LEGADO DE DIMENSÃO INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS ESSENCIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGADO DE DIMENSÃO INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS ESSENCIAIS"

Transcrição

1 LEGADO DE DIMENSÃO INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS ESSENCIAIS ÁREA DE ATUAÇÃO OBRAS/CAPACITAÇÃO O QUE É LEGADO INFRAESTRUTURA URBANA INFRAESTRUTURA EDUCACIONAL MACRODRENAGEM E MEIO AMBIENTE Aeroporto de São Gonçalo do Amarante Inframérica Estádio de Futebol Arena das Dunas Governo do Estado e OAS Terminal Marítimo de Passageiros Codern Construção do Centro Norte-Rio-Grandense de Atletismo de Alto Rendimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Túnel de Macrodrenagem Arena das Dunas Terminal de passageiros com m² de área mais terminal de cargas com m². Um Complexo Multiuso exclusivo na cidade de Natal, altamente moderno, atendendo todas as exigências da FIFA. Infraestrutura para receber partidas de futebol, concertos musicais, shows e ampla variedade de eventos. Quatro anexos: um prédio com dois pavimentos para alfandegamento, restaurantes e lojas e recepção dos turistas. Capacidade para receber 3 mil passageiros simultaneamente. Construção de pista de atletismo própria para a prática do atletismo de alto rendimento e construção de Campo de Futebol com medidas oficiais do esporte olímpico. Construção de túnel de macrodrenagem medindo metros de extensão ligando pelo menos 09 lagoas de retenção das águas de chuva nas zonas leste e oeste da cidade com inclusão de estação de tratamento para o Rio Potengi, resolvendo problemas de alagamento na cidade (33 pontos de alagamento), ou seja, cerca de 45% desse problema em Natal. Tema: Aeroportos Tipo de legado: Urbano, infraestrutura, econômico. Tema: Esporte Tipo de legado: Urbano, infraestrutura, econômico, social, esportivo, Direitos de cidadania. Tema: Porto Tipo de legado: Urbano, infraestrutura, econômico, Tema: Esporte Tipo de legado: Urbano, infraestrutura, econômico. Tipo de legado: Urbano, Ambiental, infraestrutura e econômico.

2

3 LEGADO DE DIMENSÃO POLÍTICA PÚBLICA E DIREITOS DE CIDADANIA ÁREA DE ATUAÇÃO OBRAS/CAPACITAÇÃO O QUE É LEGADO MOBILIDADE URBANA Corredor Estruturante Zona Norte-Arena Das Dunas Nova entrada sul da cidade (Prolog. Av. Prudente de Morais) Governo do Estado Estradas de acesso ao Novo Aeroporto Governo do Estado LOTE 1: Reestruturação viária desde a cabeceira da Ponte sobre o Rio Potengi seguindo pela BR 226 e terminando na Av. Capitão Mor Gouveia em binário com Av. Jerônimo Câmara; LOTE 2: A implantação de túneis e viaduto no entorno do Arena das Dunas, eliminarão os semáforos hoje existentes. Essa solução de engenharia resultará na otimização do fluxo de veículos naquela área evitando os congestionamentos, os gastos com manutenção excessiva do transporte público e o tempo dos deslocamentos naquela área; LOTE 3: Construção de calçadas acessíveis, que irá eliminar obstáculos para pessoas com dificuldade de locomoção e guiará deficientes visuais pelo caminho seguro. Também serão construídos novos abrigos de passageiros e substituídos os que hoje se encontram em mau estado de conservação, como forma de padronizar e melhor atender os usuários de transporte público na cidade. 50 Km de calçadas e 300 abrigos. Prolongamento da Av. Prudente de Morais até o município de Parnamirim como nova porta de entrada da cidade-sede Natal. Estruturas construídas para acessar o novo aeroporto através dos eixos Norte e Sul. Tema: Mobilidade Urbana. Tipo de Legado: Ambiental, Direitos de cidadania, Econômico, Econômico, Infraestrutura, Urbano e intangível. Tema: Mobilidade Urbana. Tipo de Legado: Infraestrutura e Urbano Tema: Mobilidade Urbana. Tipo de Legado: Infraestrutura e Urbano

4 TURISMO INFRAESTRUTURA PARA MEGA EVENTOS SERVIÇOS URBANOS CATS Pac Cidades Históricas Governo Federal, Municipal e Estadual Restruturação da Orla urbana de Natal Sinalização turística bilíngue Acessibilidade nos pontos turísticos Execução de obra de acessibilidade nos pontos turísticos Iluminação pública Reforma do Museu de Cultura Popular Programa Água Brasil Projeto de Limpeza para Copa 2014 Projeto de Coleta Seletiva Solidária nas Cidades Sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 Aquisição de 04 Centros Móveis de Atendimento ao Turista Revitalização de 10 monumentos históricos em Natal, incluindo o Forte dos Reis magos. Passeios, quiosques, iluminação, parques infantis, paisagismo, banheiros, mobiliário e ciclovia. Sinalização vertical de indicação e identificação de pontos turísticos da cidade placas e painéis de mensagem variáveis Elaboração de projeto arquitetônico em acessibilidade nos pontos turísticos Execução das obras de acessibilidade nas vias de acesso aos atrativos e equipamentos turísticos prioritários para a Copa do Mundo de Troca do posteamento da iluminação pública da orla de Natal e das principais avenidas da cidade (postes em metal e lâmpadas de LED). Incremento de um espaço urbano destinado ao desenvolvimento do artesanato potiguar que estava desativado. Valorização da comercialização de materiais recicláveis. Inclusão produtiva dos catadores em grandes eventos tais como a Copa do Mundo da Fifa no Brasil, Projeto de Coleta Seletiva Solidária nas Cidades Sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 Tema: Turismo Tipo de Legado: Direito de Cidadania, econômico e ambiental. Tema: Turismo Tipo de Legado: Direito de Cidadania, econômico e ambiental. Tema: Turismo Tipo de Legado: Econômico, Infraestrutura, Sociocultural, Ambiental. Tema: Turismo Tipo de Legado: Econômico, Infraestrutura, urbano e Ambiental. Tema: Turismo Econômico, Infraestrutura, urbano e Ambiental. Tema: Turismo Econômico, Infraestrutura, urbano e Ambiental. Tema: Energia Tipo de Legado: Infraestrutura e ambiental. Tema: Cultura Tipo de Legado: urbano. Tipo de Legado: sociocultural, econômico, ambiental, urbano e político. Tipo de Legado: sociocultural, econômico, ambiental e político. Tipo de Legado: infraestrutura, sociocultural, e político.

5 SEGURANÇA ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO E EDUCAÇÃO Investimento em equipamentos básicos e de tecnologia de segurança Governo Federal de Estadual Capacitação: Curso de escolta e batedor com motocicleta Capacitação - operação de segurança de trânsito em situação de crise Governo Federal, Municipal e Estadual. Pronatec-Copa Pronatec Trabalho Capacitação taxistas bilíngue Curso de atualização em direção defensiva, relações humanas e primeiros socorros. Curso de atualização em direção defensiva, relações humanas e primeiros socorros. Curso de pilotagem consciente, direção defensiva e cidadania no trânsito. Capacitação voluntariado Criação do comitê local de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em megaeventos Sistemas de segurança (software), câmeras de segurança, caminhões, viaturas, coletes a prova de bala e equipamentos antibomba (implantação do novo CIOSP Centro Integrado de Operações em Segurança Pública). Capacitação de 10 agentes de mobilidade para o serviço de batedor. Capacitação de 220 agentes de mobilidade para situação de crise em segurança do trânsito. Qualif. profissional do PRONATEC/turismo: auxiliar de cozinha, organizador de eventos, camareira em meios de hospedagem, agente de informações turísticas, garçom, recepcionista em meios de hospedagem. Poten. usuários do Pro. Bolsa Família nos cursos de qualificação profissional do PRONATEC Brasil Sem Miséria - BSM, com mais de 75% de inclusão na qualificação e encaminhamento ao mundo do trabalho. Capacitação de 20 taxistas em língua inglesa Capacitação de 680 taxistas que atuam em Natal Capacitação de 687 operadores (motoristas) do Sistema de transporte público coletivo da cidade do Natal Capacitação de 105 motociclistas Tema: Segurança Tipo de Legado: social. Tema: Defesa Tipo de Legado: Direitos de cidadania. Tema: Segurança Tipo de Legado: Direitos de cidadania. Tema: Turismo Tipo de Legado: econômico e social. Tema: Economia Tipo de Legado: econômico e social. Tema: Economia Tipo de Legado: Direitos de cidadania. Tema: Defesa Tipo de Legado: Direitos de cidadania Tema: Defesa Tipo de Legado: Direitos de cidadania Tema: Defesa Tipo de Legado: Direitos de cidadania inscrições para capacitação Tema: Voluntariado/educação Tipo de Legado: Direitos de cidadania. Tema: Social Articulação do sistema de garantia de direitos: Formalização e estruturação do Comitê de Trabalho Decente nos Grandes Eventos - Copa do Mundo 2014.

6 ESPORTE E LAZER SAÚDE Programa vida saudável Segundo tempo Núcleo de iniciação ao esporte Implantação do Programa onze pela saúde nas escolas municipais Aquisição de ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Implantação do Plantão do CIEVS 24 horas/ dia/ semana com aquisição de um aparelho Celular. Capacitação dos Técnicos do CIEVS em QBRN, Bioterrorismo e Surto Alimentar. Construção de Material Gráfico Saúde do Viajante em 03 idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Aquisição de Tablets para a equipe de Vigilância Epidemiologia - CIEVS notificar em tempo real as DNC. Instru. Elabo. pela Fifa/MS para atend. Médico na Arena e PMA a ser utilizado para a notificação de doenças, agravos e Violências. Vacinação dos trabalhadores nos Hoteis, Porto contra a vacina Tríplice Viral. Integração com demais setores da SMS e da SES: Assistência, VISA, Saúde do Trabalhador, VA e Regulação. Vinte núcleos para projetos voltados a terceira idade. 16 núcleos para trabalhar o contra turno das crianças na escola. Complexo esportivo no bairro de Lagoa Azul. Fortalecimento das Ações de Promoção da saúde nas escolas. Compra de 06 ambulâncias com recursos próprios e aquisição de 05 por doação do MS. Fortalecimento da capacidade de respostas em situações de emergência de relevância nacional. Qualificação dos profissionais para atuação em acidentes com riscos químicos. Contribuição na promoção e prevenção das doenças. Agilidade no tempo resposta e monitoramento das situações de emergência sanitária. Contribuição para a formação da série histórica dos agravos e ocorrências em eventos de massa. Proteção da população contra o sarampo, caxumba e rubéola, principalmente pela circulação de pessoas de outros países endêmicos. Integração Intersetorial, com vistas a proteção da saúde da população, por meio de ações Intersetoriais. Tema: Social Tema: Esporte Tipo de Legado: Direitos de cidadania e esportivo e intangível. Tema: Esporte Tipo de Legado: Infraestrutura, Direitos de cidadania. sociocultural, econômico e intangível. Tipo de Legado: Urbano, Direitos de cidadania, Tipo de Legado: Infraestrutura, Direitos de cidadania e intangível. Implantação do Projeto Vida no Trânsito no Município. Construção de um Artigo Científico pela vigilância epidemiológica com análises dos atendimentos médicos e eventos ocorridos durante a COPA. Redução das lesões e óbitos no trânsito no município de Natal, por meio de ações educativas junto às escolas. Contribuição científica na preparação de eventos realizados de massa para o município.

7

8

9 LEGADO DE DIMENSÃO OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO E NEGÓCIOS ÁREA DE ATUAÇÃO OBRAS/CAPACITAÇÃO O QUE É LEGADO MEIO AMBIENTE E URBANISMO Parques da Copa (reabertura do Parque da Cidade com REABERTURA DO MEMORIAL DA CIDADE) Brasil Orgânico O Parque da Cidade está cadastrado no Passaporte Verde como um dos Parques da Copa que tem por objetivo a divulgação da natureza representativa da cidade-sede da Copa. Implantação em espaço urbano de parque florestal destinado à preservação da Flora e Fauna nativas dentro do conceito de Passaporte Verde que estava desativado. Fomento a educação da população com relação aos benefícios oriundos do consumo dos produtos orgânicos. Passaporte Verde Aplicação de princípios sustentáveis em equipamentos de hotelaria, restaurantes e atividades ligadas ao turismo (incentivos ao uso de energia renovável) Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Compras Sustentáveis Conhecimento do impacto ambiental decorrente das ações relacionadas à Copa em Natal. Criação de ambiente propício para a execução de projetos de infraestrutura que valorizem materiais renováveis, ecologicamente recomendáveis e de maior durabilidade. Tipo de Legado: Urbano, infraestrutura, Esportivo, Direitos de cidadania, sociocultural, econômico, político, ambiental e intangível. Tipo de Legado: Urbano, infraestrutura, Direitos de cidadania, sociocultural, econômico, político, ambiental e intangível. Tipo de Legado: Urbano, infraestrutura, Esportivo, Direitos de cidadania, sociocultural, econômico, político, ambiental e intangível. Tipo de Legado: Urbano, infraestrutura, Esportivo, Direitos de cidadania, sociocultural, econômico, político, ambiental e intangível. Tipo de Legado: Urbano, infraestrutura, Direitos de cidadania, sociocultural, econômico, político, ambiental e intangível.

10 CULTURA POPULAR TRANSPARÊNCIA Desenvolvimento de LOJA CONCEITO DE ARTESANATO em parceria com o SEBRAE Inclusão do Parque das Dunas no Programa Parques da Copa Revitalização do Museu da rampa Ampliação do Portal da Transparência da do Natal e Integração com os Portais de Transparência do CGU e Senado Federal Ampliação do Portal do turismo Hot Site Incremento de um espaço urbano destinado ao desenvolvimento do artesanato potiguar Revitalização do Parque das Dunas: substituição de brinquedos, ampliação da área de lazer, etc. Revitalização e Construção do centro Cultural da Rampa que compreende o Museu da Rampa e o Memorial do Aviador Ampliação do direito do cidadão de acesso às informações acerca das contas públicas, balanços patrimoniais, inclusive dos investimentos relativos às ações desenvolvidas para viabilizar a Copa do Mundo da Fifa 2014 em Natal Ampliação do direito do cidadão de acesso às informações acerca das opções de lazer para o município do RN com vistas também a oferta de serviços para os visitantes durante a Copa. Amp. do direito do cidadão de acesso às infor. acerca das ações desenv. para Copa em Natal. Tema: Economia Tipo de Legado: Direitos de cidadania e econômico. Tipo de Legado: ambiental. Tema: Cultura Tipo de Legado: urbano. Tema: Gestão Tipo de Legado: Direitos de cidadania, político, sociocultural e ambiental. Tema: Gestão Tipo de Legado: Direitos de cidadania, político, sociocultural e ambiental e econômico. Tema: Gestão Tipo de Legado: Direitos de cidadania, político e sociocultural.

11

12 ,52 DESCRIÇÃO DO LEGADO VALOR DO INVESTIMENTO R$ Aeroporto de São Gonçalo do Amarante , ,00 (PISTAS DE POUSO) Estádio de Futebol Arena das Dunas ,00 Terminal Marítimo de Passageiros ,00 Construção do Centro Norte-Rio-Grandense de Atletismo de Alto Rendimento da ,00 Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Túnel de Macrodrenagem Arena das Dunas ,00 Corredor Estruturante Zona Norte-Arena Das Dunas ,91 Nova entrada sul da cidade (Prolongamento da Avenida Prudente de Morais) ,00 Estradas de acesso ao Novo Aeroporto ,00 CATS ,61 Pac Cidades Históricas ,26 Restruturação da Orla urbana de Natal ,00 Sinalização turística bilíngue ,00 Acessibilidade nos pontos turísticos ,00 Iluminação pública ,00 Reforma do Museu de Cultura Popular - Programa Água Brasil - Projeto de Limpeza para Copa Projeto de Coleta Seletiva Solidária nas Cidades Sede da Copa do Mundo da FIFA , Investimento em equipamentos básicos e de tecnologia de segurança ,00 Capacitação: Curso de escolta e batedor com motocicleta - Capacitação - operação de segurança de trânsito em situação de crise - Pronatec-Copa - Pronatec Trabalho - Capacitação taxistas - bilíngue - Curso de atualização em direção defensiva, relações humanas e primeiros socorros. - Curso de atualização em direção defensiva, relações humanas e primeiros socorros. - Curso de pilotagem consciente, direção defensiva e cidadania no trânsito. - Capacitação voluntariado - Projeto Segundo Tempo, para a prática esportiva no contra turno escolar; - Criação do comitê local de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e -

13 adolescentes em megaeventos Programa vida saudável R$ ,00 Segundo tempo R$ ,00 Núcleo de iniciação ao esporte R$ ,00 Execução de obra de acessibilidade nos pontos turísticos R$ ,00 Implantação do Programa onze pela saúde nas escolas municipais - Aquisição de ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Implantação do Plantão do CIEVS 24 horas/ dia/ semana com aquisição de um - aparelho Celular. Capacitação dos Técnicos do CIEVS em QBRN, Bioterrorismo e Surto Alimentar. - Construção de Material Gráfico Saúde do Viajante em 03 idiomas: Português, Inglês e - Espanhol. Aquisição de Tablets para a equipe de Vigilância Epidemiologia - CIEVS notificar em - tempo real as DNC. Instrumento elaborado pela Fifa/ MS para atendimento Médico na Arena e PMA a ser - utilizado para a notificação de doenças, agravos e Violências. Vacinação dos trabalhadores nos Hotéis, Porto contra a vacina Tríplice Viral. - Integração com demais setores da SMS e da SES : Assistência, VISA, Saúde do - Trabalhador, VA e Regulação. Implantação do Projeto Vida no Trânsito no Município. - Construção de um Artigo Científico pela vigilância epidemiológica com análises dos - atendimentos médicos e eventos ocorridos durante a COPA. Parques da Copa (reabertura do Parque da Cidade com REABERTURA DO ,00 MEMORIAL DA CIDADE) Desenvolvimento de LOJA CONCEITO DE ARTESANATO em parceria com o SEBRAE - Inclusão do Parque das Dunas no Programa Parques da Copa - Revitalização do Museu da rampa ,00 Ampliação do Portal da Transparência da do Natal e Integração - com os Portais de Transparência do CGU e Senado Federal Ampliação do Portal do turismo - Hot Site ,52

14 Conhecendo o Estádio Arena Das Dunas Assentos Pós Copa, 18 Portões de entrada, 03 Portões de entrada de PNE, 39 Camarotes, Assentos Premium, Vagas de estacionamento, 25 Quiosques de alimentos e bebidas, 01 Lounge Mídia, 03 Lounges de Hospitalidade, 01 Sports Bar, 01 Praça Externa. Espaços para Restaurantes, academia lojas, lanchonetes, área empresarial para eventos, relacionamentos e Office place; Posição geográfica única na capital (no coração da cidade) 03 principais corredores viários da cidade. Moderno sistema de sonorização, bilhetagem e controle de acesso; Conceito de Multifuncionalidade; Centro de controle e comando para segurança com sistema de monitoramento de vídeo, Conforto através de modernas instalações; Atendimento personalizado através da utilização de orientadores; Amplo estacionamento interno e externo; 120 banheiros disponíveis para o público 40 exclusivos para Camarotes, 06 Elevadores; Construção com padrões de Sustentabilidade incluindo e ações de Responsabilidade social e Ambiental com certificação LEED; Assentos Retráteis.

Natal - RN Os impactos, processos e dinâmicas na Cidade do Natal

Natal - RN Os impactos, processos e dinâmicas na Cidade do Natal Natal - RN Os impactos, processos e dinâmicas na Cidade do Natal Metropolização e Megaeventos Seminário Nacional Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2013 Equipe do Projeto Núcleo RMNatal Prof. Alexsandro

Leia mais

Modernos conceitos de acessibilidade (estacionamento, assentos, banheiros, rampas e elevadores para o Portadores de Necessidades Especiais);

Modernos conceitos de acessibilidade (estacionamento, assentos, banheiros, rampas e elevadores para o Portadores de Necessidades Especiais); ARENA DAS DUNAS ARENA DAS DUNAS Descrição da Obra Construção de ARENA MULTIUSO para utilização na Copa 2014; PPP (Participação Público Privada) entre Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Arena

Leia mais

Secretaria. de Futebol de 2014

Secretaria. de Futebol de 2014 Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 SECOPA Assistir direta e indiretamente ao Prefeito na condução aos assuntos referentes a Copa do Mundo; Parcerias com a sociedade

Leia mais

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para Code-P0 Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para a engenharia brasileira O Mundial e o Desenvolvimento Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) Manaus, 30 de março de 2012 Code-P1

Leia mais

Projeto PERNAMBUCO NA COPA 2014

Projeto PERNAMBUCO NA COPA 2014 Projeto PERNAMBUCO NA COPA 2014 4º Fórum de Direito do Turismo 20 de Maio de 2011 ARRANJO INSTITUCIONAL - GOVERNO DE PERNAMBUCO SECOPA-PE Atribuições Planejar, coordenar e gerir as iniciativas dos órgãos

Leia mais

COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014 Cidade-sede Natal RN

COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014 Cidade-sede Natal RN GT - INFRAESTRUTURA GT - INFRAESTRUTURA Grupo de Trabalho INFRAESTRUTURA Responsável pela proposição de projetos e operações de infraestrutura, além do acompanhamento na execução destes, necessários à

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

Mobilidade Urbana. Linhas gerais, resultados e desafios selecionados

Mobilidade Urbana. Linhas gerais, resultados e desafios selecionados Mobilidade Urbana Linhas gerais, resultados e desafios selecionados Apresentação A política de desenvolvimento urbano é estratégica para a promoção de igualdade de oportunidades, para a desconcentração

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NOS ESPAÇOS OLÍMPICOS

SUSTENTABILIDADE NOS ESPAÇOS OLÍMPICOS SUSTENTABILIDADE NOS ESPAÇOS OLÍMPICOS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE E LEGADO SOCIO-AMBIENTAL Construções sustentáveis e inclusivas, antes, durante ECONÔMICO Parcerias e após a construção (legado esportivo

Leia mais

CTNDT - CÂMARA TEMÁTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

CTNDT - CÂMARA TEMÁTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO CTNDT - CÂMARA TEMÁTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO PAUTA HISTÓRICO CTNDT / METODOLOGIA DE TRABALHO CTNDT / PROPOSTA DE TEMAS PARA DEBATE/EIXO TEMÁTICO HISTÓRICO BRASIL

Leia mais

Implantação do acesso a BR-406. Geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, Inclusive Construção de Pontilhão Elevado e Viaduto

Implantação do acesso a BR-406. Geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, Inclusive Construção de Pontilhão Elevado e Viaduto OBRA EIXOS (Trechos) DESCRIÇÃO DAS OBRAS 01 PRIORIDADE 1 Implantação do acesso a BR-406 entre o novo Aeroporto de São Gonçalo e VALORES (milhões de R$) 15,00 TOTAIS (milhões de R$) 02 PRIORIDADE 1 Corredor

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES

MINISTÉRIO DAS CIDADES MINISTÉRIO DAS CIDADES Mobilidade Urbana Sustentável Seminário Infraestrutura turística, megaeventos e promoção da imagem do Brasil no exterior 16 e 17 de agosto de 2011 MINISTÉRIO DAS CIDADES MISSÃO Combate

Leia mais

PRIORIDADES E METAS PARA 2014 ANEXO II

PRIORIDADES E METAS PARA 2014 ANEXO II Gestão Pública de Excelência 1-Ter uma gestão pública de excelência e que assegure o crescimento sustentável da cidade e consequentemente o bem-estar do cidadão. 2-Valorizar e desenvolver os recursos humanos,

Leia mais

Balanço 2012 - Copa do Mundo Cidade-sede Belo Horizonte Brasília, Abril de 2012

Balanço 2012 - Copa do Mundo Cidade-sede Belo Horizonte Brasília, Abril de 2012 CodeP0 Balanço 2012 Copa do Mundo Cidadesede Belo Horizonte Brasília, CodeP1 Valores Consolidados R$ mi, abr/12 Total Empreendimentos Investimento Total Federal Local Federal Estádio 1 695,0 400,0 295,0

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META S AO PLN 0002 / 2007 - LDO Página: 2133 de 2393 ESPELHO DE S DE INCLUSÃO DE META AUTOR DA 34560001 1216 Atenção Especializada em Saúde 8535 Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde Unidade

Leia mais

Centro de Formação Olímpica do Nordeste é legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para 26 modalidades e deve ser entregue neste semestre

Centro de Formação Olímpica do Nordeste é legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para 26 modalidades e deve ser entregue neste semestre Centro de Formação Olímpica do Nordeste é legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para 26 modalidades e deve ser entregue neste semestre Algumas estruturas já foram entregues: a pista de skate foi a primeira,

Leia mais

14ª Reunião Regional do CB27

14ª Reunião Regional do CB27 14ª Reunião Regional do CB27 SEMURB NATAL SECRETÁRIO MARCELO ROSADO FEVEREIRO 2016 1- Inventário Florístico Levantamento Quali-Quantitativo das Espécies Arbóreas da Cidade do Natal-RN 1.1 Plano municipal

Leia mais

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio)

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COMITE GESTOR CENTRAL DO PRONATEC DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 1 1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 2 Objetivo Apoio do Governo do Estado/Municipal/Federal Petrobras - FERJ para captar patrocínio

Leia mais

Empresários debatem obras de mobilidade urbana no RN em Foco

Empresários debatem obras de mobilidade urbana no RN em Foco 22.05.13 No Minuto.com Empresários debatem obras de mobilidade urbana no RN em Foco Projeto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN aconteceu nesta quarta-feira (22), no Versailles Tirol.

Leia mais

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante-

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante- Introdução Junto com o crescimento da cidade de são José dos Campos surgiram também novos espaços de convivência, salões de eventos e grandes redes de academias. Os novos condomínios são entregues com

Leia mais

PROPOSTAS MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO

PROPOSTAS MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO PROPOSTAS MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO AGENDA DO DEBATE: Pedestres Bicicleta Transporte público: ônibus e trilhos Circulação viária carros, motos e caminhões Acessibilidade Educação e trânsito

Leia mais

OUC Região Porto do Rio de Janeiro

OUC Região Porto do Rio de Janeiro OUC Região Porto do Rio de Janeiro Seminário Construção Sustentável Propostas de Diálogo e de Ação para a Sustentabilicade Salvador - Outubro/2011 Objetivo da Operação Urbana Consorciada O Porto Maravilha

Leia mais

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Code-P0 Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Encontro Nacional - Abracen Eventos Esportivos e os Impactos para o país São Paulo, 7 de março de 2012 Code-P1 O Brasil

Leia mais

CADERNO DE PROPOSTAS PARA PLANO DE GOVERNO

CADERNO DE PROPOSTAS PARA PLANO DE GOVERNO ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 PREFEITO JORGE LANGE VICE-PREFEITA MARLISE DA CRUZ CADERNO DE PROPOSTAS PARA PLANO DE GOVERNO CASCAVEL 2012 COLIGAÇÃO PSD PV PSB PSC - DEM ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 PREFEITO JORGE

Leia mais

Copa do Mundo 2014: Oportunidades para o Brasil e para a iniciativa privada

Copa do Mundo 2014: Oportunidades para o Brasil e para a iniciativa privada BRA-MEB001-100209-0 Copa do Mundo 2014: Oportunidades para o Brasil e para a iniciativa privada São Paulo, 9 de março de 2010 0 BRA-MEB001-100209-1 O que o Brasil quer com uma Copa do Mundo FIFA Mobilizar

Leia mais

MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB SUPERINTENDÊNCIA

MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB SUPERINTENDÊNCIA MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSPORTE E TRANSITO DE JOÃO PESSOA STTRANS EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 001/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 2010/047142 ANEXO IV DIRETRIZES PARA A REESTRUTURAÇÃO

Leia mais

Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia. SINAENCO 18 de Maio de 2012

Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia. SINAENCO 18 de Maio de 2012 Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia SINAENCO 18 de Maio de 2012 AGENDA 1. Linha do Tempo 2. A Copa em números 3. Programa Copa 2014 na Bahia 4. Plano Diretor

Leia mais

A COPA DE 2014: IMPACTOS OU LEGADO PARA AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE?.

A COPA DE 2014: IMPACTOS OU LEGADO PARA AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE?. A COPA DE 2014: IMPACTOS OU LEGADO PARA AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE?. AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE. Hipótese: Os processos de reestruturação urbana implementados para as cidades sedes da região Nordeste

Leia mais

EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA - ETUFOR

EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA - ETUFOR EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA - Objetivo Apresentar a e as principais características do STTP. Conceito de Transporte - Transporte é o movimento de pessoas e cargas de um ponto a outro utilizando

Leia mais

39 aeroportos envolvidos, localizados nas cidades-sede ou a até 200 km delas

39 aeroportos envolvidos, localizados nas cidades-sede ou a até 200 km delas GRANDES NÚMEROS 39 aeroportos envolvidos, localizados nas cidades-sede ou a até 200 km delas mais de 1 milhão de atletas, delegações e turistas circulando pelos principais aeroportos do evento. 4 mil são

Leia mais

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP A INDÚSTRIA DO ESPORTE A Indústria do Esporte Atividades econômicas relacionadas

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

Porto Alegre. Host City Fifa World Cup 2014

Porto Alegre. Host City Fifa World Cup 2014 Porto Alegre Host City Fifa World Cup 2014 31/05/2009 A FIFA anuncia as 12 cidades-sede 13/01/2010 Formalização do Grupo Executivo da Copa Gecopa; Anúncio do Programa BNDES Pró-Copa Turismo (recursos para

Leia mais

Formas de Atuação. Operações Diretas. Operações Indiretas. Contratadas diretamente com o BNDES. Instituições financeiras credenciadas pelo BNDES

Formas de Atuação. Operações Diretas. Operações Indiretas. Contratadas diretamente com o BNDES. Instituições financeiras credenciadas pelo BNDES Julho de 2013 Formas de Atuação Operações Diretas Contratadas diretamente com o BNDES Operações Indiretas Instituições financeiras credenciadas pelo BNDES EMPRESÁRIO Informação e Relacionamento Instituição

Leia mais

Os megaeventos são caracterizados pela grandiosidade em termos de público, fluxo

Os megaeventos são caracterizados pela grandiosidade em termos de público, fluxo AS CONQUISTAS DO BRASIL COM O MEGA EVENTO - COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 CONCEITO Os megaeventos são caracterizados pela grandiosidade em termos de público, fluxo turístico, cobertura pela mídia, construção

Leia mais

Oportunidades de Negócios com a Copa do Mundo 2014. Salvador 04/11/10

Oportunidades de Negócios com a Copa do Mundo 2014. Salvador 04/11/10 Oportunidades de Negócios com a Copa do Mundo 2014 Salvador 04/11/10 É a vez do Brasil! Linha do Tempo Eventos Esportivos Copa das Confederações 2013 Copa do Mundo FIFA 2014 Olimpíadas e Paraolimpíadas

Leia mais

DESAFIOS PARA A MOBILIDADE URBANA JOÃO BRAGA

DESAFIOS PARA A MOBILIDADE URBANA JOÃO BRAGA DESAFIOS PARA A MOBILIDADE URBANA JOÃO BRAGA Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano Recife Caso você fosse o gestor, quais seriam suas principais intervenções no trânsito do Recife? SE A SITUAÇÃO

Leia mais

COPA DO MUNDO FIFA OPORTUNIDADES

COPA DO MUNDO FIFA OPORTUNIDADES COPA DO MUNDO FIFA OPORTUNIDADES COPA DO MUNDO FIFA 2014 MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO MUNDO VITRINE DO PAÍS NO EXTERIOR OPORTUNIDADE DE GERAR O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE BRASIL PAÍS SEDE 2007 64 jogos RECIFE

Leia mais

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Infraestrutura Planos, Projetos e Obras Mapa Geral PAC Mobilidade Curitiba CONTÔRNO SUL BR-277 BRT OESTE CÂNDIDO DE ABREU BRT SUL LINHA VERDE A IMPLANTAR ESTÁDIO TERMINAL

Leia mais

A Função da PPP na Operação Urbana Porto Maravilha Jorge Arraes Presidente da CDURP

A Função da PPP na Operação Urbana Porto Maravilha Jorge Arraes Presidente da CDURP A Função da PPP na Operação Urbana Porto Maravilha Jorge Arraes Presidente da CDURP RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro 2012 2013 2014 2015 2016 Taxa de ocupação de imóveis

Leia mais

Pontapé inicial: Planejamento Integrado Governo de Minas e PBH. escolha das cidades-sede. Copa

Pontapé inicial: Planejamento Integrado Governo de Minas e PBH. escolha das cidades-sede. Copa Minas Gerais na Copa do Mundo de 2014 Copa em Minas já começou Pontapé inicial: Planejamento Integrado Governo de Minas e PBH 31 de maio de 2011 dois anos de escolha das cidades-sede 2014 BH/MG modelo

Leia mais

2014 Saneamento na Rede

2014 Saneamento na Rede 2014 Saneamento na Rede A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DO PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMENTOS DE INFRAESTRUTURA João Alberto Viol, presidente nacional do Sinaenco Copa 2014 e Olimpíadas

Leia mais

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 1. SERVIÇOS PÚBLICOS 1.1 Funcionalismo PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 Valorizar os funcionários profissionalmente para o seu bem estar e da população, reconhecendo, respeitando e garantindo os

Leia mais

Os bons tempos voltaram

Os bons tempos voltaram Os bons tempos voltaram CEP 30315-382. Belo H Design Resorts Mais um produto da A Design Resorts S.A é uma empresa global dedicada à concepção, comercialização e gestão de projetos imobiliários turísticos

Leia mais

Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período 2013 2017.

Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período 2013 2017. Plano de governo São Tomás de Aquino Coligação: juntos por São Tomás Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período

Leia mais

MOBILIDADE EM SALVADOR: PARA ONDE VAMOS?

MOBILIDADE EM SALVADOR: PARA ONDE VAMOS? MOBILIDADE EM SALVADOR: PARA ONDE VAMOS? UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA DEVE PARTIR DA FORMULAÇÃO DE UM DESEJO: UM DESEJO DE CIDADE. QUAL A SALVADOR QUE DESEJAMOS UMA METRÓPOLE COMPETITIVA, SAUDÁVEL, EQUILIBRADA,

Leia mais

Prefeitura Municipal do Natal

Prefeitura Municipal do Natal Prefeitura Municipal do Natal Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças Plano Plurianual 2010/2013 Programa Horizonte Público Objetivo: 8 Mobilidade e Cidadania Contínuo População do município

Leia mais

Investimento Global (R$ mi) 1 Belo Horizonte BRT: Antônio Carlos / Pedro I 726,4 382,3-344,2 -

Investimento Global (R$ mi) 1 Belo Horizonte BRT: Antônio Carlos / Pedro I 726,4 382,3-344,2 - Anexo A - Mobilidade Urbana Empreendimento (obra, projeto e desapropriação) 1 Belo Horizonte BRT: Antônio Carlos / Pedro I 726,4 382,3-344,2-2 Belo Horizonte Corredor Pedro II e Obras Complementares nos

Leia mais

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ)

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Obras começaram em junho e ainda não têm previsão de término. Museu vai ficar às margens da RJ-106. Obras do Museu do Sal continuam em

Leia mais

COPA 2014. 28º Reunião do Conselho Nacional de Turismo

COPA 2014. 28º Reunião do Conselho Nacional de Turismo COPA 2014 28º Reunião do Conselho Nacional de Turismo COPA 2014 CIDADES-SEDE Fortaleza Manaus Natal Recife Cuiabá Salvador Brasília Belo Horizonte Curitiba São Paulo Rio de Janeiro Porto Alegre PLANEJAMENTO

Leia mais

DÂMOCLES PANTALEÃO LOPES TRINTA WALTER FERNANDES DE MIRANDA NETO SECRETÁRIO ADJUNTO DE PLANEJAMENTO DE OBRAS DA COPA 2014

DÂMOCLES PANTALEÃO LOPES TRINTA WALTER FERNANDES DE MIRANDA NETO SECRETÁRIO ADJUNTO DE PLANEJAMENTO DE OBRAS DA COPA 2014 INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA PARA A COPA INVESTIMENTOS SECRETARIA ADJUNTA EM MOBILIDADE DE PLANEJAMENTO URBANA DE OBRAS PARA DA A COPA MOBILIDADE URBANA - COPA DÂMOCLES PANTALEÃO LOPES TRINTA SECRETÁRIO

Leia mais

ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE DO TURISMO NACIONAL NATAL 2015

ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE DO TURISMO NACIONAL NATAL 2015 ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE DO TURISMO NACIONAL NATAL 2015 2 APRESENTAÇÃO A fim de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2008, o Ministério do Turismo (MTur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e

Leia mais

9º Lugar. População: 62.204 hab. Área do Município: 1,589,52 km² Localização: Região Sul Goiano PIB (2005): R$ 505,5 milhões PIB :

9º Lugar. População: 62.204 hab. Área do Município: 1,589,52 km² Localização: Região Sul Goiano PIB (2005): R$ 505,5 milhões PIB : População: 62.204 hab. Área do Município: 1,589,52 km² Localização: Região Sul Goiano PIB (2005): R$ 505,5 milhões PIB : per capita R$ 7.701,00 9º Lugar Principais distâncias: Goiânia: 154 km Brasília:

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS CENTRO ABERTO DE MÍDIA 01) O que é o Centro Aberto de Mídia (CAM)? É um espaço para atendimento aos jornalistas nacionais ou estrangeiros, credenciados ou não credenciados pela FIFA,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL TATUQUARA 03/04/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

Sistema Orçamentário Financeiro

Sistema Orçamentário Financeiro 12 Área de Resultado: Cidade Saudável 28 - Vigilância em Saúde 30 - Atendimento Ambulatorial, Emergencial e Hospitalar 114 - Rede Assistencial 117 - Gestão do SUS-BH 157 - Atenção Primária à Saúde (APS)

Leia mais

Infraestrutura turística: como Natal vai receber o turista em 2014?

Infraestrutura turística: como Natal vai receber o turista em 2014? Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Turismo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO PRODETUR Infraestrutura turística: como Natal vai receber o turista em 2014? 29.09.2011 INFRA-ESTRUTURA

Leia mais

O Processo de Adensamento de Corredores de Transporte. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

O Processo de Adensamento de Corredores de Transporte. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba O Processo de Adensamento de Corredores de Transporte Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba Curitiba SÃO PAULO População: 1.828.092 hab. Taxa de crescimento pop. 2000-2009: 1,71% 2008-2009:

Leia mais

Programas e Ações Ministério do Esporte

Programas e Ações Ministério do Esporte Ministro do Esporte Aldo Rebelo Secretário Executivo Luis Fernandes Gabinete do Ministro / Assessor Federativo - João Luiz dos Santos Santos Programas e Ações Ministério do Esporte Contato Assessoria Parlamentar

Leia mais

Alternativas para as propostas da Copa em Belo Horizonte

Alternativas para as propostas da Copa em Belo Horizonte 8ª BIENAL INTERNACIONAL DA ARQUITETURA Workshop para Qualificação Urbana em Cidades-Sede da COPA 2014 Belo Horizonte Alternativas para as propostas da Copa em Belo Horizonte 24 a 27 de novembro de 2009

Leia mais

Manual Prêmio Mobilidade

Manual Prêmio Mobilidade Manual Prêmio Mobilidade 1. Qual o objetivo do Prêmio Mobilidade? O Prêmio Cidades Sustentáveis, categoria "Mobilidade", pretende reconhecer políticas públicas sustentáveis e bem sucedidas de melhoria

Leia mais

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito 1. PLANEJAMENTO - Planejar o desenvolvimento do município em todos os seguimentos. - Criar centro

Leia mais

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX EIXOS E PROGRAMAS EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica Programa de fortalecimento da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico Programa de inovação

Leia mais

Abril/2016. Perspectivas para o setor de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro

Abril/2016. Perspectivas para o setor de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro Abril/2016 Perspectivas para o setor de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro Sumário Quem somos Cenário PPPs e Concessões Desafios do atual modelo Proposta da AEERJ Projetos do ERJ : pontos críticos

Leia mais

Salvador na Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014

Salvador na Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014 Salvador na Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014 18/05/2012 Ana Cláudia Nascimento e Sousa Diretora de Mobilidade Urbana e Interurbana ACESSIBILIDADE À ARENA FONTE NOVA LEGADO PARA A CIDADE

Leia mais

COMISSÃO PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO QUESTIONÁRIOS

COMISSÃO PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO QUESTIONÁRIOS QUESTIONÁRIOS Estes questionários têm como objetivo contribuir para o Planejamento Estratégico do Campus Bagé. Procura-se com essa aplicação, fazer uma Avaliação do Ambiente, identificando os Pontos Fortes

Leia mais

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BOQUEIRÃO 18/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

LEI Nº 13.792, de 18 de julho de 2006. (PDIL) Procedência: Governamental Natureza: PL 141/06 DO: 17.928 de 20/07/06 Fonte - ALESC/Coord.

LEI Nº 13.792, de 18 de julho de 2006. (PDIL) Procedência: Governamental Natureza: PL 141/06 DO: 17.928 de 20/07/06 Fonte - ALESC/Coord. LEI Nº 13.792, de 18 de julho de 2006. (PDIL) Documentação Procedência: Governamental Natureza: PL 141/06 DO: 17.928 de 20/07/06 Fonte - ALESC/Coord. Estabelece políticas, diretrizes e programas para a

Leia mais

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte SEMINÁRIO NACIONAL DO ESPORTE EM CONSTRUÇÃO: SISTEMAS PÚBLICOS NACIONAIS E MODELOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte Prof. Dr.

Leia mais

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA SISTEMA DE ELABORAÇÃO DE S ÀS LEIS ORÇAMENTÁRIAS 274 ESPELHO DE AUTOR DA Evandro Gussi 30940001 Adequação da capacidade do Aeroporto de Presidente Prudente 2017 - Aviação Civil 0083 - Adequar a capacidade

Leia mais

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Edison Pessanha Campos dos Goytacazes, que já enfrentou grandes enchentes, como as de 2007, com o rio Paraíba atingindo

Leia mais

1.1 Aumento do número de empresas na cidade (17 sugestões);

1.1 Aumento do número de empresas na cidade (17 sugestões); Caro (a) Colaborador (a) Em primeiro lugar, agradecemos seus comentários apresentados na consulta pública que organizamos, a respeito da próxima licitação de dois lotes de serviços de transportes coletivos

Leia mais

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. MANAUS A Copa da Amazônia

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. MANAUS A Copa da Amazônia Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MANAUS A Copa da Amazônia Janeiro de 2009 ÍNDICE Agenda proposta a FIFA e CBF em 04/02 e 05/02/09 Introdução ao Amazonas ( Lima Projeto Básico de Arquitetura e Engenharia

Leia mais

PROGRAMA COMPROMISSO META INICIATIVA

PROGRAMA COMPROMISSO META INICIATIVA Secretaria de 1 Produtivo 1. Ampliar a oferta de infraestrutura adequada para promover a segurança no consumo de gêneros alimentícios em mercados municipais 1. Oferecer espaços adequados para comercialização

Leia mais

1 de 5 ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META

1 de 5 ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS E FISCALIZ S AO PLN 0001 / 2008 - LDO Página: 1314 de 2993 1 de 5 ESPELHO DE S DE INCLUSÃO DE META AUTOR DA 17150001 0181 Brasil no Esporte de Alto Rendimento - Brasil

Leia mais

O que o Brasil já ganhou com a Copa. Secretaria-Geral da Presidência da República

O que o Brasil já ganhou com a Copa. Secretaria-Geral da Presidência da República O que o Brasil já ganhou com a Copa COPA DO MUNDO NO BRASIL um momento histórico e de oportunidades A Copa do Mundo é um momento histórico para o Brasil, que vai sediar, em conjunto com as Olimpíadas em

Leia mais

APRESENTAÇÃO SMT Copa 2014 - São Paulo

APRESENTAÇÃO SMT Copa 2014 - São Paulo APRESENTAÇÃO SMT Copa 2014 - São Paulo A cidade de São Paulo em números 11 milhões de habitantes 6ª maior cidade do mundo 145 milhões de m² de área verde 1 Feira/Exposição a cada 3 dias (US$ 1,2 bilhão

Leia mais

Apresentação comercial. ecoparklinhares.com

Apresentação comercial. ecoparklinhares.com Apresentação comercial Ecopark Linhares O MAIS AVANÇADO CONDOMÍNIO EMPRESARIAL DO ESPÍRITO SANTO O Ecopark Linhares é um moderno complexo industrial, logístico e empresarial situado estrategicamente no

Leia mais

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos Municipal Tibagi -PR A Cidade Que Nós Queremos Bem Vindos a Tibagi A Cidade Que Nós Queremos Planejamento Estratégico Municipal Tibagi -PR Municipal Cidades e Cidadãos As cidades são as pessoas A vida

Leia mais

Tranquilidade e mobilidade em apenas uma escolha.

Tranquilidade e mobilidade em apenas uma escolha. Foto da região Breve lançamento Tranquilidade e mobilidade em apenas uma escolha. de consulta interna do corretor, sujeito a alterações. Proibida a divulgação para o público externo. Tranquilidade e mobilidade

Leia mais

O Rio de Janeiro, com a extinção da FUNDREM, em 1989, não possui, até hoje, o órgão gestor dos assuntos metropolitanos.

O Rio de Janeiro, com a extinção da FUNDREM, em 1989, não possui, até hoje, o órgão gestor dos assuntos metropolitanos. Atualmente, existem 41 regiões metropolitanas no Brasil, sendo que 21 possuem mais de 1 milhão de habitantes, 19 entre 1 milhão e 5 milhões e 2, com mais de 10 milhões, respectivamente a região de São

Leia mais

UGP COPA Unidade Gestora do Projeto da Copa

UGP COPA Unidade Gestora do Projeto da Copa Organização da Copa 2014 PORTFÓLIOS UGPCOPA ARENA E ENTORNO INFRAESTRUTURA TURÍSTICA FAN PARKS LOC COPA DESPORTIVA EVENTOS DA FIFA GERENCIAMENTO DE PROJETOS OBRIGAÇÕES GOVERNAMENTAIS SUPRIMENTOS COPA TURÍSTICA

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE A COPA FIFA 2014

INFORMAÇÕES SOBRE A COPA FIFA 2014 INFORMAÇÕES SOBRE A COPA FIFA 2014 Por Milton Karam 06.outubro.2010 COPA FIFA 2014 CRONOLOGIA 2003 03 de junho - a Confederação Sul-Americana de Futebol CONMEBOL anuncia Argentina, Brasil e Colômbia 2006

Leia mais

CIDADE SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016. EDUARDO PAES Prefeito RUY CEZAR Secretário Especial. 07 de junho de 2011

CIDADE SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016. EDUARDO PAES Prefeito RUY CEZAR Secretário Especial. 07 de junho de 2011 CIDADE SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 Seminário Copa do Mundo 2014 CONFEA - CREA EDUARDO PAES Prefeito RUY CEZAR Secretário Especial 07 de junho de 2011 Os Megaeventos do Rio

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp

Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp Rio de Janeiro, outubro, 2012 RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro 2012 2013 2014 2015 2016 LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de Porto Alegre. Dezembro de 2012

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de Porto Alegre. Dezembro de 2012 CodeP0 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede de Porto Alegre Dezembro de 2012 CodeP1 CODE1 Porto Alegre: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de s Referência Nov/12, Distribuição

Leia mais

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins lucrativos criadas em

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins lucrativos criadas em O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins lucrativos criadas em 14 de setembro de 1993, pela Lei 8.706, com a missão

Leia mais

Programa Porto Alegre Copa 2014 Legados para a Cidade

Programa Porto Alegre Copa 2014 Legados para a Cidade Programa Porto Alegre Copa 2014 Legados para a Cidade Visão: Ser considerada a melhor cidade-sede da Copa 2014 quanto a participação popular e promoção de ações de desenvolvimento econômico, social e ambiental,

Leia mais

Eventos de Massa: Atribuições de cada membro do Grupo Técnico

Eventos de Massa: Atribuições de cada membro do Grupo Técnico SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E RESPOSTA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE Eventos de Massa: Atribuições

Leia mais

Plataforma Ambiental para o Brasil

Plataforma Ambiental para o Brasil Histórico 1989 - Plataforma Ambiental Mínima para Candidatos à Presidência 1990 - Plataforma Ambiental Mínima para os Candidatos ao Governo do Estado de São Paulo 1998 - Plataforma Ambiental Mínima para

Leia mais

Ação Produto(Unidade) Metas 2015 Manutenção das Atividades da Câmara Municipal Câmara Mantida(unidade) 1

Ação Produto(Unidade) Metas 2015 Manutenção das Atividades da Câmara Municipal Câmara Mantida(unidade) 1 MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL ACRE GABINETE DO PREFEITO ANEXO I (Lei Municipal n 704, de 07/10/2015) 0001 - EXECUÇÃO DA AÇÃO LEGISLATIVA Apreciar proposição em geral, apurar fatos determinados, exercer

Leia mais

IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO

IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO Qualidade de vida é ter condições de vida plena, gozar de saúde e respeito,

Leia mais

ANEXO I QUADRO 1: CÓDIGOS DA DIMENSÃO «DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO» Investimento produtivo genérico em pequenas e médias empresas («PME»)

ANEXO I QUADRO 1: CÓDIGOS DA DIMENSÃO «DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO» Investimento produtivo genérico em pequenas e médias empresas («PME») PT 8.3.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 69/71 ANEXO I Dimensões e códigos para as categorias de intervenção dos Fundos (1) no âmbito do objetivo de Investimento no Crescimento e no Emprego e da

Leia mais

Compromisso para o Crescimento Verde e Perspetivas do Alentejo 2020

Compromisso para o Crescimento Verde e Perspetivas do Alentejo 2020 Compromisso para o Crescimento Verde e Perspetivas do Alentejo 2020 Financiamentos Comunitários na Área do Ambiente e da Eficiência Energética Auditório António Chainho Santiago do Cacém 22/07/2015 Programa

Leia mais

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO Ana Elizabeth Gondim Gomes Luciana Krauss Rezende Mariana Fernandes Prado Tortorelli Índice Mini currículo dos autores RESUMO Observa-se atualmente

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Cuiabá. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Cuiabá. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: Cuiabá Setembro/2013 Cuiabá: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de Recursos CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos investimentos

Leia mais

Cidade de Direitos. 15 Jornada de 7 horas no Ensino. 1 1 novo hospital. 16 9 anos no Ensino Fundamental. 17 120.000 novas famílias no Programa de

Cidade de Direitos. 15 Jornada de 7 horas no Ensino. 1 1 novo hospital. 16 9 anos no Ensino Fundamental. 17 120.000 novas famílias no Programa de Cidade de Direitos 1 1 novo hospital Freguesia do Ó 2 1 novo hospital Parelheiros 3 1 novo hospital Vila Matilde 4 10 novas unidades AMA-Especialidades 5 50 unidades de atendimento odontológico AMA-Sorriso

Leia mais