Construindo e Codificando o Projeto Conversor de Números
|
|
|
- Vitória Gameiro Van Der Vinne
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Criando um Add-In no Visual Basic 6 Por John P. Cunningham Definindo um diretório, renomeando o formulário e salvando o projeto Passo 1: Crie um subdiretório na diretório do Visual Basic chamado ConverterAddIn. (Normalmente, a pasta do VB está em C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Studio\VB98, então sua nova pasta seria C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Basic\VB98\ConverterAddIn"). Quando selecionamos Add-In em New Project Type, abrimos o Add-In Designer Template. Ele está localizado no diretório "...VB98\Template\Projects\AddIn.vbp". Se fizermos qualquer alteração e salvá-la, as mudanças seriam salvas nessa pasta e poderiam causar confusão mais tarde. Então criando uma nova pasta, ConverterAddIn, renomeando o formulário para frmconvert e renomeando o projeto para ConverterAddIn, temos que por nosso projeto em sua própria pasta para afastar assim qualquer problema com futuros projetos Add-In e seus designer associados. Passo 2: Inicie o Visual Basic e no menu File selecione "New Project". Do diálogo New Project, escolha "AddIn" e clique no botão OK. Caixa de diálogo New Project O VB remove os formulários existentes e os substitui pelo "ADD-IN Designer Template". Na janela Project, clique no formulário e no Designer para expandi-los. Dê um clique duplo sobre o formulário para exibi-lo. Construindo e Codificando o Projeto Conversor de Números O próximo passo será adicionar uma caixa de texto, quatro etiquetas de texto e outro botão de comando a frmconvert. Primeiramente, altere as captions dos dois botões existentes de "OK" e "Cancel" para "Convert" e "Exit", então adicione o terceiro botão, definindo sua caption para Clear e o nomeando como cmdclear. Você pode colocar as etiquetas de texto dentro de um Frame, mas não é necessário.
2 Depois, adicionaremos os botões de números como uma matriz. Comece colocando outro botão de comando no formulário, defina sua Caption como 0 e seu nome para Btn. Usando o botão direito do mouse, clique no Btn para selecioná-lo e escolha Copy, depois, clique com o botão direito do mouse novamente agora no formulário e escolha Paste. Clique em yes na caixa de mensagem do VB que aparecerá. O VB responde colocando uma cópia do botão original no canto superior esquerdo do formulário. Modifique a caption desse novo botão para 1, uma olhada na janela de propriedades revela que o nome deste botão é Btn(1) enquanto que o nome do botão original é Btn(0). Isso era exatamente o que nós queríamos, criar uma matriz de controles para todos os botões de números. Proceda dessa maneira para criar do botão 2 até o 9. No final, você deve ter dez botões de números etiquetados de 0 a 9 e seus nomes serão de Btn(0) até Btn(9). Seu formulário deve parecer agora com o seguinte; Desenho do formulário Você notará que eu mudei a Caption do formulário também. Agora estamos prontos para codificar o formulário. Se você olhar a seção General Declarations do código do formulário, você verá o seguinte: Public VBInstance As VBIDE.VBE Public Connect As Connect Option Explicit Estas três linhas de código são parte do Add-In padrão. Estamos mudando a Segunda linha de acordo com o que nosso programa propõe. Altere a Segunda linha para o seguinte: 'Altere o nome do designer aqui na segunda linha Public Connect As NumConverter Agora adicione o comando "Option Explicit" na seção General Declarations e:
3 Dim Adecimal, digit, h, i, j, k As Integer Dim jbin As String Depois disso, adicionaremos a subrotina DecBin ao projeto, depois o código abaixo. Não investigaremos em nossos trabalhos esta rotina, basta dizer que converte um número inteiro ou decimal para um número binário. Public Sub DecBin(Adecimal, jbin As String) 'Converte um valor inteiro para string equivalente de dígitos binários jbin = "" h = Hex(Adecimal) 'Converte de inteiro para hexadecimal For i = 1 To Len(h) digit = InStr(" ABCDEF", Mid(h, i, 1)) - 1 j = 8 k = 4 Do 'Converte de hexadecimal para binário jbin = jbin + Right(Str((digit * j) Mod 2), 1) j = j - (j * 2) k = k - 1 If k = 0 Then Exit Do Loop While j Next i A seguir é o código que completa os eventos do formulário: Private Sub Btn_Click(Index As Integer) Text1 = Text1 & Index Private Sub CancelButton_Click() Text1.Text = "" 'para limpar a memória quando nós disconectamos o Add-In Text1.SetFocus Frame1.Visible = False Connect.Hide Private Sub cmdclear_click() Text1.Text = "" 'Limpa a caixa de texto Text1.SetFocus 'para permitir nova conversão Frame1.Visible = False Private Sub Form_Load() 'Centraliza o formulário na tela Me.Move (Screen.Width - Me.Width) / 2, (Screen.Height - Me.Height) / 2 Private Sub OKButton_Click() 'Comente o código original posto aqui pelo Add-In padrão 'MsgBox "AddIn operation on: " & VBInstance.FullName Adecimal = Val(Text1) 'get the number from the TextBox Frame1.Visible = True 'Faz a chamada para conerter de decimal para binário Call DecBin(Adecimal, jbin)
4 Label1.Caption = "Decimal = " & Text1 Label2.Caption = "Binary = " & jbin 'exibe o resultado Label3.Caption = "Hex = " & Hex(Adecimal) Label4.Caption = "Octal = " & Oct (Adecimal) Era isso o código dos eventos do projeto, agora a próxima parte. Ampliado! Se você executar esse programa nesse atual estado dentro do VB, nada de mais aconteceria exceto o aparecimento da janela intermediária. Isso porque os Add-Ins criados com o Add-In padrão são compilados em DLLs (Bibliotecas de vínculos dinâmicos). Se você compilar o projeto nesse ponto, você teria um Add-In adicionado à IDE do VB chamado MyAddIn. Sempre que "MyAddin" for carregado na janela de Add-Ins da barra de menu principal uma caixa de mensagem apareceria dizendo "AddIn operation on". Esse é um bom começo, mas caixas de mensagens não são de grande ajuda para converter números. Na janela de propriedades do projeto, acessível pelo menu Project, mude o nome do projeto para ConverterAddIn. Depois de ter feito isso, clique OK e defina o nome do formulário como frmconvert. A seguir, salve o projeto na subpasta "ConverterAddIn" que nós criamos no passo 1. Use "Save Project As" do menu File Menu e salve o projeto "ConverterAddIn". Faça mudanças no Designer do Add-In Clicando em "Designers e então em Connect(Connect.Dsr)" na Project Window o designer será exibido.
5 Blow Up! Na janela de propriedades, clique em Name e altere-o para "NumConverter", então salve-o clicando nele com o botão direito na janela de projeto e use "Save Connect.Dsr As" e salve-o como "NumConverter" na nossa subpasta ConverterAddIn. Sua janela de projetos e de propriedades deveria aparecer como o mostrado abaixo; Blow Up! O próximo passo é abrir o Designer com um clique com o botão direito do mouse em "NumConverter(NumConverter.Dsr)" dentro da pasta Designers na janela de projeto. Esta abre um menu secundário e queremos selecionar "View Object". Agora maximize o Designer clicando no botão maximizar no canto superior direito do formulário do designer para mostrar todas as caixas de entrada; Blow Up! Modifique o "Add-In Display Name" de "MyAddIn para "Conversor de números". Altere "Add-In Description" de "Add-In Project Template" para "Converte um número em base dez para binário, hexadecimal e octal". Em "Application" deve constar "Visual Basic" e em "Application Version" deve ser "Visual Basic 6.0" como mostrado acima. Initial Load Behavior pode ser definido
6 como Startup e caixa de seleção "Addin is command-line safe" box deve estar desmarcada. Feche o formulário de designer. Agora abra a janela de código do designer com um clique direito sobre "NumConverter" em Designers na janela de projeto para exibir o menu e selecione "View Code"; Na seção General Section você verá. Option Explicit Public FormDisplayed As Boolean Public VBInstance As VBIDE.VBE Dim mcbmenucommandbar As Office.CommandBarControl Dim mfrmaddin As New frmaddin Public WithEvents MenuHandler As CommandBarEvents '***Modifique Dim mfrmaddin As New frmaddin pelo seguinte;*** Dim mfrmconvert As New frmconvert Depois, role abaixo a caixa de combinação. MsgBox Generator E abra a sub "AddinInstance - OnConnection". Blow Up! Comente a linha "Debug.Print VBInstance.FullName. E cinco linhas abaixo; Set mcbmenucommandbar = AddToAddInCommandBar ("My AddIn") Modifique essa linha por: Set mcbmenucommandbar = AddToAddInCommandBar ("ConverterAddIn") Ok, estamos quase terminando. Ao fazer essas alterações, estamos forçando o VB a usar um nome e formulário de Add-In que reflete nosso conversor de números ao invés do nome "MyAdd-In".
7 Existem apenas algumas mudanças para limpar a casa que faltam e faremos as mudanças finais no código do designer agora. Certifique-se antes de que nós fizemos a seguinte mudança na seção General Declarations do designer: '***Altere Dim mfrmaddin As New frmaddin para o seguinte;*** Dim mfrmconvert As New frmconvert Infelizmente, o termo "mfrmaddin" é ainda empregado no código do nosso designer mais oito vezes e "frmaddin" sobrou em um lugar. Eles ocorrem nas seguintes sub-rotinas além do comando Dim: Termo Mudar para: Na sub-rotina Ocorrências mfrmaddin mfrmconvert General-Show 5 mfrmaddin mfrmconvert General-Hide 1 mfrmaddin mfrmconvert AddinInstance-OnDisconnection 2 frmaddin frmconvert General-Show 1 Você pode fazer as correções necessárias usando o "Find and Replace" (Ctrl H) do VB no menu Edit. (Não se preocupe se você não fez todas as mudanças corretamente porque quando você tentar compilar a Dll, o VB apresentará uma mensagem de erro e então você poderá fazer sua própria correção). Ok, último passo, salve todo seu trabalho e clique no menu File. Selecione "Make ConverterAddIn.dll ". Quando o VB terminar de fazer a Dll, clique no menu "Add-Ins" e escolha "Add-In Manager" para ver o "Number Converter" listado em "Available Add-Ins". Selecione-o e clique em Loaded/Unloaded no canto inferior direito, clique cancel para fechar. Agora clique no menu "Add-Ins" novamente e "Number Converter" aparece no menu, selecione-o e o Add-In se abre pronto para usá-lo. Daqui por diante, o "Number Converter Add-In" será ativado no menu add-ins toda vez que o VB for carregado. Conclusão Bem, temos então nosso próprio Add-In! Ele pode ser útil apenas como um copo de chocolate-quente para muita gente. Entretanto, como sempre no VB, as coisas que você pode fazer são limitadas apenas pela sua imaginação. Se você fizer um Add- In legal que você acha que pode beneficiar a mais gente, mande-o para nós que ele pode acabar na página de demos! Fonte: Tradução: JV Informática ([email protected])
AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho.
DELPHI BÁSICO VANTAGENS Ambiente de desenvolvimento fácil de usar; 1. Grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library), que são botões, campos, gráficos, caixas de diálogo e acesso
CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS
CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-
1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes
1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema
Permissão de Usuários
Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões
Tutorial - DVD Flick
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 [email protected] /[email protected],gov.br
O Primeiro Programa em Visual Studio.net
O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar
Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos
Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo
Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.
Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database
PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição
PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição A CNP desenvolveu o programa Pré-Inscrição que objetiva registrar as informações da Ficha de Inscrição dos professores cursistas que participarão do Proformação II. As instruções
Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel
Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel Este tutorial contém a 1ª lição sobre a série Básico do VBA do Excel. Ele cobre tópicos de criação e gerenciamento de matrizes e o entendimento de estruturas de decisão
Microsoft Excel Macro V. Índice 16-) Formulários... 42 17-) Gerando código para o Formulário... 49
Microsoft Excel Macro V Índice 16-) Formulários... 42 17-) Gerando código para o Formulário... 49 16-) Formulários A forma mais comum de comunicação de um sistema com o usuário é por meio de caixas de
Sistema de Recursos Humanos
Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento
Parte 5 LibreOffice Base
Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.
Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos
Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.
FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA
FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...
Microsoft Office PowerPoint 2007
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em
Instalação e utilização do Document Distributor
Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes
PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS
PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS AGENDA MÓDULO 4 IDE Visual Studio e edições Exemplos IDE - INTEGRATED DEVELOPMENT ENVIRONMENT IDE, Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Uma IDE é uma ferramenta
ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS
ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados
Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas
Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo
Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos
Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se
BARRA DE PROGRESSO EM VBA
BARRA DE PROGRESSO EM VBA Quando elaboramos uma programação em VBA e não sabemos o tempo de execução podemos utilizar uma alternativa para a visualização do progresso da tarefa, uma barra de progressão
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da
TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda
Adicionando Ajuda Para construir arquivos de ajuda do Windows, é necessário saber quais são os componentes de um arquivo de ajuda. Você tem três arquivos básicos que são parte de cada arquivo de ajuda:
COMO INSTALAR O CATÁLOGO
Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o
[CANCELAR] - Limpa todos os campos e desabilita campos e botões, exceto [NOVO] e [PESQUISAR].
PROJETO FÁBRICA DE DOCES COM BANCO DE DADOS PARTE 2 TELA REGISTRO DE PRODUÇÃO Seguindo o mesmo padrão da tela de cadastro, para registrar a produção o usuário deve clicar no botão NOVO para ativar o campo
CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO
CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre
Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção
Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na
3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).
Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada
USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL
USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net
Microsoft Office 2007
Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos
Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5
Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5 (Swing application framework e Beansbinding) Já faz algum tempo que escrevi uma agenda simples usando o Eclipse com o Visual Class Editor. Demorei em torno de
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento
Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL
Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014
Banco de Dados BrOffice Base
Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...
ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007
ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO
Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação
Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento
Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.
Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,
Configurações de Templates no SolidWorks 2011
Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Esse tutorial tem como intuito a criação de propriedades personalizadas, a criação destas propriedades é uma forma de automatizar o preenchimentos de informações
Criando um formulário no VBA
Criando um formulário no VBA No dia-a-dia, não queremos nem ouvir falar em formulários: imediatamente nos vem à mente qualquer idéia relacionada com burocracia... Mas, na hora de criar interfaces de macros,
Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2
Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail Zimbra Versão 8.0.2 Sumário Convertendo a assinatura de e-mail a partir do Microsoft Outlook... 1 Para usuários do Microsoft
GUIA CASEDITOR - CRM
GUIA CASEDITOR - CRM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Criando um Modelo de Contrato... 3 3. Carregando dados no Modelo de Contrato... 13 4. Aproveitando Modelos de contratos em Word... 19 Página
Iniciando o MySQL Query Brower
MySQL Query Brower O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico. Assim como o MySQL Administrator foi criado
Instalando e usando o Document Distributor 1
Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente
INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL
INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL ACRESCENTANDO UMA NOVA COMPOSIÇÃO UNITÁRIA DE CUSTO AO BANCO GERAL DE DADOS (cunitgr.xls) Os arquivos cunitgr.xls e Bennett Profissional 04.xls são "pastas de trabalho"
Material Didático sobre Robocode Tema: Criando Nosso Primeiro Robô
Capacitação Equipe Meire Satiko Fukusawa Yokota Carlos Eduardo Ribeiro Tiago Jesus de Souza Fabricio Braoios Azevedo Émerson Rodrigo Baião Juliana Baptista dos Santos Material Didático sobre Robocode Tema:
Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010
1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft Visual Studio 2010 Microsoft Visual Studio
1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER
1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra
Faça Fácil: Deployment Server
Faça Fácil: Deployment Server O Deployment Server do Cimplicity é uma ferramenta útil em arquiteturas distribuídas, pois permite que as telas e scripts das estações clientes e do servidor secundário sejam
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD
0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO
MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP
MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um
Guia de Início Rápido
Guia de Início Rápido O Microsoft Access 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterar o tamanho da tela ou fechar
Usando o simulador MIPS
Usando o simulador MIPS O objetivo desta aula prática será a utilização do simulador MipsIt para executar programas escritos em linguagem de máquina do MIPS. 1 Criando um projeto Cada programa a ser executado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação
Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.
Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos
ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI FORMULÁRIO COM ABAS E BUSCAS DE REGISTROS
ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI FORMULÁRIO COM ABAS E BUSCAS DE REGISTROS FORMULÁRIOS COM ABAS Trabalhar com abas (ou guias) é um recurso
Iniciação à Informática
Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através
Manual Instalação Pedido Eletrônico
Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em
Janelas e seus elementos
Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar
Configurar o Furbot no Eclipse
Configurar o Furbot no Eclipse Primeiramente, precisamos abrir o Eclipse. Logo no início, deverá aparecer uma tela assim: Nela, você irá selecionar o local do seu workspace. Workspace é o local onde ficarão
TUTORIAL NetBeans 6.5
TUTORIAL NetBeans 6.5 O NetBeans é uma apenas uma Interface para auxiliar o desenvolvimento. Nessa IDE conseguimos trabalhar com a linguagem Java, que estamos estudando na disciplina Linguagem de Programação
Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo
Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Conhecer o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) do Delphi 7, Desenvolver a primeira aplicação no Delphi 7, Aprender
Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1
AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1 Em qualquer profissão é importante que se conheça bem as ferramentas que serão usadas para executar o trabalho proposto. No desenvolvimento de software não é
Manual Simulador de Loja
Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.
1.1) Acesse o site da faculdade: http://www.unirio.br/cch/filosofia. Esse é o mesmo endereço que um visitante usaria para navegar normalmente no site.
1) ACESSO AO SITE NO MODO EDIÇÃO 1.1) Acesse o site da faculdade: http://www.unirio.br/cch/filosofia. Esse é o mesmo endereço que um visitante usaria para navegar normalmente no site. 1.2) No canto superior
- Configuração de Ambiente para Aplicação de Patch
Prezado Cliente, Este documento tem como objetivo instruí-lo na correta aplicação de patches de atualização no Servidor Protheus. Antes de iniciarmos o processo de aplicação, necessitaremos configurar
1 Code::Blocks Criação de projetos
Programação MEEC Índice 1Code::Blocks Criação de projetos...1 2Code::Blocks Localização do projeto...5 3Code::Blocks Abertura de projetos já existentes...7 4Code::Blocks Funcionamento...8 5Code::Blocks
Manual do Usuário. Minha Biblioteca
Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar
ArcSoft MediaConverter
ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1
Scriptlets e Formulários
2 Scriptlets e Formulários Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Permitir ao aluno aprender a criar um novo projeto Java para web no Netbeans IDE,
TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo
TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo
Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.
Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,
Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014
Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014 Sumário Introdução... 3 1. Redirecionando e-mails novos... 4 2. Fazendo backup e encaminhando e-mails
TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas
MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software
O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,
App - Paint Pot (Lata de tinta)
App - Paint Pot (Lata de tinta) Vamos construir um aplicativo de pintura. Se você ainda não tem uma Screen (Tela) para o PaintPot, vá em frente e adicione uma. (Caso preferir, para este exemplo, você pode
IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS
IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas. Você pode importar um certificado para usá-lo no seu computador, ou pode exportá-lo
SPARK - CONFIGURAÇÃO
SPARK - CONFIGURAÇÃO ATENÇÃO: No caso de usuários VPN (GPRS ou Velox), somente funciona com o usuário conectado à sua VPN. Faça o download do aplicativo do seguinte endereço: http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=spark/spark_2_6_3.exe
( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO
Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga
Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................
Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP
Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns
Criação de Formatos para detalhamento. Ambiente de trabalho no SOLIDWORKS
Criação de Formatos para detalhamento Esse tutorial tem o intuito de fazer com que as pessoas conheçam melhor o recurso de criação de formatos de folhas para detalhamento do SolidWorks. Uma das grandes
atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher
atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3
Na seguinte figura, vemos uma calculadora que determina a área de um círculo.
307 Capítulo 18 Caixas de diálogo personalizadas (formulários, userforms) Na seguinte figura, vemos uma calculadora que determina a área de um círculo. A pergunta óbvia é: Puxa, como se faz isto? Resposta:
TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*
TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows
CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:
Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.
AutoLISP - IV Ambiente de programação Visual Lisp. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca
AutoLISP - IV Ambiente de programação Visual Lisp João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Ambiente de programação Visual Lisp O software Visual Lisp é um ambiente de programação para a linguagem
Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL)
Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) ÍNDICE Configuração do MultiSET para exportação de arquivo para o SISCEL... 3 Transporte do arquivo do MACINTOSH para o PC...
Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas
Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material
Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.
Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados
Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o
Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será
Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico.
Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Após clicarmos para entrar no Analisador de Dados Dinâmico aparecerá a tela acima. O Banco de dados já tem que estar configurado. (Ver como fazer em Como configurar
Sumus Tarifador for Windows. Instalação ou atualização do sistema
Sumus Tarifador for Windows Instalação ou atualização do sistema Código: STW031 Título: Instalação ou atualização do sistema Elaborador: Igor Peterfi Latorre Data: Revisão: 01 Aprovador: Erika Mack Página:
96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor
Criação e execução a partir do Dev-C... 1 Erros de compilação... 4 Executar programa no DOS... 4 Ajustando o programa para executar no DOS...
Primeiro programa C: Hello World! 1 Sumário Criação e execução a partir do Dev-C... 1 Erros de compilação... 4 Executar programa no DOS... 4 Ajustando o programa para executar no DOS... 5 Criação e execução
CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação
CARTILHA OFFICE 365 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação Superintendência de Tecnologia da Informação 1 ÍNDICE Índice... 2 Introdução
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.
MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)
