TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES"

Transcrição

1 TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES

2 QUAL SERÁ A SUA ATITUDE PREDOMINANTE?

3 QUAL SERÁ A SUA FUNÇÃO PSICOLÓGICA PRINCIPAL?

4 No ano de 1921, Jung publica o resultado de um de seus estudos mais importantes no contexto da personalidade humana. A obra Tipos Psicológicos proporcionou uma intensa contribuição, pois este estudo identificou um certo número de processos psicológicos básicos, descrevendo também de que forma esses processos se ligam em diversas combinações para a determinação do caráter de uma pessoa. Os Tipos Psicológicos consistem num sistema de combinações entre Atitudes e Funções. O Psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung ( ) nos deixou um importante legado que nos remete à distinção entre as atitudes básicas do ser humano e suas mais variadas dimensões. Para que possamos entender melhor essa distinção entre as atitudes de Introversão e Extroversão, é preciso compreender a essência entre dois outros termos que pretendo abordar neste pequeno artigo: Objetivo e Subjetivo.

5 O Termo objetivo nos leva à compreensão de tudo aquilo que está conectado com o Mundo Externo (o não-eu). Já o termo Subjetivo nos dá o entendimento de tudo o que se faz presente no Mundo Interno, o que nos orienta à percepção do próprio eu. Através desse segmento proposto por Jung, conclui-se que na Extroversão, a libido é direcionada ao mundo exterior objetivo, e se aplica às questões das percepções, pensamentos e sentimentos que se referem a objetos, pessoas e animais, e também às outras circunstâncias como as pressões do ambiente. Na Introversão, a libido é direcionada para o mundo interno Subjetivo, fluindo para as estruturas e os processos psíquicos conectados com o próprio eu. No entanto, é preciso deixar claro que o sujeito pode se demonstrar extrovertido e alguns momentos e introvertido em outros. Porém, uma dessas atitudes é predominante. Quando predomina a objetividade, o indivíduo é qualificado como Extrovertido e quando se pondera que uma pessoa é subjetiva, qualifica-se como Introvertida.

6 O ser humano introvertido se interessa muito pelo seu mundo interno; se apresenta mais introspectivo diante das circunstâncias, geralmente é muito retraído, esboçando traços de timidez em muitos casos, sendo assim, muito preocupado com suas próprias questões ligadas ao seu interior. Devido à maneira que se orienta para a sociedade, ele parece aos olhos externos, alguém antissocial e extremamente reservado. O sujeito Extrovertido se preocupa com as questões relacionadas ao externo, é mais direcionado aos relacionamentos com as pessoas e as coisas. Ele se apresenta para a sociedade de uma forma diferente, dando à impressão de ser mais ligado, ativo e amistoso com tudo aquilo que o cerca. A distinção entre essas duas atitudes da psique fica dimensionada da seguinte forma em nossa mente: A Atitude oposta àquela demonstrada pelo consciente, fica presente de maneira significativa no inconsciente. Assim, podemos concluir que o Extrovertido Consciente, na verdade é um Introvertido Inconsciente e vice-versa.

7 Vamos agora, compreender um pouco sobre as Funções Psicológicas propostas por Jung. Carl Gustav Jung ( ), nos deixou um ensinamento muito importante e determinante no contexto do Funcionamento da psique. Este ensino nos remete as Quatro Funções Psicológicas: Pensamento; Sentimento; Sensação; Intuição. Jung divide as Funções Psicológicas em dois grupos: As Irracionais (Percepção): Sensação e Intuição; As racionais (Julgamento): Pensamento e Sentimento..

8 O Pensamento é uma função psicológica que tem a missão de associar idéias umas as outras para que se possa chegar a uma conclusão e uma solução de um determinado problema. É uma função intelectual, com o objetivo de compreender as coisas. As principais características do Pensamento são: A lógica, a racionalidade, a objetividade e a busca pelos resultados. A Função Sentimento é avaliadora, o trabalho exercido por ela consiste em aceitar ou rejeitar uma ideia, definindo-a como agradável ou desagradável. Suas principais características são: A Afetividade, a conciliação, o zelo por sua subjetividade e seus relacionamentos emocionais com as pessoas. Segundo Jung, a Sensação é uma percepção sensorial que consiste em todas as experiências conscientes produzidas pelos órgãos dos sentidos: Visões, ruídos, cheiros, paladares e todas as sensações que se originam no interior do nosso corpo..

9 As características principais que nos remetem a essa função são: A utilização dos Cinco Sentidos, a percepção de algo concreto, o senso da realidade e a realização. Esta função também é muito ligada com o Aqui e Agora. A Intuição não exige nenhum julgamento, pois o indivíduo não sabe de onde ela vem, nem de onde se origina. Esta função também é muito conhecida como percepção extra-sensorial. Suas principais características: O Sexto Sentido, Imaginação, Visão de futuro, forte criatividade e facilidade para enxergar novas possibilidades. Esses quatro tipos funcionais correspondem aos recursos óbvios através dos quais a consciência obtém sua orientação para a experiência. (Carl Gustav Jung)

10 A Sensação nos diz que uma coisa existe, o Pensamento nos diz o que é essa coisa, o Sentimento nos informa se a coisa é agradável ou não, e a Intuição nos diz de onde ela vem e para onde ela vai. Na realidade, todos nós temos as Quatro funções Psicológicas, porém existe a Função Principal (onde me sinto mais confortável), a Auxiliar, a Terciária e a Inferior (função que exige algo a mais de mim / consiste na atuação da Sombra). Exemplo: Se minha função principal for o Pensamento Introvertido, minha função inferior será Sentimento Extrovertido. (100% oposto).

11 TIPOS PSICOLÓGICOS E SUAS FUNÇÕES INFERIORES

12 1. Tipo Pensamento Introvertido: Pessoas com esse tipo dão valor as ideias do ponto de vista do sujeito, não do objeto. Eles se mostram interessados pela produção de ideias novas. Facilmente se perdem no mundo da fantasia. Não são práticos, são mais teóricos. Função Inferior: Sentimento Extrovertido. 2. Tipo Pensamento Extrovertido: O Pensamento Extrovertido carrega em si uma vida governada pelo pensamento. Costumam ser indivíduos com organização e praticidade. Função Inferior: Sentimento Introvertido.

13 3. Tipo Sentimento Introvertido: São personalidades difíceis de serem compreendidos, pois seu exterior pouco revela. Pessoas do tipo Sentimento Introvertido transmitem uma leve impressão de não possuírem nenhuma espécie sentimento. São pessoas reservadas e também demostram tendência a serem autoritárias. Função inferior: Pensamento Extrovertido 4. Tipo Sentimento Extrovertido: Os indivíduos que carregam em si o Tipo Sentimento Extrovertido sempre estabelecem relações de profunda harmonia com o ambiente. O pensamento está subordinado ao sentimento. São vulneráveis ao objeto amado. Fazem amizades com extrema facilidade, pois possuem uma boa conversa. Função Inferior: Pensamento Introvertido.

14 5. Tipo Sensação Introvertida: Os indivíduos do Tipo Sensação Introvertida carregam em si a intensidade da sensação subjetiva. Possuem uma tendência recuar do mundo exterior e seus dilemas. Há uma separação entre a consciência e o corpo físico. Demonstram intensa dificuldade de compreender a si próprios. Função Inferior: Intuição Extrovertida. 6. Tipo Sensação Extrovertida: São indivíduos que têm percepção dos fatos bem desenvolvida. Costumam procurar por pessoas ou situações que lhe proporcionem fortes sensações. Essas pessoas concentram sua atenção para o físico, possuindo um bom gosto estético. São pessoas que costumeiramente não se esquecem de seus compromissos e são sempre bem rígidos com a pontualidade. Função Inferior: Intuição Introvertida.

15 7. Tipo Intuição Introvertida: Indivíduos do Tipo Intuição Introvertida são mais direcionadas para os conteúdos do inconsciente. Não são muito comunicativas e geralmente são mal compreendidos pelo outro. São mais ligados às questões da espiritualidade, carregando em si uma misteriosa capacidade de pressentir o futuro. Função Inferior: Sensação Extrovertida. 8. Tipo Intuição extrovertida: São pessoas que possuem uma grande capacidade para perceber as coisas ao seu redor. Enxergam o mundo através de uma percepção externa. Estão sempre à espera de novos horizontes e de novas oportunidades. O Tip Intuição Introvertida não são muito ligados às quesões relacionadas ao corpo, não percebendo quando estão cansados ou famintos. Sentem-se prisioneiros em várias situações que apresentam estabilidade. Função Inferior: Sensação Introvertida.

16 Por: Evandro Rodrigo Tropéia Referências Bibliográficas: HALL, C.S; Nordby, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. Ed. Cultrix, SP, 2003.

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA (QUATI) VERSÃO II JOSÉ JORGE DE MORAIS ZACHARIAS

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA (QUATI) VERSÃO II JOSÉ JORGE DE MORAIS ZACHARIAS QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA (QUATI) VERSÃO II JOSÉ JORGE DE MORAIS ZACHARIAS Este Questionário de avaliação Tipológica (QUATI) foi desenvolvido no Brasil, no bojo de várias pesquisas desenvolvidas

Leia mais

O que é personalidade?

O que é personalidade? Personalidade O que é personalidade? É a organização dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste ao ambiente. Forma como uma pessoa reage e interage com as demais. Descrita em termos

Leia mais

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os

Leia mais

Psicologia aplicada aos Salões de Beleza

Psicologia aplicada aos Salões de Beleza Psicologia aplicada aos Salões de Beleza Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br contato@magdavilasboas.com.br O que é Psicologia? Quando se fala em Psicologia, eu penso em... Psicologia aplicada aos

Leia mais

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE CURSO DE PSICOLOGIA ABORDAGEM Torne se uma Analista Junguiano, empreendendo na jornada mais importante da sua vida, a sua jornada pessoal, a busca da compreensão de si mesmo, uma vivencia profunda, um

Leia mais

Prof. Dr. Sérgio Freire

Prof. Dr. Sérgio Freire Prof. Dr. Sérgio Freire Introdução e contexto A relação com Sigmund Freud As cartas O afastamento O resto é silêncio" As causas da ruptura 02/20 História pessoal Nascimento em 26 de julho de 1875 em Kesswyl,

Leia mais

O indivíduo na organização

O indivíduo na organização Aula 2 O indivíduo na organização 1 Agenda Valores Atitudes Percepção Personalidade 2 1 Valores Valores Representam convicções básicas de que um modo específico de conduta ou de condição de existência

Leia mais

19/03/2013. Técnicas de Negociação. Para Começar. Tema 7: O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos. Objetivos

19/03/2013. Técnicas de Negociação. Para Começar. Tema 7: O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos. Objetivos Técnicas de Negociação Tema 7: O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos Profa. Ma. Karem Grubert Rojas Objetivos Conhecer os diferentes tipos psicológicos no contexto da negociação. Compreender

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

Tipologia Junguiana e sua u.lização no Esporte

Tipologia Junguiana e sua u.lização no Esporte Tipologia Junguiana e sua u.lização no Esporte Carl G. Jung Ins.tuto em Zurique - 1948 Histórico Decorrer dos anos - > vários.pos de.pologia : a idéia de classificar as pessoas em determinados.pos de comportamentos

Leia mais

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação Intuição Pensamento Sentimento Julgamento Percepção E

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Recentemente, lendo o livro: Descubra

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? recentemente, lendo o livro: descubra

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

AQUECIMENTO DOS MOTORES:

AQUECIMENTO DOS MOTORES: AQUECIMENTO DOS MOTORES: O QUE ANSEIO MAIS QUE TEMPO OU DINHEIRO O QUE EU MAIS QUERO É PRECISO ME DAR MAIS PERMISSÃO PARA SER O QUE É DIFERENTE EM MIM É QUE: O QUE É QUE FAÇO COM MAIS NATURALIDADE? O QUE

Leia mais

Prof. Me. Renato R. Borges. facebook.com/prof. Renato.Borges -

Prof. Me. Renato R. Borges. facebook.com/prof. Renato.Borges  - 1961 Prof. Me. Renato R. Borges A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Salmos 62:1 facebook.com/prof. Renato.Borges 1 Carl Gustav Jung nasceu em Kesswyl, na Suíça em julho de

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Prof Bruno Tamancoldi

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Prof Bruno Tamancoldi A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Prof Bruno Tamancoldi META DA AULA Apresentar conceitos sobre o Conhecimento, partindo da Filosofia, distinguindo Ciência e senso comum. OBJETIVOS conceituar lógica e raciocínio;

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 20-28/04/09 1 Negociação Comercial ESTA É A FÓRMULA DA FELICIDADE? Não esqueça de ser feliz: O sucesso e a felicidade nos planos filosófico e psicológico SUCESSO PESSOAL 2 SUCESSO

Leia mais

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA De acordo com Freire (1997) página 89 em diante Continuação ao estudo da história da psicologia Prof. Ms. Elizeth Germano Mattos 1S/2018 PARTE II O DESABROCHAR DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

Autor Rodolfo Bracali. To Open

Autor Rodolfo Bracali. To Open Autor Rodolfo Bracali To Open Rodolfo Bracali Livro de Abrindo Portas Pensamento Desbloqueios Belo Horizonte Livro Digitais - 2016 2016 by Editora Livro digitais Capa: Rodolfo Bracali Design Índice para

Leia mais

REVISTA APOTHEKE. Experiência, percepção e pedagogia da cor

REVISTA APOTHEKE. Experiência, percepção e pedagogia da cor Experiência, percepção e pedagogia da cor Juliano Siqueira (UEL/UDESC) A percepção é o ponto de contato entre a pedagogia da cor e a noção de experiência estética de Dewey. Para Dewey a experiência estética

Leia mais

TIPOLOGIAS E ARQUÉTIPOS: A PSICOLOGIA PROFUNDA COMO BASE PARA UMA HERMENÊUTICA TYPES AND ARCHETYPES: THE DEEP PSYCOLOGY AS BASIS FOR A HERMENEUTICS

TIPOLOGIAS E ARQUÉTIPOS: A PSICOLOGIA PROFUNDA COMO BASE PARA UMA HERMENÊUTICA TYPES AND ARCHETYPES: THE DEEP PSYCOLOGY AS BASIS FOR A HERMENEUTICS http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n1p382 TIPOLOGIAS E ARQUÉTIPOS: A PSICOLOGIA PROFUNDA COMO BASE PARA UMA HERMENÊUTICA TYPES AND ARCHETYPES: THE DEEP PSYCOLOGY AS BASIS FOR A HERMENEUTICS TIPOS

Leia mais

Confronto com o Inconsciente

Confronto com o Inconsciente HISTÓRICO Em 1912, Jung separa-se definitivamente do movimento psicanalítico, com a publicação do livro Símbolos da Transformação, C.W. vol. V. Neste livro expõe suas idéias sobre dois tipos de pensamento,

Leia mais

A PSIQUE SEGUNDO A VISÃO DE JOANNA DE ÂNGELIS E SUAS IMPLICAÇÕES. Claudio C. Conti

A PSIQUE SEGUNDO A VISÃO DE JOANNA DE ÂNGELIS E SUAS IMPLICAÇÕES. Claudio C. Conti A PSIQUE SEGUNDO A VISÃO DE JOANNA DE ÂNGELIS E SUAS IMPLICAÇÕES Claudio C. Conti Mestres Psiquiatra suíço, nasceu em 1875 e desencarnou em 1961, é considerado o Pai da Psicologia Analítica. Dedicou sua

Leia mais

O Livro dos Médiuns (cap. XIX item 225) Ditado de Erasto e Timóteo

O Livro dos Médiuns (cap. XIX item 225) Ditado de Erasto e Timóteo A MEDIUNIDADE E SEUS EFEITOS NO INDIVÍDUO, DURANTE OS MOMENTOS INICIAIS, SOB UMA VISÃO ENERGÉTICA DA PSIQUE BASEADA NOS ENSINOS DE JUNG E JOANNA DE ÂNGELIS (ESPÍRITO) Claudio C. Conti O Livro dos Médiuns

Leia mais

high stakes notes 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance

high stakes notes 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance high stakes notes os 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance hey :) top ver que você baixou o hs notes isso demonstra pra mim que você assistiu ao vídeo todo e realmente entendeu

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana PALAVRAS-CHAVE Análise da Psique Humana Sonhos Fantasias Esquecimento Interioridade A obra de Sigmund Freud (1856-1939): BASEADA EM: EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana.

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana. KO KAIZEN ZERO PREPARAÇÃO EDUCACIONAL DAS CHEFIAS PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DA GESTÃO EMPRESARIAL NA BUSCA DO COMPROMETIMENTO DO COLABORADOR a. PREMISSA Acreditamos que o homem não consegue

Leia mais

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra Mindfulness: possibilidades na saúde Carolina Seabra 1 Mindfulness Caracteriza-se pela habilidade de modificar a relação com o sofrimento sendo menos reativo a ele (Germer, 2016). Manejo da dor Terapias

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Ciclo PDCA e sua correlação com os Tipos Psicológicos e outras possíveis no Ser Empresa Rico Mäder Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Ciclo PDCA e sua correlação com os Tipos Psicológicos e outras possíveis no Ser Empresa Rico Mäder Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon APRESENTA Ciclo PDCA e sua correlação com os Tipos Psicológicos e outras possíveis no Ser Empresa Rico Mäder Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon REALIZAÇÃO APOIO PATROCÍNIO RECEPTOR 09/11/2010,

Leia mais

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR.

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. LEWIS CARROL Elaborado pelas assessoras Patrícia Ribeiro e Rosinara Nascimento, em 2011, nas oficinas pedagógicas para as educadoras, ocorridas nas Livrarias

Leia mais

Recursos Didáticos e a motivação dos alunos em EaD

Recursos Didáticos e a motivação dos alunos em EaD Recursos Didáticos e a motivação dos alunos em EaD Apesar do sucesso do Ensino a Distância nesta sociedade onde a Tecnologia da Informação e da Comunicação se faz tão presente, algumas verdades ainda assombram

Leia mais

DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA DOSCENTE: PROFª MsC. ANA LÚCIA BRAZ RIOS PEREIRA PSICOLOGIA Etimologicamente, a palavra Psicologia significa estudo ou ciência

Leia mais

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra.

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

high stakes notes 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance

high stakes notes 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance high stakes notes os 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance hey :) top ver que você baixou o hs notes isso demonstra pra mim que você assistiu ao vídeo todo e realmente entendeu

Leia mais

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho 1 1.É uma pessoa expressiva e comunicativa; 2.Gesticula bastante com as mãos; 3.Demonstra carinho pelos seus colegas do trabalho; 4.Não faz os serviços domésticos

Leia mais

Os Contos Infantis no processo do Desenvolvimento Humano

Os Contos Infantis no processo do Desenvolvimento Humano Os Contos Infantis no processo do Desenvolvimento Humano Joana Raquel Paraguassú Junqueira Villela INTRODUÇÃO: Podem-se perguntar as razões pelas quais a psicologia junguiana se interessa por mitos e contos

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica. Prof. Dr. Cícero Quarto

Metodologia da Pesquisa Científica. Prof. Dr. Cícero Quarto Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Cícero Quarto cicero@engcomp.uema.br www.profciceroquarto.wordpress.com Unidades de Ensino O conhecimento Métodos e técnicas de pesquisa A pesquisa Elaboração

Leia mais

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. Contribuições das Neurociências para a Qualidade e Inclusão na Educação Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga,

Leia mais

Introdução à Estética

Introdução à Estética Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda consueloholanda2010@hotmail.com Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza

Leia mais

A teoria do Setênios, tem como base as observações dos comportamentos naturais da vida humana.

A teoria do Setênios, tem como base as observações dos comportamentos naturais da vida humana. Teoria do Setênios A teoria do Setênios, tem como base as observações dos comportamentos naturais da vida humana. O ser humano é como a lua, cada um possui uma característica e etapas diferentes. Dentro

Leia mais

Organização da Disciplina. Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Aula 1 Relações Humanas

Organização da Disciplina. Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Aula 1 Relações Humanas Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações Aula 1 Profa. Me. Maria Tereza F. Ribeiro Organização da Disciplina Aula 1 Relações Humanas Aula 2 Relações Interpessoais Aula 3 O Planejamento de Talentos

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem COMPREENSÃO (principal) Tenho a habilidade de juntar informações soltas e formular ideias que fazem sentido. Frequentemente

Leia mais

Iguais, só que diferentes: um manual para reconhecer as diferenças e resolver conflitos nos relacionamentos, por Mark S Majors.

Iguais, só que diferentes: um manual para reconhecer as diferenças e resolver conflitos nos relacionamentos, por Mark S Majors. Iguais, só que diferentes: um manual para reconhecer as diferenças e resolver conflitos nos relacionamentos, por Mark S Majors. Cada um de nós é um ser único, conforme pode ser atestado pela impressão

Leia mais

O papel do arteterapeuta

O papel do arteterapeuta O papel do arteterapeuta Olá pessoal, hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre o papel do arteterapeuta. Primeiramente, quero ressaltar que a arte como instrumento terapêutico ainda é vista por algumas

Leia mais

Escrito por Ivan L. Seibel Ter, 19 de Fevereiro de :00 - Última atualização Qui, 25 de Fevereiro de :22

Escrito por Ivan L. Seibel Ter, 19 de Fevereiro de :00 - Última atualização Qui, 25 de Fevereiro de :22 {lang: 'pt-br'} Blog descontinuado, leia o artigo atualizado no link abaixo: www.ivanseibel.com.br Como havia comentado no post anterior, vou falar hoje um pouco sobre negociação, usando como base de argumentação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 9 HÁBITOS DE PESSOAS COM

ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 9 HÁBITOS DE PESSOAS COM ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 9 HÁBITOS DE PESSOAS COM positivas Elas são constantemente positivas. Fique olhando as notícias por qualquer período de tempo e você verá que é simplesmente um ciclo de guerra

Leia mais

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra Teorias do conhecimento Profª Karina Oliveira Bezerra Teoria do conhecimento ou epistemologia Entre os principais problemas filosóficos está o do conhecimento. Para que investigar o conhecimento? Para

Leia mais

Pensamento e Sentimento

Pensamento e Sentimento Pensamento e Sentimento Pensar - Sentir - Fazer Espiritualidade e Evolução Amor-sabedoria Verdade -- Justiça A Conexão com a Consciência Superior Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Pensamento e Sentimento

Leia mais

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas!

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Eu sempre trabalho com conceitos comprovados cientificamente. Posso citar a Gestalt Terapia,

Leia mais

C & Q Claudio C. Conti

C & Q Claudio C. Conti C & Q "A pergunta decisiva para o ser humano é esta: tens o infinito como referência? Este é o critério de sua vida. Quando alguém entende e sente que está conectado ao ilimitado já nesta vida, modificam-se

Leia mais

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco".

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido branco. Manual da Conversa Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco". www.setimoamoroficial.com.br Evite o Questionário Um erro muito comum

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

DOSSIÊ Área Temática: Estudos Piagetianos & Psicologia Clínica e Educacional

DOSSIÊ Área Temática: Estudos Piagetianos & Psicologia Clínica e Educacional OS TIPOS PSICOLÓGICOS NA PSICOLOGIA ANALÍTICA DE CARL GUSTAV JUNG E O INVENTÁRIO DE PERSONALIDADE MYERS- BRIGGS TYPE INDICATOR (MBTI) : CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOLOGIA EDUCACIONAL, ORGANIZACIONAL E CLÍNICA

Leia mais

REVISÃO TEORIAS DA PERSONALIDADE

REVISÃO TEORIAS DA PERSONALIDADE REVISÃO TEORIAS DA PERSONALIDADE Definição de personalidade Durabilidade das características ao longo do tempo = a personalidade na idade adulta seria uma continuidade da infância. Não continuidade ao

Leia mais

Avaliação da Tipologia Psicológica Observada em uma Amostra de Estudantes de um Curso de Psicologia 1

Avaliação da Tipologia Psicológica Observada em uma Amostra de Estudantes de um Curso de Psicologia 1 Avaliação da Tipologia Psicológica... 86 Avaliação da Tipologia Psicológica Observada em uma Amostra de Estudantes de um Curso de Psicologia 1 Assessment of the Psychological Typology Observed in a Sample

Leia mais

Tabela 1: Estatística Descritiva Variáveis Demográficas Fonte: Própria

Tabela 1: Estatística Descritiva Variáveis Demográficas Fonte: Própria 4 Resultados Nesta seção serão apresentadas as análises estatísticas da amostra. Primeiramente, serão apresentadas as análises da estatística descritiva. Na segunda parte, a análise de correlação entre

Leia mais

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é...

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é... Emergências Psiquiátricas Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes Doença Mental??? Ou Saúde Mental???? Prof Esp. Enfª Priscila Maria Marcheti Fiorin Saúde Mental é... Usado

Leia mais

AMOR FÁCIL, DIFÍCIL E IMPOSSÍVEL. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 27 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m.

AMOR FÁCIL, DIFÍCIL E IMPOSSÍVEL. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 27 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m. AMOR FÁCIL, DIFÍCIL E IMPOSSÍVEL Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 2ª edição - 27 de julho de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r AMOR FÁCIL, DIFÍCIL E IMPOSSÍVEL Amar pode ser fácil, pode ser difícil, mas

Leia mais

Cura Ancestral. Padrões mentais, psíquicos, emocionais, físicos e sistemas de crenças

Cura Ancestral. Padrões mentais, psíquicos, emocionais, físicos e sistemas de crenças Cura Ancestral Padrões mentais, psíquicos, emocionais, físicos e sistemas de crenças Princípios Universais 1 Somos o somatório dos nossos antepassados. Cada célula do nosso corpo carrega impressões, registros

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 5: Revisão para prova 1 Agenda Revisão para prova Trabalho parcial 1 2 Relembrando alguns conceitos REVISÃO PARA PROVA 3 Organização Grupo de pessoas que se constitui

Leia mais

Conhecendo o perfil da equipe através do MBTI

Conhecendo o perfil da equipe através do MBTI Conhecendo o perfil da equipe através do MBTI Diversidade humana Certo X Errado Relevância Problema Entendimento Conflito Como ter uma equipe de sucesso Depende também de conhecer a PERSONALIDADE de cada

Leia mais

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas!

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Eu sempre trabalho com conceitos comprovados cientificamente. Posso citar a Gestalt Terapia,

Leia mais

Intuição: A nova fronteira da Administração. Eduardo da Silva Oliveira

Intuição: A nova fronteira da Administração. Eduardo da Silva Oliveira Intuição: A nova fronteira da Administração Eduardo da Silva Oliveira Jagdish Parikh É um executivo mundialmente famoso no ramo de negócios e líder na organização e seminários sobre administração. Além

Leia mais

Metodologia da Pesquisa (Introdução)

Metodologia da Pesquisa (Introdução) Metodologia da Pesquisa (Introdução) Apresentação Nome Área de atuação O que pretende pesquisar no TCC O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO

Leia mais

Atração Interpessoal Interpessoal Psicologia Social 1 1

Atração Interpessoal Interpessoal Psicologia Social 1 1 Atração Interpessoal Psicologia Social 1 1 Atração Interpessoal Amizades e relacionamentos próximos são as principais razões declaradas para a felicidade; as pessoas querem ser gostadas mesmo em situações

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR I Professor(es): NORA ROSA RABINOVICH Carga horária: 34 h/a. (25,5 h). Ementa:

Leia mais

SÃO PAULO, 26 DE ABRIL DE 2018 INTELIGÊNCIA OS BENEFÍCIOS DE CONSTRUIR BEM-SUCEDIDOS

SÃO PAULO, 26 DE ABRIL DE 2018 INTELIGÊNCIA OS BENEFÍCIOS DE CONSTRUIR BEM-SUCEDIDOS SÃO PAULO, 26 DE ABRIL DE 2018 II SECRETARIADO MASTER CLASS INTELIGÊNCIA RELACIONAL OS BENEFÍCIOS DE CONSTRUIR RELACIONAMENTOS BEM-SUCEDIDOS MARCELA BRITO COFUNDADORA IVENTYS EDUCAÇÃO CORPORATIVA VAMOS

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Fátima Soares Definições: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano e todos os animais. Psicologia como ciência A psicologia

Leia mais

Sete hábitos das pessoas muito eficazes

Sete hábitos das pessoas muito eficazes Sete hábitos das pessoas muito eficazes "Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o que e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação,

Leia mais

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças Literatura Prof.ª Yani Rebouças Perguntas Poderosas Quem é você (como você se define)? Qual (quais) o (s) seu (s) principal (is) sonho (s)? Você se acha capaz de realizá-los? Por quê? O que te impede de

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa

Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa 1.1 O que é mesmo um problema? O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica diversos significados de problema e nós escolheremos

Leia mais

Comunicação verbal e não-verbal. Caroline Figueira Pereira Doutoranda

Comunicação verbal e não-verbal. Caroline Figueira Pereira Doutoranda Comunicação verbal e não-verbal Caroline Figueira Pereira Doutoranda OBJETIVO Comunicar é o processo de transmitir e receber mensagens por meio de signos INTRODUCCIÓN Hemisfério direito: Visual e sentimentos

Leia mais

DESENVOLVENDO O CONCEITO DE INDISCIPLINA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

DESENVOLVENDO O CONCEITO DE INDISCIPLINA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DESENVOLVENDO O CONCEITO DE INDISCIPLINA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Resumo FERREIRA, Adriana Martins 1 - TUIUTI Grupo de Trabalho Violências nas Escolas Agência Financiadora: CNPq-Brasil Este trabalho

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

COMO ENTENDER A MENTE DO CONSUMIDOR? NEUROMARKETING

COMO ENTENDER A MENTE DO CONSUMIDOR? NEUROMARKETING COMO ENTENDER A MENTE DO CONSUMIDOR? NEUROMARKETING Marketing 1.0 Era industrial - Foco no produto Marketing 2.0 Advento da Internet Era da Informação foco no cliente Marketing 3.0 Era da participação,

Leia mais

JOÃO CALVINO O REFORMADOR

JOÃO CALVINO O REFORMADOR UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EAD CURSO DE TEOLOGIA WELINTON MUNHOZ JOÃO CALVINO O REFORMADOR RIBEIRÃO PRETO 2013 JOÃO CALVINO O REFORMADOR Welinton Munhoz 1 Introdução 500 anos de João Calvino:

Leia mais

Temperamento. DISC (Marston) Gregos Hipócrates Carl Jung. Dominância Fogo Colérico Produtor. Influência Água Sanguíneo Sensitivo

Temperamento. DISC (Marston) Gregos Hipócrates Carl Jung. Dominância Fogo Colérico Produtor. Influência Água Sanguíneo Sensitivo DISC Rebeca Toyama A origem Na segunda década do século XX, o psicólogo americano William Moulton Marston cria um teste, baseado na eleição de quatro fatores, com as quais pudesse medir a personalidade

Leia mais

APOSTILA 08 LITERATURA DRAMATICA LEI DO CONFLITO

APOSTILA 08 LITERATURA DRAMATICA LEI DO CONFLITO APOSTILA 08 LITERATURA DRAMATICA LEI DO CONFLITO O primeiro momento da analise de qualquer peça de dramática rigorosa é a identificação do conflito. A identificação do conflito é a determinação de um conflito

Leia mais

2 Ir além dos rumores

2 Ir além dos rumores Na Semana 04, vamos observar a transitoriedade das nossas experiências mentais, emocionais e físicas e como as mesmas se interconectam para induzir um comportamento ou ação no mundo. Essa paisagem sonora

Leia mais

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Psicologia da Educação III Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Conteúdos desta aula - continuação Três teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Piaget; Freud; Vygotsky; Fórum da próxima

Leia mais

ENP 155: FUNDAMENTOS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM ENFERMAGEM

ENP 155: FUNDAMENTOS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PALUO ESCOLA DE ENFERMAGEM ENP 155: FUNDAMENTOS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM ENFERMAGEM Alterações: do pensamento, da sensopercepção e do humor Texto de referência: Louzã Neto

Leia mais

Alfabetização visual. Liane Tarouco

Alfabetização visual. Liane Tarouco Alfabetização visual Liane Tarouco Comunicação visual A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual Alfabetização visual Chamamos alfabetização visual

Leia mais

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Leia mais

1. Confiança é a palavra mais importante deste manual

1. Confiança é a palavra mais importante deste manual Tabela de Conteúdos: 1. Confiança é a palavra mais importante deste manual... 3 2. Seja verdadeiro em todas as circunstâncias... 5 3. A maneira de se aproximar é tão importante quanto a aproximação em

Leia mais

EM CASO DE EMERGÊNCIA, CONTACTAR: QUEM SOU NOME: DATA DE NASCIMENTO: TELEMÓVEL: MORADA: QUALIDADES: DEFEITOS: PENSAMENTO PREFERIDO:

EM CASO DE EMERGÊNCIA, CONTACTAR: QUEM SOU NOME: DATA DE NASCIMENTO: TELEMÓVEL: MORADA:   QUALIDADES: DEFEITOS: PENSAMENTO PREFERIDO: QUEM SOU EM CASO DE EMERGÊNCIA, CONTACTAR: NOME: DATA DE NASCIMENTO: TELEMÓVEL: MORADA: E-MAIL: QUALIDADES: DEFEITOS: PENSAMENTO PREFERIDO: AS MINHAS FOTOGRAFIAS USERNAMES FILMES GOSTO SÉRIES LIVROS CANÇÕES

Leia mais

É claro que existem certas condições básicas, como:

É claro que existem certas condições básicas, como: O termo qualidade de vida, de fato, tem sido muito utilizado ultimamente, mas não há consenso sobre sua definição. Nesta reflexão, vamos abordar algumas questões importantes sobre este tema, embora seja

Leia mais

Transformando leads em fluxo de loja

Transformando leads em fluxo de loja Transformando leads em fluxo de loja Introdução Antes da Internet Intenção Influências externas 10% Influência do Vendedor 90% Compra Fonte: Cobalt New buying influences Depois da Internet Intenção Influência

Leia mais

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Tecnico em Automação Industrial

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Tecnico em Automação Industrial Uma avaliação de para o cargo de Tecnico em Automação Industrial Preparada para Caliper Estrategias Humanas do Brasil Ltda. 26 de agosto de 205 Perfil Caliper concluído em 26 de agosto de 205 Caliper Estratégias

Leia mais

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II Tema nº1: Fundamentos filosóficos do materialismo dialético e psicológicos da teoria Histórico

Leia mais

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele.

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. Para cultivar verdadeiramente a atenção plena, precisamos voltar a nos integrar por inteiro

Leia mais

Com Alessandra França.

Com Alessandra França. Com Alessandra França www.auditoriodaalma.com.br Email: auditoriodalma@gmail.com Quando pensamos em Qualidade de Vida, o que vem em nossa mente? No entanto, as coisas não são bem assim... É cada vez maior

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO. Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO. Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M. 7 Opinião INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO Fausto Eduardo Menon Pinto (1) Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M., 2008, 2009), no

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais