Ref.: NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2009
|
|
|
- Edison Amaral Igrejas
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Universidade Federal de Minas Gerais Pro - Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Departamento de Contabilidade e Finanças [email protected] Tel. (031) OFÍCIO CIRCULAR DCF 028/2009 Belo Horizonte, 27 de novembro de Ref.: NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2009 Prezado (a) Diretor (a): Com o objetivo de encerrar o exercício financeiro em conformidade com a legislação vigente e a elaboração da PRESTAÇÃO DE CONTAS DA UFMG, relativa ao exercício de 2009, este DCF - Departamento de Contabilidade e Finanças - vem solicitar a V.Sª. providências junto aos setores competentes dessa Unidade Gestora, observando-se as instruções a seguir: EMPENHAMENTO DAS DESPESAS: Informamos abaixo as datas finais para o empenhamento, nas Unidades Gestoras da UFMG, das dotações orçamentárias de 2009: - Até o dia 09/12/2009: Data final para o empenhamento de todos os Créditos Orçamentários das fontes do tesouro, inclusive os recursos de convênios e recursos descentralizados pelo MEC para a UFMG. - Até o dia 17/12/2009: Data final para o empenhamento das demais fontes. CONCILIAÇÃO da Conta Empenhos a Liquidar, até o dia 17/12/2009, cancelando os empenhos que não serão inscritos em restos a pagar no fechamento do Balanço de Empenhos de diárias, ajuda de custos e suprimento de fundos não podem ficar com saldo. 1.1 EMPENHOS DE SUPRIMENTO DE FUNDOS CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO Conforme Ofício Circular DCF 020/2009 de 08/09/2009, solicitamos que o limite do cartão (compras e saque) seja imediatamente BLOQUEADO para novas compras. As Prestações de Contas referentes ao Suprimento de Fundos CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO, deverão ser conferidas e providenciado os lançamentos contábeis: da reclassificação e baixa da responsabilidade, do estorno do valor não utilizado e, da baixa dos compromissos relativos às OB s de saque até o dia 15/12/ EMPENHOS PARA FUNDAÇÕES DE APOIO Eventuais empenhamentos para as Fundações de Apoio só poderão ser efetuados em conformidade com a legislação em vigor. Maiores informações podem ser obtidas na internet: - SERVIÇOS - FUNDAÇÃO DE APOIO passo a passo. 2. DESPESAS PROCESSADAS PARA PAGAMENTO: FONTES DO TESOURO - Os processos de despesas prontos para pagamento, apropriados no CPR até 18/12/2009, só poderão ser pagos até o dia 23/12/2009.
2 FONTES PRÓPRIAS - Os processos de despesas prontos para pagamento, apropriados no CPR até 18/12/2009, nas fontes 0250, 0281, 0282 e 0280 só poderão ser pagos até o dia 23/12/ CONCESSÃO DE SUB-REPASSE: O Departamento de Contabilidade e Finanças efetuará SUB-REPASSES de recursos financeiros, até o dia 21/12/2009, se solicitado até às 11 horas do mesmo dia; Obs.: Os sub-repasses nas fontes TESOURO (0100, 0112) só serão atendidos, pelo DCF/PROPLAN, se apropriados no CPR até o dia 18/12/2009 devido à sistemática de repasse financeiro estabelecida pela SPO/MEC. 4. SALDOS ORÇAMENTÁRIOS DE 2009 REFERENTES A CONVÊNIOS E DESCENTRALIZAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS (PORTARIAS): ÓRGÃOS FEDERAIS Ainda que a vigência ultrapasse o exercício de 2009, há necessidade de empenhar todo o recurso orçamentário (Proveniente do MEC) até 09/12/2009, (Proveniente dos demais Órgãos) até o dia 17/12/2009, para evitar que os recursos se tornem indisponíveis após o fechamento do exercício fiscal em 31/12/ ÓRGÃOS NÃO FEDERAIS Se a vigência ultrapassar 2009 e os convênios permanecerem com saldo no Crédito Disponível em 17/12/2009, deverão ser objeto de justificativa escrita ao DCF/Divisão de Convênios, até o dia 20/12/2009, para as providências contábeis. 5. RESTOS A PAGAR de 2009: PROCESSADOS As despesas passíveis de inscrição em Restos a Pagar Processados, obrigatoriamente, devem ser apropriadas a crédito de obrigações, por intermédio da inclusão do documento hábil na transação ATUCPR. OBSERVAÇÃO: As despesas com aquisição de material de consumo e/ou permanente, embora entregues, só poderão ser liquidadas no ATUCPR se confirmada a sua inclusão nos respectivos sistemas de controle de material (SICCA e SICPAT) NÃO PROCESSADOS: Os saldos da conta EMPENHOS A LIQUIDAR, deverão ser analisados até o dia 09/12/2009 (Recursos provenientes do MEC e Fontes do tesouro) e até o dia 17/12/2009 (Recursos provenientes de outros Órgãos e fonte própria), disponibilizando o orçamento dos empenhos cancelados, deixando nesta conta apenas aquelas despesas que serão inscritas em Restos a Pagar não processados, automaticamente pelo SIAFI. Obs.: Verificar em 07/01/2010 a conta RP NAO PROCESSADOS INSCRITOS, conciliando-a com a conta EMPENHOS A LIQUIDAR (posição em 31/12/2009). 6. ALMOXARIFADO: Encaminhar a este DCF, até o dia 24/12/2009, os Relatórios RMA de dezembro e anual dos almoxarifados, assinados pelos responsáveis, para análise e conferência do fechamento contábil de cada Unidade Gestora.
3 6.1 - Encaminhar o Inventário em conformidade com a legislação vigente e as demais peças da prestação de contas dos almoxarifados, conforme orientações a seguir, devidamente assinadas pelos responsáveis até 15/01/2010: Emitir os relatórios no sistema SICCA referente ao fechamento anual; Montar a pasta, na seqüência abaixo: - Se possível, encadernada; - Identificação na capa: ALMOXARIFADO 2009 UG (código e nome) a) Portaria instituída para esta finalidade; b) Apresentação do Inventário; c) Fechamento do Inventário Obs.: conferir soma e total; conferir se o valor de cada sub-elemento confere com o Relatório Posição de Estoque; d) Termo de Levantamento das Contas do Responsável; e) Relatório de Comissão; f) Relatório Anual Acumulado Sintético de 01/2009 a 12/2009; g) Relatório Mensal Sintético mês 12/2009; h) Relatório de Fechamento Mensal mês 12/2009; i) Relatório Posição de Estoque 12/2009 Obs.: RELATÓRIO POR SUB-ELEMENTO; conferir se o valor de cada sub-elemento confere com o Relatório de Fechamento Mensal mês 12/2009; j) Relatório Acumulado Analítico de 01/2009 a 12/2009; k) Todos os documentos das letras a, b, c, d, e, f, g e h deverão estar assinados e carimbados. Os relatórios das letras i e j deverão estar rubricados; l) Não enviar relatórios sem assinaturas. Entrar em contato com DCF. m) Enviar somente os documentos solicitados acima, não incluir outros. Entrar em contato com DCF INVENTÁRIO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO: O inventário do Acervo Bibliográfico, assinado pelos responsáveis, deverá dar entrada neste DCF até o dia 24/12/2009, para análise e conferência do fechamento contábil de cada Unidade Gestora. 8. INVENTÁRIO DE BENS MÓVEIS: O relatório do SICPAT (Relatório Sintético Patrimonial TOTALIZAÇÃO de 01/01/2009 a 31/12/2009), assinado pelos responsáveis, deverá dar entrada neste DCF até o dia 18/12/2009, para análise e conferência do fechamento contábil de cada Unidade Gestora. O inventário de BENS MÓVEIS, devidamente elaborado em conformidade com a legislação vigente deverá PERMANECER NA UNIDADE GESTORA, à disposição da CGU - Controladoria Geral da União, que poderá solicitá-lo em auditoria anual. O Gestor deverá ainda mantê-lo arquivado por 10 anos após a apresentação das contas da UFMG ao TCU, em conformidade com o artigo 16 da IN TCU nº 57, de 27/08/2008. OBS.: As contas de 2009 serão apresentadas ao TCU Tribunal de Contas da União em INVENTÁRIO DE BENS IMÓVEIS: O inventário de Bens Imóveis, assinado pelos responsáveis, deverá dar entrada neste DCF até o dia 24/12/2009, para análise e conferência do fechamento contábil da UFMG. 10. AJUSTES, ACERTOS E VERIFICAÇÕES FEITOS PELAS UNIDADES GESTORAS: As Unidades Gestoras poderão efetuar os ajustes necessários na sua contabilidade até o dia 24/12/2009.
4 VERIFICAR AS CONTAS ABAIXO RELACIONADAS, CONSULTANDO O BALANCETE OU CONRAZÃO até o dia 17/12/2009. TODAS AS CONTAS ABAIXO DEVERÃO TER SEUS SALDOS ZERADOS: LIMITE DE SAQUE COM VINCULAÇÃO DE PAGAMENTO (fonte/vinculação /987 e /988) GRU VALORES A RECEBER PARA ESTORNO DESPESA ADIANTAMENTO SUPRIMENTO DE FUNDOS RESTITUIÇÕES EFETUADAS A CLASSIFICAR SAQUES POR CARTÃO DE CRÉDITO A CLASSIFICAR IMPORTAÇÕES EM ANDAMENTO TRANSFERÊNCIAS DO EXERCÍCIO (MATERIAL EM TRÂNSITO) SUPRIMENTO DE FUNDOS (RESPONSABILIDADE) TRANSFERÊNCIAS DO EXERCÍCIO (MATERIAL EM TRÂNSITO) DEPÓSITOS JUDICIAIS DEPÓSITO DE TERCEIROS DIÁRIAS (A PAGAR) SUPRIMENTO DE FUNDOS (A PAGAR) BOLSAS DE ESTUDOS EXERCÍCIOS ANTERIORES GRU VALORES A RECEBER PARA ESTORNO DESPESA ORDENS BANCÁRIAS CANCELADAS GRU A CLASSIFICAR SAQUE CARTÃO CORPORATIVO ORDENS BANCÁRIAS CANCELADAS CARTÃO CORPORATIVO CRÉDITO DISPONÍVEL SUPRIMENTO DE FUNDOS NE A LIQUIDAR PRÉ-EMPENHOS A EMPENHAR SUPRIMENTO DE FUNDOS CONSUMO SUPRIMENTO DE FUNDOS LOCOMOÇÃO SUPRIMENTO DE FUNDOS SERVIÇO RECEITAS CORRENTES A CLASSIFICAR RECEITAS DE CAPITAL A CLASSIFICAR TODAS AS CONTAS ABAIXO DEVERÃO TER SEUS SALDOS CONCILIADOS: LIMITE DE SAQUE COM VINCULAÇÃO DE PAGAMENTO GRU VALORES A RECEBER POR DEV. DESP. EXERCÍCIO MATERIAL DE USO DURADOURO (ACERVO BIBLIOGRÁFICO) SUPRIMENTO DE FUNDOS EMISSÃO NE (deve corresponder ao somatório das contas ) DARF A EMITIR GPS A EMITIR DAR A EMITIR CAUÇÃO NO PAIS CONVÊNIOS VALOR FIRMADO CONVÊNIOS A LIBERAR CONVÊNIOS A COMPROVAR CONVÊNIOS A APROVAR CONVÊNIOS APROVADO CONVÊNIOS VALOR NAO LIBERADO CONVÊNIOS CONCLUÍDO CONVÊNIOS VALOR FIRMADO PORTAL/SICONV CONVÊNIOS A LIBERAR PORTAL/SICONV DIR.OBRIG.CONTR.DE TERCEIROS CONTRATOS DE SERVIÇOS (os DIR.OBRIG.CONTR.COM TERCEIROS CONTRATO DE SEGUROS (os
5 DIR.OBRIG.CONTR.COM TERCEIROS CONTRATO DE SERVIÇOS (os DIR.OBRIG.CONTR.COM TERCEIROS CONTRATO DE ALUGUÉIS (os DIR.OBRIG.CONTR.COM TERCEIROS CONTR. FORNECIMENTO DE BENS (os SAQUE CARTÃO CORPORATIVO (deve corresponder ao total gasto com saques do cartão) FATURA CARTÃO CORPORATIVO (deve corresponder ao total anual gasto com faturas do cartão ) ISSQN A PAGAR RECURSOS DA GRU DEPÓSITOS E CAUÇÕES FORNECEDORES DO EXERCÍCIO FORNECEDORES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES CONVÊNIOS A PAGAR EXERCÍCIO CONVÊNIOS A PAGAR EXERCÍCIOS ANTERIORES BOLSAS PARA ESTUDOS EXERCÍCIO (somente o valor correspondente a bolsa de dezembro de 2009 ainda à pagar) INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES EXERCÍCIO INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES EXERCÍCIO ANTERIOR AUXÍLIO FINANCEIRO A PESQUISADORES EXERCÍCIO FATURA CARTÃO CORPORATIVO PESSOA FÍSICA DO EXERCÍCIO PESSOA FÍSICA DE EXERCÍCIOS ANTERIORES EMPENHOS A LIQUIDAR SUPRIMENTO DE FUNDOS NE PAGOS (deve corresponder ao somatório das contas ) RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS A LIQUIDAR RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS LIQUIDADOS A PAGAR RESTOS A PAGAR PROCESSADOS NO EXERCÍCIO ANTERIOR Conciliar no CPR utilizando a TRANSAÇÃO CONFLUXO, colocando para pesquisar data inicial 01/01/2003 e data final 31/01/2012, procedendo a regularização dos lançamentos e datas indevidas CONSULTAR AS CONTAS IRREGULARES POR MEIO DAS TRANSAÇÕES CONCONTIR e CONINCONS. Proceder todas as regularizações até o dia 24/12/ ANALISAR A CONTA OBRAS EM ANDAMENTO: Para as obras já concluídas, enviar ao DCF, em conformidade com o OF.CIRCULAR DCF/005/2005, até o dia 24/12/2009, o TERMO DE ACEITAÇÃO DEFINITIVO DA OBRA, elaborado em cumprimento ao artigo 73, Inciso I da Lei 8.666/93, descrevendo o valor de cada obra, para providências contábeis. 12. ATUALIZAÇÃO DA UG E ROL DE RESPONSÁVEIS: 12.1 Atualizar os dados da UG, pela transação ATUUG, até o dia 03/12/2009. Os dados a serem atualizados são: Ordenador de Despesas, Gestor Financeiro, Responsável pela Conformidade de Registro de Gestão e, Contador Responsável (que deve ser o contador ou técnico de contabilidade lotado na Unidade Gestora); 12.2 Atualizar o Rol de Responsáveis da UG, conforme instruções, até o dia 03/12/2009, peça integrante da prestação de contas. Encaminhar uma via a este DCF, até o dia 09/12/2009, para análise prévia do Rol de cada Unidade Gestora.
6 Conforme art. 2º da Decisão Normativa TCU nº 85, de 19/09/2007 e mensagem SIAFI nº 2007/ de 31/10/2007, da coordenação-geral de Contas do Governo/SFC/CGU: a partir do exercício de 2007, o módulo Rol de Responsáveis terá fechamento anual, com a data igual à da área contábil. Tendo em vista o disposto nesta mensagem, solicitamos a todas as unidades gestoras que atualizem o rol no SIAFI, em tempo hábil acima especificado, uma vez que não serão permitidos ajustes para as unidades integrantes do SIAFI, nem alterações após a data de encerramento do exercício CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO: As Unidades Gestoras deverão manter, rigorosamente atualizada, a conformidade de registro de gestão de DEZEMBRO/ PLANILHA - CONTRATOS COM FUNDAÇAO DE APOIO UMA DAS PEÇAS DA PRESTAÇAO DE CONTAS DA UFMG AO TCU. Enviar ao DCF até o dia 15/01/2010, planilha contendo todos os contratos firmados com a Fundação de Apoio e vigentes em 2009, inclusive para apoio a projetos de Cursos de Especialização, e planilha contendo os Servidores envolvidos nos respectivos projetos em atendimento à decisão 1646/02 do TCU -Tribunal de Contas da União. 15. CONFORMIDADE CONTÁBIL: O DCF - Departamento de Contabilidade e Finanças é o agente responsável pela Conformidade Contábil do órgão UFMG e dará esta conformidade após suas verificações, determinando ao serviço de Contabilidade das Unidades Gestoras, se for o caso, a realização de registros adicionais para correção dos problemas encontrados. Depois de efetuadas as correções e, desde que não haja impropriedades ou irregularidades no que tange às conformidades de registro de gestão, o DCF procederá a Conformidade Contábil do órgão. O contador ou técnico contábil da Unidade Gestora é o agente responsável pela Conformidade Contábil da UG e deverá procede-la, impreterivelmente, entre 07/01/2010 e 14/01/2010, através da transação >ATUCONFCON. Atenciosamente, MACILENE GONÇALVES DE LIMA Diretora do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFMG De acordo: Prof. José Nagib Cotrim Árabe Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 024, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições
Art. 1º Aprovar Norma de Execução, na forma do Anexo a esta Portaria. ANEXO UNIDADE RESPONSÁVEL 31/12/2013 PROCESSO
PORTARIA Nº 2, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013 O AUDITOR-CHEFE DA AUDITORIA INTERNA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a competência que lhe foi atribuída pelo inciso
Manual de Conciliação Bancária
Manual de Conciliação Bancária Índice Conciliação Bancária... 2 O módulo de Conciliação Bancária no SIGEF... 3 Conciliação Bancária Extrato Bancário... 5 Fazendo a Conciliação Bancária Extrato Bancário...
Conselho Federal de Contabilidade Vice-presidência de Controle Interno INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 008/2013
Conselho Federal de Contabilidade Vice-presidência de Controle Interno INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 008/2013 Brasília-DF Dezembro/2013 INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 008/2013 Assunto: Orientação
PROCEDIMENTOS DE COMPRAS
PROCEDIMENTOS DE COMPRAS Estas instruções têm como objetivo a padronização dos procedimentos para a realização das compras de materiais de consumo, bens permanentes e prestações de serviços necessários
O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER
1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no
DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Disciplina a celebração de convênios e operações de crédito com previsão de ingresso de recursos financeiros que beneficiem órgãos e entidades da Administração
Gestão de Suprimento de Fundos
Suporte Institucional MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Gestão de Suprimento de Fundos Esta edição do Manual foi atualizada até 26/06/2014. Ministério Público Federal Procuradoria da República do Rio Grande
Padronizar os procedimentos relacionados à incorporação de veículos, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ).
Proposto por: Equipe do Departamento de Patrimônio e Material (DEPAM) / Equipe do Departamento de Transporte (DETRA) Analisado por: (DGLOG) Aprovado por: Chefe do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO FINANCEIRA DA FOLHA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES DO PJERJ
PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO FINANCEIRA DA FOLHA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES DO PJERJ Proposto por: Diretor da Divisão de Acompanhamento das Despesas de Pessoal do Poder Judiciário (DIPJU) Analisado por:
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria Federal de Controle Interno
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria Federal de Controle Interno ORIENTAÇÃO NORMATIVA n.º 02 SFC/MF Em, 21 de dezembro de 2001. Assunto: Orientações técnicas sobre as normas dispostas na Instrução Normativa
Abaixo, questionamentos referentes ao certame supracitado e respostas conforme área técnica da CESAMA.
Juiz de Fora, 17 de maio de 2013. Referência: Concorrência 009/12 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de licenças de uso perpétuo, implantação, customização, treinamento e manutenção
Pagamento de Despesa por Meio de Adiantamento. DNT/SSSCI/SF Março 2013
Meio de Adiantamento DNT/SSSCI/SF Março 2013 Realização Secretaria da Fazenda Subsecretaria do Sistema de Controle Interno Departamento de Normas Técnicas Apresentação David Fabri Monique Junqueira Ferraz
Execução de Despesa. DNT/SSSCI/SF Abril 2013
DNT/SSSCI/SF Abril 2013 Realização Secretaria da Fazenda Subsecretaria do Sistema de Controle Interno Departamento de Normas Técnicas Apresentação David Fabri Monique Junqueira Ferraz Zanella INTRODUÇÃO
ORIENTAÇÕES SOBRE PAGAMENTO DE TRIBUTOS COM ACRÉSCIMOS LEGAIS (JUROS E MULTA)
ORIENTAÇÕES SOBRE PAGAMENTO DE TRIBUTOS COM ACRÉSCIMOS LEGAIS (JUROS E MULTA) DITE Gerência Financeira do Tesouro Estadual GEFTE 1 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA João Raimundo Colombo (Governador
INSTRUÇÃO NORMATIVA SAF N 016 DE 09 DE SETEMBRO DE 2015
INSTRUÇÃO NORMATIVA SAF N 016 DE 09 DE SETEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a movimentação financeira em Instituições Bancárias pelos Órgãos, Fundos e Entidades da Administração Pública do Poder Executivo Estadual
RESOLUÇÃO N 24 DE 8 DE SETEMBRO DE 2015, DA REITORA DA UFTM
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Reitoria RESOLUÇÃO N 24 DE 8 DE SETEMBRO DE 2015, DA REITORA DA UFTM Aprova a Norma Técnica NT 3/2015 que dispõe sobre os procedimentos
Conta Centralizadora das Bandeiras Tarifárias. Título: PO CCB-01 Operacionalização da Conta Bandeiras. Tipo do documento: Procedimento.
Conta Centralizadora das Bandeiras Tarifárias Título: PO CCB-01 Operacionalização da Conta Bandeiras Tipo do documento: Procedimento Número: 01 Versão: 01 Classificação do documento: Público Vigência:
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE CONTABILIDADE
6/06/205 PCO-0. INTRODUÇÃO O Manual de tem por objetivo estabelecer procedimento para registro e análise das informações contábeis, bem como, a elaboração e divulgação das Demonstrações Financeiras da
Arquivo atualizado em 22/10/2013.
Arquivo atualizado em 22/10/2013. 2 Sumário Tópico Página Transação CONSIT 3 Funções de cada aba no documento FL 9 Exemplo Prático 16 Empenho 18 INCDH 26 Dados Básicos 28 Principal com Orçamento 30 Dedução
MANUAL - CONTABILIDADE
MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5
CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI
CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI SECAO 020300 - MACROFUNÇÕES ASSUNTO 020317 - RESTOS A PAGAR 1 - REFERÊNCIAS: 1.1 - RESPONSABILIDADE - Coordenador-Geral
Execução da despesa 1
Execução da despesa 1 Etapas da execução da despesa Global Estimativo Ordinário Empenho CPR Liquidação FOLHA OB GRU DARF GPS Pagamento DAR 2 Autorização eletrônica Transação: ATUREMOB Responsável: Ordenador
Análise e Regularizações Contábeis no SIAFI
Análise e Regularizações Contábeis no SIAFI Painéis/Oficinas CANCELAMENTO DE ORDEM BANCÁRIA FASES DA DESPESA EMPENHO [L. 4320: arts. 58-61] LIQUIDAÇÃO [L. 4320: art. 63] PAGAMENTO [L.4320: arts. 62/64-67]
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA DE ECONOMIA E FINANÇAS 11ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO (11ª ICFEx/1982)
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA DE ECONOMIA E FINANÇAS 11ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO (11ª ICFEx/1982) BOLETIM INFORMATIVO Nº 05 (MAIO / 2014) FALE COM A 11ª
Assunto: Contabilização do pagamento da Contribuição ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público PIS/PASEP
Nota Técnica n 003/2012/GECON Vitória, 08 de Março de 2012. Assunto: Contabilização do pagamento da Contribuição ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público PIS/PASEP
INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SAF Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2011
INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SAF Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2011 Publicada no DOE de 25 de janeiro de 2011 Dispõe sobre a movimentação de recursos efetuados pelos Órgãos, Fundos e Entidades da Administração
INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2013
1 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2013 "Estabelece normas de controle para o Patrimônio do Poder Executivo Municipal." A Unidade Central de Controle Interno, no uso de suas atribuições, conforme determina o
FIN. 08 - ADIANTAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS
1 de 12 msgq - ADIANTAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A PAGAR - ADIANTAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS...
ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO CHECKLIST
ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO CHECKLIST Para auxiliar nas providências que devem ser tomadas para o encerramento de exercício, foi elaborada uma série de verificações, em formato de checklist, que devem ser
INVENTÁRIO ANUAL. Exercício 2011. Orientações e Procedimentos para Comissões Inventariantes
INVENTÁRIO ANUAL Exercício 2011 Orientações e Procedimentos para Comissões Inventariantes Elaboração: Fernando de Souza Guimarães : 3409-4674 / 3409-4675 : [email protected] Belo Horizonte, 2011 SUMÁRIO
FIPLAN-BA Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia DEPAT e Unidades Orçamentárias
ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 001/2012 Projeto Unidade Responsável: Assunto: FIPLAN-BA Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia DEPAT e Unidades Orçamentárias Ordem Bancárias
Processo de Compras GENS
Processo de Compras GENS Manual do Colaborador Versão 2.0 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 Objetivos... 3 1.1.1 Objetivo da definição do Processo de Compras... 3 1.1.2 Objetivo deste Manual... 3 2. PROCESSO
INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 001/2015.
INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 001/2015. DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS MEDIANTE LICITAÇÃO, INCLUSIVE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE,
1 de 9 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA DICOP/DEPAT Nº 02 /2003. Publicada no DOE de 21 de outubro de 2003
1 de 9 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA DICOP/DEPAT Nº 02 /2003 Publicada no DOE de 21 de outubro de 2003 Estabelece procedimentos para movimentação de recursos das contas bancárias mantidas no Banco Bradesco
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL Departamento de Administração INSTRUÇÃO NORMATIVA DA/PGT Nº 01, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL Departamento de Administração INSTRUÇÃO NORMATIVA DA/PGT Nº 01, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010. Regulamenta a concessão, aplicação e prestação de contas dos
MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS
2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 APRESENTAÇÃO Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2014
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2014 DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE SUBVENÇÃO SOCIAL, AUXÍLIO FINANCEIRO, CONTRIBUIÇÃO E OUTRAS FONTES DE RECURSO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO. A Controladoria Geral do Município
Câmara Municipal dos Barreiros
Barreiros, 30 de Abril de 2010 SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Ofício nº 006/2010 SCI EXMO. SR. JOSÉ GERALDO DE SOUZA LEÃO M.D. Presidente da Câmara de Vereadores dos Barreiros NESTA O Coordenador do Sistema
PROJETO SETORIAL CONVÊNIO SOFTEX / APEX 2014 2016
Campinas, 15 de outubro de 2014. EDITAL PARA CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA EXTERNA INDEPENDENTE PROJETO SETORIAL CONVÊNIO SOFTEX / APEX 2014 2016 Prezados Senhores, A Associação para Promoção da Excelência
PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno
SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SABS Nº 004/2010-1 Aprovação em: 20/07/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SABS Nº 004/2010-1 Unidade Responsável: Sistema de Aquisição de Bens
Política de Contas a Pagar
T Política de Contas a Pagar 1 1. ABRANGÊNCIA 1.1 Todas as áreas administrativas da empresa responsáveis por aquisições/contratações de produtos e/ou serviços, conforme deliberação e aprovação dos sócios
SENHORES DIRETORES DE DIRETORIAS, DE DIVISÕES DE ASSESSORIAS, CHEFE DE GABINETE, PROCURADOR CHEFE E PRESIDENTES DE GTs
DTM-SUP/DER-003-01/02/1984 Estabelece normas internas do DER, referentes à remessa de documentos e prestação de informações ao E. Tribunal de Contas, bem como à tramitação de processos e documentos pertinentes.
Portaria da Diretoria de Administração
007/2002-DIRAD 01 14/06/2002 A Diretoria de Administração, no uso de suas atribuições, RESOLVE: 1.0 PROPÓSITO Normatizar os procedimentos administrativos de pagamento de Notas Fiscais/Faturas referentes
PEME PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR PROCEDIMENTOS DO ADIANTAMENTO
PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR PROCEDIMENTOS DO ADIANTAMENTO 2014 A verba é liberada na forma de adiantamento para um responsável na unidade escolar que ficará encarregado de efetuar as
COMPRAS / CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS FORMAS DE AQUISIÇÃO/CONTRATAÇÃO LICITAÇÃO:
COMPRAS / CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Quase todas as despesas das Unidades são realizadas através de compras ou contratações de serviços. Elas são classificadas de acordo com a forma de aquisição/contratação
NOR - PRO - 105 PAGAMENTO DA DESPESA
1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer normas e procedimentos para o pagamento de despesas referentes às contratações de prestação de serviços, ao fornecimento de bens permanentes e de consumo e às obras e serviços
Análise e Regularizações Contábeis
Análise e Regularizações Contábeis 1 Ordens Bancárias Canceladas O cancelamento de OB ocorre por meio da emissão de uma OB de cancelamento ou por NS Nota de Sistema, nos seguintes casos: 1 OB de cancelamento
ESTADO DE RORAIMA GOVERNADOR DO ESTADO JOSÉ DE ANCHIETA JÚNIOR VICE-GOVERNADOR DO ESTADO FRANCISCO DE ASSIS ROGRIGUES
ESTADO DE RORAIMA GOVERNADOR DO ESTADO JOSÉ DE ANCHIETA JÚNIOR VICE-GOVERNADOR DO ESTADO FRANCISCO DE ASSIS ROGRIGUES CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE RORAIMA Controladora Geral MARIA PERPÉTUA S. G. MAGALHÃES
IMPLEMENTAR PROJETOS ESPECIAIS 1 OBJETIVO
Proposto por: Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (DEAPE) Analisado por: Gabinete da Presidência (GABPRES) Aprovado por: Chefe do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Manual Cartão de Pagamento do Governo Federal. Banco do Setor público
Manual Cartão de Pagamento do Governo Federal Banco do Setor público 2 Sumário Introdução 04 Cartão de Pagamento do Governo Federal CPGF 04 Passo a Passo 10 Perguntas e Respostas 12 Legislação I Ementa
Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais - APLs
Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais - APLs Realização de Convênios Convênios São acordos firmados por entidades públicas, ou entre estas e organizações particulares para
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO E ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO E ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS As orientações constantes deste manual devem ser observadas pelas Unidades Gestoras para encerramento do exercício,
Código: MAP-DILOG-005 Versão: 00 Data de Emissão: 01/12/2013
Código: MAP-DILOG-005 Versão: 00 Data de Emissão: 01/12/2013 Elaborado por: Gerência de Instalações Aprovado por: Diretoria de Logística 1 OBJETIVO Estabelecer os critérios e os procedimentos para o planejamento,
CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO ADIANTAMENTO POR MEIO DE CARTÃO CORPORATIVO
CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO ADIANTAMENTO POR MEIO DE CARTÃO CORPORATIVO ADIANTAMENTO Recurso concedido a servidor a critério e sob a responsabilidade do ordenador de despesas com prazo certo para aplicação
Manual do. Almoxarifado
Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades
Conselho Federal de Contabilidade Vice-presidência de Controle Interno INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 005/2012
Conselho Federal de Contabilidade Vice-presidência de Controle Interno INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 005/2012 Brasília-DF Dezembro/2012 INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 005/2012 Processo CFC n.º 2012/000258
PORTARIA Nº 835 de 2 de abril de 2013
PORTARIA Nº 835 de 2 de abril de 2013 A Reitora da, Profª. Drª. Soraya Soubhi Smaili, considerando a decisão do Conselho Universitário em sua reunião ordinária de 13 de março de 2013, no uso de suas atribuições
(DEIOP) ATENÇÃO: A cópia impressa a partir da intranet é cópia não controlada.
Proposto por: Equipe do Serviço de Gerenciamento Ambiental e de Analisado por: Diretor do Departamento de Infraestrutura Operacional Aprovado por: Diretor-Geral da Diretoria-Geral de Logística (DGLOG)
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho
FINANCEIRO IT. 20 11 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para as atividades financeiras do Conselho. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Instrução Normativa nº 480 de 15 de dezembro de 2004 Secretaria da
GUIA RÁPIDO CRÍTICA CONGELAMENTO INVENTÁRIO EMPENHO DE TROCAS
GUIA RÁPIDO CRÍTICA CONGELAMENTO INVENTÁRIO EMPENHO DE TROCAS RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa
INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º AMGESP-002/2015
INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º AMGESP-002/2015 Estabelece critérios a serem observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Direta e Indireta, quando da disponibilização de vagas de estágio
ORDENS BANCÁRIAS ESTADOS E MUNICÍPIOS MANUAL DO USUÁRIO
ORDENS BANCÁRIAS ESTADOS E MUNICÍPIOS MANUAL DO USUÁRIO Ordens Bancárias Estados e Municípios Sumário 1. Introdução... 3 2. Público Alvo... 3 3. Características... 4 3.1. Modalidades e tipos de ordens
SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES - SECOL MANUAL E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ INSTITUÍDA PELA LEI N O 10.425, DE 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DIVISÃO DE MATERIAS E PATRIMÔNIO DIMAP SETOR DE
Suprimento de Fundos
prazo de cinco dias para ratificar a autorização e promover a publicação na imprensa oficial. Data da autorização do Diretor: 8 de dezembro de 2005. Data limite para a comunicação ao Secretário-Geral:
MANUAL CONTRATAÇÃO DE EVENTOS PRÉ EVENTO A) ELABORAÇÃO DA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA E TRÂMITES PARA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA
MANUAL CONTRATAÇÃO DE EVENTOS PRÉ EVENTO A) ELABORAÇÃO DA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA E TRÂMITES PARA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA 1) Reunião Prévia (Responsável: Secretaria Demandante) Solicitação de Contratação,
COMUNICADO SIAD 44/2005 ASSUNTO: Material de Consumo Decreto de encerramento de exercício 2005
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Rua Bernardo Guimarães, 2731. Tel.: (31) 3290-4600 CEP: 30.180-140 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil CGC: 18.715.607 / 0001-13 Inscrição Estadual: Isento
ORIENTAÇÕES AO JUDICIÁRIO RELATIVAS À ARRECADAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO SUMÁRIO
ORIENTAÇÕES AO JUDICIÁRIO RELATIVAS À ARRECADAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO SUMÁRIO 1. Restituição ou Retificação de recolhimentos efetuados por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais DARF. 2.
Presidência. Diretoria Administrativa. Diretoria Financeira. Diretoria de Aposentadoria e Pensões. Diretoria de Assuntos Jurídicos.
Presidência Diretoria Administrativa Diretoria Financeira Conselho Administrativo Diretoria Executiva Diretoria de Aposentadoria e Pensões Conselho Fiscal Diretoria de Assuntos Jurídicos Conselho de Investimentos
MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA
MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA Versão.0 Sistema de Controle de Concessão de Adiantamentos Sumário O Sistema CCA ----------------------------------------------------- 3 Iniciando a operacionalização do
Art. 2º. Fazer publicar esta Portaria em Boletim de Serviço, revogando-se a Portaria 577/05-R, de 05 de dezembro de 2005.
PORTARIA 328/R-06 DE 22 DE JUNHO DE 2006. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso da competência que lhe foi atribuída pelo artigo 39, inciso XX, do Regimento Geral da UFRN; CONSIDERANDO
Tribunal de Contas do Estado
Tribunal de Contas do Estado Tutorial sobre as alterações realizadas no sistema Sagres Captura para o envio da PCA 2013 Versão deste tutorial: 1.7 1. Habilitar o envio da PCA Para Habilitar o Sagres Captura
ORIENTAÇÕES SOBRE CADASTRAMENTO E HABILITAÇÃO NO SISTEMA SIASG E SIAFI
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ORIENTAÇÕES SOBRE CADASTRAMENTO E HABILITAÇÃO NO SISTEMA SIASG E SIAFI Pró-Reitoria de Administração Diretoria de Finanças Gerência de Contabilidade
Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional
Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo PO/PROAD/CMP/ 1 de 10 Glossário de Termos e Siglas AGU
NORMA DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO 2015 NA JUSTIÇA DO TRABALHO
1873/2015 - Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015 Conselho Superior da Justiça do Trabalho 1 ANEXO AO ATO CONJUNTO CSJT.GP.SG N.º 21/2015 NORMA DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO 2015 NA JUSTIÇA DO TRABALHO Com
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - PROPLAN
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - PROPLAN ROTINAS ADMINISTRATIVAS PROPLAN SETOR: Pró-Reitoria CARGO: Docente / TNS FUNÇÃO: Pró-Reitor
TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ
TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ DIRETORIA DE CONTAS MUNICIPAIS Prestação de Contas de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista Municipais Prestação de Contas Anual Instrução Normativa n 22/2008 INSTRUÇÃO
ASSUNTO: SISTEMA OPERACIONAL NO ALMOXARIFADO DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE
1/6 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Normatizar os procedimentos de entrada e saída de materiais adquiridos pela autarquia SAAE; 1.2) Garantir recebimento dos materiais no que se refere a quantidade, qualidade e
Sistemas Corporativos da USP (Web)
Sistemas Corporativos da USP (Web) O sistema de estágios remunerados da USP é fruto da colaboração das seguintes áreas da Reitoria da Universidade de São Paulo: Departamento de Recursos Humanos, Departamento
Art. 1º - Fica aprovado o Regimento Interno da Central do Sistema de Controle Interno, anexo ao presente Decreto.
DECRETO N.º 961/08 De 01 de julho de 2008. APROVA O REGIMENTO INTERNO DA CENTRAL DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL DE VALE DO SOL, no uso de suas atribuições
Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 023
1/ 7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão geral do documento e adequação dos registros e padrões 02 Expor de maneira clara o item 5.8 as áreas usuárias Demais envolvidos
QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE
QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE Prezado internauta e estudante do Ponto dos Concursos! Desejo a todos uma mente ILUMINADA e que tenham
CONTABILIZAR RECURSOS E DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 1 OBJETIVO
CONTABILIZAR RECURSOS E DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS Proposto por: Equipe da Divisão de Apropriação e Análise Contábil (DIANA) Analisado por: Diretor do Departamento Contábil (DECON) Aprovado
MATERIAL PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO FIPLAN
Guia de Capacitação Cancelar Restos a Pagar - CRP Versão 1.0 Outubro 2014 GUIA DE CAPACITAÇÃO CANCELAR RESTOS A PAGAR - CRP MATERIAL PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO FIPLAN MÓDULO: LIQUIDAÇÃO (LIQ) INSTRUTORA:
CONTROLE PATRIMONIAL ÍNDICE
ÍNDICE 00 FOLHA 01 05/98 ASSUNTO FOLHA GENERALIDADES 01 01/02 NORMAS GERAIS 02 01/01 SOLICITAÇÃO DE BENS MÓVEIS 03 01/01 CADASTRAMENTO E TOMBAMENTO DE BENS MÓVEIS 04 01/02 CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO DE BENS
PORTARIA SEFAZ N.º 42-R, de 14 de novembro de 2014
PORTARIA SEFAZ N.º 42-R, de 14 de novembro de 2014 O DA FAZENDA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a necessidade de normatizar procedimentos para abertura e encerramento de contas bancárias,
LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003.
ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003. DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO CGE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS
FORMALIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ FORMALIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Realização: CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Elias Caetano da Silva Controlador Geral Ji-Paraná, Março de 2013 FORMALIZAÇÃO
Curso de Planejamento e Execução da Despesa Pública para Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Curso de Planejamento e Execução da Despesa Pública para Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário GESTÃO FINANCEIRA Docentes: Luiz Claudio Monteiro Morgado Alexandre Gomes de Souza Júnior Brasília,
Contas contábeis envolvidas na conferência do Almoxarifado
Sumário Contas contábeis envolvidas na conferência do Almoxarifado... 2 Entradas no SIPAC... 9 Entrada Extra/Avulsa no SIPAC...13 Baixas no Almoxarifado...15 Planilhas de conciliação...17 Tomada de Contas
MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL
Anexo IX MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL (PARA TOMADAS DE CONTAS ESPECIAIS QUE NÃO TRATEM DE RECURSOS REPASSADOS POR CONVÊNIO OU INSTRUMENTOS CONGÊNERES) RELATÓRIO DE TCE Nº 999/20XX
FIPLAN-BA - Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia. Transferências de Saldos da Programação Financeira
ORIENTAÇÃO TÉCNICA FIPLAN Projeto FIPLAN-BA - Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia Unidade Responsável: DEPAT UNIDADE ORÇAMENTÁRIA Versão 3.0 Data: 17/04/2013
