Apresentação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação."

Transcrição

1 Mês das Mulheres

2 Apresentação O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) foi criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro. Primeira franquia de fisioterapia do país, o ITC Vertebral tornou-se referência nacional por oferecer um programa de tratamento pioneiro de reabilitação altamente eficaz no tratamento de doenças da coluna, denominado Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (RMA da Coluna Vertebral). Presente em cerca de 70 cidades brasileiras e com expansão no cenário internacional, o método consiste em um programa fisioterapêutico que concilia técnicas de Fisioterapia Manual, Estabilização Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com os equipamentos de reabilitação da empresa norte-americana Chattanooga Group: Mesa de Tração Eletrônica e Mesa de Flexão- Descompressão Dinâmica. Com elevado índice de resolução de problemas relacionados à coluna (87% dos casos) e satisfação de seus pacientes, o ITC Vertebral é hoje um dos melhores caminhos para o tratamento de hérnia de disco, protrusão de disco, degeneração discal, espondilolistese e instabilidade vertebral, dentre outras lesões da coluna que têm como principal sintoma a dor nas costas.

3 Diferencial Inaugurada no Lago Sul (DF) em abril de 2010, a unidade brasiliense do ITC Vertebral tem se destacado no mercado por oferecer serviços personalizados e pioneiros de alta qualidade no tratamento, prevenção e manutenção da coluna vertebral. Com ótima localização e equipe multiprofissional de saúde composta por educadores físicos e fisioterapeutas, o ITC Vertebral Brasília tem como principal diferencial a conciliação das mais diversas técnicas e métodos de fisioterapia manual e exercícios, com aparelhos tecnológicos de última geração. Para garantir uma aproximação ainda maior com seus clientes, o ITC Vertebral Brasília inaugurou, em 2013, uma filial em Águas Claras, operando com qualidade e profissionalismo em uma das principais avenidas da região. O ITC Vertebral Brasília é dirigido pela fisioterapeuta Ângela Lepesqueur, representante da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABR Coluna) no Distrito Federal e especialista nas áreas de Coluna Vertebral, Pilates para Coluna, Estabilização Segmentar Vertebral, técnicas de Fisioterapia Manual, Kinect Control (controle cinético), dentre outras. A clínica, que também conta com a unidade do Instituto New Pilates, também é dirigida pelos fisioterapeutas Marcelo Hoffmann, graduado em Fisioterapia e especialista em RPG, Pilates, Osteopatia e Quiropraxia; e Rafael Vasconcelos Nunes Santos, especialista em Pilates, Mackenzie, e Estabilização Vertebral Segmentar. Ângela Lepesqueur Marcelo Hoffmann Rafael Vasconcelos

4 A maior clínica de fisioterapia do mundo, em Brasília. São mais de 75 clínicas espalhadas pelo Brasil e com ampliação internacional. Mais de 236 fisioterapeutas em todo o Brasil. Conheça o método não cirúrgico que tratou mais de 33 mil pacientes. Alcançamos 93% de resolução dos casos, sem cirurgia.

5 DIA INTERNACIONAL DA Mulher O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

6 Depoimento Sergio Túlio Tarbes Carvalho, servidor público. O servidor público Sergio Túlio Tarbes Carvalho, mineiro de São João Dela Rei, 57 anos vinha sofrendo com as dores na cervical desde o segundo semestre de As dores persistiam sempre durante a noite e ao acordar. Essas queixas prejudicava diretamente o sono, ocasionando desconfortos ao longo do dia. Logo que procurou o ITC Vertebral Brasilia realizou sessões de Mckenzie, e a continuidade foi com os exercícios prescritos, além da musculação terapêutica duas vezes por semana. Isso foi o suficiente para resolver o problema e promover qualidade de vida. O paciente comemora o seu quadro de saúde. E perguntado sobre a avaliação do ITC Vertebral, ele não poupa elogias e mensura a nota 10 para o tratamento. As dores desapareceram, já estou em um processo de aprimoramento com a musculação terapêutica e me sinto bem melhor no geral. Depois de pouco mais de 6 meses de tratamento, o servidor público já observa a evolução do tratamento e percebe as mudanças e atitudes que mudaram em sua rotina, através do tratamento. Hoje durmo e acordo sem dores na cervical. Estou sentindo meu corpo mais forte. Para ele, isso se deve tanto ao atendimento e tratamento especializado que a clínica oferece, e acima de tudo, a preocupação na resolução dos casos que chega a 93% de sucesso. O diferencial do ITC Vertebral é o atendimento personalizado, o profissionalismo e o envolvimento dos fisioterapeutas, completa Sérgio Túlio Carvalho.

7 Perfil Nayalla Figueiredo Rosa, fisioterapeuta ITC Vertebral. Sou Profissional na área da Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício. Trabalhei especificamente com grupos especiais envolvendo hipertensos e idosos, hoje atuo trabalhando com exercícios -neurológico, anatômico, biomecânico e metabolicamente funcionais- auxiliando principalmente pessoas com alguma limitação/ lesão na coluna. Sou apaixonada pela área de Recuperação Físico/Funcional, em ajudar as pessoas e cuidar de vidas de forma que cada pessoa tenha uma melhor qualidade de vida. Tenho por hobbie a prática de exercícios físicos em lugares abertos e com bons amigos aproveitando com eles um tempo de qualidade. Nas horas vagas eu gosto muito de ler, estudar e me atualizar tanto em assuntos profissionais como espirituais cuidando então do meu corpo, alma e espírito fazendo também leitura bíblica me conectando com Deus. Meu esporte favorito é Jiu-jítsu por eu ter treinado por muito tempo e me apaixonado pela arte. Mas também amo os esportes coletivos.

8 Nossos Serviços Barral Técnica de Terapia Manual que tem como objetivo a manipulação visceral (órgãos internos), grande responsável pela incidência de dores musculares e articulares. Crochetagem Técnica de Terapia Manual que utiliza ganchos (crochets) de diferentes curvaturas para manipular espaços inacessíveis à mão. Estabilização Segmentar Vertebral Uma das técnicas mais indicadas no mundo para o tratamento da dor lombar tem como base a divisão do sistema muscular em dois grupos: músculos locais (com inserção direta na coluna e função de estabilidade para realizar um movimento) e músculos globais (responsáveis pela locomoção do corpo). Mackenzie Método que consiste em um programa de movimentos específicos prescritos de forma personalizada pelo fisioterapeuta, de acordo com as necessidades de cada paciente. Maitland Técnica de Terapia Manual utilizada para aliviar dores e restaurar os movimentos e a amplitude de movimentos, principalmente, em pacientes que apresentam disfunções neuromusculoes-queléticas. Manipulação Fascial (método Stecco) Técnica de terapia manual, aplicada diretamente sobre pontos de convergência de tensões, localizados nas fáscias. Método Busquet Técnica global de Terapia Manual que identifica os pontos de tensão em diferentes partes do corpo, a partir da análise das cadeias fisiológicas. Mulligan Técnica de Terapia Manual que tem como objetivo o reposicionamento articular e a reparação de pequenas falhas de movimento, geralmente causadas por traumas e/ou lesões. Musculação Terapêutica (método STS) Técnica que estuda todos os aspectos de controle do movimento humano, levando em consideração a utilização de exercícios funcionais, tanto do ponto de vista neurológico, biomecânico, anatômico e metabólico do movimento para corrigir um padrão motor inadequado. Osteopatia Baseia-se no diagnóstico diferenciado, por meio de técnicas terapêuticas manuais. Pilates Terapêutico Combinação de exercícios físicos que utilizam o próprio controle motor como carga, e que trabalha movimentos sincronizados e equilibrados, promovendo saúde da mente e do corpo. RPG A Reeducação Postural Global (RPG) consiste em ajustamentos posturais com o objetivo de reorganizar o equilíbrio dos músculos que firmam a postura, por meio de alongamentos dos músculos que causam alteração postural. Therapy Tapping Método de aplicação de fitas/bandas que estimulam o sistema tegumentar, linfático e muscular, além da estabilização de articulações. Trigger Points Técnica de Terapia Manual que envolve massagem e aplicações de pressão nos pontos de gatilho, que são localizados no tecido muscular. Mobilização Neural Técnica de Terapia Manual trabalha a mobilização e o estiramento dos tecidos neural e conjuntivo.

9 Boca ou nariz? RESPIRAÇÃO NO EXERCÍCIO DEVE SER AJUSTADA PELA INTENSIDADE. As fossas nasais têm exatamente esta função, desempenhando o papel fisiológico de tentar reter as impurezas do ar que vai aos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue. Respirar pelo nariz é, portanto, fisiologicamente correto. Quando existe algum tipo de problema aumentando muito a resistência à passagem do ar durante a inspiração, começa a prevalecer a entrada do ar pela boca, mesmo durante o repouso, caracterizando o quadro que leva o indivíduo a ser denominado como um respirador bucal. Esta situação traz preocupações, podendo causar problemas ortodônticos como também originar o desagradável ronco ao dormir. Respirar pelo nariz, entretanto significa vencer uma resistência maior à passagem do ar, comparada à respiração pela boca. Quando praticamos uma atividade física, o fluxo respiratório aumenta proporcionalmente à intensidade do exercício. Até uma certa intensidade, o ajuste da respiração ainda permite que possamos continuar a inspirar pelo nariz. Entretanto, quando um certo nível crítico de intensidade passa a ser atingido, a resistência à passagem do ar pelas fossas nasais começa a exigir dos músculos respiratórios um gasto de energia que torna a respiração pouco econômica. Neste momento, também de maneira involuntária, começamos a inspirar pela boca. Trata-se de um ajuste necessário para proporcionar uma adaptação à intensidade do exercício. Como existe a ideia de que respirar pela boca é errado algumas pessoas podem tentar forçar, de maneira voluntária, a inspirar somente pelo nariz. Este é um erro que não deve ser cometido, pois vai causar uma situação que se tornará insustentável do ponto de vista de gasto de energia, tornando-se mesmo o fator responsável pela fadiga precoce.

10 Pés saudáveis e sem dores A SAÚDE DOS PÉS EXIGE MAIS ATENÇÃO DO QUE PARECE, MAS CUIDAR DELES É FÁCIL. Mantenha os pés limpos e secos Limpe e esfregue seus pés com água e sabão quando você se banhar. Certifique-se de secar bem entre cada dedo do pé individualmente, essa é a dica maior, e vale a pena perder uns minutinhos a mais, pois qualquer excesso de umidade entre os dedos pode criar um ótimo ambiente para uma infecção por fungos. Corte as unhas dos pés corretamente Cortar as unhas em linha reta e evitar o corte demasiado perto da pele ou arredondamento de forma drástica. Não corte os cantos das unhas, que podem causar encravamentos dolorosos e infecções. Escolha calçados respiráveis Para ajudar a manter seus pés secos e saudáveis, use sapatos arejados para permitir que o ar circule. Se você está propenso a ter o pé excessivamente suado, procure sapatos feitos de tecidos de malha para respirabilidade máxima. Muitos tênis de corridas já têm esse sistema. Use tênis que se encaixam corretamente Sapatos que são demasiadamente apertados como chuteiras e sapatilhas, por exemplo, podem causar problemas nos pés de longo prazo. Procure a loja de sapatos no fim da tarde, para compensar o inchaço do pé que ocorre no final do dia e use o mesmo tipo de meias ou meias que você vai usar com os sapatos. Escolha uma caixa anterior ampla e de preferencia arredondada, com muito espaço para os dedos dos pés e um salto ou altura estável. Evite sapatos pontudos, que podem dar cãibras nos dedos do pé e perna e causam unhas encravadas e calos. Evite compartilhamento de calçados Você pode obter infecções fúngicas por uso de sapatos de outras pessoas, bem como meias usadas por outra pessoa. Isso inclui alugueis (botas de esqui, de boliche e etc). Use sempre seu próprio calçados para ajudar a manter os pés saudáveis.

11 Equipe Arthur Lepesque Instrutor de Pilates, Musculação Terapêutica e Pilates Funcional, Treinamento Funcional, Técnico em Triathlon, Especialista em reabilitação de lesões e treinamento para populações especiais e atletas Merrithew Life Fitness CREF: G/DF Bernardo Pinheiro Gomes da Silva Especialista em Osteopatia, RPG, Manipulação Visceral, Terapia Manual e Postural CREFITO/11: F Camila Maria Costa Rocha Especialista em RPG pelo método Souchard CREFITO/ 11: F Emanuelle Bezerra de Oliveira Pós-graduada em Terapia Manual e Postural, Cursando Pós-graduação em Osteopatia, Formada em Método Busquet e Pilates CREFITO/11: F Bruno André Ferreira Fisioterapeuta com formação em Pilates Aplicado à Coluna, Pilates Aplicado à Gestante, Crochetagem e Therapy Taping CREFITO/11: F Evellyne Cristhina de Sousa Especialista em Método Busquet, Pilates Clínico, Fisioterapia Bio Antropológica e Avaliação Biocinética CREFITO/11: F Kellen Cavalcante Pós-graduada em Fisioterapia Cardiorespiratória e especialista em Ginástica Holística CREFITO/11: F Luciana Passos Fonseca Especialista em RPG, Pilates e em Estabilização Vertebral Segmentar CREFITO/11: F Maurício Andres Ardiles Eguiluz Especialista em Ortopedia e em Traumatologia Esportiva e da Coluna, Mestre em Exercício Físico e Reabilitação em Populações Especiais CREFITO/11: F Nayalla Figueiredo Rosa Formada em Educação Física, especialista em grupos especiais e em Musculação e Fisiologia do Exercício e Pós-graduanda em Musculação Terapêutica CREFITO: G/MG Pâmela Ribeiro Rodrigues Especialista em Pilates e RPG e Pósgraduanda em Osteopatia CREFITO/11: F Ricardo Pontes Brito Especialista em Terapia Manual com formações em Microfisioterapia e Leitura Biológica, Osteopatia e Método Mackenzie de Mechanical Diagnosis and Therapy da coluna vertebral (MDT) CREFITO/11: F Thuany Fischer Lucena Especialista em RPG para a Estabilização Segmentar, Pilates e Crochetagem, Cursando Pósgraduação em Osteopatia CREFITO/11: F

12 Aniversariantes Nayalla Figueiredo Arthur Siqueira Bernardo Pinheiro 28/03 27/03 28/03 Parabéns!!!

Apresentação.

Apresentação. enfim férias Apresentação O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) foi criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro. Primeira franquia de fisioterapia do país, o ITC

Leia mais

Com você no mês. alegria

Com você no mês. alegria C Com você no mês da alegria Apresentação O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) foi criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro. Primeira franquia de fisioterapia

Leia mais

Apresentação.

Apresentação. ANO NOVO vida nova Apresentação O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) foi criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro. Primeira franquia de fisioterapia do país,

Leia mais

Apresentação.

Apresentação. Apresentação O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) foi criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro. Primeira franquia de fisioterapia do país, o ITC Vertebral

Leia mais

Feliz. dia das. Mães!

Feliz. dia das. Mães! Feliz dia das Mães! Apresentação O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) foi criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro. Primeira franquia de fisioterapia do país,

Leia mais

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento. 8h:15min 10h

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento. 8h:15min 10h Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento Local 23/10/2017 NOÇÕES BÁSICAS DE PODOPOSTUROL OGIA Dr. Zari Neto Fisioterapeuta- Crefito10 127789-F Responsável Técnico

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 52-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015. Aprova o Curso de Especialização em Recursos Terapêuticos Manuais: Ênfase em Terapia Manual, modalidade modular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL EMENTA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL DISCIPLINA: Bases Anatômicas e Biomecânicas I ( Membros Superiores) EMENTA: Estudo da anatomobiomecânica das articulações dos membros superiores

Leia mais

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas. 08h:15min 10h

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas. 08h:15min 10h Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas Local 23/10/2017 08:00 - Abertura do evento 23/10/2017 NOÇÕES BÁSICAS DE PODOPOSTUROLOGIA 08h:15min 10h Dr. Zari Neto - Crefito10 127789-F Responsável Técnico

Leia mais

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Paulo Leal Fisioterapeuta e Prof. de Educação Física Mestre em Educação Física Especialista em Educação física e

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates 10 ERROS + comuns durante a execução de exercícios de Pilates Este e-book é uma produção do Grupo VOLL Pilates. O QUE É VOLL PILATES? A VOLL Pilates é um grupo de empresas focado na formação, na capacitação

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES INTRODUÇÃO Um número cada vez maior de pessoas apresenta, em seu cotidiano, atividades repetitivas e restritivas, que conduzem a uma perda do sinergismo

Leia mais

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - PORTO - MÓDULO 5 (MEMBRO SUPERIOR)

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - PORTO - MÓDULO 5 (MEMBRO SUPERIOR) TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - PORTO - MÓDULO 5 (MEMBRO SUPERIOR) Terapia Manual segundo o Conceito Osteoeti alguns dos maiores nomes da fisioterapia em Manual.

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

A dor nas costas pode tornar impossíveis os prazeres mais simples da vida.

A dor nas costas pode tornar impossíveis os prazeres mais simples da vida. A dor nas costas pode tornar impossíveis os prazeres mais simples da vida. O Método McKenzie oferece condições para você se tratar de maneira rápida, segura e eficaz, sem depender de medicação, calor,

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

Súmario. Introdução. O que é hérnia de disco? O que causa a hérnia de disco? Sintomas. Diagnóstico. Tratamento. Como conviver com o diagnóstico

Súmario. Introdução. O que é hérnia de disco? O que causa a hérnia de disco? Sintomas. Diagnóstico. Tratamento. Como conviver com o diagnóstico Súmario Introdução O que é hérnia de disco? O que causa a hérnia de disco? Sintomas Diagnóstico Tratamento Como conviver com o diagnóstico Conclusão Introdução Embora seja uma das partes mais importantes

Leia mais

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Saúde & Tecnologia O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Os aparelhos digitais, fonte de informação e entretenimento, tem levado muitos usuários a permanecerem por longos períodos conectados

Leia mais

TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV

TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV www.institutorv.com.br TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV RCV REEQUILÍBRIO DA COLUNA VERTEBRAL FISIOTERAPIA BAROPODOMETRIA ATM/DTM PALMILHAS POSTURAIS E ESPORTIVAS1 O Instituto RV é uma clínica

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

REABILITAÇÃO ESPORTIVA APLICADA AO MÉTODO PILATES

REABILITAÇÃO ESPORTIVA APLICADA AO MÉTODO PILATES REABILITAÇÃO ESPORTIVA APLICADA AO MÉTODO PILATES Ft. Flávio Martins -Formado em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes -Pós Graduando em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Gama Filho RJ -Programa

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ENFES A 10 DE NOVEMBRO

PROGRAMAÇÃO ENFES A 10 DE NOVEMBRO PROGRAMAÇÃO ENFES 2018 08 A 10 DE NOVEMBRO EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO) 20:00 22:00 Mecanismo bioquímicos da hipertrofia muscular (Prof. Paulo Muzy) 09:00 12:00 Treinamento de força e personal para crianças

Leia mais

LER A DOENÇA DO SÉCULO

LER A DOENÇA DO SÉCULO LER A DOENÇA DO SÉCULO Introdução Muitas vezes sofremos lesões que procedem de comportamentos cotidianos que não nos damos conta de ser danosos a nossa saúde até começarmos a sentir a dores que são ocasionadas

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA

CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA CADEIAS LESIONAIS (JUN 2017) - LISBOA O conceito de desenvolvimento da lesão por cadeia vai de encontro à visão global do corpo humano e do indivíduo como um todo, cada vez mais adotada por Fisioterapeutas

Leia mais

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO Nestas 24 horas dedicadas ao Exercício Terapêutico vai perceber como tornar o exercício funcional, quando o conseguimos ligar aos padrões integrados de movimento

Leia mais

E-book COLUNA SAUDÁVEL. Dr Thiago Rodrigues

E-book COLUNA SAUDÁVEL. Dr Thiago Rodrigues IMAGINE A VIDA SEM DOR NA COLUNA. E-book COLUNA SAUDÁVEL Dr Thiago Rodrigues DESCUBRA OS EXERCÍCIOS PARA DEIXAR SUA COLUNA SAUDÁVEL COM O FISIOTERAPEUTA DR THIAGO RODRIGUES ESPECIALISTA EM PROBLEMAS DE

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

Escrito por Vipgospel Sex, 06 de Dezembro de :00 - Última atualização Sex, 06 de Dezembro de :05

Escrito por Vipgospel Sex, 06 de Dezembro de :00 - Última atualização Sex, 06 de Dezembro de :05 Carregar bolsas ou mochilas pesadas, postura errada, não se acomodar na cadeira, dirigir muito, ter sobrepeso ou levar uma vida sedentária. Se você se encaixa em uma (ou mais) dessas situações, provavelmente

Leia mais

Fisioterapeuta Priscila Souza

Fisioterapeuta Priscila Souza Fisioterapeuta Priscila Souza * Passou de 7 bilhões o número de celulares no mundo. (União Internacional de Telecomunicações UIT, 2015) *Segundo a ONU em 2000 o número de aparelhos celulares era de 738

Leia mais

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA Sempre e onde estiver... Estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA A coluna vertebral constitui uma parte importante do esqueleto,

Leia mais

FISIOTERAPIA DESPORTIVA DE ELITE (NOV 2015) - PORTO

FISIOTERAPIA DESPORTIVA DE ELITE (NOV 2015) - PORTO FISIOTERAPIA DESPORTIVA DE ELITE (NOV 2015) - PORTO Depois do enorme sucesso das edições anteriores, Michal Novotny, um fisioterapeuta com um percurso extraordinário, voltará a Portugal para partilhar

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2016) BRAGA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

Treinamento Funcional

Treinamento Funcional Cuidar da sua Saúde é dar qualidade de vida e funcionalidade aos Movimentos Thiago Rizaffi Fisioterapeuta & Coach de Saúde Minha Formação Sou formado em Fisioterapia pela faculdade Unipinhal no ano de

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Semiologia Geral ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Generalidades sobre diagnóstico e avaliação AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA EM II - Avaliação da coluna (postura) -

Leia mais

COM ANDRZEJ PILAT (OUT 2015) LISBOA

COM ANDRZEJ PILAT (OUT 2015) LISBOA INDUçãO MIOFASCIAL: TéCNICAS ESTRUTURAIS COM ANDRZEJ PILAT (OUT 2015) LISBOA A Indução Miofascial é um método de avaliação e de tratamento das disfunções do sistema fascial com o objetivo de aliviar a

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO

VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO MANIPULAçãO VERTEBRAL (OUT 2016) - PORTO A manipulação vertebral é um recurso da terapia manual bastante popular entre os profissionais de saúde, um dos mais procurados e que maior impacto causa junto

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

RPG. Reeducação Postural Global

RPG. Reeducação Postural Global RPG Reeducação Postural Global Criador do Método Philippe Emanuel Souchard Físico/Fisioterapeuta Criado em 1980 O que é a RPG? Micro e macro-ajustamento do sistema músculo-esquelético em decoaptação,detorção,

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

KINETIC CONTROL - THE MOVEMENT SOLUTION

KINETIC CONTROL - THE MOVEMENT SOLUTION KINETIC CONTROL - THE MOVEMENT SOLUTION Curso completo. Estratégias terapêuticas resultam do estudo aprofundado em neurociências. Diagnóstico e classificação da lesão. Análise da eficiência do controlo

Leia mais

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha)

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha) MANIPULAçãO VERTEBRAL (JAN 2016) - LISBOA A manipulação vertebral é um recurso da terapia manual bastante popular entre os profissionais de saúde, um dos mais procurados e que maior impacto causa junto

Leia mais

HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA

HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA DATA DE INíCIO / FIM 12-12-2014 / 14-12-2014 HORARIO Manhã - 9:30 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 DESTINATARIOS #Fisioterapeuta,

Leia mais

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - MóDULO 10 - LISBOA

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - MóDULO 10 - LISBOA TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - MóDULO 10 - LISBOA Terapia Manual segundo o Conceito Osteoetiopático é uma formação única, reconhec alguns dos maiores nomes da fisioterapia

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Da Consulta Trate-se do questionamento abaixo, acerca do RPG: - Conceituar Método/Técnica

Leia mais

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA NO OMBRO: AVALIAçãO E TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA Um dos complexos articulares com maior incidência de patologia músculo-esquelética é sem dúvida o ombro. Neste curso bastante prático abordará

Leia mais

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC)

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Técnica com ventosas alivia dor e é adotada por atletas olímpicos - Tratamento da medicina chinesa, ventosaterapia também pode ser

Leia mais

Prof. Ms. José Góes Colaboração Geovane Filho

Prof. Ms. José Góes Colaboração Geovane Filho Colaboração Geovane Filho Processos fisioterápico e terapêutico Pessoas portadoras de patologias traumatoortopédicas Recuperação de lesões e profilaxia Mecanoreceoptores importante função de recuperação

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE JANEIRO DE 2013. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 12/2015-CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, modalidade modular,

Leia mais

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica COLUNA LOMBAR Coluna lombar Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica 2 tipos de Articulações: Intervertebral cartilaginosa Proc. Articulares - sinovial Coluna lombar Coluna lombar

Leia mais

#Fisioterapeuta, #Osteopata com Cedula, #Estudante Finalista. Inscrição Antecipada ( ) Inscrição Normal ( ) 439.

#Fisioterapeuta, #Osteopata com Cedula, #Estudante Finalista. Inscrição Antecipada ( ) Inscrição Normal ( ) 439. QUIROPRAXIA - TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL (NOV 2017) - PORTO A Quiropraxia é uma técnica de terapia manual, eficaz, segura e com reconhecimento científico, baseada na manipulação do corpo humano com

Leia mais

Cristiano Saldanha de Oliveira

Cristiano Saldanha de Oliveira Cristiano Saldanha de Oliveira PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES Vivência no atendimento a pacientes em diversas modalidades; Disponibilidade para atendimento domiciliar, mediante prévia agenda; Discrição e conduta

Leia mais

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO APLICADO AO MÉTODO PILATES

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO APLICADO AO MÉTODO PILATES PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO APLICADO AO MÉTODO PILATES Formado em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes UNIT - Aracaju, Se 2012 Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade

Leia mais

NICOLAS ROBILLARD Nicolas Robillard é Osteopata DO, Podoposturoterapeuta e Osteoetiopata DOe.

NICOLAS ROBILLARD Nicolas Robillard é Osteopata DO, Podoposturoterapeuta e Osteoetiopata DOe. TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - PORTO - MóDULO 1 (NOVA TURMA) Terapia Manual segundo o Conceito Osteoetiopático é uma formação única, reconhecida por alguns dos

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES TUPIMEK MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

EQUIPA DE FORMADORES TUPIMEK MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / INDUçãO MIOFASCIAL: TéCNICAS ESTRUTURAIS COM ANDRZEJ PILAT (MAI 2017) - PORTO A Indução Miofascial é um método de avaliação e de tratamento das disfunções do sistema fascial com o objetivo de aliviar a

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

COM ANDRZEJ PILAT (SET 2016) LISBOA

COM ANDRZEJ PILAT (SET 2016) LISBOA INDUçãO MIOFASCIAL: TéCNICAS ESTRUTURAIS COM ANDRZEJ PILAT (SET 2016) LISBOA A Indução Miofascial é um método de avaliação e de tratamento das disfunções do sistema fascial com o objetivo de aliviar a

Leia mais

DANIEL VALPAçOS Daniel Valpaços é Osteopata e Pós-graduado em Osteopatia Pediátrica e Desportiva. Prazo Tardio - entre e

DANIEL VALPAçOS Daniel Valpaços é Osteopata e Pós-graduado em Osteopatia Pediátrica e Desportiva. Prazo Tardio - entre e ANATOMIA PALPATóRIA (JUL 2017) - LISBOA De que serve ter um vasto conhecimento de técnicas quando há ainda muitas falhas ao nível do conhecimento base em anatomia? Esta área de formação é por vezes descurada

Leia mais

TERAPIAS MIOFASCIAIS (OUT 2017) - PORTO

TERAPIAS MIOFASCIAIS (OUT 2017) - PORTO TERAPIAS MIOFASCIAIS (OUT 2017) - PORTO As técnicas miofasciais têm na sua génese uma abordagem global e integrada do corpo. São técnicas extremamente suaves, muito bem toleradas pelos indivíduos. Em Terapias

Leia mais

DANIEL VALPAçOS Daniel Valpaços é Osteopata e Pós-graduado em Osteopatia Pediátrica e Desportiva.

DANIEL VALPAçOS Daniel Valpaços é Osteopata e Pós-graduado em Osteopatia Pediátrica e Desportiva. ANATOMIA PALPATóRIA NO DIAGNóSTICO CLíNICO (MAI 2016) - PORTO De que serve ter um vasto conhecimento de técnicas quando há ainda muitas falhas ao nível do conhecimento base em anatomia? Esta área de formação

Leia mais

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - LISBOA (NOVA TURMA 2017) - CURSO COMPLETO

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - LISBOA (NOVA TURMA 2017) - CURSO COMPLETO TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPÁTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - LISBOA (NOVA TURMA 2017) - CURSO COMPLETO Terapia Manual segundo o Conc alguns dos maiores nomes da f Manual. Esta é a oportunidade

Leia mais

Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018

Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018 Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018 Público Alvo: - Profissionais e acadêmicos (a partir do 5º período) de Fisioterapia e Educação Física. Ementa: Falar

Leia mais

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 CURSO : Fisioterapia DEPARTAMENTO: Fisioterapia DISCIPLINA: História e Fundamentos da Fisioterapia SÉRIE 1º Semestre PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula Bem-estar do professor Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Veja como implementar estes cuidados

Leia mais

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela.

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela. Rupturas do menisco As lesões meniscais estão presente em quase todas as idades, sendo as mais comuns no joelho. Atletas, que praticam esportes de contato, têm mais chances de romper o menisco. Entretanto,

Leia mais

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns A idéia de praticar atividade física está relacionada à melhora na saúde, qualidade de vida e longevidade. Pessoas de todas as idades buscam nos esportes uma forma de liberar o estresse, aumentar a disposição

Leia mais

Abordagem do Pilates em Fisioterapia

Abordagem do Pilates em Fisioterapia Programa de Educação Continuada em Saúde Abordagem do Pilates em Fisioterapia INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO AO MÉTODO PILATES... 3 2 HISTÓRIA

Leia mais

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) Lesão por Esforço Repetitivo (LER) O que é Lesão por esforço repetitivo? Sinônimos: ler, l.e.r., lesão traumática cumulativa Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 26/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA DESPORTIVA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

COLUNA LOMBAR 24/03/15 ANATOMIA VERTEBRAL

COLUNA LOMBAR 24/03/15 ANATOMIA VERTEBRAL ANATOMIA VERTEBRAL - Corpo: maior e mais largo (distribuição de cargas) - Apófise Espinhosa: mais espessa, retangular e horizontal - Facetas articulares: mais perpendiculares e posteriores FNC 1 ORIENTAÇÃO

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO TRIGGER POINTS (JUL 2017) - COIMBRA Neste curso terá acesso a um conjunto de ferramentas de avaliação sistemática e de tratamento do Trigger Point, nomeadamente: punção seca, compressão isquémica, técnicas

Leia mais

Reeducação Postural Global - RPG

Reeducação Postural Global - RPG Reeducação Postural Global - RPG Técnica desenvolvida pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard nos anos 70; derivada do Método Mézières (que originou o conceito cadeia muscular posterior);

Leia mais

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Estudo do Movimento Professor Ricardo Ramos Ano letivo 2014/2015 Módulo 4 Qualidades Físicas Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Aluno: N.º : Classificação:

Leia mais

FACULDADE FASERRA. Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade FASERRA. Marilene Ferreira de Araújo

FACULDADE FASERRA. Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade FASERRA. Marilene Ferreira de Araújo FACULDADE FASERRA Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade FASERRA Marilene Ferreira de Araújo TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA ENTORSE DE TORNOZELO COM A UTILIZAÇÃO

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h00-13h00 Tarde - 14h00-18h00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h00-13h00 Tarde - 14h00-18h00 MéTODO OFICIAL KINESIO TAPING KT1/KT2 (DEZ 2017) - PORTO Se pensar nas competências fundamentais à prática clínica, não lecionadas nos cursos de base na área da saúde, impreterivelmente surge o Kinesio

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS 1 Obteve alteração das nomenclaturas referentes a alguns procedimentos. Onde se lê: sessão Leia se: atendimento. Conforme

Leia mais

PODOPOSTUROLOGIA (NOV 2014) - PORTO

PODOPOSTUROLOGIA (NOV 2014) - PORTO PODOPOSTUROLOGIA (NOV 2014) - PORTO Sabia que a posição do pé é essencial para uma postura correcta? A Podoposturologia é um método que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo com base

Leia mais

TIPOS DE LESÕES. Adaptado de CHAFFIN e ANDERSON (1991) TIPO DE TRAUMA

TIPOS DE LESÕES. Adaptado de CHAFFIN e ANDERSON (1991) TIPO DE TRAUMA LESÕES NO TRABALHO TIPOS DE LESÕES TIPO DE TRAUMA CAUSA EFEITO Trauma por impacto Uma força repentina de grande intensidade Contusões, lacerações, fraturas, amputações, subluxações articulares, concussões,

Leia mais

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Nos humanos sabemos que um acidente imprevisto p o d e c a u s a r d o r e sofrimento por muito tempo. A a n a t o m i a d o c ã o é basicamente igual

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva.

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. Ementas MÓDULO AVALIAÇÃO - 40 horas -Introdução à fisioterapia esportiva (1 hora) Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. -Avaliação cinético-funcional dos membros superiores

Leia mais

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - MóDULO 2 - LISBOA

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - MóDULO 2 - LISBOA TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) - MóDULO 2 - LISBOA Terapia Manual segundo o Conceito Osteoetiopático é uma formação única, reconhec alguns dos maiores nomes da fisioterapia

Leia mais