Mentalidade Tática no Futebol. Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mentalidade Tática no Futebol. Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior"

Transcrição

1 Mentalidade Tática no Futebol Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior

2 O JOGO COMO OBJETO DE ESTUDO

3

4

5

6 O que é a mentalidade tática? Mentalidade tática é a capacidade que deve possuir o jogador de Futsal, para analisar com rapidez as ações do jogo durante uma partida; Desta forma, poderá assumir a responsabilidade de realizar gestos técnicos tanto quando tem a posse de bola ou não, tenha a sua equipe a sua posse ou não.

7 É importante possuir mentalidade tática? É muito importante para que o jogador controle o desenrolar da partida. Durante o decorrer do jogo, o jogador deve tomar decisões rápidas, de forma a que a sua equipe assegure o controle do jogo e consequentemente a posse de bola, mediante a busca de linhas de passe, e assim poder efetuar os gestos técnicos apropriados em cada momento.

8 Trabalhos de mentalidade tática FAZER SEMPRE 1. O gesto técnico mais fácil, sem gerar complicações em algum momento. É não criar complicações em nenhum momento do jogo. Se podemos efetuar um passe, não devemos fazer um chute. As vezes é mais importante uma assistência a um companheiro para finalizar uma jogada, que arriscar um chute. O Fixo, ou o último jogador na defesa, nunca o faz, nunca deve arriscar, e deve fazer o mais fácil (passar ou jogar longe caso não tenha linhas de passe). Fazendo o mais fácil consegue-se assegurar o controle e posse de bola entre os elementos da equipe.

9 Trabalhos de mentalidade tática 2. Assegurar o controle da bola É não cometer imprudências e lembrar que a bola está sempre em poder na nossa equipe. A bola não nos assusta, temos que tê-la sempre em poder da nossa equipe. É fundamental passar e passar a bola com muita paciência entre todos os jogadores da equipe. Caso não tenhamos segurança para avançar devemos passar as vezes necessárias até poder fazê-lo. Para poder avançar temos que procurar as linhas de passe entre os jogadores da equipe.

10 Trabalhos de mentalidade tática 3. Procurar as linhas diagonais de passe É estar sempre atento aos colegas de equipe. O jogador que tem a bola deve observar e procurar o colega próximo, para dar um passe. O que não tem a bola deve oferecer-se ao colega que a tem. Deve apoiar (criar linhas) o colega para que este nos passe. Se o colega não nos viu, tem que comunicar para que o veja. Tem que se fazer ver para que a linha de passe seja efetiva. O jogador deve estar sempre em contínuo movimento. Nunca deve estar parado.

11 3. Procurar as linhas diagonais de passe Os jogadores adiantados nunca devem se esconder atrás da defesa adversária, uma vez que não garantem a criação de linhas de passe. Proporcionada a linha de passe, se proporciona o controlo da bola e o avanço para a baliza contrária. As linhas de passe devem ser diagonais ou verticais. As diagonais são para avançar para a baliza contrária e para dar profundidade e consistência ao jogo no campo adversário.

12 3. Procurar as linhas diagonais de passe Os passes horizontais realizam-se quando se prepara uma jogada com rotação dos jogadores. Nunca num passe horizontal se deve arriscar a efetuar na nossa área ou frontalmente à mesma. Os passes altos (aéreos) realizam-se quando a equipa contrária está a pressionar junto á entrada da nossa área.

13 Trabalhos de mentalidade tática 4. Quando a nossa equipe tem a bola e tem que saber jogar sem bola. 1. Ir para os espaços livres para fazer/criar linhas de passe efetivas e dar apoio aos colegas; 2. Oferecer-se para receber a bola após passe e dar apoio aos colegas; 3. Realizar quebras, enganando o adversário, para separar-se uns metros do defensor e assim receber um passe do colega. 4. Levar um defensor direto para uma zona do campo para permitir que um colega avance ou possa passar ou chutar; 5. Fazer bloqueios aos defesas para que o colega consiga avançar ou chutar oportunamente.

14 Ações de defesa Antecipação - Movimento que realiza um jogador para antecipar-se ao seu adversário e alcançar a bola antes dele. Barreira - Ação técnica realizada entre um, dois ou mais jogadores da mesma equipe, afim de evitar o chute direto do adversário à baliza de forma livre e facilitada. Carga - Ação que realiza um jogador com o ombro sobre o seu adversário, de forma não regulamentar, na disputa da bola.

15 Ações de defesa Cobertura ofensiva/defensiva - Ação que realiza um jogador sobre um colega afim de permitir ora uma consistência ofensiva na construção ofensiva (criação de linha de passe), ora na defensiva (possibilidade de dobra caso o companheiro seja ultrapassado). Corte - Ação de caráter defensivo que impede que a bola chegue ao seu destino. Despejo - Ação técnica que nos permite solucionar favoravelmente para a nossa equipe situações de grande perigo junto da nossa área.

16 Ações de defesa Entrada (tackle) - Ação que realiza um defesa sobre o adversário quando este possui a bola, com a intenção de impedir a sua ação. Intercepção - Ação mediante a qual interceptamos a bola e nos apropriamos dela para dar continuidade ao nosso ataque. Marcação - Ação que se realiza sobre os jogadores adversários para impedir que recebam a bola em condições de a poder jogar.

17 Ações de defesa Permuta - Ação que consiste em ocupar a posição do colega que nos fez a cobertura, quando ultrapassados por um adversário. Pressão - Ação técnica que realizam de forma sincronizada (alternada) todos os jogadores de uma equipe (conforme o modelo tático podemos ter até 6 linhas de pressão), sobre o adversário que possui a bola, de forma a dificultar o controle da bola e recuperá-lo rapidamente. Pressing - Ação de pressionar com maior ou menor intensidade sobre um ou todos os jogadores adversários afim de evitar a sua progressão ou recuperar imediatamente a posse de bola.

18 Ações de defesa Vigilância - Ação de observação dos movimentos adversários ao nível defensivo e ofensivo. Saída - Ação que realiza o goleiro de uma equipe afim de impedir que um adversário faça gol, saindo da sua área de meta, disputando a bola de forma rápida e imediata sem contenção. Retenção - Ação que realiza o goleiro de uma equipe e que consiste em reter a bola, após defesa, imobilizando-a com as mãos ou com as mãos e os pés.

19 Ações de defesa/ataque Temporização - Movimento ilusório de contenção que efetua um jogador de uma equipe para confundir os atacantes e ganhar tempo para que os seus colegas reorganizem a defesa. Podemos ainda temporizar quando atacamos permitindo que o trabalho da movimentação esteja bem compensado proporcionando diferentes linhas de passe.

20 Ações de ataque Rotação - Intercâmbio de posições dos jogadores de uma equipe, afim de iludir o adversário (defensivamente) e proporcionar que o ataque se desenvolva mais perto da baliza adversária, aproveitando os erros defensivos adversários. Chute - Ação técnica que consiste em enviar a bola à baliza adversária afim de obter o gol. Pode ser executado tecnicamente ou com força, com a cabeça ou sobretudo com os pés.

21 Ações de ataque Recepção - Ação técnica que consiste no contato com a bola com maior ou menor intensidade. Passe - Ação técnica que permite estabelecer uma relação entre dois ou mais jogadores de uma equipa mediante a transmissão da bola com um simples toque. Lançamento - Ação de reposição da bola em jogo através do goleiro ou jogador de linha.

22 Ações de ataque Finta - Movimento feito com o corpo, independentemente da trajetória da bola que tem como objetivo confundir o adversário, obrigando o adversário a deslocar-se beneficiando a nossa ação. Drible - Ação que nos permite conduzir a bola mantendo o seu controle e ultrapassar os adversários. Desvio - Ação mediante a qual modificamos a trajetória da bola com um fim premeditado (chute, cabeceio, etc.).

23 Ações de ataque Desmarcação - Ação para escapar à vigilância de um adversário, surpreendendo-o com falsas movimentações, procurando receber a bola em segurança num espaço livre. Controle - Ação mediante a qual o jogador se apropria da bola deixando-a em condições de poder ser jogada seguidamente. Condução de bola - Ação técnica de controle e manejo da bola no seu transporte pelo campo.

24 Ações de ataque Bloqueio - Ação técnica que se realiza sem bola e sem contacto físico, afim de obstruir a movimentação do adversário e permitir um passe livre ou movimentação entre os colegas de equipe. Apoio - Ação que realiza um jogador com o fim de facilitar a ação do colega que tem a bola em sua posse.

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles.

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. FUTEBOL Gesto Técnico: Passe com o pé Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. Utiliza-se quando existe um colega desmarcado, em

Leia mais

A organização defensiva no modelo de jogo

A organização defensiva no modelo de jogo Valter Donaciano Correia Tudo sobre Futebol, os métodos, os conceitos, os princípios, os processos e a teoria tática A organização defensiva no modelo de jogo www. teoriadofutebol.com; nembriss@hotmail.com

Leia mais

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA)

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA) RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE Regulamento (FIBA) Equipe Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. Deve ter um técnico, e se o time preferir

Leia mais

HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR.

HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR. HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR. BRASILEIRO OU URUGUAIO? É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do futsal, que surgiu com o nome de futebol de salão e em 1989, quando

Leia mais

Modelo de análise de futebol Versão 1

Modelo de análise de futebol Versão 1 Equipa: Teóricos Futebol Clube Data 13/04/2014 Competição Amigável Resultado Final 2-0 Ritmo de jogo Aqui, através de um gráfico dividido em duas partes, acompanhamos o ritmo de jogo durante a partida.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esportes coletivos 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Fundamentos do basquetebol 3 CONTEÚDOS

Leia mais

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Treinamento Físico e Técnico para Futebol Método ANALÍTICO O método analítico onsiste em ensinar destrezas motoras por partes para, posteriormente, uni-las. Desvantagens do método Analítico Treinamento Físico e Técnico para Futebol Como característica

Leia mais

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Ano Lectivo 2009 / 2010 Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas,

Leia mais

Fundamentos do Goleiro de Futebol

Fundamentos do Goleiro de Futebol Fundamentos do Goleiro de Futebol FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO GOLEIRO Pegada Atodepegarabolacomasmãos. A palma deve ter uma superfície côncava, os dedos devem estar estendidos e abduzidos, os polegares devem

Leia mais

Apoio Teórico de Badminton

Apoio Teórico de Badminton Apoio Teórico de Badminton Caracterização» O badminton é um jogo de raquetas onde se utiliza um volante e pode ser jogado individualmente jogo de singulares e em pares jogo de pares em que o objectivo

Leia mais

REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO

REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO REGRAS DE HANDEBOL REGRA 1 - A QUADRA 1.1 A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura. Os grandes lados são chamados

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Futebol de Salão - Futsal Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída por doze

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

FUTSAL Aprenda a Ensinar

FUTSAL Aprenda a Ensinar Claiton Frazzon Costa FUTSAL Aprenda a Ensinar 2 a Edição Visual Books Sumário Prefácio 15 Depoimentos 17 Introdução 23 Capítulo 1 - O Professor Educador 25 Relação Professor - Aluno...26 Ações e Atitudes

Leia mais

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE TRABALHOS TÉCNICOS PARA O DESEVOLVIMENTO DOS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL 1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE Alguns bamboles espalhados pela quadra, ao sinal do professor os alunos deverão conduzir a bola e parar dentro

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Futsal 9º ano Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina FUTEBOL DE SALÃO - FUTSAL Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída

Leia mais

Fundamentos técnicos

Fundamentos técnicos 1 Fundamentos técnicos Controle de corpo Em toda modalidade esportiva é preciso que o iniciante domine seu próprio corpo em movimentos básicos como: saída rápida, parada brusca e mudança de direção. Dominar

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

HANDBALL. Táticas defensivas

HANDBALL. Táticas defensivas HANDBALL Táticas defensivas No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO

4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO 4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO 1. O Jogo Os jogos serão disputados de acordo com as seguintes normas: 1.1 Vence um Jogo quem ganhar à melhor de três partidas; 1.2 Vence uma partida

Leia mais

COLÉGIO TERESIANO BRAGA Ano Letivo 2011-2012 Educação Física 3º Período 7º Ano BADMINTON

COLÉGIO TERESIANO BRAGA Ano Letivo 2011-2012 Educação Física 3º Período 7º Ano BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA Ano Letivo 2011-2012 Educação Física 3º Período 7º Ano 1. HISTÓRIA BADMINTON Há 2000 anos atrás já se jogavam jogos de raquete e volante em locais como a Grécia antiga, a China

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS CADERNO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS ANTF Acção de Actualização para Treinadores de Jovens VÍTOR URBANO Estrutura e Organização de Exercícios de Treino em Futebol Exercícios Fundamentais Fase I Fase II Fase

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem.

Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem. Resumo das Regras de Rúgbi em Cadeira de Rodas Quadra de e equipamento de jogo Rúgbi em cadeira de rodas é jogado em qualquer quadra de basquete de medida 28m por 15m. A Quadra é marcada pelas linhas de

Leia mais

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4 Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM Árbitro ou Oficial de Mesa. Uma forma diferente de jogar Basquetebol FEV 2016 Nº 04 Índice: PAG. 2 TERMINOLOGIA DA ARBITRAGEM PAG. 3 MITOS NAS

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT OBJETIVO Analisar o nível de habilidade técnica de crianças escolares nas faixas etárias de 06 a 14 anos de idade; através dos procedimentos de avaliação específicos

Leia mais

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket 3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket As Regras Oficiais de Basquetebol da FIBA do jogo são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nas Regras do Jogo 3x3 aqui contidas.

Leia mais

CHAMPIONS LEAGUE 2008/09 FINAL ROMA

CHAMPIONS LEAGUE 2008/09 FINAL ROMA CHAMPIONS LEAGUE 2008/09 FINAL ROMA BARCELONA 02 VS 00 MANCHESTER 02 00 UNITED Relatório Versão α Os Modelos de Jogo Fernando Rossini Leandro Zago Rodrigo Azevedo Leitão Plataforma: 1-4-3-3 Plataforma:

Leia mais

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos Informações Gerais Os torneios disputar-se-ão em sistema de campeonato, ao longo do ano letivo. De acordo com o número de equipas participantes, poderá haver uma fase final em sistema de playoffs. A data

Leia mais

01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: Infrações Técnicas. Infrações Disciplinares. Infrações Pessoais.

01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: Infrações Técnicas. Infrações Disciplinares. Infrações Pessoais. REGRA 09 INFRAÇÕES 01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: Infrações Técnicas. Infrações Disciplinares. Infrações Pessoais. INFRAÇÕES TÉCNICAS 01 - Estará cometendo Infração

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS EDUCAÇÃO

Leia mais

Princípios Táticos. Aprofundamento em Futebol

Princípios Táticos. Aprofundamento em Futebol Princípios Táticos Aprofundamento em Futebol DEFENSIVO Linha Bola Gol Equilíbrio homem-bola e Numérico Acompanhamento Cobertura Desarme Linhas de Marcação Tipos de Marcação Princípios Táticos OFENSIVO

Leia mais

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: Regras do Xadrez Introdução O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres,

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto HANDEBOL Profesores: Daniel / Sheila Colégio Adventista de Rio Preto Técnicas Defensivas Handebol 1. Posição básica defensiva: É a postura que deve adotar os jogadores, posicionando-se para intervir na

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Manual de Arbitragem Aprovado pelo Central Board da FIBA Paris, 12 de Junho de 2004 Válido

Leia mais

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação

Leia mais

INFANTIS M/F ANOS NASCIMENTO: 98 (12

INFANTIS M/F ANOS NASCIMENTO: 98 (12 SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ÍNDICE DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO 2º e 3º Ciclo (Infantis) 1 Capítulo I O Jogo.. 2 GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 2 Capítulo II Instalações e Material.

Leia mais

ALUNO (A): Nº. 3- Quantos pontos são contados por meio de um lance livre? A. 3 Pontos. B. 1 Ponto. C. 5 Pontos. D. 4 Pontos. E. 2 Pontos.

ALUNO (A): Nº. 3- Quantos pontos são contados por meio de um lance livre? A. 3 Pontos. B. 1 Ponto. C. 5 Pontos. D. 4 Pontos. E. 2 Pontos. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7º A, B, C e D

Leia mais

Guias de Treinamento Regras, protocolo e etiqueta do futebol

Guias de Treinamento Regras, protocolo e etiqueta do futebol Guias de Treinamento Regras, protocolo e etiqueta do futebol Ensinando regras de futebol Regras Unified Sports Procedimentos de protesto Espírito esportivo Glossário de futebol 1 Ensinando as regras do

Leia mais

Curso básico de Xadrez

Curso básico de Xadrez Projeto LIPRA Livro Interativo Potencializado com Realidade Aumentada Curso básico de Xadrez Autor: Raryel Costa Souza Orientação: Claudio Kirner Xadrez 1 Introdução O xadrez é um jogo de tabuleiro para

Leia mais

Chute É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento.

Chute É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento. UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES Prof Esp. Leonardo Delgado FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO JOGADOR DE FUTEBOL Para uma melhor prática do futebol, faz-se necessário o conhecimento e domínio de algumas técnicas básicas,

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL Osvaldo Tadeu da Silva Junior INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS INDIVIDUAIS INTRODUÇÃO FUTSAL: Da iniciação ao Alto nível Daniel Mutti A técnica consiste na execução individual dos

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Lisboa, 30 de Julho de 2006 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO

Leia mais

Fundamentos do Futebol

Fundamentos do Futebol Fundamentos do Futebol Sumário Apresentação Capítulo 1 O passe 1.1 Passe Simples 1.2 Passe Peito do pé 1.3 Passe com a lateral externa do pé 1.4 Passe de cabeça 1.5 Passe de Calcanhar 1.6 Passe de bico

Leia mais

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE REGRAS DO JOGO AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE 1. "OUTPLAY THEM ALL" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOL 4. PLACAS 5. O NÚMERO DE JOGADORES 6. O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES 7. A BOLA 8. O ÁRBITRO 9. A DURAÇÃO DA PARTIDA

Leia mais

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO / BAMBIS (MINI ANDEBOL) 1. O escalão de Bambis é constituído por jogadores nascidos em 1996, 1997 e 1998; 2. Neste escalão, a competição decorre num contexto específico os

Leia mais

Objetivo. Componentes. Ficha Técnica

Objetivo. Componentes. Ficha Técnica Manual de Regras 1 O sol a pino, como o sacerdote, o juiz e o carrasco Lá embaixo, dois homens, forjados no calor da batalha, em busca de sobrevivência e liberdade... ovacionados e maltratados por uma

Leia mais

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES O JOGADOR PADRÃO APOSTILA PÁGINA 6 As onze PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGADOR 1 - Sendo um jogo de conjunto, procurar sempre, e o mais rápido possível

Leia mais

Teoria de Esportes Coletivos de Claude Bayer: O Futsal

Teoria de Esportes Coletivos de Claude Bayer: O Futsal UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCELO COMPAGNO MICHELINI Teoria de Esportes Coletivos de Claude Bayer: O Futsal Campinas 2007 MARCELO COMPAGNO MICHELINI Teoria de Esportes

Leia mais

COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY)

COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY) COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY) REGRA 01 - MARCAÇÃO DO CAMPO 01 - Banco de reservas: A equipe deverá ficar no banco de reservas situado no campo de defesa da sua equipe. 02 - Zona de Substituição Localizada

Leia mais

esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país. O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebolde campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais

Leia mais

Centro de Treinos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores Professor Jorge Pombo Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira)

Centro de Treinos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores Professor Jorge Pombo Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira) Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira) Tarefa Objetivo Tempo 1. Sessão de natação/hidroginástica (Piscina Municipal Coberta de Borba) com exercícios orientados - Recuperação 50 pelo próprio,

Leia mais

Versão 1.00. Referenciais de FORMAÇÃO. Basquetebol. Grau

Versão 1.00. Referenciais de FORMAÇÃO. Basquetebol. Grau Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Basquetebol Grau I Referenciais de FORMAÇÃO Basquetebol Grau I Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Federação Portuguesa de Basquetebol

Leia mais

Resumo das posições dos jogadores

Resumo das posições dos jogadores Valter Donaciano Correia Tudo sobre Futebol, os métodos, os conceitos, os princípios, os processos e a teoria tática Resumo das posições dos jogadores teoriadofutebol.webs.com; nembriss@hotmail.com Porque

Leia mais

Fundamentos técnicos do Handebol

Fundamentos técnicos do Handebol Resumo com autoria de Edvaldo Soares de Araújo Neto e Anália Beatriz A. S. Almeida. Fundamentos técnicos do Handebol Recepção Conceito: ato de receber a bola normalmente com as duas mãos; Objetivo: amortecer

Leia mais

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas INTRODUÇÃO O futsal é uma modalidade em que ações apresentam grande imprevisibilidade e variabilidade, exigindo

Leia mais

Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto. Guifões 21/05/2012. Conceitos defensivos a desenvolver nos S14

Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto. Guifões 21/05/2012. Conceitos defensivos a desenvolver nos S14 Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto Guifões 21/05/2012 Introdução: Os jogadores Conceitos defensivos a desenvolver nos S14 Os nossos jogadores sabem cada

Leia mais

com - site: 1

com - site:  1 E-mail: email@cdrfogueteiro. com - site: www.cdrfogueteiro.com 1 REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTSAL 1. ORGANIZAÇÃO O Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, com a colaboração da Junta de Freguesia de

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

1.2 O gol ou baliza e colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser solidamente fixado ao solo. Mede no interior 2m de altura e 3m de largura.

1.2 O gol ou baliza e colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser solidamente fixado ao solo. Mede no interior 2m de altura e 3m de largura. REGRA 1 - A QUADRA 1.1 A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura. Os grandes lados são chamados linhas laterais; os

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como um jogo

Leia mais

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES Caro Oficiais de Arbitragem, Dirigentes, Técnicos, Atletas e torcedores, a Federação Paranaense de Futebol de Salão através da Escola de Árbitros, elaborou este documento que tem como objetivo informar

Leia mais

REGRAS DE MINI-BASQUETE

REGRAS DE MINI-BASQUETE FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASKETBALL (FIBA) COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE. REGRAS DE MINI-BASQUETE O mini-basquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS Abril/Maio/Junho 2010 I V C U R S O D E T R E I N A D O R E S D E F U T S A L N Í V E L I ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO CADERNO DE EXERCÍCIOS TÉCNICO-TÁCTICA ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS A ABORDAR

Leia mais

PEP GUARDIOLA. Construção no último terço do campo: criação de oportunidades de golo

PEP GUARDIOLA. Construção no último terço do campo: criação de oportunidades de golo PEP GUARDIOLA Construção no último terço do campo: criação de oportunidades de golo SubPrincípio: Equipa muito Subida : Equipa bem subida, para que os Extremos iniciem a jogada perto da baliza adversária

Leia mais

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette VOLEIBOL 8º Ano Profª SHEILA - Prof. DANIEL Origem e Evolução: William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette Brasil 1915 Pernambuco Colégio Marista ou ACM s São Paulo 1916 1954 CBV 1982 afirmação brasileira

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Educação Física - CEF 2º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Educação Física - CEF 2º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Educação Física - 2º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO Testes de Condição Física Avaliação da velocidade, flexibilidade, força muscular, agilidade e medidas

Leia mais

Mini Livro Digital CONTEÚDO: DOMÍNIO OU RECEPÇÃO DA BOLA, O CONTROLE DE BOLA, A CONDUÇÃO DE BOLA, O PASSE, O CHUTE, O CABECEIO, O DRIBLE E A FINTA

Mini Livro Digital CONTEÚDO: DOMÍNIO OU RECEPÇÃO DA BOLA, O CONTROLE DE BOLA, A CONDUÇÃO DE BOLA, O PASSE, O CHUTE, O CABECEIO, O DRIBLE E A FINTA Mini Livro Digital FUNDAMENTOS DO FUTSAL CONTEÚDO: DOMÍNIO OU RECEPÇÃO DA BOLA, O CONTROLE DE BOLA, A CONDUÇÃO DE BOLA, O PASSE, O CHUTE, O CABECEIO, O DRIBLE E A FINTA EDIÇÃO 2017 www.dicaseducacaofisica.info

Leia mais

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras 1. CARACTERÍSTICAS DO JOGO O QUIMBOL é o primeiro esporte coletivo de raquetes do mundo, no qual 2 equipes, com 4 jogadores de cada lado, atuam em uma quadra de jogo dividida por uma rede. As jogadas são

Leia mais

REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA

REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA Handebol Alagoas contato@handebolalagoas.com.br As regras da lhf (International Handball Federation) datam de 1º de agosto de 1993, mas as mudanças decididas pelo Conselho IHF

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL 1 SITUAÇÕES ESPECIAIS 1.1 PONTAPÉ DE SAÍDA 1.2 GUARDA-REDES 1.3 REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL 1 SITUAÇÕES ESPECIAIS 1.1 PONTAPÉ DE SAÍDA 1.2 GUARDA-REDES 1.3 REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL O Futsal é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas (cada equipa tem: 5 jogadores em campo e 7 suplentes), cujo objectivo é introduzir a bola na baliza adversária

Leia mais

Capítulo 13. Quantidade de movimento e impulso

Capítulo 13. Quantidade de movimento e impulso Capítulo 13 Quantidade de movimento e impulso Quantidade de movimento e impulso Introdução Neste capítulo, definiremos duas grandezas importantes no estudo do movimento de um corpo: uma caracterizada pela

Leia mais

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.6 Superar o adversário cap5.1.6.indd 1 27/05/13 18:10 cap5.1.6.indd 2 27/05/13 18:10 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física Seguidamente, apresento os elementos gímnicos que seriam abordados nas aulas dos dias 20 e 22 de Outubro. Dada a impossibilidade da vossa presença,

Leia mais

Regulamento Específico Queimada

Regulamento Específico Queimada XXIII JOGOS INTERCOLEGIAIS 2014 Regulamento Específico Queimada 1 Regras A competição de Queimada dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora 2014 obedecerá às regras específicas desse Regulamento que se

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014 Agrupamento de Escolas de Abação Escola EB 2,3 Abação Informação n.º 1 Data: 12/05/14 Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Código: 28 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/12,

Leia mais

FUTSAL. Trabalho realizado por: Helena Rocha 12ºA Nº17 Ana Lúcia 12ºA Nº3

FUTSAL. Trabalho realizado por: Helena Rocha 12ºA Nº17 Ana Lúcia 12ºA Nº3 FUTSAL Trabalho realizado por: Helena Rocha 12ºA Nº17 Ana Lúcia 12ºA Nº3 ÍNDICE Índice... i FUTSAL... 1 Fundamentos técnicos:... 1 Posições dos Jogadores no Futsal:... 1 Regras:... 2 Campo... 2 Área de

Leia mais

P R O G R A M A SEXTA FASE

P R O G R A M A SEXTA FASE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: BAC 2008/2 P R O

Leia mais

Educação Física 28 Prova Prática

Educação Física 28 Prova Prática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como

Leia mais

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura Paquímetro: conservação A UU L AL A O pessoal da empresa está chegando à quarta aula sobre paquímetro. Nesta aula, todos vão aprender a usar corretamente o paquímetro, quais os possíveis erros de leitura

Leia mais

RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010

RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010 RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010 Nota Introdutória Qualquer aspecto não mencionado neste documento e relacionado com os temas nele abordados, significa que não houve alteração

Leia mais

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais

Regra Gaúcha de Futebol de Mesa Fonte: Liga Gaúcha de Futebol de Mesa

Regra Gaúcha de Futebol de Mesa Fonte: Liga Gaúcha de Futebol de Mesa Regra Gaúcha de Futebol de Mesa Fonte: Liga Gaúcha de Futebol de Mesa PALAVRAS CHAVES UTILIZADAS NO TEXTO BOTÕES: Objetos circulares, devidamente preparados e adaptados e de fabricação especial; GOLEIRO:

Leia mais

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Futebol do Mundo em 2013 Carlo ANCELOTTI; Rafael BENITEZ; Antonio CONTE; Vicente DEL BOSQUE; Alex FERGUSON; Jupp HEYNCKES; Jürgen KLOPP; José MOURINHO;

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL DOCUMENTO DE APOIO 7º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Futsal surge no final do século XX, na década de 90,

Leia mais

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Um projecto de formação em futebol Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Apresentação oa Escola de Futebol A.C.R. Fornelos destina-se a crianças de ambos os sexos dos 4 aos 15 anos; o Filiada na Associação

Leia mais

TER AS IDEIAS CLARAS!!!

TER AS IDEIAS CLARAS!!! TER AS IDEIAS CLARAS!!! O jogo de Andebol poderá resumir-se a uma atividade acíclica cujos principais movimentos são abertos e realizados com intervalos de pausas de recuperação incompleta (3 a7 ), a uma

Leia mais

ORGANIZANDO UMA FORMA DE JOGAR

ORGANIZANDO UMA FORMA DE JOGAR ORGANIZANDO UMA FORMA DE JOGAR 1 Sumário Conheça Nosso Trabalho... 4 Instagram... 4 Blog do Centro do Jogo... 4 YouTube... 4 1. Introdução... 5 2. Modelo de Jogo... 6 Organização Ofensiva:... 6 Organização

Leia mais

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 Jogos cooperativos e jogos cooperativos Conceitos: Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar

Leia mais

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15)

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15) Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização Treinador do Sporting CP (14/15)! Modelo de Jogo baseado no! Relatório de Estágio de:! Pereira, G. (2013) - FMH! Estoril 2011/2012 Contextos de Exercitação!

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 60 Aula U.D. Nº: 3 de 8 Instalações: Pavilhão Data: 12-03-2010 Hora: 9h20m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais