Relatório das atividades 1º Semestre de fevereiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório das atividades 1º Semestre de fevereiro"

Transcrição

1 Relatório das atividades 1º Semestre de fevereiro Reunião no P E Caverna do Diabo Camila, Adão e Godoi Os jovens apresentaram o Programa Jovens Econscientes para os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Caverna do Diabo. 27, 28 e 29 de fevereiro Os jovens do ano passado apresentaram o Parque e as atividades desenvolvidas anteriormente para os novos integrantes do Programa.

2 09 de março Realizado no dia 09/03/2008 o evento em comemoração ao Dia Mundial do Voluntariado, numa parceria com Prefeitura de Pariquera-Açú, Escola Municipal do Bairro Conchal e diversos voluntários. Os adolescentes do Programa Jovens ECOnscientes de Pariquera-Açú realizaram palestras, plantio de mudas nativas e apoio às crianças nas atividades desenvolvidas. *Parceiros no PJE: Instituto Elektro, PE Campina do Encantado, IDESC, Prefeitura Municipal de Pariquera-Açú e Policia Ambiental. 12 de março Os jovens receberam no Parque a visita do Professor Rubem Ávila da Faculdade UNISEP Registro, que ministrou uma Palestra sobre Relações Ecológicas. Logo após os jovens apresentaram a Trilha da Brejaúva para o professor, que fez observações importantes sobre pássaros e plantas.

3 27 de março Em comemoração ao Dia Mundial da Água, os jovens realizaram uma limpeza nas margens dos Rios Turvo e Pariquera. 29 de março Dia Mundial da Água Os jovens participaram, juntamente com outros Órgãos Públicos, do evento na Praça da Matriz para falar sobre a importância da preservação da água.

4 Circuito Elektro em Pariquera-Açú Nos dias 03, 04 e 05 de abril, os jovens participaram do Circuito Elektro, realizado na cidade de Pariquera-Açú. Foi montada a tenda do Programa para melhor atender o Publico. Dentre as atividades realizadas, foram feitas palestras de conscientização para as escolas do município, apresentação do Programa e do Parque Estadual Campina do Encantado para a comunidade e entrega de 600 mudas nativas e informativos sobre meio ambiente. 08 de abril A Coordenação e as Monitoras apresentaram o Programa Jovens ECOnscientes aos integrantes do Rotary Club de Pariquera-Açú, atendendo ao convite de seu presidente para buscar novas parcerias e apoio na realização de eventos. 09 de abril Plantio de mudas na Vila Clementina. Atendendo ao pedido da Câmara Municipal de Pariquera-Açú, o Programa Jovens ECOnscientes, junto aos alunos da Escola Moacir, realizaram o plantio de 200 mudas nativas para o reflorestamento do canteiro de acesso a Vila Clementina, que fica a margem da estrada de Cananéia. Houve uma palestra para os alunos conscientizando-os sobre a importância da preservação das matas.

5 Circuito Elektro em Iguape. Devido ao sucesso do programa Jovens ECOnscientes no Circuito Elektro realizado em Pariquera-Açú, a equipe foi convidada a participar do circuito no município de Iguape nos dias 10, 11 e 12 de abril, onde foi montada a Tenda do Programa. Foram distribuídas 600 mudas de árvores nativas para a população local, levando o nome do Programa a municípios vizinhos, divulgando e ampliando nossa área de atuação. Distribuição de mudas. Aproveitando o feriado do dia 21 de abril, o Programa deu continuidade a Campanha Adote uma Arvore, Plante uma Vida em parceria com o Parque Estadual Campina do Encantado e Polícia Ambiental, distribuindo 2110 mudas nativas para turistas e moradores da região.

6 Projeto Cidade Limpa. No dia 22 de abril os jovens participaram da campanha Cidade Limpa, junto com a Profª. Selma e alunos do ensino fundamental da escola EE Profº Manoel Camillo Jr., desenvolvendo as seguintes atividades: coleta de lixo urbano nas ruas e avenidas do centro da cidade; orientações aos alunos sobre como manusear o lixo e seu destino final; os perigos do desrespeito em relação ao lixo gerado, focando as conseqüências como a DENGUE e outros problemas originados na falta de higiene e conscientizando-os a um melhor uso das embalagens.

7 Relatório da Semana do Meio Ambiente de junho de 2008 Palestra na escola em Eldorado Monitora: Monique e Sold. Marcos 03 de junho de 2008 Escola: EE Profº Mílcio Bazoli 1ª á 8ª série Monitora: Karina Os jovens do Programa foram recebidos pelo Coordenador Cícero. Os trabalhos de conscientização foram realizados em todas as salas, que em clima descontraído, envolveu todos os alunos. Foram realizados debates sobre diversos temas, dentre eles: desmatamento, reciclagem do lixo, queimadas, aquecimento global e o desequilíbrio da relação homem e natureza. O Programa participou de atividades dentro da escola, como por exemplo dinâmicas.

8 03 de junho de 2008 Escola: EE Profº Moacyr Pinto Santiago 1ª á 8ª série Monitora: Monique Foi realizada uma palestra para as crianças da Pré-escola, e da 1ª á 4ª séries. A Monitora juntamente com o Soldado Marcos e os jovens Adão, Camila, Daiane Maiara, Elaini e Noely, falaram da importância de se preservar o meio ambiente. O meio ambiente não são somente os parques, os jardins em si, é também, o meio em que vivemos: nossas casas, onde estudamos, onde trabalhamos, enfim, precisamos preservar o meio em que vivemos. 04 de junho de 2008 Visita Eco Pedagógica ao Parque Estadual Ilha do Cardoso Monitoras: Carina e Monique As Monitoras e os jovens acompanharam 45 alunos de escolas de Cananéia ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso, juntamente com o Soldado Marcos. Os alunos participantes foram escolhidos após um concurso de redação sobre a Semana do Meio Ambiente, realizado com as escolas municipais.

9 05 de junho de 2008 Escola: EE Profº Sidnei 1ª á 4ª série Monitora: Karina Palestras na escola EE Profº Sidnei com 450 alunos, que também participaram de dinâmicas realizadas pelos jovens. As dinâmicas tiveram como temas o tempo de degradação do lixo no meio ambiente para potencializar a poluição do mesmo, e, outra sobre a coleta de lixo (mostrando assim a importância da reciclagem). Falaram também sobre o tráfico de animais e os animais em extinção. 05 de junho de 2008 Distribuição de mudas na cidade Cananéia Viveirista: Eli O Monitor Eli, juntamente com o soldado Marcos e alguns jovens, realizaram a distribuição de 1000 mudas de espécies nativas na cidade de Cananéia, para moradores e turistas. Participaram da atividade alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Déborah Silva Camargo.

10 06 de junho de 2008 Plantio de mudas no PIT Pariquera-Açú Os adolescentes do Programa Jovens ECOnscientes participaram do plantio de 100 mudas nativas na inauguração do PIT Ponto de Informações Turisticas em Pariquera-Açú, em continuidade as atividades de reflorestamento da mata ciliar dos rios Turvo e Pariquera. 08 de junho de 2008 VI Pedalada Ecológica ao Parque Estadual Campina do Encantado No dia 08 de junho foi realizada, em Pariquera Açu, a VI Pedalada Ecológica ao Parque Estadual Campina do Encantado, evento realizado anualmente na Semana do Meio Ambiente e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Instituto Elektro, Policia Ambiental, Programa Jovens ECOnscientes, Rotary Club de Pariquera Açu, PreserVarte e comércio local. Participaram do evento cerca de 500 pessoas entre ciclistas e organizadores.

11 16 de junho Os jovens receberam a visita do Professor Afrânio e equipe da UNESP, para falar sobre o Projeto de recuperação do Bosque em Registro e programação de novas atividades com os jovens do PJE.

12 19 a 23 de junho Participação na Expojac, em Jacupiranga. Foi utilizado espaço em conjunto com outras Unidades de Conservação do Vale do Ribeira, sendo distribuídas 400 mudas de espécies nativas aos visitantes. 27 de junho Avaliação e planejamento do Projeto na Escola Angatuba, realizado pelos jovens Renato, Adão e Arthur Projeto de Reflorestamento de área próxima ao pátio da escola, fossas sépticas e acessos aos cadeirantes. Mudas produzidas Mudas Doadas Mudas plantadas dentro do Parque 50 Mudas plantadas em eventos 350 Escolas atendidas pelos jovens - 08

Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II

Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II Relat. n 11 - Ref.: Jun/Jul/2013 - Acompanhamento do processo de regeneração nas nascentes manejadas pelo projeto Nos meses de junho e julho

Leia mais

Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II

Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II Relat. n 10 - Ref.: Abr/Mai/2013 - Acompanhamento do processo de regeneração nas nascentes manejadas pelo projeto Nos meses de abril e maio

Leia mais

Plantio de árvores nativas com CEIM

Plantio de árvores nativas com CEIM Devoltiva das oficinas com alunos Oficina com professores Espetáculo teatral Pinheirinho Bacana Trilha interpretativa com alunos no PARNAMUL Plantio de árvores nativas com CEIM Projeto: Mata Atlântica:

Leia mais

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE Reportagens Veiculadas na Imprensa 1 VEÍCULO: Robson Sampaio DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/09/2016 LINK: http://www.robsonsampaio.com.br/evento-nacional-realiza-acoes-de-limpeza-ambiental-e-cidadaniana-lagoa-do-araca/

Leia mais

Projeto De Olho nos Olhos

Projeto De Olho nos Olhos 2 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Ref.: Abril a Julho / 2017 Projeto De Olho nos Olhos A nova fase do projeto iniciou em novembro de 2016, tendo como meta até Dezembro de 2018 o plantio de 130 mil mudas de árvores

Leia mais

150 Mudas de Palmito Pupunha obtidas pelos companheiros do Rotary Club

150 Mudas de Palmito Pupunha obtidas pelos companheiros do Rotary Club Mudas de Plantas adquiridas pelos companheiros do Rotary Plantio das mudas: Pedro Tanaka, Cesar Luiz dos Santos e Francisco Borsrai Netto Companheiro Eugênio Bim ao lado da Placa Comemorativa 150 Mudas

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2003

RELATÓRIO ANUAL 2003 RELATÓRIO ANUAL 2003 RELATÓRIO ANUAL DO PROJETO COPAÍBA - 2003 MISSÃO DO PROJETO COPAÍBA Promover a preservação, recuperação e conscientização ambientais, contribuindo assim para a convivência harmônica

Leia mais

Julho a Setembro de 2017 Ano 8 Edição 24, Distribuição Gratuita EQUIPES VENCEDORAS DO PROGRAMA PAZ 3º TRIMESTRE

Julho a Setembro de 2017 Ano 8 Edição 24, Distribuição Gratuita EQUIPES VENCEDORAS DO PROGRAMA PAZ 3º TRIMESTRE INFORMATIVO GATEADOS Julho a Setembro de 2017 Ano 8 Edição 24, Distribuição Gratuita EQUIPES VENCEDORAS DO PROGRAMA PAZ 3º TRIMESTRE Realizamos a entrega das premiações do Programa Acidente Zero PAZ, referente

Leia mais

Programa de recuperação e manutenção das matas ciliares do Rio Botafogo

Programa de recuperação e manutenção das matas ciliares do Rio Botafogo Programa de recuperação e manutenção das matas ciliares do Rio Botafogo A terra reage ao modo como a tratamos. Se fizermos bem, teremos um bem-estar maior Caetano Becarri. Plantador de árvores de 88 anos.

Leia mais

1. EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA

1. EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA INSTRUÇÕES para PREENCHIMENTO do FORMULÁRIO de CONCURSO de CLUBES 1. EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA 1.1. OBRIGAÇÕES FISCAIS DA PESSOA JURÍDICA A. ATOS ADMINISTRATIVOS Para qualquer um dos itens, lançar no relatório

Leia mais

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia?

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia? O BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE O Bosque da UFSC é uma área verde de convivência no campus Trindade. Um espaço que para descanso e lazer de professores, universitários, servidores e moradores do entorno da UFSC.

Leia mais

Instituto Fábrica de Florestas

Instituto Fábrica de Florestas Instituto Fábrica de Florestas O Instituto Fábrica de Florestas O Instituto Fábrica de Florestas IFF, é uma associação civil de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental Abril/2017 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

Projeto De Olho nos Olhos

Projeto De Olho nos Olhos 5 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Ref.: Abril à Julho/2018 Projeto De Olho nos Olhos As atividades realizadas entre os meses de abril e julho de 2018 se concentraram na prospecção de novos potenciais beneficiados

Leia mais

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC. 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC. 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE 1 SUMÁRIO Agradecimentos...03 Registros fotográficos do evento...04 Peças publicitárias...13 Reportagens

Leia mais

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU CONHECENDO O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E OS SEUS PROBLEMAS Temos uma bela paisagem, arquitetura e patrimônio cultural (Rodolfo Gedeon, morador

Leia mais

EM TODA INCURSÃO E VISITA É FEITO OBRIGATORIAMENTE PELOS VOLUNTÁRIOS DA JAPPA, RELATO FOTOGRÁFICO.

EM TODA INCURSÃO E VISITA É FEITO OBRIGATORIAMENTE PELOS VOLUNTÁRIOS DA JAPPA, RELATO FOTOGRÁFICO. RELATÓRIO DE INCURSÃO / VISITA EM TODA INCURSÃO E VISITA É FEITO OBRIGATORIAMENTE PELOS VOLUNTÁRIOS DA JAPPA, RELATO FOTOGRÁFICO. 27/07/2013: Neste dia estivemos: a) Parque São Francisco e Itatiba Country

Leia mais

SALGADO FILHO FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL

SALGADO FILHO FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL SALGADO FILHO FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL COORDENADORES: Eloir Wronski (46)8412-8062 COMUNICADORA: Juliana Welter (46)8406-4812 PROTOCOLO DE DIÁLOGO GRUPO 01 Julio Nesi Prefeitura 46-8412-7555 Julio.nesi@hotmail.com

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Alunos da Escola Epitácio Pessoa visitando a estufa onde são germinadas as sementes de arvores nativas Alunos da Escola Parigot de Souza vizitam Viveiro onde

Leia mais

ATIVIDADES COMEMORATIVAS AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PARCERIA SEMAM SETUR SEDUC SECOR SMS - SABESP SALA VERDE APAE VERDE

ATIVIDADES COMEMORATIVAS AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PARCERIA SEMAM SETUR SEDUC SECOR SMS - SABESP SALA VERDE APAE VERDE ATIVIDADES COMEMORATIVAS AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PARCERIA SEMAM SETUR SEDUC SECOR SMS - SABESP SALA VERDE APAE VERDE MÊS DO MEIO AMBIENTE JUNHO/2016 Data Evento/Organizador Horário/Público Local

Leia mais

Relatório de Atividades.

Relatório de Atividades. Relatório de Atividades 2016 www.apremavi.org.br Programa Matas Legais Objetivo: Desenvolver um programa de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal que ajude a preservar e recuperar os remanescentes

Leia mais

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

SEMANA DO MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SINOP SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 2013 03 A 07 DE JUNHO DE 2013 OBJETIVO GERAL Realizar atividades de sensibilização socioambiental

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Maio a Junho de 2015 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manuelita Stucchi Atividades

Leia mais

ONDA VERDE Preservando O Meio Ambiente Fundada em Cadastrada no CNEA Portaria 06 de PLANO DE TRABALHO 2016

ONDA VERDE Preservando O Meio Ambiente Fundada em Cadastrada no CNEA Portaria 06 de PLANO DE TRABALHO 2016 PLANO DE TRABALHO 2016 SOCIEDADE ONDA VERDE-Preservando o Meio Ambiente I.Dados de identificação SOCIEDADE ONDA VERDE-Preservando o Meio Ambiente CNPJ 032013540001-92 CEDE; Rua São Pedro, nº 317. Praia

Leia mais

JACARÉ RIBEIRÃO VIVO - ASSOCIAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL J A P P A - N E W S. Relatório de Atividades DEZEMBRO/2018

JACARÉ RIBEIRÃO VIVO - ASSOCIAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL J A P P A - N E W S. Relatório de Atividades DEZEMBRO/2018 J A P P A - N E W S Relatório de Atividades DEZEMBRO/2018 Realizadas 02 Reuniões Ordinárias (13 e 20/12/2018) 08/12/2018 = Participação de representantes da JAPPA em limpeza ecológica realizada pela PMI,

Leia mais

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO : Araçuaí DISTÂNCIA DA CAPITAL : 678km MESOREGIÃO: Jequitinhonha

Leia mais

LEI Nº 091/2007. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, RS no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art.68,III de Lei Orgânica do Município,

LEI Nº 091/2007. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, RS no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art.68,III de Lei Orgânica do Município, LEI Nº 091/2007 ALTERA PROGRAMA DE GOVERNO NO PPA 2006-2009, LDO 2008, SUBSTITUI PROGRAMA DE GOVERNO, INCLUI PROGRAMA NA LDO 2008, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, RS no uso das

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO E DESCRITIVO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO E DESCRITIVO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO E DESCRITIVO AÇÕES COMPROBATÓRIAS DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PERÍODO DE 2011/ 2014 2011 13/06/2011 13/06/2011 SEMANA DE MEIO AMBIENTE, EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS Boletim n 03 30/09/2016 Site: http://delins.educacao.sp.gov.br/ Idealizado para facilitar a circulação das informações, bem como o compartilhamento de boas práticas,

Leia mais

ARBORIZAÇÃO COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA E DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE

ARBORIZAÇÃO COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA E DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE ARBORIZAÇÃO COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA E DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE Francisca Evelice Cardoso de Souza¹, Andreza de Melo Mendonça 2, Ingrid Kethyane Beserra Holanda 3, Breno Veríssimo

Leia mais

Educação ambiental: processo participativo para melhora

Educação ambiental: processo participativo para melhora Educação Ambiental Educação ambiental A CESP promoveu a partir de 1998, o Programa de Educação Ambiental com o objetivo de atuar efetivamente para melhorar a qualidade ambiental e de vida. O programa é

Leia mais

Informativo. Meio Ambiente. Rede AICA. Percurso: Junho 2017

Informativo. Meio Ambiente. Rede AICA. Percurso: Junho 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Junho 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Meio Ambiente C om o tema: Meio Ambiente, o percurso

Leia mais

Campanha Cílios do Ribeira

Campanha Cílios do Ribeira Encontro Regional Centro Pastoral Registro 04 de novembro de 2011 Campanha Cílios do Ribeira Iniciativa - ISA/Vidágua Apoio FEHIDRO e FNMA Procedimentos Contato do interessado Visita do técnico na área

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL CAJURU 24/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 24

Leia mais

Prefeitura Municipal de Resende Agência do Meio Ambiente do Município de Resende

Prefeitura Municipal de Resende Agência do Meio Ambiente do Município de Resende Clean Up The World 2013 Ano Internacional da Conservação da Água (International Year of Water s Conservation), esse foi o tema da ONU/UNEP, para o Clean Up The World 2013. Pelo décimo primeiro ano consecutivo,

Leia mais

PROJETO RIO MANOEL ALVES GRANDE: TUA HISTÓRIA NOSSA HISTÓRIA

PROJETO RIO MANOEL ALVES GRANDE: TUA HISTÓRIA NOSSA HISTÓRIA GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇAO E CULTURA COLÉGIO ESTADUAL ADÁ DE ASSIS TEIXEIRA GOIATINS - TOCANTINS PROJETO RIO MANOEL ALVES GRANDE: TUA HISTÓRIA NOSSA HISTÓRIA GOIATINS-2007 GOVERNO

Leia mais

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido 312 Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido School and Embrapa Program: From Students of Semiarid Josiel Bezerra dos Santos 1 ; Lícia

Leia mais

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Inventário e neutralização das emissões de carbono das obras da Arena Pantanal Parceria: Instituto Ação Verde (convênio

Leia mais

Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI.

Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI. Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI Página: 1/1 nº 63 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental O Plano de Gestão Ambiental (PGA) visa efetivar a gestão ambiental integrada aos pilares econômico, social e ambiental,

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável Água Passeio na Mata Viveiro de Mudas Resíduos Sólidos Controle Biológico Observação de Aves O Parque Aimaratá está de portas

Leia mais

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário 1) Mutirão de Aniversário A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo, com o objetivo de comemorar seu aniversário de 101 anos, realizou um Mutirão de Saúde e Cidadania no Parque do Carmo,

Leia mais

IMPORTANTE. Politécnico recebe Orquestra de Cordas da. Assessoria de RP aplica Pesquisa de Clima Organizacional no Colégio Politécnico UFSM

IMPORTANTE. Politécnico recebe Orquestra de Cordas da. Assessoria de RP aplica Pesquisa de Clima Organizacional no Colégio Politécnico UFSM IMPORTANTE Assessoria de RP aplica Pesquisa de Clima Organizacional no Colégio Politécnico Politécnico recebe Orquestra de Cordas da UFSM A Assessoria de Relações Públicas do Colégio Politécnico convida

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE MATA NATIVA

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE MATA NATIVA ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE MATA NATIVA PROGRAMA Nº 05/ 2014 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri. 5ª edição, revisão e atualização

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO Etapas do PMMA Organização do processo de elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica MOBILIZAÇÃO QUE CO SO ANÁLISE PRON CO VO Definição da Visão de Futuro DIAGNÓSTICO QUE CO

Leia mais

CtP Informações Gerais

CtP Informações Gerais Diesel Systems América Latina CtP Informações Gerais Colaboradores 2.690 Fundação 1978 Área Total - 587.232 m² Construída - 84.176 m² Outubro 2013 Fonte: CtP/HRL Fundação Robert Bosch Por decisão testamentária

Leia mais

PARIQUERA-AÇU OBRAS E AÇÕES GESTÕES

PARIQUERA-AÇU OBRAS E AÇÕES GESTÕES AGRICULTURA: Programa Melhor Caminho: PARIQUERA-AÇU OBRAS E AÇÕES GESTÕES 2011-2014 serão recuperados 6,00 km da Estrada Municipal PA 4/5 no Bairro Alto Senador Dantas e Angatuba (6ª Fase) - Custo: R$

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO XXIII PROJETO ESCOLA LIMPA INTRODUÇÃO O município de São João do Polêsine faz parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana, pertencente a região central do Estado

Leia mais

Florestas: A Experiência do Estado de São Paulo

Florestas: A Experiência do Estado de São Paulo 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas FOREST 2006 Florestas: A Experiência do Estado de São Paulo Suani Coelho Secretária Adjunta Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Cuiabá,

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 22/02/2017 Título O projeto foi executado? Avaliação do Coordenador A importância

Leia mais

PROJETO PLANT & AÇÃO Semeando o Brasil

PROJETO PLANT & AÇÃO Semeando o Brasil PROJETO PLANT & AÇÃO Semeando o Brasil Idealizadores: Bruna Cavalcante, Lucas Vital, Maiara da Silva Pereira, Mariane Virisimo da Silva, Paula Alves, Renata Duarte, Rodrigo Moura e Thamires Franzini. GUARULHOS

Leia mais

II SEMANA MEIO AMBIENTE E SAÚDE DO HC E FMB

II SEMANA MEIO AMBIENTE E SAÚDE DO HC E FMB II SEMANA MEIO AMBIENTE E SAÚDE DO HC E FMB A Semana do Meio Ambiente tornou-se um evento anual nas dependências da FMB e HC e, durante o período de 29 de maio a 05 de junho foi realizada a II Semana do

Leia mais

PARCERIAS AMBIENTAIS EM JALES E REGIÃO ANTONIO RODRIGUES DA GRELA FILHO GERENTE DE DIVISÃO DE JALES - RTDJ

PARCERIAS AMBIENTAIS EM JALES E REGIÃO ANTONIO RODRIGUES DA GRELA FILHO GERENTE DE DIVISÃO DE JALES - RTDJ PARCERIAS AMBIENTAIS EM JALES E REGIÃO ANTONIO RODRIGUES DA GRELA FILHO GERENTE DE DIVISÃO DE JALES - RTDJ O INÍCIO NO ANO DE 1996 GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA: PARCERIAS: - Prefeituras - Escritório Desenvolvimento

Leia mais

Projeto De Olho nos Olhos

Projeto De Olho nos Olhos 6 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Ref.: Agosto à Novembro/2018 Projeto De Olho nos Olhos As atividades realizadas entre os meses de agosto a novembro de 2018 se concentraram na reestruturação do Viveiro Florestal

Leia mais

Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo. Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI.

Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo. Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI. Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo. Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI Página: 1/1 nº 29 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO ETAPA I MÓDULO I: Organização do processo de elaboração e Mobilização PT/ MOBILIZAÇÃO quecoso Etapas do PMMA ETAPA II proncovo MÓDULO II: Elaboração do Diagnóstico da Situação Atual

Leia mais

Equipe: Unidos pela Natureza

Equipe: Unidos pela Natureza PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES NOME DA ESCOLA: E.E. VEREADOR ELISIARIO PINTO DE MORAIS Equipe: Unidos pela Natureza Título do Projeto: UMA VIDA

Leia mais

Pode integrar roteiros de ecoturismo

Pode integrar roteiros de ecoturismo SÃO LUIZ GONZAGA IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Paisagem do Sítio São Luiz Gonzaga Espaço público?? Arqueológico São federal destinado ao Lourenço Mártir turismo, onde

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012 Etec Monsenhor Antonio Magliano Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012 Professor Responsável: TASSIANA DE CASTRO LA TERZA Equipe de Professores Responsáveis: Professores

Leia mais

Licenciandos Bolsitas Nome Curso de licenciatura

Licenciandos Bolsitas Nome  Curso de licenciatura . Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

Fonte: Projeto Ações Integradas para Sustentabilidade das APPs da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape

Fonte: Projeto Ações Integradas para Sustentabilidade das APPs da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape Situação das Matas Ciliares na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira Fonte: Projeto Ações Integradas para Sustentabilidade das APPs da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape SOS Mata Atlântica/CBH-RB/FEHIDRO/ISA/IF/ARCPLAN/VIDÁGUA

Leia mais

FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL

FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL COORDENADORES: Antônia Natts (46)9116-5751 COMUNICADORA: Fátima Regina da Silva (46) 9109-2209 SECRETÁRIA: Laís Cristina Carminatti (46)9912-5432 PROTOCOLO DE DIÁLOGO GRUPO 01

Leia mais

Categoria Relato de Experiência

Categoria Relato de Experiência Categoria Relato de Experiência Titulo do Trabalho ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA EM COMEMORAÇÃO AO ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS. Nome do Autor (a) Principal Sonia

Leia mais

4 Núcleos de Trabalho. 26 Colaboradores. Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo

4 Núcleos de Trabalho. 26 Colaboradores. Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo 4 Núcleos de Trabalho São Paulo Porto Feliz Pilar do Sul Capão Bonito 26 Colaboradores eng.

Leia mais

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,

Leia mais

Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos

Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos - Atividade de educação ambiental Ref.: 09/2008 No dia 19, aproveitando as comemorações do dia da árvore, foi dada continuidade às atividades de

Leia mais

1 Campanha do Agasalho

1 Campanha do Agasalho 1 Campanha do Agasalho A Cruz Vermelha de São Paulo está realizando a Campanha do Agasalho 2011, que beneficia quatro comunidades de São Paulo: Vila Brasilândia, Jardim Pantanal, Parelheiros e Comunidade

Leia mais

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações BAHIA Período: de 12 a 18/05/2009 HISTÓRIAS POSITIVAS 1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações Nome da entidade: Instituto dos Padres Passionistas da Bahia Nome completo do parceiro: José

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO/ Reuniões Ordinárias (03; 10; 24 e 31/03/2011)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO/ Reuniões Ordinárias (03; 10; 24 e 31/03/2011) J A P P A N E W S RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO/2011 04 Reuniões Ordinárias (03; 10; 24 e 31/03/2011) Visitas e monitoramento diário das águas do Ribeirão jacaré e seus afluentes Enviado 5.534 (cinco

Leia mais

A Serra do Cafezal BR-116

A Serra do Cafezal BR-116 Aspectos Ambientais no Planejamento e Projeto Rodoviário A Serra do Cafezal BR-116 Palestrante: Eng. Eneo Palazzi Rodo 2010 3º Simpósio sobre Obras Rodoviárias Localização 2 BR-116 SP/PR - Histórico Em

Leia mais

Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II

Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II Relatório Bimestral de Atividades Projeto De Olho nos Olhos II Relat. n 14 - Ref.: Dez/2013 a Jan/2014 - Manutenção e Replantio de Mudas - Fase Final do Projeto Nos últimos 3 meses a equipe técnica do

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Projeto Mutirão do reflorestamento a UC 2016 Reflorestamento em áreas urbanas: a experiência da Cidade do Rio de Janeiro Ambientes

Leia mais

Ponto de Coleta- Sub Bacia Rio Cachoeira

Ponto de Coleta- Sub Bacia Rio Cachoeira Ponto de Coleta- Sub Bacia Rio Cachoeira Ponto de Coleta- Sub Bacia Rio Morro Alto Fotos: Projeto: Avaliação da qualidade de água dos rios Morro Alto, Mirandinha e vertente Parque de France Organização:

Leia mais

Localizada a 90 km de São Paulo Região Sudeste

Localizada a 90 km de São Paulo Região Sudeste População 586.625 hab. (IBGE 2010) Área 449,12 km² Densidade Demográfica 1.306,16 hab./km² PIB R$ 13.072.889,43 (SEADE 2008) PIB per capita R$ 22.284,90 (SEADE 2010) Crescimento Populacional 1,75%/ano

Leia mais

O OIKÓS E A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO VIZINHA ÀS ÁREAS VERDES NOS PROGRAMAS VOLTADOS PARA O MEIO AMBIENTE

O OIKÓS E A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO VIZINHA ÀS ÁREAS VERDES NOS PROGRAMAS VOLTADOS PARA O MEIO AMBIENTE Resumo O OIKÓS E A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO VIZINHA ÀS ÁREAS VERDES NOS PROGRAMAS VOLTADOS PARA O MEIO AMBIENTE Elaine Santiago Ferreira Universidade Federal de Viçosa (elainegeo5@yahoo.com.br) O Oikós

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Agosto, Setembro e Outubro de 2015 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manu Stucchi Atividades

Leia mais

Foto 1. Foto 2. Fotos:

Foto 1. Foto 2. Fotos: Foto 1 Foto 2 Fotos: Projeto: Sistema ecológico para reaproveitamento total das águas de banheiros residenciais, industriais e comerciais Organização: Insaite Página: 1/1 23º Prêmio Expressão de Ecologia:

Leia mais

Relatório de Plantio. Área Boqueirão - PARNA Serra da Bodoquena

Relatório de Plantio. Área Boqueirão - PARNA Serra da Bodoquena Área Boqueirão - PARNA Serra da Bodoquena Bonito - MS Outubro/2012 Instituto das Águas da Serra da Bodoquena IASB Organização não governamental sem fins lucrativos, com caráter técnico, científico e ambiental,

Leia mais

24º PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA

24º PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA 24º PRÊMIO EXPRESSÃO de ECOLOGIA 2016 2017 Resíduos do 1º Mutirão de Limpeza do Rio Equipes na Limpeza dos Rios Divulgação dos Resultados do Monitoramento dos Rios Divulgação RIC TV Fotos: divulgação Projeto:

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE USINA CIRCULAR

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE USINA CIRCULAR PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE USINA CIRCULAR Programas e ações Sustentáveis CASE: USINA DE IPATINGA - MG Novembro de 2016 Classificação da Informação: pública Grupo de acesso: GT Coprodutos e áreas relacionadas

Leia mais

EXTRA. Info. Informativo Periódico de Cursos e Eventos - Agosto Aniversário Colégio Dom Bosco

EXTRA. Info. Informativo Periódico de Cursos e Eventos - Agosto Aniversário Colégio Dom Bosco Info EXTRA Informativo Periódico de Cursos e Eventos - Agosto 2018 Aniversário Colégio Dom Bosco Em 1º/09 (sábado), o Colégio Dom Bosco completará oficialmente seus 23 anos, e para comemorarmos esse dia

Leia mais

Plantando Cidadãos Categoria

Plantando Cidadãos Categoria Grupo Escoteiro Guairacá Foz do Iguaçu (PR) Plantando Cidadãos Categoria Educação Ambiental 1. Sobre a organização participante: Razão social: - Grupo Escoteiro Guairacá Nome fantasia: - Grupo Escoteiro

Leia mais

Semana do Escoteiro 2016

Semana do Escoteiro 2016 Semana do Escoteiro 2016 Estamos em um mês muito importante para o escotismo, o mês de abril. Pois no mês de abril comemoramos o Dia Mundial do Escoteiro. Dedicamos uma semana especialmente para comemorar

Leia mais

Relatório de actividades do 3.º período

Relatório de actividades do 3.º período Agrupamento Vertical de Almancil Escola E.B. 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho Clube da Floresta O Camaleão Relatório de actividades do 3.º período 2007-08 No 3.º período do corrente ano lectivo o clube

Leia mais

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Biologia Disciplina Educação Ambiental Profa. Lúcia de Fátima Estevinho Guido Monitores: Daniella, Lucas, Mayara e Vanessa AULA DE CAMPO Visita ao Parque

Leia mais

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gabinete Secretária. Programa Municipal de Gestão Ambiental

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gabinete Secretária. Programa Municipal de Gestão Ambiental Programa Municipal de Gestão Ambiental Programa de Gestão Ambiental I- Apresentação A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi criada pela Lei Municipal n 0 910 de 19 de dezembro de 2007. Em seu Art.

Leia mais

Informativo. Editorial. Nesta Edição. Siga-nos no facebook - SAI Associação Amigos de Itamambuca

Informativo. Editorial. Nesta Edição. Siga-nos no facebook -   SAI Associação Amigos de Itamambuca Foto: feriasbrasil Editorial Caros amigos Estamos trazendo a decisão que foi tomada na AGE realizada no dia 10 de outubro. ro assunto muito importante para todos são as eleições para renovação da Diretoria

Leia mais

Projeto: Melhoria do Ambiente escolar através da jardinagem Organização: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Foz do Iguaçu-APAE

Projeto: Melhoria do Ambiente escolar através da jardinagem Organização: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Foz do Iguaçu-APAE 2 21º Prêmio Expressão de Ecologia Edição 2013-2014 2013-2014 Início do projeto Canteiros prontos Projeto: Melhoria do Ambiente escolar através da jardinagem Organização: Associação de Pais e Amigos dos

Leia mais

Relatório Técnico Descritivo das áreas objeto de TCRA e TAC para regularização da Hípica - Residencial Porta do Sol - Mairinque

Relatório Técnico Descritivo das áreas objeto de TCRA e TAC para regularização da Hípica - Residencial Porta do Sol - Mairinque Relatório Técnico Descritivo das áreas objeto de TCRA e TAC para regularização da Hípica - Residencial Porta do Sol - Mairinque Interessado: ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS AMIGOS DA PORTA DO SOL - APAPS

Leia mais

1 FEIRA UNIVERSITÁRIA, VERDE E SUSTENTÁVEL: EXPOSIÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

1 FEIRA UNIVERSITÁRIA, VERDE E SUSTENTÁVEL: EXPOSIÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE IPORÁ - CESIP FACULDADE DE IPORÁ FAI CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE CURSO- CGA Projeto 1 FEIRA UNIVERSITÁRIA, VERDE E SUSTENTÁVEL: EXPOSIÇÃO DO CURSO

Leia mais

LACERDA, Liliane. IASB,

LACERDA, Liliane. IASB, 109 - Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de matas ciliares e geração de renda em pequenas propriedades às margens do Rio Mimoso, em Bonito, MS LACERDA, Liliane. IASB, iasb@iasb.org.br.

Leia mais

MDMA MDMA MDMA MDMA ACERVO/EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS

MDMA MDMA MDMA MDMA ACERVO/EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS O acervo do projeto é diversificado, enfocando, principalmente, a cultura, as comunidades, a forma de exploração dos recursos naturais e os ecossistemas do Vale do Ribeira. As exposições têm sido itinerantes,

Leia mais

CÍRCULO DE DIÁLOGO 2010 ODM no seu Município MATERIAL DO REDATOR. Grupo de Trabalho nº 01. ODM do Grupo: ( X ) ( ) ( X ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

CÍRCULO DE DIÁLOGO 2010 ODM no seu Município MATERIAL DO REDATOR. Grupo de Trabalho nº 01. ODM do Grupo: ( X ) ( ) ( X ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) MATERIAL DO REDATOR Grupo de Trabalho nº 01 ODM do Grupo: ( X ) ( ) ( X ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Nome Instituição Tel. (043) E-Mail Município Ângela Camargo da Silva CRAS Sapopema Erika Mayuma Makida SM Assistência

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO DE PLANTAS NO SERTÃO DO MOXOTÓ, PERNAMBUCO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO DE PLANTAS NO SERTÃO DO MOXOTÓ, PERNAMBUCO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO DE PLANTAS NO SERTÃO DO MOXOTÓ, PERNAMBUCO Agda Soares de Carvalho (1); Adrianne Teixeira Barros (2) 1 Graduanda do Curso de Ciências Biológicas.

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE Nome do Autor (a) Principal Letícia de Oliveira

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Março, Abril e Maio e julho de 2016 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manu Stucchi Atividades

Leia mais

ARROIO DAS BORBOLETAS: A VISÃO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. Eduíno de Mattos (apresentação)

ARROIO DAS BORBOLETAS: A VISÃO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. Eduíno de Mattos (apresentação) ARROIO DAS BORBOLETAS: A VISÃO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE Associação de Moradores Jardim Geraldo Santana e Ana Carvalho Eduíno de Mattos (apresentação) Endereço para contato:

Leia mais

22o. Prêmio Expressão de Ecologia

22o. Prêmio Expressão de Ecologia 22o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Palestra Escola do Campo Premios para alunos - voo panorâmico Georeferenciamento de Especies de Arvores Visita dos alunos ao Refugio Biologico - Foz do Iguaçu

Leia mais

Respeito ao Meio Ambiente Programa de Educação Ambiental Eco-Social

Respeito ao Meio Ambiente Programa de Educação Ambiental Eco-Social Respeito ao Meio Ambiente Programa de Educação Ambiental Eco-Social Objetivos Objetivos Cognitivos sobre meio ambiente Levar os indivíduos e os grupos sociais a adquirirem largas experiências, contatos

Leia mais