METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
|
|
- Mirella Elisa Freire Brezinski
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Luciana Oliveira Surgimento da ciência. Conceito filosófico do conhecimento e interesse pela pesquisa. Colaboradores: Prof. Dr. José Roberto R. Pinto Leonardo Silva Oliveira
2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA 1) Fundamentos básicos da Metodologia Científica; 2) Normas básica de Redação Técnica; 3) Introduzir os elementos e instrumentos necessários para a elaboração de uma pesquisa científica; 4) Introdução às normas da ABNT obrigatórias para a elaboração do trabalho; 5) Preparar o aluno para a elaboração do artigo científico a ser apresentado para obtenção do título de especialista (mínimo para aprovação: C )
3 FUNDAMENTOS Metodologia da Pesquisa - ensina os caminhos a serem seguidos para realizar uma pesquisa científica. Ensina não apenas o que fazer e como fazer mas, também, porque fazer! Áreas afins: Filosofia, Psicologia, Sociologia Comunicação, Estatística, Administração etc.
4 ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (surgiu déc. 60 e se consolidou na déc. 80) a) Aperfeiçoamento: treinamento em uma área b) Especialização (lato sensu/em sentido geral): melhorar a formação do profissional - TCC c) Mestrado (stricto sensu/em sentido estrito, exato): treinamento para fazer ciência - Dissertação d) Doutorado (stricto sensu): habilitá-lo como cientista/pesquisador(a) - Tese e) Pós-Doutorado: reciclagem do conhecimento
5 ALGUNS CONCEITOS Metodologia - Estudo do método. Método - Estratégia de ação: o que e como fazer (Grego: caminho para chegar a um fim ). Pesquisa - atividade voltada para solucionar problemas (pode ser científica ou não científica). Ciência - aprender / conhecer ( tomar ciência ). Método Científico - estratégia de investigação (sistemático, crítico, rigoroso, objetivo e analítico). Técnica - maneira de agir como fazer (saber fazer sem se preocupar em explicar).
6 O SER HUMANO Homo sapiens - Homem inquiridor / curioso sapiens = sábio (o que pergunta) Pensar não é uma opção do ser humano, mas uma atividade inevitável da nossa espécie (CURY, 2001). Angústia do Ser Religião Filosofia Ciência Verdade (OLIVEIRA FILHO, 1990).
7 FORMAS DO SER HUMANO PERCEBER O MUNDO Mitologia - baseado em mitos (visão do cosmo e da existência do ser humano) Religião - verdade absoluta (explicação divina) Filosofia - não contrapõe o enunciado com o mundo físico (não necessita ser testada) Ciência - verdade relativa e contrapõe o enunciado com o mundo físico (necessita ser testada) Arte - abordagem do mundo pela aparência estética Loucura -? (transgressão a todas as regras)
8 FORMAS DE CONHECIMENTO Popular ou Empírico (empírica = experiência) Religião ou Teológico (baseia-se na fé) Filosófico - (Amor à sabedoria) Índia = temas éticos e religiosos (destino transcendental) China = reflexão ética (convivência) Grécia = busca do saber (compreensão do universo) M. Científico - Surgiu no Séc. XVI / XVII, a partir do desmembramento do conhecimento filosófico. (e.g. astronomia, física, matemática, química etc.)
9 HISTÓRICO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO Aristóteles ( a.c) - Criador da Lógica (Lógica - estuda o processo/caminho do pensamento) Método Dedutivo - através da argumentação torna-se explícito as verdades particulares a partir das verdades universais. Do maior para o menor! Francis Bacon ( ) - Fundador do Método Indutivo (se baseia em observações individuais / específicas) Método Indutivo - alma da ciência experimental ( Saber é Poder - Natureza a serviço do homem). Do menor para o maior!
10 HISTÓRICO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO Galileu Galilei ( ) - Pai Ciência Moderna Libertação da Ditadura do Pensamento Religioso Ciência Moderna se baseia em experimentação René Descartes ( ) - Fundador do Método Matemático-Dedutivo (Evidência - Análise - Síntese - Postulado) Penso logo existo - razão como fundamento do conhecimento (Racionalismo)
11 MÉTODO DEDUTIVO X MÉTODO INDUTIVO Método Dedutivo - parte do geral para o específico e.g. Todo policial é autoritário (geral) Pedro é policial (específico) Logo, Pedro é autoritário (conclusão) Método Indutivo - parte do específico para o geral e.g. Policial A é autoritário (específico) Policial B é autoritário Policial C é autoritário Policial n é autoritário Logo, todos os policiais são autoritários (geral)
12 CIÊNCIA Ciência - Scientia (Latim) = aprender / conhecer O que é fazer ciência? Conhecer as leis que regem os fenômenos naturais. Construir (novo) ou aumentar o conhecimento sobre um fato ou melhorar a compreensão sobre o mesmo. Analogia: Ciência = Música; Pesquisador = Maestro Obs. Ciência não é só a coleta de dados. Ela começa com o planejamento da pesquisa, passa pela coleta e análises dos dados, pela interpretação dos resultados e culmina com a publicação.
13 Quanto ao conteúdo: CLASSIFICAÇÃO DA CIÊNCIA a) Formais - são ideais, usa o método dedutivo, seu critério de verdade é a consistência do enunciado, presente apenas na mente (e.g. psicologia) b) Factuais ou Fáticas - são materiais, usa o método indutivo (observação e a experimentação), seu critério de verdade é a verificação (e.g. biologia) Quanto ao conhecimento gerado (produto): a) Básica - não vislumbrar aplicação prática imediata b) Aplicada - questões práticas imediatas e.g. Alimentação em peixe (Metabolismo x Ração)
14 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO No Séc. XVII acreditava-se que o conhecimento científico garantia a verdade, através de métodos indutivos. A investigação dos casos particulares induziam às hipóteses gerais. A confirmação dessas hipóteses por várias pesquisas aumentava o grau de certeza e as tornam leis. As leis são imutáveis. Nesse caso, a ciência ocorreria como acúmulo de novas leis. Atualmente, após a descoberta do caráter provisório da verdade científica, o progresso da ciência ocorre tanto pelo acréscimo de novas generalizações, como pela modificação das generalizações existentes.
15 PESQUISA X PESQUISA CIENTÍFICA O que é a pesquisa? É toda atividade realizada para descobrir a resposta à alguma indagação (teórica ou prática). O que é pesquisa científica? Atividade que utiliza de métodos e pressupostos científicos para responder à alguma indagação ou buscar um determinado conhecimento. Exemplos: Pesquisa não científica - tipo de escova de dente Pesquisa científica - melhoramento genético
16 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Quanto a Natureza da Pesquisa: a) Empírica baseia-se na experiência do pesquisador b) Teórica - contribuição de caráter teórico c) Experimental - situações são criadas e observadas Quanto ao Tipo da Pesquisa: a) Bibliográfica - levantamento indireto bibliográfico b) Descritiva - não há manipulação dos fenômenos c) Experimental - manipula variáveis causa/efeito d) Qualitativa - questiona as generalizações (busca compreensão particular, e.g. ciúme, medo, depressão)
17 TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS a) Resenha - resumo crítico de um tema / assunto; b) Revisão Bibliográfica - apresenta e discute as contribuições de vários autores a um tema / assunto; c) Projeto de Pesquisa - planejamento apresentado como 1 a etapa de qualquer pesquisa científica; d) Monografia - relato de um tema ou assunto; e) Dissertação - relato de uma pesquisa científica realizada durante o mestrado; f) Tese - relato de uma pesquisa científica realizada durante o doutorado ou pós-doutorado. g) Artigo Científico - Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias,métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.
18 CIÊNCIA TECNOLOGIA Poucas palavras possuem hoje tanto prestígio junto aos(as) leigos(as) como a palavra Ciência. Esse prestígio nem sempre corresponde a uma compreensão correta do que seja ciência ou do que faz o(a) cientista, pois, em grande parte, a popularidade da ciência parece provir dos resultados práticos da aplicação do conhecimento científico, para criação de novos bens de consumo e invenções de caráter prático para conforto material. Essa aplicação e criação, entretanto, não é CIÊNCIA, mas sim Tecnologia. Ex. energia atômica x bomba atômica (SIMPSON, 1967).
19 CONHECIMENTO Estado da Mente Ignorância Dúvida Opinião Certeza Realidade Nada se sabe sobre o assunto Conhece, mas não afirma ou nega Conhece, afirma ou nega, mas pode se enganar Conhece com evidências e se manifesta com clareza Pesquisa científica é a busca do conhecimento ou de novas verdades sobre o fato (processos / fenômenos). Busca explicar como e porque eles ocorrem
20 CIÊNCIA MODERNA Para a Moderna Ciência o conhecimento concreto (observável) passa a ser fundamental (e.g. estudo da evolução através da genética - DNA) Processo indutivo consiste em construir generalizações a partir de observações de casos específicos (princípio da repetição) Caráter Preditivo Ao conhecer as leis que regem os fenômenos naturais se espera que seja possível prever o que poderá acontecer no futuro Predição é o que se espera caso a hipótese esteja correta
21 PARADIGMA X HIPÓTESE X PREMISSA X TEORIA Paradigma Noção geral que norteia a percepção de um determinado assunto/tema. Refere-se a um conjunto de crenças, mitos e especulações bem sucedidas a um modelo ou maneira de ver as coisas. Teoria e Lei Também são noções gerais sobre um assunto/tema, embora mais restrita que os paradigmas (após comprovações científicas) Hipótese Enunciado geral elaborado como provável solução ao problema (ainda sem comprovação) Premissa Afirmação de caráter geral que sustenta uma conclusão (dedutiva ou indutiva)
22 PARADIGMA X HIPÓTESE X PREMISSA X TEORIA Paradigma Noção geral que norteia a percepção de um determinado assunto/tema. Refere-se a um conjunto de crenças, mitos e especulações bem sucedidas a um modelo ou maneira de ver as coisas. Teoria e Lei Também são noções gerais sobre um assunto/tema, embora mais restrita que os paradigmas (após comprovações científicas) Hipótese Enunciado geral elaborado como provável solução ao problema (ainda sem comprovação) Premissa Afirmação de caráter geral que sustenta uma conclusão (dedutiva ou indutiva)
23 EXEMPLO: Paradigmas = Vida Teoria = Evolução Hipótese = Seleção Natural Premissa = Herança genética
24 CARACTERÍSTICAS ESSÊNCIAS DOS PESQUISADORES Entusiasmo / Ambição pelo conhecimento Independência intelectual / Autodidatismo Determinação / Dedicação (realização profissional) Curiosidade intelectual (almeja a verdade) Criatividade Senso crítico e Humildade Capacidade de síntese Objetividade
25 POR QUE ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO? 1. Para obter o título de especialista! 2. A produção e o acesso ao conhecimento científico e tecnológico são objetivos cada vez mais presentes no mundo contemporâneo; 3. Artigos científicos originais são o esteio da ciência; 4. Por sua importância, têm sido considerados os tijolos para a sustentação do edifício chamado Ciência; 5. Os artigos científicos preenchem sistematizam uma comunicação mais ágil entre os cientistas, acadêmicos e estudantes em geral;
26 POR QUE ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO? 6. Comunicar os resultados de pesquisa, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna; 7. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem; 8. Servir de medida nas decisões referentes à contratação, promoção e estabilidade no emprego; 9. Refletir a análise de um dado assunto, num certo período de tempo.
27 FINALIDADE DO ARTIGO CIENTÍFICO Conhecimento científico não divulgado ou divulgado de modo inadequado não é conhecimento útil (sem valor científico) A FINALIDADE PRINCIPAL É A DIVULGAÇÃO = PUBLICAÇÃO
28 ONDE PUBLICAR? 1. Site do obcursos (artigos com nota a); 2. Revista concurso em foco (artigos com nota a); 3. Revistas da área de administraçao pública/direito; 4. Publicações internas (Sua Organização/Instituição)
29 QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS O que é? Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.
30 QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS Critérios de avaliação: Cada área tem critérios pré-definidos. Para as revistas das áreas de administração/direito, os critérios são: 1. Normalização 2. Publicação 3. Circulação e visibilidade 4. Autoria e conteúdo 5. Gestão editorial 6. Qualidade percebida nos artigos 7. Facilidade de acesso ao site e mecanismos de busca
31 QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS Avaliação s.faces Revista de Administração Contemporânea = B1
32 QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS FATOR DE IMPACTO Uma forma de avaliar a qualidade de uma publicação consiste em verificar o nível de interesse dos outros pela pesquisa. O método mais simples para obter esta medida se dá por meio da quantidade de citações dessa pesquisa na bibliografia ulterior. (MEADOWS, 1999 apud STREHL, 2005, p. 1).
33 QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS FATOR DE IMPACTO O Fator de Impacto (FDI) é calculado levando-se em conta fatores como o número de artigos publicados em determinado periódico e o número de citações a estes artigos no mesmo intervalo de tempo. Dentre diversas possibilidades, o FDI ajuda: a) bibliotecários a administrar e manter coleções de periódicos e verbas para assinaturas; b) autores a identificar periódicos nos quais publicar, confirmar status de periódicos nos quais já publicaram e identificar periódicos relevantes as suas pesquisas. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2009).
Metodológicos. Interesse pela pesquisa. Projeto de Pesquisa. Profª. Luciana Oliveira [email protected]
METODOLOGIA DA PESQUISA Profª. Luciana Oliveira [email protected] Interesse pela pesquisa. Procedimentos Metodológicos. Projeto de Pesquisa. Colaboradores: Prof. Dr. José Roberto R. Pinto
Metodologia da Pesquisa Científica. Nelize Araujo Vargas
Metodologia da Pesquisa Científica Nelize Araujo Vargas Ciência Etimologia: Ciência vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimento que
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção
FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO! DEFINIÇÃO A pesquisa experimental é composta por um conjunto de atividades e técnicas metódicas realizados para recolher as
A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades
A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades Como vimos na unidade anterior, é próprio do homem buscar e produzir conhecimento para tentar melhorar sua realidade. Portanto,
Ciência. O que é e o que faz a ciência. Quais são os tipos de pesquisa. Quais são os métodos de pesquisa. Como redigir trabalhos científicos
Plano de Ensino Metodologia Científica O que é e o que faz a ciência Quais são os tipos de pesquisa Quais são os métodos de pesquisa Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Como redigir trabalhos científicos
08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos
Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos
Aula No. 2 Introdução e conceitos básicos
Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Disciplina: Metodologia da Pesquisa Professora: Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani Aula No. 2 Introdução e conceitos básicos Reflexão
GEO A75 - Trabalho Final de Graduação I
- GEO A75 - Trabalho Final de Graduação I http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=10353 Departamento de Geologia e geofísica Aplicada http://www.moodle.ufba.br/course/category.php?id=131 - Ciência
1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA
1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Requerida quando não se dispõe de informação
PÓS-GRADUAÇÃO ENAF/DESENVOLVIMENTO SERVIÇOS EDUCACIONAIS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
PÓS-GRADUAÇÃO ENAF/DESENVOLVIMENTO SERVIÇOS EDUCACIONAIS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) POÇOS DE CALDAS - MG 2014 SUMÁRIO 1. Apresentação geral...02 2. Trabalhos aceitos
Bloco Temático 1: Procedimentos Didáticos, Acadêmicos e Científicos
Bloco Temático 1: Procedimentos Didáticos, Acadêmicos e Científicos Tema 2: Trabalhos acadêmico-científicos 2.1: Pesquisa Científica/Ética e Pesquisa Pesquisa científica Vamos entender o que é pesquisa?
Conteúdo Básico Comum (CBC) de FILOSOFIA do Ensino Médio Exames Supletivos/2015
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,
UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II
UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais
UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que
DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico.
DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO Aula 3 META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno(a) deverá: ler
Preparação do Trabalho de Pesquisa
Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa
FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+
I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+
Metodologia. Metodologia de Pesquisa. O que é pesquisa? O que é pesquisa?
Metodologia Metodologia de Pesquisa Para uma boa compreensão do que é metodologia é imprescindível saber o que é PESQUISA O que é pesquisa? Uma indagação minuciosa ou exame crítico exaustivo na procura
O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.
O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade
A origem dos filósofos e suas filosofias
A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão
Processo de Pesquisa Científica
Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de
Pesquisa Científica e Método. Profa. Dra. Lívia Perasol Bedin
Pesquisa Científica e Método Profa. Dra. Lívia Perasol Bedin A Pesquisa e o Metodo Cientifico Definir modelos de pesquisa Método, entre outras coisas, significa caminho para chegar a um fim ou pelo qual
CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de
Administração de Pessoas
Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas
Estruturando o Pré Projeto
1 Estruturando o Pré Projeto Deve ter uma capa padrão, como nome da UNESP na parte superior, o título da pesquisa centralizado no meio da página, a cidade e o ano no rodapé da página e entre o título no
Elaboração de Projetos
Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível
O uso de jogos no ensino da Matemática
607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático
Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco.
VI Encontro Nacional da Anppas 18 a 21 de setembro de 2012 Belém - PA Brasil Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-
Métodos de Diagnóstico do Projeto de Melhorias de Processos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Soja (Via Internet)
Métodos de Diagnóstico do Projeto de Melhorias de Processos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Soja (Via Internet) FAVARIN, A. M. 1, GALERANI, G. S. M. 2, 1 Universidade Estadual de
Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente
Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais
HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE
HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE Prof. Pablo Antonio Lago Hegel é um dos filósofos mais difíceis de estudar, sendo conhecido pela complexidade de seu pensamento
O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula
O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: [email protected]
1.1. O que é a Filosofia? Uma resposta inicial. (Objetivos: Conceptualizar, Argumentar, Problematizar)
INICIAÇÃO À ATIVIDADE FILOSÓFICA 1.1. O que é a Filosofia? Uma resposta inicial (Objetivos: Conceptualizar, Argumentar, Problematizar) As primeiras perguntas de qualquer estudante, ao iniciar o seu estudo
A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO
A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno
Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo
Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) [email protected] Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) [email protected]
NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa
NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa no Curso de Pós-Graduação
Planejamento Semanal
Planejamento Semanal 1. Identificação Curso: Administração 1º e 2º períodos. Módulo: Ambiente Empresarial e Filosofia da Administração Professor: Douglas Filenga Título: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL
Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL Preencha o GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla escolha. Para
DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA
DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam
METODOLOGIA CIENTÍFICA
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA- UNAVIDA CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA TEXTO-BASE PARA A AVALIAÇÃO ESPECIAL 1 INTRODUÇÃO AO TRABALHO CIENTÍFICO
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) IFRJ-Reitoria Rio de Janeiro 2014 1 C O M I S S Ã O D E E L A B O R A Ç Ã O Portaria n 0092 de 05 de agosto de 2013 Cláudia
CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO
CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional
TRABALHO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
TRABALHO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Aula 2 Tema 1.1 - Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica: o conhecimento científico como socialmente construído Flavia L. Consoni Agosto, 2006 Estrutura
EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)
Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL NAS PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA, ANTROPOLÓGICA E PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Denise Fernandes CARETTA Prefeitura
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX 1S2013 CURSO DE PRODUÇÃO TÊXTIL 2º SEMESTRE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA I. OBJETIVOS O objetivo geral deste projeto interdisciplinar é propiciar aos
Teoria da Contabilidade_Noções Gerais
Teoria da Contabilidade_Noções Gerais Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como um navegante que entra no navio sem timão e sem bússola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática
POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO ELABORAÇÃO Janine Silva Figueira Vitória 2015 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO
Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)
Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular
o(a) engenheiro(a) Projeto é a essência da engenharia 07/02/2011 - v8 dá vazão
empíricos ou vulgar ou senso comum filosófico exige raciocínio reflexões racional e objetivo produto precede a construção conjunto de atividades o(a) engenheiro(a) aplica conhecimentos científicos ligado
TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.
TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna
O Planejamento Participativo
O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo
Características do conhecimento científico
Características Racional Objetivo Factual Transcende os fatos Analítico Claro e preciso Comunicável Verificável Depende de investigação metódica Sistemático Acumulativo Falível Geral Explicativo Preditivo
FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS NO BRASIL: UMA PROPOSTA
FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS NO BRASIL: UMA PROPOSTA Luiz Carlos Bresser-Pereira Artigo publicado em O Estado de S.Paulo, edição de 25.4.76, sob o título Os erros da formação de executivos. Não vou salientar
PALAVRAS-CHAVE Agricultura Familiar; Sustentabilidade; Contextualização; Conhecimento Químico.
13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO (X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011
Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011 Manual de TC Manual de TC Manual detc de Serviço Social 1. INTRODUÇÃO Definimos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como um trabalho científico,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia
ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco [email protected] Dorghisllany
DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL
DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,
Mito, Razão e Jornalismo 1. Érica Medeiros FERREIRA 2 Dimas A. KÜNSCH 3 Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP
Mito, Razão e Jornalismo 1 Érica Medeiros FERREIRA 2 Dimas A. KÜNSCH 3 Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP Resumo Este trabalho tem como objetivo relacionar os temas mito, razão e jornalismo. Com uma
CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO
XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago
Redes de Computadores
Redes de Computadores Metodologia e Introdução à Pesquisa Prof. Ricardo Bicalho Redes de Computadores Ciência e Método Científico AULA 3 1 AGENDA PORQUE ESTUDAR METODOLOGIA ENSINO SUPERIOR E PESQUISA ELEMENTOS
Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas
Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projetos de trabalho Luciana Maria Viviani Gladys Beatriz Barreyro Os projetos
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para
Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior
Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por
Carga horária total: 80 horas. Coordenadoras Meire Cristina dos Santos Dangió Yaeko Nakadakari Tsuhako
Curso EaD Teoria Histórico-Cultural: princípios básicos Carga horária total: 80 horas Coordenadoras Meire Cristina dos Santos Dangió Yaeko Nakadakari Tsuhako Aula 6 Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia
PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) [email protected] RESUMO Este artigo de revisão de literatura
TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial
Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: RECICLANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos iniciais Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: 4º ano Ciências
INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA
INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Celso José Martinazzo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Resumo: Neste estudo investigamos a importância
Manual de Estágio Supervisionado
Manual de Estágio Supervisionado 1. 1. O que é o estágio supervisionado? É um período de estudos práticos (pré-profissional), exigidos dos estudantes do Ensino Superior. Um período que associa aprendizado
A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS
A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas. Roteiro 9
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 9 Objetivos Conceituar Espírito do ponto de vista filosófico, científico e religioso
5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.
5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de
O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS
Título do artigo: O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Disciplina: Matemática Ensino Fundamental I Selecionadora: Ana Flávia Alonço Castanho 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 1 Nos últimos
Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1
Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1 Thenille Braun Janzen Universidade Federal de Uberlândia Resumo: O presente relato de experiência pretende destacar os resultados
1ª. Apostila de Filosofia O que é Filosofia? Para que a Filosofia? A atitude filosófica. Apresentação
1 1ª. Apostila de Filosofia O que é Filosofia? Para que a Filosofia? A atitude filosófica. Apresentação O objetivo principal de Introdução Filosofia é despertar no aluno a percepção que a análise, reflexão
Filosofia - Introdução à Reflexão Filosófica
Filosofia - Introdução à Reflexão Filosófica 0 O que é Filosofia? Essa pergunta permite muitas respostas... Alguns podem apontar que a Filosofia é o estudo de tudo ou o nada que pretende abarcar tudo.
ARTIGOS CIENTÍFICOS. MANUAL DE NORMAS FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DO PARANÁ - UCP PITANGA/PR [email protected].
ARTIGOS CIENTÍFICOS Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e
Projeto Jornal Educativo Municipal
Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de Goiás Secretaria Municipal da Educação Santa Bárbara de Goiás - GO Projeto Jornal Educativo Municipal Santa Bárbara de Goiás Janeiro/2013 Estado
2 METODOLOGIA DA PESQUISA
2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. A educação artística como arte de educar os sentidos
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Porto, Casa da Música, 29-31 de Outubro de 2007 A educação artística como arte de educar os sentidos Yolanda Espiña (Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa)
Palavras-chave: Metodologia da pesquisa. Produção Científica. Educação a Distância.
XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - ENID Universidade Federal da Paraíba De 26 a 28 de novembro de 2013 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB: UMA ANÁLISE DOS RESUMOS DAS MONOGRAFIAS
Pedagogia Estácio FAMAP
Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas
VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010
Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH
1/1 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH Todas as disciplinas do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar:
"MULTRIBUIÇÃO": COLABORAÇÃO NA INTERNET Nilton Bahlis dos Santos Alberto de Francisco. Introdução:
"MULTRIBUIÇÃO": COLABORAÇÃO NA INTERNET Nilton Bahlis dos Santos Alberto de Francisco Introdução: A atividade em rede impõe limitações para as pessoas fazerem as coisas como estão habituadas. E isto acontece
Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson
-Problemas de pesquisa: comprovação de uma hipótese. Ex: Hipótese do CFC
SOLUCIONANDO PROBLEMAS NA ENGENHARIA Descrição sobre o livro: Apresenta conceitos fundamentais de engenharia a estudantes do primeiro ano de cursos de graduação em engenharia. Seu objetivo principal é
SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008
SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS
