Plano de Gestão Ambiental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Gestão Ambiental"

Transcrição

1 Plano de Gestão Ambiental Abril/2017

2 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais com enfoque em sustentabilidade. A Usina Sonora em suas atividades busca produzir de forma mais sustentável contribuindo para a preservação do meio ambiente e, neste mesmo objetivo reduzindo os custos e primando pela Saúde e Segurança de seus colaboradores.

3 Este programa visa o monitoramento da Fauna Silvestre em relação a sua manutenção e crescimento, nas áreas de atividades da Usina Sonora. Com o objetivo de manter e ampliar o número de indivíduos e espécies identificadas foram realizadas 8 palestras educativas com a participação de 505 funcionários. Houve a realização de sinalização das estradas para diminuir o número de atropelamento de animais, com a instalação de 30 placas. As seguintes metas foram estabelecidas: Manutenção de 100% dos aceiros construídos-continuo. Treinamento de 50 colaboradores no manejo e deslocamento de fauna até julho Programa de monitoramento de Fauna Silvestre Treinamento de conscientização para o comunicado de atropelamento de animais até dezembro de 2017.

4 O programa de monitoramento da vegetação tem por objetivo analisar o comportamento da flora em relação aos impactos causados pela antropização. Os monitoramentos realizados mostraram baixa diversidade de espécies e a necessidade de enriquecimento das áreas, visando a conscientização foram realizadas 8 palestras e 5 treinamentos sobre a preservação do meio-ambiente e a responsabilidade de todos. Programa de monitoramento da Vegetação Com o objetivo de manter e ampliar o número de indivíduos e espécies identificadas nas áreas do empreendimento, a seguinte meta foi estabelecida: Programa de enriquecimento de APPS e corredores ecológicos. Com o plantio de 1200 mudas até o final de 2017.

5 O Programa de Monitoramento Ambiental das Águas Subterrâneas, é considerado um importante indicador ambiental da área de influência direta e indireta da Usina Sonora, e esses indicadores são demonstrados pelas análises físico-químicas e microbiológicas. Programa de monitoramento das águas subterrâneas Nas imediações da Usina Sonora, as análises realizadas apresentam conformidade com as normas vigentes. A empresa tem como objetivo manter estes parâmetros em atendimento a legislação. A empresa tem como meta, estabelecer controle de consumo, para identificar indicadores e estudar a possibilidade da redução do uso.

6 O Programa de monitoramento das águas superficiais e Comunidades Aquáticas é realizado com o objetivo de garantir que as atividades da empresa não estão poluindo os cursos de água e nem diminuindo a qualidade da água neles existentes. Para tanto são realizadas análises químicas, físicas e biológicas nos córregos que cortam as áreas de propriedade da Usina Sonora. As análises realizadas não evidenciaram nenhuma alteração físico química ou biológica das águas. Foi definido como meta o monitoramento do circuito fechado do processo industrial e a readequação da CSAO, assegurando assim a proteção dos cursos de água. Programa de monitoramento das águas superficiais e Comunidades Aquáticas

7 Programa de Gestão de Tráfego Este programa visa o monitoramento do tráfego, estradas e sinalização das vias que fazem parta das terras de propriedade da Usina Sonora Foram registrados 61 acidentes, todos de pequeno porte, apenas 1 deles envolveu animal silvestre, os demais foram ocasionados por: lama, excesso de velocidade, problemas mecânicos e falta de atenção. Nesta primeira campanha foram implantadas as ações de sinalização das vias com a colocação de 30 placas, onde ocorre a travessia de animais silvestres. Realizado 8 treinamentos ambientais com conscientização no trânsito e implantado um programa de manutenção das estradas, intensificado ainda o molhamento com caminhões pipas para diminuição do pó nas vias.

8 O programa de educação ambiental desenvolve diversas atividades, com a comunidade interna e externa, visando a integração e conscientização da comunidade e das atividades da Usina Sonora. Foram realizadas ações no Dia Mundial da água em parceria com o Clube dos desbravadores e ciclo de mini palestras com alunos das escolas Municipais. Houve a realização de 8 treinamentos internos sobre problemas ambientais e outros temas ligados a Sustentabilidade, além de DDS sobre diversos temas e ainda Concurso de desenho e redação com os alunos da Escola Estadual Mauricio Coutinho Dutra com a participação de 1036 alunos. Programa de educação ambiental Nesta campanha a meta é a continuidade da realização de palestras, treinamentos e distribuição de material educativo.

9 A Usina Sonora possui programas desenvolvidos em parceria com o poder público e vários canais de comunicação, sejam eles internos ou externos. As campanhas realizadas são divulgadas através do site oficial da empresa. Os programas sociais e informações direcionadas ao público interno são difundidas através do Jornal Bimestral o Bagaço além de murais e quadros de avisos, assim como as caixas de sugestões e pelo telefone que atende todos os colaboradores e comunidades com as quais a empresa se relaciona. Programa de Comunicação Social A meta neste período e melhorar a qualidade da informação, por meio da padronização e da definição de uma identidade visual.

10 Programa de monitoramento das Emissões Atmosféricas e qualidade do ar O programa visa o monitoramento das emissões atmosféricas e da qualidade do ar. A medição das emissões produzidas pelo processo industrial, apresentaram padrões de emissão dentro do limite permitido pela legislação. A qualidade do ar atende todos os itens estabelecidos na legislação, podendo ser enquadrado na condição da qualidade - IQAr boa. Foi estabelecida como meta a realização de um estudo para avaliar as possibilidades de reduzir ainda mais as emissões e assim contribuir com a melhoria na qualidade do ar.

11 O programa tem como objetivo monitorar a geração e destinação dos resíduos sólidos. Os processos de destinação final podem ser: reciclagem, utilização para obtenção de energia, rerefino etc. Visando garantir o reaproveitamento e o reuso dos resíduos passíveis de tal processo e a destinação final adequada, a meta definida para 2017 e a separação e destinação correta de 100% dos resíduos gerados. Programa de gerenciamento de resíduos sólidos

12 Programa de Monitoramento de Fertilizantes Artificiais e Agroquímicos O programa verifica se as recomendações técnicas dos consultores, com base nas análises de solos, no potencial produtivo da cana e no período a serem cultivados estão sendo seguidas. Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do sistema e a preservação ambiental a empresa tem como meta a redução do uso de agroquímicos em 1% até Além de buscar melhorias nas formulações dos agroquímicos utilizados.

13 O programa visa o monitoramento de pontos identificados como críticos e dos possíveis processos erosivos que venham a ocorrer. As práticas de conservação do solo adotadas têm se mostrado eficazes na prevenção e combate aos processos erosivos quando detectado. São utilizados adubação verde, adubação mineral, rotação de cultura, entre outras. Manter o monitoramento dos pontos críticos e a continuidade das medidas para a conservação do solo para minimizar as ocorrências e evitá-las sempre que possível. Programa de Monitoramento de Processos Erosivos

14 Programa de Monitoramento de qualidade química do solo O programa visa o monitoramento da qualidade química do solo e as como as atividades do empreendimento estão contribuindo para a manutenção das condições de fertilidade do solo. As análises realizadas demonstram que a qualidade química e a fertilidade do solo estão sendo mantidas e os parâmetros avaliados atendem a legislação vigente. A meta estabelecida para o período e a continuidade da realização das análises e a utilização dos resultados para a elaboração do plano de aplicação de vinhaça e fertilizantes naturais.

15 Programa de Monitoramento de Efluentes Líquidos O programa visa o monitoramento dos efluentes líquidos gerados pela empresa. São realizadas análises físico-químicas, para caracterização dos efluentes. A meta estabelecida para o período e o reaproveitamento dos efluentes utilizando-os na agricultura.

16 O programa busca o monitoramento da aplicação de resíduos sólidos e líquidos A aplicação da vinhaça e torta de filtro auxilia na redução no uso de fertilizantes químicos, garantindo assim as boas práticas na cultura da cana do ponto de vista ambiental e produtivo. As análises de solo nos locais das aplicações, revelam que o solo tem se mantido em boas condições de cultivo sem saturação e as análises de água mostram que não houve contaminação dos recursos hídricos. Programa de Monitoramento do Impacto da Aplicação dos Resíduos Líquidos e Sólidos

17 Programa de Monitoramento das mudanças climáticas Este programa tem por objetivo monitorar as mudanças climáticas. A usina sonora adota práticas sustentáveis para minimizar a emissão de gases de efeito estufa e assim diminuir sua contribuição para o aumento das mudanças climáticas. São elas: enriquecimento de APPs; reflorestamento de áreas, produção de etanol, produção de energia a partir de bagaço, mecanização da colheita de cana.

18 Programa de recuperação de áreas degradadas O programa de monitora a recuperação de áreas degradadas A empresa tem como meta a recuperação de áreas de extração de cascalho e enriquecimento de corredores ecológicos. Á área reflorestada no período foi de aproximadamente de 7,2 hectares na Fazenda Modelo, com característica de solo arenoso, apresentando pequenos pontos rochosos e carência populacional de arvores e arbustos.

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental 2018 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19 Unidade Barra Grande Sumário 1. Introdução 2. Objetivo 3. Filosofia Empresarial 4. Diretrizes de Sustentabilidade 5. Protocolo Etanol Mais Verde

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Unidade Santa Luzia

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Unidade Santa Luzia 2019 PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL Unidade Santa Luzia Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivo... 4 3 Política sobre Sustentabilidade... 5-6 4 Protocolos, Certificações e Compromissos... 7 5 Indicadores e

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental O Plano de Gestão Ambiental (PGA) visa efetivar a gestão ambiental integrada aos pilares econômico, social e ambiental,

Leia mais

#SUSTENT #SUSTEN A T BILIDA ABILID DE ADE

#SUSTENT #SUSTEN A T BILIDA ABILID DE ADE 1 #SUSTENTABILIDADE Um compromisso de todos O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta um conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas pela Usina em certos casos, voluntariamente,

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA) UNIDADE CONQUISTA DO PONTAL

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA) UNIDADE CONQUISTA DO PONTAL PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA) UNIDADE CONQUISTA DO PONTAL Sumário 1. Introdução...3 2. Objetivo...4 3. Missão, Visão, Valores...4 4. Política de Sustentabilidade...5 5. Protocolo Agroambiental...

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental 2018 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta as atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas a fim de orientar decisões e diretrizes com foco na sustentabilidade.

Leia mais

ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade;

ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade; Projetos 1. Reflorestamento: Projetos que visam: ü Minimizar os impactos ambientais; ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade; ü Manutenção da biodiversidade e dos recursos

Leia mais

#SUSTENTABILIDADE Um compromisso de todos

#SUSTENTABILIDADE Um compromisso de todos 1 #SUSTENTABILIDADE Um compromisso de todos O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta um conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas pela Usina em certos casos, voluntariamente,

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf 2 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Costa Pinto

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Costa Pinto Plano de Gestão Ambiental Unidade Costa Pinto Unidade Costa Pinto A Costa Pinto é uma das maiores unidades produtivas do Brasil. Os constantes investimentos em pesquisa e inovação tecnológica tornaram-na

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena Plano de Gestão Ambiental Unidade Santa Helena Unidade Santa Helena Fundada em 1951, a usina Santa Helena está localizada em Rio das Pedras, cuja cidade está inserida na mais tradicional região canavieira

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Junqueira

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Junqueira Plano de Gestão Ambiental Unidade Junqueira Unidade Junqueira A Usina Junqueira foi construída em 1910 na cidade de Igarapava-SP, localizada ao norte do estado de São Paulo, na divisa com o estado de Minas

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Rafard

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Rafard Plano de Gestão Ambiental Unidade Rafard Unidade Rafard Em 1882 foi constituída a Usina Rafard por Júlio Henrique Raffard em sociedade com um grupo inglês. Juntos fundavam a The S. Paulo Sugar Factory

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bonfim

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bonfim Plano de Gestão Ambiental Unidade Bonfim Unidade Bonfim A Usina Bonfim foi construída em 1948 e tem sua sede na Zona Rural do município de Guariba (SP), distante 325 km da capital do Estado. Localizada

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Diamante

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Diamante Plano de Gestão Ambiental Unidade Diamante Unidade Diamante Localizada no município de Jaú, a Unidade Diamante foi fundada pela Família Franceschi que imigrou para o Brasil em 1888 e teve seu primeiro

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Projeto Mutirão do reflorestamento a UC 2016 Reflorestamento em áreas urbanas: a experiência da Cidade do Rio de Janeiro Ambientes

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade São Francisco

Plano de Gestão Ambiental. Unidade São Francisco Plano de Gestão Ambiental Unidade São Francisco Unidade São Francisco Fundada em 1948 como Usina Açucareira São Francisco, é voltada exclusivamente para a produção de açúcar refinado granulado, cristal

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Unidade Conquista do Pontal

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Unidade Conquista do Pontal 2018 PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL Unidade Conquista do Pontal Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivo... 4 3 Política sobre Sustentabilidade... 5 4 Protocolos, Certificações e Compromissos... 7 5 Indicadores

Leia mais

PLANOS E PROGRAMAS AMBIENTAIS

PLANOS E PROGRAMAS AMBIENTAIS PLANOS E PROGRAMAS AMBIENTAIS Res. CONAMA 001/86 Art. 6º O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas: I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Araraquara

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Araraquara Plano de Gestão Ambiental Unidade Araraquara Unidade Araraquara A unidade Araraquara, fundada pela Família Zanin, teve sua construção iniciada em princípios de 1945. Em 1947 iniciou-se o processo de fabricação

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Univalem

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Univalem Plano de Gestão Ambiental Unidade Univalem Unidade Univalem A Univalem foi fundada em 1976 e está instalada no município de Valparaiso, á 560 quilômetros de São Paulo. Criada inicialmente para produzir

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS 4 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o Governo do Reino

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Maracaí

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Maracaí Plano de Gestão Ambiental Unidade Maracaí Unidade Maracaí Localizada na região oeste do estado de São Paulo, no município de Maracaí (a 30 km de Assis), a unidade Maracaí trouxe à região alento aos agricultores

Leia mais

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF Programa Plante Árvore Instituto Brasileiro de Florestas - IBF O que é? O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do Instituto Brasileiro de Florestas IBF que consiste no cadastro de proprietários

Leia mais

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Restauração florestal em APP - caso Ceran Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Empreendimento - Localização UHE Castro Alves - Margem Esquerda: Nova Pádua e Flores da Cunha

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra Plano de Gestão Ambiental Unidade Serra Unidade Serra Localizada na cidade de Ibaté, região central do estado de São Paulo, a Unidade Serra opera desde 1953 e foi incorporada ao grupo Cosan em 1998. Esta

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Jataí

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Jataí Plano de Gestão Ambiental Unidade Jataí Unidade Jataí Localizada na região centroeste do estado de Goiás, no município de Jataí, a unidade é considerada uma das mais modernas do Brasil e do mundo devido

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Pinhal e Santo Antonio Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Para o atendimento pleno à sociedade com SOLUÇÕES EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE a Plonus está estruturada em nove EIXOS TEMÁTICOS.

Para o atendimento pleno à sociedade com SOLUÇÕES EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE a Plonus está estruturada em nove EIXOS TEMÁTICOS. NOSSA MISSÃO Desenvolver soluções de engenharia e meio ambiente que contribuam para que empreendimentos sejam socialmente inclusivos e ambientalmente equilibrados. Para o atendimento pleno à sociedade

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Destivale

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Destivale Plano de Gestão Ambiental Unidade Destivale Unidade Destivale Localizada no município de Araçatuba, região noroeste do estado de São Paulo, às margens do Rio Tietê, a unidade Destivale nasceu com suas

Leia mais

8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL

8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL 8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL O plano de controle e monitoramento técnico e ambiental tem como objetivo propor soluções para controlar e/ou atenuar os impactos ambientais adversos gerados

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Barra

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Barra Plano de Gestão Ambiental Unidade Barra Unidade Barra Em 1944 foi constituída a Usina da Barra por Orlando Chesini Ometto, após 2 anos de funcionamento já produzia 49.380 sacas de açúcar e 107.269 litros

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bonfim

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bonfim Plano de Gestão Ambiental Unidade Bonfim Unidade Bonfim Antes de apresentar as ações e resultados que vem sendo acompanhados pelos gestores da unidade Bonfim, cabe informar um pouco sobre seu histórico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho Município: Jales Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bom Retiro

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bom Retiro Plano de Gestão Ambiental Unidade Bom Retiro Unidade Bom Retiro Localizada na cidade de Capivari - SP, a unidade Bom Retiro concentra sua atividade na produção de açúcar VHP e etanol. Juntamente com as

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Dona Nenem e São João Grande. Resumo Público

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Dona Nenem e São João Grande. Resumo Público Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazendas Dona Nenem e São João Grande Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Ipaussu

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Ipaussu Plano de Gestão Ambiental Unidade Ipaussu Unidade Ipaussu Fundada em 1982 no município de Ipaussu, durante 13 anos funcionou como destilaria autônoma produzindo apenas álcool combustível. Em 1995 passou

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Paraguaçu

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Paraguaçu Plano de Gestão Ambiental Unidade Paraguaçu Unidade Paraguaçu O imóvel onde está inserido o parque industrial é denominado de Sítio Paralcool, distante aproximadamente 12 km do centro urbano do município

Leia mais

Foto: Kátia Carvalheiro/BID INFORMATIVO TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS

Foto: Kátia Carvalheiro/BID INFORMATIVO TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS INFORMATIVO 4 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS 2016 PROJETO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS O PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (1 RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO E ATENDIMENTO)

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (1 RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO E ATENDIMENTO) PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (1 RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO E ATENDIMENTO) FAZENDA ARAUCÁRIA MINEIROS/GO Agosto, 2016 ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES... 3 2. Programa de Educação Ambiental... 3 3. Atendimento e Cumprimento...

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Ipaussu

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Ipaussu Plano de Gestão Ambiental Unidade Ipaussu Unidade Ipaussu A unidade Ipaussu foi fundada em 1982 no município de Ipaussu e durante 13 anos funcionou como destilaria autônoma produzindo apenas álcool combustível.

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda do Cruzeiro Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Estrada Chico

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Tarumã

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Tarumã Plano de Gestão Ambiental Unidade Tarumã Unidade Tarumã A Unidade Tarumã foi fundada em 1947, sendo a primeira usina de açúcar do Vale do Paranapanema. Em 2009 passa o controle acionário para a Cosan.

Leia mais

Comparação Padrões GTPS e GRSB. Apresentação para a AGO GTPS 29/04/2014

Comparação Padrões GTPS e GRSB. Apresentação para a AGO GTPS 29/04/2014 Comparação Padrões GTPS e GRSB Apresentação para a AGO GTPS 29/04/2014 Antecedentes 2011 2013: Subcomissão de indicadores: draft dos indicadores 2014: Reunião de planejamento estratégico Definições sobre

Leia mais

#SUSTENTABILIDADE Um compromisso de todos

#SUSTENTABILIDADE Um compromisso de todos 1 #SUSTENTABILIDADE Um compromisso de todos O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta um conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas pela Usina em certos casos, voluntariamente,

Leia mais

A avaliação de sustentabilidade por indicadores como instrumento de gestão ambiental de agroecossitemas familiares

A avaliação de sustentabilidade por indicadores como instrumento de gestão ambiental de agroecossitemas familiares A avaliação de sustentabilidade por indicadores como instrumento de gestão ambiental de agroecossitemas familiares Raquel Toledo M. Souza mestranda PPG Engenharia Ambiental UFSC Orientador: Sergio Martins

Leia mais

Fundamentos da Gestão Ambiental. Prof. Esp. Leandro Lima

Fundamentos da Gestão Ambiental. Prof. Esp. Leandro Lima Fundamentos da Gestão Ambiental Prof. Esp. Leandro Lima lima_biologia@hotmail.com Capítulo1 do livro: SHIGUNOV NETO, A. CAMPOS, L.M.S. SHIGUNOV, T. 2009. Fundamentos da Gestão Ambiental. Rio de Janeiro,

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS 3 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra Plano de Gestão Ambiental Unidade Serra Unidade Serra Localizada na cidade de Ibaté, na região central do estado de São Paulo, a 240 km da capital, a unidade opera desde 1953. A unidade combina vários

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INFORMATIVO 2 Foto: M. Vilar/BID Foto : K.Carvalheiro/BID TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E FLORESTA ilpf 2016 PROJETO IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA ilpf

Leia mais

AQUI TEM PRÁTICAS AMBIENTAIS

AQUI TEM PRÁTICAS AMBIENTAIS AQUI TEM PRÁTICAS AMBIENTAIS Em busca de implantar constantes melhorias, a Maxion preocupa-se com a preservação ambiental, usando de recursos de forma inteligente. A empresa atua na fabricação de baterias

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO Fotos : K. Carvalheiro/BID INFORMATIVO 3 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS 2016 PROJETO RAD COM PASTAGEM OU FLORESTA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Leia mais

Programa de Gestão Ambiental PGA

Programa de Gestão Ambiental PGA Agosto, 27 1/12 Programa de Gestão PGA 1 Agosto, 27 2/12 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Missão, Visão, Valores... 3 4. Política de Sustentabilidade... 4 5. Protocolo Agroambiental... 5

Leia mais

Produção da safra 2017/2018 Total do Estado de São Paulo

Produção da safra 2017/2018 Total do Estado de São Paulo RESULTADOS DA SAFRA 2017/2018 Produção da safra 2017/2018 Total do Estado de São Paulo 12,61 bilhões de Litros de etanol 46,6% Brasil 12,2% Mundo 347 milhões de toneladas de cana 24,64 milhões de toneladas

Leia mais

Diagnóstico. Social. Participativo da Biosev. Uma iniciativa para a construção de diálogo e relacionamento local

Diagnóstico. Social. Participativo da Biosev. Uma iniciativa para a construção de diálogo e relacionamento local Diagnóstico Social Participativo da Biosev Uma iniciativa para a construção de diálogo e relacionamento local A Biosev é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo. Atuando como elo das cadeias

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Mundial

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Mundial Plano de Gestão Ambiental Unidade Mundial Unidade Mundial Inicialmente denominada Destilaria Alcomira, a Unidade Mundial está localizada na região oeste do Estado de São Paulo, fundada em 1979 com verbas

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda da Nossa Senhora da Guia Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Ano Safra 2017/2018

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Ano Safra 2017/2018 INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Ano Safra 2017/2018 APRESENTAÇÃO Como estratégia de sua gestão de emissões e contribuição com o movimento global de combate às mudanças climáticas, a Jalles

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Santa Julia. Resumo Público 20/07/ /07/ /06/ /06/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Santa Julia. Resumo Público 20/07/ /07/ /06/ /06/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Santa Julia Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal e Agrícola "Estrada

Leia mais

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro.

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Introdução ao documento: Os Princípios e Critérios (P&C)

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda São Paulo e Pedra Roxa. Resumo Público. Data DD/MM/AAAA

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda São Paulo e Pedra Roxa. Resumo Público. Data DD/MM/AAAA Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda São Paulo e Pedra Roxa Produto(s) da fazenda: Café Arábica IBD Certificações Ltda. Rua Amando de Barros, 2275 - Centro - CEP:

Leia mais

ARCELORMITTAL. Biodiversidade através de projetos e resgate da fauna e da flora com enriquecimento do cinturão verde

ARCELORMITTAL. Biodiversidade através de projetos e resgate da fauna e da flora com enriquecimento do cinturão verde ARCELORMITTAL Título do Case: Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa) Biodiversidade através de projetos e resgate da fauna e da flora com enriquecimento do cinturão verde

Leia mais

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report)

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report) Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente Assistência médica e odontológica A empresa oferece um plano de assistência médica e odontológica

Leia mais

PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE. Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE. Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PRODUÇÃO AGRÍCOLA E INDUSTRIAL PRODUÇÃO EM 2016/2017 CANA DE AÇUCAR PRODUÇÃO

Leia mais

CONDICIONANTE 13 LO 260/2016

CONDICIONANTE 13 LO 260/2016 FCONDICIONANTE 14 LO 534/2015 CONDICIONANTE 13 LO 260/2016 REUNIÃO DE DIVULGAÇÃO DO RELATÓRIO DE DESEMPENHO AMBIENTAL CONTEMPLANDO OS RESULTADOS DOS MONITORAMENTOSAMBIENTAIS TRÊS LAGOAS - MS JANEIRO/2017

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena Plano de Gestão Ambiental Unidade Santa Helena Unidade Santa Helena Localizada na cidade de Rio das Pedras, no interior do estado de São Paulo, esta unidade foi fundada em 16 de Janeiro de 1951. A partir

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo. Grupo Natural Estate Coffee. Resumo Público.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo. Grupo Natural Estate Coffee. Resumo Público. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo Resumo Público Grupo Natural Estate Coffee Produto(s) do grupo: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação

Leia mais

16 Efluentes/Processos de tratamento 56 Processos oxidativos avançados 58 Flotação 59 Descargas de efluentes após tratamentos químicos 59 Reúso da águ

16 Efluentes/Processos de tratamento 56 Processos oxidativos avançados 58 Flotação 59 Descargas de efluentes após tratamentos químicos 59 Reúso da águ 1 AMOSTRAGEM / 21 1.1 Análise química 21 1.2 Condições para uma boa amostragem 22 1.3 Coleta de amostras de líquidos 24 1.3.1 Efluentes 24 1.3.2 Poços de monitoramento 25 1.4 Coleta de amostras de sólidos

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO MANEJO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS NATIVAS

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO MANEJO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS NATIVAS 5 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO MANEJO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS NATIVAS O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o Governo

Leia mais

Projeto Futuro Mais Verde

Projeto Futuro Mais Verde Projeto Futuro Mais Verde Resumo Executivo A questão da responsabilidade ambiental tem sido um dos assuntos mais relevantes nas empresas do setor sucroenergético e as usinas da COFCO Agri também se interessam

Leia mais

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente.

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente. Muito obrigado a todos que participaram da primeira rodada de discussões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. As seis discussões focaram nos temas Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas

Leia mais

RESUMO DO PLANO DE GOVERNO

RESUMO DO PLANO DE GOVERNO RESUMO DO PLANO DE GOVERNO GOVERNANÇA 1. Fortalecer os processos de decisão com a promoção dos instrumentos da democracia participativa. 1.1 Continuar a desenvolver uma perspectiva comum e de longo prazo

Leia mais

Gerente da Qualidade do Ar - INEA Luciana Mª B. Ventura DSc. Química Atmosférica

Gerente da Qualidade do Ar - INEA Luciana Mª B. Ventura DSc. Química Atmosférica Gerente da Qualidade do Ar - INEA Luciana Mª B. Ventura DSc. Química Atmosférica Rio de Janeiro, 07 de Março de 2017 Painel Gestão de Emissões de GEEs e combate ao desmatamento ilegal no Rio de Janeiro

Leia mais

A Indústria Sucro-Alcooleira e as Oportunidades de Produção mais Limpa

A Indústria Sucro-Alcooleira e as Oportunidades de Produção mais Limpa A e as Oportunidades de Produção mais Limpa Eng Flávio Ribeiro Gerente da Divisão de Tecnologias Limpas e Qualidade Laboratorial Objetivo da apresentação: evidenciar o potencial de melhoria de desempenho

Leia mais

Sistematização e Conservação do Solo e da Água em Cana de Açúcar. Conservação do Solo e Desafios Regulatórios no Setor Sucroalcooleiro

Sistematização e Conservação do Solo e da Água em Cana de Açúcar. Conservação do Solo e Desafios Regulatórios no Setor Sucroalcooleiro Sistematização e Conservação do Solo e da Água em Cana de Açúcar Conservação do Solo e Desafios Regulatórios no Setor Sucroalcooleiro Rodrigo C A Lima Agroicone/Plataformaagro Ribeirão Preto 22/10/2013

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018 Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia Andrea Hafner 20/06/2018 1 Estudo de Caso Tipologia 2001 a 2007 2008 a 2014 Total Ferrovias 1 3 4 Duto 2 3 5 Linha de 0 5 5 Transmissão

Leia mais

Política Ambiental Funcional SISTEMA DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Política Ambiental Funcional SISTEMA DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Política Ambiental Funcional SISTEMA DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL *Todos os direitos são reservados a Funcional. PALAVRA DO PRESIDENTE A preservação dos recursos naturais vem sendo um tema amplamente

Leia mais

GERENCIAMENTO E SUPERVISÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-230/422/PA

GERENCIAMENTO E SUPERVISÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-230/422/PA GERENCIAMENTO E SUPERVISÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-230/422/PA PRESS KIT BR-230: RODOVIA TRANSAMAZÔNICA UM CAMINHO PARA SUSTENTABILIDADE A pavimentação da Rodovia Transamazônica (BR-230)

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Gasa

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Gasa Plano de Gestão Ambiental Unidade Gasa Unidade Gasa Em 26 de agosto de 1994 foi constituída a Guanabara Agro-Industrial SA - GASA, resultado da associação da Univalem SA Açúcar e Álcool, localizada no

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo

Leia mais

Biodiversidade e biocombustíveis. Agosto 2009 M. Cecilia Wey de Brito Secretária de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente

Biodiversidade e biocombustíveis. Agosto 2009 M. Cecilia Wey de Brito Secretária de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente Biodiversidade e biocombustíveis Agosto 2009 M. Cecilia Wey de Brito Secretária de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente DESAFIOS Continuidade da perda da biodiversidade (conversão do

Leia mais

Márlon Alberto Bentlin

Márlon Alberto Bentlin Forum Empresarial pelo Clima BRDE - Crédito & Desenvolvimento AGÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL Márlon Alberto Bentlin BRDE Estados-sócios É uma instituição pública de fomento, constituída como banco de desenvolvimento.

Leia mais

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135. cartilha_atropelados.indd :39:04

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135. cartilha_atropelados.indd :39:04 Atropelamentos Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135 cartilha_atropelados.indd 1 28.07.11 15:39:04 2 Atropelamentos Cartilha de Educação Ambiental Tema: Atropelamentos Ano II, número

Leia mais

REDUÇÃO DA EMISSÃO DE BIOGÁS PELA CAMADA DE COBERTURA DE ATERROS SANITÁRIOS

REDUÇÃO DA EMISSÃO DE BIOGÁS PELA CAMADA DE COBERTURA DE ATERROS SANITÁRIOS REDUÇÃO DA EMISSÃO DE BIOGÁS PELA CAMADA DE COBERTURA DE ATERROS SANITÁRIOS Suetônio Mota Gemmelle Santos Lorena Monteiro Universidade Federal do Ceará O sistema de cobertura dos resíduos é um dos mecanismos

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Organizadores Parceiros UFV LINHAS DE AÇÃO I. Qualidade de vida no trabalho II. Melhores práticas de produção e serviço III. Viabilidade

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) 1972, Estocolmo, Suécia 113

Leia mais

A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO. 25 anos

A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO. 25 anos A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO 25 anos Cronologia Ambiental 1922 Instalação da primeira indústria em Cubatão (Santista de Papel) 1975 1976 18 Indústrias já estão instaladas em Cubatão Lei de Controle

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Secretário Gabinete COPAM e CERH Assessoria Jurídica Auditoria Setorial Assessoria de Comunicação Social Assessoria de

Leia mais