INFORME TÉCNICO INFLUENZA Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORME TÉCNICO INFLUENZA Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio"

Transcrição

1 INFORME TÉCNICO INFLUENZA 2014 Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio

2 CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA Período da campanha: 22 de abril a 9 de maio 2014; Dia D : 26/04/2014; Horário de funcionamento dos postos: 08:00 às 17:00.

3 OBJETIVO DA CAMPANHA duzir a mortalidade, complicações e internações correntes das infecções causadas pelo vírus da luenza na população alvo para a vacinação.

4 Cobertura Vacinal e Homogeneidade Cobertura Vacinal e Homogeneidade da Vacina Influenza por grupos prioritários. Goiás,2013. Fonte: pni.datasus.gov.br

5 GRUPOS PRIORITÁRIOS Idosos: 60 anos e mais IBGE Estimativa 2012 Trabalhadores da Saúde: de unidades que fazem atendimento para a influenza Doses aplicadas em % População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional Crianças: 6 meses a < 5 anos Banco de nascidos vivos SINASC/2012 preliminar. Gestantes em qualquer idade gestacional considerado 9/12 da população SINASC 2012 Pessoas com Comorbidades Puérperas de até 45 dias pós parto considerado pop. < 1 ano/365 dias x 45 dias Povos Indígenas: para toda a população. DESAI em 20 de fevereiro de 2013

6 CRIANÇAS DE 6 MESES A MENORES DE 5 ANOS DE IDADE Crianças de 6 meses a menores de 5 anos deverão receber a vacina Influenza, de forma indiscriminada As crianças vacinadas pela primeira vez receberão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina Influenza sazonal, devem receber apenas 1 dose em 2014.

7 GESTANTES Gestantes em qualquer idade gestacional deverão receber a vacina Influenza. Não haverá exigência quanto a comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a própria mulher afirme seu estado de gravidez.

8 PUÉRPERAS Mulheres no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para serem vacinadas, as puérperas deverão apresentar documento durante o período da Campanha (certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

9 POPULAÇÃO IDOSA Receberão a vacina Influenza, indivíduos com 60 anos e mais, de forma indiscriminada.

10 TRABALHADORES DA SAÚDE Promoção e assistência à saúde; Serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Profissionais : atenção básica / ESF; agentes de endemias; pronto atendimento; ambulatórios; leitos em clínica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza;

11 TRABALHADORES DA SAÚDE unidades de terapia intensiva; vigilância epidemiológica; VISA (atuam em hospitais, laboratórios e consultórios médicos); ANVISA (atuam no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras, deverão ser vacinados). Médicos Equipe de enfermagem Recepcionistas Pessoal da limpeza Seguranças Motoristas de ambulâncias Equipes de laboratório responsáveis pelo diagnóstico.

12 POVOS INDÍGENAS A vacinação será indiscriminada para toda a população indígena, a partir dos seis meses de idade.

13 SISTEMA PRISIONAL O planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Municipais de Saúde e Segurança Pública e correlatos.

14 PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS CRÔNICAS (COMORBIDADES) A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades durante a Campanha. Esta exigência vale para os usuários do SUS e das redes privada e conveniada. Providenciar com antecedência. Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina.

15 CATEGORIAS DE RISCO CLÍNICO COM INDICAÇÃO DA VACINA INFLUENZA SAZONAL DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA DOENÇA CARDÍACA CRÔNICA DOENÇA RENAL CRÔNICA DOENÇA HEPÁTICA CRÔNICA DOENÇA NEUROLÓGICA CRÔNICA DIABETES IMUNODEPRESSÃO OBESOS TRANSPLANTADOS TRISSOMIAS

16 META Vacinar no mínimo, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa, aproximadamente da população total

17 VACINA INFLUENZA TIPO DE ANTÍGENO COMPOSIÇÃO LABORATÓRIO Vírus influenza fragmentado e inativado Trivalente: Vírus similar ao vírus influenza A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1) pdm09 Vírus similar ao vírus influenza A/ Texas/50/2012 (H3N2) Vírus similar ao vírus influenza B / Massachusetts/2/2012 Inativada pelo formaldeído Conservante: timerosal Cultivada em ovos embrionados de galinha, purificada, inativada e ajustada à concentração internacionalmente determinada em normas de produção. Vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan e pela Sanofi Pasteur (fábrica dos Estados Unidos e da França).

18 VACINA INFLUENZA VIA DE ADMINISTRAÇÃO Via Intramuscular (IM) ADMINISTRAÇÃO SIMULTÂNEA COM OUTRAS VACINAS VALIDADE APÓS ABERTURA DO FRASCO CONSERVAÇÃO DOS IMUNOBIOLÓGICOS Recomenda-se a administração da vacina por via SC em pessoas que apresentam discrasias sanguíneas ou estejam utilizando anticoagulantes orais. Pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos, desde que as aplicações sejam realizadas em topografias diferentes. Utilizar a vacina por 7 (sete) dias, desde que mantidas as condições de assepsia e conservação adequado Conservada à temperatura entre + 2º C a +8º C. Não deve ser congelada.

19 LABORATÓRIO PRODUTOR BUTANTAN/ SANOFI PASTEUR BUTANTAN/ SANOFI PASTEUR INSTITUTO BUTANTAN APRESENTAÇÃO COMPOSIÇÃO/DO SE 0,5 ML UTILIZAÇÃO APÓS ABERTURA DO FRASCO Frasco - ampola multidose/ 10 A/Califórnia/7/2009(H1N1) doses pdm 09, A/Texas/ 50/ 2012, B/ de 0,5 ml (Fabricada pela Massachusetts/2/ 2012, Pode ser utilizada no máximo Sanofi Pasteur França, timerosal, solução tampão até 7 (sete) dias desde que importada pelo Instituto (cloreto de sódio, cloreto de mantidas as condições Butantan). potássio, fosfato de sódio assépticas e a temperatura dibásico, fosfato de potássio entre +2ºC e +8ºC. monobásico e água para Suspensão injetável. injeção), traços de neomicina, de triton X-100 e de formaldeído. Frasco - ampola multidose/ 10 A/Califórnia/7/2009(H1N1) pdm doses de 0,5 ml 09, A/Texas/ 50/ 2012 (H3N2), (Produzida pela Sanofi Pasteur B/Massachusetts/2/ 2012, Pode ser utilizado até a data de EUA, importada pelo Instituto timerosal, gelatina, solução validade impressa na embalagem, Butantan). tampão fosfato (cloreto de sódio, desde que mantidas as condições fosfato de sódio dibásico anidro, assépticas e a temperatura entre fosfato de sódio monobásico +2ºC e +8ºC. Suspensão injetável. anidro e água para injeção), traços de sacarose, de triton X-100 e de formaldeído. Frasco - ampola multidose/ 10 A/Califórnia/7/2009(H1N1) pdm Pode ser utilizado até a data de doses de 0,5 ml 09, A/Texas/ 50/ 2012 (H3N2), validade impressa na embalagem, B/Massachusetts/2/ 2012, desde que mantidas as condições timerosal, solução fisiológica assépticas e a temperatura entre Suspensão injetável. tamponada (cloreto de sódio, +2ºC e +8ºC. cloreto de potássio, fosfato de sódio dibásico di - hidratado, fosfato de potássio monohidratado, água para iinjetáveis), formaldeído, traços neomicina e de triton X-100. IMUNOBIOLÓGICO /ILUSTRAÇÃO

20 Idade Crianças de 6 meses a menores de 3 anos Crianças de 3 a 8 anos Adultos e crianças a partir de 9 anos de idade ESQUEMA DE VACINAÇÃO Número de doses Volume por dose Intervalo 2 doses 0,25 ml Intervalo mínimo de 4 semanas. 2 doses 0,5 ml Intervalo mínimo de 4 semanas. Dose única 0,5 ml _ Todas as crianças de 6 meses a menores de 9 anos que receberam uma ou duas doses da vacina contra a influenza sazonal em 2013, devem receber apenas 1 dose em 2014.

21 NOTA AOS DOADORES DE SANGUE De acordo com a ANVISA, após receber a vacina contra influenza, doadores estão impossibilitados de doar sangue por 48 horas.

22 EFICÁCIA A imunogenicidade em crianças varia de 30 a 90%, sendo diretamente proporcional à idade. Uma dose em maiores de 6 anos: 70% a 100% de soroconversão. Uma dose em menores de 6 anos: 40% a 80% de soroconversão. Tal fato resulta na recomendação de duas doses da vacina influenza sazonal em primovacinados e uma dose nos anos subseqüentes. Gestantes Estudo realizado demonstrou que os lactentes de mães vacinadas contra a influenza apresentaram menos casos da doença (confirmados em laboratório) do que o grupo controle (6 contra 16 casos). A eficácia vacinal foi de 63%.

23 PRECAUÇÕES Em doenças agudas febris moderadas ou graves; História de alergia ao ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição; História pregressa de Síndrome de Guillain Barré SGB, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa de risco-benefício da vacina.

24 Contraindicações Reação anafilática prévia; Alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

25 EAPV Manifestações locais: Dor no local da injeção, eritema e enduração(15% dos pacientes). Resolvidas em 48 horas. Manifestações sistêmicas : Febre, mal estar e mialgia, 6 a 12 horas após a vacinação. Notificadas em menos de 1% dos vacinados. Manifestações neurológicas: Raras.

26 Obrigada!!! Telefones: ou Site:

20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. R e l e a s e

20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. R e l e a s e Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza R e l e a s e 2 0 1 8 Período de vacinação: Data: 23 de abril a 01 de

Leia mais

Campanha de Vacinação Influenza 2018

Campanha de Vacinação Influenza 2018 Campanha de Vacinação Influenza 2018 COORD DE IMUNIZAÇÕES/SVS/SUBPAV/S PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RESULTADOS DA CAMPANHA 2017 AP CRIANÇAS GESTANTES PUERPERAS IDOSOS TRAB

Leia mais

19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. R e l e a s e

19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. R e l e a s e Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza R e l e a s e 2 0 1 7 Período de vacinação: Data: 17/04 a 26/05 Dia D

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 24/05/2019

Guia de Serviços Atualizado em 24/05/2019 Guia de Serviços Atualizado em 24/05/2019 Vacinar Contra H1N1 Atualizado em: 14/02/2019 Descrição As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa Nacional de Imunizações

Leia mais

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015. Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015. Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015 Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio Campanha de Vacinação contra Influenza Período da campanha: 04 a 22 de maio 2015

Leia mais

INFORME TÉCNICO 16ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA de Abril a 09 de Maio de 2014 (Dia D 26 de abril)

INFORME TÉCNICO 16ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA de Abril a 09 de Maio de 2014 (Dia D 26 de abril) INFORME TÉCNICO 16ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA 2014 22 de Abril a 09 de Maio de 2014 (Dia D 26 de abril) Divisão de Doenças de Transmissão Respiratórias Instituto Adolfo Lutz 1.

Leia mais

Informe Epidemiológico Influenza Semanal

Informe Epidemiológico Influenza Semanal Informe Epidemiológico Influenza Semanal Dados atualizados em 19/06/2019 Semana Epidemiológica 01 a 24/2019 (30/12/2018 a 15/06/2019) Núcleo Hospitalar de Epidemiologia HNSC-HCC Este informe apresenta

Leia mais

Informe Epidemiológico Influenza Semanal

Informe Epidemiológico Influenza Semanal Informe Epidemiológico Influenza Semanal Dados atualizados em 12/07/2019 Semana Epidemiológica 01 a 26/2019 (30/12/2018 a 29/06/2019) Núcleo Hospitalar de Epidemiologia HNSC-HCC A vigilância da influenza

Leia mais

Informe Epidemiológico Influenza Semanal

Informe Epidemiológico Influenza Semanal Informe Epidemiológico Influenza Semanal Dados atualizados em 01/07/2019 Semana Epidemiológica 01 a 25/2019 (30/12/2018 a 22/06/2019) Núcleo Hospitalar de Epidemiologia HNSC-HCC A vigilância da influenza

Leia mais

RELEASE CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA SLOGAN VACINAÇÃO PARA QUEM PRECISA DE MAIS PROTEÇÃO. UM DIREITO SEU ASSEGURADO PELO SUS.

RELEASE CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA SLOGAN VACINAÇÃO PARA QUEM PRECISA DE MAIS PROTEÇÃO. UM DIREITO SEU ASSEGURADO PELO SUS. RELEASE CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA SLOGAN VACINAÇÃO PARA QUEM PRECISA DE MAIS PROTEÇÃO. UM DIREITO SEU ASSEGURADO PELO SUS. I. HISTÓRICO A primeira campanha nacional de vacinação

Leia mais

Informe Técnico. Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

Informe Técnico. Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Brasília, 2013 Apresentação Influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse da saúde pública no Brasil. Apresenta

Leia mais

INFLUENZA: PREPARAÇÃO PARA A TEMPORADA 2016

INFLUENZA: PREPARAÇÃO PARA A TEMPORADA 2016 1 INFLUENZA: PREPARAÇÃO PARA A TEMPORADA 216 2 SUMÁRIO Gripe (influenza) como problema de saúde pública Vigilância Alerta e Preparação dos serviços de saúde Vacinação contra a gripe Comunicação GRIPE (INFLUENZA)

Leia mais

Informe Técnico. 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Informe Técnico. 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Informe Técnico 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Brasília, abril de 2019 1 Sumário Apresentação 03 1. Introdução 05 1.1 Manifestações clínicas para influenza 06 2. Campanha de vacinação

Leia mais

vacina influenza (fragmentada e inativada)

vacina influenza (fragmentada e inativada) MODELO DE BULA Frasco-ampola vacina influenza (fragmentada e inativada) CEPAS 2012 Hemisfério Sul FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 10 doses

Leia mais

Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina. Arieli Schiessl Fialho

Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina. Arieli Schiessl Fialho apresentam Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina Arieli Schiessl Fialho A Doença A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, endêmica e enzoótica nas florestas

Leia mais

Imunização. Prof. Hygor Elias. Calendário Vacinal da Criança

Imunização. Prof. Hygor Elias. Calendário Vacinal da Criança Imunização Prof. Hygor Elias Calendário Vacinal da Criança 1 Vacinação do Adolescente Vacinação do Adulto 2 Vacinação da Gestante Vacinação do Idoso 3 Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN Órgão: TRE-RJ Prova: Técnico

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina febre amarela (atenuada) (FA) apresentada sob a forma liofilizada em frasco multidose, além de uma ampola de diluente. composta de vírus

Leia mais

Informe Técnico. Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

Informe Técnico. Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Brasília, 2014 Apresentação A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil.

Leia mais

VAXIGRIP. vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada)

VAXIGRIP. vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) CEPAS 2017 - Hemisfério Sul VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 10 doses de 0,5mL.

Leia mais

NOTA TÉCNICA 29/03/2017. Vacinas influenza no Brasil em 2017 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha

NOTA TÉCNICA 29/03/2017. Vacinas influenza no Brasil em 2017 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha NOTA TÉCNICA 29/03/2017 Vacinas influenza no Brasil em 2017 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. Desde

Leia mais

VAXIGRIP. vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada)

VAXIGRIP. vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) MODELO DE BULA Página 1 de 7 CEPAS 2016 - Hemisfério Sul VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo 1 frasco-ampola

Leia mais

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2017 CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA 2017 1- INSTRUÇÕES PARA O REGISTRO DAS DOSES APLICADAS Para a Campanha de Vacinação Contra a Influenza

Leia mais

Neonatologia para Concursos de Enfermagem

Neonatologia para Concursos de Enfermagem Oncologia Neonatologia para Concursos de Enfermagem Fernanda Coelho PNI 2017 ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES Prof. Enf. Hygor Elias 1 Meningocócica C (conjugada) Indicações: Meningite por Neisseria meningitidis dogrupoc

Leia mais

Escrito por Comunicação Qui, 27 de Abril de :33 - Última atualização Qui, 27 de Abril de :45

Escrito por Comunicação Qui, 27 de Abril de :33 - Última atualização Qui, 27 de Abril de :45 A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou no dia 17/04 com uma novidade: a partir de agora, os professores, tanto da rede pública como privada, passam a fazer parte do público-alvo.

Leia mais

VAXIGRIP. vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada)

VAXIGRIP. vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) CEPAS 2016 - Hemisfério Sul FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 10 doses de 0,5mL.

Leia mais

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA Última atualização em 05 de janeiro de 2016

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA Última atualização em 05 de janeiro de 2016 Grupo alvo Idade BCG Hepatite B (1) VIP e VOP (10) Pentavalente Pneumo 10 Rotavírus (2) Meningo C Hepatite A Febre Amarela (3) Tríplice Viral (4) Tetraviral (5) HPV dtpa (8) Influenza (gripe) (9) Dupla

Leia mais

É a aplicação da vacina dupla adulto (dt) e Tríplice bacteriana acelular (difteria, tétano e coqueluche) nas gestantes, após prescrição médica.

É a aplicação da vacina dupla adulto (dt) e Tríplice bacteriana acelular (difteria, tétano e coqueluche) nas gestantes, após prescrição médica. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Vacinação de Dupla Adulto e Tríplice Bacteriana Acelular em Gestantes Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 75 Área de Aplicação:

Leia mais

Vacinas influenza no Brasil em 2018 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Monica Levi e Ricardo Feijó

Vacinas influenza no Brasil em 2018 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Monica Levi e Ricardo Feijó NOTA TÉCNICA 06/04/2017 Vacinas influenza no Brasil em 2018 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Monica Levi e Ricardo Feijó Introdução A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses

Leia mais

19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. De 17 de abril a 26 de maio

19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. De 17 de abril a 26 de maio 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe De 17 de abril a 26 de maio A Vacina reduz hospitalizações e mortalidade relacionadas à influenza Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre:

Leia mais

vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica)

vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) 1 MODELO DE BULA PNEUMO 23 vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) Forma farmacêutica e apresentações: Solução injetável. - Cartucho com uma seringa contendo uma dose de 0,5 ml. - Cartucho com

Leia mais

Silvia Viana e Márcia Danieluk Programa Nacional de Imunização Departamento de Vigilância Epidemiológica. -março de

Silvia Viana e Márcia Danieluk Programa Nacional de Imunização Departamento de Vigilância Epidemiológica. -março de Silvia Viana e Márcia Danieluk Programa Nacional de Imunização Departamento de Vigilância Epidemiológica -março de 2010 - A Influenza A (H1N1) Uma doença respiratória causada por um novo subtipo do vírus

Leia mais

INFORME TÉCNICO OPERACIONAL PARA AS EQUIPES DE VACINAÇÃO Vacinação contra Influenza A(H1N1)

INFORME TÉCNICO OPERACIONAL PARA AS EQUIPES DE VACINAÇÃO Vacinação contra Influenza A(H1N1) SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC Divisão de Imunização INFORME TÉCNICO OPERACIONAL PARA AS EQUIPES DE VACINAÇÃO

Leia mais

Informe Técnico. Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Informe Técnico. Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Brasília, abril de 2016 1 Apresentação A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE INSTITUTO BUTANTAN Av. Vital Brasil, São Paulo Brasil

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE INSTITUTO BUTANTAN Av. Vital Brasil, São Paulo Brasil TEXTO DE BULA PROFISSIONAL DA SAÚDE vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) CEPAS 2014 Hemisfério Sul FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Suspensão injetável. - Cartucho contendo 20 frascos-ampola

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 7 Profª. Tatiane da Silva Campos VIP - Vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) é apresentada sob a forma líquida em frasco multidose ou em seringa preenchida (unidose). é trivalente

Leia mais

vacina febre tifóide (polissacarídica)

vacina febre tifóide (polissacarídica) Página 1 de 8 vacina febre tifóide (polissacarídica) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Solução Injetável 0,025mg de polissacarídeo capsular Vi purificado de Salmonella typhi (cepa Ty2)/dose Página 2 de

Leia mais

vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada)

vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) MODELO DE BULA PARA PACIENTES - multidose vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. (Fabricado por: Sanofi Pasteur Inc., EUA) Suspensão injetável. 15 mcg/cepa/0,5ml

Leia mais

Modelo de Bula Pneumo23 Página 1 de 7. vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica)

Modelo de Bula Pneumo23 Página 1 de 7. vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) Modelo de Bula Pneumo23 Página 1 de 7 vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES: Solução injetável. - Cartucho com uma seringa contendo uma dose de 0,5mL. - Cartucho

Leia mais

VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada)

VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Suspensão Injetável - 1 dose de 0,25mL contém: A/ H1N1...7,5 µg HA A/ H3N2...7,5 µg HA B/...7,5 µg HA -

Leia mais

Cepas de Myxovirus influenzae, propagadas em ovos embrionados de galinha, contendo antígenos equivalentes à:

Cepas de Myxovirus influenzae, propagadas em ovos embrionados de galinha, contendo antígenos equivalentes à: VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) CEPAS 2018 - Hemisfério Sul FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 10 doses de 0,5mL.

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Pentavalente: Vacina adsorvida difteria, tétano, coqueluxe (pertussis), hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Vigilância da Influenza ALERTA PARA A OCORRÊNCIA DA INFLUENZA E ORIENTAÇÃO PARA INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE E PREVENÇÃO

NOTA TÉCNICA. Vigilância da Influenza ALERTA PARA A OCORRÊNCIA DA INFLUENZA E ORIENTAÇÃO PARA INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE E PREVENÇÃO 12 de abril de 2016 Página 1/5 VIGILÂNCIA DA INFLUENZA A vigilância da influenza no Ceará é composta pela vigilância sentinela da SG e vigilância universal da SRAG, além da vigilância de surtos de SG.

Leia mais

Imunização. Prof.ª Hygor Elias. Alterações no Calendário Vacinal. Varicela HPV Febre Amarela

Imunização. Prof.ª Hygor Elias. Alterações no Calendário Vacinal. Varicela HPV Febre Amarela Imunização Prof.ª Hygor Elias Alterações no Calendário Vacinal Varicela HPV Febre Amarela Alterações do Calendário Vacinal de 2017 1 Não é possível exibir esta imagem. Vacina contra Papilomavírus Humano

Leia mais

Boletim Informativo INFLUENZA

Boletim Informativo INFLUENZA CRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Porto Alegre, 22 de Julho de 16. Boletim Informativo INFLUENZA Até a Semana Epidemiológica () 29 (3//16 a *23/7/16) foram investigados 1841 casos suspeitos de Síndrome Respiratória

Leia mais

Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes

Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes O Centro de Inovação Unimed-BH publica as orientações sobre o Programa de Imunização para Prematuros, Crianças e Adolescentes, atualizado com as últimas

Leia mais

vacina influenza (fragmentada e inativada)

vacina influenza (fragmentada e inativada) vacina influenza (fragmentada e inativada) CEPAS 2013 Hemisfério Sul 9mcg/cepa FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo uma seringa com sistema de microinjeção e microagulha

Leia mais

Incorporação do Palivizumabe para Imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR)

Incorporação do Palivizumabe para Imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR) Incorporação do Palivizumabe para Imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR) O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais agentes etiológicos envolvidos nas infecções respiratórias

Leia mais

Boletim semanal de Vigilância da Influenza/RS Semana epidemiológica 37/2016

Boletim semanal de Vigilância da Influenza/RS Semana epidemiológica 37/2016 Boletim semanal de Vigilância da Influenza/RS Semana epidemiológica 37/2016 A vigilância da Influenza é realizada por meio de notificação e investigação de casos de internações hospitalares por Síndrome

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DSMDS Ultima aprovação dos textos: Janeiro de 2013 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis AE+POX

Leia mais

Vacinação contra gripe sazonal começa hoje em todo o país. Escrito por Administrator Seg, 25 de Abril de :01

Vacinação contra gripe sazonal começa hoje em todo o país. Escrito por Administrator Seg, 25 de Abril de :01 A campanha de vacinação contra a gripe sazonal começa hoje (25/04/2011) em todo o país. Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, também devem receber a dose gestantes, crianças maiores de seis meses

Leia mais

Modelo de Bula Página 1 de 6. vacina tétano

Modelo de Bula Página 1 de 6. vacina tétano Modelo de Bula Página 1 de 6 vacina tétano FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. - Cartucho contendo uma seringa de dose única de 0,5mL. A vacina tétano deve ser administrada por VIA

Leia mais

CALENDÁRIO VACINAL Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio

CALENDÁRIO VACINAL Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio CALENDÁRIO VACINAL 2016 Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio CALENDÁRIO VACINAL 2016 Historicamente, diversos calendários de vacinação foram propostos em função

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DSMDS Ultima aprovação dos textos: Janeiro de 2013 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis AE+POX

Leia mais

Influenza Campanha de vacinação no estado de São Paulo Influenza Vaccination campaign in the State of São Paulo 2016

Influenza Campanha de vacinação no estado de São Paulo Influenza Vaccination campaign in the State of São Paulo 2016 Dados epidemiológicos Influenza Vaccination campaign in the State of São Paulo 2016 Divisão de Imunização. Centro de Vigilância Epidemiológica- Prof Alexandre Vranjac. Coordenadoria de Controle de Doenças.

Leia mais

Febre Amarela CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS. Febre Amarela Histórico

Febre Amarela CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS. Febre Amarela Histórico Febre Amarela Clique Aqui Febre Amarela Histórico 1 Responsável por das mortes séc. XVIII e XX repetidas epidemias (regiões tropicais da América do Sul e África) - surtos locais distantes (América do Norte,

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina sarampo, caxumba, rubéola (Tríplice Viral) apresentada sob a forma liofilizada, em frasco monodose ou multidose,

Leia mais

SÃO PAULO Dia 'D' de imunização contra febre amarela tem baixa adesão em Santos

SÃO PAULO Dia 'D' de imunização contra febre amarela tem baixa adesão em Santos SÃO PAULO Dia 'D' de imunização contra febre amarela tem baixa adesão em Santos O Dia 'D' de vacinação contra a febre amarela realizado em Santos, no litoral de São Paulo, no sábado (21), vacinou pouco

Leia mais

A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes. em todo o mundo e, desde os primórdios da humanidade, é causa de

A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes. em todo o mundo e, desde os primórdios da humanidade, é causa de NOTA TÉCNICA 08/03/2019 (Atualizada em 18/03/2018) Vacinas influenza no Brasil em 2019 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Mônica Levi e Ricardo Feijó Introdução A Influenza, conhecida como

Leia mais

Vacina Influenza. Andrea Lucchesi de Carvalho Pediatra/Infectologista Pediátrica Presidente do Comitê de Infectologia Pediátrica da SMP

Vacina Influenza. Andrea Lucchesi de Carvalho Pediatra/Infectologista Pediátrica Presidente do Comitê de Infectologia Pediátrica da SMP Vacina Influenza Andrea Lucchesi de Carvalho Pediatra/Infectologista Pediátrica Presidente do Comitê de Infectologia Pediátrica da SMP Influenza Orthomyxoviridae Três tipos antigênicos: A.B e C Influenza

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ditebooster Suspensão injectável, seringa pré-cheia Vacina para difteria e tétano (adsorvida, reduzido conteúdo antigénico) Leia atentamente este folheto

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR Workshop do Programa Nacional de Imunização IV Encontro de Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Leia mais

VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada)

VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Suspensão Injetável - 1 dose de 0,25mL contém: A/ H1N1...7,5 µg HA A/ H3N2...7,5 µg HA B/...7,5 µg HA -

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 8. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 8. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 8 Profª. Tatiane da Silva Campos VOP - Vacina poliomielite 1 e 3 (atenuada) apresentada sob a forma líquida em frasco multidose; geralmente em bisnaga conta-gotas de plástico.

Leia mais

VACINA INFLUENZA (fragmentada, inativada) UCB Biopharma S/A. Suspensão injetável 15 mcg/cepa

VACINA INFLUENZA (fragmentada, inativada) UCB Biopharma S/A. Suspensão injetável 15 mcg/cepa VACINA INFLUENZA (fragmentada, inativada) UCB Biopharma S/A Suspensão injetável 15 mcg/cepa I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Vacina Influenza (fragmentada, inativada) AVISO: A vacina para esta temporada

Leia mais

vacina tétano Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Suspensão Injetável

vacina tétano Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Suspensão Injetável vacina tétano Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Suspensão Injetável - 1 dose de 0,5mL contém: Polissacarídeo capsular Vi purificado de Salmonella typhi (cepa Ty2)... 0,025mg Modelo de Bula Página 1 de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Bovilis Ringvac liofilizado e solvente para suspensão injetável para bovinos

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Bovilis Ringvac liofilizado e solvente para suspensão injetável para bovinos RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis Ringvac liofilizado e solvente para suspensão injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por 1

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Rabies, suspensão injetável destinada a cães, gatos, bovinos e equinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina hepatite B (recombinante) A vacina previne a infecção pelo vírus da hepatite B. apresentada sob a forma líquida em

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 11 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Strepsuis 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de dois ml: Substância ativa: Streptococcus

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Begonia Unisolve Liofilizado e solvente para suspensão para injeção intramuscular em suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada)

vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Solução injetável Cada 1 dose de 0,5mL contém: Poliovírus inativados do tipo 1... 40 unidades de antígeno UD* Poliovírus inativados

Leia mais

Vigilância das Doenças Preveníveis por Imunização Vacinação do Profissional de Saúde

Vigilância das Doenças Preveníveis por Imunização Vacinação do Profissional de Saúde Vigilância das Doenças Preveníveis por Imunização Vacinação do Profissional de Saúde Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia e Bioestatística Epidemiologia

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Ma5 + Clone 30 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose: Substâncias ativas: Vírus vivo da Bronquite

Leia mais

A VACINA CONTRA O VÍRUS INFLUENZA (Mixovírus influenzae)- CAUSADOR DA GRIPE- E CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS A RESPEITO DA IMUNIZAÇÃO EM GERAL

A VACINA CONTRA O VÍRUS INFLUENZA (Mixovírus influenzae)- CAUSADOR DA GRIPE- E CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS A RESPEITO DA IMUNIZAÇÃO EM GERAL A VACINA CONTRA O VÍRUS INFLUENZA (Mixovírus influenzae)- CAUSADOR DA GRIPE- E CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS A RESPEITO DA IMUNIZAÇÃO EM GERAL O influenza é o causador de gripes, cuja complicação mais temível

Leia mais

EUVAX B vacina hepatite B (recombinante)

EUVAX B vacina hepatite B (recombinante) EUVAX B vacina hepatite B (recombinante) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Suspensão Injetável - 1 dose de 0,5mL (Pediátrico) contém: Antígeno de superfície da hepatite B purificado...10 mcg -1 dose de

Leia mais

VACINAS INFLUENZA NO BRASIL EM 2017

VACINAS INFLUENZA NO BRASIL EM 2017 Compartilhe conhecimento: Reunimos e revisamos os dados mais recentes de três importantes publicações sobre a Vacina da Gripe. Quais as indicações, os riscos e as precauções? Estamos em meio à campanha

Leia mais

IMUNIZAÇÃO em profissionais de saúde

IMUNIZAÇÃO em profissionais de saúde IMUNIZAÇÃO em profissionais de saúde Profa. Dra. Anna Luiza de Fátima Pinho Lins Gryschek 1 Profa. Núbia Virginia D`Avila Limeira de Araujo 2 1 Livre Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Escola

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 33/2018-CGPNI/DEVIT/SVS/MS

NOTA INFORMATIVA Nº 33/2018-CGPNI/DEVIT/SVS/MS MINISTÉRIO DA SAÚDE COORDENAÇÃO-GERAL DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES - CGPNI SRTV 702, Via W5 Norte - Bairro Asa Norte, Brasília/DF, CEP 70723-040 Site - saude.gov.br I DO CONTEÚDO: NOTA INFORMATIVA

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 11 PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE VACINAS O que faz uma vacina? Estimula

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 6 Profª. Tatiane da Silva Campos DTP ou tríplice bacteriana Vacina adsorvida difteria, tétano e coqueluxe (pertussis) apresentada sob a forma líquida, em frasco multidose. combinação

Leia mais

vacina influenza (inativada, subunitária)

vacina influenza (inativada, subunitária) 1 MODELO DE BULA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO vacina influenza (inativada, subunitária) Cepas 2013 APRESENTAÇÃO Suspensão injetável, apresentada em embalagens contendo: 1 seringa

Leia mais

vacina hepatite A (inativada) 160U

vacina hepatite A (inativada) 160U Página 1 de 7 vacina hepatite A (inativada) 160U FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável. Cartucho contendo uma seringa de uma dose de 0,5mL. Cartucho contendo 5 seringas de uma dose de

Leia mais

Portaria MS Nº 1533 DE 18/08/2016. Profª. Natale Souza

Portaria MS Nº 1533 DE 18/08/2016. Profª. Natale Souza Portaria MS Nº 1533 DE 18/08/2016 Redefine o Calendário Nacional de Vacinação, o Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas e as Campanhas Nacionais de Vacinação, no âmbito do Programa Nacional

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE INSTITUTO BUTANTAN Av. Vital Brasil, São Paulo Brasil DIZERES DE TEXTO DE BULA - PACIENTE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE INSTITUTO BUTANTAN Av. Vital Brasil, São Paulo Brasil DIZERES DE TEXTO DE BULA - PACIENTE DIZERES DE TEXTO DE BULA - PACIENTE vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP) anatoxina diftérica: até 30 Lf/dose anatoxina tetânica: até 25 Lf/dose vacina pertussis: até 16 UOp/dose APRESENTAÇÃO:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PORCILIS APP, suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DA ESPECIALIDADE FARMACÊUTICA: FLUAD, Suspensão injectável em seringa pré-cheia Vacina contra a gripe, antigénio de superfície, inactivado, com

Leia mais

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA!

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! Não é só na infância que precisamos delas. Entenda por que a imunização nessa fase é fundamental e conheças as 6 vacinas que todos os adultos devem tomar. 1 TRÍPLICE BACTERIANA:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Istivac Infantil, suspensão injetável em seringa pré-cheia Vacina contra a gripe (virião fragmentado, inativado) Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 6 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis IBR inactivada marcada suspensão injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

Influenza (gripe) 05/07/2013

Influenza (gripe) 05/07/2013 Influenza (gripe) 05/07/2013 O que é? Doença infecciosa aguda Vírus Influenza A e B Sazonal (outono e inverno) Incubação: 1 a 4 dias Transmissibilidade: Adultos: 24h antes dos sintomas e 24h após febre

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Vacina contra o tétano, adsorvida. COMPOSIÇÃO Cada dose de 0,5 ml contém: Substância activa: Anatoxina tetânica purificada não inferior a 40 UI Adsorvente: Hidróxido de alumínio (expresso

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Última revisão do texto em fevereiro de 2015 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Lepto mais Suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PORVAXIN Parvo+Ery suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CEVAC MASS L liofilizado para suspensão oculonasal para frangos de carne, futuras poedeiras e futuras

Leia mais

VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada)

VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) VAXIGRIP vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Suspensão Injetável - 1 dose de 0,25mL contém: A/ H1N1...7,5 µg HA A/ H3N2...7,5 µg HA B/...7,5 µg HA -

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 5 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PORCILIS APP, suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 17. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 17. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 17 Profª. Tatianeda Silva Campos Vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (HPV) apresentada na forma de suspensão injetável em frascoampola unidose de 0,5

Leia mais

Atualização Imunização 2017

Atualização Imunização 2017 Atualização Imunização 2017 Sala de Vacina Equipamento distante de fonte de calor e raios solares; Afastar o refrigerador da parede, pelo menos 20 cm; Usar tomada exclusiva para cada equipamento; Temperatura

Leia mais