FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA"

Transcrição

1 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 2 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que a forma verbal participou só seria admitida no número singular, se o adjunto adnominal dos idosos estivesse, igualmente, no singular; caso contrário ( justamente, o que ocorre na questão em apreço), a forma verbal deverá concordar,obrigatoriamente, com o numeral vinte, ou com o adjunto adnominal dos idosos. Como ambas as possibilidades de concordância se encontram no plural., outra escolha não caberia ao candidato se não manter a forma verbal no número plural. Esta Banca esclarece, ainda, que não apenas a alternativa C, como, de igual modo, as de letra A), D) e E) estão corretas. Dessa forma, a Banca Examinadora indefere o recurso em apreço e ratifica a letra B do gabarito oficial.

2 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 3 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que o exemplo apresentado neste recurso para justificar o presente pleito, distancia-se, sobremodo, daquele constante da questão em apreço. Consultando algumas das boas gramáticas da língua (constantes da Bibliografia deste concurso), o requerente verá que, quando se tratar das expressões o mais possível, o menos possível e outras de igual teor sintático, o adjetivo possível permanecerá, invariavelmente, no número do artigo definido que iniciar a expressão, ainda que se afaste do vocábulo mais. Assim sendo, em : Eram questões o mais difíceis possível., a concordância nominal está de acordo com as normas gramaticais vigentes. Esta Banca esclarece ao ora requerente que o exemplo apresentado neste recurso( questão 13 do cargo M 69) é rechaçado pela norma culta da língua, sendo apontado, inclusive, pelo Professor Bechara, em sua gramática, citada nas sugestões bibliográficas deste Concurso, como ERRADO.

3 A palavra cinza _ empregada como adjetivo, designando, portanto, cor será sempre invariável, não se fazendo anteceder de hífen, por não fazer parte de um substantivo composto. Conferir ensinamentos do professor Bechara, na sua Gramática, citada nas sugestões bibliográficas. Dessa feita, não encontra acolhida a fundamentação do ora pleiteante, opinando estaa Banca Examinadora pelo indeferimento do recurso em apreço e pela ratificação da letra E do gabarito oficial.

4 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: S39 PROCURADOR QUESTÃO NÚMERO: 6 DA LETRA PARA A LETRA Na Gramática do Professor Bechara (indicada nas sugestões bibliográficas), o candidato verá que, tanto a preposição de, quanto a preposição em, regem o adjetivo fértil, podendo acompanhá-lo, indistintamente, sem que o seu sentido seja alterado. Dessa forma, a Banca Examinadora indefere o recurso em apreço e ratifica a letra E do gabarito oficial.

5 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 7 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que se encontra equivocada a argumentação apresentada( Ver Gramática do Professor Bechara, citada nas sugestões bibliográficas do presente Concurso). O enunciado da questão em apreço não poderia ter sido mais inteligível, pois, quando se solicita que o candidato assinale a opção que apresenta, pelo menos, UMA palavra erroneamente grafada, em alternativas que contêm três palavras cada uma, isso significa dizer que não havia necessidade de que as três estivessem erradas, mas, ao menos UMA, que, logicamente, já estaria na opção a ser eleita, ou, caso fossem duas erradas, todas estariam, sempre, obviamente, na mesma alternativa. Dessa feita, a Banca Examinadora indefere o presente recurso, ratificando a letra C do gabarito oficial.

6 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 8 DA LETRA PARA A LETRA O pleiteante não atentou para o fato importantíssimo de que a forma verbal apresentada, na opção B, da questão em pauta, embora iniciando a oração, está no futuro do pretérito, o que exige o emprego da mesóclise. No exemplo formulado, porém, pelo candidato, a forma verbal está no pretérito perfeito, iniciando a oração, caracterizando, assim, a ênclise como único emprego admissível para o pronome átono. Dessa forma, a Banca Examinadora indefere o recurso em apreço e ratifica a letra A do gabarito oficial.

7 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 10 DA LETRA PARA A LETRA Encontra-se equivocado o pleiteante, quando aponta erro no signifficado do prefixo ad, constante da letra C da questão em apreço. Nos bons dicionários de nossa Língua, o requerente poderá verificar que a única opção a responder esta questão é letra E. Dessa forma, a Banca Examinadora indefere o recurso em apreço e ratifica a letra E do gabarito oficial.

8 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 15 DA LETRA PARA A LETRA Não cabe razão ao candidato, uma vez que a opção D está corretíssima, não podendo, portanto, ter sido a escolhida. O adjetivo sós é sinônimo de únicos, e, como tal, varia em nº, concordando, normalmente, com o substantivo a que se refere, no caso em tela, com o substantivo argumentos que está no plural. Dessa feita, a única situação gramatical, totalmente inadmissível, é a existente na letra C, já que consigo é forma reflexiva, jamais podendo ser utilizada em referência a outra pessoa. Sós não se trata de uma palavra inflexível, já que não existem palavras flexíveis, tampouco inflexíveis, em nossa gramática. Dessa forma, a Banca Examinadora indefere o recurso em apreço e ratifica a letra C do gabarito oficial.

9 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 16 DA LETRA PARA A LETRA Neste recurso, houve equívoco entre oração sem sujeito e sujeito indeterminado na argumentação apresentada, uma vez que, com verbo intransitivo na 3ª. pessoa do singular mais se ( índice de indeterminação do sujeito.), fica denotada a idéia de um sujeito que não se pode definir exatamente qual seja, mas que se sabe existir. Alguém praticou a ação do verbo, mesmo que sejamos incapazes de afirmar o responsável por tal ação. Daí, o sujeito denominar-se INDETERMINADO, o que não se pode confundir com oração sem sujeito, pois, como esta expressão já explicita, na referida oração, realmente, NÂO HÁ COMO SE APONTAR UM RESPONSÁVEL PELA AÇÃO VERBAL. A ausência de sujeito só se encontra na opção B da questão em apreço. Dessa forma, a Banca Examinadora indefere o recurso em apreço, ratificando a letra B do gabarito oficial.

10 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 21 ( X ) DEFERIDO ( X ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: - DA LETRA C PARA A LETRA B ( ) INDEFERIDO O enunciado da questão menciona a necessidade de curador, demonstrando a incapacidade absoluta do agente o que torna o ato nulo de pleno direito. Resposta correta letra B.

11 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 22 - DA LETRA PARA A LETRA O artigo 327 do Código Civil propõe em primeiro lugar o domicilio do devedor, SALVO convenção diversa... grifei.

12 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 23 - DA LETRA PARA A LETRA O artigo 17, inciso II do CPC preenche completamente o enunciado da questão e as demais respostas apresentadas estão incompletas.

13 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 25 - DA LETRA PARA A LETRA O artigo 231, inciso I do Código de Processo Civil transcreve na íntegra a resposta correta, qual seja letra B e os recursos apresentados buscam ações e ritos específicos para a citação do réu.

14 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 33 - DA LETRA PARA A LETRA O enunciado diz apenas que deseja obra de arte de um artista famoso não singularizando o que deseja, abrindo assim possibilidade para que todos os artistas famosos participem do concurso.

15 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 34 - DA LETRA PARA A LETRA JUSTIFICATIVA Resposta correta letra C segundo Código Tributário Nacional, todas as questões relativas ao Código Tributário Nacional fizeram menção ao instituto lega.

16 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 35 ( X ) DEFERIDO ( X ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: - DA LETRA A PARA A LETRA B ( ) INDEFERIDO Alteração de gabarito da letra A para a letra B, segundo artigo 142 parágrafo único do Código Tributário Nacional.

17 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 36 ( X ) DEFERIDO ( X ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: - DA LETRA A PARA A LETRA E ( ) INDEFERIDO Alteração de gabarito da letra A para a letra E conforme artigo 130, inciso IV CLT.

18 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 37 - DA LETRA PARA A LETRA O artigo 471 da CLT fala que a suspensão não há trabalho e nem remuneração enquanto que a interrupção não há trabalho mas o empregado recebe pelo dia.

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: S29 FISIOTERAPEUTA QUESTÃO NÚMERO: 3 ( X ) DEFERIDO ( X ) QUESTÃO ANULADA DA LETRA

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: S04 - AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS QUESTÃO NÚMERO: 1 RECURSO: DA LETRA PARA

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU CARGO: S02 CIRURGIÃO DENTISTA BUCO MAXILO FACIAL QUESTÃO NÚMERO: 6 - DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO A Banca Examinadora esclarece que, na questão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU CARGO: S47 ENFERMEIRO- SAÚDE DA FAMÍLIA QUESTÃO NÚMERO: 1 ( x ) INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: A Banca Examinadora esclarece que,

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 23 O candidato alega que, na questão 23, que trata do emprego de letras iniciais maiúscula/minúscula, há duas alternativas corretas: A, indicada pelo gabarito; e B, com a frase O avanço nas comunicações

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Dirceu é meu MELHOR amigo. 6 Adjunto Adnominal recurso é improcedente, tendo em vista que, na oração O MELHOR sempre vence, tem-se que

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal Bárbara da Silva Português Aula 52 Adjunto adnominal Adjunto Adnominal É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: Executor de Serviços Básicos QUESTÃO 01 GABARITO B A sentença em tela Não existe

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO: DEFINIÇÃO 1. Termo da oração sobre o qual se dá uma informação; 2. Elemento do qual se fala na oração; 3. O ser a quem se refere a informação verbal da oração; TIPOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO Trata este expediente dos recursos recebidos face à publicação do Edital 55/2016 que divulgou o Gabarito Preliminar do concurso público 564 - Psicólogo. Após

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS QUESTÃO:24 A questão, em seu enunciado, refere-se a competências e habilidades necessárias à profissão de intérprete de língua de sinais em si. As opções de resposta,propostas para análise, não se referem

Leia mais

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E INGRESSO RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA CONCURSOS PÚBLICOS Nº 559, 560, 561, 562, 563, 564,

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas.

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas. Obs.: Se o verbo haver, com o sentido de existir, for o principal de uma locução verbal, seu auxiliar também ficará no singular. Ex.: Deve haver reclamações. (Devem existir reclamações) Obs.: Essa regra

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 01 A questão de número 1 pede a complementação da seguinte frase iniciada em seu enunciado: A ideia central e a argumentação do texto se baseiam numa relação de.... A alternativa que complementa

Leia mais

Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira PARECER

Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira PARECER Questão 22 A questão 22 trata de sintaxe, especificamente, item 4.4 do Programa: distinção entre regentes e regidos. É correta a alternativa B. No trecho até incendiar a secretaria da escola para queimar

Leia mais

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E INGRESSO RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA CONCURSOS PÚBLICOS Nº 559, 560, 561, 562, 563, 564,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa I Questão 15 A questão 15 aborda compreensão leitora. É correta a alternativa (A). O texto opõe o instinto da águia ao instinto da tartaruga, apresentando-os como ligados a esses animais

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. RECORRENTE: JOYCE OLIVEIRA ASSIS INSCRIÇÃO Nº. 0019 QUESTÃO: 16 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. Diferentemente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAIMA - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAIMA - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018 RECORRENTE: CANDIDATOS (AS) RECORRIDA: Empresa Organizadora e Realizadora do Concurso Público CARGO PÚBLICO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL DISCIPLINA: Língua portuguesa e conhecimentos de informática. Nº DAS

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise facultativa ou optativa.._ Com os substantivos. Ex.: O garoto

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Todas as alternativas apresentadas na questão contêm, é inegável, afirmativas que, de um modo ou de outro, se sustentam com base no texto. Afirmativas pode-se dizer que são mesmo paráfrases

Leia mais

NÍVEL FUNDAMENTAL. Logo, 3 de 2000 é igual a 1200 litros. Alternativa (A)

NÍVEL FUNDAMENTAL. Logo, 3 de 2000 é igual a 1200 litros. Alternativa (A) NÍVEL FUNDAMENTAL 7º ANO 16 25487 Indeferido Recurso sem fundamentação lógica. De fato a opção correta é a alternativa (A) R$ 759,24. Como se observa no preliminar. A justificativa está equivocada quando

Leia mais

RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS 2ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE PROFESSOR (atualizado em 24/08/2016)

RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS 2ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE PROFESSOR (atualizado em 24/08/2016) INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSAGEM FRANCA-MA RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIINZAL DO NORTE-MA JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIINZAL DO NORTE-MA JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIINZAL DO NORTE-MA JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CARGO: SECRETÁRIO EXECUTIVO RECORRENTE: 100.409 e Outros QUESTÃO 16 Só pode ser considerado

Leia mais

Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo AGB PEIXE VIVO ATO CONVOCATÓRIO N 015/2012 CONTRATO DE GESTÃO Nº14/ANA/2010

Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo AGB PEIXE VIVO ATO CONVOCATÓRIO N 015/2012 CONTRATO DE GESTÃO Nº14/ANA/2010 RECURSO: 01 - QUESTÃO Nº 26 NOME: ADAMS DE ALMEIDA LOPES INSCRIÇÃO: Nº 1480 Venho requerer uma revisão de resposta da Questão 26 na prova de Analista Ambiental e Coordenador Regional Segue justificativas:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ Cargo: Motorista I Código do recurso: 2164 Solicitado em: 06/05/2019-20:04 A questão nº 02 de língua portuguesa trata de ORTOGRAFIA. Ocorre que o tema não foi elencado entre os itens passíveis de cobrança

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito Bárbara da Silva Português Aula 55 Classificação do sujeito Classificação do Sujeito O sujeito das orações da língua portuguesa pode ser determinado ou indeterminado. Existem ainda as orações sem sujeito.

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) 1

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão)  1 Aulão TJ-SP Português - 2017 Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) www.pontodosconcursos.com.br 1 Português para o TJ-SP 1. Programa oficial 1. Análise, compreensão e interpretação de diversos

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1).

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1). Curso/Disciplina: Português para Concursos (Concordância Verbal) Aula: Português para Concursos (Concordância Verbal) - 01 Professor : André Moraes Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO DATAS PREVISTAS EDITAL 01/11 ANEXO II CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 05/08/11 Publicação do Extrato do Edital n. 01 para abertura do Concurso Público no Diário Oficial do Estado e Jornal

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Em resposta ao recurso interposto em relação à publicação do gabarito das provas objetivas, informamos abaixo o parecer da Banca Examinadora.

Em resposta ao recurso interposto em relação à publicação do gabarito das provas objetivas, informamos abaixo o parecer da Banca Examinadora. Candidata: ANA CARLA SERAFIM CABRAL OLIVIER Candidato: ANDERSON LUIZ MATEUS Prezado Candidato, Questão 9: O candidato do processo seletivo para Técnico em Enfermagem da Prefeitura Municipal de Florianópolis

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS ## PROTOCOLO: 220 Inscrição: 3205165 Candidato: MARISEL VALERIO PORTO Dt.Envio: 18/05/2015 20:35:20 Questão: 2 Bibliografia: BAGNO,M. disponível

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

Resultado do julgamento dos recursos contra os Gabaritos Preliminares

Resultado do julgamento dos recursos contra os Gabaritos Preliminares ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS CONCURSO PÚBLICO 2011 Resultado do julgamento dos recursos contra os Gabaritos Preliminares Após análise dos recursos impetrados pelos candidatos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2012 CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARÁ BANCA EXAMINADORA

CONCURSO PÚBLICO 001/2012 CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARÁ BANCA EXAMINADORA CONCURSO PÚBLICO 001/2012 CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARÁ BANCA EXAMINADORA ANÁLISE DE RECURSO QUANTO À QUESTÃO DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA 1. DA IDENTIFICAÇÃO DO RECURSO 1.1.

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: S 09- AUDITOR FISCAL SANITÁRIO QUESTÃO NÚMERO: 7 : DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO

Leia mais

PORTUGUÊS - NÍVEL MÉDIO COMUM A TODOS OS CARGOS QUESTÕES DE 1 A

PORTUGUÊS - NÍVEL MÉDIO COMUM A TODOS OS CARGOS QUESTÕES DE 1 A PARECER 002/2018 CEV DISPÕE SOBRE OS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITOS E QUESTÕES DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DO MUNICÍPIO DE MAURITI-CEARÁ A Comissão Executiva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa Questão 01 A questão 01 diz respeito à leitura e interpretação textual. A alternativa correta é a (E), visto que, conforme o autor, a verdadeira saúde coletiva é entendida como propiciar

Leia mais

Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. Se, no excerto [...] não havia possibilidade de pagar pelo valor exigido., o substantivo possibilidade estivesse no plural,

Leia mais

Concordância. 1

Concordância.  1 Sumário Concordância Visão Geral... 4 Concordância verbal - Visão Geral... 5 Verbo fazer haver e ser visão geral... 6 Visc - HFs - Haver e fazer indicando tempo... 7 Visc - Hfs - Verbo haver - existência

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES As regras do sujeito simples e do composto são bem parecidas, mas não iguais! Possui apenas 1 núcleo; O núcleo do sujeito simples SÓ PODE SER:

Leia mais

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Exemplos: Realizou-se, em janeiro, visita à sede da empresa. Na ocasião, abordaram-se os aspectos financeiros, contábeis

Leia mais

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA CRO - PI RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA CRO - PI RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA CRO - PI RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA RESPOSTA AOS RECURSOS PROVA: PORTUGUÊS NÍVEL SUPERIOR QUESTÃO:

Leia mais

QUESTÃO 1 Concordância verbal

QUESTÃO 1 Concordância verbal PROF. ALBERTO MENEGOTTO COMENTÁRIOS À PROVA DE DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE BOMBEIRO E POLÍCIA OSTENSIVA DA BRIGADA MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL Certame elaborado pela banca EXATUS Prova ocorrida

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos e indeferidos,

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS Consultor Técnico Legislativo QUESTÃO: 1 - INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: A questão tem como resposta a opção C, e não a opção E, como argumenta

Leia mais

Lista 3 - Língua Portuguesa 1

Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,

Leia mais

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização:

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização: ANEXO I-A ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PSF CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO VAGA ABERTA AGENTE ÁREA URBANA PSF 1 05 (cinco) LOCALIZAÇÃO - Todos os setores da zona ou perímetro urbano de Nova

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS

Colégio Diocesano Seridoense- CDS Colégio Diocesano Seridoense- CDS SUJEITO E PREDICADO C A L I A N A M E D E I R O S A morfologia estuda as classes gramaticais, isto é, o campo da seleção, enquanto a sintaxe estuda o campo da combinação

Leia mais

Tipos de Sujeito. Profª Fernanda Machado

Tipos de Sujeito. Profª Fernanda Machado Tipos de Sujeito Profª Fernanda Machado Sujeito Simples: possui apenas um núcleo e este vem expresso na sentença. Os homens destroem a natureza. Quem destrói a natureza? Os homens Deus é perfeito! Quem

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal ANÁLISE SINTÁTICA Analisar sintaticamente uma oração significa dividi-la em partes e estudar a relação existente entre elas. Dessa forma, torna-se possível

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS O setor de provas e avaliação da reuniu-se junto com a equipe de professores, para analisar os recursos administrativos dos candidatos,

Leia mais

Mapa Mental de Português Concordância Nominal

Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapas mentais de Portugês sobre concordância nominal. Mapa Mental de Português Concordância Verbal Diversos mapas mentais de Português sobre concordância verbal.

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Danny Unidade: Para de minas 1- você mencionou em uma de suas aulas sobre pronome que o SE (sendo pronome apassivador) segue a regra dos demais pronomes

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul NÚMERO DA VAGA: 39 QUESTÃO: 1, 6, 7 e 10. Questionamento

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Língua Portuguesa Questão 08 A questão 08 cobra a identificação de uma alternativa em que haja uma palavra com o mesmo processo de formação do item lexical tecnologia, constante do enunciado. O processo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 67/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe Página1 Curso/Disciplina: Português para Concurso. Aula: Estudo da Sintaxe: Sujeito. Conceito; Classificações: sujeito determinado e indeterminado - 02 Professor (a): Rafael Cunha Monitor (a): Amanda Ibiapina

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo,

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais