PROJETO DE APRENDIZAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DE APRENDIZAGEM"

Transcrição

1 PROJETO DE APRENDIZAGEM

2 CENTRO DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO PÓVOA PROJETO DE APRENDIZAGEM ANO: 2016 SÉRIE: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - TURMA: 01 PROFESSORAS ORIENTADORAS: Firminízia Alves e Graziela Rocha

3 Assunto: Saúde pública Componentes: Rivana, Thairlane, Milena, Luana, Juliana, Daniela, Suzana, Ana Claúdia, Larissa, Emilaine, Vitória, Dayelle, Alessandra e Geisa CERTEZAS PROVISÓRIAS: Dependendo do governo o Brasil tem capacidade de mudar a situação da saúde publica; A saúde está uma calamidade atualmente no Brasil. Há falta de médicos, enfermeiros, medicamentos e limpeza nos hospitais, principalmente aqui em Dianópolis. DÚVIDAS TEMPORÁRIAS: O que podemos fazer para que tenhamos uma saúde publica melhor? Principalmente aqui em Dianópolis? Quem são as pessoas que autorizam os transplantes?

4 Quantos anos duram a faculdade de medicina e medicina veterinária? Qual é o maior perigo para os profissionais da medicina? Quais as doenças graves transmitidas por animais? O que leva as pessoas procurarem um psicólogo? Causas e conseqüências da calamidade em relação a saúde publica? Quais as áreas da medicina?

5 MAPA CONCEITUAL

6 Assunto: Meio Ambiente Componentes: João Carlos, Daiane, Wanderson Oliveira, Dioney e Wanderson Silva CERTEZAS PROVISÓRIAS: O desmatamento e queimadas prejudicam o meio ambiente; Devemos evitar jogar lixo nos rios e na rua; Todos nós devemos colaborar com o meio ambiente, caso contrario ele vai acabando aos poucos; Por causa do desmatamento os animais estão extintos. DÚVIDAS TEMPORÁRIAS: Quais as causas e conseqüências da poluição do meio ambiente? Por que cada ano que passa o planeta fica mais quente? Qual é a punição para quem faz queimadas?

7 Por que a poluição causam doenças? Por que constroem hidrelétricas, mesmo sabendo que poluem o ambiente? O meio ambiente pode ajudar na nossa respiração? O que podemos fazer para acabar com a poluição? Quais as doenças causadas pela poluição do ar? Quais os danos que ocorre com as queimadas para nos seres humanos e animais?

8 MAPA CONCEITUAL

9 Assunto: Segurança Pública Componentes: Karem, Beatriz, André, Cleverson, Fabrício, Bruno, Gabrielly, Débora e Murilo CERTEZAS PROVISÓRIAS: Precisamos mais segurança no Brasil. Precisamos mais de policias honestos. DÚVIDAS TEMPORÁRIAS: O que fazer para melhorar a segurança publica em nosso país? Como é a segurança publica em um país de 1º mundo? Causas e conseqüências para os cidadãos por não termos uma boa segurança publica em nosso país? O que os políticos devem contribuir em relação a segurança publica? Por que há tanta criminalidade no nosso país? O que fazer para mudar as leis para que há uma maior penalidade para os criminosos?

10 MAPA CONCEITUAL

11 Assunto: Desigualdade social Componentes: Eliardo, Suyla, Ângela e Cleidiane CERTEZAS PROVISÓRIAS: A maioria dos políticos são corruptos. No nosso país muitas pessoas passam fome e sofrem preconceitos sociais e raciais. DÚVIDAS TEMPORÁRIAS: Quais as causas e conseqüências das desigualdades sociais? O que leva os políticos a roubarem? O que os políticos devem fazer para melhorar a situação da Crise no Brasil e a desigualdade social? Quais as causas e conseqüências da crise financeira que o Brasil está enfrentando? O que deve fazer uma pessoa a ser descriminada por questões sociais e raciais? Qual é a política dos governantes para diminuir a desigualdade social?

12 MAPA CONCEITUAL

13 Pesquisa na Internet para sanar as duvidas sobre as questões propostas

14 DVD e documentários sobre os assuntos propostos

15 Explicações sobre os assuntos propostos pelos alunos Apresentação de seminário

16 Apresentação de seminário

17 SÍNTESE DOS DIÁRIOS DE BORDO No dia vinte e três de março de dois mil e dezesseis, a coordenadora do laboratório de informática Firminízia Alves e a professora de geografia Graziela Rocha, apresentaram o projeto de aprendizagem para a nossa turma. No qual, as mesmas propuseram um trabalho em que nós alunos poderíamos escolher qualquer tema que tivéssemos curiosidade de saber mais sobre o assunto. Depois que cada aluno citou um tema, juntouse os temas em comum e formaram-se os grupos. Foram vários assuntos abordados, onde foram divididos em 4 grupos: Saúde Publica; Segurança Publica; Meio Ambiente; Desigualdade Social.

18 No dia vinte e nove de março com os grupos já divididos, colocamos nossas certezas e as nossas duvidas sobre o assunto que propusemos a trabalhar. Nos dias doze e vinte e seis de abril realizamos as pesquisas no laboratório de informática na tentativa de sanar nossas duvidas e curiosidades. Nos dias três e dez de maio assistimos alguns vídeos e documentários sobre os assuntos por nós propostos para sanar nossas duvidas. Nos documentários vimos como está critica a questão da saúde publica e da segurança social no Brasil. Vimos também que pela destruição do meio ambiente estamos sofrendo varias conseqüências como: aquecimento global e varias doenças. No dia 24 de maio a coordenadora Firminízia nos orientou a construirmos a mapa conceitual sobre o resultado de nossas pesquisas e do nosso aprendizado sobre o assunto que estudamos.

19 No dia trinta e um de maio começamos a apresentação dos seminários. O primeiro grupo a apresentar foi sobre a saúde publica. No qual, foi apresentado o quanto a saúde publica no Brasil é precária, pois tem varias pessoas morrendo nas filas precisando de atendimento. Já no dia sete de junho apresentaram se os assuntos da segurança publica e a desigualdade social. Foi abordado que um dos maiores problemas da política é a corrupção, pois leva a desigualdade social. Pois quando os políticos roubam o dinheiro publico não tem como investir na saúde, na educação, no meio ambiente e na segurança publica. No dia quatorze de junho o ultimo grupo apresentou sobre a destruição do meio ambiente, no qual abordado o que pode acontecer com nós seres humanos se continuarmos destruindo o meio ambiente.

20 DEPOIMENTOS Saúde Publica: A realização desse Projeto em nossa turma foi muito interessante, pois tínhamos varias duvidas e foram sanadas através das pesquisas, vídeos, documentários e explicações da professora e coordenadora orientadora. Aprendemos sobre como está o descaso com a saúde publica no Brasil. Sobre os cursos de medicina, direito e medicina veterinária. No grupo de segurança publica, vimos que não temos proteção nem dentro de nossas casas, com vários casos de assaltos e ate morte. Já sobre o assunto da desigualdade social, nos conscientizou ainda mais sobre as causas da desigualdade social e o preconceito que muitos negros sofrem no mercado de trabalho e outros tipos de descriminação. No tocante o meio ambiente, aprendemos muito sobre as causas da destruição do meio ambiente e o que podemos fazer para preservar. Foram aulas diferenciadas e divertidas, pois cada um pesquisou o assunto de seu interesse.

21 No nosso grupo foi sobre a saúde publica, foi muito importante, tivemos mais conhecimentos sobre a situação da saúde publica no nosso país e como fazermos para melhorar. Enfim, gostei muito de participar, pois aprendi muito e quem sabe assim, podemos melhorar o nosso país. DESIGUALDADE SOCIAL Nós gostamos muito desse trabalho, pois podemos escolher os nossos próprios temas a aprendermos muito com as pesquisas. Percebemos que se queremos podemos mudar o nosso mundo. No final de tudo nós vamos sentir muita falta desse projeto porque aprendemos bastante e de forma divertida. Parabéns Professora Graziela e Coordenadora Firminízia pela iniciativa!

22 FIM

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. Avaliação da Educação Básica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. PLANO

Leia mais

ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1

ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1 ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1 Priscilla Régia de Castro PEREIRA 2 Ivanilton José de OLIVEIRA 3 Introdução Dentre as pesquisas existentes

Leia mais

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela.

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. Educadoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. O Pacto Nacional pela

Leia mais

Aluno(a): Nº. Data da Entrega: Turma: 4º anos A B C

Aluno(a): Nº. Data da Entrega: Turma: 4º anos A B C Aluno(a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Interdisciplinar Professor(a): Margarete e Priscila Data da Entrega: Turma: 4º anos A B C OLÁ ALUNOS DO 4ºANO! Vamos ao rumo do 2º bimestre?

Leia mais

Seja bem-vindo! Conheça nosso plano de negócio!

Seja bem-vindo! Conheça nosso plano de negócio! Você está preste a conhecer um novo conceito de trabalho fundamentado em marketing de relacionamento, rede de cooperação baseado na economia solidária, capaz de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO V A e V F GRUPO V B e V E GRUPO V

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PONTA DOS DEDOS: COMO ENSINAR DEFICIENTES VISUAIS?

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PONTA DOS DEDOS: COMO ENSINAR DEFICIENTES VISUAIS? A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PONTA DOS DEDOS: COMO ENSINAR DEFICIENTES VISUAIS? Weffenberg Silva Teixeira Mercia Helena Sacramento Morgana Maria Arcanjo Bruno Universidade Católica de Brasília Práticas pedagógicas

Leia mais

NA ARTE DO PALLETE. Professores: Cláudio Aparecido e Cleonice Siqueira

NA ARTE DO PALLETE. Professores: Cláudio Aparecido e Cleonice Siqueira NA ARTE DO PALLETE Professores: Cláudio Aparecido e Cleonice Siqueira DADOS DA EQUIPE NOME DA ESCOLA: E.E. PROFª ADELAIDE MARIA DE BARROS NOME COMPLETO DOS PARTICIPANTES: Vitoria Maria, Paulo, Daniel,

Leia mais

NA ARTE DO PALLETE. Professores: Cláudio Aparecido e Cleonice Siqueira

NA ARTE DO PALLETE. Professores: Cláudio Aparecido e Cleonice Siqueira NA ARTE DO PALLETE Professores: Cláudio Aparecido e Cleonice Siqueira DADOS DA EQUIPE NOME DA ESCOLA: E.E. PROFª ADELAIDE MARIA DE BARROS NOME COMPLETO DOSPARTICIPANTES: Vitoria Maria, Paulo, Daniel, Vanessa,

Leia mais

PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEQUENCIAS DIDÁTICAS Eng. Rodrigo Valle Cezar Lençóis - Chapada Diamantina/BA. Juntos Construímos

PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEQUENCIAS DIDÁTICAS Eng. Rodrigo Valle Cezar Lençóis - Chapada Diamantina/BA. Juntos Construímos PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEQUENCIAS DIDÁTICAS 2017 Eng. Rodrigo Valle Cezar Lençóis - Chapada Diamantina/BA Juntos Construímos Desafios e Práticas construção da consciência ambiental a partir

Leia mais

PROJETO CUIDADORES EM SAÚDE

PROJETO CUIDADORES EM SAÚDE PROJETO CUIDADORES RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ITAPECURU MIRIM MA MAR A JUN 16 Coordenação: Iniciativa: Apropriação Nossa comunidade recebe de braços abertos o Projeto Cuidadores em Saúde, pois temos a necessidade

Leia mais

Turbine A Produtividade E A Gestão De Equipes Externas Com Gerenciamento De Incentivos

Turbine A Produtividade E A Gestão De Equipes Externas Com Gerenciamento De Incentivos Turbine A Produtividade E A Gestão De Equipes Externas Com Gerenciamento De Incentivos Montar uma equipe externa de qualidade realmente não é uma tarefa fácil. Em uma mesma equipe você pode ter diferentes

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade.

Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade. ANDARILHO, QUEM CUIDA DE VOCÊ? Autor: Maria Bernadete Muniz de Borba Co-autores: Adriana Cristina de Borba Manuela Oliveira Peixoto Mara Lucia P. Rocha Resumo Este projeto tem por objetivo fazer uma reflexão

Leia mais

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica Fernanda S. Seger 1 Érika Lucatelli 2 RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados e discussões

Leia mais

PEDAGOGIA DE PROJETOS

PEDAGOGIA DE PROJETOS PEDAGOGIA DE PROJETOS Caro aluno, Nesta aula, apresentaremos uma maneira de estimular a construção do conhecimento por meio das novas tecnologias, mas de forma mais contextualizada, mais real. Tendo em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO SUPERVISOR Ano:2014 /Mês: AGOSTO 1 IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR DE ÁREA NOME: José

Leia mais

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10 6º ANO MANHÃ ÀS ÀS 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 01 1ª 2ª ÀS ÀS 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 02 1ª ÀS ÀS 2ª 3ª 4ª 5ª / Ruth 8º ANO MANHÃ 1ª 2ª ÀS ÀS ÀS 12:50 3ª

Leia mais

PROJETO INTERDISCIPLINAR: ESTUDO SOBRE A POLUIÇÃO SONORA NO BAIRRO DE NAZARÉ, EM BELÉM PA

PROJETO INTERDISCIPLINAR: ESTUDO SOBRE A POLUIÇÃO SONORA NO BAIRRO DE NAZARÉ, EM BELÉM PA PROJETO INTERDISCIPLINAR: ESTUDO SOBRE A POLUIÇÃO SONORA NO BAIRRO DE NAZARÉ, EM BELÉM PA TRESCASTRO, Lorena Bischoff; SOARES Jr., Adilson Viana; ALMEIDA, José Felipe; SOBRINHO, Elionai Gomes de Almeida;

Leia mais

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização:

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização: 8 jeitos de mudar o mundo meta 7 dos objetivos do milênio Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente Práticas Experimentais E. E. Alfredo Paulino Sala 3 2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Margareth

Leia mais

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Fórum de Pesquisas CIES 2008 Desigualdades Sociais em Portugal Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Maria das Dores Guerreiro (coord.) Frederico Cantante Margarida Barroso 1 Projecto

Leia mais

INFORMATIVO AMBIENTAL

INFORMATIVO AMBIENTAL Nº24 Use menos possível equipamento e veículos que possam poluir o meio ambiente, pois provocam a poluição do ar. Procure sempre fazer caminhada, pois faz bem à saúde e ao bem estar. Assim você estará

Leia mais

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus.

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Cartilha Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Você sabe como é feito o tratamento da água

Leia mais

O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA

O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA Francisco de Assis da Costa Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), saoassis@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO No Brasil,

Leia mais

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL Felipe Gava SILVA 1 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade mostrar o que é a desigualdade social. A desigualdade social é resumida, em muitos com pouco e poucos com

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH INDICE INÍCIO DA ENTREVISTA... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA TODOS OS TIPOS DE CARGO... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA O NÍVEL DE GESTÃO... FINAL DA ENTREVISTA... 03 04 05 06 RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Srs. Gestores,

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO João Pedro Gomes Alves Ferreira Universidade Estadual da Paraíba Jpferreira117@gmail.com INTRODUÇÃO Atualmente, a inserção

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR Autor (1) Maria Tália Silva Luna; Co-autor (1) Catarina Pereira Ribeiro; Co-autor (2) Camila Cavalcante Albuquerque; Orientador (4) Evanize Custódio

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

Cotas raciais nas universidades, a contradição do Brasil!

Cotas raciais nas universidades, a contradição do Brasil! Cotas raciais nas universidades, a contradição do Brasil! Nathália Norgi Weller 1 RESUMO: A partir do ano de 2001, entra em vigor a lei 3.708, que assegura a negros e pardos 20% das vagas nas universidades

Leia mais

Horário de Aulas Fundamental II

Horário de Aulas Fundamental II Infantil - Fundamental - Médio Horário de Aulas Fundamental II 1ª AULA 7H10 ÀS 8H 2ª AULA 8H ÀS 8H50 3ª AULA 8H50 ÀS 9H40 INTERVALO 9H40 ÀS 10H 4ª AULA 10H ÀS 10H50 5ª AULA 10H50 ÀS 11H40 6ª AULA 11H40

Leia mais

Curso: Faculdade/Universidade:

Curso: Faculdade/Universidade: Curso: Faculdade/Universidade: Daniel de Marchi Furuya Medicina Veterinária USP 5º Ano Iniciação Científica em Odontologia Veterinária Estágio atual: Departamento de Cirurgia de Pequenos Animais Sobre

Leia mais

Trabalho em pares e em grupo Debate em grupo-turma Assembleia

Trabalho em pares e em grupo Debate em grupo-turma Assembleia Quando aprendem sobre os contrastes de culturas e comunidades em todo o mundo, os meus alunos perguntam-me muitas vezes: "Como é que isso pode acontecer?" Por vezes, há um que pergunta: "O que podemos

Leia mais

Higiene e problemas sociais

Higiene e problemas sociais Higiene e problemas sociais A saúde A nossa saúde depende dos nossos comportamentos e também do que nos rodeia, sendo influenciada por vários fatores: Higiene Problemas sociais Ambiente Clique nos tópicos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: mês da água tem visita na Superintendência de Água e Esgoto - SAE do Município de Ituiutaba-MG

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: mês da água tem visita na Superintendência de Água e Esgoto - SAE do Município de Ituiutaba-MG EDUCAÇÃO AMBIENTAL: mês da água tem visita na Superintendência de Água e Esgoto - SAE do Município de Ituiutaba-MG Introdução Rosiele Rita Guimarães Graduanda em Geografia da FACIP/UFU rosiele.guimaraes@hotmail.com

Leia mais

Vanessa Oliveira, Lucia Ferreira, Selma Viela, Junior Simões, Miss Larissa, Leandro,Mõnica,

Vanessa Oliveira, Lucia Ferreira, Selma Viela, Junior Simões, Miss Larissa, Leandro,Mõnica, Rio Paraíba Jéssica e Natalia 6ºB Professores: Vanessa Oliveira, Lucia Ferreira, Selma Viela, Junior Simões, Miss Larissa, Leandro,Mõnica, Valter, Tiago e Gianna Excursão: para Jéssica e Natália Página

Leia mais

COMPORTAMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO

COMPORTAMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO ALMEIDA, Taís da Silva 1 ; PANDA, Maria Denise Justo 2 Palavras Chave: Educação Física, Anos Iniciais. Introdução: Na escola a Educação

Leia mais

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Vila Velha, de de 2012. Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Eixo Temático: Espaço histórico e meio Ambiente. Total de pontos Média Pontos obtidos Português 3,5 2,1 Matemática

Leia mais

4º Período Ciências Contábeis Aulas 05 e 06 18.02.2014 Semana 3. Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental

4º Período Ciências Contábeis Aulas 05 e 06 18.02.2014 Semana 3. Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 4º Período Ciências Contábeis Aulas 05 e 06 18.02.2014 Semana 3 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1 AS QUATRO DIMENSÕES DA RSE Empresa cidadã Fazer o certo e evitar danos Obedecer as leis

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU ARACAJU 2012 CLUBE DE DESBRAVADORES DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU Projeto apresentado

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA Palavras-chave: Educação infantil, Gênero, Prática docente. Eixo temático: Gênero e

Leia mais

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis Universidade Federal de Pernambuco andrezabarbozasilva@hotmail.com ppfidelis@gmail.com

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 CIÊNCIAS 4º período 10 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Lívia, João e Laura Página 1

Lívia, João e Laura Página 1 Lívia, João e Laura Página 1 Índice - Introdução - Mapa Conceitual; - Análise do consumo de água da Moppe; - Pesquisa de campo; - Análise da água - Conclusão Lívia, João e Laura Página 2 Introdução Nós

Leia mais

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: Música popular no ensino de história e estudos amazônicos. COORDENADOR: Edilson Mateus Costa da Silva

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: Música popular no ensino de história e estudos amazônicos. COORDENADOR: Edilson Mateus Costa da Silva HISTÓRIA 71 PLANO DE TRABALHO: A música folclórica no ensino de Estudos Amazônicos. ALUNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Wellinton Barreto Barreto Na Amazônia há uma série de ritmos folclóricos identificados

Leia mais

O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID

O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID Danilo Augusto Matos 1, Vinícius Nunes dos Santos 1, Daniela Marques Alexandrino 2*, Maria Celeste Passos Silva Nascimento

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

Cases de Consultoria

Cases de Consultoria O treinamento coloca o participante no lugar de um consultor de gestão a serviço de grandes empresas que atuam no país. Os participantes terão que usar toda sua energia para descobrir soluções inovadoras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CEDUC: CENTRO EDUCACIONAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CEDUC: CENTRO EDUCACIONAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CEDUC: CENTRO EDUCACIONAL. ITAMARA CARDOSO DOS SANTOS JULIANA LIMA MAGALHÃES SUANI MARA DA SILVA VIANA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) BOA

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 Disciplina: Natureza e Sociedade Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil OBJETIVOS GERAIS: Identificar as diferenças e semelhanças

Leia mais

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Escola Municipal APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Nome Turma Professor (a) 1- Vamos ler a informação: A matéria forma tudo o que existe no mundo. Esta matéria pode ser transformada por uma força chamada energia.

Leia mais

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito

Leia mais

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat Resumo: Esse artigo tem por objetivo fazer uma reflexão mais ampla sobre a pesquisa desenvolvida

Leia mais

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste 1 Introdução Autor(a): Humberto de Medeiros Silva Coautor(es): Inalmir Bruno Andrade

Leia mais

Publico Alvo: Colégio Inteiro. Equipe: Melina Gonçalves, Marília Andrade, Millena Sampaio, Grazielly Lima, Elloisa Fonseca Pedro Davi, Kid Alencar

Publico Alvo: Colégio Inteiro. Equipe: Melina Gonçalves, Marília Andrade, Millena Sampaio, Grazielly Lima, Elloisa Fonseca Pedro Davi, Kid Alencar Publico Alvo: Colégio Inteiro. Equipe: Melina Gonçalves, Marília Andrade, Millena Sampaio, Grazielly Lima, Elloisa Fonseca Pedro Davi, Kid Alencar As questões de lixo, reciclagem e reutilização vem sendo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF - 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática.

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática. Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro Relicler Pardim GOUVEIA 1 ; Stefane dos Santos REZENDE 2 ; Elizeu Antônio dos SANTOS 3 ; Braulio Sousa CARRIJO 4 ; Marineide Faustino

Leia mais

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª LENI MARLENE JACOB

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª LENI MARLENE JACOB VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª LENI MARLENE JACOB Isabel Cristina Rickli Ramos (Bolsista PIBID) isabel.cristinarr@hotmail.com Bruna Karla Zapotoczny (Bolsista PIBID) bruna_czny@hotmail.com

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO RAPOSOS SUSTENTÁVEL RAPOSOS MG MAI A JUL 16 Realização: Parceria: Patrocínio: Apropriação Cheguei em casa e dei a receita de sabão para o meu tio. Na mesma hora, ele foi à

Leia mais

Programa de Desenvolvimento de Futuros Líderes Públicos ProLíder 2016 EDITAL

Programa de Desenvolvimento de Futuros Líderes Públicos ProLíder 2016 EDITAL Programa de Desenvolvimento de Futuros Líderes Públicos ProLíder 2016 EDITAL Art. 1º. Este documento tem por objetivo regulamentar o processo seletivo para participação no Programa de Desenvolvimento de

Leia mais

Palavras-chave: Laboratório do Ensino de Matemática, Ludicidade, Aprendizagem.

Palavras-chave: Laboratório do Ensino de Matemática, Ludicidade, Aprendizagem. 1 LUDICIDADE, ENSINO E O SER MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DE POTÊNCIAS Sivonete da Silva Souza Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) netsouza20@hotmail.com Américo Junior

Leia mais

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos Turma 2015 Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos campeonatos municipais e brincar com meus

Leia mais

Quadro sintético de ações na perspectiva da gestão democrática

Quadro sintético de ações na perspectiva da gestão democrática ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO EM GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) Prezado/a professor/a cursista, Como parte do Curso de Gestão Democrática, com

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Museu Bernardino Machado MUSEU BERNARDINO MACHADO Proposta do Plano de atividades dos Serviços Educativos Setembro

Leia mais

O DIA, A NOITE E O TEMPO... 94 INVENÇÕES, SENTIDOS E MATERIAIS... 136 SUGESTÕES DE LEITURA E FONTES DE PESQUISA... 168 LIÇÕES COMPLEMENTARES...

O DIA, A NOITE E O TEMPO... 94 INVENÇÕES, SENTIDOS E MATERIAIS... 136 SUGESTÕES DE LEITURA E FONTES DE PESQUISA... 168 LIÇÕES COMPLEMENTARES... 3 O DIA, A NOITE E O TEMPO... 94 Módulo 9 Observando o dia e a noite...94 O que já sei......95 Atividade prática...95 Observando e descrevendo o céu...96 Com a palavra... Antônio Mário Magalhães, astrônomo...99

Leia mais

GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental RESUMO

GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental RESUMO GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental 1 Bruna A. ARAÚJO; 2 Bruno L.R. MELO; 3 José N. NETO; 4 Elisa C. ROCHA; 5 Leda M.SILVA RESUMO Jogos educativos, como Gincanas,

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO Resumo Raquel Pirangi Barros UEPB rpbfjmc@gmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo UEPB cristina-aragao21@hotmail.com

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Projeto de Extensão: Escola Cidadã Alfabetização e Inclusão Digital

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Projeto de Extensão: Escola Cidadã Alfabetização e Inclusão Digital CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Projeto de Extensão: Escola Cidadã Alfabetização e Inclusão Digital Professor Titular: Professor Auxiliar: Profª. Daniela

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR MARTINS, Beatriz Rodrigues 1 ; ROSINI, Alessandra Monteiro 2 ; CORRÊA, Alessandro Sousa 3 ; DE CARVALHO, Deborah Nogueira 4 ;

Leia mais

Palavras-chave: Análise de Erros; Análise Combinatória; Formação de professores.

Palavras-chave: Análise de Erros; Análise Combinatória; Formação de professores. RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: O QUE OS ALUNOS DO 1º E 6º SEMESTRES CAMPUS PAULO AFONSO - UNEB DEMONSTRAM SABER Juliana Rodrigues Ferreira UESB Roberta D Angela Menduni Bortoloti - UESB Comunicação Oral RESUMO:

Leia mais

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Introdução MIRTES APARECIDA ALMEIDA SOUSA Universidade Federal de Campina Grande Quando as crianças chegam à escola dos anos iniciais

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

Portal GPS Profissional Um guia para mapear a si mesmo e escolher a sua profissão

Portal GPS Profissional Um guia para mapear a si mesmo e escolher a sua profissão Gabriela Galvão Concluiu a orientação profissional na Clínica Leo Fraiman Meu nome é Gabriela Galvão e eu realizei o processo de Orientação Vocacional com o psicólogo Leo Fraiman. Foi trabalhoso, mas gratificante.

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº11 29/04-05/05 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº11 29/04-05/05 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA ABRE INSCRIÇÕES O Mestrado Pro ssional em Segurança Pública

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA INTRODUÇÃO O município de São João do Polêsine faz parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana, pertencente a região central do Estado

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: UM PROBLEMA ENFRENTADO PELA POPULAÇÃO DE FRANCISCO SÁ MG. Palavras-chave: socioambientais, conscientização, problemas.

QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: UM PROBLEMA ENFRENTADO PELA POPULAÇÃO DE FRANCISCO SÁ MG. Palavras-chave: socioambientais, conscientização, problemas. QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: UM PROBLEMA ENFRENTADO PELA POPULAÇÃO DE FRANCISCO SÁ MG Área Temática: Meio Ambiente Valdemir Antoneli (Coordenador da Ação de Extensão) Palavras-chave: socioambientais, conscientização,

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 604 quer para o CPII. Honestidade é a palavra que indica

Leia mais

Relatório das atividades 1º Semestre de fevereiro

Relatório das atividades 1º Semestre de fevereiro Relatório das atividades 1º Semestre 2008 26 de fevereiro Reunião no P E Caverna do Diabo Camila, Adão e Godoi Os jovens apresentaram o Programa Jovens Econscientes para os integrantes do Conselho Consultivo

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA

A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA Messias de Oliveira Silva 1 ; Maria Fernanda Araujo Silva 1 ; Rafaele dos Santos Batista Flôr 2 ; Lígia Maria Freitas Sampaio 3 ; Maria

Leia mais

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL. AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL www.canvaslms.com/7descobertas CONSTRUINDO UMA ECONOMIA FORTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO A economia brasileira passa por um período delicado e tem sofrido

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCADZMT1 IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO ANIMAL PARA O PROFISSIONAL ZOOTECNISTA Aldivan Rodrigues Alves (1), Ariosvaldo Nunes de Medeiros (2), Ludmila da Paz Gomes da Silva (3) Centro

Leia mais

O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia

O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia 5ºG O Dia Mundial da Meteorologia foi, para mim Inesquecível, porque participei em muitas actividades diferentes. Juliana Muito importante

Leia mais

Regulamento do Torneio A Copa do Guadiana

Regulamento do Torneio A Copa do Guadiana Regulamento do Torneio A Copa do Guadiana 1. - APRESENTAÇÃO A IIIª Edição de A Copa do Guadiana realiza-se nas instalações do Complexo Desportivo de Vila Real Santo António (Algarve), nas instalações do

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTO

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTO SILVA, Cármen Cássia Velloso eprofessora do Departamento de Geociências/ UNIMONTES. Mestre em Educação. Integrante da equipe técnica

Leia mais

Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca

Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca 1 Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca 4.ºA, prof. Ana Paula 1. - O senhor Empreendedorismo visita muitas vezes a biblioteca da escola para arranjar ferramentas

Leia mais

O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA INTRODUÇÃO CABRAL, Juliana da Silva. julianacabralletras@hotmail.com NASCIMENTO, Edna Ranielly do. niellyfersou@hotmail.com LUNA,

Leia mais

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO Katherine Scheeffer de Almeida Bucher. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Leia mais

2 - DEZESSEIS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

2 - DEZESSEIS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO 9 2 - DEZESSEIS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto 1 - Para construir o é preciso que direção, professores, funcionários, alunos e pais saibam o que ele significa.

Leia mais