luciane Costa de Oliveira

Composição do solo. Luciane Costa de Oliveira Composição do solo Luciane Costa de Oliveira Introdução O solo é composto por matéria mineral, matéria orgânica, água e ar; Além da areia, argila e MO (fase sólida), o solo apresenta canais ou poros, importantes

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 Processos de formação dos solos e Perfil do solo Profª. Drª Mariana Soares Domingues 1 A pedosfera como uma interface ambiental Na escala de quilômetros (a), o solo faz

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira Formação do Solo Luciane Costa de Oliveira Solo É o sustentáculo da vida e todos os organismos terrestres dele dependem direta ou indiretamente. É um corpo natural que demora para nascer, não se reproduz

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Kig

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Kig Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Kig Dados de identificação Disciplina: Matemática Assunto: Geometria Plana e Formas Geométricas Séries indicadas: 5ª e 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

O solo. Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia

O solo. Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia O solo Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O solo é a camada mais superficial da crosta

Leia mais

Introdução à Informática: Mouse

Introdução à Informática: Mouse Introdução à Informática: Mouse Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA 1. Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático 2. Conhecimentos adquiridos

Leia mais

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva.

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O CICLO DA ÁGUA ÁGUA, UM BEM PRECIOSO DA

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Número: 1 - Conteúdo: - Estrutura da Terra - Características da crosta terrestre, do manto

Leia mais

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul?

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul? PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- TEXTO 1 a) Sobre a imagem acima, responda:

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 Processos de formação dos solos 1 Conteúdo 1. Processo de Intemperismo 1.1. Intemperismo físico 1.2. Intemperismo químico 2. Principais elementos liberados 3. Regolito

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65)

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65) RECURSOS HÍDRICOS Prof. Marcel Sena Campos senagel@gmail.com (65) 9223-2829 Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. Você sabia? Quase toda a

Leia mais

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes)

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) Os Solos - Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) - Solo: camada superficial, resultante de rocha decomposta ou triturada. Mistura-se a matéria orgânica. - Intemperismo: ação decompositora

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula.

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula. Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula. Dados de identificação Disciplina: Língua Portuguesa. Assunto: Pontuação. Séries indicadas: 6ª Série/ 7º Ano. Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

clima. O material intemperizado das rochas ou minerais podem permanecer no mesmo local durante um certo tempo. Mais cedo ou mais tarde porém esse

clima. O material intemperizado das rochas ou minerais podem permanecer no mesmo local durante um certo tempo. Mais cedo ou mais tarde porém esse FORMAÇÃO DOS SOLOS A maioria das rochas se forma em profundidade, em ambientes diferentes dos que existem na superfície terrestre. Ao ficarem expostas à atmosfera e à hidrosfera, adaptam-se ao novo ambiente

Leia mais

O SOLO. Profa. Dra. Marciléia Silva do Carmo. Geologia Aplicada a Pedologia

O SOLO. Profa. Dra. Marciléia Silva do Carmo. Geologia Aplicada a Pedologia O SOLO Profa. Dra. Marciléia Silva do Carmo Geologia Aplicada a Pedologia Sumário da Aula 1. Conceitos de Solo 2. Formação do solo 3. Solo como um ser vivo 4. Tamanho do Solo 5. Perfil do Solo: camadas

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br SOLOS Solo é o substrato onde os seres humanos constroem suas vidas, por sobre a astenosfera (Crosta), abaixo da atmosfera. O solo é produto da intemperização

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos Geotécnica Ambiental Aula 2: Revisão sobre solos Fatores de Formação As propriedades e características do solo são função dos fatores de formação Material de Origem Solos derivados de granitos x basaltos

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem KmPlot

Plano de aula Objeto de Aprendizagem KmPlot Plano de aula Objeto de Aprendizagem KmPlot Dados de identificação Disciplina: Matemática Assunto: Funções no plano cartesiano Séries indicadas: 6ª a 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2018. Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano TEMPO Início: Término: Total: Disciplina: Ciências O SOLO nossa vida. O QUE É O SOLO? O solo é um conjunto formado

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos)

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) de Geografia Exercícios Complementares Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) 1. A imagem a seguir mostra um esquema com as três principais camadas internas da Terra. Identifique-as

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz Dados de identificação Disciplina: Multidisciplinar Assunto: Matemática, Português, Biologia, Química, Historia, Geografia, Atualidades, entre outros. Séries

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel Dados de identificação Disciplina: Ciências Assunto: Energia Séries indicadas: 5ª Série/6º Ano e 6ª Série/7º Ano Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 O solo humífero caracteriza-se por ser arejado e permeável, fértil para a vida vegetal. O que faz com que ele possua

Leia mais

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos?

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? 1 Observe as fotos: Zeljko Radojko/Shutterstock Maxim Tupikov/Shutterstock Empire331/Dreamstime a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? b) Que componente pode ser visto nas três fotos? Descreva

Leia mais

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO O SOLO E OS SERES HUMANOS O solo é formado pelo desgaste de rochas formadas a milhões de anos; O solo é responsável pela moradia fixa do ser humano, pois, é dele que é produzido

Leia mais

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 4. Organização da Aula. Intemperismo e Formação dos Solos. Contextualização.

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 4. Organização da Aula. Intemperismo e Formação dos Solos. Contextualização. Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental Aula 4 Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Organização da Aula Intemperismo e formação de solos Intemperismo de rochas Perfil e horizontes do solo Composição

Leia mais

Solo características gerais. Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota)

Solo características gerais. Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota) Solo características gerais Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota) Constituintes do solo a matéria mineral a matéria orgânica, a água o ar 45% minerais 5% 20% ar 30% água Propriedades físico-químicas

Leia mais

Prof. lucasmarqui. Rochas e Solos Geologia

Prof. lucasmarqui. Rochas e Solos Geologia Rochas e Solos Geologia Nosso planeta, a Terra, existe a aproximadamente 4,5 bilhões de anos e trabalha como um sistema de muitos componentes interativos, tanto sob sua superfície como em sua atmosfera

Leia mais

SOLO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES

SOLO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES Autores: Ana Maria Pace João Carlos Pinto Nazário de Oliveira Silva Ricardo Eiji Noguti Sergio Hideo Arakaki SOLO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES Contexto: Esta aula é destinada a alunos da 5 a série (3

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

A Terra é o único planeta do Sistema Solar em que se conhece Vida.

A Terra é o único planeta do Sistema Solar em que se conhece Vida. B1 A Terra é o único planeta do Sistema Solar em que se conhece Vida. As características que permitiram o aparecimento de Vida na Terra e a sua evolução foram: Posição no Sistema Solar permitiu que a Terra

Leia mais

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André Economia Rural: os solos Geografia 7º ano Professor André Solo camada superficial das terras emersas do planeta, com espessura que varia de alguns centímetros a alguns metros. É a parte da crosta terrestre

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Adição e subtração. Séries indicadas: 6ª série/ 7º ano, 8ª série/ 9º ano do ensino

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Representação de Formas Geométricas/ Gráficos no Plano. Série indicada: 5ª Série do Ensino Fundamental.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-3º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de solo e sua formação; Identificar as

Leia mais

Terrário miniatura do Planeta Terra 1

Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A TEORIA EM PRÁTICA. EXEMPLO DE ATIVIDADE Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A montagem de um terrário é uma tarefa simples e um rico instrumento pedagógico. Sua confecção permite trabalhar o reaproveitamento

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Eco new farmers Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Módulo 2 Solos e Nutrientes Vegetais Sessão 1 - Solos e fertilização dos solos www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

Estudos Ambientais. Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP

Estudos Ambientais. Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP Estudos Ambientais Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP Objetivos da aula Definir os conceitos de solo e intemperismo Compreender o processo de formação do solo Conhecer os tipos de solos existentes.

Leia mais

Revisão: conceitos e generalidades

Revisão: conceitos e generalidades CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CAMPUS DE POMBAL - PB Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas e Biorremediação Professor: José Cleidimário

Leia mais

O Ciclo da Água. Propriedades da água A água é um solvente

O Ciclo da Água. Propriedades da água A água é um solvente O Ciclo da Água O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 01 Augusto Romanini Sinop - MT 2017/2 Versão: 2.0 AULAS Aula

Leia mais

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS 23 Fevereiro Aumento da população Alterações climáticas Aumento da produção https://www.jornaldobaixoguadiana.pt Aumento do Consumo alimentos

Leia mais

1) Introdução CONCEITO:

1) Introdução CONCEITO: Rafael Montanari SOLOS 1) Introdução CONCEITO: Coleção de corpos naturais, constituido por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos. Formado por partes minerais e orgânicas, ocupando

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Infiltração e água no solo. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Infiltração e água no solo. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Infiltração e água no solo Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Definir as grandezas características e a importância da

Leia mais

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Geometria - Poliedros. 1.3.1.

Leia mais

HIDROLOGIA AULA 06 e semestre - Engenharia Civil INFILTRAÇÃO. Profª. Priscila Pini

HIDROLOGIA AULA 06 e semestre - Engenharia Civil INFILTRAÇÃO. Profª. Priscila Pini HIDROLOGIA AULA 06 e 07 5 semestre - Engenharia Civil INFILTRAÇÃO Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br INTERCEPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA Retenção de água da chuva antes que ela atinja o solo.

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Você já pensou na importância dos solos para a humanidade e outros seres vivos, ou em como se eria o planeta e a vida caso eles não existissem? O solo é a base para o desenvolvimento

Leia mais

Lições 1 e 2 Sumário /09/2017

Lições 1 e 2 Sumário /09/2017 Lições 1 e 2 Sumário /09/2017 - Apresentação - Diálogo com os alunos sobre os objetivos da disciplina de Ciências. - Momentos de avaliação - Matéria a lecionar no 1º período - Critérios de avaliação -

Leia mais

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal HORÁRIO: SEGUNDAS 08:00 ÀS 10:20 TERÇAS 08:00 ÀS 10:20 METODOLOGIA: Aulas expositivas Indicação de bibliografia relativa ao

Leia mais

FACULDADE VÉRTICE CURSO AGRONOMIA MICROBIOLOGIA DO SOLO TEMAS: BIOTA E AGREGAÇÃO DO SOLO E OS PRINCIPAIS MICROORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA

FACULDADE VÉRTICE CURSO AGRONOMIA MICROBIOLOGIA DO SOLO TEMAS: BIOTA E AGREGAÇÃO DO SOLO E OS PRINCIPAIS MICROORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA FACULDADE VÉRTICE CURSO AGRONOMIA MICROBIOLOGIA DO SOLO TEMAS: BIOTA E AGREGAÇÃO DO SOLO E OS PRINCIPAIS MICROORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA PROFESSORA: MARIA LITA P. CORREA EVOLUÇÃO DO SOLOS Cianob,

Leia mais

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características Luiz Paulo Eng. Agrônomo Argilo-minerais O Quando se fala em minerais, normalmente vemnos à mente a imagem de substâncias sólidas, duras,

Leia mais

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Edicarlos Damacena de Souza Marcos Henrique Dias Silveira mhds@ufmt.br O solo não é uma herança que recebemos de nossos pais,

Leia mais

UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES

UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES 1.1 - Origem e formação dos solos O solo é um típico material composto por uma combinação de partículas sólidas, líquidas e gasosas, representadas

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S.

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S. ROCHAS SEDIMENTARES METEORIZAÇÃO Ò Conjunto de processos que leva à alteração das características iniciais das rochas, por acção de processos físicos e químicos, que ocorrem na superfície da Terra. Ò Ajuda

Leia mais

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Solos Prof ª. Ana Cátia - CAMADAS DO SOLO Solos . TIPOS DE SOLOS - ARGILOSO: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Origem e Formação dos Solos: Os solos se originam

Leia mais

Foto 1 Material escuro Material bege

Foto 1 Material escuro Material bege Comentários sobre as fotos com exposições passíveis de interpretações do ponto de vista da geologia das formações superficiais M. Cristina M. de Toledo 30/03/14 Foto 1 a exposição mostra material muito

Leia mais

Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos

Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Objetivos da Aula A aplicação deste Objeto de

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Ciências Data: Professor: Paulo Ney Nota: 01 Considere os seguintes objetos: a) Uma fogueira. b) Uma

Leia mais

FORMAÇÃO DO SOLO. *Vieira, M. A. RESUMO

FORMAÇÃO DO SOLO. *Vieira, M. A. RESUMO FORMAÇÃO DO SOLO *Vieira, M. A. RESUMO O solo é a superfície inconsolidada, constituído por camadas que diferem pela natureza física, química, biológica e mineralógica. Com a ação de quatro agentes formadores

Leia mais

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo)

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo) NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar Alterações físicas e químicas (intemperismo) Físico (Altera o tamanho) Químico (Altera a composição) Intemperismo Físico

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 2º Bimestre Nome: Ano: 6º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 2: Solo e vida Poluição do solo. 1) O solo é um componente

Leia mais