Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #2: Configurações de Controle

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #2: Configurações de Controle"

Transcrição

1 Ronaldo Guimarães Corrêa Aula #2: Configurações de Controle São Carlos 2012

2 Colunas de Destilação O grande volume de ĺıquido acumulado nos pratos da coluna, refervedor e condensador tornam a resposta do sistema de controle muito lenta. Respostas em malha aberta na composição dos produtos, para perturbações na alimentação (composição ou vazão), apresentam constantes de tempo de 1 a 3 horas. Da mesma forma, devido ao acúmulo de ĺıquido nos pratos da coluna, atrasos da ordem de muitos minutos são também observados na resposta em malha aberta na composição em pratos intermediários, para perturbações nas vazões de alimentação e refluxo. O efeito desses atrasos na dinâmica da malha fechada pode ser minimizado, localizando as malhas de controle o mais próximo possível das extremidades da coluna. Além do atraso nas composições, atrasos nas vazões de vapor e ĺıquido que percorrem a coluna também são observados. Especialmente, atrasos na vazão de ĺıquido afetam o desempenho do sistema de controle. Dimensão do Problema de Controle A coluna de destilação binária também pode ser vista como um sistema de controle 5 5: cinco malhas de controle precisam ser especificadas para atender aos objetivos do controle. No que se refere ao controle da coluna de destilação binária tem-se: Perturbações: A vazão de alimentação F e a composição de alimentação z F são as duas principais perturbações para a coluna de destilação binária.

3 Objetivos do Controle (variáveis controladas): Até cinco objetivos do controle podem ser especificados. Uma operação aceitável da coluna binária exige que as seguintes variávies sejam mantidas nos valores de projeto: 1. Conteúdo de ĺıquido no condensador M D 2. Conteúdo de ĺıquido no refervedor M B 3. Pressão do vapor no topo da coluna P 4. Composição do destilado x D 5. Composição do produto de fundo x B As especificações 1 a 3 caracterizam o chamado controle de inventário, de dinâmica mais rápida e envolvendo variáveis de integração. Essas malhas devem ser primeiro implementadas para garantir a estabilidade da operação; isto é, não se deseja que o condensador e o refervedor sejam imundados ou sequem totalmente. As especificações 4 e 5 caracterizam o controle da qualidade do produto, apresentando dinâmica mais lenta e envolvendo a pureza dos produtos da destilação. Essas malhas são implementadas em uma etapa seguinte. As variáveis de integração não são determinadas por balanços estacionários. Elas só fazem sentido dinamicamente. Já as demais variáveis satisfazem os balanços estacionários de massa e energia. Esta diferença entre esses dois tipos de variáveis de controle acabam por estabelecer situações, onde configurações de controle são viáveis dinamicamente, mas não em condições estacionárias.

4 2 Variáveis Manipuladas: As principais variáveis manipuladas disponíveis para o controle são: 1. Vazão de destilado D 2. Vazão do produto de fundo B 3. Vazão do fluido refrigerante no condensador Q D 4. Vazão de refluxo L 5. Vazão de vapor no refervedor Q B (ou V : vazão de vapor na coluna) Existem, entretanto, outras tantas escolhas para as variáveis manipuladas. Essas escolhas envolvem razões entre vazões ou outra combinação linear entre elas, por exemplo, L/D, V/B, D/(L + D), etc. 8 3,,, N, * * N * Coluna binária com 5 variáveis manipuladas.

5 2 Controle da Vazão A vazão de alimentação, F, é normalmente controlada por um controlador de vazão. Assim sendo, o controle direto das vazões D e B tornará o sistema sobre-determinado, conduzindo a uma operação instável. Lembre que do balanço de massa global F = D + B. Se F é constante, não se pode especificar D e B independentemente. 8 3, +.,, N, * +. * N * Controle das vazões F, D e B: sistema sobre-determinado. Sobre-determinação também deve ser evitada em ambas as extremidades da coluna. Balanços de massa nesses locais mostram que L B = V + B e V = L+D, respectivamente, na base e no topo da coluna. Assim, por exemplo na base, não é adequado usar controladores de vazão em ambas as vazões V (Q B ) e B, simultaneamente.

6 Controle da Qualidade do Produto O controle da qualidade do produto é usado aqui na sua forma geral e inclui o controle da temperatura de ebulição ou outra medida de composição realizada em algum ponto da coluna. O elemento sensor é colocado próximo ao topo da coluna, caso o produto de topo seja o mais importante na separação. O elemento sensor é colocado próximo ao fundo da coluna, caso agora o produto de fundo seja o de maior interesse. Caso ambos os produtos de fundo e topo sejam importantes, sensores serão colocados em ambas as extremidades da coluna. Controle do Produto de Topo A forma mais direta de controlar a composição do produto de topo, x D, é ajustando a vazão de destilado, D. Nesse caso, o nível no condensador é controlado com a vazão de refluxo, L. Outra opção é controlar x D com a vazão de refluxo, L, enquanto agora a vazão de destilado, D, controla o nível no condensador. Esta tem sido a configuração mais utilizada para o controle do produto de topo, embora sem vantagens aparentes frente a outras configurações. Por sinal, essa configuração é bem sensível a perturbações, especialmente quando a razão de refluxo, L/D, é bem e- levada. Não é aconselhável controlar o nível de um tanque com vazão reduzida, pois o ganho do processo é pequeno. A A L F A G K A Controle de nível não eficiente com L/D elevado.

7 , 8 3,,, N,, , N, = > Configuração no topo: (a) D x D e (b) L x D. Controle do Produto de Fundo O controle direto do produto de fundo, x B, é realizado pela manipulação da vazão de fundo, B, enquanto o nível no refervedor é manipulado pela vazão de vapor, V (ou Q B ). Uma segunda configuração considera exatamente um esquema inverso: x B é controlado com a manipulação de V (ou Q B ), enquanto o nível é controlado com B * 3 * = * N * > * N * Configuração no fundo: (a) B x B e (b) V x B.

8 2 2 Controle de Ambos os Produtos O controle simultâneo de ambos os produtos de topo e fundo tem sido aplicado em algumas colunas, embora ainda com restrições. A maior dificuldade de sua utilização está na interação entre ambas as malhas, afetando a performance do sistema de controle. Entretanto, o controle de ambos os produtos tem a vantagem de apresentar um consumo reduzido de utilidades e menor quantidade de produtos fora de especificação. 8 3, 8 3,,,, N, + +, N, * 3 * = * N * > * N * Controle de topo e fundo: configurações (a) LV e (b) DB.

9 2 Controle da Pressão A pressão é normalmente medida no topo da coluna ou no condensador. Com isso evitam-se atrasos caso a pressão no meio ou no fundo da coluna fosse controlada. Diferentes maneiras de controlar a pressão na coluna podem ser usadas. A forma mais simples de controle é manipulando a vazão de água de refrigeração no condensador. Se a pressão na coluna decresce, a vazão de refrigerante também decresce, reduzindo a quantidade de vapor condensado até a pressão na coluna se recuperar, aumentando. Essa configuração de controle é rápida e acaba por utilizar uma menor quantidade de água de refrigeração, quando comparado com outras configurações ,,, N, Controle da pressão no topo da coluna.

10 Modos de Operação sem controle: malha aberta, operação manual 1. por exemplo: L e V manipuladas pelo operador (malhas de pressão e nível fechadas!!) 2. importância: quando a perturbação é realizada em F, a configuração L/D V/B é praticamente auto-regulável (sem necessidade de controle); a configuração LV é bem mais sensível a essa perturbação e para a configuração DB o efeito é bem pior. Quando a perturbação é feita em x F, todas as configurações LV, DB e L/D V/B são sensíveis a essa perturbação, pois ela não afeta as vazões e não são detectadas pelos controles de nível. De uma maneira geral, do ponto de vista prático, o perfil de composição ao longo da coluna requer monitoramento contínuo para manter operação estável, o que leva os operadores a uma atenção constante e, portanto, considerar a opção de controlar pelo menos uma das composições de saída controle em um ponto: uma composição controlada automaticamente 1. por exemplo: x D controlado com L usando controle PI; V em manual com x B flutuando 2. importância: bastante utilizado na indústria; coluna operando na sua capacidade máxima (V em seu valor máximo, portanto não disponível para controle automático). Para a configuração LV, as composições de ambos os produtos de topo e fundo estão fortemente acopladas; isto é, controlando-se um deles, efetivamente controla-se também o outro. Para as outras configurações, esse acoplamanto é menos intenso

11 controle em dois pontos: x D e x B controlados automaticamente 1. por exemplo: malhas simples (PI, PID): L x D e V x B problema: interações (afeta performance) vantagem: robustez multivariável (controle preditivo: evita-se a seleção da configuração de controle) problema: normalmente não robusto (sensível a erros de modelagem) vantagem: incorpora restrições 2. importância: grande potencial para redução de custos

12 Equações do Modelo Simplificações: coluna binária ideal 1. O conteúdo de vapor em cada prato é considerado desprezível. 2. Os calores molares de vaporização dos componentes A e B são aproximadamente iguais. Isto significa que 1 mol de vapor condensado libera energia suficiente para vaporizar 1 mol de ĺıquido. 3. O calor perdido para o ambiente é considerado desprezível. 4. A volatilidade relativa α entre os dois componentes A e B permanece constante ao longo da coluna. 5. Cada prato da coluna possui eficiência de 100% (isto é, o vapor que deixa o prato encontra-se em equiĺıbrio com o ĺıquido no prato).. Desprezar o balanço de quantidade de movimento em cada prato e assumir que a vazão molar de ĺıquido que deixa o prato é função do conteúdo de ĺıquido no prato, de acordo com a fórmula de Francis. As 3 primeiras simplificações eliminam a necessidade de balanço de energia.

13 Estágio em uma Coluna de Destilação i+1 L i+1 x i+1 M Vi y i I M Li+1 V P i i i M Li x i P i-1 V i-1 y i-1 L i

14 Balanços de Massa Prato de Alimentação (i = F) d(m F ) dt d(m F x F ) dt = F + L F+1 L F (1) = Fz F + L F+1 x F+1 + V F 1 y F 1 L F x F V F y F (2) Prato de Topo (i = N) d(m N ) dt d(m N x N ) dt = L L N (3) = Lx D + V N 1 y N 1 L N x N V N y N (4) Prato da Base (i = 1) d(m 1 ) dt = L 2 L 1 (5) d(m 1 x 1 ) dt = L 2 x 2 + V y B L 1 x 1 V 1 y 1 () Prato Intermediário i (i = 2,..., N 1 e i F) d(m i ) dt = L i+1 L i (7) d(m i x i ) dt = L i+1 x i+1 + V i 1 y i 1 L i x i V i y i (8) Condensador d(m D ) dt d(m D x D ) dt = V N L D (9) = V N y N (L + D)x D (10)

15 Refervedor d(m B ) dt d(m B x B ) dt = L 1 V B (11) = L 1 x 1 V y B Bx B (12) Relações de Equiĺıbrio y i = αx i 1 + (α 1)x i (13) i = 1,2,..., F,..., N, B Relações Hidrodinâmicas Relações de Pressão L i = f(m i ) (14) i = 1,2,..., F,..., N P 1 = f(v ) (15) P i = P i 1 + P (1) i = 2,..., F,..., N 1 P N = P N 1 + P + f(q D ) (17)

16 Graus de Liberdade para Controle Número de Origem Equações NE N + 1 Relações de Equiĺıbrio [eq. 13] N Relações Hidrodinâmicas [eq. 14] N Relações de Pressão [eqs. 15, 1, 17] 2 Balanços no Prato de Alimentação [eqs. 1, 2] 2 Balanços no Prato de Topo [eqs. 3, 4] 2 Balanços no Prato da Base [eqs. 5, ] 2(N 3) Balanços nos Pratos Intermediários; i 1, N, F [eqs. 7, 8] 2 Balanços no Refervedor [eqs. 11, 12] 2 Balanços no Condensador [eqs. 9, 10] Total= 5N + 5 Número de Tipo Variáveis NV N + 2 x i, i = 1,2,..., F,..., N, D, B composição do ĺıquido N + 1 y i, i = 1,2,..., F,..., N, B composição do vapor N + 2 M i, i = 1,2,..., F,..., D, B conteúdo de ĺıquido N L i, i = 1,2,..., F,..., N vazões de ĺıquido N P i, i = 1,2,..., F,..., N pressão nos pratos 7 F, z F, D, B, L, V, Q D Total= 5N + 12

17 Número de Graus de Liberdade para Controle f f = NV NE = (5N + 12) (5N + 5) = 7 especificando perturbações: F, z F Número de Graus de Liberdade para Controle (final) f = 7 2 = 5 M D, M B, P N, x D e x B

18 Propriedades do Controle e suas Configurações 1. controle em um ponto Configuração LV L/D V/B DB melhor razoável não funciona (viola balanço material) 2. controle em dois pontos Configuração LV L/D V/B DB Malha Simples ruim (forte interação) bom bom 3. implementação Configuração LV L/D V/B DB fácil (exceto para refluxo elevado) difícil (necessita medir L, D, V e B!) fácil

19 2 Configuração LV ,, + +, N, * * N * Configuração LV : L x D e V x B.

20 2 Configuração DB ,,, N, * * N * Configuração DB: D x D e B x B.

21 2 Configuração L/D V/B ,,, N, :, * * N * : 8 Configuração L/D V/B: L/D x D e V/B x B.

22 Reatores Químicos O coração de um processo químico é o reator químico, onde ocorre uma reação química envolvendo matériasprimas, para formar um ou mais produtos de maior valor. Uma vez que as condições ótimas para conduzir a reação são estabelecidas, o sistema de controle é projetado para mantê-las. O sucesso de um sistema de controle de um reator químico depende, em grande extensão, ao projeto do reator. É possível projetar um reator totalmente incontrolável, qualquer que seja o sistema de controle aplicado. O reator deve ser bem regulado para reduzir a propagação de perturbações para as operações a jusante (de separação dos produtos). Da mesma forma, as operações a montante (de preparação dos reagentes) devem ser bem controladas para reduzir as perturbações no reator. Estabilidade do Reator Exotérmico Um reator exotérmico produz calor, o qual aumenta a temperatura do meio reacional, a qual por sua vez, aumenta a taxa de reação, aumentando a produção de calor. Essa seqüência de eventos, formando uma malha de realimentação positiva, pode resultar em um aumento excessivo da temperatura (uma explosão é uma reação exotérmica sem controle). A maioria dos reatores exotérmicos são estáveis no estado estacionário, desde que tenham a razão entre a área de transferência de calor e o volume reacional suficientemente elevada.

23 8 J J 3 J J CSTR com Reação Irreversível Exotérmica. E E + = E ) * 3 * 3 ). 3 * + =?.?? E.? 4 A B H E C A H = J A! 3 )? = H C A H F A = H A = 3 *? = H H A L F A H A B H E C A H = J A Regime Estabelecido Q A = Q B 3 estados estacionários: P 1, P 2 e P 3 2 A 2! A I J L A E I 2 E I J L A!!!! Por quê operar em P 2? 1. P 1 : baixa conversão (T baixa) 2. P 3 : insegura, destrói catalisador, degrada B (T alta)

24 Balanços de Massa Equações do Modelo dv dt V dc a dt Balanço de Energia ρc p V dt dt Cinética = F i F (1) = F i (C ai C a ) V r a (2) = ρc p F i (T i T) + ( H)V r a Q (3) r a = k o e E RT C a (4) Troca Térmica Q = UA(T T c ) (5) Graus de Liberdade para Controle Número de Origem Equações NE 2 Balanços de Massa [eqs. 1, 2] 1 Balanço de Energia [eq. 3] 2 Equações Auxiliares [eqs. 4, 5] Total =5 Número de Tipo Variáveis NV V, F i, F, C ai, C a, r a balanços de massa e cinética 3 T, T i, Q balanço de energia 1 T c troca térmca Total =10

25 8 Graus de Liberdade para Controle Número de Graus de Liberdade para Controle f f = NV NE = 10 5 = 5 especificando perturbações: F i, C ai, T i Número de Graus de Liberdade para Controle (final) f = 5 3 = 2 V e T Configuração de Controle. E E + = E ) *. 3 * + = +?.?? E.? 4 A B H E C A H = J A Malhas de controle: 1 controle do inventário: afeta tempo de residência (conversão) e pode afetar troca térmica 2 controle de temperatura: afeta troca térmica e conversão

26 Reatores Contínuos Reatores contínuos são projetados para operar sob condições de vazão de alimentação, retirada de produtos e remoção ou suprimento de calor constantes. Entretanto, essa situação é incomum na prática, já que perturbações afetam a operação (estacionária) dos reatores: o mercado promove mudanças na taxa de produção (vazão de alimentação), afetando o tempo de residência e a conversão mudanças na qualidade da matéria-prima mudanças na atividade cataĺıtica mudanças na área de troca térmica por incrustações Para acomodar algumas dessas perturbações, malhas de controle são implementadas para manter as exigências da produção. Inicialmente, a quantidade (inventário) dos componentes que participam da reação (incluindo os catalisadores) devem ser reguladas. Na recuperação de reagentes, correntes de reciclo são utilizadas. Vazões de reciclo acabam por introduzir realimentação positiva no processo, eliminando auto-regulação do inventário de alguns componentes. O não cumprimento dessas considerações pode levar à redução da conversão, perdas elevadas e o não atendimento dos objetivos da produção.

27 Como providência inicial, deve-se identificar todos os componentes que requerem controle material (inventário) e encontrar maneiras de medi-los. Quando um dos reagentes difere em fase dos produtos e outros reagentes, seu consumo afeta diretamente o inventário daquela fase. Portanto, o controle do inventário dessa fase deve ser realizado pelo vazão do respectivo reagente/produto.

28 Controle do Inventário Gás + Líquido Gás 2 CP 1 produto gasoso separação ( produto + reagente gasoso) reagente líquido IF CN CF 3 reagente gasoso Malhas de controle do inventário: purga líquida 1 controle da pressão: remove os produtos e gases que não reagiram 2 controle de nível: o inventário do reagente ĺıquido é controlado. O fluxo de reagente ĺıquido é uma indicação da taxa de produção 3 controle de fluxo: manter quantidade estequiométrica necessária para a reação purga ĺıquida: eliminar os produtos não-voláteis para que não se acumulem no reator; minimizada para não perder reagente ĺıquido

29 Gás + Líquido Líquido 2 reagente líquido 3 CF CP purga gasosa CN reagente gasoso IF 1 produto líquido separação ( produto + reagente líquido) Malhas de controle do inventário: 1 controle de nível: remove o produto ĺıquido 2 controle da pressão: o reagente gasoso é alimentado conforme é consumido, mantendo quantidade estequiométrica 3 controle de fluxo: quantidade de reagente ĺıquido alimentado determina a taxa de produção purga gasosa: remove gases inertes não-condensáveis

30 ! Controle da Temperatura Reatores endotérmicos são auto-reguláveis, não necessitando de qualquer precaução especial para controlar a temperatura. Reatores exotérmicos, entretanto, necessitam de aquecimento para atingirem a temperatura de reação, e refrigerante para mantê-la, não sendo auto-reguláveis Portanto, o projeto do sistema de aquecimento-refriamento é crucial. Controle da Temperatura? J H A A? = I? = J = + I A J F E J F = H = L = F H = > = E N = F H A I I 1. L = F H = = J = F H A I I F = H = F = H J H A = J A I G K A J A C K = Malhas de controle: 1 controle de nível: repõe água evaporada. O fluxo de água é uma boa indicação da taxa de produção no estado estacionário

31 2 controle da pressão: o ponto de ebulição da água é determinado pela pressão mantida na jaqueta 3 controle de temperatura: um aumento na temperatura do reator é compensado por uma redução na pressão na jaqueta, pela diminuição do valor de referência do controle de pressão controle em cascata

32 A Controle em Cascata No controle em cascata, o valor de referência da malha secundária (mais interna) é determinado pela malha primária (mais externa) O I F I F A O J H H + O I F 2 I F J H H + 2 O 2 8 L K = 5 A I H H = K J H 2 2 H? A I I = G K A J = O 2 2 H? A I I H A = J H O 5 A I H H = K J H = D = F H E H E = = D = I A? H E = Diagrama de blocos do controle em cascata. Algumas vantagens: aumenta a velocidade da malha primária (quando a malha interna é fechada, a malha externa tornase mais rápida do que quando a malha interna está aberta) perturbações que entram na malha secundária são compensadas adequadamente antes de afetarem a malha primária

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #3: Configurações de Controle

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #3: Configurações de Controle Ronaldo Guimarães Corrêa Aula #3: Configurações de Controle São Carlos 2012 Trocadores de Calor Em geral, trocadores de calor são fáceis de controlar. O modelo dinâmico de um trocador de calor casco-tubo

Leia mais

Lista de Exercícios Controle de Processos 2

Lista de Exercícios Controle de Processos 2 Lista de Exercícios Controle de Processos 2 Ronaldo DEQ/UFSCar 1) Alguns sistemas de controle multimalhas são apresentados a seguir Para cada um deles, explique se o mesmo está correto e funcionará; isto

Leia mais

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Controle em Cascata. Sumário

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Controle em Cascata. Sumário Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS Prof a Ninoska Bojorge Sumário 2 Introdução Características Diagrama de Blocos do Conceitos Aplicações Critério

Leia mais

DESTILAÇÃO. Prof.: Dr. Joel Gustavo Teleken

DESTILAÇÃO. Prof.: Dr. Joel Gustavo Teleken DESTILAÇÃO Prof.: Dr. Joel Gustavo Teleken Definição A destilação é o método de separação baseado no equilíbrio líquido-vapor de misturas. Quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida,

Leia mais

Controle Básico Realimentado (Feedback)

Controle Básico Realimentado (Feedback) Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS Introdução ao Controle Antecipatório (Feedforward control) Prof a Ninoska Bojorge Controle Básico Realimentado

Leia mais

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #1: Malhas de Controle

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #1: Malhas de Controle Ronaldo Guimarães Corrêa Aula #1: Malhas de Controle São Carlos 2012 As Cinco Malhas de Controle Mais Comuns Praticamente todas as malhas de controle em uma planta química podem ser classificadas entre

Leia mais

Capítulo 7 Controle em cascata

Capítulo 7 Controle em cascata Capítulo 7 Exemplo de processo Pré-aquecedor e reator: O objetivo é controlar a temperatura no interior do reator. O reagente A é pré-aquecido na fornalha e deve atingir um valor adequado para a reação.

Leia mais

Destilação Binária por Estágios

Destilação Binária por Estágios Destilação Binária por Estágios Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 16 de agosto de 2016 Destilação Binária por Estágios 1 / 33 Introdução Destilação Binária

Leia mais

PQI-2407 Controle de Processos da Indústria Química Exercícios Lista 1

PQI-2407 Controle de Processos da Indústria Química Exercícios Lista 1 PQI-2407 Controle de Processos da Indústria Química Exercícios Lista 1 1- Apresente as vantagens de uma casa de controle centralizada. Você vê alguma desvantagem? 2- Considere os sistemas representados

Leia mais

Controle de Processos Aula: Controle em Cascata

Controle de Processos Aula: Controle em Cascata 107484 Controle de Processos Aula: Controle em Cascata Prof. Eduardo Stockler Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília 1º Semestre 2015 (Exemplo) CONTROLE DE UM REATOR Realimentação

Leia mais

Controle de Processos Aula: Controle em Cascata

Controle de Processos Aula: Controle em Cascata 107484 Controle de Processos Aula: Controle em Cascata Prof. Eduardo Stockler Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília 1º Semestre 2015 (Exemplo) CONTROLE DE UM REATOR Realimentação

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO

IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO Polyana Gomes de Aguiar 1 *, Daiane Ribeiro Dias 1, Annanda Alkmim Alves 1, Mariana Oliveira Marques 1, Saulo Vidal 1 1 Instituto

Leia mais

DESTILAÇÃO FRACIONADA OPERAÇÕES UNITÁRIAS 2. Profa. Roberta S. Leone

DESTILAÇÃO FRACIONADA OPERAÇÕES UNITÁRIAS 2. Profa. Roberta S. Leone DESTILAÇÃO FRACIONADA OPERAÇÕES UNITÁRIAS 2 INTRODUÇÃO O equipamento que promove a transferência de massa e calor entre correntes líquidas e de vapor saturadas é a conhecida Coluna de Destilação Fraccionada

Leia mais

CONTROLE DE PROCESSOS MULTIVARIÁVEIS

CONTROLE DE PROCESSOS MULTIVARIÁVEIS Exemplo: Tambor de flash - V afeta T, P e L - V 2 afeta P e T - V 3 afeta L e P Algumas características dos sistemas multivariáveis: -A interação entre as variáveis influencia a estabilidade e a performance.

Leia mais

ESTRUTURAS ESPECIAIS DE CONTROLE

ESTRUTURAS ESPECIAIS DE CONTROLE Joinville Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas CCT Departamento de Engenharia Elétrica Laboratório de Sistemas de Controle - I ESTRUTURAS ESPECIAIS DE CONTROLE

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DESTILAÇÃO DIFERENCIAL PROF. DR. FÉLIX MONTEIRO PEREIRA

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DESTILAÇÃO DIFERENCIAL PROF. DR. FÉLIX MONTEIRO PEREIRA ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DESTILAÇÃO DIFERENCIAL PROF. DR. FÉLIX MONTEIRO PEREIRA INTRODUÇÃO ETAPAS DE UM PROCESSO QUÍMICO INDUSTRIAL DIAGRAMA OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Leia mais

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte A) Profº Carlos Henrique Ataíde (julho de 2013)

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte A) Profº Carlos Henrique Ataíde (julho de 2013) Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte A) Profº Carlos Henrique Ataíde (julho de 2013) 1) Concurso Petrobras: Engenheiro de Processamento Junior (questão

Leia mais

REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO

REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO R. M. L. OLIVEIRA 1, C. V. ARAÚJO 2 e R. P. BRITO 3 1 Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Engenharia Química. 2 Universidade

Leia mais

Roteiro das Práticas 1 a 3

Roteiro das Práticas 1 a 3 Roteiro das Práticas 1 a 3 Destilação e Absorção/Umidificação Prof. Universidade Federal do Pampa Curso de Engenharia Química Campus Bagé 10 de agosto de 2017 Destilação e Absorção 1 / 13 Operações por

Leia mais

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Controle em Cascata. Sumário

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Controle em Cascata. Sumário Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS Prof a Ninoska Bojorge Sumário 2 Introdução Características Diagrama de Blocos do Conceitos Aplicações Critério

Leia mais

Controle em Cascata. TCA: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Universidade de Brasília Depto. Engenharia Elétrica

Controle em Cascata. TCA: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Universidade de Brasília Depto. Engenharia Elétrica Controle em Cascata TCA: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Universidade de Brasília Depto. Engenharia Elétrica (Exemplo) CONTROLE DE UM REATOR Realimentação Simples O Processo Reação

Leia mais

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin AULA 12 - LTC36B Introdução a Disciplina de Controle Supervisório Prof. Leandro Castilho Brolin UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELN Departamento de Eletrônica RESUMO (1) Controle por

Leia mais

ANÁLISE DE CONTROLADORES EM MALHA ABERTA E FECHADA PARA UMA COLUNA PILOTO DE DESTILAÇÃO

ANÁLISE DE CONTROLADORES EM MALHA ABERTA E FECHADA PARA UMA COLUNA PILOTO DE DESTILAÇÃO ANÁLISE DE CONTROLADORES EM MALHA ABERTA E FECHADA PARA UMA COLUNA PILOTO DE DESTILAÇÃO C. V. de ARAÚJO 1, R. M. L. OLIVEIRA 1, R. P. BRITO 2 1 Universidade Federal de Campina Grande, Faculdade de Engenharia

Leia mais

Introdução ao Controle de Processos. Introdução ao Controle de Processos (CP1) DEQ/UFSCar 1 / 49

Introdução ao Controle de Processos. Introdução ao Controle de Processos (CP1)  DEQ/UFSCar 1 / 49 Introdução ao Controle de Processos Introdução ao Controle de Processos (CP1) www.professores.deq.ufscar.br/ronaldo/cp1 DEQ/UFSCar 1 / 49 Roteiro 1 Incentivos ao Controle de Processos 2 Principais Objetivos

Leia mais

T= R: 1º trocador: Q= cal/s; mc=208,33 mol/s; A = 60,82 m 2 ; 2º trocador: Q= cal/s; mc=173,61 mol/s; A = 115,52 m 2

T= R: 1º trocador: Q= cal/s; mc=208,33 mol/s; A = 60,82 m 2 ; 2º trocador: Q= cal/s; mc=173,61 mol/s; A = 115,52 m 2 Lista 4 1- Uma reação elementar deve ocorrer adiabaticamente em fase líquida e sob alta pressão. Calcule os volumes de um CSTR e de um PFR necessários para processar 100 kmol/h a 60% de conversão de uma

Leia mais

Lista de Cálculo de reatores não isotérmicos

Lista de Cálculo de reatores não isotérmicos Lista de Cálculo de reatores não isotérmicos 1- Uma reação elementar deve ocorrer adiabaticamente em fase líquida e sob alta pressão. Calcule os volumes de um CSTR e de um PFR necessários para processar

Leia mais

Operações Unitárias Parte II

Operações Unitárias Parte II Operações Unitárias Parte II Apresentação Aula anterior: - Grandezas físicas; - Balanço de massa; - Balanço de energia; - Conversão; - Reciclo; - Rendimento; - Fração convertida; - Umidade relativa; -

Leia mais

Exercício #3 Controle de Processos Químicos

Exercício #3 Controle de Processos Químicos Exercício #3 Controle de Processos Químicos Ronaldo 1. estabeleça uma configuração de controle para o sistema (a) calcule o número de graus de liberdade para o controle a partir do modelo não-linear sugerido

Leia mais

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Teoria de Controle Parte 1

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Teoria de Controle Parte 1 Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos Teoria de Controle Parte 1 Objetivos do Controle Independente do estágio tecnológico ou da complexidade de um processo de fabricação, são sempre

Leia mais

FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO DESTILAÇÃO MULTI-ESTÁGIOS Obtém a concentração desejada porém em quantidades reduzidas MULTI-ESTÁGIOS FRACIONADA fonte de resfriamento fonte de aquecimento O vapor

Leia mais

1ª Lei da Termodinâmica lei da conservação de energia

1ª Lei da Termodinâmica lei da conservação de energia 1ª Lei da Termodinâmica lei da conservação de energia É de bastante interesse em análises termodinâmicas conhecer o balanço energético dos sistemas, principalmente durante trocas de estado A 1ª Lei da

Leia mais

PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO F. L. BEZERRA 1, C.H. SODRÉ 2 e A. MORAIS Jr 3 1,2 Universidade Federal de Alagoas, Centro de Tecnologia

Leia mais

PQI-2407 CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS. Professor: Darci Odloak Ano: 2009

PQI-2407 CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS. Professor: Darci Odloak Ano: 2009 PQI-407 CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS Professor: Darci Odloak no: 009 1 PQI-407 CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS O objetivo é introduzir os conceitos básicos para o entendimento das malhas de controle Porque

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 107484 Controle de Processos 1 o Semestre 2015 Lista de Exercícios 1 Para os exercícios abaixo considere (exceto se

Leia mais

EFEITO DA PRESSÃO SOBRE DINÂMICA E CONTROLE DE COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RETIRADA LATERAL

EFEITO DA PRESSÃO SOBRE DINÂMICA E CONTROLE DE COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RETIRADA LATERAL EFEITO DA PRESSÃO SOBRE DINÂMICA E CONTROLE DE COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RETIRADA LATERAL G. W. de FARIAS NETO, R. P. BRITO, S. R. DANTAS e R. M. L. OLIVEIRA Universidade Federal de Campina Grande, Departamento

Leia mais

Minicurso: Introdução ao DWSIM. Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira

Minicurso: Introdução ao DWSIM. Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira Minicurso: Introdução ao DWSIM Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira O DWSIM pode ser obtido na página do desenvolvedor: http://dwsim.inforside.com.br/wiki/index.php?title=downloads Tutorial: Introdução ao

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 10 http://pesquisa.ufabc.edu.br/pologroup/transformacoes_quimicas.html Para saber a concentração

Leia mais

Curso de Engenharia Química. Prof. Rodolfo Rodrigues Lista 2 de Destilação Binária por Estágios

Curso de Engenharia Química. Prof. Rodolfo Rodrigues Lista 2 de Destilação Binária por Estágios Curso de Engenharia Química Operações Unitárias II 216/2 Prof. Rodolfo Rodrigues Lista 2 de Destilação Binária por Estágios Exercício 1* (Wankat, 212, Exemplo 4-2) Calcule o coeficiente angular da linha

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS EM ENGENHARIA QUÍMICA

CONCEITOS BÁSICOS EM ENGENHARIA QUÍMICA CONCEITOS BÁSICOS EM ENGENHARIA QUÍMICA O QUE SÃO PROCESSOS QUÍMICOS? Definições básicas Processos Químicos Modos Operacionais Vazões Escoamentos CONCEITOS BÁSICOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Operação Descontínua

Leia mais

Destilação Binária por Estágios

Destilação Binária por Estágios Destilação Binária por Estágios Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 21 de agosto de 2018 Destilação Binária por Estágios 1 / 40 Introdução Destilação Binária

Leia mais

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #4: Matriz do Ganho Relativo (RGA)

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #4: Matriz do Ganho Relativo (RGA) Ronaldo Guimarães orrêa Aula #4: Matriz do Ganho Relativo RGA São arlos 2005 Introduçã o No projeto de controladores multivariáveis, uma possibilidade é utilizar múltiplos controladores de malha simples,

Leia mais

a) Qual deverá ser o volume do PFR para converter 80% de A em fase líquida? Considerar alimentação a 44 L min -1 e C A0 = C B0 = 1 mol L -1

a) Qual deverá ser o volume do PFR para converter 80% de A em fase líquida? Considerar alimentação a 44 L min -1 e C A0 = C B0 = 1 mol L -1 501) Um dado composto A se decompõe conforme a cinética enzimática de Michaelis-Menten,. Determine os parâmetros V máx e K M, considerando os dados experimentais a seguir. C A (kmol m -3 ) 0,1 0,01 0,005

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO EM COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA FIM DE CONTROLE

INSTRUMENTAÇÃO EM COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA FIM DE CONTROLE INSTRUMENTAÇÃO EM COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA FIM DE CONTROLE Thiago Tonon¹*, Murilo Silva Colombo², Cid Marcos Gonçalves Andrade² 1 Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí IFPR PR, thiago.tonon@ifpr.edu.br

Leia mais

ESTIMATIVA DO MODELO DINÂMICO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

ESTIMATIVA DO MODELO DINÂMICO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO ESTIMATIVA DO MODELO DINÂMICO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO F. M. SIVIERI 1, E. P. TEIXEIRA 2 1,2 Universidade de Uberaba, Departamento de Engenharia Química RESUMO Métodos de identificação de sistemas dinâmicos

Leia mais

BC Transformações Químicas

BC Transformações Químicas Transformações Químicas BC0307 Prof. Anderson O. Ribeiro http://www.andersonorzari.com BC 0307 Transformações Químicas ANDERSON ORZARI RIBEIRO Bloco B, 10º andar - Sala 1043 www.andersonorzari.com Transformações

Leia mais

ENC 2003 ENGENHARIA QUÍMICA. Questão 1. 9,0 ln 8,0 = =0,0004 KW. x x6,2x1. Padrão de Resposta Esperado. Usando unidades SI. T e.

ENC 2003 ENGENHARIA QUÍMICA. Questão 1. 9,0 ln 8,0 = =0,0004 KW. x x6,2x1. Padrão de Resposta Esperado. Usando unidades SI. T e. ENC 003 Questão Usando unidades SI T i T e = 50 5 = 5 K = 5 K, L = m R convec.,int = =0,089 KW 8,0 π x x0,6x x00 9,0 ln 8,0 R cond.,tubo = =0,0004 KW π x 46, x 9,0+,5+,5 ln 9,0 R = =,7580 KW cond.,isol.

Leia mais

Introdução ao Sistema de Controle

Introdução ao Sistema de Controle Introdução ao Sistema de Controle 0.1 Introdução Controle 1 Prof. Paulo Roberto Brero de Campos Controle é o ato de exercer comando sobre uma variável de um sistema para que esta variável siga um determinado

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016 E. S. Tognetti

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química 2014/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química 2014/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química COQ 790 ANÁLISE DE SISTEMAS DA ENGENHARIA QUÍMICA AULA 2: Variáveis de processo; Classificação de modelos; Equações constitutivas;

Leia mais

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO Esquema Geral 4.b ESQUEMA DE UMA REFINARIA: GÁS COMBUSTÍVEL CAFOR PROPANO GLP(C3 E C4) FGLP BUTANO NAFTA LEVE NAFTA PETROQUÍMICA REFORMA NREF

Leia mais

PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR

PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR A. C. S. R. DIAS, B. R. BOTINHA, J. R. COSTA, C. S. O. TENIS e J. C. S. DUTRA LAMCES Laboratório de Métodos Computacionais,

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 107484 Controle de Processos 1 o Semestre 2018 Prof. Eduardo Stockler Tognetti Lista de Exercícios 2 Para os exercícios

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO EM PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL HIDRATADO

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO EM PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL HIDRATADO OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO EM PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL HIDRATADO L. T. SCHNEIDER 1, G. BONASSA 1, C. de OLIVEIRA 1, J. T. TELEKEN 2, P. A. CREMONEZ 3, J. G. TELEKEN 1, 1 Universidade

Leia mais

Controle de Processos Aula: Controle Antecipatório (Alimentação ou Feedforward)

Controle de Processos Aula: Controle Antecipatório (Alimentação ou Feedforward) 107484 Controle de Processos Aula: Controle Antecipatório (Alimentação ou Feedforward) Prof. Eduardo Stockler Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília 1º Semestre 2015 Recapitulando

Leia mais

MÉTODO SHORTCUT PARA OBTENÇÃO DE MODELOS DINÂMICOS SIMPLIFICADOS PARA COLUNAS DE DESTILAÇÃO

MÉTODO SHORTCUT PARA OBTENÇÃO DE MODELOS DINÂMICOS SIMPLIFICADOS PARA COLUNAS DE DESTILAÇÃO MÉTODO SHORTCUT PARA OBTENÇÃO DE MODELOS DINÂMICOS SIMPLIFICADOS PARA COLUNAS DE DESTILAÇÃO B. E. BUENO 1, J. O. TRIERWEILER 2 e P. R. B. FERNANDES 3 1,2,3 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento

Leia mais

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO EM UMA DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO EM UMA DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA INFLUÊNCIA DA PRESSÃO EM UMA DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA Brenda Silva de SOUZA 1 ; Viviane Magalhães PEREIRA 2 ; João Lameu SILVA JUNIOR 3 ; Rejane Barbosa SANTOS 4 RESUMO Um dos problemas encontrados em separação

Leia mais

Malhas de Controle vazão. Malhas de Controle (CP2) DEQ/UFSCar 1 / 40

Malhas de Controle vazão. Malhas de Controle (CP2)  DEQ/UFSCar 1 / 40 Malhas de Controle vazão Malhas de Controle (CP2) www.professores.deq.ufscar.br/ronaldo/cp2 DEQ/UFSCar 1 / 40 Roteiro I 1 As Cinco Malhas de Controle Mais Comuns 2 Controle de Vazão 3 Exemplos 4 Sensores

Leia mais

PARTE III Balanço de massa

PARTE III Balanço de massa PARTE III Balanço de massa 1. Procedimentos para cálculo de Balanço de Massa i. Escolha como base de cálculo uma quantidade ou vazão de uma das correntes do processo. ii. Desenhe o fluxograma e rotule

Leia mais

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte B) Profº Carlos Henrique Ataíde (agosto de 2013)

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte B) Profº Carlos Henrique Ataíde (agosto de 2013) Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte B) Profº Carlos Henrique Ataíde (agosto de 2013) 1) Concurso Petrobras Engenheiro(a) de Processamento Junior

Leia mais

MÉTODO DE MCCABE-THIELE REVERSO PARA SIMULAÇÃO DE UNIDADE DE DESTILAÇÃO MULTICOMPONENTE

MÉTODO DE MCCABE-THIELE REVERSO PARA SIMULAÇÃO DE UNIDADE DE DESTILAÇÃO MULTICOMPONENTE MÉTODO DE MCCABE-THIELE REVERSO PARA SIMULAÇÃO DE UNIDADE DE DESTILAÇÃO MULTICOMPONENTE Julita Savant Carvalho, 2 Luiz Fernando de Moura Discente do curso de Engenharia Química da UFSCar 2 Professor do

Leia mais

Controle de Processos Aula: Controle com restrições (Override)

Controle de Processos Aula: Controle com restrições (Override) 107484 Controle de Processos Aula: Controle com restrições (Override) Prof. Eduardo Stockler Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília 1º Semestre 2015 Controle override (com restrições)

Leia mais

Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação

Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação Heitor Medeiros Florencio Objetivos da aula

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 107484 Controle de Processos 1 o Semestre 2015 Lista de Exercícios 2 Para os exercícios abaixo considere (exceto se

Leia mais

EVAPORAÇÃO. Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO

EVAPORAÇÃO. Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos EVAPORAÇÃO Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO É a remoção parcial da água de mistura de líquidos,

Leia mais

5. Sistemas de controlo em aneis múltiplos e multivariável (MIMO)

5. Sistemas de controlo em aneis múltiplos e multivariável (MIMO) 5. Sistemas de controlo em aneis múltiplos e multivariável (MIMO) Sistemas Multivariáveis: várias abordagens Interacção Selecção de aneis de controlo RA RD Análise de Controlabilidade Análise de Valores

Leia mais

Instrumentação Básica

Instrumentação Básica Instrumentação Básica 20/02/2017 1 Índice Capitulo I - Fundamentos O que é Instrumentação O Processo e suas Variáveis Malha de Controle Classes de Instrumentos Terminologia Fluxogramas de Processos Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br DESTILAÇÃO 1 Semestre de 2015 Introdução Destilação: método utilizado

Leia mais

3.1 INTRODUÇÃO AOS MODELOS LINEARIZADOS DA COLUNA DE DESTILAÇÃO

3.1 INTRODUÇÃO AOS MODELOS LINEARIZADOS DA COLUNA DE DESTILAÇÃO Modelagem da coluna de destilação 38 3 MODELAGEM DA COLUNA DE DESTILAÇÃO 3.1 INTRODUÇÃO AOS MODELOS LINEARIZADOS DA COLUNA DE DESTILAÇÃO A coluna de destilação utilizada neste trabalho apresenta uma dinâmica

Leia mais

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT)

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) Controle Regulatório Avançado e Sintonia de Controladores PID Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) e-mail: mariocampos@petrobras petrobras.com..com.br

Leia mais

PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS

PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS Para problemas com múltiplas unidades de processamento, realize a análise do número de graus de liberdade para cada unidade, para o

Leia mais

Sintonia de Controladores PID

Sintonia de Controladores PID Sintonia de Controladores PID Objetivo: Determinar K p, K i e K d de modo a satisfazer especificações de projeto. Os efeitos independentes dos ganhos K p, K i e K d na resposta de malha fechada do sistema

Leia mais

EXPERIÊNCIA 02 DESTILAÇÃO

EXPERIÊNCIA 02 DESTILAÇÃO EXPERIÊNCIA 02 DESTILAÇÃO 1- INTRODUÇÃO Destilação é uma técnica utilizada, geralmente, para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda

Leia mais

Controle de Caldeiras

Controle de Caldeiras Controle de Caldeiras 1 Utilização do Vapor Em uma planta industrial utiliza-se o vapor superaquecido em diversos níveis n de pressão o com vários v objetivos: Injetar no processo para diminuir a pressão

Leia mais

Controle e automação Eletromecânica. Professora: Adriellen Lima de Sousa /01

Controle e automação Eletromecânica. Professora: Adriellen Lima de Sousa /01 Controle e automação Eletromecânica Professora: Adriellen Lima de Sousa E-mail: adriellen.sousa@ifsc.edu.br 2019/01 Sumário Instrumentação Simbologia ISA Instrumentação Ciência que aplica e desenvolve

Leia mais

Prova 2 (Parte Computacional)

Prova 2 (Parte Computacional) Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 169536 - Tópicos em Controle e Automação: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Tognetti Prova 2 (Parte

Leia mais

Exemplo 2: A baixas temperaturas a lei de velocidade da reação A + B C + D é r A =

Exemplo 2: A baixas temperaturas a lei de velocidade da reação A + B C + D é r A = Determine a energia de ativação desta reação. Exemplo 1: Para a reação SO 2 + 1 2 O 2 SO 3, se a velocidade de formação de SO 3 é de 2 mol m -3 s -1, então as velocidades de desaparecimento de SO 2, de

Leia mais

Teoria de Controle. Helio Voltolini

Teoria de Controle. Helio Voltolini Teoria de Controle Helio Voltolini Conteúdo programático Introdução aos sistemas de controle; Modelagem matemática de sistemas dinâmicos; Resposta transitória de sistemas de controle; Estabilidade dos

Leia mais

01/08/2010. química).

01/08/2010. química). UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos do nitrogênio.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2 prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 1. Julgue os itens: verdadeiro ou falso. ( ) A lei de Stevin é válida para qualquer

Leia mais

Físico-Química Experimental Exp. 10. Cinética Química

Físico-Química Experimental Exp. 10. Cinética Química Cinética Química 1. Introdução Cinética química é o estudo da progressão das reações químicas, o que determina suas velocidades e como controlá-las. Ao estudar a termodinâmica de uma reação, leva-se em

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2015 E. S. Tognetti

Leia mais

Variáveis de Estado e Equações de Estado Desenvolvimento de Modelos Matemáticos

Variáveis de Estado e Equações de Estado Desenvolvimento de Modelos Matemáticos Variáveis de Estado e Equações de Estado Desenvolvimento de Modelos Matemáticos Modelos Matemáticos (CP1) www.professores.deq.ufscar.br/ronaldo/cp1 DEQ/UFSCar 1 / 40 Roteiro 1 Variáveis de Estado e Equações

Leia mais

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID)

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) AÇÕES DE CONTROLE O controlador PID é um controlador composto por três ações de controle Ação proporcional: u t = k e t Ação integral: u t = k 0 t

Leia mais

Tipos de Malha de Controle de Processos Industriais

Tipos de Malha de Controle de Processos Industriais Tipos de Malha de Controle de Processos Industriais Sempre que surgir uma oscilação no sistema, o controlador será capaz de atuar sobre o erro entre o setpoint e o valor da variável controlada e eliminá-lo.

Leia mais

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2 Curso de Farmácia Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2 1 Destilação Fracionada As operações até agora descritas propiciam pouco enriquecimento do vapor

Leia mais

CICLOS MOTORES A VAPOR. Notas de Aula. Prof. Dr. Silvio de Oliveira Júnior

CICLOS MOTORES A VAPOR. Notas de Aula. Prof. Dr. Silvio de Oliveira Júnior CICLOS MOTORES A VAPOR Notas de Aula Prof. Dr. Silvio de Oliveira Júnior 2001 CICLO RANKINE ESQUEMA DE UMA CENTRAL TERMELÉTRICA A VAPOR REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DA TERMELÉTRICA DIAGRAMAS DO CICLO IDEAL

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIDADES DIDÁTICAS 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos

Leia mais

INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ESTIMAÇÃO SOBRE OS PARÂMETROS CINÉTICOS E O PROJETO DE REATORES CONTÍNUOS

INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ESTIMAÇÃO SOBRE OS PARÂMETROS CINÉTICOS E O PROJETO DE REATORES CONTÍNUOS INFLUÊNCI D METODOLOGI DE ESTIMÇÃO SOBRE OS PRÂMETROS CINÉTICOS E O PROJETO DE RETORES CONTÍNUOS G. S. S. SRCINELLI 1, L. G. R. MIRND 1, J. C. S. DUTR 1, F. T. VIEIR 1 1 LMCES Laboratório de Métodos Computacionais,

Leia mais

Processo Oxo Prof. Marcos Villela Barcza

Processo Oxo Prof. Marcos Villela Barcza Processo Oxo Prof. Marcos Villela Barcza Processo Oxo (Hidroformilação) 1- Introdução: Olefinas reagem com gás de síntese (CO e H2) em presença de catalisadores para formar aldeídos contendo um carbono

Leia mais

Controle H - PPGEE - EPUSP Exemplo 1 - Projeto Ótimo H SISO

Controle H - PPGEE - EPUSP Exemplo 1 - Projeto Ótimo H SISO Controle H - PPGEE - EPUSP Exemplo - Projeto Ótimo H SISO Prof. Diego Segundo Período 7 Exemplo Neste exemplo, iremos resolver com mais detalher o problema.7 do livro do Skogestad, segunda edição, versão

Leia mais

UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I 05/03/2015 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I 05/03/2015 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos

Leia mais

) (8.20) Equipamentos de Troca Térmica - 221

) (8.20) Equipamentos de Troca Térmica - 221 onde: v = &m = Cp = h lv = U = A = T = t = volume específico vazão em massa (Kg/h) calor específico calor latente de vaporização coeficiente global de troca térmica área de transmissão de calor temperatura

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA Sumário

ANÁLISE TÉRMICA Sumário ANÁLISE TÉRMICA Sumário 1- Conceito 2- Tipos de métodos térmicos Princípios gerais de cada método Instrumentação Aplicações Conceito Análise Térmica é um termo que abrange um grupo de técnicas nas quais

Leia mais

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M 1 1. Introdução O aumento da produção mundial de aço aliada à crescente preocupação com questões ambientais, tem exigido do setor siderúrgico a melhoria dos processos já existentes e o desenvolvimento

Leia mais

PROMOVE PROCESSOS DE CONVERSÃO

PROMOVE PROCESSOS DE CONVERSÃO 1.1.Definição: 1. ALQUILAÇÃO CATALÍTICA Molécula Leve Energia Térmica ou catalisadores Molécula com massa molar pesada Catalisadores HF, H 2 SO 4 e AlCl 3. Catalisador HF: usado como referência no processo.

Leia mais

3 Introdução à Transferência de Massa. 7a. Aula

3 Introdução à Transferência de Massa. 7a. Aula 3 Introdução à Transferência de Massa 7a. Aula Transporte Molecular Transporte de Energia (condução) Transporte de Massa (difusão) Exemplo: vidro de perfume aberto numa sala com ar parado Transporte Molecular

Leia mais

Controle II. Márcio J. Lacerda. 2 o Semestre Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei

Controle II. Márcio J. Lacerda. 2 o Semestre Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei Controle II Márcio J. Lacerda Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei 2 o Semestre 2016 M. J. Lacerda Aula 1 1/24 Integral P 1 (100 pontos) - 22 de Setembro. P 2 (100

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE VAPOR 3 2 Há muitos caminhos para otimizar o uso de vapor. Tudo depende

Leia mais

Capítulo 5 - Sistemas de Múltiplos Estágios e Múltiplos Evaporadores e Ciclos em Cascata

Capítulo 5 - Sistemas de Múltiplos Estágios e Múltiplos Evaporadores e Ciclos em Cascata Refrigeração Capítulo 5 Pág. Capítulo 5 - Sistemas de Múltiplos Estágios e Múltiplos Evaporadores e Ciclos em Cascata 5.. Introdução Muitas vezes, a instalação frigorífica deve servir a aplicações diversas,

Leia mais