CARTILHA DO PAF-ECF. Abril de 2009
|
|
|
- Maria dos Santos Ribeiro Almeida
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CARTILHA DO PAF-ECF Abril de 2009
2 Introdução Este documento é destinado a técnicos, usuários e operadores de ECF. E tem o objetivo de melhorar o entendimento sobre o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e sobre o PAF (Programa Aplicativo Fiscal). ECF (Emissor de Cupom Fiscal) ECF (Emissor de Cupom Fiscal) também conhecido como IF (Impressora Fiscal) é um equipamento que substitui a forma manual para emissão de notas fiscais em estabelecimentos comerciais. A impressora deve ser conectada a um computador. Ela armazena os registros fiscais em uma memória na seqüência em que os registros são recebidos e impressos. Esta memória não pode ser apagada nem por intervenção técnica, pois não permite alterações naos registros já escritos. Somente a leitura deles. Os cupons fiscais são numerados de forma seqüencial a cada operação nela realizada. Atualmente existem ainda em uso impressoras fiscais matriciais. As novas impressoras vendidas no mercado são do tipo térmicas MFD (Memória de Fita Detalhe), com uma tecnologia que armazena em cartão de memória todo o controle fiscal do caixa de um estabelecimento comercial, dispensando a segunda via da bobina fiscal impressa. No Brasil, a venda e uso das impressoras fiscais é controlada pelo fisco através de um lacre e um formulário fiscal, por se tratar de um emissor de cupons fiscais (como os que são impressos nos supermercados). Estes cupons contêm as informações de tributação conforme as alíquotas de impostos para cada estado para os produtos vendidos. A manutenção destes equipamentos só pode ser efetuada por empresas e técnicos previamente cadastrados e autorizados pelo fisco. O correto preenchimento dos relatórios específicos em cada intervenção técnica são de responsabilidade de ambos.
3 Impressoras Fiscais MFD Bematech - MP2000 TH FI Bematech - MP 2100 TH FI Daruma - FS600 Elgin - IF MFD FIT TH 1E Epson - TM-T81 FBII Epson - TM-H6000 FB Epson - TM-T88 FB Perto Pay - FIT LOGGER Sweda - St100 Urano - FIT LOGGER Zanthus - FS600 ZPM - FIT LOGGER I mpressoras Fiscais Matriciais Bematech - MP 25 e 50 FI Bematech - MP 20 e 40 FI II Daruma - Fs345 Digiarte - FCP-500 Digisat - FCP-500 Elgin - FCP-500 General - Gp2000 IBM - FCP-500 Infotécnica - FCP-500 Interprom - ICASH IF-II Ionics - FCP-500 Itautec - FCP-500 Mecaf - IF113I Microman - FCP-500 Quattro - EASY IIF Robomarket - FCP-500 Schalter - DPRINT Schalter - SPRINT Sweda - S-7000I Sweda - S-9000I Sysdata - FCP-500 Trends - FCP-500 Unigraph - FCP-500 Urano - 1 EFC Yanco ECF Zanthus - QZ1000/QZ2000 Zanthus - Qz1001 ZPM - 1 ECF
4 PAF (Programa Aplicativo Fiscal) Programa Aplicativo Fiscal é o software instalado no computador conectado ao ECF e que se comunica com um ECF para automatizar o registro de operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços no estabelecimento comercial. Ele deve ser o único instalado no terminal ponto de venda para realização do registro de operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços. Agregando diversos controles, como a verificação a cada documento emitido, do valor de Venda Bruta do ECF, o PAF também deve assegurar que o relógio do terminal ponto de venda não esteja divergente em relação ao do ECF em até 15 minutos. De acordo com a legislação da unidade federada, antes de receber a autorização de uso nos estabelecimentos comerciais, o PAF deve ser homologado ou registrado na Secretaria da Fazenda. Uma das suas obrigatoriedades é a geração de arquivos em formato texto para envio ao fisco (Sintegra, Ato Cotepe 17/04). Estas exigências estão descritas na legislação do ECF, através do Convênio ICMS 85/01.
5 Quem está obrigado a utilizar o ECF? Os estabelecimentos comerciais que exerçam a atividade de venda ou revenda de mercadorias ou bens, ou de prestação de serviços em que o adquirente ou tomador seja pessoa física ou jurídica não contribuinte do imposto estadual, e que tenham receita bruta anual acima de R$ ,00 estão obrigados ao uso do PAF-ECF. Os estabelecimentos comerciais com receita bruta anual abaixo de R$ ,00 mas se utilizam de automação comercial, também são obrigados ao uso do PAF-ECF. Vantagens da Automação Comercial Automação Comercial é o conjunto de elementos que juntos otimizam os negócios do lojista, oferecendo controles gerenciais eficazes para a gestão da loja. São muitas as vantagens da automação comercial, o ECF é apenas um dos elementos da Automação Comercial. Com o uso do PAF (Programa Aplicativo Fiscal) é possível atender às exigências da legislação, e ainda dispor de ferramentas de retaguarda para a gestão dos negócios e uso de periféricos para automação comercial, como: balanças, gavetas, leitores de código de barras, etc. Balanças pesadoras Ao informar o código de um produto pesado, o programa de frente de caixa aguarda a pesagem do produto na balança que está ligada diretamente ao micro. Vantagens: elimina a fila da balança e diminui o custo com etiquetas. Balanças etiquetadoras Imprimem uma etiqueta com um código de barras dos produtos pesados. Vantagens: não é necessário ter uma balança para cada frente de caixa.
6 Gaveta de dinheiro O Gaveta de dinheiro para automação comercial é um equipamento, com chave e divisórias para cédulas, e também para moedas. Ideal para guardar com segurança cédulas, moedas, tickets, cheques, etc. Pode ser acoplada a Impressora Fiscal (ECF) de qualquer marca e modelo geralmente através de um conector RJ12. A gaveta é acionada automaticamente pelo software de automação comercial, quando do fechamento da venda durante as formas de pagamento. Interface serial A interface serial ou porta serial (também conhecida como RS-232) é uma porta de comunicação utilizada para conectar modems, mouses, impressoras fiscais e outros equipamentos de hardware. DB9 Macho DB9 Femea Balcão para automação Ideal para utilização em supermercados, farmácias, lojas de conveniência, mini mercados e comércios com o uso do self-service: para acondicionamento da impressora fiscal, gaveta de dinheiro, monitor, leitor de código de barras, teclado e balança.
7 Leitor de código de barras O leitor de código de barras é um equipamento ótico que faz a leitura das barras impressas sobre uma superfície plana. Um feixe de laser faz a varredura da superfície e converte as informações para uma codificação binária. Leitor de código de barras de teclado (CCD) TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) A Transferência Eletrônica de Fundos se destina a automatizar os serviços de pagamento com os cartões de débito, crédito e consulta, de modo que o lojista finalize uma venda de forma segura e ágil. Conforme regulamentação através do Convênio ECF, os comprovantes destas transações devem ser emitidos através de um equipamento ECF, inibindo assim a utilização de terminais do tipo POS (Point of Sale). MFD (Memória Fita Detalhe) Memória de Fita-Detalhe (MFD) é um dispositivo responsável pelo armazenamento dos dados necessários à reprodução integral de todos os documentos emitidos pelo equipamento. É praticamente uma segunda via gravada na memória na impressora. MF (Memória Fiscal) Memória Fiscal (MF) é o conjunto de dados (internos ao ECF) que contém a identificação do equipamento, a identificação do contribuinte usuário, o logotipo fiscal, o controle de intervenção técnica e os valores acumulados, que representam as operações e prestações registradas diariamente no equipamento. A Memória Fiscal é fixada na parte interna do ECF de forma indissociável da estrutura do equipamento, coberta com uma resina opaca. A gravação dos dados é feita sempre na emissão da Redução Z. A Redução Z Redução Z (RZ) é o relatório de fechamento do dia fiscal. Neste documento são impressos todos os valores acumulados durante as operações do dia. Após ter sido comandada a emissão da Redução Z, o ECF gravará todos os valores cumulados na Memória Fiscal e o equipamento ficará inoperante até o próximo dia. Para estabelecimentos que funcionam de madrugada, há uma tolerância até as 2 horas da manhã para emissão da Redução. No fim do documento são impressos blocos de códigos bidimensionais, contendo todo o movimento registrado no dia. Estes blocos podem ser capturados através de um leitor de
8 códigos de barras e interpretados através de um software fornecido pelo fabricante do equipamento. Desta forma reproduzirá todos os documentos emitidos do dia fiscal. A Leitura X Leitura X (LX) é o relatório que dispõe das mesmas informações contidas na Redução Z. Contudo, que pode ser emitido várias vezes durante o dia. Na leitura X não serão impressos blocos de códigos bidimensionais. O ECF não gravará os valores cumulados na Memória Fiscal e o equipamento não ficará inoperante. SG (Sistema de Gestão) Também conhecido como Sistema de Retaguarda ou simplesmente Retaguarda. O PAF-ECF deve, para viabilizar a utilização de Sistema de Gestão (SG) ou de sistema de emissão de documento fiscal por Processamento Eletrônico de Dados (PED), estar integrado aos mesmos, considerando como integração a capacidade de importar e exportar dados reciprocamente. Glossário do PAF-ECF ECF - Emissor de Cupom Fiscal CCF - Contador de Cupom Fiscal CDC - Contador de Comprovante de Débito e Crédito (TEF) COO - Contador de Ordem de Operação CRO - Contador de Reinício de Operação CRZ - Contador de Reduções Z FAB - Número de série do equipamento GNF - Contador Geral de Operação Não Fiscal GRG - Contador Geral de Relatório Gerencial IF - Impressora Fiscal MF - Memória Fiscal MFD - Memória de Fita Detalhe PAF - Programa Aplicativo Fiscal PDV - Terminal Ponto de Venda PIN PAD - Equipamento para leitura do cartão magnético e captura da senha em transações de crédito e débito (TEF) POS Point of Sale terminal para transações de crédito e débito SG - Sistema de Gestão PED - Processamento Eletrônico de Dados SQL - Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada.
CARTILHA DO PAF-ECF Abril de 2009
CARTILHA DO PAF-ECF Abril de 2009 Introdução Este documento é destinado a técnicos, usuários e operadores de ECF. E tem o objetivo de melhorar o entendimento sobre o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e sobre
CARTILHA DO ECF Janeiro de 2010
CARTILHA DO ECF Janeiro de 2010 Índice Introdução... 1 O que é o ECF?... 1 Quem está obrigado a utilizar o ECF?... 1 Quais vantagens da utilização de um ECF?... 1 A Memória de Fita-Detalhe... 2 A Memória
Índice Procedimentos comuns a todas ecf s Procedimentos comuns a todas ecf s - Retaguarda Procedimentos comuns a todas ecf s - Pdv Dll
Guia de configuração para impressoras fiscais Versão 2.09 Ultima revisão 19/04/2012 Índice Procedimentos comuns a todas ecf s... 3 Na impressora fiscal... 3 Procedimentos comuns a todas ecf s - Retaguarda...
Sistema Comercial Geração 4
Sistema Comercial Geração 4 Modernidade e eficiência em automação comercial. Permite a emissão de cupom fiscal e processar todas as funções pertinentes a essa função, adequadas ao que orienta a legislação
Informações e Requisitos para o software NextSoft para 2016
Informações e Requisitos para o software NextSoft para 2016 Neste documento, você encontrará informações sobre: Parte 1 Informações sobre requisitos técnicos do computador, impressoras, e demais questões
SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e
SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e Informações Gerais 1. O que é o projeto SAT-CF-e?
A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo.
Copyright All Design Ltda. - ME. Todos os direitos reservados MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDVMIL MARCAS E MODELOS DE EQUIPAMENTOS ECF COMPATÍVEIS COM O SOFTWARE: BEMATECH: MP-2000, MP-2100,
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOTA LEGAL. www.notalegal.df.gov.br
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOT@ FISCAL LEGAL www.notalegal.df.gov.br ESCLARECIMENTOS SOBRE O USO DO EMISSOR DE CUPOM FISCAL NO PROGRAMA
Requisitos Mínimos de Ambiente
Requisitos Mínimos de Ambiente Indíce INDÍCE... 1 PROPÓSITO DO DOCUMENTO... 2 REQUISITOS DE SISTEMA:... 3 SISTEMAS OPERACIONAIS COMPATÍVEIS...3 PRÉ REQUISITOS...3 REQUISITOS DE HARDWARE (MÍNIMO)...3 REQUISITOS
RAZÃO SOCIAL E-MAIL TELEFONE MUNICIPIO
MARCA: BEMATECH MP-20 FI MP-20 FI II MP-20 FI II R MP-20 FI R MP-2000 TH FI MP-2100 TH FI MP-25 FI MP-3000 TH FI MP-40 FI MP-40 FI II MP-4000 TH FI MP-4200 TH FI MP-50 FI MP-6000 TH FI MP-7000 TH FI BEMATECH
Qtde Lacres Externos SL. Qtde Lacres Ext Fab. MFD Lacre MFD
CNIEE Tipo Marca Modelo Versão SB Qtde Lacres Externos SL Qtde Lacres Ext Fab MFD Lacre MFD Ato Ato MG Formato do Num. De Fabricação 010101 ECF-IF AOKI AOKI 1E FCP-402 1 0 N N ATO 067/00 00190-2 9999999999
TABELA NACIONAL DE CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO DE ECF - Página: 1
TABELA NACIONAL DE CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO DE ECF - Página: 1 01 01 01 ECF-IF AOKI AOKI 1E FCP-402 1 0 NAO NAO ATO 067/00 9999999999 01 01 02 ECF-IF AOKI AOKI 1E FCP-500 1 0 NAO NAO ATO 036/01 9999999999
Guia Informativo. Adequação da automação Softpharma
Guia Informativo Adequação da automação Softpharma SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. REGULAMENTAÇÃO... 5 2.1. Obrigatoriedade do uso do ECF... 5 3. ADEQUAÇÕES NO PROCESSO DE VENDA... 5 3.1. Cupom Fiscal...
NOTA FISCAL PAULISTA
NOTA FISCAL PAULISTA Página 1 Índice O que é Nota Fiscal Paulista...03 Arquivo de Notas Fiscais (Cat85/102)...06 Arquivo de Cupons Fiscais (Cat52)...12 Página 2 1. O que é Nota Fiscal Paulista? É um projeto
TABELA NACIONAL DE CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO DE ECF - Página: 1 - Emissão: 15/03/2011-19:27:30
TABELA NACIONAL DE CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO DE ECF - Página: 1 - Emissão: 15/03/2011-19:27:30 01 01 01 ECF-IF AOKI AOKI 1E FCP-402 1 0 N N ATO 067/00 9999999999 01 01 02 ECF-IF AOKI AOKI 1E FCP-500 1 0
1 Atualização... ERP 8.8.2
DEAK SISTEMAS 2 MANUAL - Deak Frente de Caixa 8.8.2 Sumário I 1 - Introdução 4 II 2 - Instalação 4 1 Atualização... ERP 8.8.2 8 III 3 - Configurações 9 1 3.1... - Cadastros de Bancos 10 2 3.2... - Cadastro
SOFTWARES, equipamentos e treinamento para informatização de pequenas e micro empresas de comércio
FnetWork Informática Flávio Fordelone Neto (17) 3237-1146 9722-5456 9764-6044 SKYPE: flaviofordelone e-mail: [email protected] Site: www.fnetwork.com.br SOFTWARES, equipamentos e treinamento para
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL SS Tecnologia da Informação LTDA - ME Aplicação: ADAPTA Versão: 06.04.40 1 i100192011 LAUDO: i10 019 2011 1. EMPRESA DESENVOLVEDORA
Informações e Requisitos para o software NextSoft para 2015
Informações e Requisitos para o software NextSoft para 2015 Atenção: Neste documento, você encontrará informações sobre: Parte 1 Informações sobre requisitos técnicos do computador, impressoras, e demais
GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CAT Nº 29/99 D.O.E. 03.09.
GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CAT Nº 29/99 D.O.E. 03.09.99 Revisa a Instrução Normativa CAT nº 04/99 que homologou
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL0652013 WEBSOFTWARE LTDA APLICATIVO: WEBSOFTWARE PDV. Versão: 4.0
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL0652013 WEBSOFTWARE LTDA APLICATIVO: WEBSOFTWARE PDV Versão: 4.0-1 - Nº DO LAUDO: POL0652013 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA REQUERENTE: a) Razão
NORMA DE EXECUÇÃO Nº 01/2007. O SECRETÁRIO DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais e,
NORMA DE EXECUÇÃO Nº 01/2007 Estabelece procedimentos a serem adotados para atendimento dos pedidos de uso e de cessação de uso de equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). O SECRETÁRIO DA FAZENDA DO
Manual do sistema Lojamix PDV
Manual do sistema Lojamix PDV Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...3 LISTA DE Siglas...4 Primeiros passos...5 Acessando o ambiente de configuração...5 Acessando
UNIPaf. Manual de configuração
UNIPaf Manual de configuração Outubro/2011 Índice Acesso ao programa de configuração do UNIPaf...3 Autorizando a impressora fiscal...4 Configuração do UNIPaf visão geral...6 Meios de pagamento...7 Relatórios
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL LIBERALI SUPRIMENTOS DE INFORMATICA LTDA. Aplicativo: FLEPDV Versão: 1.5.0 FVC0562014 LAUDO: FVC0562014 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA
EMPARI SAT CFE MANUAL DO USUÁRIO
EMPARI SAT CFE MANUAL DO USUÁRIO Índice SAT Fiscal Sobre o equipamento CF e SAT Equipamentos sugeridos pelo suporte Empari Empari SAT CFe Configuração Inicial Tela principal do Empari SAT CFe Configurar
modernidade e eficiência em automação comercial ANOS
modernidade e eficiência em automação comercial ANOS FUNCIONALIDADES Fácil de usar, contendo teclas de atalho para todos os comandos; Cadastro unificado de pessoas (Fornecedores, Clientes, Vendedores entre
ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU?
Sindicato das Empresas de Informática Estado do Rio de Janeiro ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU? Cristina S. Rodrigues Diretora (21) 2222-0223 - [email protected] 01. OBJETIVO Controle
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL. SS Tecnologia da Informação LTDA - ME APLICATIVO: ADAPTA Versão: 06.
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL SS Tecnologia da Informação LTDA - ME APLICATIVO: ADAPTA Versão: 06.04 i100072010 LAUDO: i10 007 2010 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA
MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA
MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo
Solução para Automação Comercial
Solução para Automação Comercial Programa Aplicativo Fiscal Emissor Cupom Fiscal (PAF-ECF) Impressoras Fiscais Permite comunicação com diversos modelos de impressoras fiscais, tais como: Daruma, Bematech,
PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal
PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal PAF-ECF O que é? O PAF (Programa Aplicativo Fiscal) é um software, que, instalado em um computador e conectado ao ECF (Emissor de Cupom Fiscal), tem a funcionalidade
Funções Sweda para implementação do PAF-ECF. Funções Sweda para a implementação do PAF-ECF
Funções Sweda para a implementação do PAF-ECF ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 01.04 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQ. ITEM DESCRIÇÃO FUNÇÕES SWEDA CONNECT C O PAF-ECF
Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF
Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF Este manual foi criado para fornecer explicações rápidas e objetivas sobre a ativação, configuração e operação da infraestrutura de Emissão de Cupons Fiscais do
LEITURA DE DADOS GRAVADOS EM DISPOSITVOS DE MEMÓRIA ELETRÔNICA DE EQUIPAMENTOS ECF
LEITURA DE DADOS GRAVADOS EM DISPOSITVOS DE MEMÓRIA ELETRÔNICA DE EQUIPAMENTOS ECF - Programa eecfc - MANUAL OPERACIONAL Versão 3.5 Fevereiro/2009 Atualizado com a versão 3.12 do eecfc ÍNDICE 1) INTRODUÇÃO...
S@T Fiscal. A nova exigência do governo em substituição ao ECF
S@T Fiscal A nova exigência do governo em substituição ao ECF S@T-Fiscal - A nova exigência do governo em substituição ao ECF 2 1. Introdução A partir de 1º de julho de 2015 não serão vendidos, nem lacrados
AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA
1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas
ATO HOMOLOGATÓRIO ECF Nº 09/06
ATO HOMOLOGATÓRIO ECF Nº 09/06 O GERENTE FISCAL, no uso de suas atribuições, Considerando o disposto no Regulamento do ICMS aprovado pelo Decreto n 1.090-R, de 25 de outubro de 2002, 1 do art. 695, Considerando
MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd II. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION
MANUAL DO SOFTWARE EPmfd II Rev. Nro. Notas Standard F Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION 1 Produto: EPmfd II Rev. F Data: 03/10/2008 Pg. 2/42 Índice
TERMO DESCRITIVO FUNCIONAL
TERMO DESCRITIVO FUNCIONAL Os representantes das unidades federadas signatárias do Protocolo ICMS 41/06 mediante realização de análise funcional do equipamento ECF abaixo identificado emitem o presente
Nossos canais de suporte ao desenvolvedor estarão disponíveis para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir, após a sua leitura.
STK (Start Kit DARUMA) Mapa da Leitura X Impressora Daruma Esse STK foi criado com o objetivo de reunir em um único lugar todas as informações referentes aos dados constantes em uma Leitura X, por isso,
www.centraldata.com.br
www.centraldata.com.br A EMPRESA A Centraldata Computadores iniciou suas atividades em Passo Fundo em 1989. Em meados de 1996, com a obrigatoriedade da implantação de impressoras fiscais em estabelecimentos
BANRISUL CARTÕES: ROTEIRO PARA PRÉ-HOMOLOGAÇÃO TEF DISCADO/DEDICADO
BANRISUL CARTÕES: ROTEIRO PARA PRÉ-HOMOLOGAÇÃO TEF DISCADO/DEDICADO ANEXO I : TEST A/C SELEÇÃO AÇÃO RESULTADO ESPERADO RESULTADO NSU/ OBSERVAÇÕES E OBTIDO COD. 01 ADM 4.ADMINISTRATIVO Configurar Produtos
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.7 Setembro/2011 POL1592012 WEBSOFTWARE LTDA APLICATIVO: WEBSOFTWARE PDV. Versão: 3.
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.7 Setembro/2011 POL1592012 WEBSOFTWARE LTDA APLICATIVO: WEBSOFTWARE PDV Versão: 3.0-1 - Nº DO LAUDO: POL1592012 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA REQUERENTE: a)
INFORMATIVO VSM. Setembro/2015 1
1 NOTA PARANAENSE A fim de sanar possíveis dúvidas referente à Nota Paranaense, segue abaixo o procedimento a ser realizado pelos estabelecimentos que atuam no varejo no Estado do Paraná: 1 PERGUNTE SE
CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL
CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL ÍNDICE Página 1. Orientações iniciais 3 2. Regularização de documentos perante a Receita 3 3. Verificando software e equipamento 4 3.1. Versão
Informações e Requisitos para o software NextSoft para 2015
Informações e Requisitos para o software NextSoft para 2015 Neste documento, você encontrará informações sobre: Parte 1 Informações sobre requisitos técnicos do computador, impressoras, e demais questões
Dezembro/2015. Informativo VSM
Informativo VSM 1 URGENTE! Atualização do OuroFarma / FrontFarma (versão 2.13.3 ou superior) 2 Caro cliente VSM, salientamos a importância de fazer a atualização do OuroFarma / FrontFarma para a versão
Palestrante: Thiago de Carvalho Moura
Palestrante: Thiago de Carvalho Moura Última modificação: 24/02/2015 SAT-CFe 1º a emitir o cupom fiscal do SAT no interior do estado de São Paulo 2 O que é o SAT- CF-e? É um documento fiscal de existência
ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF
Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/124 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.0 xxxx/2014 Aplicável à
NFC-e. Cuidados na escolha de hardware e software
NFC-e Cuidados na escolha de hardware e software Características Principais A NFC-e (modelo 65) é muito semelhante à NF-e (modelo 55), ambos são documentos eletrônicos com validade jurídica, de existência
Versão 1.0 xxxx/2013 Aplicável à versão 02.01 da ER-PAF-ECF
Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/126 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.0 xxxx/2013 Aplicável à
ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF
Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/125 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.0 xxxx/2013 Aplicável à
RAZÃO SOCIAL E-MAIL TELEFONE MUNICIPIO
MARCA: BEMATECH MP-20 FI II MP-20 FI II R MP-2000 TH FI MP-2100 TH FI MP-25 FI MP-3000 TH FI MP-40 FI II MP-4000 TH FI MP-4200 TH FI MP-4200 TH FI II BEMATECH IND E COM DE EQUIP ELETRON SA [email protected]
Manual de uso do Avance PDV
2015 Avance Sistemas e Consultoria Ltda Antes de começar... Todo o conteúdo deste material é de responsabilidade e uso exclusivo de Avance Sistemas & Consultoria Ltda. Dúvidas, sugestões e críticas são
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF FAE0242014. Objetiva Software e Franquias LTDA-ME
LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF FAE0242014 Objetiva Software e Franquias LTDA-ME APLICATIVO: Objetiva Varejo PDV Versão: 5.0 1 1 EMPRESA DESENVOLVEDORA REQUERENTE: a) Razão Social: Objetiva Software
VisualControl PAF-ECF Tecnologia em. Automação Comercial
HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualControl PAF-ECF Tecnologia em Automação Comercial I VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Tabela de Conteúdo Parte I Introdução 1 Parte
Curso básico de Emissor de Cupom Fiscal - ECF
Curso básico de Emissor de Cupom Fiscal - ECF TÓPICOS Pág. 1 - IMPRESSORA FISCAL - ECF (Emissor de Cupom Fiscal) 03 1.1 - Tipos de ECF 03 1.2 Cabos 04 1.3 Lacração 05 1.4 - Cupom Fiscal 08 2 - SAT FISCAL
SAIBA COMO ADEQUAR SEU VAREJO ÀS NOVAS REGRAS DO FISCO
SAIBA COMO ADEQUAR SEU VAREJO ÀS NOVAS REGRAS DO FISCO ÍNDICE APRESENTAÇÃO...03 A QUEM SE DESTINA...04 PONTOS IMPORTANTES...05 A LEGISLAÇÃO...10 CONCLUSÃO...12 APRESENTAÇÃO 3 Este guia foi desenvolvido
ECF Equipamento Emissor de Cupom Fiscal
ECF Equipamento Emissor de Cupom Fiscal 1. O que é ECF? R. É o equipamento devidamente autorizado pelo fisco e instalado no estabelecimento utilizado para a emissão de cupons fiscais em operações de vendas
GAL 16.03 PS1. 2013 Linx. 31/07/2013 Equipe de Documentação [email protected]
2013 Linx 31/07/2013 Equipe de Documentação [email protected] 1 2013 Linx Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida por qualquer forma ou meio - gráfico, eletrônico,
imagem ilustrativa Cartilha DIMEP D-SAT
imagem ilustrativa Cartilha DIMEP D-SAT O que é CF-e-SAT? O SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais
Apostila PDV Frente de Caixa
Apostila PDV Frente de Caixa Sumário Sincronização dos dados...4 Menu PDV...4 Abrir PDV...4 PDV (Ctrl+V)...4 Processos de Vendas...5 Venda em Dinheiro...5 Venda em Cartão de Débito...6 Venda em Cartão
TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS
TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS Francislane Pereira Edson Ataliba Moreira Bastos Junior Associação Educacional Dom Bosco - AEDB Denis Rocha da Silva RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar a
Suporte ao Desenvolvedor: 0800 770 332 0 www.desenvolvedoresdaruma.com.br. STK (Start Kit DARUMA)
STK (Start Kit DARUMA) Programando pela primeira vez com a DarumaFramework.dll O que vem a ser a DarumaFramework? A DarumaFramework é uma DLL integradora de alto nível, que foi desenvolvida para você programador,
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA FAZENDA. Nota Fiscal Paulista. Perguntas Técnicas mais Freqüentes (FAQ Técnico)
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA FAZENDA Nota Fiscal Paulista Perguntas Técnicas mais Freqüentes (FAQ Técnico) Versão 1.3 30/07/2010 Índice Analítico 1. Objetivo deste
Manual PAF-ECF SUPERANDO DESAFIOS. Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012
SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os
Na primeira vez de usar:
MANUAL DE USUÁRIO EV2014 Na primeira vez de usar: Veja a figura de estrutura de programa: CLIENTES DESTINATARIO PRODUTOS 2. PEDIDOS CÓDIGO DE TRIBUTOS 1.CADASTRO DE BANCO DE DADOS 3. NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Obrigatoriedade do ECF
EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL ECF CONCEITO ECF é o equipamento de automação comercial com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes a operações
T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Gestão de Lojas PAF-ECF e TEF
Módulo Comercial Gestão de Lojas PAF-ECF e TEF Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Comercial Gestão de Lojas PAF-ECF + TEF. Todas informações aqui disponibilizadas foram
SPED Fiscal (EFD) - O que é? - Como gerar o arquivo utilizando o SisMoura.
SPED Fiscal (EFD) - O que é? - Como gerar o arquivo utilizando o SisMoura. O que é? A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos
TERMO DESCRITIVO FUNCIONAL
TERMO DESCRITIVO FUNCIONAL Os representantes das unidades federadas signatárias do Protocolo ICMS 41/06 mediante realização de análise funcional do equipamento ECF abaixo identificado emitem o presente
Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa
Introdução 1 1 Introdução 1.1 Bem Vindo ao Sistema Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Sistema desenvolvido nos mais altos padrões tecnológicos que tem por finalidade atender todas as exigências
Nota Fiscal Paulista. Perguntas Técnicas mais Freqüentes (FAQ Técnico)
Nota Fiscal Paulista Perguntas Técnicas mais Freqüentes (FAQ Técnico) Versão 1.3 30/07/2010 Índice Analítico 1. Objetivo deste Documento 3 2. Envio de arquivo de Notas Fiscais Modelo 1 4 2.1 Arquivo validado
Recadastramento de ECF Perguntas e Respostas
Recadastramento de ECF Perguntas e Respostas Setembro/2007 1) Qual o instituto normativo que dispõe sobre o recadastramento de ECF? A Instrução Normativa nº 11/07, de 24 de agosto de 2007, publicada no
1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e?
1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL/ DATA DO PROTOCOLO
TERMO DESCRITIVO FUNCIONAL Os representantes das unidades federadas signatárias do Protocolo ICMS 41//06 mediante realização de análise funcional do equipamento ECF abaixo identificado emitem o presente
VERSÃO SATECF 4.1. DADOS CADASTRAIS M.M. INFORMÁTICA http://www.mminformatica.com.br/arquivos/dados_cadastrais.pdf
DADOS CADASTRAIS M.M. INFORMÁTICA http://www.mminformatica.com.br/arquivos/dados_cadastrais.pdf VERSÃO SATECF 4.1 Razão Social: Comercial M.M. Informática Ltda Endereço: Rua das Gaivotas, 586 3º e 4º andar
O que é o SAT. Principais características do SAT. Prazos e obrigatoriedade
O que é o SAT SA T O SAT, Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, é um sistema que tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais do varejo dos contribuintes
PORTARIA CAT- 60, de 28-6-2007
PORTRI CT- 60, de 28-6-2007 de 18 3/7/2007 11:36 PORTRI CT- 60, de 28-6-2007 (DOE 29/06/2007) ltera a Portaria CT-52/07, de 6-6-2007, que dispõe sobre geração e guarda de arquivo digital por contribuinte
Modelos e Marcas de Impressoras e. Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2
Modelos e Marcas de Impressoras e Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2 Versão do sistema Questor Empresarial PDV 1.1.45 Versão do Manual 1.0 1- CONFIGURAÇÃO
LEITURA DE DADOS GRAVADOS EM DISPOSITVOS DE MEMÓRIA ELETRÔNICA DE EQUIPAMENTOS ECF
LEITURA DE DADOS GRAVADOS EM DISPOSITVOS DE MEMÓRIA ELETRÔNICA DE EQUIPAMENTOS ECF - Programa eecfc - MANUAL OPERACIONAL Versão 4.0 Outubro/2011 Atualizado com a versão 3.24 do eecfc ÍNDICE 1) INTRODUÇÃO...
TEF / POS. Documento atualizado em 26/03/2015.
TEF / POS A AFRAC Associação Brasileira de Automação para o Comércio, através de seu departamento jurídico, no interesse de atualizar seus associados, bem como demais interessados, confeccionou o presente
ATO HOMOLOGATÓRIO ECF Nº 05/2012
1 ATO HOMOLOGATÓRIO ECF Nº 05/2012 A GERENTE FISCAL, no uso de suas atribuições, Considerando o disposto no Regulamento do ICMS aprovado pelo Decreto n 1.090-R, de 25 de outubro de 2002, inciso II do art.
TUTORIAL CADASTRO DE CHECKOUT
Apresentação A rotina 2044 Cadastrar Checkout é responsável pelo cadastramento dos caixas de autosserviço do módulo 20. Neste tutorial veremos como cadastrar checkout. Sobre o processo é importante ter
Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de
Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de produtos para uma filial...05 Ajuste de preço de produto...05
Manual de Operação do Multiconta Drive / Delivery
Manual de Operação do Multiconta Drive / Delivery Após instalar o programa, executar..., então aparecerá a tela de abertura abaixo. Nesta tela mostra também a versão do programa. Se for a primeira vez
Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná - SEFA Coordenação da Receita do Estado CRE
O DIRETOR DA COORDENAÇÃO DA RECEITA DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso X do art. 9º do Regimento da CRE - Coordenação da Receita do Estado, aprovado pela Resolução SEFA n. 88, de
ÍNDICE. 1. Afinal, o que é NFC-e? 2. Vantagens da NFC-e para o seu negócio. 3. Sou obrigado a emitir a NFC-e? 4. O que eu preciso para emitir a NFC-e?
CONHECENDO A NFC-E ÍNDICE 1. Afinal, o que é NFC-e? 2. Vantagens da NFC-e para o seu negócio 3. Sou obrigado a emitir a NFC-e? 4. O que eu preciso para emitir a NFC-e? 5. Como emitir a NFC-e pelo seu Sistema
MicrovixPOS TEF dedicado e Impressoras Fiscais Homologadas
MicrovixPOS TEF dedicado e Impressoras Fiscais Homologadas Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data Autor Descrição 13/06/2012 Rodrigo
Sistema Gerencial de Farmácias Podium (Java - Fiocruz) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20)
Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20) Consulta de Produtos Foi criado novo campo na Consulta de Produtos na tab page II com o nome IPPT (Indicador de Produção
Manual Balanças Kids. Balança Pesadora Kids Manual do Usuário. www.upxsolution.com.br Vendas: 11 4096-9393 Página: 1
Balança Pesadora Kids Manual do Usuário www.upxsolution.com.br Vendas: 11 4096-9393 Página: 1 Indice 1. Instalação 2. Localização da Funções 3. Ligando a Balança 4. Operação 5. Configurações 6. Mensagens
https://tributario.sef.sc.gov.br/tax.net/novologin.aspx?returnurl=%2ftax.net%2fdefault.aspx Figura 1
Aplicação Técnica 004 Assunto: Procedimentos para utilização do Sistema de Administração Tributária S@T Ref: Módulo CEI - Projeto SEF/ Santa Catarina Junho/2004 Apresentação O Módulo CEI (Controle de Empresas
MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF
MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF Junho/2015 1. INTRODUÇÃO... 1 1.1. SIGLAS UTILIZADAS... 1 1.2. OBJETIVO... 1 1.3. ETAPAS DA CESSAÇÃO... 1 1.4. PRÉ-REQUISITOS...
Lemarq Informática PDV Manual do Usuário
Configurando o PDV No menu principal escolha a opção CONFIGURA Janela de Configuração (Tela 1) Servidor Remoto Host = Numero IP do servidor de Banco de Dados. Por exemplo 192.168.0.100. Se o servidor for
