Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos"

Transcrição

1 Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Contraste Títulos e Subtítulos Entretítulos e capitulares Legendas Imagens

2 Contraste Qual é a função do contraste na diagramação de uma página?

3 Contraste Cheio/vazio O imenso espaço vazio no meio do qual flutua a pequena mensagem é contraposto à densa textura da página direita. A página esquerda chama 100% de atenção.

4 Contraste Alinhado/aleatório O alto das colunas de texto está precisamente alinhado. Isso é destacado pelo contraste com o espaço em branco acima delas. O texto dentro das colunas fica com comprimentos variados. A borda claramente delimitada se contrapõe à borda irregular.

5 Contraste Horizontal/vertical Contrapor as direções dos elementos na página criam impacto.

6 Contraste Nivelamento/angularidade O contraste entre as unidades horizontais e os ângulos inesperados cria uma tensão interessante.

7 Contraste Qual foi o tipo de contraste usado nas páginas abaixo?

8 Títulos e Subtítulos O que deve ser destacado em primeiro lugar: título ou subtítulo? Por que?

9 Títulos e Subtítulos Os títulos expõem seu conteúdo (o que eles dizem) pela sua forma (sua aparência).

10 Títulos e Subtítulos

11 Títulos e Subtítulos Tipologia para títulos A tipologia do título deve ser legível e chamar a atenção; Pode ser com ou sem serifa. Depende da característica visual da publicação; Procure utilizar a mesma tipologia para os títulos; Defina a personalidade limitando os tipos ao menor número possível;

12 Títulos e Subtítulos Razões para não centralizar títulos Espaço: Centralizar cria mini-espaços à esquerda e à direita. Eles não são tão eficazes quanto acrescentar áreas brancas que criam contraste, como ocorre em textos alinhados à esquerda. Frase: Ao dispor as frases alinhadas à esquerda, incentivamos o leitor a continuar lendo, porque o olho não precisa ficar procurando o início da linha seguinte.

13 Títulos e Subtítulos

14 Títulos e Subtítulos Evite pontos finais no final dos títulos. Eles funcionam como paradas. Evite usar o sublinhado. Ele interfere com as descendentes e torna a mensagem um pouco mais difícil de decifrar. Combinar uma imagem com o título é irresistível, desde que a imagem fique acima do título o título se refira à foto o título prometa algum benefício

15 Títulos e Subtítulos Imagem pequena inserida entre as palavras torna o significado mais vivo, personalizado. Amplie a palavra-chave para que se destaque e desperte interesse.

16 Títulos e Subtítulos Tipo nos leads Lead é uma ponte que tem seqüência de três passos: O título (1) propõe uma idéia básica O subtítulo (2) destaca seu significado O primeiro parágrafo (3) anuncia sua utilidade

17 Títulos e Subtítulos Tamanho O tamanho do tipo do subtítulo é maior que o do texto, sinalizando sua importância. Ele deve ser grande com entrelinha generosa para estimular uma leitura rápida.

18 Títulos e Subtítulos Subtítulos com linhas curtas ficam melhor irregulares à direita para evitar espaços desiguais entre as palavras causados pela justificação do texto.

19 Títulos e Subtítulos Contraste O título e subtítulo foram aplicados corretamente? Explique.

20 Entretítulos e Capitulares O que é entretítulo e capitular?

21 Entretítulos e Capitulares Tipo dos entretítulos Desenvolva um estilo e permaneça com ele. Excesso de mudanças confunde o leitor. Como contrastar o entretítulo Bold Corpo TEXTURA Caixa alta Itálico Tipo Texto negativo

22 Entretítulos e Capitulares Um mínimo de três linhas de texto deve aparecer acima de um entretítulo no alto de uma coluna ou abaixo de um entretítulo no pé de uma coluna.

23 Entretítulos e Capitulares Um entretítulo no alto de uma coluna é um erro grave. Atrai a atenção do leitor, fazendo com que ele salte a coluna esquerda e pode ser confundido com o início de uma outra história.

24 Entretítulos e Capitulares Viúvas e forcas são sempre acusadas de ruins quando aparecem no alto da coluna.

25 Entretítulos e Capitulares Capitulares são usadas no lugar de entretítulos porque dão cor e personalidade. Elas chamam a atenção.

26 Entretítulos e Capitulares Quizz Assinale as frases corretas. 1. O entretítulo pode ficar no alto de uma coluna. 2. Capitulares são usadas no lugar do entretítulo para chamar atenção. 3. Viúvas e forcas não devem aparecer no alto da coluna.

27 Legendas A legenda é importante para as fotos?

28 Legendas As legendas das fotos são as palavras mais importantes de uma página. Conseguem o maior índice de leitura porque as pessoas olham primeiro as fotos quando abrem uma nova página. Depois procuram a explicação. A foto de abertura deve estar junto com palavras destacadas

29 Legendas Não menospreze a inteligência do leitor, descrevendo o óbvio. Acima, abaixo, à direita, à esquerda.

30 Legendas Não cite o nome do fotógrafo, colocando-o no final da legenda. Coloque o crédito em corpo pequeno ao longo da foto.

31 Legendas Cada foto merece sua própria explicação. Evite juntar as legendas num só bloco em outro lugar da página.

32 Legendas Use uma fonte que contraste com o texto para que a legenda fique fácil de encontrar. Nunca coloque a legenda em cima da foto porque as pessoas não irão vê-la.

33 Legendas Coloque a legenda à direita se não houver lugar embaixo. Olhamos primeiro a foto, espiamos embaixo para achar a explicação, depois nos movemos para a direita.

34 Legendas Contraste As legendas não estão num local apropriado. Qual o local ideal para elas despertarem o interesse do leitor.

35 Imagens Por que as imagens dizem mais do que as palavras?

36 Imagens Imagens são a primeira coisa que vemos numa página. São rápidas, emocionais e despertam curiosidade. Não são elementos subordinados, portanto não devem ser tratadas como tal. Publicações são uma mescla uma parceria entre o visual e o verbal. Escolha as imagens por serem significativas e não por sua beleza. Pergunte se a imagem contribui com a razão de ser do artigo. Se além disso for bonita, maravilha!

37 Imagens Existem dois tipos de fotos e ilustrações Imagens de clima emocional causam impacto, intrigam, seduzem. Imagens informativas documentais, factuais e realistas. Cada uma tem sua legitimidade e precisa ser reconhecida pelo que é, para que possa ser tratada adequadamente.

38 Imagens Junte imagens pequenas e forme um bloco de impacto ao invés de salpicar a página com elas isoladas.

39 Imagens Atravesse a dobra com um elemento grande.

40 Imagens Faça cortes radicais para destacar o sentido. Livre-se de coisas que dispersam ou são irrelevantes.

41 Imagens Coloque as fotos ao longo da parte superior, pois é para onde olha quem folheia as páginas ao abrir a revista.

42 Imagens Esconda imagens sem importância no pé da página, pois poucas pessoas olham essa parte.

43 Imagens Relacione a direção inata da imagem com sua posição na página: o que se olha de cima para baixo fica melhor no pé da página, o que é visto olhando para cima, no alto da página.

44 Imagens Enfatize o fluxo esquerda-direita e virando a página dirigindo intencionalmente o olhar para fora da página.

45 Imagens Sangre para obter máximo de impacto. Os sangramentos fazem a imagem continuar na imaginação para fora e além do corte.

46 Imagens Alinhe os horizontes em fotos adjacentes.

47 Imagens Alinhe o nível dos olhos das pessoas, pois ele equivale à linha do horizonte quando não há linha do horizonte visível.

48 Revisão próxima aula Atividade em grupo

49 O grupo precisa trazer 1 matéria de revista e analisar os conceitos abaixo: - Contraste - Dicas de aplicação do título e subtítulo

50 O grupo precisa trazer 1 matéria de revista e analisar os conceitos abaixo: - Legendas - Imagens

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas REVISÃO N1 Projeto Gráfico Jornal I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas e desfile IV Projeto

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Colunas e grades Margens Espaçamento Largura Escala grande Colunas e grades Como você acha que devem ser as colunas de textos de uma página de revista?

Leia mais

Projeto Gráfico Revista

Projeto Gráfico Revista Projeto Gráfico Revista Publicação Páginas internas Publicação Quais áreas são mais valorizadas nas páginas de uma revista? Publicação Metades externas A revista é presa pela lombada, de modo que a metade

Leia mais

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins Design da Informação Repetição e Contraste Aula 07 Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Repetição Repita alguns

Leia mais

I - Projeto Gráfico Revista

I - Projeto Gráfico Revista I - Projeto Gráfico Revista Capa Primeiras Páginas Capa Como a capa de uma revista deve ser elaborada para despertar a atenção e o interesse do leitor? Capa Embalagem do produto; Destaca a manchete principal;

Leia mais

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação.

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO DIAGRAMAÇÃO Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO Diagramar uma página significa muito mais que apenas dispor textos, fotos e ornamentos no papel;

Leia mais

Elaboração de pôsteres

Elaboração de pôsteres NAPQ - Núcleo de Assessoramento à Pesquisa Elaboração de pôsteres Luciana de Oliveira Assis Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional Função Sintetizar informações e dados relevantes da

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #02 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.piovesan@gmail.com PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir

Leia mais

COMO FAZER UM FANZINE

COMO FAZER UM FANZINE COMO FAZER UM FANZINE TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR PASSO 02 Planejar o projeto

Leia mais

DESIGN EDITORIAL. Aula #03 - Planejamento visual. Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros

DESIGN EDITORIAL. Aula #03 - Planejamento visual. Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros DESIGN EDITORIAL Aula #03 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.medeiros@satc.edu.br PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir uma capa de

Leia mais

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin.

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum

Leia mais

Design Gráfico Tecnologia Gráfica

Design Gráfico Tecnologia Gráfica Design Gráfico Tecnologia Gráfica Os quatro princípios Básicos Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Proximidade Se os ítens estiverem relacionados entre si, agrupeos em proximidade. Separe-os, se

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DESIGN. PROXIMIDADE ITENS RELACIONADOS ENTRE SI, DEVEM SER AGRUPADOS. QUANDO VÁRIOS ÍTENS ESTÃO PRÓXIMOS, TORNAM-SE UMA UNIDADE VISUAL E NÃO VÁRIAS UNIDADES INDIVIDUALIZADAS. ISSO

Leia mais

COMO FAZER UM FANZINE. Equipe de História e Geografia

COMO FAZER UM FANZINE. Equipe de História e Geografia COMO FAZER UM FANZINE Equipe de História e Geografia TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS Para fazer uma apresentação de maneira eficaz deve seguir quatro passos fundamentais: Planear Preparar Praticar Apresentar.

Leia mais

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Tipografia Letra serifada Em uma definição resumida, serifa é a haste perpendicular que finaliza os principais traços de

Leia mais

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração? ABORDAGEM INICIAL Objetivo Levar a informação

Leia mais

Aula 06 Princípios do Design

Aula 06 Princípios do Design Aula 06 Princípios do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson PRINCÍPIOS DO DESIGN São conceitos que descrevem a qualidade esténca

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1

19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1 19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Quer atrair mais tráfego para o seu site ou blog? Então produza um conteúdo

Leia mais

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design PLANEJAMENTO VISUAL Os quatro princípios básicos do design Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Os quatro princípios básicos do design Do livro Design para quem não é designer de Robin Williams

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN 26. Computação gráfica pode ser definida como o conjunto de métodos e técnicas utilizados para converter dados para um dispositivo gráfico

Leia mais

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ Algumas dicas da Associação Brasileira de Linguística INTRODUÇÃO O pôster é uma ferramenta eficaz de comunicação visual: permite que mostre os resultados mais

Leia mais

CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES

CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ITIC Professora: Sónia Rodrigues Conteúdos 2 Exemplos Princípios Formato Texto Cores Grafismo Animações e Transições Resumo Professora: Sónia Rodrigues 1 Maus Exemplos 3 Evolução

Leia mais

Tipo de documentos. Sadao Massago. Curso de L A TEX, Departamento de Matemática

Tipo de documentos. Sadao Massago. Curso de L A TEX, Departamento de Matemática 1 1 Departamento de Matemática Curso de L A TEX, 2004 Documento científico Conteúdo é formal e é difícil de ser lido Documento científico Conteúdo é formal e é difícil de ser lido Exigência na padronização

Leia mais

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Turma CEF de Pré- Impressão Objectivos Expor os conceitos de forma a que os alunos os vão interiorizando naturalmente, de uma forma bastante prática,

Leia mais

Aula Conceitos editoriais

Aula Conceitos editoriais Nesta aula, vamos ver alguns conhecidos e nem tão conhecidos jargões e expressões do jornalismo. Esse conhecimento permite ficar mais familiarizado com a linguagem jornalística. Manchete O jornal normalmente

Leia mais

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ ESTILOS CADA PROJETO GRÁFICO PRÓPRIAS. TEM SUAS CARACTERÍSTICAS UM LIVRO SERÁ DIFERENTE DE UM JORNAL, UM JORNAL DIFERENTE DE UMA REVISTA, UMA REVISTA SERÁ DIFERENTE DE

Leia mais

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin EDITORAÇÃO EM JORNALISMO Profa. Lívia Saggin Diagramação de jornais No caso de um jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais

Leia mais

Henrique Magalhães. Tipologia

Henrique Magalhães. Tipologia Henrique Magalhães Tipologia Texto Recurso fundamental do cartaz Síntese da mensagem, pode prescindir da ilustração O texto e sua hierarquia: Título introdução à mensagem Subtítulo complemento do título

Leia mais

Design para slides. inspiradores

Design para slides. inspiradores Design para slides inspiradores INTRODUÇÃO Apresentar ideias com clareza e objetividade é algo cada vez mais valorizado no ambiente de negócios e, para isso, a mídia mais utilizada é a apresentação. Porém,

Leia mais

O que veremos hoje: Definição: Tipografia e Tipologia Funções Partes do tipo Variações estruturais Categorias Como combinar os tipos

O que veremos hoje: Definição: Tipografia e Tipologia Funções Partes do tipo Variações estruturais Categorias Como combinar os tipos Tipologia O que veremos hoje: Definição: Tipografia e Tipologia Funções Partes do tipo Variações estruturais Categorias Como combinar os tipos Tipologia A tipologia é um dos meios mais eloqüentes da expressão

Leia mais

No processo criativo, ao rafe serve para que a equipe de criação decida como será o anúncio solicitado e possam, a partir daí dividir as tarefas.

No processo criativo, ao rafe serve para que a equipe de criação decida como será o anúncio solicitado e possam, a partir daí dividir as tarefas. Direção de Arte - Rough (rafe) CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Direção de Arte - Rough (rafe) Rough (pronuncia RAFE) é o que vem antes de qualquer idéia, é quando você pega uma folha em branco e faz a idéia inicial,

Leia mais

Documentos MS Word acessíveis

Documentos MS Word acessíveis Documentos MS Word acessíveis Este guia pretende ajudar na produção de documentos acessíveis em Microsoft Word de âmbito académico, para serem distribuidos em formato eletrónico ou impressos. As boas práticas

Leia mais

Pôster Como Fazer um Pôster? Leandro Vinícius Vital Monitor de Metodologia Científica na Medicina

Pôster Como Fazer um Pôster? Leandro Vinícius Vital Monitor de Metodologia Científica na Medicina Pôster Como Fazer um Pôster? Leandro Vinícius Vital Monitor de Metodologia Científica na Medicina leandraovital@gmail.com O que é um Pôster? O pôster é um meio de comunicação visual. É uma fonte de informação

Leia mais

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da

Leia mais

Tipos com Serifa. Fragmento de texto da Coluna de Trajano. Fragmento da bíblia de Gutenberg feita com tipos góticas.

Tipos com Serifa. Fragmento de texto da Coluna de Trajano. Fragmento da bíblia de Gutenberg feita com tipos góticas. Tipos com Serifa Os tipos serifados surgiram no Renascimento como uma alternativa às letras góticas, de modo a criar composições mais leves. O francês Nicolas Jenson inspirou-se nas letras da antiguidade

Leia mais

Henrique Magalhães. Tipografia

Henrique Magalhães. Tipografia Henrique Magalhães Texto Recurso fundamental do cartaz. Síntese da mensagem, pode prescindir da ilustração. O texto e sua hierarquia: Título introdução à mensagem. Subtítulo complemento do título. Texto

Leia mais

Tipo de documentos. Sadao Massago. Curso de L A TEX, Departamento de Matemática

Tipo de documentos. Sadao Massago. Curso de L A TEX, Departamento de Matemática 1 1 Departamento de Matemática Curso de L A TEX, 2004 Documento científico Conteúdo é formal e é difícil de ser lido Documento científico Conteúdo é formal e é difícil de ser lido Exigência na padronização

Leia mais

18/09/2016. Direção de arte Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios

18/09/2016. Direção de arte Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de arte Todo layout começa com um espaço em branco a ser preenchido. Você pode preenchê-lo com textos,

Leia mais

Manual de Identidade e Aplicação da Marca

Manual de Identidade e Aplicação da Marca Manual de Identidade e Aplicação da Marca Introdução Este Manual de Identidade tem como principal objetivo prover orientação quanto ao uso adequado da marca Libbs. Para isso, definimos padrões de uso da

Leia mais

É completamente diferente de escrever para a impressão. Todo o texto precisa ser rapidamente escaneável e facilmente digerível.

É completamente diferente de escrever para a impressão. Todo o texto precisa ser rapidamente escaneável e facilmente digerível. Aula 07 É completamente diferente de escrever para a impressão. As pessoas não lêem da esquerda para direita, mas sim do início ao fim (escaneiam). Todo o texto precisa ser rapidamente escaneável e facilmente

Leia mais

ECO, UMBERTO. COMO SE FAZ UMA TESE

ECO, UMBERTO. COMO SE FAZ UMA TESE ECO, UMBERTO. COMO SE FAZ UMA TESE A PESQUISA DO MATERIAL (CAP.3) FONTES PRIMÁRIA (objeto/material que você pesquisa) SECUNDÁRIA (literatura crítica) Se possível, escolha o livro original e não a tradução.

Leia mais

Este material não deve ser considerado como única fonte de pesquisa. Use em conjunto com as observações anotadas em classe.

Este material não deve ser considerado como única fonte de pesquisa. Use em conjunto com as observações anotadas em classe. Este material não deve ser considerado como única fonte de pesquisa. Use em conjunto com as observações anotadas em classe. TIPOMETRIA O estudo que se ocupa com a medição dos tipos e caracteres, chama-se

Leia mais

Módulo 17E. Revisões de HTML. A) Noções básicas de HTML

Módulo 17E. Revisões de HTML. A) Noções básicas de HTML Módulo 17E Revisões de HTML A) Noções básicas de HTML Estrutura básica de um documento Um documento HTML começa com a tag de abertura e termina com a tag de fecho . De seguida, temos a considerar

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Henrique Magalhães. Folder

Henrique Magalhães. Folder Henrique Magalhães Folder Prospecto impresso na frente e no verso. Diferencia-se do folheto por possuir dobras. Apresenta-se em linguagem esquemática e é dividido em seções. Excepcional praticidade formal

Leia mais

DICAS DE FOTOGRAFIA PARA O IMOBILIÁRIO

DICAS DE FOTOGRAFIA PARA O IMOBILIÁRIO DICAS DE FOTOGRAFIA PARA O IMOBILIÁRIO Uma imagem vale mais que mil palavras aplica-se também à fotografia imobiliária. Cada vez mais os clientes começam por procurar casa na internet e o primeiro passo

Leia mais

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material*

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* 27.0 Introdução Nesta unidade descrevemos como fazer com que seu trabalho fique bom. Falamos sobre o que vai acontece na célula, nas bordas das células

Leia mais

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1 Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação VIVER DE BLOG Página 1 Olá, tudo bem? Aqui quem fala é o Henrique Carvalho, criador do Viver de Blog, o site especializado em Marketing

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida Ao final desta aula, você conhecerá: tipos de jornais; dicas de diagramação para atrair a atenção dos leitores; projeto gráfico para jornal. Qual é a diferença entre projeto gráfico e diagramação? Projeto

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

Importância da Tipografia no projeto

Importância da Tipografia no projeto TIPOGRAFIA CPG 1 Tipografia Importância da Tipografia no Projeto Gráfico Estrutura do caractere Classificação por família Características dos Tipos Considerações na escolha da Tipografia CPG 2 Importância

Leia mais

Análises de blogs e home pages

Análises de blogs e home pages Análises de blogs e home pages Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em home pages de sites/blogs educacionais. Prezados alunos, Vamos dar continuidade aos estudos sobre multimodalidade

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 1 Trabalho de História: Título do trabalho: Impeachment Data da entrega: 20/05/2016 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Sabemos que estamos passando por uma

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

Linguagem fotográfica

Linguagem fotográfica Linguagem fotográfica Composição Arranjo visual dos elementos, e o equilíbrio é produzido pela interação destes componentes visuais. i PENSE PRIMEIRO FOTOGRAFE DEPOIS Fotografia confusa com vários elementos

Leia mais

1) Operadores de auto incremento ++ e auto decremento --

1) Operadores de auto incremento ++ e auto decremento -- Aula 09 - Operadores de auto incremento e auto decremento, atribuição múltipla, atribuição na declaração, atribuição resumida e algumas regras de boa programação. 1) Operadores de auto incremento ++ e

Leia mais

Revisão de Word 2007

Revisão de Word 2007 1. Entre no Word 2007. Clique INICIAR. Leve o mouse em TODOS OS PROGRAMAS. Leve o mouse em MICROSOFT OFFICE Clique em MICROSOFT OFFICE WORD 2007. 2. Digite: CEBRAC e pressione ENTER. 3. Digite: =RAND(5,6)

Leia mais

Documentos MS Word acessíveis

Documentos MS Word acessíveis Documentos MS Word acessíveis Este guia pretende ajudar na produção de documentos acessíveis em Microsoft Word de âmbito académico, para serem distribuidos em formato eletrónico ou impressos. As boas práticas

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas, apresentando

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ARRIFANA DE SOUSA CONTACTOS Endereço HOSPITAL - PENAFIEL Largo Santo António dos Capuchos 4560-454 Penafiel CLÍNICA MÉDICA - PENAFIEL Rua Fonte do Carvalho 4560-466 Penafiel Telefone

Leia mais

02/10/2012. Usabilidade em interface Web. Leitura pelos usuários

02/10/2012. Usabilidade em interface Web. Leitura pelos usuários Usabilidade em interface Web Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Leitura pelos usuários Pesquisas mostram que velocidade

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Microsoft PowerPoint - Apresentações acessíveis

Microsoft PowerPoint - Apresentações acessíveis Microsoft PowerPoint - Apresentações acessíveis O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta muito utilizada na Universidade por docentes, funcionários e estudantes para fazerem apresentações. Este documento

Leia mais

Monografia. Metodologia Científica

Monografia. Metodologia Científica Sumário É um elemento obrigatório. Deve figurar imediatamente após a(s) folha(s) de lista(s), com o título SUMÁRIO centralizado na folha. Cont. sumário O sumário deve indicar os dados considerando cada

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO Relata formalmente o progresso ou os resultados de uma investigação de pesquisa ou do desenvolvimento de um processo. Apresenta, sistematicamente, informação suficiente para

Leia mais

Prática Writer 03 PERDA DE SEU TRABALHO CASO HAJA UMA QUEDA DE ENERGIA!

Prática Writer 03 PERDA DE SEU TRABALHO CASO HAJA UMA QUEDA DE ENERGIA! Universidade Federal Rural do Semi-Árido Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia Disciplina: Informática Aplicada Professora: Danielle Casillo Prática Writer 03 LEMBRE-SE DE SALVAR CONSTANTEMENTE AS

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Compre, compre, compre... Você já deve ter percebido a guerra que determinados anúncios ou

Leia mais

Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. Sumário NORMA. Título: NORMAS PARA CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS. CONSELHO Número: IPRJ-CON-15

Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. Sumário NORMA. Título: NORMAS PARA CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS. CONSELHO Número: IPRJ-CON-15 NORMA CONSELHO Título: Data de aprovação pelo Conselho Número da Ata Vigência a partir de: 2 5 / 0 9 / 2 0 1 3 A t a n º 2 1 9 0 2 5 / 0 9 / 2 0 1 3 Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. EDIÇÃO E IMPRESSÃO... 2

Leia mais

Aprofunde seus conhecimentos

Aprofunde seus conhecimentos Aprofunde seus conhecimentos PSICOLOGIA DAS CORES As cores são responsáveis por ativar sensações no cérebro humano. Cada cor que você escolhe para sua apresentação, pode ajudar ou atrapalhar a sua mensagem

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria

Leia mais

Como escrever um super-artigo

Como escrever um super-artigo 15 de maio de 2009 A idéia de publicar A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos para impressionar os outros, ganhar reconhecimento e ser promovido. A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos

Leia mais

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha Gráficos Excel 2007 Para criar um gráfico básico no Excel, o qual você possa modificar e formatar posteriormente comece inserindo os dados do gráfico em uma planilha. Em seguida, basta selecionar esses

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE Você está recebendo a cartilha com as orientações para a construção dos trabalhos da 2ª fase da Maratona Cultural 2009. Fique atento aos procedimentos

Leia mais

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA ÍNDICE MÓDULO 6 Aula 6.0 - Bem Vindo...02 Aula 6.1 - Arranjos de Mesa com Cachepô...03 Aula 6.2 - Arranjos de Mesa com Base em Acetato...05 Aula 6.3 - Arranjos de Mesa com Balão

Leia mais

Exercícios Microsoft Office Word

Exercícios Microsoft Office Word Exercícios Microsoft Office Word Exercícios, explicações e exemplos. Nome:...Data:... Digite o Texto: POESIA Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 Nome do acadêmico 2 ORIENTADOR:Nome do orientador 3 RESUMO Inserir aqui o resumo do trabalho,

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL [Office1] Comentário: Fonte tamanho

Leia mais

RELATÓRIO FINAL Disciplina de Estágio Obrigatório

RELATÓRIO FINAL Disciplina de Estágio Obrigatório RELATÓRIO FINAL Disciplina de Estágio Obrigatório Como orientação e para facilitar a elaboração, apresentamos a seguir um roteiro de relatório final, que poderá ser utilizado pelo estudante e pelo supervisor

Leia mais

Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone

Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone Date : 7 de Maio de 2017 Hoje celebra-se em Portugal o Dia da Mãe. Mãe que é cada vez mais tecnológica e que não larga o seu smartphone para tirar

Leia mais

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS INSERIR O TÍTULO (Times New Roman, 12, centralizado, em maiúsculas, negrito). Inserir autores abaixo do título e ao lado direito; iniciar pelo sobrenome em letra maiúscula

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

ORIENTAÇÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROVAS ACESSÍVEIS (ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ESPECTRO DO AUTISMO)

ORIENTAÇÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROVAS ACESSÍVEIS (ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ESPECTRO DO AUTISMO) ORIENTAÇÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROVAS ACESSÍVEIS (ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ESPECTRO DO AUTISMO) Partiu-se de uma prova inicial, a qual NÃO havia sido pensada em termos de acessibilidade,

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier

Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier Sumário Características de uma revista Funções sociais da revista Estrutura da informação Componentes da revista Estrutura da revista Recursos gráficos

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Aula 1 Normais Opcionais em Trabalhos Acadêmicos Introdução: Olá! Seja bem vindo ao curso de Normais da ABNT Para Trabalhos Acadêmicos.

Leia mais

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA?

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA? TESTE DE MARCA PESSOAL NUM DIA BOM Vamos encarar os fatos: ser um empreendedor e tocar o seu próprio negócio nem sempre é divertido e glamouroso como deveria ser. Poder ser desafiador, estressante e extremamente

Leia mais

Minicurso L A TEX + Beamer - Aula 9

Minicurso L A TEX + Beamer - Aula 9 Minicurso L A TEX + Beamer - Aula 9 Prof. DSc. Bárbara Quintela Cursos de Verão PPGMC - 2016 1 Mais sobre o Beamer Sumário a cada seção Temas Sobreposições com transparência Apêndices Hiperlinks Código

Leia mais

P9 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UFPI

P9 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UFPI P9 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UFPI EDITAL Nº 09/2018 CEAD/UFPI PROVA OBJETIVA PARA DIAGRAMADOR DE

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais