Educação e Comunicação: de um julgamento condenatório moralizante para uma relação dialógica democrática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Educação e Comunicação: de um julgamento condenatório moralizante para uma relação dialógica democrática"

Transcrição

1 Educação e Comunicação: de um julgamento condenatório moralizante para uma relação dialógica democrática A emersão de um novo campo de intervenção para humanizar uma instituição privada....quando se aspira a uma sociedade global humanizante, não avassalada pelo mercado, pela competitividade e pela homogeneização cultural e sim edificada pelo diálogo, a cooperação solidária e a reafirmação das identidades culturais, o desenvolvimento da competência comunicativa dos sujeitos atuantes aparece como um fator altamente necessário, e em torno do qual gravitam os outros aspectos; como acontece, aliás, com a participação política e social. (Mário Kaplún) 1 Por Maíra Bondezzan A educomunicação é evidenciada em muitos projetos do campo educacional e muito tem contribuído na transformação do espaço rígido da escola em ecossistemas comunicativos com o aumento do diálogo, da expressão crítica, da discussão interativa em busca do conhecimento, maior integração entre docentes e alunos, além de uma educação voltada para a compreensão dos meios de comunicação de massa que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas na contemporaneidade. Apesar dos excelentes resultados na aplicação da gestão educomunicativa por especialistas das mais diversas áreas humanas, em especial educadores e comunicólogos, pouco tem sido feito em ambientes privados. Algumas empresas já realizaram ações educomunicativas mesmo que inconscientemente. Afinal, responsabilidade social e cultural virou modismo e por isso muitas instituições privadas passaram a utilizá-la como estratégia de marketing. Neste sentido, alguns projetos de grande contribuição educativa e participativa foram colocados em prática e, claro, explorados comercialmente. Na busca da diferenciação face à crescente competitividade, as empresas acabam mergulhando em ações e atividades puramente mercadológicas e se esquecem de sua responsabilidade enquanto empresa que cresce com a ajuda da sociedade onde está inserida. Esquece-se também, muitas vezes, do público interno, reunindo todos os seus esforços na busca da satisfação exclusiva dos compradores de seus produtos ou contratantes de seus serviços. O que se vê são profissionais sobrecarregados, estressados, mal-renumerados, quase sem benefícios, sem conseguir tirar férias ou, ao menos, sair no horário certo de final de expediente. 1 KAPLÚN, Mário. Processos educativos e canais de comunicação, in Comunicação e Educação, jan./abr. 1999, p. 75.

2 A educomunicação é um campo de intervenção não somente do espaço da educação formal, mas de qualquer outro espaço, inclusive o privado, desde que se busque uma gestão democrática, crítica, dialógica, participativa e humanitária. Ainda existem poucas documentações e bibliografias neste sentido. Por isso, emerge a necessidade de um novo profissional, o educomunicador, como profissional responsável por humanizar/vivificar o espaço privado, sendo mediador no processo de transformação de empresas em ecossistemas comunicacionais expressivos como parte fundamental de uma gestão democrática e criativa. Educomunicação: conceituação de um novo campo de intervenção social A educomunicação é a inter-relação da comunicação e da educação, atravessada por diversas outras áreas das Ciências Humanas como a antropologia e a sociologia. Como concluiu Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE Núcleo de Comunicação e Educação da USP Universidade de São Paulo, após pesquisa realizada com especialistas e profissionais dedicados à Comunicação Educativa e à Comunicação para os Meios de Comunicação de toda a América Latina, a inter-relação entre a Comunicação Social e a Educação ganhou densidade própria e se afigura como um campo de intervenção social específico 2. Um novo campo interdisciplinar que surge como alternativa de gestão democrática, dialógica, participativa e de exercício de autonomia e cidadania. Um campo encarado com preconceito pela educação formal, que o vê como algo ameaçador, contrário aos seus paradigmas tradicionais. E, em contrapartida, mal visto pelos comunicadores que não conseguem enxergar a educação como uma prática comunicativa. Afinal, a comunicação segundo a visão funcionalista predominante em nossa sociedade e em voga no mercado é sinônimo de mídia. Educação e comunicação parecem, desta forma, campos antagônicos, sem qualquer ligação aparente. Segundo Mário Kaplún,...a Comunicação Educativa abarca certamente o campo da mídia, mas não apenas esta área: abarca também, e em lugar privilegiado, o tipo de comunicação presente em todo processo educativo, seja ele realizado com o sem o emprego dos meios. Isso implica considerar a Comunicação não como um mero instrumento midiático e tecnológico, e sim, antes de tudo, como um componente pedagógico. 3 Na prática, no entanto, essa junção tem se mostrado totalmente viável. Educação e comunicação se complementam, tornando possível a implantação de políticas de comunicação educativa, resultando na criação de ecossistemas educativos mediados por processos de 2 SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais, in Contato, Brasília, Ano 1, M 1, jan./mar. 1999, p KAPLÚN, Mário. Processos educativos e canais de comunicação, in Comunicação e Educação, jan./abr. 1999, p. 68.

3 comunicação e pelo uso das tecnologias da informação. Segundo Ismar de Oliveira Soares, os objetivos da educomunicação são: promover o acesso democrático dos cidadãos à produção e difusão da informação, identificar como o mundo é editado nos meios; facilitar o processo ensino-aprendizado através do uso criativo dos meios de comunicação (entra tecnologias, vista a partir não da tecnologia em si, mas de suas características e da importância de ter acesso a elas); promover a expressão comunicativa dos membros da comunidade educativa. 4 O termo educomunicação vem ganhando densidade própria e tem sido colocado em prática nos últimos anos em diversos projetos vivenciados na América Latina, em especial no Brasil. No entanto, essa relação não é recente. Ela se evidencia, já no início do século XX, através da atitude condenatória dos segmentos da sociedade, em especial religiosos e educadores, que se mostravam preocupados com a ideologia e os conteúdos políticos intrínsecos à cultura de massa. A aproximação entre Comunicação e Educação era, pois, vista a partir da suspeita de violenta manipulação e dominação das consciências e das vontades, que passariam a ser administradas pelos centros de decisão econômica e política que detinham em suas mãos os poderosos veículos de comunicação, em especial, as emissoras de rádio. 5 A partir da segunda metade do século, muito se falou sobre o audiovisual nos espaços educativos e, por sua vez, difundiu-se na Europa e na América Latina o chamado cineclubismo, prática onde os cidadãos faziam uma análise crítica dos conteúdos midiáticos. A educomunicação ganhou visibilidade ao longo dos anos 70, período das ditaduras militares latino-americanas, através da chamada educação não formal/popular e da mídia alternativa, quando entidades e grupos usavam os meios de comunicação em projetos de cidadania, a partir de ONGs. Deste período, podemos destacar o MEB Movimento de Educação de Base, que pregava a educação como conscientização, problematização da sociedade, além da atuação de Paulo Freire que ressaltava a importância de uma educação para os meios nos programas de alfabetização e educação popular, procurando mostrar que a comunicação é fundamental nas relações humanas e que a inter-relação de seus elementos básicos confere uma certa autonomia ao processo educativo. Nos anos 80 a 90, a filosofia que sustentou a luta por uma comunicação democrática e participativa passou a dar, também, sustentação à ação de inúmeros grupos inseridos na prática social, entre os quais as Organizações não-governamentais. Temas alternativos, como o meio ambiente, ganham evidência através da conscientização para a preservação. 4 SOARES, Ismar de Oliveira. Um novo campo entre a comunicação e a educação. Artigo do site de 19/11/ SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais, in Contato, Brasília, Ano 1, M 1, jan./mar. 1999, p. 21.

4 Finalmente, no final da década de 90, o vertiginoso desenvolvimento dos meios eletrônicos, principalmente das redes mundiais de comunicação, como a internet, acabou por reafirmar e reconfigurar a necessidade da constituição do novo campo. Três pesquisadores ofereceram e ainda oferecem importantes contribuições à ação dos educadores e comunicadores educativos: Burrhus Skinner ( ) que deu origem às experiências de ensino por objetivos, através de processos e recursos tecnológicos observáveis e controláveis, Célestin Freinet ( ) na defesa de que educação é sinônimo de expressão e depende de interlocutores e Paulo Freire ( ) que reafirmou a concepção de educação para os meios como atividade inerente aos programas de alfabetização e de educação popular. A gestão da comunicação nos espaços comunicativos não é restrita aos ambientes voltados para programas escolares formais. Ela pode perfeitamente ser aplicada em ações não formais de educação, como nas emissoras de rádio e televisão educativas, nas editoras e centros produtores de material didático, nas instituições que administram programas, na educação a distância, nos centros culturais, entre outros, inclusive no ambiente privado. Reconhecemos, assim, que já existe um ponto de mutação na confluência entre Educação e Comunicação, que inclui um senso agudo de responsabilidade social, de justiça e de altruísmo. Trata-se de um lugar que precisa ser ocupado. E a ocupação se dá no momento em que a Educação se entende, ela mesma, como processo comunicativo (Freire) e no instante em que a Comunicação se descobre como processo de mediação social, no espaço da transformação da cultura (Barbero). A autonomização do novo campo ocorre na confluência das interrelações que o constituem, a caminho de uma nova racionalidade. 6 No entanto, o que tem se visto são predominantemente projetos educomunicativos no campo da educação formal. Neste sentido, tratam-se de práticas que propiciam a introdução dos recursos da informação no ensino (como rádio, televisão e internet), não apenas como meros instrumentos didáticos (tecnologias educativas) ou objeto de análise (leitura crítica dos meios), mas, principalmente, como meio de expressão e de produção cultural, envolvendo professores, alunos e comunidade de forma democrática e participativa. Estes projetos introduzem a comunicação nos espaços rígidos da educação formal, vivificando as relações entre professores, alunos e comunidade. Referências Bibliográficas KAPLUN, Mario. Processos educativos e canais de comunicação, in Comunicação e Educação, jan./abr. 1999, p SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil 6 SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais, in Contato, Brasília, Ano 1, M 1, jan./mar. 1999, p. 45.

5 de seus profissionais, in Contato, Brasília, Ano 1, M 1, jan./mar. 1999, p SOARES, Ismar de Oliveira. Um novo campo entre a comunicação e a educação. Artigo do site de 19/11/2001.

Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo

Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo É EDUCOMUNICAÇÃO? A descoberta do termo e de elementos educomunicativos Um breve retrocesso Quantas vezes nessa minha ainda curta carreira de jornalista eu fiz educomunicação e não sabia. Voltando um pouco

Leia mais

Educomunicação na Rádio ESEBA Ativa 1. Geane AMARAL 2 Getúlio RIBEIRO 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Educomunicação na Rádio ESEBA Ativa 1. Geane AMARAL 2 Getúlio RIBEIRO 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG RESUMO Educomunicação na Rádio ESEBA Ativa 1 Geane AMARAL 2 Getúlio RIBEIRO 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG O artigo a seguir analisa a Rádio ESEBA Ativa, da Escola de Educação Básica

Leia mais

Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1

Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1 Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1 Rosane Terezinha Pendeza Callegaro² Tânia Heloisa Fitz³ Raquel Scremin 4 Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi Santa Maria,

Leia mais

Educação e Comunicação: A Potência da Educomunicação no Departamento de Ciências Humanas Campus III - da Universidade do Estado da Bahia 1

Educação e Comunicação: A Potência da Educomunicação no Departamento de Ciências Humanas Campus III - da Universidade do Estado da Bahia 1 Educação e Comunicação: A Potência da Educomunicação no Departamento de Ciências Humanas Campus III - da Universidade do Estado da Bahia 1 LIMA, Aurilene Rodrigues 2 AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos

Leia mais

SENTIDO DA EDUCOMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

SENTIDO DA EDUCOMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SENTIDO DA EDUCOMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Ir. Ana Teresa Pinto BRJ) Até a metade do século passado, comunicação e Educação caminhavam separadamente, seguindo cada uma seu campo específico.

Leia mais

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas FACOS quarenta an os I Educom Sul Desafios e Perspectivas Rádio Ruschi: um (re) pensar da escola em uma proposta interdisciplinar 1 Silvânia Maria de Sá Neu 2 Rosane Terezinha Pendeza Callegaro 3 Raquel

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

Comunicação & Educação: uma proposta de trabalho interdisciplinar

Comunicação & Educação: uma proposta de trabalho interdisciplinar 1 Comunicação & Educação: uma proposta de trabalho interdisciplinar Maria Aparecida Baccega 1 Roseli Fígaro Resumo: O artigo apresenta, em linhas gerais, a proposta editorial da revista Comunicação & Educação,

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

INTRODUÇÃO COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO Várias são as linhas que se entrecruzam nesta obra, mas a Educação e a Comunicação constituem, sem dúvida, seus dois grandes eixos epistemológicos. Habitualmente nos acostumamos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO JORNAL COMO FERRAMENTA DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

A UTILIZAÇÃO DO JORNAL COMO FERRAMENTA DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR 1 A UTILIZAÇÃO DO JORNAL COMO FERRAMENTA DE PARTICIPAÇÃO DA Eixo: Práticas para aprimoramento e aperfeiçoamento da Gestão Educacional 1 INTRODUÇÃO DAVID, Mônica Cristiane 1 PRESTINI, Gustavo Leandro de

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES CONTEÚDOS CURRICULARES Informática Aplicada à Educação Carga Horária: 40 horas Histórico da informática na educação. Familiarização com softwares, sistemas Operacionais

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I Disciplina: EPC006 Educação e Pluralidade Cultural LINHA DE PESQUISA I Serão abordados temas como cultura, raça e etnia, o corpo, culturas puras e hibridismo, multiculturalismo e cultura pos-colonial,

Leia mais

Resumos para apresentação em pôster

Resumos para apresentação em pôster Lista dos trabalhos s do Eixo III - Ciências Humanas e Sociais Todos os trabalhos aprovados somente será apresentado no evento se todos os autores do trabalho estiverem com suas inscrições pagas até dia

Leia mais

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária Etapa 1 EDU02051 ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO Obrigatória 2 30 EDU03052 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO Obrigatória 3 45 EDU01043 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS Obrigatória 4 60 EDU03050

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

EDUCOMUNICAÇÃO: FAZENDO LAÇOS ENTRE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E AMBIENTE

EDUCOMUNICAÇÃO: FAZENDO LAÇOS ENTRE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E AMBIENTE EDUCOMUNICAÇÃO: FAZENDO LAÇOS ENTRE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E AMBIENTE Natalia Barbosa Gonçalves (1); Thais Karoline Ferreira da Silva (2); Renata Priscila da Silva (3); Carmen Roselaine de Oliveira Farias

Leia mais

Palavras-chave: Educomunicação; tecnologias; Educação com a mídia.

Palavras-chave: Educomunicação; tecnologias; Educação com a mídia. EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS MEIOS: UMA QUESTÃO DE VIVÊNCIA SANTOS, Suara Macedo dos 1 Resumo: Este trabalho traz uma reflexão sobre o uso dos meios de comunicação e das tecnologias da informação na Educação tendo

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

Projeto PIBIC/CNPq Educomunicação e pedagogia de projetos no Programa Mídias na Educação. Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares

Projeto PIBIC/CNPq Educomunicação e pedagogia de projetos no Programa Mídias na Educação. Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares Projeto PIBIC/CNPq - 2009 Educomunicação e pedagogia de projetos no Programa Mídias na Educação Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares ECA/USP São Paulo, Abril - 2009 Resumo O projeto compreende um estudo

Leia mais

Lista de TCC da Licenciatura em Educomunicação ECA USP

Lista de TCC da Licenciatura em Educomunicação ECA USP Lista de TCC da Licenciatura em Educomunicação ECA USP N Aluno Orientador Titulo do Trabalho Defesa Média 1 Wilson Biancardi Lopes Roselí Fígaro Educomunicação, Trabalho e Competências para o Século XXI

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Atividades com Comunicação & Educação Ano XIX n. 1

Atividades com Comunicação & Educação Ano XIX n. 1 Atividades com Comunicação & Educação Ano XIX n. 1 Ruth Ribas Itacarambi Doutora pela Faculdade de Educação da USP. Educadora aposentada do IME-USP. Pesquisadora e Professora da FOC Faculdades Oswaldo

Leia mais

EDUCOMUNICAÇÃO: ORIGENS E CONEXÕES DE UMA NOVA ÁREA DE CONHECIMENTO

EDUCOMUNICAÇÃO: ORIGENS E CONEXÕES DE UMA NOVA ÁREA DE CONHECIMENTO EDUCOMUNICAÇÃO: ORIGENS E CONEXÕES DE UMA NOVA ÁREA DE CONHECIMENTO Paulo César Pedroza Marques 1 João José de Santana Borges 2 Universidade do Estado da Bahia (UNEB) paulocpedroza@gmail.com Resumo: O

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS 1 Semestre INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO COM086, 60H EMENTA: Discute a comunicação humana e etapas da sua evolução. Comunicação, linguagem, meios e processos de significação:

Leia mais

- SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS

- SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS ANEXO 1 CURSO: Licenciatura em Pedagogia UENF - SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS VAGAS 2018/2 DISCIPLINA/FUNÇÃO 1 História 1

Leia mais

Educomunicação, uma revolução na sala de aula

Educomunicação, uma revolução na sala de aula Educomunicação, uma revolução na sala de aula Alessandra Moura Bizoni entrevista o professor Ismar Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. A matéria foi publicada no jornal Folha Dirigida,

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

COMUNICAÇÃO / EDUCAÇÃO EMERGÊNCIA DE UM NOVO CAMPO E O PERFIL DE SEUS PROFISSIONAIS

COMUNICAÇÃO / EDUCAÇÃO EMERGÊNCIA DE UM NOVO CAMPO E O PERFIL DE SEUS PROFISSIONAIS Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo COMUNICAÇÃO / EDUCAÇÃO EMERGÊNCIA DE UM NOVO CAMPO E O PERFIL DE SEUS PROFISSIONAIS Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares Chefe do Departamento

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

Cruzamentos Teóricos entre Educomunicação e Interacionismo 1. Felipe Gustavo Guimarães SALDANHA 2 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Cruzamentos Teóricos entre Educomunicação e Interacionismo 1. Felipe Gustavo Guimarães SALDANHA 2 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG Cruzamentos Teóricos entre Educomunicação e Interacionismo 1 Felipe Gustavo Guimarães SALDANHA 2 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG RESUMO O artigo oferece reflexões sobre a convergência

Leia mais

Bibliografia Comentada: Comunicação e Educação ou Educomunicação?

Bibliografia Comentada: Comunicação e Educação ou Educomunicação? Eliany Salvatierra Machado Bibliografia Comentada: Comunicação e Educação ou Educomunicação? A relação entre comunicação e educação se coloca hoje, sobretudo no Brasil e na América Latina, como um campo

Leia mais

Comunicação nos espaços de educação formal

Comunicação nos espaços de educação formal S. Pereira & M. Toscano (Eds.) (2015). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3.º Congresso Braga: CECS :: pp. 444-455 :: raijaalmeida@gmail.com Universidade Federal de Campina Grande Comunicação

Leia mais

O Jornal na Educação e a Educomunicação. Apresentado do Mega Evento de Comunicação Interáreas Secal, no dia 10 de novembro

O Jornal na Educação e a Educomunicação. Apresentado do Mega Evento de Comunicação Interáreas Secal, no dia 10 de novembro O Jornal na Educação e a Educomunicação Apresentado do Mega Evento de Comunicação Interáreas Secal, no dia 10 de novembro CONTATO Talita Moretto talitamoretto@hotmail.com vamosler@jmnews.com.br Site do

Leia mais

Direito Humano à Expressão e à Comunicação: A Educomunicação como Mediadora 1. Paula Beatriz Pereira Cavalcante 2 Centro Universitário Senac

Direito Humano à Expressão e à Comunicação: A Educomunicação como Mediadora 1. Paula Beatriz Pereira Cavalcante 2 Centro Universitário Senac Direito Humano à Expressão e à Comunicação: A Educomunicação como Mediadora 1 Resumo Paula Beatriz Pereira Cavalcante 2 Centro Universitário Senac Este artigo pretende estabelecer uma relação entre práticas

Leia mais

Uso de Mídias na Prática Docente e a Aproximação com a Educomunicação1: Uma experiência na Escola Estadual de Ensino Integral e Médio de SP Resumo

Uso de Mídias na Prática Docente e a Aproximação com a Educomunicação1: Uma experiência na Escola Estadual de Ensino Integral e Médio de SP Resumo Uso de Mídias na Prática Docente e a Aproximação com a Educomunicação 1 : Uma experiência na Escola Estadual de Ensino Integral e Médio de SP Isys Helfenstein Remião 2 Universidade Federal do Paraná, Curitiba,

Leia mais

Educomunicação: um campo essencial na construção de uma nova sociedade. Érica Daiane da Costa Silva 1. Resumo:

Educomunicação: um campo essencial na construção de uma nova sociedade. Érica Daiane da Costa Silva 1. Resumo: Educomunicação: um campo essencial na construção de uma nova sociedade Érica Daiane da Costa Silva 1 Resumo: No Brasil tem crescido os estudos e experiências que ratificam a potencialidade da comunicação

Leia mais

EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES

EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES Ementas dos Conteúdos Básicos Profissionais Filosofia da Educação I - 04 créditos - 60 horas Conceito de Filosofia e Filosofia da Educação. Filosofia, conhecimento,

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO Benilda Silva AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES Texto

Leia mais

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas Rádio Escola Caetaninho Tribal Show Integração da comunidade educativa e qualificação do processo de ensino aprendizagem INTRODUÇÃO Yuri Medeiros de Lima i Universidade Federal de Santa Maria Valnes Camargo

Leia mais

Educomunicação transforma escola em pólo de reflexão e diálogo

Educomunicação transforma escola em pólo de reflexão e diálogo Educomunicação transforma escola em pólo de reflexão e diálogo Data: 17/07/2007 Entrevista de Eliany Salvatierra Machado, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, ao Grupo Comunicação e

Leia mais

Da Teoria à Prática: Reflexões sobre Mídia Digital no Processo de Educomunicação em Projeto de Extensão Universitária 1

Da Teoria à Prática: Reflexões sobre Mídia Digital no Processo de Educomunicação em Projeto de Extensão Universitária 1 Da Teoria à Prática: Reflexões sobre Mídia Digital no Processo de Educomunicação em Projeto de Extensão Universitária 1 Mineya Gimenes FANTIN 2 Duílio FABBRI JÚNIOR 3 Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

Soares, Ismar de Oliveira. Comunicação e criatividade na escola. São Paulo, Edições Paulinas, p. MONOGRAFIA/LIVRO - NACIONAL

Soares, Ismar de Oliveira. Comunicação e criatividade na escola. São Paulo, Edições Paulinas, p. MONOGRAFIA/LIVRO - NACIONAL Soares, Ismar de Oliveira. Comunicação e o menor uma possível comunicação para a justiça. São Paulo, 1987. p.99-103. Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, v.57, p.99-103, jul./dez. 1987. Soares,

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

Formación Profesional Trabajo Decente y Reducción de la precarización e informalidade Laboral. Taller Regional ACTRAV OIT Lima, 18 21/11/2013

Formación Profesional Trabajo Decente y Reducción de la precarización e informalidade Laboral. Taller Regional ACTRAV OIT Lima, 18 21/11/2013 Formación Profesional Trabajo Decente y Reducción de la precarización e informalidade Laboral Taller Regional ACTRAV OIT Lima, 18 21/11/2013 A educação popular Foi na década de 1950 que iniciou, com os

Leia mais

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças as e jovens Teresa Kazuko Teruya Atualmente crianças e jovens convivem com a mídia eletrônica como o rádio, a televisão, o aparelho de

Leia mais

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento.

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Sabrinna A. R. Macedo Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Educação online: novo paradigma A sociedade do conhecimento tem experimentado de forma crescente nos últimos anos

Leia mais

Anarquismo L39, L40, L41, L45, L46, L49, L6, L74, L75, L81, L82, L83,L84, L85, L99, L184 Anarquismo Rússia. L85 Animação cultural

Anarquismo L39, L40, L41, L45, L46, L49, L6, L74, L75, L81, L82, L83,L84, L85, L99, L184 Anarquismo Rússia. L85 Animação cultural Índice de palavras-chave Alemanha. Alfabetização América Latina política econômica Anarco-sindicalismo Código L95 L125 L09 L12, L84 Anarquismo L39, L40, L41, L45, L46, L49, L6, L74, L75, L81, L82, L83,L84,

Leia mais

ECOSSISTEMA COGNITIVO E COMUNICATIVO 1. Eliany Salvatierra

ECOSSISTEMA COGNITIVO E COMUNICATIVO 1. Eliany Salvatierra ECOSSISTEMA COGNITIVO E COMUNICATIVO 1 Se a educomunicação é: "um conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer

Leia mais

ANEXO 01 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS

ANEXO 01 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS ANEXO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES PROGRAMAS / ATIVIDADES PERFIS DOS CANDIDATOS NÚMEROS DE VAGAS Coordenador (PA2) Conteudista (PA3) DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES

Leia mais

Mediação tecnológica na perspectiva Educomunicativa 1

Mediação tecnológica na perspectiva Educomunicativa 1 Mediação tecnológica na perspectiva Educomunicativa 1 Klauber Jorge CANUTO 2 Dr. Assis Souza de MOURA 3 Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB RESUMO O presente artigo foi fruto de

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Prof. Ms Márcia Terra Especialista em administração escolar, professora de educação básica

Leia mais

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Em sua concepção, a Faculdade Cesusc, por meio da missão, busca em seus processos de ensino e aprendizagem promover a formação de profissionais capacitados para

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS Autor(a): Luanna Maria Beserra Filgueiras (1); Maria das Graças Soares (1); Jorismildo da Silva Dantas (2); Jorge Miguel Lima Oliveira

Leia mais

Bibliografia sobre. Co mu ni cação e Educação,

Bibliografia sobre. Co mu ni cação e Educação, Bibliografia sobre comunicação e educação Ismar de Oliveira Soares 1 Professor livre-docente do Departamento de Comunicação e Artes da ECA/USP. Coordenador do NCE Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

Leia mais

A EDUCOMUNICAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso do conto Caminhos de Fortuna

A EDUCOMUNICAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso do conto Caminhos de Fortuna A EDUCOMUNICAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso do conto Caminhos de Fortuna Autores: IVAN FORTUNATO e IRACEMA TORQUATO Introdução A discussão do inter-relacionamento entre

Leia mais

A NOVA LDB E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

A NOVA LDB E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS A NOVA LDB E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS Em maio de 1992, a Câmara do Deputados aprovou o texto da nova LDB - Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. O artigo 36 do Projeto estabelece a obrigatoriedade

Leia mais

A Educomunicação. Entrevista com Ismar de Oliveira Soares

A Educomunicação. Entrevista com Ismar de Oliveira Soares Entrevista com Ismar de Oliveira Soares A Educomunicação Resumo Ismar de Oliveira Soares, professor e pesquisador junto ao Departamento de Comunicações e Artes da USP, vem associando, há longos anos, esforços

Leia mais

Tainah VERAS 1 Maria Eugênia PORÉM 2 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP

Tainah VERAS 1 Maria Eugênia PORÉM 2 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP Atuação multidisciplinar em atividades de comunicação na Televisão Universitária Unesp: relato de experiência do NRPTVU 1 Tainah VERAS 1 Maria Eugênia PORÉM 2 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

RESENHA: A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

RESENHA: A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO RESENHA: A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Editora Contexto, 2014. RESENHADO POR Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque fellipe.eloy@gmail.com Universidade Federal

Leia mais

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari Diretório de Comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Processo de construção do texto Como foi o processo de criação e aprovação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil? A partir da concepção

Leia mais

BASES TEÓRICAS NA ABORDAGEM DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS. Eliana Nagamini. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

BASES TEÓRICAS NA ABORDAGEM DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS. Eliana Nagamini. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA BASES TEÓRICAS NA ABORDAGEM DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS Eliana Nagamini Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Resumo O objetivo deste trabalho é analisar as bases teóricas das práticas

Leia mais

Práticas educomunicativas no trabalho de jornalistas: um diálogo interdisciplinar 1

Práticas educomunicativas no trabalho de jornalistas: um diálogo interdisciplinar 1 Práticas educomunicativas no trabalho de jornalistas: um diálogo interdisciplinar 1 Ivana de Jesus Gehlen 2 Larissa Bortoluzzi Rigo 3 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto

Leia mais

Educomunicação na Perspectiva de Soares: Análise da Editoria Artigos Nacionais da Revista Comunicação & Educação de 2000 a

Educomunicação na Perspectiva de Soares: Análise da Editoria Artigos Nacionais da Revista Comunicação & Educação de 2000 a Educomunicação na Perspectiva de Soares: Análise da Editoria Artigos Nacionais da Revista Comunicação & Educação de 2000 a 2015 1 João José Alencar 2 Claudia Maria de Lima 3 Universidade Estadual Paulista

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Co-autora: Karla Michelle Silva da Cruz Graduanda Universidade Federal do Pará-

Co-autora: Karla Michelle Silva da Cruz Graduanda Universidade Federal do Pará- GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES PARA TRANSFORMAÇÃO E AUTONOMIA DA ESCOLA. Autora: Patrícia de Oliveira Marques Universidade Federal do Pará- Patriciamarques22@hotmail.com Co-autora: Karla Michelle Silva

Leia mais

BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE

BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE 1 O que é o BRIGHT FUTURES? O Bright Futures é um programa bilíngue que garante a aquisição da competência linguística em inglês no Ensino Infantil e Fundamental 1. Desta

Leia mais

ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO

ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO Profissionais que possuíam a função de pensar e decidir sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos professores que, muitas vezes, agiam como meros executores. Dentre eles,

Leia mais

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Josemary Morastoni Renato José Casagrande Atualmente, a gestão é vista como uma nova forma de administrar de maneira democrática, onde

Leia mais

Instituto de Física organiza o 13º Encontro USP Escola

Instituto de Física organiza o 13º Encontro USP Escola Instituto de Física organiza o 13º Encontro USP Escola INCLUDEPICTURE "http://portal.if.usp.br/extensao/sites/portal.if.usp.br.extensao/files/ USPESCOLA.png" \* MERGEFORMATINET O Encontro USP - ESCOLA

Leia mais

Educomunicação A experiência com escolas públicas em regiões de baixo IDH de Curitiba e litoral paranaense

Educomunicação A experiência com escolas públicas em regiões de baixo IDH de Curitiba e litoral paranaense Educomunicação A experiência com escolas públicas em regiões de baixo IDH de Curitiba e litoral paranaense Professor Doutor Mário MESSAGI JR. Professor Doutor Toni André Scharlau VIEIRA Lucas GANDIN Bruna

Leia mais

ascensão social e pela busca do pleno exercício da cidadania, os dados fazem pensar sobre as funções da escola.

ascensão social e pela busca do pleno exercício da cidadania, os dados fazem pensar sobre as funções da escola. Editorial Após trinta anos como docente, cada vez me convenço mais de que o compartilhamento de reflexões e de experiências, como uma forma de educação contínua, é fundamental para que se possam construir

Leia mais

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade

Leia mais

Atividades com Comunicação & Educação Ano XXI n. 1

Atividades com Comunicação & Educação Ano XXI n. 1 Atividades com Comunicação & Educação Ano XXI n. 1 Ruth Ribas Itacarambi Doutora pela Faculdade de Educação da USP. Educadora aposentada do IME-USP. Pesquisadora e professora do Instituto Singularidades.

Leia mais

Educação e Comunicação: possibilidades de um caminho integrado em prol do diálogo e da cidadania 1

Educação e Comunicação: possibilidades de um caminho integrado em prol do diálogo e da cidadania 1 Educação e Comunicação: possibilidades de um caminho integrado em prol do diálogo e da cidadania 1 Rafaela Bortolin PINHEIRO 2 Resumo O presente artigo tem como objetivo discutir a interface entre Comunicação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

Programas de Comunicação

Programas de Comunicação Programas de Comunicação Programa de formação para coordenadores locais de comunicação Caderno 1 Programa de Comunicação - 1 02 Programa de Comunicação- 1 1. Apresentação A Comunicação Social das Filhas

Leia mais

COMUNICAÇÃO E CIDADANIA NA ESCOLA

COMUNICAÇÃO E CIDADANIA NA ESCOLA 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul COMUNICAÇÃO E CIDADANIA NA ESCOLA Área temática: Comunicação Coordenador da Ação de Extensão: (Edgard Cesar Melech) Autor: (Edgard Cesar Melech*) Palavras-chave:

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO PPP

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO PPP Programa Escola de Conselhos PREAE/UFMS Formação continuada de socioeducadores Escola de Conselhos PREAE/UFM S DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO PPP Profa. Maria F. Adimari mfadimari@hotmail.com O QUE É EDUCAÇÃO?

Leia mais

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Gisele da Silva Ferreira Graduanda em Pedagogia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Nagila Aparecida Matias da Silva Graduanda em Pedagogia,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 Art. 4 o São princípios básicos da Educação Ambiental: Princípios Básicos I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

Sua Escola, Nossa Escola

Sua Escola, Nossa Escola Sua Escola, Nossa Escola Episódio: Cleusa e a Sala de Multimeios Balneário Camboriu, SC Resumo Este vídeo integra a série Sua Escola, Nossa Escola composta por 17 programas, que mostram experiências na

Leia mais

Resenha. O passado no presente e no futuro: memória televisiva na televisão por assinatura

Resenha. O passado no presente e no futuro: memória televisiva na televisão por assinatura Antonio de Andrade Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Comunicação Social. Professor do Curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.

Leia mais

O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Emanuela Suassuna de Araújo (1); Vanessa da Silva Santos (1) Universidade Federal da Paraíba, suassuna.emanuela@gmail.com (1); Universidade Federal

Leia mais