RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL"

Transcrição

1 Turma e Ano: Responsabilidade Civil Ambiental 2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil Ambiental / 01 Professor: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor: Victor R. C. de Menezes Aula 01 RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL I - INTRODUÇÃO: O tema em estudo chama a atenção por sua relevância atual, sobretudo por conta do desastre ambiental recentemente ocorrido na cidade de Mariana/MG, ostensivamente divulgado pela mídia, motivo pelo qual poderá ser mais explorado nos Concursos de Como técnica de preparação, recomenda-se a leitura da legislação indicada com especial destaque para os dispositivos mencionados ao longo do curso. II AUTONOMIA E DISTINÇÕES De início é importante frisar que a responsabilidade civil ambiental desfruta de autonomia em relação a outros campos de responsabilidade, tais como a penal e a administrativa, o que é confirmado pelo art. 225, 3º da CF. Isto implica dizer que o reconhecimento da responsabilidade penal ambiental do infrator não impede que seja a ele imputada responsabilidade civil pelo mesmo fato, por exemplo. Há que se destacar, contudo, as principais diferenças entre referidas esferas de responsabilidade. Assim é que, pelo critério da necessidade de comprovação da culpa (em sentido amplo) do agente infrator, observa-se que a responsabilidade civil ambiental é objetiva, ao passo que as responsabilidades penal e administrativa são subjetivas. Tal se afirma porque a responsabilidade civil ambiental tem por finalidade última propiciar a reparação do dano ambiental, não a punição do infrator. Em razão disto, assume caráter propter rem, o que possibilita, v.g., sua transferência para terceiros ainda que de boa-fé.

2 Por outro lado, as responsabilidades administrativa e penal assumem caráter pessoal, já que objetivam impor uma sanção ao agente infrator. Sendo assim, tais esferas de responsabilidade assumem caráter pessoal 1 e, por isso, intransmissíveis a terceiros que não tenham de alguma forma participado da infração ambiental. Outro ponto de distinção, diz respeito ao tipo de ato que oferece suporte à imputação de responsabilidade por infração ambiental. Sob esse prisma, as responsabilidades penal e administrativa fundamentam-se, necessariamente, em conduta ilícita. Já a responsabilidade civil ambiental pode ser imputada ao agente independentemente de sua conduta ser considerada lícita ou ilícita, pois, como dito, o objetivo desta esfera de responsabilidade é permitir ao máximo que a situação de degradação seja restituída ao estado anterior, quando possível. Por fim, a responsabilidade civil ambiental é imprescritível, enquanto as responsabilidades penal e administrativa sujeitam-se a prazo prescricional. Particularmente sobre a responsabilidade administrativa, vale dizer que o art. 21 do Decreto 6.514/08, prevê prazo prescricional de 5 anos para a instauração de processo administrativo destinado à apuração do dano ambiental, com vistas à imposição de infrações administrativas. Em complementação, o enunciado 467 da súmula do STJ reconhece ser de 5 anos o prazo para executar multa imposta por infração ambiental administrativa. II COMPETÊNCIA LEGISLATIVA De acordo com o art. 24, VIII e 1º e 2º da CF, é concorrente a competência legislativa para disciplinar responsabilidade ambiental. Advirta-se que esta competência não se confunde com a previsão contida no ar. 22, I da CF que atribui à União competência privativa para legislar sobre direito civil, sendo certo que a natureza geral desta previsão cede lugar quando diante da competência prevista no art. 24, VIII da CF, em homenagem ao princípio da especialidade. 1- A reforçar esta análise, vale a leitura do art. 5º, LIV da CF.

3 Ao cuidar da disciplina da responsabilidade civil ambiental, coube à União traçar normas gerais de caráter nacional, o que já havia se materializado com a edição da lei 6.931/81 em seu art. 14. III - OBJETIVOS Conforme já antecipado, o principal objetivo da responsabilidade civil ambiental é proporcionar, sempre que possível, a recuperação da área degradada. Contudo, nas situações em que isso se mostrar improvável, no todo ou em parte, a responsabilidade civil assumirá subsidiariamente um caráter sancionatório. IV CONCEITOS BÁSICOS Um dos principais conceitos a assimilar remete ao do instituto da degradação da qualidade ambiental. Entende-se como tal quaisquer alterações adversas das características do meio ambiente, conforme se vê do art. 3º, II da lei 6.938/81. Também merece destaque o conceito de poluição, como sendo a espécie de degradação da qualidade ambiental resultante, direta ou indiretamente, de atividade humana, conforme se extrai do art. 3º, III da lei 6.938/81, dispositivo o qual enumera diversas formas pelas quais a atividade humana pode contribuir para a degradação ambiental. Chama-se a atenção, neste particular, para as previsões contidas nas alíneas a e b do art. 3º, III da referida lei, a saber: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; e b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas. Ao analisar mencionados dispositivos, a doutrina especializada acusa haver um contraste ideológico, uma vez que revelam a adoção de postura antropocêntrica, enquanto o art. 3º, I da mesma lei, ao conceituar o meio ambiente, assume postura ecocêntrica. É do conceito de poluição que emerge o de poluidor, como sendo aquele que realiza a atividade responsável pela degradação ambiental, conclusão esta confirmada pelo art. 3º, IV da lei 6.938/81. Perceba-se que mencionado dispositivo amplia a gama de atividades que podem dar ensejo à degradação, ao incluir não só aquelas que produzam diretamente este resultado, como também as que se vinculem indiretamente a ele.

4 Surge daí a ideia de poluidor indireto ou correspeonsável ambiental. A primeira forma de poluidor indireto a ser analisada verifica-se na figura do adquirente de imóvel rural com passivo ambiental. Mencionada situação decorre inicialmente da previsão do art. 2º, 2º do Código Florestal lei /12, de acordo com o qual ao adquirente ou possuidor de imóvel rural são transmitidas as obrigações previstas na referida lei. Veja-se que o art. 7º, 1º e 2º do Código Florestal, em harmonia com a previsão enunciada, ao tratar de Área de Preservação Permanente (APP), impõe a obrigação de o proprietário, possuidor ou ocupante recompor a vegetação indevidamente suprimida, obrigação esta que, por ser de caráter real, se transmite a terceiro sucessor com a mera transferência de domínio ou posse. Nestes casos o sucessor a qualquer título torna-se solidariamente responsável para com o proprietário ou possuidor anterior em relação às infrações ambientais anteriormente praticadas. Outro exemplo de poluidor indireto encontra-se no art. 2º, 4º da lei /05, ao impor à instituição financeira 2 o dever de exigir do financiado o certificado de qualidade em biossegurança (CQB) emitido pelo CTNBio, para concessão de crédito a ser utilizado em projeto que envolva organismo geneticamente modificado (OGM), sob pena de responder solidariamente com o financiado pelos danos ambientais que possam advir da implementação do projeto. Por fim, também se enquadra no conceito de poluidor indireto ou corresponsável ambiental, a Administração Pública que, por conduta desidiosa, defere licença ambiental sem adotar seus deveres de cuidado exigidos por lei, pouco importando o motivo da desídia. V ALCANCE DA RESPONSABILIDADE A responsabilidade civil ambiental abrange o dano ambiental e o dano suportado individualmente por terceiros em decorrência do mesmo fato. Entende-se por dano ambiental, por tanto, a lesão de caráter difusa e indivisível que afete o meio ambiente ecologicamente equilibrado, o que não se confunde com aqueles danos individualmente suportados que derivam da degradação ambiental. 2 - Expressão utilizada fora do sentido técnico, devendo abranger organizações públicas e privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, financiadoras ou patrocinadoras de atividades ou de projetos que envolvam OGM.

5 Mas como já afirmado, a responsabilidade civil ambiental alcança ambas as espécies de danos. Tal entendimento se sustenta no art. 14 caput da lei 6.938/81 e encontra guarida na jurisprudência majoritária do STJ. Nesse sentido, a reparação dos danos que ensejam a responsabilidade civil ambiental deve considerar tanto a esfera patrimonial quanto extrapatrimonial da sociedade como um todo e dos indivíduos interessados, observando-se que a doutrina e a jurisprudência têm agasalhado a tese do dano moral difuso, tudo em observância ao art. 1º, I e IV da lei 7.347/85 (LACP). VI NEXO CAUSAL TEORIA ADOTADA O disposto no art. 14, 1º da lei 6.938/81 sugere a adoção da teoria da responsabilidade objetiva, ao expressamente indicar que a responsabilidade civil ambiental deve ser apurada independentemente de culpa. Aplica-se, para tanto, o princípio da precaução, conforme entendimento consolidado no REsp /SP, bem como a inversão do ônus da prova com fundamento no art. 6º, VIII do CDC e no art. 1º, IV da LACP. Há, contudo, precedente mais recente do STJ materializado no REsp /PR em que se faz menção expressa à teoria do risco integral para apuração de responsabilidade civil ambiental. De acordo com esta teoria o nexo causal não precisa ser comprovado para que haja a imputação da responsabilidade. Prevalece na doutrina, porém, a adoção da teoria do risco criado ou suscitado em matéria de responsabilidade civil ambiental. De acordo com essa teoria, o nexo causal deve ser provado e principia com o início da atividade poluidora, não havendo que se falar em excludente de responsabilidade.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB ADMINISTRATIVA CIVIL PENAL CONDUTA ILÍCITA CONDUTA ILÍCITA CONDUTA LÍCITA CONDUTA ILÍCITA TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar DANO POLUIDOR NEXO

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA Meio ambiente na CF/88 A Constituição Federal reconhece e declara: O meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à sadia qualidade de

Leia mais

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros Pesquisadora do CNPq Doutora em Direito (UFSC/Coimbra) Mestre em Direito (PUCRS) Professora Adjunta

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA Temas de Direito Ambiental recorrentes no Exame da OAB I ao XXII Exame de Ordem Unificado (FGV) Competência ambiental EIA/RIMA Responsabilidade

Leia mais

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direitos de terceira geração 1.1 Introdução 1.2 Direitos difusos 1.3 Direitos coletivos stricto sensu 1.4 Direitos individuais homogêneos 2. Meio ambiente: definição e

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL

DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL CONSTITUIÇÃO CRIMINALIZAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Ordem constitucional para criminalizar as condutas lesivas ao meio-ambiente. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL RESPONSABILIDADE

Leia mais

XXIII EXAME UNIFICADO AMBIENTAL TRIBUTÁRIO

XXIII EXAME UNIFICADO AMBIENTAL TRIBUTÁRIO XXIII EXAME UNIFICADO AMBIENTAL TRIBUTÁRIO Temas de Tributário Execução Fiscal Isenção Imunidade Obrigação Principal e Acessória Taxas 14% 14% 19% 24% 29% Temas de Tributário Execução Fiscal Isenção Imunidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Área de Preservação Permanente APP Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Área de Preservação Permanente APP Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Área de Preservação Permanente APP Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Regime de proteção das Áreas de Preservação Permanente Art.7º ao 9º O acesso à floresta

Leia mais

Aula 01 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Aula 01 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Turma e Ano: Improbidade Administrativa 2016 Matéria / Aula: Improbidade Administrativa / 01 Professor: Samuel Côrtes Monitor: Victor R. C. de Menezes Aula 01 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA I - INTRODUÇÃO:

Leia mais

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos.

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 22 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 22 Art. 22. Os órgãos públicos,

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 02 Responsabilidade civil no Direito Ambiental Brasileiro O

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS. Professor Eduardo Coral Viegas

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS. Professor Eduardo Coral Viegas DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS Professor Eduardo Coral Viegas É o conjunto de princípios que dá autonomia ao Direito Ambiental. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8 S UMÁRIO Capítulo 1 Meio Ambiente...1 1. Doutrina e Legislação...1 1.1. Conceito de meio ambiente... 1 1.2. Classi icação didática do meio ambiente... 3 1.3. O meio ambiente no art. 225 da CF/88... 4 Questões...6

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 27/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 27/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 27/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

AULA 01. Direito do Ambiente Édis Milaré Editora RT. Comentários do professor: o livro é muito grande e caro, mas o autor é recomendado.

AULA 01. Direito do Ambiente Édis Milaré Editora RT. Comentários do professor: o livro é muito grande e caro, mas o autor é recomendado. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Ambiental / Aula 01 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 01 CONTEÚDO DA AULA: Natureza Jurídica do Meio

Leia mais

Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal

Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal Pedro Campany (06/06/2018) Informação pública 1. Adins 2. Artigos Constitucionais 3. Interpretação Conforme a Constituição 4. Artigos Inconstitucionais

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2016

PLANO DE ENSINO 2016 PLANO DE ENSINO 2016 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. PROFESSOR: JOSÉ ROBERTO MARQUES 1.2. DEPARTAMENTO: DIREITO PÚBLICO 1.3. DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL 1.4. SÉRIE: 5ª TURMAS A e B 1.5. TURNOS: DIURNO E NOTURNO

Leia mais

VOTO DE QUALIDADE NO CARF: REFLEXOS NO DIREITO SANCIONATÓRIO E NO DIREITO PENAL. Edmar Oliveira Andrade Filho

VOTO DE QUALIDADE NO CARF: REFLEXOS NO DIREITO SANCIONATÓRIO E NO DIREITO PENAL. Edmar Oliveira Andrade Filho VOTO DE QUALIDADE NO CARF: REFLEXOS NO DIREITO SANCIONATÓRIO E NO DIREITO PENAL Edmar Oliveira Andrade Filho edmar@arlaw.com.br MULTA AGRAVADA E CRIME FISCAL Decreto n. 2.730/1998: Art. 2º. Encerrado o

Leia mais

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada.

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 10 Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Coisa Julgada nas Demandas Coletivas.

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Paula Freire 2012 Improbidade... terminologia Corrupção administrativa. Improbidade é sinônimo de imoralidade administrativa? Não. Improbidade é espécie de imoralidade e é mais

Leia mais

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais.

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais. Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental Insuficiência das fórmulas tradicionais. Danos Ambientais derivados de condutas comissivas do Estado Na hipótese de conduta comissiva do Estado o direito

Leia mais

Quais as vantagens em aderir ao PRA? Multas antes de julho de 2008 serão realmente suspensas?

Quais as vantagens em aderir ao PRA? Multas antes de julho de 2008 serão realmente suspensas? Quais as vantagens em aderir ao PRA? Multas antes de julho de 2008 serão realmente suspensas? Quais as vantagens em aderir ao PRA? Continuidade das ATIVIDADES AGROSSILVIPASTORIS, de ecoturismo e de turismo

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

Temas: Novo Código Florestal (Lei /12) e Responsabilidade Ambiental

Temas: Novo Código Florestal (Lei /12) e Responsabilidade Ambiental Questões de Direito Ambiental FGV Temas: Novo Código Florestal (Lei 12.651/12) e Responsabilidade Ambiental Hoje trouxe questões que a FGV cobrou sobre o novo Código Florestal no Exame de Ordem. Observem

Leia mais

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 Turma e Ano: Master B - 2015 Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 DO REGIME DE SEMILIBERDADE Art. 120. O regime de semiliberdade

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC RELAÇÃO DE CONSUMO objeto qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos art. 2º, CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se

Leia mais

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões)

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) Constitucionalizou a questão ambiental externa cumprida por outros países; Regularizou profusadamente o artigo

Leia mais

Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental

Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental Resolução 4327/14: Principais Aspectos Objeto e âmbito de aplicação Finalidade PRSA Prazos Diretrizes para desenvolvimento e implantação de PRSA (política

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Prof. Rodrigo Mesquita A Lei nº 6.938/1981, dentre outros assuntos, regulamenta em seu art. 14, 1º, a responsabilidade civil por dano ambiental, sendo essa

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias RUBENS KINDLMANN Legislação Tributária Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS PROF. ROSENVAL JUNIOR @PROFROSENVAL 1 - Meio Ambiente na Constituição Federal de 1988 Bens ambientais e Repartição de Competências; Art. 225, da CF/88 (Do Meio Ambiente); Artigo

Leia mais

ZENILDO BODNAR Magistrado Federal em Itajaí/SC; Professor do Mestrado em Ciência Jurídica da Univali.

ZENILDO BODNAR Magistrado Federal em Itajaí/SC; Professor do Mestrado em Ciência Jurídica da Univali. ZENILDO BODNAR Magistrado Federal em Itajaí/SC; Professor do Mestrado em Ciência Jurídica da Univali. RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DO SÓCIO-ADMINISTRADOR Estado contemporâneo e tributação Teoria da desconsideração

Leia mais

Avaliação de risco e legislação ambiental

Avaliação de risco e legislação ambiental VII Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas Avaliação de risco e legislação ambiental Ana Luiza Silva Spínola 21 de outubro de 2010 Contextualização Planejamento

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Biodiversidade, patrimônio genético, biossegurança e Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita VEDAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E

Leia mais

RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017

RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017 RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017 (Alterada) Define requisitos para a aprovação de projetos de restauração ecológica, e dá outras providências para a implementação do Programa Nascentes, objeto do Decreto

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Ordem constitucional para criminalizar as condutas lesivas ao meio ambiente.

CRIMES AMBIENTAIS. Ordem constitucional para criminalizar as condutas lesivas ao meio ambiente. CRIMES AMBIENTAIS DIREITO AMBIENTAL CRIMINALIZAÇÃO Constituição Federal Ordem constitucional para criminalizar as condutas lesivas ao meio ambiente. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Constituição Federal, art.

Leia mais

Ordenamento jurídico ambiental e o Estado indutor de políticas públicas. Patrícia Iglecias

Ordenamento jurídico ambiental e o Estado indutor de políticas públicas. Patrícia Iglecias Ordenamento jurídico ambiental e o Estado indutor de políticas públicas Patrícia Iglecias Contexto histórico Meio técnico, científico e informacional: ciência aliada à tecnologia e à informação na base

Leia mais

LASE 2016 LICENCIAMENTOE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO SETOR ELÉTRICO. Palestrante: Alexandre Sion Sion Advogados

LASE 2016 LICENCIAMENTOE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO SETOR ELÉTRICO. Palestrante: Alexandre Sion Sion Advogados LASE 2016 LICENCIAMENTOE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO SETOR ELÉTRICO Painel: Gestão de crises: planejamento para atuação em situações que envolvem aspectos socioambientais Palestrante: Alexandre Sion Sion

Leia mais

Qual o papel do Direito Ambiental no Brasil? Harmonizar a relação homem x meio ambiente de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável.

Qual o papel do Direito Ambiental no Brasil? Harmonizar a relação homem x meio ambiente de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável. Qual o papel do Direito Ambiental no Brasil? Harmonizar a relação homem x meio ambiente de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade Economicamente viável Ambientalmente correto

Leia mais

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º):

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º): IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Constituição Federal ordena os princípios básicos da Administração (art.37) e expressamente determina a imposição de sanções para os atos de improbidade administrativa. Da

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL INTRODUÇÃO Elan Marcos de Matos TEIXEIRA 1 Priscila Moreira MARCONDES 2 Victor Henrique Hipólito SCHWANTES 3 Fernando do Rego Barros FILHO 4 Em principio o direito

Leia mais

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado Responsabilidade Civil Ambiental Fernando Nabais da Furriela Advogado ffurriel@furriela.adv.br Legislação Ambiental Brasileira Constituição Federal Código Civil Legislação Especial Constituição Federal

Leia mais

ANEXO II TERMO DE COMPROMISSO PARA AJUSTAMENTO DE CONDUTA N º

ANEXO II TERMO DE COMPROMISSO PARA AJUSTAMENTO DE CONDUTA N º ANEXO II TERMO DE COMPROMISSO PARA AJUSTAMENTO DE CONDUTA N º TERMO DE COMPROMISSO PARA AJUSTAMENTO E CONDUTA CELEBRADO ENTRE E. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará- SEMAS-PA,

Leia mais

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE -

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 06 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS

Leia mais

ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º) ATOS LESIVOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ART. 5º)...10

ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º) ATOS LESIVOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ART. 5º)...10 LEI ANTICORRUPÇÃO ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º)...5 Pessoas jurídicas passíveis de responsabilidade... 5 Responsabilidade Civil e Administrativa Objetiva...6 Responsabilidade

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

Estudo de Caso: Direito Administrativo

Estudo de Caso: Direito Administrativo Estudo de Caso: Direito Administrativo Monitora: Yasmin Navega www.masterjuris.com.br FCC - Analista Judiciário / TRF 3ª Região / 2014 (Adaptada) Ricardo, servidor público ocupante de cargo efetivo em

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS AULA 16 RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS ERRO DE DIAGNÓSTICO 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO - Disposições Gerais Parte II Prof. Marcello Leal Privatividade de lançamento do Fisco? CTN, art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

Impactos da Resolução 4327/14 do Banco Central - Responsabilidade Ambiental

Impactos da Resolução 4327/14 do Banco Central - Responsabilidade Ambiental Impactos da Resolução 4327/14 do Banco Central - Responsabilidade Ambiental Normativo SARB - FEBRABAN nº 14/2014 Roberta Danelon Leonhardt 28 de outubro de 2014 Importância do tema O tema da responsabilidade

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO DANO AMBIENTAL

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO DANO AMBIENTAL A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO DANO AMBIENTAL PEQUENO, L. T. RESUMO: O presente trabalho buscou analisar as possibilidades de o Estado ser responsabilizado civilmente nos casos de envolvimento em

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem Prof. Marcello Leal 1 Termo inicial da prescrição Tributos lançados por homologação STJ, Súmula 436 - A entrega

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Código de Hamurabi no ano de do A.C;

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Código de Hamurabi no ano de do A.C; CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Evolução Histórica: Código de Hamurabi no ano de 2.067 do A.C; Leis de Talião; Código de Manu; Lei das XII

Leia mais

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS -LCA

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS -LCA LEI DE CRIMES AMBIENTAIS -LCA A proteção do meio ambiente pela CF/88 A primazia constitucional: A conservação do meio ambiente e a realização de um desenvolvimento sustentável são imprescindíveis à sadia

Leia mais

Direito Administrativo Luiz Jungstedt

Direito Administrativo Luiz Jungstedt Direito Administrativo Luiz Jungstedt Superior Tribunal de Justiça INFORMATIVO 631 PRIMEIRA SEÇÃO TEMA: Carreira dos Policiais Rodoviários Federais. Reajuste geral de 28,86% concedido pelas Leis 8.622/1993

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva.

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 13 Nesta aula será dada continuidade ao estudo das empresas estatais.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Direito Tributário. Aula 16. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 16. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 16 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

12 OAB. Direitos Difusos. Ambiental, ECA e Consumidor. 1ª fase. coleção. Guilherme Freire de Melo Barros Leonardo de Medeiros Garcia Romeu Thomé

12 OAB. Direitos Difusos. Ambiental, ECA e Consumidor. 1ª fase. coleção. Guilherme Freire de Melo Barros Leonardo de Medeiros Garcia Romeu Thomé 12 OAB 1ª fase coleção Organizadores da Coleção: Leonardo Garcia e Roberval Rocha Direitos Difusos Ambiental, ECA e Consumidor Guilherme Freire de Melo Barros Leonardo de Medeiros Garcia Romeu Thomé 3ª

Leia mais

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual Diretoria de Autos de Infração e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO

Leia mais

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito.

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.com/ Rafael Adachi RESPONSABILIDADE DO ESTADO - Estuda o dever estatal de indenizar particulares

Leia mais

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Professor Thiago Gomes Considerações Preliminares Obrigação de reparar danos patrimoniais em decorrência de atos de agentes públicos causados a terceiros Exaure-se

Leia mais

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA.

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA. Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 13 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Art. 118. Ressalvados

Leia mais

MANUAL DE DIREITO AMBIENTAL PARA CONCURSOS

MANUAL DE DIREITO AMBIENTAL PARA CONCURSOS Autores Gabriel Wedy Rafael Martins Costa Moreira MANUAL DE DIREITO AMBIENTAL PARA CONCURSOS Com base na jurisprudência atualizada dos Tribunais Superiores Prefácio Ingo Wolfgang Sarlet Apresentação Reynaldo

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016. ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016. AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal nas Ações Ambientais. João Emmanuel Cordeiro Lima

Responsabilidade Civil e Criminal nas Ações Ambientais. João Emmanuel Cordeiro Lima Responsabilidade Civil e Criminal nas Ações Ambientais João Emmanuel Cordeiro Lima Responsabilidade jurídica ambiental. - Responsabilidade jurídica é dever resultante de uma violação a um norma jurídica

Leia mais

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 26 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 26 PRA. Concessão Florestal Nesta aula daremos inicio ao estudo da concessão

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE 1 A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE DE DETENTO EM ESTABELECIMENTO PENITENCIÁRIO ALESSON ARANTES SILVEIRA 1 MARIA NILMA RODRIGUES DO NASCIMENTO 2 ORMESINDA CANDEIRA DA SILVA NETA 3 Resumo:

Leia mais

AULA 7 PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO - CFC Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO

AULA 7 PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO - CFC Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO 1 Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhe, ao contrário, todo o bem que está em vosso poder fazer-lhe.. Allan Kardec 2 1.

Leia mais

Congresso Ambiental VIEX

Congresso Ambiental VIEX Congresso Ambiental VIEX Responsabilidade no Direito Ambiental SION Advogados Alexandre Sion 19 de junho de 2018 PREVISÃO LEGAL DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Constituição Federal de 1988: - art. 225, 3º:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

Aula 129 LINDB. O parágrafo único dispõe sobre o que é considerado como orientações gerais.

Aula 129 LINDB. O parágrafo único dispõe sobre o que é considerado como orientações gerais. Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal Objetivo Aula: LINDB 129 Professor (a): Luiz Oliveira Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 129 LINDB Art. 24. O artigo trata da revisão

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais 1 Improbidade administrativa 1.1 Conceito e regramento constitucional 1.2 Lei de Improbidade Administrativa (LIA) 2 Das disposições gerais (arts. 1º a 8º) 2.1

Leia mais

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade)

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 03 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) 4. Direito

Leia mais

Potencial Responsabilização Financiadores por Danos Ambientais Causados por Tomadores. 14 de maio de 2015

Potencial Responsabilização Financiadores por Danos Ambientais Causados por Tomadores. 14 de maio de 2015 Potencial Responsabilização Financiadores por Danos Ambientais Causados por Tomadores 14 de maio de 2015 Premissa RISCOS AMBIENTAIS RISCOS FINANCEIROS RISCOS AMBIENTAIS RISCOS FINANCEIROS Compliance Ambiental

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

2. Outros princípios aplicáveis à relação entre cidadão e Estado... 71

2. Outros princípios aplicáveis à relação entre cidadão e Estado... 71 Sumário Capítulo I 1. Novos riscos, novos danos... 31 2. O Estado como responsável por danos indenizáveis... 32 3. Como situar a responsabilidade civil do Estado?... 35 3.1. O direito civil do século XXI...

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita A lei nº 9.605/98 tutela o direito de todos os homens possuírem o direito fundamental

Leia mais

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde AULA 11 ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a avaliação de um médico

Leia mais

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA.

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. RELAÇÃO JURÍDICO - TRIBUTÁRIA... 4 Expressão Relação Jurídica...4 Conceito de Obrigação... 5 Obrigação Principal e Obrigação Acessória... 5 Obrigação

Leia mais

1ª Causa em Direito Tributário em meu escritório Por onde eu começo?

1ª Causa em Direito Tributário em meu escritório Por onde eu começo? 1ª Causa em Direito Tributário em meu escritório Por onde eu começo? É tributo? Norma Correta? Lei vigente? Lei Eficaz? Qual a tese? MULTA DE TRÂNSITO PEDÁGIO Art. 3 Tributo é toda prestação pecuniária

Leia mais