CÂMARA MUNICIPAL DE PIMENTA-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÂMARA MUNICIPAL DE PIMENTA-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018"

Transcrição

1 RECORRENTE: AGUEDA APARECIDA RODRIGUES INSCRIÇÃO Nº CANDIDATO AO CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS QUESTÃO: 18 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a revisão da questão. Ao revisar a questão, constata-se que a mesma possui duas alternativas iguais e que tais alternativas apresentam a resposta correta. Tal fato vai de encontro com o item do Edital que determina Cada questão terá apenas uma opção correta.. Diante do exposto, a questão deve ser considerada nula. CONCLUSÃO: O recurso é julgado PROCEDENTE, anulando-se a questão de número 18 da prova para o cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS.

2 RECORRENTE: ALINE MARIA RODRIGUES CHAVES INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 15 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA Diferentemente do que a candidata alega, a palavra que (entre as 27 funções possíveis que ela assume em língua portuguesa), no enunciado em que se encontra, de fato não é uma conjunção, e sim um pronome relativo. Como tal, ela introduz uma oração adjetiva (que qualifica um termo anterior; no caso, histórias ), pode ser substituída por as quais (processo que pode ser feito por substituição mental) e possui uma função sintática de sujeito, no caso da oração em pauta. Conjunção não possui essas propriedades em língua portuguesa. Mantém-se, portanto, o gabarito oficial da questão..

3 RECORRENTE: CAMILA DAMIANE TOMÉ PEREIRA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 12 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a revisão da questão. JUSTIFICATIVA Diferentemente do que a candidata alega, o adjetivo clara não é sinônimo de concisa. Em qualquer dicionário da língua portuguesa, a noção de concisão se liga diretamente à característica de ser resumitivo a clareza pode até ser uma característica decorrente do fato de algo ser resumido, mas não propriamente um sinônimo desse adjetivo. Mantém-se, portanto, o gabarito oficial da questão..

4 RECORRENTE: CLEIDE JULIA DA CUNHA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 03 MATÉRIA: ESPECÍFICA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. A questão foi estrutura e formulada em conformidade, estritamente, com o que está disposto no artigo 40 da Lei Orgânica do Município de Pimenta, que em seu 2º nos diz o seguinte: O plano diretor deverá englobar o território do Município como um todo.. (grifo nosso) Se aceitarmos a terceira alternativa como correta, estaremos infringindo o que está explicito na Lei Orgânica do Município de Pimenta. Não obstante, a prova trazia em seu cabeçalho a seguinte informação: As próximas seis questões foram elaboradas de acordo com a Lei Orgânica do Município de Pimenta e deverão ser respondidas de acordo com os preceitos estabelecidos pela referida legislação.. Por tanto os candidatos foram orientados a responder as 6 (seis) primeiras questões com base, estritamente, no que dispõe a Lei Orgânica do Município de Pimenta e os preceitos nela estabelecidos. Diante do exposto, julgo improcedente o recurso..

5 RECORRENTE: CLEIDE JULIA DA CUNHA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 15 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA Diferentemente do que a candidata alega, a palavra que (entre as 27 funções possíveis que ela assume em língua portuguesa), no enunciado em que se encontra, de fato não é uma conjunção, e sim um pronome relativo. Como tal, ela introduz uma oração adjetiva (que qualifica um termo anterior; no caso, histórias ), pode ser substituída por as quais (processo que pode ser feito por substituição mental) e possui uma função sintática de sujeito, no caso da oração em pauta. Conjunção não possui essas propriedades em língua portuguesa. Mantém-se, portanto, o gabarito oficial da questão..

6 RECORRENTE: CLEIDE JULIA DA CUNHA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 18 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA A questão em pauta aborda diretamente o conteúdo de organização sintática de sentenças, e esse conteúdo é previsto claramente no programa da prova de língua portuguesa expresso no edital: Sintaxe (identificação de termos da oração, orações coordenadas, orações subordinadas e períodos simples, compostos e mistos). Orações subordinadas são de 3 tipos: adverbiais, substantivas e adjetivas. Não se trata de conteúdo de advérbio isolado, e sim de oração adverbial..

7 RECORRENTE: CLEIDE JULIA DA CUNHA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 22 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA A sequência, seja numérica ou alfabética, é um elemento comum em qualquer forma de raciocínio lógico; aliás, o raciocínio é estruturado justamente sobre sequências, sem as quais nenhum conteúdo lógico poderia ser expresso. Trata-se de uma premissa de qualquer raciocínio lógico-quantitativo, presente em toda estrutura lógica de situações-problema, termos que são bem claros no edital da prova. Toda sequência é uma situação-problema em si, razão pela qual o exercício não foge ao que preceitua o edital..

8 RECORRENTE: CLEIDE JULIA DA CUNHA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 26 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA Algumas das premissas do raciocínio lógico são que o mesmo seja coerente, por razões óbvias, e que apresente clareza de estruturação. O raciocínio proposto pela candidata não atende a esses requisitos, uma vez que toma, aleatoriamente, uma das letras dos nomes próprios associando-a também a uma das letras da função correspondente àqueles. O raciocínio proposto na questão da prova é mais simples e direto, relativo ao quantitativo de letras nas palavras, atendendo às premissas de coerência e clareza. Deve-se, portanto, manter o gabarito oficial da questão..

9 RECORRENTE: CLEIDE JULIA DA CUNHA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 28 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA A questão em pauta não aborda análise combinatória nem princípio de contagem (o que, a rigor, estariam dentro do programa da prova, diferentemente do que a candidata alega, por serem princípios básicos do raciocínio lógico-quantitativo). O raciocínio expresso na sequência é mais simples e direto do que a tentativa empreendida no texto do recurso: trata-se de uma sequência numérica em que todos os elementos, em ordem, iniciam-se com a letra O (oito, onze, oitenta...). O número seguinte que preenche corretamente essa sequência é justamente o da letra C, 82..

10 RECORRENTE: DIONE TOMÉ CARDOSO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 18 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: O candidato requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA A questão em pauta aborda diretamente o conteúdo de organização sintática de sentenças, e esse conteúdo é previsto claramente no programa da prova de língua portuguesa expresso no edital: Sintaxe (identificação de termos da oração, orações coordenadas, orações subordinadas e períodos simples, compostos e mistos). Orações subordinadas são de 3 tipos: adverbiais, substantivas e adjetivas. Não se trata de conteúdo de advérbio isolado, e sim de oração adverbial..

11 RECORRENTE: DIONE TOMÉ CARDOSO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 22 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: O candidato requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA A sequência, seja numérica ou alfabética, é um elemento comum em qualquer forma de raciocínio lógico; aliás, o raciocínio é estruturado justamente sobre sequências, sem as quais nenhum conteúdo lógico poderia ser expresso. Trata-se de uma premissa de qualquer raciocínio lógico-quantitativo, presente em toda estrutura lógica de situações-problema, termos que são bem claros no edital da prova. Toda sequência é uma situação-problema em si, razão pela qual o exercício não foge ao que preceitua o edital..

12 RECORRENTE: DIONE TOMÉ CARDOSO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 26 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: O candidato requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA Algumas das premissas do raciocínio lógico são que o mesmo seja coerente, por razões óbvias, e que apresente clareza de estruturação. O raciocínio proposto pela candidata não atende a esses requisitos, uma vez que toma, aleatoriamente, uma das letras dos nomes próprios associando-a também a uma das letras da função correspondente àqueles. O raciocínio proposto na questão da prova é mais simples e direto, relativo ao quantitativo de letras nas palavras, atendendo às premissas de coerência e clareza. Deve-se, portanto, manter o gabarito oficial da questão..

13 RECORRENTE: DIONE TOMÉ CARDOSO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 28 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: O candidato requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA A questão em pauta não aborda análise combinatória nem princípio de contagem (o que, a rigor, estariam dentro do programa da prova, diferentemente do que a candidata alega, por serem princípios básicos do raciocínio lógico-quantitativo). O raciocínio expresso na sequência é mais simples e direto do que a tentativa empreendida no texto do recurso: trata-se de uma sequência numérica em que todos os elementos, em ordem, iniciam-se com a letra O (oito, onze, oitenta...). O número seguinte que preenche corretamente essa sequência é justamente o da letra C, 82..

14 RECORRENTE: JULIANA FARIA DA SILVA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 15 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA Diferentemente do que a candidata alega, a palavra que (entre as 27 funções possíveis que ela assume em língua portuguesa), no enunciado em que se encontra, de fato não é uma conjunção, e sim um pronome relativo. Como tal, ela introduz uma oração adjetiva (que qualifica um termo anterior; no caso, histórias ), pode ser substituída por as quais (processo que pode ser feito por substituição mental) e possui uma função sintática de sujeito, no caso da oração em pauta. Conjunção não possui essas propriedades em língua portuguesa, incluindo as conjunções explicativas, conforme a candidata apresenta. Mantém-se, portanto, o gabarito oficial da questão..

15 RECORRENTE: MONALIZA APARECIDA GUALBERTO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 12 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. JUSTIFICATIVA Diferentemente do que a candidata alega, o adjetivo clara não é sinônimo de concisa. Em qualquer dicionário da língua portuguesa (oficial e bem referendado, saliente-se; a página de Internet apresentada pela candidata não tem nenhuma oficialidade e autoria reconhecida), a noção de concisão se liga diretamente à característica de ser resumitivo a clareza pode até ser uma característica decorrente do fato de algo ser resumido, mas não propriamente um sinônimo desse adjetivo. Mantém-se, portanto, o gabarito oficial da questão..

16 RECORRENTE: MONALIZA APARECIDA GUALBERTO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 23 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a revisão da questão. JUSTIFICATIVA A lógica que sustenta a questão em pauta é a sequência alfabética expressa pela letra inicial de cada palavra, no caso: N, O, P, Q, R... Assim, a palavra seguinte, capaz de dar seguimento ao raciocínio, deve iniciar-se com S no caso, a palavra sabedoria, que consta na alternativa A..

17 RECORRENTE: MONALIZA APARECIDA GUALBERTO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 26 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a revisão da questão. JUSTIFICATIVA A lógica que sustenta a questão é a associação do número de letras do nome próprio ao número de letras da atividade correspondente a esse nome. No caso, os nomes próprios e as respectivas atividades possuem o mesmo número de letras. Para o nome Maria (5 letras), deve-se associar a função atriz (alternativa D), que também possui 5 letras..

18 RECORRENTE: MONALIZA APARECIDA GUALBERTO INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 38 MATÉRIA: CONHECIMENTOS GERAIS REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. A questão foi estrutura e formulada em conformidade com o artigo 14 da Constituição Federal. E para nortear e orientar os candidatos fazia parte da prova a seguinte afirmação: As próximas dez questões devem ser respondidas de acordo com a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL O texto constitucional é claro: Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:... 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:... VI - a idade mínima de:... a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;. (grifo nosso) A base argumentativa da impetrante não é um texto constitucional, se trata de uma notícia informando que a Câmara do Deputados aprovou em primeiro turno a alteração das idades mínimas. Na própria publicação apresentada pela recorrente encontramos o argumento que dá razão à questão: Atualmente, a Constituição determina as seguintes idades mínimas para candidatura aos cargos eletivos: 35 anos para presidente, vice-presidente e senador da República; 30 anos para governador e vice-governador de Estado e do Distrito Federal; 21 anos de idade para deputado federal, estadual, distrital, prefeito e vice-prefeito; e 18 anos de idade para vereador. Fonte: Diante do exposto, julgo improcedente o recurso..

19 RECORRENTE: TAIZA DE FARIA INSCRIÇÃO Nº CANDIDATO AO CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS QUESTÃO: 27 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a retificação da questão. Revisando a questão, percebe-se de pronto que houve um equívoco quando da formatação do gabarito. Não deixando dúvida de que a opção a ser marcada como correta é a de letra A. CONCLUSÃO: O recurso é julgado PROCEDENTE, retificando-se o gabarito da questão de nº 27 da prova para o cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, passando a constar a opção de letra A como correta.

20 RECORRENTE: VITOR BITTENCOURT OLIVEIRA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 07 MATÉRIA: ESPECÍFICA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL REQUERIMENTO: O candidato requer a revisão da questão. A questão foi estrutura e formulada em conformidade com o artigo 33 do Regimento Interno da Câmara do Município de Pimenta. A omissão da virgula no item V da questão em nada alterou o seu contexto ou entendimento Diante do exposto, julgo improcedente o recurso..

21 RECORRENTE: VITOR BITTENCOURT OLIVEIRA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 12 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: O candidato requer a revisão da questão. JUSTIFICATIVA Diferentemente do que o candidato alega, o adjetivo clara não é sinônimo de concisa. Em qualquer dicionário da língua portuguesa, a noção de concisão se liga diretamente à característica de ser resumitivo a clareza pode até ser uma característica decorrente do fato de algo ser resumido, mas não propriamente um sinônimo desse adjetivo. Mantém-se, portanto, o gabarito oficial da questão..

22 RECORRENTE: VITOR BITTENCOURT OLIVEIRA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 15 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: O candidato requer a revisão da questão. JUSTIFICATIVA Diferentemente do que o candidato alega, a palavra que (entre as 27 funções possíveis que ela assume em língua portuguesa), no enunciado em que se encontra, de fato não é uma conjunção, e sim um pronome relativo. Como tal, ela introduz uma oração adjetiva (que qualifica um termo anterior; no caso, histórias ), pode ser substituída por as quais (processo que pode ser feito por substituição mental) e possui uma função sintática de sujeito, no caso da oração em pauta. Conjunção não possui essas propriedades em língua portuguesa, incluindo as subordinativas, como o candidato apresenta. Mantém-se, portanto, o gabarito oficial da questão..

23 RECORRENTE: VITOR BITTENCOURT OLIVEIRA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 18 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: O candidato requer a revisão da questão. JUSTIFICATIVA Certamente, conforme o candidato apresenta, causa e consequência são dois sentidos que estão sempre juntos num enunciado porém, um nunca coincide com o outro, sendo duas instâncias bem diferentes, inclusive em análise sintática. Na sentença por serem mais objetivos, contos costumam apresentar um número bem reduzido de personagens, temos como causa por serem mais objetivos e como consequência contos costumam apresentar um número bem reduzido de personagens. Em outras palavras: contos costumam apresentar um número bem reduzido de personagens PORQUE são mais objetivos. Note-se que a primeira parte da sentença exprime a causa (razão da resposta da questão), e a segunda parte exprime a consequência, o resultado dessa causa anterior..

24 RECORRENTE: VITOR BITTENCOURT OLIVEIRA INSCRIÇÃO Nº QUESTÃO: 38 MATÉRIA: CONHECIMENTOS GERAIS REQUERIMENTO: O candidato requer a revisão da questão. A questão foi estrutura e formulada em conformidade com o artigo 14 da Constituição Federal. E para nortear e orientar os candidatos fazia parte da prova a seguinte afirmação: As próximas dez questões devem ser respondidas de acordo com a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL O texto constitucional é claro: Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:... 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:... VI - a idade mínima de:... a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;. (grifo nosso) A base argumentativa da impetrante não é um texto constitucional, se trata de uma notícia informando que a Câmara do Deputados aprovou em primeiro turno a alteração das idades mínimas. Na própria publicação apresentada pela recorrente encontramos o argumento que dá razão à questão: Atualmente, a Constituição determina as seguintes idades mínimas para candidatura aos cargos eletivos: 35 anos para presidente, vice-presidente e senador da República; 30 anos para governador e vice-governador de Estado e do Distrito Federal; 21 anos de idade para deputado federal, estadual, distrital, prefeito e vice-prefeito; e 18 anos de idade para vereador. Fonte: Diante do exposto, julgo improcedente o recurso.. Conclusão: IMPROCEDENTE

REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas respostas lógicas a serem marcadas.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas respostas lógicas a serem marcadas. RECORRENTE: JOSÉ MARCOS DE SOUZA INSCRIÇÃO Nº. 0090 CANDIDATO AO EMPREGO: AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR QUESTÃO: 20 REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. RECORRENTE: JOYCE OLIVEIRA ASSIS INSCRIÇÃO Nº. 0019 QUESTÃO: 16 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. Diferentemente

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a alteração do gabarito da questão para letra B

REQUERIMENTO: A Candidata requer a alteração do gabarito da questão para letra B RECORRENTE: CRISTIANE APARECIDA DE LIMA INSCRIÇÃO Nº. 0725 CANDIDATO AO CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO QUESTÃO: 05 MATÉRIA: CONHECIMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA REQUERIMENTO: A Candidata requer a alteração

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 01, alegando que a mesma possui erros em sua formulação.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 01, alegando que a mesma possui erros em sua formulação. RECORRENTE: ANGELO LUCIANO GOMES NETO INSCRIÇÃO Nº. 0607 CANDIDATO AO CARGO: C24 SUPERVISOR PEDAGOGICO QUESTÃO: 01 REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 01, alegando que a mesma possui

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão considerando que a opção correta é a letra A.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão considerando que a opção correta é a letra A. RECORRENTE: DIEGO SOTI PEREIRA INSCRIÇÃO Nº. 1042 CANDIDATO AO CARGO: AJUDANTE ADMINISTRATIVO QUESTÃO: 32 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A

REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A RECORRENTE: CLEITON DE PAULA TAVARES PAIVA INSCRIÇÃO Nº. 0019 REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A O impetrante requer a alteração do gabarito da questão de

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B. RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: DARLETE NERY PAIVA INSCRIÇÃO Nº. 0466 CANDIDATO AO CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUESTÃO: 03 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: A Candidata

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÃO PEREIRA-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÃO PEREIRA-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018 RECORRENTE: ALINE CRISTINA ROCHA INSCRIÇÃO Nº. 0593 QUESTÃO: 37 REQUERIMENTO: A candidata requer a retificação do gabarito da questão para alternativa C. Devendo ser retificada a resposta da questão de

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão alegando que a mesma possui erros em sua formulação.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão alegando que a mesma possui erros em sua formulação. RECORRENTE: BRUNO ALVES PINTO INSCRIÇÃO Nº. 0010 QUESTÃO: 31 em sua formulação. Revisando a questão percebe-se de pronto que houve erros em sua formulação, o que impede sua compreensão e consequente resolução.

Leia mais

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim pronunciou:

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim pronunciou: RECORRENTE: ANA CAROLINA DE OLIVEIRA MATHIAS INSCRIÇÃO Nº. 0150 QUESTÃO: 5 REQUERIMENTO: A candidata requer a retificação do gabarito da questão. Devido à ocorrência de um erro de digitação e correção,

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 10, alegando que a mesma possui erros em sua formulação.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 10, alegando que a mesma possui erros em sua formulação. RECORRENTE: RONALDO RODRIGUES MOREIRA INSCRIÇÃO Nº. 0676 CANDIDATO AO CARGO: MOTORISTA QUESTÃO: 10 REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 10, alegando que a mesma possui erros em sua

Leia mais

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional 1. João, Vereador que possuía a idade mínima para candidatura quando

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2012 CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS CISAB ZONA DA MATA

CONCURSO PÚBLICO 001/2012 CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS CISAB ZONA DA MATA RESPOSTA AO RECURSO 045/2012 RECORRENTE: DANILO DE CASTRO SILVA INSCRIÇÃO Nº. 0526 QUESTÃO: 04 REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 04, alegando que a mesma possui duas alternativas

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão nº. 02, alegando que o gabarito correto é a letra D.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão nº. 02, alegando que o gabarito correto é a letra D. RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: LÍGIA DAS DORES CANTARINO INSCRIÇÃO Nº. 0108 CARGO: PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA QUESTÃO: 02 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do

Leia mais

Direito. Constitucional. Direitos Políticos

Direito. Constitucional. Direitos Políticos Direito Constitucional Direitos Políticos Regime Político no Brasil CF, art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

REQUERIMENTO: O candidato requer a alteração da questão 5 de seu cartão-respostas onde foi marcado D para letra E.

REQUERIMENTO: O candidato requer a alteração da questão 5 de seu cartão-respostas onde foi marcado D para letra E. RECORRENTE: GIOVANNI AGNELO MARTINS FILHO INSCRIÇÃO Nº. 0573 REQUERIMENTO: O candidato requer a alteração da questão 5 de seu cartão-respostas onde foi marcado D para letra E. RESPOSTA: Com fundamento

Leia mais

REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão nº. 19, alegando que a mesma possui um erro ortográfico que gera ambiguidade na questão.

REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão nº. 19, alegando que a mesma possui um erro ortográfico que gera ambiguidade na questão. RECORRENTE: LILIANE APARECIDA DE PAULA INSCRIÇÃO Nº. 1493 CARGO: AUXILIAR DE SERVICO ESCOLAR QUESTÃO: 19 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão nº. 19, alegando

Leia mais

REQUERIMENTO: O(a) Candidato(a) requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui erros em sua formulação.

REQUERIMENTO: O(a) Candidato(a) requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui erros em sua formulação. RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: KARIN PEREIRA CORREA INSCRIÇÃO Nº. 0080 CARGO: PSICOLOGO QUESTÃO: 22 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: O(a) Candidato(a) requer a anulação da questão, alegando

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE FORMOSO - MG EDITAL 001/2015

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE FORMOSO - MG EDITAL 001/2015 CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Questão: 15 Candidatas: ANA PAULA GOMES e JESSICA CARDOSO MIRANDA Questão: 18, 25, 32 e 35 Candidato: DIONE PEREIRA DA SILVA Justificativa: Conforme Edital item 18.4

Leia mais

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos Curso/Disciplina: Direitos Fundamentais Aula: Direitos Fundamentais - 17 Professor (a): Monitor (a): Beatriz Assef Aula 17 Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos 2. Direitos

Leia mais

Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo AGB PEIXE VIVO ATO CONVOCATÓRIO N 015/2012 CONTRATO DE GESTÃO Nº14/ANA/2010

Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo AGB PEIXE VIVO ATO CONVOCATÓRIO N 015/2012 CONTRATO DE GESTÃO Nº14/ANA/2010 RECURSO: 01 - QUESTÃO Nº 26 NOME: ADAMS DE ALMEIDA LOPES INSCRIÇÃO: Nº 1480 Venho requerer uma revisão de resposta da Questão 26 na prova de Analista Ambiental e Coordenador Regional Segue justificativas:

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim pronunciou:

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim pronunciou: RECORRENTE: ANA CARLA DE SOUSA INSCRIÇÃO Nº. 0213 QUESTÃO: 21 Após revisão da questão percebe-se que faltou um número 40 na sequência apresentada no enunciado, motivo pelo qual a questão deve ser anulada

Leia mais

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro.

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro. Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL Ano/Turma: 1º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 TEXTO 02 NACIONALIDADE Nacionalidade é o vínculo jurídico-político

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

CONCURSO EDITAL 001/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE TACARATU-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO

CONCURSO EDITAL 001/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE TACARATU-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CONCURSO EDITAL 001/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE TACARATU-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CARGO: MOTORISTA RECORRENTE: 100.147 e Outros QUESTÃO 12 RECURSO PROCEDENTE GABARITO RETIFICADO ALTERNATIVA CORRETA

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 Altera o art. 14 da Constituição Federal, para acrescentar hipótese de inelegibilidade. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas iguais.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas iguais. RESPOSTA AO RECURSO 001 RECORRENTE: AMANDA JORDAO CORDEIRO INSCRIÇÃO Nº. 0786 CANDIDATO AO CARGO: FONOAUDIÓLOGO QUESTÃO: 03 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº.

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 08, alegando que a mesma possui erros em sua formulação.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 08, alegando que a mesma possui erros em sua formulação. RECORRENTE: EVERARDO ABELHA FERES INSCRIÇÃO Nº. 1419 CANDIDATO AO CARGO: FISCAL DE POSTURAS E TRIBUTOS QUESTÃO: 08 REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 08, alegando que a mesma possui

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim se pronunciou.

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim se pronunciou. RECORRENTE: ANDREIA SILVA LOPES SANTANA INSCRIÇÃO Nº. 0124 CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE QUESTÃO: 05 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão 05. RESPOSTA: Consultado

Leia mais

AL-RS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Coesão e coerência textuais Ortografia oficial...

AL-RS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Coesão e coerência textuais Ortografia oficial... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Coesão e coerência textuais... 10 Ortografia oficial... 17 Acentuação gráfica... 26 Emprego de classes de palavras... 36 Emprego do sinal indicativo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CARRANCAS-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018

CÂMARA MUNICIPAL DE CARRANCAS-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018 RECORRENTE: ADRIANO DA SILVA LIMA INSCRIÇÃO Nº. 0302 QUESTÃO: 24 MATÉRIA: INFORMÁTICA REQUERIMENTO: O candidato requer a retificação do gabarito da questão para a letra C. Após revisão da questão e com

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos - Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Plebiscito e referendo -> Procedimento e instrumento de convocação: Art. 3 o Nas questões de relevância nacional, de competência

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos positivos: normas que possibilitam a participação do cidadão na vida pública (inclusive o

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direitos políticos Questões Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 01- A Constituição Federal estabelece que, em determinadas situações, projetos de lei aprovados pelo legislativo devem ser ratificados

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Políticos e Dos Partídos Políti Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DIREITOS POLÍTICOS Art. 14. A soberania popular

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

DECISÃO DOS RECURSOS

DECISÃO DOS RECURSOS DECISÃO DOS RECURSOS Pactum - Assessoria e Consultoria - LTDA., empresa responsável pela operacionalização do Processo Seletivo acima epigrafado, torna pública a decisão sobre os recursos interpostos ao

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

QUESTÃO 11. Desta forma fica mantido o gabarito, uma vez que o recurso é improcedente.

QUESTÃO 11. Desta forma fica mantido o gabarito, uma vez que o recurso é improcedente. CONCURSO PARA A PREFEITURA DE GURUPI - EDUCAÇÃO 2016 Nível: MÉDIO Área: NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 11 SITUAÇÃO: Recurso Improcedente. O candidato alega que [..]Mediante as questões de informática do

Leia mais

Cotas para mulheres?

Cotas para mulheres? Cotas para mulheres? Direito: PEC propõe alterar a Constituição Federal para que, nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas dos Estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ Cargo: Motorista I Código do recurso: 2164 Solicitado em: 06/05/2019-20:04 A questão nº 02 de língua portuguesa trata de ORTOGRAFIA. Ocorre que o tema não foi elencado entre os itens passíveis de cobrança

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Condições de elegibilidade. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Um dos temas mais importantes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, ASSISTENTE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO Trata este expediente dos recursos recebidos face à publicação do Edital 55/2016 que divulgou o Gabarito Preliminar do concurso público 564 - Psicólogo. Após

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

RESPOSTA A RECURSO CONTRA QUESTÃO DE PROVA

RESPOSTA A RECURSO CONTRA QUESTÃO DE PROVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA Improcedente. Não se julgam as edições d Os Lusíadas, mas somente as formas variantes. _ 2 LÍNGUA PORTUGUESA NÃO PROCEDE ( ) PROCEDE ( X ) Por proceder o pleito de recorrente, a questão

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição 01 Q213351 Direito Constitucional Direitos Políticos BETA Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT 11ª Região (AM)Prova: Analista Judiciário Execução de Mandados Willian, inglês, maior de trinta e cinco anos de

Leia mais

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E INGRESSO RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA CONCURSOS PÚBLICOS Nº 559, 560, 561, 562, 563, 564,

Leia mais

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS 1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS DIREITOS POLÍTICOS e REGIME DEMOCRÁTICO O REGIME DEMOCRÁTICO como princípio:

Leia mais

= ANEXO II = = PROGRAMAS DE PROVAS =

= ANEXO II = = PROGRAMAS DE PROVAS = I Língua Portuguesa Ensino Médio = ANEXO II = = PROGRAMAS DE PROVAS = 01. Leitura e compreensão de texto Identificação de elementos do texto: tema, idéia central, idéias secundárias, relações de sentido

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a retificação do gabarito passando de D para letra A

REQUERIMENTO: A Candidata requer a retificação do gabarito passando de D para letra A RECORRENTE: CLEONICE FRANCISCA DE OLIVEIRA INSCRIÇÃO Nº. 0156 QUESTÃO: 16 MATÉRIA: INFORMÁTICA REQUERIMENTO: A Candidata requer a retificação do gabarito passando de D para letra A A afirmativa - A Área

Leia mais

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Reforma as instituições político-eleitorais, alterando os arts. 14, 17, 57 e 61 da Constituição Federal, e cria regras temporárias para vigorar no período de transição para o novo modelo, acrescentando

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros: efeitos de sentido, hierarquia dos sentidos do texto, situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização,

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 02 O candidato alega que, na questão 02, tanto a alternativa E como a alternativa A apresentam-se corretas, visto que as linhas 12 e 13 mostram que os violinistas mais relaxados também tinham

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARENÁPOLIS/MT CNPJ: /

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARENÁPOLIS/MT CNPJ: / EDITAL DO RETIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 002/2018- RETIFICAÇÃO 001/2019 O PREFEITO MUNICIPAL, Excelentíssimo Senhor JOSÉ MAURO FIGUEIREDO, no uso de suas atribuições legais e na forma

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim se pronunciou.

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim se pronunciou. RECORRENTE: ALINE JOSIANE MENDES SALES INSCRIÇÃO Nº. 100947 CARGO: PROFESSOR QUESTÃO: 10 Devido à ocorrência de um erro na diagramação/formatação final da Prova de Professor, sugere-se que haja a anulação

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Ativos Passivos O direito-dever

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Propaganda Propaganda Partidária Propaganda Eleitoral Era regulamentada pela Lei 9.096/95 Lei 9.504/97

Leia mais

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático 2º ano do Ensino Fundamental Componente Curricular Conteúdo Leitura e interpretação textual; Ordem alfabética; Bilhete; Carta; Convenções gráficas.

Leia mais

Atenção! O candidato tem que se inscrever para o ano que cursará em 2017!

Atenção! O candidato tem que se inscrever para o ano que cursará em 2017! Apresentação REGULAMENTO REVISADO CESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2017 O presente regulamento normatiza o processo de seleção de alunos do Ensino Fundamental II a serem contemplados com bolsas

Leia mais

PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL. Orientação ao Candidato

PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL. Orientação ao Candidato PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL Orientação ao Candidato Provas Comentadas de Língua Portuguesa é um método especialmente trabalhado com a finalidade de proporcionar

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Conhecimentos Básicos Português Básico Gramática Sobre o curso: Ele é direcionado a todo aluno que pretende construir uma base sólida de conhecimentos fundamentais para resolver as

Leia mais

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim se pronunciou.

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim se pronunciou. RECORRENTE: ADENE ANGELICA MOREIRA INSCRIÇÃO Nº. 201534 CARGO: AUXILIAR DE SERVICOS GERAIS QUESTÃO: 3 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. O erro de digitação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL - 2

DIREITO CONSTITUCIONAL - 2 Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO Ano/Turma: 1º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 DIREITO CONSTITUCIONAL - 2 NACIONALIDADE Nacionalidade

Leia mais

Todos os questionamentos sobre tal questão cometeu o equívoco da interpretação do termo geral.

Todos os questionamentos sobre tal questão cometeu o equívoco da interpretação do termo geral. Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Raciocínio Lógico Questão Gabarito por extenso Justificativa Todos os questionamentos sobre tal questão cometeu o equívoco da interpretação do termo geral.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional Prof. Roberto Moreira de Almeida SISTEMAS ELEITORAIS Conceito Sistema Majoritário e Sistema Proporcional O conjunto de técnicas

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. Os candidatos que já anteciparam a preparação para o concurso da Polícia Civil de Minas (PC-MG) contam com um teste de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas, pelo professor Saulo Viana que

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel

Leia mais

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim pronunciou:

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim pronunciou: RECORRENTE: ISABELA SIQUEIRA PAULINO INSCRIÇÃO Nº. 0106 QUESTÃO: 11 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A candidata requer a anulação da questão. Recurso não procede JUSTIFICATIVA A presença de expressões

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS

RESPOSTAS AOS RECURSOS RESPOSTAS AOS RECURSOS NÍVEL FUNDAMENTAL Língua Portuguesa Questão 09: Considerando o programa de conteúdos disponível para o candidato, apresenta- se os seguintes conteúdos: LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Na argumentação, a autora recorre a todas as estratégias arroladas na questão, exceto a indicada pelo Gabarito. Assim, por exemplo, a dados estatísticos: aqui, dois terços dos usuários ainda

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Língua Portuguesa Questão 08 A questão 08 cobra a identificação de uma alternativa em que haja uma palavra com o mesmo processo de formação do item lexical tecnologia, constante do enunciado. O processo

Leia mais

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA 16 ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA O(A) candidato(a), CPF n., candidato(a) ao Concurso para preenchimento de vagas no cargo, regido pelo Edital n. 001/2011

Leia mais

AMVER Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes

AMVER Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes QUESTÃO: 01 O candidato se contrapõe ao gabarito da questão de nº 01 sob o argumento de que, embora no gabarito oficial a alternativa divulgada seja a de letra C, a opção de letra A também estaria incorreta,

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 2 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que a forma

Leia mais

CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio

CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio Introdução Direitos políticos são os direitos do cidadão que permitem sua participação e influência nas atividades de governo. Para Pimenta Bueno, citado por Silva

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA EDITAL Nº 004/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA EDITAL Nº 004/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA EDITAL Nº 004/2009 A Diretora da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 01 A questão de número 1 pede a complementação da seguinte frase iniciada em seu enunciado: A ideia central e a argumentação do texto se baseiam numa relação de.... A alternativa que complementa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Norte

Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Norte CONCURSO PÚBLICO 001/2010 EDITAL N.º 006/2010 JULGAMENTO DOS RECURSOS DAS PROVAS OBJETIVAS A Empresa Gualimp Assessoria e Consultoria, com referendo da Comissão Coordenadora TORNA PÚBLICO, o JULGAMENTO

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO: 6.º DISCIPLINA: Língua Portuguesa UNIDADE/TEMA CONTEÚDOS Texto narrativo; Banda Desenhada; Compreensão de enunciados orais; Expressão Oral Categorias da narrativa: o Tipo de

Leia mais

SIGMA. Assessoria e Consultoria CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS MUNICÍPIO DE ENGENHO VELHO/RS EDITAL Nº 01/2016

SIGMA. Assessoria e Consultoria CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS MUNICÍPIO DE ENGENHO VELHO/RS EDITAL Nº 01/2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS MUNICÍPIO DE ENGENHO VELHO/RS EDITAL Nº 01/2016 RELATÓRIO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA O CONTEÚDO DE QUESTÕES, GABARITO PRELIMINAR E CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR A Banca Examinadora

Leia mais