Comunicado Técnico 07

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicado Técnico 07"

Transcrição

1 Comunicado Técnico 07 ISSN X Agosto Uberaba - MG Produção de Tilápias em Tanques-Rede Instruções Técnicas Responsáveis: Gisele Cristina Fávero giselefav82@yahoo.com.br Mestre em Zootecnia; Professora FAZU Caio Camargo Barros Magalhães Jaqueline Nunes da Silva neru@fazu.br Alunos de Zootecnia da FAZU; Integrantes do NERU - Núcleo de Extensão Rural da FAZU

2 INTRODUÇÃO O cultivo de peixes vem assumindo importância cada vez maior no panorama do abastecimento alimentar, uma vez que a alta taxa de crescimento demográfico condiciona um aumento populacional que poderá colocar em risco a oferta de alimentos. O Brasil reúne condições extremamente favoráveis à piscicultura. Além do grande potencial de mercado, o país conta com clima favorável, boa disponibilidade de áreas, grandes safras de grãos (soja, milho, trigo, entre outros, que geram matérias primas para rações animais) e invejável potencial hídrico (BOZANO, 2002; KUBITZA, 2003). O sistema intensivo de cultivo de peixes em tanques-rede tem crescido nos países como China, Indonésia e Brasil e tende a tornar-se o mais importante sistema de criação de peixes em países com práticas em aquicultura, devido às vantagens que apresenta sobre os sistemas convencionais de cultivo. As tilápias compõem o grupo de peixes que mais cresce em termos de comercialização mundial, especialmente pelo aumento da sua produção na China e outros países em desenvolvimento, como o Brasil (HEMPEL, 2002). As pesquisas realizadas com as tilápias se iniciaram no século XIX, aproveitando suas características positivas como a tolerância à baixa qualidade da água e o fato de consumirem uma ampla variedade de alimentos, além da sua adaptabilidade, sendo assim, consideradas ideais para a piscicultura (CASTILLO CAMPO, 2006). Existem alguns fatores muito importantes, e que devem ser levados em consideração quando se pretende implantar uma produção de peixes em tanques-rede, como a escolha do local e a qualidade da água de cultivo, a qualidade e o manejo dos juvenis e o manejo alimentar. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE (EL-SAYED, 2006) Vantagens: Menor variação dos parâmetros físico-químicos da água; Maior facilidade de retirada dos peixes para venda (despesca); Menor investimento inicial (60% a 70% menor que viveiros escavados); Facilidade de movimentação e relocação dos peixes; Facilidade de observação dos peixes; Redução no manuseio dos peixes; Diminuição dos custos com tratamentos de doenças. Desvantagens: Necessidade de um fluxo constante de água através das redes; Dependência total de dietas balanceadas; Risco de rompimento da tela do tanque e perda da produção; Possibilidade de introdução de doenças e/ou peixes no ambiente de cultivo, prejudicando a população natural. ESCOLHA DO LOCAL DE CULTIVO Os locais mais adequados para a implantação de projetos de cultivo de tilápias em tanques-rede são os lagos, represas e barragens. De acordo com NOGUEIRA (2007), os principais critérios na escolha do local são: - facilidade de acesso, através de passarelas flutuantes ou barcos;

3 - uso múltiplo das águas, ou seja, as águas devem ser utilizadas para atender a diversas necessidades, respeitando os limites pela legislação ambiental; - parâmetros físico-químicos e características da água. Fotos: Rodolfo Domarco QUALIDADE DA ÁGUA A criação de peixes em tanques-rede exige o uso de altas densidades de estocagem que tendem a produzir uma elevada quantidade de resíduos. Esses resíduos são depositados diretamente na água e levam ao aumento das concentrações de nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, que enriquecem a água e o sedimento do ambiente (Alabaster, 1982, citado por ZANIBONI FILHO et al., 2005). Apesar das tilápias se adaptarem bem às variações dos parâmetros físico-químicos da água, como temperatura, ph, oxigênio dissolvido e amônia, deve ser realizada uma avaliação cuidadosa de sua qualidade, já que grandes alterações podem prejudicar o desempenho zootécnico da espécie. No ambiente natural, os peixes tendem a procurar locais com melhores condições de qualidade de água. Isto não é possível aos peixes confinados em tanques-rede. Portanto é necessário evitar grandes alterações na qualidade da água, ajustando a biomassa de peixes estocada aos limites sustentáveis de um açude ou represa, posicionando os tanques-rede em locais de qualidade de água adequada e constante (ONO & KUBITZA, 1999). Na Tabela 1 podem ser observadas as faixas ideais de temperatura, oxigênio dissolvido, ph e amônia para o crescimento normal de tilápias-do-nilo em sistemas de cultivo em tanques-rede.

4 Tabela 1. Faixas ideais dos principais parâmetros físico-químicos da água para a produção de tilápias em tanques-rede (Kubita, 1999). A qualidade dos juvenis é um dos pontos principais ao se iniciar a criação de peixes em qualquer sistema de produção. Portanto é necessário estar atento e ter um mínimo de conhecimento a respeito da uniformidade do lote, eficiência da reversão sexual, sinais indicativos de doenças e o comportamento dos animais. Avaliar a qualidade e o custo benefício dos lotes de juvenis de tilápia é uma tarefa que exige experiência e organização por parte dos piscicultores (KUBITZA, 2006). Com relação ao manejo, os juvenis de tilápia devem ser transportados em sacos plásticos contendo água e oxigênio ou em caixas próprias. O povoamento não pode ser realizado instantaneamente para evitar choques térmicos. É necessário realizar o processo de aclimatação dos peixes, ou seja, os sacos contendo os juvenis devem ser colocados ainda fechados dentro da água do tanque-rede, até que a temperatura da água de dentro do saco se iguale a da água do tanque-rede. Assim, o saco pode ser aberto, misturando-se vagarosamente a água do tanque-rede com a água do saco, para que os peixes possam, posteriormente, ser liberados. Esse procedimento, quando realizado com cautela, pode evitar grande mortalidade do lote. Foto: Centro de Tecnologia em Aquicultura e Meio Ambiente (CTA)

5 MANEJO NUTRICIONAL Os hábitos alimentares e as dietas dos peixes não só influenciam diretamente seu comportamento, integridade estrutural, fisiológicas, reprodução e crescimento, mas também podem alterar as condições ambientais do sistema de produção. Portanto, a otimização do crescimento dos peixes só pode ser alcançada através do manejo concomitante da qualidade da água, nutrição e alimentação (CYRINO et al., 2005). A alimentação é um dos itens de maior representatividade em cultivos de peixes, podendo chegar a 70% dos custos totais da produção. O manejo alimentar adequado pode minimizar esses custos. O produtor precisa estar atento à qualidade da dieta que está fornecendo aos peixes. A dieta denominada completa e balanceada é aquela que apresenta todos os nutrientes (proteína, gordura, vitaminas e minerais) e energia em quantidades que satisfaçam as exigências do animal para o seu adequado desenvolvimento e desempenho zootécnico. A taxa de alimentação é um item muito importante no cultivo de qualquer organismo aquático, representando a quantidade de dieta fornecida diariamente. A determinação dessa taxa deve associar o ganho de peso, a conversão alimentar, o retorno econômico e a qualidade da água. A subalimentação piora o desempenho sem comprometer a qualidade da água, enquanto o excesso de ração pode comprometer o desempenho de forma direta, piorando a conversão alimentar e, indiretamente, a redução na qualidade da água (FURUYA, 2007). CONSIDERAÇÕES FINAIS O cultivo de tilápias em tanques-rede pode ser muito rentável quando comparado a outras produções. Incentivando-se a implantação e o desenvolvimento da piscicultura por meio do uso de tanquesrede poderá haver um grande incremento na produção brasileira de pescado, criando-se condições necessárias para instalação de indústrias processadoras de pescado, alcançando toda a cadeia produtiva (SALARO, 2009).

6 REFERÊNCIAS BOZANO, G.L.N.; Viabilidade Técnica da Criação de peixes em tanques-redes. In: Simpósio Brasileiro de Aquicultura 12, 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: Abraq. p CASTILLO CAMPO, L. F. Tilápia Roja 2006: una evolución de 25 años, de la incertidumbre al éxito, p. CYRINO, J.E.P., BICUDO, A.J.A., SADO, R.Y., BORGHESI, R., DAIRIKI, J.K. A nutrição de peixes e o ambiente. Palestra. In: I Simpósio de Nutrição e Saúde de Peixes, Unesp Botucatu,SP. Anais... Botucatu: Aquanutri, Cd-rom EL-SAYED, A. F. M. Enviromental requirements. In:. Tilapia Culture. Alexandria, cap. 3, p HEMPEL, E. Tilapia, the new whitefish. Seafood International, London, v. 17, n. 10, p , FURUYA, W. M. Redução do impacto ambiental por meio da ração. In: Palestra VII Seminário de Aves e Suínos Acesui Regiões. III Seminário de Aqüicultura, Maricultura e Pesca. Anais... Belo Horizonte-MG. p KUBITZA, F. Qualidade da água no cultivo de peixes e camarões. 1 ed. Jundiaí: F. Kubitza, 229 p. KUBITZA, F. Questões frequentes dos produtores sobre a qualidade dos alevinos de tilápia. In: Panorama da Aquicultura, setembro/outubro, p NOGUEIRA, A. C. Criação de tilápias em tanques-rede. SEBRAE: Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas da Bahia; Salvador, Bahia, ONO, E. A.; KUBITZA, F. Cultivo de peixes em tanques-rede. 2. ed. rev. ampliada. Jundiaí: F. Kubitza p. SALARO, A. L. Manejo e nutrição de peixes em tanques-rede p.

7 O sucesso do seu negócio depende de uma boa orientação técnica. CONSULTE UM ZOOTECNISTA. Laboratório de Análise de Solo Laboratório de Análise de Nutrição Animal Laboratório de Análise Microbiológica de água e alimentos Laboratório de Análise Físico-Química de alimentos Av. do Tutuna. nº 720. Bairro Tutunas CEP: Uberaba-MG (34)

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB SANTOS, Adriano Prazeres dos ¹ RODRIGUES, Marcelo Luis² Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Zootecnia/ PROBEX RESUMO Esta

Leia mais

Sistemas de Produção de peixe. Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca

Sistemas de Produção de peixe. Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca Sistemas de Produção de peixe Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca Extensivo Produção: Até 2000 kg/ha/ano Técnicas e insumos usados * Sem uso de fertilizante

Leia mais

PROJETO BIJUPIRÁ BAHIA. (Rachycentron canadum)

PROJETO BIJUPIRÁ BAHIA. (Rachycentron canadum) PROJETO BIJUPIRÁ BAHIA (Rachycentron canadum) PANORAMA GERAL SOBRE A BAHIA PESCA Empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia que tem a finalidade de fomentar a aqüicultura

Leia mais

PRODUÇÃO DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis Niloticus) SOB DIFERENTES DENSIDADES DE ESTOCAGEM EM TANQUES REDE

PRODUÇÃO DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis Niloticus) SOB DIFERENTES DENSIDADES DE ESTOCAGEM EM TANQUES REDE PRODUÇÃO DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis Niloticus) SOB DIFERENTES DENSIDADES DE ESTOCAGEM EM TANQUES REDE Eder Felipe Mörschbächer¹, Nilton Garcia Marengoni², Sandra Mara Ströher³,, Maikel

Leia mais

Aula 1 vídeo 2: regimes de criação e sistemas de cultivo (8 minutos)

Aula 1 vídeo 2: regimes de criação e sistemas de cultivo (8 minutos) Aula 1 vídeo 2: regimes de criação e sistemas de cultivo (8 minutos) Imagem Texto Câmera focando no rosto da Quais são as primeiras coisas 30 Barbara respondendo a para se preocupar antes de pergunta.

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas Edição 21 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas No dia 01 de abril de 2016, em Morada Nova de Minas, região central de

Leia mais

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul TITULO: Manejo de tanques de piscicultura AUTOR: Ulisses Simon da Silveira alephsimon@hotmail.com INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ÁREA TEMÁTICA: Tecnologia OBJETIVOS: Instruir

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Guapé

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Guapé Edição 19 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Guapé No dia 29 de março de 2016, em Guapé, região sudoeste de Minas Gerais, às margens da

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia Edição 20 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia No dia 31 de março de 2016, em Felixlândia, região central do estado de Minas

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Santa Fé do Sul - SP

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Santa Fé do Sul - SP Edição 24 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Santa Fé do Sul - SP No dia 25 de julho de 2016, em Santa Fé do Sul, região noroeste do estado

Leia mais

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso

Leia mais

Panorama da Tilapicultura no Nordeste Brasileiro: Produção e Qualidade de Água Modelo do Ceará

Panorama da Tilapicultura no Nordeste Brasileiro: Produção e Qualidade de Água Modelo do Ceará Panorama da Tilapicultura no Nordeste Brasileiro: Produção e Qualidade de Água Modelo do Ceará Allison Paulino Medeiros Coord. Técnico de Piscicultura Temas abordados 1. Panorama Atual da Tilapicultura

Leia mais

Produção Sustentável de Tilápias em Tanques-rede

Produção Sustentável de Tilápias em Tanques-rede Produção Sustentável de Tilápias em Tanques-rede Alex Frederico de Novaes Consultor Técnico Guabi Novaes & Martins Aquicultura - T Ó P I C O S - MERCADO LOCALIZAÇÃO DA PISCICULTURA ESTRUTURA: TANQUES,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Aquicultura LABNUTRI Nutrição de Espécies Aquícolas UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Aquicultura LABNUTRI Nutrição de Espécies Aquícolas  UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Aquicultura LABNUTRI Nutrição de Espécies Aquícolas www.aqi.ufsc.br UFSC Tópicos a serem abordados Necessidade do conhecimento das exigências nutricionais

Leia mais

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Carlos Alberto da Silva Pesquisador Aqüicultura: Tema estratégico no CPATC Reunião de Planejamento da Pesquisa (2006=>2007) Inclusão de um nova área:

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP Edição 25 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP No dia 26 de julho de 2016, em Riolândia, região noroeste do estado de São

Leia mais

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE PEIXES

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE PEIXES Capacitação continuada de técnicos multiplicadores da cadeia produtiva da piscicultura Módulo Zero PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE PEIXES Daniel Rabello Ituassú Pesquisador B - Sis. de Produção Aqüícola Embrapa

Leia mais

ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM PISCICULTURA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO EM TANQUES-REDE

ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM PISCICULTURA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO EM TANQUES-REDE ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM PISCICULTURA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO EM TANQUES-REDE Ana Carolina Furlan Gouveia 1, Danilo Simões 2 1 Discente. Curso de Tecnologia em Agronegócio. Faculdade de

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP Yago Mateus Amaro Rodrigues 1 Edson Aparecido Martins² ¹Discente do Curso de Agronegócio da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Alimentação de Peixes em Tanques-Rede

Alimentação de Peixes em Tanques-Rede Alimentação de Peixes em Tanques-Rede Fábio Rosa Sussel - Zootecnista, Msc. Pesquisador Científico - Nutrição de Peixes Apta Centro Leste - UPD Pirassununga e-mail: sussel@apta.sp.gov.br Histórico Apesar

Leia mais

ALIMENTAÇÃO NA CRIAÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE

ALIMENTAÇÃO NA CRIAÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE ALIMENTAÇÃO NA CRIAÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE Zootecnista Fábio Rosa Sussel, sussel@apta.sp.gov.br, pesquisador científico, junho 2008 APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) Médio Paranapanema,

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia no açude Castanhão, Jaguaribara, Ceará

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia no açude Castanhão, Jaguaribara, Ceará Edição13 2015 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia no açude Castanhão, Jaguaribara, Ceará No dia 5 de agosto de 2015, em Jaguaribara, região do médio

Leia mais

As inovações tecnológicas e seus benefícios para a aquicultura. Wagner Camis

As inovações tecnológicas e seus benefícios para a aquicultura. Wagner Camis As inovações tecnológicas e seus benefícios para a aquicultura Wagner Camis Tecnologia? Fontes: http://marinhocorreajr.blogspot.com.br/2016/07/, http://br.melinterest.com/articulo/mlb717423481-aerador-chafariz-p-piscicultura-20-cv-trifasico/,

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS SÃO CARLOS Aprovação do curso e Autorização da oferta

Leia mais

Biometria de peixes, variáveis de desempenho e organização dos dados

Biometria de peixes, variáveis de desempenho e organização dos dados Biometria de peixes, variáveis de desempenho e organização dos dados Capacitação Continuada em Piscicultura Ciclo de palestras de nivelamento Daniel Rabello Ituassú Pesquisador Sistemas de Produção Aquícola

Leia mais

Sistemas de cultivo em Piscicultura

Sistemas de cultivo em Piscicultura Sistemas de cultivo em Zootecnista MSc. Darci Carlos Fornari Sistemas de cultivo Extensivo Semi-intensivo Intensivo Extensivo Utilizado para o lazer 1 peixe a cada 1,5 a 5,0 m 2 Sem uso ração Semi-intensivo

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA, AO LONGO DA CADEIA PRODUTIVA DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus), NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ

Leia mais

Construção e M anejo de Tanques em Piscicultura. Z ootec. M S c. Daniel M ontagner

Construção e M anejo de Tanques em Piscicultura. Z ootec. M S c. Daniel M ontagner Construção e M anejo de Tanques em Piscicultura Z ootec. M S c. Daniel M ontagner Principais f atores determinantes Planejamento: ações e etapas de implantação do empreendimento. Avaliação e seleção das

Leia mais

Fundamentos e produção segura de peixes em viveiros - Parte 4

Fundamentos e produção segura de peixes em viveiros - Parte 4 1 Fundamentos e produção segura de peixes em viveiros - Parte 4 Por: Fernando Kubitza, Ph.D. Acqua Imagem Serviços em Aquicultura fernando@acquaimagem.com.br Estratégias de planejamento e condução dos

Leia mais

Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica - EVTE Piscicultura em Tanques Rede

Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica - EVTE Piscicultura em Tanques Rede Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica - EVTE Piscicultura em Tanques Rede Sistema Grande Volume Baixa Densidade - GVBD Grupo Realiza Abril de 2013 1 Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica EVTE Piscicultura

Leia mais

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho jdscorvo@sp.gov.br A aqüicultura, em franco desenvolvimento, vem se impondo como atividade pecuária, embora ainda seja considerada

Leia mais

Biometria de peixes, variáveis de desempenho e organização dos dados

Biometria de peixes, variáveis de desempenho e organização dos dados Biometria de peixes, variáveis de desempenho e organização dos dados Daniel Rabello Ituassú, M.Sc. Embrapa Agrossilvipastoril Sistema de produção aquícola Nutrição de peixes Introdução Introdução Produção

Leia mais

Criação de peixes em viveiros e açudes

Criação de peixes em viveiros e açudes 1 Na primeira parte desse artigo foi discutido o conceito de biomassa segura e econômica, bem como os impactos da alimentação sobre a qualidade da água e desempenho dos peixes criados em viveiros e açudes.

Leia mais

Recomendações Básicas

Recomendações Básicas - '- E~ Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura e do Abastecimento Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental Trav. Dr. Enéas Pinheiro s/n, Caixa Postal 48, Telex

Leia mais

O CUSTO DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

O CUSTO DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA NO ESTADO DE SÃO PAULO O CUSTO DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA NO ESTADO DE SÃO PAULO João D. Scorvo Filho Zootec., Dr, PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA scorvo@apta.sp.gov.br Célia M.D. Frascá Scorvo Zootec., MsC, PqC do Polo

Leia mais

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado em Tubarão SC

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado em Tubarão SC Edição 23 2016 Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado em Tubarão SC No dia 2 de junho de 2016, no Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão - CETUBA, no

Leia mais

Piscicultura. Piscicultura

Piscicultura. Piscicultura 1 de 5 10/17/aaaa 08:38 Nome Produto Informação Tecnológica Data Maio - 2000 Preço - Linha Informações resumidas Resenha sobre a Criação de Peixes José Eduardo Aracena Rasguido Med Vet Autor(es) João Ricardo

Leia mais

Nutrição e alimentação de Tilápias do Nilo

Nutrição e alimentação de Tilápias do Nilo Nutrição e alimentação de Tilápias do Nilo Nutrição, alimentação, Tilápia do Nilo. Caniggia Lacerda Andrade 1 * Fabrício Sado Rodrigues 2 Deborah Pereira Carvalho 3 Sabrina Ferreira Pires 4 Marília Ferreira

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca 1997-2005 DEMANDA DO GOVERNO DO ESTADO Elaborar um PROGRAMA com o objetivo de otimizar o uso dos recursos hídricos existentes no semi-árido.

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Julio Cesar Fiamoncini Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Julio Cesar Fiamoncini Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO SISTEMA PARA AUXÍLIO GERENCIAL DE PRODUÇÃO AQUICULTURAL APLICADO À PISCICULTURA Julio Cesar Fiamoncini Prof. Wilson Pedro

Leia mais

CUSTO E RENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA (OREOCHROMIS SPP.) EM TANQUE-REDE NO MÉDIO PARANAPANEMA, ESTADO DE SÃO PAULO, SAFRA 2004/2005

CUSTO E RENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA (OREOCHROMIS SPP.) EM TANQUE-REDE NO MÉDIO PARANAPANEMA, ESTADO DE SÃO PAULO, SAFRA 2004/2005 CUSTO E RENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA (OREOCHROMIS SPP.) EM TANQUE-REDE NO MÉDIO PARANAPANEMA, ESTADO DE SÃO PAULO, SAFRA 2004/2005 Fernanda de Paiva Badiz Furnaleto PqC do Pólo Regional do Médio

Leia mais

Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil

Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil Ano 2 - Edição 7 - Janeiro de 2016 Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil Por Manoel Xavier Pedroza Filho, Ana Paula Oeda Rodrigues, Fabricio Pereira Rezende A produção em

Leia mais

Aeração e Aquicultura Peixes e Camarões

Aeração e Aquicultura Peixes e Camarões Aeração e Aquicultura Peixes e Camarões Ar Difuso Apostila 4: Aeração em Tanques Rede e Pequenos Tanque de Cultivo Intensivo Apostila 1: Teoria de Aeração Apostila 2: Desestratificação e Aeração de Lagos

Leia mais

[T] Desempenho de juvenis de jundiás (Rhamdia voulezi) submetidos à alimentação com ração orgânica certificada e comercial

[T] Desempenho de juvenis de jundiás (Rhamdia voulezi) submetidos à alimentação com ração orgânica certificada e comercial ISSN 0103-989X Licenciado sob uma Licença Creative Commons [T] Desempenho de juvenis de jundiás (Rhamdia voulezi) submetidos à alimentação com ração orgânica certificada e comercial [I] Performance of

Leia mais

Produção em tanques-rede em Represa Rural. Célia M. D. Frascá-Scorvo João D. Scorvo Filho APTA REGIONAL-Pólo Leste Paulista

Produção em tanques-rede em Represa Rural. Célia M. D. Frascá-Scorvo João D. Scorvo Filho APTA REGIONAL-Pólo Leste Paulista Produção em tanques-rede em Represa Rural Célia M. D. Frascá-Scorvo João D. Scorvo Filho APTA REGIONAL-Pólo Leste Paulista VANTAGENS Menor custo de implantação Ocupação de áreas já existentes na propriedade

Leia mais

Manejo e engorda em tanque-rede

Manejo e engorda em tanque-rede Manejo e engorda em tanque-rede Prof. Dr. Paulo Rodinei Soares Lopes Zootecnista INTRODUÇÃO Tilápia (Oreochromis niloticus) Vantagens: Rusticidade; Excelente mercado (carne branca e filés sem espinhas);

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O GERENCIAMENTO DA ATIVIDADE: UM ESTUDO JUNTO AOS PISCICULTORES COMERCIAIS DE SANTA MARIA/RS

AVALIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O GERENCIAMENTO DA ATIVIDADE: UM ESTUDO JUNTO AOS PISCICULTORES COMERCIAIS DE SANTA MARIA/RS AVALIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O GERENCIAMENTO DA ATIVIDADE: UM ESTUDO JUNTO AOS PISCICULTORES COMERCIAIS DE SANTA MARIA/RS Autores: Betina P. Piovesan ¹; Camila T. Kurtz ¹;Marivane V. Rossato

Leia mais

QUALIDADE DA RAÇÃO E MANEJO ALIMENTAR NA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL EM EMPREENDIMENTOS AQUÍCOLAS

QUALIDADE DA RAÇÃO E MANEJO ALIMENTAR NA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL EM EMPREENDIMENTOS AQUÍCOLAS QUALIDADE DA RAÇÃO E MANEJO ALIMENTAR NA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL EM EMPREENDIMENTOS AQUÍCOLAS Eduardo Gianini Abimorad Dr., PqC do Polo Regional Noroeste Paulista/APTA abimorad@apta.sp.gov.br

Leia mais

A Tilapicultura como Complementação Alimentar e Renda na Agricultura Familiar

A Tilapicultura como Complementação Alimentar e Renda na Agricultura Familiar A Tilapicultura como Complementação Alimentar e Renda na Agricultura Familiar The tilapia as a food supplement and Income In Family Farming ZANON, Ricardo Basso 1, CAVALCANTI, Lidiany Doretto 2 ; SILVA,

Leia mais

Aeração e Aquicultura Peixes e Camarões

Aeração e Aquicultura Peixes e Camarões Aeração e Aquicultura Peixes e Camarões Ar Difuso SNATURAL AMBIENTE Apostila 4: Aeração em Tanques Rede e Pequenos Tanque de Cultivo Intensivo Apostila 1: Teoria de Aeração Apostila 2: Desestratificação

Leia mais

TÉCNICAS DE MANEJO DA ENGORDA DO

TÉCNICAS DE MANEJO DA ENGORDA DO TÉCNICAS DE MANEJO DA ENGORDA DO PIRARUCU João L. Campos Eng. Agrônomo, M. Sc. Aquicultura Brasília/DF, 09 de novembro de 2016 Projeto Estruturante Pirarucu da Amazônia Projeto de conhecimento e tecnologia

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN355 Administração e Manejo em Piscicultura

Programa Analítico de Disciplina BAN355 Administração e Manejo em Piscicultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2

Leia mais

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado na região da Mogiana SP

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado na região da Mogiana SP Edição 26 2016 Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado na região da Mogiana SP No dia 27 de julho de 2016, no Sindicato Rural de Mococa, no nordeste do estado

Leia mais

CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE E IMPACTOS AMBIENTAIS

CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE E IMPACTOS AMBIENTAIS CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE E IMPACTOS AMBIENTAIS Evoy Zaniboni Filho Alex Pires de Oliveira Nuñer Renata Maria Guereschi Samara Hermes-Silva Universidade Federal de Santa Catarina Produção mundial

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PISCICULTURA EM TANQUES ESCAVADOS COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA PISCICULTORES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PISCICULTURA EM TANQUES ESCAVADOS COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA PISCICULTORES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PISCICULTURA EM TANQUES ESCAVADOS COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA PISCICULTORES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO Djair Alves da Mata (1) ; Ana Maria Dantas dos Santos (1) ; Hiago Levi

Leia mais

Manejo na produção de peixes

Manejo na produção de peixes 1 Por: Fernando Kubitza, Ph. D. Acqua & Imagem Serviços Ltda. fernando@acquaimagem.com.br Manejo na produção de peixes Parte 1 A conservação e o uso da água Esta edição dá início a uma série de artigos

Leia mais

PESO DE TILÁPIAS NO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) CRIADAS EM TANQUE-REDE NA BARRAGEM BARRA DA BRAÚNA (MG)1

PESO DE TILÁPIAS NO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) CRIADAS EM TANQUE-REDE NA BARRAGEM BARRA DA BRAÚNA (MG)1 Peso de Tilápias no Nilo (Oreochromis niloticus)... 705 PESO DE TILÁPIAS NO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) CRIADAS EM TANQUE-REDE NA BARRAGEM BARRA DA BRAÚNA (MG)1 Matheus Pereira Soares2, Adriano França

Leia mais

Piscicultores discutem os custos de produção de pintado em Sorriso-MT

Piscicultores discutem os custos de produção de pintado em Sorriso-MT Edição4 2014 Piscicultores discutem os custos de produção de pintado em Sorriso-MT Produtores e técnicos da região de Sorriso, no Mato Grosso, se reuniram em um painel no dia 17 de setembro de 2014 para

Leia mais

Palavras-chave: pescado, piscicultura, regional Purus, sistema de produção

Palavras-chave: pescado, piscicultura, regional Purus, sistema de produção MANEJO PRODUTIVO DE PEIXES NO MUNICÍPIO DE SENA MADUREIRA - AC Leila de Oliveira SOARES* 1, André Luiz Nunes SILVEIRA 1, Jizele Barbosa do NASCIMENTO 1, Laine Oliveira da SILVA 1, Marina Marie Bento NOGUEIRA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FABIANA DE ORTE STAMM HISLY ANY S. MEDEIROS PISCICULTURA, NA ONDA DA INTEGRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FABIANA DE ORTE STAMM HISLY ANY S. MEDEIROS PISCICULTURA, NA ONDA DA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FABIANA DE ORTE STAMM HISLY ANY S. MEDEIROS PISCICULTURA, NA ONDA DA INTEGRAÇÃO Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Piscicultura, do curso de Zootecnia, sob orientação

Leia mais

Dá a um homem um peixe e alimentá-lo-ás por um dia. Ensina-o a cultivá-los e alimentá-lo-ás para toda a vida. (provérbio chinês)

Dá a um homem um peixe e alimentá-lo-ás por um dia. Ensina-o a cultivá-los e alimentá-lo-ás para toda a vida. (provérbio chinês) Aquacultura Biologia Marinha 07-0808 SÓ MAIS 50 ANOS COM PEIXES NO MAR SÓ MAIS 50 ANOS COM PEIXES NO MAR Pesquisadores norte-americanos e canadenses analisaram dados colhidos desde 1950 e concluíram: a

Leia mais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais COORDENAÇÃO ACADÊMICA Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais 1. Coordenador (a): Washington Luiz Gomes Tavechio (tavechio@ufrb.edu.br) Vice-Coordenador (a): 2. Título do projeto: Controle de

Leia mais

Fundamentos e produção segura de peixes em viveiros - Parte 3

Fundamentos e produção segura de peixes em viveiros - Parte 3 1 Fundamentos e produção segura de peixes em viveiros - Parte 3 Por: Fernando Kubitza, Ph.D. Acqua Imagem Serviços em Aquicultura fernando@acquaimagem.com.br Fatores que influenciam a produtividade do

Leia mais

Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense. Darci Carlos Fornari Genetic Fish Rise

Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense. Darci Carlos Fornari Genetic Fish Rise Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense Darci Carlos Fornari --------------------- Genetic Fish Rise Produção de proteína no mundo: Produto Produção (Mil ton) Exportação** (mil ton)

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de peixes redondos em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de peixes redondos em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia Edição 17 2015 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de peixes redondos em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia Nodia18deagostode2015,emAriquemes,regiãodovaledoJamari,

Leia mais

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA ÁGUA DE AÇUDE CONTENDO CRIAÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUE

Leia mais

TAXA DE ARRAÇOAMENTO DO Astyanax bimaculatus

TAXA DE ARRAÇOAMENTO DO Astyanax bimaculatus TAXA DE ARRAÇOAMENTO DO Astyanax bimaculatus Cristhian Roberto Hartmann¹, Anderson Sloboda 1, Álvaro Célio Grocholski 1, Luiz Henrique da Silva 2, Moreira, Luiz Sérgio 3, Adolfo JATOBÁ 4. ¹Bolsista 170/2014

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL PROFESSOR INTERNO - Nº 27/2015

Leia mais

Fatores que influenciam no desempenho e sobrevivência de tilápias em sistema de tanques-rede

Fatores que influenciam no desempenho e sobrevivência de tilápias em sistema de tanques-rede Fatores que influenciam no desempenho e sobrevivência de tilápias em sistema de tanques-rede Revista Eletrônica Vol. 13, Nº 01, jan/fev de 2016 ISSN: 1983-9006 www.nutritime.com.br A Revista Eletrônica

Leia mais

Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior

Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior Temas Abordados 1. INTRODUÇÃO 1.1. Panorama mundial da aquicultura 1.2. Panorama nacional da Aquicultura

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA FAMILIAR COMO ATIVIDADE SUSTENTÁVEL EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA FAMILIAR COMO ATIVIDADE SUSTENTÁVEL EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA FAMILIAR COMO ATIVIDADE SUSTENTÁVEL EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS FIALHO (1), Lázaro da Cruz Ribeiro PRAXEDES (2), Rayssa Cristine Gomes SANTOS (3), Danilo

Leia mais

Aula 4 vídeo 5: Manejo de peixes e sanidade (8 minutos) Imagem Texto Tempo Pessoa respondendo a Como o manejo dos peixes

Aula 4 vídeo 5: Manejo de peixes e sanidade (8 minutos) Imagem Texto Tempo Pessoa respondendo a Como o manejo dos peixes Aula 4 vídeo 5: Manejo de peixes e sanidade (8 minutos) Imagem Texto Tempo Pessoa respondendo a Como o manejo dos peixes 30 pergunta. influencia na sanidade destes animais? Câmera focada no meu rosto.

Leia mais

ADAPTABILIDADE DA GAROUPA VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) A VIVEIROS DE CAMARÃO

ADAPTABILIDADE DA GAROUPA VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) A VIVEIROS DE CAMARÃO ADAPTABILIDADE DA GAROUPA VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) A VIVEIROS DE CAMARÃO Claudia Ehlers Kerber, MV, MSc - Responsável Técnica pela Redemar Alevinos, Ilhabela, SP - www.redemaralevinos.com.br

Leia mais

ASSESORAMENTO TÉCNICO: PARAMÊTROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SISTEMA DE PROUÇÃO DE TILÁPIA Apresentação: Pôster

ASSESORAMENTO TÉCNICO: PARAMÊTROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SISTEMA DE PROUÇÃO DE TILÁPIA Apresentação: Pôster ASSESORAMENTO TÉCNICO: PARAMÊTROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SISTEMA DE PROUÇÃO DE TILÁPIA Apresentação: Pôster Janiele Ferreira da Silva 1 ;Luis Carlos Sinésio da Silva 2 ; Vagner Sousa da Costa 3 ;Izabela

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA 36 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA

Leia mais

Seu caminho para o alto desempenho começa aqui.

Seu caminho para o alto desempenho começa aqui. Seu caminho para o alto desempenho começa aqui. Alto desempenho: a necessidade mundial que se traduz em oportunidade para você. Com o intenso crescimento da população mundial, em cerca de 0 anos teremos

Leia mais

Colégio Agrícola Vidal de Negreiros/CCHSA/UFPB Bolsista PROBEX

Colégio Agrícola Vidal de Negreiros/CCHSA/UFPB Bolsista PROBEX DIFUSÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO (BPP) RELACIONADAS A QUALIDADE DA ÁGUA E ALIMENTAÇÃO DOS PEIXES EM EMPREENDIMENTOS AQUÍCOLAS FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS, ESTADO DA PARAÍBA AMANCIO, Alda

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011 Ministério da Pesca e Aquicultura PLANO PLURIANUAL 2008-2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Secretaria Especial de Aqüicultura Aquicultura e Pesca EXERCÍCIO

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA 116 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA

Leia mais

Efeito da temperatura e do oxigênio dissolvido em água salobra no cultivo de tilápia

Efeito da temperatura e do oxigênio dissolvido em água salobra no cultivo de tilápia 415 Efeito da temperatura e do oxigênio dissolvido em água salobra no cultivo de tilápia Efeito da temperatura e do oxigênio dissolvido em água salobra no cultivo de tilápia Effect of temperature and dissolved

Leia mais

Rio Doce Piscicultura

Rio Doce Piscicultura Rio Doce Piscicultura (19) 3633 2044 / (19) 3633 8587 / (19) 9 9512 2879 / (19) 9 8961-8180 contatos@riodocepiscicultura.com.br contatos@riodocepeixes.com.br Orientações para Arraçoamento (Ração) O consumo

Leia mais

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Diretor de Projetos A Biofish é uma empresa brasileira, fundada em 1996 e sediada no Estado

Leia mais

FACULDADE ICESP CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA. Edital 02/ Bolsa de Iniciação Científica

FACULDADE ICESP CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA. Edital 02/ Bolsa de Iniciação Científica FACULDADE ICESP CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Edital 02/2018 - Bolsa de Iniciação Científica DESENVOLVIMENTO DE PACOTE TECNOLÓGICO PARA PRODUÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS COMO ALTERNATIVA PARA O PRODUTOR RURAL

Leia mais

Nível tecnológico empregado nas pisciculturas da região de Registro e municípios vizinhos

Nível tecnológico empregado nas pisciculturas da região de Registro e municípios vizinhos Nível tecnológico empregado nas pisciculturas da região de Registro e municípios vizinhos Woshinghton Rocha Gervaz 1, Rafael Vilhena Reis Neto 2. Luis Carlos Ferreira de Almeida 3, Reginaldo Antonio Weissenberg

Leia mais

DEJETOS DE SUÍNOS COMO FONTE PROTÉICA. DE PIAUÇU (Leporinus p macrocephalus).

DEJETOS DE SUÍNOS COMO FONTE PROTÉICA. DE PIAUÇU (Leporinus p macrocephalus). DEJETOS DE SUÍNOS COMO FONTE PROTÉICA ALTERNATIVA PARA ALEVINOS DE PIAUÇU (Leporinus p macrocephalus). ) LUCIENE DE MORAES GARCIA LUCIENE DE MORAES GARCIA MSc em Ciência Ambiental / UFF lmoraesgarcia@yahoo.com.br

Leia mais

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA-

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Índice Sobre o diagnóstico Aspectos sociais e produtivos Aspectos econômicos e mercadológicos Mercado consumidor Análise estratégica Sobre o diagnóstico

Leia mais

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO Guilherme Octávio de Sousa Soares 1, Rafael de Azevedo Leite¹, Paloma Castro Abreu¹, José Lucas de

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE ZOOTECNIA DURANTE O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2004

RELATÓRIO SOBRE DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE ZOOTECNIA DURANTE O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2004 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS - CCR DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DZ LABORATÓRIO DE AVICULTURA - LAVIC DISCIPLINA DE AVICULTURA RELATÓRIO SOBRE DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE

Leia mais

CRIAÇÃO DE BIJUPIRÁ EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA

CRIAÇÃO DE BIJUPIRÁ EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA CRIAÇÃO DE BIJUPIRÁ EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA Luís André Sampaio Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Oceanografia Laboratório de Piscicultura Estuarina e Marinha sampaio@mikrus.com.br

Leia mais

Comunicado Técnico 05

Comunicado Técnico 05 Comunicado Técnico 05 ISSN 2177-854X Julho. 2010 Uberaba - MG Amostragem do Solo para Recomendação de Calagem e Adubação Instruções Técnicas Responsável: Ricardo Moreira de Mendonça Agrônomo; MSc.Fitotecnia

Leia mais

No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins

No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins Edição 2 2014 No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins O segundo Painel do Projeto Campo Futuro de Aquicultura,

Leia mais

Cultivo misto de camarão e tilápia: oportunidades, benefícios e desafios. Fernando Kubitza Acqua Imagem

Cultivo misto de camarão e tilápia: oportunidades, benefícios e desafios. Fernando Kubitza Acqua Imagem Cultivo misto de camarão e tilápia: oportunidades, benefícios e desafios. Fernando Kubitza Acqua Imagem Disponibilidade de água doce na maior parte do Nordeste está limitada aos grandes açudes / reservatórios.

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS AVES. Aula 7 Profa Me Mariana Belloni

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS AVES. Aula 7 Profa Me Mariana Belloni ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS AVES Aula 7 Profa Me Mariana Belloni ALIMENTAÇÃO O objetivo econômico da alimentação das aves produtoras de carne e de ovos é a conversão de alimentos para animais em alimentos

Leia mais

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso CULTIVO DE PEIXE EM TANQUESREDE Minas Gerais Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso 16 bacias hidrográficas Altitude acima de 600 m (57%) Temperatura média anual inferior a 20 o C Reservatórios públicos

Leia mais

Título: PREÇO INTERNACIONAL E PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL DE 1995 A

Título: PREÇO INTERNACIONAL E PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL DE 1995 A Título: PREÇO INTERNACIONAL E PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL DE 1995 A 2003. Magali Simoni Azevedo 1 Resumo O estudo sobre o preço internacional e a produção de soja no Brasil de 1995 a 2003 teve como objetivo

Leia mais

23/11/2009 A LARVICULTURA E ALEVINAGEM DO BIJUPIRÁ

23/11/2009 A LARVICULTURA E ALEVINAGEM DO BIJUPIRÁ A LARVICULTURA E ALEVINAGEM DO BIJUPIRÁ O ciclo de produção de alevinos do Bijupirá tem início nos tanques de maturação, onde as fêmeas e os machos são mantidos em instalações adequadas e altamente controladas.

Leia mais

anuário 2015 PESCADOS

anuário 2015 PESCADOS O MERCADO BRASILEIRO DE É VARIADO, DECORRENTE DA DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL, DA MULTIPLICIDADE ÉTNICA E DE ASPECTOS ECONÔMICOS QUE INFLUENCIAM NOS HÁBITOS ALIMENTARES E NO PADRÃO DE CONSUMO O consumo de

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE MANEJO. Prof. Dr. Dalton José Carneiro

BOAS PRÁTICAS DE MANEJO. Prof. Dr. Dalton José Carneiro BOAS PRÁTICAS DE MANEJO NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES Prof. Dr. Dalton José Carneiro PRINCIPAIS FATORES DETERMINANTES DO DESEMPENHO NUTRICIONAL DAS DIETAS FORMULADAS PARA ORGANISMOS AQUÁTICOS Interdependência

Leia mais

RELATÓRIO FINAL PIBIC/

RELATÓRIO FINAL PIBIC/ RELATÓRIO FINAL PIBIC/2010-2011 Taxa de Alimentação Para as Fases Iniciais da Criação de Tilápia Nilótica da linhagem Premium em Raceways Thyago Campos Barros 1, Alessandra Gimenez Mascarenhas 2, Fernanda

Leia mais