Manual do Estudante Orientações dos Cursos Online

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Estudante Orientações dos Cursos Online"

Transcrição

1 Manual do Estudante Orientações dos Cursos Online (40, 80 e 120 horas)

2 Página 2 de 19 EXPEDIENTE Uníntese Uníntese Virtual Pedro Luiz Stieler Diretor Maria Bernardete Metz Bechler Diretora Manual do Estudante Orientações dos Cursos Online Direitos Autorais reservados à 2014 Wilton Dourado Teixeira Coordenador Equipe Pedagógica Prof. Me. Pedro Luiz Stieler Profª. Ma. Aline Dornelles Madrid Profª. Esp. Maria Bernardete Metz Bechler Profª. Esp. Maria Denise Uggeri Profª. Esp. Rejane Terezinha Gamarra Taborda Profª. Esp. Samanta Gallo Thielke Prof. Esp. Wilton Dourado Teixeira

3 Página 3 de 19 Manual do Estudante Orientações dos Cursos Online (40, 80 e 120 horas) Sumário 1 Apresentação da Instituição Apresentação dos Cursos Livres Apresentação dos Cursos Online Acesso aos CursosOnline Fóruns dos Cursos Online Atividades avaliativas dos Cursos Online Envio das atividades avaliativas Prazos das atividades avaliativas Opine dos Cursos Online Requisitos para utilização do ambiente virtual Orientações sobre os Cursos Online Orientações sobre a navegação no ambientevirtual Orientações sobre a certificação Cursos Gratuitos (40h) Cursos de Atualização do Conhecimento (80h e 120h).. 18

4 Página 4 de 19 1 Apresentação da Instituição A é uma Instituição de ensino com foco na oferta de cursos voltados para a formação pessoal, capacitação e qualificação profissional, possibilitando o acesso a conhecimentos que instrumentalizam, profissionalizam e atualizam profissionais de diferentes áreas de atuação. Assim sendo, são inúmeras as oportunidades através de cursos de pósgraduação, capacitação e qualificação profissional, preparando pessoas para atuar com competência, competitividade e diferenciais éticos nos diferentes espaços sociais. Oferece cursos de Pós Graduação, Capacitação e Extensão, todos reconhecidos pelo MEC,orgulhando-se por será primeira Instituição no País a oferecer o curso de Pós Graduação em LIBRAS. Curso que representa um diferencial na formaçãoprofissional, pois além de oportunizar a comunicação através de uma nova Língua, vem responderàs necessidades do mercado nas diferentesregiõesdo Brasil. Além dos Cursos de Pós-Graduação, os Cursos Livresdisponíveis para estudantes de todo o país, contribuempara o desenvolvimento social, para o avanço e ampliação da cidadania através da capacitação ou qualificação profissional, atendendoaosanseios pessoais e às exigências dos diversos setores dacomunidade.

5 Página 5 de 19 2 Apresentação dos Cursos Livres Cursos Livres são cursos direcionados à capacitação para o trabalho. De acordo com a Lei n 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases), os cursos livres enquadram-se na categoria qualificação profissional. Podem ser cursados sem a exigência de um determinado grau de escolaridade, de tal forma que o aluno não precisa ter concluído o Ensino Fundamental, Médio ou Superior para fazer um curso livre, visto que o objetivo do curso é o de proporcionar ao estudante conhecimentos que lhe permitam inserir-se ou manter-se no mercado de trabalho, ou ainda aperfeiçoar seus conhecimentos em determinada área. Os cursos livres enquadram-se na Educação Profissional, voltada para proporcionar conhecimentos que permitam aos jovens e adultos aprender uma profissão, qualificar-se, atualizarse para o trabalho. A base legal para a oferta desses cursos para trabalhadores de diversas áreas encontra-se na Lei n 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Cap.III 2 I; e no Decreto Presidencial n 5.154, de 23 de julho de 2004, 1 e 3º artigos. É importante salientar que os cursos livres não obedecem à mesma organização do tempo, da frequência, notas, e outras exigências que são próprias do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, os quais são regulamentados por um conjunto de leis específicas e supervisionados pelo MEC. Os cursos livres da são embasados na legislação vigente, tendo uma organização própria, institucional, com rigoroso controle de carga horária, de frequência, dos

6 Página 6 de 19 conteúdos, além de outras normas a que o aluno deverá obedecer para conquistar o certificado. Para esclarecer qualquer dúvida ainda relacionada à emissão de certificado, informamos que uma empresa voltada para o setor de qualificação profissional, que tenha registro e preencha os requisitos solicitados está totalmente apta para oferecer os cursos livres e emitir certificado de qualificação profissional. Salientamos que os cursos livres voltados para a capacitação e qualificação para o trabalho emitem certificados e não diplomas que conferem níveis de escolaridade. Assim sendo, os certificados dos cursos de capacitação profissional emitidos pela são válidos e totalmente amparados pela legislação.são impressos em papel timbrado, contendo, além do nome, carga horária, descrição dos conteúdos programáticos, assinatura do diretor, carimbo de autenticação e registro sob o número de protocolo na Instituição. 3 Apresentação dos Cursos Online OsCursos Onlinesãodisponibilizados no ambiente da Uníntese Virtual, que oferece o suporte pedagógico para os cursos da Uníntese, utilizando recursos modernos disponíveis pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Atualmente, a Uníntese utiliza como plataforma o Modular ObjectOrientedDistance Learning (Moodle), pois seu ambiente virtual permite a criação e administração de cursos online, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.

7 Página 7 de 19 No ambiente da Uníntese Virtual você encontrará todos os materiais pedagógicos (vídeos-aula, atividades avaliativas, vocabulários e opine) do seu curso. A organização dos materiais pedagógicos disponibilizados no ambiente virtual do curso totalizaa carga horária total de 40, 80 e 120 horas,de acordo com o Projeto Pedagógico dos Cursos Online, visando sempre à efetivação da aprendizagem dos estudantes. O ambiente virtual de aprendizagem oferece aos alunos ferramentas de comunicação/interação que são essenciais e auxiliam na construção do conhecimento, por isso é muito importante que o estudante compreenda as ferramentas de comunicação disponibilizadas na plataforma. Entre estas ferramentas, destacam-se as mensagens que podem ser trocadas tanto entre monitor e estudante, como entre os próprios estudantes. Para auxiliar o estudante diante de possíveis dúvidas ele contará com o apoio da monitoria técnica, no endereço eletrônico unintesevirtual@unintese.com para informações sobre acesso (login e senha) do usuário, prazo das atividades avaliativas, dúvidas referentes aos materiais pedagógicos disponibilizados e certificação do curso. 4 Acesso aos Cursos Online A partir deste momento, você que é estudante (a) da, está convidado (a) a seguir o seguinte passo-a-passo para realizar seu primeiro acesso na plataforma virtual de aprendizagem da Uníntese Virtual:

8 Página 8 de 19 1)ABRIR o navegador de internet (Mozilla Firefox ou Google Chrome) e digitar o seguinte endereço: 2) No site da, deverá procurar o ícone VIRTUAL, que está localizado no canto direito superior da página e CLICAR no ícone. 3) ESCOLHERa opção Cursos de Atualização do Conhecimento Online (40, 80 e 120 horas) e CLICAR no botão ACESSAR.

9 Página 9 de 19 4) Digitar nos campos: NOME DE USUÁRIO: seu CPF (11 dígitos, sem ponto e sem traço) SENHA: unintese(minúsculo e sem acento) Clicar no botãoacesso para entrar no Ambiente Virtual. 5) Sua senha deve ser alterada para sua segurança. Para isso, abra o bloco Administração que está no canto inferior esquerdo da tela clicando no botão +. Clicar sobre o link Minhas Configurações de Perfilonde aparecerá à opção Modificar senha.sugerimos que anote sua senha!

10 Página 10 de 19 6) Para acessar seu Curso Online, você deverá CLICARno link da Categoria de Cursos, que direcionará a página do seu curso: 7) Na nova tela apresentada (na coluna central da sua página) estará disponível o link de acesso ao seu curso, CLIQUE sobre ele. 5 Fóruns dos Cursos Online No ambiente virtual do seu Curso Online estão disponíveis dois fóruns: Fórum de Apresentação e Fórum de Discussão. Modernas ferramentas de interação e integração dos estudantes destinadas a promover debates através de mensagens publicadas pelos participantes do curso. Os fóruns possuem regras que precisam ser seguidas, para criar ambientes saudáveis, com discussões que não afetem a liberdade individual de expressão de cada participante, contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade do processo de aprendizagem.

11 Página 11 de Fórum de Apresentação Espaço destinado para apresentação pessoal, relato de experiência profissional e formação acadêmica. 5.2 Fórum de discussão Espaço destinado para discussão sobre os temas abordados na estrutura do Curso Online. Não serão permitidas divulgações, propagandas e informações de assuntos fora do contexto do curso. 6 Atividades avaliativas dos Cursos Online Para sistematizar os temas/conceitos abordados em cada aula, haverá Atividades avaliativas para que você possa verificar seus conhecimentos. Ao término de cada atividade, você terá umanota automática do nível de aprendizado obtido. Porém, lembre-se sempre, você terá 03 (três) oportunidadespara realizar as atividades a fim de melhorar sua aprendizagem. Para que sua resposta seja salva (registrada no sistema) você precisa responder a questão eclicar em SALVAR para que seja salva a resposta daquela questão. Depois clicar em PRÓXIMO para continuar a responder as outras questões de cada atividade proposta.

12 Página 12 de Envio das atividades avaliativas As atividades avaliativas são compostas pelo um número de questões informadas nas orientações iniciais de cada atividade. Você deverá prestar bem atenção nas orientações indicadas para concluir com êxito cada atividade. Ao salvar cada questão da atividade proposta, observe que poderá aparecer a marcação na cor verde, confirmando que você acertou a questão, caso apareça à marcação na cor vermelha é necessário rever a resposta marcada. Para que cada resposta seja computada, é precisosalvar QUESTÃO POR QUESTÃO, até chegar ao ícone de ENVIAR E TERMINAR TUDO, para finalizar o envio correto das respostas da atividade proposta. Ao concluir o envio final de todas as respostas da atividade avaliativa, automaticamente será disponibilizada a revisãoda mesma. Na revisão você terá um retorno automático das questões respondidas e poderá verificar quais acertou e quais precisa rever. Para iniciar uma nova tentativa de envio da atividade, é necessário concluira tentativa em aberto, visualizar a nota automática obtida, rever as respostas enviadas e iniciar uma NOVA TENTATIVA. A revisão da atividade tem por objetivo a visualização das respostas salvas, não podendo ser modificada depois de salva no sistema. Orientamos que você anote suas perguntas e respostas marcadas natentativa salva e inicie uma nova tentativa de envio,

13 Página 13 de 19 marcando as respostas que acertou anteriormente modificando as erradas. As orientações para realização das atividades avaliativas aparecemno próprio ambiente virtual de aprendizagem do seu curso. Orientamos para que observe a data e o horário de início e término do período de disponibilização do curso no ambiente virtual de aprendizagem. 6.2 Prazos das atividades avaliativas O acesso ao curso online é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem de acordo com a etapa em que vocêfoi matriculado. As atividades avaliativas iniciam e terminam no mesmo prazo de disponibilização do curso online. Desta forma, é importante ficar atento ao dia e a hora de início e término do seu curso. Importante: Você terá 03 (três)oportunidades para obter um êxito muito satisfatório. 7 Opine dos Cursos Online No ambiente virtual do seu Curso Online você encontrará o tópico do Opine. Esta ferramenta é destinada a promover a sua participação, através de sugestões, críticas e elogios a respeito

14 Página 14 de 19 do curso, contribuindo para o processo de avaliação, monitoramento e acompanhamento que a instituição realiza nos Cursos Online. 8Requisitos para utilização do ambiente virtual Você poderá realizar o curso de forma mais tranquila e com todas as ferramentas/materiais funcionando normalmente observando os itens abaixo apresentados: Ter acesso regular a computador com a seguinte configuração: Processador 800mhz (mínimo); Processador 1 GHz (recomendável); Memória RAM 512 MB (mínimo); Memória RAM 1 GB (desejável). Saber usar e ter acesso regular à Internet com velocidade de 512 KBPS (mínima) e 1 MB (recomendável); Utilizar preferencialmente o navegador de internet Mozilla Firefox; O ambiente virtual permite que sejam disponibilizados em sua interface diferentes tipos de arquivos/recursos. No entanto, para que estes sejam visualizados corretamente é importante possuir ou instalar posteriormente os seguintes aplicativos no computador do usuário: Leitor de PDF; Player de vídeo e áudio; Flash player.

15 Página 15 de 19 9 Orientações sobre os Cursos Online A liberação do seu acessona plataforma virtual de aprendizagem da Uníntese virtual é feita de acordo com a sua inscrição no curso de seu interesse. Os Cursos Online são disponibilizadosconforme a sua carga horária (40, 80 ou 120 horas) num período determinado (40,60 e 90 dias). Apóso encerramento do prazo do curso online, a matrícula é automaticamente encerrada, dando início aoprocesso de certificação (emissão, registro e envio dos certificados) para todos que solicitarem o certificado, e tenham realizadocom êxito satisfatório e pagaram o seu curso. O certificado será enviado via correio no prazo máximo de 60 dias após o encerramento do curso, para o endereço informado no ato da sua inscrição no site da instituição. Caso haja alguma alteração nos dados informados no ato da sua inscrição do seu curso online como telefone, , endereço, acréscimo ou mudança de nome, solicitamos que entre em contato através do unintesevirtual@unintese.com, informando a alteração/correção, para que não haja erro na formatação do certificado, extravio da correspondência e que esta chegue em segurança ao destinatário. É muito importante para nossa instituição manter contato com você!desta forma, pedimos por gentileza que nos adicione na sua lista de contatos de , para que nenhuma das nossas correspondências possa ir pararna caixa de Spam ou na Lixeira, locais estes que muitas vezes não são observados pelo usuário.

16 Página 16 de Orientações sobre a navegação no ambiente virtual A plataforma MOODLE permite que todos os tipos de arquivos/recursos sejam disponibilizados em sua interface. No entanto, para que estes sejam visualizados corretamente é importante possuir ou instalar posteriormente os seguintes aplicativos no computador do usuário: ACROBAT READER:leitor de arquivos do tipo pdf ; PLAYER DE VÍDEO: para visualização das vídeos-aula e outros tipos de vídeos; FLASH PLAYER: visualizador de arquivos em formato flv (principal formato dos vídeos postados neste curso); MOVIER:aplicativo que permite o download de arquivos em formato flv (flash) para seu computador ou outro mecanismo de armazenamento; NAVEGADOR DE INTERNET:Google Chrome ou Firefox Mozilla. Para que você possa realizar seu curso e manter a comunicação com a instituição é necessário possuir correio eletrônico ( ) e fazer uso contínuo acessando no mínimo duas vezes na semana.navegar usualmente a internet e utilizar editores de texto. Possuir disponibilidade para acompanhar as atividades propostas respeitando os prazos pré-estabelecidos.

17 Página 17 de Orientações sobre a certificação Após o encerramento do prazo do Curso Online, sua matrícula é automaticamente encerrada, dando início ao processo de certificação (emissão, registro e envio dos certificados), através da análise dos relatórios de desempenhos, aproveitamentos e pagamentos da taxa do Curso Online. Os certificados serão impressos, registrados em Livro Ata e assinados pela direção da, sendo encaminhados via CORREIO para o endereço fornecido na ficha de inscrição no prazo máximo de 60 dias após a data do término do curso. No certificado do Curso Online constarão seus dados de identificação, identificação da instituição, registro, programação, período e carga horária do curso, desempenho e assinatura a próprio punho da direção da instituição. A frequência no Curso Online é medida pelos ACESSOS aos materiais pedagógicos (textos, vídeos, fóruns, atividades avaliativas e opine) postados na plataforma virtual de aprendizagem. O percentual do aproveitamento do Curso Online será de acordo com o seu desempenho final, alcançado durante todo o processo de desenvolvimento do curso.

18 Página 18 de Certificação dos Cursos Gratuitos (40h): O certificado do Curso Online Gratuito de 40 horas é opcional aos alunos. Os estudantes que desejarem receber seu certificado no endereço informado na ficha de inscrição deverão solicitar o pedido do mesmo acessando o tópico da certificação, durante o período de 40 dias de acesso do seu Curso Online. O estudante que optar pela certificação deverá realizar seu cadastro no Site de Cobrança F2B, no qual será gerado o link de acesso ao pagamento do certificado. O certificado será encaminhado após confirmação no sistema do pagamento da taxa de emissão, registro e envio do certificado no valor de R$ 48,00. Esta taxa corresponde unicamente aos custos de gráfica, registro do certificado e postagem da correspondência via CORREIO. A não disponibiliza atestados, declarações ou documento virtual para comprovação da participação e realização dos Cursos Online Gratuitos (40h).

19 Página 19 de Certificação dos Cursos de Atualização do Conhecimento (80h e 120h): No ato da inscrição dos Cursos Online de Atualização do Conhecimento (80h e 120h), o estudante tem acesso automaticamente ao Site de Cobrança F2B para cadastro. Será gerado o(s) link(s) de acesso ao pagamento do valor do seu curso e enviado para o endereço eletrônico ( ) informado. A não realização do pagamento da primeira parcela ou do valor integral após 20 dias da data de início do curso estará sujeito à suspensão do curso até a regularização do mesmo. O certificado será encaminhado ao endereço informado pelo estudante, após confirmação no sistema do pagamento do valor total do seu Curso Online. A não disponibiliza atestados, declarações ou documento virtual para comprovação da participação e realização dos Cursos Online de Atualização do Conhecimento (80h e 120h). Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. DESEJAMOS A VOCÊ UM ÓTIMO CURSO! Coordenação dos Cursos Online unintesevirtual@unintese.com Santo Ângelo / RS

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE Santo Ângelo 2015 O Ambiente da Uníntese Virtual Esse documento visa orientar os estudantes para a utilização do ambiente da Uníntese Virtual,

Leia mais

Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação

Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação Página 2 de 9 EXPEDIENTE Uníntese Uníntese Virtual Pedro Luiz Stieler Diretor Maria Bernardete Metz Bechler Vice - Diretora Wilton Dourado Teixeira

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando uma Matrícula em um Treinamento

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO E ACESSO AO CURSO

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO E ACESSO AO CURSO ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO E ACESSO AO CURSO Conhecendo LIBRAS Santo Ângelo 2013 Apresentação do Curso Esse documento visa orientar você em seu primeiro acesso para realização do Curso Conhecendo LIBRAS,

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Não envie este material para clientes Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

02.02.2012 PORTAL JUD

02.02.2012 PORTAL JUD 02.02.2012 PORTAL JUD A ferramenta O Portal Jud tem como objetivo propiciar as autoridades o envio de ordens judiciais ou extrajudiciais e consultar às informações cadastrais de clientes de telefonia móvel

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Alteração Feita Responsável Data Atualização do

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio 1 Sumário Apresentação... 3 1.1 Como Acessar o Curso... 4 1.2 Estrutura e Metodologia... 5 1.3 Diferentes Personagens e seus Papéis... 5 1.4 Orientações Importantes sobre o Estudo... 6 1.5 Ambiente Virtual

Leia mais

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais?

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais? Obs.: Para acessar os links deste guia basta clicar sobre o link. Obs².: Clicando sobre o link das perguntas aqui embaixo você será direcionado diretamente para a resposta que você procura. 1) Como devo

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Guia - Novo sistema de e-mail corporativo

Guia - Novo sistema de e-mail corporativo Guia - Novo sistema de e-mail corporativo - Acessando o novo cliente E-mail Microsoft Exchange. 1º Passo: Você receberá um e-mail da SEGPLAN, contendo uma senha para o primeiro acesso na conta de e-mail

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch

Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch 06 de Outubro de 2009 Lista de Figuras 1.1 Elipse.........................................

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

31 Como ter acesso a informações sobre Enade, Programas Institucionais e Fluxos de Processos Acadêmicos?...15 32 Como ter acesso às Notificações

31 Como ter acesso a informações sobre Enade, Programas Institucionais e Fluxos de Processos Acadêmicos?...15 32 Como ter acesso às Notificações SUMÁRIO 1 Como obter o login e a senha para acesso ao Portal do Aluno?... 4 2 Não possuo o e-mail institucional. Como devo proceder?... 4 3 Como acessar o Portal do Aluno?... 4 4 Como proceder no caso

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO ELABORAÇÃO PROJETO ATA AMBIENTE TECNOLOGICO DE APRENDIZAGEM UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS. UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS NÚCLEO TECNOLÓGICO ATA PROJETO

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr 1º Passo: Acesso ao CAGr. 1. Acesse o CAGr por meio da página do Campus Araranguá em estudante.ufsc.br >graduação>

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Como Registrar - SIGProj

Como Registrar - SIGProj Como Registrar - SIGProj A partir da implantação do Sistema de Informação e Gestão de Projetos(SIGProj), o registro de ações de extensão passará a ser realizado on-line. O SIGProj é um sistema de informação

Leia mais

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS www.itemol.com.br DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS www.itemol.com.br DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS www.itemol.com.br DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS PARA UTILIZAÇÃO DOS CAMPUS VIRTUAIS. Modular Object-Oriented Dynamic

Leia mais

Avaliações. Tela 1 Tela 2

Avaliações. Tela 1 Tela 2 FAQ Avaliações Como faço para iniciar uma avaliação? Para iniciar a avaliação, você deve clicar no bloco em que a mesma encontra-se disponível (tela1), ao abrir, você deve clicar em iniciar questionário

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Tutorial de Navegação

Tutorial de Navegação Tutorial de Navegação Prezado participante, Este tutorial pretende ensiná-lo a navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) deste curso e a ter acesso aos conteúdos e aos espaços de comunicação

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação MANUAL SUAP (MÓDULO ALMOXARIFADO) Manual de utilização do módulo Almoxarifado do Sistema Unificado

Leia mais

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas 1 Manual Genconnect O Genconnect vem com a finalidade de facilitar o acesso dos parceiros do Centro de Genomas na solicitação e realização de exames laboratoriais e reduzir a incidência de enganos no controle

Leia mais

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Processo de submissão Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO SUMÁRIO Apresentação...03 1. Acesso...04 2. Página Inicial...05 3. Minhas Atividades...07 4. Reinscrição...12 5. Catálogo de Cursos...13 6. Perfil...14 02 APRESENTAÇÃO A solução

Leia mais

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual:

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual: 0 PREZADO USUÁRIO, O Manual do Usuário do Ambiente Virtual de Aprendizado - ISPED EAD tem por finalidade oferecer informações essenciais para o manuseio da ferramenta Moodle em nossa plataforma de ensino

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos.

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos. ACESSO AO AMBIENTE E AS SALAS VIRTUAIS Você poderá acessar a partir de 2 áreas: Menu do topo; Link (Acesso) abaixo da figura. Área de login Atalho Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 Sumário Apresentação... 3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG)... 4 Acessar o AVA-UEPG... 4 Login e senha...

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Professor

SAA Cesurg. SAA Professor SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Central de Serviços de Tecnologia: Telefone: 0800-280-7005 Portal: http://10.1.2.109:8686/ Acesse com seu usuário de Rede, Libra ou E-mail.

Central de Serviços de Tecnologia: Telefone: 0800-280-7005 Portal: http://10.1.2.109:8686/ Acesse com seu usuário de Rede, Libra ou E-mail. Orientações ao Magistrado e Servidor Separar toda a documentação necessária conforme as páginas 02 a 04: Processo Caixa - Orientações sobre Documentação. Verificar no Portal Interno a relação de Magistrados

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Manual de acesso ao AVA Educação a Distância Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Março de 2016 1 Registro de Revisões Data Responsável

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SAD AUTOAVALIAÇÃO MÓDULO AVALIAÇÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA DIPLAN

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SAD AUTOAVALIAÇÃO MÓDULO AVALIAÇÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA DIPLAN TUTORIAL SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SAD AUTOAVALIAÇÃO MÓDULO AVALIAÇÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA DIPLAN COORDENAÇÃO GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS CGGP Apresentação... 2

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Anuais SRA Versão 1.0 Sumário Apresentação do sistema... 3 Requisitos do sistema... 3 Cadastrar uma senha para acessar

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

Manual do Aluno. A carga horária do curso não é exata. Dependerá do tempo de assimilação de cada aluno.

Manual do Aluno. A carga horária do curso não é exata. Dependerá do tempo de assimilação de cada aluno. Manual do Aluno Este pequeno manual tem o objetivo de orientá-lo na utilização básica do Ambiente Virtual de Ensino SIENGE. Se alguma dúvida não for sanada por este material, entre em contato conosco através

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Manual Para Peticionamento Online

Manual Para Peticionamento Online Manual Para Peticionamento Online 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv). 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade...

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade... 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 2 4. TIPOS DE SENHA...3 4.1 Senha de unidade...3 4.2 Senha Administrativa...3 4.3 Senha Master...4 5. EXAMES

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD 1 Sumário 1. Antes da Inscrição, você precisa saber 3 2. Prepare-se para a Inscrição 3 3. Acessar o Site para Inscrição Online EJA EaD 4 4. Página Inicial 4 5. Local de Prova 4 6. Modalidade 6 7. Dados

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO Digitador do Quadro de Estoque Última atualização: 22/02/2010 ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema deve ser feito por meio do endereço de internet: http://estoquedse.edunet.sp.gov.br

Leia mais

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Este manual tem como objetivo demonstrar a utilização do portal NIX- UP para upload (carregamento) das notas fiscais de prestação

Leia mais

Manual Eol Credenciado 1.3

Manual Eol Credenciado 1.3 1 Sumário O que é o EOL Credenciado?... 3 01. Acessando o EOL Credenciado... 3 02. Tela Inicial... 4 03. Preenchimento no portal Exame Admissional... 9 04. ASO e Ficha em Branco (Preenchimento a Mão)...

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Sumário Introdução... 3 1. Apresentando o AVA-EFAP...

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018

Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018 Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018 1 REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA* * Caso já possua cadastro, vá para a seção 2 Acessar o site http://www.ocs.cobrac.ufsc.br/

Leia mais

OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA

OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA GERÊNCIA DE ANÁLISE DE CRÉDITO URBANO E RURAL - GERUR OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA PASSO A PASSO VITORIA ES 2015 1 OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA 1) Acessar

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS.

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. 1. ACESSANDO O SISTEMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS: Acessar o endereço digital.ftc.edu.br ou portal.ftc.br e clicar em

Leia mais

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS.

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. 1. ACESSANDO O SISTEMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS: Acessar o endereço digital.ftc.edu.br ou portal.ftc.br e clicar em

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS... 1 INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...2 2- CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO DO MEU ESPAÇO...4 3- RECUPERAÇÃO DO

Leia mais