Projeto Gráfico Revista
|
|
|
- Thalita Amarante di Castro
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Projeto Gráfico Revista Publicação Páginas internas
2 Publicação Quais áreas são mais valorizadas nas páginas de uma revista?
3 Publicação Metades externas A revista é presa pela lombada, de modo que a metade interna fica escondida até que quem folheia decida abri-lo totalmente para revelar a dupla aberta. O que ele vir nas metades externas irá motivá-lo a fazer isso. O lado de fora é o local para colocar as imagens mais fascinantes e as palavras mais provocantes. Nunca esconda as manchetes na dobra.
4 Publicação Áreas mais valorizadas As áreas mais valorizadas da página dupla são o canto superior esquerdo e o canto superior direito, pois são as áreas para as quais as pessoas mais olham. Áreas menos valorizadas A parte menos importante de uma página dupla é o rodapé da página, perto da dobra. Por isso que as notas de rodapé são tiradas do caminho e colocadas lá embaixo.
5 Publicação Parte superior das páginas Os leitores concentram-se na parte superior das páginas quando estão examinando uma revista ou newsletter. Eles fixam o olhar na parte superior e movem a cabeça de um lado para o outro do que para cima e para baixo porque é mais fácil.
6 Publicação Anunciantes Eles preferem as páginas direitas porque quando as pessoas seguram uma revista e a folheiam, tendem a se concentrar nas páginas direitas, pois a mão esquerda fica segurando a revista enquanto a direita folheia.
7 Publicação Disposição de sinais nas páginas esquerda e direita As páginas esquerdas devem ser dispostas de modo diferente das direitas para aproveitar ao máximo as áreas que captam mais a atenção dos olhos. O logo que faz sentido no canto superior esquerdo da página esquerda fica escondido na dobra quando está no canto superior esquerdo da página direita. Mova o logo para o canto direito externo, onde ele pode ser visto e cumprir sua função de sinalizar.
8 Publicação Títulos correntes Textos que personalizam e identificam as páginas de uma revista; Colocados no rodapé ou cabeça da página, trazem no seu conteúdo a data e o nome do veículo; Tipologia difere da utilizada no texto; A numeração das páginas pode fazer parte dos títulos correntes, obedecendo ao mesmo critério com relação à tipologia. 2 nononon nononon 3
9 Publicação Estética do texto Alinhamento centralizado Indicado para títulos e pequenos textos.
10 Publicação Estética do texto Alinhado à esquerda ou à direita Indicados para uso em publicidade e títulos; Quando utilizados em textos longos se tornam cansativos.
11 Publicação Estética do texto Alinhamento automático O alinhamento automático (feito pelo computador), muitas vezes, precisa de um ajustamento mecânico (intervenção do diagramador) para que fique mais legível e com uma disposição agradável na composição.
12 Publicação Alinhamento automático Estética do texto A vida é o mais importante dos aprendizados. Portanto a atenção aos fatos que nos rodeiam são sem dúvida os mais belos capítulos que a captação humana pode absorver. Alinhamento mecânico A vida é o mais importante dos aprendizados. Portanto a atenção aos fatos que nos rodeiam são sem dúvida os mais belos capítulos que a captação humana pode absorver.
13 Publicação Estética do texto Alinhamento justificado Usados em grande escala na indústria editorial; Alinhamento automático cria efeitos de caminho de rato e dente de cavalo ; Alinhamento mecânico por ser feito com os recursos de condensar ou expandir os caracteres, sem alterar a forma da letra.
14 Publicação Estética do texto Caminho de rato A vida é o mais importante dos aprendizados. Portanto a atenção aos fatos que nos rodeiam são sem dúvida os mais belos capítulos que a captação humana pode absorver. Um homem que não tem história é um homem que não leu e pior que isso não viveu. Dente de cavalo A vida é o mais importante dos aprendizados. Portanto a atenção aos fatos que nos rodeiam são sem dúvida os mais belos capítulos que a captação humana pode absorver. Um homem que não tem história é um homem que não leu e pior que isso não viveu.
15 Publicação Escolha dos caracteres O corpo ideal para uma composição está relacionado ao público-alvo a que se destina. Menores de 7 anos corpo 24 7 a 8 anos corpo 18 8 a 9 anos corpo 16 9 a 10 anos corpo a 11 anos corpo 12 a partir dos 12 anos corpo 10
16 Publicação Quais são as áreas mais valorizadas em uma página de revista? Qual página é mais indicada para anunciantes?
17 Página internas Como devem ser as páginas internas para chamar a atenção dos leitores?
18 Páginas internas Títulos dos artigos promovem a venda e devem ser escritos primeiro. O título é o elemento da vitrine. Para aumentar a sua eficácia, o título deve ter: 1. Um verbo de ação. Isso força quem escreve a pensar em resultados. 2. Incluir a palavra mágica VOCÊ em algum lugar. Isso força quem escreve a moldar a matéria ao leitor.
19 Páginas internas As imagens envolvem o leitor por meio de emoção e curiosidade. Só exagere graficamente se isso esclarecer o significado. Transformar palavras em imagens ajuda a amarrar melhor a edição.
20 Páginas internas Use gráficos e tabelas para substituir longas descrições. Gráficos e tabelas podem ser simples colunas de figuras ou podem ser ilustrados, tornando-se fáceis de entender. Dependendo da informação apresentada, o gráfico será mais memorizável com desenhos ilustrados.
21 Páginas internas Nunca publique uma foto sem legenda As legendas das fotos atraem os observadores que estão curiosos para dentro da matéria.
22 Páginas internas Toda página deve ter um porta de entrada receptiva Pode ser qualquer coisa verbal, imagem -, mas tem de identificar, para os leitores de que assunto o espaço trata.
23 Páginas internas Parágrafo de abertura Uma pirâmide invertida de texto combina com o subtítulo, título e a linha de autoria, criando uma ilusão de profundidade e conectando-se perfeitamente à perspectiva da pista de pouso da foto ao lado.
24 Páginas internas Flutuando no espaço Envolvido por colchetes tipograficamente aerodinâmicos, o texto centralizado da abertura flutua em harmonia com o close-up centralizado da fuselagem curvada do avião na página oposta.
25 Páginas internas Blocos de elementos curtos atraem mais do que longos ensaios Exigem menos tempo para ler. Barras laterais ou inferiores fragmentam material em matérias secundárias.
26 Páginas internas Rapidez é essencial Quem folheia deve conseguir captar o essencial da matéria a partir do título, subtítulo, olho e entretítulo. Os entretítulos têm de definir as diversas partes do texto.
27 Páginas internas Espaço editorial As páginas esquerdas são ideais como espaço editorial. Podemos exibir nossos melhores trunfos na extrema esquerda, onde as primeiras letras de nossas manchetes e as fotos irresistíveis poderão fisgar os leitores.
28 Páginas internas O estilo criado e adotado pelo projetista não deve sofrer alterações bruscas e constantes. Leitor cria um vínculo com o estilo da revista e facilita a aceitação por parte dele.
29 Páginas internas Mais simples e utilizado para revistas; Proporciona um visual mais eficiente; Diagrama de três colunas O texto fica enquadrado numa largura quase perfeita em termos de legibilidade.
30 Páginas internas Diagrama de três colunas
31 Páginas internas Diagrama de quatro colunas Perde a vantagem de sua largura comportar um volume menor de toques de linha. Proporciona flexibilidade ao ser utilizado como um diagrama de duas colunas.
32 Páginas internas Diagrama de quatro colunas
33 Páginas internas Espaço em branco A legibilidade e o destaque de uma composição gráfica depende da quantidade de branco que os cerca. Muitas vezes uma composição de corpo menor entrelinhada é preferível a outra de corpo maior sem entrelinha.
34 Páginas internas Espaço em branco
35 Páginas internas Páginas centrais Geralmente é vendido para publicidade ou indicado para matéria de destaque.
36 Páginas internas Páginas centrais
37 QUIZZ 1. Qual tipo de diagrama de coluna é mais indicado e utilizado em revistas? Diagrama de três colunas. 2. Por que o digrama de quatro colunas não é recomenda para ser aplicado na diagramação? Porque a largura da coluna proporciona um volume menor de toque de linhas.
38 QUIZZ 3. Qual é a importância do espaço em branco? Dá mais legibilidade e destaque na composição da página. 4. O que vai na página central da revista? Publicidade ou matéria principal da revista.
39 Páginas internas Quais recursos foram utilizados nestas páginas internas para atrair a atenção do leitor?
40 Páginas internas Quais recursos foram utilizados nestas páginas internas para atrair a atenção do leitor?
41 Revisão próxima aula Atividade em grupo
42 Grupo O grupo precisa trazer 1 matéria de página dupla e apontar quais recursos foram aplicados na diagramação: - Título usou verbo de ação e a palavra você? - Existe imagem ou ilustração que reforça o significado do conteúdo da matéria? - As fotos têm legendas? - Usaram o recurso de bloco lateral ou inferior para criar uma matéria secundária? - Como é a abertura da matéria. - A matéria contêm título, olho, subtítulo e entretítulo? - Quantas colunas de texto há na matéria?
REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas
REVISÃO N1 Projeto Gráfico Jornal I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas e desfile IV Projeto
Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos
Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Contraste Títulos e Subtítulos Entretítulos e capitulares Legendas Imagens Contraste Qual é a função do contraste na diagramação de uma página? Contraste
Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier
Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier Sumário Características de uma revista Funções sociais da revista Estrutura da informação Componentes da revista Estrutura da revista Recursos gráficos
I - Projeto Gráfico Revista
I - Projeto Gráfico Revista Capa Primeiras Páginas Capa Como a capa de uma revista deve ser elaborada para despertar a atenção e o interesse do leitor? Capa Embalagem do produto; Destaca a manchete principal;
18/09/2016. Direção de arte Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios
Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de arte Todo layout começa com um espaço em branco a ser preenchido. Você pode preenchê-lo com textos,
Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos
Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Colunas e grades Margens Espaçamento Largura Escala grande Colunas e grades Como você acha que devem ser as colunas de textos de uma página de revista?
DESIGN EDITORIAL. Aula #03 - Planejamento visual. Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros
DESIGN EDITORIAL Aula #03 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros [email protected] PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir uma capa de
Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida
Ao final desta aula, você conhecerá: tipos de jornais; dicas de diagramação para atrair a atenção dos leitores; projeto gráfico para jornal. Qual é a diferença entre projeto gráfico e diagramação? Projeto
TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR
TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #02 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros [email protected] PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir
EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin
EDITORAÇÃO EM JORNALISMO Profa. Lívia Saggin Diagramação de jornais No caso de um jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais
Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin.
Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum
DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia
DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da
COMO FAZER UM FANZINE
COMO FAZER UM FANZINE TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR PASSO 02 Planejar o projeto
Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS
Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração? ABORDAGEM INICIAL Objetivo Levar a informação
Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO
OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DESIGN. PROXIMIDADE ITENS RELACIONADOS ENTRE SI, DEVEM SER AGRUPADOS. QUANDO VÁRIOS ÍTENS ESTÃO PRÓXIMOS, TORNAM-SE UMA UNIDADE VISUAL E NÃO VÁRIAS UNIDADES INDIVIDUALIZADAS. ISSO
CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES
CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ITIC Professora: Sónia Rodrigues Conteúdos 2 Exemplos Princípios Formato Texto Cores Grafismo Animações e Transições Resumo Professora: Sónia Rodrigues 1 Maus Exemplos 3 Evolução
COMO FAZER UM FANZINE. Equipe de História e Geografia
COMO FAZER UM FANZINE Equipe de História e Geografia TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR
Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material*
Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* 27.0 Introdução Nesta unidade descrevemos como fazer com que seu trabalho fique bom. Falamos sobre o que vai acontece na célula, nas bordas das células
Importância da Tipografia no projeto
TIPOGRAFIA CPG 1 Tipografia Importância da Tipografia no Projeto Gráfico Estrutura do caractere Classificação por família Características dos Tipos Considerações na escolha da Tipografia CPG 2 Importância
DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação.
DIAGRAMAÇÃO DIAGRAMAÇÃO Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO Diagramar uma página significa muito mais que apenas dispor textos, fotos e ornamentos no papel;
ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04
ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB-9 1451/04 GUIA DE NORMAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CAPA INSTITUCIONALIZADA - FAP APUCARANA 2006 1 APRESENTAÇÃO FORMAL 1.1
Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005).
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR 14724 (ABNT, 2005). 1. Papel A digitação
OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos.
OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas, apresentando
Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR Normalização de Trabalhos Acadêmicos Formatação Word 2003 FONTE Utiliza-se folha branca, de formato A4 (210 X 297
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação
NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG
NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03
ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA
ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA FONTE TIMES 14, NEGRITO CAIXA ALTA sem espaço espaço 1,5 MBA GESTÃO POLÍTICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO espaço 1,5 CEPE 2017 5 espaços 1,5
A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:
O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO DISCIPLINA: Redação
Elaboração de pôsteres
NAPQ - Núcleo de Assessoramento à Pesquisa Elaboração de pôsteres Luciana de Oliveira Assis Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional Função Sintetizar informações e dados relevantes da
Graduação UFRJ. Normas para monografias e trabalhos teóricos
Graduação UFRJ Normas para monografias e trabalhos teóricos SUMÁRIO 02 02 04 DEFINIÇÕES 1.1 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO 1.2 - ABNT FORMATO GERAL DE APRESENTAÇÃO ESTRUTURA DO TFG TEÓRICO 3.1 - ELEMENTOS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo ELEMENTOS DO DESENHO TÉCNICO Os desenhos no papel continuam a ter importância, em particular para a fabricação,
Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid
Diagramação Elementos e Tipos de Grids Hoje veremos um assunto muito importante para diagramadores, e também para designers, de como deixar páginas mais elaborada e bem feita, pois um dos segredos para
2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco.
2.5 Barra de Status A barra de status ou barra de estado é utilizada para exibir algumas informações sobre o documento e efetuar rápidas modificações por meio de atalhos. Geralmente é encontrada parte
Folha de cálculo Microsoft Excel
TIC Excel Folha de cálculo Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa que faz parte do conjunto de aplicações que constituem o Microsoft Office. Para além de ser uma excelente ferramenta para a realização
1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;
Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o
NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)
NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL
NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail [email protected]. A seleção
Sinalização Desenvolvimento
Sinalização Desenvolvimento Setas - Em suportes de sinalização, as setas correspondem ao gesto de se estender a mão e apontar o dedo indicador para alguma direção indicando o caminho que deve ser percorrido
Aprendendo o PowerPoint
Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,
Manual de Identidade e Aplicação da Marca
Manual de Identidade e Aplicação da Marca Introdução Este Manual de Identidade tem como principal objetivo prover orientação quanto ao uso adequado da marca Libbs. Para isso, definimos padrões de uso da
Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:
Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns
Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins
Design da Informação Repetição e Contraste Aula 07 Prof. Dalton Martins [email protected] Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Repetição Repita alguns
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS O presente documento descreve as instruções para formatação de artigos para o ciki. Observe as instruções e formate seu trabalho de acordo com as normas
Manual para elaboração de artigos
1 Manual para elaboração de artigos ESTRELA 2016 2 APRESENTAÇÃO Este documento visa auxiliar os estudantes da Faculdade La Salle Estrela na elaboração de artigos, apresentando as regras dispostas nas normas
T I P O M E T R I A. Fournier estabeleceu que: Mais um pouco de história... Mais um pouco de história... o ponto tipográfico valeria = 0,35 mm
Produção Gráfica 1 T I P O M E T R I A Mais um pouco de história... Com a disseminação do sistema de impressão através da tipografia Surgiram os casas de fundição, que fundiam os tipos em metal. Mais um
EDITAL 019/2018 CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO ISSN
EDITAL 019/2018 CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO ISSN 2175-3687 A Faculdade Cristo Rei FACCREI torna pública a chamada para publicação de artigos científicos na
Aula 06 Princípios do Design
Aula 06 Princípios do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson PRINCÍPIOS DO DESIGN São conceitos que descrevem a qualidade esténca
GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar
GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão
Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design
Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Tipografia Letra serifada Em uma definição resumida, serifa é a haste perpendicular que finaliza os principais traços de
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações
MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO
MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o 1816
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2
Manual Prático. Elisabete Aguiar
Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
INSTRUÇÕES AOS AUTORES REVELA (ISSN 1982-646X) é o Periódico Interinstitucional de Divulgação Científica da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), Faculdade Praia Grande (FPG) e Faculdade de Tecnologia
MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o
2. Folha de Desenho Folhas de Desenho Formatos da série A
2. Folha de Desenho O objetivo deste capítulo é o de introduzir as normas: NBR 10068 Folha de desenho Leiaute e dimensões que padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas
SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA
SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA I.ESTRUTURA DO RELATÓRIO O relatório de pesquisa é o documento escrito pelo pesquisador ou grupo de pesquisadores com o objetivo de relar as conclusões de
ANEXO IV NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO (TCC)
Campus de Bauru ANEXO IV NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO (TCC) 1. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO TCC 1.1. O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado no
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações
Técnico em Química Profª Rogeria Nunes Costa
Técnico em Química Metodologia Científica Produção de Relatórios Colégio Educáre O QUE É UM RELATÓRIO? Dicionário Michaelis: Re.la.tó.rio: sm (lat relatu) 1-Exposição, relação, ordinariamente por escrito,
Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos
Normas ABNT 0 NBR 14724 (17.04.2011) Trabalhos acadêmicos Apresentação 0 NBR 10520 (ago.2002) Citações em documentos 0 NBR 6023(ago.2002) Referências - Elaboração Normas da USP 0 Diretrizes para apresentação
Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)
Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD [email protected] Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos
Tutorial para Power Point
Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar
DIRETRIZES PARA AUTORES Manual de instruções para preparação de manuscritos
DIRETRIZES PARA AUTORES Manual de instruções para preparação de manuscritos Revista Cogitare Enfermagem ISSN 1414-8536 Atualizado em março/2017 SUMÁRIO 1 FORMATAÇÃO GERAL DO MANUSCRITO... 3 2 FORMATAÇÃO
Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno
Informática Básica Aula 2.9 Formatação no Writer Prof. Dr. Bruno Moreno [email protected] 2 Notas de Rodapé Menu Inserir / Notas de Rodapé Para isso, o cursor de texto deve estar onde a nota será
Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações
Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a
TCC. Evandro Deliberal
TCC Evandro Deliberal [email protected] https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS Para fazer uma apresentação de maneira eficaz deve seguir quatro passos fundamentais: Planear Preparar Praticar Apresentar.
Tecnologias da informação e comunicação
TIC Excel Tecnologias da informação e comunicação Módulo n.º 1 (32 horas) Folha de cálculo MS Excel Módulo n.º 2 (32 horas) Gestão de bases de dados MS Access Módulo n.º 3 (36 horas) Páginas web Avaliação
Editor de Texto. Microsoft Word 2007
Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé
CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:
CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado
Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte
Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte AULA 12 Layout e Diagramação Fundamentos da Programação Visual Tutorial
MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL
OUTUBRO DE 2014 MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 1 ÍNDICE 1. Norma de referências Scripto... 3 1.1 Tipo de fonte... 3 1.2 Tamanho de fonte... 3 1.3 Margens... 3 1.4 Espaçamento... 3 1.5
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO Relata formalmente o progresso ou os resultados de uma investigação de pesquisa ou do desenvolvimento de um processo. Apresenta, sistematicamente, informação suficiente para
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual 1 2 Apresentação A identidade corporativa é um conjunto integrado de regras que realça visualmente o estilo e as atitudes da empresa. É exatamente por sua importância que este
b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.
1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do
Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos
Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Apresentar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na
FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)
FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ARACAJU 2008 Modelo de artigo científico, elaborado conforme as normas da ABNT (NBR 6022, 2003). Por se tratar de trabalho
Prof. Angelus G.P da Silva
Prof. Angelus G.P da Silva Norma UENF Norma ABNT NBR 14724 2011 Impressão em um lado da folha Papel A4 Fonte arial, tamanho 12 Espaço 1,5 entre linhas Numeração: Arábica desde a introdução, a 1,25cm do
Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson
Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra
Inserindo Quebra de Página
Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar
MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO
FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas
