Portifólio P.A.R.T.Y. 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portifólio P.A.R.T.Y. 2013"

Transcrição

1 Portifólio P.A.R.T.Y. 2013

2 ATIVIDADE INTERSETORIAL

3 O PROJETO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E EVENTOS RELACIONADOS AO TRAUMA EM JOVENS P.A.R.T.Y. é um programa desenvolvido no Canadá, criado há 20 anos, que tem como objetivo conscientizar os jovens sobre fatores de risco relacionados ao Trauma, sobretudo o consumo de álcool. Os alunos visitam um hospital de referência e são instruídos por uma equipe multidisciplinar (bombeiros, policiais, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos) que ministram aulas com conteúdo teórico e prático. Também são apresentados vídeos e os alunos têm a oportunidade de conversar com pacientes vítimas de acidentes e que apresentam graves sequelas. Além do Canadá, o projeto é desenvolvido em vários outros países, inclusive no Brasil.

4 OBJETIVOS - Prevenir eventos traumáticos, principalmente o acidente de trânsito, a partir de escolhas mais seguras realizadas pelos jovens. Conscientizar os adolescentes quanto aos riscos aos quais estão expostos, de forma a capacitá-los a julgar quais as conseqüências possíveis de seus atos para poderem realizar escolhas seguras. - Informar como se deve agir diante de um evento traumático, visando um atendimento rápido e seguro ao traumatizado. - Garantir um processo educativo onde os indivíduos sejam capazes de se comportar nas diversas situações de circulação pautando suas escolhas em valores imprescindíveis para boas relações no trânsito, que são entendidas como gentilezas urbanas, como respeito, gentileza, harmonia.

5 O QUE É TRAUMA? Trauma é uma doença, com alto índice de enfermos entre pessoas com idade entre 10 a 30 anos. É uma doença evitável, potencialmente cirúrgica, que mutila, mata e é de difícil tratamento. Alguns estudos indicam que 90% dos casos de trauma no Brasil poderiam ser evitados através de medidas e escolhas seguras no decorrer do dia, como obedecer a limites de velocidade, respeito com os demais, se beber b não dirigir, i i etc. O Trauma é uma doença por muitas vezes negligenciada, e pouco entendida como um problema de saúde. Entretanto, no Brasil, ocorrem cerca de 125 mil mortes e mais de pessoas ficam incapacitadas por ano, sendo que a maioria desta amostra é composta por jovens. No mundo, calcula-se que, a cada ano, mais de 1 milhão de crianças e adolescentes vão à óbito, vítimas de trauma.

6 JUSTIFICATIVA De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde, cerca de um terço das pessoas que morrem anualmente no trânsito são jovens de até 25 anos (Fonte: O Jovem e o Trânsito: Análise das Pesquisas). Apesar de constituir um público-alvo prioritário para os programas de educação no trânsito pelos fatos já apontados, dificilmente os conteúdos de educação para a Mobilidade Urbana são trabalhados no Ensino Médio nas disciplinas obrigatórias do núcleo comum. Além disso, os jovens, de um modo geral, têm demonstrado certa resistência em relação as ações educativas voltadas ao tema. Dessa forma, os órgãos envolvidos nesta intervenção pedagógica propõem trabalhar a prevenção de eventos traumáticos a partir da vivência e reflexões que a visita a um hospital e o conhecimento de vitimas do trauma pode proporcionar, além da continuidade da discussão na unidade escolar para aumentar o repertório dos jovens acerca das situações de compartilhamento do espaço da cidade e dar-lhes mais subsidio para realizar escolhas mais seguras.

7 Alunos do 2º Ano de Ensino Médio PÚBLICO ALVO

8 ESCOLAS PARTICIPANTES EM º Semestre 2º Semestre - E.E. MIGUEL VICENTE CURY - E.E. ANTONIOVILELA JUNIOR - EE E.E. BENEDICTA SALES P. WUTKE - E.E. CORIOLANO MONTEIRO - E.E. PROFª MARIA JULIETA G. CARTEZANI - E.E. PROF. DJALMA OCTAVIANO -E.E. EE PROF. MESSIAS GONÇALVES TEIXEIRA - E.E. AUREA ANUNCIAÇÃO A. DE GODOY - E.E. SEBASTIÃO RAMOS NOGUEIRA - E.E. NEWTON PIMENTA NEVES - E.E. JOSÉ MARIA MATOSINHO - E.E VITOR MEIRELLES - E.E. HERCY MORAES - E.E. BARÃO ATALIBA NOGUEIRA - CEPROCAMP - COLÉGIO JARDIM - FITEL Total: 840 alunos

9 PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO NAS ESCOLA ESCOLHAS NA CIRCULAÇÃO: CIDADANIA E SEGURANÇA. Este projeto propõe que os alunos reflitam sobre as ações praticados no compartilhamento do espaço urbano, quais fatores os determinam e como as gentilezas urbanas podem contribuir para a construção de uma cidade melhor, pois a cidadania engloba diversas formas de gentilezas de tal forma que se tornaram práticas no cotidiano das pessoas. Também busca orientar os jovens a respeito da violência e dos acidentes no trânsito. Para tal, lembramos da campanha Ta lá o corpo estendido no chão, realizada na cidade de Campinas em maio/2010 pela EMDEC, uma campanha provocativa de educação no trânsito que tem como principal objetivo conscientizar os cidadãos da importância de manter sua segurança no trânsito.

10 PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA ACIDENTALIDADE E SEGURANÇA NO TRÂNSITO. Este projeto trabalha o tema da acidentalidade, tendo como referência os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, levando-os a refletir sobre a importância i da segurança no trânsito e ampliando seu repertório para que sejam capazes de realizar escolhas que garantam sua segurança e das outras pessoas com quem compartilham o espaço.

11 PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO NAS ESCOLA MOBILIDADE URBANA A Mobilidade Urbana se refere ao fluxo de pessoas e bens na cidade. Há várias formas de locomovermos e isso implica em decisões que devemos tomar no nosso dia-a-dia. Para fazerem escolhas seguras e contribuir para a construção de uma cidade d melhor para conviver, é muito importante que os alunos construam um conhecimento sobre a cidade em que vivem, sob a ótica da Mobilidade Urbana é sobre este conceito e suas implicações para a cidade que trata este projeto.

12 PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO NAS ESCOLA CULTURA DO AUTOMÓVEL E TRANSPORTE PÚBLICO Historicamente, nós observamos o incentivo ao transporte individual, e por isso grande parte das pessoas preferem usar um meio de transporte particular do que o transporte coletivo, mesmo que tenham acesso a ônibus, metro e trem. O marketing contribui ainda mais para a consolidação desse sentimento, através de imagens que envolvem representações de liberdade, riqueza, poder, velocidade, sucesso, status, sofisticação, conquista, autonomia e felicidade. As propagandas de carros ensejam criar o desejo em quem assiste de possuir este bem. Os anúncios publicitários itá i procuram interpretar t e materializar os desejos mais profundos dos clientes: trata-se de vender uma experiência. Cabe a nós analisar criticamente esta realidade, o impacto causado ao meio-ambiente, à circulação nas cidades, à noção de cidadania, o custo de manutenção das vias, bem como a qualidade de vida proporcionada p por essa escolha.

13 PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA PAPEL DO ALUNO COMO AGENTE MUTIPLICADOR Neste projeto propõe-se a extensão dos conteúdos e conceitos trabalhados na unidade escolar para a comunidade d em geral, esse momento é importante t para que os alunos pensem em sua responsabilidade enquanto multiplicadores do conhecimento que produziram. As atividades propostas servem para retomar os conceitos, produzir materiais que consigam dar continuidade às discussões sobre mobilidade urbana na escola e levá-los los a pensar em alternativas para multiplicar os conhecimentos produzidos com a comunidade.

14 PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA INTERVENÇÃO ARTISTICA A idéia desta intervenção é promover um pensamento reflexivo sobre o tema acidentalidade d e sobre as experiências i vivenciadas i pela turma que visitou o hospital. Durante a visita, pressupõe-se que os alunos questionem às pessoas que sofreram trauma sobre o acidente, as conseqüências que o acidente trouxe à sua vida ou, ainda, que as próprias pessoas que estão hospitalizadas tenham o interesse de compartilhar sua história. Esta intervenção em si, aborda o conceito de transformação de um local de uso coletivo, para sermos mais precisos, o local onde há transeuntes. Esta atividade deverá ser introduzida aos alunos na matéria de artes.

15 PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA GINCANA A proposta da Gincana é retomar os temas trabalhados de forma lúdica, motivadora e envolvente, onde os adolescentes possam perceber-se como agentes ativos no processo de construção do conhecimento, propondo novas soluções para os problemas de sua cidade e opções de modos de deslocamento seguros e sustentáveis

16 CRONOGRAMA O projeto será realizado quinzenalmente, nas tardes de terça-feira, com participação de 80 alunos. 1) Adesão das Diretorias Leste e Oeste de Campinas: convite às escolas 2) Visita da Liga do Trauma à escola: convencimento dos alunos 3) Visita dos alunos ao Projeto PARTY na Unicamp 4) Início do projeto com todas as turmas de ensino médio: iniciativa da gestão e docentes da unidade escolar 5) Finalização do projeto na unidade escolar e entrega o portfolio para EMDEC

17 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO Apresentação do Programa - 13:30 Vídeo Epidemiologia do Trauma EMDEC ROTA DAS BANDEIRAS SAMU POLICIA MILITAR Vídeos 15:30 Visita a setores do Hospital das Clínicas 16:00 Apresentação de Voluntários Centro de Reabilitação de Sousas Volta para escola

18 Iconografia Calorada Medicina 2013

19 Iconografia Party Especial

20 Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

21 Rota das Bandeiras e Washington

22 Iconografia EE Miguel Vicente Cury

23 Iconografia E.E. Antonio Vilela Junior

24 Iconografia E.E. Benedicta S. P. Wutke

25 Inocografia E.E. Coriolano Monteiro

26 Inocografia EE. Maria Julieta de Godoy Cartezani

27 Iconografia EE Prof. Djalma Octaviano

28 Iconografia EE Prof. Messias G. Teixeira

29 Iconografia E.E Sebastião R. Nogueira

30 Iconografia E.E. José Maria Matosinho

31 Iconografia E.E. Barão Ataliba Nogueira

32 Iconografia E.E Hercy Moraes

33 Atividades- EE Benedita Salles P. Wutke

34 Atividades E.E. Coreolano Monteiro

35 Atividades E.E. Prof. Antonio Vilela Junior

36 Atividades E.E. Maria Julieta de Godoy

37 Atividades E.E. Maria Julieta de Godoy

38 Washington CRR- SOUSAS

39 Educadores EMDEC

40 RESULTADOS No ano de 2013, participaram do Projeto 17 escolas com 840 alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico. A parceria com o SINFRECAR - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região - proporcionou translados seguros e tranquilos em todos os eventos do ano de 2013, sendo fundamental para os excelentes resultados de nosso trabalho.

41 AGRADECIMENTOS Tel Fretamento Turismo Ltda Zanca Transporte & Turismo Ltda West Side Viagens e Turismo Tempus Transportes e Turismo Qualitat Transportes Sancetur Turismo Transportes Capellini Ltda. Smile Transportes Turismo Transportadora Cardelli Viação Santa Cruz

42 AGRADECIMENTOS Viação Santo Inácio Transportes Piccolotur Transportes Turísticos Ltda. Expresso Porto Real Empresa Bortolotto Viação Ltda. Viação Novo Horizonte Exclusiva Transportes Viação Princesa Tecelã Porto Real Transportes e Turismo Viação Clewis Ltda

43 FICHA TÉCNICA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Jonas Donizette SECRETÁRIO DE TRANSPORTES E DIRETOR PRESIDENTE DA EMDEC Sergio Benassi DIRETORA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Humberto de Alencar GERENTE DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA Silvana Sandoval CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO Débora Damasco

44 FICHATÉCNICA EQUIPE TÉCNICA Adriana Picirillo Dias Mendes Esmeraldo Montedori Gerson Fábio Oliva Lauro de Almeida Luis Carlos Mechi Maria Cristina Ferrari Maciel Mariângela Marini dos Santos Reni Paschoalino de Brito

P.A.R.T.Y. Portfólio 2016

P.A.R.T.Y. Portfólio 2016 P.A.R.T.Y Portfólio 2016 ATIVIDADE INTERSETORIAL LINHA DO TEMPO O PROJETO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E EVENTOS RELACIONADOS AO TRAUMA EM JOVENS O programa P.A.R.T.Y. (Preventing Alcohol and Risk-Related

Leia mais

P.A.R.T.Y. Portfólio 2015

P.A.R.T.Y. Portfólio 2015 P.A.R.T.Y Portfólio 2015 ATIVIDADE INTERSETORIAL LINHA DO TEMPO O PROJETO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E EVENTOS RELACIONADOS AO TRAUMA EM JOVENS O programa P.A.R.T.Y. (Preventing Alcohol and Risk-Related

Leia mais

MOVIMENTO MAIO AMARELO Campinas 2018

MOVIMENTO MAIO AMARELO Campinas 2018 MOVIMENTO MAIO AMARELO Campinas 2018 Quantas mortes no trânsito são aceitáveis para você? ACIDENTALIDADE NO MUNDO 1,3 milhão mortes no trânsito Fonte: Retrato da Segurança Viária Ambev e Falconi Consultoria

Leia mais

Linguagens Matemática Natureza Humanas Média Redação PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO

Linguagens Matemática Natureza Humanas Média Redação PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO Linguagens Matemática PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO 2 2 621 723 630 665 660 725 673 28 1 4 7 1 3 IMACULADA INSTITUTO EDUCACIONAL 3 3 608 724 645 656 658 730 672 83 3 3 2 3 2 RIO BRANCO COLEGIO 4 4 605 722

Leia mais

Outdoor Desenvolvido para a Campanha de Propaganda da ONG Liga Mineira do Trauma 1

Outdoor Desenvolvido para a Campanha de Propaganda da ONG Liga Mineira do Trauma 1 Outdoor Desenvolvido para a Campanha de Propaganda da ONG Liga Mineira do Trauma 1 Marco Túlio de S. SILVEIRA 2 Bárbara TORREZANI 3 Dayanne GOMES 4 Fabiano FRANÇA 5 Leandro CHELONI 6 Leonardo VILA REAL

Leia mais

RELATÓRIO MAIO AMARELO CAMPINAS 2015

RELATÓRIO MAIO AMARELO CAMPINAS 2015 RELATÓRIO MAIO AMARELO CAMPINAS 2015 24 e 25 de abril - Expo Dom Pedro (Shopping Dom Pedro) Lançamento oficial do Maio Amarelo Campinas no Evento Programa Interdisciplinar Intergastro e Trauma nos dias

Leia mais

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo A Escola Social de Turismo de Porto Alegre atua desde 2011 para a qualificação profissional e a sensibilização turística de residentes. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras, encontros

Leia mais

PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO:

PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO: PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO: 1 PORTO ALEGRE TURÍSTICA Público-alvo: Trabalhadores que servem direta ou indiretamente ao mercado turístico, nos seguintes ramos de atividade: meios de hospedagem;

Leia mais

GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES

GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES 1. INTRODUÇÃO Acidente de trabalho-trânsito, mais conhecido como acidente de trajeto, é todo acidente que ocorre no deslocamento entre a porta

Leia mais

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Diretrizes para elaboração do Plano de Ação A e Plano da Década D 2011-2020 2020 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Plano da Década D 2011

Leia mais

Márcia Regina da Silva CRB 8ª-nº5027. Votuporanga/SP

Márcia Regina da Silva CRB 8ª-nº5027. Votuporanga/SP Votuporanga Biblioteca Escolar Central Castro Alves Centro Cultural Centro Cultural PARCERIA COM ORDEM INTERNACIONAL DO ARCO-ÍRIS PARA MENINAS Casa de Saúde Santa Casa A Biblioteca Escolar Central Castro

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU

PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU ¹Robson Pereira Da Silva; ²Barbara Silva Andrade; ³Erika Elaine Silva Costa 4 Dyanne Debora Silva da Costa; 5 Kamilla Patrício Lacerda

Leia mais

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO 2016 1. JUSTIFICATIVA O Projeto de Educação no Trânsito O despertar para um trânsito mais seguro, vem conscientizar que é possível ser reduzido o número de acidentes

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

Colégio Anglo-Brasileiro

Colégio Anglo-Brasileiro Colégio Anglo-Brasileiro Rua Mangalô, n 156 Colina A Patamares, Salvador/Bahia CEP: 41680-380 Tels: 33672173 / 33674510 Projeto Social Do 6 ao 9 ano EFII 2014 Colégio Anglo-Brasileiro/Projeto Social 2014/Cristina

Leia mais

BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROERD Palestrante Maj SILVIA VISSOTT BITENCOURT Máster PROERD BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS I CONGRESSO INTERNACIONAL CRACK E OUTRAS DROGAS UM

Leia mais

Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Antonio Prudente (ICL) Rosângela Galindo de Campos

Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Antonio Prudente (ICL) Rosângela Galindo de Campos Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Antonio Prudente (ICL) Rosângela Galindo de Campos A oncologia tem tido grande evolução nas técnicas diagnósticas e terapêuticas, o que tem possibilitado

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS Boletim n 03 30/09/2016 Site: http://delins.educacao.sp.gov.br/ Idealizado para facilitar a circulação das informações, bem como o compartilhamento de boas práticas,

Leia mais

AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS. Maio/2018

AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS. Maio/2018 AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS Maio/2018 ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE

Leia mais

Projeto Natal Solidário 2013 Colégio La Salle Esteio e Sapucaia. Cuidar é sinal de amor e de solidariedade.

Projeto Natal Solidário 2013 Colégio La Salle Esteio e Sapucaia. Cuidar é sinal de amor e de solidariedade. Projeto Natal Solidário 2013 Colégio La Salle Esteio e Sapucaia Titulo do Projeto: Cuidar é sinal de amor e de solidariedade. Equipe Organizadora Ir. Junior Schnorrenberger Coordenador de Pastoral de Esteio

Leia mais

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA introdução A VII Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana foi realizada em 24/03/2018 na faculdade DeVry Metrocamp. Neste evento, que ocorre a cada dois anos, a Empresa Municipal

Leia mais

Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação Estado do Rio Grande do Sul RELATÓRIO CIRANDAS PELA EDUCAÇÃO Na tarde de quinta-feira dia 01 de junho os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Anastasie juntamente com CME do

Leia mais

Palavras-chaves: Hospital. Atendimento Escolar. Formação.

Palavras-chaves: Hospital. Atendimento Escolar. Formação. 02007 ESCOLA HOSPITALAR: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA AO ESCOLAR HOSPITALIZADO NO ESTADO DO PIAUÍ Resumo: SOUSA, Francisca Maria de - PUCPR cineidesousa@yahoo.com.br WOLF, Rosângela Abreu do Prado

Leia mais

RETROSPECTIVA DE DESENHO ANIMADO EE ALFREDO PAULINO. Professor(es) Apresentador(es): Profª PATRÍCIA FRANÇOSO CORREIA. Realização:

RETROSPECTIVA DE DESENHO ANIMADO EE ALFREDO PAULINO. Professor(es) Apresentador(es): Profª PATRÍCIA FRANÇOSO CORREIA. Realização: RETROSPECTIVA DE DESENHO ANIMADO EE ALFREDO PAULINO Professor(es) Apresentador(es): Profª PATRÍCIA FRANÇOSO CORREIA Realização: Foco do Projeto Este projeto visa, prioritariamente, oferecer aos alunos

Leia mais

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 Elenice de Alencar Silva Cursando Licenciatura em Pedagogia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO cesi@uema.br

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA

PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA ILHÉUS PARA OS ILHEENSES O nosso compromisso é de promover algumas mudanças que venha a melhorar a qualidade de vida do cidadão ilheense.

Leia mais

ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS SISTEMA

ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS SISTEMA ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS PÚBLICOS: SISTEMA COOPERATIVISTA: OCB, OCE S, SESCOOP, Cooperativas de Crédito, Ministério Público Entidades de Classe Parcerias Públicas

Leia mais

ESCOLA UF MUNICÍPIODEP ADM NÍVEL SOCI INDICADORMÉDIA LINGMÉDIA MA MÉDIA HUMMÉDIA CIÊNCI MÉDIA GERAL PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO 654,09 653,31 643,97

ESCOLA UF MUNICÍPIODEP ADM NÍVEL SOCI INDICADORMÉDIA LINGMÉDIA MA MÉDIA HUMMÉDIA CIÊNCI MÉDIA GERAL PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO 654,09 653,31 643,97 ESCOLA UF MUNICÍPIODEP ADM NÍVEL SOCI INDICADORMÉDIA LINGMÉDIA MA MÉDIA HUMMÉDIA CIÊNCI MÉDIA GERAL PROGRESSO CAMPINEIRO SP Campinas Privada Muito alto De 60% a 80% 622,98 725,40 684,77 642,22 668,84 COMUNITARIA

Leia mais

Projeto de Educação para a Saúde

Projeto de Educação para a Saúde Projeto de Educação para a Saúde Pedrógão Grande, 2012-2013 1 Índice 1. Introdução 2. Objetivos 2.1.Objetivos Gerais 2.2.Objetivos específicos 3. Parcerias 3.1.Entidades já envolvidas no projeto 3.2.Entidades

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR 2.006 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) possui o compromisso com a construção da escola pública gratuita,

Leia mais

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP INTRODUÇÃO O Brasil mata mais de 40.000 pessoas por ano, segundo o DENATRAN. O DATASUS informa que em

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

A gente aprende, Agente ensina

A gente aprende, Agente ensina DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO RELATÓRIO 01/JANEIRO A 10 DE ABRIL/2013 100 DIAS GOVERNO PROGRAMAS PERMANENTES DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Vigilância de Causas externas

Vigilância de Causas externas Vigilância de Causas externas Acidentes e Quedas Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva _ UFF Objetivos da aula 1) enfatizar a importância da ALTA no fluxo de atendimento do paciente hospitalizado.

Leia mais

Objetivos Específicos: Na área de ensino, são objetivos:

Objetivos Específicos: Na área de ensino, são objetivos: PLANO DE TRABALHO DE LIGAS ACADÊMICAS DA UFSJ-CCO NOME DA LIGA ABREVIAÇÃO RESUMO DO PLANO ÓRGÃOS PARTICIPANTES DETALHAMENTO DA PROPOSTA INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA Objetivos Gerais: OBJETIVOS I - Proporcionar

Leia mais

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO )

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO ) SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CAMPINAS OESTE Rua Candido Mota, 186 Fundação Casa Popular Campinas-SP 1. Identificação da Unidade Escolar PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO 2015-2018)

Leia mais

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018 VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018 Caderno de Acidentalidade no Trânsito Campinas É produzido anualmente e compreende dados sobre os acidentes com vítimas no âmbito das vias municipais. Boletins

Leia mais

PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO

PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO TURMA: 2º ANO B PERÍODO: MATUTINO ANO LETIVO 2016 APRESENTAÇÃO Sabendo do importante papel transformador da

Leia mais

O Programa Saúde na Escola possui 12 ações: 1. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

O Programa Saúde na Escola possui 12 ações: 1. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; 2018 O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO Não é no silêncio que

Leia mais

NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO

NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 2005 SUMÁRIO 1. DOS PRINCÍPIOS E FINALIDADES 2. DOS OBJETIVOS 3. DOS PROJETOS E DAS SUAS PRIORIDADES 4. DA VINCULAÇÃO COM A UNIVERSIDADE

Leia mais

Ligações Ferroviárias Regionais na Macrometrópole Paulista Estudos de Rede e Demanda

Ligações Ferroviárias Regionais na Macrometrópole Paulista Estudos de Rede e Demanda Ligações Ferroviárias Regionais na Macrometrópole Paulista Estudos de Rede e Demanda Companhia Paulista de Trens Metropolitanos Diretoria de Planejamento e Projetos Gerência de Planejamento de Transporte

Leia mais

Equipe: Unidos pela Natureza

Equipe: Unidos pela Natureza PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES NOME DA ESCOLA: E.E. VEREADOR ELISIARIO PINTO DE MORAIS Equipe: Unidos pela Natureza Título do Projeto: UMA VIDA

Leia mais

Programa Saúde Perto de Você

Programa Saúde Perto de Você Programa Saúde Perto de Você OBJETIVO: Promover políticas de assistência, de prevenção e promoção da saúde no Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo todos os níveis de complexidade do sistema. Projetos:

Leia mais

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 Evolução da População e Frota 2013 862.379 veículos 2018 934.275 veículos 2013 1.144.862 habitantes 2018 1.194.094 habitantes taxa média

Leia mais

Movimento e Cultura da Pop Art: Uma Viagem ao Museu

Movimento e Cultura da Pop Art: Uma Viagem ao Museu Movimento e Cultura da Pop Art: Uma Viagem ao Museu Aline Villela Abbade Débora A. dos Santos Ferreira Julho 2009/01 Apresentação do tema: Começamos a elaborar este projeto levando em consideração que

Leia mais

GRUPO EDUCACIONAL PREVINA-SE: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM NA SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA*

GRUPO EDUCACIONAL PREVINA-SE: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM NA SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA* GRUPO EDUCACIONAL PREVINA-SE: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM NA SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA* SANTOS, Mauriê Mauryzza Ribeiro dos ; CORTES, Thuane Bandeira ; MATOS, Mariana Valente ;

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Código: ENF - 212 Pré-requisito: ENF

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS MUNICÍPIOS

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS MUNICÍPIOS Seminário para Novos Gestores FAMURS Área Técnica: Trânsito EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS MUNICÍPIOS Mais do que uma obrigação legal, um compromisso social. Laís Elisabeth Silveira DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA

Leia mais

VISITA TÉCNICA A BM&FBOVESPA

VISITA TÉCNICA A BM&FBOVESPA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM FACULDADE CRIADA PELA LEI MUNICIPAL Nº 1.262 DE 09-10-1968 CNPJ NO. 03.715,369/0003-30 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RECONHECIDO PELO

Leia mais

Programa de Educação Ambiental Prefeitura de Jundiaí RELATÓRIO ANUAL

Programa de Educação Ambiental Prefeitura de Jundiaí RELATÓRIO ANUAL Programa de Educação Ambiental Prefeitura de Jundiaí RELATÓRIO ANUAL Termo de colaboração 28/18 18 Introdução: Programa de Educação Ambiental da Associação Mata Ciliar AMC recebeu através de visitas monitoradas

Leia mais

TRÂNSITO, LEITURA E ESCRITA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO 1 Cláudia Marchesan 2

TRÂNSITO, LEITURA E ESCRITA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO 1 Cláudia Marchesan 2 TRÂNSITO, LEITURA E ESCRITA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO 1 Cláudia Marchesan 2 Silvane Grespan Dill 3 Tiago Henrique Meggiolaro 4 Em uma sociedade letrada, as crianças se relacionam com a linguagem escrita

Leia mais

VISITA TÉCNICA A BM&FBOVESPA

VISITA TÉCNICA A BM&FBOVESPA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM FACULDADE CRIADA PELA LEI MUNICIPAL Nº 1.262 DE 09-10-1968 CNPJ NO. 03.715,369/0003-30 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RECONHECIDO PELO

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA Não é no silêncio que os

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Cidade Tiradentes Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

PROJETO A + 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS ANO LETIVO

PROJETO A + 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS ANO LETIVO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS ANO LETIVO 2015 2016 PROJETO A + 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Praça Carolina Santiago 4910-603 VILARELHO TEL.258 719 250 FAX 258 721 303 E-Mail: secretaria@aecm.edu.pt

Leia mais

O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO

O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO Géssica P. Monteiro Rangel Samara Moço de Azevedo Eliana Crispim França Luquetti Contexto da Pesquisa Colégio Estadual

Leia mais

NOME DO PROJETO: Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas (LAUEC)

NOME DO PROJETO: Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas (LAUEC) 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIAS

Leia mais

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DE 2012 SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação Paulo de Tarso Monteiro Abrahão IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO??? REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS

Leia mais

2º EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCM-MG (VAGAS REMANESCENTES)

2º EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCM-MG (VAGAS REMANESCENTES) 2º EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCM-MG (VAGAS REMANESCENTES) 1º SEMESTRE/2015 O Núcleo de Extensão Acadêmica (NEA) da Faculdade Ciências Médicas - MG (FCM-

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2018 Título do Projeto: Fraternidade e Superação da Violência- Campanha

Leia mais

SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCMMG 2º SEMESTRE/2013

SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCMMG 2º SEMESTRE/2013 SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCMMG 2º SEMESTRE/2013 O Núcleo de Extensão Acadêmica (NEA) da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais torna público o presente edital

Leia mais

ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS PROMOVIDAS PELO PET- BIOLOGIA: Contribuindo na formação de professores de Educação Básica

ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS PROMOVIDAS PELO PET- BIOLOGIA: Contribuindo na formação de professores de Educação Básica ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS PROMOVIDAS PELO PET- BIOLOGIA: Contribuindo na formação de professores de Educação Básica Débora Moro 1 Fernanda Franzin 2 Simone Medianeira Franzin 3 Resumo: Desempenhar

Leia mais

PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO

PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO setembro 2014 Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo Documentos de referência referências Plano Municipal de Circulação Viária e de Transporte - 2003 Consolidou

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2019 Área de Estudos Econômicos Mobilidade urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

HISTÓRIA DA CMTT - ANAPÓLIS

HISTÓRIA DA CMTT - ANAPÓLIS 23/09/1997 foi sancionada a Lei Federal N.o 9.503 12/01/1998 a Lei municipal N.o 2.562 que estabelece o Conselho Municipal de Trânsito em Anápolis 22/01/1998 passa a vigorar o CTB. A CMT foi criada com

Leia mais

SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso dos 1 ; ARAÚJO, Nathália Thays Jatobá 2 ; COSTA, Giuliana de Lima 3 ; ROCHA-MADRUGA, Renata Cardoso 4.

SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso dos 1 ; ARAÚJO, Nathália Thays Jatobá 2 ; COSTA, Giuliana de Lima 3 ; ROCHA-MADRUGA, Renata Cardoso 4. A EXTENSÃO COMO POTENCIALIZADORA DA PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINA GRANDE -PB SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM OFERTA 1º SEMESTRE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

CURSO DE ENFERMAGEM OFERTA 1º SEMESTRE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 1 1º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO Introdução à Saúde e Meio Citologia e Fisiologia dos Anatomia Humana Saúde, Cidadania e 19:15 20:05 Ambiente Histologia Humana Sistemas I Sustentabilidade Introdução à

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

O Nordeste Nas Canções de Luiz Gonzaga

O Nordeste Nas Canções de Luiz Gonzaga O Nordeste Nas Canções de Luiz Gonzaga Tauá/Ce 2013 PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA SEMANA DA PÁTRIA O2/09/2013 Segunda-Feira 08h Abertura da Semana da Pátria, com as Bandas Estudantis, Banda de Música Maestro

Leia mais

Ricardo inaugura primeiro Centro Vascular da Paraíba

Ricardo inaugura primeiro Centro Vascular da Paraíba MaisPB - PRA QUEM QUER MAIS - www.maispb.com.br João Pessoa, 29/01/2014-09h17 NO TRAUMA DE CG Ricardo inaugura primeiro Centro Vascular da Paraíba Unidade tratará pessoas acometidas ppor Acidente Vascular

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santo Amaro

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santo Amaro Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Santo Amaro Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Mostra de Projetos Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Mostra de Projetos Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Mostra de Projetos 2011 Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Mostra Local de: Arapongas. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais.

Leia mais

SISTEMA BRT AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA CORREDOR ESTRUTURAL SUDESTE

SISTEMA BRT AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA CORREDOR ESTRUTURAL SUDESTE SISTEMA BRT AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA CORREDOR ESTRUTURAL SUDESTE Inicialmente, o que é BRT? O BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, é um sistema de transporte coletivo de passageiros

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR MARTINS, Beatriz Rodrigues 1 ; ROSINI, Alessandra Monteiro 2 ; CORRÊA, Alessandro Sousa 3 ; DE CARVALHO, Deborah Nogueira 4 ;

Leia mais

Simpósio Educação Empreendedora

Simpósio Educação Empreendedora Simpósio Educação Empreendedora O Sebrae-SP QUEM SOMOS O SEBRAE-SP é uma entidade privada e de interesse público, que apoia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de

Leia mais

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 André Vitor de Macedo 2 Arlei Servidone Lovitchinovisky 3 Gleick Renan da Silva 4 Leonardo Ferrari Lopes da Silva 5 Paulo Sérgio Tomaziello 6 Centro

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA RELAÇÃO DE RESUMOS DE MONOGRAFIAS E ARTIGOS DE PÓS- GRADUAÇÃO Lato sensu Curso: Organização e Gerenciamento da Educação Física Escolar e de Recreação e Lazer/2002-2003

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

SALVANDO VIDAS. A importância de reduzir limites de velocidade em áreas urbanas

SALVANDO VIDAS. A importância de reduzir limites de velocidade em áreas urbanas SALVANDO VIDAS A importância de reduzir limites de velocidade em áreas urbanas MARTA OBELHEIRO COORDENADORA DE PROJETOS DE SAÚDE E SEGURANÇA VIÁRIA DO WRI BRASIL CIDADES SUSTENTÁVEIS Um produto do WRI

Leia mais

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial

Leia mais

Conscientizar. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES RAY KAWAN DE MORAES VINICIUS VITOR SANTOS SILVA

Conscientizar. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES RAY KAWAN DE MORAES VINICIUS VITOR SANTOS SILVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES Conscientizar RAY KAWAN DE MORAES VINICIUS VITOR SANTOS SILVA ANTHONY CASSIO DE BRITO RHIAN DOS SANTOS ALEIXO GUILHERME

Leia mais

RESUMO PALAVRAS-CHAVE 1. INTRODUÇÃO

RESUMO PALAVRAS-CHAVE 1. INTRODUÇÃO RESUMO ANUÁRIO 2007 1 Allan FALCONE 2 Ana Carolina NOLLI 3 Bruno LUNARDON 4 Carolina PESSOA 5 Débora SAMPAIO 6 Diego Henrique Zerwes FERREIRA 7 Henrique RIBEIRO 8 Larissa MEYER 9 Mariana Kuchnir Martins

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Código: ENF - 301 Pré-requisito: Nenhum Período

Leia mais

Encontros Facilitadores de Capacitação

Encontros Facilitadores de Capacitação Encontros Facilitadores de Capacitação Foram organizadas 5 reuniões, buscando promover o encontro presencial de todos os Facilitadores(as) de Capacitação entre si (por proximidade de local de trabalho)

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na saúde do adolescente e sua inserção no ambiente escolar Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

Seminário sobre trabalho com famílias nas políticas públicas encerrou projeto de capacitação de dois anos, do NECA, na Baixada Santista

Seminário sobre trabalho com famílias nas políticas públicas encerrou projeto de capacitação de dois anos, do NECA, na Baixada Santista Seminário sobre trabalho com famílias nas políticas públicas encerrou projeto de capacitação de dois anos, do NECA, na Baixada Santista O seminário O Trabalho com Famílias nas Políticas Públicas: tendências,

Leia mais

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Caroline Pires Ruas 1 ; Viviane Conceição D. Madeira 2 Introdução Esse trabalho é o resultado de duas aplicações

Leia mais

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO

Leia mais

TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018

TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018 TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018 DIA MUNDIAL DA SAÚDE No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, esta data foi criada com o principal objetivo de conscientizar a população sobre aspectos

Leia mais

ENSINANDO COM OS CASOS DE ENSINO

ENSINANDO COM OS CASOS DE ENSINO ENSINANDO COM OS CASOS DE ENSINO SILVA, Michele Cristina da- UFG-CAJ michele.ped@hotmail.com i ASSIS, Kelly Adriane M. Streglio- UFG-CAJ kellyadriane@hotmail.com ii DOMINGUES,Isa Mara Colombo Scarlati-

Leia mais

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 FINALIDADE Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. PRINCÍPIOS DIRETRIZES NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Vigilância de Causas externas

Vigilância de Causas externas Vigilância de Causas externas Acidentes e Quedas Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva _ UFF Metas nacionais para controle DCNT Reduzir TM prematura (< 70 anos) por DCNT em 2% ao ano.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA CREDEQ 001/2014 CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO, LOCAL PARA APRESENTAÇÃO DOS CONVOCADOS E LISTA DE DOCUMENTOS PARA CONTRATAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA CREDEQ 001/2014 CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO, LOCAL PARA APRESENTAÇÃO DOS CONVOCADOS E LISTA DE DOCUMENTOS PARA CONTRATAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA CREDEQ 001/2014 CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO, LOCAL PARA APRESENTAÇÃO DOS CONVOCADOS E LISTA DE DOCUMENTOS PARA CONTRATAÇÃO CRONOGRANMA DE CONVOCAÇÃO CARGO NOME DATA PARA HORÁRIO

Leia mais

E.E.PROF CID BOUCAULT. Consciência sobre o consumo da água. Júlia. Stephanie. Vitor. Thiago. Talita. Ryan. Leticia. Cristina

E.E.PROF CID BOUCAULT. Consciência sobre o consumo da água. Júlia. Stephanie. Vitor. Thiago. Talita. Ryan. Leticia. Cristina PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES E.E.PROF CID BOUCAULT Consciência sobre o consumo da água Júlia Stephanie Vitor Thiago Talita Ryan Leticia Cristina

Leia mais

PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR

PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR - 2016 1. Apresentação Estão programadas atividades técnico-científicas médicas e atividades éticas, dirigidas a todos os médicos e

Leia mais