Título do trabalho: Luz e sombra na metanóia: crise da meia idade. Nilson Geronazzo e Eugenia Cordeiro Curvêlo. Resumo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título do trabalho: Luz e sombra na metanóia: crise da meia idade. Nilson Geronazzo e Eugenia Cordeiro Curvêlo. Resumo"

Transcrição

1 Título do trabalho: Luz e sombra na metanóia: crise da meia idade Nilson Geronazzo e Eugenia Cordeiro Curvêlo Resumo O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, em base analítica, revendo principais conceitos da psicologia analítica, objetivando apresentar a crise existencial enfrentada pelos indivíduos no processo de passagem da meia-idade, ou metanóia, em especial as manifestações da sombra nesse período. Como crise da meiaidade subentende-se como um momento de auto-avaliação e possíveis mudanças de vida, configurando como um estado de emergência psicológica, podendo levar a dúvida do equilíbrio emocional e mental. Metanóia, apresentada como conversão e transformação de valores que fundamentam a existência humana. O estudo não pretendeu esgotar o assunto, mas apresentar considerações para reflexão. Objetivos; Como objetivo geral, o presente trabalho visa sob a ótica analítica, compreender as manifestações da sombra no processo da metanóia vividos por pessoas de meia idade e assim, obter maior compreensão do que se passa com essas pessoas e subsidiar na ajuda a esses indivíduos no que tange ao alívio de suas angustias. Tem como objetivos específicos: rever principais conceitos básicos e arquétipos apresentados na metanóia; caracterizar o processo de metanóia na meia idade e apresentar as manifestações da sombra na meia idade. Justificativa Proporcionar um referencial teórico à luz da teoria da psicologia analítica sobre a metanóia e sobre as manifestações da sombra nessa fase do desenvolvimento; além de se justificar pela necessidade de se compreender as angustias inerente a essa fase da vida, quando as pessoas se veem, nesta fase, em um turbilhão de questionamentos e sem percepção de encontrarem respostas, além das repentinas mudanças de atitudes, o que podem levar a prováveis consequências não desejadas e/ou desajustadas, comprometendo a integridade sócio, psico e emocional do indivíduo; também vem a justificar pelo fato de que hoje, com o aumento da expectativa de vida dos indivíduos, além do fato de estarmos inseridos numa sociedade capitalista e um

2 consumismo globalizado, onde as pessoas, ao se direcionarem à velhice, costumam sofrerem as pressões que sua importância e influência começam a serem substituídas por de outras pessoas mais jovens, como também pela tirania da beleza e juventude que se instalou no cotidiano contemporâneo, sentem-se perdidos e sem preparo e/ou coragem para iniciar o trajeto ao encontro da velhice, ou seja, a meia-idade, ocasionando angústias e questionamentos, o que podem levar à dolorosas situações. Esse trabalho também se justifica pela pretensão de contribuir com o conhecimento que essa é uma fase de desenvolvimento inerente a todos, levando a uma aproximação do Self e vetoriando a individuação. Desenvolvimento do tema Ao chegar à meia idade, é comum observarmos pessoas a se comportarem de uma maneira muito estranha; como se alguma coisa começasse a ferver dentro de cada uma quando se aproxima este período da vida. Isso é popularmente conhecido como a crise da meia-idade. Sharp (1995, p.13) identifica como crise da meia idade: A crise da meia-idade é marcada pelo súbito aparecimento de estados de espírito e de padrões de comportamento atípicos. [...] (As pessoas) passam por terríveis estados de espírito que as consomem por dentro. Têm pensamentos sombrios, suspeitas ou fantasias que não as deixam em paz. Suas perspectivas são tristes. Eles perdem a energia e a ambição, são ansiosos e têm a impressão de haver perdido o trem. Conforme Stein (2007, p. 12) A crise da meia-idade traz à tona a surpreendente noção de que todos temos uma espécie de loucura secreta que nos toma de assalto muitas vezes de forma inesperada e inconveniente. O ego com suas percepções, complexos e suas defesas começam a colidir contra o Self que começa a buscar sua realização (HOLLIS, 2011). Essa crise da meia-idade configura-se como um estado de emergência psicológica, afetando a autoestima, a autoconfiança, que podem levar a dúvida do equilíbrio emocional e mental.

3 Esse período de transformações, principalmente pela irrupção da sombra, ou seja, dos conteúdos reprimidos que nesse momento afloram afetam nossas vidas, desorganizando nossos mundinhos perfeitamente organizados. Também, ocorre na meia-idade à passagem de uma identidade psicológica para outra. O Self vivencia mais uma transformação. Essa transformação apresenta-se como uma crise do espírito. Nessa crise, perdemos nosso velho Self e um novo Self aparece; o que nos faz considerar esse momento da meia-idade como um momento em que as pessoas estão vivendo uma mudança de alinhamento com a vida e com o mundo e isso possui um significado psicológico e religioso que vai muito além das dimensões sociais e interpessoais (STEIN, 2007). A crise da meia idade somente será sobrepujada quando as identificações provisórias forem abandonadas e o falso ego destruído. Esse processo de abandono e destruição do falso ego é extremamente doloroso, porém essa dor poderá ser compensada pelas recompensas de uma nova vida, mas a pessoa envolvida nesse processo, nessa passagem poderá sentir apenas a morte; desta feita, pode-se dizer que as boas novas que se seguem à morte da persona e do falso ego anterior é que podemos reivindicar nossa vida (HOLLIS, 2011). A sombra, originada naturalmente em todas as pessoas, no processo de formação do ego, à medida que nos identificamos com as características ideais de personalidade, como polidez e generosidade, encorajadas pelo ambiente, pela educação, pela cultura e coletividade e, concomitantemente vamos lançando à sombra qualidades não consideradas adequadas à nossa autoimagem, como a rudeza e o egoísmo. Desta forma, o ego e a sombra desenvolvem-se aos pares, criando-se mutuamente a partir da mesma experiência de vida (ZWEIG; ABRAMS, 2011). Uma vida privada de sombra tende a tornar-se insípida e sem brilho. Por sua natureza, a sombra e difícil de apreender, perigosa, turbulenta e sempre escondida, como se a luz da consciência lhe roubasse a própria vida. Não podemos analisar diretamente este domínio oculto. Zweig e Abrams (2011, p.17) citam o analista junguiano James Hilmann O inconsciente não pode ser consciente; a Lua tem o seu lado escuro, o Sol se põe e não pode iluminar o mundo todo ao mesmo tempo, e mesmo Deus tem duas mãos. A atenção e o foco exigem que algumas coisas permaneçam no escuro. Não se pode olhar em duas direções ao mesmo tempo.

4 A sombra contém tudo o que é vital, porém problemático, como a raiva, a agressividade, os instintos mais primitivos, mas também encerra na sombra a alegria, a espontaneidade e a chama criativa não aproveitada. Na meia-idade já se encontra reprimida uma grande parte de nossa personalidade. A raiva, por exemplo, frequentemente explode durante a passagem do meio porque fomos encorajados a reprimi-la (HOLLIS, 2011, p.60). Mas, quando a raiva é reconhecida e canalizada pode ser tornar um grande estimula de mudança. A pessoa, nesse momento, canalizando a raiva, se recusa a viver de forma não autentica. Considerando um investimento para a vida toda na persona, o encontro da sombra com a raiva é problemático, mas alcançar a liberdade de sentir a própria realidade é um passo necessário em direção à cura da divisão interior. Se formos suficientemente capazes de sermos sinceros, discerniremos nosso egoísmo, nossas dependências, nossos temores, nossos ciúmes, nossa capacidade de destruição; não será uma imagem agradável, mas sem dúvidas será mais harmoniosa do que a reluzente persona, e também mais humana. A sombra não deve ser igualada ao mal, mas sim a personificação da vida que foi reprimida, a vida que foi impedida de se expressar; a sombra representa nossa criatividade que, abandonada nos encerra no tédio e na depressão. A sombra personifica nossa espontaneidade que, reprimida torna nossa vida rotineira e ridícula. A sombra representa uma força vital maior do que a nossa personalidade consciente já tenha utilizado, e seu bloqueio conduz a uma redução da vitalidade. É fundamental o encontro consciente da sombra na meia-idade, pois ela estará atuando de qualquer maneira e quanto mais o indivíduo souber a respeito de si mesmo, maior parte do potencial poderá ser personificado, mais diversificados serão os tons e matizes da personalidade e mais rica será a experiência de vida. Citando Jung (2002, p.334) [...] não há desenvolvimento se não aceitarmos a sombra. O ser humano, ao aproximar-se da meia idade, essa usualmente iniciando por volta dos 40 anos de idade, entra em um período potencial de transformação da personalidade, período chamado por Jung de metanóia, sendo um período de questionamentos, mudanças, eclosão de crise existencial, entendendo como crise existencial, o ato de questionar a vida e seus respectivos sentidos.

5 Nessa fase (metanóia), conclui-se que os indivíduos transferem o foco de atenção do ego, antes ligada à adaptação da realidade externa, para agora, ser direcionada ao reconhecimento de conteúdos do mundo interno, ou seja, reconhecimento de que a realização pessoal se dará por meio do desenvolvimento interior e não mais do externo, objetivo, do corpo. Todos nós, temos um lado iluminado, ou seja, consciente, e também temos o lado escuro, chamado analiticamente como sombra, esses aspectos que ainda carecem de serem conscientizados, mas importante dizer que esses conteúdos alojados na sombra não são necessariamente aspectos ruins, não devem ser igualados ao mal e sim, simplesmente aspectos escondidos, reprimidos; há também aspectos verdadeiramente positivos, criativos, de rico potencial se tomarmos consciência deles. Conclui-se que ao conscientizarmos a sombra, tornaremos mais humanos, interessantes, mais inteiros, mais criativos e, principalmente mais autênticos, pois ao nos conhecermos estaremos reconhecendo as características, habilidades e atitudes que nos faz um ser único, capaz e realizador. Temos que considerar que quando temos consciências de nossas sombras e aceitamos como parte de nós, fica mais simples entender as reações que costumamos ter, e também facilita identificar e aceitar a sombra dos outros. Assim, é preferível ter ciência de minha sombra e viver minha vida totalmente do que ficar procurando ser bom durante toda a existência e perder a oportunidade de viver, inovar, criar e descobrir coisas incríveis sobre mim mesmo. A sombra não é o mal e sim apenas à vida reprimida e se permitimos que venham à tona nossos impulsos e instintos, inclusive os mais sombrios, e sejam reconhecidos, representará um passo à integração. Os conteúdos negativos manifestados inconscientemente são destrutivos, porém quando conscientizados e devidamente canalizados nos provem de nova orientação e energia. Quando os conteúdos da sombra são canalizados, representa nossa criatividade, uma energia, uma força vital maior do que nossa consciência já tenha utilizada e, por consequência, se bloquearmos a sombra, estaremos reduzindo nossa vitalidade; e quando o ego e a sombra conseguem trabalhar em harmonia, o indivíduo sente-se cheio

6 de vida e energia; o ego canaliza essa energia, impedindo dela ficar obstruída, culminando numa expansão da consciência. Para que venhamos a nos desenvolver cada vez mais, não é ignorar a sombra, mas conhecê-la e tentar canalizar a energia, tentar resgatar os dons e talentos não desenvolvidos, pois quando os indivíduos passam a vida sem desenvolverem seus talentos, ficam cegos para sua sombra e não buscam novas formas de prazer, viver e agir; vivem apenas o que é possível, não tendo assim, realizações para se orgulharem de si mesmos, deixam de viver e expressar o seu melhor. Ao termos consciência da sombra e aceitamos como parte nossa, facilita o entendimento de nossas reações e, também facilita identificar e aceitar a sombra dos outros, culminando em relacionamentos mais autênticos e produtivos; sendo assim, é necessário ter ciência da sombra e viver totalmente do que ficar tentando ser bom, de acordo com as convenções, durante toda a vida e perder a oportunidade de viver, inovar, criar e descobrir coisas incríveis sobre nós mesmos. Ao integrar a sombra, o individuo descobre a si mesmo, descobre sua autenticidade, descobre sua liberdade, percebe que não há mais necessidade de viver suas personas e sim sua vida autentica, percebe não ser mais necessário render-se às convenções sociais, que não é mais necessário viver em função de agradar e atender as convenções para obter aceitação; que será aceito e amado do jeito e da forma que realmente é. Por final, este trabalho não pretendeu, de forma alguma, esgotar o assunto, e sim apenas apresentar considerações para uma primeira reflexão quanto o surgimento dos aspectos sombrios nas crises existenciais acometidas nos indivíduos de meia-idade, as manifestações da sombra que causam fortes estranhamentos à pessoa e aos outros; o movimento de reconhecimento, conscientização e integração de aspectos inconscientes e conscientes como caminho para a individuação, portanto, se fazendo necessário maiores estudos e aprofundamentos nesse tema. Referências bibliográficas BRAGARNICH, R. Metanóia meandros de uma crise criativa f. Monografia (Título de Analista Junguiano) Instituto Junguiano de São Paulo, São Paulo, 2008.

7 II. BRANDRÃO, J.S. Mitologia grega. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, vol. HALL, C.S.; LINDZEY, G; CAMPBELL, J.B. Teorias da personalidade. Porto Alegre, RS: Artmed Editora S.A., HOLLIS, J. A passagem do meio da miséria ao significado da meia-idade. São Paulo, SP: Paulus, JUNG, C.G. A natureza da psique. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, vol. VIII/2.. Aion estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008b. vol. IX/2.. Memórias, sonhos e reflexões. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, VII/2.. O eu e o inconciente. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008a. vol.. Os arquetipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, vol. IX/I.. Psicologia do inconsciente. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, vol. VII/I.. Tipos psicológicos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, vol. VI. REIS, A.O.A.; MAGALHÃES, L.M.A.; GONÇALVES, W.L. Teorias da personalidade em Freud, Reich e Jung. São Paulo, SP: E.P.U. Editora Pedagógica e Universitária Ltda, SHARP, D. Ensaios de sobrevivência anatomia de uma crise de meiaidade. São Paulo, SP: Editora Cultrix Ltda, SILVEIRA, N. Jung vida e obra. São Paulo, SP: Editora Paz e Terra S/A., STEIN, M. No meio da vida uma perspectiva junguiana. São Paulo, SP: Paulus, ZWEIG, C.; ABRAMS, J. Ao encontro da sombra. São Paulo, SP: Editora Pensamento-Cultrix Ltda., 2011.

8

Prof. Me. Renato R. Borges. facebook.com/prof. Renato.Borges -

Prof. Me. Renato R. Borges. facebook.com/prof. Renato.Borges  - 1961 Prof. Me. Renato R. Borges A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Salmos 62:1 facebook.com/prof. Renato.Borges 1 Carl Gustav Jung nasceu em Kesswyl, na Suíça em julho de

Leia mais

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE CURSO DE PSICOLOGIA ABORDAGEM Torne se uma Analista Junguiano, empreendendo na jornada mais importante da sua vida, a sua jornada pessoal, a busca da compreensão de si mesmo, uma vivencia profunda, um

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT Carla Maria Lima Braga Inicio a minha fala agradecendo o convite e me sentindo honrada de poder estar aqui nesta mesa com o Prof. Rezende

Leia mais

Psicologia do Adulto e do Idoso 2

Psicologia do Adulto e do Idoso 2 Psicologia do Adulto e do Idoso EDUCAÇÃO SOCIAL 1º Ano, 2º Semestre 2014/2015 SUMÁRIO: Morte e Luto ASPECTOS GERAIS O DESENVOLVIMENTO PRÉ-MORTE; José Farinha, ESEC, 2015 MORTE E LUTO ASPECTOS GERAIS Psicologia

Leia mais

1. TÍTULO DO TRABALHO PEDOFILIA A SOMBRA DO ORDENAMENTO JURÍDICO PENAL BRASILEIRO

1. TÍTULO DO TRABALHO PEDOFILIA A SOMBRA DO ORDENAMENTO JURÍDICO PENAL BRASILEIRO 1. TÍTULO DO TRABALHO PEDOFILIA A SOMBRA DO ORDENAMENTO JURÍDICO PENAL BRASILEIRO 2. AUTORES: Eugenia Cordeiro Curvelo e Paulo Afonso Alves Sobrinho 3. OBJETIVOS Apresentar a pedofilia como a grande sombra

Leia mais

Prof. Dr. Sérgio Freire

Prof. Dr. Sérgio Freire Prof. Dr. Sérgio Freire Introdução e contexto A relação com Sigmund Freud As cartas O afastamento O resto é silêncio" As causas da ruptura 02/20 História pessoal Nascimento em 26 de julho de 1875 em Kesswyl,

Leia mais

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos:

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos: 2 CHAKRA Sexual Localização: Quatro dedos abaixo do umbigo; Cor: Laranja; Cristais relacionados: Laranja e marrom; Parte associadas: Gônadas (testículos e ovários) e funções corporais metabólicas. Informações:

Leia mais

O Significado dos 22 Arcanos Maiores TARÔ POR ELISABETH CAVALCANTE

O Significado dos 22 Arcanos Maiores TARÔ POR ELISABETH CAVALCANTE O Significado dos 22 Arcanos Maiores TARÔ POR ELISABETH CAVALCANTE 22 ARCANOS MAIORES 0 O LOUCO A energia do Louco simboliza um impulso por algo novo. Representa a ânsia por uma mudança na vida, a busca

Leia mais

TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES

TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES QUAL SERÁ A SUA ATITUDE PREDOMINANTE? QUAL SERÁ A SUA FUNÇÃO PSICOLÓGICA PRINCIPAL? No ano de 1921, Jung publica o resultado de um de seus estudos mais importantes

Leia mais

O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA

O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA IMPORTÂNCIA E COMO CHEGAR A ELE Prof. André Galvan INSIGHT Ter um insight significar descobrir ou perceber algo que antes você não percebia, sobre si mesmo, ou

Leia mais

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é...

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é... Emergências Psiquiátricas Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes Doença Mental??? Ou Saúde Mental???? Prof Esp. Enfª Priscila Maria Marcheti Fiorin Saúde Mental é... Usado

Leia mais

DESAFIO MENTAL 10 DIAS

DESAFIO MENTAL 10 DIAS DESAFIO MENTAL 10 DIAS Produção baseado no Livro de Anthony Robbins: Mery Laise Demarchi de Oliveira Coach Terapeuta Mentora O QUE É O DESAFIO MENTAL DE 10 DIAS? Exercício diário que vai te ajudar a: -

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana PALAVRAS-CHAVE Análise da Psique Humana Sonhos Fantasias Esquecimento Interioridade A obra de Sigmund Freud (1856-1939): BASEADA EM: EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Leia mais

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45 O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES Palestra # 45 NECESSIDADES REAIS CRIANÇA Necessidade Fundamental é, SOBREVIVÊNCIA, que é INSTINTIVA R Ser Amado, Calor, Afeto Para o V Ser Visto,

Leia mais

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11)

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11) Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível Fabiana Macedo - (11) 9.7171-8710 Muito Prazer Meu nome é Fabiana Macedo, mas conhecida como Fabi Master Coach Vocacional e Carreira Coach Integrativo Analista Comportamental

Leia mais

Estrutura e Análise de Mercados Aula 8 28/09/17

Estrutura e Análise de Mercados Aula 8 28/09/17 Estrutura e Análise de Mercados Aula 8 28/09/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br ARQUÉTIPOS Tudo o que acontece é símbolo Arquétipos O que são os arquétipos? Formas ou imagens de natureza

Leia mais

É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. Nem manifesta nem imanifesta, está por trás de todo o manifesto.

É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. Nem manifesta nem imanifesta, está por trás de todo o manifesto. O universo não tem começo. Nunca terá fim. É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. É um sem dois. O universo é a Vida manifesta. A Vida é. Nem manifesta nem imanifesta,

Leia mais

Capítulo 1: Alguém com os outros

Capítulo 1: Alguém com os outros BAUMAN, Z.; MAY, T., APRENDENDO A PENSAR COM A SOCIOLOGIA, RJ: ZAHAR, 2010. Capítulo 1: Alguém com os outros Introdução à Sociologia Profa. Dra. Valquiria Padilha FEARP/USP Somos livres? Viver em sociedade

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

1 RELATO DE UMA VIVÊNCIA SIMBÓLICA DE BELEZA, ALEGRIA E AMOR.

1 RELATO DE UMA VIVÊNCIA SIMBÓLICA DE BELEZA, ALEGRIA E AMOR. 1 RELATO DE UMA VIVÊNCIA SIMBÓLICA DE BELEZA, ALEGRIA E AMOR. Simone Andrade A vivência simbólica é uma possibilidade ou necessidade de busca do conhecimento do ser humano em sua totalidade por meio do

Leia mais

Confronto com o Inconsciente

Confronto com o Inconsciente HISTÓRICO Em 1912, Jung separa-se definitivamente do movimento psicanalítico, com a publicação do livro Símbolos da Transformação, C.W. vol. V. Neste livro expõe suas idéias sobre dois tipos de pensamento,

Leia mais

INÍCIO JANEIRO 2019 LOCAL

INÍCIO JANEIRO 2019 LOCAL PSICOLOGIA ANALÍTICA E RELIGIÃO ORIENTAL E OCIDENTAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2019-2020 RESOLUÇÃO DO CEE/CC 001/15 COORDENAÇÃO DRA. SONIA LYRA 360 HORAS/AULA EM IV MÓDULOS SEMESTRAIS INÍCIO JANEIRO 2019

Leia mais

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Forma como construímos a nossa imagem a partir de conceitos que temos de nós mesmos, e de como os outros

Leia mais

OS CICLOS DOS 7 ANOS

OS CICLOS DOS 7 ANOS OS CICLOS DOS 7 ANOS Os mistérios que envolvem a nossa vida, desde o nascimento, como as experiências, os fatos, os acontecimentos, bons e ruins, as pessoas que surgem ou desaparecem, de nossas vidas,

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

Título do trabalho: DEPRESSÃO EM MULHERES NA METANÓIA COMO CAMINHO PARA INDIVIDUAÇÃO

Título do trabalho: DEPRESSÃO EM MULHERES NA METANÓIA COMO CAMINHO PARA INDIVIDUAÇÃO Título do trabalho: DEPRESSÃO EM MULHERES NA METANÓIA COMO CAMINHO PARA INDIVIDUAÇÃO Autores : Ivone Farias e Eugenia Cordeiro Curvelo RESUMO O estudo deste trabalho é sobre depressão em mulheres na meia

Leia mais

E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia. (67) Campo Grande - MS

E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia. (67) Campo Grande - MS E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia (67) 9874-3285 Skype:conversoterapia@outlook.com Campo Grande - MS Significado de Holístico Holístico ou holista é um adjetivo que classifica

Leia mais

Prefácio. Como tornar-se mais sábio e mais sereno? Como discernir o essencial do dispensável, o importante

Prefácio. Como tornar-se mais sábio e mais sereno? Como discernir o essencial do dispensável, o importante Prefácio Como tornar-se mais sábio e mais sereno? Como discernir o essencial do dispensável, o importante do urgente? Como aprender a relativizar o que nos acontece de bom e de não tão bom? Como ter uma

Leia mais

A Roda da Vida Caderno de Exercícios

A Roda da Vida Caderno de Exercícios A Roda da Vida Caderno de Exercícios VIDA PESSOAL... 3 Saúde e Disposição... 3 Desenvolvimento Intelectual... 4 Equilíbrio Emocional... 5 VIDA PESSOAL... 6 Realização e Propósito... 6 Recursos Financeiros...

Leia mais

Coaching para mulheres-mães. Mariana Fernandez

Coaching para mulheres-mães. Mariana Fernandez Coaching para mulheres-mães Mariana Fernandez Porque toda mãe precisa de coaching Nasce um filho (ou dois, ou mais) e uma nova mulher-mãe. Porém, inicialmente, fusionada emocionalmente com seu filho numa

Leia mais

ÍNDICE. Prólogo...13 Prefácio Capítulo 1 Introdução...25

ÍNDICE. Prólogo...13 Prefácio Capítulo 1 Introdução...25 ÍNDICE Prólogo...13 Prefácio...21 Capítulo 1 Introdução...25 Capítulo 2 O mecanismo de deixar ir...31 O que é?...31 Os sentimentos e os mecanismos mentais...33 Os sentimentos e o stress...36 Os acontecimentos

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

Os 8 tipos de relação com o dinheiro

Os 8 tipos de relação com o dinheiro Os 8 tipos de relação com o dinheiro Sumário Apresentação... 03 O Inocente... 04 A Vítima... 05 O Guerreiro... 06 O Mártir... 07 O Tolo... 08 O Artista... 09 O Tirano... 10 O Mago.... 11 Leituras recomendadas...

Leia mais

MUITO ALÉM REALIDADE!

MUITO ALÉM REALIDADE! MUITO ALÉM DA REALIDADE! Não podemos enxergar o ultimo estado do infinito, mas podemos senti-lo dentro de nós, pois infinito é o estado espiritual, e apenas convivemos com a mais próxima forma de vida

Leia mais

Freud e a Psicanálise

Freud e a Psicanálise Freud e a Psicanálise Doenças mentais eram originadas de certos fatos passados na infância dos indivíduos; Hipnose (para fazer com que seus pacientes narrassem fatos do seu tempo de criança); Hipnose:

Leia mais

Decio Tenenbaum

Decio Tenenbaum Decio Tenenbaum decio@tenenbaum.com.br Fator biográfico comum: Patologia dos vínculos básicos ou Patologia diádica Papel do vínculo diádico: Estabelecimento do espaço de segurança para o desenvolvimento

Leia mais

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO TANATOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO O LUTO É O COMBUSTÍVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PERDA QUANDO VIVENCIAMOS CADA FASE DESTE PROCESSO PODEMOS NOS TRANSFORMAR E DEFINITIVAMENTE

Leia mais

Conferência Internacional Pathwork Maio International Pathwork Foundation & Pathwork Brasil

Conferência Internacional Pathwork Maio International Pathwork Foundation & Pathwork Brasil Conferência Internacional Pathwork Maio 2018 International Pathwork Foundation & Pathwork Brasil Palestra Central: Movimento, consciência, o princípio do prazer como essência da vida Palestra 119 Sub-temas

Leia mais

Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico

Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico Para Freud, a personalidade é centrada no crescimento interno. Dá importância a influência dos medos, dos desejos e das motivações inconscientes

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Analítica Professor(es) e DRTs Ana Lucia Ramos Pandini - 1134872 Guilherme Scandiucci - 1139970

Leia mais

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO UM LUGAR PRA SER LIVRE DE VERDADE SEM AUTO JULGAMENTO E SE IMPORTAR

Leia mais

O TEMPO É A MEDIDA CERTA PARA QUE A VIDA ENCONTRE SUA FELICIDADE!

O TEMPO É A MEDIDA CERTA PARA QUE A VIDA ENCONTRE SUA FELICIDADE! O TEMPO É A MEDIDA CERTA PARA QUE A VIDA ENCONTRE SUA FELICIDADE! Não existe forma diferente da medida do tempo com a essência espiritual, para que o ser humano possa dentro de sua imaginação e de sua

Leia mais

Formação em Arteterapia

Formação em Arteterapia Formação em Arteterapia O que é arteterapia? É um método terapêutico que colabora para a expressão do inconsciente através das diversas ferramentas utilizadas e do olhar simbólico ao conteúdo manifesto.

Leia mais

PAULO ROBERTO ANDREOTTI

PAULO ROBERTO ANDREOTTI PAULO ROBERTO ANDREOTTI COMO REAGIR POSITIVAMENTE AOS CONFLITOS EM 6 SEGUNDOS Como desenvolver o seu relacionamento familiar e torná-lo mais comunicativo e harmonioso Se pensássemos sempre antes de falar,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Desenvolver raciocínio clínico, habilidade de escrita e censo crítico; Proporcionar interpretação de texto e habilidade de síntese;

PLANO DE ENSINO. Desenvolver raciocínio clínico, habilidade de escrita e censo crítico; Proporcionar interpretação de texto e habilidade de síntese; PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Psicologia Professores: Adriana Ribas adrianaribas@uniarp.edu.br Período/ Fase: 4 Semestre: 2º Ano:

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

Personalidade Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

Personalidade Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso Personalidade 1 Personalidade Sumário A Persona O espírito é uma característica do HOMEM Do indivíduo à pessoa Arquitectura da Personalidade Pessoa Total (Análise neuro-psicológica) Matéria e energia Dinâmica

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE O PERFIL ARQUETÍPICO PREDOMINANTE EM UM GRUPO DE MULHERES FINANCEIRAMENTE INDEPENDENTES DA CIDADE DE BAURU

UM ESTUDO SOBRE O PERFIL ARQUETÍPICO PREDOMINANTE EM UM GRUPO DE MULHERES FINANCEIRAMENTE INDEPENDENTES DA CIDADE DE BAURU UM ESTUDO SOBRE O PERFIL ARQUETÍPICO PREDOMINANTE EM UM GRUPO DE MULHERES FINANCEIRAMENTE INDEPENDENTES DA CIDADE DE BAURU Palavras-chave: arquétipo; feminino; Jung. Ana Paula de Toledo Afonso Orientadora:

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais A perspectiva biológica A perspectiva Biológica da Motivação pode subdividir-se em 3 categorias: As contribuições genéticas para o comportamento motivado A Motivação como estimulação

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os

Leia mais

Contrato Psicológico dos TAE s da EPPEN

Contrato Psicológico dos TAE s da EPPEN Contrato Psicológico dos TAE s da EPPEN Um solista aquilata o brilho da orquestra quando em harmonia com ela. (excerto da 1ª versão) Este documento foi construído a partir dos trabalhos do I Workshop dos

Leia mais

A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA. Claudio C. Conti

A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA. Claudio C. Conti A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA Claudio C. Conti www.ccconti.com Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um ser perfeito somente pode criar coisas também perfeitas.

Leia mais

Núcleo Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção

Núcleo Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção Núcleo 2.1 - Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção DEPARTAMENTOS ENVOLVIDOS: Psicodinâmica, Desenvolvimento, Psicologia Social e Métodos e Técnicas. COORDENADOR: Heloisa Dias da Silva

Leia mais

Décima primeira aula de criatividade 14/05/2002

Décima primeira aula de criatividade 14/05/2002 28 Décima primeira aula de criatividade 14/05/2002 Neste encontro, antes da apresentação da síntese de nosso trabalho, estaremos refletindo sobre a A.L.M.A. de cada um, isto porque o autoconhecimento é

Leia mais

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo Conhecimento Psicologia Por Resiliência Humana Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo,

Leia mais

Mente empreendedora! Diretora Sênior Marília Sá Marinho

Mente empreendedora! Diretora Sênior Marília Sá Marinho Mente empreendedora! Diretora Sênior Marília Sá Marinho Uma mente empreendedora Como podemos desafiar nosso próprio pensamento para alcançarmos melhores resultados? Esta é a marca da mentalidade empreendedora.

Leia mais

Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção.

Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção. Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção. Departamentos envolvidos: Psicodinâmica e Desenvolvimento Professores: Durval Faria Heloisa Dias da Silva Galan (coordenadora) Ivelise

Leia mais

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS de cidadania global IDENTIDADE E PERTENCIMENTO Nossas identidades: n estão relacionadas aos nossos sentimentos de pertencermos ou não a determinados

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 4. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 4. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 4 Professora: Nathália Bastos FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES Consiste no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano. Ex: capacidade de planejamento,

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras MATERIAL COMPLEMENTAR Teste Seus Chakras IMPORTANTE: Este teste tem como objetivo a percepção de si mesmo e o autoconhecimento. FUNCIONAMENTO A seguir você verá uma tabela com os principais sintomas de

Leia mais

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 Homem: Ser Social Só existe em relação. Subjetividade e individualidade: se formam a partir de sua convivência social.

Leia mais

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana.

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana. KO KAIZEN ZERO PREPARAÇÃO EDUCACIONAL DAS CHEFIAS PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DA GESTÃO EMPRESARIAL NA BUSCA DO COMPROMETIMENTO DO COLABORADOR a. PREMISSA Acreditamos que o homem não consegue

Leia mais

Com base nos descobrimentos realizados por seu pai o renomado Médico e Fisioterapeuta Mexicano Isaac Goiz Duran, o terapeuta mexicano Moisés Goiz

Com base nos descobrimentos realizados por seu pai o renomado Médico e Fisioterapeuta Mexicano Isaac Goiz Duran, o terapeuta mexicano Moisés Goiz Com base nos descobrimentos realizados por seu pai o renomado Médico e Fisioterapeuta Mexicano Isaac Goiz Duran, o terapeuta mexicano Moisés Goiz desenvolveu esta técnica terapêutica que reestabelece o

Leia mais

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele.

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. Para cultivar verdadeiramente a atenção plena, precisamos voltar a nos integrar por inteiro

Leia mais

Carl Rogers. Fundamentos de Psicologia Humanista-Existencial. Carl Rogers

Carl Rogers. Fundamentos de Psicologia Humanista-Existencial. Carl Rogers Carl Rogers Fundamentos de Psicologia Humanista-Existencial Carl Rogers (1902-1987) Psicólogo americano, pioneiro na pesquisa científica em Profa. Dra. Marilene Zimmer FURG - Psicologia psicoterapia. Abordagem

Leia mais

SER TUDO QUE SONHA, REALIDADE QUE VIVE!

SER TUDO QUE SONHA, REALIDADE QUE VIVE! SER TUDO QUE SONHA, NA REALIDADE QUE VIVE! E cada dia ao ser vivido, na calada da noite lembrado, será sempre motivo de emoção, pois mesmo sendo a luta difícil, o resultado será sempre de prazer por tê-la

Leia mais

sobre os sonhos_p 29/1/16 17:33 Página 7

sobre os sonhos_p 29/1/16 17:33 Página 7 sobre os sonhos_p 29/1/16 17:33 Página 7 I Nos tempos a que podemos chamar pré-científicos os homens não tiveram dificuldades em explicar os sonhos. Quando os recordavam ao despertar encaravam-nos como

Leia mais

CRIPTOGRAFIA ESTELAR DE CURA. códigos Arcturianos

CRIPTOGRAFIA ESTELAR DE CURA. códigos Arcturianos CRIPTOGRAFIA ESTELAR DE CURA códigos Arcturianos A Geometria Sagrada Arcturiana Esses códigos surgiram a partir de um pesquisador dos Círculos nas Plantações (Crop Circles) ou Agroglifos chamado Janosh.

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia

Leia mais

A Importância de ter Metas e Objetivos. Daiane Ramos

A Importância de ter Metas e Objetivos. Daiane Ramos A Importância de ter Metas e Objetivos Daiane Ramos Sobre o E-book Este E-book tem como objetivo oferecer algumas informações essenciais sobre Metas e Objetivos e também levar os leitores a conscientização

Leia mais

Sumário. Parte I VISÃO GERAL. Parte II COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO. Introdução A medicina da pessoa...31

Sumário. Parte I VISÃO GERAL. Parte II COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO. Introdução A medicina da pessoa...31 Sumário Introdução...25 Parte I VISÃO GERAL 1. A medicina da pessoa...31 Um pouco de história saúde-doença: evolução do conceito...31 Período pré-histórico...31 Período histórico primórdios...33 O antigo

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS Shalom H. Schwartz; Tradução e Adaptação: Menezes & Campos, 989 Recriação: Prioste, Narciso, & Gonçalves (00) Neste questionário deve perguntar-se a si próprio: "Que

Leia mais

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO Rota do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO A Rota dos 7 Níveis do Processo Evolutivo O Caminho dos 7 Níveis do Processo Evolutivo é um modelo para o ser humano evoluir

Leia mais

Focando nas sensações corporais. Percepção do sentir Compreender que nenhuma sensação ou emoção é boa ou ruim... 5

Focando nas sensações corporais. Percepção do sentir Compreender que nenhuma sensação ou emoção é boa ou ruim... 5 Focando nas sensações corporais. Percepção do sentir.... 3 Compreender que nenhuma sensação ou emoção é boa ou ruim.... 5 Honestidade com você mesmo. Aceitação e acolhimento.... 7 Reconhecer quais são

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL

ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL AS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL E O PLANO EXISTENCIAL O PLANO EXISTENCIAL E AS QUATRO DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL 3ª. parte Objetivo refletir sobre

Leia mais

QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR!

QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR! QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR! Se a cada passo nos aproximamos de onde queremos, a cada aprimoramento do sentimento, nos aproximamos do amor, e é na convivência que ele se torna verdadeiramente capaz

Leia mais

A Técnica na Psicoterapia com Crianças: o lúdico como dispositivo.

A Técnica na Psicoterapia com Crianças: o lúdico como dispositivo. A Técnica na Psicoterapia com Crianças: o lúdico como dispositivo. *Danielle Vasques *Divani Perez *Marcia Thomaz *Marizete Pollnow Rodrigues *Valéria Alessandra Santiago Aurélio Marcantonio RESUMO O presente

Leia mais

POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS?

POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS? TANATOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS: A MORTE EM VIDA POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS? 1 EDUCAR-SE PARA A MORTE QUAIS OS SENTIMENTOS QUE AFLORAM? A MORTE ENGLOBA TANTO A

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE Cleysiele Ferreira Duarte, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), gleyzieleduarte@gmail.com PALAVRAS-CHAVE: Lúdico; Psicomotricidade;

Leia mais

Rossandro Klinjey. Eu escolho ser

Rossandro Klinjey. Eu escolho ser Eu escolho ser Rossandro Klinjey Eu escolho ser O autor cedeu os direitos autorais deste livro para a ONG FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS. CNPJ: 11.335.070/0001-17 - www.fraternidadesemfronteiras.org.br Eu

Leia mais

MARY RODRIGUES MASTER COACH PSICOTERAPEUTA REENCARNACIONISTA ESPECIALISTA NO FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA E MENTORA EM AUTOCONHECIMENTO

MARY RODRIGUES MASTER COACH PSICOTERAPEUTA REENCARNACIONISTA ESPECIALISTA NO FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA E MENTORA EM AUTOCONHECIMENTO PALESTRA 5 PASSOS PARA FORTALECER SUA AUTOESTIMA E TER UMA VIDA DE MUITO AMOR-PRÓPRIO MARY RODRIGUES MASTER COACH PSICOTERAPEUTA REENCARNACIONISTA ESPECIALISTA NO FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA E MENTORA

Leia mais

(C.G.Jung, Livro Vermelho, p.253)

(C.G.Jung, Livro Vermelho, p.253) Quando te diriges ao pensar, leva junto teu coração. Quando te diriges ao amor, leva junto tua cabeça. Vazio é o amor sem pensar, ou o pensar sem amor. (C.G.Jung, Livro Vermelho, p.253) Programa de Capacitação

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

O Livro dos Médiuns (cap. XIX item 225) Ditado de Erasto e Timóteo

O Livro dos Médiuns (cap. XIX item 225) Ditado de Erasto e Timóteo A MEDIUNIDADE E SEUS EFEITOS NO INDIVÍDUO, DURANTE OS MOMENTOS INICIAIS, SOB UMA VISÃO ENERGÉTICA DA PSIQUE BASEADA NOS ENSINOS DE JUNG E JOANNA DE ÂNGELIS (ESPÍRITO) Claudio C. Conti O Livro dos Médiuns

Leia mais

Método Clínico Centrado na Pessoa: a evolução do método clínico. Bruno Guimarães Tannus

Método Clínico Centrado na Pessoa: a evolução do método clínico. Bruno Guimarães Tannus apresentam Método Clínico Centrado na Pessoa: a evolução do método clínico Bruno Guimarães Tannus E D Objetivos Apresentar o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) como uma forma de abordagem integral

Leia mais

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Título da Modalidade: Clínica Infantil e da Pré-Adolescência sob a Perspectiva da Psicologia Analítica Local: Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic

Leia mais

A Encarnação como Necessidade Psíquica

A Encarnação como Necessidade Psíquica AME-Teresópolis A Encarnação como Necessidade Psíquica A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA Claudio C. Conti www.ccconti.com Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Fátima Soares Definições: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano e todos os animais. Psicologia como ciência A psicologia

Leia mais

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO SÔNIA LUCIA OLIVEIRA SANTOS CRPp Sindical - 041 MUTUÍPE / BAHIA www.facebook.com/soniapedagoga soniareale@hotmail.com Whats app - 71 9992.2424 Pedagoga pela FACE

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Psicanálise: as emoções nas organizações

Psicanálise: as emoções nas organizações Psicanálise: as emoções nas organizações Objetivo Apontar a importância das emoções no gerenciamento de pessoas Definir a teoria da psicanálise Descrever os niveis da vida mental Consciente Subconscinete

Leia mais

Os Caminhos da existência no Mapa Astral

Os Caminhos da existência no Mapa Astral Os Caminhos da existência no Mapa Astral O mapa astral aponta os caminhos da auto realização. Nele, o céu no momento do nascimento indica como e quais as são experiências da vida humana em que poderemos

Leia mais

O EGO E SUAS MANIFESTAÇÕES

O EGO E SUAS MANIFESTAÇÕES O EGO E SUAS MANIFESTAÇÕES A criação nos deu os instintos por alguma razão. Sem eles não seríamos seres humanos completos. Se os homens e as mulheres não se esforçassem a fim de se sentir seguros, a fim

Leia mais

Minha inspiração. A Poesia harmoniza o seu dia

Minha inspiração. A Poesia harmoniza o seu dia Minha inspiração A Poesia harmoniza o seu dia Meu jeito de amar Meu jeito de amar é alegre e autêntico É sincero puro e verdadeiro Meu jeito de amar é romântico Me doo me dedico por inteiro Meu jeito de

Leia mais

Escola Secundária de Carregal do Sal

Escola Secundária de Carregal do Sal Escola Secundária de Carregal do Sal Área de Projecto 2006\2007 Sigmund Freud 1 2 Sigmund Freud 1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X A BRINCADEIRA ACABOU: UM CASO DE AMADURECIMENTO PRECOCE E SUAS IMPLICAÇÕES Flávia Angelo Verceze Carla Maria Lima Braga Se os adultos abdicam, os adolescentes tornam-se adultos prematuramente, mas através

Leia mais