Acústica Avançada - CIM050

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acústica Avançada - CIM050"

Transcrição

1 Acústica Avançada - CIM050 Curso Superior de Tecnologia em Luteria Setor de Educação Profissional e Tecnologica Universidade Federal do Paraná Curso Técnico e Superior, Conhecimento, Método Científico 17 de Agosto de 2017

2 Curso Técnico versus Curso Superior Curso técnico Tem como objetivo capacitar o participante para atuar no setor produtivo. Possui um ensino focado e rápido. Seu diferencial está nos conhecimentos práticos, ao apresentar métodos e experiências do cotidiano empresarial/industrial. O curso técnico é focado na empregabilidade. O participante tem (deveria) acesso imediato ao mercado de trabalho. Utiliza-se de ferramentas tecnológicas existentes para o seu trabalho. Fonte:

3 Curso Técnico versus Curso Superior Curso superior É caracterizado pelo domínio de princípios científicos e tecnológicos próprios. Possui ênfase em determinado ramo de atividade humana. O curso superior tem maior tempo de duração. A formação é mais generalista. Utiliza-se de ferramentas tecnológicas existentes para propor novas tecnologias. Fonte:

4 Luteria UFPR A missão do curso Superior de Tecnologia em Luteria da Universidade Federal do Paraná é a formação de um profissional da Luteria, o luthier, o qual deve fomentar, construir e disseminar o conhecimento técnico e artístico da construção de instrumentos musicais. A formação é tal que os profissionais sejam capacitados a atuar em qualquer campo geral ou específico da Luteria, ou seja, aptos a conceber, planejar, projetar, e principalmente construir e restaurar instrumentos musicais da família dos cordófonos. Fonte:

5 Luteria UFPR - Efeitos Acesso à formação em Luteria. Melhoraria do nível de qualidade da Luteria no Brasil. Produção de conhecimento científico em Luteria. Sentimento de comunidade na Luteria brasileira. Encaminhar os egressos para Programas de Pós-Graduação. Repensar periodicamente o ensino da Luteria. Fonte: Prof. Dr. Thiago e suas reflexões.

6 Medições científicas As medidas são um indicador da boa ciência. O quanto você sabe sobre algo depende de quão bem você pode medí-lo. Isso foi claramente expresso pelo famoso físico Lord Kelvin, no séc. XIX: Digo frequentemente que, quando se pode medir algo e expressá-lo em números, alguma coisa se conhece sobre ele. Quando não se pode medi-lo, quando não se pode expressá-lo em números, o conhecimento que se tem dele é estéril e insatisfatório. Ele pode até ser um início para um conhecimento científico, mas ainda se avançou muito pouco em direção ao estágio da ciência, seja ele qual for.

7 Medições científicas As medidas científicas não são algo novo, mas nos remetem aos tempos antigos. No terceiro século a.c., por exemplo, foram feitas medidas bastante precisas dos tamanhos da Terra, da Lua e do Sol, bem como das distâncias entre eles. A ciência teve início antes da história escrita, quando as pessoas começaram a descobrir regularidades e os relacionamentos na natureza, como padrões de estrelas no céu e os padrões de clima - quando a estação chuvosa começa ou os dias tornavam-se mais longos. A partir dessas regularidades, elas aprenderam a fazer previsões, que lhes davam algum controle sobre o que as cercava.

8 Medições científicas A ciência é então o corpo de conhecimentos que descreve a ordem na natureza e a origem desta ordem. A ciência é uma atividade humana dinâmica que representa as descobertas, os saberes e os esforços coletivos da raça humana - com a finalidade de reunir conhecimento sobre o mundo, organizá-lo e condesá-lo em leis e teorias testáveis.

9 Matemática: a linguagem da ciência A ciência e as condições de vida humana avançaram significativamente depois que a ciência e a matemática integraram-se há mais ou menos quatro séculos. Quando as ideias da ciência são expressas em termos matemáticos, elas não são ambíguas. As equações científicas proveem expressões compactas das relações entre os conceitos. Não possuem os duplos significados que frequentemente tornam confusa a discussão de ideias em linguagem comum. Quando as descobertas sobre a natureza são expressas matematicamente, é mais fácil comprová-las ou negá-las por meio de experimentos. O método matemático e a experimentação levaram a ciência a um enorme sucesso.

10 Os métodos científicos Não existe um único método científico. Existem, porém, características comuns na maneira como os cientistas realizam seu trabalho. Isso remonta ao físico italiano Galileu Galilei ( ) e ao filósofo inglês Francis Bacon ( ). Embora nenhuma descrição do método científico do tipo receita de bolo seja efetivamente adequada, algumas ou todas as etapas seguintes são provavelmente encontradas na maneira como os cientistas realizam seu trabalho.

11 Os métodos científicos Receita de método científico: 1. Identificar uma questão ou um enigma - tal como um fato não explicado. 2. Formular um palpite bem desenvolvido - uma hipótese - capaz de resolver o enigma. 3. Prever consequências da hipótese. 4. Realizar experimentos ou cálculos para testar as previsões. 5. Formular a lei mais simples que organiza os três ingredientes principais: hipótese, efeitos preditos e resultados experimentais. Embora esses passos sejam atraentes, muito do progresso científico adveio de tentativa e erro, experimentação realizada na ausência de hipótese ou simplesmente, de uma descoberta acidental feita por uma mente treinada. O sucesso da ciência reside mais sobre uma atitude comum aos cientistas do que sobre um método particular. Essa atitude consiste em inquirir, ter integridade e ter humildade - isto é, ter disposição em admitir que erros tenham sido cometidos.

12 A atitude científica É comum pensar num fato como algo imutável e absoluto. Em ciência, porém, um fato é geralmente uma concordância estreita entre observadores competentes sobre uma série de observações do mesmo fenômeno. Por exemplo, onde antes era fato que o universo era imutável e permanente, hoje é um fato que ele está se expandindo e evoluindo. Uma hipótese científica, por outro lado, é uma suposição culta somente tomada como factual depois de testada pelos experimentos. Após ser testada muitas vezes e não ser negada, uma hipótese pode tornar-se uma lei ou um princípio.

13 A atitude científica Se as descobertas de um cientista evidenciam uma contradição a uma hipótese, lei ou princípio, então devem ser abandonadas dentro do espírito científico - não importa a reputação ou autoridade das pessoas que a defendem (a menos que a evidência negativa mostre-se errônea - como acontece, as vezes). Os cientistas devem aceitar descobertas experimentais mesmo quando gostariam que fossem diferentes. Devem esforçar-se para distinguir entre o que veem e o que desejam ver, pois como as pessoas, têm grande capacidade de enganar a si mesmos.

14 A atitude científica Os cientista usam a palavra teoria de maneira diferente daquela usada no dia a dia. Na linguagem do quotidiano, uma teoria não difere de uma hipótese - uma suposição que ainda não foi comprovada. Uma teoria científica, por outro lado, é a síntese de um grande corpo de informações que englobam hipóteses comprovadas e testadas sobre determinados aspectos do mundo natural. As teorias científicas não são imutáveis, ao contrário, elas sofrem mudanças. Elas evoluem quando passam por estágios de redefinição e refinamento. O aperfeiçoamento de teorias é uma força da ciência, não uma fraqueza.

15 A atitude científica Cientistas trocam de opinião, entretanto, somente quando se deparam com sólidas evidências experimentais ou quando uma hipótese conceitualmente mais simples força-os a adotar um novo ponto de vista. Fora da suas profissões, os cientistas não são inerentemente mais honestos ou éticos que as maioria das pessoas. Mas em suas profissões, eles trabalham em um meio que dá alto valor à honestidade. A regra que norteia a ciência é a de que todas as hipóteses devem ser testáveis - devem ser passíveis, pelo menos em princípio, de ser negadas. Este é um dos principais fatores que distingue a ciência da não ciência.

16 A atitude científica Uma hipótese passível de ser demonstrada como certeza, mas impossível de ser negada não é uma hipótese científica. Muitas dessas afirmativas são completamente razoáveis e úteis, mas estão fora do domínio da ciência. Cada um de nós precisa dispor de um filtro que nos informe a diferença entre o que é válido e aquilo que apenas finge ser válido. O melhor filtro de conhecimento já inventado é a ciência.

17 Ciência, arte e religião A procura por ordem e significado no mundo à nossa volta tem tomado diferentes formas: uma é a ciência, outra é a arte e outra é a religião. Embora as raízes de todas as três remeta a milhares de anos, as tradições científicas são relativamente recentes. Mais importante, os domínios da ciência, da arte e da religião são diferentes, embora elas com frequência se superponham. A ciência está principalmente engajada em descobrir e registrar fenômenos naturais, as artes dizem respeito à interpretação pessoal e à expressão criativa e a religião remete à origem, propósito e significado de tudo.

18 Ciência, arte e religião Ciência e arte são comparáveis. Na arte literária, descobrimos o que é possível na experiência humana. As artes não necessariamente nos dão aquelas experiências, mas descrevem-nas e sugerem o que pode ser possível para nós. A ciência nos informa o que é possível na natureza. Um conhecimento tanto de arte como de ciência forma o todo que afeta o modo como vemos o mundo e as decisões que tomamos a respeito dele e de nós mesmos. Uma pessoa realmente culta é versada tanto em artes como em ciência. A ciência e a religião também possuem semelhanças, todavia, elas são basicamente diferentes entre si - principalmente porque seus domínios são diferentes.

19 Ciência, arte e religião O domínio da ciência é a ordem natural; o da religião, o propósito da natureza. As práticas e as crenças religiosas em geral envolvem a fé em um ser supremo, sua adoração, e a criação da comunidade humana - e não as práticas da ciência. A este respeito, ciência e religião são tão diferentes entre si quanto maçãs e laranjas: são dois campos da atividade humana diferentes, ainda que complementares. As pessoas desinformadas ou mal-informadas sobre as naturezas mais profundas da ciência e da religião que sentem que devem optar entre acreditar na religião e acreditar na ciência. A menos que alguém tenha uma compreensão superficial de uma ou de ambas, não existe contradição em ser religioso e científico em seu modo de pensar.

20 Ciência tecnologia A ciência e a tecnologia também diferem entre si. A ciência está interessada em reunir conhecimentos e organizá-los. A tecnologia é uma ciência aplicada, usada pelos tecnólogos e engenheiros para fins práticos. A tecnologia também fornece as ferramentas de que os cientistas necessitam para ir além em suas pesquisas. A tecnologia é nossa ferramenta, seu uso sensato pode levar a um mundo melhor.

21 Tipos de conhecimento e suas características Popular Científico Filosófico Religioso Valorativo Real (factual) Valorativo Valorativo Reflexivo Contingente Racional Inspiracional Assistemático Sistemático Sistemático Sistemático Verificável Verificável Não verificável Não verificável Faĺıvel Faĺıvel Infaĺıvel Infaĺıvel Inexato Aprox. exato Exato Exato

22 Conhecimento popular e Luteria Instrumentos antigos são melhores. Tecnicas de construção de instrumentos populares. Figura: Seu Nelson da rabeca. Fonte:

23 Conhecimento popular e Luteria Como fazer uma salada de braço de guitarra: Suco de meio limão; Mesma quantidade de óleo de cozinha; Mesma quantidade de álcool. Misture bem; Passe na escala da sua guitarra ou baixo.

24 Conhecimento popular e Luteria Qual a melhor madeira para o corpo da guitarra? eucalipto de beira de açude cartolina pro corpo e bananeira anã para a escala, é uma ótima combinação, vai por mim, espero ter ajudado. =)

25 Conhecimento científico e Luteria Instrumentos modernos podem ser tão bons ou melhores que os antigos. Uso de novas tecnologias na construção e restauração de instrumentos musicais. Figura: Claudia Fritz e seu experimento. Fonte:

26 Conhecimento filosófico e Luteria Preservação de instrumentos musicais de valor histórico. Restauração consciente de um instrumento musical. Valor monetário de um instrumento musical. Figura: Carta de Cremona. Fonte:

27 Conhecimento religioso e Luteria Limitações no uso de instrumentos musicais. Dogmas sobres os instrumentos musicais. Figura: Tra le sollicitude. Fonte:

28 Pseudociência Nos tempos pré-científicos, qualquer tentativa de dominar a natureza significava força-la contra sua própria vontade. A natureza tinha de ser subjugada, geralmente com algum tipo de magia ou por meio que estivesse acima da natureza - o sobrenatural. A ciência faz o oposto e opera dentro das leis naturais. Os caminhos antigos persistem, com força total nas culturas primitivas, e sobrevivem em culturas tecnologicamente avançadas também, as vezes disfarçados de ciência. Isso é a falsa ciência - pseudociência.

29 Pseudociência Figura: Ciência e pseudociência. Fonte:

30 Para estudar HEWITT, P. G. Física conceitual. 11.ed. Porto Alegre: Bookman, Ler o Capítulo 1. Capítulo 1 - Questões de revisão: 1, 9, 10, 11, 13, 16, 17, 19. Capítulo 1 - Exercícios: 1, 2, 5, 8. MARCONI, M. A. e LAKATUS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, Leitura complementar: Capítulo 3-Ciência e conhecimento científico; Capítulo 4-Métodos científicos.

Acústica - CIM028. Prof. Dr. Thiago Corrêa de Freitas

Acústica - CIM028. Prof. Dr. Thiago Corrêa de Freitas Acústica - CIM028 Curso Superior de Tecnologia em Luteria Setor de Educação Profissional e Tecnologica Universidade Federal do Paraná Aula 02 13 de Fevereiro de 2016 Curso Técnico versus Curso Superior

Leia mais

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo Metodologia Científica Thaís Gaudencio do Rêgo gaudenciothais@gmail.com Ciência O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto Desfruta de uma posição privilegiada com relação

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro.

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. MÉTODOS DE PESQUISA O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2012 Evandro Prestes Guerreiro O Conhecimento Científico, Senso Comum

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica Metodologia Científica e Etapas do PI Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, setembro de 2007.

Leia mais

TIPOS DE CONHECIMENTO

TIPOS DE CONHECIMENTO CONDICIONAMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO CONCEPÇÕES Conscientes / Inconscientes - Valores, crenças e preconceitos - Conhecimentos - Experiências - Necessidades afetivas, sentimentos PERCEPÇÕES / ATITUDES

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

Conhecimento Científico e Ciência

Conhecimento Científico e Ciência Conhecimento Científico e Ciência CEA458 Metodologia de Pesquisa Aplicada à Computação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis

Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis Processo de Pesquisa Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis Os resultados das Pesquisas geralmente são: Aplicáveis a outras populações Publicados e divulgados 2009

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Estrutura das Aulas e Calendário Parte 1: O método nas ciências sociais Introdução 29/8 O que é método científico-

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 VAMOS COLOCAR NOSSOS CELULARES NO

Leia mais

Retificadores de Onda Completa e Metodologia Científica

Retificadores de Onda Completa e Metodologia Científica Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos Retificadores de Onda Completa e Metodologia Científica Clóvis Antônio Petry,

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA 2016-2 PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA CIÊNCIA Etimologia: Ciência vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento;

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Tipos de conhecimento Prof ª Ms Vivian Aline Preto. A Ciência Ciência é o conjunto organizado dos conhecimentos disponíveis pela humanidade. A Ciência é o maior patrimônio da humanidade, obtido ao longo

Leia mais

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Ms. Samuel Henrique Bucke Brito prof@shbbrito.net Discussão do Trabalho Científico 1 Objetivo do Trabalho de Conclusão Desenvolver um projeto de pesquisa na área

Leia mais

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Engenharia Eletrônica! Projeto Integrador I - Iniciação Científica Ciência, Conhecimento, Tecnologia

Leia mais

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Desde a Antiguidade, até os dias

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim MÉTODO CIENTÍFICO Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim NÃO HÁ CIÊNCIA SEM O EMPREGO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS. Conceitos É o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha

Leia mais

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Jader Ewerton Disciplinas Feitosa de SouzaCursos H Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Usuário

Leia mais

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. José Geraldo Mill Diretor de Pós-Graduação A origem do conhecimento Conhecer: É buscar explicações para os fatos que podem

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7

Leia mais

Descobrindo a Verdade

Descobrindo a Verdade Descobrindo a Verdade Capítulo 1 Descobrindo a Verdade que é a verdade e o que sabemos sobre ela? Será O que ela é absoluta ou toda verdade é relativa? Como descobrimos a verdade sobre aquilo que não podemos

Leia mais

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010.

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010. Introdução Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software 1 Objetivos Ajudar a Planejar e Conduzir pesquisa experimental: Questões fundamentais sobre ciência e conhecimento científico e o papel

Leia mais

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Ciência, Método, Pesquisa,

Leia mais

Estratégia. Avaliação de métodos de investigação Seleção de métodos de investigação Avaliação de fontes de informação Seleção de fontes de informação

Estratégia. Avaliação de métodos de investigação Seleção de métodos de investigação Avaliação de fontes de informação Seleção de fontes de informação Criação e Evolução Criação e Evolução Origem e comportamento ao longo do tempo Fontes de Informação Métodos de pesquisa Objetos de estudo Aplicação de métodos para avaliação de evidências Estratégia Avaliação

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO 1 O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece (Cognoscente) e o objeto ou fenômeno alvo da pesquisa

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS

OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA SOCIOLOGIA E ÉTICA OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT ANA MARÇO 2018 Existem outras tipos de conhecimento que

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

A) Pelo senso comum, o homem simples conhece o fato e sua ordem aparente A) I e III são corretas B) Somente a II é correta. conhecimento acadêmico

A) Pelo senso comum, o homem simples conhece o fato e sua ordem aparente A) I e III são corretas B) Somente a II é correta. conhecimento acadêmico Assinale com a resposta correta Pelo senso comum, o homem simples conhece o fato e sua ordem aparente Pelo senso comum, o homem conhece as causas e as leis que regem os fenômenos Pelo senso comum é possível

Leia mais

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I)

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Questão central O que é conhecimento? Existe mais de uma forma de conhecer?

Leia mais

Introdução ao Método Científico

Introdução ao Método Científico Introdução ao Método Científico Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Fevereiro de 2018 - O que é pesquisa? - Qual é a sua finalidade? - Como é a pesquisa aplicada à Psicologia? 1 Como se decide qual

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 2. Pág. 25

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 2. Pág. 25 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 2 Pág. 25 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Como são

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO Ensino Médio 2º Ano - LPT Professor: Rafael Farias O conhecimento popular/empírico também pode ser designado vulgar ou de senso comum. Porém, nesse tipo de conhecimento,

Leia mais

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem.

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem. FRANCIS BACON Ocupou cargos políticos importantes no reino britânico; Um dos fundadores do método indutivo de investigação científica; Saber é poder ; A ciência é um instrumento prático de controle da

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás

Universidade Estadual de Goiás Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica ANÁPOLIS/GOIÁS 2015 Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica Resumo

Leia mais

Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Prof. Maurício Felippe Manzalli Assuntos da Unidade Operações básicas do método: decompor; compor; organizar; analisar. Observação como caminho da descrição:

Leia mais

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci RACIONALISMO O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci - O início da filosofia moderna inaugura uma declarada ruptura com a igreja católica; - O conhecimento

Leia mais

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem.

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem. FRANCIS BACON Ocupou cargos políticos importantes no reino britânico; Um dos fundadores do método indutivo de investigação científica; Saber é poder ; A ciência é um instrumento prático de controle da

Leia mais

Modelos e Modelagem. Roteiro

Modelos e Modelagem. Roteiro Modelos e Modelagem Lupércio F. Bessegato PUC Minas IEC 2007 Roteiro 1. O processo de modelagem 2. Tipos de modelos 3. Modelos determinísticos e probabilísticos 4. Modelos interativos: 5. Modelagem e tomada

Leia mais

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO O que é método e metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? O que é método científico? Quais as vantagens

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS Kethelen Amanda Silva (FDCON) 1 Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira (UFMG/FDCON) 2 Se quiser buscar realmente

Leia mais

MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO

MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO - Característica e importância dos modelos e teorias científicas; - Disputas entre teorias científicas; - Modelos geocêntrico e heliocêntrico para o cosmo; - Introdução do conceito

Leia mais

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA Um padrão para a unificação de conceitos e procedimentos pode ser definido verticalmente e transversalmente para todos os anos de escolaridade A compreensão e as aptidões associadas à maioria dos esquemas

Leia mais

AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA Tipos de conhecimento; Conhecimento Empírico; Conhecimento

Leia mais

Ensino de Astronomia

Ensino de Astronomia Ensino de Astronomia História Aula I Astronomia antiga Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Em algum lugar, algo maravilhoso está esperando para ser descoberto Carl Sagan O que é Astronomia? Astronomia

Leia mais

Aspectos do Trabalho Científico

Aspectos do Trabalho Científico Aspectos do Trabalho Científico Palestra aos estudantes iniciantes nas atividades tecnológicas e científicas João Fernando C. da Silva Professor Titular Departamento de Cartografia FCT / UNESP Campus Presidente

Leia mais

O Uso do Método Científico para a Avaliação de Evidências

O Uso do Método Científico para a Avaliação de Evidências V Seminário - A Filosofia das Origens Rio de Janeiro, Agosto de 2008 O Uso do Método Científico para a Avaliação de Evidências Prof. Eduardo F. Lütz O Uso do Método Científico para a Avaliação de Evidências

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia de Petróleo Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica nas áreas

Leia mais

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Hipóteses

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Hipóteses Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA. Professor: Alexandre Vicentini

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA. Professor: Alexandre Vicentini Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA Professor: Alexandre Vicentini 1 o Dia (25/03/2019) 1) O que é Física? 2) O que a Física estuda? Questões 3) A Física está

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA UFPR DETF Curso de Engenharia Industrial Madeireira METODOLOGIA CIENTÍFICA AT073 Introdução a Engenharia Industrial Madeireira Prof. Dr. Umberto Klock METODOLOGIA CIENTÍFICA disciplina que "estuda os caminhos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO Campus: NITERÓI Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

FACULDADE ASSIS GURGACZ

FACULDADE ASSIS GURGACZ FACULDADE ASSIS GURGACZ Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica - 02 Professor: Fábio Lúcio Zanella fabioluciozanella@hotmail.com fabio@fag.edu.br Leitura em sala: O MITO DA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Parte 1

METODOLOGIA CIENTÍFICA Parte 1 UFPR DETF Curso de Engenharia Industrial Madeireira METODOLOGIA CIENTÍFICA Parte 1 AT073 Introdução a Engenharia Industrial Madeireira Prof. Dr. Umberto Klock METODOLOGIA CIENTÍFICA disciplina que "estuda

Leia mais

Unidade II METODOLOGIA DO. Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas

Unidade II METODOLOGIA DO. Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas Unidade II METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas Tipos de conhecimento O que é conhecer? Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto conhecido.

Leia mais

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificação das Ciências FORMAIS Lógica Matemática Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar CIÊNCIAS

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA

AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA Prof. Gilmar Dantas I-INTRODUÇÃO Contexto histórico Para tentar explicar a natureza, Aristóteles (384-322 a.c.) criou uma filosofia cujos conteúdos,

Leia mais

FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO

FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO Existência e Buscamos conhecer o que existe. Buscamos conhecer a realidade. A realidade é o que existe e o que existe é

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS Prof. Dr. Alexandre Mantovani mantovani@eerp.usp.br EPISTEMOLOGIA Epistemologia: ramo da filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento. Mais

Leia mais

Mecânica Quântica Para Todos

Mecânica Quântica Para Todos Mecânica Quântica Para Todos Física - Terceira Sessão Armando Teixeira 1 1 Luso Academia The L Project Centro Tecnológico Nacional / Acelera Angola Índice Motivação Histórica 1 Motivação Histórica 2 3

Leia mais

Profa. Sheila Morais de Almeida. março

Profa. Sheila Morais de Almeida. março Método Científico Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2019 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Método Científico março - 2019 1 / 30 Este material é preparado usando como referência: FERNANDES,

Leia mais

TIPOS DE CONHECIMENTO

TIPOS DE CONHECIMENTO TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Empírico Científico Filosófico Religioso ou Teológico Mas o que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto ou fenômeno alvo da

Leia mais

Desvendando o futuro: Matemática Computacional

Desvendando o futuro: Matemática Computacional Desvendando o futuro: Matemática Computacional L. Felipe Bueno lfelipebueno@gmail.com Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) São José dos Campos 11/03/15 Resumo O que é Matemática Computacional Habilidades

Leia mais

O que é Inteligência Artificial?

O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Prof. Hudson Costa Uma pequena história... Conta uma velha anedota que uma vez um famoso teólogo da idade Média foi visitar o rei Alberto, o Grande. Quando chegou ao palácio

Leia mais

Sobre Metodologia Científica

Sobre Metodologia Científica 2013 Sobre Metodologia Científica Sergio Scheer TC022 Introdução a Engenharia UFPR Motivação Para que serve Metodologia Científica? Ciência e Conhecimento A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo

Leia mais

M t e odo d lo l gia i da d Pes e qu q i u s i a Ci C e i n e tíf í ic i a

M t e odo d lo l gia i da d Pes e qu q i u s i a Ci C e i n e tíf í ic i a Metodologia da Pesquisa Científica Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Profa. Maria Clorinda Soares Fioravanti A Classificação da Ciência Aristóteles Primeira classificação

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

CAPÍTULO 2 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL. Introdução

CAPÍTULO 2 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL. Introdução CAPÍTULO 2 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL Introdução A economia é tida como uma ciência social. Ou seja, o estudo das actividades económicas do ponto de vista social. Contudo, muitos economistas sustentam

Leia mais

A Ciência e o Pensamento Cien/fico

A Ciência e o Pensamento Cien/fico A Ciência e o Pensamento Cien/fico Antônio C. Roque DF FFCLRP USP 9 de Março de 2017 5910197 - Física: Modelos e Aplicações O Que é Ciência? Há mais de uma definição possível... Duas visões sobre como definir

Leia mais

O Método Científico. Clayton Dantas

O Método Científico. Clayton Dantas O Método Científico Clayton Dantas 2019 Texto disponível em www.plantaofisica.blogspot.com.br 1 Introdução Em uma opinião geral pode-se dizer que o motivo do grande sucesso das ciências é o seu método

Leia mais

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA

A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA Importante é fazer uma reflexão sobre a presença da disciplina de metodologia no seu curso, a fim de conduzi-lo, com os conteúdos que serão desenvolvidos, ao entendimento

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

Geometria e Experiência

Geometria e Experiência Geometria e Experiência Albert Einstein A matemática desfruta, entre as ciências, de um particular prestígio pela seguinte razão: suas proposições são de uma certeza absoluta e a salvo de qualquer contestação,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Civil Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br 1 /22 SOBRE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA ÉTICA NA PESQUISA E NOS TRABALHOS

Leia mais

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB CURSO DE TECNOLOGIA Metodologia Científica A Atitude Científica As Concepções de Ciência A Ciência na História Classificações de Ciência Tipos de Conhecimentos

Leia mais

Tipos de conhecimento

Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti",

Leia mais

MÉTODO DE ANÁLISE DE IMAGEM ICONOLOGIA. Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR)

MÉTODO DE ANÁLISE DE IMAGEM ICONOLOGIA. Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR) MÉTODO DE ANÁLISE DE IMAGEM ICONOLOGIA Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR) analuisa@ufpr.br Escopo Conceitual Estudos de Iconologia Erwin Panofsky. Editorial Estampa, Lisboa, 1986, p.19-37 - Introdução.

Leia mais

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos MTA Aula 02 Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos TIPOS DE CONHECIMENTO 1. Filosófico 2.Teológico 3. Empírico 4.Científico 1.1.1 Conhecimento filosófico A filosofia teve seu início na Jônia,

Leia mais

Ciência e o conhecimento. Tipos de conhecimento. Etapas do Método Científico. Ciência x Pseudo

Ciência e o conhecimento. Tipos de conhecimento. Etapas do Método Científico. Ciência x Pseudo Ciência e o conhecimento Tipos de conhecimento Etapas do Método Científico Ciência x Pseudo O que é Ciência? Busca constante de explicações e soluções para os problemas que afligem e incomodam o ser humano

Leia mais

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB O que é a Ciência? Marketing, Publicidade e Relações Públicas Ciência Objecto Método Linguagem Objecto da Ciência Objecto é o assunto de que uma ciência se ocupa; É o campo da realidade abragida por cada

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Um guia prático Profa. Dra. Helena Caseli DC/UFSCar helenacaseli@dc.ufscar.br Contextualização O que é pesquisa? Pesquisa é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma

Leia mais

Saiba Mais:

Saiba Mais: Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Apresentação Como Se Apresentar?

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução

Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Elaboração e Delineamento de Projetos www.ecoevol.ufg.br/adrimelo/planejamento Aula 1 Prof. Adriano S. Melo asm.adrimelo no

Leia mais

Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA. Prof. Aparecido Carlos Duarte

Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA. Prof. Aparecido Carlos Duarte Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Aparecido Carlos Duarte Projeto de Pesquisa Segundo Booth Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar uma resposta a uma pergunta e assim chegar

Leia mais

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida.

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram de lado os deuses e os mitos e tentaram

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA. Prof. Dr. Camila Ortiz Martinez

METODOLOGIA DE PESQUISA. Prof. Dr. Camila Ortiz Martinez METODOLOGIA DE PESQUISA Prof. Dr. Camila Ortiz Martinez Introdução CONHECIMENTO POPULAR Baseado na experiência pessoal, transmitido de geração em geração pela educação informal. CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Leia mais

CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell

CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell por: Marouva Fallgatter Faqueti Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedade em redes 1/2016 Professor: Aires José Roverr Peter Russell (1946 - ) Escritor e

Leia mais

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Método e Hipótese Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela Método

Leia mais

Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Luteria

Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Luteria Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Luteria Planejamento Estratégico 2013 2018 O curso Superior de Tecnologia em Luteria da UFPR foi criado em 2009 e reconhecido pelo Ministério da Educação

Leia mais

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Método Científico Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates Definições de Ciência Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer.

Leia mais

A ciência galilaica lançou as bases para uma nova concepção da natureza que iria ser largamente aceita e desenvolvida: o mecanicismo.

A ciência galilaica lançou as bases para uma nova concepção da natureza que iria ser largamente aceita e desenvolvida: o mecanicismo. 12. IDADE MODERNA A ciência moderna foi preparada pelo Renascimento. Seriam Galileu, graças às observações com o seu telescópio, e o astrônomo alemão, Kepler, (1571-1630), ao descobrir as célebres leis

Leia mais

Ciências Experimentais

Ciências Experimentais Planificação Actividades de Enriquecimento Curricular Ciências Experimentais 2.º Período Docente: Marta Sousa Ano Lectivo 2015/2016 Objectivos a atingir: Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a temática

Leia mais