ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra"

Transcrição

1 Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos. A crosta é formada por várias placas, chamadas de placas tectônicas, como se fosse um gigantesco quebra-cabeça. Quando essas placas se chocam, ou raspam umas nas outras, acontece os terremotos.

2 O manto se localiza abaixo da crosta. O seu material pastoso e quente (magma) pode subir até a superfície. É o que acontece nos vulcões. O núcleo é a camada mais interna da Terra e a mais quente também. Está abaixo do manto.

3 Se cavarmos um buraco em direção ao centro da Terra, quanto mais profundo, maior será a temperatura, pois estaremos nos aproximando das camadas quentes da Terra (manto e núcleo). Formação do solo O solo é formado a partir de uma rocha-mãe. Com o passar do tempo vários fatores naturais modificam essa rocha-mãe quebrando-a em vários pedaços cada vez menores. Esses fatores naturais são: chuva, vento, animais, gelo, variação de temperatura. Com o passar do tempo, começam a nascer algumas plantas e também alguns animais passam a viver nesse solo. Restos de folhas secas, galhos e animais em decomposição se depositam na superfície da terra e formam a parte orgânica do solo, denominada de HÚMUS. O solo é dividido em duas partes, veja: Quanto mais desenvolvida a parte orgânica do solo (ou seja, quanto mais húmus o solo tem), mais fértil ele é.

4 PERMEABILIDADE DO SOLO É a capacidade que o solo tem de deixar a água passar. Quanto maior é o grão que forma o solo, mais permeável ele é, pois existe mais espaço por onde a água pode passar. A areia possui grãos maiores e com isso mais espaços por onde a água pode passar. Por isso o solo arenoso é MAIS PERMEÁVEL que o solo argiloso. POLUIÇÃO DO SOLO: Na cidade: a principal causa de poluição do solo na cidade é o lixo urbano dos lixões. O Chorume, um líquido escuro que o lixo produz, se infiltra. Esse líquido contém substâncias tóxicas que prejudicam o solo. No campo: a poluição no meio rural acontece devido aos inseticidas que caem no solo. EROSÃO DO SOLO: A erosão é a retirada da camada mais superficial do solo. Ela pode ser causada pela chuva, pelo vento, animais e pelo ser humano. Para proteger o solo da erosão é importante manter a cobertura vegetal. Quanto mais desmatamento houver, mais erosão pode ocorrer.

5 Estados físicos da matéria A matéria pode existir em 3 ESTADOS FÍSICOS: Quando a matéria sai de um estado e se transforma em outro estado, dizemos que aconteceu uma MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO. A vaporização pode ser de dois tipos: Evaporação: acontece naturalmente, devido ao calor do ambiente que faz a água passar do estado líquido para o gasoso. Ebulição: é rápida e ocorre quando a água atinge 100ºC. Na ebulição a água ferve e também passa do estado líquido para o gasoso.

6 Misturas com a água As substâncias que se misturam com a água são denominadas: SOLÚVEIS. As substâncias que NÃO se misturam com a água são denominadas INSOLÚVEIS. Como observar se uma substância é solúvel ou insolúvel na água? As substâncias solúveis ficam bem misturadas à água. Não é possível observar a água separada da substância. Veja alguns exemplos: O copo 1 contém água e óleo. Veja que podemos observar a água separada do óleo. Por isso, podemos afirmar que o óleo é insolúvel na água. Já o copo 2, contém água e sal. Não é possível observar o sal separado da água. Eles formam um líquido único, onde tudo está bem misturado. Por isso dizemos que o sal é solúvel na água.

7 ATIVIDADES 1- Observe as reservas de água representadas na imagem abaixo e responda. a) Em que estado a água está presente, em cada uma das reservas identificadas nessa lustração? _

8 2 - A frase a seguir apresenta informações sobre a formação das nuvens, e nela estão faltando duas palavras. A água dos oceanos, rios e lagos e se transforma em vapor de água, que se mistura com o ar. Quando esse vapor de água se transforma-se em gotículas de água que podem formar nuvens. As palavras que completam corretamente a frase são: (A) precipita e solidifica. (B) condensa e solidifica. (C) evapora e condensa. (D) solidifica e evapora. Encontre as palavras e pinte-as de acordo com a legenda.

9 3- Desenhe a Terra, representando as camadas que envolvem e formam o interior do planeta. Coloque legendas nas camadas. 4- Leia o texto abaixo e responda. A poluição do solo A terra não fica poluída com fumaça, gases tóxicos ou esgoto. Os principais poluentes do solo são os agrotóxicos e as montanhas de lixo sólido, amontoados em lugares não apropriados, como os depósitos clandestinos. Os agrotóxicos são substâncias que os agricultores jogam nas plantações. Eles impedem que insetos e outros parasitas se desenvolvam, prejudicando o crescimento das plantas. Fonte:

10 Dê exemplos de ações que podem manter o solo saudável sem prejudicar o meio ambiente. 5 - Escreva 5 substâncias solúveis na água e 5 substâncias insolúveis na água. Se possível, faça o teste com cada uma delas. Peça ajuda à seus pais! Substâncias Solúveis Substâncias Insolúveis

11 6- Imagine que uma pessoa colocou solo arenoso em um vaso e solo argiloso em outro. Caso ela regue os dois vasos ao mesmo tempo, em qual deles é esperado que a água escoe mais rápido? Por quê? 7- Nos quadrinhos, marque S para os materiais solúveis em água e I para os materiais insolúveis em água. 8- O nosso planeta também é chamado de planeta água. Isso porque a água cobre 70% da sua superfície. Quando olhamos de cima podemos ver uma grande quantidade de cor azul que representa as nossas águas. Se existe tanta água em nosso planeta, porque estamos sofrendo tanto com a falta de água nos dias de hoje?

12 1- Ar: vapor Nuvem: líquido Seres vivos: líquida/vapor Rio: líquido Águas subterrâneas: líquido 2- Letra C GABARITO 6- A água escorrerá mais rápido no solo arenoso, pois é mais permeável à água devido aos espaços que existem entre as suas partículas (grãos de areia) por onde a água penetra mais facilmente. 3- Amarelo: evaporação Verde: Condensação Azul: fusão Laranja: solidificação 4- Não utilizar agrotóxicos. Para acabar com as pragas das plantações, utilizar o controle biológico. Manter o solo sempre coberto de vegetação para evitar o seu desgaste pela erosão. 5- Resposta pessoal 7- I I I S S S 8- Apesar do nosso planeta ser quase todo coberto por água, a maior parte desse líquido não se apresenta potável. Do total de água do planeta, 97,4% está presente nos mares e oceanos, portanto é salgada e não pode ser utilizada para beber. E a pequena porcentagem de água doce que restou está cada vez mais poluída, sendo impossível de ser consumida.

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA.

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. Atividade de Estudo 4º ano ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. a) EM QUE ESTADO a água está presente, em cada uma das reservas identificadas nessa lustração?

Leia mais

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul?

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul? PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- TEXTO 1 a) Sobre a imagem acima, responda:

Leia mais

b) Que é solo permeável? R.:

b) Que é solo permeável? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 TIPOS DE SOLO Os solos não são

Leia mais

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo.

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 A água em contínuo movimento 6º anos 2º período - 2012 1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. 2. Analise

Leia mais

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva.

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O CICLO DA ÁGUA ÁGUA, UM BEM PRECIOSO DA

Leia mais

A água é indispensável para a manutenção da vida. Podemos encontrá-la em algumas reservas na natureza.

A água é indispensável para a manutenção da vida. Podemos encontrá-la em algumas reservas na natureza. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / 04 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos)

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) de Geografia Exercícios Complementares Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) 1. A imagem a seguir mostra um esquema com as três principais camadas internas da Terra. Identifique-as

Leia mais

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida.

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial sólido 30% líquido A água existe na Natureza no estado sólido, líquido e gasoso. No estado das altas montanhas;

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial 70% doce água superficial sólido

Leia mais

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1 Poluição do Solo Trabalho elaborado por: Diana Dinis Nº7 Inês Marques Nº9 Sónia Nunes Nº20 Vera Oliveira Nº23 Turma: Disciplina: Ciências Naturais Professora: Raquel Soares 1 Índice Poluição do Solo...

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

4º ano 1- Nos quadrinhos, MARQUE S para os materiais solúveis em água e I para os materiais insolúveis em água.

4º ano 1- Nos quadrinhos, MARQUE S para os materiais solúveis em água e I para os materiais insolúveis em água. Atividade de Estudo 4º ano 1- Nos quadrinhos, MARQUE S para os materiais solúveis em água e I para os materiais insolúveis em água. 2- O nosso planeta também é chamado de planeta água. Isso porque a água

Leia mais

PLANO DE AULA DOSCENTE

PLANO DE AULA DOSCENTE PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE CIÊNCIAS (V.C. E R.V.) 6. o ANO Este folheto é um roteiro de estudo para você recuperar o conteúdo trabalhado em 2015. Como ele será utilizado

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Analise as situações

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A maior parte da água existente no planeta encontra-se nos oceanos. Não há escassez de água potável no nosso planeta. As maiores reservas de água

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Trabalho de Recuperação

Trabalho de Recuperação Curso: ENSINO FUNDAMENTAL II Trabalho de Recuperação Foco, Força e Fé Turma: Data: / /2019 Valor: 12,0 Nota: 6º Ano A ( ) B ( ) Disciplina: CIÊNCIAS Professor(a): NIZE G. CHAGAS PAVINATO Nome do Aluno

Leia mais

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE 1 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA NA TERRA Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta; Diversos ambientes na Terra são habitados

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /12/2014 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /12/2014 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II - Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /12/2014 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Etapa: RECUPERAÇÃO FINAL Exercícios ( X ) GABARITO 1) Aprendemos durante

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II. Exercícios ( ) Prova:( )

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II. Exercícios ( ) Prova:( ) Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Nota Exercícios ( ) Prova:( ) GABARITO 1 Leia a definição e responda: ESTUDO DIRIGIDO

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas. Conteúdo: Constituição do Solo mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas água húmus ar Solo é o nome dado à parte superficial da litosfera constituída pela mistura de matéria

Leia mais

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE GEOGRAFIA Av. José Celso Claudio J. Camburi Tel.: (27) 33395-3000 ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D DATA: E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - Conteúdos prioritários: Cap.

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos: Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas

Leia mais

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2018. Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano TEMPO Início: Término: Total: Disciplina: Ciências O SOLO nossa vida. O QUE É O SOLO? O solo é um conjunto formado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 CIÊNCIAS 3º período 28 de setembro de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Marcella Braga COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água)

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água) Ciclo Hidrológico - Reservatórios de água do planeta: Oceanos e Mares: 95 % Água Doce: 5%: > Geleiras (3%), > Água Subterrânea (1%); > Lagos e Rios (0,009%); > Atmosfera (0,001%); > Biosfera (0,0001%).

Leia mais

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos?

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? 1 Observe as fotos: Zeljko Radojko/Shutterstock Maxim Tupikov/Shutterstock Empire331/Dreamstime a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? b) Que componente pode ser visto nas três fotos? Descreva

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65)

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65) RECURSOS HÍDRICOS Prof. Marcel Sena Campos senagel@gmail.com (65) 9223-2829 Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. Você sabia? Quase toda a

Leia mais

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura 6. Importância O solo é a camada mais superficial e mais fina da crosta terrestre, e é indispensável para a manutenção da vida na Terra

Leia mais

da Terra Viagem ao Centro

da Terra Viagem ao Centro PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Leia a história em quadrinhos a seguir: Viagem

Leia mais

Água por toda parte / Nós e a água

Água por toda parte / Nós e a água 1 Mariana e Pedro estudaram para a prova de Ciências. Eles leram que a água pode ser encontrada em grande quantidade no nosso planeta, mas que não existe tanta água disponível para beber, tomar banho e

Leia mais

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo CONCEITO DE SOLO Sistema Brasileiro de Classificação do Solo Definições e Conceitos de Solo É uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas

Leia mais

Propriedades da Matéria Capítulo 2

Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades que definem a matéria Físicas: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, solubilidade e densidade. Químicas: relacionadas com as transformações que

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 6º Ano - nº1

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 6º Ano - nº1 Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 6º Ano - nº1 1. Se furarmos uma bola de futebol, o ar nela contido se espalhará. A propriedade do ar que explica este fato é denominada: a) Peso. b) Elasticidade. c) Expansibilidade.

Leia mais

Litosfera e Hidrosfera

Litosfera e Hidrosfera PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Litosfera e Hidrosfera

Leia mais

A existência do ar A expansão do ar O deslocamento do ar. b) A ação dos ventos também ajuda a reconhecer a existência do ar no ambiente.

A existência do ar A expansão do ar O deslocamento do ar. b) A ação dos ventos também ajuda a reconhecer a existência do ar no ambiente. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 27 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

01- Explique a teoria da deriva continental e apresente um argumento que é usado para tentar comprová-la. R.:

01- Explique a teoria da deriva continental e apresente um argumento que é usado para tentar comprová-la. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Explique a teoria

Leia mais

A Terra como um sistema

A Terra como um sistema A Terra como um sistema Subsistemas fundamentais Geosfera Atmosfera Hidrosfera Biosfera Os subsistemas constituintes do sistema Terra são a atmosfera, a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, que interagem

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Atividade complementar de Química Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Educação de Jovens e Adultos Neste material serão revisadas as mudanças de estados físicos da matéria, relacionando-as

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos.

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. Exercitando Ciências Tema: Solos Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. 1. O solo é um componente terrestre essencial para os seres vivos e também para a realização

Leia mais

Bons estudos! ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018

Bons estudos! ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015

Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015 ALUNO (A): Nº: TURMA: DATA: / / PROFESSOR (A): Graziela Grazziotin Costa DISCIPLINA: Ciências Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015 1) Associe corretamente as colunas, colocando nos parênteses a letra

Leia mais

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André Economia Rural: os solos Geografia 7º ano Professor André Solo camada superficial das terras emersas do planeta, com espessura que varia de alguns centímetros a alguns metros. É a parte da crosta terrestre

Leia mais

CLUBE DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA

CLUBE DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO ATIVIDADE A. QUADRO RESUMO 1. Tema A água na natureza 2. Palavras-chave (6 palavras) Água; filtro; solo; ciclo da água; estados físicos da água; água limpa

Leia mais

Vivem na floresta / na cidade /no campo

Vivem na floresta / na cidade /no campo Nome: Data / / Título do livro que vamos ler: Autora do livro: O livro está escrito em poesia prosa Como serão as Fadas? (riscar o que não interessa) Bonitas / Feias Altas / Baixas Olhos: azuis / verdes

Leia mais

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano Rochas, solo e vida no meio terrestre CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano O solo, a camada superficial da Terra, é um dos principais suportes da vida. A sua espessura, composição e propriedades variam

Leia mais

Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21. A Água e o Desenvolvimento Sustentável

Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21. A Água e o Desenvolvimento Sustentável Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21 A Água e o Desenvolvimento Sustentável Poluição Marítima Como sabes, a poluição resulta da actividade humana que suja e contamina o Ambiente.

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

O Ciclo da Água. Propriedades da água A água é um solvente

O Ciclo da Água. Propriedades da água A água é um solvente O Ciclo da Água O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características SOLOS DO BRASIL Tipos de solo e suas características O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de chão ou terra. É um elemento natural e de fundamental importância para

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre Ciências 6º ano A importância da agricultura: nomadismo, importância do surgimento da agricultura para as sociedades, técnicas

Leia mais

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como Definição A é uma ciência que estuda o tempo atmosférico e suas variações ao longo do dia, sendo também conhecido como. A meteorologia vem, portanto a se dedicar ao estudo das variações do tempo atmosférico

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio ELEMENTOS DA NATUREZA

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio ELEMENTOS DA NATUREZA CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio ELEMENTOS DA NATUREZA 1) Assinale a alternativa falsa: a ( ) A fumaça de uma chaminé pode ser vista, devido a

Leia mais

COMPETÊNCIA 1. Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos.

COMPETÊNCIA 1. Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos. 3ª Ciências 2º Ano E.F. COMPETÊNCIA 1 Competência Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos. Habilidade H1. Adotar uma postura

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às unidades 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR:

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 6 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Preencha a tabela a seguir com as palavras constante ou variável, de acordo com as propriedades de cada estado da matéria.

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Conhecendo a Terra * camadas

Leia mais

6º Ano Professor Yuri. Conhecendo o planeta Terra

6º Ano Professor Yuri. Conhecendo o planeta Terra 6º Ano Professor Yuri Conhecendo o planeta Terra A superfície da Terra é o espaço que ocupamos no Universo condições adequadas ao desenvolvimento da vida no planeta espaço que a humanidade ocupa e modifica

Leia mais

Solos e suas várias importâncias

Solos e suas várias importâncias SOLOS Solos e suas várias importâncias Fornecer alimentos, madeira e terra para construções. Capacidade de decompor resíduos e purificar a água. Capacidade de regular as enchentes. Na paisagem, produzindo

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo SOLO Parte mais superficial e fina da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. É fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta.

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

Transformações físicas e químicas

Transformações físicas e químicas O que são transformações físicas O vidro que formava o copo é o mesmo que forma os pedaços que resultam da queda. A água que estava no estado líquido é exatamente a mesma que constitui o gelo. O sal que

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /10/2017 Professor(a): Carolina Maria 6 º ano Ensino Fundamental Nota: Etapa: 3 a Exercícios (X) A1( ) A2 ( ) A3 ( ) 2ª ch. () Turma: Aluno (a):

Leia mais

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Ciências Data: Professor: Paulo Ney Nota: 01 Considere os seguintes objetos: a) Uma fogueira. b) Uma

Leia mais

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância?

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância? Atividade complementar de Química Como identificar o estado físico de uma substância? Educação de Jovens e Adultos Neste material será revisado os estados físicos da matéria e como é possível identificar

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano)

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano) 1. Você poderia imaginar que a água que fez parte do corpo dos dinossauros pode estar hoje em você? Pois é, a água utilizada pelos seres vivos sempre retorna, de alguma forma, para o ambiente. Utilizando

Leia mais

Terrário miniatura do Planeta Terra 1

Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A TEORIA EM PRÁTICA. EXEMPLO DE ATIVIDADE Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A montagem de um terrário é uma tarefa simples e um rico instrumento pedagógico. Sua confecção permite trabalhar o reaproveitamento

Leia mais

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O

Leia mais

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo.

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. GABARITO TC DE CIÊNCIAS 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. 1 2 3 4 5 1---FUSÃO 2---VAPORIZAÇÃO 3---SOLIDIFICAÇÃO 4---CONDENSAÇÃO 5---SUBLIMAÇÃO 2-

Leia mais

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

ciclo da água ciclo hidrológico

ciclo da água ciclo hidrológico Ciclo Hidrológico A água e seu ciclo A água da Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 COMO AS ROCHAS SE FORMAM? A litosfera é a camada de rocha que existe sobre o manto, ou seja, a nossa crosta terrestre, que se transforme e se cria por meio do vulcanismo

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de

Leia mais

POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO

POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO POLUIÇÃO Formas do homem degradar o ambiente: Queimadas Desmatamento Indústria (chuva ácida, CFC, queimadas de produtos fósseis, DDT) Aterros clandestinos Derramamento

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

As rochas sedimentares

As rochas sedimentares Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais

Leia mais

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Número: 1 - Conteúdo: - Estrutura da Terra - Características da crosta terrestre, do manto

Leia mais

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza.

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II QUESTÃO 1 A FLORESTA É UM AMBIENTE TERRESTRE, PORQUE POSSUI ( A ) SOLO E PEIXES. ( B ) ÁGUA E PEIXES. ( C ) AR E PEIXES. ( D ) SOLO E PLANTAS. QUESTÃO 2 SÃO SERES

Leia mais

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado cientificamente. Distribuição na Terra A água cobre 71% da

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais

Propriedades dos Materiais

Propriedades dos Materiais Propriedades dos Materiais Matéria O universo é composto de átomos, que ao se unirem formam a Matéria que pode ser denominado como tudo que ocupa lugar no espaço. Os Estados Físicos A matéria pode apresentar-se

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MARCOS NOME Nº 9º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE. Ciências - 3º ano. Professor: Vitor Cordeiro TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE. Ciências - 3º ano. Professor: Vitor Cordeiro TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ciências - 3º ano Professor: Vitor Cordeiro CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 2.1. Esferas (camadas) da Terra: - Hidrosfera (camada de água da Terra): quantidade ¾ da superfície da

Leia mais

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 O solo humífero caracteriza-se por ser arejado e permeável, fértil para a vida vegetal. O que faz com que ele possua

Leia mais