Modalidade online. Máster Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modalidade online. Máster Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO"

Transcrição

1 Modalidade online Máster Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO Primeiro Máster internacional e online em Acupuntura Bioenergética, nos idiomas espanhol e português, que conta com o respaldo acadêmico da Universidade de Medicina Chinesa de Yunnan. INÍCIO OUTUBRO Mais de 30 anos de experiência em formação especializada em acupuntura e medicina chinesa. Mais de alunos formados em nossos centros.

2 Quem somos nós? O Centro de Ensino de Medicina Tradicional Chinesa foi fundado em Valladolid em 1978 e desde então se dedicou à formação de acupunturistas em todo o território nacional, Portugal e América do Sul. O fundador e diretor geral da CEMETC é o Dr. D. Antonio Carlos Nogueira Pérez, Médico Acupunturista, com uma longa trajetória tanto clínica quanto docente. Nossa escola é reconhecida por diversas organizações internacionais de grande prestigio como a União Europeia de Beijing, inscrita na O.M.S e etc. Ainda assim, vários dos professores da escola são membros de diferentes Sociedades Científicas de Médicos Acupunturistas. A Fundação Europeia de Medicina Tradicional Chinesa é uma instituição internacional criada em 1989 que, como instituição privada, tem como principais objetivos a promoção, difusão, docência, investigação e defesa da prática da medicina chinesa na Espanha, Europa e no mundo, de acordo com os critérios de qualidade e rigor científicos. A fundação conta com o apoio de importantes e prestigiadas instituições de medicina chinesa. Inicialmente, foi criada por instituições chinesas e espanholas e atualmente firmou acordos de colaboração e se uniu a diferentes instituições internacionais prestigiadas no mundo todo, que trabalham pelo mesmo objetivo que a FEMTC: o reconhecimento, desenvolvimento, internacionalização e estandardização da medicina chinesa. A Universidade de Medicina Chinesa de Yunnan foi fundada em 1960 em Kunming, Yunnan e é o segundo campus universitário a nível nacional da República da China.

3 O que diferencia o Máster Ibero-americano em Acupuntura Bioenergética dos demais? O Máster Ibero-americano em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão é o primeiro Máster para acupunturistas, 100% online e sem práticas clínicas, que conta com o respaldo acadêmico da Universidade de Medicina Chinesa de Yunnan. Organizado e coordenado por centros educativos Ibero-americanos e espanhóis com mais de 30 anos de experiência em formação presencial e online específica em acupuntura e medicina chinesa. É o primeiro Máster com opção de acesso a outros Másters (Mestrados) de especialização, nos quais os alunos terão a possibilidade de participar de projetos de pesquisa internacionais. Primeiro Máster que atua como ponte entre a acupuntura tradicional e moderna.

4 Apresentação do Máster Devido à necessidade de unir o conhecimento da medicina tradicional chinesa com a acupuntura que é ensinada no ocidente, a Fundação Europeia de MTC (FEMTC) e o Centro de Ensino de Medicina Tradicional Chinesa (CEMETC) desenvolveram o primeiro Máster Ibero-americano em Acupuntura Bioenergética 100% online e em espanhol com a certificação de uma universidade chinesa. Esta iniciativa também é consequência do apoio que as próprias instituições chinesas (WFAS, WFCMS, SATCM, PMPH) estão dando à Acupuntura e à MTC no idioma espanhol. O Máster é dirigido a acupunturistas profissionais, com a finalidade de proporcionar-lhes argumentos biofísicos que permitam interpretar a acupuntura como ciência biomédica, permitindo com isso, sua integração no contexto acadêmico e científico ocidental, possibilitando a aplicação clínica integrativa, que será, sem sombra de dúvidas, a medicina do futuro. A gestão do Máster está a cargo da Fundação Europeia de MTC (FEMTC) e a direção acadêmica e docente é realizada pelo Centro de Ensino de Medicina Tradicional Chinesa (CEMETC). Ambas as instituições, ainda que sejam de origem espanhola, contam com o apoio de importantes e prestigiadas instituições a nível mundial. A FEMTC e a CEMETC oferecem bolsas aos alunos e ex-alunos das instituições colaboradoras. O Máster conta com os últimos recursos tecnológicos relacionados à formação, sistema pedagógico, organizacional e de controle de qualidade que atualmente estão presentes na FEMTC. E com os materiais didáticos, professores e experiência docente da CEMETC.

5 Dados gerais do Máster - Ficha técnica NOME MÁSTER IBERO-AMERICANO EM ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO CARGA HORÁRIA: 60 ECTS (equivalente a horas) DURAÇÃO E INÍCIO: 1 ano acadêmico (dois semestres). Início: OUTUBRO MODALIDADE Online (Campus virtual com tecnologia Moodle ) REQUISITOS PARA O ACESSO: Estudantes das escolas reconhecidas pela FEMTC, CEMETC e profissionais acupunturistas universitários da área da saúde. INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS: Responsáveis: Centro de Ensino de Medicina Tradicional Chinesa (CEMETC) e Fundação Europeia de MTC (FEMTC). Colaboradores: Universidade de Medicina Chinesa de Yunnan.

6 A quem se destina este Máster? O Máster Ibero-americano em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão é destinado a acupunturistas profissionais, a fim de capacitá-los com argumentos biofísicos que permitam interpretar a acupuntura como ciência biomédica, permitindo com isso, sua integração no contexto acadêmico e científico ocidental possibilitando a aplicação integrativa, que será sem sombra de dúvidas, a medicina do futuro. O Máster Ibero-americano em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão é destinado tanto a profissionais formados quanto a estudantes no último ano de formação dos centros especializados e reconhecidos. Ao Máster, poderão ingressar aqueles profissionais com formação em acupuntura cujo programa acadêmico tenha sido validado/reconhecido pela CEMETC / FEMTC e os acupunturistas universitários da área da saúde. Que título vou obter? A Máster conta com um certificado concedido pela Universidade de Medicina Chinesa de Yunnan. Além disso, em determinados países da América Latina, será obtida dupla titulação, concedida por uma universidade colaboradora do país. A superação do Máster será imprescindível para poder cursar outros Másters (Mestrados) de especialização que a Fundação Europeia de MTC irá lançar posteriormente.

7 Plano de Estudos Primeiro Semestre.Nível I Nível I. (FISIOLOGIA ENERGÉTICA): Corresponde ao Volume I de Acupuntura Bioenergética e Moxabustão. Bases científicas da acupuntura, a pirâmide biológica. A Energia Correlativa Holística. A autorreparação. O Equilíbrio Vital. Formação das energias inatas (energia original e cromossômica) (evolução e criação) e as adquiridas (energia nutridora e de defesa). Dualidade Zhang Fu, mecanismos aferentes e eferentes de intercomunicação. Os ritmos horários como elemento de diagnóstico. Relatividade e Interdependência, as duas pedras angulares da MTC e da física quântica. Plenitude e Vazio como uma dialética entre Zheng e o Xie (capacidade antipatogênica e fatores patógenos). Os fatores patogênicos principais: genéticos, emocionais, dietéticos e ambientais. Lei do ponto dominante como biorressonante e transmissor (os pontos Shu antigos). Os pontos de Tonificação e Sedação em função do ponto dominante. Processo Digestivo das energias exógenas. (Os colaterais como vias de adaptação) das influências cosmo astrais e geo-telúricas. Os pontos Roé (explicação biofísica dos pontos de ação especial). A técnica de Jie-Gen (Nó-raiz) como técnica para reequilibrar os movimentos do Qiji. A técnica de regulação do movimento (Luo - Yuan). A teoria Thin-Qi-Shen como as energias responsáveis pelas funções bioquímicas, da nutrição celular e do comportamento (essência, forma e espírito). Introdução às Biomedições com base na Lei de Ohm. Os três mandamentos (sobrevivência, procriação e manipulação). A técnica Shu-Mu ou raízes Yang-Yin do sistema Zhang Fu.

8 Os 8 vasos reguladores, sua origem, circulação e manipulação. A Fórmula base como método para eleição dos pontos de Tratamento Base através do Ponto Imperador (Ponto cardeal, mestre, ou abertura); Pontos Ministros (pontos obtidos através da técnica Shu-Mu e Mu-Zi) e Pontos Ajudantes (obtidos através das técnicas Gie-Jen, Luo-Yuan, Pontos Roé, ponto terra do acoplado e ponto de fechamento). Primeiro Semestre. Nível II Nivel II. (SEMIOLOGIA E DIAGNÓSTICO). Corresponde ao volume II de Acupuntura Bioenergética e Moxabustão. Colaterais e dor (etiopatogênese) Colaterais e dor (etiopatogênese, diagnóstico e tratamento): Dor Exógena (Colaterais) (Camada Wei). Dor Endógena Exógena (Sistema Zhang) (Camada Jing). Dor Exógena Endógena (Sistema Fu) (Camada Qi). Dor emocional (Sistema Sanguíneo) (Camada Xue). Síndrome Bi-Pei (as enfermidades reumáticas). Etiopatogênese, diagnóstico e tratamento. Bi-Pei exógeno (frio-vento-umidade) (Han-Fen-Shi). Bi-Pei exógeno-endógeno (ação do exógeno sobre uma determinada camada de tecido em função do déficit de Qi do órgão correspondente). Bi-Pei endógeno (visceral, frio verdadeiro, calor falso e calor verdadeiro emocional ). A cefaleia. Importância da mesma no diagnóstico. Etiopatogênese, diagnóstico e tratamento. Classificação em função de: Planos. Distúrbios do Qi-Xue. Alterações orgânicas. Agentes Climatológicos.

9 As oito regras do diagnóstico na confecção do diagnóstico de 1º objetivo: Yin-Yang (Evolução da Enfermidade). Interior-exterior (Localização da Enfermidade). Frio-calor (Classificação da Enfermidade). Vazio-plenitude (Estado do Paciente). Os quatro elementos do diagnóstico na confecção do diagnóstico de 2º objetivo: Inspeção e observação. Audição e Olfação. Interrogatório. Palpação. As oito técnicas terapêuticas e sua importância no tratamento do diagnóstico de 1º objetivo: Sudorese (Tratamento do Tai-Yang). Regulação (Tratamento do Shao-Yang). Produzir Vômito (Tratamento do Yangming superior). Purgação (Tratamento do Yangming inferior). Aquecimento (Tratamento do Tai-Yin inferior). Resfriamento (Tratamento do Tai-Yin superior). Harmonização (Tratamento do Jue-Yin). Tonificação (Tratamento do Shao-Yin). Segundo Semestre. Nivel III Nivel III. (PATOLOGÍA Y TERAPÊUTICA) Corresponde ao volume III de Acupuntura Bioenergética e Moxabustão. A história clínica na acupuntura. Desenvolvimento pormenorizado das 30 perguntas básicas da anamnese clínica. Shen e personalidade essencial; Sinais Prodrômicos e evolutivos; Tipo de alimentação; Períodos de crises; Agente climatológico incidente; Frio - Calor; Sudorese; Fome e Sede; Secura e Febre; Algias, parestesias, dor e contraturas; Pele e unhas; Humores; Urina; Fezes; Edemas e depósitos; Sistema

10 Gastrointestinal; Sistema Genitourinário; Fluxo menstrual e menstruação; Sono; Coração; Otorrino, boca, olhos e lábios; Sistema Endócrino e metabolismo; Sistema Respiratório; Astenia; Fleuma (muco); Sinais de descenso; Sinais de Ascensão; Hemorragias; Sensação de peso ou vazio. Os grandes padrões sindrômicos da MTCh. As 160 síndromes e sua correlação com a fisiologia ocidental. Síndromes de Plenitude; Síndromes de Vazio - Frio; Síndromes de Insuficiência de Yin; Síndromes de Vazio; Síndromes de Estagnação; Síndromes de Insuficiência de Yang; Síndromes de Plenitude - Calor; Síndromes de Fleuma; Síndrome de Metodologia prática para se obter a síndrome/ síndromes em função dos sintomas clínicos cardiais (Organização dos sintomas). Os cinco movimentos e sua relação com a patologia médica ocidental. Fisiologia comparada na Medicina Tradicional Chinesa. As enfermidades típicas do Aparelho Digestivo e Metabólico, diagnóstico e aproximação terapêutica; As enfermidades típicas do Aparelho Cardiovascular, diagnóstico e aproximação terapêutica; As enfermidades típicas do Aparelho Respiratório, diagnóstico e aproximação terapêutica; As enfermidades típicas do Aparelho Locomotor, músculos, tendões e ligamentos, diagnóstico e aproximação terapêutica; As enfermidades típicas do Aparelho Geniturinário e Ginecológico, diagnóstico e aproximação terapêutica;

11 Segundo Semestre. Nivel IV Nível IV. (FISIOLOGIA COMPARADA E PATOLOGIAS TÍPICAS SEGUNDO OS 5 MOVIMENTOS). Corresponde ao volume III de Acupuntura e Moxabustão. Patologias do Movimento Metal: Bronquite; Asma; Patologias Movimento Agua. Ginecologia; Síndrome de Fadiga Crônica; O.R.L; Dermatologia; E.P.O.C (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício) Patologia Nefrovesical; Otorrinolaringologia; Patologias psíquicas da Água; Rinolaringologia; Patologias psíquicas do Metal. Patologias ósseas; Patologias do Movimento Madeira: Oftalmologia; Fibromialgias; Pediatria; Patologias Hepatobiliares; Tendinopatias musculares; Patologias psíquicas da Madeira; Patologias do Movimento Fogo: Patologias venosas e arteriais; Sexualidade; Hipertensão arterial; Cardiopatias em geral; Dor precordial; Patologias psíquicas do Fogo. Patologias do Movimento Terra: Diabetes; Gastralgia; Obesidade; Prisão de Ventre; Celulite; Diarreia; Hérnia de Hiato; Patologias psíquicas da Terra.

12 Metodologia e Recursos Didáticos O Máster Ibero-americano em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão fundamenta sua metodologia didática no trabalho constante e na avaliação contínua. Com a modalidade online, o aluno pode cursar a matéria teórica do Máster através do campus virtual criado para este fim. A interatividade (docente-discente e discente-discente) é a base do nosso modelo pedagógico online, o que permite um sistema de avaliação contínua ao longo dos semestres que compõem cada semestre acadêmico. O campus conta com recursos didáticos online desenvolvidos com a mais recente tecnologia multimídia: videoconferências ao vivo ou gravadas anteriormente, palestras e aulas gravadas em vídeo, material multimídia, tarefas e atividades com feedback personalizado e imediato, fóruns, chats, casos práticos e etc. Está estruturado metodologicamente em 18 unidades didáticas divididas em dois semestres acadêmicos. Cada unidade é composta por material didático impresso e por aulas e palestras em vídeo. Cada unidade possui diferentes atividades para o aprendizado (testes, provas de desenvolvimento, casos práticos, debates virtuais) que garantem ao aluno assimilar os conhecimentos teóricos e permitem a realização de uma avaliação contínua rigorosa. A realização das Provas de Avaliação Contínua de cada unidade e as atividades complementares levantadas pelos professores ao longo do curso são a base para assegurar o conhecimento e superar com êxito o curso.

13 CAMPUS VIRTUAL COM TECNOLOGIA MOODLE... Videoconferências; Material Multimídia e Audiovisual; Acesso à Biblioteca Online da FEMTC (mais de 1000 títulos especializados em MTC); Fóruns e Chats. E com o suporte de Consultores e Tutores que guiam todo o processo de ensinoaprendizagem.

14 Equipe Docente Colaboradora Dr. Carlos Nogueira Dr. A. Javier Álvarez Chefe de Estudo Prof. J. Luis Alabau Auxiliar Chefe de Estudo. Dr. J. Carlos Brage Dr. Mario Fernández Dra. Mónica Sipko Dra. Guan Yin Dra. Maria Da Luz Sousa Dra Diana Carballo Prof. Chen Xin Prof. Héctor Cocomán. Prof. Raúl Garcia Prof. Cassiano M. Takayassu Prof. Enrique Blanco Prof. Marcelo Biolatto Prof. Alberto Marrero Profa. Rosario Palma. Prof. Victor Aguilera. Prof. Juan José Gonzalez Prof. Jose L. Elorriaga Prof. Koitshi Kondo Profa. Luisa R. Pericolo Prof. Gutembergue Livramento

15

16

Primeira edição. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO C.E.M.E.T.C.

Primeira edição. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO C.E.M.E.T.C. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO Primeira edição C.E.M.E.T.C. Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China Universidad de M.T.C. de Yunnan Colegio Oficial

Leia mais

Segunda edição. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO C.E.M.E.T.C.

Segunda edição. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO C.E.M.E.T.C. Segunda edição C.E.M.E.T.C. Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China Universidad de M.T.C. de Yunnan Colegio Oficial de Médicos de Tarragona Universidad de M.T.C. de Beijing Escuela Superior

Leia mais

Primeira edição. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO C.E.M.E.T.C.

Primeira edição. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO C.E.M.E.T.C. Máster on-line Ibero-americano em ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA E MOXABUSTÃO Primeira edição C.E.M.E.T.C. Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China Universidad de M.T.C. de Yunnan Colegio Oficial

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

Mestrado Universitário Oficial em Recursos Humanos:

Mestrado Universitário Oficial em Recursos Humanos: Mestrado Universitário Oficial em Recursos Humanos: Organização, Planeamento e Gestão do Talento 2014 Centro colaborador de: Indíce Apresentação Porquê o IMF? Objetivos Metodología Modalidade Programa

Leia mais

FISIOPATOLOGIA E PROPEDÊUTICA DO ADULTO Eixo Temático: Enfermaria

FISIOPATOLOGIA E PROPEDÊUTICA DO ADULTO Eixo Temático: Enfermaria UNIDADE I FISIOPATOLOGIA E PROPEDÊUTICA DO ADULTO Eixo Temático: Enfermaria grandes eixos: O currículo do Curso de Medicina da UCG será desenvolvido a partir de dois - Eixo teórico-prático integrado -

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

Curso: Formação de Formadores em Educação a Distância

Curso: Formação de Formadores em Educação a Distância Curso: Formação de Formadores em Educação a Distância Data de início: 28 de março de 2012 Data de término: 6 de maio de 2012 CARGA HORÁRIA: 40 horas DESCRIÇÃO: O curso de Formação de Formadores em Educação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL A cultura contemporânea, conceitos e tendências Opções internacionais da política cultural O caso brasileiro - Cultura e conhecimento, cultura e inovação, cultura

Leia mais

Centro de Acupunctura do Funchal

Centro de Acupunctura do Funchal Centro de Acupunctura do Funchal Medicina Tradicional Chinesa Dr António Franco Medicina Tradicional Chinesa Centro de Acupunctura do Funchal CAF Medicina Tradicional Chinesa Existe há pelo menos 5 mil

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTRATÉGIA E SEGURANÇA INTERNACIONAL Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTRATÉGIA E SEGURANÇA INTERNACIONAL Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular ESTRATÉGIA E SEGURANÇA INTERNACIONAL Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Relações Internacionais 3. Ciclo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Leia mais

Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015

Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015 Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015 4ª#Visita#dos#Técnicos#da#CHQA#ao#Brasil# 26#e#27#de#Setembro#no#RIO#DE#JANEIRO# 28,#29#e#30#de#Setembro#em#SÃO#PAULO# 2,#3#e#4#de#Outubro#em#PORTO#ALEGRE#

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares Sistemas de Informações Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Regulamento de Atividades Complementares Sistemas de Informações Análise e Desenvolvimento de Sistemas Regulamento de Atividades Complementares Sistemas de Informações Análise e Desenvolvimento de Sistemas Coordenador: Profª Ms: Magda Aparecida Silvério Miyashiro 2013 Conteúdo 1. Definição... 3 2. Características

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA EDITAL 03/2015 PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA O Programa de Aprimoramento Profissional

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Licenciatura em Línguas Aplicadas

Licenciatura em Línguas Aplicadas Guia de Curso 1º Ciclo 2014-2015 Departamento de Humanidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Organização do curso... 3 3. Destinatários... 3 4. Condições de acesso e pré-requisitos... 3 5. Candidaturas...

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

FITOTERAPIA E PRATICA TRADICIONAL CHINESA

FITOTERAPIA E PRATICA TRADICIONAL CHINESA CURSO DE FORMAÇÃO FITOTERAPIA E PRATICA TRADICIONAL CHINESA APRESENTAÇÃO: Este curso propõe formar profissionais que sejam consultores e terapeutas na área de FITOTERAPIA E PRATICAS TRADICIONAIS CHINESA,

Leia mais

PROJETO LÍNGUA DE FORA

PROJETO LÍNGUA DE FORA DESCRIÇÃO PROJETO LÍNGUA DE FORA O, de responsabilidade dos professores da disciplina de estágio supervisionado das línguas espanhola, francesa e inglesa, corresponde a 50 horas de estágio, das 200 horas

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

FORMAÇÃO E ESTÁGIO COMPLEMENTAR

FORMAÇÃO E ESTÁGIO COMPLEMENTAR FORMAÇÃO E ESTÁGIO COMPLEMENTAR EM CURSO: MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Portaria nº 181/2014 de 12 de Setembro DOCENTES: VÁRIOS EQUADRAMENTO DA FORMAÇÃO Este curso destina-se a todos os profissionais de

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP 2007 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS. primeiro semestre. saopaulo.cervantes.es

CATÁLOGO DE CURSOS. primeiro semestre. saopaulo.cervantes.es CATÁLOGO DE CURSOS primeiro semestre 2016 saopaulo.cervantes.es NOSSOS CURSOS Plano curricular do Instituto Cervantes, baseado no Quadro Comum Europeu de Referência (QCER) Interação em espanhol desde o

Leia mais

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) em parceria com o IBRACON (Instituto dos Auditores

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Regulamento do Curso Técnico Superior Profissional

Regulamento do Curso Técnico Superior Profissional Regulamento do Curso Técnico Superior Profissional Preâmbulo A criação de oportunidades de formação para públicos diversos, com necessidades específicas, tem sido, desde sempre, uma prioridade para a Escola

Leia mais

Portaria de 20 de novembro 1998 Modificado por Anônimo em 15/10/2010 às 15h51m. Portaria de 20 de novembro de 1998

Portaria de 20 de novembro 1998 Modificado por Anônimo em 15/10/2010 às 15h51m. Portaria de 20 de novembro de 1998 Portaria de 20 de novembro 1998 Modificado por Anônimo em 15/10/2010 às 15h51m Portaria de 20 de novembro de 1998 O MINISTRO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, no uso das suas atribuições e tendo em vista

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

GUIA DO PARTICIPANTE

GUIA DO PARTICIPANTE Curso Aprofundamento para INSPAC Submódulo Operações Aeronáuticas e Aeroportuárias Orientações Gerais GUIA DO PARTICIPANTE A Gerência Técnica de Capacitação - GTCA da Superintendência de Gestão de Pessoas

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Rol de Atividades dos Biomédicos

Rol de Atividades dos Biomédicos O Rol de Atividades dos Biomédicos refere-se a um parecer descritivo dos procedimentos desempenhados na especialidade da Acupuntura na Biomedicina, conforme Resolução no. 185, de 26 de agosto de 2010,

Leia mais

Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa Rua Júlia da Costa, 229. Colônia Dona Luiza. Ponta Grossa/ PR CEP: 84001-970 Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho 1. Identificação

Leia mais

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA Curso aberto também para quem deseja apenas realizar uma reciclagem de conhecimentos em Acupuntura TEMA CONTEÚDO MINISTRANTE DATA HORÁRIO Estudo

Leia mais

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico.

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Título Original Stagnation, Depression, Constraint, and Stasis: Terminological Clarification Por Jason Blalack www.chinesemedicinedoc.com

Leia mais

Política de Aquisição de Obras

Política de Aquisição de Obras Política de Aquisição de Obras e Expansão do Acervo Bibliográfico POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE OBRAS E EXPANSÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO APRESENTAÇÃO Este plano apresenta a política de formação e desenvolvimento

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, DENOMINADO: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM GESTÃO DE TI CAPÍTULO I

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, DENOMINADO: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM GESTÃO DE TI CAPÍTULO I REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, DENOMINADO: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM GESTÃO DE TI CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA Art. 1 A Residência

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO FAMERP PLANO DE ENSINO. Carga horária Total:

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO FAMERP PLANO DE ENSINO. Carga horária Total: FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO FAMERP CURSO DE : MEDICINA SÉRIE: 1ª. série ANO LETIVO: 2010 BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da Disciplina PLANO DE ENSINO Nome da Disciplina Biologia Molecular

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MINDFULNESS

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MINDFULNESS CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MINDFULNESS CARACTERIZAÇÃO / NATUREZA: treinamento e qualificação de profissionais para oferecerem cursos de mindfulness aplicado à promoção da saúde (formato grupal de

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014 Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional Ano Letivo 2013/2014 Professor Mário Miguel Ferreira Lopes PRIMEIRO PERÍODO MÓDULO 1: DESCOBRINDO

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA INSTITUIÇÃO:

ÁREA TEMÁTICA INSTITUIÇÃO: TÍTULO: CURSO DE ESTILISMO E MODELAGEM DO VESTUÁRIO AUTORES: Maria Amélia Palhares cenex@eba.ufmg.br; Randerson Magalhães Fantoni randerson@ufmg.br; Dulce Gomes cdgt@uol.com.br ÁREA TEMÁTICA: Cultura INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Etiopatogenia na Medicina Chinesa

Etiopatogenia na Medicina Chinesa Etiopatogenia na Chinesa Prof. Eduardo Alexander Doutor em Saúde Coletiva - IMS/UERJ edu.alexander@gmail.com www.grandetriade.com.br Rio de Janeiro 2009 Quadro Resumo Racionalidades Médicas Racionalidades

Leia mais

72 / Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva

72 / Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

Faça 1curso e receba 2certificações. O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em

Faça 1curso e receba 2certificações. O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em Faça 1curso e receba 2certificações O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Pós-graduação em Acupuntura Clínica e Racionalidade

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 1.549, DE 2003 (Apensos os Projetos de Lei nº 2.284, de 2003, e nº 2.626, de 2003) Disciplina o exercício profissional de Acupuntura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO REGULAMENTO Artigo 1.º Designação A Escola Superior de Desporto de

Leia mais

Programas. Com Maior Cuidado. Segurança Viária para Idosos

Programas. Com Maior Cuidado. Segurança Viária para Idosos Programas Com Maior Cuidado Segurança Viária para Idosos www.fundacionmapfre.com.br 2013 Página 1 de 9 FUNDACIÓN MAPFRE A FUNDACIÓN MAPFRE no Brasil segue a diretriz internacional da FUNDACIÓN MAPFRE na

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FAIBI CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FAIBI CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FAIBI CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente conjunto de normas da Faculdade de Filosofia, Ciências

Leia mais

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon tem como sua principal integrante

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSAS DE PESQUISA PARA DOUTORANDOS E PÓS DOUTORANDOS ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSAS DE PESQUISA PARA DOUTORANDOS E PÓS DOUTORANDOS ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL Cooperação Científica entre o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá e o Instituto Max Planck de Direito Comparado e Direito Internacional Privado Alemanha O CAM CCBC (Centro

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDOS PARA ALUNOS DE PORTUGAL

BOLSAS DE ESTUDOS PARA ALUNOS DE PORTUGAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE MACAU (IPM) Curso de Licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira BOLSAS DE ESTUDOS PARA ALUNOS DE PORTUGAL O Instituto Politécnico de Macau criou um programa

Leia mais

Realização: REPRESENTAÇÃO FOZ DO IGUAÇU FACULDADE INTERNACIONAL PRÉ-INSCRIÇÕES: WWW.IDESF.ORG.BR

Realização: REPRESENTAÇÃO FOZ DO IGUAÇU FACULDADE INTERNACIONAL PRÉ-INSCRIÇÕES: WWW.IDESF.ORG.BR Realização: REPRESENTAÇÃO FOZ DO IGUAÇU FACULDADE INTERNACIONAL PRÉ-INSCRIÇÕES: WWW.IDESF.ORG.BR SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ADESGUIANO ESPECIALISTA EM FRONTEIRAS REPRESENTAÇÃO FOZ DO IGUAÇU FACULDADE INTERNACIONAL

Leia mais

Lista de Cursos Abertos e Palestras - 2010 Programa Público do Projeto Grande Tríade. Eduardo Alexander

Lista de Cursos Abertos e Palestras - 2010 Programa Público do Projeto Grande Tríade. Eduardo Alexander Lista de Cursos Abertos e Palestras - 2010 Programa Público do Projeto Grande Tríade Eduardo Alexander Rio de Janeiro Janeiro de 2010 Programa Público do Projeto Grande Tríade Lista de Cursos Abertos e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Novembro de 2008 ISBN: 978-972-614-430-4. Desenho gráfico: WM Imagem Impressão: Editorial do Ministério da Educação Tiragem: 5 000 exemplares

Novembro de 2008 ISBN: 978-972-614-430-4. Desenho gráfico: WM Imagem Impressão: Editorial do Ministério da Educação Tiragem: 5 000 exemplares Título: Educação em Números - Portugal 2008 Autoria: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)/Ministério da Educação Edição: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)/Ministério

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO Organização Administrativa e Técnica TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA FUNCIONAL Art. 7º A organização administrativa e técnica da

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

PORTARIA C. FARM - 02/2004 Coordenadoria do Curso de Farmácia REGULAMENTO DE MONITORIA

PORTARIA C. FARM - 02/2004 Coordenadoria do Curso de Farmácia REGULAMENTO DE MONITORIA PORTARIA C. FARM - 02/2004 Coordenadoria do Curso de Farmácia O coordenador do Curso de Farmácia, tendo em vista deliberação do Colegiado de Curso e a Resolução CONSU 02/2004, de 29 de abril de 2004, resolve:

Leia mais

PROJETO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA Período 2013 e 2014

PROJETO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA Período 2013 e 2014 PROJETO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA Período 2013 e 2014 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento: Curso de Especialização em Nefrologia Pediátrica - Curso Presencial 4.01.00.00-6 - Medicina

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja

Leia mais

"BONS TRATOS EM FAMÍLIA"

BONS TRATOS EM FAMÍLIA 1 OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO DE CAPACITADORES "BONS TRATOS EM FAMÍLIA" Ainda não sabemos como seria o mundo se uma geração inteira fosse criada sem violência Organiza: Apoio: Convocação: 2 Claves convida

Leia mais

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. Programa de Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica A - Objetivos gerais da ASBAI para o programa de Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica. 1- Aprimorar as habilidades técnicas, o

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA FECUNDAÇÃO: ovócito + espermatozóide multiplicação celular durante os primeiros dias o embrião tem forma arredondada (fase de mórula) por volta do 12 º dia, vai passando para uma

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em parceria com os municípios participantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil

Leia mais

Qigong Saúde 2º CURSO INTERNACIONAL BRASIL 2014. Chinese Health Qigong Association

Qigong Saúde 2º CURSO INTERNACIONAL BRASIL 2014. Chinese Health Qigong Association Qigong Saúde 2º CURSO INTERNACIONAL BRASIL 2014 8 E 9 DE OUTUBRO em SÃO PAULO 11 E 12 DE OUTUBRO no RIO DE JANEIRO Promovido pela: Chinese Health Qigong Association Em parceria com: Confederação Brasileira

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO NA ÁREA DE ARRITMIAS, ELETROFISIOLOGIA E ESTIMULAÇÃO CARDÍACA ARTIFICIAL DO HOSPITAL DO CORAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO NA ÁREA DE ARRITMIAS, ELETROFISIOLOGIA E ESTIMULAÇÃO CARDÍACA ARTIFICIAL DO HOSPITAL DO CORAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO NA ÁREA DE ARRITMIAS, ELETROFISIOLOGIA E ESTIMULAÇÃO CARDÍACA ARTIFICIAL DO HOSPITAL DO CORAÇÃO CAPÍTULO I Conceito Art. 1º - O Programa de Aprimoramento

Leia mais

Natural: 4. Metrologia Científica e Industrial Objetivo(s) do Programa

Natural: 4. Metrologia Científica e Industrial Objetivo(s) do Programa PRH 34 - Formação de Engenheiros nas Áreas de Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria do Petróleo e Gás Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Reitor: Prof. Lucio José

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*):

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*): PAC UFSCar 2016 1.INTRODUÇÃO A Política de Capacitação da UFSCar estabelece as diretrizes para capacitação de servidores com vistas ao desenvolvimento de um processo de educação continuada e permanente

Leia mais