RELATÓRIO DE AÇÕES DO PROGRAMA APAEANO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS UM PASSO PARA O FUTURO 2016/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE AÇÕES DO PROGRAMA APAEANO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS UM PASSO PARA O FUTURO 2016/2017"

Transcrição

1 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE ESCOLA ESPECIAL ARCO-ÍRIS DE IRANI RELATÓRIO DE AÇÕES DO PROGRAMA APAEANO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS UM PASSO PARA O FUTURO 2016/2017 IRANI-SC NOVEMBRO, 2017.

2 APRESENTAÇÃO: O presente relatório visa atender as orientações da FENAPAES (Federação Nacional das Apaes), onde contêm as atividades desenvolvidas no Município de Irani-SC sobre o Programa Apaeano de Prevenção de Deficiências, aqui nomeado: Um Passo Para o Futuro. Este relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira contém uma breve apresentação do Município de Irani e da Escola Especial Arco-Íris, como forma de aproximar o leitor de nossa realidade, bem como um resumo do projeto desenvolvido. A segunda parte contempla a apresentação das atividades que foram desenvolvidas pela APAE de Irani desde novembro de 2016 e no decorrer do ano de 2017 e a terceira parte é onde se encontram os anexos de todas as ações que aconteceram neste período. Os resultados apresentados por meio deste relatório de atividades servem de subsídios para uma avaliação eficaz do trabalho realizado pela equipe de coordenação do projeto, ao mesmo tempo, apresenta um planejamento estratégico, visando quais as melhorias e pontos a serem trabalhados para o ano de Irani, 10 Novembro de Escola Especial Arco-Íris APAE de Irani-SC

3 IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO O território do município de Irani começou a ser desbravado e ocupado no início do século XIX, por fazendeiros e colonos oriundos principalmente do norte do Rio Grande do Sul. Na época da chegada dos primeiros colonizadores as terras pertenciam ao município de Palmas, Estado do Paraná, uma extensa área a margem direita do Rio do Peixe, pretendida pelos Estados do Paraná e Santa Catarina, e também pelo país vizinho Argentina. Sendo que com a Argentina ficou conhecido como o "Tratado de Missiones", e os Estados do Paraná e Santa Catarina, a questão de "Palmas". Em consequência disso e de outros fatores originou-se de 1912 a 1916 a Guerra do Contestado, que por sua vez a primeira batalha aconteceu nos campos do Irani, no dia 22 de Outubro de 1912, a qual ceifou a vida de muitos sertanejos, caboclos e militares, espalhando pânico em grande parte da região, por isso, Irani ficou conhecido como o Berço do Contestado. O município de Irani foi criado pela lei municipal nº 916 de 11 de Setembro de 1963, sendo instalado em 12 de Janeiro de 1964, pertencente à Comarca do município de Cruzeiro, hoje Joaçaba. O topônimo Irani originou-se do rio que banha o município, nome originário da língua Tupi-Guarani, que significa "Mel Envelhecido", que na referida língua tem o seguinte: IRA=mel e NHI=envelhecido, por tanto, o nome de Irani está relacionado à beleza da fauna e da flora. Pelos dados do Censo IBGE 2010, o Município de Irani possui uma população de habitantes e faz confrontação com os municípios de Concórdia, Ponte Serrada, Jaborá, Vargem Bonita e Lindóia do Sul. Na economia destacam a agricultura, pecuária (suínos, bovinos e aves) a indústria moveleira, madeireira, o comércio e turismo em reestruturação. Agricultura e pecuária representa: 70,30% e a Indústria madeireira, moveleira, metalúrgica, comércio e prestadores de serviço, representam em conjunto: 29,70%.

4 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola Especial Arco Íris Endereço: Rua Rosalino Rodrigues, 327 Centro Irani/SC Fone: apaeirani@gmail.com COORDENAÇÃO DO PROGRAMA Adriana Daiana de Oliveira Psicóloga Charline Camile Lenzi Steiner Fontana Fisioterapeuta Naraligia Hessel de Souza Terapeuta Ocupacional Schaiane Francieli Lenzi Steiner Fonoaudióloga Taize Maria Bordin Machado Fisioterapeuta HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO A Escola Especial Arco Íris é mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Irani, situada à Rua Rosalino Rodrigues, 327 Centro, Irani-SC, atende em media 73 alunos de 06 meses a 71 anos de idade com deficiências, Nível de Comprometimento: Mental, Moderados, Múltiplos, Severos, e ADNP (Atraso de Desenvolvimento Neuropsicomotor). A Escola Especial Arco Íris APAE de Irani SC foi fundada em 03 de junho de 1987 por um grupo de pais e pessoas da comunidade. E recebeu este nome por que o Arco- Íris possui 07 cores, os Dons do Espírito Santo são 07, e também na época da fundação a escola contava com 07 alunos. A APAE de Irani é uma instituição da área da assistência social, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sede Irani SC, e foro em Ponte Serrada, Estado de Santa Catarina.

5 MISSÃO: Proporcionar o acesso e a inclusão do educando com deficiência mental nas escolas do ensino regular e na sociedade. Prepará-lo culturalmente para compreender melhor o meio em que vive promovendo o desenvolvimento integral como pessoa capaz de interagir na sociedade. OBJETIVO: Promover a melhoria no atendimento da pessoa com deficiência, através de parcerias e da participação efetiva da família, buscando sua inclusão na sociedade, criando condições adequadas para o desenvolvimento pleno de suas responsabilidades, com vistas ao exercício consciente de cidadania. Os alunos estão distribuídos conforme as deficiências, nas turmas definidas: Autistas (01 turmas) Estimulação Essencial (02 turmas) Serviço Pedagógico Específico (01 Turma) Oficinas Pedagógicas Protegidas II (02 Turmas) Oficina Terapêutica Ocupacional (01 Turma) Oficina de Iniciação para o Trabalho (01 Turma) A equipe Pedagógica é composta por 13 Professores Habilitados na área de Pedagogia, Educação Física e Artes). Setor Administrativo: 01 Diretora 01 Secretária 01 Orientadora Pedagógica Equipe Técnica Clínica SUS atuantes na Escola: 01 Fonoaudióloga 01 Psicóloga 02 Fisioterapeutas 01 Assistente Social 01 Terapeuta Ocupacional 01 Médico Serviços Gerais: 01 Servente, 01 Merendeira, 01 Motorista

6 APRESENTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA: Uma em cada dez pessoas é portadora de alguma deficiência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece a definição para deficiência como toda perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica e revela que 70% dessas deficiências poderiam ser evitadas ou mesmo diminuídas por meio de ações e repasse de informações que é de interesse de toda a população. Isso é o que denominamos prevenção. Prevenção significa a adoção de medidas destinadas a impedir que se produzam deficiências físicas, mentais ou sensoriais, ou impedir que as deficiências, quando já produzidas, tenham consequências físicas, psicológicas e sociais negativas, sendo fundamental para a redução da incidência das deficiências e das incapacidades. Esta ação antecipatória, objetiva evitar o aumento e o progresso das deficiências e compreende três fases de prevenção, a primária, a secundária e a terciária. A prevenção primária tem por objetivo promover a melhoria das condições de vida da população de forma a garantir saúde, educação trabalho e moradia. Assim sendo, busca-se reduzir a incidência de novos casos de deficiências. A prevenção secundária é quando a criança já foi exposta às condições adversas e as intervenções são feitas para reduzir e/ou eliminar a duração ou a severidade dos seus efeitos, estas estratégias visam limitar a progressão das deficiências, por meio da oferta de tratamento especializado. A prevenção terciária visa prevenir complicações das deficiências, e proporciona investimentos e condições para a reabilitação da pessoa portadora de necessidades especiais. As atividades visando à prevenção das deficiências desenvolvem-se de modo contínuo em diversos campos: melhoria das condições de higiene, da educação, da nutrição, melhor alimentação e melhor vigilância sanitária graças aos cuidados básicos de saúde, em especial à mulher e a infância, conselhos aos pais em matéria genética e de atendimento pré-natal, vacinação e combate às doenças e infecções, prevenção de acidentes, melhoria da qualidade de meio ambiente, etc.

7 Pensando nisso, é que a Escola Especial Arco Íris APAE quer desenvolver, junto com os seguimentos da sociedade, sendo eles da Saúde, Educação, Assistência Social, Policia Militar e Civil, Igrejas, e empresas de Irani, o Projeto de Prevenção de Deficiências: Um Passo Para o Futuro, que viabilizará em conjunto com toda a comunidade o desenvolvimento de ações que possam vir de encontro com esta temática da prevenção das deficiências e acesso a estimulação essencial o quanto antes possível, quando necessário como facilitador do desenvolvimento da criança com necessidades especiais. Proporcionando desta forma uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas do município.

8 JUSTIFICATIVA As causas da deficiência variam no mundo inteiro e o mesmo ocorre com a predominância e as consequências das deficiências. Essas variações são o resultado das diferentes condições socioeconômicas e das diferentes disposições que cada sociedade adota para assegurar o bem-estar de seus membros. Sendo as causas da deficiência múltiplas e complexas, muitas vezes não existindo uma causa única, estão classificadas em: Pré-Gestacionais: são fatores genéticos e hereditários onde a possibilidade de ocorrer um defeito está nos genes dos futuros pais; Pré-Natais: são aquelas que ocorrem no útero materno, da fecundação ao nascimento. Dentre os fatores que atingem o bebê no útero pode-se citar, causas genéticas e congênitas (síndromes, hipotireoidismo congênito, distrofia muscular, etc.), infecciosas (rubéola, sífilis, toxoplasmose e citomegalovírus), mecânicas (quedas, traumatismos, tentativa de aborto, partos prematuros e hemorragias), físicas (raio-x, radioterapia), toxicas (medicamentos, drogas, álcool, fumo), má alimentação (desnutrição, anemia), outras (hipertensão, fator RH, diabetes, problemas cardíacos). Perinatais: atingem o bebê durante ou imediatamente após o parto, são elas infecciosas (infecção hospitalar), mecânicas (anóxia, traumas cranianos, fórceps, lesões nervosas, dificuldade de adequação do pulmão ao nascer, passando do meio aquático ao aéreo), tóxicos (medicamentos, oxigeno terapia não controlada), outras (prematuridade, erros metabólicos, dificuldade respiratória, icterícia). Pós-Natais: ocorrem após o nascimento: infecciosas (meningites, sarampo, paralisia infantil, caxumba, etc.), mecânicas (acidentes de trabalho, automobilístico, quedas, agressões físicas), físicas (fogo, soda, instrumentos cortantes), tóxicas (medicamentos, alimentos contaminados, produtos de limpeza), má alimentação (desnutrição, anemia, problemas metabólicos). Por meio de estudos realizados a nível mundial percebeu-se que o sistema está focado em realizar o tratamento das deficiências instaladas esquecendo-se de trabalhar na prevenção onde o custo é significativamente menor do que os programas que se fazem necessários após a instalação das deficiências.

9 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola Especial Arco Íris, está atendendo atualmente 73 alunos, e ultimamente tem observado o aumento na demanda e na busca de avaliações e triagens de crianças que apresentam suspeitas de atraso no seu desenvolvimento. E diante da densidade populacional do município, é relativamente grande a quantidade de pessoas que apresentam deficiências. E para mudar a atual configuração da sociedade iraniense, é preciso investir em conhecimento, pois a prevenção e o tratamento de deficiências dependem da conscientização de todos os cidadãos e autoridades, por isso, pretende-se implantar o Projeto Um Passo Para o Futuro, visando então o firmamento de parcerias e a criação de uma rede muito bem estruturada para o atendimento eficaz e continuo de todos os seguimentos da comunidade. Pois, para uma sociedade que pretende mudanças profundas, não é ético conviver com deficiências que poderiam ser evitadas. Deve-se, portanto, adotar medidas para levar a todos as informações de como prevenir as deficiências e também detectar o mais cedo possível seus sintomas e sinais, seguida imediatamente das medidas curativas ou corretoras necessárias que possam evitar a incapacidade, ou pelo menos, produzir reduções significativas da sua gravidade evitando que se converta, em certos casos, numa condição permanente. Para a detecção precoce, é importante assegurar a educação e a orientação adequada das famílias e a prestação de assistência técnica às mesmas, pelos serviços médicos e sociais.

10 OBJETIVO GERAL: Promover a ação de medidas eficazes para a prevenção de deficiências e para a reabilitação por meio da estimulação essencial, das crianças portadoras de atrasos significativos no desenvolvimento do município de Irani. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Divulgar a todos os seguimentos da comunidade de Irani, as causas das deficiências e as formas de prevenção; Mapear o Município de Irani e identificar os portadores de deficiência; Firmar parcerias com as áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e demais seguimentos da sociedade; Promover triagens nas creches e escolas municipais e estaduais do município; Avaliar, detectar e ofertar o atendimento de estimulação essencial, quando for necessário, às crianças de 0 a 5anos e 11 meses de idade; Reduzir em longo prazo os índices nos casos de deficiência no município de Irani;

11 PÚBLICO ALVO: O Projeto de Prevenção de Deficiências Um Passo Para o Futuro é destinado a todos os seguimentos do município de Irani, dentre eles: Agentes comunitários; gestantes; empresas; educandos das escolas públicas da rede municipal, estadual de ensino; profissionais da educação; profissionais da saúde, profissionais da assistência social; lideranças de movimentos religiosos; grupos de jovens; de noivos; clubes de serviços e outros. METODOLOGIA Este Projeto contará com o apoio de parcerias e pretende trabalhar em rede com todos os seguimentos da comunidade, dentre eles: Saúde, Educação e Assistência Social. Para isso serão utilizadas mídias de divulgação em geral (folders, divulgação em rádio, internet, vídeos, jornal, apresentações em PowerPoint, etc.) e ações que buscam informar e conscientizar todos os seguimentos da sociedade de Irani a respeito da prevenção das deficiências e da importância do trabalho de estimulação essencial e precoce na melhoria da qualidade de vida das crianças que apresentam alguma dificuldade de desenvolvimento.

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com base na temática abordada neste projeto, verifica-se que para a implementação de programas prevenção de deficiências e de intervenção precoce preventivos é necessário que toda a população tome conhecimento dos múltiplos fatores de risco das deficiências para saber como evita-las. Os elevados índices de deficiência podem ser reduzidos investindo-se em política de prevenção. A deficiência está relacionada diretamente com a forma como a sociedade e o Estado tratam as políticas de prevenção. É possível averiguar que acontecem grandes avanços na área de reabilitação e educação especial e o mesmo não acontece na área de prevenção. Acredita-se que a ação educativa é uma estratégia mais simples, de menor custo, podendo ser aplicada a nossa realidade, através da informação e orientação ou campanhas, conscientizando a coletividade sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes na sua grande maioria, pela falta de informação. A temática da prevenção das deficiências tem sido um assunto muito discutido, especialmente ao trabalho realizado junto aos bebês de riscos para o desvio do desenvolvimento neuropsicomotor. O acompanhamento do desenvolvimento possibilita a detecção do problema o mais rápido possível, proporcionando a criação de programas de intervenção. Com estes conhecimentos também é possível colocar na prática a criação de programas de intervenção precoce em crianças com risco biológicos e ambientais e prevenir o agravamento de sequelas do desenvolvimento, sejam elas de origem motora, sensoriais, mentais ou emocionais.

13 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO: AMARAL, L.A. Deficiências: questões conceituais e alguns de seus desdobramentos. Cadernos de Psicologia, BATISTA, C.G.; ENUMO, S.R.F. Prevenção em Saúde: prevenção de deficiências. In: I.R.O.P. Nunes (org.). Prevenção e intervenção em educação especial. (p. 1-11). Rio de Janeiro: ANPEPP/UERJ. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Avaliação para identificação. BRASIL. Ministério da Saúde. Censo 2000 do IBGE. Brasília DF, BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da pessoa com deficiência. Brasília DF, CADERNOS de Saúde Pública. Vol. 22, n. 3. Rio de Janeiro, mar./2006. Disponível em: CANZIANI, M.L.B. de. Educação Especial: visão de um processo dinâmico e integrado. Curitiba. Editora Universitária da Universidade Católica do Paraná, ENUMO, S.R.F.; TRINDADE, Z.A. Ações de prevenção da deficiência mental, dirigidas à gestantes e recém-nascidos em Saúde Pública da Grande Vitória ES. Revista Psicologia USP. 13(1) Disponível em: KERBAUY, R.R. Prevenção de Deficiência Mental: sua importância e concepções Boletim de Psicologia; 44 (100/101), Prevenção de Deficiência nos períodos pré, peri e neonatal Revista Brasileira de Educação Especial. 2(3) FERREIRA, M.G. Psicologia educacional: análise crítica. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, LEAVELL, S. & CLARCK, E.G. (1976). Medicina Preventiva. SP: McGraw-Hill. MANUAL de Identificação Precoce de Deficiências. Ministério da Previdência e Assistência Social. Brasília, OLIVEIRA, A.A.S. de; GIROTO, C.; OMOTE, S. Inclusão escolar: as contribuições da educação especial. 1ed. São Paulo, PREVENÇÃO das Deficiências Físicas. Disponível em:

14

15 Nome do Evento: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Data: Ativo Local: Secretaria de Assistência Social Nº de pessoas: 24 pessoas Área: Social Tipo de ação: Primária, Direta Tema: Defesa de Direitos Prevenção de Deficiências Objetivo: Estabelecer parceria, como também atuar diretamente na tomada de decisões que possam vir de encontro na defesa dos direitos do público alvo deste conselho. Desenvolvimento: Mensalmente os membros do conselho se reúnem nas dependências da sala da Assistência Social para a discussão, debates e busca de soluções na defesa dos direitos, sem esquecer-se de temas relacionados ao programa de prevenção de deficiências.

16 Nome do Evento: Conselho Municipal de Assistência Social Data: Ativo Local: Secretaria de Assistência Social Nº de pessoas: 20 pessoas Área: Social Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Defesa de Direitos Prevenção de Deficiências Objetivo: Estabelecer parceria, como também atuar diretamente na tomada de decisões que possam vir de encontro na defesa dos direitos do público alvo deste conselho. Desenvolvimento: Mensalmente os membros do conselho se reúnem nas dependências da sala da Assistência Social para a discussão, debates e busca de soluções na defesa dos direitos, sem esquecer de temas relacionados ao programa de prevenção de deficiências.

17 Nome do Evento: Conselho Municipal do Idoso Data: Ativo Local: Secretaria de Assistência Social Nº de pessoas: 20 pessoas Área: Social Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Defesa de Direitos Prevenção de Deficiências Objetivo: Estabelecer parceria, como também atuar diretamente na tomada de decisões que possam vir de encontro na defesa dos direitos da pessoa idosa, com olhar especial a aqueles que encontram-se atendidos na Escola Especial Arco-Íris. Desenvolvimento: Mensalmente os membros do conselho se reúnem nas dependências da sala da Assistência Social para a discussão, debates e busca de soluções na defesa dos direitos, sem esquecer-se de temas relacionados ao programa de prevenção de deficiências.

18 Nome do Evento: Reuniões de Rede Data: Ativo Local: Secretaria de Assistência Social Nº de pessoas: 32 pessoas Área: Social Educação - Saúde Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Defesa de Direitos Prevenção de Deficiências Objetivo: Estabelecer parceria, como também atuar diretamente na tomada de decisões procurando em rede encontrar a melhor solução para o que foi apresentado, além de atuar junto a prevenção de deficiências no município de Irani-SC. Desenvolvimento: Mensalmente os membros integrantes das áreas intersetoriais da comunidade se reúnem nas dependências da sala da Assistência Social para a discussão, debates e busca de soluções na defesa dos direitos, sem esquecer-se de temas relacionados ao programa de prevenção de deficiências.

19 Nome do Evento: Reunião com Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Data: 06 de Março de 2017 Local: Sala de reuniões CDL Nº de pessoas: 06 pessoas Área: Assistência Social Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Divulgação Prevenção de Deficiências Objetivo: Estabelecer parceria com a câmara de dirigentes lojistas para a realização de ações de prevenção de deficiência junto a comunidade em eventos e também ações que são desenvolvidas por esta instituição. Desenvolvimento: Realização de reunião com os responsáveis pela CDL para a auxiliar no desenvolvimento da campanha que seria realizada em agosto sobre prevenção de deficiências, bem como, também acordar de participação em eventos organizados e realizados por este grupo.

20 Nome do Evento: Reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social Data: 28 de Abril de 2017 Local: Sala de Reuniões do CRAS Nº de pessoas: 08 pessoas Área: Social Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Apresentar o Projeto de Prevenção para a nova equipe da Secretaria de Assistência Social com o objetivo de efetivar parceria. Desenvolvimento: Foi realizada reunião nas dependências da sala do CRAS para apresentar o programa de prevenção de deficiência: Um Passo Para o Futuro, na oportunidade além dos objetivos do programa, foram apresentadas todas as ações que já se realizou até o momento. Na oportunidade também ficou estabelecido algumas ações para serem realizadas em parceira para o ano de 2017.

21 Nome do Evento: Reunião com Vereadores Data: 02 de Junho de 2017 Local: Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Vereadores Nº de pessoas: 08 pessoas Área: Social Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Apresentar o Programa de Prevenção de Deficiências Um Passo Para o Futuro e estabelecer parceria. Desenvolvimento: Na oportunidade foi apresentado o programa de prevenção e todas as ações que já foram realizadas desde a sua criação em Além desta aproveitou-se a oportunidade para apresentar a proposta para a criação da lei que rege o Agosto Laranja, bem como estabelecer parceria para futuras ações.

22 Nome do Evento: Sessão da Câmara de Vereadores Data: 21 de Junho de Local: Câmara Municipal de Vereadores Nº de pessoas: 08 pessoas Área: Social Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Apresentar o Projeto de Prevenção e a proposta de lei para a instituição do Agosto Laranja. Desenvolvimento: Foi cedido um tempo de 30 minutos antes do inicio da sessão da câmara para apresentar a todos os presentes o Programa de Prevenção de Deficiências e o projeto de instituição do Agosto Laranja Mês de prevenção de deficiência.

23 Nome do Evento: Palestra Prevenção de Deficiências Data: 28 de Junho de 2017 Local: Sala de Reuniões do CRAS Nº de pessoas: 21 pessoas Área: Social Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Realizar palestra e roda de conversa com as pessoas que são atendidas junto ao CRAS e ao CREAS. Desenvolvimento: Em parceria com os Serviços de Convivência e fortalecimento de vínculo, PACAI e Pró-Jovem, foi realizada palestra e atividades que abordam o tema Prevenção de Deficiências no período vespertino.

24

25 Nome do Evento: Sociedade Rádio Comunitária a Voz do Contestado FM Data: Ativo Local: Rádio Comunitária Nº de pessoas: 30 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Estabelecer parceria, como também atuar diretamente na tomada de decisões que possam vir de encontro na defesa dos direitos do público alvo deste conselho. Desenvolvimento: Mensalmente os membros do conselho se reúnem nas dependências da sede da Rádio Comunitária A Voz do Contestado para a discussão, debates e busca de soluções na defesa dos direitos, sem esquecer-se de temas relacionados ao programa de prevenção de deficiências.

26 Nome do Evento: Reunião de Pais Pré-Eucaristia e Primeira Eucaristia Data: 07 de Março de 2017 Local: Salão Paroquial Igreja Matriz São João Batista Nº de pessoas: 100 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Realizar palestra sobre o tema de prevenção de deficiências e apresentar o programa Um Passo Para o Futuro Desenvolvimento: Em parceria com a Coordenação de Catequese, foi realizada palestra para os pais dos catequisandos da Pré-Eucaristia e Primeira Eucaristia, como forma de levar as informações sobre as maneiras de prevenir deficiências.

27 Nome do Evento: Reunião com a Equipe da Secretaria de Educação Data: 08 de Março de 2017 Local: Sala de reuniões da Prefeitura Municipal Nº de pessoas: 14 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Apresentar o projeto de prevenção a nova equipe da educação e também estabelecer parceria para as ações que seriam realizadas no decorrer do ano. Desenvolvimento: Em data pré-determinada foi realizada uma reunião com a nova equipe da secretaria de educação, cultura e esportes para apresentar o projeto de prevenção de também firmar parceria para a realizações de futuras ações que envolve o tema em questão.

28 Nome do Evento: Reunião de Pais Pré-Crisma e Crisma Data: 08 de Março de 2017 Local: Salão Paroquial Igreja São João Batista Nº de pessoas: 73 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Realizar palestra sobre o tema de prevenção de deficiências e apresentar o programa Um Passo Para o Futuro Desenvolvimento: Em parceria com a Coordenação de Catequese, foi realizada palestra para os pais dos catequisandos da Catequese Pré-Crisma e Crisma, como forma de levar as informações sobre as maneiras de prevenir deficiências.

29 Nome do Evento: Reunião de Pais Catequese Familiar Data: 10 de Março de 2017 Local: Salão Paroquial Igreja São João Batista Nº de pessoas: 70 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Realizar palestra sobre o tema de prevenção de deficiências e apresentar o programa Um Passo Para o Futuro Desenvolvimento: Em parceria com a Coordenação de Catequese, foi realizada palestra para os pais dos catequisandos da Catequese Familiar, como forma de levar as informações sobre as maneiras de prevenir deficiências.

30 Nome do Evento: Reunião de Pais Creche Neri Terezinha Guareski Data: 15 de Março de 2017 Local: Câmara Municipal de Vereadores Nº de pessoas: 95 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Apresentar aos pais que tem seus filhos matriculados na Creche Municipal Neri Terezinha Guareski ações de prevenção de deficiências e como reconhecer os sinais de possíveis atrasos no desenvolvimento. Desenvolvimento: Foi realizada a pedido da Creche uma palestra com a apresentação dos métodos para a prevenção de deficiências e também ações de prevenção e reconhecimento dos possíveis atrasos no desenvolvimento e maneiras de intervenção que são realizadas pela APAE.

31 Nome do Evento: Curso de Batismo Data: 31 de Março de 2017 Local: Salão Paroquial Igreja São João Batista Nº de pessoas: 40 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Promover o Programa Um Passo Para o Futuro e também conscientizar e informar aos pais e padrinhos sobre a prevenção de deficiências. Desenvolvimento: Foi realizada junto aos pais e padrinhos um palestra com apresentação das informações para a prevenção de deficiências, com apoio de material áudio visual e informativo impresso.

32 Nome do Evento: Curso de Noivos Data: 27 de Abril de 2017 Local: Salão Paroquial Igreja Matriz Nº de pessoas: 10 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Promover o Programa Um Passo Para o Futuro e também conscientizar e informar aos noivos sobre a prevenção de deficiências Desenvolvimento: Foi realizada junto aos noivos uma palestra com apresentação das informações para a prevenção de deficiências, com apoio de material áudio visual e informativo impresso.

33 Nome do Evento: Formação de Professores Data: 11 de Maio de 2017 Local: Escola Municipal Sebastião Rodrigues de Souza Nº de pessoas: 31 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Promover o Programa Um Passo Para o Futuro e também conscientizar e informar sobre a prevenção de deficiências. Desenvolvimento: Foi realizado junto aos professores da Escola Municipal Sebastião Rodrigues de Souza um momento para a apresentação do programa de prevenção e esclarecimento sobre as maneiras de prevenção bem como sobre os temas de atrasos do desenvolvimento e deficiência intelectual.

34 Nome do Evento: Curso de Noivos Data: 26 de Maio de 2017 Local: Salão Paroquial Igreja São João Batista Nº de pessoas: 31 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária Direta Objetivo: Promover o Programa Um Passo Para o Futuro e também conscientizar e informar aos noivos sobre a prevenção de deficiências Desenvolvimento: Foi realizada junto aos noivos uma palestra com apresentação das informações para a prevenção de deficiências, com apoio de material áudio visual e informativo impresso.

35 Nome do Evento: Curso de Batismo Data: 28 de Julho de 2017 Local: Salão Paroquial Igreja São João Batista Nº de pessoas: 43 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Promover o Programa Um Passo Para o Futuro e também conscientizar e informar aos pais e padrinhos sobre a prevenção de deficiências. Desenvolvimento: Foi realizada junto aos pais e padrinhos uma palestra com apresentação das informações para a prevenção de deficiências, com apoio de material áudio visual e informativo impresso.

36 Nome do Evento: Agosto Laranja Data: Mês de Agosto Local: Município de Irani Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências e o Agosto Laranja. Desenvolvimento: Buscando divulgar o e instituir junto ao município o Mês de Agosto como a data selecionada para atuar mais diretamente sobre a prevenção de deficiências por meio da instituição do Agosto Laranja, onde contou com a participação e apoio de toda a comunidade.

37 Nome do Evento: Missa da Prevenção Data: 19 de Agosto de 2017 Local: Igreja Matriz São João batista Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências e o Agosto Laranja. Desenvolvimento: Foi realizada uma celebração voltada para o tema em questão por meio da cor laranja e também em ação de graças aos 30 anos da Escola Especial Arco-Íris.

38 Nome do Evento: Caminhada da Prevenção Data: 24 de Agosto de 2017 Local: Município de Irani Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências e o Agosto Laranja. Desenvolvimento: Foi realizada uma caminhada pelas ruas centrais do município de Irani como maneira de divulgar a campanha do agosto laranja em favor da prevenção de deficiências.

39 Nome do Evento: Mesa Redonda Data: 26 de Agosto de 2017 Local: Rádio Comunitária a Voz do Contestado Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências e o Agosto Laranja. Desenvolvimento: Foi realizado um programa de rádio onde se teve a oportunidade para expor sobre diversos assuntos acerca dos trabalhos desenvolvidos na APAE e na oportunidade foi abordado sobre o programa de prevenção de deficiências e diversas informações sobre o tema.

40 Nome do Evento: Almoço Beneficente APAE Data: 27 de Agosto de 2017 Local: Ginásio da APAE Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências e o Agosto Laranja. Desenvolvimento: Todos os anos é realizado o almoço beneficente da APAE, então se aproveitou a oportunidade para divulgar o programa de prevenção de deficiências Um Passo Para o Futuro.

41 Nome do Evento: Curso de Batismo Data: 29 de Setembro Local: Salão Paroquial Igreja São João Batista Nº de pessoas: 47 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Promover o Programa Um Passo Para o Futuro e também conscientizar e informar aos pais e padrinhos sobre a prevenção de deficiências. Desenvolvimento: Foi realizada junto aos pais e padrinhos um palestra com apresentação das informações para a prevenção de deficiências, com apoio de material áudio visual e informativo impresso.

42 Nome do Evento: Curso de Batismo Data: 19 de Outubro Local: Salão Paroquial Igreja São João Batista Nº de pessoas: 10 pessoas Área: Educação Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Promover o Programa Um Passo Para o Futuro e também conscientizar e informar aos pais e padrinhos sobre a prevenção de deficiências. Desenvolvimento: Foi realizada junto aos pais e padrinhos um palestra com apresentação das informações para a prevenção de deficiências, com apoio de material áudio visual e informativo impresso.

43 Nome do Evento: Camisetas Data: Ativo Local: Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências Desenvolvimento: Buscando divulgar o Programa de Prevenção de Deficiências foi confeccionada nova camiseta que foi utilizada durante a campanha do Agosto Laranja.

44 Nome do Evento: Confecção de Cartazes Data: Agosto Local: Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências Desenvolvimento: Buscando divulgar o Programa de Prevenção de Deficiências foi confeccionada nova camiseta que foi utilizada durante a campanha do Agosto Laranja.

45 Nome do Evento: Confecção de Folders Data: Agosto Local: XXX Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências Desenvolvimento: Buscando divulgar o Programa de Prevenção de Deficiências foi confeccionada nova camiseta que foi utilizada durante a campanha do Agosto Laranja.

46 Nome do Evento: Instalação de Outdoor Data: Agosto Local: Nº de pessoas: XXXX Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências Desenvolvimento: Buscando divulgar o Programa de Prevenção de Deficiências foi confeccionada nova camiseta que foi utilizada durante a campanha do Agosto Laranja.

47 Nome do Evento: Facebook Um Passo Para o Futuro Data: Ativo Local: Nº de pessoas: contatos Área: Educação Tipo de ação: Primária Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o programa e o tema de prevenção de deficiências Desenvolvimento: Buscando divulgar todas as ações promovidas pelo Programa Apaeano de Prevenção de Deficiências Um Passo Para o Futuro, a página no Facebook vem como uma ação complementar e de extrema importância, pois assim consegue-se chegar aos mais diversos locais e pessoas que buscam informações sobre o tema, ou que não conseguiu participar de nenhuma outra ação promovida em Irani-SC contatos

48 Nome do Evento: Folders Data: Ativo Local: Irani-SC Nº de pessoas: Área: Educação Tipo de ação: Primária Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Fornecer material impresso e informativo durante a realização das ações do Programa Um Passo Para o Futuro Desenvolvimento: O Folder foi desenvolvido pela equipe de coordenação do Programa Um Passo Para o Futuro para ser entregue as pessoas que participaram das diversas ações desenvolvidas pelo Programa de Prevenção de Deficiências em Irani-SC, como forma de fixar o conteúdo trabalhado.

49 Nome do Evento: Vinhetas Rádio Comunitária A Voz do Contestado Data: Ativo Local: FM Nº de pessoas: ouvintes da Rádio Comunitária a Voz do Contestado Área: Educação Tipo de ação: Primária - Indireta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar o Programa de Prevenção de Deficiência Um Passo para o Futuro, bem como informar aos ouvintes a respeito do tema de prevenção de deficiências. Desenvolvimento: São três vinhetas que em parceria com a Rádio Comunitária são transmitidas em horários diversos e também durante o tempo que a APAE tem disponível para a divulgação de eventos e ações da escola. Este tempo tem a duração de 15 (quinze minutos) semanais.

50

51 Nome do Evento: Conselho Municipal de Saúde Data: Ativo Local: Secretaria de Saúde Nº de pessoas: 21 pessoas Área: Saúde Tipo de ação: Primária Tema: Defesa de Direitos Prevenção de Deficiências Objetivo: Estabelecer parceria, como também atuar diretamente na tomada de decisões que possam vir de encontro na defesa dos direitos do público alvo deste conselho. Desenvolvimento: Mensalmente os membros do conselho se reúnem nas dependências da sede da unidade básica de saúde do centro para a discussão, debates e busca de soluções na defesa dos direitos, sem esquecer-se de temas relacionados ao programa de prevenção de deficiências.

52 Nome do Evento: Reunião Secretaria de Saúde Data: 10 de Março de 2017 Local: Sala de Atividades NASF Nº de pessoas: 10 pessoas Área: Saúde Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Apresentar o Programa de Prevenção de Deficiências para a nova equipe da Secretaria de Saúde e firmar parceria. Desenvolvimento: Com pré-agendamento foi apresentado o Programa Apaeano de Prevenção de Deficiências Um Passo para o Futuro para a nova equipe que está a frente da Secretaria de Saúde do município, bem como firmar parceria para a realização de atividades acerca do tema.

53 Nome do Evento: Grupo de Gestantes Data: 12 de Maio de 2017 Local: UBS Santo Antonio Nº de pessoas: 08 pessoas Área: Saúde Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Oferecer informação e promover uma tarde de debates a respeito do tema de prevenção de deficiências. Desenvolvimento: Em parceria com a Secretaria de Saúde que mensamente promove encontros com as gestantes, temos em calendário data para trabalhar junto as futuras mamães espeço para trabalhar sobre o tema de prevenção de deficiências.

54 Nome do Evento: Grupo de Gestantes Data: 20 de Outubro de 2017 Local: UBS Santo Antonio Nº de pessoas: 08 pessoas Área: Saúde Tipo de ação: Primária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Oferecer informação e promover uma tarde de debates a respeito do tema de prevenção de deficiências. Desenvolvimento: Em parceria com a Secretaria de Saúde que mensamente promove encontros com as gestantes, temos em calendário data para trabalhar junto as futuras mamães espeço para trabalhar sobre o tema de prevenção de deficiências.

55 Nome do Evento: Avaliações Data: Ativo Local: Escola Especial Arco-Íris APAE de Irani Nº de pessoas: 37 Avaliações Área: Saúde Tipo de ação: Secundária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Identificar as pessoas que apresentam deficiência intelectual e fornecer atendimentos especializados. Desenvolvimento: Por meio das parcerias estabelecidas com os setores da Saúde, Educação e Assistência Social, são encaminhadas assim que identificadas as pessoas que necessitam de avaliação psicológica e as mesmas são encaminhadas para os atendimentos especializados. Sempre que algum avaliado apresenta perfil para frequentar a APAE, os atendimentos especializados da Escola Arco-Íris são fornecidos. Nome do Evento: Avaliações Triagem Estimulação Essencial Data: Ativo Local: Escola Especial Arco-Íris APAE de Irani Nº de pessoas: 07 Avaliações Área: Saúde Tipo de ação: Secundária - Direta Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Identificar crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que apresentam atraso global de desenvolvimento. Desenvolvimento: Por meio das parcerias estabelecidas com os setores da Saúde, Educação e Assistência Social, são encaminhadas assim que identificadas crianças de 0 a 05 anos e 11 meses para serem avaliadas e quando apresenta atraso de desenvolvimento global as mesmas são encaminhadas para os atendimentos especializados em estimulação essencial.

56 DIVERSIDADE DE AÇÕES Nº Ações Setor Qtd. Pessoas 1. Criação do Blog Um Passo Para o Futuro Educação Criação de Facebook Um Passo Para o Futuro Educação Confecção de Folders Educação 4. Confecção de Panfleto informativo Educação 5. Confecção de Camisetas Educação 6. Reunião com Equipe Pedagógica e Técnica da APAE Educação Reunião com Prefeito e Secretários Social Reunião com Diretoria da APAE Educação Reunião com seguimentos da sociedade Social Formação Continuada com Professores da Rede Educação 87 Municipal de Ensino 11. Participação na VIII Conferência de Assistência Social Social Reunião com Técnicos da Saúde Centro Saúde Almoço Beneficente da APAE Social 14. Reunião com Técnicos da Saúde Alto Irani Saúde Palestra: Saúde no Campo Prevenindo Deficiências Social 56 SENAR 16. Participação no Curso de Batismo Educação Desfile de 07 de Setembro Educação 18. Pedágio Educação 19. Palestra: Prevenção de Deficiências Escola Municipal Educação 92 Sebastião Rodrigues de Souza 20. Palestra Prevenção de Deficiências Grupo de Gestantes Saúde Palestra Prevenção de Deficiências Escola Estadual Educação 282 Dom Felício Cesar da Cunha Vasconcelos 22. Avaliações Saúde Palestra Prevenção de Deficiências Escola Estadual Educação 120 Isabel da Silva Telles 24. Concurso de Cartazes Educação 79

57 DIVERSIDADE DE AÇÕES Nº Ações Setor Qtd. Pessoas 1. Entrega da Premiação do Concurso de Cartazes Educação Participação Almoço dos Trilheiros Social 3. Manutenção do Blog Um Passo Para o Futuro Educação Manutenção de Facebook Educação Criação de Colunas em Jornais Locais Educação 6. Avaliações Saúde Confecção de Artesanato Educação 8. Confecção de Agasalho Educação 9. Confecção de Banner Educação 10. Palestra Prevenção de Deficiências Grupo Hiperdia Saúde 26 Centro 11. Palestra Prevenção de Deficiências Grupo Hiperdia Saúde 22 Alto Irani 12. Palestra Prevenção de Deficiências - Curso de Noivos Educação Palestra Prevenção de Deficiências Curso de Libras Educação Participação de Rede Intersetorial Social Espaço em EXPO Irani Social 16. Participação em Palestra Contra Abuso e Exploração Social 45 Sexual 17. I Seminário Municipal de Prevenção de Deficiências Educação Concurso de Redação Educação Palestra Prevenção de Deficiências Escola Municipal Educação 135 Sebastião Rodrigues de Souza 20. Palestra Prevenção de Deficiências Grupo de Gestante Saúde Palestra Prevenção de Deficiências Escola Municipal Educação 120 Sebastião Rodrigues de Souza 22. Palestra Prevenção de Deficiências Escola Estadual Educação 419 Dom Felício Cesar da Cunha Vasconcelos 23. Almoço Beneficente APAE Social

58 24. Pedágio Educação 25. Palestra Prevenção de Deficiências - Educação de Jovens Educação 27 e Adultos 26. Participação em Seminário Sobre Alimentação Saudável Educação e Qualidade de Vida 27. Entrega da Premiação do Concurso de Cartazes Educação 53

59 DIVERSIDADE DE AÇÕES Nº Ações Setor Qtd. Pessoas 1. Colunas em Jornais Locais Educação 2. Manutenção de Blog Um Passo Para o Futuro Educação Folders Educação 4. Manutenção de Facebook Educação Confecção de Vira-Mate Educação 6. Participação do Conselho Municipal dos Direitos da Social 24 Criança e Adolescente 7. Participação do Conselho Municipal de Saúde Saúde Participação do Conselho Municipal de Assistência Social 24 Social 9. Participação do Conselho Rádio Comunitária A Voz do Contestado Social Participação de Rede Intersetorial Social Vinhetas na Rádio Horário da APAE Educação 12. Avaliações Saúde Palestra Prevenção de Deficiências Grupo de Gestantes Saúde Participação Novembro Azul Saúde 15. Capacitação de Professores Municipais Prevenção de Educação 93 Deficiências e Inclusão 16. Participação em Curso de Noivos Educação Palestra Saúde no Campo Prevenindo Deficiências Educação 59 SENAR 18. Capacitação de Professores e Funcionários da Escola de Educação 28 Educação Básica Santo Antônio Prevenção de Deficiências e Autismo 19. Participação na Elaboração do Plano Decenal da Educação 14 Educação 20. Participação da Conferência Municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Social

60 21. Capacitação de Agentes Comunitários e enfermeiros para Saúde 25 coleta de dados 22. Reunião descentralizada do Plano Decenal da Educação Educação Participação na Conferência Municipal de Assistência Social Social 24. Participação na Conferência Municipal de Saúde Saúde 25. Participação no Curso de Noivos Educação Confecção de Outdoor Educação 27. Participação em Outubro Rosa Saúde 28. Participação na Capacitação do Conselho Tutelar Social 29. Mapeamento e apresentação dos resultados Saúde 2.331

61 DIVERSIDADE DE AÇÕES Nº Ações Setor Qtd. Pessoas 1. Participação do Conselho Municipal dos Direitos da Social 24 Criança e Adolescente 2. Participação do Conselho Municipal de Assistência Social 24 Social 3. Participação de Rede Intersetorial Social Participação na Elaboração do Plano Decenal do Social 21 CMDCA 5. Palestra Saúde no Campo Prevenindo Deficiências Social 175 SENAR 6. Palestra Prevenção de Deficiências I Globo Aves Social Palestra Prevenção de Deficiências PACAI Social Palestra Prevenção de Deficiências PACAI Social Palestra Prevenção de Deficiências II Kaefer Social 90 Agroindustrial 10. Participação do Conselho da Rádio Comunitária A Voz Educação 30 do Contestado 11. Palestra Prevenção de Deficiências Dia da Família na Educação 33 Escola E.E. Isabel da Silva Telles 12. Participação em Curso de Noivos Educação Palestra Prevenção de Deficiência e Síndrome de Educação 64 Duchene 14. Palestra Prevenção de Deficiências e Teatro SENAC Educação Participação no Conselho Municipal de Educação Educação Participação de Encontro no Grupo de Jovens Educação Participação em Formação de Catequistas Educação Pedágio Educação 19. Almoço Beneficente APAE Educação 20. Manutenção de Facebook Educação Folders Educação

62 22. Vinhetas na Rádio A Voz do Contestado Horário da Educação APAE 23. Participação do Conselho Municipal de Saúde Saúde Palestra Prevenção de Deficiências Grupo de Gestantes Saúde Palestra Prevenção de Deficiências Grupo de Gestantes Saúde Participação: Outubro Rosa e Novembro Azul Saúde Avaliações Saúde Triagens para Estimulação Essencial Saúde Participação em Caminhada da Saúde Saúde 30. Participação na Tenda da Saúde Saúde 31. Participação do dia Mundial da Saúde Saúde

63 DIVERSIDADE DE AÇÕES Nº Ações Setor Qtd. Pessoas 01 Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Social 24 Adolescente 02 Conselho Municipal de Assistência Social Social Conselho Municipal do Idoso Social Rede Interssetorial Social Reunião com CDL Social Reunião com Secretaria Municipal de Assistência Social Social Reunião com Vereadores Social Sessão na Câmara de Vereadores Social Palestra Prevenção de Deficiências CRAS Social Conselho da Rádio Comunitária a Voz do Contestado Educação Reunião de Pais Pré-Eucaristia e Eucaristia Educação Reunião com Secretaria de Educação Educação Reunião de Pais Pré-Crisma e Crisma Educação Reunião de Pais Catequese Familiar Educação Reunião de Pais Creche Neri Terezinha Guareschi Educação Curso de Batismo Educação Curso de Noivos Educação Formação de Professores Escola Sebastião R. de Souza Educação Curso de Noivos Educação Curso de Batismo Educação Agosto Laranja Educação 22 Missa de Prevenção Educação 23 Caminhada da Prevenção Educação 24 Programa Mesa Redonda Educação 25 Almoço Beneficente Educação 26 Curso de Batismo Educação Facebook Educação Folders Educação

64 29 Vinhetas na rádio Educação 30 Camisetas Educação 31 Confecção de Cartazes Educação 32 Confecção de Folders Educação 33 Confecção de Outdoor Educação 34 Curso de Batismo Educação Conselho Municipal de Saúde Saúde Reunião com Secretaria Municipal de Saúde Saúde Grupo de Gestantes Saúde Grupo de Gestantes Saúde Avaliações Saúde Triagens Estimulação Saúde 07

65 Diversidade das Ações de 2013 até 2017 SAÚDE EDUCAÇÃO SOCIAL TOTAL TOTAL Ações de Prevenção SAÚDE EDUCAÇÃO SOCIAL

P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A

P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2017 AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE 2017 AÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 2017 AÇÕES NA ÀREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 2017 15 13

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PÚBLICO ALVO EDUCANDOS DOS 9º ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE DE ENSINO E DO ENSINO MÉDIO PROFESSORES DOS CEIs; JARDINS E 1º E 2º ANOS; EMPRESAS; AGENTES

Leia mais

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER RELATÓRIO DO PROJETO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS PREVENIR: UM ATO DE CARINHO Palma Sola, 14 de outubro de 2017. EQUIPE

Leia mais

Programa Prevenção de Deficiências. Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi

Programa Prevenção de Deficiências. Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi Programa Prevenção de Deficiências Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi Justificativa O objetivo do programa de Prevenção de Deficiências da APAE de Anita Garibaldi, foi desenvolver ações junto

Leia mais

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância Microcefalia e Estimulação Precoce Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Brasil Alteração do padrão

Leia mais

1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de

1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de AÇÕES INDIRETAS 1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de pessoas: indefinido 2. Nome do Evento:

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: COMO PREVENIR?

PARALISIA CEREBRAL: COMO PREVENIR? PARALISIA CEREBRAL: COMO PREVENIR? MAS AFINAL, O QUE É PARALISIA CEREBRAL? A paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio da postura e dos movimentos, causado por alguma complicação que ocorreu no desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

Atividades desenvolvidas na Saúde

Atividades desenvolvidas na Saúde Atividades desenvolvidas na Saúde Encontro com Grupo de Gestantes do Bairro São Pedro Data: 21 de Julho de 2017 Local: Posto de Saúde São Pedro Nº de Pessoas: 6 Encontro com Grupo de Gestantes do Bairro

Leia mais

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis Lidio Moreira 1. Estrutura Organizacional SBIBAE SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Dept. de Voluntários I I R S INSTITUTO ISRAELITA

Leia mais

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças.

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças. Saúde coletiva para a infância Ciclos da Vida Profa. Me. Adriana de Medeiros Melo Membro do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Quais são as principais ações da área

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos:

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: CARTA DE NATAL Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: ACESSIBILIDADE Que as políticas públicas de acessibilidade sejam respeitadas

Leia mais

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil 2 15 2. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil No ano de 2000

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ A P A E ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ ESCOLA ESPECIAL TEMPO FELIZ APAE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES SETEMBRO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ana Cláudia

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

IDEALIZADORES. A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências.

IDEALIZADORES. A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências. Projeto Prevenir IDEALIZADORES A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências. OBJETIVO O Projeto Prevenir tem como objetivo implantar ou

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 ORGANIZAÇÃO: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; DEPARTAMENTO MUNICIPAL

Leia mais

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA 1. AÇÕES DE SAÚDE AUDITIVA NA ATENÇÃO BÁSICA As Ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção

Leia mais

Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002

Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002 Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002 Conforme foi combinado no XXII Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde, a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde publicará mensalmente partes

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF.

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. - GESTOR MUNICIPAL DE SAÚDE: Clewton Domingues de Souza - AUTOR PRINCIPAL: Andréa Cristina B. de Sene : Coordenadora NASF - Outros autores:

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR TEÓFILO OTONI 17 E 18 DE MAIO 2007 Dia 17 de Maio de 2007 PROGRAMAÇÃO 8:30 Abertura 9:00 Apresentação do PAIR e dados do diagnóstico 11:15 Discussão

Leia mais

Promoção da Equidade em Saúde

Promoção da Equidade em Saúde Promoção da Equidade em Saúde EXPERIÊNCIA EXITOSA Promovendo Políticas de Promoção da equidade para Grupos. NASF AB Experiência de um trabalho Multiprofissional. INTRODUÇÃO Necessidade de divulgar as as

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

informar para prevenir

informar para prevenir PROJETO PRIMEIRO PASSO informar para prevenir "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. PAULO FREIRE ALGUNS DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO MUNDO. A Organização

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR JUSTIFICATIVA Segundo dados da Organização mundial de saúde, 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. Com a evolução do conhecimento científico,

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista

O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista Samanta Hosokawa Dias de Nóvoa Rocha (NASF Boa Vista) Junho - 2018 NASF AB Núcleo Ampliado de Saúde da Família PORTARIA Nº 2436 DE 21 DE SETEMBRO

Leia mais

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2012 MÊS DE FEVEREIRO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS Técnicos Responsáveis: Diretora Administrativa: Marinalva de Souza Farias da Costa Secretaria: Terezinha

Leia mais

Categoria Concessões de Rodovias. Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria nas rodovias

Categoria Concessões de Rodovias. Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria nas rodovias Categoria Concessões de Rodovias Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria nas rodovias Concessionária Auto Raposo Tavares Introdução Programa de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE JUNHO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE JUNHO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 21 MÊS DE JUNHO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS Técnicos Responsáveis: Diretora administrativa: Marinalva de Souza Farias da Costa Secretaria: Terezinha

Leia mais

A criança portadora de deficiência

A criança portadora de deficiência A criança portadora de deficiência Unifenas - FCM Pediatria e Puericultura Prof. Dr. Orlando A. Pereira Pessoas Portadoras de Deficiências São pessoas que apresentam significativas diferenças físicas,

Leia mais

PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS

PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS Fundamentação teórica A APAE de Maringá é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização,

Leia mais

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO I Identificação ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE ARIL INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Entidade Executora: Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - ARIL Endereço: Rua Dr.

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 21 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS Técnicos Responsáveis: Diretora administrativa: Marinalva de Souza Farias da Costa Secretaria: Terezinha

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS COORDENADORA DO PROGRAMA JULIANA REGINA DA SILVA ANITA GARIBALDI 2017. JUSTIFICATIVA Uma em

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE Contratante: Município de Caicó/ RN Proponente: CEDECA Casa Renascer Natal/

Leia mais

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis.

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março. 9.151 pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Observação: A gestão do edital 2019 do Instituto Rio, ficou a cargo

Leia mais

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO 25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO SEG 16H ÀS 20H ABETURA OFICIAL DA IV SEMANA DO BEBÊ DE BELÉM Ginásio da UEPA Almirante Barroso Coordenação Geral 10H ÀS 11:30 A importância do conhecimento acerca da sexualidade

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Direito à vida e à saúde Profª. Liz Rodrigues - A partir do art. 7º, a Lei n. 8.069/90 indica um rol de direitos que devem ser assegurados à criança

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER

PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER Siderópolis, 13 de novembro de 2017. RELATÓRIO DO PROGRAMA DE SAÚDE E PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS Siderópolis, 13 de novembro de 2017. Justificativa

Leia mais

Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente.

Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente. TÍTULO DA PRÁTICA: Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente. CÓDIGO DA PRÁTICA: T83 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 (tópico A) Florianópolis é considerado

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PROGRAMA: ANIMAL SELVAGEM Ciclo de Palestras do GEAS - UVV PROGRAMA: ASSISTÊNCIA À SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL. Curso de Defesa Sanitária Animal X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Leia mais

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 Tatiéle Dos Santos Camargo 2, Luciana Meller 3, Flávia Michelle Pereira Albuquerque

Leia mais

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis BRASIL SAUDÁVEL Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis Inserida no contexto do Bom Exemplo SECOM Coordenação Geral Ministério da Saúde Ministério da Educação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 1) Atenção domiciliar aos pacientes em dificuldades de locomoção dependente de ventilação

Leia mais

PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE Caso tenha dúvidas no preenchimento correto da pesquisa, entre em contato com o representante da sua Federação Estadual que foi capacitado poderá prestar

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES 1 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES PROGRAMA PREVENIR TRATAR É IMPORTANTE, MAS PREVENIR É VITAL!" PORTO

Leia mais

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva - 2009 Programa de Reabilitação Pulmonar Rosângela H. Araújo Santos Divisão Cooperados Total: 838 0,04% Gerência Executiva da Assistência e Promoção à Saúde

Leia mais

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR:

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: IMPACTO NA ASSISTÊNCIA À BEBÊS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E SUA FAMÍLIA EXPERIÊNCIA DE CAMPINA GRANDE - PB Maria Jeanette De Oliveira Silveira Mestre em Psicanálise

Leia mais

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

I. Informações BásicaS

I. Informações BásicaS I. Informações BásicaS item Órgão municipal de saúde Plano Municipal Conselho Municipal Conselho Gestor de Unidade(s) de Saúde Fundo Municipal Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) Disque-Saúde Ouvidoria

Leia mais

Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência

Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência Waldinéa Silva Responsável Técnica do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ANALISE DAS INFORMAÇÕES E QUALIDADE DAS FICHAS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ Jéssica Teixeira Lourenço 1 Vivianne Peters da

Leia mais

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde?

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde? O que é saúde? Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Muitas pessoas nunca pararam para pensar o que é ter saúde. Vivem suas vidas imaginando que uma pessoa tem saúde quando não tem nenhuma doença.

Leia mais

TÍTULO: CONSTRUINDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEDIANTE ASSESSORIA À CASA DE RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL DO MUNICÍPIO PEDRAS DE FOGO/PB

TÍTULO: CONSTRUINDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEDIANTE ASSESSORIA À CASA DE RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL DO MUNICÍPIO PEDRAS DE FOGO/PB TÍTULO: CONSTRUINDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEDIANTE ASSESSORIA À CASA DE RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL DO MUNICÍPIO PEDRAS DE FOGO/PB AUTORAS: Maria Helena do Nascimento Souza; Ana Inês Souza INSTITUIÇÕES:

Leia mais

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 Ações baseadas no Calendário Permanente de Direitos Humanos e outras sugestões JANEIRO 21 Dia Nacional do combate à Intolerância Religiosa Roda de conversa Intolerância Religiosa

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

ANEXO IV DESCRIÇÃO TÉCNICA DO PROJETO

ANEXO IV DESCRIÇÃO TÉCNICA DO PROJETO ANEXO IV DESCRIÇÃO TÉCNICA DO PROJETO 1. Identificação do projeto: Prevenção e redução do Bullying: conscientizando sobre as diferenças 1.1. Instituição proponente: 1.2. CNPJ: 50.101.286/0001-70 1.3. Banco:

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na saúde do adolescente e sua inserção no ambiente escolar Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Assistente Social 03 1.478,00 30 horas semanais Motorista 04 01 954,00 40 horas semanais Analista de Cadastro para Habitação Popular PMCMV

Leia mais

MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO

MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS QUESTÃO NORTEADORA 1: Histórias

Leia mais

A importância da prevenção de deficiências. Cristiane D Acampora Guazzi Fonoaudióloga

A importância da prevenção de deficiências. Cristiane D Acampora Guazzi Fonoaudióloga apresentam A importância da prevenção de deficiências Cristiane D Acampora Guazzi Fonoaudióloga Segundo a OMS Organização Mundial de Saúde 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência e 70%

Leia mais

Euroamerica Dr. Mario Ivo Serinolli 03/2010

Euroamerica Dr. Mario Ivo Serinolli 03/2010 Visão atual das Consultorias sobre gerenciamento das doenças / medicina preventiva na saúde suplementar Euroamerica Dr. Mario Ivo Serinolli 03/2010 Situação Atual Alto custo da assistência médica para

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Área de Gestão de Saúde Estrutura Organizacional Área de Gestão de Saúde Núcleo Técnico Administrativo Unidade Saúde Corporativa

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

A Lei /2016 e as políticas voltadas à primeira infância: saúde materno-infantil, educação, assistência social

A Lei /2016 e as políticas voltadas à primeira infância: saúde materno-infantil, educação, assistência social A Lei 13.257/2016 e as políticas voltadas à primeira infância: saúde materno-infantil, educação, assistência social Julho /2016 www.prattein.com.br O problema da não promoção e da violação aos direitos

Leia mais

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário 1) Mutirão de Aniversário A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo, com o objetivo de comemorar seu aniversário de 101 anos, realizou um Mutirão de Saúde e Cidadania no Parque do Carmo,

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015 2019 Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes Florianópolis Dezembro 2014 CAPÍTULO 8...8.1 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES...8.1 8.1 INGRESSO...8.1

Leia mais

Creche Inclusiva : acolhendo a criança acometida com a Síndrome Congênita do Zika Vírus

Creche Inclusiva : acolhendo a criança acometida com a Síndrome Congênita do Zika Vírus Creche Inclusiva : acolhendo a criança acometida com a Síndrome Congênita do Zika Vírus O que nos motivou... A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14) estabelece o atendimento de 50% das crianças

Leia mais

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. DIRETRIZES Atuação integrada, com gestão

Leia mais

RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS

RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS Órgão Concessor: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Nome da Entidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de RGSerra Endereço: Rua Carlos dos Santos, nº 156

Leia mais

LEI Nº , DE 27 DE ABRIL DE 2015.

LEI Nº , DE 27 DE ABRIL DE 2015. LEI Nº 15.487, DE 27 DE ABRIL DE 2015. Dispõe sobre a proteção e os direitos da pessoa com Transtorno de Espectro Autista no Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONHECER PARA PREVENIR AUTORAS: PROFESSORA DOUTORA SIMONE BENGHI PINTO; PROFESSORA DOUTORA MARIVONE VALENTIM ZABOTT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PALOTINA Resumo:

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 Cleide Estela Dos Santos Alfing 2, Cileno Cesar Da Silva 3, Eva Terezinha De Oliveira Boff 4. 1 Relato de experiência de alunos

Leia mais

Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas

Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas Promoção da Alimentação Saudável Oportunidades: Prioridade no Pacto pela Saúde (PNPS e PNAN) Repasse fundo a fundo Portaria MS/ MEC nº 1010 e Programa

Leia mais

LEI DISTRITAL Nº 4.568, DE 16 DE MAIO DE 2011 LEI FERNANDO COTTA

LEI DISTRITAL Nº 4.568, DE 16 DE MAIO DE 2011 LEI FERNANDO COTTA 03 1 LEI DISTRITAL Nº 4.568, DE 16 DE MAIO DE 2011 Institui a obrigatoriedade de o Poder Executivo proporcionar tratamento especializado, educação e assistência específicas a todos os autistas, independentemente

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES FEDERATIVAS Somente números. Somente números. Somente números. Somente números. Somente números. Somente números.

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES FEDERATIVAS Somente números. Somente números. Somente números. Somente números. Somente números. Somente números. LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES FEDERATIVAS 2019 Período: Março 2019 Atividade: QUANTIDADE DE MEMBROS DA INSTITUIÇÃO Informe a quantidade de trabalhadores voluntários Informe a quantidade de trabalhadores

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante

Leia mais

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS Defesa de Direitos e Mobilização Social Informática e Comunicação Artes FENAPAES FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Sede em Brasília DF Detentora da marca APAE

Leia mais

O cuidado às crianças com deficiência na Perspectiva da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência-RCPD. Setembro 2017

O cuidado às crianças com deficiência na Perspectiva da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência-RCPD. Setembro 2017 O cuidado às crianças com deficiência na Perspectiva da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência-RCPD Setembro 2017 Marco Legal Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (NY, 2007) Decreto

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AOS CHEFES

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AOS CHEFES CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AOS CHEFES Visão do trabalhador com deficiência intelectual Instituição beneficente que promove o desenvolvimento e a inserção social de pessoas com deficiência intelectual CARTILHA

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca

Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca No dia 17/05/2016 a 19/05/2016 a Faculdade Inedi- Cesuca promoveu a Semana Acadêmica. No Curso de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

Como implementar estratégias de promoção de saúde? A promoção de saúde implica possuir uma cultura de risco.

Como implementar estratégias de promoção de saúde? A promoção de saúde implica possuir uma cultura de risco. Como implementar estratégias de promoção de saúde? A promoção de saúde implica possuir uma cultura de risco. Risco e cultura de risco? O risco é a probabilidade de ocorrência de perturbações que alterem

Leia mais

Apresentação da Equipe Estadual. Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco

Apresentação da Equipe Estadual. Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco ESTADO DO TOCANTINS Apresentação da Equipe Estadual Estado: Tocantins Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco Equipe Técnica: Renata Batista Vasconcelos Soraya Rodrigues Dodero Vilma Maciel Dias

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA 2007-2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL SAÚDE COLETIVA/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Políticas de Saúde: Constituição Federal

Leia mais

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS.

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS. DE DEPENDENTES QUÍMICOS CENPRE AO CRACK E OUTRAS DROGAS. O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE é um programa permanente de extensão da FURG, tem como missão

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS ANDRADE 1, Mariana Fernandes Ferreira de; MENESES 2, Danielle Barros Pires de Meneses; BARRETO 2, Djanilson Kleber da Rocha; MORAIS 3, Maria

Leia mais

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum.

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. DEFINIÇÕES CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. 2 - PROJETO DE EXTENSÃO Conjunto

Leia mais