FILOSOFIA, O PRINCIPIO DE TUDO:
|
|
|
- Giovanni Derek Klettenberg Jardim
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Aluno: Série/ano: 7 Turma: Turno: Professor: Data: / / FILOSOFIA, O PRINCIPIO DE TUDO: Já estudamos no 6º ano que a Filosofia surgiu do espanto do homem diante da natureza. Os primeiros filósofos procuravam ver um sentido de ordem, um princípio ordenador que pudesse explicar de alguma forma o que para eles parecia confuso. De fato, a observação da natureza, nos leva a supor que as coisas parecem estar em permanente conflito, numa guerra constante, em que uns querem, em funções de suas diferenças, dominar os outros: os homens lutam contra os animais e os animais lutam entre si; o mar parece lutar contra a terra, que resiste a invasão; o fogo destrói o ar e é por ele destruído; a água destrói o fogo e luta contra o ar, quando chove e por aí vai. Afinal de contas, o mundo é organizado ou desorganizado? O universo é um cosmo ou um caos? PARA REFLETIR OS FILÓSOFOS DA NATUREZA: Os primeiros Filósofos gregos são frequentemente chamados de filósofos da natureza, porque se interessavam, sobretudo, pela natureza, pelos processos naturais. Já tivemos oportunidades de nos perguntar de onde vêm todas as coisas. Hoje em dia muitas pessoas acreditam, umas mais, outras menos, que em algum momento tudo surgiu do nada. Esse pensamento não era muito difundido entre os gregos. Por alguma razão, eles sempre partiam do fato de que sempre existiu alguma coisa A grande questão, portanto, não era saber como tudo surgiu do nada. O que instigava os gregos era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou em flores multicoloridas. Tudo isso sem falar em como um bebê podia sair do corpo de sua mãe! Os filósofos viam com seus próprios olhos que havia constantes transformações na natureza. Mas como essas transformações eram possíveis? Como uma substância podia se transformar em algo completamente diferente; numa forma de vida, por exemplo? Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum; eles acreditavam que determinada substância básica estava por trás de todas essas transformações. Não é muito fácil explicar como eles chegaram a essa ideia. Sabemos apenas que ela se desenvolveu a partir da noção de que deveria haver uma substância básica, que fosse a causa oculta, por assim dizer, de todas as transformações da natureza. GAARDER jostein. O mundo de Sofia, romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
2 1.1 Os três filósofos de mileto: Tales Anaximandro Anaxímenes Foi na cidade de Mileto, situada na Jônia, litoral Ocidental da Ásia menor, às margens do mar Egeu, que nasceu a filosofia. Mileto era uma cidade que tinha o comércio bastante desenvolvido e sofreu várias influências culturais. Foi nessa cidade que viveram os três primeiros pensadores da história ocidental, a quem chamamos de filósofos de Mileto. São eles: Tales de Mileto ( ), Anaximandro ( ) e Anaxímenes ( ). Todos eles viveram entre os séculos VII e V a.c. Os filósofos de Mileto foram os primeiros a tentar entender a origem do universo sem a ajuda ou a interferência dos mitos. Tales, o primeiro deles, se perguntou: De que tudo é feito? note que a pergunta de Tales não era sobre a criação, mas se refere à composição das coisas. Perguntar pela composição das coisas é uma virtude essencialmente científica. Ao pensar em composição e não em criação, Tales inaugurou uma forma de entendimento do mundo a partir da observação dos próprios elementos que constituem o mundo, buscando no mundo e não fora dele um sentido para que ele seja como é. Tales inferiu da observação da natureza e chegou a conclusões obtidas apenas pelo pensamento, pela razão. 1.2 A ÁGUA É O PRINCIPIO DE TUDO Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da história, porque foi ele o primeiro homem de que se tem noticia a criar uma teoria para explicar o princípio de tudo a partir de um elemento da própria natureza. Tales acreditava que a água era a primeira e que ela fazia parte da composição de todas as coisas que existem no mundo, sendo, por isso, as coisas materiais de todas. Ele compreendeu a importância da água, observando que ela está em todas as partes do Universo, na Terra em sua superfície ou no subsolo e no ar, sendo também indispensável a todas as formas de vida existentes. A água está presente em todo lugar que há vida e onde ela não existe não há vida. Para ele sem a água o universo não existiria.
3 1.3 O PRINCÍPIO DE TUDO É INDETERMINADO Parara Anaximandro, contemporâneo e, provavelmente, discípulo de Tales, o principio de todas as coisas o elemento primordial, não poderia ser uma coisa determinada, como a água, a terra, o fogo ou o ar. Ele acreditava não ser possível eleger uma única substância natural como o princípio de todos os seres existente no Universo. Como princípio, esse elemento deveria ser diferente de tudo. Deveria ser algo que sintetizasse a qualidade de todos os elementos da natureza, algo de que todas as coisas se originassem e para a qual tudo retornasse. Daí, o princípio primeiro deveria ser alguma coisa eterna, infinita e indeterminada, ou seja, sem princípio nem fim e sem determinações quantitativas e qualitativas: o ápeiron (= o infinito/indefinido). 1.4 O AR É O PRINCÍPIO PRIMORDIAL, DE TODAS AS COISAS. O terceiro grande filósofo de Mileto foi Anaxímenes, discípulo de Anaximandro, que, discordando dos mestres, propôs que o princípio de todas as coisas é o ar infinito. Para Anaxímenes, o elemento primeiro deveria ser algo infinito, mas não indeterminado. Como elemento natural, o ar em pleno movimento preenche todos os espaços sendo, pois, do ar, através da condensação e da rarefação, que procederam todos os outros elementos e, por consequência, todas as coisas existentes no Universo. Além do que o Ar é o princípio vital, já que todo ser vivo necessita de ar para respirar. Vimos que os três filósofos de Mileto acreditavam que tudo se originara a partir de uma única substância primordial. Como seria possível uma só coisa transformar-se em algo completamente diferente? Como o uno se transformou em múltiplo? 1.5 ÁGUA FONTE DE VIDA A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida e, a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente, há muita água no nosso planeta, mas menos de 3% da água no mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou nos rios e lagos subterrâneo, o que dificulta sua utilização pelo ser humano. A água é o mais critico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, no mínimo, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. Além disso, a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso, temos de garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.
4 PITÁGORAS: O NÚMERO É O PRIMEIRO PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS Pitágoras prossegue a indagação iniciada pelos filósofos Jônios acerca do princípio de todas as coisas. E, assim, como os primeiros filósofos, identificou um elemento como principio de tudo. Graças a sua genialidade matemática, pôde identificar que o primeiro principio de todas as coisas era um elemento imaterial, o número, o qual representa a ordem e harmonia cósmica. Assim, a harmonia do Universo poderia ser deduzida da geometria e expressa em números. Para ele, o mundo possuía uma harmonia que podia ser expressa matematicamente. Conta-se que essa ideia teria surgido quando Pitágoras observou que os sons produzidos pela lira (instrumento musical semelhante a um violão) obedeciam as proporções numéricas, e que essas proporções produziam concordância entre sons discordantes, sendo, portanto, a base para a harmonia entre os acordes. Pitágoras intuiu que o mesmo se daria com o Universo: deveria haver uma relação de proporção por meio do qual se daria a harmonia dos discordantes: o frio e o quente, o seco e o úmido, o bem e o mal, o justo e o injusto, o verdadeiro e o falso, e que essa harmonia poderia ser expressa através dos números. Na verdade, tudo no Universo se exprime matematicamente, todos os fenômenos se expressam como soma, subtração, multiplicação, e divisão. Conta-se ainda que ele teria afirmado haver uma música universal tão perfeitamente harmoniosa que só os deuses seriam capazes de ouvir. 2.1 A ESCOLA PITAGÓRICA A escola pitagórica foi fundada por Pitágoras ( a.c) em Crotona, Magna Grécia, no Sul da Itália. Essa escola exerceu grande influência não só por seus princípios filosóficos, mas também por sua éticapura e austera e por suas tendências politicas. Diferentemente de jônica, não se preocupava mais com a constituição de todas as coisas, ou com seu aspecto material e físico, pois os pensadores queriam saber que o representavam as coisas e a resposta que encontraram foi a de que tudo se reduz ao número. Os discípulos mais famosos de Pitágoras foram Filolau de Tarento (século V a.c.), um importante matemático e astrônomo; desenvolveu a doutrina Pitagórica com certo rigor cientifico; Hicetas de Siracusa (século V a.c), destacou-se por afirmar a rotação da terra sobre seu eixo; Hipócrates de Quino ( a.c.), Arquitas de Tarento (século IV a.c.), e Alcmeon (século VI a.c.) foram outros importantes matemáticos da escola pitagórica. HERÁCLITO: TUDO FLUI Outro grande filósofo do mundo grego foi Heráclito ( a.c). Ele concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, isto é, em constante mudança. Segundo Heráclito, no Universo tudo flui, tudo está em constante movimento e transformação.
5 Heráclito chamou a atenção para a plena mobilidade de todas as coisas, criando assim, a doutrina do eterno mobilismo. Segundo ele nada permanece imóvel e nada é estável. No mundo não existe nada parado ou acabado, mas tudo se move, tudo muda, tudo se transforma sem cessar e sem exceção. Para ele, só a transformação das coisas é permanente, no sentido de que as coisas não tem realidade senão justamente a eterna mudança. Tudo no mundo está se fazendo e se desfazendo num processo que não para nunca. É famosa a frase de Heráclito: É impossível que alguém se banhe num mesmo rio duas vezes, porque ao entrar pela segunda vez tanto ela quanto o rio já não são os mesmos. Para Heráclito, a transformação é um continuo conflito dos contrários, que se alternam, que trocam de lugar; é uma permanente luta de um contra o outro, uma guerra eterna. Ele dizia que todas as coisas possuem em si almas e demônios. A realidade não são as coisas e os seres, mas a mudança. Tudo muda, a única coisa que sempre fica é a própria mudança. Mas, para ele, essa guerra é ao mesmo tempo paz e harmonia porque é pela luta das forças opostas que o mundo evolui. Da mesma forma que se, não existisse a morte, não saberíamos dá valor a vida, se não existissem as guerras não poderíamos dar valor à paz. Os contrários se unem e é isso que faz a magia do Universo: o dia e a noite, o claro e o escuro, o quente e o frio, o cheio e o vazio etc. Todas as coisas formam uma coisa só que é o Universo, a pluralidade vira unidade. O Universo é ao mesmo tempo muitos e um só. É na síntese dos opostos que está o princípio que explica toda a realidade e, por isso mesmo, é exatamente nisso que consiste Deus ou o divino. Deus é a harmonia dos contrários, a unidade dos opostos. Ele entendia ser o fogo o elemento primordial da natureza. Para ele, o fogo simboliza a essência da natureza, porque ele representa a dinâmica de transformação e a mudança que há em todas as coisas. Muitas de suas frases são consideradas, até hoje, misteriosas e difíceis de decifrar. Por ter um estilo de difícil compreensão, Heráclito ganhou o apelido de o obscuro.
OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS. A physis é a Natureza eterna e em constante transformação
OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS As principais características desses filósofos eram de filosofar acerca de uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação
FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP
FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO E A ORIGEM DA FILOSOFIA A ruptura com o pensamento mítico não se dá de forma imediata, mas de forma progressiva,
Tales de Mileto (c a.c.)
Tales de Mileto (c. 624-546 a.c.) Tales foi considerado por Aristóteles como o primeiro filósofo, por ter sido o primeiro a buscar uma explicação racional de mundo. Com esse pensador, ele foi o fundador
15/03/2016. História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira
Pré-socráticos História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira 1 Os primeiros filósofos: os pré-socráticos Séculos VII-VI a.c.; Restam apenas fragmentos de suas obras e comentários doxográficos;
UNIDADE 2. Período Pré-socrático. Cosmológico
UNIDADE 2 Período Pré-socrático Cosmológico PRÉ-SOCRÁTICOS FILÓSOFOS DA NATUREZA RODA VIVA Chico Buarque Tem dias que a gente se sente Como quem partiu ou morreu A gente estancou de repente Ou foi o mundo
MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA
MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA DATA: 18/02/2019 1. O surgimento da Filosofia. 2. Mitologia Grega. 3. Mito e Filosofia. 2 3 MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA DATA:
A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à
A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à subsistência do ser humano à época. Tinha autonomia política
OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS São chamados de filósofos da natureza. Buscavam a arché, isto é, o elemento ou substância primordial que originava todas as coisas da natureza. Dirigiram sua atenção e suas
Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara.
FILOSOFIA ANTIGA Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. Está presente na água de Tales: H20. Essencial para a vida dos seres vivos. É a causa do movimento da natureza: vento move nuvens,
FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO
FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO O QUE É FILOSOFIA? CONCEITOS ORIGEM DA PALAVRA philo = AMOR FRATERNAL sophia = SABEDORIA AMOR PELA SABEDORIA AMIZADE PELO SABER PRIMEIRO USO DO TERMO ACREDITA-SE QUE O FILÓSOFO
FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP
FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO DE MITO UNIDADE 1 Mythos: contar e/ou narrar. Os mitos são uma tentativa de entender a realidade a partir de explicações referidas
Processo de compreensão da realidade. Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano
Processo de compreensão da realidade Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano Homero Ilíada Hesíodo Teogonia Odisseia A invenção da escrita Nova idade mental Surgimento
Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é:
A busca pelo Arché Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é: Existe uma substância básica, um princípio
As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos
Na aula de hoje vamos estudar. As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos O que chamamos de filosofia surgiu na Grécia Antiga. Os filósofos pré socráticos. Os jônios ou Escola de Mileto. Escola
O CAMPO DOS NÚMEROS REAIS. Capítulos IV, V e VI do livro Conceitos fundamentais da Matemática Bento de Jesus Caraça
O CAMPO DOS NÚMEROS REAIS Capítulos IV, V e VI do livro Conceitos fundamentais da Matemática Bento de Jesus Caraça Aula passada... Números Naturais: 1, 2, 3, Números Inteiros: 0, 1, 2, 3, Relações Biunívocas
Fique atento a data da sua avaliação de Filosofia, conferindo com antecedência no portal NIED.
Caro estudante, Este material contém informações BÁSICAS sobre os conteúdos. Para maiores informações, procure diretamente o professor de filosofia, Daniel de Oliveira Neto. Fique atento a data da sua
FILOSOFIA Conceito e delimitação
FILOSOFIA Conceito e delimitação Conceito de Filosofia Filosofia significa philo= amigo, amor, Sophia= sabedoria. A filosofia busca dar profundidade e totalidade à aspectos referentes a vida como um todo;
Pré-socráticos. Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri
Pré-socráticos Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri Heráclito de Éfeso Segundo a tradição, Heráclito, também chamado o obscuro, era um homem reservado e de poucas palavras. Parmênides de Eléia
A Ciência e a Filosofia gregas
A Ciência e a Filosofia gregas Por que a Grécia foi o berço da produção de tanto conhecimento? Atualmente que nação seria a Grécia? Pitágoras e a Harmonia Musical do Universo Matemático, astrônomo, filósofo
Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras.
Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 1ª série do E.M. Turma: Data: / / 2013 SIMULADO DE FILOSOFIA - 1ºANO Sem limite para crescer Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos:
O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré
O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré Cultura própria: deuses, língua, escrita hieroglífica Importância do Rio Nilo na Agricultura Transporte: roda raiada e barco à vela Comércio: uso de
A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma
Prof. Cícero Robson A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma crença, a uma tradição ou a um acontecimento.
SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO
Eumarque Pereira Candido SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO Resenha crítica apresentada na disciplina o Surgimento da Filosofia, do Curso de
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira COMPETÊNCIA DE ÁREA HABILIDADES - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades HABILIDADE: H23 - Analisar a importância dos valores éticos
Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula:
Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula: 17-2-03854. 1. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA O surgimento da Filosofia
Como surgiram os MITOS?
PENSAMENTO MÍTICO MITO MITO Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido num passado remoto e quase sempre impreciso.
FILOSOFIA. A Filosofia é Grega! A Filosofia na Grécia Antiga TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA 14/06/2016 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
FILOSOFIA 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2016 TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA Texto baseado nos livros: História da Filosofia, volume 4, de Giovanni Reale e Danilo Antiseri
MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP
MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP QUAL O SIGINIFICADO DA PALAVRA FILOSOFIA? QUAL A ORIGEM DA FILOSOFIA? E O QUE HAVIA ANTES DA FILOSOFIA? OS MITOS A palavra
Michelangelo - Capela Sistina
Mito e Filosofia Michelangelo - Capela Sistina Origens do Mito Mito: explicação da realidade anterior a filosofia e que Não se baseia na racionalidade! O Mito serviu para acalmar a ansiedade humana em
INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica
INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica Rio de Janeiro - RJ 2017 1 O SURGIMENTO DA FILOSOFIA De acordo com o tema apresentado no Artigo, há uma incerteza quanto à origem
OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos [email protected] www.oficinadapesquisa.com.br A FORMAÇÃO DA MORAL OCIDENTAL FILOSOFIA ANTIGA A ERA
Filosofia. 1. A origem da filosofia. 2. O mito. 3. Do mito ao logos
Filosofia 1. A origem da filosofia filo= amigo, sofia = sabedoria Um filósofo não deve ser apenas um estudioso, mas também um homem sábio. Platão: origem é o espanto pelo espanto é que uma pessoa se torna
AULA FILOSOFIA. O realismo aristotélico
AULA FILOSOFIA O realismo aristotélico DEFINIÇÃO O realismo aristotélico representa, na Grécia antiga, ao lado das filosofias de Sócrates e Platão, uma reação ao discurso dos sofistas e uma tentativa de
Exercícios de Revisão 1
Exercícios de Revisão 1 1. Quando começamos a estudar, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição da, mas várias. Uma primeira
MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I
4 MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I MINISTRADA PELO PROFESSOR MARCOS PEIXOTO MELLO GONÇALVES PARA A TURMA 1º T NO II SEMESTRE DE 2003, de 18/08/2003 a 24/11/2003 O Semestre
AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I
AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I Os primeiros Jônicos e a questão do princípio de todas as coisas. TALES DE MILETO O pensador ao qual a tradição atribui o começo da filosofia grega é Tales, que
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O NASCIMENTO DA FILOSOFIA Uma nova forma de analisar e ver a realidade. 1 Periodização da história da Grécia Antiga Civilização micênica (sécs.
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Filosofia Série: 1ª - Ensino Médio Professor: Leandro Cesar Bernardes Pereira Filosofia Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016
Nascido em Estagira - Macedônia ( a.c.). Principal representante do período sistemático.
Aristóteles Nascido em Estagira - Macedônia (384-322 a.c.). Principal representante do período sistemático. Filho de Nicômaco, médico, herdou o interesse pelas ciências naturais Ingressa na Academia de
FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo
FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO 2016 3 Antonio Carlos Brolezzi IME-USP Grécia Antiga: berço da Matemática sistematizada Fontes principais: referências históricas em escritos filosóficos ou
PROFESSOR MESTRE RAFAEL KASPER
PROFESSOR MESTRE RAFAEL KASPER A filosofia não é uma brincadeira sem consequências. É sobre quem somos e de onde viemos. (GAARDER. Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo:
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira COMPETÊNCIA DE ÁREA HABILIDADES - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades H2 Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos, assim, para buscar um significado para esses
Pré-socráticos. a) Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as
Pré-socráticos 1 (ENEM 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID
1. Dados de identificação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista. Bruno Santana do Prado. 1.2 Público alvo: 8 e 9 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema
FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS
FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS FILOSOFIA -1ª Série Índice 1. A Origem da Filosofia 2. Os Filósofos Pré-Socráticos 2.1. Escola Jônica: Tales, Anaximandro, Anaxímenes 2.2. Escola Pitagórica:
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS Prof. Thiago C. Almeida Bibliografia: D. Marcondes, Iniciação à História da Filosofia Origem da Filosofia Tales de Mileto Grécia Antiga, VI a.c. Pensamento
OS FILÓSOFOS DA NATUREZA
Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2019. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 4 MMXIX Fase 2 Grupo Alfa (DESENHE A LUA DE HOJE E ESCREVA A FASE CORRESPONDENTE NA LINHA
O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA
O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA MITO: FORMA DE EXPLICAÇÃO MITO: vem do vocábulo grego mythos, que significa contar ou narrar algo. Mito é uma narrativa que explica através do apelo ao sobrenatural,
Pitágoras Curso de Extensão em Filosofia
Pitágoras Curso de Extensão em Filosofia Para os pitagóricos, membros da Escola fundada por Pitágoras de Samos (532 a 351 a.c), o Limite e o Ilimitado são ao mesmo tempo das Coisas e dos Números e, por
Os filósofos pré-socráticos OBJETIVOS DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS. Encontrar explicações naturais para os processos da natureza.
Os filósofos pré-socráticos OBJETIVOS DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é:
Tópicos Especiais em Física
Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral 18/06/2011 Cosmologia: aspectos históricos Fundamentos da Relatividade Geral Cosmologia
Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso
Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram
Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras.
Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 1ª série do E.M. Turma: Data: / / 2013 SIMULADO DE FILOSOFIA Sem limite para crescer Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales,
Como se define a filosofia?
Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores
Filosofia Geral. Prof. Alexandre Nonato
Filosofia Geral Prof. Alexandre Nonato Ruptura da Mitologia à Filosofia Mitologia é um conjunto de mitos de determinados povos. Ex.: Deuses, lendas. Explicação para a vida, o sobrenatural, sem a existência
Filosofia e Religião.
Filosofia e Religião. Filosofia e Cristianismo. Santo Agostinho. (354 430) É considerado um dos introdutores do pensamento filosófico grego na doutrina cristã. Fortemente influenciado por Platão, concebia
Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia.
Platão era filho da aristocracia ateniense. Foi discípulo de Sócrates. Sua obra reflete o momento caótico pelo qual passou Atenas no decorrer de sua vida A crise da sociedade ateniense está ligada à guerra
OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Introdução
OS PRÉ-SOCRÁTICOS Trabalho de avaliação da disciplina Introdução à Filosofia. Professor José Belarmino do Monte Segundo semestre do curso de Bacharel em Teologia. Seminário Teológico Batista do Nordeste
Os Poliedros de Platão
Os Poliedros de Platão Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, cujos vértices são formados por três ou mais arestas em três dimensões (eixo dos "X", "Y",
Exercícios de lógica -sensibilização
Exercícios de lógica -sensibilização 1. Lógica matemática: Qual a lógica da seqüência dos números e quem é x? 2,4,4,6,5,4,4,4,4,x? 2. Charadas: lógica filosófica. Um homem olhava uma foto, e alguém lhe
Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes
Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos
A ORIGEM DA FILOSOFIA
A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia
AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso
AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram
TEI GI, símbolo do TAO
TEI GI, símbolo do TAO 31 jan, 2012 Os sinólogos definem TAO como o Absoluto, o Infinito, a Essência, a Suprema Realidade, a Divindade, a Inteligência Cósmica, o Insondável, O Sol e a Lua. A palavra TAO
A filosofia surgiu no sec VI a.c. (aproximadamente). Pensando na Natureza (físicos) Pensando no Homem;
MITO: Uma das formas, entre outras, que o homem usa para explicar o mundo, a origem das coisas e o sentido da existência. Assim, fortalece as regras sociais, ou seja: justifica a cultura. O mito revelado
PLATÃO E A REPÚBLICA. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017
PLATÃO E A REPÚBLICA Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.c. e morreu em 347 a.c (80 anos) Influenciou profundamente a filosofia ocidental.
CONDIÇÕES HISTÓRICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
CONTEÚDO PARA O SIMULADO E PARA A 1ª PROVA ESPECÍFICA DE FILOSOFIA DO 1º BIMESTRE (3ª SÉRIE, 2016). OBS. O conteúdo de Filosofia para o simulado vai da Origem da Filosofia até a teoria de Parmênides. Dessa
Sobre este trecho do livro VII de A República, de Platão, é correto afirmar.
O que é o mito da caverna? O que levou Platão a se decepcionar com a política? 3) Mas quem fosse inteligente (...) lembrar-se-ia de que as perturbações visuais são duplas, e por dupla causa, da passagem
PLATÃO E A MATEMÁTICA: SÓLIDOS PLATÔNICOS
PLATÃO E A MATEMÁTICA: SÓLIDOS PLATÔNICOS ELIAS, Silvana Leide Garcia [email protected] GOBATO, Angélica Romagnoli [email protected] Acadêmicas do 2º Ano do curso de Matemática. CTESOP BOCHENEK,
Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2
Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 1 1. O Corpo para os Antigos 1.1. Os mistérios do Orfismo A religião Órfica, também chamada de Orfismo. Uma das concepções mais clássicas do corpo humano,
ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO
ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO Nasceu por volta de 384 a.c e faleceu por volta de 322 a.c). Natural de Estagira, na Macedônia, era filho de Nicômaco, médico do rei da Macedônia. Aos
PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL
PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP, 2009 O matemático e filósofo Pitágoras de Samos (V A.C.) é um personagem cuja história real ainda não foi esclarecida. Os estudos atribuídos
ARISTÓTELES ( )
ARISTÓTELES (384 322) Nascido em Estagira; Juntamente com seu mestre Platão, é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental; Professor de Alexandre O Grande. METAFÍSICA Uma das principais obras
[email protected] Aula 03 Filosofia 3 Colegial
Aula 03 Filosofia 3 Colegial Os Primeiros Filósofos Busca por uma explicação racional do mundo Filósofos Físicos Explicação na própria natureza Substância básica que formariam todas as coisas: Arkhé A
MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia
MITO E RAZÃO A passagem do mito à Filosofia O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS? Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore,
Os números têm um significado?
Os números têm um significado? Em 600 a.c, aproximadamente, viveu Pitágoras de Samos, conhecido como pensador grego, Pai dos números, filósofo, místico, profeta, estudou e investigou astronomia, geometria,
Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas
Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Bibliografia: GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1980 MARCONDES, Danilo. Iniciação
O Átomo: dos gregos à Schrödinger
O Átomo: dos gregos à Schrödinger Minicursos: trazer o aluno à discussão e torná-lo uma espécie de agente espalhador e motivador de diálogo; concepções mitológicas sobre a constituição do mundo e da matéria
UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia
FILOSOFIA UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia A curiosidade humana levou o homem a buscar explicações para os fenômenos do cotidiano. Numa época em que não havia nenhuma fundamentação científica capaz de
HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO
HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para
1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº
1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Atomística, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica *Entregar todos os exercícios
Da Matéria ao Espírito
Vós sois deuses, porém vos tendes esquecido. Sto. Agostinho Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses. Assim falou o iniciado cristão Santo Agostinho. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa
O princípio da Filosofia Do mito ao pensamento racional
O princípio da Filosofia Do mito ao pensamento racional O que é um mito? COMPONENTES: 1. Explicação da origem de tudo; 2. Forma narrativa; 3. Tradição oral e coletiva; 4. Linguagem musical e poética. Sobre
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Diferenciar a Matemática Racional da Matemática Prática 2 UNIDADE I : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Matemática Racional
O Surgimento da filosofia
O Surgimento da filosofia Prof. Victor Creti Bruzadelli Prof. Deivid O surgimento da filosofia Conceitos de Mito: O mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial,
Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo!
Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo! Exercícios de raciocínio lógico-dedutivo a favor de Deus. Primeiramente devemos entender o conceito da dedução lógica, para então, realizarmos o seu exercício.
Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano
Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A maior parte da água existente no planeta encontra-se nos oceanos. Não há escassez de água potável no nosso planeta. As maiores reservas de água
física e astronomia aristotélica
física e astronomia aristotélica andrea bettanin 183178 astronomia fundamental aristóteles (384 a.c - 322 a.c.) Aristóteles nasceu em Estágira, em 384 a.c., próxima da Macedônia. Seus pais morreram durante
PITÁGORAS: UM MATEMÁTICO INSUPERÁVEL. ¹Discente do Curso de Matemática da UEG-UnU de Santa Helena de Goiás
7ª JORNADA ACADÊMICA 2013 18 a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás Crescimento Regional Inovação e tecnologia no mercado de trabalho PITÁGORAS: UM MATEMÁTICO INSUPERÁVEL Gleiciane
Vamos falar um pouco sobre a aritmética, a
A UUL AL A Vamos falar um pouco sobre a aritmética, a geometria... e a álgebra. Elas são áreas importantes da matemática. Cada uma delas inventa seus objetos de estudo e métodos de resolver problemas,
Sequencia didática temática: tema II Natureza e Cultura. Tema Geral: Natureza (physis) e convenção (nomos) os pré-socráticos e os sofistas
ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA BOLSISTAS: Pedro Danilo Galdino, Luana Targino da Silva e Thalles Arthur Souza de Queiroz. Sequencia didática
1- Um lugar para viver
1- Um lugar para viver Chegando à nova região, sua tribo está em um grande vale rodeado por montanhas. É o momento em que vocês devem escolher onde montarão acampamento, já que do ponto onde estão da pra
