recebe público recorde em Pirassununga

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "recebe público recorde em Pirassununga"

Transcrição

1 Academia da Força Aérea recebe público recorde em Pirassununga A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), abriu seus portões neste domingo (23/08) para o público acompanhar as manobras da Esquadrilha da Fumaça, visitar aeronaves e conhecer um pouco mais sobre a carreira militar. O evento Domingo Aéreo atraiu mais de 93 mil pessoas, recorde de visitantes num dos mais tradicionais eventos da aviação militar.

2 Foi a primeira vez que Viviane, de 17 anos, participou do evento. Convenci meu pai que precisávamos estar aqui! Queria assistir à Esquadrilha da Fumaça e visitar o Gripen. A família percorreu 611 km, saindo de madrugada do Rio de Janeiro para prestigiar o evento.

3 Além da maquete do Gripen NG, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), também estiveram em exposição para visitação as aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano, utilizadas na formação dos Oficiais Aviadores, as aeronaves de caça F-5 Tiger, as aeronaves transporte C-105 Amazonas e C-130 Hércules e os helicópteros H-60 Black Hawk. A Marinha compareceu com a aeronave AF-1B (A-4 Skyhawk II) e a Polícia Militar de São Paulo com o helicóptero Esquilo. Já o Exército esteve presente com viaturas utilizadas pelo 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A população também conheceu as formas de ingresso na FAB e um pouco mais sobre a carreira militar, motivo que trouxe Leonardo Gomes, de 12 anos, ao estande da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Meu sonho é ser piloto. Hoje pude conversar com alguns alunos, isso me animou muito para prestar a prova e realizar meu sonho, disse.

4 Os visitantes foram convidados a colaborar com a doação de um 1kg de alimento. Ao todo foram recolhidas aproximadamente 19 toneladas, outro recorde quebrado neste domingo. Os alimentos serão distribuídos para entidades assistenciais da região de Pirassununga (SP).

5 Para o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, o evento é uma oportunidade de aproximação dos militares com a comunidade. Não só a população tem a oportunidade de nos conhecer, como nós também temos a chance de nos apresentar, divulgar a nossa missão, equipamentos e estrutura, ressaltou. Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas

6 A aeronave A-29 Super Tucano, novo avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, trouxe mais possibilidades de uso de recursos tecnológicos. Um deles é o registro de dados de voo pelo computador de bordo, cujos arquivos podem ser interpretados pelo Sistema de Planejamento de Missões Aéreas (PMA), usado para planejar atividades de voo, em missões conjuntas, manobras ou ações rotineiras. O PMA permite visualizar os dados em 2D, em que é possível ver o voo com as referências no solo, e em 3D. A Esquadrilha poderá utilizar o software para avaliar a precisão de suas acrobacias e o efeito visual das mesmas, uma vez que o PMA é capaz de fornecer visualizações tridimensionais dos voos das aeronaves, explica o Capitão Diego Geraldo do Instituto de Estudos Avançados (IEAV).

7 A unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) desenvolveu o software também usado em todas as unidades aéreas da Força Aérea Brasileira em debriefings após o voo, como, por exemplo, validar o resultado de um combate. O EDA realiza muitos deslocamentos ao longo do ano para cumprir o calendário de apresentações e o PMA pode auxiliar no planejamento dos translados aéreos, finaliza. Na segunda quinzena de junho, dois pilotos estiveram no Instituto para aprimorar o conhecimento das funcionalidades disponíveis do software, especialmente a parte 3D. Com a reprodução em 3D, o piloto consegue refazer o voo virtualmente e conseguir lembrar os acontecimentos com mais detalhes para tirar as lições de aprendizado. A ferramenta ajuda a reavivar a memória do piloto, afirma o Tenente Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, piloto da posição ala esquerda externa da Fumaça.

8 Chefe da Navegação da Esquadrilha da Fumaça, responsável por planejar os deslocamentos do grupo para as apresentações, o software gera significativa economia de tempo e recursos humanos. O trabalho que eu precisava de um dia para fazer manualmente, o programa nos ajuda a executar em aproximadamente uma hora, além de oferecer mais confiabilidade dos dados, exemplifica o Tenente Gasparelo. A próxima apresentação da Esquadrilha da Fumaça está marcada para o dia 23 de agosto na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

9 FONTE e FOTOS: FAB Esquadrilha da Fumaça participa de desfile aéreo de 7 de setembro em Brasília

10 As comemorações do Dia da Independência do Brasil voltam a contar com a presença do Esquadrão de Demonstração Aérea EDA neste ano, durante o desfile aéreo em Brasília (DF). Esta é a primeira vez que a Esquadrilha da Fumaça irá sobrevoar a Esplanada dos Ministérios com sete aeronaves A-29 Super Tucano com fumaça branca. O desfile deverá começar às 9h no próximo domingo, dia 7 de setembro. O EDA estará presente no desfile após um ano sem participar deste evento, devido ao programa de implantação da aeronave A-29 Super Tucano no Esquadrão. Vale ressaltar que a Esquadrilha não fará demonstração aérea, pois, conforme comunicado abaixo, as apresentações estão suspensas por período indeterminado. Além da Esquadrilha da Fumaça, vários outros Esquadrões da Força Aérea Brasileira participarão do evento comemorativo aos 192 anos da Independência do Brasil. Comunicado O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) a Esquadrilha da

11 Fumaça está com suas demonstrações suspensas, tendo em vista a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. O processo teve início no ano de 2013 e, atualmente, toda a adaptação à aeronave e desenvolvimento dos displays de demonstração pela equipe estão, praticamente, finalizados. Contudo, adequações técnicas necessárias em alguns sistemas das aeronaves estão sendo implantadas a fim de possibilitarem a realização dos voos de demonstração, motivo pelo qual a agenda do EDA permanece suspensa por período indeterminado. Informamos, ainda, que todas as notícias sobre o A-29 na Esquadrilha da Fumaça e o retorno das apresentações são divulgadas em nosso site e no da Força Aérea Brasileira (FAB). DIVULGAÇÃO: Seção de Comunicação Social do EDA EDA avalia o A-29 Super Tucano em diferentes condições meteorológicas

12 Para avaliar o desempenho das aeronaves A-29 Super Tucano na realização das manobras em condições de baixa altitude e menor temperatura, um grupo de 31 militares do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) se deslocou nesse domingo (01/06) para realizar treinamento na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. A missão deve contribuir também para que as equipes de pilotos, de manutenção e de apoio logístico possam treinar deslocamentos fora da sede da Esquadrilha, localizada em Pirassununga (SP). Além disso, a BASM apresenta uma pista de uso exclusivo militar para emprego operacional que será utilizado pelo EDA. O treinamento conta com nove aviões A-29 Super Tucano e um C-105 Amazonas do Esquadrão Onça (1º/15º GAV). Participam ainda do grupo, 13 pilotos, um Especialista em Aviões, um Médico e uma equipe de Comunicação Social, além de 13 Graduados Especialistas em Manutenção de Aeronaves e um representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que irá fornecer suporte técnico.

13 FOTO: Ilustrativa Esquadrilha da Fumaça realiza treinamento no Rio Grande do Norte Durante o período de 15 de março a 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participa de treinamento em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Grande região. No total, foram deslocados cerca de 40 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de apoio, além de representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que concede suporte técnico.

14 Segundo o comandante da Esquadrilha da Fumaça, o TenenteCoronel Marcelo Gobett Cardoso, o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos à longa distância. O transporte da equipe foi realizado com nove aeronaves A-29 Super Tucano e um C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), da Base Aérea do Galeão (RJ). O Comandante ainda ressalta que as maiores vantagens do treinamento estão no intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade baseada na capital potiguar e que opera a aeronave Super Tucano há mais tempo na Força Aérea, a prática de procedimentos de emergência no simulador de soo do A-29, existente na BANT, e a realização de treinos operacionais ao nível do mar. Outro benefício da BANT está na pista a ser utilizada pela equipe do EDA, de uso exclusivo militar para emprego operacional. Essa missão é mais uma que acontece fora da sede do Esquadrão, Pirassununga (SP), após o início do Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça. A primeira aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, em dezembro de 2013, para treinos em elevada altitude. Esses treinamentos não são abertos ao público e a Esquadrilha ainda não tem uma data demonstrações. prevista de retorno da agenda de Esquadrilha da Fumaça entra de férias a partir do dia 23

15 de dezembro A equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) entra em recesso a partir do dia 23 de dezembro com término previsto para 24 de janeiro de O ano de 2013 foi marcado pela última demonstração e despedida da aeronave T-27 Tucano na Esquadrilha da Fumaça e pelo início do Programa de Implantação Operacional da Aeronave A-29 Super Tucano. Neste ano, a Esquadrilha recebeu mais três pilotos novos que voarão nas posições de nº 3, 5 e 6, dois graduados especialistas nas áreas de Manutenção de Aeronaves e de Serviços Administrativos; e mais quatro soldados para auxiliarem nos trabalhos das seções. Em 2014, o grupo irá retornar os treinamentos com o Super Tucano e dará início à formação dos novos pilotos em suas respectivas posições. Não há, ainda, data definida para retorno das demonstrações da Esquadrilha da Fumaça. FONTE: EDA

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas A aeronave A-29 Super Tucano, novo avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, trouxe mais possibilidades de uso de recursos tecnológicos.

Leia mais

Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB

Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB Vista por multidões nos céus do Brasil com a Esquadrilha da Fumaça, a aeronave T-27 Tucano completa, em 2013, três décadas voando na Força Aérea Brasileira

Leia mais

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Nesta segunda-feira (22/4), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio

Leia mais

Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto

Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto O exercício conjunto das unidades aéreas da Força Aérea Brasileira que operam a aeronave A-29 Super Tucano é o tema deste FAB em Ação. Os esquadrões

Leia mais

MINUSTAH - Pelotão de infantaria da FAB embarca para missão de paz na próxima terça-feira (26)

MINUSTAH - Pelotão de infantaria da FAB embarca para missão de paz na próxima terça-feira (26) MINUSTAH - Pelotão de infantaria da FAB embarca para missão de paz na próxima terça-feira (26) O sexto pelotão de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB) embarca na próxima terça-feira (26/11), na Base

Leia mais

Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna

Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna Ouça entrevista e conheça os detalhes do voo que Ayrton Senna realizou em 1989 Há 22 anos, o piloto de automobilismo Ayrton Senna deixa saudades

Leia mais

Falha dos pilotos derrubou avião de Campos

Falha dos pilotos derrubou avião de Campos Falha dos pilotos derrubou avião de Campos Eduardo Campos Por Eduardo Bresciani Relatório da FAB aponta desorientação como uma das causas do acidente em 2014; família contesta apuração. Uma sucessão de

Leia mais

Operação Amazônia: Marinha realiza inspeção naval do Rio Purus

Operação Amazônia: Marinha realiza inspeção naval do Rio Purus Operação Amazônia: Marinha realiza inspeção naval do Rio Purus Os Navios-Patrulha Fluviais (NPaFlu) Raposo Tavares (P21) e Rondônia (P31), subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizaram Ação

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de Bragança nos últimos anos, torna-se necessário estabelecer

Leia mais

3ª Divisão de Exército Operação Coxilha

3ª Divisão de Exército Operação Coxilha 3ª Divisão de Exército Operação Coxilha Santa Maria (RS) De 13 a 18 de outubro, foi realizada a Operação Coxilha no Campo de Instrução Barão de São Borja. A atividade consiste em uma manobra de adestramento

Leia mais

SAMU do RS vai receber dois AW119Kx Koala

SAMU do RS vai receber dois AW119Kx Koala SAMU do RS vai receber dois AW119Kx Koala O Governo do Estado investiu R$ 26 milhões na aquisição de dois helicópteros para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As duas aeronaves da marca

Leia mais

Friburguense é uma das primeiras mulheres piloto da Força Aérea Brasileira

Friburguense é uma das primeiras mulheres piloto da Força Aérea Brasileira Friburguense é uma das primeiras mulheres piloto da Força Aérea Brasileira Há 13 anos no comando do helicóptero H-36, Débora hoje é capitã do Esquadrão Puma Por Dayane Emrich Missões de busca, salvamento,

Leia mais

Defesa realiza seminário sobre o emprego das Forças Armadas na segurança dos Jogos Rio 2016

Defesa realiza seminário sobre o emprego das Forças Armadas na segurança dos Jogos Rio 2016 Defesa realiza seminário sobre o emprego das Forças Armadas na segurança dos Jogos Rio 2016 Brasília, 22/06/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, fez nesta quarta-feira (22) a abertura do seminário

Leia mais

Esquadrão Arara cumpre missão no Equador e retorna ao Brasil com repatriados

Esquadrão Arara cumpre missão no Equador e retorna ao Brasil com repatriados Esquadrão Arara cumpre missão no Equador e retorna ao Brasil com repatriados Uma aeronave C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1 /9 GAV) concluiu, no último domingo (01/05), a missão de apoio ao Equador

Leia mais

Força Aérea Alemã recebe simulador Full Flight do A400M

Força Aérea Alemã recebe simulador Full Flight do A400M Força Aérea Alemã recebe simulador Full Flight do A400M A Força Aérea Alemã recebeu da Airbus Defence and Space, um simulador de voo Ful Flight (FFS Full Flight Simulator) para a aeronave A400M. O dispositivo

Leia mais

Mectron vai participar da integração do míssil A-Darter no Gripen da FAB

Mectron vai participar da integração do míssil A-Darter no Gripen da FAB Mectron vai participar da integração do míssil A-Darter no Gripen da FAB Gripen com o míssil A-Darter A Mectron, controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia, foi escolhida para participar da integração

Leia mais

UNIDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA DO EXÉRCITO

UNIDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA DO EXÉRCITO UNIDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA DO EXÉRCITO Boletim de Informação e Divulgação 3º Trimestre de 2013 Ano II / Nº7 Índice Índice 1 Ficha Técnica 2 Julho de 2013 Promoção do Tenente Ouro 3 Promoção do Primeiro-sargento

Leia mais

Operação Rio Verde vai testar oito experimentos em ambiente de microgravidade

Operação Rio Verde vai testar oito experimentos em ambiente de microgravidade Operação Rio Verde vai testar oito experimentos em ambiente de microgravidade Lançamento de VSB-30 está previsto para novembro em Alcântara (MA) Prevista para novembro deste ano, a Operação Rio Verde vai

Leia mais

Rio 2016: Jungmann visita instalações militares para os Jogos*

Rio 2016: Jungmann visita instalações militares para os Jogos* Rio 2016: Jungmann visita instalações militares para os Jogos* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, em visita nesta quinta-feira (21) ao Comando de Defesa Setorial (CDS) de Deodoro, afirmou mais uma vez

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

I CONSIDERAÇÕES INICIAIS

I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Plano de Emergência para Vazamento de Óleo na Área Geográfica da Bacia de Santos Pág. 1 / 10 I CONSIDERAÇÕES INICIAIS O sucesso das operações de resposta ao óleo vazado no mar depende, dentre outros fatores,

Leia mais

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA Controladoria Regional de Trânsito HELP DESK / CRT 2009 INFORMAÇÕES INICIAIS 1- Que candidatos terão que verificar a biometria e a partir de que momento? Todos os

Leia mais

O QUE É E O QUE OFERECE?

O QUE É E O QUE OFERECE? O QUE É E O QUE OFERECE? O que é? Um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A universalização da inclusão digital, através do desenvolvimento de uma Política Pública de Inclusão Digital, que contemple a criação de um Sistema Municipal de Inclusão Digital,

Leia mais

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Índice ACESSO...3 ÁREA CONTA...4 ÁREA DOCUMENTAÇÃO...6 ÁREA DESTAQUE...6 ÁREA VIDEOS...7 ÁREA NOTICIAS...7 ÁREA PERCURSO...8 MENU TOPO...8 HOME...8 CALENDÁRIO

Leia mais

FAB prepara pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento

FAB prepara pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento FAB prepara pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento Os futuros pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram

Leia mais

Base Aérea de Natal comemora 70 anos

Base Aérea de Natal comemora 70 anos Base Aérea de Natal comemora 70 anos Atualmente a BANT é comandada pelo Coronel-Aviador João Campos Ferreira Filho, e tem a missão de apoiar as unidades sediadas, onde são formados e especializados os

Leia mais

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-61 REGULAMENTO DE SERVIÇO REGIONAL DE PROTEÇÃO AO VOO 2012 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA SERVIÇO REGIONAL DE PROTEÇÃO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - O Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE tem como objetivo a formação de recursos

Leia mais

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 1. Objetivo EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 2016 1.1 Este edital estabelece as regras de participação na batalha de bandas 6º Cangaço Rock Fest. 1.2 A batalha de bandas tem

Leia mais

Regulamento do Ranking 2016 TOTAL TENNIS TEAM PENDOTIBA - Sistema de Pirâmide

Regulamento do Ranking 2016 TOTAL TENNIS TEAM PENDOTIBA - Sistema de Pirâmide Regulamento do Ranking 2016 TOTAL TENNIS TEAM PENDOTIBA - Sistema de Pirâmide Este regulamento foi criado de acordo com as normas e regras da ITF, CBT e FTERJ. Sendo assim, o modelo de ranking de simples

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR O Núcleo de Projetos comunitários (NPC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR),

Leia mais

MARATONA ENEM 2016 REGULAMENTO LOCAL

MARATONA ENEM 2016 REGULAMENTO LOCAL MARATONA ENEM 2016 REGULAMENTO LOCAL O Colégio Londrinense realiza a sua 9ª edição da Maratona Enem, em parceria com o Sistema Anglo de Ensino, no dia 03 de setembro de 2016 das 13h às 17h visando oferecer

Leia mais

Drones da FAB vão vigiar estádios do DF e RJ na Copa das Confederações

Drones da FAB vão vigiar estádios do DF e RJ na Copa das Confederações Drones da FAB vão vigiar estádios do DF e RJ na Copa das Confederações Sem licença para área urbana, PF pode usar drones em regiões litorâneas. Ação conjunta da FAB e PF no Paraná serviu de teste para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGIMENTO INTERNO DA CONSTITUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGIMENTO INTERNO DA CONSTITUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGIMENTO INTERNO DA CONSTITUIÇÃO DO Art. 1º - O Laboratório de Informática é órgão setorial e visa atender: a) Os alunos do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, das áreas de Graduação,

Leia mais

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh No dia 12 de agosto, uma aeronave UH-12 Esquilo, do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), sediado em Rio Grande (RS), realizou voos

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS RN 309/2012

PERGUNTAS E RESPOSTAS RN 309/2012 PERGUNTAS E RESPOSTAS RN 309/2012 01 - Qual a finalidade do agrupamento de contratos? O agrupamento de contratos visa o cálculo e aplicação de um reajuste único, com a finalidade de promover a distribuição

Leia mais

Estudantes apresentam proposta de nova tecnologia de blindagem para helicópteros da Helibras*

Estudantes apresentam proposta de nova tecnologia de blindagem para helicópteros da Helibras* Estudantes apresentam proposta de nova tecnologia de blindagem para helicópteros da Helibras* Proposta de solução foi apresentada por alunos franceses em competição promovida pela empresa com a Universidade

Leia mais

Trabalho - Soldado com diploma

Trabalho - Soldado com diploma Trabalho - Soldado com diploma Turma de alunos no curso de confeitaria e panificação com o professor Anderson Kaminishi (ao centro) Jovens recebem qualificação profissional no quartel por meio de projeto

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil 2ª CNPDC está em andamento, tendo realizado etapas municipais entre novembro de 2013 e março de 2014; etapas livres

Leia mais

I I F ó r u m N a c i o n a l d o s. Conselhos de Usuár ios

I I F ó r u m N a c i o n a l d o s. Conselhos de Usuár ios I I F ó r u m N a c i o n a l d o s Conselhos de Usuár ios CONSELHO DE USUÁRIOS DA TIM RESOLUÇÃO Nº 623/2013 Fórum de Presidentes e Vice-Presidentes 29/03/2016 1º Fórum Nacional TIM Integração das 5 regiões

Leia mais

Boeing negocia unidade de pesquisa em São José

Boeing negocia unidade de pesquisa em São José Boeing negocia unidade de pesquisa em São José Por: Vivian Zwaricz Após parcerias com Embraer, Inpe e DCTA, fabricante agora planeja novo laboratório no Brasil A gigante norte-americana Boeing negocia

Leia mais

EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014. EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA

EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014. EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014.

Leia mais

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC FUNDOS Nº 02/11 Prazo: 18 de julho de 2011

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC FUNDOS Nº 02/11 Prazo: 18 de julho de 2011 Prazo: 18 de julho de 2011 Objeto: Inclusões de Informações sobre Transações com Partes Relacionadas nas Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras de Fundos de Investimento 1. Introdução A Comissão

Leia mais

Art. 1º Estabelecer orientações para a implementação no âmbito do Projeto Bolsa- Formação dos ciclos especiais de capacitação:

Art. 1º Estabelecer orientações para a implementação no âmbito do Projeto Bolsa- Formação dos ciclos especiais de capacitação: PORTARIA MJ Nº 183, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2010 Regulamenta os arts. 9º, 10 e 15 do Decreto nº 6.490, de 19 de junho de 2008, alterados pelo Decreto nº 7.081, de 26 de janeiro de 2010, e dá outras providências.

Leia mais

Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos.

Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos. Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos. Caminhos: Área de Peças: Peças > Operações > Almoxarifado > Retorno de Terceiros

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E EMPRÉSTIMO DE SEIS BI-FÓLIOS DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA. Considerando o valor único da Carta de Pero Vaz de Caminha;

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E EMPRÉSTIMO DE SEIS BI-FÓLIOS DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA. Considerando o valor único da Carta de Pero Vaz de Caminha; PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E EMPRÉSTIMO DE SEIS BI-FÓLIOS DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA Considerando o excepcional interesse nas comemorações dos quinhentos anos da descoberta do Brasil; Considerando o

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE EM SAÚDE

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012 ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: DIA DO SOLDADO Área temática: Patrimônio Histórico e Cultural 2.

Leia mais

Manual do Pesquisa Saúde perfil Pesquisador. Sumário. Informações técnicas do Pesquisa Saúde

Manual do Pesquisa Saúde perfil Pesquisador. Sumário. Informações técnicas do Pesquisa Saúde Manual do Pesquisa Saúde perfil Pesquisador Informações técnicas do Pesquisa Saúde Sistema desenvolvido para rodar em Internet Explorer 9.0 ou superior, Mozilla Firefox 16 ou superior e Google Chrome ou

Leia mais

EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO

Leia mais

Especial 98 anos da Aviação

Especial 98 anos da Aviação Especial 98 anos da Aviação Naval: Esquadrão HI-1 (Esquadrão Garça) Por Guilherme Wiltgen O 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) foi criado em 27 de julho de 1962 e sua missão principal é realizar

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA SECRETARIA-GERAL SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA BIBLIOTECA

MINISTÉRIO DA DEFESA SECRETARIA-GERAL SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA BIBLIOTECA MINISTÉRIO DA DEFESA SECRETARIA-GERAL SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA BIBLIOTECA RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO DO GRUPO DE TRABALHO DA REBIMD INTRODUÇÃO A Rede

Leia mais

Resolução CONFEA 418/98

Resolução CONFEA 418/98 Dispõe sobre o registro nos CREAs e a fiscalização das atividades de pessoas físicas e jurídicas que prestem serviços de projeto, fabricação, instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos

Leia mais

1.2. Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro, será disputada a Copa Latino Americana de Freefly, com a participação de times convidados.

1.2. Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro, será disputada a Copa Latino Americana de Freefly, com a participação de times convidados. 1. Sobre o evento: 2. Modalidades: 3. Critérios para definição das categorias / Freefly: 4. Tentativa de quebra de recorde: 5. Inscrição: 6. Vagas e saltos: 7. Saltos e regras: 8. Programação: 9. Juízes:

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES 1. Onde estão as informações importantes? Resposta: No edital. O candidato deve ler atentamente o Edital que está disponível no sítio: www.concurso.ufjf.br.

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO GESTÃO 2016/1

EDITAL PROCESSO SELETIVO GESTÃO 2016/1 EDITAL PROCESSO SELETIVO GESTÃO 2016/1 A torna pública, por meio deste edital, a abertura do processo seletivo destinado a recrutar e selecionar novos membros, dentre os alunos que atenderem aos prérequisitos

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES

INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES Foi dado início ao processo de realização da 4ª Conferência Nacional das Cidades. Esta Conferência é um importante espaço

Leia mais

Anac e Polícia Federal investigam voos ilegais de drones no país

Anac e Polícia Federal investigam voos ilegais de drones no país Anac e Polícia Federal investigam voos ilegais de drones no país Agência multa empresa por voo sem autorização e risco à aviação em SP. Voo comercial e em cidade é proibido; polícias de 3 estados usam

Leia mais

A Avaliação do Aproveitamento Escolar é feito por disciplinas, mediante critérios de desempenho nas avaliações e frequência mínima.

A Avaliação do Aproveitamento Escolar é feito por disciplinas, mediante critérios de desempenho nas avaliações e frequência mínima. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Vigente a partir do 1º Semestre de 2016 1. Aproveitamento Escolar A Avaliação do Aproveitamento Escolar é feito por disciplinas, mediante critérios de desempenho nas avaliações e

Leia mais

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Enfermagem Laboratório de Práticas de Enfermagem Telefone: (31) 3409-9873 Endereço: Av. Professor Alfredo Balena, nº 190 sala 321 - Centro - Belo Horizonte/MG

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENG. DE INFRA-ESTRUTURA AERONÁUTICA. Relatório de Estágio Curricular. Simei Héber Nunes Pontes

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENG. DE INFRA-ESTRUTURA AERONÁUTICA. Relatório de Estágio Curricular. Simei Héber Nunes Pontes INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENG. DE INFRA-ESTRUTURA AERONÁUTICA Relatório de Estágio Curricular Simei Héber Nunes Pontes São José dos Campos Novembro de 2005 Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 MEC Ministério da Educação Uasg 150002 IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2016 Processo nº 23000.004587/2016-05 Trata-se de peça impugnatória impetrada por empresa interessada em participar

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo 2016.1

Apresentação Processo Seletivo 2016.1 Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

Normas para apresentação dos trabalhos

Normas para apresentação dos trabalhos Normas para apresentação dos trabalhos 1. Da inscrição Os trabalhos só poderão ser inscritos mediante submissão de resumo. O resumo deverá obedecer ao seguinte formato: - ter no mínimo de 350 e no máximo

Leia mais

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas 1 - Acesso e Matrícula A admissão de discentes no PROFMAT se dá por meio do Exame Nacional de Acesso, versando sobre programa de conteúdo

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas Perguntas e Respostas EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH JOSÉ RUBENS REBELATTO Presidente CELSO FERNANDO RIBEIRO DE ARAÚJO Diretor de Atenção à Saúde e Gestão de Contratos GARIBALDI JOSÉ

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 02/05/2016 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

O Guia da Super Liderança

O Guia da Super Liderança O Guia da Super Liderança O Guia da Super Liderança Conduzindo você para o Sucesso Claudio Bonel 1ª Ed. Rio de Janeiro 2013 O Guia da Super Liderança Page 1 O guia da Super Lideraça Conduzindo você para

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO 1 ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO - O Espaço Cultural do Senado Federal, denominado Senador Ivandro Cunha Lima destina-se, exclusivamente, a exposição de artes plásticas.

Leia mais

Entenda por que celulares do voo MH370 também viraram um mistério

Entenda por que celulares do voo MH370 também viraram um mistério Entenda por que celulares do voo MH370 também viraram um mistério Altitude e velocidade do avião desaparecido provavelmente impediria comunicação via celular Um dos enigmas que rondam o desaparecimento

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

VI GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA

VI GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA VI GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA Dicas para a organização da etapa regional .A GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA. É um evento importantíssimo para motivar a comunidade acadêmica. Por meio de uma competição saudável,

Leia mais

CAMPEONATO DE PILOTOS 1. Poderão participar deste campeonato um máximo de 150 pilotos que serão divididos em até 5 baterias de 30 pilotos cada.

CAMPEONATO DE PILOTOS 1. Poderão participar deste campeonato um máximo de 150 pilotos que serão divididos em até 5 baterias de 30 pilotos cada. CAMPEONATO DE PILOTOS 1. Poderão participar deste campeonato um máximo de 150 pilotos que serão divididos em até 5 baterias de 30 pilotos cada. 2. Todos os pilotos disputarão entre si as 5 primeiras corridas

Leia mais

Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de:

Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de: Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de: Gestão do Meio Ambiente: Educação, Direito e Análise Ambiental; Gestão Pública Municipal Integrada; Tecnologia de Informação e Comunicação

Leia mais

O C-5M Galaxy ganha upgrade em Edwards AFB

O C-5M Galaxy ganha upgrade em Edwards AFB O C-5M Galaxy ganha upgrade em Edwards AFB Em 2006, o C-5 Galaxy passou por um grande upgrade em sua fuselagem para fortalecer ainda mais as capacidades de transporte aéreo em todo o mundo. As equipes

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai*

Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai* Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai estarão reunidos na próxima segunda-feira, dia 4 de abril,

Leia mais

18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO

18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO 18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), por meio do Espaço Integrado de Artes (EIA), tem a honra de convidá-lo a participar de mais uma edição do Unidança,

Leia mais

Edital n. 09/2015 CEBM Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS)

Edital n. 09/2015 CEBM Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E ADM. PENITENCIÁRIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO DE ENSINO BOMBEIRO MILITAR Edital n. 09/2015 CEBM Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 1. Finalidade do Edital:

Leia mais

CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014

CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014 CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014 CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014. Art. 2 - A CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014

Leia mais

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito Convite para participação da Chamada para Submissão de Resumos/ Modalidade Oral e Pôsteres e Artigos no XX Ciclo de Estudos Jurídicos do Curso de Direito da Uri-FW O Curso de Direito, têm o prazer de lhes

Leia mais

ÍNDICE GERAL CONCURSOS 2016/2017 - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SISTEMA DE ADAPTAÇÃO

ÍNDICE GERAL CONCURSOS 2016/2017 - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SISTEMA DE ADAPTAÇÃO Nº 02 - MAIO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1 - CONCURSOS 2015/2016 - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO...pág. 01 2 - SISTEMA DE ADAPTAÇÃO...pág. 01 3 - MONITORIA/2015-6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A 2ª SÉRIE DO

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 38.16 sob contratação em regime CLT

Leia mais

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta.

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. JULHO DE 2006 Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SETEMBRO/2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SETEMBRO/2015 SECRETARIA DE LOGÍSTICA E ESTRATÉGIA ADMINISTRATIVA RELATÓRIO DE ATIVIDADES SETEMBRO/2015 APRESENTAÇÃO A de Viçosa do Ceará foi desenvolvida com a proposta de dar suporte à rede de transmissão de equipamentos

Leia mais

ATENDIMENTO NAS FILIAIS

ATENDIMENTO NAS FILIAIS ATENDIMENTO NAS FILIAIS Brasília, Salvador, São Luís e São Paulo ANS - Nº33967-9 www.centralnacionalunimed.com.br ÍNDICE ATENDIMENTO NAS FILIAIS CONHEÇA AS NOSSAS FACILIDADES AUTORIZAÇÕES ON-LINE SOLICITAÇÃO

Leia mais

FAQ RECUPERAÇÃO DE FÉRIAS - ALUNOS

FAQ RECUPERAÇÃO DE FÉRIAS - ALUNOS FAQ RECUPERAÇÃO DE FÉRIAS - ALUNOS 1) O que é a Recuperação de Férias? A Recuperação de Férias é um programa que a Estácio oferece para você recuperar as suas notas nas disciplinas em que tiver sido reprovado

Leia mais

EDITAL EXPOLAB 2014 Exposição Fotográfica Arquivo Corpo

EDITAL EXPOLAB 2014 Exposição Fotográfica Arquivo Corpo EDITAL EXPOLAB 2014 Exposição Fotográfica Arquivo Corpo A Coordenação do Laboratório de Expografia do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (Expolab) torna público que se encontram

Leia mais

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉMIO. CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º

REGULAMENTO DO PRÉMIO. CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º REGULAMENTO DO PRÉMIO CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º 1.A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia celebraram um Protocolo com vista à instituição de

Leia mais

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial Profa. Andrea A participação do Brasil na II Guerra Mundial- Governo Vargas O Brasil serviu como ponte aérea para o envio de grandes aeronaves dos EUA para

Leia mais

Coordenação de Recursos Humanos

Coordenação de Recursos Humanos Coordenação de Recursos Humanos NORMA INTERNA DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL 2ª versão A Norma Interna de Movimentação de Pessoal da Associação Saúde da Família ASF estabelece critérios e procedimentos para

Leia mais