Redação de Documentos Oficiais. Ten. Mesquita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redação de Documentos Oficiais. Ten. Mesquita"

Transcrição

1 Redação de Documentos Oficiais Ten. Mesquita

2 Elementos Essenciais da Comunicação A Língua Portuguesa é o meio oficial para nos comunicarmos em nosso país. Diante da necessidade de padronizar, uniformizar e simplificar os atos administrativos no exercício de nossas atividades da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, o Decreto Estadual RJ nº , de 25 de setembro de 2014, aprova o Manual de Redação Oficial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, todo redigido com base na norma culta da Língua Portuguesa.

3 Elementos Essenciais da Comunicação Considerando a importância desse Manual para a rotina administrativa das Unidades da PMERJ, o Decreto supracitado foi transcrito no Aditamento ao Boletim da Polícia Militar nº 218, de 28 de novembro de 2017, o qual determina sua observância por todas as Unidades da Corporação.

4 Elementos Essenciais da Comunicação O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um indivíduo (o emissor), e um público-alvo (o receptor), para passar uma mensagem, ou seja, um conteúdo. Para isso, é necessário optar por um código (a linguagem utilizada), e ainda um canal (o meio pelo qual tal mensagem será transmitida).

5 Elementos Essenciais da Comunicação Emissor é aquele que emite, ou seja, que pronuncia ou envia uma mensagem. O emissor também é considerado remetente. Receptor é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor. Como a mensagem é destinada a ele, também é chamado de destinatário, ou seja, é o público-alvo da mensagem enviada pelo emissor/remetente. Mensagem é o conteúdo que é expedido, enviado, ou seja, o que se quer transmitir, dizer, explicar, documentar.

6 Elementos Essenciais da Comunicação Código o modo como a mensagem é transmitida (forma escrita, forma oral, através de gestos, etc). Canal é a fonte, o meio utilizado para transmitir a mensagem (revista, livro, jornal, rádio, TV, etc). Contexto situação que envolve emissor e receptor, cenário crucial para o entendimento pleno da mensagem.

7 Elementos Essenciais da Comunicação 3C REM CANAL o meio utilizado para transmitir a msg, o objeto, a fonte; CÓDIGO o modo como a msg é transmitida; CONTEXTO situação em que ocorre a msg entre os sujeitos; RECEPTOR aquele que recebe a msg; EMISSOR aquele que emite a msg; MENSAGEM a informação, o conteúdo que é transmitido;

8 Características dos Textos Oficiais Para que a redação dos textos oficiais atinja sua finalidade (estabelecer a comunicação necessária com impessoalidade e clareza), devemos zelar para que a linguagem utilizada atenda alguns requisitos básicos, tais como: correção, impessoalidade, objetividade, clareza, concisão, coerência, coesão textual e padronização.

9 Características dos Textos Oficiais Tais requisitos são importantes tanto na elaboração textual, quanto na visual, pois facilitam a consulta, a leitura e o acesso à informação por qualquer indivíduo, além de chancelarem unidade e integração entre órgãos e entidades que compõem a Administração Pública. Logo, a boa expressão escrita deve ser entendida como condição para a publicidade e eficiência da comunicação administrativa.

10 Características dos Textos Oficiais Além disso, vale a pena mencionar que os textos oficiais podem ser caracterizados como documentos, portanto fazem parte da história de comunidades, instituições, setores e até mesmo de seus respectivos funcionários. Vamos entender cada um dos requisitos apresentados de forma mais detalhada.

11 Características dos Textos Oficiais IMPESSOALIDADE A impessoalidade caracteriza-se pelo emprego de verbos e pronomes na terceira pessoa do singular, com o intuito de conferir ao texto isenção e imparcialidade. Portanto, o tratamento impessoal deve ser utilizado nas comunicações oficiais.

12 Características dos Textos Oficiais IMPESSOALIDADE De acordo com o Manual de Redação de Documentos Oficiais (Adit. Ao Bol da PM 218, de 28 Nov 17), a impessoalidade nos documentos caracteriza-se: Da ausência de impressões individuais de quem comunica; Da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e Do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

13 Características dos Textos Oficiais CORREÇÃO E OBJETIVIDADE Você aprendeu ao longo da educação escolar que a correção gramatical baseia-se no respeito às normas, nos princípios do idioma e às regras gramaticais e ortográficas. No nosso caso, o idioma estudado desde nossa alfabetização é a Língua Portuguesa. De acordo com o Manual de Redação de Documentos Oficiais, os textos construídos nos documentos oficiais devem evitar os solecismos (erros de sintaxe), as deformações (erros na forma das palavras), os cruzamentos (troca de palavras parecidas), os estrangeirismos(emprego abusivo de palavras ou expressões estrangeiras), os arcaísmos (emprego de palavras e expressões antiquadas) e os neologismos (palavras novas, cujo sentido é ainda instável).

14 Características dos Textos Oficiais CORREÇÃO E OBJETIVIDADE A objetividade consiste no uso de termos adequados para que a ideia seja transmitida rapidamente pelo receptor, portanto um texto objetivo deve ter clareza nas ideias transmitidas.

15 Características dos Textos Oficiais CORREÇÃO E OBJETIVIDADE Palavras desnecessárias ou supérfluas, adjetivação excessiva, repetição de termos devem ser evitados, pois comprometem a eficácia do documento. Nos documentos oficiais, ou seja, nas comunicações técnicas e burocráticas, a linguagem deve ser utilizada com objetivos pragmáticos, portanto é necessário observar que as informações expostas devem ser descritivas, narrativas e explicativas, logo não devem partir de premissas de convencimento.

16 Características dos Textos Oficiais CLAREZA E CONCISÃO Nos atos administrativos, clareza significa inteligibilidade, ou seja, a capacidade de perceber e compreender de forma eficiente determinada informação. Portanto, a organização mental e a riqueza de vocabulário são qualidades essenciais para a busca de uma perfeita adequação dos termos em um texto dissertativo bem escrito. Deste modo, o texto considerado claro é aquele que evita ao máximo o uso de ideias e frases de duplo sentido, facilitando assim o entendimento do leitor. A clareza deve ser o elemento básico de todo texto oficial.

17 Características dos Textos Oficiais CLAREZA E CONCISÃO Veja os pontos que o Manual de Redação de Documentos Oficiais destaca: o A impessoalidade, evitando duplicidade de interpretações; o O uso de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição, avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão; o A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos; o A concisão, que permite ao texto transmitir sua ideia com o mínimo de palavras. A utilização desse elemento atende ao princípio da economia linguística, ou seja, ausência de palavras supérfluas que podem vir a confundir a ideia principal do texto.

18 Características dos Textos Oficiais COERÊNCIA E COESÃO A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, o que faz um texto possível de se entender, ou seja, o resultado da não contradição entre as partes do texto. Para produzir um texto coerente, fatores como o conhecimento linguístico e o conhecimento geral que o emissor e o receptor possuem faz todo o diferencial. Ainda assim, cabe ao emissor, como já vimos até o presente momento: impessoalidade, objetividade, concisão e a clareza.

19 Características dos Textos Oficiais COERÊNCIA E COESÃO Dessa forma, com base no Manual de Redação Oficial, devemos produzir um documento oficial respeitando a seguinte sequência: Cronológica, respeitando a temporalidade; Espacial, apresentando os elementos mais próximos e depois os mais distantes; e Lógica, isto é, com coerência de raciocínio e de ideias.

20 Características dos Textos Oficiais COERÊNCIA E COESÃO Já quanto à coesão, podemos dizer que é a conexão, ou seja, a ligação entre os elementos de um texto. A coesão pode ser vista na organização das frases, orações e parágrafos, já que são essenciais para tecerem o texto como um todo. Desta forma, podemos dizer que os elementos de coesão em um texto são os conectivos, pois estes determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. Os conectivos podem pertencer a diferentes classes gramaticais, mas no texto assumem a mesma função: ligar os elementos.

21 Características dos Textos Oficiais 1) Conectivos COERÊNCIA E COESÃO Agora veja alguns exemplos de palavras que, num texto, podem assumir a função de conectivo ou de elemento de coesão: Preposições: sob, a, de, para Conjunções: contudo, para que, quando, embora Pronomes: ela, seu, este, esse, aquela Advérbios: já, aqui, agora, assim

22 Características dos Textos Oficiais PADRONIZAÇÃO Podemos dizer que a padronização é a utilização de métricas e parâmetros previamente definidos para a elaboração de documentos produzidos no âmbito do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, temos o Manual de Redação Oficial. A padronização tem como objetivo facilitar a comunicação e interação entre os órgãos, portanto o Manual de Redação Oficial padroniza as espécies documentais que originam os tipos de documentos definidos pela ação implicada no ato administrativo.

23 Características dos Textos Oficiais PADRONIZAÇÃO Os padrões de produção dos documentos devem seguir as regras determinadas no Decreto Estadual RJ n , de 27 de setembro de 2013, conforme itens abaixo: O cabeçalho deve apresentar: Brasão do Estado do Rio de Janeiro; e Nome do órgão e hierarquia (subordinação). O brasão deve seguir o padrão e deve constar somente na primeira folha do documento, podendo ser colorido ou preto e cinza.

24 Características dos Textos Oficiais PADRONIZAÇÃO O nome do órgão e a subordinação devem ser escritos sem abreviações e devem estar centralizados abaixo do brasão, com as inicias em letra maiúscula e as demais em letras minúsculas. A subordinação não deve exceder três níveis de hierarquia. A fonte e o tamanho da letra do nome do órgão e do setor devem seguir o padrão Times New Roman, tamanho 9. As margens das páginas devem apresentar configuração: superior/inferior 2,5cm e esquerda/direita 3,0 cm. Logotipos de publicidade do Governo podem ser usados em atos administrativos oficiais, desde que inseridos no rodapé da primeira página.

25 Características dos Textos Oficiais PADRONIZAÇÃO Na forma de tipos documentais, os documentos devem apresentar os seguintes elementos, quando aplicável: Código de Classificação; Classificação de sigilo; Classificação de precedência; Identificador do documento; Local e data; Origem; Destinatário; Assunto; Anexos; Rodapé; e Numeração de folha. O código de classificação deve ser inserido no canto superior esquerdo, conforme tipologia documental correspondente no Plano de Classificação de Documentos de Atividades-Meio do Estado do Rio de Janeiro, em vigor, e no Plano de Classificação de Documentos referente às atividades-fim do órgão, se houver.

26 Características dos Textos Oficiais PADRONIZAÇÃO Se o documento produzido for de caráter sigiloso, deve ser inserida marcação ou indicação de grau de sigilo ou indicação das demais hipóteses de sigilo que possuam legislação própria, no canto superior esquerdo, acima do código de classificação, com o respectivo grau de sigilo, em todas as páginas. Se o documento exigir, pela sua natureza, celeridade e prioridade de encaminhamento na sua tramitação, deve-se inserir carimbo de classificação de precedência urgente ou urgentíssimo abaixo da classificação de sigilo.

27 Características dos Textos Oficiais PADRONIZAÇÃO Se o documento possuir anexos, indicar o nome da(s) tipologia(s) documental(is) anexada(s) e a quantidade de folhas entre parênteses. O endereço do órgão remetente deve ser inserido no rodapé, que aparecerá somente na primeira página. Deve conter o nome do órgão por extenso, o endereço completo, e ao menos um telefone de contato. O rodapé deve ser inserido somente em documentos de comunicação entre órgãos da Administração Pública ou entidades privadas.

28 Características dos Textos Oficiais PADRONIZAÇÃO A numeração de folhas deve constar em todos os documentos no canto inferior direito, indicando o número da folha e o número total de folhas. Exemplo: Se um documento possuir 3 folhas, cada uma deverá receber a paginação da seguinte forma: folha 01 de 03, folha 02 de 03 e folha 03 de 03. O tamanho e a fonte da letra dos documentos devem seguir o padrão Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm e espaçamento de parágrafo de 1,25 cm. Todos os documentos devem ser assinados pela autoridade que o exarou.

29 Características dos Textos Oficiais 5C IPO CORREÇÃO texto correto gramaticalmente e sem vícios; CLAREZA texto de fácil entendimento, inteligível, compreensível; CONCISÃO texto sem palavras supérfluas, que usa o mínimo de palavras possível COERÊNCIA texto sem contradições, que tem lógica entre as ideias; COESÃO texto bem organizado, que utiliza corretamente os conectivos IMPESSOALIDADE texto Isento e Imparcial, uso da 3ª pessoa. PADRONIZAÇÃO texto que segue corretamente o manual de redação OBJETIVIDADE texto rápido e direto, sem rodeios e prolixidade;

30 Ato Administrativo Como funcionários públicos, é importante que saibamos definir o que são os Atos Administrativos. Portanto, na Administração Pública brasileira, um ato administrativo é um documento juridicamente válido que concretiza o exercício da função administrativa do Estado. Assim, vale ressaltar a definição que consta presente no Manual de Redação Oficial, através de Hely Lopes Meyrelles (2014): Ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos seus administrados ou a si própria.

31 Ato Administrativo Classificação dos Atos Administrativos É válido comentarmos que os atos administrativos podem ser classificados quanto ao seu regramento, ao destinatário, ao alcance, ao objeto, à formação, à estrutura, à manifestação de vontade, aos efeitos, ao conteúdo, à situação jurídica que criam, à eficácia, à exequibilidade, à retratabilidade, ao modo de execução, à natureza da atividade e à função de vontade administrativa.

32 Ato Administrativo Espécies do Ato Administrativo Agora vamos conhecer os tipos de atos administrativos descritos no Manual de Redação Oficial: Atos normativos - são aqueles que contêm um comando geral do Executivo visando ao cumprimento de uma lei. Podem apresentar-se com a característica de generalidade e abstração (decreto geral que regulamenta uma lei), ou individualidade e concreção (decreto de nomeação de um servidor). Exemplos: regulamento, decreto, regimento e resolução.

33 Ato Administrativo Espécies do Ato Administrativo Atos ordinatórios - são manifestações internas da Administração Pública decorrentes do poder hierárquico, disciplinando o funcionamento de órgãos e a conduta de agentes públicos. Podem ser expedidos por chefes de serviços aos seus subordinados; logo, não obrigam aos particulares. Exemplos: instruções, portarias e ordens de serviço. Atos negociais - são todos aqueles que contêm uma declaração de vontade da Administração Pública, aptos a concretizar determinado negócio jurídico ou a deferir certa faculdade ao particular, nas condições impostas ou consentidas pelo Poder Público. Exemplos: licença, autorização e permissão.

34 Ato Administrativo Espécies do Ato Administrativo Atos enunciativos - são todos aqueles em que a Administração Pública se limita a certificar ou atestar um fato, ou a emitir uma opinião sobre determinado assunto, constante de registros, processos e arquivos públicos, sendo sempre, por isso, vinculados quanto ao motivo e ao conteúdo. Exemplos: certidões, atestados e pareceres. Atos punitivos - são aqueles que contêm uma sanção imposta pela lei e aplicada pela Administração Pública, visando a punir as infrações administrativas e as condutas irregulares de servidores ou de particulares perante a Administração Pública. Exemplos: multa administrativa e interdição administrativa.

35 Ato Administrativo Espécies do Ato Administrativo NORMATIVOS ORDINATÓRIOS NEGOCIAIS ENUNCIATIVOS PUNITIVOS

36 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Dentre os documentos que possuem uma padronização para manifestar os Atos Administrativos, o Manual de Redação Oficial apresenta os seguintes, a saber: Apostila; Ata; Atestado; Ato; Carta; Certidão; Correspondência Interna; Decreto; Deliberação; Despacho; Exposição de Motivos; Instrução Normativa; Lei; Lei Complementar; Mensagem; Ofício; Ofício Circular; Ordem de Serviço; Parecer; Pauta de Reunião; Portaria; Relato de Reunião; Relatório; Requerimento; e Resolução.

37 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Ata Você sabia que classificamos como ata um documento de valor jurídico que consiste no resumo fiel dos atos, fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta ou ordem do dia previamente divulgada?

38 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Ata Vamos atentar as partes que compõem uma ata: Cabeçalho: é composto da palavra ata, que deve ser escrita em letras maiúsculas, seguida do número ordinal da sessão, reunião ou assembleia e, ainda, o nome do órgão que a subscreve, que deve constar em negrito e à esquerda; Texto: o texto deve ser elaborado de forma contínua, sem delimitação de parágrafos. O texto deve iniciar com data, horário e local de realização da reunião, tudo por extenso. Em seguida, o objeto da lavratura da ata, nome e sobrenome das pessoas presentes, com respectivas qualificações e a quem representa. Posteriormente, deve constar as declarações do presidente e do secretário, bem como os assuntos tratados (ordem do dia);

39 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Ata Vamos atentar as partes que compõem uma ata: Fecho: para encerrar a ata, utilizamos o padrão nada mais havendo a tratar... Eu... Secretário Geral, lavrei a presente ata. Em seguida, deve constar a assinatura do presidente e do secretário, e na sequência a assinatura dos presentes, se for o caso. As assinaturas devem estar centralizadas na ata. FIQUE ATENTO: na elaboração final do tipo documental, devem ser incluídos o código de classificação, a classificação de sigilo e a classificação de precedência, quando aplicáveis na estrutura do documento, seguindo as orientações dispostas na seção 2.5 (VII, VIII e IX) do Manual de Redação Oficial.

40 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Atestado Atestado é um documento firmado por um servidor público, em razão do cargo que ocupa ou função que exerce, a favor de uma pessoa física ou jurídica, declarando um fato existente do qual tem conhecimento, e sobre o qual dá fé. O atestado deve apresentar a seguinte padronização:

41 atestado. Devem estar centralizados. ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Atestado Título: deve constar a palavra atestado em letras maiúsculas, negrito e centralizada. Texto: somente um parágrafo, indicando a quem se refere, o número de matrícula e a lotação, caso seja servidor, e a matéria do atestado. Local e data: devem ser redigidos por extenso e à esquerda. Identificação: assinatura, nome, cargo e ID funcional da autoridade com competência legal ou delegada que expede o

42 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS C.I Correspondência Interna A Correspondência Interna (CI) é o instrumento de comunicação utilizado para assuntos internos entre chefias de unidades administrativas de um mesmo órgão. Desta forma, a CI é o veículo utilizado para as mensagens rotineiras, objetivas e simples, que não venham a criar, alterar ou suprimir direitos e obrigações, nem tratar de assuntos de ordem pessoal. Fique atento: a Correspondência Interna substitui o memorando, cuja nomenclatura não deve ser mais utilizada.

43 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS C.I Correspondência Interna Vamos conhecer as partes obrigatórias em uma CI Com certeza você já deve ter observado alguma CI durante o exercício da atividade policial militar, não é Título: deve conter a sigla CI, seguida da sigla da unidade administrativa emitente e o número do documento. Todos devem ser expressos em letras maiúsculas e à esquerda. Data: deve ser escrita por extenso, na mesma linha do título e posicionada à direita.

44 Identificação: deve conter a assinatura, o nome, o cargo e a ID funcional da autoridade com competência legal ou delegada, que subscreveu a CI. Todas as informações de identificação devem estar centralizadas. ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS C.I Correspondência Interna Destinatário: devemos escrever "Para:" antes de mencionar o destinatário. A posição é à esquerda. Remetente: devemos colocar "De:" antes do remetente e posicionar à esquerda. Assunto: abaixo do remetente, devemos escrever Assunto e descrever o seu teor resumidamente, posicionando, também, à esquerda; Texto: o texto deve ser paragrafado, de forma a explicar o assunto da CI. Fecho: finalizar com cortesia. Convém o uso do advérbio "Atenciosamente", à esquerda.

45 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Despacho Um despacho é um ato administrativo ordinatório ou interlocutório que se constitui em um encaminhamento, com decisão proferida por uma autoridade administrativa, em matéria que lhe foi submetida para apreciação. Desta forma, o despacho pode ser informativo (ordinatório ou de mero expediente) ou decisório. Fique atento: o Despacho não deve ser exarado na mesma folha do original submetido à autoridade, e sim em folha separada, para permitir o correto arquivamento dos autos.

46 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Despacho Vamos atentar as partes que compõem um despacho Setor ou nome do destinatário, seguido do órgão, precedido da preposição adequada, posicionados à esquerda; Texto que expressa o teor da decisão; Local e data, por extenso, à esquerda; Assinatura, nome, cargo e ID funcional da autoridade com competência legal ou delegada que exara o despacho, posicionados ao centro; Rodapé, na posição centralizada.

47 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Ofício Você com certeza já se deparou com muitos Ofícios na Corporação, não é Vamos defini-lo Ofício é uma correspondência, por meio da qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo entre órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta. Desta forma, são objetos de ofícios as comunicações realizadas entre dirigentes de unidades administrativas do mesmo nível hierárquico, podendo ser também dirigidos aos particulares.

48 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Ofício Vamos atentar as partes que compõem um ofício: O título apresenta a abreviação "Of.", acompanhado da sigla do órgão expedidor, sua unidade administrativa, numeração e ano. Estas informações devem vir à esquerda. O local e data, devem vir por extenso, à direita, na mesma linha do título. O endereçamento deve estar alinhado à esquerda, contendo o nome do destinatário, precedido da forma de tratamento adequada, cargo (se aplicável) e o endereço.

49 ESPÉCIES DOCUMENTAIS PADRONIZADAS Ofício Em seguida, usar o vocativo apropriado, a palavra Senhor(a), seguida do cargo (se aplicável) do destinatário e de vírgula; O texto deve ser paragrafado, com a exposição do(s) assunto(s) e o objetivo do ofício. O Fecho deve ter advérbios de cortesia, tais como: "Atenciosamente", "Cordialmente" ou "Respeitosamente". A identificação deve constar da assinatura, nome, cargo e ID funcional da autoridade com competência legal ou delegada do emitente do Ofício. Tudo centralizado. Deve apresentar rodapé centralizado

50 Boa Prova à todos

Aula 1. Semana do INSS Ponto dos Concursos Júnia Andrade. 1

Aula 1. Semana do INSS Ponto dos Concursos Júnia Andrade.  1 Aula 1 Semana do INSS Ponto dos Concursos Júnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 1 INSS REDAÇÃO OFICIAL ASSUNTOS PRINCIPAIS CONCEITO: é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos

Leia mais

Português. Redação Oficial TRT- RJ. Maria Tereza Faria

Português. Redação Oficial TRT- RJ. Maria Tereza Faria Português Redação Oficial TRT- RJ Maria Tereza Faria Redação oficial: maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Características impessoalidade ausência de impressões individuais;

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Espécies de Ato Administrativo Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ESPÉCIES DE ATO ADMINISTRATIVO CLASSIFICAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Redação Oficial REFERÊNCIA: H T T P : / / W W W. P L A N A LT O. G O V. B R / C C I V I L _ 0 3 / M A N U A L / M A N U A L R E D P R 2 A E D.

Redação Oficial REFERÊNCIA: H T T P : / / W W W. P L A N A LT O. G O V. B R / C C I V I L _ 0 3 / M A N U A L / M A N U A L R E D P R 2 A E D. Redação Oficial PROF. GERSON ROSSI IFSP CAMPUS AVARÉ REFERÊNCIA: H T T P : / / W W W. P L A N A LT O. G O V. B R / C C I V I L _ 0 3 / M A N U A L / M A N U A L R E D P R 2 A E D. P D F Documentos oficiais:

Leia mais

OFÍCIO Nº 93/2019/GR/UNIPAMPA Bagé, 28 de fevereiro de 2019.

OFÍCIO Nº 93/2019/GR/UNIPAMPA Bagé, 28 de fevereiro de 2019. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Pampa Avenida General Osório, 900, Bagé/RS, CEP 96400-100 Telefone: (53) 3240 5400 - http://www.unipampa.edu.br OFÍCIO Nº 93/2019/GR/UNIPAMPA

Leia mais

Português INSS 2015/2016. MARATONA REDAÇÃO OFICIAL Professora Luciane Sartori

Português INSS 2015/2016. MARATONA REDAÇÃO OFICIAL Professora Luciane Sartori Português INSS 2015/2016 MARATONA REDAÇÃO OFICIAL Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook:

Leia mais

Correspondência Oficial

Correspondência Oficial Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Correspondência Oficial Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Correspondência Correspondência

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL OF.CIRC.GAB.DPGE Nº 085/2012 Campo Grande, 20 de janeiro de 2012. Aos Defensores Públicos Estaduais e Funcionários da Defensoria Pública-Geral do Estado Campo Grande-MS Assunto: Padronização para Ofícios,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 527023 Ainda com base no texto de Leandro Fortes e considerando aspectos textuais e gramaticais, julgue os próximos itens. Estaria de acordo com o que estabelece a prescrição gramatical para textos

Leia mais

REINALDO AZAMBUJA SILVA Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. CARLOS ALBERTO DE ASSIS Secretário de Estado de Administração e Desburocratização

REINALDO AZAMBUJA SILVA Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. CARLOS ALBERTO DE ASSIS Secretário de Estado de Administração e Desburocratização SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO FUNDAÇÃO ESCOLA DE GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL Av. Monte Castelo, 269 Monte Castelo CEP: 79.010-400 Campo Grande-MS Fone/fax: (67) 3321-6100

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES V@rvItu Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu NORMAS GERAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. Os trabalhos (artigo, resenha e relato de experiência/pesquisa) devem ser enviados digitalmente, com

Leia mais

Check-list para Artigo

Check-list para Artigo Check-list para Artigo Artigo: Autor(es): Dimensões do texto submetido o arquivo analisado está de acordo com: ( ) Pesquisa teórica - máximo de 25 laudas. ( ) Pesquisa empírica - máximo de 25 laudas. (

Leia mais

Ana Cristina Mendonça Geovane Moraes DELEGADO DE POLÍCIA. Teoria, Peças e Questões Comentadas. 2ª edição revisada, atualizada e ampliada.

Ana Cristina Mendonça Geovane Moraes DELEGADO DE POLÍCIA. Teoria, Peças e Questões Comentadas. 2ª edição revisada, atualizada e ampliada. Ana Cristina Mendonça Geovane Moraes DELEGADO DE POLÍCIA Teoria, Peças e Questões Comentadas 2ª edição revisada, atualizada e ampliada Recife PE 2016 . DIFERENÇA ENTRE DESPACHO, OFÍCIO, AUTO, TERMO, PORTARIA,

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Redação Oficial p/ FUB (Assistente em Administração) Pós-Edital. Professores: Equipe Felipe Luccas, Felipe Luccas

Livro Eletrônico. Aula 00. Redação Oficial p/ FUB (Assistente em Administração) Pós-Edital. Professores: Equipe Felipe Luccas, Felipe Luccas Livro Eletrônico Professores: Equipe Felipe Luccas, Felipe Luccas Olá, pessoal! APRESENTAÇÃO É com muito prazer que estamos iniciando nosso Curso de Português para a Fundação Universidade de Brasília.

Leia mais

Padrão de Memorando, Memorando-Circular e Despacho de Memorando

Padrão de Memorando, Memorando-Circular e Despacho de Memorando Padrão de Memorando, Memorando-Circular e Despacho de Memorando 1. Objetivo Descrever a utilização, finalidade e formatação dos documentos memorando, memorandocircular e despacho de memorando. 2. Aplicação

Leia mais

3 N i t e r ó i, 1º d e f e v e r e i r o d e O F Í C I O N º 01/ / C A R / S D C / U F F

3 N i t e r ó i, 1º d e f e v e r e i r o d e O F Í C I O N º 01/ / C A R / S D C / U F F 2 cm 1 5 cm UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO COORDENAÇÃO DE ARQUIVOS Avenida Prefeito Silvio Picanço, 1565 Charitas 24.370-195 Niterói/RJ Tel.: (21) 2710-6060 / (21) 3674-7819

Leia mais

Os documentos do padrão de ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação :

Os documentos do padrão de ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação : Forma de Diagramação Os documentos do padrão de ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação : a) Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações,

Leia mais

Diretrizes aos Autores

Diretrizes aos Autores II Congresso Jurídico: Interdisciplinaridade no Mundo Contemporâneo Faculdade Raízes 03, 04, 07 e 08 MAIO 2018 Diretrizes aos Autores INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. A inscrição para submissão

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

A2 TEXTOS EMPRESARIAIS

A2 TEXTOS EMPRESARIAIS A2 TEXTOS EMPRESARIAIS OBJETIVO Capacitar o aluno a desenvolver uma comunicação eficaz dentro do ambiente da empresa. AGENDA Relatórios Ata Carta Comunicação Interna E-mail Avisos e Comunicados NO MEIO

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL REDAÇÃO OFICIAL REVISÃO - AULA

POLÍCIA FEDERAL REDAÇÃO OFICIAL REVISÃO - AULA POLÍCIA FEDERAL REDAÇÃO OFICIAL REVISÃO - AULA 01 Profª Maria Tereza www.acasadoconcurseiro.com.br Redação Oficial CARACTERÍSTICAS E USO DOS PRONOMES Redação oficial: maneira pela qual o Poder Público

Leia mais

ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS

ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS VIII Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares de Belo Horizonte ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS Profa. Ms. Candice Navarro Fernandez A redação oficial deve caracterizar-se pela: 1) Impessoalidade;

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS - CONCEITOS, ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO

ATOS ADMINISTRATIVOS - CONCEITOS, ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO Elementos: ATOS ADMINISTRATIVOS - CONCEITOS, ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO 1. Competência - É a condição primeira para a validade do ato administrativo. Nenhum ato pode ser realizado validamente sem que o

Leia mais

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir:

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir: Informações gerais A apresentação dos trabalhos aprovados será : Em forma de pôster e/ou apresentação oral Os autores poderão optar em submeter seus trabalhos em dois formatos: resumo expandido ou trabalho

Leia mais

Redação Oficial. Passo 5 Padrão Ofício - Diagramação. Prof. Arenildo dos Santos

Redação Oficial. Passo 5 Padrão Ofício - Diagramação. Prof. Arenildo dos Santos Redação Oficial Passo 5 Padrão Ofício - Diagramação Prof. Arenildo dos Santos Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação (O constante neste item aplica-se também à exposição

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Noção de Ato Administrativo. 2. Conceitos doutrinários de Ato Jurídico

ATO ADMINISTRATIVO Noção de Ato Administrativo. 2. Conceitos doutrinários de Ato Jurídico ATO ADMINISTRATIVO 1 1. Noção de Ato Administrativo Ato administrativo é o ato jurídico típico do Direito Administrativo, diferenciandose das demais categorias de atos por seu peculiar regime jurídico.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

GUIA DE ELABORAÇÃO DE NORMAS

GUIA DE ELABORAÇÃO DE NORMAS 2014 GUIA DE ELABORAÇÃO DE NORMAS SECRETARIA EXECUTIVA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL COORDENAÇÃO DE NORMATIZAÇÃO 1/8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 02 2. CONCEITUAÇÃO... 02 3. DEFINIÇÃO DE PAPEIS...

Leia mais

Redação Oficial. Caracterís3cas e Uso dos Pronomes. Professora Maria Tereza

Redação Oficial. Caracterís3cas e Uso dos Pronomes. Professora Maria Tereza Redação Oficial Caracterís3cas e Uso dos Pronomes Professora Maria Tereza Redação oficial: maneira pela qual o Poder Público redige atos norma7vos e comunicações. Caracterís3cas impessoalidade língua padrão

Leia mais

EDITAL DIREÇÃO GERAL (DG) nº 19/2018

EDITAL DIREÇÃO GERAL (DG) nº 19/2018 EDITAL DIREÇÃO GERAL (DG) nº 19/2018 III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE UNIGRAN CAPITAL O papel da tecnologia e da inovação na produção científica contemporânea A Direção Geral da Faculdade UNIGRAN Capital,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Relatório Cientifico) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa LEITURA Objetivo geral: exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos...3 Identificação das relações de coerência: ideia principal

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

Chamada publica para o número I, ano I, da Revista Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution - RBADR

Chamada publica para o número I, ano I, da Revista Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution - RBADR Chamada publica para o número I, ano I, da Revista Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution - RBADR Prazo final para envio: 15.03.2019. A Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

Redação Oficial. Redação Oficial - Prova Discursiva. Professora Maria Tereza.

Redação Oficial. Redação Oficial - Prova Discursiva. Professora Maria Tereza. Redação Oficial Redação Oficial - Prova Discursiva Professora Maria Tereza www.acasadoconcurseiro.com.br Redação Oficial Redação Oficial Temática de provas discursivas Professora Maria Tereza Critérios

Leia mais

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Prazo final para lançamento do edital: 6.04.2017. A Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia

Leia mais

27/03/2018

27/03/2018 01 Q872084 Redação Oficial O Padrão Ofício $QR %DQFD&(63( ÏUJmR6703URYD1tYHO6XSHULRU BETA Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e

Leia mais

NORMA DE COMUNICAÇÃO E REGISTROS ADMINISTRATIVOS - NOR 107

NORMA DE COMUNICAÇÃO E REGISTROS ADMINISTRATIVOS - NOR 107 MANUAL DE ORGANIZAÇÃO COD. 100 ASSUNTO: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO E REGISTROS ADMINISTRATIVOS APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 101, de 19/11/2015. VIGÊNCIA: 19/11/2015 NORMA DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019

FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019 FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019 1 DA FINALIDADE: O presente Edital abre chamada para submissão de artigos científicos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Curso de Zootecnia Câmpus de Jataí COORDENAÇÃO DO PROJETO ORIENTADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS JATAÍ 2013 ESTRUTURA 1. INTRODUÇÃO Estas normas têm a finalidade

Leia mais

Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos.

Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos. Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos. 1. FORMATO GERAL As contribuições para o I Encontro para o Desenvolvimento

Leia mais

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Aluno: Diego Miranda Figueira Turma: GTI Módulo 1/2013 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 5. Temas: Elaboração de Documentos Oficiais Correspondência Eletrônica ( )

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 5. Temas: Elaboração de Documentos Oficiais Correspondência Eletrônica ( ) Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 5 Temas: Elaboração de Documentos Oficiais Correspondência Eletrônica (E-mail) Elaboração de Documentos Oficiais Após conhecermos os principais documentos

Leia mais

EMISSOR. Direto do concurso. Comentário PRINCÍPIOS

EMISSOR. Direto do concurso. Comentário PRINCÍPIOS PRINCÍPIOS Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 elenca os princípios da administração pública. São eles

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; -

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - Originalidade; - Contribuições para a ciência; - Adequação

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Paper) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação Brasileira de

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL AULA AO VIVO AMAURI FRANCO QUESTÕES DA BANCA CESP MARQUE CERTO OU ERRADO 1 (ANATEL - 2012) Julgue os itens a seguir: 1 A hierarquia existente entre o remetente e

Leia mais

ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO

ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMÉ - PB NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO CARGO: ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO EXAME GRAFOTÉCNICO: ( Transcreva a frase abaixo no local indicado na sua Folha de Respostas) «A Felicidade não se

Leia mais

NORMA DE COMUNICAÇÃO E REGISTROS ADMINISTRATIVOS - NOR 107

NORMA DE COMUNICAÇÃO E REGISTROS ADMINISTRATIVOS - NOR 107 MANUAL DE ORGANIZAÇÃO COD. 100 ASSUNTO: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO E REGISTROS ADMINISTRATIVOS. APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 101, de 19/11/2015. ATUALIZAÇÃO: OS SECEX nº 04, de 04/06/2019.

Leia mais

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 2019 NOTA PRÉVIA

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ. TEMA: Amazônia e Políticas Públicas.

V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ. TEMA: Amazônia e Políticas Públicas. V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ TEMA: Amazônia e Políticas Públicas. I NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS Os participantes poderão inscrever trabalhos que serão apreciados pelo Comitê Técnico Científico

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS (DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT: NBR 14724, NBR 10520 e NBR 6023) SÃO CARLOS 2018 SUMÁRIO Introdução... 3 Capítulo 1 Trabalho de Graduação...4

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA REVISTA MOSAICO SOCIAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA REVISTA MOSAICO SOCIAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA REVISTA MOSAICO SOCIAL Revista do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

NORMAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

NORMAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NORMAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Com respeito aos trabalhos científicos, seja o resumo simples ou expandidos, é de total responsabilidade dos autores o conteúdo e as opiniões emitidas, a adequação das

Leia mais

EDITAL 019/2018 CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO ISSN

EDITAL 019/2018 CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO ISSN EDITAL 019/2018 CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO ISSN 2175-3687 A Faculdade Cristo Rei FACCREI torna pública a chamada para publicação de artigos científicos na

Leia mais

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Comissão Científica e a Comissão de Avaliação de Trabalhos estabelecem os critérios para a submissão de trabalhos científicos para o III Simpósio de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

INSTRUÇÕES PARA AUTORES INSTRUÇÕES PARA AUTORES Os manuscritos submetidos à apreciação pela Revista Científica Natureza online devem se constituir em material ainda não publicado. Após a aceitação de um manuscrito para publicação,

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL. público redige atos normativos e comunicações.

REDAÇÃO OFICIAL. público redige atos normativos e comunicações. REDAÇÃO OFICIAL Redação oficial é maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações. O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 elenca o princípios da administração pública. Dois

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 LEITURA & INTERPRETAÇÃO...

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 LEITURA & INTERPRETAÇÃO... SUMÁRIO CAPÍTULO 1 LEITURA & INTERPRETAÇÃO... 1 Lição 1 LER é instrumento essencial... 1 1.1. A Leitura Crítica... 3 1.2. Contextualização... 5 1.3. Questão Comentada... 6 1.4. Sugestão de Redação... 7

Leia mais

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO DOCUMENTO DIPLOMÁTICO

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO DOCUMENTO DIPLOMÁTICO CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO DOCUMENTO DIPLOMÁTICO Trata-se de documentos escritos, legalmente válidos e revestidos de determinadas formalidades: sendo prova jurídica ou administrativa de um ato. (BELLOTTO,

Leia mais

AVISO E OFÍCIO. Forma e Estrutura Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que

AVISO E OFÍCIO. Forma e Estrutura Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que AVISO E OFÍCIO Definição e Finalidade Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular CAMPO MOURÃO 2010 1. APRESENTAÇÃO A finalidade

Leia mais

2.1. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem relacionados com a temática do evento.

2.1. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem relacionados com a temática do evento. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO NO I SIMPÓSIO ALAGOANO DE DOENÇAS MATERNO-FETAIS. Fatores que acometem o binômio materno-fetal e seus respectivos efeitos congênitos. A comissão organizadora do evento torna

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO Relata formalmente o progresso ou os resultados de uma investigação de pesquisa ou do desenvolvimento de um processo. Apresenta, sistematicamente, informação suficiente para

Leia mais

Redação Oficial. Passo 9 Mensagem. Prof. Arenildo dos Santos

Redação Oficial. Passo 9 Mensagem. Prof. Arenildo dos Santos Redação Oficial Passo 9 Mensagem Prof. Arenildo dos Santos Mensagem É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A B C D

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL. com ênfase na prática da DPU. - Plano de Curso - CONTEUDISTA Zuleide Ferreira Filgueiras

REDAÇÃO OFICIAL. com ênfase na prática da DPU. - Plano de Curso - CONTEUDISTA Zuleide Ferreira Filgueiras REDAÇÃO OFICIAL com ênfase na prática da DPU - Plano de Curso - CONTEUDISTA Zuleide Ferreira Filgueiras Curso de Educação a Distância (EaD) Método autoinstrucional SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 2.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011

Plano de Trabalho Docente 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica

Leia mais

EDITAL 01/ REVISTA DE EXTENSÃO MURIQUI 1ª Edição CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

EDITAL 01/ REVISTA DE EXTENSÃO MURIQUI 1ª Edição CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS EDITAL 01/2017 - REVISTA DE EXTENSÃO MURIQUI 1ª Edição CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS A Pró-Reitoria de Extensão PROEX, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais torna público que estão abertas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA EDITAL VERTICALIZADO CONCURSO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - EDITAL N 18/2019. DATA DA PROVA OBJETIVA: 15/09/2019

Leia mais

Modelo de formatação de artigo

Modelo de formatação de artigo Modelo de formatação de artigo Autor 1 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 2 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 3 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 4 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 5 (INSTITUIÇÃO) E-mail Resumo Inserir aqui resumo

Leia mais

Redação Oficial. Passo 7 Padrão Ofício Memorando. Prof. Arenildo dos Santos

Redação Oficial. Passo 7 Padrão Ofício Memorando. Prof. Arenildo dos Santos Redação Oficial Passo 7 Padrão Ofício Memorando Prof. Arenildo dos Santos Memorando O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL OF.CIRC.GAB.DPGE Nº 084/2012 Campo Grande, 20 de janeiro de 2012. Aos Defensores Públicos Estaduais, Assessores e Funcionários Administrativos Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Campo Grande-MS Assunto:

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS 1. Podem ser apresentadas duas categorias de trabalhos: artigo científico (que serão publicados em forma de livro eletrônico) e resumos expandidos (que

Leia mais

NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS DIRETRIZES PARA AUTORES

NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS DIRETRIZES PARA AUTORES Observações importantes: NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS DIRETRIZES PARA AUTORES 1. Na composição de autoria deve constar, pelo menos, um autor com titulação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado). 1.1.

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia 1 Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia RESOLUÇÃO PPGS-UFPB Nº 06/2015 Regulamenta os procedimentos de elaboração e depósito

Leia mais

Manual de submissão de trabalhos ao VI ENIEDUC

Manual de submissão de trabalhos ao VI ENIEDUC Manual de submissão de trabalhos ao VI ENIEDUC Como submeter um trabalho ao VI ENIEDUC É importante que leia atentamente as normas para submissão e os procedimentos e os sigam corretamente afim de evitar

Leia mais

Redação Oficial. Passo 13 Correspondências à parte: ata e relatório. Prof. Arenildo dos Santos

Redação Oficial. Passo 13 Correspondências à parte: ata e relatório. Prof. Arenildo dos Santos Redação Oficial Passo 13 Correspondências à parte: ata e relatório. Prof. Arenildo dos Santos Ata- Registro ou resenha de fatos ou ocorrências verificadas e resoluções tomadas numa assembleia ou numa reunião

Leia mais

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV Este documento apresenta orientações e o modelo de formato que deverá ser utilizado nos trabalhos enviados para o I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL. O trabalho pode ser escrito

Leia mais

Manual para formatação de trabalhos

Manual para formatação de trabalhos UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE

Leia mais

Aplica-se à elaboração/redação de POPs, IT, Manuais e Guias do Instituto Leônidas e Maria Deane.

Aplica-se à elaboração/redação de POPs, IT, Manuais e Guias do Instituto Leônidas e Maria Deane. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS, INSTRUÇÕES DE TRABALHO, MANUAIS E GUIAS Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03.

Leia mais

238 Revista Mosaicum.

238 Revista Mosaicum. 237 As submissões nas diversas áreas do conhecimento devem ser enviadas sob a forma de: a) artigos e ensaios originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de mestrandos, mestres, doutorandos

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TESES XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO ABRADT

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TESES XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO ABRADT EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TESES XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO ABRADT 2018 A Associação Brasileira de Direito Tributário ABRADT torna público à comunidade acadêmica e profissional

Leia mais

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão Maria Cecilia Bonato Brandalize 2015 1º Semestre O que é redação técnica? Redigir é o ato de exprimir pensamentos e idéias através da escrita Técnica é o

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO Observação Importante: A SUBMISSÃO DE TRABALHOS À II MICTEC IMPLICA NA ACEITAÇÃO PLENA DAS NORMAS A SEGUIR, CERCEANDO CONTESTAÇÃO. TODOS OS TRABALHOS SUBMETIDOS À II MICTEC

Leia mais