CORRELAÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, MORFOLÓGICAS E ELÉTRICAS DAS BLENDAS PHEMA/PVDF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CORRELAÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, MORFOLÓGICAS E ELÉTRICAS DAS BLENDAS PHEMA/PVDF"

Transcrição

1 CORRELAÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, MORFOLÓGICAS E ELÉTRICAS DAS BLENDAS PHEMA/PVDF Lívio B.J. da Silva 1, Patrícia S. de O. Patricio 1, Tulio Matencio 2, Rodrigo L. Oréfice 1 * 1 Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG, Rua Espírito Santo, 35 sala 306, Belo Horizonte/MG - rorefice@demet.ufmg.br; 2 Departamento de Química da UFMG Relationship between structural, morphological and electrical properties in PHEMA/PVdF blends Polymer electrolytes are technologically important since they can be used in the fabrication of special devices such as electrochromic devices, lithium batteries and sensors, among others. In this work, blends of poly(hydroxyethyl methacrylate) (Phema) and poly(vinylidene difluoride) (PVdF) were produced and combined with LiClO 4. FTIR results indicated the presence of interactions between PVdF, Phema and the salt. DSC results showed that the Tg s of the polymers were shifted to higher temperatures for systems containing high concentration of each polymer in the other. SEM images indicated a degree of miscibility between the polymers particularly for 25 and 75% m/m compositions. It was also possible to control the level of electrical conductivity of the blends by changing the composition of the system. Introdução Os eletrólitos poliméricos sólidos (SPE) são freqüentemente estudados na literatura por diferentes grupos de pesquisa 1,2. O interesse nesse tipo de material se deve principalmente a grande variedade de aplicações possíveis, tais como, dispositivos eletrocrômicos, baterias de íon-lítio secundárias, células combustíveis e sensores 3. Esse tipo de eletrólito conta com propriedades mecânicas favoráveis, embora a condutividade elétrica não seja alta na temperatura ambiente. Com isso, o desenvolvimento de sistemas poliméricos com maior condutividade iônica tornou-se objetivo de muitos trabalhos científicos. Uma das estratégias adotadas é a preparação de blendas poliméricas, com o intuito de estabelecer uma relação entre a condutividade elétrica e a composição dos SPE 4. Baskaran e colaboradores 3 estudaram o efeito da variação da razão de blendas PVAc/ PVdF contendo perclorato de lítio (LiClO 4 ) na condutividade iônica do SPE. As características de relaxação da blenda foram discutidas em termos de impedância e análise dielétrica. Já Rajendran e colaboradores 1 verificaram o efeito da concentração de sal (LiClO 4 e LiBF 4 ) em blendas de PVdF/PVC mantendo uma composição fixa (80-20%m/m). No estudo seguinte serão preparadas blendas contendo diferentes composições de PVdF e poli(metacrilato de hidroxietila) (phema) e uma concentração determinada de LiClO 4, visando sondar a relação entre as propriedades estruturais, morfológicas, térmicas e a condutividade elétrica desses eletrólitos. As técnicas de caracterização utilizadas foram espectroscopia na região do

2 Transmitância/ u.a. infravermelho (FTIR-ATR), calorimetria exploratória diferencial modulada (MTDSC), microscopia eletrônica de varredura (SEM) e espectroscopia de impedância (EI). Experimental Os eletrólitos de PVdF/Phema/LiClO 4 foram preparadas por casting usando dimetilformamida (DMF) como solvente e vazados em um recipiente de silicone. As amostras permaneceram na estufa por uma semana. Todos os reagentes utilizados foram da marca Aldrich. Os espectros de FTIR-ATR foram obtidos usando espectrofotômetro FTIR-GX Perkin- Elmer com ATR horizontal, na região de cm -1 utilizando cristais de seleneto de zinco. As amostras, na forma de filme foram colocadas diretamente sobre o cristal. As curvas de MTDSC foram obtidas em um aparelho TA Instruments MTDSC 2920, utilizando cadinho de alumínio, gás de purga hélio na vazão de 40mL/min. Foi feita uma primeira varredura com o intuito de destruir a história térmica da amostra. A rampa de aquecimento ( T= C) de usada na segunda varredura foi de 3 C/min, modulação com amplitude de 1ºC com período de 60 segundos. As microscopias foram feitas na região da criofratura As medidas de impedância foram realizadas com um equipamento Autolab PG100/FRA. Resultados e Discussão A figura 1 mostra os espectros de FTIR-ATR obtidos para as blendas PVdF/Phema e polímeros puros. PVdF 75% 50% 25% Poli-HEMA Número de onda/ cm -1 Figura 1- Espectros obtidos por FTIR-ATR para os eletrólitos puros e blendas contendo 25, 50 e 75% de PVdF. O espectro de FTIR-ATR do PVdF/LiClO 4 mostrou a presença de bandas próximas a 1632, 1410 e 1238cm -1, associadas a vibração de estiramento dos grupos C=C, C-F, e à deformação

3 Cp rev /u.a. do C-F 1 2. Também pode ser verificada a presença de bandas em 876 e 836 cm -1 atribuídas à combinação das vibrações de estiramento C-C e deformações do esqueleto CF-CH-CH no PVdF. As principais bandas do Phema também estão presentes no espectro do polímero-sal (Figura 1). As absorções em , 1710, 1150 e 1022cm -1 associadas as vibrações de estiramento dos grupos O-H, C=O, C-C-O e deformação do O-H. O grupo carbonila é geralmente observado em torno de 1730cm -1, quando está livre. De acordo com a Baskaran, para estudos PVAc, este grupo é deslocado para freqüências menores quando forma complexos com o íons Li +. Sendo assim, possivelmente os eletrólitos obtidos com PVdF e Phema formam complexos com o íons lítio 5,6. Nos espectros FTIR dos eletrólitos preparados a partir das blendas, observam-se bandas relacionadas às vibrações de estiramento dos grupos presentes tanto no PVdF quanto no Phema. Uma das principais diferenças observadas nos espectros de FTIR dos eletrólitos obtidos a partir das blendas está relacionada com a intensidade da banda 1150 cm -1 que torna-se maior que a da banda 1022cm -1, quando comparado ao de Phema puro. Essa variação não está relacionada com a adição de PVdF, então pode-se inferir que são formadas interações químicas entre os polímeros. A figura 2 mostra as curvas de MTDSC obtidas para os eletrólitos poliméricos PVdF/ LiClO 4 e 25 e 75%m/m de PVdF em presença de sal. PVdF/ LiClO 4 25%PVdF/ LiClO 4 75%PVdF/ LiClO Temperatura/ o C Figura 2- Curvas de MTDSC para os eletrólitos de PVdF/ LiClO 4 e concentrações de 25 e 75% m/m de PVdF contendo sal de lítio e Phema. A temperatura de transição vítrea para o PVdF/LiClO 4 foi identificada, na curva de capacidade calorífica reversível, em -110 C (on set). Outros autores identificaram essa transição em temperaturas mais altas, possivelmente devido às diferenças no protocolo de medida 3. Para o Phema não foi possível identificar a transição vítrea. Ao comparar as curvas dos eletrólitos preparados por blendas com concentrações de 25 e 75%m/m de PVdF e do eletrólito na ausência de Phema, observa-se um deslocamento significativo da T g para maiores temperaturas. A mistura do Phema confere ao eletrólito um caráter mais vítreo.

4 Também pode-se inferir que a um grau de miscibilidade entre os polímeros devido ao deslocamento significativo da temperatura de transição vítrea. Na curva de MTDSC do eletrólito contendo concentrações iguais dos dois polímeros observou-se um T g bem próxima (-108 C) à observada para o PVdF puro. A figura 3 mostra as imagens de SEM obtidas para as regiões de fratura dos eletrólitos PVdF/Phema/LiClO 4 e polímeros contendo sal. (a) (b) (c) (d) (e) Figura 3- Imagens de criofratura obtidas por SEM para o eletrólito de PVDF (a), e das blendas 75% (b), 50%(c) 25(d) %m/m PVDF e Phema (e). O filme de PVdF com presença de sal apresenta alta porosidade e uma distribuição do polímero em forma de aglomerados com aproximadamente 5 m, como pode ser observado na Figura 3(a). A adição de Phema confere ao material uma redução da porosidade e do tamanho dos domínios, para cerca de 1 m (Figura 3(b)). Os aglomerados mostrados na imagem de SEM para o PVdF são esferas bem definidas, que tem sua forma modificada após a adição do Phema, como pode ser melhor visualizado na Figura 4(a) e (b), que são imagens dos eletrólitos de PVdF e PVdF/Phema (75%m/m de PVdF). (a) (b) Figura 4- Imagens de criofratura com maior magnitude obtidas por SEM para o eletrólito de PVDF (a), e das blendas 75%m/m PVDF (b). O eletrólito contendo 50%m/m dos polímeros (Figura 1(c)) apresentou uma fratura heterogênea com a presença de duas fases, uma contínua e outra na forma de aglomerados, sugerindo um menor grau de miscibilidade que os demais materiais.

5 Condutividade (s/cm 2 ) Na imagem SEM do material que contém 25%m/m de PVdF (Figura 3(d)) verifica-se a presença de duas fases. O domínio contínuo é semelhante ao mostrado para o eletrólito de Phema. Já os domínios esféricos foram observados em toda a extensão distribuídos de maneira homogênea por toda a amostra. Os tamanhos observados para esses domínios são dá ordem de 1 a 3 m e foram associados à fase rica em PVdF. A figura 5 mostra um aumento da condutividade elétrica dos eletrólitos em função da concentração do PVdF %m/m PVdF Figura 5- Curva de variação da condutividade elétrica dos eletrólitos em função da concentração de PVdF. A condutividade elétrica aumenta com a concentração de PVdF no composto. A variação não é linear uma vez que as blendas não são consideradas miscíveis. A mistura contendo 25%m/m de PVdF é a que apresenta um valor de condutividade elétrica mais próximo ao calculado pela regra de adição para blendas miscíveis 7. De acordo com os resultados de FTIR-ATR esse material é o que apresentou deformação mais significativa das bandas indicando interação entre os grupos químicos dos polímeros. Nas imagens de SEM, Fig. 4, observa-se pequena quantidade de fases dispersas com domínios de tamanhos reduzidos, indicando que há um grau de miscibilidade entre os componentes do sistema. Conclusões Os eletrólitos contendo concentrações variadas de PVdF e Phema foram preparados, bem como aqueles obtidos para os polímeros puros. Os resultados das análises estrutural (FTIR-ATR), térmica (MTDSC), morfológica (SEM) e elétrica (EI) corroboram, indicado a presença de interação entre os polímeros. Também pode-se concluir que o material contendo 50% m/m dos polímeros apresentou menor miscibilidade que os demais. Através dos espectros de FTIR-ATR foi possível sugerir interações entre o PVdF e o Phema, e entre os íons Li + do sal e o grupo carbonila do Phema. Os resultados de MTDSC mostraram o

6 deslocamento na transição vítrea para os materiais contendo valores extremos de concentração, reforçando a existência de interações entre os polímeros. Os estudos da morfologia dos eletrólitos também reforçaram a existência de um grau de miscibilidade entre os polímeros para as concentrações de 25 e 75%m/m de PVdF. Na fratura do eletrólito 50% em massa dos polímeros observa-se duas fases distintas com morfologias similares aquelas dos polímeros puros (contendo apenas sal). Foi possível estabelecer um controle da condutividade elétrica dos eletrólitos e das propriedades mecânicas (características mais ou menos vítrea dos materiais) através da variação da concentração dos polímeros. Observou-se um ganho na condutividade elétrica dos eletrólitos com o aumento da concentração de Phema nas misturas. Agradecimentos Aos órgãos de fomento CNPq e FAPEMIG. Referências Bibliográficas 1. C. P. Fonseca; J. E. Benedetti; S. Neves, J. Power Source. 2006, 158, A. Du Pasquier; I. Plitz; J. Gural; F. Badway; G.G. Amatucci, J. Power Sources 2004, 136, R. Baskaran; S. Selvasekarapadian; N. Kuwata; J. Kawamura; T. Hattori, Mat. Chem. and Phys. 2006, 98, I. Nicotera; N. Coppola; C. Oliviero; M. Castriota; Cazzanelli, Solid State Ionics, 2006, 177, M.C.L. Martins; D.Wang; J. Ji; L. Feng; M.A. Barbosa, Biomaterials 2003, 24, F. Rosso; A. Barbarasi; M. Barbarasi; O. Petillo; S. Margarucci, A. Calarco; G. Peluso, Mat. Sci. & Eng. C 2003, 23, M. J. Folkes; P. S. Hope; Polymer Blends and Alloys, Blackie Academic, London, 1993

SÍNTESE E CARACTERIZACAO DE BLENDAS CONDUTORAS DE PANI- PVA

SÍNTESE E CARACTERIZACAO DE BLENDAS CONDUTORAS DE PANI- PVA SÍNTESE E CARACTERIZACAO DE BLENDAS CONDUTORAS DE PANI- PVA Bruna T. N. C. Andrade, Lívio B.J. da Silva 1, Patrícia S. de O. Patricio 1, Rodrigo L. Oréfice 1 * 1 Departamento de Engenharia Metalúrgica

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III)

PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III) PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III) Adriana L. Santana 1*, Paula N. Oliveira 1, Alfredo T. N. Pires 1, José R.

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE.

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. C. H. FERREIRA 1, E. F. PASSOS 1, P. T. MARQUES 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato

Leia mais

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ;

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO ISOFTALAMIDA) E POLI(p-CRESOLFORMALDEÍDO) SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; 1 Deptº de Química

Leia mais

RESUMOS COM RESULTADOS RESUMOS DE PROJETOS

RESUMOS COM RESULTADOS RESUMOS DE PROJETOS 253 RESUMOS COM RESULTADOS... 254 RESUMOS DE PROJETOS... 256 RESUMOS COM RESULTADOS 254 PREPARAÇÃO E ANALISE DO FILME COMPÓSITO PVDF COM BAZRO3... 255 255 Pesquisa (ENAPI ) Comunicação oral UNIVERSIDADE

Leia mais

Membranas de Eletrodiálise: Síntese e Caracterização. Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues

Membranas de Eletrodiálise: Síntese e Caracterização. Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues Membranas de Eletrodiálise: Síntese e Caracterização Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues ELETRODIÁLISE Fluxograma do funcionamento de uma planta de Eletrodiálise na recuperação de Metais MEMBRANAS

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas Prof. Joana Lancastre JULHO DE 2014 Introdução Os materiais híbridos são materiais constituídos por uma componente orgânica (polímero - PDMS)

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FASES DE BLENDAS DE POLI(ETILENO-CO-ÁLCOOL VINÍLICO) E POLIMETACRILATOS

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FASES DE BLENDAS DE POLI(ETILENO-CO-ÁLCOOL VINÍLICO) E POLIMETACRILATOS ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FASES DE BLENDAS DE POLI(ETILENO-CO-ÁLCOOL VINÍLICO) E POLIMETACRILATOS Débora Nisiyama 1, Juliana A. de Lima, Maria I. Felisberti 3 * Instituto de Química, Universidade Estadual

Leia mais

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz Análises Térmicas Sandra Maria da Luz Principais Técnicas Termoanalíticas 2 Áreas que utilizam a Análise Térmica polímeros alimentos catálise corrosão cerâmica metais engenharia civil farmacêutica inorgânica

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PEBAX COMO AGENTE COMPATIBILIZANTE À BLENDA IMISCÍVEL DE POLIPROPILENO/POLIAMIDA6

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PEBAX COMO AGENTE COMPATIBILIZANTE À BLENDA IMISCÍVEL DE POLIPROPILENO/POLIAMIDA6 INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PEBAX COMO AGENTE COMPATIBILIZANTE À BLENDA IMISCÍVEL DE POLIPROPILENO/POLIAMIDA6 Jerusa Roeder* Ricardo Vinicius Bof de Oliveira Valdir Soldi Alfredo Tibúrcio Nunes Pires Departamento

Leia mais

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Douglas R. Marques 1 e Luis A. dos Santos 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil,

Leia mais

Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC)

Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT

Leia mais

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Ane Josana Dantas Fernandes, José Hundemberg Pereira Barbosa *Maria Gardênnia da

Leia mais

COMPÓSITOS FORMADOS A PARTIR DE ACETATO DE LÍTIO E PET

COMPÓSITOS FORMADOS A PARTIR DE ACETATO DE LÍTIO E PET COMPÓSITOS FORMADOS A PARTIR DE ACETATO DE LÍTIO E PET M.A.N. Beltrão 1, M. L. Santos 1, O.L. Alves 2 *, L.S. Barreto 1 1 Departamento de Química - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE CEP:

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DOS REVESTIMENTOS POLIMÉRICOS OBTIDOS A PARTIR DE BLENDAS BINÁRIAS E TERNÁRIAS: PDMA/PVDF E PDMA/PVDF/CO-PTFE

CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DOS REVESTIMENTOS POLIMÉRICOS OBTIDOS A PARTIR DE BLENDAS BINÁRIAS E TERNÁRIAS: PDMA/PVDF E PDMA/PVDF/CO-PTFE CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DOS REVESTIMENTOS POLIMÉRICOS OBTIDOS A PARTIR DE BLENDAS BINÁRIAS E TERNÁRIAS: PDMA/PVDF E PDMA/PVDF/CO-PTFE Kátia S. M. Fonseca 1, Maria Elisa S. R. e Silva 1*, Vanessa F. C. Lins

Leia mais

Estudo das propriedades vibracionais e estruturais dos cristais de ácidos mirístico usando as técnicas de espectroscópica Raman e difração de raios X

Estudo das propriedades vibracionais e estruturais dos cristais de ácidos mirístico usando as técnicas de espectroscópica Raman e difração de raios X Estudo das propriedades vibracionais e estruturais dos cristais de ácidos mirístico usando as técnicas de espectroscópica Raman e difração de raios X Agência financiadora: CNPq Beatriz Cordeiro de Bona

Leia mais

ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. Resumo: Introdução

ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. Resumo: Introdução ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR Patrick Antonio Morelo (UNICENTRO), Luiz Fernando Cótica,Fabio Luiz Melquíades e Ricardo Yoshimitsu Miyahara (Orientador), e-mail: rmiyahara@unicentro.br.

Leia mais

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA T. C. S. PEREIRA 1 e G. A. FERNANDES 2 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA Sumário

ANÁLISE TÉRMICA Sumário ANÁLISE TÉRMICA Sumário 1- Conceito 2- Tipos de métodos térmicos Princípios gerais de cada método Instrumentação Aplicações Conceito Análise Térmica é um termo que abrange um grupo de técnicas nas quais

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA. ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA. Franco D. R. Amado 1*, Luiz F. Rodrigues Jr. 2, Maria M. C. Forte 2, Carlos A. Ferreira 2 1* Depto.

Leia mais

Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades

Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades Bárbara Fernanda F. dos Santos 1 ; Itamara Farias Leite 1 1Departamento de Engenharia de Materiais, Centro de Tecnologia,,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL Gleisa Pitareli 1*, Edilene de Cássia D. Nunes 2, Eufemia Paez Soares 3, Aline

Leia mais

MORFOLOGIA E PROPRIEDADES TÉRMICAS DE BLENDAS DE POLI(ÁLCOOL VINÍLICO)/QUITOSANO

MORFOLOGIA E PROPRIEDADES TÉRMICAS DE BLENDAS DE POLI(ÁLCOOL VINÍLICO)/QUITOSANO MORFOLOGIA E PROPRIEDADES TÉRMICAS DE BLENDAS DE POLI(ÁLCOOL VINÍLICO)/QUITOSANO Bárbara Fernanda F. dos Santos, Jéssica Raquel da Silva, Itamara Farias Leite * Departamento de Engenharia de Materiais,

Leia mais

4 Resultados Análise das soluções sólidas: Cr 2x Fe 2-2x Mo 3 O 12, Al 2x Cr 2-2x Mo 3 O 12, e Al 2x Fe 2-2x Mo 3 O 12.

4 Resultados Análise das soluções sólidas: Cr 2x Fe 2-2x Mo 3 O 12, Al 2x Cr 2-2x Mo 3 O 12, e Al 2x Fe 2-2x Mo 3 O 12. 4 Resultados 4.1. Análise das soluções sólidas: Cr 2x Fe 2-2x Mo 3 O 12, Al 2x Cr 2-2x Mo 3 O 12, e Al 2x Fe 2-2x Mo 3 O 12. 4.1.1. Análise da solubilidade utilizando MEV A análise por microscopia eletrônica

Leia mais

Técnicas de Análises Térmicas (Thermal Analysis - TA) de Materiais

Técnicas de Análises Térmicas (Thermal Analysis - TA) de Materiais Técnicas de Análises Térmicas (Thermal Analysis - TA) de Materiais TG Termogravimetria DTA Análise Térmica Diferencial DSC Calorimetria Diferencial de Varredura Métodos de análises térmicas Análise térmica

Leia mais

Estudo Interlaboratorial para Aferição de Espectrômetro Infravermelho

Estudo Interlaboratorial para Aferição de Espectrômetro Infravermelho Estudo Interlaboratorial para Aferição de Espectrômetro Infravermelho Yoshio Kawano Resumo: A Comissão Técnica de Caracterização e Identificação de Polímeros, da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol),

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO.

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. Camila M. O. Wolski 1, Jéssica K. Akishino 1, Mario S. Cabussu 2, Kleber F. Portella 1, Paulo C. Inone 1, Marilda Munaro 1 *. 1* -

Leia mais

Preparação e Caracterização de Membranas Microporosas Obtidas a Partir de Blendas de PVDF/PMMA.

Preparação e Caracterização de Membranas Microporosas Obtidas a Partir de Blendas de PVDF/PMMA. Preparação e Caracterização de Membranas Microporosas Obtidas a Partir de Blendas de PVDF/PMMA. José Carlos C. Petrus, Hilary C. Menezes e Alfredo T. N. Pires. Resumo: Membranas microporosas foram preparadas

Leia mais

Termogravimetria. Duncan Price IPTME, Loughborough University

Termogravimetria. Duncan Price IPTME, Loughborough University Termogravimetria Duncan Price IPTME, Loughborough University Copyright: D.M.Price@lboro.ac.uk (2006) A maioria dos slides. Os de FTIR não são desta fonte, são próprios. definições. uma técnica onde a massa

Leia mais

PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE.

PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE. PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE. Leonardo A. D. Bandeira, Elidiane Cipriano Rangel Campus de Sorocaba Engenharia de Controle

Leia mais

APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT 5872

APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT 5872 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT

Leia mais

ESTUDO DA MISCIBILIDADE DE BLENDAS DE BORRACHA NATURAL E COLÁGENO HIDROLISADO

ESTUDO DA MISCIBILIDADE DE BLENDAS DE BORRACHA NATURAL E COLÁGENO HIDROLISADO ESTUDO DA MISCIBILIDADE DE BLENDAS DE BORRACHA NATURAL E COLÁGENO HIDROLISADO Elen P. S. Arlindo 1*, Gilberto C. Fuzari Jr 2, José A. Malmonge 3 1*, 2 e 3 Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE BIOFILMES DE AMIDO UTILIZANDO COMO PLASTIFICANTES DIFERENTES ÁCIDOS CARBOXÍLICOS

DESENVOLVIMENTO DE BIOFILMES DE AMIDO UTILIZANDO COMO PLASTIFICANTES DIFERENTES ÁCIDOS CARBOXÍLICOS DESENVOLVIMENTO DE BIOFILMES DE AMIDO UTILIZANDO COMO PLASTIFICANTES DIFERENTES ÁCIDOS CARBOXÍLICOS L.C. Cruz¹*; C. S. Miranda¹; W.J. dos Santos 1 ; A.P.B Gonçalves 1 ; J. C. Oliveira 1 ; N. M. José¹ 1-

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS TROCADORAS DE PRÓTONS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS TROCADORAS DE PRÓTONS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃ DE MEMBRANAS PLIMÉRICAS TRCADRAS DE PRÓTNS PARA CÉLULAS A CMBUSTÍVEL Agne R. Carvalho 1*, Fernando A. Ferraz 1, Rafael A. Soldi 1, Angelo R. S. liveira 1, Mauricio P. Cantão 2,

Leia mais

Joyci Camila da Silva (1,2), André Luiz Medeiros Ramos (3), Luiz Henrique Caparrelli Mattoso

Joyci Camila da Silva (1,2), André Luiz Medeiros Ramos (3), Luiz Henrique Caparrelli Mattoso AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DA BORRACHA NATURAL DE NOVOS CLONES DE SERINGUEIRA DO PARANÁ Joyci Camila da Silva (1,2), André Luiz Medeiros Ramos (3), Luiz Henrique Caparrelli Mattoso (1), Maria

Leia mais

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE José Francisco B. Júnior, Pedro D. R. Monteiro, Jairton de M. Alencar, Luizângela R. Silva, José Milton E. de Matos, Kaline S.

Leia mais

PREPARAÇÃO DE MEMBRANAS PVA/XANT/AROEIRA APLICADAS EM PROCESSO REGENERATIVO TECIDUAL.

PREPARAÇÃO DE MEMBRANAS PVA/XANT/AROEIRA APLICADAS EM PROCESSO REGENERATIVO TECIDUAL. PREPARAÇÃO DE MEMBRANAS PVA/XANT/AROEIRA APLICADAS EM PROCESSO REGENERATIVO TECIDUAL. ¹*D. G. de Sousa (IC), ¹F.V.C. Canafístula, ¹L.F. da Rocha, ¹F. H. A. Rodrigues (PQ), ¹D. S. da Silva (PQ). Avenida

Leia mais

5 Influência da Tensão de Autopolarização

5 Influência da Tensão de Autopolarização 5 Influência da Tensão de Autopolarização 5.1. Introdução Neste Capítulo são apresentados os resultados obtidos no estudo da influência da tensão de autopolarização na deposição e na estrutura de filmes

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO T. R. AUGUSTINHO 1, G. MOTZ 2, R. A. F. MACHADO 1 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO T. C. S. PEREIRA 1, G. R. SANTOS 1 e G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica

Leia mais

EFEITO DA ADIÇÃO DE LIGNINA NAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE POLIÉSTERES A BASE DE GLICEROL E ÁCIDOS FTÁLICO E ADÍPICO.

EFEITO DA ADIÇÃO DE LIGNINA NAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE POLIÉSTERES A BASE DE GLICEROL E ÁCIDOS FTÁLICO E ADÍPICO. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais EFEITO DA ADIÇÃO DE LIGNINA NAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE POLIÉSTERES A BASE DE GLICEROL E ÁCIDOS FTÁLICO E ADÍPICO. D. H.

Leia mais

MEMBRANA DE PMMA/PEO: OBTENÇÃO E ESTUDO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA SOLUÇÃO DE PARTIDA

MEMBRANA DE PMMA/PEO: OBTENÇÃO E ESTUDO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA SOLUÇÃO DE PARTIDA MEMBRANA DE PMMA/PEO: OBTENÇÃO E ESTUDO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA SOLUÇÃO DE PARTIDA Schuhmacher, E.; Soldi V.; Pires, A. T. N. Laboratório de Materiais Poliméricos - POLIMAT Departamento de Química

Leia mais

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico)

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Jéssica Raquel M. B. da Silva 1 ; Itamara Farias Leite 1 1 Departamento

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO2

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO2 ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO 2 Ana C.S Valentim 1, Maria I. B. Tavares 1, Emerson O. da Silva 1 1 - Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Leia mais

4 Materiais e Métodos

4 Materiais e Métodos 62 4 Materiais e Métodos Neste capítulo serão apresentados os materiais, reagentes e equipamentos, assim como as metodologias experimentais utilizadas na realização deste trabalho. 4.1. Obtenção e preparo

Leia mais

Seminarios de Ressonância Magnetica Nuclear

Seminarios de Ressonância Magnetica Nuclear Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC Seminarios de Ressonância Magnetica Nuclear Transporte iônico em vidros e vitrocerâmicas de AgI Prof. Dr. José Pedro Donoso AgI : condutor

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS COMO ELETRÓLITOS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL: GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS

MATERIAIS POLIMÉRICOS COMO ELETRÓLITOS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL: GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS EXATAS E DA TERRA MATERIAIS POLIMÉRICOS COMO ELETRÓLITOS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL: GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS PAZ LOPEZ, Dennis Paul. Estudante do Curso de Engenharia de Energias

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DA BLENDA DE POLI(CLORETO DE VINILA) E POLICAPROLACTONA

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DA BLENDA DE POLI(CLORETO DE VINILA) E POLICAPROLACTONA ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DA BLENDA DE POLI(CLORETO DE VINILA) E POLICAPROLACTONA Palova S. Balzer 1*, Daniela Becker 2, Valdir Soldi 3 1* Programa de pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil HIDROGÉIS ELETROATIVOS BASEADOS EM POLI (METACRILATO DE 2- HIDROXIETILA) (phema) E POLIANILINA Maria F. X. P. Medeiros 1, Thais O. Secches 1, Liliam Becheran Maron 2, Alvaro A. A. de Queiroz 1, Maria E.

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA COM UV-NIR E FTIR DA POLIANILINA DOPADA COM POLI(ÁCIDO ACRÍLICO) COMO DOPANTE SECUNDÁRIO

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA COM UV-NIR E FTIR DA POLIANILINA DOPADA COM POLI(ÁCIDO ACRÍLICO) COMO DOPANTE SECUNDÁRIO CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA COM UV-NIR E FTIR DA POLIANILINA DOPADA COM POLI(ÁCIDO ACRÍLICO) COMO DOPANTE SECUNDÁRIO Ana Paula L. Pacheco* 1 ; Elmo S. Araujo 2 ; Ricardo A. Lima 3 *1 Laboratório de

Leia mais

HIDRÓLISE DO COPOLÍMERO POLI(ETILENO-CO- ACETATO DE VINILA) EM PASTAS DE CIMENTO ENDURECIDAS

HIDRÓLISE DO COPOLÍMERO POLI(ETILENO-CO- ACETATO DE VINILA) EM PASTAS DE CIMENTO ENDURECIDAS HDRÓLSE DO COPOLÍMERO POL(ETLENO-CO- ACETATO DE VNLA) EM PASTAS DE CMENTO ENDURECDAS Alexandra A. P. Mansur 1 *, Herman S. Mansur 1 * 1 * Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade

Leia mais

EFEITO DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES DA BLENDA DE PEBD/AMIDO ANFÓTERO

EFEITO DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES DA BLENDA DE PEBD/AMIDO ANFÓTERO EFEITO DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES DA BLENDA DE PEBD/AMIDO ANFÓTERO Magno F. H. B. I. Texeira 1, Viviane F. Caetano 1, Flávia G. D. Ferreira 1, Yêda M. B. de Almeida 1, Glória M. Vinhas 1 1 Departamento

Leia mais

Clara Muniz da Silva de Almeida. Análise por XPS e AFM da superfície de blendas de PVC/PHB

Clara Muniz da Silva de Almeida. Análise por XPS e AFM da superfície de blendas de PVC/PHB Clara Muniz da Silva de Almeida Análise por XPS e AFM da superfície de blendas de PVC/PHB DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE FÍSICA Programa de Pós-Graduação em Física Rio de Janeiro, Março de 2005

Leia mais

3. Material e Métodos

3. Material e Métodos 37 3. Material e Métodos 3.1.Aditivos São utilizados para fabricação de óleos lubrificantes dois aditivos diferentes, tendo o ZDDP como principal composto, são eles: Aditivo X e Aditivo Y, de acordo com

Leia mais

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Guilherme H. S. Alves¹* (PG), Olacir A. Araujo¹ (PQ). guilherme-hsa@hotmail.com ¹Universidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS PEAD RECICLADO/PÓ DE BRITA.

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS PEAD RECICLADO/PÓ DE BRITA. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS PEAD RECICLADO/PÓ DE BRITA. P. V. B de Sousa. 1* ; A. P. B. Gonçalves 1 ; D. H.

Leia mais

Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio entre íons Fe 3+ e SCN -

Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio entre íons Fe 3+ e SCN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio

Leia mais

4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol

4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol 4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol O C 3 + O O C 3 O C 3 Zeolith O C 3 + C 3 COO O C 3 C 7 8 O (108,1) C 4 6 O 3 (102,1) C 9 10 O 2 (150,2) C 2 4 O 2 (60,1) Classificação Tipos de reação

Leia mais

ESTUDO CINÉTICO DA POLIMERIZAÇÃO ELETROINICIADA DE POLI(2-HIDROXIETIL METACRILATO)

ESTUDO CINÉTICO DA POLIMERIZAÇÃO ELETROINICIADA DE POLI(2-HIDROXIETIL METACRILATO) ESTUDO CINÉTICO DA POLIMERIZAÇÃO ELETROINICIADA DE POLI(2-HIDROXIETIL METACRILATO) A. E. Costa¹, M. E. Leyva¹ anaelizacosta@yahoo.com.br Instituto de Física Química, Universidade Federal de Itajubá. Itajubá,

Leia mais

ESTUDO DA SÍNTESE DO COPOLÍMERO OLEFÍNICO À BASE DE POLITETRAFLUOROETILENO (PTFE) POR MEIO DA ENXERTIA INDUZIDA POR RADIAÇÃO GAMA

ESTUDO DA SÍNTESE DO COPOLÍMERO OLEFÍNICO À BASE DE POLITETRAFLUOROETILENO (PTFE) POR MEIO DA ENXERTIA INDUZIDA POR RADIAÇÃO GAMA 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ESTUDO DA SÍNTESE DO COPOLÍMERO

Leia mais

COMPÓSITOS POLIMÉRICOS PARA MODELAGEM DE CORRENTES DE DENSIDADE NÃO CONSERVATIVAS EM TANQUES DE SIMULAÇÃO HIDRÁULICA

COMPÓSITOS POLIMÉRICOS PARA MODELAGEM DE CORRENTES DE DENSIDADE NÃO CONSERVATIVAS EM TANQUES DE SIMULAÇÃO HIDRÁULICA PUCRS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS Faculdade de Engenharia Faculdade

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil CARACTERIZAÇÃO ELETROQUÍMICA E ESTRUTURAL DO COMPÓSITO DE POLIANILINA/POLIDMCT/NTC SINTETIZADO QUIMICAMENTE VISANDO À APLICAÇÃO COMO ELETRODOS EM SUPERCAPACITORES SIMÉTRICOS. F.F.S. Xavier*; F.A. do Amaral;

Leia mais

5 Metodologia e planejamento experimental

5 Metodologia e planejamento experimental Metodologia experimental 5 Metodologia e planejamento experimental Neste capítulo serão descritos a metodologia e o planejamento experimental utilizados no presente estudo, além da descrição do equipamento

Leia mais

Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados

Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados Síntese e caracterização de óxidos ternários nanoestruturados puros e dopados Gabriel da Silva Aguiar¹, Francisco das Chagas Dantas de Lemos² 1 Aluno do Curso de Licenciatura em Química; Campus de Araguaína;

Leia mais

ENVELHECIMENTO TÉRMICO DO POLI(TEREFTALATO DE BUTILENO): ALTERAÇÕES NO GRAU DE CRISTALINIDADE

ENVELHECIMENTO TÉRMICO DO POLI(TEREFTALATO DE BUTILENO): ALTERAÇÕES NO GRAU DE CRISTALINIDADE ENVELHECIMENTO TÉRMICO DO POLI(TEREFTALATO DE BUTILENO): ALTERAÇÕES NO GRAU DE CRISTALINIDADE Elisabete Maria Saraiva Sanchez, Lucila Cinthia Cabral e Maria Isabel Felisberti Instituto de Química UNICAMP

Leia mais

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP D. M. Mariano 1 *, L. C. Mendes 1, D. F.Silva 1 1: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Macromoléculas IMA UFRJ

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE PIEZORESISTORES DE POLISILÍCIO

MODELAGEM MATEMÁTICA DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE PIEZORESISTORES DE POLISILÍCIO MODELAGEM MATEMÁTICA DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE PIEZORESISTORES DE POLISILÍCIO Rodrigo Couto Moreira 1, Marina Geremia 2, Alberto Moi 3, Luiz Antônio Rasia 4 1 Unjuí, Ijuí, Brasil, jpceditors@msn.com

Leia mais

Estudo de cristalização de polímeros termoplásticos por DSC

Estudo de cristalização de polímeros termoplásticos por DSC Escola de Engenharia de Lorena Curso de Engenharia de Materiais Laboratório de Engenharia de Materiais Estudo de cristalização de polímeros termoplásticos por DSC Prof. Carlos Yujiro Shigue Introdução

Leia mais

Estudo do cristal de ácido esteárico na forma B m em altas temperaturas por espalhamento Raman

Estudo do cristal de ácido esteárico na forma B m em altas temperaturas por espalhamento Raman Estudo do cristal de ácido esteárico na forma B m em altas temperaturas por espalhamento Raman Lucas Gonçalves Melo Francisco Ferreira de Sousa Agência financiadora: CNPq Resumo: As moléculas de ácidos

Leia mais

Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda

Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda B. T. TOMODA 1, M. M. BEPPU 1, M. A. de MORAES 2 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Síntese de eletrólitos poliméricos baseados em blendas poliméricas

Leia mais

1. O SOBREIRO E A PRODUÇÃO DE CORTIÇA

1. O SOBREIRO E A PRODUÇÃO DE CORTIÇA ÍNDICE PREFÁCIO Capítulo 1. O SOBREIRO E A PRODUÇÃO DE CORTIÇA 1.1. O sobreiro 1.2. A cortiça 1.3. O descortiçamento 1.4. A produção de cortiça Capítulo 2. A FORMAÇÃO E O CRESCIMENTO DA CORTIÇA 2.1. A

Leia mais

Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de

Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de grãos com tamanhos na faixa de 6 a µm. Analisando os

Leia mais

ESTUDOS DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DAS BLENDAS PHB/PEG

ESTUDOS DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DAS BLENDAS PHB/PEG ESTUDOS DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DAS BLENDAS /PEG Juan P. B. Roa 1, Nubia J. Souza 1, Rochel M. Lago 1, Patrícia S.O. Patrício 2 1 Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, ICEx, Departamento

Leia mais

Metodologia de medida da difusividade térmica por RMN-CWFP

Metodologia de medida da difusividade térmica por RMN-CWFP Metodologia de medida da difusividade térmica por RMN-CWFP Amplitude normalizada do sinal CWFP A equação 14 pode ser usada para determinar a difusividade térmica média de materiais poliméricos. Primeiro

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil CARACTERIZAÇÃO POR INFRAVERMELHO DO COMPÓSITO FORMADO POR POLIESTIRENO EXPANDIDO E CELULOSE MICROCRISTALINA R. N. Silva 1*, V. D. B. Nunes 1, F. C. Figueiredo 1, J. R. S. Júnior 1 1 Universidade Federal

Leia mais

IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria 09 a 12 de novembro de 2014 Serra Negra SP - Brasil

IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria 09 a 12 de novembro de 2014 Serra Negra SP - Brasil Estudo do comportamento sólido-elástico de compósitos de polipropileno reciclado com fibras Resumo vegetais por DMA. Daniel F. J. Monteiro, Bianca Rolim, Michelle Mothé, Cheila G. Mothé. A técnica de Análise

Leia mais

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Engenharia Química 2

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Engenharia Química 2 AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA DE FÁCIL ANÁLISE PARA A DETERMINAÇÃO DE DADOS DE EQUILÍBRIO EM DUAS FASES AQUOSAS DO SISTEMA PEG (1500 g mol -1 ) + ÁGUA + SAL J. C. NASCIMENTO 1, G. R. dos SANTOS 2 1 Universidade

Leia mais

LaPol Laboratório de Materiais Poliméricos

LaPol Laboratório de Materiais Poliméricos LaPol Laboratório de Materiais Poliméricos Carlos Arthur Ferreira ferreira.carlos@ufrgs.br Maria Madalena de Camargo Forte mmcforte@ufrgs.br Materiais Poliméricos Email: lapol. Fone: 5133089414/ 513308-9415

Leia mais

Capítulo 3. Resultados e discussão

Capítulo 3. Resultados e discussão Capítulo 3 Resultados e discussão Para a caracterização das blendas utilizamos algumas técnicas diferentes. A fim de determinar a composição química da superfície utilizamos a espectroscopia de elétrons

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE LIMPEZA QUÍMICA NA VIDA ÚTIL DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS UTILIZADAS EM BIORRETORES COM MEMBRANAS

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE LIMPEZA QUÍMICA NA VIDA ÚTIL DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS UTILIZADAS EM BIORRETORES COM MEMBRANAS AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE LIMPEZA QUÍMICA NA VIDA ÚTIL DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS UTILIZADAS EM BIORRETORES COM MEMBRANAS P. R. da COSTA 1, A. R. ALKMIM 1, L. S. FRANÇA NETA 2, A. C. CERQUEIRA 3, V. M. J.

Leia mais

Polímeros no Estado Sólido

Polímeros no Estado Sólido Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Polímeros no Estado Sólido O Estado Sólido Sólidos Cristalinos: Possuem um arranjo ordenado de átomos/moléculas, formando um retículo

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS TÉRMICAS, MECÂNICAS E ELÉTRICAS DE UMA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,7%Si-0,025%Ni MODIFICADA COM 0,22% Zr e 0,22% [Zr e Ti]. A. A. M. Coelho (1), D. C. Conceição (2), E.

Leia mais

EFEITO DO RECOZIMENTO NAS TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO DE FASE DE UMA LIGA NiTi*

EFEITO DO RECOZIMENTO NAS TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO DE FASE DE UMA LIGA NiTi* Tema: Materiais com efeito de memória de forma EFEITO DO RECOZIMENTO NAS TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO DE FASE DE UMA LIGA NiTi* Tadeu Castro da Silva 1 Daniel Monteiro Rosa 2 Edson Paulo da Silva 2 Resumo

Leia mais

AJUSTE DE DADOS EXPERIMENTAIS DA SOLUBILIDADE DA UREIA EM SOLUÇÕES DE ISOPROPANOL+ÁGUA COM O USO DE EQUAÇÕES EMPÍRICAS

AJUSTE DE DADOS EXPERIMENTAIS DA SOLUBILIDADE DA UREIA EM SOLUÇÕES DE ISOPROPANOL+ÁGUA COM O USO DE EQUAÇÕES EMPÍRICAS AJUSTE DE DADOS EXPERIMENTAIS DA SOLUBILIDADE DA UREIA EM SOLUÇÕES DE ISOPROPANOL+ÁGUA COM O USO DE EQUAÇÕES EMPÍRICAS L. G. FONSECA 1, J. B. RODRIGUES 1 e R. A. MALAGONI 1 1 Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Espectroscopia no IV

Espectroscopia no IV Espectroscopia no IV Bibliografia: Pavia, D.L. et al., Introdução à Espectroscopia, Ed. Cengage Learning, 2010. Bruice, P.Y. et al., Química Orgânica, Ed. Prendice Hall, 2004. Região do Infravermelho na

Leia mais

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Aluna: Laís Groetares de Lima Orientador: Roberto de Avillez Introdução Nos últimos anos, a atenção tem sido cada vez maior em nanomateriais,

Leia mais

BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL

BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL Cheila G. Mothé 1 Denise Z. Correia 2 Bruno C. S. de Castro 3 Moisés Caitano 4 Donato A. G. Aranda 5 RESUMO Após várias oscilações nos preços do petróleo

Leia mais

ESTUDO DA INJEÇÃO DE VAPOR E SOLVENTE EM RESERVATÓRIOS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTE AO DO NORDESTE BRASILEIRO

ESTUDO DA INJEÇÃO DE VAPOR E SOLVENTE EM RESERVATÓRIOS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTE AO DO NORDESTE BRASILEIRO ESTUDO DA INJEÇÃO DE VAPOR E SOLVENTE EM RESERVATÓRIOS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTE AO DO NORDESTE BRASILEIRO D. A. R. Silva 1 e J. L. M. Barillas 2 12 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro

Leia mais

4 Resultados Metal de base Temperatura ambiente. (a)

4 Resultados Metal de base Temperatura ambiente. (a) 4 Resultados 4.1. Análise de difração de Raios-X Após os corpos de prova serem submetidos ao meio contendo CO 2 (ensaio de imersão) por, estes foram levados para análise de Raios-X. Esta análise foi realizada

Leia mais

INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES DE FILMES PHB/PEG COM DIFERENTES MASSAS MOLECULARES DE PEG. RESUMO 1. INTRODUÇÃO

INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES DE FILMES PHB/PEG COM DIFERENTES MASSAS MOLECULARES DE PEG. RESUMO 1. INTRODUÇÃO 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO

Leia mais

Figura 4.5 Espectros no infravermelho: a) formulação 05; b) formulação 06.

Figura 4.5 Espectros no infravermelho: a) formulação 05; b) formulação 06. 61 Os espectros no infravermelho para comparação das formulações 5 e 6 são apresentados na Figura 4.5. Constatou-se que são poliuretanos poliéter, com grupamentos químicos semelhantes aos das formulações

Leia mais

4 Procedimento Experimental

4 Procedimento Experimental Procedimento Experimental 84 4 Procedimento Experimental A gasolina, objeto de estudo deste trabalho, possui uma composição complexa podendo apresentar em torno de 250 componentes diferentes. Como o processo

Leia mais

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE 1. Objetivos Aprender a preparar soluções usando balão volumétrico Reconhecer soluções diluídas, saturadas e supersaturadas Observar a termodinâmica do processo de dissolução 2.

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS FONTE: Tabela Periódica da IUPAC/versão 2005(adaptada). Acesso: http://www.iupac.org/reports/periodic_table/ 25 QUESTÃO 3 Analise este quadro, em que se

Leia mais

INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE TIO 2 NA MORFOLOGIA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO POTENCIALMENTE BIODEGRADÁVEL

INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE TIO 2 NA MORFOLOGIA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO POTENCIALMENTE BIODEGRADÁVEL INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE TIO 2 NA MORFOLOGIA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO POTENCIALMENTE BIODEGRADÁVEL Flávio M. C. Fonseca 1, Patrícia S. O. Patrício. 2, Rodrigo L. Oréfice

Leia mais

INFLUÊNCIA DO CATALISADOR NA COMPATIBILIZAÇÃO IN SITU DA BLENDA PE/EPÓXI/PE-co-PEG

INFLUÊNCIA DO CATALISADOR NA COMPATIBILIZAÇÃO IN SITU DA BLENDA PE/EPÓXI/PE-co-PEG INFLUÊNCIA DO CATALISADOR NA COMPATIBILIZAÇÃO IN SITU DA BLENDA PE/EPÓXI/PE-co-PEG D.Becker; F. C. Nack; L.A. F. Coelho; B. L. Silva Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Universidade do Estado de Santa

Leia mais

3º - CAPÍTULO: RESULTADOS e DISCUSSÃO

3º - CAPÍTULO: RESULTADOS e DISCUSSÃO 3º - CAPÍTUL: RESULTADS e DISCUSSÃ 39 40 3 3.1 - Estudo de Dependência do ph na Formação do Filme 3.1.1 - Comportamento Eletroquímico de Ácido 4-HFA Voltametria cíclica em solução aquosa contendo o par

Leia mais

QUÍMICA DE MATERIAIS CRISTALINOS AMORFOS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS

QUÍMICA DE MATERIAIS CRISTALINOS AMORFOS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS QUÍMICA DE MATERIAIS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS TÓPICO 04: SÓLIDOS AMORFOS E CRISTALINOS Os sólidos têm forma e volume definidos, possuem baixa compressibilidade, são densos, e apresentam

Leia mais