Excellum2. A gestão da iluminação sem esforço
|
|
|
- João Guilherme Lagos Vilarinho
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Excellum2 A gestão da iluminação sem esforço
2 Excellum2: A gestão da iluminação sem esforço O sistema de regulação de iluminação Excellum2 faz com que a sua instalação tenha o desempenho ideal. Pode controlar luminárias de forma individual ou em grupo, por zonas. O sistema liga/desliga e regula a iluminação em função de defi nições pré-configuradas. Para além disso, faz também a gestão da iluminação de emergência. SISTEMA PERSONALIZADO VANTAGENS 2 Toda a inteligência do Excellum2 está alojada num discreto e elegante controlador de pequenas dimensões. Fornecemos sempre o Excellum2 pronto a usar no seu edifício. Este pode escolher as funcionalidades que precisa e nós fornecemos o software necessário. Isto torna o Excellum2 adequado para todos os tipos de projetos, desde espaços de média dimensão a grandes edifícios com vários andares. O Excellum2 confere um valor significativo à sua instalação de iluminação e ao seu edifício, pois baseia-se em três princípios: - Facilidade de utilização e gestão - Máxima poupança de energia: A iluminação só se acende quando for necessário e atenua-se sempre que possível. - Máxima flexibilidade: pode sempre ajustar a luz às suas preferências O Excellum2 torna a gestão da iluminação fácil e intuitiva, tanto para os gestores como para os utilizadores.
3 FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO E GESTÃO O sistema é intuitivo para os gestores de instalações: o cliente determina as diferentes iluminâncias dos diversos espaços em conjunto com o consultor ETAP; determina ainda diferentes cenários, defi nições de tempo, etc. É fácil gerir todas as definições num PC, numa rede interna ou na Internet. Por isso, não precisa de estar presente no edifício para gerir a sua instalação de iluminação. A interface baseia-se nas plantas dos edifícios, pelo que pode rapidamente verificar o estado das luminárias e de outros componentes de várias zonas. Não precisa de ser um especialista em informática para ajustar as definições. Por exemplo, pode atribuir sensores a uma zona com a função de arrastar e largar. Os ajustes ao controlo do calendário são tão difíceis como gerir um calendário no Outlook. Uma interface simples com um número limitado de funcionalidades fará as delícias dos utilizadores. Estes podem definir o nível de iluminação desejado num ecrã de toque ou chamar cenários pré-configurados, o que pode ser feito através de PC, tablet ou smartphone. POUPANÇA DE ENERGIA FLEXIBILIDADE 3 POUPANÇA DE ENERGIA FLEXIBILIDADE A iluminação mais eficiente em termos energéticos é a iluminação que está desligada. O Excellum2 só acende a iluminação onde e quando for necessário, e atenua ou desliga-a sempre que possível. Para tal, o sistema utiliza cinco estratégias: regulação em função da luz natural, deteção de presença, regulação inteligente do tempo, adaptação à função e limitação da carga de pico. Graças a uma conjugação inteligente destas estratégias, pode poupar até 75% de energia. Na verdade, o Excellum2 mantém-no sempre a par das poupanças reais: um medidor de energia no controlador mede o consumo real. O Excellum2 ajusta a iluminação com base nas suas preferências e necessidades, fornecendo-lhe a iluminação certa, à hora certa e no local certo. Sempre que essas preferências mudarem, a iluminação pode ser ajustada sem necessidade de grandes alterações estruturais. Estas cinco estratégias tornam a sua instalação de iluminação flexível em termos de tempo e espaço: integração com outras tecno logias, gestão da iluminação de emergência, evolução com o edifício, regulação pessoal e definição de cenários.
4 Estratégias para uma gestão inteligente da iluminação Poupança de energia Com uma conjugação de diversas estratégias, o Excellum2 poupa energia sempre e quando for possível. As poupanças podem atingir os 75%, dependendo do projeto. REGULAÇÃO EM FUNÇÃO DA LUZ NATURAL 4 O Excellum2 regula a luz artificial consoante a luz natural incidente. Os sensores da luz natural medem de forma constante a quantidade de luz na superfície de trabalho. À medida que entra mais luz natural, é precisa menos luz artificial para atingir a luminância desejada. Os sensores comunicam com o controlador, que regula as luminárias até ao nível correto. O Excellum2 permite a configuração precisa dos sensores, permitindo-lhe utilizar todas as opções. Por exemplo, as luminárias nas zonas com janelas são reguladas para menor intensidade, pois essas zonas recebem mais luz natural. Quando a luz natural aumenta, a regulação ocorre de forma gradual, sem incomodar os utilizadores. DETEÇÃO DE PRESENÇA Deteção de presença: a iluminação só se liga quando for detetado movimento. Os sensores de presença detetam os movimentos e comunicam-nos ao controlador, que liga a luminária ou o grupo de luminárias. Se não for detetado qualquer movimento, o Excellum2 desliga a iluminação. Para maior conforto ou segurança, pode também optar por regular a iluminação em vez de as desligar por completo. É também possível ligar a iluminação nas proximidades da pessoa que está presente e manter as luminárias reguladas num perímetro maior, de forma a impedir que alguém tenha de trabalhar a uma secretária iluminada num escritório cujas outras zonas estão completamente às escuras.
5 REGULAÇÃO INTELIGENTE DO TEMPO Com a função de calendário do Excellum2, pode determinar os programas de iluminação de um edifício numa base diária e horária. Pode determinar quando deve a iluminação ser ligada/desligada ou regulada em zonas específicas. Feriados públicos, períodos de ausência ou dias com mais ou menos horas de trabalho: podem ser planeados com antecedência. Desta forma, não é preciso chamar a atenção de ninguém para apagar a iluminação à noite: O Excellum2 faz isso por si. Com a função de calendário do Excellum2, pode criar programas de iluminação diários. ADAPTAÇÃO À FUNÇÃO As tarefas não precisam todas da mesma iluminância. Vai evitar o sobredimensionamento da sua instalação de iluminação ao reduzir automaticamente a iluminância nas tarefas que exijam menos luz do que no resto do edifício por exemplo, salas de fotocópias ou arquivos. Pode determinar essas definições com o Excellum2 e reajustá-las numa fase posterior, caso um espaço específico seja utilizado para outra finalidade. 5 Pode evitar os desperdícios de energia fornecendo a iluminância correta para cada tarefa. LIMITAÇÃO DAS CARGAS DE PICO * Muitas vezes, as empresas fornecedoras de eletricidade cobram multas quando um edifício ultrapassa o consumo máximo acordado. A gestão do edifício pode assim solicitar a limitação das cargas de pico, evitando assim consumos excessivos. O Excellum2 monitoriza as cargas e intervém antes de o consumo ser ultrapassado, regulando temporariamente ou até mesmo desligando a iluminação sempre que possível. * disponível a partir de 2016 O Excellum2 ajuda-o a evitar ultrapassar o consumo máximo.
6 Estratégias para uma gestão inteligente da iluminação Flexibilidade O Excellum2 torna a sua instalação de iluminação flexível em termos de tempo e de espaço, garantindo que tem sempre a quantidade certa de luz, no local certo, na hora certa. INTEGRAÇÃO COM OUTRAS TECNOLOGIAS 6 O Excellum2 pode comunicar com outros sistemas como, por exemplo, o ar condicionado e o aquecimento. O Excellum2 comunica através de DALI, um protocolo padrão na indústria da iluminação. Esta situação permite uma vasta gama de opções: não fica dependente de um único fornecedor para escolher luminárias e componentes. Para além disso, o Excellum2 pode ser integrado num sistema de gestão de edifícios. Por um lado, é possível ter componentes do Excellum2 (como, por exemplo, sensores de movimento) a regular não só a iluminação, mas também o ar condicionado, a ventilação e o aquecimento. Por outro, pode ter outro sistema de gestão de edifícios a comunicar com a sua instalação de iluminação. GESTÃO DA ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA O Excellum2 regula tanto a iluminação geral como de emergência. Uma das linhas DALI pode ser utilizada como bus para o ESM (ETAP Safety Manager) por controlador. Desta forma, o Excellum2 pode também gerir de forma centralizada a sua iluminação de emergência. Isso vai permitir-lhe planear e monitorizar testes de funcionamento e duração da iluminação de emergência. As anomalias ou avarias são encaminhadas de imediato e vai receber um resumo de todas as substituições e reparações realizadas. O sistema também regista de forma automática todos os incidentes e chamadas de serviço, o que lhe permite mostrar a qualquer momento se está satisfeito com os padrões impostos.
7 EVOLUÇÃO COM O EDIFÍCIO Um edifício ou um local de trabalho não são dados estáticos. Um escritório de direção pode ser convertido em sala de arquivo. Um escritório open-space pode ser dividido em escritórios individuais ou vice-versa. Muitas vezes, terá de ajustar a iluminação a alterações deste tipo. Com o Excellum2, isso é possível sem necessidade de grandes alterações estruturais: não precisa de adicionar ou remover luminárias, não precisa de puxar cabos através de paredes divisórias. Ao atribuir luminárias ou sensores a outras zonas (através da função de arrastar e largar), pode ajustar as respetivas definições a novas circunstâncias. Com o Excellum2, pode ajustar a iluminação às alterações à finalidade dentro de um edifício. REGULAÇÃO PESSOAL Com o Excellum2, cada utilizador pode regular a iluminação da sua estação de trabalho às suas preferências. Através de uma interface simples e intuitiva, pode ligar e desligar a iluminação, regulá-la ou chamar cenários pré-configurados específicos. Esta regulação pessoal pode ser personalizada de acordo com necessidades individuais. Uma pessoa pode ser autorizada a regular uma única luminária, um grupo de luminárias ou um espaço inteiro, num PC, tablet ou smartphone. Esta regulação pessoal tem sempre precedência sobre outras definições pré-programadas, tais como a regulação por calendário. Todos podem ajustar a iluminação às respetivas preferências através de uma interface simples. 7 DEFINIÇÃO DE CENÁRIOS No Excellum2, pode definir diversos cenários para um mesmo espaço. Um auditório é um bom exemplo, pois apresentações, formações e ações de manutenção exigem diferentes tipos de iluminância. Só precisa de configurar estes vários tipos de iluminância uma vez em cenários. Posteriormente, estes cenários podem ser chamados uma e outra vez num PC, tablet, smartphone, ou através de interruptores ou botões fixos. Para além disso, é fácil atribuir um cenário a diversos espaços. No Excellum2, pode definir diversos cenários para um mesmo espaço.
8 Estrutura do sistema A ETAP manteve a estrutura do sistema Excellum2 o mais simples possível. As luminárias e os componentes comunicam através de um controlador. O controlo e gestão do sistema são feitos através de um interface intuitivo. Controlador DALI bus ESM bus Ethernet Luminária com balastro DALI Controlo por tablet, smartphone ou PC Botões de energia com interface DALI Sensor DALI 8 Software de gestão Ligação à internet CONTROLADOR O controlador possui 4 linhas DALI, que podem con trolar individualmente até 64 endereços. Pode-se interligar até cinco controladores. O controlador é a unidade inteligente do Excellum2. O controlador possui 4 linhas DALI, que podem controlar individualmente até 64 endereços (luminárias, sensores ou outros componentes). Por conseguinte, cada controlador gere até 256 componentes. Uma das linhas DALI pode ser convertida para utilização de bus na gestão da instalação de iluminação de emergência (ESM), permitindo-lhe gerir até 100 luminárias de emergência. Pode-se interligar até cinco controladores, o que torna o Excellum2 adequado para edifícios de grandes dimensões com vários pisos. Também estão disponíveis controladores pré-configurados para projetos de iluminação mais pequenos (salas de aulas, salas de conferências, etc.).
9 INTERFACE MÓVEL O interface móvel intuitivo permite aos utilizadores regularem a iluminação de acordo com as respetivas necessidades e preferências. Pode ser a própria àrea de trabalho, mas também salas de conferências, áreas comuns, etc. Os utilizadores podem ligar e desligar a iluminação, regulá-la ou chamar cenários previamente configurados. Este interface está disponível para PC, Tablet e smartphones. 9 SOFTWARE DE GESTÃO Para a gestão técnica o EXCELLUM 2 disponibiliza um interface gráfico 3D destinado a gestores de instalações, que tem por base as plantas dos edifícios. Pode navegar facilmente pelo edifício e pelos seus vários espaços a fim de configurar e regular o Excellum2 de acordo com as suas preferências. Pode endereçar luminárias e componentes individualmente ou em grupo, e atribui-los a uma zona. Aqui, pode também configurar e ajustar o calendário, definir cenários, etc. Se optar pela integração com a iluminação de emergência, a gestão e emissão de relatórios da sua iluminação de emergência também é disponibilizada pelo mesmo software. O Excellum2 possui também várias funções de análise estatística, entre as quais a utilização de energia, o grau de ocupação do edifício, potenciais anomalias em lâmpadas, etc. O interface gráfico 3D tem por base as plantas dos edifícios. É possível atribuir luminárias e componentes a uma zona utilizando a função de arrastar e largar.
10 Sistema à medida O Excellum2 é um sistema feito à medida: o utilizador escolhe as funcionalidades que deseja para o edifício e só paga por isso. O consultor ETAP vai ajudá-lo desde a fase de planeamento, passando pela implementação até à gestão. PLANEAMENTO 10 A escolha do sistema de gestão de iluminação começa pela análise cuidadosa das necessidades: o que pretende atingir com a regulação da iluminação? Partindo desta base, conduzimos um estudo de conceção, no qual estabelecemos as diversas estratégias para o edifício. Onde podem ser úteis os sensores de luz natural? Em que espaços gostaria de trabalhar com cenários predefinidos? Os seus funcionários devem dispor de regulação personalizada? O passo seguinte é um plano detalhado, incluindo uma lista de materiais, uma estimativa de custos e um resumo técnico do sistema. EXECUÇÃO É fácil implementar o Excellum2. A ETAP fornece todos os componentes com as definições corretas, pelo que só precisam de ser instalados como um dispositivo plug-and-play com base num diagrama de fácil referência. Se assim o desejar, podemos também visitar as suas instalações para ajudá-lo na implementação. GESTÃO Caso ainda tenha dúvidas durante a exploração da instalação, ou caso exista algum problema, pode entrar em contacto com a nossa linha de assistência durante o horário normal de escritório. Com acesso online ao sistema, poderemos prestar-lhe assistência de forma ainda mais eficiente. A ETAP pode também propor-lhe um contrato de serviço, no qual assumimos toda a gestão e manutenção do Excellum2 em seu nome. Contacte o seu consultor ETAP para obter mais informações.
11 Projetos de referência 11 Ribeira Grande BIBLIOTECA RIBEIRA GRANDE AUCHAN COIMBRA STAPLES LAGOA ÁREA DE SUPERFÍCIE: 2250 m² 300 luminárias ESTRATÉGIAS: regulação em função da luz natural, deteção de presença, regulação inteligente de tempo, adaptação à função, evolução com o eidifício, definição de cenários ÁREA DE SUPERFÍCIE: 2848 m² 424 luminárias ESTRATÉGIAS: regulação em função da luz natural, regulação inteligente de tempo, regulação personalizada ÁREA DE SUPERFÍCIE: 1200 m² 208 luminárias ESTRATÉGIAS: regulação em função da luz natural, regulação personalizada
12 Excellum2 Sistema de gestão de iluminação à medida, para instalações de pequenas e grandes dimensões Fácil de gerir e intuitivo Assegura flexibilidade e conforto Poupa até 75% de energia ETAP.SCHREDER Iluminação Interior, Lda. p Rua da Fraternidade Operária, 3A p Apartado 1021 p Carnaxide Tel (0) p Fax +351-(0) p [email protected] 03/ P/0 - ETAP redigiu o presente documento com o maior cuidado. No entanto, as informações contidas nesta publicação são de caráter informativo e podem sofre alterações em função da evolução técnica. ETAP não se responsabiliza por danos de qualquer espécie, resultantes da utilização deste documento
Controlo de iluminação local multifuncional
Controlo de iluminação local multifuncional I Controlo de iluminação local multifuncional A nível mundial, sensivelmente 20 % do consumo total de energia diz respeito à iluminação. Dependendo do tipo de
EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network
EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação
Iluminação LED de nível alto
Iluminação LED de nível alto Sistemas de iluminação em linha com LED As séries E4, E5 e E7 da ETAP oferecem uma vasta gama de iluminação LED para espaços com pé direito elevado, como pavilhões industriais,
Difusores de painel plano
Difusores de painel plano 2 ETAP Difusores de painel plano A iluminação com difusor tornou-se uma prioridade absoluta na iluminação geral de escritórios e edifícios públicos, algo que faz sentido pois
Central Inteligente Manual de utilização
Central Inteligente 4 Benefícios 5 Funcionalidades 5 Portal de Configuração 5 Índice Área de Cliente 6 Registo Área de Cliente 7 Login Área de Cliente 7 Menu Área de Cliente 7 Portal de Configuração da
DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
17 DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 207 17. DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 17.1 INTRODUÇÃO Para que os investidores, operadores e ocupantes possam usufruir dos edifícios
Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores
Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos
Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL
INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A
Dez estratégias. DETEÇÃO DE PRESENÇA Os sensores só ligam as luzes quando alguém entrar no espaço e desligam-nas quando não há ninguém por perto.
Regulação da luz Dez estratégias A regulação da luz é a solução ideal para tirar o melhor proveito da sua iluminação. Os sistemas de regulação da luz resultam num nível máximo de flexibilidade e poupança
PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT
PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT O próximo alvo pode ser a sua casa, durma tranquilo. A paz da mente é o conforto da segurança A Série Conforto da PIXELFORCE
Controlo de iluminação integrado. ELS - MDS - EMD - feito à medida
Controlo de iluminação integrado ELS - MDS - EMD - feito à medida Controlo de iluminação integrado Brilhante na sua simplicidade Controlo de iluminação integrado significa que o controlo de toda a iluminação
Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu
Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A
Relatório de Investigação da Escola julho 2015
Microsoft Partners in Learning Relatório de Investigação da Escola julho 2015 Elaborado para julho 2015 Relatório do Estudo de Este relatório apresenta os resultados dos inquéritos à equipa diretiva e
KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR
MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search
EBS ETAP Central Battery Systems
EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos
PAVIRO Sistema de chamada e evacuação por voz com qualidade de som profissional Flexibilidade desde o início PAVIRO 1
PAVIRO Sistema de chamada e evacuação por voz com qualidade de som profissional Flexibilidade desde o início PAVIRO 1 2 PAVIRO PAVIRO 3 Mantém as pessoas informadas, seguras e entretidas Com mais de 100
Programa de assistência técnica alargada da Kaspersky
Programa de assistência técnica alargada da Kaspersky NÍVEIS MSA ENTERPRISE E MSA BUSINESS Reduza os impactos financeiros e operacionais negativos das interrupções Preserve a imagem da sua marca e os níveis
Serviço para implementação de atualização de firmware HP
Dados técnicos Serviço para implementação de atualização de firmware HP Serviços HP Vantagens do serviço Fornece atualizações de firmware com o intuito de minimizar quaisquer interrupções ao seu ambiente
INFORMATIVO DE PRODUTO
Comutador de Iluminação de Provisória Para Lâmpadas HQI ou Sódio, Código AFCSC250 Equipamento destinado a ser instalado em locais que são iluminados através de lâmpadas HQI ou de Sódio, geralmente estas
Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software
Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software Questionário Taxinómico do Software Engineering Institute António Miguel 1. Constrangimentos do Projecto Os Constrangimentos ao Projecto referem-se
MANUAL DO USUÁRIO. Argox OS-214 Plus. Conteúdo: Manual do Usuário ARGOX OS214 PLUS Página:
1 MANUAL DO USUÁRIO Argox OS-214 Plus 2 Parabéns por ter adquirido um produto importado e distribuído pela CDC Brasil que recebe o logo de qualidade CashWay Argox. Antes de instalar esse produto é importante
BOGE AIR. THE AIR TO WORK. CONTROLADORES
BOGE AIR. THE AIR TO WORK. CONTROLADORES Mais de 100.000 utilizadores da indústria, exigem mais quando se trata do fornecimento de ar comprimido. Ar Boge é o ar que utilizam para trabalhar. Ao longo da
Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular
Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a
Capacidades do Sistema
Capacidades do Sistema O Interface Lonworks da Toshiba é capaz de seguir, controlar e monitorizar as funções de controlo dos sistemas de ar condicionado Toshiba a ele ligados. Função Coniguração Monitor
Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador
Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui
Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.
Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da
The art of handling. Energia
The art of handling Energia A arte em eficiência energética através do manuseio do ar Devido ao aumento constante dos preços da energia e da necessidade de proteger o meio ambiente, está se tornando cada
Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância
Regras&Sugestões- Formação e Consultoria, Lda. Guia de Apoio ao Formando Data de elaboração: abril de 2014 CONTACTOS Regras & Sugestões Formação e Consultoria, Lda. Av. General Vitorino laranjeira, Edifício
Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X
Ingersoll Rand Sistema de Automação Série- Economia de Energia Por Encomenda! Ingersoll Rand 20% a 60% da energia utilizada para operar os sistemas de ar comprimido são desperdiçados. Isso ocorre principalmente
Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V
Desumidificador Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Lista de instrução de uso. Painel de controle. Introdução à estrutura. Instrução de Uso. Proteção e Manutenção. Solução de problemas. Referência. Obrigado
O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS: MARCA DA SOTECNISOL PARA O MERCADO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA:
O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS: MARCA DA SOTECNISOL PARA O MERCADO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA: 45 anos de mercado, presença activa em 3 continentes Missão comum de ser a mais competente empresa
HD 100. P Cobertor elétrico Instruções de utilização. BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com. 06.0.
HD 100 P 06.0.43510 Hohenstein P Cobertor elétrico Instruções de utilização BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com Conteúdo 1. Volume de fornecimento... 3 1.1 Descrição do aparelho...
integrando tecnologia de ponta a ponta
integrando tecnologia de ponta a ponta Controle Local * Dimmers controlam a quantidade de energia que é enviada para a lâmpada, gerando assim, mais ou menos luminosidade, de acordo com o seu desejo. *
2. Onde posso aderir ao M5O? A adesão ao M5O deve ser feita no formulário disponível no canal Vantagens épt em http://vantagensept.telecom.pt.
FAQ M5O 1. Não vou pagar nada pelo M5O? O desconto de 100% é relativo ao valor da mensalidade do pacote. A 1ª MEO Box também continua a ser gratuita. O aluguer de filmes no MEO Videoclube, canais premium,
Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14. Instalação eléctrica normal 15 Montagem do termostato na caixa de parede 16
ÍNDICE INTRODUÇÃo 13 Especificações técnicas 14 POSICIONAMENTO DO TERMOSTATO E DO SENSOR 14 Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14 INSTALAÇÃO 15 Instalação eléctrica normal
Como melhorar o nível de satisfação dos Clientes
Como melhorar o nível de satisfação dos Clientes O novo consumidor é autodidata, pesquisa por informação e procura soluções para os seus problemas, muito antes de entrar em contacto com qualquer marca.
Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.
manual do usuário Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220 Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Ethernet Impacta é um acessório que poderá
A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância.
Instruções Descrição do Produto Um regulador de funcionalidades de alimentação elétrica que permite que os utilizadores possam controlar até dois aparelhos elétricos com manípulos com ou sem fio. A unidade
GA-1 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante Instruções de instalação e funcionamento
Labkotec Oy Myllyhaantie 6 FI-33960 PIRKKALA FINLAND Tel: +358 29 006 260 Fax: +358 29 006 1260 19.1.2015 Internet: www.labkotec.com 1/11 GA-1 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante Copyright
Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.
Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,
Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus
Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição
Balanço Energético Nacional 2012. Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012
Balanço Energético Nacional 2012 Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012 Fevereiro de 2012 Apresentação O Balanço Energético Nacional BEN é o documento tradicional do setor energético brasileiro,
REGULAMENTO CARTÃO IDENTIFICAÇÃO
REGULAMENTO DO CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO Artigo 1.º Agrupamento Vertical de Escolas D. Dinis Principais funcionalidades do sistema informático para a gestão integrada para a administração escolar (GIAE)
Office Telefone com fios
Office Telefone com fios NOS_Office_com_fios.indd 1 16/05/14 16:30 NOS_Office_com_fios.indd 2 16/05/14 16:30 1. Configurar o Office com fios 1.1. Aceder à página de configuração 1.2. Alterar a password
REDE ENERGIA MANUAL DO PARCEIRO. Mercado Regulado e Mercado Liberalizado de energia
1 REDE ENERGIA MANUAL DO PARCEIRO edp comercial abril 2013 Mercado Regulado e Mercado Liberalizado de energia 2 No mercado regulado o preço da eletricidade e do gás natural é definido pelo governo, através
Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...
0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...
Sistema digital de chamada e som de emergência Praesideo Faz passar sempre todas as mensagens
Sistema digital de chamada e som de emergência Praesideo Faz passar sempre todas as mensagens 2 Sistemas de chamada e som de emergência Praesideo da Bosch Manter o público informado e protegido Com mais
Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One.
Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a usar a ferramenta Quick Copy durante um projeto de implementação.
Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail
Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso
UPS. Unidades de Alimentação Ininterrupta
UPS Uma UPS é um dispositivo que, quando em funcionamento correcto, ajuda a garantir que a alimentação dos equipamentos que estão a ela ligados, não sejam perturbados, fornecendo energia, através de uma
Condições de Oferta dos Serviços STV
Condições de Oferta dos Serviços STV ÍNDICE 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRESTADOR...2 2. INFORMAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS ACESSÍVEIS AO PÚBLICO... 2 2.1) SERVIÇO DE TELEFONE VOZ FIXA...
Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação
Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação TELVPG-5228 Adpt WK Kit Vivo Soluciona TI_15 REV.indd 1 23/2/15 16:42 Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo
Anúncio de concurso. Fornecimentos
1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:333384-2013:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um sistema de vídeo para gestão de riscos destinado ao centro
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO
Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar
Fontes de Alimentação
Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que
MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700
MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO CÂMPUS POSSE-GO
Normas para uso dos Laboratórios de Informática vinculados a Coordenação do Curso de Informática e ao Departamento de Tecnologia da Informação do IF Goiano Câmpus Posse GO. POSSE GO 2015 Sumário TÍTULO
EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2
EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 2.0
Variação de velocidade
Variação de velocidade Variação de velocidade A indústria é responsável pelo consumo de cerca de 50% da electricidade produzida a nível mundial, sendo que cerca de 2/3 é consumida por motores eléctricos.
FUNCIONALIDADES DO SISTEMA HOTEL CONTROLL. Login no Sistema:
FUNCIONALIDADES DO SISTEMA HOTEL CONTROLL Login no Sistema: O login do sistema permite com que cada funcionário possua uma senha e tenha suas atividades no sistema registradas. Na reserva ou hospedagem,
Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.
Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda
SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas. Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = [email protected].
SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = [email protected] O que é um nobreak? A principal função do nobreak é fornecer
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO
1. Objetivos dos Laboratórios de Informática fixo e móveis; Os Laboratórios de Informática têm como objetivo atender às seguintes necessidades da IES:
REGULAMENTO PARA USO DOS LABORATORIOS DE INFORMATICA E DA INTERNET NA FACULDADE REDENTOR POR PARTE DE PROFESSORES E ALUNOS 1. Objetivos dos Laboratórios de Informática fixo e móveis; Os Laboratórios de
Política de Privacidade da Plataforma Comercial de Viagens Travelport para o GDS
Política de Privacidade da Plataforma Comercial de Viagens Travelport para o GDS Bem-vindo/a a este website da Travelport. Na Travelport reconhecemos a importância de proteger a privacidade dos dados pessoais
Simulador de IEDs utilizando arquivos ICD/SCD
1 XI SIMPÓSIO DE AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS 16 a 19 de Agosto de 2015 CAMPINAS - SP Simulador de IEDs utilizando arquivos ICD/SCD Juliana Adabo Atizani Siemens LTDA. Brasil Paulo Roberto Antunes de
Proudly made in Portugal. Dossier de Produto DP MGS P 04/2007 Sinta a Sua Segurança. O Sistema de Segurança MasterGuardian MGS foi concebido para proporcionar segurança, tranquilidade e conforto aos seus
Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6
Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das
Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização
Índice 1 Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Acesso... 5 1.3 Autenticação... 5 2 Cliente... 6 2.1 Reencaminhamentos ou redireccionamentos... 6 2.1.1 Novo Plano de Redireccionamento... Error!
EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS
EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS 2 PORTUGUÊS EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 1.2 Descrição geral do dispositivo... 2 2.0 Onde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica Apostila de Automação Industrial Elaborada pelo Professor M.Eng. Rodrigo Cardozo Fuentes Prof. Rodrigo
EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea
EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 1.2 Descrição
Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007.
Vírus no Linux? Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Interface de uma distribuição Linux Uma das
XPontos. Manual de Instruções
XPontos Manual de Instruções 2 XPontos LIGAR O EQUIPAMENTO Na parte inferior do equipamento, ligar o cabo de alimentação de acordo com a ilustração. COLOCAR O ROLO PARA IMPRESSÃO Pressionar o botão OPEN
Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador
Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. O Windows e o Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registadas da Microsoft Corporation,
Cursos livres EAD GUIA BÁSICO PARA USO CORPORATIVO. www.webaula.com.br
Cursos livres EAD GUIA BÁSICO PARA USO CORPORATIVO www.webaula.com.br Índice 3 introdução 3 introdução 3 O que são cursos livres, afinal? 4 Características dos cursos livres 5 Vantagens dos cursos livres
Telefone com fios Manual de configuração Office
Telefone com fios Manual de configuração Office Índice Configurar o Office com fios 5 Aceder à página de configuração 5 Alterar a password e outros dados do administrador 5 Editar a extensão telefónica
Gestor de Janelas Gnome
6 3 5 Gestor de Janelas Gnome Nesta secção será explicado o funcionamento de um dos ambientes gráficos disponíveis no seu Linux Caixa Mágica, o Gnome. Na figura 5.1 apresentamos o GDM, o sistema gráfico
G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR)
G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR) REGIMENTO DE UTILIZAÇÃO 1. Introdução O presente regimento define e regula o funcionamento do Sistema de Gestão Integrada para a Administração Escolar,
Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real
Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real [Conheça o poder da internet] www.93digital.xyz 93 digital 93 digital Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar
Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000
Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000 Serviços HP Dados técnicos O Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy
Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios
Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e
Proposta de Seguro de Habitação
Tomador de seguro Segurado Nome: Morada: Localidade: Código Postal: Email: Profissão: Data de nascimento: N.º contribuinte: Data de início pretendida: Local de risco Morada: Localidade: Código Postal:
ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE RIBEIRA GRANDE EB2 GASPAR FRUTUOSO
ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE RIBEIRA GRANDE EB2 GASPAR FRUTUOSO REGULAMENTO DA MEDIATECA 2012/2013 ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE RIBEIRA GRANDE EB2 Gaspar frutuoso REGULAMENTO DA MEDIATECA ANO LETIVO 2012 /
AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO
AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,
Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo.
Análise e relatórios Camara este 14.09.2014 até 16.09.2014 Apresentação gráfica 14/09/2014 15/09/2014 16/09/2014 Data logger 1 ( C) Data logger 2 ( C) Data logger 3 ( C) Apresentação em tabela Alarmes
Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos.
egurança Segurança Segurança A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes
Manual das planilhas de Obras v2.5
Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo
