CA ERwin Data Modeling Visualize the Power of Your Data On Premise or in the Cloud

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CA ERwin Data Modeling Visualize the Power of Your Data On Premise or in the Cloud"

Transcrição

1 CA ERwin Data Modeling Visualize the Power of Your Data On Premise or in the Cloud Luis Alfonso Rey Programa 1 O desafio: Lidar com a complexidade dos dados 2 A solução CA ERwin: Visualize o poder dos seus dados 3 A família de produtos: CA ERwin Data Modeling 2 1 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

2 O desafio Lidar com a complexidade dos dados O desfio: Lidar com a complexidade dos dados Demasiados dados para tão pouco tempo Mais dados e plataformas para serem trabalhados A maioria das organizações possui mais de uma plataforma de bases de dados Torna se complicado ter um conhecimento aprofundado em todas A quantidade de BDs está a crescer, assim como o número de aplicações a suportar Muitas organizações estão a tentar integrar múltiplos sistemas, como resultado de fusões, aquisições, externalização de dados, novos projectos, A decisão sobre que dados se colocar em Cloud é uma decisão importante Menos pessoas e recursos para trabalhar As organizações estão a reduzir as equipas de IT tornando complicado gerir a cada vez maior quantidade de bases de dados O conhecimento necessário para cada base de dados é muito especializado. Torna se irrealista e dispendioso ter um especialista para cada plataforma 4 2 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

3 O desafio para a organização: Os dados guiam a acção Assegure que são correctos Na era da informação, os dados são a base para a decisão. Os gestores poderão colocar as mais diversas questões: Quantos clientes é que tenho? Qual o lucro por região no último ano contabilístico? Que produtos mais contribuíram para os lucros neste trimestre? Por detrás de cada resposta está um modelo de dados. Documentando as fontes e a estrutura dos dados Que BDs possuem informação dos clientes Qual é a estrutura destas BDs para armazenar a informação dos clientes Definições dos conceitos utilizados na organização O que é um produto? É apenas o produto acabado? Inclui matérias primas? Estabelecimento das regras da organização Poderá um cliente ter mais que uma conta 5 A informação no seu contexto Há mais informação nos dados para além do que é visto Quero um relatório que me mostre todos os nossos clientes Um cliente é alguém que possui o nosso produto Um cliente é alguém que queiras comprar o nosso produto Uma pessoa não é cliente se não tiver uma conta de manutenção activa Gestor comercial DB2 Server Sybase MS Azure Informix Oracle Teradata SAP Contabilidade De que BD é que quer que eu tire a informação dos clientes? Temos 25 E, já agora, todas as bases de dados possuem informação dos clientes em formatos diferentes: DBA CUST_NM em DB2, cust_last_nm em Oracle, etc É uma grande confusão!!! Data Architect Vendas Os meus clientes são os trabalhadores da organização Recursos Humanos Engenharia de suporte 3 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

4 A solução CA ERwin Visualize o poder dos seus dados Nos servidores da organização ou em Cloud CA ERwin Data Modeler Saiba que dados possui: Crie um inventário visual das fontes e destinos do sistema Reverse Engineering Saiba o que os dados significam: Esclareça os requisitos dos dados entre as equipas da organização e a equipa IT Garanta a consistencia dos seus dados: Construa estruturas consistentes para as suas BDs Forward Engineering CA ERwin Data Modeler DB2 My Oracle Sybase Server Oracle Sybase DB2 Server Teradata Azure Teradata Azure My 4 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

5 CA ERwin Data Modeling 9 CA ERwin Data Modeling No centro de qualquer iniciativa para a gestão de dados Master Data Management (MDM) Cloud or SaaS BI + Data Management Business Intelligence + Data Warehousing Data Management Data Governance ERP Integration Data Quality Application Development 10 5 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

6 Família de produtos CA ERwin Data Modeling CA ERwin Data Modeler Edições do produto 6 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

7 CA ERwin Data Modeling r8.2 Três novas propostas CA ERwin Web Portal Visualize Information from the Web for All Audiences CA ERwin Data Model for Microsoft Azure Managing Data Both On Premise + in the Cloud CA ERwin Data Modeler r8.2 Collaboration Facilitated 13 CA ERwin Data Modeler for Microsoft Azure O Data Model é o guia para Cloud O Data Model é o guia para: Que dados iremos levar para Cloud, e quais devemos manter no local Definir as estruturas dos dados (modelos físicos) e requerimentos organizacionais (modelo lógico) para as BDs em Cloud Deslocalizar não significa necessariamente perda de controlo CA ERwin Data Modeler para Microsoft Azure Gere a estrutura de dados em Cloud na plataforma MS Azure Visualize tanto as BDs locais (Oracle, Sybase, Server, DB2, etc.) como as baseadas em Cloud(MS Azure) a partir do mesmo ambiente de modelagem DB2 My Server Oracle Teradata Sybase MS Azure 7 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

8 CA ERwin Web Portal Partilhar informação com todas as audiências Embora os desenvolvedores apenas necessitem de uma ferramenta desktop para criar e analisar modelos de dados através de um interface baseado em Web muitos mais poderão aceder e perceber a informação contida nos dados. Data Architect Database Data Modeler Administrator (DBA) Business User / Steward Business Analyst Developer Data Architect Data Modeler BI Analyst 15 DBA MDM Analyst CA ERwin Web Portal Pesquia, análise de impacto e relatório baseado em Web O CA ERwin Web Portal facilita a partilha de metadados (informação de contexto) entre técnicos e utilizadores comuns Pesquisa por palavras tipo Internet Diagramas de visualização CA ERwin Web Portal Análise gráfica de impacto Relatórios Interfaces para utilizadores comuns vs. técnicos Distribuição simples para multiplos utilizadores (no local install) 8 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

9 CA ERwin Web Portal Diagramas de visualização com Drill Down Visualização dos modelos em diversos formatos IE, IDEF, UML, e mais Drill down para ver os detalhes dos objectos Definições Comentários, tipo de dados, etc 17 CA ERwin Web Portal Pesquisa por palavras tipo Internet 18 9 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

10 CA ERwin Web Portal Análise gráfica de impacto e consequência 19 CA ERwin Data Modeler r8.2 A colaboração facilitada O CA ERwin Data Modeler r8.2 tem duas importantes funcionalidades para facilitar a colaboração na organização: Active Model Templates Permite maior reutilização de modelos de objectos (tabelas, entidades, ) Suporta a reutilização e partilha de objectos para redução de custos e aumento de qualidade Interface intuitiva e assistida (wizards) Concurrent Licensing A partilha e gestão das licenças baseadas em Web da organização está mais simplificada Permite que os utilizadores tirem o maior partido do investimento em ERwin Copyright 2010 CA. All rights reserved.

11 Percebendo o sistema ERP com CA ERwin Saphir Option Exite muita informação importante oculta nas BDs tradicionais. Os sistemas ERP também contém informação crítica sobre os clientes, colaboradores, etc SAP, Oracle, JD Edwards, etc. Estes sistemas ERP são difíceis de gerir com um processo tradicional de reverse engineering com uma ferramenta de modelagem Podem existir milhares de tabelas Quando se revertem poderemos ter nomes técnicos pouco/nada intuitivos Percebendo o sistema ERP com CA ERwin Saphir Option Utilizando o CA ERwin Saphir Option, poderemos facilmente agrupar tabelas por área temática e traduzir os nomes de tabela e colunas para versões mais intuitivas Poderemos assim integrar mais facilmente os modelos de dados ERP na arquitectura existente na organização 11 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

12 CA ERwin Data Model Validator CA ERwin Data Model Validator verifica a concistência e precisão dos modelos com uma funcionalidade teach me para aprender com os erros. Óptimo para novos colaboradores na equipa e em modelagem. Auxilia no desenvolvimento de projectos de modelagem. Product Bundling CA ERwin Data Modeling for Enterprise (product bundle) Menores custos por adquirir vários produtos de uma vez Os produtos incluidos neste pack são: 1 licença de CA ERwin Data Modeler Workgroup Edition 2 licenças de CA ERwin Data Modeler Navigator Edition 1 licença de CA ERwin Data Model Validator 12 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

13 Resumindo CA ERwin ajuda o na gestão da complexidade dos dados da sua organização CA ERwin Data Modeler r8.2 têm três novas propostas CA ERwin Web Portal CA ERwin Data Modeler for Azure CA ERwin Data Modeler r8.2 point release Ajuda o a visualizar o poder dos seus dados, quer em servidores locais, quer em servidores Cloud 25 Muito obrigado! info@danysoft.com Copyright 2010 CA. All rights reserved.

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios?

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? O CA ERwin Modeling fornece uma visão centralizada das principais definições de

Leia mais

www.mpl.com.br C o n t a b i l i d a d e C o n t a s a P a g a r C o n t a s a R e c e b e r O r ç a m e n t o

www.mpl.com.br C o n t a b i l i d a d e C o n t a s a P a g a r C o n t a s a R e c e b e r O r ç a m e n t o A MPL Corporate Software, em parceria com a Oracle e a Amazon WebServices(AWS),lançouasolução ERPOracleInTheCloud,uma implantação SaaS (Software as a Service) do JD Edwards EnterpriseOne. A solução compreende

Leia mais

www.mpl.com.br ERPOracleInTheCloud.

www.mpl.com.br ERPOracleInTheCloud. A MPL Corporate Software, em parceria com a Oracle e a Amazon WebServices(AWS),lançouasolução ERPOracleInTheCloud,uma implantação SaaS (Software as a Service) do JD Edwards EnterpriseOne. A solução compreende

Leia mais

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin CUSTOMER SUCCESS STORY BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin PERFIL DO CLIENTE Setor: Serviços Financeiros Organização: BancoEstado de Chile Funcionários:

Leia mais

CA ERwin r9.5. No centro do gerenciamento de dados. Donna Burbank VP, Product Marketing. Dec, 2013. 2013 CA. Todos os direitos reservados.

CA ERwin r9.5. No centro do gerenciamento de dados. Donna Burbank VP, Product Marketing. Dec, 2013. 2013 CA. Todos os direitos reservados. CA ERwin r9.5 No centro do gerenciamento de dados Donna Burbank VP, Product Marketing Dec, 2013 2013 CA. Todos os direitos reservados. Who am I? More than 15 years of experience in the areas of data management,

Leia mais

Introdução ao Delphi. Introdução. Edições do Software. Capítulo 1. InforBRás - Informática Brasileira Ltda. O Que é o Delphi.

Introdução ao Delphi. Introdução. Edições do Software. Capítulo 1. InforBRás - Informática Brasileira Ltda. O Que é o Delphi. Capítulo 1 O Que é o Delphi Diferenças entre Delphi Client/Server do Delphi for Windows Características que compõem o Integrated Development Invironment (IDE) Como o Delphi se encaixa na família Borland

Leia mais

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Objectivos: Criar uma base de dados vazia. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criar uma base dados vazia O Access é um Sistema de Gestão de Bases

Leia mais

Implementação de BD. Banco de dados relacional. Elementos que compõem o banco de dados CAMPO REGISTRO TABELA. Paulo Damico MDK Informática Ltda.

Implementação de BD. Banco de dados relacional. Elementos que compõem o banco de dados CAMPO REGISTRO TABELA. Paulo Damico MDK Informática Ltda. Implementação de BD Banco de dados relacional Elementos que compõem o banco de dados CAMPO REGISTRO TABELA Implementação de BD CAMPO O elemento campo é a menor unidade de armazenamento de um banco de dados

Leia mais

Oracle Hyperion Essbase

Oracle Hyperion Essbase Oracle Hyperion Essbase Guia Claudio Bonel Oracle Hyperion Essbase Guia Dedicatória Este Livro é dedicado a minha família. 2 Guia Oracle Hyperion Essbase Sumário Agradecimentos Introdução Capítulo 1: OLAP

Leia mais

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. 1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. About Eugenio Chleba Product Sales Specialist - PM (11) 5189-1211 (11) 96060-2687 eugenio.chleba@oracle.com Experience Skills Products

Leia mais

SAD. Paulo Silva, Rodolfo Ribeiro, Vinicius Tavares

SAD. Paulo Silva, Rodolfo Ribeiro, Vinicius Tavares SAD Paulo Silva, Rodolfo Ribeiro, Vinicius Tavares DataWarehouse Armazena informações relativas a uma organização em BD Facilita tomada de decisões Dados são coletados de OLTP(séries históricas) Dados

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER Autor: RANGEL TORREZAN RESUMO 1. Gestão de Portfolio e suas vantagens. A gestão de portfólio de projetos estabelece

Leia mais

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado O NetPublisher é um sistema de gerenciamento de portais e websites corporativos (intranets ou extranets), apropriado para pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo do website pode ser atualizado

Leia mais

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF GESTÃO Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) Informação e Decisões Gerir envolve tomar muitas e frequentes decisões Para decidir com eficácia

Leia mais

Questões. Interwoven Gestão de Conteúdos Plataforma TeamSite Ambiente TeamSite Tipos de utilizador / Workflow / Templating Casos práticos

Questões. Interwoven Gestão de Conteúdos Plataforma TeamSite Ambiente TeamSite Tipos de utilizador / Workflow / Templating Casos práticos Questões Interwoven Gestão de Conteúdos Plataforma TeamSite Ambiente TeamSite Tipos de utilizador / Workflow / Templating Casos práticos 1 Interwoven Interwoven A Interwoven é uma empresa líder em gestao

Leia mais

Introdução à Banco de Dados. Definição

Introdução à Banco de Dados. Definição Universidade Federal da Bahia Departamento de Ciência da Computação (DCC) Disciplina: Banco de Dados Profª. Daniela Barreiro Claro Introdução à Banco de Dados Definição Um banco de dados é uma coleção

Leia mais

Agenda Digital Local Sessão IV Aspectos técnicos

Agenda Digital Local Sessão IV Aspectos técnicos Agenda Digital Local Sessão IV Aspectos técnicos Segurança de dados Penafiel Ricardo Oliveira, rmo@eurotux.com AGENDA - FORMAÇÃO Apresentação ADL Barcelos: Múltiplas plataformas Questões-Chave para a Segurança

Leia mais

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel! Como utilizar o comando Consolidar do Excel?! Quais são os diferenciais em relação ao cálculo aritmético normal?! Quais são

Leia mais

LEIA ISTO PRIMEIRO. IBM Tivoli Configuration Manager, Versão 4.2.1

LEIA ISTO PRIMEIRO. IBM Tivoli Configuration Manager, Versão 4.2.1 LEIA ISTO PRIMEIRO IBM Tivoli, Versão 4.2.1 O IBM Tivoli, Versão 4.2.1, é uma solução para controlar a distribuição de software e o inventário de gerenciamento de recursos em um ambiente multiplataformas.

Leia mais

AGORA ORACLE AO SEU ALCANCE

AGORA ORACLE AO SEU ALCANCE A performance que você necessita no preço que você quer! Agora, produtos de infra-estrutura tecnológica ao seu alcance. Existem alternativas que proporcionam às pequenas e médias empresa permanecerem no

Leia mais

IES - Configuração e Recolha de Informação (INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA)

IES - Configuração e Recolha de Informação (INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA) IES - Configuração e Recolha de Informação (INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA) Versão 1.0 junho de 2013 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Configurações no Administrador e ERP... 4 Administrador...4

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Casos de Uso Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 24 de abril

Leia mais

Pi Personnel Information

Pi Personnel Information Pi Personnel Information Ao contrário da maioria dos actuais sistemas de Assiduidade e Acessos, o PI foi projectado para ser muito mais do que apenas uma aplicação. É capaz de combinar poderosas ferramentas,

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

02/10/2012. Padronização de interfaces. Referências

02/10/2012. Padronização de interfaces. Referências Referências Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Contribuição: Cláudio Márcio de Souza Vicente Gestus Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability

Leia mais

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Data de publicação: 1 de Dezembro de 2011 Visão Geral do Produto SQL Server 2012 é uma versão significativa do produto, provendo Tranquilidade em ambientes

Leia mais

Ourofino: gestão integrada de treinamentos e atendimento de auditorias com SuccessFactors

Ourofino: gestão integrada de treinamentos e atendimento de auditorias com SuccessFactors SAP Business Transformation Study Saúde animal Ourofino Saúde Animal Ourofino: gestão integrada de treinamentos e atendimento de auditorias com SuccessFactors A Ourofino prevê o crescimento dos seus negócios

Leia mais

Criação e uso da Inteligência e Governança do BI

Criação e uso da Inteligência e Governança do BI Criação e uso da Inteligência e Governança do BI Criação e uso da Inteligência e Governança do BI Governança do BI O processo geral de criação de inteligência começa pela identificação e priorização de

Leia mais

GereComSaber. Desenvolvimento de Sistemas de Software. Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática

GereComSaber. Desenvolvimento de Sistemas de Software. Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática Desenvolvimento de Sistemas de Software Ano Lectivo de 2009/10 GereComSaber Ana Duarte, André Guedes, Eduardo

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Informação no contexto administrativo Graduação em Redes de Computadores Prof. Rodrigo W. Fonseca SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA PELOTAS >SistemasdeInformação SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA

Leia mais

Promoção Compre Um, Leve Dois Perguntas Frequentes

Promoção Compre Um, Leve Dois Perguntas Frequentes Promoção Compre Um, Leve Dois Perguntas Frequentes O que é a Promoção Compre Um, Leve Dois? Trata-se de uma promoção por tempo limitado através da qual os clientes que adquirirem licenças ESD nomeadas

Leia mais

Ferramentas de Engª de Requisitos

Ferramentas de Engª de Requisitos Análise e Conc epç ão de Sist em as de Inform aç ão )HUUDPHQWDVGH(QJ GH5HTXLVLWRV Carla Ferreira carla.ferreira@dei.ist.utl.pt Ferramentas Genéricas Ferramentas Especializadas Ferramenta (lider de mercado)

Leia mais

VISUAL STUDIO TEAM SYSTEM IMPLANTAÇÃO DA SUITE DE FERRAMENTAS

VISUAL STUDIO TEAM SYSTEM IMPLANTAÇÃO DA SUITE DE FERRAMENTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA VISUAL STUDIO TEAM SYSTEM IMPLANTAÇÃO DA SUITE DE FERRAMENTAS PARA APOIO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s 1 Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s RESUMO EXECUTIVO Este documento visa informar, de uma forma simples e prática, sobre o que é a gestão do ciclo de vida do Produto (PLM) e quais

Leia mais

Desenvolvendo aplicações

Desenvolvendo aplicações Desenvolvendo aplicações Sobre Adriano Bertucci Email: adriano@bertucci.com.br Twitter: @adrianobertucci Técnico: www.bertucci.com.br Consultoria e Serviços: www.fcamara.com.br Agenda Software + Serviços

Leia mais

Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto

Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto Objetivos do Treinamento Apresentar as principais funcionalidades do Rational Requirements Composer relacionadas

Leia mais

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Benefícios da modelagem Em uma organização orientada a processos, modelos de processos são o principal meio para medir o desempenho

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

Microsoft Word 2007. Vantagens

Microsoft Word 2007. Vantagens Microsoft Word 2007 Vantagens Vantagens A versão 2007 do Microsoft Word permite elaborar documentos com um aspecto muito profissional. Para tal, esta versão utiliza um conjunto de ferramentas (novas e/ou

Leia mais

1. Introdução ao. Crystal Reports

1. Introdução ao. Crystal Reports 1. Introdução ao Crystal Reports Como é sabido e geralmente aceite por todos nós, vivemos um período onde a complexidade dos negócios é cada vez maior, tal como o prova a intensificação da concorrência,

Leia mais

IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1. Notas sobre a Liberação

IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1. Notas sobre a Liberação IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1 Notas sobre a Liberação IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1 Notas sobre a Liberação Notas Sobre a Liberação para o IBM Endpoint

Leia mais

NOVA GERAÇÃO DE SOLUÇÕES EMPRESARIAIS ESET (V6) As novas soluções ESET Licence Administrator As vantagens Glossário FAQ

NOVA GERAÇÃO DE SOLUÇÕES EMPRESARIAIS ESET (V6) As novas soluções ESET Licence Administrator As vantagens Glossário FAQ NOVA GERAÇÃO DE SOLUÇÕES EMPRESARIAIS ESET (V6) As novas soluções ESET Licence Administrator As vantagens Glossário FAQ NOVA GERAÇÃO DE SOLUÇÕES EMPRESARIAIS ESET Foi com enorme entusiasmo que lançámos

Leia mais

Fábio Ávila Thiago Carvalho POWERPIVOT

Fábio Ávila Thiago Carvalho POWERPIVOT Fábio Ávila Thiago Carvalho POWERPIVOT PowerPivot - Introdução Permite a construção de um modelo de dados Como um Data Mart Elemento Central para construção de Self-Service BI Evolução da tabela dinâmica

Leia mais

A cloud concebida para a sua empresa.

A cloud concebida para a sua empresa. A cloud concebida para a sua empresa. É a Cloud Microsoft. Cada negócio é único. Desde os cuidados de saúde ao retalho, produção ou finanças, não há dois negócios que usem o mesmo processo. É esta a razão

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Garantindo a produtividade dos usuários e o máximo uso de aplicações SAP

Garantindo a produtividade dos usuários e o máximo uso de aplicações SAP SAP Forum 2013 Garantindo a produtividade dos usuários e o máximo uso de aplicações SAP Versão 5.0 / Março 2013 Siemens Ltda. 2010 2013. / Todos os direitos reservados. SAP UEM by Knoa Case Siemens A Siemens

Leia mais

MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING

MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING Objectivos gerais do módulo No final do módulo, deverá estar apto a: Identificar os diferentes tipos de custos de elearning; Comparar os custos de elearning com

Leia mais

BANCO DE DADOS 1 AULA 1. estrutura do curso e conceitos fundamentais. Professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com contato@lrocha.

BANCO DE DADOS 1 AULA 1. estrutura do curso e conceitos fundamentais. Professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com contato@lrocha. BANCO DE DADOS 1 AULA 1 estrutura do curso e conceitos fundamentais Professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com contato@lrocha.com 1 ROTEIRO Apresentação do Docente; Apresentação da Ementa da Disciplina;

Leia mais

Modelagemde Software Orientadaa Objetos com UML

Modelagemde Software Orientadaa Objetos com UML Modelagemde Software Orientadaa Objetos com UML André Maués Brabo Pereira Departamento de Engenharia Civil Universidade Federal Fluminense Colaborando para a disciplina CIV 2802 Sistemas Gráficos para

Leia mais

WMS On Demand. Facilidade de acesso e flexibilidade

WMS On Demand. Facilidade de acesso e flexibilidade Facilidade de acesso e flexibilidade Os utilizadores do armazém acedem aos servidores WMS On Demand do Generix Group por uma conexão simples e segura. Utilize esta aplicação em qualquer momento e lugar

Leia mais

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio?

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Comparativo prático para escolher a ferramenta perfeita para a sua empresa Faça nosso Quiz e veja as opções que combinam com o seu perfil ÍNDICE

Leia mais

Visualize o poder de seus dados

Visualize o poder de seus dados Visualize o poder de seus dados 10 principais razões para escolher CA ERwin Modeling Introdução CA ERwin tem sido o nome de confiança em modelagem de dados há mais de vinte anos. Há uma boa razão pela

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM PRODUCT BACKLOG EFETIVO

ELABORAÇÃO DE UM PRODUCT BACKLOG EFETIVO ELABORAÇÃO DE UM PRODUCT BACKLOG EFETIVO Product Backlog Building Fábio Aguiar Agile Coach & Trainer SCRUM SCRUM Desenvolvimento de Software com ENTREGAS FREQUENTES e foco no VALOR DE NEGÓCIO PRODUTO release

Leia mais

Solutions for Information Technologies. BIS-Navegador. Oracle

Solutions for Information Technologies. BIS-Navegador. Oracle Solutions for Information Technologies BIS-Navegador Manual de Instalação em Oracle Supporte A suite BIS foi testada e é suportada nos seguintes ambientes e produtos: BIS Client Components: Operating System:

Leia mais

Governo Digital Reinvenção na relação com o cidadão

Governo Digital Reinvenção na relação com o cidadão Governo Digital Reinvenção na relação com o cidadão SERVINDO UMA NOVA GERAÇÃO Eu estou ligada digitalmente. Eu estou socialmente em rede. Eu estou melhor informada. EU SOU CIDADÃ Cidadão hoje prefere

Leia mais

Intellikon 2.2. Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2.

Intellikon 2.2. Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2. Intellikon 2.2 Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2 Manual do Usuário If22001POR v1.0 Intellikon Manual do Usuário Urudata Software Rua

Leia mais

Case Study Business Intelligence Portals como solução de Mobilidade

Case Study Business Intelligence Portals como solução de Mobilidade Case Study Business Intelligence Portals como solução de Mobilidade Agenda A BetterSoft Mobilidade e Colaboradores móveis A Divisão de FoodServices da Nestlé Portais corporativos O que são A Arquitectura

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 9

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 9 ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 9 Índice 1. Modelagem de Dados - Continuação...3 1.1. Ferramentas CASE... 3 1.1.1. Definição... 3 1.1.2. A ferramenta CASE ErWin... 3 2 1. MODELAGEM DE DADOS - CONTINUAÇÃO

Leia mais

1.264 Aula 1. Introdução ao curso Lição de casa 1 Métodos de desenvolvimento de software

1.264 Aula 1. Introdução ao curso Lição de casa 1 Métodos de desenvolvimento de software 1.264 Aula 1 Introdução ao curso Lição de casa 1 Métodos de desenvolvimento de software Processo de Desenvolvimento de Software O desenvolvimento de software é normalmente mais utilizado na demanda do

Leia mais

Agenda. A Empresa História Visão Conceito dos produtos. Produto Conceito Benefícios Mobilidade Vantagens. Clientes

Agenda. A Empresa História Visão Conceito dos produtos. Produto Conceito Benefícios Mobilidade Vantagens. Clientes Agenda A Empresa História Visão Conceito dos produtos Produto Conceito Benefícios Mobilidade Vantagens Clientes A empresa WF História Em 1998, uma ideia que continua atual: Soluções Corporativas via Web;

Leia mais

Um Framework para definição de processos de testes de software que atenda ao nível 3 do TMM-e

Um Framework para definição de processos de testes de software que atenda ao nível 3 do TMM-e JEANE MENDES DA SILVA SANTOS Um Framework para definição de processos de testes de software que atenda ao nível 3 do TMM-e Plano de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de

Leia mais

Perguntas frequentes dos vendedores sobre preços e licenciamento do SQL Server 2012

Perguntas frequentes dos vendedores sobre preços e licenciamento do SQL Server 2012 Perguntas frequentes dos vendedores sobre preços e licenciamento do SQL Server 2012 Publicado: 3 de Novembro de 2011 Direitos autorais Este documento foi desenvolvido antes da fabricação do produto, portanto

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

ferramentas e funcionalidades básicas

ferramentas e funcionalidades básicas ferramentas e funcionalidades básicas MOODLE - Tipos de Actividades Núcleo Minerva da Universidade de Évora Referendo A actividade Referendo permite ao professor fazer, por exemplo, uma sondagem de opinião

Leia mais

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS SOBRE O CURSO O tecnológico em Banco de Dados, também conhecido como Database Administrator (DBA), desempenha papel estratégico nas empresas, pois gerencia um dos maiores bens

Leia mais

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Laboratório de Redes Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Active Directory (AD) Samba Máquina virtual Criação de uma máquina virtual Instalação do Windows Server O Active Directory (AD) é um

Leia mais

Microsoft lançou Office 2016, focado na colaboração e segurança

Microsoft lançou Office 2016, focado na colaboração e segurança Microsoft lançou Office 2016, focado na colaboração e segurança Date : 22 de Setembro de 2015 As suites de produtividade estão a mudar e a ocupar um espaço na Internet, afastando-se dos modelos tradicionais.

Leia mais

Wesley Vaz, MSc., CISA

Wesley Vaz, MSc., CISA Wesley Vaz, MSc., CISA Objetivos Ao final da palestra, os participantes deverão ser capazes de: Identificar e compreender os princípios do Cobit 5; Identificar e conhecer as características dos elementos

Leia mais

Análise e Concepção de Sistemas de Informação

Análise e Concepção de Sistemas de Informação Análise e Concepção de Sistemas de Informação Projecto Versão 2.0 amazon.com 2005-2006 1. Introdução O presente documento tem como objectivo apresentar o enunciado do projecto de ACSI 2005-2006. O projecto

Leia mais

Declaração de trabalho do projeto. Caso de negócio. Fatores ambientais da empresa. Estratégia de gerenciamento das partes interessadas.

Declaração de trabalho do projeto. Caso de negócio. Fatores ambientais da empresa. Estratégia de gerenciamento das partes interessadas. 30 Estratégia de gerenciamento das partes interessadas. Eles serão descritos nas subseções a seguir. Declaração de trabalho do projeto A declaração de trabalho do projeto descreve o produto, serviço ou

Leia mais

Rock In Rio - Lisboa

Rock In Rio - Lisboa Curso de Engenharia Informática Industrial Rock In Rio - Lisboa Elaborado por: Ano Lectivo: 2004/05 Tiago Costa N.º 4917 Turma: C Gustavo Graça Patrício N.º 4757 Turma: C Docente: Professora Maria Estalagem

Leia mais

Definição do Conceito. Instalação e Gestão de Redes Informáticas. Gestão e organização da informação

Definição do Conceito. Instalação e Gestão de Redes Informáticas. Gestão e organização da informação Instalação e Gestão de Redes Informáticas Gestão e organização da informação Definição do Conceito Uma base de dados é, por definição, um conjunto organizado de dados, disponível a todos os utilizadores

Leia mais

2 Engenharia de Software

2 Engenharia de Software 20 2 Engenharia de Software 2.1 Design de Sistemas Orientados a Objetos Os Sistemas Orientados a Objetos não são mais novidade hoje em dia já estando há muitos anos no mercado. A orientação a objetos permite

Leia mais

Módulo 6: Linguagem de Programação IV 6.1. Introdução 6.2. Bases de Dados 6.2.1. Visão Estrutural 6.2.2. SGBD: Sistema de Gestão de Bases de Dados

Módulo 6: Linguagem de Programação IV 6.1. Introdução 6.2. Bases de Dados 6.2.1. Visão Estrutural 6.2.2. SGBD: Sistema de Gestão de Bases de Dados Curso Profissional de Técnico de Multimédia 12ºAno Disciplina: Sistemas de Informação Módulo 6: Linguagem de Programação IV 6.1. Introdução 6.2. Bases de Dados 6.2.1. Visão Estrutural 6.2.2. SGBD: Sistema

Leia mais

Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas

Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas Serviço Service Requisitante Consumer Service Serviço Provider Provedor consumidores processos business e processes negócios Coreografia process choreography

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

PDG centraliza projetos com o SAP Business Planning & Consolidation em nuvem

PDG centraliza projetos com o SAP Business Planning & Consolidation em nuvem PDG centraliza projetos com o SAP Business Planning & Consolidation em nuvem A PDG é uma das maiores incorporadoras imobiliárias do mercado brasileiro, com mais de 120 mil clientes ativos e cerca de 150

Leia mais

Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo.

Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. UML - Motivação - O que é um modelo? Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. O que é um modelo? O que é um modelo? O

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A)

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A) PROFESSOR(A) INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar este manual do utilizador do Ephorus. Em caso de dúvidas, por favor contacte o utilizador principal do Ephorus no seu estabelecimento

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani Modelagem de Processos Prof.: Fernando Ascani Bibliografia UML Guia de consulta rápida Douglas Marcos da Silva Editora: Novatec UML Guia do usuário Grady Booch James Rumbaugh Ivair Jacobson Editora: Campus

Leia mais

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo?

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo? O que é a UML? Introdução a UML Linguagem Gráfica de Modelagem para: Visualizar Especificar Construir Documentar Comunicar Artefatos de sistemas complexos Linguagem: vocabulário + regras de combinação

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em BD

Curso Superior de Tecnologia em BD Curso Superior de Tecnologia em BD Modelagem de Dados Aula 01 Revisão Modelos de Dados Existem modelos para diferentes níveis de abstração de representação de dados modelos conceituais modelos lógicos

Leia mais

PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 17

PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 17 PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 17 Índice 1. Conceitos de Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas...3 1.1. Principais Fases... 3 1.2. Técnicas... 4 1.3. Papéis de Responsabilidades... 4 1.3.1.

Leia mais

Simplifique o seu trabalho. Tudo é mais fácil com o Microsoft Office 2008 para Mac.

Simplifique o seu trabalho. Tudo é mais fácil com o Microsoft Office 2008 para Mac. Simplifique o seu trabalho Tudo é mais fácil com o Microsoft Office 2008 para Mac. Todos vão querer saber... Como o fez. Quando o fez. Quem o fez. Microsoft Office 2008 para Mac simples e poderoso. Tão

Leia mais

Unified Modeling Language. Diagramas de Implementação

Unified Modeling Language. Diagramas de Implementação Unified Modeling Language Diagramas de Implementação José Correia, Junho 2006 (http://paginas.ispgaya.pt/~jcorreia/) Diagramas de implementação José Correia UML Diagramas de Implementação 2 Diagramas de

Leia mais

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO MICROSOFT OFFICE 365 FACILIDADES DE COLABORAÇÃO Março 2012 A CLOUD365 estabeleceu acordos estratégicos com os principais fornecedores de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), entre os quais destacamos

Leia mais

Pós-Graduação MBA em Inteligência Competitiva com Business Intelligence(BI) Banco de Dados para BI 2011-11

Pós-Graduação MBA em Inteligência Competitiva com Business Intelligence(BI) Banco de Dados para BI 2011-11 Pós-Graduação MBA em Inteligência Competitiva com Business Intelligence(BI) Banco de Dados para BI 2011-11 Apresentação José Roberto Escodeiro Formação Acadêmica Mestre, Eng. de Produção, Ufscar, 2009,

Leia mais

sistemas de informação nas organizações

sistemas de informação nas organizações sistemas de nas organizações introdução introdução aos sistemas de objectivos de aprendizagem avaliar o papel dos sistemas de no ambiente empresarial actual definir um sistema de a partir de uma perspectiva

Leia mais

? O SQL SERVER é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional que foi desenvolvido inicialmente pela Microsoft em parceria com a Sybase.

? O SQL SERVER é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional que foi desenvolvido inicialmente pela Microsoft em parceria com a Sybase. ? O SQL SERVER é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional que foi desenvolvido inicialmente pela Microsoft em parceria com a Sybase.? Desde de 1994, a Microsoft lança versões do SQL SERVER

Leia mais

P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si...

P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si... P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si... Documento FAQs Poderão ser contemplados campos de utilizadores da ML? Essa possibilidade não existe. Os campos disponíveis são os campos base da tabela

Leia mais

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional Visão geral do Microsoft Office Word 2007 Bem vindo ao Microsoft Office Word 2007, incluído na versão 2007 do Microsoft Office system. O Office Word 2007 é um poderoso programa de criação de documentos

Leia mais

DokEC-n 3.3 apresenta : Como conectar em sua ECN Windows.

DokEC-n 3.3 apresenta : Como conectar em sua ECN Windows. DokEC-n 3.3 apresenta : Como conectar em sua ECN Windows. Obrigado por adquirir o Dokfile ECN! O Dokfile Elastic Compute Node (ECN) é um serviço que fornece uma capacidade de computação redimensionável

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Projecto Final

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Projecto Final Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Departamento de Sistemas e Informática Projecto Final Computação na Internet Ano Lectivo 2002/2003 Portal de Jogos Executado por:

Leia mais