P.A.R.T.Y. Portfólio 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P.A.R.T.Y. Portfólio 2015"

Transcrição

1 P.A.R.T.Y Portfólio 2015

2 ATIVIDADE INTERSETORIAL

3 LINHA DO TEMPO

4 O PROJETO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E EVENTOS RELACIONADOS AO TRAUMA EM JOVENS O programa P.A.R.T.Y. (Preventing Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth) é um programa de caráter multidisciplinar criado há mais de 20 anos no Canadá, que tem como objetivo conscientizar os jovens sobre fatores de risco relacionados ao Trauma, sobretudo o consumo de álcool. No Brasil, as atividades do P.A.R.T.Y. começaram em 2008, em Ribeirão Preto (SP), sendo implantado em Campinas em Atualmente já acontece nas cidades de Campinas, Sorocaba, Vitoria e São Luiz.

5 OBJETIVOS Conscientizar o estudante sobre os riscos aos quais estão expostos, de forma a capacitá-los a julgar sobre suas escolhas seguras; Informar como agir diante de um evento traumático, visando um atendimento rápido e seguro ao traumatizado; Incentivar o processo educativo com projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores das escolas visitantes; Prevenir eventos traumáticos, principalmente em acidentes de trânsito, a partir de escolhas mais seguras feitas pelos jovens.

6 O QUE É TRAUMA? Alguns estudos indicam que 90% dos casos de eventos traumáticos, relacionados ao trânsito, poderiam ser evitados através de medidas e escolhas seguras no decorrer do dia, como obedecer a limites de velocidade, respeito com os demais, se beber não dirigir, etc.; O QUE É TRAUMA? Segundo dados do DATASUS, em 2013 morreram pessoas no Brasil vítimas de acidente de trânsito, enquanto outras ficaram feridas. No SUS, os custos para o atendimento emergencial das vítimas naquele ano foram de R$ 231 milhões; O trauma é uma doença ignorada por muitos e pouco entendida como problema de saúde.

7 > 78 Vítimas Fatais JUSTIFICATIVA Faixa Etária das Vítimas Fatais Ocup. Veículos Pedestres Total

8 PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino

9 ESCOLAS PARTICIPANTES EM º SEMESTRE 2º SEMESTRE EE DONA VENERANDA MARTINS SIQUEIRA EE PROF. ANIBAL DE FREITAS EE ESCRITORA RAQUEL DE QUEIROZ EE GUIDO SEGALHO EE PROF. PEDRO SALVETTI NETTO EE PROF. ALBERTO MEDALJON EE ORLANDO SIGNORELLI EE ADALBERTO NASCIMENTO EE PADRE JOSÉ DOS SANTOS EE HILDEBRANDO SIQUEIRA EE PROF. NEWTON P. NEVES EE PROF. DR. NORBERTO DE SOUZA PINTO EE JOÃO LOURENÇO RODRIGUES EE JORNLISTA ROBERTO MARINHO EE MOACYR SANTOS CAMPOS EE TELÊMACO PAIOLI MELGES Total de alunos: 1052

10 PROJETOS PROPOSTOS ÀS ESCOLAS ESCOLHAS NA CIRCULAÇÃO: CIDADANIA E SEGURANÇA. Este projeto propõe que os alunos reflitam sobre as ações praticadas no compartilhamento do espaço urbano, quais fatores as determinam e como as gentilezas urbanas podem contribuir para a construção de uma cidade melhor, pois a cidadania engloba diversas formas de gentilezas de tal forma que se tornaram práticas no cotidiano das pessoas.

11 PROJETOS PROPOSTOS ÀS ESCOLAS ACIDENTALIDADE E SEGURANÇA NO TRÂNSITO Este projeto trabalha o tema da acidentalidade, tendo como referência os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, levando-os a refletir sobre a importância da segurança no trânsito e ampliando seu repertório para que sejam capazes de realizar escolhas que garantam sua segurança e das outras pessoas com quem compartilham o espaço.

12 PROJETOS PROPOSTOS ÀS ESCOLAS MOBILIDADE URBANA A Mobilidade Urbana se refere ao fluxo de pessoas e bens na cidade. Há várias formas de locomover-se e isso implica em decisões que devemos tomar no nosso dia-a-dia. Para fazer escolhas seguras e contribuir para a construção de uma cidade melhor para conviver é muito importante que os alunos construam um conhecimento sobre a cidade em que vivem, sob a ótica da Mobilidade Urbana.

13 PROJETOS PROPOSTOS ÀS ESCOLAS CULTURA DO AUTOMÓVEL E TRANSPORTE PÚBLICO Historicamente, nós observamos o incentivo ao transporte individual, e por isso grande parte das pessoas preferem usar um meio de transporte particular do que o transporte coletivo, mesmo que tenham acesso a ônibus, metrô e trem. Cabe a nós analisar criticamente esta realidade, o impacto causado ao meio-ambiente, à circulação nas cidades, à noção de cidadania, o custo de manutenção das vias, bem como a qualidade de vida proporcionada por essa escolha.

14 PROJETOS PROPOSTOS ÀS ESCOLAS PAPEL DO ALUNO COMO AGENTE MUTIPLICADOR Neste projeto propõe-se a extensão dos conteúdos e conceitos trabalhados na unidade escolar para a comunidade em geral, esse momento é importante para que os alunos pensem em sua responsabilidade enquanto multiplicadores do conhecimento que produziram.

15 PROJETOS PROPOSTOS ÀS ESCOLAS INTERVENÇÃO ARTISTICA A idéia desta intervenção é promover um pensamento reflexivo sobre o tema acidentalidade e sobre as experiências vivenciadas pela turma que visitou o hospital. Durante a visita, pressupõe-se que os alunos questionem às pessoas que sofreram trauma sobre o acidente, as conseqüências que o acidente trouxe à sua vida ou, ainda, que as próprias pessoas que estão hospitalizadas tenham o interesse de compartilhar sua história.

16 PROJETOS PROPOSTOS ÀS ESCOLAS GINCANA A proposta da Gincana é retomar os temas trabalhados de forma lúdica, motivadora e envolvente, onde os adolescentes possam perceber-se como agentes ativos no processo de construção do conhecimento, propondo novas soluções para os problemas de sua cidade e opções de modos de deslocamento seguros e sustentáveis

17 CRONOGRAMA O projeto é realizado quinzenalmente, nas tardes de terça-feira, com participação de 80 alunos. 1) Adesão das Diretorias Leste e Oeste de Campinas: convite às escolas 2) Visita da Liga do Trauma à escola: convencimento dos alunos 3) Visita dos alunos ao Projeto PARTY na Unicamp 4) Início do projeto com todas as turmas de ensino médio: iniciativa da gestão e docentes da unidade escolar 5) Finalização do projeto na unidade escolar e entrega o portfólio para EMDEC

18 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO Aplicação Pré teste - 13h00 Apresentação do Programa Party Vídeo Epidemiologia do Trauma EMDEC SAMU Polícia Militar Rodoviária Corpo de Bombeiros ROTA DAS BANDEIRAS Vídeo Visitas a Setores do Hospital das Clínicas Apresentação Voluntários Centro de Reabilitação de Trauma Aplicação Pós Teste Volta para Escola - 17h00

19 CALORADA MEDICINA 2015

20 LIGA DO TRAUMA 2015

21 PARCEIROS UNICAMP EMDEC

22 PARCEIROS ROTA DAS BANDEIRAS

23 PARCEIROS SAMU

24 PARCEIROS CORPO DE BOMBEIROS POLICIA MILITAR

25 PARCEIROS WASHINGTON JOICE

26 EE Dona Veneranda M. Siqueira

27 EE Prof. Aníbal de Freitas

28 EE Escritora Raquel de Queiroz A B

29 EE Guido Segalho

30 EE Prof. Pedro Salvetti Netto Letra da música (...)Só sei dizer Vai reciclar Ta dirigindo mal Numa dessa atropela Um pedestre e se da mal E você tenta provar Que dirige e não bebeu Por beber e dirigir Que muito tonto até morreu.

31 EE Prof. Alberto Medaljon

32 EE Prof. Alberto Medaljon

33 EE Orlando Signorelli B

34 EE Adalberto Nascimento

35 EE Adalberto Nascimento AÇÕES PÓS SAÍDA DE ESTUDOS 1º Professores que acompanharam os alunos fizeram a multiplicação das informações em ATPC em 18/06; 2º Alunos que participaram começarão compartilhamento com os colegas de turma a partir de agosto de 2015; 3º Os registros feitos na atividade serão compartilhados em painéis dentro da escola.

36 EE Padre José dos Santos

37 Coloque-se no lugar do próximo. EE Padre José dos Santos

38 EE Hildebrando Siqueira

39 EE Hildebrando Siqueira Prevenção de Traumas Efeito do Álcool no Organismo Aspecto Bioquímico Dirigir sob a influência de álcool provoca um grande número de acidentes fatais todos os dias. Pesquisas apontam que entre 40% e Sua vida é preciosa! Saiba preservá-la. 60% dos acidentes estão relacionados ao consumo de álcool.

40 EE Hildebrando Siqueira O trabalho por ter um âmbito interdisciplinar aborda diversos temas, como a mobilidade urbana, o desenvolvimento do transporte público na cidade de Campinas, prevenção de traumas, ações do álcool no organismo, tendo como objetivo avaliar os alunos em diversas áreas do conhecimento.

41 EE Prof. Newton P. Neves A

42 EE Prof. Dr. Norberto de Souza Pinto Trânsito no Brasil A (...)Esses acidentes acontecem por causa de diversos motivos, como a impaciência no trânsito (que muitas vezes geram brigas que terminam até em morte), embriaguez, falta de atenção e pressa. Mas todos esses motivos se resumem em uma palavra: irresponsabilidade. Se as pessoas tivessem mais responsabilidade no volante e respeitassem mais o espaço do outro, aconteceriam menos acidentes e teríamos um trânsito mais passivo. Aluno: Lucas Daniel 2ºC

43 EE João Lourenço Rodrigues

44 EE João Lourenço Rodrigues 1- Ao andar na rua, não use fone de ouvido 2- Ao caminhar na rua não ande com ele na mão, guarde-o em lugar seguro (bolsa ou no bolso da frente) 3- Não caminhar digitando ou mexendo no celular, mais sim prestando a máxima atenção ao seu redor 4- Evite ligar atender chamada, pois você poderá ser roubado ou até não prestar atenção na sinalização 5- Não escutar musicas altas, Isso poderá causar surdez (isso poderá salvar sua vida)

45 EE João Lourenço Rodrigues

46 EE Jornalista Roberto Marinho

47 EE Moacyr Santos Campos

48 EE Telêmaco Paioli Melges

49 EMPRESAS DE ÔNIBUS

50 EMPRESAS DE ÔNIBUS

51 EMPRESAS DE ÔNIBUS 2015

52 RESULTADOS No ano de 2015, participaram do Projeto 16 escolas com 1052 alunos do Ensino Médio. A parceria com o SINFRECAR - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região proporcionou traslados seguros e tranquilos em todos os eventos do ano de 2015, sendo fundamental para os excelentes resultados de nosso trabalho.

53 AGRADECIMENTOS Exclusiva Transportes Rápido Vinhedo Qualitat transportes Style Bus Viação Princesa D Oeste Viação Santa Cruz Viação Santo Inácio Viação Princesa Tecela Transportes Ltda Piccolotur Transportes Turístico

54 AGRADECIMENTOS Branca de Neve Turismo Expresso Porto Real Campinas Transportes Grupo Tel Turismo JC Turismo Smile Transportes Turismo Tempus Transportes e Turismo Zanca Transporte & turismo Ltda.

55 EQUIPE TÉCNICA Adriana Picirillo Dias Mendes Gerson Fábio Oliva João Douglas de Moraes Salles Lauro de Almeida Luis Carlos Mechi Maria Cristina Ferrari Maciel Mariângela Marini dos Santos Reni Paschoalino de Brito

56 FICHA TÉCNICA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Jonas Donizette SECRETÁRIO DE TRANSPORTES E DIRETOR PRESIDENTE DA EMDEC Carlos José Barreiro DIRETORA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Humberto de Alencar GERENTE DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA Rubens Vergueiro CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO Débora Damasco

P.A.R.T.Y. Portfólio 2016

P.A.R.T.Y. Portfólio 2016 P.A.R.T.Y Portfólio 2016 ATIVIDADE INTERSETORIAL LINHA DO TEMPO O PROJETO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E EVENTOS RELACIONADOS AO TRAUMA EM JOVENS O programa P.A.R.T.Y. (Preventing Alcohol and Risk-Related

Leia mais

Portifólio P.A.R.T.Y. 2013

Portifólio P.A.R.T.Y. 2013 Portifólio P.A.R.T.Y. 2013 ATIVIDADE INTERSETORIAL O PROJETO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E EVENTOS RELACIONADOS AO TRAUMA EM JOVENS P.A.R.T.Y. é um programa desenvolvido no Canadá, criado há 20 anos,

Leia mais

GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES

GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES GUIA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM TRABALHADORES 1. INTRODUÇÃO Acidente de trabalho-trânsito, mais conhecido como acidente de trajeto, é todo acidente que ocorre no deslocamento entre a porta

Leia mais

MOVIMENTO MAIO AMARELO Campinas 2018

MOVIMENTO MAIO AMARELO Campinas 2018 MOVIMENTO MAIO AMARELO Campinas 2018 Quantas mortes no trânsito são aceitáveis para você? ACIDENTALIDADE NO MUNDO 1,3 milhão mortes no trânsito Fonte: Retrato da Segurança Viária Ambev e Falconi Consultoria

Leia mais

RELATÓRIO MAIO AMARELO CAMPINAS 2015

RELATÓRIO MAIO AMARELO CAMPINAS 2015 RELATÓRIO MAIO AMARELO CAMPINAS 2015 24 e 25 de abril - Expo Dom Pedro (Shopping Dom Pedro) Lançamento oficial do Maio Amarelo Campinas no Evento Programa Interdisciplinar Intergastro e Trauma nos dias

Leia mais

Linguagens Matemática Natureza Humanas Média Redação PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO

Linguagens Matemática Natureza Humanas Média Redação PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO Linguagens Matemática PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO 2 2 621 723 630 665 660 725 673 28 1 4 7 1 3 IMACULADA INSTITUTO EDUCACIONAL 3 3 608 724 645 656 658 730 672 83 3 3 2 3 2 RIO BRANCO COLEGIO 4 4 605 722

Leia mais

ACIDENTALIDADE CAMPINAS MAIO AMARELO 2019 EMDEC - SETRANSP

ACIDENTALIDADE CAMPINAS MAIO AMARELO 2019 EMDEC - SETRANSP ACIDENTALIDADE CAMPINAS MAIO AMARELO 2019 EMDEC - SETRANSP Metodologia Vítimas Fatais Emdec X Infosiga EMDEC Considera vítima fatal quem falece a partir do momento do acidente até 180 dias após sua ocorrência,

Leia mais

Outdoor Desenvolvido para a Campanha de Propaganda da ONG Liga Mineira do Trauma 1

Outdoor Desenvolvido para a Campanha de Propaganda da ONG Liga Mineira do Trauma 1 Outdoor Desenvolvido para a Campanha de Propaganda da ONG Liga Mineira do Trauma 1 Marco Túlio de S. SILVEIRA 2 Bárbara TORREZANI 3 Dayanne GOMES 4 Fabiano FRANÇA 5 Leandro CHELONI 6 Leonardo VILA REAL

Leia mais

2. BOAS PRÁTICAS DE RH PARA UMA MOBILIDADE MAIS HUMANA

2. BOAS PRÁTICAS DE RH PARA UMA MOBILIDADE MAIS HUMANA 1. INTRODUÇÃO A Mobilidade Urbana é um tema que interessa a todas as pessoas, e deveria ser considerada ao formular as políticas de Recursos Humanos em todas as empresas, pois influencia na qualidade de

Leia mais

LEVANTAMENTO SOBRE A MORTALIDADE NO TRÂNSITO EM BLUMENAU ( )

LEVANTAMENTO SOBRE A MORTALIDADE NO TRÂNSITO EM BLUMENAU ( ) MOVIMENTO INTERNACIONAL MAIO AMARELO EM BLUMENAU OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA VIÁRIA (OMSV) * Licenciado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária 4ª SEMANA MUNDIAL DO PEDESTRE 1ª SEMANA ESTADUAL

Leia mais

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Diretrizes para elaboração do Plano de Ação A e Plano da Década D 2011-2020 2020 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Plano da Década D 2011

Leia mais

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA introdução A VII Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana foi realizada em 24/03/2018 na faculdade DeVry Metrocamp. Neste evento, que ocorre a cada dois anos, a Empresa Municipal

Leia mais

AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS. Maio/2018

AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS. Maio/2018 AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS Maio/2018 ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE

Leia mais

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 Evolução da População e Frota 2013 862.379 veículos 2018 934.275 veículos 2013 1.144.862 habitantes 2018 1.194.094 habitantes taxa média

Leia mais

Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Segurança de Trânsito

Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Segurança de Trânsito Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Segurança de Trânsito Parauapebas, 11 de novembro de 2014 Apoio: Realização: Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Ministério das Cidades Caracterização

Leia mais

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018 VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018 Caderno de Acidentalidade no Trânsito Campinas É produzido anualmente e compreende dados sobre os acidentes com vítimas no âmbito das vias municipais. Boletins

Leia mais

Projecto Jovens anos

Projecto Jovens anos Projecto Jovens 18-24 anos Introdução Os jovens 18/24 anos - constituem o grupo etário com maior índice de sinistralidade rodoviária. Na realidade, constituíram entre 2003 e 2007, 16.0% dos mortos e 18.7%

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS MUNICÍPIOS

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS MUNICÍPIOS Seminário para Novos Gestores FAMURS Área Técnica: Trânsito EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS MUNICÍPIOS Mais do que uma obrigação legal, um compromisso social. Laís Elisabeth Silveira DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA

Leia mais

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO 2016 1. JUSTIFICATIVA O Projeto de Educação no Trânsito O despertar para um trânsito mais seguro, vem conscientizar que é possível ser reduzido o número de acidentes

Leia mais

Atlas da Acidentalidade no Transporte mostra números muito altos no Brasil

Atlas da Acidentalidade no Transporte mostra números muito altos no Brasil Informação à Imprensa Atlas da Acidentalidade no Transporte mostra números muito altos no Brasil A terceira edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte organizado pelo PVST (Programa Volvo de Segurança

Leia mais

PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO

PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO TURMA: 2º ANO B PERÍODO: MATUTINO ANO LETIVO 2016 APRESENTAÇÃO Sabendo do importante papel transformador da

Leia mais

Campanha Carnaval Sem Traumas

Campanha Carnaval Sem Traumas Campanha Carnaval Sem Traumas Álcool e Volante: Uma dupla que não dá samba! Toolkit para os Organizadores da Campanha 23/01/2017 SBOT Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Carnaval Sem Traumas

Leia mais

CALÇADAS VERDES DE CURITIBA

CALÇADAS VERDES DE CURITIBA CALÇADAS VERDES DE CURITIBA INTRODUÇÃO Daniela Medeiros Maira Oliveira Rubens Carlin Wilson Padilha Ferreira Fernando Barros Esse trabalho abordara os pontos positivos e negativos na implantação das calçadas

Leia mais

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA -

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - - CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). DEFINIÇÃO

Leia mais

SALVANDO VIDAS. A importância de reduzir limites de velocidade em áreas urbanas

SALVANDO VIDAS. A importância de reduzir limites de velocidade em áreas urbanas SALVANDO VIDAS A importância de reduzir limites de velocidade em áreas urbanas MARTA OBELHEIRO COORDENADORA DE PROJETOS DE SAÚDE E SEGURANÇA VIÁRIA DO WRI BRASIL CIDADES SUSTENTÁVEIS Um produto do WRI

Leia mais

PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO:

PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO: PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO: 1 PORTO ALEGRE TURÍSTICA Público-alvo: Trabalhadores que servem direta ou indiretamente ao mercado turístico, nos seguintes ramos de atividade: meios de hospedagem;

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP INTRODUÇÃO O Brasil mata mais de 40.000 pessoas por ano, segundo o DENATRAN. O DATASUS informa que em

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL O consumo de álcool, e de outras substancias que alteram o estado normal do ser humano, é um dos grandes responsáveis pela intensidade da violência no trânsito, o que pode ser comprovado pelos índices

Leia mais

VOLTA ÀS AULAS CARTILHA DO TRANSPORTE ESCOLAR. Qualidade e segurança no transporte dos estudantes de Campinas.

VOLTA ÀS AULAS CARTILHA DO TRANSPORTE ESCOLAR. Qualidade e segurança no transporte dos estudantes de Campinas. VOLTA ÀS AULAS CARTILHA DO TRANSPORTE ESCOLAR Qualidade e segurança no transporte dos estudantes de Campinas www.emdec.com.br O Sistema O transporte escolar é um serviço de interesse público, prestado

Leia mais

CTB 20 ANOS PROJETOS EXITOSOS. Fórum Nacional de Secretários e. Dirigentes Públicos de Mobilidade. Maio/ 2018

CTB 20 ANOS PROJETOS EXITOSOS. Fórum Nacional de Secretários e. Dirigentes Públicos de Mobilidade. Maio/ 2018 CTB 20 ANOS PROJETOS EXITOSOS Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Maio/ 2018 BH: PROJETOS EXITOSOS UIT E COP: OPERAÇÃO E FISCALIZAÇÃO OBSERVATÓRIO DA MOBILIDADE (OBSMOB-BH)

Leia mais

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo A Escola Social de Turismo de Porto Alegre atua desde 2011 para a qualificação profissional e a sensibilização turística de residentes. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras, encontros

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro completa 18 anos de vigência

Código de Trânsito Brasileiro completa 18 anos de vigência Código de Trânsito Brasileiro completa 18 anos de vigência Na maioridade do CTB, especialistas comentam avanços e desafios da legislação de trânsito no Brasil 22/01/2016 O CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

Leia mais

BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROERD Palestrante Maj SILVIA VISSOTT BITENCOURT Máster PROERD BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS I CONGRESSO INTERNACIONAL CRACK E OUTRAS DROGAS UM

Leia mais

APROPRIAÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS ATRAVÉS DO TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Maykon Souza Santos¹; Sonner Arfux de Figueiredo²

APROPRIAÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS ATRAVÉS DO TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Maykon Souza Santos¹; Sonner Arfux de Figueiredo² APROPRIAÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS ATRAVÉS DO TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Maykon Souza Santos¹; Sonner Arfux de Figueiredo² Área Temática da Extensão: Educação Resumo: A proposta visa

Leia mais

CÂ M ARA M UN ICIPAL D E CAM PIN AS

CÂ M ARA M UN ICIPAL D E CAM PIN AS MOÇÃO 47/2016 EMENTA: APELA AO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO CONTRAN E DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, SR. ALBERTO ANGERAMI, PARA QUE, ATRAVÉS DO ÓRGÃO COMPETENTE,

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: OS JOGOS LÚDICOS COMO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM PARA A CIDADANIA¹

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: OS JOGOS LÚDICOS COMO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM PARA A CIDADANIA¹ EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: OS JOGOS LÚDICOS COMO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM PARA A CIDADANIA¹ Bianca dos Santos Gonçalves Graduanda do 8º semestre do curso de licenciatura em Pedagogia Universidade do Estado

Leia mais

Edição 2015/2016. Justificativa. Finalidade e Relevância

Edição 2015/2016. Justificativa. Finalidade e Relevância PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Edição 2015/2016 Justificativa Finalidade e Relevância Por um lado, a parceria já consolidada com a iniciativa privada e o poder público

Leia mais

TRÂNSITO, LEITURA E ESCRITA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO 1 Cláudia Marchesan 2

TRÂNSITO, LEITURA E ESCRITA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO 1 Cláudia Marchesan 2 TRÂNSITO, LEITURA E ESCRITA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO 1 Cláudia Marchesan 2 Silvane Grespan Dill 3 Tiago Henrique Meggiolaro 4 Em uma sociedade letrada, as crianças se relacionam com a linguagem escrita

Leia mais

PLANO DE TRANSPORTES E TRÂNSITO JOGOS PAN-AMERICANOS RIO a 29 de julho

PLANO DE TRANSPORTES E TRÂNSITO JOGOS PAN-AMERICANOS RIO a 29 de julho PLANO DE TRANSPORTES E TRÂNSITO JOGOS PAN-AMERICANOS RIO 2007 13 a 29 de julho FAMÍLIA PAN 5.500 atletas 2.000 árbitros 2.000 delegados 1.600 dirigentes 3.000 mídia FOCO ACESSO DE PÚBLICO 1.000.000 ingressos

Leia mais

POR FAVOR, SEMPRE DESLIGUEM CELULARES e computadores!!!

POR FAVOR, SEMPRE DESLIGUEM CELULARES e computadores!!! POR FAVOR, SEMPRE DESLIGUEM CELULARES e computadores!!! Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2.013 Aula 1 A Engenharia de Tráfego A organização

Leia mais

PASSAPORTE. #NósSomosOTrânsito. Mafra - SC São Pedro - SP Santo André - SP Campinas - SP Camaçari - BA. Não joque este folheto nas vias públicas.

PASSAPORTE. #NósSomosOTrânsito. Mafra - SC São Pedro - SP Santo André - SP Campinas - SP Camaçari - BA. Não joque este folheto nas vias públicas. PASSAPORTE Não joque este folheto nas vias públicas. #NósSomosOTrânsito Mafra - SC São Pedro - SP Santo André - SP Campinas - SP Camaçari - BA Nome Cidade Escola Data OBJETIVOS ( ) Aprender um pouco mais

Leia mais

PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO

PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO setembro 2014 Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo Documentos de referência referências Plano Municipal de Circulação Viária e de Transporte - 2003 Consolidou

Leia mais

A MAGIA DAS LETRAS E.E. PROFº TEOTÔNIO ALVES PEREIRA Sala 01 / Sessão 1

A MAGIA DAS LETRAS E.E. PROFº TEOTÔNIO ALVES PEREIRA Sala 01 / Sessão 1 A MAGIA DAS LETRAS E.E. PROFº TEOTÔNIO ALVES PEREIRA Sala 01 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Marcos Vinicius de Andrade Steidle Márika Utiike Realização: Foco O DESAFIO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR:

Leia mais

MULHERES NO TRÂNSITO

MULHERES NO TRÂNSITO MULHERES NO TRÂNSITO Segundo o Censo do IBGE 2010, a população brasileira é composta por 4 de homens e 5 de mulheres, isto é, a proporção entre os sexos é praticamente igual, porém não se pode dizer o

Leia mais

Boletim Epidemiológico Programa Vida no Trânsito 2018

Boletim Epidemiológico Programa Vida no Trânsito 2018 Introdução O Boletim Epidemiológico do Programa Vida no Trânsito de Cuiabá apresenta informações sobre os acidentes de trânsito com vítimas fatais ocorridos no município de Cuiabá em 2018. Essas informações

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU

PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU ¹Robson Pereira Da Silva; ²Barbara Silva Andrade; ³Erika Elaine Silva Costa 4 Dyanne Debora Silva da Costa; 5 Kamilla Patrício Lacerda

Leia mais

garante melhorias nas unidades de saúde

garante melhorias nas unidades de saúde Programa A A Saúde Junto de Você garante melhorias nas unidades de saúde Itaúna, 28 de fevereiro de 2014 4 Nascentes das Gerais realiza Operação Carnaval Uma coletiva realizada pelo Prefeito Osmando Pereira

Leia mais

PRF intensifica a fiscalização de infrações fatais.

PRF intensifica a fiscalização de infrações fatais. Operação Fim de ano PRF intensifica a fiscalização de infrações fatais. Brasília, 19 de dezembro - Começa nesta sexta-feira, 21, a operação Fim de ano, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leia mais

Boletim Epidemiológico Vigilância dos Acidentes de Trânsito

Boletim Epidemiológico Vigilância dos Acidentes de Trânsito Programa Vida no Cuiabá 1. Apresentação Boletim Epidemiológico Os Acidentes de (AT) são uma das principais causas de morte e lesões na população, constituindo um dos maiores desafios para a sociedade,

Leia mais

Ligações Ferroviárias Regionais na Macrometrópole Paulista Estudos de Rede e Demanda

Ligações Ferroviárias Regionais na Macrometrópole Paulista Estudos de Rede e Demanda Ligações Ferroviárias Regionais na Macrometrópole Paulista Estudos de Rede e Demanda Companhia Paulista de Trens Metropolitanos Diretoria de Planejamento e Projetos Gerência de Planejamento de Transporte

Leia mais

CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU ESTADO DE SÃO PAULO

CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU ESTADO DE SÃO PAULO Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores da Estância Turistica de Itu PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº /2.014 DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADANIA ITUANA ILMO SR. CORONEL MARCO

Leia mais

1. Introdução. 2. Objetivos. Geral. Específicos

1. Introdução. 2. Objetivos. Geral. Específicos 0 1. Introdução O crescimento da morbimortalidade pelos acidentes envolvendo motociclistas nos últimos dez anos é uma realidade, conhecida pelos dados divulgados pelas instituições de trânsito, transporte

Leia mais

SEMANA DE SEGURANÇA DE TRÂNSITO

SEMANA DE SEGURANÇA DE TRÂNSITO SEMANA DE SEGURANÇA DE TRÂNSITO 18 a 25 de setembro USO DO CINTO DE SEGURANÇA Uso do Cinto de Segurança MITO Não preciso de cinto de segurança, posso agarrar-me ao volante no caso de acidente. VERDADE

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Penha

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Penha Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Penha Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

O impacto do álcool no trânsito brasileiro: resultados preliminares de estudo da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas

O impacto do álcool no trânsito brasileiro: resultados preliminares de estudo da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trânsito e Álcool da UFRGS O impacto do álcool no trânsito brasileiro: resultados preliminares de estudo da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas Raquel De Boni Co-

Leia mais

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral,

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Apresentação Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Sabemos que hoje os acidentes de trânsito são um problema, não só em nossa cidade, mas em todo o mundo. Diariamente,

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pirituba Jaraguá

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pirituba Jaraguá Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Pirituba Jaraguá Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

ONU Certifica São Paulo como Estado Modelo

ONU Certifica São Paulo como Estado Modelo Portal da CEDEC SP 03-12-2014 ONU Certifica São Paulo como Estado Modelo O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu na manhã desta quarta-feira, 03/12, no Palácio dos Bandeirantes, o

Leia mais

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO )

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO ) SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CAMPINAS OESTE Rua Candido Mota, 186 Fundação Casa Popular Campinas-SP 1. Identificação da Unidade Escolar PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO 2015-2018)

Leia mais

Acidentes de Trânsito

Acidentes de Trânsito Acidentes de Trânsito Perfil geral Caracterização dos pacientes Os Acidentes de Trânsito foram responsáveis por um total de 741 internações nos hospitais SARAH-Brasília, SARAH-Salvador, SARAH-Belo Horizonte,

Leia mais

Comunicação Oficial do Resultado da II Pesquisa Beber ou Dirigir de São Paulo (2009)

Comunicação Oficial do Resultado da II Pesquisa Beber ou Dirigir de São Paulo (2009) Comunicação Oficial do Resultado da II Pesquisa Beber ou Dirigir de São Paulo (2009) Prof. Dr. Sérgio Duailibi Diretor de Pesquisas do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas INPAD / CNPq Prof.

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO BRASIL

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO BRASIL PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO BRASIL PREFEITO CESAR MAIA SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE AYRTON XEREZ MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA OCEANO PACÍFICO OCEANO ATLÂNTICO BAÍA DE GUANABAR

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / 205 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais

Leia mais

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135. cartilha_atropelados.indd :39:04

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135. cartilha_atropelados.indd :39:04 Atropelamentos Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135 cartilha_atropelados.indd 1 28.07.11 15:39:04 2 Atropelamentos Cartilha de Educação Ambiental Tema: Atropelamentos Ano II, número

Leia mais

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Atuação da : Lida com problemas relacionados ao trânsito de veículos e pedestres:

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Sé

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Sé Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Sé Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS GABINETE DA DEPUTADA KEIKO OTA PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Da Sra. Keiko Ota) Altera artigos da Lei nº 9.503/97 que institui o Código Nacional de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

Leia mais

1. Acidentes. - Relatório Geral - Dados comparativos - Polícia Rodoviária Federal - Polícia Rodoviária Estadual. 2. Frota veicular

1. Acidentes. - Relatório Geral - Dados comparativos - Polícia Rodoviária Federal - Polícia Rodoviária Estadual. 2. Frota veicular 1. Acidentes - Relatório Geral - Dados comparativos - Polícia Rodoviária Federal - Polícia Rodoviária Estadual 2. Frota veicular 3. Infrações mais cometidas 1. ACIDENTES 1. Relatório Geral 1. Total de

Leia mais

SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso dos 1 ; ARAÚJO, Nathália Thays Jatobá 2 ; COSTA, Giuliana de Lima 3 ; ROCHA-MADRUGA, Renata Cardoso 4.

SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso dos 1 ; ARAÚJO, Nathália Thays Jatobá 2 ; COSTA, Giuliana de Lima 3 ; ROCHA-MADRUGA, Renata Cardoso 4. A EXTENSÃO COMO POTENCIALIZADORA DA PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINA GRANDE -PB SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso

Leia mais

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito;

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito; Jornal Henfilmes Série especial educação no Trânsito Justificativa Este trabalho surgiu com a ideia de utilizar as tecnologias de informação e comunicação a serviço do ensino e aprendizagem. Sabemos que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 ESCOLA: NOME: TURMA:

Leia mais

INtegração. dos estudantes do 1º ano do CLE

INtegração. dos estudantes do 1º ano do CLE INtegração dos estudantes do 1º ano do CLE 18 > 20 setembro 2013 À Descoberta da ESEnfC à luz dos seus valores matriciais: Cidadania Humanismo Liberdade Excelência Cooperação Ética (Guia do Estudante,

Leia mais

Educação para o Trânsito como Fator de Segurança. Rosely Fantoni

Educação para o Trânsito como Fator de Segurança. Rosely Fantoni Educação para o Trânsito como Fator de Segurança Rosely Fantoni Organização Mundial de Saúde - OMS Relatório divulgado dia 15/06/09 em Genebra na Suíç íça, tendo como base a análise de 178 países ses.

Leia mais

COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018

COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018 COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018 Assunto: Regras de Acesso, Circulação e Estacionamento na Área da EMDEC. O presidente da EMDEC, no uso de suas atribuições, comunica os novos procedimentos de acesso,

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santo Amaro

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santo Amaro Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Santo Amaro Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO Realização: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO Porto Alegre/RS, 17 a 20 de julho de 2012. Prof.ª Me. Ivanise Rotta Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito ivaniserotta@gmail.com Agetran +55 (67)

Leia mais

O DETRAN e os Municípios

O DETRAN e os Municípios O DETRAN e os Municípios Rodrigo Chies Diretor Administrativo e Financeiro Plaza São Rafael. CREDENCIADAS 1248 empresas em 179 municípios 271 CFCs Centro de Formação de Condutores 168 CRDs Centro de Remoção

Leia mais

Mobilidade Urbana. Mobilidade em São Paulo

Mobilidade Urbana. Mobilidade em São Paulo Mobilidade Urbana Mobilidade em São Paulo Agosto/2017 Mobilidade em São Paulo A VISÃO DO PODER EXECUTIVO Poder Executivo de Trânsito De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, compete aos órgãos

Leia mais

PASSAPORTE DO TURISTA CONSCIENTE

PASSAPORTE DO TURISTA CONSCIENTE PASSAPORTE DO TURISTA CONSCIENTE TELEFONES EMERGENCIAIS 153 Guarda Municipal 190 Polícia Militar 192 SAMU 193 Corpo de Bombeiros 199 Defesa Civil 2632-3169 Hospital Municipal José Rabello de Mello Preserve

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Vila Prudente

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Vila Prudente Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Vila Prudente Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

INTRODUÇÃO. O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.

INTRODUÇÃO. O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia. INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia. Trânsito Trânsito Perfeito Trânsito Caótico Quem faz parte do trânsito? Pedestre: O pedestre é a pessoa que circula a pé. Todas as pessoas

Leia mais

TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

TRANSPORTE SUSTENTÁVEL Mobilidade Urbana e Meio Ambiente TRANSPORTE SUSTENTÁVEL COSEMA FIESP São Paulo, 27 de junho de 2014 1 Luiz Antonio Cortez Ferreira Arquiteto e Urbanista USP, Especialista em Planejamento de Transportes,

Leia mais

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO CENTRO DE SÃO PAULO

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO CENTRO DE SÃO PAULO Rua Amaral Gurgel PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO CENTRO DE SÃO PAULO PESQUISA DE DEMANDA PERFIL DOS VISITANTES DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO - RESIDENTES E TURISTAS O estudo que ora se apresenta

Leia mais

SOBREVIVÊNCIA NO TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE ATITUDE

SOBREVIVÊNCIA NO TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE ATITUDE SOBREVIVÊNCIA NO TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE ATITUDE Autor: Luiz Roberto M. C. Cotti 1ª. Edição Maio de 2010 Todos os direitos reservados: É proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios ou

Leia mais

DETRAN. Skanska Brasil Ltda 1

DETRAN. Skanska Brasil Ltda 1 DETRAN 1 Skanska Brasil Ltda 1 O Projeto Amigo da Vez é uma iniciativa do Ministério dos Transportes através do Programa de Redução de Acidentes nas Estradas em parceria com o DETRAN. 2 Objetivo: Reduzir

Leia mais

Acidentes de trânsito. Problema de Saúde Pública!

Acidentes de trânsito. Problema de Saúde Pública! Acidentes de trânsito. Giancarlo Bacchieri Instituto Federal Sul-Rio-grandense Acidente de trânsito NO MUNDO Mais de 1,2 milhões de mortos/ano Mais de 50 milhões entre feridos graves e sequelados 90% das

Leia mais

A gente aprende, Agente ensina

A gente aprende, Agente ensina DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO RELATÓRIO 01/JANEIRO A 10 DE ABRIL/2013 100 DIAS GOVERNO PROGRAMAS PERMANENTES DE EDUCAÇÃO

Leia mais

NOME DA ESCOLA E.E. Históriador Isaac Grinberg. Título do Projeto

NOME DA ESCOLA E.E. Históriador Isaac Grinberg. Título do Projeto PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES NOME DA ESCOLA E.E. Históriador Isaac Grinberg Título do Projeto Nome do participante 1 Luís Guilherme da Silva Batista

Leia mais

Perfil da Amostra: 405 Entrevistados PESQUISA DE DEMANDA FEIRA DO LIVRO 2018

Perfil da Amostra: 405 Entrevistados PESQUISA DE DEMANDA FEIRA DO LIVRO 2018 Perfil da Amostra: 405 Entrevistados PESQUISA DE DEMANDA FEIRA DO LIVRO 2018 Maio e Junho / 2018 Estatísticas de Origem: NÚMERO DE ENTREVISTADOS POR PERFIL Nº DE ENTREVISTADOS (%) COMERCIANTES 2 0,5% EXPOSITORES

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Ermelino Matarazzo

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Ermelino Matarazzo Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Ermelino Matarazzo Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015

Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015 Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015 Mortalidade no Trânsito 33 anos de mortes no Brasil 1980-2013 Mortes

Leia mais

Feriado com menos mortes nas rodovias federais.

Feriado com menos mortes nas rodovias federais. Feriado com menos mortes nas rodovias federais. Brasília, 15 de outubro A Polícia Rodoviária Federal encerrou a operação Nossa Senhora Aparecida com uma queda de aproximadamente 20% no número de mortes

Leia mais

para uma cidade melhor

para uma cidade melhor PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO CARLOS A participação da sociedade A participação da sociedade para uma cidade melhor Problemas urbanos Perda de tempo e dinheiro Viagens sem conforto Maior risco de

Leia mais

Encontros Facilitadores de Capacitação

Encontros Facilitadores de Capacitação Encontros Facilitadores de Capacitação Foram organizadas 5 reuniões, buscando promover o encontro presencial de todos os Facilitadores(as) de Capacitação entre si (por proximidade de local de trabalho)

Leia mais

BICICLETAS 2008 BICICLETAS

BICICLETAS 2008 BICICLETAS 008 A topografia quase plana do Distrito Federal favorece trajetos ideais para serem percorridos por ciclistas. O clima da região e o baixo custo de se pedalar são fatores que também contribuem para a

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Cidade Tiradentes Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Graduação em Sociologia Fundação Universidade de Brasília, UNB, Distrito Federal, Brasil.

Graduação em Sociologia Fundação Universidade de Brasília, UNB, Distrito Federal, Brasil. Curriculum Vitae Eduardo Biavati Pereira +55 11 9688-2259 +55 11 2638-2259 blog biavati.wordpress.com email educacao.transito@terra.com.br FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO 1989-1993 Mestrado em Sociologia

Leia mais